@@flaviaangelicabellodoamara3069 A única pessoa no governo que sabia realmente se comunicar bem , inclusive nas redes sociais, era o Flávio Dino. Seria, inclusive, um bom nome para suceder Lula; em vez disso, o presidente optou por indicá-lo ao STF.
A esquerda progressista está desconectada com a própria esquerda; não fala de indústria, nem de modernização, nem de antissistema, nem nada que aponta pro futuro. A esquerda progressista parou na linguagem neutra e identitarismo.
@@psdapsda3601 Dino no STF não atrapalha ninguém. Dino até já foi do PT mas não lhe davam espaço político. Para ascender politicamente precisou sair do partido e ir para o PCdoB. Ciro Gomes também é um ótimo nome da esquerda, mas não lhe dão espaço. O PT tem seu próprio programa de poder e os que são de esquerda precisam começar a olhar para outros partidos também.
Concordo e acrescento, Votam naquele q lhe fiel. Independente se o sujeito assumiu um compromisso com o coletivo. Essa prática se tornou um círculo vicioso. Não sei quem é o mais corrupto : quem compra ou quem vende seu bem mais precioso q é o caráter e dignidade se é q ainda os tem.
Desde criança o meu sonho era ser empreendedora. Quando eu estava cercada por pessoas de esquerda, era taxada de "sem consciência de classe", ou as vezes de liberal. Hoje eu tenho o meu CNPJ e minha microempresa, trabalho muito, ganho o suficiente, e estou crescendo aos poucos. Ainda sou progressista, por isso eu acabo de identificando muito mais com candidatos mais moderados ou centristas como Tabata Amaral, Ciro Gomes, entre outros sociais-democratas, que têm como pauta melhoras as condições para empresas pequenas.
O governo criou um programa grande pra pequenas empresas e tem pouca divulgação, o mei é criação do Lula. Sempre houve incentivo nesse sentido. A direita fala, mas não faz.
Vc como empreendedora se identificar com "ideias" de políticos q nunca mostraram a q veio é irracional. Significa q tem q contar com a sorte pq essa gente vai prás redes com um discurso daí são atacados por amnésia e não se pode fazer nada. Vc caiu na pegadinha
@@deniseldantasa narrativa da esquerda é contra os empresários, donos de empresa são colocados como pessoas exploradoras, não fazendo distinção direito dos pequenos e médios para os grandes. Muito ruim o discurso da esquerda nesse sentido.
Pronampe, BNDES para pequenas empresas, FINEP, DESENROLA p/ micro empresas, e agora tem o ACREDITA, e o CRED+ Todos esses programas voltados para Pequenas, Microempresas e MEI.
Pessoal, obrigada pelas informações. Quero deixar claro que considero os governos do PT social democratas e moderados também. As ideias que não me identifico são as revolucionárias.
Eu estou do lado de pessoas que falam "Nao dá pra não ser de esquerda". A arrogância foi algo tão constante desde que fiz faculdade que vi eu e outras pessoas se afastando das esquerdas. E se continuarem achando que são os únicos certos, os unicos salvadores, os unicos que se preocupam com os pobres.... Vão cair feio do cavalo, se é que já não caíram nessa eleição
Pedro, gosto muito das suas reflexões como jornalista. O que eu sinto dessa eleição municipal, é que muita gente que é de classe baixa hoje em dia está sendo influenciada e muito pelas igrejas (principalmente evangélicas), e mesmo sendo pobres, acabam votando na direita.
@@adrianofcal A Bahia elege o PT ao governo estadual há décadas e a vida de ninguém melhora por causa disso. Conclusão inafastável: Tua facção incompetente é farinha do mesmo saco do Centrão.
@@no_more_spamplease5121enquanto na Internet brigamos por esquerda x direita, na política real o centrão domina, no fim temos o circo nas discussões e o pão mofado na vida real
Acho toda essa eleição, com as regras que é jogada, uma vergonha. A enxurrada de dinheiro (nosso) nas mão desses que tentam ganhar a chance de serem ricos através da política é de dar raiva. Na minha cidade muita gente ganhou dinheiro, cash mesmo, para votar em alguém. Ganhou carona de vai e volta. Não ouvi falar. Vi acontecendo e fiquei imaginando a quantidade de dinheiro que fica nas mãos dessa gente. Papel pra todo lado, bandeiras, gente sendo paga pra servir de mastro, marqueteiros, carros enchendo o saco com música alta e, no fim, nada vai mudar. Não havia em quem votar.
Isso sim deveria ser discutido pelo @meio Nosso dinheiro sendo mal utilizado. Acho um desperdício de dinheiro ir votar apenas em duas pessoas. Pra mim deveria ser eleições únicas de 5 em 5 anos geral (em todos os políticos).
Na verdade, centro direita. PSD e MDB realmente são do centrão. Porém juntando PL, PP, União Brasil e Republicanos (partidos de direita) se igualam aos 2 primeiros. Nas 51 cidades com mais de 200 mil habitantes, só em 4 venceram candidatos da esquerda (2 do PSB e 2 do PT).
O sentimento anti-esquerda foi bem nutrido ao mesmo tempo em que houve a leniência suficiente para "acomodação" da extrema direita. Nem vou falar da hipocrisia de chamar pauta reacionária de "conservadora". Sim, a esquerda vai ter de nadar contra tudo isso, sem a menor simpatia, principalmente da mídia. Boa sorte para eles.
Mas isso é cíclico, quando a extrema direita assumir o poder novamente, eles fazem tanta Kgada que acaba empurrando a esquerda pro poder novamente e ela acaba voltando. Bolsonaro se fosse minimamente racional na pandemia, teria sido reeleito, mas todo extremista não tem raciocínio que não seja o reacionarismo.
Pedro disse que a esquerda não sabe o que o povo busca. Digo eu - maior parte do povo busca o ''homem de bem'', com sua religião 'certa', com seu tipo de família 'certo', com sua pele na cor 'certa' e com sua orientação sexual 'certa'. Parte da confusão é - Liberais entendem que o cara que faz entregas por aplicativo é um empreendedor, quando, na verdade, ele é apenas um trabalhador, nada além disso. Nós ainda vamos retroceder muito - muito mais, e isso não será um derrota da esquerda. Não dá para colocar na conta da esquerda essa volta imediata que fazemos à idade média. Nossa realidade, agora, é outra - sertanejos em alta (música), evangelização em massa, desvalorização da mulher, sexualizão precoce via redes, grilagem de terras em oposição ao MST, xenofobia, individualismo tosco, precarização geral/emprego/trabalho e jornalismo míope.
hoje conversei com. uma pessoa e eu perguntei porque ela e identificava com pautas da direita ou extrena direita, e ele me disse exatamente isso: sou do tempo em que gay era gay e so isso, nao se casavam nao adotavam filhos, nao eram familia, porque nao existe familia fora da qual Deus criou, tb nao defendo bandido, como a esquerda faz, bandido tem que morrer e acabou, o policial pode sofrer e e massacrado por se defender ou mesmo tirar a vida de algum marginal, mas quando e o contrario ninguem nem fala nada. eu respirei fundo e praticamente nao respondi, porque vc tem absoluta razao, eles querem o "homem de bem", "crente ou catolico", que tenha "esposa e filhos", seja "branco sem duvida", e seja absolutamente hetero, homem ou mulher, e entendem que isso e ser conservador. Eu sou da Zona Leste de Sao Paulo, e nao e obstante que essa grande massa trabalhadora tenha votado no Marcal, ela tb votou em Bolsonaro, sao pobres, a maioria cristaos evangelicos, e praticamente sem nivel educacional necessario para discernir entre a mao direita e a esquerda.Parece que 30% do nosso pais esta em serios apuros.
@@nancilinhares6485 errado. No passado, o PT ganhou 4 vezes a presidência, e sempre foi muito forte para as prefeituras, com essa mesma população (na verdade, a população era mais homofóbica, machista e mais racista que a atual).
@@nancilinhares6485 ... eles dizem que a esquerda diz - 'O bandido é vítima da sociedade', Mas o que a esquerda diz é - bandido é fruto/produto do meio em que vive/nasce. Essas distorções colam. É engraçada essa coisa do mundo evoluir tanto, tecnologicamente/cientificamente, e uma massa de malucos pedir volta urgente às cavernas.
O fato de as pessoas não desejarem a manutenção das estruturas de trabalho provavelmente é resultado da "mentalidade coach", que se espalhou recentemente entre as classes mais baixas. A maioria desses micros e MEIs não fazem balanço, não fazem planejamento de negócio e não tem conhecimento de gestão e acabam olhando o montante de dinheiro que entra, fechando o mês. Aí o cidadão fecha o mês ganhando 6k, gasta 2,5k e pensa que isso é melhor do que ser CLT por 2k. Sendo que ele trabalha mais horas do que como CLT e não tem nenhum direito trabalhista e ainda passa as horas de descanso procurando formas de divulgar o negócio. Isso sem contar os PJ que trabalham como se fossem CLT.
Exatamente. Aqui em Vitória João Coser, que se reelegeu em primeiro turno em 2008 e saiu da prefeitura com aprovação altíssima, tinha uma rejeição de 51% entre o eleitorado nesta eleição. Quando você perguntava a qualquer um deles o porquê da rejeição, vinha aquele discurso lavajatista e antipetista da corrupção. Bem, elegeram um prefeito e uma penca de vereadores de partidos do centrão. A preocupação deles com corrupção por aparentemente é seletiva
Sabe porque ninguém lembra disso? Porque a mídia só focou as acusações em cima do PT de Lula, porque é o partido de esquerda mais forte, e o objetivo é destruir a esquerda.
Acho que sei o que o povo busca. Querem atenção! Eles estão cansados de políticos aparecerem só quando precisam de votos. Ouvi isso muitas vezes nas periferias aqui de Barueri
Veja uma falha grave de comunicação… Pobre quer Empreender. O atual governo criou/melhorou várias políticas/crédito de apoio a pequenos e micro empreendedores. Conhecia alguns. Fui procurar saber, tem vários e para diferentes setores e até pra Favelados. A maioria NEM TINHA OUVIDO FALAR… A comunicação é péssima!
@@OtimizaRedacao Bom, o Jênio aqui não ganha pra isso. Sou até de outra área. Estou apenas constatando 1, dos diversos problemas na comunicação do Governo. Melhor avisar quem a gente quer bem, do que se omitir e ver, passivo, a vaca ir para o brejo. Como o velho Chacrinha dizia, "Quem não se comunica, se trumbica." Enquanto isso, canalhas como Pablo Boçal surgem todos os meses para "dominar" as mídias e disseminar suas Mentiras e Fakenews.
