Moro na Suíça (parte alemã) e realmente assino embaixo de tudo o que foi falado. Venham, explorem, aventurem-se, metam a cara, mas façam tudo consciente de que o desafio é real e que a sua força de vontade e sua determinação vão ajudar muito. Seja realista consigo mesmo, pessimista não, mas realista. Meu principal conselho para quem quer morar fora é: “aprenda o idioma local para onde quer morar”…esse é o principal conselho. O resto a gente conquista, somos brasileiros, a gente sabe se virar e somos bons trabalhadores.
Na Holanda: um amigo convidou pra um lanche (nada formal) e como não estava trabalhando na época não pude comprar um vinho caro mas levei algo. Ele olha e diz "nossa, um vinho tão barato". Eu pego vinho da mão dele e digo "se não gostou eu levo de volta". E trouxe de volta mesmo 😂
@@90lisssss EU ACHO QUE DE CERTO MODO ESTÃO CERTOS, MAS É UM CHOQUE CULTURAL E PODERIAM FALAR DE UM MODO MAIS "BRASILEIRO" , MENOS SECO... DIZER ALGO COMO " POXA, QUE PENA !!! VOCÊ TEVE TRABALHO MAS EU JÁ TENHO"... ALGO ASSIM.... 😁. É CHATO VOCÊ COMPRAR UM CHOCOLATE CARO E OUVIR SÓ: " NÃO COMO CHOCOLATE. DETESTO" ... 🤣🤣🤣 PODERIA PELO MENOS ACEITAR E DAR PARA OUTRA PESSOA !!! 🤣🤣🤣. COM O TEMPO A GENTE ACOSTUMA... REALMENTE SIMPLIFICA A VIDA, MAS.....😁
Vivo na Alemanha desde 1976. Cheguei como Stewardess uma empresa alemã, casei e fiquei. A Alemanha da época que cheguei, era um país nada engraçado, bastante frio referente ao convivio, ainda por cima fui viver em Hamburg, aonde a frieza se potencializava incrivelmente. Porém um país extremamente ordeiro. Todos conheçíamos nossos direitos mas principalmente nossas obrigações. Eu adorava a limpeza, a certeza de qzw tudo funcionava. Meu filho nasceu em Hamburg, e só nasceu porque estava aqui e o sistema de saúde funcionava perfeitamente. Foi uma gravidez de altíssimo risco. Foi para a escola e o sistema escolar era excelente. Nossas estradas, nossas ruas, um Tapete. Uma infraestrutura perfeita. Parei de voar, monte uma empresa, com muitos funcionários. Era simplesmente prazeiroso. Dirigia algo em torno de 100.000 km por ano. Cansativo, mas sem grandes perigos. Pagava muito imposto, verdade, mas tudo funcionava. Anos depois, meu filho foi oara o Gymnasium. Um choque. Nada mais era perfeito. Ao ponto que preferi levar meu filho para uma Escola Alemã no Brasil. Aqui faltavam muitas aulas, professores desinteressados. Triste. Ele vive até hoje no Brasil aonde muito jovem já pode alcançar uma posição importante em uma empresa alemã. Aqui, com sua idade, seria impossível. Hoje, nosso sistema de saúde esta muito caro e se você não for paciente particular, não funciona. Você espera meses para conseguir marcar um médico. Eu passo por isto atualmente. Estamos em fevereiro e só consegui marcar um pnomologista para julho. Nossas estradas, já não são necessariamente um tapete. Temos mais de 800 pontes em más condições. Temos assaltos, muitos abusos sexuais..... Enfim, outra Alemanha. Nunca pensei ir embora da Alemanha, mas meu marido e eu estamos nos preparando para ir viver na Espanha no ano que vem. Tenho uma vida bastante confortável aqui, porém, aos mais de 70 anos, a Alemanha se tornou um país bastante difícil para viver. Uma pena. Mas como tudo ba vida é uma questão de prespectiva, para,quem quizer viver aqui, traga garras, muitas garras. Um abraço.
Sempre tive vontade de conhecer esta Alemanha (a então"FDR"). Fui em 2018, e basicamente é o que descreve, ainda é, de certa forma. Também fui da Aviação, começando na Varig em 1987 com 14 anos, que por si só me expandiu a visão de mundo e lá atrás já de cara, notei o quanto o Brasil era atrasado nas mais diversas formas, mas, poderia melhorar. Hoje não sei se tem como ter esta perspectiva, antes se tinha alguma esperança de futuro. Hoje, se tem pontualmente coisas "boas" mas num contexto péssimo que simplesmente as absorve, e quem não sente a menor afinidade com este estado de coisas, não consegue viver no país
@@elianadesouza3272 não se trata de ser mal tratada. Eles são práticos e diretos e não mal educados. O brasileiro que se diz cordial é mentiroso enrolado falso geralmente. Promete e não cumpre.
Eu morei 2 anos na Alemanha. Fui estudar. Já faz 30 anos, e a moeda, ainda era o Marco alemão. Era um dos países mais baratos da Europa. Sinceramente, foi a melhor época da minha vida. Adorei o estilo de vida e me identifiquei com tudo, até com o jeito mais sério, eficiente e formal. Fiz amizades com alemães, que continuam até hoje!! Eles são leais, sinceros e carinhosos. Voltei várias vezes, para visitar. A ultima vez foi em 2016. Nenhuma reclamação.
Nunca fui à Alemanha, mas sou de família alemã. Não gosto da frieza e da formalidade excessiva vigente. Em nome da eficiência, acabam sendo rudes, mesmo... Meus pais nunca me deram um abraço e, provavelmente, eles nunca receberam dos pais deles também.. Isso me choca, confesso. Fiz diferente com meus filhos. 🥰 Sobre o vídeo, eu penso que não existe um lugar ideal, existe o lugar ideal para cada um. O importante é que as pessoas se conheçam e busquem lugares compatíveis com sua própria natureza. Eu ainda acho o Brasil o melhor lugar pra se viver. Sem violência, isso aqui ia ser um paraíso. 🇧🇷
Concordo. A cultura anglo-saxonica é fechada e individualista. Optam pelo fazer, em detrimento do compreender o outro, especialmente se esse outro for de culturas diferentes. São supremacistas. O que vale são as regras, não o sentimento. E nem é a desculpa do frio, pois os russos são comunicativos e cordiais. Nós, não guardamos nossos sentimentos: ouvimos e somos ouvidos. Externamos nossas dores e alegrias. Compartilhamos. Isso nos faz felizes. E é muito melhor.
Eu sou espanhol e vivo em Berlim há 5 anos, noto muito a frieza dos alemães e a impossibilidade de fazer amigos alemães, todos meus amigos vêm de fora , ao final um tem que criar seu próprio mundo dentro da Alemanha para ser feliz . Gostei muito do seu vídeo :). Parabéns.
Porque tu fala português?a maioria dos espanhóis não tem o menor interesse pela nossa língua e já escutei de tantos italianos que o português é feio e que o italiano é mais parecido com espanhol.
A frieza do alemão é incrível mesmo, tem um coisa que aconteceu diversas vezes comigo, as pessoas param para os cães se conhecerem, mas não trocam uma palavra com você e depois só vão embora
Na Áustria é muito semelhante... Morei lá e na hora de passar no caixa do mercado no início era desesperador, e o engraçado é que mesmo com o mercado vazio parecia que estavam querendo se livrar de você o mais rápido possível... Eu gostava muito de uma senhora turca que trabalhava no Lidl perto de casa, com ela o atendimento era super descontraído e agradável
Agora.... Vai rapidinho no supermercado no Brasil, com pressa, dai fique esperando a pessoa da caixa conversando com a colega e te ignorando....isso não é nem um pouco menos estressante. Pode crer.
O Lidl em Portugal é assim tbm. Eles querem se livrar de vc e jogam as compras de qualquer jeito e se vc demora pra empacotar as compras, te fuzilam com o olhar. E sim, todos os funcionários exercem mais de uma função: a caixa tbm é repositora, faxineira, etc.
Muito certo… Eu vive na Alemanha por 3 anos e meio e digo… NÃO É PRA MIM. Depois vivi 5 anos na Suíça e foi ficando melhor mas também foi duro pra caramba. Agora vivo no Brasil e parece que voltei pro paraíso aonde renasci e isso apesar de tudo o que acontece por aqui. Meu maior alívio? É não ter que falar alemão todos os dias e poder viver ao ar livre independente de qual é a estação.
Realmente isso pesa. No Brasil com trabalho digno e se um dia nao tiver violencia , não tem melhor. A Suiça parece ser mais leve mesmo, mas o frio e o idioma bloqueia qualquer um. Até as festas são muito programadas...
O maior alivio é IDIOMA e SOL? Há, eu mora aqui e jamais voltaria para este inferno de funk, gente abobalhada, violenta, incivilizada, SELVAGEM SORRY,mas vc deve ter fracassado aqui e inventa desculpas, só isso explicaria
Putz realmente a língua é feia, a burocracia é super retrógrada (papel, papel, papel, paple...), fazer amigos é quase missão impossível e fora o inverno que é uma merda, escuridão .. E fora essa sensação de que eles não gostam nem um pouco de estrangeiro, apesar de nós brasileiros não sofrermos tanto com isso..
Não sei se é porque vivo no "interior" mas todos são gentis comigo, quando percebem que meu alemão é ruim falam devagar, no caixa sempre me cedem a vez(como moro sozinho compro pouquíssimas coisas) no Brasil sempre diziam que sou "frio" e direto ao ponto, se você tem Asperger a Alemanha pode ser uma ótima escolha. só cuidado com a época fria do ano.
Deve ser, viu. Cidade pequena é melhor pra estrangeiro. Nas cidades grandes ninguém tem tempo nem paciência. Morei em Osnabrück e Colônia. Gostei muito mais da primeira.
@@mcmircaba depende da cidade pequena e principalmente do estado onde elas estao. As pessoas podem ser mais gentis dependendo do lugar, mas podem ser muuuito mais cabeça-fechada tbm. mais racistas, lgbtfobicas, e por aí vai... Fora que, para os padroes alemaes, Osnabrück nao é exatamente uma cidade pequena. Para a gente que é brasileiro, é um ovo, mas na Alemanha é de médio porte ;)
Eu também digo o mesmo. Eu morei em três cidades na Alemanha. Frankfurt, Rostock e atualmente em Hamburg. Nunca sofri esses preconceitos que falam. E encontrei muitos alemães legais que me apoiaram e ajudaram. Hoje trabalho, tenho minha independência e muitos amigos alemães. Até faço jantinha com os vizinhos, que muitos estrangeiros dizem que isso não é normal com os alemães. E isso do idioma, cultura, organização deve ser difícil em qualquer país estrangeiro nos primeiros anos.
Morei na Alemanha durante 3 meses. A comida foi algo complicado. Era batata todo dia. Tudo leva batata. Curti os alemães com os quais convivi. Mas também morei no interior da Alemanha. Aliás, fica a dica de um viajante hardcore: fuja dos centros urbanos ao morar em qualquer lugar do mundo. Geralmente os centros urbanos são lugares cosmopolitas até demais e não tem mais nada restante da cultura local além de todo o estresse de um centro urbano. Conheci alemães que adoram o Brasil por causa da cultura vibrante, da gastronomia, futebol etc. Centro urbano só é legal para visitar lugares históricos e eventos culturais como shows, festivais, vida noturna. Para se ter contato mais íntimo com a cultura local, indico fortemente o interior, country side, landschaft.
Realmente o cosmopolitanismo, algo comum na Europa e tem esse lado desagradavel, de nao saber onde se está e prejudica a comunicaçao pra que ta aprendendo. Nós brasileiros acostumados a falar um idioma no pais , enorme, ficamos saturados de nao saber qual o idioma alguem vai falar.
Algumas informações não estão corretas, no caso de querer abrir um negócio tem de estar por dentro de tudo o que pode fazer para pagar o minimo em taxas, por exemplo se usar uma divisão da sua casa para um salão de beleza ou até um bistro(café) as taxas são mínimas ou se se deslocar até casa dos clientes também não paga muitas taxas e é só dinheiro a entrar, se alugar um espaço para o negócio que quer abrir, aí paga muito de taxas, está certo isso.
Vc, morou 3 meses na Alemanha e comeu batata todos os dias e tudo leva batata, isso não è Verdade vai ver que vc morou com pessoas pirangueiras que tem medo De gastar pois pessoas pirangueiras existem em todo o mundo ... Ou vc morou com para preguiçosas que nao gosta De cozinhar e vc com certeza tambem nao gosta e nao sabe cozinhar porque a cozinha Alemã è muito Boa e tem muitas variedades principalmente nos interiores e tem muitas receitas muitos boas .. Eu moro na Alemanha ja a 30 anos certo que no começo foi dificil porque eu tava acostumada a comer todos os dias feijao , arroz e farinha no Brasil ai realmente foi dificil. Mas depois De 1 ano comecei a aprender a cozinhar as comidas tipicas daqui com a tia do meu Marido que era uma cozinheira De primeira . E outra coisa hoje em dia agente encontra produtos do Brasil na internete e tambem nos Mercado Asiatico ,Turco e Africanos entao quer comer farinha, cuscuz , feijao Preto ,Mulatinho ect ... Charque e temperos cheio De Sodio e conservantes vindo do Brasil podem comprar aqui ah tambem tem Batata doce , Macaxira , inhame pois eu compro num Mercado De uma Asiatica numa cidade da Austria De fronteira com a cidade que moramos aqui na Alemanha so 5 minutos De carro e tem quiabo tambem , coentro . Entao para os preguiços que chega aqui e não sabe nem falar os alemão diz que aqui se come batata todos os dias entao quem vinher pra Alemanha Traga dinheiro pra comer coisas diferentes porque tem muitos Restaurantes aqui pra quem tem preguiça De cozinhar .
Concordo com você! Fiquei na Alemanha durante 3 meses e no interior as pessoas são mais amáveis igual no Brasil. Minha maior dificuldade foi a comida q apesar de gostar a gente sente falta da brasileira . Ingrid concordo com tudo o que vc disse . Para viver na Alemanha tem q estar muito determinado . Só vou lá no verão e adoro 🥰. Mas no inverno ficar dentro de casa e sem luminosidade, não é para mim . Obrigada Ingrid!
Glauber, concordo com você. Tenho observado e pesquisado sobre a Inglaterra. Gosto desse pais e tenho observado os belos lugares longe de Londres, onde as casas, chalés e a natureza nos convidam a reflexões. Se eu pudesse virar a cabeça fazendo 360 graus, coisa impossível, é claro, nenhuma desgraça de apartamento impediria a minha visão. Uma cidade deve ser vista com os seu acidentes geográficos; mas infelizmente essa desgraça de prédios nos impedem de ver.
