Olá meu caro! tenho um focus Duratec Ghia 2008 e tive que trovar o cambio por problemas que não seria viável o conserto, e ja sabia deste detalhe e instalei uma caixa de ecosport, realmente o consumo aumentou, perdi 1 km por litro na estrada, na cidade não mudou nada, mas o carro ficou muito legal de dirigir ,terceira pra quarta tem uma sequencia bem legal e quinta tem mais força, gostei bastante.
Sensacional a explicação, as comparações dos dois Focus Sedan no simulador, a acaleração do Corsa 1.0 normal e a aceleração saindo de 2ª marcha e ainda a escala "virtual" de potência no conta-giros do Corsa. Ou seja, o vídeo todo foi sensacional! Os comentários das diferenças de aceleração dos Focus a cada passagem de marcha foram perfeitos. Com certeza, qualquer leigo assistindo esse vídeo vai entender bem, pois foi muito bem explicado e mostrado. Uma coisa interessante que observei na comparação do Corsa saindo de 1ª marcha e saindo de 2ª simulando uma 1ª mais longa é que no minuto 12:58 do vídeo o Corsa que saiu de 1ª marcha passa para 2ª e a rotação do motor entra maior (~4800 rpm) do que a rotação da 2ª marcha do que saiu em 2ª (4000 rpm). Logo, o carro que saiu com marcha mais curta ganha aceleração em todo o tempo de aceleração por estar em rotação mais alta em todo o tempo dessa aceleração. Dá para notar claramente que quem tem câmbio mais curto tende a acelerar mais e câmbio com mais marchas aproveitam melhor a capacidade do motor tanto para acelerar nas marchas mais curtas como também para economizar combustível nas marchas mais longas. Por isso que o câmbio manual ideal pra mim é ter 6 ou 7 marchas: Com 6: As três primeiras curtas para as melhor arrancada possível e ótima retomada, uma 4ª intermediária, a 5ª para atingir velocidade máxima (talvez com 100 ou 200 rpm acima do pico de potência) e uma 6ª beeeeeemmm longa para economizar combustível; Com 7: As quatro primeiras bem curtas para arrancadas e retomadas ótimas, 5ª intermediária, 6ª para velocidade máxima (aí sim: pico de potência na velocidade máxima possível) e 7ª marcha extremamente longa para economia de combustível. Essas são minhas preferências de câmbio. Agora, sendo automático, seria ideal ter ao menos umas 9 marchas, como no Renegade/Toro turbo diesel.
isso mesmo, chefe. meu cambio ideal seria de 9 ou 10m, como do atual mustang, é quse um CVT, sempre no pico rsrs, e aí vc ve em interlagos alguns "pilotos" passando marcha nas borboletas antes do corte kkk. abraços.
Cvt seria o melhor câmbio...mas é fraco para muito torque. A Nissan acabou de lançar um cvt para muito torque e motores potentes. De 0 a 200 6 marchas esta ok...de 200 a 300 o ideal é mais 3 marchas. Todas curtas.
@@carlosr192 não existe uma resposta correta, há variáveis de espaço no cofre para caixa, viabilidade econômica do projeto e a curva de potencia do motor. O que importa no final é a transmissão que entregue a maior potencia média útil nas rodas. Se uma 6m entregar 90% de uma de 9m custando 50% a menos, para um modelo de carro pode valer, para outro podem optar por incluir esse custo 50% maior na transmissão para ter um pouquinho mais só de aproveitamento da potencia média útil do motor. não sei se fui claro, mas são muitas variantes.
Precisamos levar em consideração a questão durabilidade e conforto. O consumo tbm precisa ser levado em consideração. Exemplo: meu avô viaja com um Santana AP 2.0 para a Bahia todos os anos. Vendeu o carro em excelente estado. Outro fato, faixa de torque e elasticidade do motor. Vídeo muito bom mesmo!
Top esse vídeo parabéns, tenho um astra 2.0 8v, sinto o câmbio curto até a quarta marcha, a quinta é bem longa, da quarta pra quinta tem uma grande diferença na potência, já dirigi outros GM, tive uma Montana 1.4 senti a quinta mais curta, só o astra que sinto a quinta longa, não sei se é o projeto do carro ou se foi alterado.
Seu vídeo esclareceu minha dúvida, tenho um Gol GTS e meu tio tem um Apollo, quando ele dirigiu o GTs ele havia falado que nunca teve a oportunidade de dirigir um carro de câmbio curto, daí eu fiquei sem entender oque ele havia dito pois não tinha conhecimento sobre essa diferença, e realmente, é bem diferente mesmo a tocada, vídeo esclarecedor
Tenho um câmbio PV curto( esportivo) oriundo de um vw gol GTS em meu gol 1985 e comprei relação de 4 de câmbio Px que é intermediária e 5° do câmbio PS de Santana que é a mais longa da VW....creio que escalonado assim vai ficar esperto na cidade e bom na estrada....
Boa tarde como ficou o carro? Eu tenho um gol 1.8 com câmbio PS,acho muito longo principalmente na cidade,mata o desempenho do carro,mas na rodovia é bom pq faz média boa. Estou pensando em trocar o meu cambio pelo PX,vou encurtar todas as marchas,mas a 5a da Px pra PS não tem muita diferença. No seu caso a velocidade máxima do carro é atingida em 4ª marcha com essas novas relações?
Caralho, simplesmente o melhor video sobre relações de marcha, e o bom que serve ate pra se ter uma noção com relações de moto, entendia sobre, mas esse video é muito esclarecedor
Tenho um gol g3 1.0 8 válvula at o câmbio é curto demais a 90 km de quinta o contra giro já ta a mais 3000 giro o carro tem muita força maior da trabalho no consumo
O meu classic tem o câmbio muito curto,dentro da cidade tenho que engatar a 5 já a 50 kmh, e na estrada a 100 kmh ele fica a 4000rpm o que acaba elevando o consumo,fora que o ruído do motor fica muito alto.
Muito bom o vídeo e o comparativo dos Focus, já fiz na vida real e dá exatamente isso... Só é bom vc diferenciar curto/longo de fechado/aberto... Comparando duas relações de com últimas marchas equivalentes, um fechado com diferencial longo rende melhor do que um aberto com diferencial curto. Por exemplo, um diferencial mais curto na relação original do Focus não traz o mesmo resultado da relação de Ecosport que aproxima as marchas.
vlw, no prox acrescento isso e algumas coisas que anotei também que passaram é complicado pois conforme eu acrescento informações me vejo obrigado a explicar bem elas. A parte dos corsas eu nem ia por, mas achei importante pra explicar um focus passando o outro no começo, e quando vejo deu quase 20 min hahaha. abraços.
@@AutoDireto verdade, sem se aprofundar demais já fica longo... Hehe... Se não for trabalhoso demais, tenta comparar câmbio original com diferencial 4.65 de rocam 1.0 contra o de Eco... A relação final de quinta fica igual e dá um bom tópico close ratio x wide ratio... Abraço!
Boa noite à todos! Tenho uma dúvida: tenho um Gol G3 Power AP 1.6 e o estou achando muito dos beberrões. Como o câmbio está roncando entre 70 e 110km/h, o ideal seria retificar esse câmbio trocando as relações de 4° e 5° marchas, ou trocar por um câmbio de Santana 2.0 (alongado), ou não há o q possa fazer para minimizar essw consumo excessivo? Tem feito média de 5km/L, porém, ele é à etanol. Agradeço ajuda com esclarecimentos. Grande abraço,
O ideal para carros de dia a dia é um meio termo. Mas performance é muito melhor o curto.. embora já deixei celta para trás com o Fiesta Endura (cambio bem longo pro ser 1.0), ainda mais na estrada reta, que dá 160 fácil. Quanto ao consumo, concordo com vc, exceto na cidade em velocidades de 50 e 60 por hora, já que nessas até carro 1.0 de cambio exageradamente curto pode ter o consumo de cambio longo com a quinta marcha. Outra coisa boa também é que manter o cambio longo é uma boa para quem pensa em colcoar um kit turbo no carro, já que existe a diferença entre cambio curto (bom para performance) e exageradamente curto (ruim)
Muito bom seu vídeo Manow!!! Pretendo comprar um golf limites, já alguns vídeos dele de consumo andando a 100km/h fica tipo 3 mil rpm!!! Como pode isso chefe😬😬😬😬
Amigo vcs tem muita experiência com os corsas me fala o 1.4 econoflex perdi muito na prática para o 1.4 do onix parece que o Corsa e melhor de baixa obrigado 🫂
Muito bom o conteúdo amigo! Foi bastante válido pra mim. Tenho um Corsa 1.4 Premium, tipo um que vc já testou no canal... a relação de marchas dele é muito bem escalonada pra rodovia, mas eu gostaria de um motor mais aceso na cidade ... planejo trocar pelo câmbio da Montana 1.4 que imagino que seja mais curto, mude o diferencial sei lá.... vc que tem muitos contratos e vive pesquisando sabe de alguém que já fez algo nesse sentido?