Simpatizo com certas pautas da esquerda uma vez que a direita liberal não tem proposta para a população pobre além de explorá-la ainda mais e retirar direitos, e pior ainda com a extrema direita, contudo, a esquerda mereceu esta derrota e fará jus a muitas outras se não abandonar sua arrogância, particularmente entre os identitários, , sintonizar-se mais com os anseios populares e sobretudo melhorar sua péssima capacidade de comunicação.
Não há comunicação possível com pessoas que ignoram completamente sua condição, e cedem aos apelos de uma máquina voraz de propaganda da direita. Veja a Lava-jato: o partido com mais indiciados foi o MDB, mas quem teve sua imagem destruída foi o PT. A elite não tem interesse em "distribuição de renda".
Pois é, o grande problema da esquerda é a ideologia identitária ou identitarismo, eles próprios reconhecem isso, mas são arrogantes demais para abandoná-la e voltar para a base de fato. Triste...
@@padrekelson1287 fizeram. E quem não vê, nega a realidade. Mas não se muda uma mentalidade e uma cultura de subserviência secular em 13 anos. Pessoas que fogem da Coreia do Norte para a Coreia do Sul, ficam alguns meses e depois voltam para o antigo país. Não se acostumam com a wensação de serem livres, pois foram doutrinados a obedecer e que o seu lugar é na servidão, admirando os mais poderosos.
@@Odisseu_AOESerá? O Novo está crescendo gradualmente. Há também alguns do "centro liberal" filiados a partidos patrimonialistas do Centrão, como o União Brasil. E o PSDB, em franco declínio, elegeu mais prefeitos que o PT. 😌
Pedro, chego a pensar que Marçal não está nem aí pra questão da inelegibilidade. Parece que ele quer é vender cursos, “coachings” e outras “enrolations” e ficar mais rico e famoso. É possível?
Problema é que ele cometeu crime e isso faz com que possa ser preso. Ter um cargo político o forneceria foro privilegiado, basicamente impedindo a prisão indefinidamente. Para Marçal seria ótimo. Tirando esse fato, que é muito importante, concordo com você. Se candidatar serviu como marketing e o deixou mais rico.
Exatamente. Antes dele se candidatar, ele já era conhecido por aí, mas era "só" mais um coach, com uns memes aqui e ali. Agora já tem projeção nacional, todo mundo já sabe quem ele é. E claro q isso é uma ótima oportunidade pra ele ganhar mais dinheiro.
O que esquerdistas não entendem é que "o povo", e o mundo, mudaram desde Marx - Não que, MESMO NA ÉPOCA DESTE, fossem REFLEXOS FIÉIS do que ele avaliava.
Considerando a campanha de difamação que o PT sofreu por causa de Sérgio Moro, Deltan e Cia, até o que partido está se recuperando bem. Estão em reconstrução. Mas tem que renovar os quadros. E tem também a questão da comunicação digital. Ainda patinam, e muito.
Pelo menos SP já está livre do Marçal. A cidade vem sendo mal administrada faz tempo. Seria muita desgraça para um cidade só. Perfeita a colocação de que a Esquerda não calça a sandálias da humildade e se limita a ficar chamando os adversários de burros, alienados ou manipulados. Isso não tem ajudado muito.
Olha a ironia da vida: um vídeo aqui no Meio sobre a esquerda que ainda não aprendeu a conversar com o povo conservador. Do lado, as sugestões de vídeo do RUclips são para o canal do ICL (Instituo Conhecimento Liberta), onde a thumbnail mostra a frase "pobre de direita".
Tem um dado que foi meio esquecido nesta eleição, principalmente na eleição para prefeito de São Paulo. O elevado número de abstenções, votos nulos e brancos. Em São Paulo foi mais de 34%. Uma porcentagem maior do que a votação do Ricardo Nunes.
Aqui a revolução só acontecerá se a esquerda vencer eleições majoritárias e legislativas no mesmo mandato. Aí o exército toma para não ter reforma agrária e distribuição de renda...
Vejo as pessoas pouco preocupadas com o meio ambiente, a preservação, ética do cuidado. Todo mundo quer gozar com o dinheiro, lacrar na internet. Quantos ambientalistas elegemos? Professores? Médicos preocupados com a saúde das pessoas? Um que outro ali, poucos na verdade. E assim caminhamos para o fim.
No meu belíssimo Estado, que Outrora foi a Vitrine do Brasil, anda de Ladeira a Baixo!!! Aqui, 90% só deu Centrão e Extrema Direita, ligados e Pastores, Milicianos, Empresários Corruptos de empreiteiras, ônibus e conglomerados de Saúde (OS's), Jogo do Bicho... TODOS corruptos e 90% deles com VÁRIOS crimes e Processos na Justiça (que nunca anda, ou anda a passos de cágado, talvez para cair na prescrição). Como dizia Cidinha Campos, radialista, QUANTO MAIS LADRÃO, MAIS QUERIDO.
Essa besteira de que o nordeste vota na esquerda é o maior engodo. O nordeste vota em Lula. De resto, não falta, nunca faltou prefeito, deputado e senador de direita no nordeste.
Sou de Direita e Grandemente Anti-Esquerda, porém não sou 100% de Direita e nem 0% de Esquerda. Mesmo sendo uma pessoa de Direita, eu me considero um Social-Democrata Moderado (Centro-Esquerda Moderado) referente as questões de combate as Injustiças sociais, ainda que Conservador nos Costumes, defensor da Lei e da Ordem, e também das Boas Tradições e dos Bons Costumes. O Centrão (Fisiologismo) é que saiu Fortalecido nessas eleições.
Pedro, duas palavras: Orçamento Secreto. Tá aí desde 2020. A propósito, o PT fez 69 prefeituras a mais em 2024 do que em 2020, isso sem contar as que ainda estarão para disputar no segundo turno, quais acho que levará a minoria. "Nossa, vc acha mesmo que a Esquerda mandou bem nessas eleições??" Não, nem perto disso. Estou removendo o sensacionalismo terrorista habitual sobre a esquerda que o liberal brasileiro ama propagar. Lembro ainda que depois de 4 anos de Bolsonaro, e da pior gestão possível numa pandemia realizada, o dito cujo quase se reelegeu contra a figura política com os maiores indicadores de nossa história recente - além do congresso mais reacionário de nossa história eleito. Portanto nem a pandemia foi suficiente para arruinar a imagem de Jair e da Direita, como a pior tragédia climática do Rio Grande do Sul não foi suficiente para arruinar a imagem do atual prefeito - a sensação que fica é a de que existe carta branca para todo tipo de criminalidade desses políticos para seus eleitores, inclusive acredito genuinamente que se Marçal não fosse um mentiroso contumaz, cometedor de crimes, propagador de saídas fáceis para problemas estruturais, e não tivesse apresentado um laudo comprovadamente falso, não teria a quantidade de votos que recebeu: é o tipo de perfil de político em que seus eleitores se identificam com suas práticas, a canalhice impera. Então não tem nenhuma pessoa de Esquerda verdadeiramente surpresa dessa distopia, de quase termos tido segundo turno de Direita em SP, ter rolado, Pedro. Até porque a derrota de Boulos é iminente, a pessoa que comemora sua ida ao segundo turno tem direito de fazê-lo - mas achar que ele tem chances de levar é porque ainda não dimensionou a situação. Nada mais surpreende no Brasil. E é disso para pior.
É muito fácil ser de direita no Brasil, basta vc falar que é contra o comunismo, a ideologia de gênero, a favor da família, etc que tá eleito, não precisa de proposta, de mais nada. É óbvio que a esquerda precisa melhorar sua capacidade de comunicação e dialogar mais, mas tem uma parte do povo que não tem mais jeito
A esquerda aumentou o número de prefeituras pequenas. Mas perdeu nas grandes. Das 51 cidades com mais de 200 mil habitantes, ganharam em apenas 4 (apenas 1 capital). Isso nunca tinha acontecido, por isso o por isso o Pedro fala em "derrota " da esquerda.
Feudalismo (Centrao) - Ontem, Hoje, Sempre ! Ficam mantidos: - Aparelhamento/vassalagem/loteamento/apadrinhamento da máquina pública - Base Alugada no Congresso ("ou nós ou o caos") - Reeleições sucessivas de clãs familiares - Orçamento/garfada secreta - Detenção/vassalagem dos meios de comunicação de massa - Concentração bancária festejando (há decadas...) os maiores juros do mundo - Educação Básica sucateada - Ausência de Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico (PND) - Manicômio fiscal
"Apenas o PT (que, ao lado de PCdoB e PV, forma a Federação Brasil da Esperança) e a Rede (da Federação PSOL Rede) elegeram mais vereadores desta vez do que há quatro anos: o PT passou de 2.668 para 3.127; e a Rede, de 148 para 172". Ou seja, quem acha que executivo municipal é a chave pode estar equivocado...
Não é só a esquerda zoando pobre de direita, infelizmente o Centrão vai sempre ganhando, pois tem a disposição quase 1/4 do orçamento a disposição. Eu acho que que não há muito a se fazer. Depois de colocar a sandália da humildade faz o que? Começa-se a frequentar igrejas, promover cursos de empreendedorismo? Entramos no movimento antiaborto e esquecemos a ciência? Isso a direita já está fazendo, e como democrata eu lamento, mas acato. Até a próxima eleição.
Ele acha, "como um grande capitalista" que todo mundo tem que fazer igual ao Meio, um rebrand, que agora vão falar até sobre fé, hahahaha é mole, ele acha que vai pegar essa "fatia do mercado da fé"... quanta bobagem...
A esquerda se tornou o que dizia combater. Aquele discurso florido e a dita empatia vai sendo desmascarada a cada dja que passa. O pessoal vai cansando. E quando finalmente se dá conta do tempão que foi feito de trouxa, não volta nunca mais. Daí tem ódio mesmo (ngm gosta de ser feito de trouxa) e é taxado de extremista. Parabéns aos envolvidos. Parabéns pela petulância em se negar a enxergar o óbvio. 👏🏻👏🏻👏🏻
@@sharplinesbr3944 bom, a extrema direita vem fazendo o povo de trouxa, e detalhe, sem projetos ou políticas públicas. A esquerda desde de a primeira eleição do Lula bombardeada e criminalizada em geral. Houve corrupção sim, isso ninguém nega, mas tivermos vários autores e diversos partidos de diversas matizes. Fato que muitos dos corruptos estão no poder e agora controlam o orçamento e esses estão na direita.