Eu sou Moçambicana e vivi na Alemanha 5 anos e fui sempre bem tratada quando ia no centro de emprego eles me perguntavam o que eu gostaria de fazer nunca quiz eram saber da minha escolaridade, vim pra Portugal com 7 anos de idade hoje estou em Portugal e digo me arrependi de ter voltado aqui vou ao centro de emprego a1 coisa que me oferecem pra trabalho ou é restauração ou hotelaria e eu falo e escrevo Alemão, Inglês e Francês tenho muitos amigos na Alemanha os meus irmãos ainda vivem lá, nunca tive problemas nenhuns nem racismo nem nada agora aqui em Portugal é o contrário.
Vc deve ser uma privilegiada, por ser de Moçambique e nunca ter sofrido racismo na Alemanha. Em Portugal a coisa e diferente por que há anos vem recebendo milhares de moçambicanos...
@@verasoares7601 Acho que ela ñ é privilegiada por ñ ter sofrido racismo na Alemanha, eu tbm nunca sofri e vivo já há tantos anos aqui. Antes de vir tinha muitos receios, pensava que iria sofrer racismo, mas graças a Deus me enganei redondamente.
@@joinhayy3559 brasileira descendente de alemão (neta) já sofreu preconceito aí.outra brasileira a qual eu digo o seu canal já foi vítima de preconceito no local de trabalho, quando perguntam de onde você é? E se responde sou brasileira logo vem o questionamento nas você é branca!.
Acho que a adaptação depende muito também das nossas expectativas. Tem gente que vem achando que vai arrasar, que o povo vai amar seu jeito de ser. E na verdade a gente tem que se encaixar, se moldar ao novo país. Quem entra de mansinho e sem esperar nada no âmbito social tem muito mais chance de realmente se integrar e se adaptar.
@@charlesbell4226 Aí a culpa é dos brasileiros que tem síndrome de viralata e ainda por cima são racistas, pois essa babação de ovo é somente para os gringos brancos
Fiz amizades com alemães, brasileiros,não tive muitos problemas,gostei muito. Era muito feliz,voltei por questões familiar. Masss cada um tem uma experiência própria.
Como todo país civilizado, na Alemanha os impostos são altos em cima da renda, mas são baixos em cima do consumo. Já no Brasil, os impostos são altos sobre a renda, sobre o consumo e até sobre a intenção.
No Brasil a taxação da renda da classe média e assalariados é que é alta, 27,5% na fonte . A renda dos ricos e super ricos é praticamente isenta, chegando a ser um paraíso fiscal para milionários e bilionários. Um dos poucos países no mundo onde não existe tributo sobre lucros e dividendos e não há taxação de grandes fortunas e as faixas de taxação do IRPF são ridículas.
@@romulor.milagresferrao8041 que continue assim e abaixe mais ainda os impostos da classe média. Nunca vi algo tão como vc que goste tanto de pagar impostos.
Eu por acaso achei o seu vídeo ontem. Eu morei na Alemanha em 1996 and 1997, suas razões não poderiam estar mais corretas. Mas me surpreendeu um pouco que ainda é assim em 2022, pensei que eles tivessem mudado um pouco, pelo menos a nova geração. Eu tinha acabado de casar no Brasil e fui a trabalho, minha esposa é muito comunicativa e sofreu bastante lá, chegou até ir parar no hospital com depressão. Pra piorar era uma cidade muito pequena no interior da Alemanha, perto de Baden-Baden, o que piorava a formalidade e relacionamento. Eu me dou bem com o modo de vida alemão pois meu avô era e minha educação foi extremamente formal. Mas realmente, não é para qualquer um, principalmente de cultura latina.
Depois de 11 anos na Holanda imigrei para a Alemanha há 6 meses, está barra pesada minha adaptação. O idioma é o pior, e a forma rude dos alemães. Más não vou desistir, vou buscar suas aulas. Trabalho num hotel internacional. Más acho que ao dominar o idioma talvez eu me sinta feliz.
Eu sou português e moro na Alemanha e para mim é muito fácil ser duro, direto e rude quando é necessário. Aprendi a ser assim aqui. Gosto muito de viver cá, mas não gosto de boa parte das pessoas E demonstro.Sem quaisquer problemas. Trabalho numa empresa onde tive um chefe que mais tarde se reformou, racista e nacionalista que dizia querer que a Alemanha seguisse o Reino Unido e aprovasse um "Dexit"(O Brexit à Alemã) para expulsar grande parte dos estrangeiros que cá estão. Dei-lhe uma aulinha bem dada para aprender de deixar de ser ignorante. Uma das coisas que "gentilmente" lhe disse foi:"Se a Alemanha aderisse a um Dexit e a começar pela Economia, a Alemanha virava merda". Até hoje quando vem visitar raramente os colegas , recusa me dirigir a palavra. E é para o lado que eu durmo melhor.
A Alemanha está a virar uma merda devido à invasão imigrante, principalmente imigrantes não-europeus. Os alemães não estão confortáveis com esse excesso de imigração que está a destruir o próprio país. O excesso de imigração está a destruir a Europa toda, incluindo Portugal.
ser nacionalista não é nenhum defeito pelo contrário é uma virtude; ser a favor de um dexit é uma opinião perfeitamente legitima; "mas não gosto de boa parte das pessoas" deixa de ser hipócrita e interesseiro (como é a maioria da imigração zuca) baza, porta da rua é serventia da casa
@@Johnybravo0309 Portugal antiquado!!! não conheço país mais antiquado que o brasil e a mentalidade dos brasileiros, a gaja do vídeo também serve de exemplo
Eu também amo esta nação maravilhosa que é o Brasil. Sou dinamarquês que vive no Brasil há 30 anos e não compreendo porquê os nativos daqui não enxerga o quão maravilhoso este país é. Natureza exuberante, país continental, culinária super variadas, intercomunicação pessoal informal muito prazerosa, um sistema de saúde (apesar de não funcionar adequadamente) gratuito, sol o ano inteiro, miscigenação, 🌴, muitas frutas in natura empreendorismo dinâmico e muito mais.
Professora Ingrid, se eu soubesse isso a 7 anos atrás, com certeza eu teria repensado quando meu esposo quis voltar para Alemanha. Foi difícil de mais. Não é fácil sair da zona de conforto e enfrentar essa cultura forte!😁🤣😂essa realidade.
Já estive duas vezes em Berlim pra aprimorar o idioma pois sou Guia de Turismo em Recife PE , minha cidade Natal ,e por incrível que pareça,me surpreendeu a sinceridade do povo da Baviera quando estive em Munique
Ingrid você está certíssima em avisar sobre os custos na Alemanha! Meu marido e eu ficamos por 4 anos aqui e estamos indo embora! É um país muito seguro mas infelizmente o sistema de arrecadação é de doer
Morei três anos em Bonn. Só condegui comprar um novo par de sapatos em Paris. Se você não encontrar o modelo desejado no seu número exato em exposição, o vendedor lhe dá as costas e vai embora. No Brasil, ele irá buscar dez caixas para lhe dar opção de escolha.
Me entristece saber que há muitos brasileiros vivendo no exterior por dois motivos: violência e crise econômica. Resolvidos esses dois problemas, o nosso Brasil seria um país maravilhoso. Não teria a menor empatia por um lugar em que as pessoas são ÁSPERAS por qualuquer motivo. Sim, tal atitude é cultural e não cabe julgamentos. Um abraço!
Moro aqui na Alemanha há mais de dez anos, sou casado com uma alemã, tenho vários amigos alemães e também amigos de outros países e te digo "que as pessoas são ÁSPERAS por qualquer motivo" não é verdade da mesma forma que todo brasileiro mora na amazônia, gosta de futebol, gosta de samba e fala espanhol também não é. Tem pessoas maravilhosas aqui como também tem pessoas mal-educadas como em qualquer lugar do mundo.
Eu já sairia daqui por esses dois motivos + brasileiros, pelo menos onde moro vejo pessoas falsas, malandras, mau educadas e principalmente barulhentas. O país é lindo mas acho que o povo não ajuda.
Eu nao gosto de escrever comentarios...mas desta vez sou obrigada...e por favor pense bem antes de fazer um shitstorm... primeiro sou brasileira amo o Brasil e vivo 25 anos aqui na Alemanha... indo para 26 ate. Portanto... sei do que estou escrevendo. Segundo igual qual Pais vivemos ou escolhemos para viver nesta Terra todos vao ter os seus problemas. Impostos existe em todos os Paises do mundo🌏 uns menos outros mais😉 Terceiro pessoas "ruspides" estao em toda parte... mas se eu mudo o jeito de ver as pessoas... a coisa muda.Para enteder um alemao ou a Alemanha...voce precisa conviver com eles, voce precisa se integrar, voce precisa conhecer a historia do Pais, da cultura, da guerra e etc...mas igual, eu nao estudei toda a historia, nao sou universitaria e nao tenho ambicao de ser. Quarta eu trabalhei quase 22 anos em estes trabalhos "nao tao priveligiados" como foi mencionado aqui no Video...afff... isto e que me deicha denovo com uma😠... e tipico. Aqui este tipo de trabalho a maioria das vezes e so para imigrantes quando voce ja fala e entede um pouco do idioma. Qual e o problema??? Trabalhar de garconete o fim de semana e otimo...as pessoas estao livre, alegres, sem stress, espendaveis, eu amava, a gorjeta...era das melhores. O trem nao esta lotado, voce nao se atrasa, voce nao tem Transito, nao tem o stress de uma segunda feira...ufff uma cidade grande como München, Berlin, Hamburg, Frankfurt e etc..segunda-feira no Hauptbahnhof uffff...🙄 ...outra coisa que amava era ter no meio da semana livre. Voce faz compras, voce vai ao medico, ao banco, tudo quase sempre sem o stress de estar lotado. Nao sei quanto a comida eu a maioria de vegetatianos e veganos que conheco sao os alemaes e suicos, espanhois por isso nem da para enteder muito... a comida e tipica sim. Mas quem come isso e turista, claro que existe o famoso pao da noite e etc...mas minhas familias aqui que convivi e convivo sao de queijo e verduras... nao sei numca vou enteder isto, esta mania de colocar todo "mundo"... da mesma panela??? Feijao e arroz voce encontra em varios lugares ja faz anos...Eu poderia escrever durante horas todos os pontos...mas...a vida e muito curta para poder contar as diferencas entre Brasil e Alemanha. Eu vive 26 anos no Brasil e como disse, vivo agora 26 anos aqui. Nao a comparacao entende??? Voce e que tem que saber oque e melhor.Todo pais pode ser um paraiso e tambem um Inferno. Isto e voce que faz dentro da sua propria cabeca... e tudo uma questao de visao e pensanentos...mas como vivo no pais dos poetas e pensadores😉
@@mlmaristela9028 Estive na Alemanha mês passado e fiquei encantada com a qualidade de vida. Principalmente quando estive nos supermercados, a qualidade das frutas, verduras e legumes. Iogurte então? Muito barato comparando ao Brasil, no sul da Alemanha onde eu estive. Fui muito bem tratada. Uma atendente de farmácia usou o Google tradutor para nos atender. É incrível ver um sistema econômico que funciona. Tem problemas? Sim...mas são mínimos. Tenho uma amiga que mora a 25 anos na Alemanha e sempre me convidou a ir. Fui e amei e pretendo ir morar lá ano que vem.
Uma coisa que o pessoal menospreza mas pega mesmo é o clima, os homens geralmente suportam melhor viver longe da família, mas o clima pega todo mundo, tenho diversos amigos e amigas que foram viver na Irlanda e Inglaterra e sofreram com o clima, um teve até problema de depressão, no fim alguns voltaram para o Brasil e outros estão em Portugal, onde o clima é melhor, porém o que reclamam é que o salário em Portugal é baixo. Amigos que ganhavam €2000/2500 na Alemanha e Irlanda, pela mesma função em Portugal ganham €1300/1500…
Eu amo o "jeito " alemão, no Brasil sempre fui criticada e incompreendida pela minha suposta frieza e distância emocional. Me identifico e prefiro. Não estou tendo Problema algum em relação a amizade, mas infelizmente daqui uns meses meu intercâmbio acaba hahhahahha ;( München, Bogenhausen.
A lucidez dessa mulher é uma coisa impressionante. Eu estou com depressão.. até pensei em mudar pra Europa pra ver se mexendo na minha vida as coisas melhorariam, mas depois desse vídeo acho que vou ter que repensar. Eu não tenho gana de nada no momento.
É mais sensato repensar, por ora. Mudar de país requer uma boa dose de equilíbrio e muita força de vontade. O frio, a falta de luz do sol, o isolamento inicial, as dificuldades com o idioma levam muitas vezes as pessoas a se deprimirem. Como "solução para a depressão", uma mudanca desse porte é desaconselhável. Procure ajuda prosfissional. Boa sorte!
Tiago vc pode gostar, cada pessoa vive e ver as coisas de maneira diferente. Forças pra vc e com certeza vai sair dessa depressão.Tambem aqui no Brasil tem cidades e lugares ótimos que vc pode passear e se distrair.
Amo o Brasil e os Brasileiros! Sim, temos nossos problemas, mas quem não os tem? Conheci a Alemanha e , apesar de ter ficado apenas 10 dias e em apenas uma cidade, Berlim, adorei ter conhecido. Conheci também outros países europeus e sul americanos: França, Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, México, Argentina e Chile, mas não troco nenhum deles pelo Brasil, menos ainda, pelo meu estado, Pernambuco. No frigir dos ovos fico com o nosso calor humano, nosso jogo de cintura, nossa capacidade de lidar com os problemas com leveza e bom humor, nosso clima ( gente, sou do nordeste, aqui sol não falta, delícia!) , nossas comidas deliciosas, nossa pluralidade climática, etc, etc...
Quando morei na Alemanha, não liguei muito pros impostos e achei a burocracia bem ok, organizadinha (pensa que no Brasil a burocracia ainda é desorganizada!). Pra fazer amigos foi fácil, tive sorte: estava em Berlim cercado de gente aberta a amizades. O que matou foi a falta de luz. Pai do céu, a humanidade não deveria nunca ter saído da savana africana, com seu sol, calor e fartura.
Acho maravilhoso ver vídeos honestos. Normalmente as pessoas m3nt3m falando que tudo fora do Brasil é maravilhoso e a gente sabe que não é bem assim!!!
@@giselle5039 não tem graça ser uma pessoa organizada e que quer receber bem a visita? Eu me sinto bem sendo assim e sinto que minhas visitas se sentem especiais/amadas quando percebem que eu fiz algo para recebê-las bem. O que "teria graça" pra você Giselle?
Eu ensinei ingles aqui, em inglaterra, a uma turma de alemães e cheguei á conclusão, que o alemão é muito detalhado e perfeccionistas ao detalhe. Proficionalissimos.
Isso tras baixa estima e uma cobrança que retira toda a vontade de curtir a vida, feito os japoneses. Tem o lado positivo , mas ele não define se uma país vai ser melhor por ser mais exigente com tudo. Esses países assim, acham que só são ricos por serem assim e não é, pois a riqueza é um processo mais complexo. A Alemanha é a quarta potencia, mas quantas pessoas não tem casa própria, feito aqui na Suiça. Enfim, o Brasil só precisa superar alguns problemas e não tem igual.