@@AutoDireto Boa idéia, vou procurar alguém que tenha Montana 1.4 pedir pra ver o manual e comparar com as relações de marcha do meu... teoricamente as relações tem que ser mais curtas pois é um veículo de carga... inclusive o diferencial, pois aumenta a capacidade de arrancada em rampa quanto carregada. Tive uma experiência assemelhada com gol 1.6 ap, a troca por um câmbio de saveiro 1.6 ap do mesmo ano implicava na redução de 4 e 5 marchas + diferencial. No entanto, como sou novato em GM estou procurando precedentes. De qualquer maneira, obrigado pela dica, adimiro seus videos, material técnico, confiável, parabéns!
@@brunocampaner6853 Verdade, boa observação, ele acende nessa faixa de rotação. Quanto ao câmbio acho ele na medida, porém prezo pelas retomadas repentinas e agilidade nas saídas de curva daí a necessidade da modificação... mas, o câmbio original é bom sim, muito bem escalonado... é só uma questão de gosto mesmo. Vlw!
Parabéns pelo vídeo, bem explicativo. Tenho uma dúvida: é possível trocar o câmbio IB5+ do modelo GLX 2.0 07/08 pelo câmbio MTX75 (seja do antigo Zetec ou do modelo 09/09)?
Mesa pra 1 Não acho que é mito, quero ver na prática, na pista ou na estrada o resultado final.! No simulador por mais realista que seja, é um simulador.!
na logico é para ter pois ele é mais longo, o que vemos ai o fator que influenciou foi que o motor nao aguentou levar mais o carro, faltou força para encher a marcha. câmbio longo requer mais potência.
@@hermesneto8257 eu falo o que vejo na prática e o que a lógica diz. Não tenho simulador, apenas comentei neste vídeo o que eu já sei: Leigos acham que um câmbio mais longo SEMPRE vai garantir mais velocidade final e um câmbio mais curto mais arrancada. MITO. Se não for escalonado corretamente para a faixa de potência do motor, o resultado pode ser inverso. Muitos carros da década de 70 tinham a velocidade final em 3ª marcha, sendo que a 4ª (mais longa) era para economia de combustível.
@@hermesneto8257 na prática você pode ver os carros dos anos 70/80 que atingiam velocidade final em 3ª marcha, sendo que a 4ª (mais longa) era usada para economia de combustível.
Me tira uma dúvida. Eu tenho um Palio 1.0 5 marchas, mas tenho vontade de colocar o câmbio do Palio Weekend 1.0 6 marchas. Você sabe quanto fica um orçamento completo e se vale a pena pra uso rodoviário?
M.O seria o de embreagem, coisa de 300 a 400, o resto é o custo do cambio em desmanche, vc tem que pesquisar, mas de qualquer forma não vale a pena ao meu ver. mais barato pegar um carro de motor maior e consequentemente cambio mais longo.
Pode-se dizer então que cambio curto é indicado para motores 1.0 pois são carros para uso urbano e com respostas mais rápidas, porem na estrada o resultado de velocidade em 5º marcha fica limitado? abraço
Opa meu amigo. Eu tenho uma Ecosport 2004 blindada. E quero fazer o inverso. Colocar um câmbio mais longo nela pra ter mais conforto em estrada no sentido do barulho. Tem ideia mais ou menos do custo pra fazer uma troca dessa?
tenho um fiesta 1.0 superchager, ele tem o câmbio do 1.0 normal com diferencial do 1.6, acho muito ruim de saida o carro, fui da uma pesquisada o melhor câmbio seria justamente da ecosport 1.0 superchager, ela tem exatamente essa diferença na 2,3, marchas com diferencial do 1.0 normal, ou seja, seria muito interessante essa mudança, o problema é encontrar esse câmbio da ecosport 1.0
Teoricamente sim. - Levando em consideração que está velocidade será atingida na última marcha, vai depender de muitos fatores tais como: potência do motor, peso do carro, aerodinâmica da carroceria, casamento perfeito entre as relações do câmbio e a potência do motor, num carro rua nem sempre é viável etc.. - Quando o câmbio é um autêntico (3+E ou 4+E), às coisas são diferentes - Três mais E (3+E), significa que o câmbio é de "quarto marcha" em que a QUARTA é a marcha longa, uma (overdrive). Neste tipo de câmbio a velocidade MÁXIMA do veículo é atingida muito mais rapidamente com o câmbio em TERCEIRA do que na QUARTA, marcha longa (overdrive). Salvo engano, Passat 1.5 era assim. - Câmbio (4+E) significa que o câmbio é de "cinco marchas", em que a velocidade MÁXIMA é mais rapidamente atingida na QUARTA marcha, ficando a QUINTA, marcha longa (overdrive), Focus 2.0 é um bom exemplo de um câmbio 4+E . - Espero ter contribuído para um melhor esclarecimento.
Nem sempre, em performance dois carros preparados o câmbio curto será mais eficiente, pois ele irá chegar bem mais rápido na final, ent depende muito da potência dos carros, aero, etc
Meu focão 2004 Zetec RoCam 1.6, acho que a 2ª e a 3ª poderiam ser um pouco mais curtas, sinto falta de força ao sair numa subida de ladeira mudando de 1ª pra 2ª a 2k rpm.
Meu amigo tenho um polo 1.6 ano 2003 gasolina 8v tá em fase de montagem ainda não botei Pra rodar dizem q ele é beberão por conta de ter um câmbio curto e atingir um giro muito alto quando chegar a 100km , a pergunta É eu tenho uma outra caixa da Saveiro 1.6 ano 2014 sera a com essa caixa vai ter um resultado melhor no polo ,por conta do consumo ? Motor é o EA111
Olá amigo mim tira uma dúvida, meu niw civic é 2009 modelo 10,qual câmbio ele traz do 2009 ou do 2010,pois à relação de um ano para o outro é diferente?
Fala Parceiro. EXPLICAÇÃO TOP DEMAIS AGORA ENTENDI PORQUE MEU KA+ 1.5 SIGMA DA 195KM/H DE 4 E DE 5 PARA PASSAR DOS 180 DA TRABALHO. Esses são os números que consegui.. Motor SIGMA 110CV ETANOL. 50 DE 1primeira 90 DE 2segunda 140 DE 3terceira 195 DE 4quarta SABERIA ME INFORMA DE QUE CARRO ELE HERDOU O CAMBIO ?
@@eduardocouto8073 tudo depende da curva de potencia Eduardo, ela quem define a performance do motor, o cambio com ultima marcha 0,85 será mais longo, porém para ele conseguir encher, precisa ter mais potencia e chega num dado limite onde ele não consegue, aí o com cambio curto teria vantagem de conseguir chegar na rotação de potencia máxima, onde há maior performance / aceleração / força. Me fala qual é seu carro
@@eduardocouto8073 veja na ficha tecnica dele, qual a rotação de potencia máxima dele e depois analisa a relação de marcha dele. olhe a que rotação ele fica na velocidade maxima em 4ª e 5ª marcha.
Penso que na troca de marcha do câmbio longo, perde-se giro, o qual estará alto no câmbio curto. Se na troca manter o carro acelerado, a performance do câmbio longo irá acima do câmbio curto. Porém kkkk... acredito q a vida útil da embreagem será menor.
Boa noite,chamei aí pedindo opinião sobre a mecânica que coloquei no meu uno pitbul 1.4 ideia é câmbio estrada que chega no máximo 140 km hora,pode me dizer o email que eu chamei,preciso recomprar,agradeco
Infelizmente os carros hoje estão estão mais pesados muita tecnologia embarcada e consumo .Se fossem mais leves com uso da fibra de carbono o cambio longo faria todo a diferença sem falar no turbo compressor
@@AutoDireto eu tenho um vhc e, fiz poucas mudanças nele e ficou bem forte, coisa simples mas várias, vi que o prisma vhc e 1.4 tem câmbio um pouco mais longo e um diferencial bem maior, 3,73, (parece que o Agile também é) contra 4,87 do classic. Um câmbio é caro, quantos rpm eu ganharia só trocando o diferencial? A 100 ele tá 4000, 4100 rpm, não lembro, esguelado demais, a diferença de cada marcha é 500 rpm, que equivale à 10 km /h. Eu queria que 100 km/h tivesse a 3000, 2500, com as modificações que fiz ele tem força pra empurrar, acelera bem mais que 1.4 original.