Pedro, acho que entendi seu argumento sobre Pablo Marçal mas você continua a achar que o Marçal não é uma ameaça a democracia como Bolsonaro mesmo após ele falsificar os documentos para prejudicar a campanha do Boulos? E como você acredita que a Justiça deveria lidar com tudo isso (visto que você sempre demonstrou muito preocupado com eleitor do Marçal e sua descrença no "sistema")?
Ele não só "mentiu levianamente" contra outro candidato. Isso todos fizeram - Ele próprio foi associado sorrateiramente ao PCC, o Nunes foi chamado de "Ladrãozinho de creche" pelo seu candidato, a Tabata foi acusada de viajar com jatinho particular não sei de quem... Isso é a política sem-vergonha que se faz no mundo (Donald Trump não é diferente). O que Marçal fez foi além. Ele DIVULGOU UM DOCUMENTO FALSO SOBRE SEU ADVERSÁRIO NA VÉSPERA DE UMA ELEIÇÃO. Isso não o torna Pinochet. "Só" potencialmente inelegível - Agora, pelo anteriormente disposto, com justificação.
Cristian Lynch fala sobre os períodos cíclicos das Democracias... no momento vivemos um ciclo Conservador, que iniciou em 2014-16 ...não seria esse o motivo de Lula ter ministérios do UB e PP, além de fazer concessões com Lira na Câmara, para governar lentamente em direção a certos (poucos) avanços sociais?
Em 12, talvez 16 anos seremos todos "centrão". E a teoria de Kassab, do poder em função do $$ fundo eleitoral, estará concretizada. Se o centrão vem ganhando nas últimas eleições, então tanto esquerda quanto direita serão eliminadas do jogo eleitoral, no longo prazo.
@@ramonmarcondes3915 Sim, parece bom. Porém, na cultura da nossa sociedade, haverá uma substituição natural desses nomes. Quando a política deixar de ser tratada com paixão, quase futebolística, algum resultado bom virá.
O Pedro até que faz uma reflexão e chega à conclusão de que não dá pra sair chamando todo mundo de "Fascista". Por mais que ele tenha uma dificuldade imensa em entender que a direita populista é tão simplesmente "Direita" quanto a esquerda populista é tão simplesmente "Esquerda". (Se na Direita você tem um cara muito mais moderado que Bolsonaro, como Tarcísio, na Esquerda você também tem gente bem mais moderada do que Lula, como Tabata.) ...Mas a parte esquerdista do seu público, por outro lado, perdeu completamente a noção do que é "Outro Lado". (Só o meu é que pode xingar - De "Ladrãozinho de creche", por exemplo. Só o meu é que pode invadir (Aí eu chamo de "ocupar"). Só o meu é que pode bater.)
Eu era da zona sul, reduto dos japas. (indianopolis, saude, vila mariana). Exatamente onde a Tabata mais ganhou votos, 14%. Cada povo tem os políticos que merecem.
@@ricardosaute e desde quando que toda população desses bairros são orientais? Percentagem elevado de orientais (uns 20%?), resultou a ela em votos elevado. Simples assim. Se eu for falar de outro jeito, ela recebeu quase 50% a mais de votos nesses bairros, em relação a outros bairros. E se comparar com muitos outros bairros, ela recebeu 100% a mais de votos. Nem matemática, ou interpretação é o seu forte.
@@キクラゲちゃん Mesmo assim, a Tábata não foi a mais votada em nenhum grupo étnico. Então não faz sentido a sua afirmação de que cada povo tem os governantes que merece. É só isso. E cada povo não tem os políticos que merecem. Mas é bobagem, vamos relaxar
Cresci em uma favela, com condições bem precárias. E falo por experiência própria: Enquanto a esquerda só oferecer pautas progressistas, vai diminuir cada vez mais. A imensa maioria da classe trabalhadora é Conservadora.
Месяц назад
Na verdade a classe trabalhadora é explorado ao máximo e manipulada para permanecer na penúria, antes era necessário ligar a tv e consumir jornais para moldar o pensamento, hoje tá na palma da mão.
Sensacional essa análise. Como a esquerda está precisando acordar para a realidade! Tem tb, na minha opinião, a associação cada vez maior da esquerda com as pautas identitárias. Elas são super relevantes e necessárias mas na hora de garantir o pão em cima da mesa, ou a preocupação com os problemas cada vez maiores das cidades onde moramos, inclusive pela questão do clima, elas ficam em segundo plano.
Gosto dos seus comentários e os acho bem razoáveis, apesar do seu viés liberal turvar sua visão em vários aspectos. Por exemplo, de forma reiterada você fala da gana da classe média que quer crescer, ralar, empreender, prosperar e tal. Pois bem, admitamos por um instante que essa característica seja indiscutível. Se assim o é, a esquerda tem que moldar seu programa para atender essa demanda? Não, a esquerda diz que muito disso é ilusão, que não pode ser entregue, que não dá para governar esse sistema de forma a incentivar as micro ganâncias de forma a produzir uma elevação social generalizada. Mas você acredita justamente nisso, no sistema de mercado, no Estado enxuto, e portanto aponta o dedo para esquerda que não está entendendo o povo. Não Dória, talvez a esquerda entenda isso e não consiga convencer a aderir a outro tipo de programa porque nem acredita ou quer implementar essa política que não crê ser viável ou desejável. Outro exemplo, você afirma que o povo não quer educação sexual na escola. Mesmo que seja majoritário, se nós acreditamos que os jovens não vão receber em casa devida informação e devem ser alertados sobre doenças venéreas e gravidez precoce, devemos levantar essa bandeira, e se o povo não quer isso ou ouvir sobre isso, vamos perder, e que assim seja, como tem sido desde sempre, mas não é o caso de abrir mão das nossas convicções e moldar o discurso ao gosto do freguês, de forma demagógica. Perdemos, lamentamos, nos indignamos, e o povo escolhe o que gosta e o que deseja, segundo você, quem os dê condição de cultuar os valores da família da prosperidade individual. Pergunto-te: qual seu palpite sobre a lavada da direita tomando conta de tudo, os defensores do Estado mínimo e da 'família tradicional' vão entregar o estado de coisas que supram esses desejos que tu enumeras quando fala da psiquê da classe média?
O que não vejo é o Pedro vendo que nao tem mais direita ou esquerda Hj o ideológico perde voto O que vale são cortes, vinhetas e entretenimento A esquerda nao emplaca no povo porque nao sabe trabalhar com essa nova informação Coisa que Marçals, Bolsonaros, Nicolas, Malafaias reinam
Pedro sempre votei em candidatos de centro esquerda, mas esse ano tive que optar em votar em um candidato a prefeito da direita menos pior no meu município. Concordo com você que a esquerda não está conseguindo dialogar com o trabalhador.
Ontem Milei fechou um hospital que atende 25.000,00 pessoas. Muitos infelizes que o elegeram estavam protestando, mas...o Milei nunca mentiu... Espero que a esquerda suma do mapa e que o brasileiro possa enfim viver as delícias do capitalismo na sua forma mais selvagem...sem direitos sociais, sem saúde pública e sem escola, sem carteira assinada e com uma jornada de trabalho de 16 horas diárias. E desejo para as varoas da direita que a licença maternidade seja extinta... Não dá para esperar muito de um povo que trocou ouro por espelhos achando isso um bom negócio.
Se tu estás falando merda de um celular e usando rede social é graças o capitalismo. Se produtos baixam preço é por conta do agro. Mostra aí o que tua esquerda produz?
Pedro, em 2022 na cidade de SP o Lula foi mais votado que Bolsonaro e Tarcísio perderia se dependesse dos paulistanos. Fico pensando o que houve nesses dois anos para que tivéssemos esse resultado no primeiro turno da disputa pela prefeitura da capital paulista .
Eu acho que a imagem de Boulos ainda é de extremista, tanto que a rejeição dele sempre foi altíssima, e começou pior do que Marçal, que se não tivesse feito tanta merda, teria passado fácil pro segundo turno. Infelizmente "rótulos" pegam. Lula perdeu acho que 3 eleições e foi moderando cada vez mais pra depois de 12 anos ganhar a eleição presidencial, quiseram fazer isso com Boulos em coisa de 2 ou 3 anos. Fora que hoje em dia as pessoas ficam dentro de suas bolhas, até pq se fosse pelo nível de debate, Tábata não teria ficado com quase 1/3 dos votos de Marçal. Apesar de Boulos ser conhecido, achei uma PÉSSIMA escolha pra Prefeito, justamente pela rejeição alta, não apenas por ser mal visto por ser quase um "PeTê", mas ainda visto com o lado radical dele. Talvez se fosse um Haddad - ignorando o fato dele ter saído mal avaliado. O maior problema do PT é ter caras novas. Por isso o PSB tá crescendo, porque a esquerda que tá surgindo, tão indo pra lá.
Eleição municipal não é eleição federal. É simples. O povo não confunde as duas coisas. Quem mistura as bolas são só os fanáticos PTontos e os bolsominions.
A questão é que todos dizem querer acabar com a fome, querer melhores salários, acabar com a pobreza, querem propor maior igualdade e etc... o povo apenas percebeu agora, com internet e informação, que o MEIO usado pela esquerda pra atingir esses objetivos, não funciona, nunca funcionou e nunca funcionará. Insistir nisso é ir contra a história, ir contra a lógica, ir contra a natureza. E é por isso que o pobre hoje é de direita,e o rico é de esquerda. Pq com o sistema atual, o povo é explorado em impostos, que não chegam aos pobres. Esse imposto vai para o sistema, com os 3 poderes recebendo benefícios absurdos, o mecanismo de coerção, que são os militares, empresas aliadas do governo, e a mídia, que hoje se encontra em frangalhos, pois não manipula nem gera interesse no povo. E são esses ricos que o povo quer taxar, exatamente os campeões nacionais que a esquerda defende. Ficou nítido além da corrupção e ineficiência administrativa (que por ser proposital a corrupção pode se dizer que é eficiente, pois atingem seus objetivos), a proteção e incentivos dados aos ricos, e o cerceamento feito ao pobre e classe média, com tanta burocracia e regulações, com falta de incentivos e até o oposto, para impedir esses de crescer e se tornarem problema para os grandes defendidos pelo governo. Fora erros absurdos como as taxas exorbitantes contra importados, alegando a proteção da podre indústria nacional. Enfim, nem sei como ainda conseguem eleger alguém, mas a tendência é definhar mesmo.