@@1975dacosta por acaso, na minha turma, só havia rapazes dos 16 ao 18 anos. E eram muito vivos. Excitavam-se fácilmente se o assunto falado lhes interessasse, como aconteceu com arquitectura e comidas tipicas, eram muito participativos e barulhentos. E diziam que gostavam muito das nossas aulas. Mas, quando faziam exercícios eram responsáveis e se tinham dificuldade pediam ajuda. E só queriam entregar se na perspectiva deles estivesse 100%. Se lhe dizíamos que era necessário cumprir certas regras, não era preciso dizer duas vezes. Ás vezes perguntavam porquê, outras simplesmente obedeciam. E reparei que as outras turmas das milhas colegas, eram iguais, a pesar de serem mistas e de idades inferiores.
@@anateixeira3734 Pois é , geralmente pessoas assim são vistas com bom olhos, pois é bastante util como mao de obra, porém do ponto de vista psicológico são grandes candidatos a serem ansiosos ou depressivos. Na é atoa que a sociedade alemã é vista como um lugar frio e de pez indiferentes assim como a japonesa. Ter uma certa disciplina ajuda mas a glorificação dela é insalutar.
Importante as suas observações no tocante aos aventureiros que julgam que tudo lá fora é um paraíso. Você mostrou a importância das pessoas que tem olhos aquilinos e já conhecem as barreiras a serem enfrentadas. O seu trabalho é nobre e humano. Não obstante você morar fora há anos, você respeita o nosso vernáculo, boa dicção e, sobretudo, é simpática e bonita. Felicidades!!! Antônio Manoel Pereira. Belo Horizonte.
É importante você se identificar com o local, ter afinidade com a cultura local - todos os lugares vão ter desafios, TODOS. Mas quando você QUER ficar no lugar porque GOSTA, você se adapta. Moro em Portugal há 5 anos, decidi que ia dar certo e me adaptei, tive oportunidades que nunca teria em outro lugar. Conheço brasileiros aqui que reclamam, criticam, sofrem e daí as coisas dão errado mesmo. É muito importante se abrir para receber as coisas boas do local e se abrir para aprender com as diferenças.
Legal Ingrid, gosto muito dos teus vídeos. Já fui pra Alemanha 3 vezes, e falo alemão de berço e além de estudar alemão como autodidata também leio muito sobre a história da Alemanha. Graças às tuas aulas já consegui aprimorar bastante o conhecimento de gramática. Parabéns por seu trabalho.
A informatização na burocracia aqui no Brasil realmente tá bem mais avançada do que em alguns países da Europa, precisei tirar uma carteira de motorista de viajante na Itália e vimos como os processos lá são muito mais manuais.
Processo digital, não é sinônimo de progresso. O melhor mesmo é olho no olho. Aqui você perde a carteira por extrapolar os pontos, mas sempre tem um jeitinho. Na Alemanha, se você perdeu a carteira de motorista você se f….eu, pra sempre. Pois sem automóvel lá na Alemanha você não é ninguém. E, caso um Juiz com um mercadão último tipo transgredir a Lei, a pena pra para juízes é agravante, pois o camarada é juiz e tem que dar bom exemplo. Aqui não, sendo um juiz, você faz o que nem entende, é só puxar a carteirinha de juiz, que os policiais batem continência, aliás aqui você não precisa nem ser juiz, basta ter carrão importado e bem caro, que v já vira Doutor. E sabe como é, doutor transgressor da Lei, sempre tem a carteira recheada, né, e a propina é boa, sim senhor.
Tudo que ela fala posso concordar quando me mudei do Rio de Janeiro p Blumenau, Santa Catarina. As pessoas eram frias, em 2008 sofri no emprego pós era muito menosprezando. Com o tempo fui conquistando muitas pessoas com o meu jeito brincalhão e sorriso no rosto. Valeu muito a pena.
Trabalhei durante 5 anos na Alemanha e fiz muitas amizades. Concordo que o povo lá é muito reservado mas não é espalhafatoso (barulhento), não existe barulheira no trânsito (buzinadas) o povo não joga lixo por onde passa, o povo tem orgulho de ser honesto, etc,
Sao ponto positivos, sem duvida, a qual os brasileiros devem seguir, porem nunca devemos perder a espontaneidade e alegria de viver a nossa cultura e diversidade.
Excelentes ponderações! Meus pais fizeram o caminho inverso, migraram para o Brasil após a 2ª Guerra. Minha mãe era de Viena, Áustria, e meu pai de Lucca - Toscana, Itália.
Concordo 100% com todos os itens descritos. No caso do iem 1 Steuer, doi demais esse imposto, no item 5 Serviço a melhor parte é devolver a grosseria para o atendente com a conciencia tranquila e no caso do item 6 Comidas a minha sugestão é fazer um mix entre comida Alemã e as comidas brasileiras e de outros paises como por exemplo Turquia, Grecia e Asia.
A gente não tem esse conceito no BR. Comida "italiana", comida "tailandesa"... Comida é comida. Talvez em São Paulo tenha um pouco por conta dos delivery, mas no país em geral, não.
Quando fiquei no Reino Unido no inverno eu voltava mesmo p casa antes de escurecer. Muito medo do frio. Ia ler livro, ver filme ouvir musica. Ate recusei no inicio algumas socializações pq queria estar tomada banho e quentinha em casa antes de ficar mais frio
Mandou a real. O lance do imposto é mesmo desanimador, mas viver em um lugar com menos desigualdade é bem melhor. Significa andar na rua sem medo de ser assaltada ou de morrer.
@@CaiusMeridius Exatamente! Se paga muito imposto, e se o retorno na saúde, educação, segurança e qualidade de vida. Aqui no Brasil se paga muito imposto para sustentar luxo dos políticos. Amei a Alemanha e pretendo mora lá em 2023. Não vejo a hora.
@@Detudoumpouco-zi9ih da pra fazer tudo isso c 20% de imposto quando se tem a renda do dinamarques. Boa parte desse imposto é gasto com refugiados, seguros desemprego de 2 anos de quem não quer trabalhar entre tantos outros parasitas
Minha descendência é de alemão com italiano. Viajei diversas vezes para Alemanha. Acho ótimo a questão do profissionalismo e eficiência, se o brasileiro tivesse 40% tudo seria melhor. Quando solicito um serviço e pago por ele não necessito da "conversa fiada" mas sim do serviço conforme contratado. "Bater papo", "morrer de rir" faço em família ou com amigos íntimos em momentos de descontração. Duro é contratar um serviço e/ou profissional cheio de histórias, pagar e não receber conforme pagou... Por exemplo, na queda do muro estava em Berlim e uma multidão correu para o lado ocidental. Pessoas morando na rua, desemprego... No ano seguinte devido a eficiência as coisas já estavam no controle. Penso que todos buscam isso a segurança de que tudo acontecerá da forma que tem que ser. Sou suspeita de falar porque considero que "ordem é progresso" e que pessoas que tem responsabilidade e limite podem ir para qualquer parte do mundo que dá certo.
Da pra adaptar facilmente a comida. Fiquei em Frechen na casa de parentes, era arroz e feijão todo dia, eles adaptaram muito bem a comida ao gosto brasileiro.
Sou de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul e tenho família e conhecidos de descendência Alemã, muitos dos temas que você fala vejo com muita frequência por aqui.
Parabéns pelo vídeo! Vc foi muito precisa em falar da luminosidade e não do clima, confesso que sempre tive dificuldade de explicar isso aos amigos brasileiros. Também não gostava do verão, pois o anoitecer tarde me impedia de dormir bem.
Muito bom essas informações. Moro na Itália desde agosto de 2005. Me adaptei fácil ao clima, a diferença de comida, até aos italianos. Cada caso é um caso. Cada pessoa tem seu jeito de ser. O que é fácil pra um, é difícil pro outro. O interessante é nunca colocar expectativas exageradas em nada e nem em ninguém. Viver intensamente o que vem pela frente. Parabéns pra esse vídeo. Amei.
Conhecemos toda a Alemanha, como turistas, minha mulher e eu. Falo alemão. Plenamente de acordo com todos 10 itens. Se fosse trabalhar lá, seria muito útil saber tudo que foi dito. E, se fosse este o caso, me adaptaria com facilidade. Disciplina, organização e dedicação são bem vindos.
Não vi ninguém dizer que não gosta. Mas isso de forma alguma significa que não haja outros pontos no comportamento de parte deles que não sejam negativos. Absorbamos o positivo dos outros, e preservemos o que também temos de positivo referente a outros povos.
Ser estrangeiro é difícil. Tenho a impressão de que quem mais simpatiza com estrangeiro é brasileiro. Mesmo assim, a atenção maior mesmo é com os vindos de país rico...
Conheço a Alemanha, viajei muito de carro e trem por esse pais, gosto e admiro muito! Concordo com os 10 pontos colocados por você e como você disse, depende de cada um. Para mim esses pontos não são problemas, pelo contrário. Já morei na Áustria (mesmo não falando alemão), Inglaterra e Itália. Valorizo muito muito eficiência, segurança e confiança nas instituições. Sociabilidade é como amizade, acontece naturalmente, baseada em afinidade, não em obrigação.
Eu sou neto de alemães por parte de pai. Meus padrinhos eram dono do Binder's Park em São Bernardo - SP . E me lembro das festas lá. Era piada pra todo lado. Aqueles alemães devem ter abrasileirado. Meu pai que era brasileiro era o típico alemão. Já meu avô que era alemão gostava de uma farra. Já meu padrasto quando voltou da Alemanha. Falou que a terra dos meus ancestrais, era muito chata. tudo funcionava direito, não precisava brigar por nada.
Irmãos Villas Boas. Você trouxe esse nome à minha memória. Houve um a entrevista com um deles no Roda-Viva da TV Cultura que para mim foi inesquecível. Obrigado por me lembrar desses homens importantes para compreender o Brasil. Excelente canal com excelente conteúdo cultural. Parabéns.
Moro em Frankfurt já faz seis anos, e além de concordar que cada um tem uma experiência diferente, o ponto mais importante que a Ingrid menciona no meu ver é a vontade de vir, é ter o desejo de morar na Alemanha (ou num país específico), que sem ele não compensa mudar. Mas também saber que só desejar não basta e se esforçar pra chegar bem. Ou seja, falar o idioma o que realmente abre inúmeras portas, entender que há diferenças culturais (pessoas grossas tem em todo lugar, a maioria aqui é simplesmente mais direta do que estamos acostumados no Brasil, mas não grossa,não é por mal), que não vai acontecer tudo como queremos e que vamos encontrar tanto pessoas boas quanto ruins na nova vida. Mas isso vale basicamente para qualquer país que mudarmos, com o tempo a gente acostuma com o que é diferente e fica mais fácil ver mais objetivamente as coisas. Também acho importante mencionar que mesmo pequena, a Alemanha tem sim diferenças culturais regionais (não só comida e dialeto) mas também no comportamento e dia a dia, por isso é bom também procurar mais informações sobre as regiões que mais te agradam. Último ponto meu aqui, não falando mal dos bávaros (pelo que a Ingrid menciona no vídeo entendo que ela mora nesse estado), mesmo os alemães acham as pessoas de lá mais grossas, frisando novamente que mesmo num país pequeno há diferenças culturais. Inclusive, o que nós brasileiros pensamos que é a cultura alemã toda é na verdade mais a da Bavária que da Alemanha como um todo.
Você é muito simpática e descolada. Deve sofrer horrores convivendo nessa cultura oposta. Obrigado pelas informações relevantes e de forma muito agradável.
Parabéns, excelente vídeo! Uma das melhores opiniões que ouvi sobre a Alemanha. Sou brasileiro, vivo no país há 15 anos e não consigo discordar de nada do que você disse! A princípio minha experiência aqui foi realmente um choque, demorou alguns anos, muitas aulas de alemão e muito contato com alemães para me adaptar. Mas, no meu caso, valeu muito a pena, porque o país oferece várias vantagens que, para mim, são relevantes: para várias profissões, como a minha (professor), é muito melhor trabalhar aqui. A segurança e a tranquilidade do dia-a-dia são grande vantagens. O próprio fato de que aqui se pode confiar mais na palavra das pessoas do que no Brasil é algo muito tranquilizador, pelo menos para mim. Os alemães realmente são frios, é muito difícil fazer novas amizades aqui, mas quando você faz uma amizade, são amigos de verdade, com quem você pode contar. E também há um grande respeito pela vida privada e tolerância pelas diferenças pessoais (pelo menos com maioria das pessoas que me relaciono ou que tenho que contatar), o que me parece ótimo. Até para compromissos pessoais, eles são realmente responsáveis com os agendamentos: tenho amigos que me convidam para jantar com um mês de antecedência - é um caso extremo, mas você pode contar com a palavra das pessoas e se planificar melhor. Acho que outra vantagem é que, vivendo na Alemanha, é possível viajar de férias facilmente para vários países europeus e vivenciar diferentes culturas, paisagens e culinária. É excelente poder estar praticamente no centro da Europa. Obviamente que nenhum país é perfeito. A falta de luz (sol), essa frieza das pessoas e sua falta de espontaneidade, falta de simpatia e falta de alegria de viver, realmente faz o dia-a-dia aqui ser mais árido. Realmente tem que ter uma cabeça boa para aguentar viver aqui... Mas é uma questão de costume. Uma dica para alguém que queira viver e se adaptar em outro país: tente reconhecer os prós e contras do país e quando estiver vivendo nele, tente se adaptar da melhor forma possível, aprendendo bem o idioma, se esforçando para entender a cultura e fazer amigos. Isso é uma experiência gratificante, que expande os horizontes pessoais. E se o país não é para você, arrume as malas e volte para o Brasil, que é um país fascinante com a população mais simpática do mundo!
Estou dando uma lida nos comentários, e o seu foi o mais sincero, realista e ponderado. Só estive na Alemanha a passeio, e ainda assim, foi muito difícil, eu quase entrei em depressão. Você falou uma coisa super importante: é preciso ter a cabeça boa para aguentar morar aí. Isso de que os alemães têm mais compromisso eu já ouvi falar, e realmente nesse quesito o brasiliero peca muito, pois no geral, não se mantém o combinado (isso me irrita muito). Você também pontuou muito bem os prós e contras. Parabéns pelo bom senso, pela inteligência emocional (e pelo português muito bem escrito, mesmo depois de tantos anos fora).
Gostei muito do vídeo pela sinceridade, pelo “papo reto”, pelos comentários objetivos e sem superficialidades. Admiro muito a Alemanha, o povo alemão. Morar fora, ainda que em países considerados mais tranquilos para brasileiros, nunca foi tarefa fácil. Como dito no vídeo, se você tem tem gana, garra, vai pra cima e seja feliz!