Eu nunca gostei de marcha curta, eu tinha uma Saveiro 1.6 a marcha era loga, andava até a 3ª na cidade, aí resolvi comprar uma Strada adventure 1.8 chego rápido demais na 4ª macha na cidade, em alguns trechos tenho que passar pra 5ª. Quando eu tinha moto era a mesma coisa, eu tinha uma cg 150 andava com a moto tranquilo sem ficar esguelando na cidade, já a fazer 250 chegava na 5ª fácil fácil na cidade, parece que falta marcha.
@@juanferreira7599 não sou especialista no assunto, mas acredito que a marcha mais longa faz com que vc economize combustível pelo fato de não haver a necessidade de chegar a um rpm alto. Se vc andar constantemente a 4000 rpm (por exemplo) vc vai gastar bem mais do que ficar andando a 3000 rpm. O problema é que câmbio de marcha curta chega facinho a um rpm alto
Tenho um ka sport 1.6 dizem que o câmbio e o mesmo do focus ele é muito longo 1 e 2 normais a 3 e 4 muito longa e 5 Overdrive praticamente acho que a ford viajou devia ter colocado o câmbio do ka XR 1.6 o desempenho seria bem melhor ainda quero fazer esse upgrade Acho que vai melhora bastante a aceleração porque mêsmo com cambio longo o carro e muito leve e e bem experto imagina com cambio do xr já que o rocam 1.6 2013 tem 15 CV a mais que o rocan do XR !
O que você me indica , no Corsa 1.8 ( 114 CV ) , deixo o câmbio original ou coloco o do 1.4 que é um pouco mais curto , já que a original , de quinta , da 220 km/h e o carro nem tem motor pra empurrar isso ...
não acho que compense, vai gastar muito pra potencia média útil na roda subir pouco. Eu colocaria um coletor de escape 4x1 que melhorasse um pouco a alta dele.
Fala, meu nobre. Tudo certo ? Me tira uma dúvida... no Focão 1.6, não há barra estabilizadora traseira ? Me questiono sobre isso, pq eu vi alguns outros 1.6 que não tinham a barra estabilizadora e consequentemente as bieletas traseiras ! E aí, me tira essa dúvida ! valeu !
@@gabrielcruz3004 só se for fazer trackday e precisar desse pelinho a mais na susp, pro dia a dia e andar forte na estrada eu não colocaria. o 1.6 já tem molas mais duras pela falta dela.
Interessante. Comprei meu Focus 1.6 sedan e um belo dia percebi que ele não tinha barra estabilizadora traseira. Nunca fez falta, mas mesmo assim comprei uma e instalei. Não senti diferença considerável. Mas melhorou um pouquinho a inclinação da carroceria.
Cara muita gente acha que câmbio curto economiza gasolina errou feio câmbio curto é igual câmbio de trator pesado e não desenvolve velocidade a função é força pega um fusca e tenta dar 120 km agora tenta dar os mesmos 120 km em um corro com relação bem longa próxima do 2 como é fácil
Ou seja, o ideal mesmo é trocar no corte independente da potência máxima da rotação? Pois a próxima marcha entra com mais calavaria na rotacao. A pergunta é vale a pena sacrificar a indo ao corte de giro? Ou obedecer a potência máxima na rotacao específica?
depende, no focus duratec do exemplo 1 sim, tem que trocar no corte, mas no corsa 1.8, astra 2.0 ou focus zetec por exemplo não pode ir até o corte, pois a potencia cai muito, ficando menor que a potencia da próxima marcha. Deve-se sempre "casar" o espaçamento da marcha dentro da zona de maior potencia média da curva de potencia. Ou seja, essa análise só é possível com a curva de potencia em mãos. Normalmente motores de concepção moderna, tem que ir até o corte sim.
nem sempre ele ganha, o que vai dizer quem terá a maior velocidade máxima não é se é curto ou longo e sim qual mais fica proximo da rotação de pico de potencia na velocidade máxima. Se por exemplo o cambio longo tiver a 4ª marcha com o rpm de pico de potencia próximo da velocidade maxima e o de cambio curto tiver uma 5ª um pouco mais longa, então o de cambio longo ganha de final. ou o inverso pode acontecer tb. então não existe regra pra velocidade final, existe só pra arrancada, onde o curto vai andar mais.
Pretendo colocar o câmbio de 6 marchas do onix 1.0 no meu corsa sedan 1.8. Pergunto a quem possa me orientar sobre se terei q adaptar e se a 6 marcha do onix 1.0 equivale aproximadamente a 5 marcha do corsa 1.8.
@@AutoDiretoEntão o câmbio da Eco vai dar 220 no gps ou seja, uns 235 no painel, considerando uma margem 6% de erro aprox.. ótimo para um carro de quase 160cv né..
@@moeszyslak3493 diferença pequena e o fato do velocimetro marcar mais vai mascarar esse ganho. ele por sí só vai subir velocidade mais rapido por diminuir o diametro do conjunto, então tem que ter cuidado pra avaliar o ganho real vs ganho pelo diametro menor do conjunto
não, a curva de potencia é exponencial da curva de torque, ou seja, ela já considera a curva de torque para ser gerada... considerar a curva de potencia automaticamente já considera a curva de torque.
A primeira marcha sempre fica perto do 4 não é atoa e todas as outras são marchas longas se não você conseguiria sair de primeiro, de segunda e até de quinta marcha
f18 eu n conhecia. o que importa além do encaixe em sí que vc irá verificar é a relação de marchas, se for diferente altera a performance, consumo e prazer ao dirigir.
Opa, com meu fornecedor de peças milagrosamente consegui encontrar as engrenagens de terceira e quarta da Ecosport Duratec 2004, preciso de mais alguma peça pra encurtar meu câmbio? (Cogitei procurar um câmbio de Ecosport mas não me agrada a quinta marcha mais curta)
precisa do eixo primário também, aproveita ja troca o retentor do volante do motor que é comum vazar oleo, aproveita a MO. além da embreagem se for o caso. mais dicas sobre relação de eco tem nesse tópico do fordhp fordhp.com.br/forum/viewtopic.php?f=128&t=31074&st=0&sk=t&sd=a&hilit=engrenagem+cambio+eco
Auto Direto , muito obrigado, vai sair 350 as engrenagens e ainda preciso trocar o anel sincronizador, acho que no final das contas vai sair mais barato trocar a caixa toda
Fala germano tudo bom, puta comparação confesso que me deu ate vontade de pegar um cambio de eco e colocar no meu kkkk. Pergunta, esse cambio da eco tem a mesma “fraqueza” do focus que é, em teoria suportavel ate 21 kg de torque? Ou ele aguenta mais torque como nos focus 2.0 mono mk2.5?
msm coisa, em teoria é fraco, apesar de eu ver vários turbos manterem ele e durar bem, vai do cuidado e até um pouco de sorte. uma dica pra te ajudar, eu pelo menos só "testo" saindo a 120 quando tava lá no méxico, e nessa situação até acabar a 4 a 205 o de cambio original é parecido, e dificilmente tem pista pra ir além disso, eu n fazia trackdays e na cidade andava de boas, então no meu caso n compensava, mas dependendo do seu uso sim.
Se a aceleração desse corsa 1.0 é isso, tem algo errado com meu celta de 70cv. Ele não desenvolve assim. O giro não sobe rapido assim, e nunca chegou a 6mil giros, quanto mais 7.
@@AutoDireto então, estou achando que o giro dele é muito amarrado, e já fiz de tudo. Inclusive passei no osciloscopio. Até 4 mil giros sobe bem. Passou disso, leva uma vida inteira. O 0 a 100 dele está em torno dos 18 segundos. O fabricante fala em 13. Celta Super 2002/2003 1.0 VHC / GASOLINA.