Ótimo comentário . Gostei especialmente da parte onde você chama atenção de dois aspectos : primeiro que ,com a Internet , a mídia tradicional não pode mais manipular o povo e nem sequer consegue gerar interesse no povo . E segundo , que a Esquerda só consegue votos na classe média alta e com os ricos porque não são massacrados pelo Estado . Os pobres , a classe média baixa e a classe média média sofrem com o excesso de regulação e com o excesso de burocracia , além de serem os muito principais atingidos pelos privilégios das castas
caraca... Quanta tolice e imbecilidade escrita. Rico é de esquerda... Como pode vomitar tamanha ASNEIRA! Se imposto fosse tão ruim assim os países da Europa e Escandinávia não Teriam os melhores IDH do mundo. Canalhice é dizer que as "Mídias" são de Esquerda, sendo que 90% (ou mais) das concessões de Rádio e TV estão nas mãos de Políticos e Empresário de Direita! Os maiores grupos de mídia no Brasil pertencem a apenas 5 famílias, TODAS milionárias e TODAS de Direita. Record, Globo, SBT, RBS, Rede TV, CNN e BAND. Na imprenssa O Globo, Estadão, Folha/UOL, Jovem Pan, Itatiaia, todos de Direita. 80% dos Deputados e Senadores são de Direita. Judiciário e MP, a maioria de Direita. FFAA e forças Estaduais e Municipais de Segurança (PM, Civil e G. Municipais) 98% deles de Direita. Agro POP, do Trabalho escravo, do Agro Tóxicos sem controle, grileiros de Terras, Desmatadores e das QUEIMADAS, TODOS DE DIREITA. Religiosos em geral, mas principalmente os Evangélicos, todos de Direita... Vc como se diz um NÔMADE, deve estar muito tempo em NÁRNIA, e deve ser informar pelo zapzap do Carluxo... Só pode!
eu fiquei tão triste que a tabata recebeu tão poucos votos. Apartir de hoje vou parar de acompanhar política. Nem vou sair de casa para votar no segundo turno. Já sabemos que o boulos perdeu.
Acho bom que a centro direta tenho ganho, a frente da esquerda e da extrema direita. Afinal, toda essa guinada para extrema direita no Brasil e no mundo deu-se devido ao derretimento da direita democrática. Se a esquerda derretesse hoje, abriria espaço para extremistas tbm. Ao meu ver, a esquerda e a direita democráticas, são a barreira de contenção para que extremistas malucos não entrem no cenário político e destruam a democracia.
No Brasil, extremista de Esquerda é combatido com p0rrada, prisão, tiros e t0rturas… Já os extremistas de Direita ou são Eleitos ou são sustentados no exterior, e de lá ficam incitando Golpes por aqui!
Mais um vez, ouvir o Pedro sobre as dores da classe média é algo que alegra a alma. Mesmo sendo um eleitor de direita, fico feliz em saber que a esquerda tem vozes conscientes com ela. Mas essa dificuldade dos progressistas em entender esse segmento é inacreditável, eles têm acadêmicos, sindicalistas, institutos de pesquisa e opinião e mesmo assim estão alheios à nós. E se você chega para alguém de esquerda e faz a simples pergunta "por que da raiva da classe média?", a pessoa começa a gritar contigo, falando que isso é um absurdo, que a classe média nunca ganhou tanto dinheiro no governo Lula (1: ganhou dinheiro com Lula e perdeu com a Dilma. 2: nem tudo é sobre dinheiro) e etc. etc....
Engano seu que a esquerda é contra a classe média. Quem nunca corrigiu a tabela do IR desde 2015 e empurrou a classe média para a pobreza foram Temer e Bolsonaro. Ou você ganha muito ou não é nem classe média para falar essa bobagem.
@@lambyzomem Quem empurrou a classe média para a pobreza foram Temer e Bolsonaro, que não corrigiram a tabela do IR desde 2015. A esquerda nunca odiou a classe média, mesmo porque foi o que sustentou os bons governos Lula 1 e 2 e Dilma 1. A crise mundial de 2008 demorou a chegar aqui graças ao consumo interno.
@@moacirbarbosacastro8923 é sempre preto no branco, 1 ou 0. Nem parece que existe um divisão imensa entre alguém que tem apenas a prole para oferecer e um monopolista da indústria.
A eleição de Porto Alegre me assusta demais. Como quase reelegem de primeira o cara das enchentes? Beleza, não tem que votar na PT (ou na Brizola, outra opção da esquerda), mas não tinha outro candidato plausível não? O que as pessoas têm na cabeça?
Votar no Boulos foi o voto útil mais inútil q a esquerda frágil de estratégias pôde conceber. A única saída era Boulos abandonar a corrida declarando apoio pra Tábata, mas isso é impensável pra militância. Entendo q essa estratégia de perder mais tarde, pra perder com mais orgulho, fortaleceu ainda mais o Tarcísio pra 2026 (eleições em q a esquerda já ñ tem nome forte exceto um Lula com 80 anos). Mas há um ponto curioso que ninguém parece estar tratando até então (pq soa muito estranho de dizer em voz alta): Nunes é um fenômeno. Assustador pensar q 1 ano atrás "zero" pessoas conhecia essa figura de fraquíssima retórica, carisma inexistente e diversos escândalos, e ontem estava nos ombros d uma multidão aos gritos e rojões. O poder da máquina da propaganda de TV se mostrou capaz, em 2024, com o mínimo de competência, de criar qq candidato... impressionante.
Concordo contigo sobre o "fenômeno Nunes". Chega a ser espantoso, pois ele realmente era quase que um completo desconhecido até pouquíssimo tempo atrás.
Prezado Pedro, em uma eleição em que o Centrão, a direita e a extrema direita venceram, creio que não foi a esquerda que perdeu. Quem perdeu foi o Brasil. Jair Renan mais votado em BC, Carluxo mais votado no Rio, Pablo Marçal quase no segundo turno, Abílio Brunini no segundo turno em Cuiabá, Delegado Éder Mauro no segundo turno em Belém e outras aberrações. Perderam a democracia, a civilização e a civilidade. Uma tragédia!
Concordo plenamente com sua crítica. Tenho fé q estamos perto de mudar esse cenário. A abstenção em SP de acordo com estudo chegou a 40% e no território 21%. Não sei se é o caminho mas de alguma forma os eleitores estão percebendo q algo está errado.
@@izabelamartinsdeazevedo7738 Prezada Izabela, o cenário é preocupante. Em pleno 2024 temos um mar de gente questionando democracia, vacina e se a Terra é redonda. O voto nestas figuras é a consequência da insanidade destes tempos. Muito complicado!
Na boa? O PL foi o partido mais votado do Brasil em 2024 com 15,7 milhões de votos. O PSD teve 14,5 milhões de votos e o MDB foi 14,4 milhões. Por mais que digam que o PSD ganhou mais prefeituras, a maioria delas são pequenas. O PL mostrou muita força e o PT teve apenas 8,9 milhões de votos. Que tal fazer uma análise isenta com esses dados?
Acho que podemos pontuar outras coisas tb. Pedro, com essa eleição: o bolsonarismo ficou maior que o bozolino e ele saiu enfraquecido (eu torço para ser enterrado de vez); o marçalismo chacoalhou as estruturas do bolsonarismo e conseguiu chutar o Malafaia para escanteio como grande agregador evangélico e ficou próximo dos evangélicos que cultuam a teoria da prosperidade e são contra os costumes dos ímpios - Marçal foi apoiado por Nikolas e o Feliciano e elegeu um amigo do Nikolas, o rapaz terrivelmente evangélico para e tb um sargento de milícias (desculpe o trocadilho) para vereador. Daqui para frente será que veremos mais produtos do marçal circulando nas igrejas do velho testamento?; Tarcísio Dutra conseguiu se desvencilhar do padrinho e poste carioca e saiu fortalecido para vôos maiores, pois carregou Nunes nos braços para o 2 turno e elegeu vários prefeitos pelo estado ajudando o Kassabão a tornar o PSD, o maior partido em SP; o PL fez muitas prefeituras pelo Brasil mas não quanto o e$$$perado e o Valdemort já não quer ninguém da familícia no comando do partidão... A ver o que vem pela frente., não? Será que a direita vai derreter com isso e teremos disputas fraticidas à procura de um substituto ao mimimito, ou vai conseguir amalgamar todos na mesma cumbuca: o bozó, os arrojados, libertários, conservadores, arruaceiros, danados e demais alucinados da direita?
O engraçado do esquerdista é querer usar da moralidade contra o Cristão. Nós conservadores lemos e damos risada da soberba de um ímpio que segundo as palavras do próprio Jesus, quem não crê já está condenado. Enfim, você continuará a não entender sua própria insignificância, até ter a humildade em reconhecer Cristo e seu sacrifício na cruz, para redimir miseráveis como eu e você, ao menos eu já o reconheci e você? Continuará a se achar a sabida desta era?
@@robsonrib "Opção preferencial pelo pobre": essa foi a lição que a igreja me legou. Se não olhamos pelos órfãos, aquele que passa fome e frio, a viúva, o presidiário... seremos como galhos secos que irão para a fogueira! Se quisermos conservar certos costumes com base em preconceitos, estou fora; mas Cristo não pediu nada disso em suas palavras! Só pediu amor incondicional!
@@robsonrib Nem sabida nem estúpida... temos que entender a diferença entre líderes religiosos que lutam pela causa de Cristo e outros que lutam por poder e dinheiro!!
A direita não é revolucionária, é conservadora. A pretensa oposição ao "sistema" é justamente para mante-lo. Já viu milionários pregarem revolução contra eles mesmos? Sempre se trabalha a mente da população para ela seguir o "mestre", o dono da situação. Menos direitos e mais trabalho, lembra? Essa é a revolução que eles pregam. Mas o que é o cidadão sem direitos? Um escravo. Um empreendedor de nada. Trabalhando para o Uber, para o Ifood, para a Shein, para a Amazon e se achando independente. 12 horas por dia, sem descanso, sem tempo pra sua família tradicional. Essa é a vida do cara que acha tudo muito revolucionário. A revolução da Direita foi nos direitos do Cidadão.
O grande problema do PT é o egocentrismo crônico de querer ser o defensor da democracia,mas a democracia deles. O Sr Luiz Inácio Lula da Silva vai ter que rever seu crônico egocentrismo!!!!
Talvez seja porque o discurso da esquerda é desconexo da realidade do brasileiro média (principalmente da esquerda progressista) a única coisa que salva é a "defesa dos pobres" se dependesse do progressismo, a esquerda já tinha virado pó!
Sim, também tenho essa impressão. Talvez, entre outros fatores, ter ficado mais de uma década no poder sem ter feito grandes mudanças e cometido os mesmos erros que jurava que iria combater (como a corrupção) contribuiu para o imaginário popular vê esquerda como sinônimo de sistema e não uma alternativa a ele.