Estou morando na Alemanha há 6 meses e, antes de vir, assisti muitos videos como esse para me preparar para a imersão em uma cultura totalmente diferente da minha. Eu cheguei na Alemanha tímida e com a guarda alta. Após algum tempo, comecei a sair sozinha, ir a mercados, bares, cafés e lojas. Eu nunca tive uma experiencia no atendimento diferente do que eu tinha no Brasil. No supermercado que eu costumo ir, há uma senhora trabalhando no caixa que sempre elogia alguma coisa em mim. A senhora que trabalha como carteira no meu bairro, conhece minha família pelo primeiro nome. Eu fui a uma loja comprar um sapato para escalar e falei ao vendedor que eu estava começando e que não fazia ideia do que seria melhor para mim. Mesmo com a loja cheia, ele ficou mais de meia hora conversando comigo, me apresentando os modelos que ele tinha e ainda me dando sugestões do que ele acha que seria melhor para mim. Dias atrás, comprei um patins e a vendedora até colocou o patins nos meus pés (eu fiquei roxa de vergonha, eu não estava preparada para contato físico 😶) Enfim, ainda estou há pouco tempo na Alemanha e imagino que um dia eu vou ter uma experiencia negativa, mas, até o momento, não há nada diferente do que eu vivia no Brasil. As coisas que me incomodam são os dias longos de primavera/verão, os impostos, a falta de opção de investimento conservador (aqui eu não achei nada semelhante ao tesouro direto, por exemplo) e a falta de tecnologia. Eu moro em uma cidade com 600 mil habitantes e, em alguns lugares, as lojas não aceitam cartões. Me incomoda muito também a quantidade de produtos que temos no supermercado, principalmente produtos frescos. As vezes comer batata, repolho e cenoura, cansa hahahaha. No brasil eu era vegetariana restrita mas achei mais dificil ser vegetariana restrita na alemanha pela falta de produtos de origem vegetal de boa qualidade
Oi Jessica tbm sou vegetariana estrita e tbm acho super caro viver assim aqui na Alemanha e se quiser bio ai prepara o bolso né? Produtos industrializados „veganos“ são baratinhos mas vou ver o rótulo…. Química em cima de química e muita farinha de trigo e óleo de palma em tudo 😭😭😭😭
@@heim3212 Os bios são caríssimos! E esses "produtos veganos" eu nem compro, testei uma vez e me arrependi. O sabor é muito artificial e é como vc disse, é pura química (e eu não achei baratinho não 👀👀👀)
Também sou vegetariana restrita, mas moro em Berlin. Realmente tem industrializados intragáveis no mercado, mas adoro o tanto de variedade. Normalmente, eu cozinho a semana toda, mas amo que aqui tem muito restaurante vegano ou com opção. Fora que eu já era vegetariana restrita no BR, e acho maravilhoso ter leite vegetal a 1 euro ou tofu a 1.75. No BR, esses produtos custavam um rim, e eu era obrigada a fazer tudo do zero. Trabalhão da bexiga rs Quanto ao resto, fico feliz por saber que a sua experiência tem sido tão positiva. Por enquanto, só tenho amigos brasileiros aqui, mas ainda não estou trabalhando, e meu marido e eu só estamos aqui há uns 2 anos (contando pandemia, isso é nada).
A primeira carta que eu recebi aqui foi meu Steuernummer( número do imposto). E poucas semanas depois da minha chegada. De tudo que eu ganho , 47% é de imposto. Mas amo morar aqui. Meu marido cogita a ideia de voltar pra o Brasil, mas eu prefiro aqui.
Eu tb 🤣🤣🤣 e a burra aqui ainda qdo foi fazer a inscrição na prefeitura falou que era católica e no primeiro emprego vi me salário sendo comido pelo imposto da igreja, e eu nem sou católica, marquei lá pq não imaginei que isso fosse relevante 🤷♀️🤷♀️🤷♀️🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Para mim, número 9 é muito importante, porque gosto de me programar pra tudo. Às vezes é legal combinar de última hora, mas quando tá tranquilo. Por isso que confirmo várias vezes com meus amigos e familiares se o que combinamos, acontecerá kkkkkk Mas o que pesaria pra mim, seria as relações sociais, gosto muito de ser sociável, conversar e tudo o mais, por isso que gostei muito de morar da Austrália, bem parecido conosco.
O problema é por exemplo, combinar pra dois meses , tres meses e para um simples comer de Hamburgeres entre conhecidos. Coisa que no Brasil combinamos pra um final de semana e varias vezes com variados conhecidos. Não precisa de tanta programaçao e eles não sabem fazer isso mais. É quando uma visita de amigos se torna uma reunião , como se fosse apresentar ou fechar um negócio. Muitas vezes a pessoa nem vai ta mais afim, mas ta marcado.
EU VOU FALAR UMA COISA. EU SAÍ DA ITÁLIA FUI DE CARRO ATÉ A ALEMNHÃ, AQUELA REGIÃO DE MONIQUE... GENTE, EU ACHEI OS ALEMÃS MUITO MUIIITO EDUCADOS E GENTIS, PRA VC TER UMA IDEIA ESTAVAMOS LÁ PROCURANDO ESTACIONAMENTO PRO CARRO PERTO DO SHOPPING E PASSOU 3 PESSOAS OFERECENDO O BILHETE DE ESTACIONAMENTO Q NAO TINHAM USADO TUDO... OLHA EU AMEI MUITO MAIS DO Q OS ITALIANOS.
Deutschland und deutchalnd é o melhor canal que me conecta com a Alemanha, seja pelas informações e curiosidades do país, seja pelas essências e imprescindíveis aulas de alemão. Mas ajuda bastante. Obrigado! 😉
É importante saber como os alemães pensam e tratam de suas questões do dia a dia. E falar dessas questões proxêmicas tão distintas de brasileiros para a maioria dos europeus. Obrigado pelo video.
Excelente seu vídeo. Tenho dois filhos que moram e trabalham na Alemanha. Felizmente todos, inclusive minhas notas trabalham com TI. Já estive com eles várias vezes mas tudo que vc disse são a pura verdade.
Correto eu sou brasileiro e moro na Dinamarca 🇩🇰 e sei bem pois queria morar na Alemanha 🇩🇪... ótimo vídeo quero dizer que cada um investiga o. país que quer morar..
2 года назад+5
Obrigada pela honestidade ao falar sobre a Alemanha, Ingrid 👍
Ingrid, este vídeo, com legenda em alemão ativada (pra gente enviar para os nossos familiares daqui) seria incrível para eles também entenderem um pouco sobre nós.
Por outro lado, provavelmente isso atrairia haters alemães, que iriam disparar impropérios contra a dona do canal e o povo brasileiro, insultando-nos de subumanos e ameaçando-nos a permanecer longe da terra "deles". O que não falta na internet são haters de todos os países, que se escondem atrás do anonimato para agredir, ferir e ameaçar.
Eu fiz a loucura de ir fazer um curso de alemão por 6 meses na Alemanha...e fiquei traumatizado,não com o país,mas com as pessoas e tudo isso que você citou e mais ainda.Moro na Itália e com cidadania,mas já vi que não tem pais melhor,na Europa não ...
Menina (minha linguagem coloquial), ESTOU AMANDO seu canal! Pena o curtíssimo tempo, em que vi vc , aqui no Brasil. Só tenho uma queixa desse canal: tô achando que ""vicia".MEUS PARABÉNS! ACHO que vou acabar começando o curso de alemão. Seu canal é DEZ!
Moro em Estocolmo e costumo viajar pra Berlim todo ano. Eu amo aquela cidade na mesma proporção que desgosto de Estocolmo. Na Suécia os impostos também são altos mas eles retornam em saúde, educação e previdência social. Aqui a burocracia é menor, tudo é muito digitalizado, e nós quase não usamos cédulas e moedas para pagamentos. Existem lojas que inclusive não aceitam pagamento em espécie, só em cartão ou via aplicativos, algo impensável na Alemanha. Os serviços aqui são melhores, os vendedores das lojas são bastante educados. Os suecos são reservados e não gostam de estranhos. Conectar-se emocionalmente aqui pode ser bastante difícil. Se aí é escuro no inverno imagine então em Estocolmo, a mais de mil quilômetros ao norte de Berlim. Talvez por isso eu viaje pra lá quase todos os anos. Berlim é meio caótica e talvez por isso eu me sinta em casa. Tive experiências incríveis naquela cidade e trocaria Estocolmo por Berlim tipo "pra ontem", se eu pudesse.
No ítem 2 eu acrecentaria um 2.1, que são os dialetos. Eu moro no interior da Bavária, me viro relativamente bem no Hochdeutsch, mas o problema é que aqui NINGUÉM fala Hochdeutsch. Então as vezes me sinto como se estivesse estudando alemão, mas morando na China, rsrs. Isso também é algo difícil de lidar pra quem pensa em vir pra uma região mais fora das capitais.
Verdade, pois temos que aprender além da língua alemã os dialetos regionais. Vivo na região do Franken e aqui há Dorfs em que está tudo escrito em dialeto e até em restaurantes o cardápio não usa a linguagem formal. Vivo em dois mundos paralelos.
P.S.: Já me disseram que existe uma diferença enorme entre alemães que viajam e alemães que não viajam no que se refere ao comportamento. Isso procede ?
Hoje, ha 2 anos moro nna minha Terra Natal ...interior do Ceara , rm uma cidade pequena , aonde minha familia e bem conhecuda... Estou adorando... e estou viciada em Luz e frutas tropicais.... SIm, amando nao ter mais esses pontos ai...a gentileza aqui e linda !!!! ❤❤❤
👉 Quer fazer nosso curso completo? Venha aprender Alemão de VERDADE ! Acesse nosso site: alemaodeverdade.com
Moro na Suíça (parte alemã) e realmente assino embaixo de tudo o que foi falado. Venham, explorem, aventurem-se, metam a cara, mas façam tudo consciente de que o desafio é real e que a sua força de vontade e sua determinação vão ajudar muito. Seja realista consigo mesmo, pessimista não, mas realista. Meu principal conselho para quem quer morar fora é: “aprenda o idioma local para onde quer morar”…esse é o principal conselho. O resto a gente conquista, somos brasileiros, a gente sabe se virar e somos bons trabalhadores.
Como vc conseguiu visto pra morar na Suíça? tenho interesse em ir como programador mas vi que é bem difícil
Eu vivi 12 anos na Suíça, não é merda mas cagou o cão
Um grande abraço para a Suíça a todos irmãos imigrantes, 👌🇧🇷🇵🇹🙏👏 👌👍
@@nordkis4834 se vc arrumar um emprego em uma empresa aqui, vc pode morar ! Meu marido trabalha com ti p um banco Suíço
Vdd estou na luta para aprender alemão a sorte é que aqui o pessoal fala muito inglês aí facilita a vida.
JEITO ALEMÃO DE SER: DEI UM LIVRO DE PRESENTE. A PESSOA ABRIU, DISSE QUE JÁ TINHA E NA HORA ME DEVOLVEU. 😁
Na Holanda: um amigo convidou pra um lanche (nada formal) e como não estava trabalhando na época não pude comprar um vinho caro mas levei algo. Ele olha e diz "nossa, um vinho tão barato". Eu pego vinho da mão dele e digo "se não gostou eu levo de volta". E trouxe de volta mesmo 😂
@@claymag9803 🤣🤣🤣
Well! E melhor ser sincero, não está errado.
bem isso
@@90lisssss EU ACHO QUE DE CERTO MODO ESTÃO CERTOS, MAS É UM CHOQUE CULTURAL E PODERIAM FALAR DE UM MODO MAIS "BRASILEIRO" , MENOS SECO... DIZER ALGO COMO " POXA, QUE PENA !!! VOCÊ TEVE TRABALHO MAS EU JÁ TENHO"... ALGO ASSIM.... 😁. É CHATO VOCÊ COMPRAR UM CHOCOLATE CARO E OUVIR SÓ: " NÃO COMO CHOCOLATE. DETESTO" ... 🤣🤣🤣 PODERIA PELO MENOS ACEITAR E DAR PARA OUTRA PESSOA !!! 🤣🤣🤣. COM O TEMPO A GENTE ACOSTUMA... REALMENTE SIMPLIFICA A VIDA, MAS.....😁
Vivo na Alemanha desde 1976. Cheguei como Stewardess uma empresa alemã, casei e fiquei. A Alemanha da época que cheguei, era um país nada engraçado, bastante frio referente ao convivio, ainda por cima fui viver em Hamburg, aonde a frieza se potencializava incrivelmente. Porém um país extremamente ordeiro. Todos conheçíamos nossos direitos mas principalmente nossas obrigações. Eu adorava a limpeza, a certeza de qzw tudo funcionava. Meu filho nasceu em Hamburg, e só nasceu porque estava aqui e o sistema de saúde funcionava perfeitamente. Foi uma gravidez de altíssimo risco. Foi para a escola e o sistema escolar era excelente. Nossas estradas, nossas ruas, um Tapete. Uma infraestrutura perfeita. Parei de voar, monte uma empresa, com muitos funcionários. Era simplesmente prazeiroso. Dirigia algo em torno de 100.000 km por ano. Cansativo, mas sem grandes perigos. Pagava muito imposto, verdade, mas tudo funcionava. Anos depois, meu filho foi oara o Gymnasium. Um choque. Nada mais era perfeito. Ao ponto que preferi levar meu filho para uma Escola Alemã no Brasil. Aqui faltavam muitas aulas, professores desinteressados. Triste. Ele vive até hoje no Brasil aonde muito jovem já pode alcançar uma posição importante em uma empresa alemã. Aqui, com sua idade, seria impossível. Hoje, nosso sistema de saúde esta muito caro e se você não for paciente particular, não funciona. Você espera meses para conseguir marcar um médico. Eu passo por isto atualmente. Estamos em fevereiro e só consegui marcar um pnomologista para julho. Nossas estradas, já não são necessariamente um tapete. Temos mais de 800 pontes em más condições. Temos assaltos, muitos abusos sexuais..... Enfim, outra Alemanha. Nunca pensei ir embora da Alemanha, mas meu marido e eu estamos nos preparando para ir viver na Espanha no ano que vem. Tenho uma vida bastante confortável aqui, porém, aos mais de 70 anos, a Alemanha se tornou um país bastante difícil para viver. Uma pena. Mas como tudo ba vida é uma questão de prespectiva, para,quem quizer viver aqui, traga garras, muitas garras. Um abraço.
Sempre tive vontade de conhecer esta Alemanha (a então"FDR"). Fui em 2018, e basicamente é o que descreve, ainda é, de certa forma.
Também fui da Aviação, começando na Varig em 1987 com 14 anos, que por si só me expandiu a visão de mundo e lá atrás já de cara, notei o quanto o Brasil era atrasado nas mais diversas formas, mas, poderia melhorar.
Hoje não sei se tem como ter esta perspectiva, antes se tinha alguma esperança de futuro. Hoje, se tem pontualmente coisas "boas" mas num contexto péssimo que simplesmente as absorve, e quem não sente a menor afinidade com este estado de coisas, não consegue viver no país
Ir prá Alemanha passar frio,ser maltratada,comer mal.Pregiro meu Brasil por pior que esteja aqui é a minha casa.