Cara minha Spacefox 2009, tem câmbio curtíssimo e o consumo é péssimo, motor barulhento e por aí vai, meu pai tem um Fox 2018, mesmo motor na teria,ambos 1.6, acho Fox dele muito melhor de dirigir, mais silencioso,mais forte e consumo muito melhor, não sei pq acontece isso, também não sei o pq mais o dele possui um kg a mais de torque.
@@AutoDireto e bom? Pra mim os Corsa saíram com curto o longo , confirma? Será que meu câmbio foi trocado pelo antigo dono ou esses Corsa saíram com médio ?
da sim, alguns cambios da pra trocar só a 5ª sem abrir o cambio, precisa pesquisar em foruns civic qual teria relação mais longa e se o cambio permite essa troca sem abrir
É um World Racing 2, onde foi modificado parte da programação (bem pouco), e criado carros brasileiros por mim e meu irmão, um trabalho de mais de 5 anos... Abraços!
@@AutoDireto - Verdade, me equivoquei. - Só que na quarta marcha a velocidade MÁXIMA é atingida muito mais rapidamente do que na quinta, já que o câmbio longo do Focus é um 4+E.
Olá meu caro! tenho um focus Duratec Ghia 2008 e tive que trovar o cambio por problemas que não seria viável o conserto, e ja sabia deste detalhe e instalei uma caixa de ecosport, realmente o consumo aumentou, perdi 1 km por litro na estrada, na cidade não mudou nada, mas o carro ficou muito legal de dirigir ,terceira pra quarta tem uma sequencia bem legal e quinta tem mais força, gostei bastante.
show chefe, vc é de onde? gostaria de ver seu carro acelerando se houver possibilidade
@@AutoDireto olá! sou de Curitiba
@@deliodjj grava um video dele ai acelerando 0 a 200 trocando no corte a 6800 hehe
@@AutoDireto tenho 1 uno 96 1.0 câmbio muito curto tem como alongar o câmbio?
@@eliezeralisson9512 sim sr
Sensacional a explicação, as comparações dos dois Focus Sedan no simulador, a acaleração do Corsa 1.0 normal e a aceleração saindo de 2ª marcha e ainda a escala "virtual" de potência no conta-giros do Corsa. Ou seja, o vídeo todo foi sensacional!
Os comentários das diferenças de aceleração dos Focus a cada passagem de marcha foram perfeitos. Com certeza, qualquer leigo assistindo esse vídeo vai entender bem, pois foi muito bem explicado e mostrado.
Uma coisa interessante que observei na comparação do Corsa saindo de 1ª marcha e saindo de 2ª simulando uma 1ª mais longa é que no minuto 12:58 do vídeo o Corsa que saiu de 1ª marcha passa para 2ª e a rotação do motor entra maior (~4800 rpm) do que a rotação da 2ª marcha do que saiu em 2ª (4000 rpm). Logo, o carro que saiu com marcha mais curta ganha aceleração em todo o tempo de aceleração por estar em rotação mais alta em todo o tempo dessa aceleração.
Dá para notar claramente que quem tem câmbio mais curto tende a acelerar mais e câmbio com mais marchas aproveitam melhor a capacidade do motor tanto para acelerar nas marchas mais curtas como também para economizar combustível nas marchas mais longas.
Por isso que o câmbio manual ideal pra mim é ter 6 ou 7 marchas:
Com 6: As três primeiras curtas para as melhor arrancada possível e ótima retomada, uma 4ª intermediária, a 5ª para atingir velocidade máxima (talvez com 100 ou 200 rpm acima do pico de potência) e uma 6ª beeeeeemmm longa para economizar combustível;
Com 7: As quatro primeiras bem curtas para arrancadas e retomadas ótimas, 5ª intermediária, 6ª para velocidade máxima (aí sim: pico de potência na velocidade máxima possível) e 7ª marcha extremamente longa para economia de combustível.
Essas são minhas preferências de câmbio. Agora, sendo automático, seria ideal ter ao menos umas 9 marchas, como no Renegade/Toro turbo diesel.
isso mesmo, chefe.
meu cambio ideal seria de 9 ou 10m, como do atual mustang, é quse um CVT, sempre no pico rsrs, e aí vc ve em interlagos alguns "pilotos" passando marcha nas borboletas antes do corte kkk.
abraços.
Cvt seria o melhor câmbio...mas é fraco para muito torque.
A Nissan acabou de lançar um cvt para muito torque e motores potentes.
De 0 a 200 6 marchas esta ok...de 200 a 300 o ideal é mais 3 marchas. Todas curtas.
@@carlosr192 não existe uma resposta correta, há variáveis de espaço no cofre para caixa, viabilidade econômica do projeto e a curva de potencia do motor.
O que importa no final é a transmissão que entregue a maior potencia média útil nas rodas. Se uma 6m entregar 90% de uma de 9m custando 50% a menos, para um modelo de carro pode valer, para outro podem optar por incluir esse custo 50% maior na transmissão para ter um pouquinho mais só de aproveitamento da potencia média útil do motor. não sei se fui claro, mas são muitas variantes.
Ótima explicação logo no começou tirou minha dúvida tenho palio com motor 1.4 cambio é curto demais e vou colocar o câmbio do palio 1.6 16
Vlw
Explicação excelente ! ótimo ter colocado a potência na ponta do conta giros.
vlw manoo
Precisamos levar em consideração a questão durabilidade e conforto. O consumo tbm precisa ser levado em consideração. Exemplo: meu avô viaja com um Santana AP 2.0 para a Bahia todos os anos. Vendeu o carro em excelente estado. Outro fato, faixa de torque e elasticidade do motor. Vídeo muito bom mesmo!
Show o vídeo amigo! Muito completo! Valeu pelo apoio! Abraços
eu que agradeço o video dos focus!
Top esse vídeo parabéns, tenho um astra 2.0 8v, sinto o câmbio curto até a quarta marcha, a quinta é bem longa, da quarta pra quinta tem uma grande diferença na potência,
já dirigi outros GM, tive uma Montana 1.4 senti a quinta mais curta, só o astra que sinto a quinta longa, não sei se é o projeto do carro ou se foi alterado.
cambio do 2.0 e 1.8 são bem mais longos msm
Uma coisa que eu gosto no painel do Corsa 1.0 é que o ponteiro do conta-giros invade a área vermelha. Eu acho isso muito interessante!
vc tem um né.
@@AutoDireto O meu Corsa é 1.8 e ele corta antes da faixa vermelha.
@@g.c.a.6482 sim 6400
Seu vídeo esclareceu minha dúvida, tenho um Gol GTS e meu tio tem um Apollo, quando ele dirigiu o GTs ele havia falado que nunca teve a oportunidade de dirigir um carro de câmbio curto, daí eu fiquei sem entender oque ele havia dito pois não tinha conhecimento sobre essa diferença, e realmente, é bem diferente mesmo a tocada, vídeo esclarecedor
valeu chefe
Tenho um câmbio PV curto( esportivo) oriundo de um vw gol GTS em meu gol 1985 e comprei relação de 4 de câmbio Px que é intermediária e 5° do câmbio PS de Santana que é a mais longa da VW....creio que escalonado assim vai ficar esperto na cidade e bom na estrada....
Boa tarde como ficou o carro? Eu tenho um gol 1.8 com câmbio PS,acho muito longo principalmente na cidade,mata o desempenho do carro,mas na rodovia é bom pq faz média boa. Estou pensando em trocar o meu cambio pelo PX,vou encurtar todas as marchas,mas a 5a da Px pra PS não tem muita diferença. No seu caso a velocidade máxima do carro é atingida em 4ª marcha com essas novas relações?
Como ficou ?
Como ficou?
Caralho, simplesmente o melhor video sobre relações de marcha, e o bom que serve ate pra se ter uma noção com relações de moto, entendia sobre, mas esse video é muito esclarecedor
vlw
Excelente vídeo meu amigo! Sempre tiro dúvidas com seus vídeos 😉
vlw chefe
Tenho um Focus Zetec 2.0 16v 2005 ( início do ano ), o câmbio dele é como o do Duratec MK 1.5? Acho ele bem longo...
sim um pouco mais curto de 3ª, 4ª e 5ª o seu
@@AutoDireto Valeu amigo
Que dahora essa simulação man!
Grande abraço! Mais um vídeo top! : )
vlw meu amigo, abraços.