De tanta moderação e concessão, o PT virou o antigo PSDB. De tanta moderação e concessão, a esquerda em geral perdeu sua identidade. De tanta moderação e concessão, a esquerda, com o PT à frente, endireitou, foi domesticada. Está dócil, dócil.
Calma Gustavo, Pedrinho quer que a nossa esquerda seja uma esquerda moderna, "uma esquerda não esquerda mais com uma carinha de esquerda... hahaha... Só rindo mesmo...
Não, cara... Ninguém tem que trabalhar. Trabalho é exploração, para enriquecer patrão. As pessoas têm é que tirar dinheiro dos que ganham e colocar na conta dos que não ganham! Acorda!
Isso não existe mais, cara. Quem fica falando em comunismo e socialismo é aquela porção da esquerda mais raiz, daqueles partidos que nem possuem representatividade grande. Qual foi a última vez que voce viu o Boulos, Lula e cia limitada falarem em comunismo? Isso é um fantasma.
E quem fica de papo nojento e hipócrita enxergando "socialismo / comunismo" onde não tem ou taxando todo opositor disso, é a direita. As pessoas querem trabalhar e prosperar, mas não é com esses "liberais, pastores e coaches" que vão enriquecer.
O povo não aceita mais as pautas de esquerda, Pedro. Na verdade, o ideal de esquerda, o modo de vida, de educação, de trabalho, de intelectualidade… isso é repulsivo para a população média.
Respeitaria se fosse ao menos trocar algo melhor,mas sinto como se tivessem trocado uma comida ruim por comer bosta e acreditar q bosta é melhor que comida.
@@AL0981000 Nao é questão de respeitar, mas de entender. Nem acho que tenha sentido. A propaganda da esquerda, com uma família pobre, em um casa "zoada", mas recebendo algum beneficio que garante a comida na mesa, o filho indo para um escola com possibilidade se formar em alguma coisa e pai e mae como empregos estáveis já nao sao suficientes. A galera sonha com disney, SUV e Iphone. Ninguem quer saber de CLT. Educação é perder tempo, a internet já tem tutorial de tudo. A direita traz uma resposta mais convincente pra essa galera, mesmo que ilusória. Acho que nem precisa ser concreta, mas só de apoiar já ganha o cidadão
@@marcusfreitas4123 Sua resposta sintetizou o que o Pedro falou: Sensaçao de que o "povo" é boçal e que voce faz parte de uma elite pensante. Eu acho que isso irá levar a total decadência do "progressismo".
@meio, eu disse isso no canal do Historiador. O brasileiro médio é, sim, de DIREITA. As pautas que o brasileiro médio gosta são pautas dos costumes, não é saúde, educação, meio ambiente, segurança, etc. O mais próximo que eles querem são soluções simples para problemas complexos. Gostam, sim, das mentiras da direita populista, não querem ouvir que vai demorar para resolver algo, querem ouvir a mentira que vai ser rápido. Eu adiciono isso com a exaustão de escândalos de corrupção que alimentam a mídia. Não porque são contra a corrupção, porque não são, elegem pessoas de direita que são corruptos, mas por motivos egoístas, individuais, só os motivos que afetam a vidas deles diretamente, se o político fez mal para outra classe ou outra localidade eles ainda votam no político corrupto, contanto que ele diga o que eles querem ouvir. As pautas comuns até os políticos de esquerda não votam. Leis ou mudanças para ajudar o povo não faz parte da pauta, são tão corporativistas como a direita. A única liderança da esquerda que movimenta hoje é o Lula, mas o Lula vai ser relevante, até quando? Ele nem foi atuante nessas eleições, ele sumiu. Eu moro fora do Brasil agora, e consigo ver as mesmas tendencia nos meus conterrâneos, principalmente porque a maioria que consegue sair é de classe media e media alta, eu sou uma anomalia que vim de uma classe mais baixa. Fica muito claro que a grande maioria tem ranço de ver você melhorar. Se incomodam em ver alguém que eles consideram iguais ou inferiores crescer antes deles. O reflexo vai ao voto também. A esquerda do Brasil para conseguir chegar no eleitor tem de arrumar a casa, melhorar a comunicação e abandonar os políticos velhos, tudo ao mesmo tempo. O Brasil vai ser, num futuro próximo, uma mistura de Filipinas e Irã.
"O mais próximo que eles querem são soluções simples para problemas complexos. "... tá basicamente chamando quem vota na direita de burro, o mesmo problema que o Pedro apontou. Isso não vai ajudar.
@@FelipeFerrMelo , mas infelizmente é isso, o que mais seria? A direita se vende como solução suprema para tudo, mas é só da boca para fora, na hora do vamos ver, empacam e ficam de birra culpando a todos menos a eles mesmos!
Um pouco pelo menos influencia. Mas realmente, devemos lembrar que o PT nunca teve muita vantagem nas prefeituras, mas elegeram presidente 4 vezes seguidas.
Discordo em partes, Pedro. O resultado se deu, em partes, pela boa e velha alienação de sempre. Pessoas no RS perderam tudo nas enchentes e mesmo assim votaram em peso em políticos e partidos que negam ciência ou são contra pautas do meio ambiente. Quer maior exemplo de alienação que isso?
Não votam assim pq são "alienados" é sim pq o RS (e o Sul) tem um agronegócio forte. Pautas ambientais os assustam economicamente falando. Entre o econômico e o ambiental, preferem o econômico.
@@JoaoPedro-ck5bd Mas isso é alienação, amigo. Os locais mais afetados pela enchentes são na região metropolitana, lá as pessoas não têm contato direto com o agro. A pauta das mudanças climáticas já é debatida há anos na grande mídia. Quem teve sua vida destruída pelas enchentes e se nega a ver a relação disso com as mudanças climáticas é o quê?
@@viniciusferreira2020Quais foram as grandes contribuições que a Maria do Presidiário deu para a luta contra as mudanças climáticas? Essa mala nunca tomou nenhuma ação política a respeito do assunto, mas agora quer pagar de ecologista improvisada. 😏
Mas a diferença é que ao menos um dos dois de direita necessariamente passaria ao 2° turno. Já o da esquerda quase fica de fora, por ele ser antiético defensor de rachadinha. 😊
Sou idosa e tendente à esquerda. Qdo ouvi o discurso do Boulos , de vitória, pensei que estava em 1979. Nunca vi fala tão antiga.
As falas do lula estão na mesma linha!!
@@flaviaangelicabellodoamara3069 A única pessoa no governo que sabia realmente se comunicar bem , inclusive nas redes sociais, era o Flávio Dino. Seria, inclusive, um bom nome para suceder Lula; em vez disso, o presidente optou por indicá-lo ao STF.
A esquerda progressista está desconectada com a própria esquerda; não fala de indústria, nem de modernização, nem de antissistema, nem nada que aponta pro futuro. A esquerda progressista parou na linguagem neutra e identitarismo.
@@psdapsda3601 Dino no STF não atrapalha ninguém. Dino até já foi do PT mas não lhe davam espaço político. Para ascender politicamente precisou sair do partido e ir para o PCdoB. Ciro Gomes também é um ótimo nome da esquerda, mas não lhe dão espaço. O PT tem seu próprio programa de poder e os que são de esquerda precisam começar a olhar para outros partidos também.
@@sonmaximiana Ciro Gomes fala, mas não lhe dão atenção.
Na verdade o Centrão fez valer o Orçamento Secreto…
Maceió, apesar de PL, o padrinho foi Arthur Lira e não Bolsonaro!
Exatamente!
Simples assim !!
Tu sabe que o Lula apoiou a reeleição do Arthur Lira para Presidente da Câmara dos Deputados não sabe?
Arthur Lira esmagou Renan Calheiros: vitória mais que expressiva nesse duelo de picaretas!
Quem perdeu foi o Brasil
Geralmente em prefeituras o voto não costuma ser "ideológico" ainda mais em cidades pequenas, sempre votam no cara conhecido
Só fogem do PT. O que vier não sendo do PT é lucro.
Tenta explicar isso para esses congressistas bolsonaristas radicais que trairam o bolsonaro kkkkkkkkk
@@opensador2939triste
Sim, a maioria escolhe sem ideologia, desde que não seja o PT. @@opensador2939
Concordo e acrescento,
Votam naquele q lhe fiel.
Independente se o sujeito assumiu um compromisso com o coletivo. Essa prática se tornou um círculo vicioso. Não sei quem é o
mais corrupto : quem compra ou quem vende seu bem mais precioso q é o
caráter e dignidade se é q
ainda os tem.
Enquanto ficar nesse papo de linguagem neutra, cota, abordo e cia… vai só perder
NÃO PERDEU PEDRO. ELA SOBREVIVEU, ALIÁS, DESDE 2016.
Hahahahahaha
Tá morta sobreviveu aonde? Kkk
Hahahaha. Tem tudo nas maos e se acham os coitadinhos
Sendo assim, então está sobrevivendo das próprias tentativas de auto-extermínio.
Os negacionistas...
Desde criança o meu sonho era ser empreendedora. Quando eu estava cercada por pessoas de esquerda, era taxada de "sem consciência de classe", ou as vezes de liberal. Hoje eu tenho o meu CNPJ e minha microempresa, trabalho muito, ganho o suficiente, e estou crescendo aos poucos. Ainda sou progressista, por isso eu acabo de identificando muito mais com candidatos mais moderados ou centristas como Tabata Amaral, Ciro Gomes, entre outros sociais-democratas, que têm como pauta melhoras as condições para empresas pequenas.
O governo criou um programa grande pra pequenas empresas e tem pouca divulgação, o mei é criação do Lula. Sempre houve incentivo nesse sentido. A direita fala, mas não faz.
Vc como empreendedora se identificar com "ideias"
de políticos q nunca mostraram a q veio é
irracional. Significa q tem q contar com a sorte pq essa gente vai prás redes com
um discurso daí são atacados por amnésia e não se pode fazer nada.
Vc caiu na pegadinha
@@deniseldantasa narrativa da esquerda é contra os empresários, donos de empresa são colocados como pessoas exploradoras, não fazendo distinção direito dos pequenos e médios para os grandes. Muito ruim o discurso da esquerda nesse sentido.
Pronampe, BNDES para pequenas empresas, FINEP, DESENROLA p/ micro empresas, e agora tem o ACREDITA, e o CRED+
Todos esses programas voltados para Pequenas, Microempresas e MEI.
Pessoal, obrigada pelas informações. Quero deixar claro que considero os governos do PT social democratas e moderados também. As ideias que não me identifico são as revolucionárias.