Portugal não seria melhor opção à Espanha? Em Portugal existe quase tudo o que existe no Brasil, o que não acontece em Espanha.
@@elianadesouza3272 não se trata de ser mal tratada. Eles são práticos e diretos e não mal educados. O brasileiro que se diz cordial é mentiroso enrolado falso geralmente. Promete e não cumpre.
@@jurandyrsilvestre628Exato. Moro na Alemanha há 13 anos e nunca fui maltratada.
Eu morei 2 anos na Alemanha. Fui estudar. Já faz 30 anos, e a moeda, ainda era o Marco alemão. Era um dos países mais baratos da Europa. Sinceramente, foi a melhor época da minha vida. Adorei o estilo de vida e me identifiquei com tudo, até com o jeito mais sério, eficiente e formal. Fiz amizades com alemães, que continuam até hoje!! Eles são leais, sinceros e carinhosos. Voltei várias vezes, para visitar. A ultima vez foi em 2016. Nenhuma reclamação.
Nunca quero ir pra Alemanha. Povo frio sem.carisma as vezes são grossos da impressão de falta de educação
Nunca fui à Alemanha, mas sou de família alemã. Não gosto da frieza e da formalidade excessiva vigente. Em nome da eficiência, acabam sendo rudes, mesmo... Meus pais nunca me deram um abraço e, provavelmente, eles nunca receberam dos pais deles também.. Isso me choca, confesso. Fiz diferente com meus filhos. 🥰
Sobre o vídeo, eu penso que não existe um lugar ideal, existe o lugar ideal para cada um. O importante é que as pessoas se conheçam e busquem lugares compatíveis com sua própria natureza. Eu ainda acho o Brasil o melhor lugar pra se viver. Sem violência, isso aqui ia ser um paraíso. 🇧🇷
Concordo.
A cultura anglo-saxonica é fechada e individualista. Optam pelo fazer, em detrimento do compreender o outro, especialmente se esse outro for de culturas diferentes. São supremacistas. O que vale são as regras, não o sentimento. E nem é a desculpa do frio, pois os russos são comunicativos e cordiais.
Nós, não guardamos nossos sentimentos: ouvimos e somos ouvidos. Externamos nossas dores e alegrias. Compartilhamos.
Isso nos faz felizes. E é muito melhor.
Eu sou espanhol e vivo em Berlim há 5 anos, noto muito a frieza dos alemães e a impossibilidade de fazer amigos alemães, todos meus amigos vêm de fora , ao final um tem que criar seu próprio mundo dentro da Alemanha para ser feliz . Gostei muito do seu vídeo :). Parabéns.
Brasileira Recife
Porque tu fala português?a maioria dos espanhóis não tem o menor interesse pela nossa língua e já escutei de tantos italianos que o português é feio e que o italiano é mais parecido com espanhol.
@@luisdascondongas6199 pois é. espanhol de interbet kkk
@@luisdascondongas6199 MENTIRA. Você não tem vergonha nessa cara de mentir desse jeito não?
@@luisdascondongas6199 sou espanhol também e eu amo o Português e quero aprender mais, você não esta falando a verdade infelizmente.
A frieza do alemão é incrível mesmo, tem um coisa que aconteceu diversas vezes comigo, as pessoas param para os cães se conhecerem, mas não trocam uma palavra com você e depois só vão embora
Nossa, verdade!
Chocada!!!! Não acredito!!!
@@valeria_conceicao1938
na minha cidade não é assim...
Ri alto! kkkkkk
@@margarethcarl7600 la em Bochum era assim
Na Áustria é muito semelhante... Morei lá e na hora de passar no caixa do mercado no início era desesperador, e o engraçado é que mesmo com o mercado vazio parecia que estavam querendo se livrar de você o mais rápido possível... Eu gostava muito de uma senhora turca que trabalhava no Lidl perto de casa, com ela o atendimento era super descontraído e agradável
Eu passei por situação semelhante e uma senhora italiana me ajudou.
Agora.... Vai rapidinho no supermercado no Brasil, com pressa, dai fique esperando a pessoa da caixa conversando com a colega e te ignorando....isso não é nem um pouco menos estressante. Pode crer.
@@clarasupper3887 Nunca passei por isso, suas experiências pessoais não são uma regra.
O Lidl em Portugal é assim tbm. Eles querem se livrar de vc e jogam as compras de qualquer jeito e se vc demora pra empacotar as compras, te fuzilam com o olhar.
E sim, todos os funcionários exercem mais de uma função: a caixa tbm é repositora, faxineira, etc.
@@marianaperezmoreira3275 Idem no Lidl na Irlanda
Perfeito. Morei na Alemanha cerca de 40 anos atrás e parece que nada mudou . Era como descrevesse agora.
Muito certo… Eu vive na Alemanha por 3 anos e meio e digo… NÃO É PRA MIM. Depois vivi 5 anos na Suíça e foi ficando melhor mas também foi duro pra caramba. Agora vivo no Brasil e parece que voltei pro paraíso aonde renasci e isso apesar de tudo o que acontece por aqui. Meu maior alívio? É não ter que falar alemão todos os dias e poder viver ao ar livre independente de qual é a estação.
Santos, somos dois! Mas, eu gosto de falar alemão, por isso ensino o idioma!
Realmente isso pesa. No Brasil com trabalho digno e se um dia nao tiver violencia , não tem melhor. A Suiça parece ser mais leve mesmo, mas o frio e o idioma bloqueia qualquer um. Até as festas são muito programadas...
O maior alivio é IDIOMA e SOL? Há, eu mora aqui e jamais voltaria para este inferno de funk, gente abobalhada, violenta, incivilizada, SELVAGEM
SORRY,mas vc deve ter fracassado aqui e inventa desculpas, só isso explicaria
Putz realmente a língua é feia, a burocracia é super retrógrada (papel, papel, papel, paple...), fazer amigos é quase missão impossível e fora o inverno que é uma merda, escuridão ..
E fora essa sensação de que eles não gostam nem um pouco de estrangeiro, apesar de nós brasileiros não sofrermos tanto com isso..
@@alanmuhlferreira2316 língua feia?! Kkkkk mereço...
Não sei se é porque vivo no "interior" mas todos são gentis comigo, quando percebem que meu alemão é ruim falam devagar, no caixa sempre me cedem a vez(como moro sozinho compro pouquíssimas coisas) no Brasil sempre diziam que sou "frio" e direto ao ponto, se você tem Asperger a Alemanha pode ser uma ótima escolha. só cuidado com a época fria do ano.
Deve ser, viu. Cidade pequena é melhor pra estrangeiro. Nas cidades grandes ninguém tem tempo nem paciência. Morei em Osnabrück e Colônia. Gostei muito mais da primeira.
Tenho essa impressão de outros países. Parisiense chega a ser escroto mas a galera do interior é light.
@@mcmircaba depende da cidade pequena e principalmente do estado onde elas estao. As pessoas podem ser mais gentis dependendo do lugar, mas podem ser muuuito mais cabeça-fechada tbm. mais racistas, lgbtfobicas, e por aí vai... Fora que, para os padroes alemaes, Osnabrück nao é exatamente uma cidade pequena. Para a gente que é brasileiro, é um ovo, mas na Alemanha é de médio porte ;)
Verdade, tô em cidade pequena na Itália e sou melhor tratada aqui do que era em São Paulo 😂
Eu também digo o mesmo.
Eu morei em três cidades na Alemanha.
Frankfurt, Rostock e atualmente em Hamburg.
Nunca sofri esses preconceitos que falam.
E encontrei muitos alemães legais que me apoiaram e ajudaram.
Hoje trabalho, tenho minha independência e muitos amigos alemães.
Até faço jantinha com os vizinhos, que muitos estrangeiros dizem que isso não é normal com os alemães.
E isso do idioma, cultura, organização deve ser difícil em qualquer país estrangeiro nos primeiros anos.
Morei na Alemanha durante 3 meses. A comida foi algo complicado. Era batata todo dia. Tudo leva batata. Curti os alemães com os quais convivi. Mas também morei no interior da Alemanha. Aliás, fica a dica de um viajante hardcore: fuja dos centros urbanos ao morar em qualquer lugar do mundo. Geralmente os centros urbanos são lugares cosmopolitas até demais e não tem mais nada restante da cultura local além de todo o estresse de um centro urbano. Conheci alemães que adoram o Brasil por causa da cultura vibrante, da gastronomia, futebol etc. Centro urbano só é legal para visitar lugares históricos e eventos culturais como shows, festivais, vida noturna. Para se ter contato mais íntimo com a cultura local, indico fortemente o interior, country side, landschaft.
Realmente o cosmopolitanismo, algo comum na Europa e tem esse lado desagradavel, de nao saber onde se está e prejudica a comunicaçao pra que ta aprendendo. Nós brasileiros acostumados a falar um idioma no pais , enorme, ficamos saturados de nao saber qual o idioma alguem vai falar.
Algumas informações não estão corretas, no caso de querer abrir um negócio tem de estar por dentro de tudo o que pode fazer para pagar o minimo em taxas, por exemplo se usar uma divisão da sua casa para um salão de beleza ou até um bistro(café) as taxas são mínimas ou se se deslocar até casa dos clientes também não paga muitas taxas e é só dinheiro a entrar, se alugar um espaço para o negócio que quer abrir, aí paga muito de taxas, está certo isso.
Vc, morou 3 meses na Alemanha e comeu batata todos os dias e tudo leva batata, isso não è Verdade vai ver que vc morou com pessoas pirangueiras que tem medo De gastar pois pessoas pirangueiras existem em todo o mundo ...
Ou vc morou com para preguiçosas que nao gosta De cozinhar e vc com certeza tambem nao gosta e nao sabe cozinhar porque a cozinha Alemã è muito Boa e tem muitas variedades principalmente nos interiores e tem muitas receitas muitos boas ..
Eu moro na Alemanha ja a 30 anos certo que no começo foi dificil porque eu tava acostumada a comer todos os dias feijao , arroz e farinha no Brasil ai realmente foi dificil. Mas depois De 1 ano comecei a aprender a cozinhar as comidas tipicas daqui com a tia do meu Marido que era uma cozinheira De primeira . E outra coisa hoje em dia agente encontra produtos do Brasil na internete e tambem nos Mercado Asiatico ,Turco e Africanos entao quer comer farinha, cuscuz , feijao Preto ,Mulatinho ect ... Charque e temperos cheio De Sodio e conservantes vindo do Brasil podem comprar aqui ah tambem tem Batata doce , Macaxira , inhame pois eu compro num Mercado De uma Asiatica numa cidade da Austria De fronteira com a cidade que moramos aqui na Alemanha so 5 minutos De carro e tem quiabo tambem , coentro . Entao para os preguiços que chega aqui e não sabe nem falar os alemão diz que aqui se come batata todos os dias entao quem vinher pra Alemanha Traga dinheiro pra comer coisas diferentes porque tem muitos Restaurantes aqui pra quem tem preguiça De cozinhar .
Concordo com você! Fiquei na Alemanha durante 3 meses e no interior as pessoas são mais amáveis igual no Brasil. Minha maior dificuldade foi a comida q apesar de gostar a gente sente falta da brasileira . Ingrid concordo com tudo o que vc disse . Para viver na Alemanha tem q estar muito determinado . Só vou lá no verão e adoro 🥰. Mas no inverno ficar dentro de casa e sem luminosidade, não é para mim . Obrigada Ingrid!
Glauber, concordo com você. Tenho observado e pesquisado sobre a Inglaterra. Gosto desse pais e tenho observado os belos lugares longe de Londres, onde as casas, chalés e a natureza nos convidam a reflexões. Se eu pudesse virar a cabeça fazendo 360 graus, coisa impossível, é claro, nenhuma desgraça de apartamento impediria a minha visão. Uma cidade deve ser vista com os seu acidentes geográficos; mas infelizmente essa desgraça de prédios nos impedem de ver.
Minha avó era uma pessoa enorme e de uma presença pra lá de sincera, os alemães são isso mesmo, mas tinha um coração enorme dentro daquela casca dura.
Eu sou Moçambicana e vivi na Alemanha 5 anos e fui sempre bem tratada quando ia no centro de emprego eles me perguntavam o que eu gostaria de fazer nunca quiz eram saber da minha escolaridade, vim pra Portugal com 7 anos de idade hoje estou em Portugal e digo me arrependi de ter voltado aqui vou ao centro de emprego a1 coisa que me oferecem pra trabalho ou é restauração ou hotelaria e eu falo e escrevo Alemão, Inglês e Francês tenho muitos amigos na Alemanha os meus irmãos ainda vivem lá, nunca tive problemas nenhuns nem racismo nem nada agora aqui em Portugal é o contrário.
Vc deve ser uma privilegiada, por ser de Moçambique e nunca ter sofrido racismo na Alemanha. Em Portugal a coisa e diferente por que há anos vem recebendo milhares de moçambicanos...
@@verasoares7601 Acho que ela ñ é privilegiada por ñ ter sofrido racismo na Alemanha, eu tbm nunca sofri e vivo já há tantos anos aqui. Antes de vir tinha muitos receios, pensava que iria sofrer racismo, mas graças a Deus me enganei redondamente.
@@joinhayy3559 brasileira descendente de alemão (neta) já sofreu preconceito aí.outra brasileira a qual eu digo o seu canal já foi vítima de preconceito no local de trabalho, quando perguntam de onde você é? E se responde sou brasileira logo vem o questionamento nas você é branca!.
Muito interessante o seu relato, Olga!
Saia daí, vá pra Alemanha
sua prosa é muito leve... amei seu conteúdo
Acho que a adaptação depende muito também das nossas expectativas. Tem gente que vem achando que vai arrasar, que o povo vai amar seu jeito de ser. E na verdade a gente tem que se encaixar, se moldar ao novo país. Quem entra de mansinho e sem esperar nada no âmbito social tem muito mais chance de realmente se integrar e se adaptar.
Às vezes sim,mas quando vêm gringo para o Brasil eles não precisam se encaixar em nada.
Acho isso meio hipócrita
@@charlesbell4226 Aí a culpa é dos brasileiros que tem síndrome de viralata e ainda por cima são racistas, pois essa babação de ovo é somente para os gringos brancos
@@charlesbell4226 é o ditado de mãe " cada cachorro que lamba sua caceta"
Concordo com o seu ponto de vista, Potyra.
@@charlesbell4226 é verdade, eu curti o comentário dela mas vendo o seu descurti kkkkk realmente como nos brasileiros não tem tempo ruim
Fiz amizades com alemães, brasileiros,não tive muitos problemas,gostei muito. Era muito feliz,voltei por questões familiar. Masss cada um tem uma experiência própria.
Como todo país civilizado, na Alemanha os impostos são altos em cima da renda, mas são baixos em cima do consumo.
Já no Brasil, os impostos são altos sobre a renda, sobre o consumo e até sobre a intenção.