Tenho um gol g3 1.0 8 válvula at o câmbio é curto demais a 90 km de quinta o contra giro já ta a mais 3000 giro o carro tem muita força maior da trabalho no consumo
O meu classic tem o câmbio muito curto,dentro da cidade tenho que engatar a 5 já a 50 kmh, e na estrada a 100 kmh ele fica a 4000rpm o que acaba elevando o consumo,fora que o ruído do motor fica muito alto.
curto msm. bom era o mpfi 99. mais longo
Muito bom o vídeo e o comparativo dos Focus, já fiz na vida real e dá exatamente isso... Só é bom vc diferenciar curto/longo de fechado/aberto... Comparando duas relações de com últimas marchas equivalentes, um fechado com diferencial longo rende melhor do que um aberto com diferencial curto. Por exemplo, um diferencial mais curto na relação original do Focus não traz o mesmo resultado da relação de Ecosport que aproxima as marchas.
vlw, no prox acrescento isso e algumas coisas que anotei também que passaram é complicado pois conforme eu acrescento informações me vejo obrigado a explicar bem elas. A parte dos corsas eu nem ia por, mas achei importante pra explicar um focus passando o outro no começo, e quando vejo deu quase 20 min hahaha. abraços.
@@AutoDireto verdade, sem se aprofundar demais já fica longo... Hehe... Se não for trabalhoso demais, tenta comparar câmbio original com diferencial 4.65 de rocam 1.0 contra o de Eco... A relação final de quinta fica igual e dá um bom tópico close ratio x wide ratio... Abraço!
@@erick86478 blz, eu tenho o catálogo aqui, vou dar uma olhada nas opções disponíveis pra bolar configurações diferentes na minha cabeça.
Boa noite à todos!
Tenho uma dúvida: tenho um Gol G3 Power AP 1.6 e o estou achando muito dos beberrões. Como o câmbio está roncando entre 70 e 110km/h, o ideal seria retificar esse câmbio trocando as relações de 4° e 5° marchas, ou trocar por um câmbio de Santana 2.0 (alongado), ou não há o q possa fazer para minimizar essw consumo excessivo? Tem feito média de 5km/L, porém, ele é à etanol.
Agradeço ajuda com esclarecimentos.
Grande abraço,
Muita coisa pra checar antes de câmbio , mas um mais longo seria mais econômico
O ideal para carros de dia a dia é um meio termo.
Mas performance é muito melhor o curto.. embora já deixei celta para trás com o Fiesta Endura (cambio bem longo pro ser 1.0), ainda mais na estrada reta, que dá 160 fácil.
Quanto ao consumo, concordo com vc, exceto na cidade em velocidades de 50 e 60 por hora, já que nessas até carro 1.0 de cambio exageradamente curto pode ter o consumo de cambio longo com a quinta marcha.
Outra coisa boa também é que manter o cambio longo é uma boa para quem pensa em colcoar um kit turbo no carro, já que existe a diferença entre cambio curto (bom para performance) e exageradamente curto (ruim)
obrigado por comentar.
Ótimo vídeo! Tenho um Vectra 2.2 99 com câmbio curto. Dirigir na cidade é uma delícia... Muito torque em baixa.
obrigado.
O melhor é ter as primeira marchas curta e a 4° 5° longa
@@washingtonpereiraneto6979 eu tenho meu câmbio escalonado assim de 1°2°3° curta e 4° intermediária e 5° bem longa...
@@ezequiel80s Como/onde voce consgeuir fazer o cambio escalonado?
Muito bom seu vídeo Manow!!! Pretendo comprar um golf limites, já alguns vídeos dele de consumo andando a 100km/h fica tipo 3 mil rpm!!! Como pode isso chefe😬😬😬😬
do golf é curto mesmo, a vw faz isso para dar a impressão de andar mais na cidade, mas na estrada tem essa contra partida, infelizmente.
@@AutoDireto vlw pela informação chef🤙🤙🤙🤙🤙
Pegou o golf?
Amigo vcs tem muita experiência com os corsas me fala o 1.4 econoflex perdi muito na prática para o 1.4 do onix parece que o Corsa e melhor de baixa obrigado 🫂
andam parecidos, vai da manutenção de cada um.
Vídeo mais top de explicação do RUclips,toop
vlw
Muito bom o conteúdo amigo!
Foi bastante válido pra mim.
Tenho um Corsa 1.4 Premium, tipo um que vc já testou no canal... a relação de marchas dele é muito bem escalonada pra rodovia, mas eu gostaria de um motor mais aceso na cidade ... planejo trocar pelo câmbio da Montana 1.4 que imagino que seja mais curto, mude o diferencial sei lá.... vc que tem muitos contratos e vive pesquisando sabe de alguém que já fez algo nesse sentido?
mas o diferencial muda chefe? tem que ver no manual se o da montana é mais curto mesmo, só pra não gastar atoa, mas se for pode trocar é suave.
@@AutoDireto Boa idéia, vou procurar alguém que tenha Montana 1.4 pedir pra ver o manual e comparar com as relações de marcha do meu... teoricamente as relações tem que ser mais curtas pois é um veículo de carga... inclusive o diferencial, pois aumenta a capacidade de arrancada em rampa quanto carregada.
Tive uma experiência assemelhada com gol 1.6 ap, a troca por um câmbio de saveiro 1.6 ap do mesmo ano implicava na redução de 4 e 5 marchas + diferencial. No entanto, como sou novato em GM estou procurando precedentes.
De qualquer maneira, obrigado pela dica, adimiro seus videos, material técnico, confiável, parabéns!
vlw chefe, exato, em teoria da montana deveria ser mais curto mesmo. abraço
Eu já acho o do Corsa 1.4 curto , porém o motor acorda certinho nos 2.800 e ele deslancha muito bem
@@brunocampaner6853 Verdade, boa observação, ele acende nessa faixa de rotação. Quanto ao câmbio acho ele na medida, porém prezo pelas retomadas repentinas e agilidade nas saídas de curva daí a necessidade da modificação... mas, o câmbio original é bom sim, muito bem escalonado... é só uma questão de gosto mesmo. Vlw!
Ótima explanação,like merecido
muito obrigado.
Muito bom sua Avaliação top parabéns!!!
vlwwww
O câmbio logo foi a melhor coisa que fizeram,
Parabéns pelo vídeo, bem explicativo. Tenho uma dúvida: é possível trocar o câmbio IB5+ do modelo GLX 2.0 07/08 pelo câmbio MTX75 (seja do antigo Zetec ou do modelo 09/09)?
possivel é, um amigo já fez, mas é caro, só valeria a pena se for turbinar pela robustez do mtx75
@@AutoDireto Legal, obrigado pelo retorno. Só mais uma dúvida. A carcaça do câmbio é plug'n play no bloco, ou é necessária adaptação?
@@andersonperacoli7253 tem que adaptar.
Top. Acabando com o mito de que câmbio longo sempre tem mais velocidade final.
é chefe, nem curto nem longo, tem que ser bem escalonado para casar a rotação de potencia máxima com a velocidade máxima que o carro consegue atingir.
Mesa pra 1 Não acho que é mito, quero ver na prática, na pista ou na estrada o resultado final.! No simulador por mais realista que seja, é um simulador.!
na logico é para ter pois ele é mais longo, o que vemos ai o fator que influenciou foi que o motor nao aguentou levar mais o carro, faltou força para encher a marcha. câmbio longo requer mais potência.
@@hermesneto8257 eu falo o que vejo na prática e o que a lógica diz. Não tenho simulador, apenas comentei neste vídeo o que eu já sei: Leigos acham que um câmbio mais longo SEMPRE vai garantir mais velocidade final e um câmbio mais curto mais arrancada. MITO. Se não for escalonado corretamente para a faixa de potência do motor, o resultado pode ser inverso. Muitos carros da década de 70 tinham a velocidade final em 3ª marcha, sendo que a 4ª (mais longa) era para economia de combustível.
@@hermesneto8257 na prática você pode ver os carros dos anos 70/80 que atingiam velocidade final em 3ª marcha, sendo que a 4ª (mais longa) era usada para economia de combustível.
Parabéns pelo vídeo, excelente explicação 👏🏾👏👏🏾👏👏🏾👏👏🏾.
No manual do veículo, encontro a informação se meu carro é câmbio curto ou longo?
não, só analisando pra saber se é curto ou longo.
nos GM pode ter um CR ou WR de close ou Wide, curto ou longo.
Acredito que dá pra sentir isso na hora de trocar as marchas.