Eu estou do lado de pessoas que falam "Nao dá pra não ser de esquerda". A arrogância foi algo tão constante desde que fiz faculdade que vi eu e outras pessoas se afastando das esquerdas. E se continuarem achando que são os únicos certos, os unicos salvadores, os unicos que se preocupam com os pobres.... Vão cair feio do cavalo, se é que já não caíram nessa eleição
Pedro, que analise!!! Fodastiko! Falo isso há anos! Mano brown tinha e tem razão: A ESQUERDA PRECISA VOLTAR PRA BASE!
O povo sabe o que quer, mas o povo também quer o que não sabe.
Boa...
Alou! Aterrisa o helicóptero!
O massacre ideológico sustentado pelo capital sufoca a vontade própria.
Povo não sabe o que quer, nada !! A maioria escolhe o centrão desde sempre. Os eternos otários !!
@@marcelogo2559 ou dá soco em nariz de tubarão...
Top demais o seu comentário Pedro. Nunca fui fã de esquerda mesmo. Torço para tudo dar errado para esses caras.
Pedro, gosto muito das suas reflexões como jornalista.
O que eu sinto dessa eleição municipal, é que muita gente que é de classe baixa hoje em dia está sendo influenciada e muito pelas igrejas (principalmente evangélicas), e mesmo sendo pobres, acabam votando na direita.
Quem venceu foi o Centrão e quem perdeu foi o povo
Que arrogância. O povo quis o Centrão. Não quis tua facção. O choro é livre. 😭
@@no_more_spamplease5121 O Centrão sempre vence eleições municipais e a vida de ninguém melhora por causa disso
@@adrianofcal A Bahia elege o PT ao governo estadual há décadas e a vida de ninguém melhora por causa disso. Conclusão inafastável: Tua facção incompetente é farinha do mesmo saco do Centrão.
@@no_more_spamplease5121enquanto na Internet brigamos por esquerda x direita, na política real o centrão domina, no fim temos o circo nas discussões e o pão mofado na vida real
Acho toda essa eleição, com as regras que é jogada, uma vergonha. A enxurrada de dinheiro (nosso) nas mão desses que tentam ganhar a chance de serem ricos através da política é de dar raiva. Na minha cidade muita gente ganhou dinheiro, cash mesmo, para votar em alguém. Ganhou carona de vai e volta. Não ouvi falar. Vi acontecendo e fiquei imaginando a quantidade de dinheiro que fica nas mãos dessa gente. Papel pra todo lado, bandeiras, gente sendo paga pra servir de mastro, marqueteiros, carros enchendo o saco com música alta e, no fim, nada vai mudar. Não havia em quem votar.
Isso sim deveria ser discutido pelo @meio
Nosso dinheiro sendo mal utilizado.
Acho um desperdício de dinheiro ir votar apenas em duas pessoas. Pra mim deveria ser eleições únicas de 5 em 5 anos geral (em todos os políticos).
Também concordo que essa de fundo partidário precisaria acabar. Os partidos deviam seguir com contribuição dos integrantes
Deu centrão, normal
Qq um sabia - consequencia direta do orçamento secreto. Duro ter q ouvir “especialistas” chocados.
Mais uma vez o Brasil que sai perdendo
@@Odisseu_AOEque tem a mão do Lula
Direitao, normal
Na verdade, centro direita. PSD e MDB realmente são do centrão. Porém juntando PL, PP, União Brasil e Republicanos (partidos de direita) se igualam aos 2 primeiros.
Nas 51 cidades com mais de 200 mil habitantes, só em 4 venceram candidatos da esquerda (2 do PSB e 2 do PT).
O sentimento anti-esquerda foi bem nutrido ao mesmo tempo em que houve a leniência suficiente para "acomodação" da extrema direita. Nem vou falar da hipocrisia de chamar pauta reacionária de "conservadora". Sim, a esquerda vai ter de nadar contra tudo isso, sem a menor simpatia, principalmente da mídia. Boa sorte para eles.
Mas isso é cíclico, quando a extrema direita assumir o poder novamente, eles fazem tanta Kgada que acaba empurrando a esquerda pro poder novamente e ela acaba voltando. Bolsonaro se fosse minimamente racional na pandemia, teria sido reeleito, mas todo extremista não tem raciocínio que não seja o reacionarismo.
Conservado sem vergonha esse kkkk
Deveriam ter reservado ao brasileiro médio a ponta do fuzil?
"Simpatia da mídia" é o que a esquerda mais tem, só que nem isso tem adiantado!
A esquerda virou malufista, só compra de voto disfarçado (assistencialismo) 😂
Pedro disse que a esquerda não sabe o que o povo busca.
Digo eu - maior parte do povo busca o ''homem de bem'', com sua religião 'certa', com seu tipo de família 'certo', com sua pele na cor 'certa' e com sua orientação sexual 'certa'.
Parte da confusão é - Liberais entendem que o cara que faz entregas por aplicativo é um empreendedor, quando, na verdade, ele é apenas um trabalhador, nada além disso.
Nós ainda vamos retroceder muito - muito mais, e isso não será um derrota da esquerda.
Não dá para colocar na conta da esquerda essa volta imediata que fazemos à idade média.
Nossa realidade, agora, é outra - sertanejos em alta (música), evangelização em massa, desvalorização da mulher, sexualizão precoce via redes, grilagem de terras em oposição ao MST, xenofobia, individualismo tosco, precarização geral/emprego/trabalho e jornalismo míope.
Queria que vc estivesse erradx…
hoje conversei com. uma pessoa e eu perguntei porque ela e identificava com pautas da direita ou extrena direita, e ele me disse exatamente isso: sou do tempo em que gay era gay e so isso, nao se casavam nao adotavam filhos, nao eram familia, porque nao existe familia fora da qual Deus criou, tb nao defendo bandido, como a esquerda faz, bandido tem que morrer e acabou, o policial pode sofrer e e massacrado por se defender ou mesmo tirar a vida de algum marginal, mas quando e o contrario ninguem nem fala nada. eu respirei fundo e praticamente nao respondi, porque vc tem absoluta razao, eles querem o "homem de bem", "crente ou catolico", que tenha "esposa e filhos", seja "branco sem duvida", e seja absolutamente hetero, homem ou mulher, e entendem que isso e ser conservador. Eu sou da Zona Leste de Sao Paulo, e nao e obstante que essa grande massa trabalhadora tenha votado no Marcal, ela tb votou em Bolsonaro, sao pobres, a maioria cristaos evangelicos, e praticamente sem nivel educacional necessario para discernir entre a mao direita e a esquerda.Parece que 30% do nosso pais esta em serios apuros.
@@nancilinhares6485 errado. No passado, o PT ganhou 4 vezes a presidência, e sempre foi muito forte para as prefeituras, com essa mesma população (na verdade, a população era mais homofóbica, machista e mais racista que a atual).
Qual é o problema da música sertaneja? Só o funk carioca é "cultura" agora?
@@nancilinhares6485 ... eles dizem que a esquerda diz - 'O bandido é vítima da sociedade',
Mas o que a esquerda diz é - bandido é fruto/produto do meio em que vive/nasce.
Essas distorções colam.
É engraçada essa coisa do mundo evoluir tanto, tecnologicamente/cientificamente, e uma massa de malucos pedir volta urgente às cavernas.
O fato de as pessoas não desejarem a manutenção das estruturas de trabalho provavelmente é resultado da "mentalidade coach", que se espalhou recentemente entre as classes mais baixas.
A maioria desses micros e MEIs não fazem balanço, não fazem planejamento de negócio e não tem conhecimento de gestão e acabam olhando o montante de dinheiro que entra, fechando o mês.
Aí o cidadão fecha o mês ganhando 6k, gasta 2,5k e pensa que isso é melhor do que ser CLT por 2k. Sendo que ele trabalha mais horas do que como CLT e não tem nenhum direito trabalhista e ainda passa as horas de descanso procurando formas de divulgar o negócio.
Isso sem contar os PJ que trabalham como se fossem CLT.
PP, o partido q mais teve presos na lava jato, foi um dos partidos q mais elegeu prefeitos.. o marketing negativo foi muito focado..
Partidos mais sujos da redemocratização
1. MDB
2. PT
3. PSDB
4. PP
Exatamente. Aqui em Vitória João Coser, que se reelegeu em primeiro turno em 2008 e saiu da prefeitura com aprovação altíssima, tinha uma rejeição de 51% entre o eleitorado nesta eleição. Quando você perguntava a qualquer um deles o porquê da rejeição, vinha aquele discurso lavajatista e antipetista da corrupção. Bem, elegeram um prefeito e uma penca de vereadores de partidos do centrão. A preocupação deles com corrupção por aparentemente é seletiva
@@k_211 troca o PSDB pelo PL.
@@felipecesar.v.n4814 acho que a lava jato mostrou que n deveríamos
Sabe porque ninguém lembra disso?
Porque a mídia só focou as acusações em cima do PT de Lula, porque é o partido de esquerda mais forte, e o objetivo é destruir a esquerda.
Acho que sei o que o povo busca. Querem atenção! Eles estão cansados de políticos aparecerem só quando precisam de votos. Ouvi isso muitas vezes nas periferias aqui de Barueri
Veja uma falha grave de comunicação…
Pobre quer Empreender. O atual governo criou/melhorou várias políticas/crédito de apoio a pequenos e micro empreendedores.
Conhecia alguns. Fui procurar saber, tem vários e para diferentes setores e até pra Favelados. A maioria NEM TINHA OUVIDO FALAR…
A comunicação é péssima!
Me parece que eles tem vergonha desses programas... Preferem mante-los em sigilo.
E o que gênio sugere?
A comunicação do governo é sofrível!! Colocaram um deputado medíocre ao invés de um profissional!! E pena!!
Ou seja: o atual governo está endividando pobres e favelados. Brilhante!
@@OtimizaRedacao Bom, o Jênio aqui não ganha pra isso. Sou até de outra área. Estou apenas constatando 1, dos diversos problemas na comunicação do Governo.
Melhor avisar quem a gente quer bem, do que se omitir e ver, passivo, a vaca ir para o brejo.
Como o velho Chacrinha dizia, "Quem não se comunica, se trumbica."
Enquanto isso, canalhas como Pablo Boçal surgem todos os meses para "dominar" as mídias e disseminar suas Mentiras e Fakenews.