A Irlanda não tem essa taxação absurda não
No Brasil a taxação da renda da classe média e assalariados é que é alta, 27,5% na fonte . A renda dos ricos e super ricos é praticamente isenta, chegando a ser um paraíso fiscal para milionários e bilionários. Um dos poucos países no mundo onde não existe tributo sobre lucros e dividendos e não há taxação de grandes fortunas e as faixas de taxação do IRPF são ridículas.
@@romulor.milagresferrao8041 que continue assim e abaixe mais ainda os impostos da classe média.
Nunca vi algo tão como vc que goste tanto de pagar impostos.
@@nordkis4834
Tem *PLEN/\ CERTEZ/\* de que leu com atenção o que ele escreveu? E, se assim fez, entendeu, mesmo?!?...
@@alexrossimartin3538 entendi, mas de qualquer forma, imposto é roubo
Eu por acaso achei o seu vídeo ontem. Eu morei na Alemanha em 1996 and 1997, suas razões não poderiam estar mais corretas. Mas me surpreendeu um pouco que ainda é assim em 2022, pensei que eles tivessem mudado um pouco, pelo menos a nova geração. Eu tinha acabado de casar no Brasil e fui a trabalho, minha esposa é muito comunicativa e sofreu bastante lá, chegou até ir parar no hospital com depressão. Pra piorar era uma cidade muito pequena no interior da Alemanha, perto de Baden-Baden, o que piorava a formalidade e relacionamento. Eu me dou bem com o modo de vida alemão pois meu avô era e minha educação foi extremamente formal. Mas realmente, não é para qualquer um, principalmente de cultura latina.
Depois de 11 anos na Holanda imigrei para a Alemanha há 6 meses, está barra pesada minha adaptação. O idioma é o pior, e a forma rude dos alemães. Más não vou desistir, vou buscar suas aulas. Trabalho num hotel internacional. Más acho que ao dominar o idioma talvez eu me sinta feliz.
Oii, quais suas funções no hotel ? Está com qual visto aí? Eu quero ir pra Alemanha mas quero aprender mais sobre o país
Eu sou português e moro na Alemanha e para mim é muito fácil ser duro, direto e rude quando é necessário.
Aprendi a ser assim aqui. Gosto muito de viver cá, mas não gosto de boa parte das pessoas
E demonstro.Sem quaisquer problemas.
Trabalho numa empresa onde tive um chefe que mais tarde se reformou, racista e nacionalista que dizia querer que a Alemanha seguisse o Reino Unido e aprovasse um "Dexit"(O Brexit à Alemã) para expulsar grande parte dos estrangeiros que cá estão. Dei-lhe uma aulinha bem dada para aprender de deixar de ser ignorante. Uma das coisas que "gentilmente" lhe disse foi:"Se a Alemanha aderisse a um Dexit e a começar pela Economia, a Alemanha virava merda". Até hoje quando vem visitar raramente os colegas , recusa me dirigir a palavra. E é para o lado que eu durmo melhor.
👏👏👏👏
A Alemanha está a virar uma merda devido à invasão imigrante, principalmente imigrantes não-europeus. Os alemães não estão confortáveis com esse excesso de imigração que está a destruir o próprio país. O excesso de imigração está a destruir a Europa toda, incluindo Portugal.
ser nacionalista não é nenhum defeito pelo contrário é uma virtude; ser a favor de um dexit é uma opinião perfeitamente legitima; "mas não gosto de boa parte das pessoas" deixa de ser hipócrita e interesseiro (como é a maioria da imigração zuca) baza, porta da rua é serventia da casa
@@MrClassicfever exatamente o que pensei...Se não gosta, volta pra Portugal, país antiquado que parece que parou no século XIX...
@@Johnybravo0309 Portugal antiquado!!! não conheço país mais antiquado que o brasil e a mentalidade dos brasileiros, a gaja do vídeo também serve de exemplo
Amo meu Brasil apesar dos problemas, lembrando que não existe lugar perfeito. E legal saber de outras culturas como Alemanha.😍😍
Lógico que existe, o céu de jeçusasss hahahha
@@claudemarzel9455
Eu também amo esta nação maravilhosa que é o Brasil. Sou dinamarquês que vive no Brasil há 30 anos e não compreendo porquê os nativos daqui não enxerga o quão maravilhoso este país é. Natureza exuberante, país continental, culinária super variadas, intercomunicação pessoal informal muito prazerosa, um sistema de saúde (apesar de não funcionar adequadamente) gratuito, sol o ano inteiro, miscigenação, 🌴, muitas frutas in natura empreendorismo dinâmico e muito mais.
Ouvi Só verdades! Muito difícil a adaptação, mas colocando na balança os prós e contras acho que ainda vale a pena a experiência.❤️😘
Professora Ingrid, se eu soubesse isso a 7 anos atrás, com certeza eu teria repensado quando meu esposo quis voltar para Alemanha. Foi difícil de mais. Não é fácil sair da zona de conforto e enfrentar essa cultura forte!😁🤣😂essa realidade.
Já estive duas vezes em Berlim pra aprimorar o idioma pois sou Guia de Turismo em Recife PE , minha cidade Natal ,e por incrível que pareça,me surpreendeu a sinceridade do povo da Baviera quando estive em Munique
Ingrid você está certíssima em avisar sobre os custos na Alemanha!
Meu marido e eu ficamos por 4 anos aqui e estamos indo embora!
É um país muito seguro mas infelizmente o sistema de arrecadação é de doer
Morei três anos em Bonn. Só condegui comprar um novo par de sapatos em Paris. Se você não encontrar o modelo desejado no seu número exato em exposição, o vendedor lhe dá as costas e vai embora. No Brasil, ele irá buscar dez caixas para lhe dar opção de escolha.
Jamais moraria num país desse. Detesto gente grossa, fria e calculista. Gosto de gente amável.
@@allcioneguimaraes5475é que eles levam ao pé da letra "tempo é dinheiro"
@@allcioneguimaraes5475pra eles isso não é má educação...é ser prático e direto...Veja quem é a Alemanha e quem é Brasil...7a 1 pra eles ! Rss
Uma comparação parva!
Me entristece saber que há muitos brasileiros vivendo no exterior por dois motivos: violência e crise econômica. Resolvidos esses dois problemas, o nosso Brasil seria um país maravilhoso. Não teria a menor empatia por um lugar em que as pessoas são ÁSPERAS por qualuquer motivo. Sim, tal atitude é cultural e não cabe julgamentos. Um abraço!
Moro aqui na Alemanha há mais de dez anos, sou casado com uma alemã, tenho vários amigos alemães e também amigos de outros países e te digo "que as pessoas são ÁSPERAS por qualquer motivo" não é verdade da mesma forma que todo brasileiro mora na amazônia, gosta de futebol, gosta de samba e fala espanhol também não é.
Tem pessoas maravilhosas aqui como também tem pessoas mal-educadas como em qualquer lugar do mundo.
Eu já sairia daqui por esses dois motivos + brasileiros, pelo menos onde moro vejo pessoas falsas, malandras, mau educadas e principalmente barulhentas. O país é lindo mas acho que o povo não ajuda.
@@marialuhsj com certeza. Mas adianto uma coisa: ser estrangeiro não é fácil.
Eu nao gosto de escrever comentarios...mas desta vez sou obrigada...e por favor pense bem antes de fazer um shitstorm... primeiro sou brasileira amo o Brasil e vivo 25 anos aqui na Alemanha... indo para 26 ate. Portanto... sei do que estou escrevendo. Segundo igual qual Pais vivemos ou escolhemos para viver nesta Terra todos vao ter os seus problemas. Impostos existe em todos os Paises do mundo🌏 uns menos outros mais😉 Terceiro pessoas "ruspides" estao em toda parte... mas se eu mudo o jeito de ver as pessoas... a coisa muda.Para enteder um alemao ou a Alemanha...voce precisa conviver com eles, voce precisa se integrar, voce precisa conhecer a historia do Pais, da cultura, da guerra e etc...mas igual, eu nao estudei toda a historia, nao sou universitaria e nao tenho ambicao de ser. Quarta eu trabalhei quase 22 anos em estes trabalhos "nao tao priveligiados" como foi mencionado aqui no Video...afff... isto e que me deicha denovo com uma😠... e tipico. Aqui este tipo de trabalho a maioria das vezes e so para imigrantes quando voce ja fala e entede um pouco do idioma. Qual e o problema??? Trabalhar de garconete o fim de semana e otimo...as pessoas estao livre, alegres, sem stress, espendaveis, eu amava, a gorjeta...era das melhores. O trem nao esta lotado, voce nao se atrasa, voce nao tem Transito, nao tem o stress de uma segunda feira...ufff uma cidade grande como München, Berlin, Hamburg, Frankfurt e etc..segunda-feira no Hauptbahnhof uffff...🙄 ...outra coisa que amava era ter no meio da semana livre. Voce faz compras, voce vai ao medico, ao banco, tudo quase sempre sem o stress de estar lotado. Nao sei quanto a comida eu a maioria de vegetatianos e veganos que conheco sao os alemaes e suicos, espanhois por isso nem da para enteder muito... a comida e tipica sim. Mas quem come isso e turista, claro que existe o famoso pao da noite e etc...mas minhas familias aqui que convivi e convivo sao de queijo e verduras... nao sei numca vou enteder isto, esta mania de colocar todo "mundo"... da mesma panela??? Feijao e arroz voce encontra em varios lugares ja faz anos...Eu poderia escrever durante horas todos os pontos...mas...a vida e muito curta para poder contar as diferencas entre Brasil e Alemanha. Eu vive 26 anos no Brasil e como disse, vivo agora 26 anos aqui. Nao a comparacao entende??? Voce e que tem que saber oque e melhor.Todo pais pode ser um paraiso e tambem um Inferno. Isto e voce que faz dentro da sua propria cabeca... e tudo uma questao de visao e pensanentos...mas como vivo no pais dos poetas e pensadores😉
@@mlmaristela9028 Estive na Alemanha mês passado e fiquei encantada com a qualidade de vida. Principalmente quando estive nos supermercados, a qualidade das frutas, verduras e legumes. Iogurte então? Muito barato comparando ao Brasil, no sul da Alemanha onde eu estive. Fui muito bem tratada. Uma atendente de farmácia usou o Google tradutor para nos atender. É incrível ver um sistema econômico que funciona. Tem problemas? Sim...mas são mínimos. Tenho uma amiga que mora a 25 anos na Alemanha e sempre me convidou a ir. Fui e amei e pretendo ir morar lá ano que vem.
Uma coisa que o pessoal menospreza mas pega mesmo é o clima, os homens geralmente suportam melhor viver longe da família, mas o clima pega todo mundo, tenho diversos amigos e amigas que foram viver na Irlanda e Inglaterra e sofreram com o clima, um teve até problema de depressão, no fim alguns voltaram para o Brasil e outros estão em Portugal, onde o clima é melhor, porém o que reclamam é que o salário em Portugal é baixo. Amigos que ganhavam €2000/2500 na Alemanha e Irlanda, pela mesma função em Portugal ganham €1300/1500…
Eu amo o "jeito " alemão, no Brasil sempre fui criticada e incompreendida pela minha suposta frieza e distância emocional. Me identifico e prefiro. Não estou tendo Problema algum em relação a amizade, mas infelizmente daqui uns meses meu intercâmbio acaba hahhahahha ;(
München, Bogenhausen.
Eu ja curti o lance do funcionário não ficar colado na gente quando vamos comprar algo!
Kkkkk. Também
Vdd o cara colado em vc e um saco.
A lucidez dessa mulher é uma coisa impressionante. Eu estou com depressão.. até pensei em mudar pra Europa pra ver se mexendo na minha vida as coisas melhorariam, mas depois desse vídeo acho que vou ter que repensar. Eu não tenho gana de nada no momento.
É mais sensato repensar, por ora. Mudar de país requer uma boa dose de equilíbrio e muita força de vontade. O frio, a falta de luz do sol, o isolamento inicial, as dificuldades com o idioma levam muitas vezes as pessoas a se deprimirem. Como "solução para a depressão", uma mudanca desse porte é desaconselhável. Procure ajuda prosfissional. Boa sorte!
Procure uma ajuda psiquiatrica e psicanalítica, vai te melhorar muito.
Tiago vc pode gostar, cada pessoa vive e ver as coisas de maneira diferente. Forças pra vc e com certeza vai sair dessa depressão.Tambem aqui no Brasil tem cidades e lugares ótimos que vc pode passear e se distrair.
Amo o Brasil e os Brasileiros! Sim, temos nossos problemas, mas quem não os tem? Conheci a Alemanha e , apesar de ter ficado apenas 10 dias e em apenas uma cidade, Berlim, adorei ter conhecido. Conheci também outros países europeus e sul americanos: França, Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, México, Argentina e Chile, mas não troco nenhum deles pelo Brasil, menos ainda, pelo meu estado, Pernambuco. No frigir dos ovos fico com o nosso calor humano, nosso jogo de cintura, nossa capacidade de lidar com os problemas com leveza e bom humor, nosso clima ( gente, sou do nordeste, aqui sol não falta, delícia!) , nossas comidas deliciosas, nossa pluralidade climática, etc, etc...
Uma folha solta ao vento não é uma árvore com raízes.
Quando morei na Alemanha, não liguei muito pros impostos e achei a burocracia bem ok, organizadinha (pensa que no Brasil a burocracia ainda é desorganizada!). Pra fazer amigos foi fácil, tive sorte: estava em Berlim cercado de gente aberta a amizades. O que matou foi a falta de luz. Pai do céu, a humanidade não deveria nunca ter saído da savana africana, com seu sol, calor e fartura.
Acho maravilhoso ver vídeos honestos. Normalmente as pessoas m3nt3m falando que tudo fora do Brasil é maravilhoso e a gente sabe que não é bem assim!!!
Eu amo essa parte de marcar data e horário para se encontrar, gosto de estar preparada com a casa organizada e um bolinho. 😊
Vivi a vida inteira no Rio, onde nasci. Me irrita particularmente essa mania do carioca de fazer questão de ser IMPONTUAL.
@@Laressa1909 o que custa organizar o tempo? Além do mais, ser pontual é mostrar consideração com a pessoa com a qual marcamos o compromisso.
@@fabiolimadasilva3398 Penso exatamente como você!
Tem graça não 😕
@@giselle5039 não tem graça ser uma pessoa organizada e que quer receber bem a visita?
Eu me sinto bem sendo assim e sinto que minhas visitas se sentem especiais/amadas quando percebem que eu fiz algo para recebê-las bem.
O que "teria graça" pra você Giselle?
Cadê vez que vejo vídeos de outros países, AMO mais o Brasil ‼️🙏💕
Eu ensinei ingles aqui, em inglaterra, a uma turma de alemães e cheguei á conclusão, que o alemão é muito detalhado e perfeccionistas ao detalhe. Proficionalissimos.