Me tira uma dúvida. Eu tenho um Palio 1.0 5 marchas, mas tenho vontade de colocar o câmbio do Palio Weekend 1.0 6 marchas. Você sabe quanto fica um orçamento completo e se vale a pena pra uso rodoviário?
M.O seria o de embreagem, coisa de 300 a 400, o resto é o custo do cambio em desmanche, vc tem que pesquisar, mas de qualquer forma não vale a pena ao meu ver. mais barato pegar um carro de motor maior e consequentemente cambio mais longo.
@@AutoDireto ok obrigado
Pode-se dizer então que cambio curto é indicado para motores 1.0 pois são carros para uso urbano e com respostas mais rápidas, porem na estrada o resultado de velocidade em 5º marcha fica limitado? abraço
aí precisa calcular, é o que falei no video, da velocidade máxima combinar com o pico de potencia da última marcha
@@AutoDireto beleza. Valeu
Opa meu amigo. Eu tenho uma Ecosport 2004 blindada. E quero fazer o inverso. Colocar um câmbio mais longo nela pra ter mais conforto em estrada no sentido do barulho. Tem ideia mais ou menos do custo pra fazer uma troca dessa?
cara, muitos donos de focus duratec mk1,5 adorariam um cambio igual o seu, só achar alguem que tope e trocar pau a pau haha
tenho um fiesta 1.0 superchager, ele tem o câmbio do 1.0 normal com diferencial do 1.6, acho muito ruim de saida o carro, fui da uma pesquisada o melhor câmbio seria justamente da ecosport 1.0 superchager, ela tem exatamente essa diferença na 2,3, marchas com diferencial do 1.0 normal, ou seja, seria muito interessante essa mudança, o problema é encontrar esse câmbio da ecosport 1.0
só a troca de cambio vai 600 de MO no minimo, fora o custo do cambio, as vezes vale trocar num 1.6
Câmbio longo da maior velocidade final.
Obrigado
Teoricamente sim. - Levando em consideração que está velocidade será atingida na última marcha, vai depender de muitos fatores tais como: potência do motor, peso do carro, aerodinâmica da carroceria, casamento perfeito entre as relações do câmbio e a potência do motor, num carro rua nem sempre é viável etc.. - Quando o câmbio é um autêntico (3+E ou 4+E), às coisas são diferentes - Três mais E (3+E), significa que o câmbio é de "quarto marcha" em que a QUARTA é a marcha longa, uma (overdrive). Neste tipo de câmbio a velocidade MÁXIMA do veículo é atingida muito mais rapidamente com o câmbio em TERCEIRA do que na QUARTA, marcha longa (overdrive). Salvo engano, Passat 1.5 era assim. - Câmbio (4+E) significa que o câmbio é de "cinco marchas", em que a velocidade MÁXIMA é mais rapidamente atingida na QUARTA marcha, ficando a QUINTA, marcha longa (overdrive), Focus 2.0 é um bom exemplo de um câmbio 4+E . - Espero ter contribuído para um melhor esclarecimento.
Nem sempre, em performance dois carros preparados o câmbio curto será mais eficiente, pois ele irá chegar bem mais rápido na final, ent depende muito da potência dos carros, aero, etc
perfeito
Meu focão 2004 Zetec RoCam 1.6, acho que a 2ª e a 3ª poderiam ser um pouco mais curtas, sinto falta de força ao sair numa subida de ladeira mudando de 1ª pra 2ª a 2k rpm.
ah chefe, de 1 pra 2 tem que esticar um pouco mais mesmo, haja vista o peso do carro, mas a 3ª poderia ser mais curta mesmo, concordo.
Meu amigo tenho um polo 1.6 ano 2003 gasolina 8v tá em fase de montagem ainda não botei Pra rodar dizem q ele é beberão por conta de ter um câmbio curto e atingir um giro muito alto quando chegar a 100km , a pergunta É eu tenho uma outra caixa da Saveiro 1.6 ano 2014 sera a com essa caixa vai ter um resultado melhor no polo ,por conta do consumo ? Motor é o EA111
Ctz terá. Menor giro
Automáticame ..menor giro melhoria no consumo né. ..? ....se for então está ótimo vou fazer essa troca
@@fabriciodossantosdealmeida6492 exato chefe. Depois conta o que deu
Olá amigo mim tira uma dúvida, meu niw civic é 2009 modelo 10,qual câmbio ele traz do 2009 ou do 2010,pois à relação de um ano para o outro é diferente?
não ficou clara sua pergunta, mas para comparar as 2 caixas de cambio pesquise na internet a relação delas, normalmente são iguais.
Fala Parceiro.
EXPLICAÇÃO TOP DEMAIS
AGORA ENTENDI PORQUE MEU KA+ 1.5 SIGMA DA 195KM/H DE 4
E DE 5 PARA PASSAR DOS 180 DA TRABALHO.
Esses são os números que consegui.. Motor SIGMA 110CV ETANOL.
50 DE 1primeira
90 DE 2segunda
140 DE 3terceira
195 DE 4quarta
SABERIA ME INFORMA DE QUE CARRO ELE HERDOU O CAMBIO ?
ib5 cara, é usado em todo ford abaixo de 2 litros, só mexem nas relações, quando mexem.
@@AutoDireto Gostei demais do seu vídeo, eu tenho um ka 2015 1.0 e gostaria de alongar a quinta marcha, a quinta do Focus é mais longa?
me manda a relação da 5ª do seu carro, que está no manual dele.
Uma última marcha com relação de 1:1 daria a mesma velocidade final no mesmo carro com essa última marcha com relação de 0,85:1 por exemplo ?
Com 0.85 daria mais final se casasse a velocidade máxima com a rotação de pico de potência. Se não o 1:1 daria mais
@@AutoDireto
Supondo o mesmo motor, apenas trocando-se a relação da última marcha, qual seria o resultado ?
@@eduardocouto8073 tudo depende da curva de potencia Eduardo, ela quem define a performance do motor, o cambio com ultima marcha 0,85 será mais longo, porém para ele conseguir encher, precisa ter mais potencia e chega num dado limite onde ele não consegue, aí o com cambio curto teria vantagem de conseguir chegar na rotação de potencia máxima, onde há maior performance / aceleração / força. Me fala qual é seu carro
@@AutoDireto
Um Stepway 2.018.
@@eduardocouto8073 veja na ficha tecnica dele, qual a rotação de potencia máxima dele e depois analisa a relação de marcha dele. olhe a que rotação ele fica na velocidade maxima em 4ª e 5ª marcha.
Penso que na troca de marcha do câmbio longo, perde-se giro, o qual estará alto no câmbio curto. Se na troca manter o carro acelerado, a performance do câmbio longo irá acima do câmbio curto. Porém kkkk... acredito q a vida útil da embreagem será menor.
Boa noite,chamei aí pedindo opinião sobre a mecânica que coloquei no meu uno pitbul 1.4 ideia é câmbio estrada que chega no máximo 140 km hora,pode me dizer o email que eu chamei,preciso recomprar,agradeco
Tive um Verona 1.8 96 GLX, ele a 3000rpm ficava a 110km, já o câmbio do xr3 é mais curto.
Muito bom meu querido, parabéns pelo canal 👍
vlw chefe
Infelizmente os carros hoje estão estão mais pesados muita tecnologia embarcada e consumo .Se fossem mais leves com uso da fibra de carbono o cambio longo faria todo a diferença sem falar no turbo compressor
Num celta 1.4 poderia por a 5 do 1.8 melhora o consumo mas como ficaria o desempenho ainda andaria bem ?
provavelmente ainda andaria bem sim
qual consumo de um corsa 1.8 com ar ligado? andando só triscando? esse motor tem muito torq, acredito que dê pra andar só encostado no acelerador
9
Boa tarde qual o câmbio vc indicaria pro Corsa classic VHC flex 1.0
o original
Se colocar um câmbio longo ele fica fraco
@@AutoDireto eu tenho um vhc e, fiz poucas mudanças nele e ficou bem forte, coisa simples mas várias, vi que o prisma vhc e 1.4 tem câmbio um pouco mais longo e um diferencial bem maior, 3,73, (parece que o Agile também é) contra 4,87 do classic.
Um câmbio é caro, quantos rpm eu ganharia só trocando o diferencial?
A 100 ele tá 4000, 4100 rpm, não lembro, esguelado demais, a diferença de cada marcha é 500 rpm, que equivale à 10 km /h.
Eu queria que 100 km/h tivesse a 3000, 2500, com as modificações que fiz ele tem força pra empurrar, acelera bem mais que 1.4 original.