Simpatizo com certas pautas da esquerda uma vez que a direita liberal não tem proposta para a população pobre além de explorá-la ainda mais e retirar direitos, e pior ainda com a extrema direita, contudo, a esquerda mereceu esta derrota e fará jus a muitas outras se não abandonar sua arrogância, particularmente entre os identitários, , sintonizar-se mais com os anseios populares e sobretudo melhorar sua péssima capacidade de comunicação.
Não há comunicação possível com pessoas que ignoram completamente sua condição, e cedem aos apelos de uma máquina voraz de propaganda da direita. Veja a Lava-jato: o partido com mais indiciados foi o MDB, mas quem teve sua imagem destruída foi o PT. A elite não tem interesse em "distribuição de renda".
Pois é, o grande problema da esquerda é a ideologia identitária ou identitarismo, eles próprios reconhecem isso, mas são arrogantes demais para abandoná-la e voltar para a base de fato. Triste...
Qual anseio popular a esquerda pode responder com suas pautas? Não tem! Para o Boulos ter chance, ele tem que parecer mais o Doria do que ele mesmo
Chora
Não tem proposta? A esquerda tem proposta mais não consegue realizar nada pq e fraco
O país é resultado do pensamento da população e de suas escolhas, por isso temos séculos de atraso, exploração e pobreza.
O espirito vira-lata!
E os 13 anos só no governo PT? Eles não fizeram nada?
@@padrekelson1287 fizeram. E quem não vê, nega a realidade. Mas não se muda uma mentalidade e uma cultura de subserviência secular em 13 anos. Pessoas que fogem da Coreia do Norte para a Coreia do Sul, ficam alguns meses e depois voltam para o antigo país. Não se acostumam com a wensação de serem livres, pois foram doutrinados a obedecer e que o seu lugar é na servidão, admirando os mais poderosos.
@@padrekelson1287 e os demais anos desde 1889? Que fizeram desde a proclamação da republica?
@@Diego_Cherobino Desde a república populista até a nova república (tirando os militares e Fernando Collor) todos eram de esquerda!
Vou ser justo, o Pedro tá avisando há 4 anosjá
E a direita que nem existe?
O prof. José, do Portal do José e o cartunista (ex?) Maurício Ricardo, batem nesta tecla TODOS OS DIAS!
@@lucasjleandro Fala p ele avisar o Centro liberal então, que esse campo aí q realmente está cada vez mais minúsculo
Foram anos de lava-jato batendo só na esquerda qdo TODOS os partidos estavam atolados até o pescoço. A campanha foi grande e bem sucedida.
@@Odisseu_AOESerá? O Novo está crescendo gradualmente. Há também alguns do "centro liberal" filiados a partidos patrimonialistas do Centrão, como o União Brasil. E o PSDB, em franco declínio, elegeu mais prefeitos que o PT. 😌
Pedro, chego a pensar que Marçal não está nem aí pra questão da inelegibilidade. Parece que ele quer é vender cursos, “coachings” e outras “enrolations” e ficar mais rico e famoso. É possível?
Problema é que ele cometeu crime e isso faz com que possa ser preso. Ter um cargo político o forneceria foro privilegiado, basicamente impedindo a prisão indefinidamente. Para Marçal seria ótimo.
Tirando esse fato, que é muito importante, concordo com você. Se candidatar serviu como marketing e o deixou mais rico.
Exatamente. Antes dele se candidatar, ele já era conhecido por aí, mas era "só" mais um coach, com uns memes aqui e ali. Agora já tem projeção nacional, todo mundo já sabe quem ele é. E claro q isso é uma ótima oportunidade pra ele ganhar mais dinheiro.
Pior que agora ele esta com as cartas nas mãos pra negociar seu apoio com outros candidatos
@@Jun-investe Negociar apoio, se lê, VENDER APOIO! $$$$$
@@wribeiro21 exatamente 😉
Ou a esquerda acorda para o fato de que deve voltar aprender a ouvir o povo ou vai morrer dormindo.
O que esquerdistas não entendem é que "o povo", e o mundo, mudaram desde Marx - Não que, MESMO NA ÉPOCA DESTE, fossem REFLEXOS FIÉIS do que ele avaliava.
Tá morta falidos 😂😂🤣🤣 Bolsonaro vai voltar mais forte.
@@fernando53213 só se for pra kadeia!
Ah! E é a primeira eleição do pós orçamento secreto.
Considerando a campanha de difamação que o PT sofreu por causa de Sérgio Moro, Deltan e Cia, até o que partido está se recuperando bem.
Estão em reconstrução. Mas tem que renovar os quadros.
E tem também a questão da comunicação digital. Ainda patinam, e muito.
Difamação, sem dúvida. Mas não Calúnia.
😂😂😂
Chora
merecida difamação
@@MOPCLinguistica os que merecem vocês chamam de heróis.
Eita gado véi de guerra 😂😂😂😂
Pelo menos SP já está livre do Marçal. A cidade vem sendo mal administrada faz tempo. Seria muita desgraça para um cidade só. Perfeita a colocação de que a Esquerda não calça a sandálias da humildade e se limita a ficar chamando os adversários de burros, alienados ou manipulados. Isso não tem ajudado muito.
Lembrando que a esquerda que faz isso é só a do PT e PSOL. É raro ver esquerdistas do PSB, do PDT ou da Rede agindo com essa soberba toda.
Olha a ironia da vida: um vídeo aqui no Meio sobre a esquerda que ainda não aprendeu a conversar com o povo conservador. Do lado, as sugestões de vídeo do RUclips são para o canal do ICL (Instituo Conhecimento Liberta), onde a thumbnail mostra a frase "pobre de direita".
Tem um dado que foi meio esquecido nesta eleição, principalmente na eleição para prefeito de São Paulo. O elevado número de abstenções, votos nulos e brancos. Em São Paulo foi mais de 34%. Uma porcentagem maior do que a votação do Ricardo Nunes.
Verdade. Gostaria muito que um dia esse número ultrapassasse os 50%.
Na minha cidade foi acima de 40%, se juntar Nulo, Branco e abstenção
Aqui a revolução só acontecerá se a esquerda vencer eleições majoritárias e legislativas no mesmo mandato. Aí o exército toma para não ter reforma agrária e distribuição de renda...
Caramba. 34% é muita coisa. Fica parecendo que o voto no Brasil é semi-obrigatório.
Mas a esquerda prefere criticar os eleitores em vez de fazer uma autocrítica.
Vejo as pessoas pouco preocupadas com o meio ambiente, a preservação, ética do cuidado. Todo mundo quer gozar com o dinheiro, lacrar na internet. Quantos ambientalistas elegemos? Professores? Médicos preocupados com a saúde das pessoas? Um que outro ali, poucos na verdade. E assim caminhamos para o fim.
No meu belíssimo Estado, que Outrora foi a Vitrine do Brasil, anda de Ladeira a Baixo!!! Aqui, 90% só deu Centrão e Extrema Direita, ligados e Pastores, Milicianos, Empresários Corruptos de empreiteiras, ônibus e conglomerados de Saúde (OS's), Jogo do Bicho... TODOS corruptos e 90% deles com VÁRIOS crimes e Processos na Justiça (que nunca anda, ou anda a passos de cágado, talvez para cair na prescrição).
Como dizia Cidinha Campos, radialista, QUANTO MAIS LADRÃO, MAIS QUERIDO.
Pois é, tem uma grande diferença do que acontece no que comentamos e no engajamento online com a política real do dia a dia
Essa besteira de que o nordeste vota na esquerda é o maior engodo. O nordeste vota em Lula. De resto, não falta, nunca faltou prefeito, deputado e senador de direita no nordeste.
Bem observado.
Sou de Direita e Grandemente Anti-Esquerda, porém não sou 100% de Direita e nem 0% de Esquerda. Mesmo sendo uma pessoa de Direita, eu me considero um Social-Democrata Moderado (Centro-Esquerda Moderado) referente as questões de combate as Injustiças sociais, ainda que Conservador nos Costumes, defensor da Lei e da Ordem, e também das Boas Tradições e dos Bons Costumes. O Centrão (Fisiologismo) é que saiu Fortalecido nessas eleições.
Pedro, duas palavras: Orçamento Secreto. Tá aí desde 2020.
A propósito, o PT fez 69 prefeituras a mais em 2024 do que em 2020, isso sem contar as que ainda estarão para disputar no segundo turno, quais acho que levará a minoria.
"Nossa, vc acha mesmo que a Esquerda mandou bem nessas eleições??"
Não, nem perto disso. Estou removendo o sensacionalismo terrorista habitual sobre a esquerda que o liberal brasileiro ama propagar.
Lembro ainda que depois de 4 anos de Bolsonaro, e da pior gestão possível numa pandemia realizada, o dito cujo quase se reelegeu contra a figura política com os maiores indicadores de nossa história recente - além do congresso mais reacionário de nossa história eleito. Portanto nem a pandemia foi suficiente para arruinar a imagem de Jair e da Direita, como a pior tragédia climática do Rio Grande do Sul não foi suficiente para arruinar a imagem do atual prefeito - a sensação que fica é a de que existe carta branca para todo tipo de criminalidade desses políticos para seus eleitores, inclusive acredito genuinamente que se Marçal não fosse um mentiroso contumaz, cometedor de crimes, propagador de saídas fáceis para problemas estruturais, e não tivesse apresentado um laudo comprovadamente falso, não teria a quantidade de votos que recebeu: é o tipo de perfil de político em que seus eleitores se identificam com suas práticas, a canalhice impera.
Então não tem nenhuma pessoa de Esquerda verdadeiramente surpresa dessa distopia, de quase termos tido segundo turno de Direita em SP, ter rolado, Pedro. Até porque a derrota de Boulos é iminente, a pessoa que comemora sua ida ao segundo turno tem direito de fazê-lo - mas achar que ele tem chances de levar é porque ainda não dimensionou a situação.
Nada mais surpreende no Brasil.
E é disso para pior.
Nossa… sim: falou tuuudo!
É muito fácil ser de direita no Brasil, basta vc falar que é contra o comunismo, a ideologia de gênero, a favor da família, etc que tá eleito, não precisa de proposta, de mais nada. É óbvio que a esquerda precisa melhorar sua capacidade de comunicação e dialogar mais, mas tem uma parte do povo que não tem mais jeito
Chora na cama que é quente.... abre a caxola analítica.
A esquerda aumentou o número de prefeituras pequenas. Mas perdeu nas grandes. Das 51 cidades com mais de 200 mil habitantes, ganharam em apenas 4 (apenas 1 capital). Isso nunca tinha acontecido, por isso o por isso o Pedro fala em "derrota " da esquerda.