Isso tras baixa estima e uma cobrança que retira toda a vontade de curtir a vida, feito os japoneses. Tem o lado positivo , mas ele não define se uma país vai ser melhor por ser mais exigente com tudo. Esses países assim, acham que só são ricos por serem assim e não é, pois a riqueza é um processo mais complexo. A Alemanha é a quarta potencia, mas quantas pessoas não tem casa própria, feito aqui na Suiça. Enfim, o Brasil só precisa superar alguns problemas e não tem igual.
@@1975dacosta por acaso, na minha turma, só havia rapazes dos 16 ao 18 anos. E eram muito vivos. Excitavam-se fácilmente se o assunto falado lhes interessasse, como aconteceu com arquitectura e comidas tipicas, eram muito participativos e barulhentos. E diziam que gostavam muito das nossas aulas. Mas, quando faziam exercícios eram responsáveis e se tinham dificuldade pediam ajuda. E só queriam entregar se na perspectiva deles estivesse 100%. Se lhe dizíamos que era necessário cumprir certas regras, não era preciso dizer duas vezes. Ás vezes perguntavam porquê, outras simplesmente obedeciam. E reparei que as outras turmas das milhas colegas, eram iguais, a pesar de serem mistas e de idades inferiores.
@@anateixeira3734 Pois é , geralmente pessoas assim são vistas com bom olhos, pois é bastante util como mao de obra, porém do ponto de vista psicológico são grandes candidatos a serem ansiosos ou depressivos. Na é atoa que a sociedade alemã é vista como um lugar frio e de pez indiferentes assim como a japonesa. Ter uma certa disciplina ajuda mas a glorificação dela é insalutar.
Obrigado Ingrid por toda explicação sobre essa cultura tão diferente. Sou brasileiro e cada vez mais amo o Brasil e o povo que aqui vivi.
Importante as suas observações no tocante aos aventureiros que julgam que tudo lá fora é um paraíso. Você mostrou a importância das pessoas que tem olhos aquilinos e já conhecem as barreiras a serem enfrentadas. O seu trabalho é nobre e humano. Não obstante você morar fora há anos, você respeita o nosso vernáculo, boa dicção e, sobretudo, é simpática e bonita. Felicidades!!! Antônio Manoel Pereira. Belo Horizonte.
Concordo com tudo que vc falou, Antônio, principalmente com os dois adjetivos finais.
É importante você se identificar com o local, ter afinidade com a cultura local - todos os lugares vão ter desafios, TODOS. Mas quando você QUER ficar no lugar porque GOSTA, você se adapta. Moro em Portugal há 5 anos, decidi que ia dar certo e me adaptei, tive oportunidades que nunca teria em outro lugar. Conheço brasileiros aqui que reclamam, criticam, sofrem e daí as coisas dão errado mesmo. É muito importante se abrir para receber as coisas boas do local e se abrir para aprender com as diferenças.
Exato!! Se enquadrar nos costumes do pais e não esperar que o país se adapte a vc.
Legal Ingrid, gosto muito dos teus vídeos. Já fui pra Alemanha 3 vezes, e falo alemão de berço e além de estudar alemão como autodidata também leio muito sobre a história da Alemanha. Graças às tuas aulas já consegui aprimorar bastante o conhecimento de gramática. Parabéns por seu trabalho.
Por que você foi!!
E vc tbm lê muito sobre a história do seu país Brasil? Vc estuda gramática portuguesa? Já leu quantos livros de autores brasileiros?
@@jrpage10 Policarpo Quaresma
Tenho uma conhecida de família alemã do sul do Brasil, são as pessoas mais legais. Tem muito alemão e descendentes amigos aqui.
A informatização na burocracia aqui no Brasil realmente tá bem mais avançada do que em alguns países da Europa, precisei tirar uma carteira de motorista de viajante na Itália e vimos como os processos lá são muito mais manuais.
Processo digital, não é sinônimo de progresso. O melhor mesmo é olho no olho. Aqui você perde a carteira por extrapolar os pontos, mas sempre tem um jeitinho. Na Alemanha, se você perdeu a carteira de motorista você se f….eu, pra sempre. Pois sem automóvel lá na Alemanha você não é ninguém. E, caso um Juiz com um mercadão último tipo transgredir a Lei, a pena pra para juízes é agravante, pois o camarada é juiz e tem que dar bom exemplo. Aqui não, sendo um juiz, você faz o que nem entende, é só puxar a carteirinha de juiz, que os policiais batem continência, aliás aqui você não precisa nem ser juiz, basta ter carrão importado e bem caro, que v já vira Doutor. E sabe como é, doutor transgressor da Lei, sempre tem a carteira recheada, né, e a propina é boa, sim senhor.
Bom, com os robôs que nos atendem por telefone e não resolvem nada, ñ vejo progresso...
@@michael.forkert "Pois sem automóvel lá na Alemanha você não é ninguém" parei de ler aqui, e vocês?
Interessante!
@@gian5008 acho que se referiu ao Brasil e seu belo transporte público. Kkkkkkk
Tudo que ela fala posso concordar quando me mudei do Rio de Janeiro p Blumenau, Santa Catarina. As pessoas eram frias, em 2008 sofri no emprego pós era muito menosprezando. Com o tempo fui conquistando muitas pessoas com o meu jeito brincalhão e sorriso no rosto.
Valeu muito a pena.
Trabalhei durante 5 anos na Alemanha e fiz muitas amizades. Concordo que o povo lá é muito reservado mas não é espalhafatoso (barulhento), não existe barulheira no trânsito (buzinadas) o povo não joga lixo por onde passa, o povo tem orgulho de ser honesto, etc,
Sao ponto positivos, sem duvida, a qual os brasileiros devem seguir, porem nunca devemos perder a espontaneidade e alegria de viver a nossa cultura e diversidade.
@@1975dacosta Não tiro tua razão.
Em grande parte do Brasil também não se é espalhafatoso ou joga lixo no chão, Rudi…
Você sabe que em algumas cidades da Alemanha tem multa pra quem joga lixo no chão? Já foi a alguma grade festa de rua?
Orlando Villas Boas é sinônimo de sabedoria, paixão e desprendimento.
Ele faz muita falta hoje.
Excelentes ponderações! Meus pais fizeram o caminho inverso, migraram para o Brasil após a 2ª Guerra. Minha mãe era de Viena, Áustria, e meu pai de Lucca - Toscana, Itália.
Concordo 100% com todos os itens descritos. No caso do iem 1 Steuer, doi demais esse imposto, no item 5 Serviço a melhor parte é devolver a grosseria para o atendente com a conciencia tranquila e no caso do item 6 Comidas a minha sugestão é fazer um mix entre comida Alemã e as comidas brasileiras e de outros paises como por exemplo Turquia, Grecia e Asia.
A gente não tem esse conceito no BR. Comida "italiana", comida "tailandesa"... Comida é comida. Talvez em São Paulo tenha um pouco por conta dos delivery, mas no país em geral, não.
Na Áustria eu demorei uns 5 meses para me habituar a ser recíproco na grosseria do trato diário com os nativos kkkk
Interessantíssimo! Fiquei passada, só iria acorrentada e a força! Obrigada 😃
Penso que cada um que queira vir, que venha e experimente por si mesmo e só assim saberá se gosta ou não.
Voltei para o Brasil exatamente por causa da falta de luz no inverno. Cheguei a almoçar em um restaurante à luz de velas! No mais, amei!
Amei
Gosto muito de ir pra Alemanha, mas já entendi que o bom é de um a três meses... Gosto de voltar p terrinha sem fim 🙏😊🖖
Assistindo esse vídeo me faz achar que eu ia me dar muito bem na Alemanha.
Adoro essa coisa de marcar hora pra se ver!
Quando fiquei no Reino Unido no inverno eu voltava mesmo p casa antes de escurecer. Muito medo do frio. Ia ler livro, ver filme ouvir musica. Ate recusei no inicio algumas socializações pq queria estar tomada banho e quentinha em casa antes de ficar mais frio
Mandou a real. O lance do imposto é mesmo desanimador, mas viver em um lugar com menos desigualdade é bem melhor. Significa andar na rua sem medo de ser assaltada ou de morrer.
Eu pago 51% na Dinamarca e pago com todo o gosto, as pessoas só olham para o que dão e nunca para o que recebem de volta.
depende do lugar que voce mora no brasil...
@@CaiusMeridius Exatamente! Se paga muito imposto, e se o retorno na saúde, educação, segurança e qualidade de vida. Aqui no Brasil se paga muito imposto para sustentar luxo dos políticos. Amei a Alemanha e pretendo mora lá em 2023. Não vejo a hora.
@@Detudoumpouco-zi9ih da pra fazer tudo isso c 20% de imposto quando se tem a renda do dinamarques. Boa parte desse imposto é gasto com refugiados, seguros desemprego de 2 anos de quem não quer trabalhar entre tantos outros parasitas
Normal, realidade de países de primeiro mundo com baixa desigualdade social. Paguei muito imposto no Japão
Minha descendência é de alemão com italiano. Viajei diversas vezes para Alemanha. Acho ótimo a questão do profissionalismo e eficiência, se o brasileiro tivesse 40% tudo seria melhor. Quando solicito um serviço e pago por ele não necessito da "conversa fiada" mas sim do serviço conforme contratado. "Bater papo", "morrer de rir" faço em família ou com amigos íntimos em momentos de descontração. Duro é contratar um serviço e/ou profissional cheio de histórias, pagar e não receber conforme pagou... Por exemplo, na queda do muro estava em Berlim e uma multidão correu para o lado ocidental. Pessoas morando na rua, desemprego... No ano seguinte devido a eficiência as coisas já estavam no controle. Penso que todos buscam isso a segurança de que tudo acontecerá da forma que tem que ser. Sou suspeita de falar porque considero que "ordem é progresso" e que pessoas que tem responsabilidade e limite podem ir para qualquer parte do mundo que dá certo.
Você quis dizer "minha ancestralidade". Descendência seriam seus filhos e netos.
Da pra adaptar facilmente a comida. Fiquei em Frechen na casa de parentes, era arroz e feijão todo dia, eles adaptaram muito bem a comida ao gosto brasileiro.
A comida é o minimo, pois nas cidades media e grande da Europa, ja se encontra de tudo.
Tanto elogio pra Ingrid, só porque ela é lindíssima , cativante.....
Sou de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul e tenho família e conhecidos de descendência Alemã, muitos dos temas que você fala vejo com muita frequência por aqui.
Parabéns pelo vídeo! Vc foi muito precisa em falar da luminosidade e não do clima, confesso que sempre tive dificuldade de explicar isso aos amigos brasileiros. Também não gostava do verão, pois o anoitecer tarde me impedia de dormir bem.
Muito bom essas informações. Moro na Itália desde agosto de 2005. Me adaptei fácil ao clima, a diferença de comida, até aos italianos. Cada caso é um caso. Cada pessoa tem seu jeito de ser. O que é fácil pra um, é difícil pro outro. O interessante é nunca colocar expectativas exageradas em nada e nem em ninguém. Viver intensamente o que vem pela frente. Parabéns pra esse vídeo. Amei.
O que eu mais gostei aí, foi a rapidez dos caixas de supermercado, bem diferente do Brasil
Conhecemos toda a Alemanha, como turistas, minha mulher e eu.
Falo alemão.
Plenamente de acordo com todos 10 itens.
Se fosse trabalhar lá, seria muito útil saber tudo que foi dito.
E, se fosse este o caso, me adaptaria com facilidade.
Disciplina, organização e dedicação são bem vindos.
Eu gosto da organização alemã. E da pontualidade também.
Não vi ninguém dizer que não gosta. Mas isso de forma alguma significa que não haja outros pontos no comportamento de parte deles que não sejam negativos. Absorbamos o positivo dos outros, e preservemos o que também temos de positivo referente a outros povos.
País bom , e sempre o nosso.....nossa casa de verdade....
Ser estrangeiro é difícil. Tenho a impressão de que quem mais simpatiza com estrangeiro é brasileiro. Mesmo assim, a atenção maior mesmo é com os vindos de país rico...
Exatamente
Em minha cidade há vários imigrantes da América Latina e alguns africanos e são muito bem tratados!
@@sandralaiberdejesus9247 Qual é a cidade?
@@no_more_spamplease5121 Oi, tudo bem? Sou de Mairiporã , estado de SP.
Conheço a Alemanha, viajei muito de carro e trem por esse pais, gosto e admiro muito! Concordo com os 10 pontos colocados por você e como você disse, depende de cada um. Para mim esses pontos não são problemas, pelo contrário. Já morei na Áustria (mesmo não falando alemão), Inglaterra e Itália. Valorizo muito muito eficiência, segurança e confiança nas instituições. Sociabilidade é como amizade, acontece naturalmente, baseada em afinidade, não em obrigação.
Eu sou neto de alemães por parte de pai. Meus padrinhos eram dono do Binder's Park em São Bernardo - SP . E me lembro das festas lá. Era piada pra todo lado. Aqueles alemães devem ter abrasileirado. Meu pai que era brasileiro era o típico alemão. Já meu avô que era alemão gostava de uma farra.
Já meu padrasto quando voltou da Alemanha. Falou que a terra dos meus ancestrais, era muito chata. tudo funcionava direito, não precisava brigar por nada.
Irmãos Villas Boas. Você trouxe esse nome à minha memória. Houve um a entrevista com um deles no Roda-Viva da TV Cultura que para mim foi inesquecível. Obrigado por me lembrar desses homens importantes para compreender o Brasil. Excelente canal com excelente conteúdo cultural. Parabéns.
É, eu já não me encaixo na Alemanha, mas sem dúvidas conhecer o país está na lista.
Não iria nem de graça rs país horrível
Moro em Frankfurt já faz seis anos, e além de concordar que cada um tem uma experiência diferente, o ponto mais importante que a Ingrid menciona no meu ver é a vontade de vir, é ter o desejo de morar na Alemanha (ou num país específico), que sem ele não compensa mudar. Mas também saber que só desejar não basta e se esforçar pra chegar bem. Ou seja, falar o idioma o que realmente abre inúmeras portas, entender que há diferenças culturais (pessoas grossas tem em todo lugar, a maioria aqui é simplesmente mais direta do que estamos acostumados no Brasil, mas não grossa,não é por mal), que não vai acontecer tudo como queremos e que vamos encontrar tanto pessoas boas quanto ruins na nova vida.
Mas isso vale basicamente para qualquer país que mudarmos, com o tempo a gente acostuma com o que é diferente e fica mais fácil ver mais objetivamente as coisas. Também acho importante mencionar que mesmo pequena, a Alemanha tem sim diferenças culturais regionais (não só comida e dialeto) mas também no comportamento e dia a dia, por isso é bom também procurar mais informações sobre as regiões que mais te agradam.
Último ponto meu aqui, não falando mal dos bávaros (pelo que a Ingrid menciona no vídeo entendo que ela mora nesse estado), mesmo os alemães acham as pessoas de lá mais grossas, frisando novamente que mesmo num país pequeno há diferenças culturais. Inclusive, o que nós brasileiros pensamos que é a cultura alemã toda é na verdade mais a da Bavária que da Alemanha como um todo.