Eu nunca gostei de marcha curta, eu tinha uma Saveiro 1.6 a marcha era loga, andava até a 3ª na cidade, aí resolvi comprar uma Strada adventure 1.8 chego rápido demais na 4ª macha na cidade, em alguns trechos tenho que passar pra 5ª. Quando eu tinha moto era a mesma coisa, eu tinha uma cg 150 andava com a moto tranquilo sem ficar esguelando na cidade, já a fazer 250 chegava na 5ª fácil fácil na cidade, parece que falta marcha.
Tb curto marcha um pouco mais longa
Marcha mais longa aumenta mais o RPM e consequentemente o consumo de combustível, não??
@@juanferreira7599 não sou especialista no assunto, mas acredito que a marcha mais longa faz com que vc economize combustível pelo fato de não haver a necessidade de chegar a um rpm alto. Se vc andar constantemente a 4000 rpm (por exemplo) vc vai gastar bem mais do que ficar andando a 3000 rpm. O problema é que câmbio de marcha curta chega facinho a um rpm alto
Tenho um ka sport 1.6 dizem que o câmbio e o mesmo do focus ele é muito longo 1 e 2 normais a 3 e 4 muito longa e 5 Overdrive praticamente acho que a ford viajou devia ter colocado o câmbio do ka XR 1.6 o desempenho seria bem melhor ainda quero fazer esse upgrade
Acho que vai melhora bastante a aceleração porque mêsmo com cambio longo o carro e muito leve e e bem experto imagina com cambio do xr já que o rocam 1.6 2013 tem 15 CV a mais que o rocan do XR !
Tenho um desse turbinado! Dá 266 Km/h de final! De quarta dá 210! O,8 bar rende muito bem!
ainda tem o carro turbo? top
O que você me indica , no Corsa 1.8 ( 114 CV ) , deixo o câmbio original ou coloco o do 1.4 que é um pouco mais curto , já que a original , de quinta , da 220 km/h e o carro nem tem motor pra empurrar isso ...
não acho que compense, vai gastar muito pra potencia média útil na roda subir pouco. Eu colocaria um coletor de escape 4x1 que melhorasse um pouco a alta dele.
Fala, meu nobre. Tudo certo ?
Me tira uma dúvida... no Focão 1.6, não há barra estabilizadora traseira ?
Me questiono sobre isso, pq eu vi alguns outros 1.6 que não tinham a barra estabilizadora e consequentemente as bieletas traseiras !
E aí, me tira essa dúvida ! valeu !
não tem, só nos 2.0 chefe.
cê acha válido por no 1.6 ?
@@AutoDireto , isto é, a barra e bieletas ?
@@gabrielcruz3004 só se for fazer trackday e precisar desse pelinho a mais na susp, pro dia a dia e andar forte na estrada eu não colocaria. o 1.6 já tem molas mais duras pela falta dela.
Interessante. Comprei meu Focus 1.6 sedan e um belo dia percebi que ele não tinha barra estabilizadora traseira. Nunca fez falta, mas mesmo assim comprei uma e instalei. Não senti diferença considerável. Mas melhorou um pouquinho a inclinação da carroceria.
Cara muita gente acha que câmbio curto economiza gasolina errou feio câmbio curto é igual câmbio de trator pesado e não desenvolve velocidade a função é força pega um fusca e tenta dar 120 km agora tenta dar os mesmos 120 km em um corro com relação bem longa próxima do 2 como é fácil
Depende do motor, carro e circuito de uso e velocidades aceleracoea prerendidas...
exato
Ou seja, o ideal mesmo é trocar no corte independente da potência máxima da rotação? Pois a próxima marcha entra com mais calavaria na rotacao. A pergunta é vale a pena sacrificar a indo ao corte de giro? Ou obedecer a potência máxima na rotacao específica?
depende, no focus duratec do exemplo 1 sim, tem que trocar no corte, mas no corsa 1.8, astra 2.0 ou focus zetec por exemplo não pode ir até o corte, pois a potencia cai muito, ficando menor que a potencia da próxima marcha. Deve-se sempre "casar" o espaçamento da marcha dentro da zona de maior potencia média da curva de potencia. Ou seja, essa análise só é possível com a curva de potencia em mãos.
Normalmente motores de concepção moderna, tem que ir até o corte sim.
No meu zetec a faixa de torque maior vai até 5,500 rpm, passou disso ta perdendo tempo e judiando do motor a toa.. tudo depende de cada motor..
Como o de cambio curto ganha de arrancada e final de um câmbio longo arrandada tudo bem. Más final?
nem sempre ele ganha, o que vai dizer quem terá a maior velocidade máxima não é se é curto ou longo e sim qual mais fica proximo da rotação de pico de potencia na velocidade máxima.
Se por exemplo o cambio longo tiver a 4ª marcha com o rpm de pico de potencia próximo da velocidade maxima e o de cambio curto tiver uma 5ª um pouco mais longa, então o de cambio longo ganha de final. ou o inverso pode acontecer tb.
então não existe regra pra velocidade final, existe só pra arrancada, onde o curto vai andar mais.
Queria alongar o cambio da minha montana 1.4 por conta do consumo, mas então perderia potencia, pq no motor 1.4 ela é pesada
Pretendo colocar o câmbio de 6 marchas do onix 1.0 no meu corsa sedan 1.8. Pergunto a quem possa me orientar sobre se terei q adaptar e se a 6 marcha do onix 1.0 equivale aproximadamente a 5 marcha do corsa 1.8.
a 6 é mais curta que a 5ª do 1.8 e eu não faria isso, é desperdicio de tempo e dinheiro, mesmo que fosse o 6m do 1.4 não mudaria nada em aceleração
@@AutoDireto Obrigado pela orientação. Assim sendo, vou mante-lo original. Talvez eu faça um remap.
@@sergiorp852 remap sim é uma boa
O possível colocar câmbio do EcoSport no focus 2.0 duratek? Qual seria o (mais barato ) ?
é possível, o valor depende de desmanche para desmanche, já que não é vendido mais na ford, fica na média do valor que falei no video.
O meu Corsa 1.0 2007 a 3.000 está em 90 kmh
Será que tá normal
sim
Sensacional essa simulação. Muito legal o vídeo
vlw
Para mais simulações como essa, acesse meu canal amigo... Abraços
Mano, qual a velocidade máxima do cambio original do Focus Duratec manual? Próximo dos 250km/h? E qual a velocidade máxima com cambio da EcoSport?
220 REAIS eco / 255 focus
@@AutoDiretoEntão o câmbio da Eco vai dar 220 no gps ou seja, uns 235 no painel, considerando uma margem 6% de erro aprox.. ótimo para um carro de quase 160cv né..
@@moeszyslak3493 exato... mas se fosse mais longo daria mais final...
@@AutoDireto Pneu original 195/60 , tu acha que se diminui o perfil para 195/55 haverá uma aceleração um pouco mais rápida?
@@moeszyslak3493 diferença pequena e o fato do velocimetro marcar mais vai mascarar esse ganho. ele por sí só vai subir velocidade mais rapido por diminuir o diametro do conjunto, então tem que ter cuidado pra avaliar o ganho real vs ganho pelo diametro menor do conjunto
A curva de torque é importante nessa relação de câmbio curto x longo
não, a curva de potencia é exponencial da curva de torque, ou seja, ela já considera a curva de torque para ser gerada... considerar a curva de potencia automaticamente já considera a curva de torque.
A primeira marcha sempre fica perto do 4 não é atoa e todas as outras são marchas longas se não você conseguiria sair de primeiro, de segunda e até de quinta marcha
Tenho uma Montana 1.8 sport e um Corsa 1.8 Joy, vejo que a diferença de consumo é grande. Como faço pra Montana economizar mais?
peso da montana é maior! nao tem jeito
Estou com um câmbio f18 para colocar no Vectra 2.0. Há diferença se ele for de de um carro 1.8 ?
f18 eu n conhecia. o que importa além do encaixe em sí que vc irá verificar é a relação de marchas, se for diferente altera a performance, consumo e prazer ao dirigir.
Opa, com meu fornecedor de peças milagrosamente consegui encontrar as engrenagens de terceira e quarta da Ecosport Duratec 2004, preciso de mais alguma peça pra encurtar meu câmbio? (Cogitei procurar um câmbio de Ecosport mas não me agrada a quinta marcha mais curta)
precisa do eixo primário também, aproveita ja troca o retentor do volante do motor que é comum vazar oleo, aproveita a MO. além da embreagem se for o caso.
mais dicas sobre relação de eco tem nesse tópico do fordhp
fordhp.com.br/forum/viewtopic.php?f=128&t=31074&st=0&sk=t&sd=a&hilit=engrenagem+cambio+eco
Auto Direto , muito obrigado, vai sair 350 as engrenagens e ainda preciso trocar o anel sincronizador, acho que no final das contas vai sair mais barato trocar a caixa toda
Por isso os carros de F1 tem o câmbio curto pra ter a aceleração que possuem. Correto?
Mais ou menos. Os 1.0 são bons msm. Mas o cambio tb ajuda
Tem muita diferença do câmbio palio 1.0 do 1.4?
Sim
Fala germano tudo bom, puta comparação confesso que me deu ate vontade de pegar um cambio de eco e colocar no meu kkkk. Pergunta, esse cambio da eco tem a mesma “fraqueza” do focus que é, em teoria suportavel ate 21 kg de torque? Ou ele aguenta mais torque como nos focus 2.0 mono mk2.5?
msm coisa, em teoria é fraco, apesar de eu ver vários turbos manterem ele e durar bem, vai do cuidado e até um pouco de sorte.
uma dica pra te ajudar, eu pelo menos só "testo" saindo a 120 quando tava lá no méxico, e nessa situação até acabar a 4 a 205 o de cambio original é parecido, e dificilmente tem pista pra ir além disso, eu n fazia trackdays e na cidade andava de boas, então no meu caso n compensava, mas dependendo do seu uso sim.
Qual o nome do software de simulação que você usou??
olha no canal gearbox tem tudo lá
Eu gostaria muito de alongar o câmbio do meu niw civic só que estou com uma dúvida ele é 2009 2010 e eu não sei qual o câmbio ele traz .
Amigo meu Civic é 2008 e fiz remap nele acho que ele melhora essa questão
Muito legal cara. Parabéns 😉
obrigado por assistir cara!
Se a aceleração desse corsa 1.0 é isso, tem algo errado com meu celta de 70cv. Ele não desenvolve assim. O giro não sobe rapido assim, e nunca chegou a 6mil giros, quanto mais 7.
seu carro chega a 6400, o corsão chega a 6800, 0-100 em 14s de painel, o do video está normal
@@AutoDireto então, estou achando que o giro dele é muito amarrado, e já fiz de tudo. Inclusive passei no osciloscopio. Até 4 mil giros sobe bem. Passou disso, leva uma vida inteira. O 0 a 100 dele está em torno dos 18 segundos. O fabricante fala em 13. Celta Super 2002/2003 1.0 VHC / GASOLINA.
@@mozartelite5291 olha o ponto do motor
Tenho um guia ano 2001 a segunda marcha hora engata e hora nao engata você poderia me dizer o que pode ser
pode ser trambulador ou a caixa MTX dele mesmo chefe, infelizmente só vendo mesmo.
Cara minha Spacefox 2009, tem câmbio curtíssimo e o consumo é péssimo, motor barulhento e por aí vai, meu pai tem um Fox 2018, mesmo motor na teria,ambos 1.6, acho Fox dele muito melhor de dirigir, mais silencioso,mais forte e consumo muito melhor, não sei pq acontece isso, também não sei o pq mais o dele possui um kg a mais de torque.
só pesquisar a relação de marcha, podem ser diferentes
Sabe me diser se existe câmbio médio?
Meu Corsa e 96 mpfi
Inscrição la e s17M431W
Vc Já tem o médio.
@@AutoDireto e bom? Pra mim os Corsa saíram com curto o longo , confirma? Será que meu câmbio foi trocado pelo antigo dono ou esses Corsa saíram com médio ?
@@igorcroush33 só eogar as relações e calcula-se em comparação ao f17 wr. Se em 5 a 120 km/h tiver a 3200 já é a longa
@@AutoDireto nao entendi amigo...não tem contagiro....e o Corsa básico mpfi..só queria saber se os Corsa saíram assim com medio também
@@igorcroush33 vc precisa pesquisar a relação do seu cambio e comaprar com a f17 WR do corsa 1.8 / vectra 2.0 pra saber se é igual ou mais curta
Sabe me dizer se o canbio pvb com coroa 35 e bom ?
n sei
Meu carro e PUNTO ELX 1.4 anda final e o Palio 1.4 ELX câmbio igual?.
n entendi nada
Olá amigo, eu tenho um niw Civic 2010 manual, tem como alongar a 5 marcha um pouco ?
da sim, alguns cambios da pra trocar só a 5ª sem abrir o cambio, precisa pesquisar em foruns civic qual teria relação mais longa e se o cambio permite essa troca sem abrir
Qual a rpm em 5 a 100 por hora com câmbio da eco e com câmbio do Focus?
isso é uma das coisas que faltou nesse video meu amigo, a 100 eu não lembro, mas a 120 é aproximadamente 3100 no focus e 3500 na eco. Abraços.
@@AutoDireto, se as rotações são estas para 120. só fazer uma regra de 3 para obter as rotações a 100 km/h.
Parabéns pelo vídeo.
@@ricardosostena8652 vlw
O Corsa do Murta ALTA RPM?
Achei top a simulação, qual é o programa usado?
É um World Racing 2, onde foi modificado parte da programação (bem pouco), e criado carros brasileiros por mim e meu irmão, um trabalho de mais de 5 anos... Abraços!
Se for um carro de F1? Como fica a taxa de câmbio?
o que seria taxa de cambio?
Muito esclarecedor parabéns
Tem como melhora o canbio do corcel 1 quatro marcha
ow chefe ai vou ficar devendo
O meu é fiesta 2005 o cambio curto tem como autera isso ?? Muito ruim
tem sim, tem q mexer na caixa, vai numa casa de cambio, que fazem
parece o rachinha que eu tirei com o golf tsi, ele pulou na frente mas não abriu rs
qual seu carro chefe?
Explicação top amigo, gostei demais.
vlwww
Qual o nome deste simulador?
world racing
Esse câmbio é de eco 1.6 ou eco 2.0?
2.0
@@AutoDireto sabe dizer se da eco 1.6 tbm é diferente da do Ka Sport 1.6?
@@_Alencart N sei. Tem q pesquisar
Muito bom esse vídeo!!!
vlww
Eu queria alongar o câmbio do Civic 1.7, mas não tô conseguindo alguém que faça!
tenta ver se há outro modelo com diferencial mais longo, ai ele alonga todas as marchas, mais facil q mexer no cambio
O Focus com câmbio longo, a velocidade máxima se atinge na 4ª (quarta marcha), a quinta é só uma "overdrive".
a máxima é em 5 mesmo.
@@AutoDireto - Verdade, me equivoquei. - Só que na quarta marcha a velocidade MÁXIMA é atingida muito mais rapidamente do que na quinta, já que o câmbio longo do Focus é um 4+E.
@@samuelsantana6012 sim a 4 terá mais potencia. naturalmente se usa a 4 até acabar e depois bota 5 kkk
se for isso é por que faltou motor
@@Gabriel-rn1si - Você um que é uma relação direta?
Rola uma simulação do Corsa 1.8 com câmbio de 1.0?
então chefe, o cara que fez hj não tem mais tempo, infelizmente, n sei quando poderá fazer mais simulações.
Auto Direto Tranquilo! Vou ter que testar na prática kkkk
@@Ilysjr Iai amigo, estou o cambio do 1.0 no 1.8? como ficou? Estou pensando em colocar o cambio do 1.0 no gsi 1.6 16v. Abs
@@rafaelfabriciocodarim7355 não testei. Mas acho que o de 1.6 é bem parecido com o do 1.8.
Meu mk1.5 1.6 ja acho ao cambio dele muito longo.. principalmente nas 3 primeiras..
1ª e 2ª acho normais, 3ª acho longa.
@@AutoDireto meu e so a gasolina.. nos flex teve mudanca no cambio??
@@gustavostroeh1951 só na 2 que no flex é um tico mais curta. o resto é igual
muuito interessante obrigado
vlw
Então o curto tem mais potência de final
o curto tem sempre mais potencia
Top o vídeo 👍✌
vlw
Bom dia, simula com o MTX 75 do mk2'5 2009.
blz, vou pedir pro meu amigo fazer.
E o consumo?
cambio longo privilegia baixo consumo