Honesta e concisa consideração. Viver na Alemanha não é para qualquer brasileiro ou brasileira.
Definitivamente viver na Alemanha não é para os fracos.
Você é muito simpática e descolada. Deve sofrer horrores convivendo nessa cultura oposta.
Obrigado pelas informações relevantes e de forma muito agradável.
Concordo com todos os pontos mencionados neste vídeo, parabéns Ingrid. Aqui não é fácil não, é uma luta diária... Enfim.
Parabéns, excelente vídeo! Uma das melhores opiniões que ouvi sobre a Alemanha. Sou brasileiro, vivo no país há 15 anos e não consigo discordar de nada do que você disse! A princípio minha experiência aqui foi realmente um choque, demorou alguns anos, muitas aulas de alemão e muito contato com alemães para me adaptar. Mas, no meu caso, valeu muito a pena, porque o país oferece várias vantagens que, para mim, são relevantes: para várias profissões, como a minha (professor), é muito melhor trabalhar aqui. A segurança e a tranquilidade do dia-a-dia são grande vantagens. O próprio fato de que aqui se pode confiar mais na palavra das pessoas do que no Brasil é algo muito tranquilizador, pelo menos para mim. Os alemães realmente são frios, é muito difícil fazer novas amizades aqui, mas quando você faz uma amizade, são amigos de verdade, com quem você pode contar. E também há um grande respeito pela vida privada e tolerância pelas diferenças pessoais (pelo menos com maioria das pessoas que me relaciono ou que tenho que contatar), o que me parece ótimo. Até para compromissos pessoais, eles são realmente responsáveis com os agendamentos: tenho amigos que me convidam para jantar com um mês de antecedência - é um caso extremo, mas você pode contar com a palavra das pessoas e se planificar melhor.
Acho que outra vantagem é que, vivendo na Alemanha, é possível viajar de férias facilmente para vários países europeus e vivenciar diferentes culturas, paisagens e culinária. É excelente poder estar praticamente no centro da Europa.
Obviamente que nenhum país é perfeito. A falta de luz (sol), essa frieza das pessoas e sua falta de espontaneidade, falta de simpatia e falta de alegria de viver, realmente faz o dia-a-dia aqui ser mais árido. Realmente tem que ter uma cabeça boa para aguentar viver aqui... Mas é uma questão de costume.
Uma dica para alguém que queira viver e se adaptar em outro país: tente reconhecer os prós e contras do país e quando estiver vivendo nele, tente se adaptar da melhor forma possível, aprendendo bem o idioma, se esforçando para entender a cultura e fazer amigos. Isso é uma experiência gratificante, que expande os horizontes pessoais. E se o país não é para você, arrume as malas e volte para o Brasil, que é um país fascinante com a população mais simpática do mundo!
Estou dando uma lida nos comentários, e o seu foi o mais sincero, realista e ponderado.
Só estive na Alemanha a passeio, e ainda assim, foi muito difícil, eu quase entrei em depressão. Você falou uma coisa super importante: é preciso ter a cabeça boa para aguentar morar aí. Isso de que os alemães têm mais compromisso eu já ouvi falar, e realmente nesse quesito o brasiliero peca muito, pois no geral, não se mantém o combinado (isso me irrita muito). Você também pontuou muito bem os prós e contras. Parabéns pelo bom senso, pela inteligência emocional (e pelo português muito bem escrito, mesmo depois de tantos anos fora).
Gostei muito do vídeo pela sinceridade, pelo “papo reto”, pelos comentários objetivos e sem superficialidades. Admiro muito a Alemanha, o povo alemão. Morar fora, ainda que em países considerados mais tranquilos para brasileiros, nunca foi tarefa fácil. Como dito no vídeo, se você tem tem gana, garra, vai pra cima e seja feliz!
Adorei ! Bem realista qual curso de preferência gratuito ,para ter noção do básico do idioma alemão, se puder indicar agradeço !
Estou morando na Alemanha há 6 meses e, antes de vir, assisti muitos videos como esse para me preparar para a imersão em uma cultura totalmente diferente da minha. Eu cheguei na Alemanha tímida e com a guarda alta. Após algum tempo, comecei a sair sozinha, ir a mercados, bares, cafés e lojas.
Eu nunca tive uma experiencia no atendimento diferente do que eu tinha no Brasil. No supermercado que eu costumo ir, há uma senhora trabalhando no caixa que sempre elogia alguma coisa em mim. A senhora que trabalha como carteira no meu bairro, conhece minha família pelo primeiro nome. Eu fui a uma loja comprar um sapato para escalar e falei ao vendedor que eu estava começando e que não fazia ideia do que seria melhor para mim. Mesmo com a loja cheia, ele ficou mais de meia hora conversando comigo, me apresentando os modelos que ele tinha e ainda me dando sugestões do que ele acha que seria melhor para mim.
Dias atrás, comprei um patins e a vendedora até colocou o patins nos meus pés (eu fiquei roxa de vergonha, eu não estava preparada para contato físico 😶)
Enfim, ainda estou há pouco tempo na Alemanha e imagino que um dia eu vou ter uma experiencia negativa, mas, até o momento, não há nada diferente do que eu vivia no Brasil. As coisas que me incomodam são os dias longos de primavera/verão, os impostos, a falta de opção de investimento conservador (aqui eu não achei nada semelhante ao tesouro direto, por exemplo) e a falta de tecnologia. Eu moro em uma cidade com 600 mil habitantes e, em alguns lugares, as lojas não aceitam cartões. Me incomoda muito também a quantidade de produtos que temos no supermercado, principalmente produtos frescos. As vezes comer batata, repolho e cenoura, cansa hahahaha. No brasil eu era vegetariana restrita mas achei mais dificil ser vegetariana restrita na alemanha pela falta de produtos de origem vegetal de boa qualidade
Oi Jessica tbm sou vegetariana estrita e tbm acho super caro viver assim aqui na Alemanha e se quiser bio ai prepara o bolso né? Produtos industrializados „veganos“ são baratinhos mas vou ver o rótulo…. Química em cima de química e muita farinha de trigo e óleo de palma em tudo 😭😭😭😭
vc ta fazendo intercambio?
@@heim3212 Os bios são caríssimos! E esses "produtos veganos" eu nem compro, testei uma vez e me arrependi. O sabor é muito artificial e é como vc disse, é pura química (e eu não achei baratinho não 👀👀👀)
@@criacriaturas Não, eu me mudei por reunião familiar.
Também sou vegetariana restrita, mas moro em Berlin. Realmente tem industrializados intragáveis no mercado, mas adoro o tanto de variedade. Normalmente, eu cozinho a semana toda, mas amo que aqui tem muito restaurante vegano ou com opção. Fora que eu já era vegetariana restrita no BR, e acho maravilhoso ter leite vegetal a 1 euro ou tofu a 1.75. No BR, esses produtos custavam um rim, e eu era obrigada a fazer tudo do zero. Trabalhão da bexiga rs Quanto ao resto, fico feliz por saber que a sua experiência tem sido tão positiva. Por enquanto, só tenho amigos brasileiros aqui, mas ainda não estou trabalhando, e meu marido e eu só estamos aqui há uns 2 anos (contando pandemia, isso é nada).
Nem ........não sou robô...a simplicidade que vivo aqui não troco nunca por uma vida de rei ai......kkkkk
Sensacional o vídeo, muito bom, parabéns, continue assim.
A primeira carta que eu recebi aqui foi meu Steuernummer( número do imposto). E poucas semanas depois da minha chegada. De tudo que eu ganho , 47% é de imposto. Mas amo morar aqui. Meu marido cogita a ideia de voltar pra o Brasil, mas eu prefiro aqui.
Eu tb 🤣🤣🤣 e a burra aqui ainda qdo foi fazer a inscrição na prefeitura falou que era católica e no primeiro emprego vi me salário sendo comido pelo imposto da igreja, e eu nem sou católica, marquei lá pq não imaginei que isso fosse relevante 🤷♀️🤷♀️🤷♀️🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@maheck74 eu também pensei isso, quando cheguei aqui e muitos me perguntavam qua era a minha religião, e eu não entendia o porque da pergunta!🥴💚
Para mim, número 9 é muito importante, porque gosto de me programar pra tudo. Às vezes é legal combinar de última hora, mas quando tá tranquilo. Por isso que confirmo várias vezes com meus amigos e familiares se o que combinamos, acontecerá kkkkkk
Mas o que pesaria pra mim, seria as relações sociais, gosto muito de ser sociável, conversar e tudo o mais, por isso que gostei muito de morar da Austrália, bem parecido conosco.
O problema é por exemplo, combinar pra dois meses , tres meses e para um simples comer de Hamburgeres entre conhecidos. Coisa que no Brasil combinamos pra um final de semana e varias vezes com variados conhecidos. Não precisa de tanta programaçao e eles não sabem fazer isso mais. É quando uma visita de amigos se torna uma reunião , como se fosse apresentar ou fechar um negócio. Muitas vezes a pessoa nem vai ta mais afim, mas ta marcado.
EU VOU FALAR UMA COISA. EU SAÍ DA ITÁLIA FUI DE CARRO ATÉ A ALEMNHÃ, AQUELA REGIÃO DE MONIQUE... GENTE, EU ACHEI OS ALEMÃS MUITO MUIIITO EDUCADOS E GENTIS, PRA VC TER UMA IDEIA ESTAVAMOS LÁ PROCURANDO ESTACIONAMENTO PRO CARRO PERTO DO SHOPPING E PASSOU 3 PESSOAS OFERECENDO O BILHETE DE ESTACIONAMENTO Q NAO TINHAM USADO TUDO... OLHA EU AMEI MUITO MAIS DO Q OS ITALIANOS.
Concordo com você. Alemães apesar de sérios que não vejo problema são melhores que os italianos
Deutschland und deutchalnd é o melhor canal que me conecta com a Alemanha, seja pelas informações e curiosidades do país, seja pelas essências e imprescindíveis aulas de alemão. Mas ajuda bastante. Obrigado! 😉
É importante saber como os alemães pensam e tratam de suas questões do dia a dia. E falar dessas questões proxêmicas tão distintas de brasileiros para a maioria dos europeus. Obrigado pelo video.
Ingrid moro na Alemanha e concordo com todos os pontos que você mencionou. Muito bom esse vídeo!
Morri!!!
Levei nove anos enrolando por aqui, percebi tudo isso no primeiro ano, mas aí fui ficando, ficando, agora chega em setembro partiu Portugal
Excelente seu vídeo. Tenho dois filhos que moram e trabalham na Alemanha. Felizmente todos, inclusive minhas notas trabalham com TI. Já estive com eles várias vezes mas tudo que vc disse são a pura verdade.
Correto eu sou brasileiro e moro na Dinamarca 🇩🇰 e sei bem pois queria morar na Alemanha 🇩🇪... ótimo vídeo quero dizer que cada um investiga o. país que quer morar..
Obrigada pela honestidade ao falar sobre a Alemanha, Ingrid 👍
Ingrid, este vídeo, com legenda em alemão ativada (pra gente enviar para os nossos familiares daqui) seria incrível para eles também entenderem um pouco sobre nós.
Por outro lado, provavelmente isso atrairia haters alemães, que iriam disparar impropérios contra a dona do canal e o povo brasileiro, insultando-nos de subumanos e ameaçando-nos a permanecer longe da terra "deles". O que não falta na internet são haters de todos os países, que se escondem atrás do anonimato para agredir, ferir e ameaçar.
Eu fiz a loucura de ir fazer um curso de alemão por 6 meses na Alemanha...e fiquei traumatizado,não com o país,mas com as pessoas e tudo isso que você citou e mais ainda.Moro na Itália e com cidadania,mas já vi que não tem pais melhor,na Europa não ...
Menina (minha linguagem coloquial), ESTOU AMANDO seu canal!
Pena o curtíssimo tempo, em que vi vc , aqui no Brasil.
Só tenho uma queixa desse canal: tô achando que ""vicia".MEUS PARABÉNS!
ACHO que vou acabar começando o curso de alemão.
Seu canal é DEZ!
O que você tá achando da Itália e dos italianos?
O que aconteceu? O que as pessoas fizeram?
Excelente vídeo!! Morei na Alemanha por seis meses em 2002 e é bem isso mesmo..
Moro em Estocolmo e costumo viajar pra Berlim todo ano. Eu amo aquela cidade na mesma proporção que desgosto de Estocolmo. Na Suécia os impostos também são altos mas eles retornam em saúde, educação e previdência social. Aqui a burocracia é menor, tudo é muito digitalizado, e nós quase não usamos cédulas e moedas para pagamentos. Existem lojas que inclusive não aceitam pagamento em espécie, só em cartão ou via aplicativos, algo impensável na Alemanha. Os serviços aqui são melhores, os vendedores das lojas são bastante educados. Os suecos são reservados e não gostam de estranhos. Conectar-se emocionalmente aqui pode ser bastante difícil. Se aí é escuro no inverno imagine então em Estocolmo, a mais de mil quilômetros ao norte de Berlim. Talvez por isso eu viaje pra lá quase todos os anos. Berlim é meio caótica e talvez por isso eu me sinta em casa. Tive experiências incríveis naquela cidade e trocaria Estocolmo por Berlim tipo "pra ontem", se eu pudesse.
Pra mim o frio é motivo número um para não ir para quer lugar
No ítem 2 eu acrecentaria um 2.1, que são os dialetos. Eu moro no interior da Bavária, me viro relativamente bem no Hochdeutsch, mas o problema é que aqui NINGUÉM fala Hochdeutsch. Então as vezes me sinto como se estivesse estudando alemão, mas morando na China, rsrs. Isso também é algo difícil de lidar pra quem pensa em vir pra uma região mais fora das capitais.
Verdade!!
Verdade, pois temos que aprender além da língua alemã os dialetos regionais. Vivo na região do Franken e aqui há Dorfs em que está tudo escrito em dialeto e até em restaurantes o cardápio não usa a linguagem formal. Vivo em dois mundos paralelos.
@@daianemuller473 Exato! Hehehe. Aqui em Niederbayern também é assim. Mas já ouvi que o dialeto daí é um dos mais difíceis...
Dialetos oi? O que são?? 🤔🤔
@@larissaamurov7819 dialetos são outros idiomas falados mas eu acredito que deva ter alguma semelhança com o alemão oficial.
P.S.: Já me disseram que existe uma diferença enorme entre alemães que viajam e alemães que não viajam no que se refere ao comportamento. Isso procede ?
Procede. 👍👍👍
muito esclarecedor, uma visão neutra e honesta sobre a Alemanha
Hoje, ha 2 anos moro nna minha Terra Natal ...interior do Ceara , rm uma cidade pequena , aonde minha familia e bem conhecuda... Estou adorando... e estou viciada em Luz e frutas tropicais.... SIm, amando nao ter mais esses pontos ai...a gentileza aqui e linda !!!! ❤❤❤