Feudalismo (Centrao) - Ontem, Hoje, Sempre ! Ficam mantidos:
- Aparelhamento/vassalagem/loteamento/apadrinhamento da máquina pública
- Base Alugada no Congresso ("ou nós ou o caos")
- Reeleições sucessivas de clãs familiares
- Orçamento/garfada secreta
- Detenção/vassalagem dos meios de comunicação de massa
- Concentração bancária festejando (há decadas...) os maiores juros do mundo
- Educação Básica sucateada
- Ausência de Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico (PND)
- Manicômio fiscal
Muito lúcido.
Se a esquerda perdeu o Brasil ganhou
O presidente é Lula 😂😂😂😂
@@AiltonNeves-h9k por enquanto, quando o Lula morrer a esquerda vai junto.
O centrão fez valer o orçamento secreto, e fundo eleitoral
O centrão sempre foi e sempre será vencedor na eleição municipal
"Apenas o PT (que, ao lado de PCdoB e PV, forma a Federação Brasil da Esperança) e a Rede (da Federação PSOL Rede) elegeram mais vereadores desta vez do que há quatro anos: o PT passou de 2.668 para 3.127; e a Rede, de 148 para 172". Ou seja, quem acha que executivo municipal é a chave pode estar equivocado...
Quanto chororou dos patriotarios.
Ou seja, as eleições presidenciais são ideológicas, enquantos as demais por interesse particular!
Votei em Ricardo Nunes mas sou contra Bolsonaro e Marçal!
E brasileiro lá sabe o que busca....😅
9:53 Diagnóstico preciso! 🙌
7:57 Locomotiva matou a charada 🙌
Não é só a esquerda zoando pobre de direita, infelizmente o Centrão vai sempre ganhando, pois tem a disposição quase 1/4 do orçamento a disposição. Eu acho que que não há muito a se fazer. Depois de colocar a sandália da humildade faz o que? Começa-se a frequentar igrejas, promover cursos de empreendedorismo? Entramos no movimento antiaborto e esquecemos a ciência? Isso a direita já está fazendo, e como democrata eu lamento, mas acato. Até a próxima eleição.
Ele acha, "como um grande capitalista" que todo mundo tem que fazer igual ao Meio, um rebrand, que agora vão falar até sobre fé, hahahaha é mole, ele acha que vai pegar essa "fatia do mercado da fé"... quanta bobagem...
A esquerda se tornou o que dizia combater. Aquele discurso florido e a dita empatia vai sendo desmascarada a cada dja que passa. O pessoal vai cansando. E quando finalmente se dá conta do tempão que foi feito de trouxa, não volta nunca mais. Daí tem ódio mesmo (ngm gosta de ser feito de trouxa) e é taxado de extremista. Parabéns aos envolvidos. Parabéns pela petulância em se negar a enxergar o óbvio. 👏🏻👏🏻👏🏻
@@sharplinesbr3944 bom, a extrema direita vem fazendo o povo de trouxa, e detalhe, sem projetos ou políticas públicas. A esquerda desde de a primeira eleição do Lula bombardeada e criminalizada em geral. Houve corrupção sim, isso ninguém nega, mas tivermos vários autores e diversos partidos de diversas matizes. Fato que muitos dos corruptos estão no poder e agora controlam o orçamento e esses estão na direita.
Não entendi o "novo maior partido em número de prefeituras" 2:30 , sendo que logo depois falou que outros partidos elegeram muito mais prefeitos 🤔🤔
Em Goiânia vai ser segundo turno entre duas direitas
O primeiro episódio em um quadro sobre fé é com uma artista 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Eu não esperava outra coisa!
Pedro, acho que entendi seu argumento sobre Pablo Marçal mas você continua a achar que o Marçal não é uma ameaça a democracia como Bolsonaro mesmo após ele falsificar os documentos para prejudicar a campanha do Boulos? E como você acredita que a Justiça deveria lidar com tudo isso (visto que você sempre demonstrou muito preocupado com eleitor do Marçal e sua descrença no "sistema")?
Ele não só "mentiu levianamente" contra outro candidato. Isso todos fizeram - Ele próprio foi associado sorrateiramente ao PCC, o Nunes foi chamado de "Ladrãozinho de creche" pelo seu candidato, a Tabata foi acusada de viajar com jatinho particular não sei de quem... Isso é a política sem-vergonha que se faz no mundo (Donald Trump não é diferente). O que Marçal fez foi além. Ele DIVULGOU UM DOCUMENTO FALSO SOBRE SEU ADVERSÁRIO NA VÉSPERA DE UMA ELEIÇÃO. Isso não o torna Pinochet. "Só" potencialmente inelegível - Agora, pelo anteriormente disposto, com justificação.
@@toefl.rodrigo se fosse o Boulos ou o Glauber vc sabe que a "análise" embasada seria outra né... Tanto é que foi...
Cristian Lynch fala sobre os períodos cíclicos das Democracias... no momento vivemos um ciclo Conservador, que iniciou em 2014-16 ...não seria esse o motivo de Lula ter ministérios do UB e PP, além de fazer concessões com Lira na Câmara, para governar lentamente em direção a certos (poucos) avanços sociais?
Ou ele só é um presidente ruim mesmo ... Mais até que o último
Sim, porque porque certamente vc considera toda a pauta do PT como "avanços sociais" né? A soberba aparece até quando tenta fazer uma autocrítica..
Em 12, talvez 16 anos seremos todos "centrão". E a teoria de Kassab, do poder em função do $$ fundo eleitoral, estará concretizada.
Se o centrão vem ganhando nas últimas eleições, então tanto esquerda quanto direita serão eliminadas do jogo eleitoral, no longo prazo.
Eu vejo isso como algo bom. Chega de Lulas e Bolsonaros, chega de culto à personalidade e messianismo ridículo.
@@ramonmarcondes3915 Sim, parece bom.
Porém, na cultura da nossa sociedade, haverá uma substituição natural desses nomes. Quando a política deixar de ser tratada com paixão, quase futebolística, algum resultado bom virá.
No momento, não sendo uma extrema direita golpista, já é lucro...
Bicho, pra você se a pessoa está a direita da Marina Silva, ela já é extrema direita.
À direita da Marina Silva ser extrema não! É radical!
@@IGeraldo à direita de Marina é SÓ radical, ufa.
Daqui a pouco o cara lança que PCO é centro esquerda 😂
O Pedro até que faz uma reflexão e chega à conclusão de que não dá pra sair chamando todo mundo de "Fascista". Por mais que ele tenha uma dificuldade imensa em entender que a direita populista é tão simplesmente "Direita" quanto a esquerda populista é tão simplesmente "Esquerda".
(Se na Direita você tem um cara muito mais moderado que Bolsonaro, como Tarcísio, na Esquerda você também tem gente bem mais moderada do que Lula, como Tabata.)
...Mas a parte esquerdista do seu público, por outro lado, perdeu completamente a noção do que é "Outro Lado". (Só o meu é que pode xingar - De "Ladrãozinho de creche", por exemplo. Só o meu é que pode invadir (Aí eu chamo de "ocupar"). Só o meu é que pode bater.)
Eu era da zona sul, reduto dos japas. (indianopolis, saude, vila mariana). Exatamente onde a Tabata mais ganhou votos, 14%. Cada povo tem os políticos que merecem.
E quem ganhou nessa região? A Tabata fez só 14%. Cada povo tem os políticos que merece?
@@ricardosauteNunes
Tabata teve 16 em um bairro bem do centro mesmo, o segundo mais votado da Tábata na verdade
@@ricardosaute e desde quando que toda população desses bairros são orientais? Percentagem elevado de orientais (uns 20%?), resultou a ela em votos elevado. Simples assim. Se eu for falar de outro jeito, ela recebeu quase 50% a mais de votos nesses bairros, em relação a outros bairros. E se comparar com muitos outros bairros, ela recebeu 100% a mais de votos.
Nem matemática, ou interpretação é o seu forte.
@@キクラゲちゃん Mesmo assim, a Tábata não foi a mais votada em nenhum grupo étnico. Então não faz sentido a sua afirmação de que cada povo tem os governantes que merece. É só isso. E cada povo não tem os políticos que merecem. Mas é bobagem, vamos relaxar
Cresci em uma favela, com condições bem precárias. E falo por experiência própria: Enquanto a esquerda só oferecer pautas progressistas, vai diminuir cada vez mais. A imensa maioria da classe trabalhadora é Conservadora.
Na verdade a classe trabalhadora é explorado ao máximo e manipulada para permanecer na penúria, antes era necessário ligar a tv e consumir jornais para moldar o pensamento, hoje tá na palma da mão.
Sensacional essa análise. Como a esquerda está precisando acordar para a realidade! Tem tb, na minha opinião, a associação cada vez maior da esquerda com as pautas identitárias. Elas são super relevantes e necessárias mas na hora de garantir o pão em cima da mesa, ou a preocupação com os problemas cada vez maiores das cidades onde moramos, inclusive pela questão do clima, elas ficam em segundo plano.
Gosto dos seus comentários e os acho bem razoáveis, apesar do seu viés liberal turvar sua visão em vários aspectos. Por exemplo, de forma reiterada você fala da gana da classe média que quer crescer, ralar, empreender, prosperar e tal. Pois bem, admitamos por um instante que essa característica seja indiscutível. Se assim o é, a esquerda tem que moldar seu programa para atender essa demanda? Não, a esquerda diz que muito disso é ilusão, que não pode ser entregue, que não dá para governar esse sistema de forma a incentivar as micro ganâncias de forma a produzir uma elevação social generalizada. Mas você acredita justamente nisso, no sistema de mercado, no Estado enxuto, e portanto aponta o dedo para esquerda que não está entendendo o povo. Não Dória, talvez a esquerda entenda isso e não consiga convencer a aderir a outro tipo de programa porque nem acredita ou quer implementar essa política que não crê ser viável ou desejável.
Outro exemplo, você afirma que o povo não quer educação sexual na escola. Mesmo que seja majoritário, se nós acreditamos que os jovens não vão receber em casa devida informação e devem ser alertados sobre doenças venéreas e gravidez precoce, devemos levantar essa bandeira, e se o povo não quer isso ou ouvir sobre isso, vamos perder, e que assim seja, como tem sido desde sempre, mas não é o caso de abrir mão das nossas convicções e moldar o discurso ao gosto do freguês, de forma demagógica. Perdemos, lamentamos, nos indignamos, e o povo escolhe o que gosta e o que deseja, segundo você, quem os dê condição de cultuar os valores da família da prosperidade individual. Pergunto-te: qual seu palpite sobre a lavada da direita tomando conta de tudo, os defensores do Estado mínimo e da 'família tradicional' vão entregar o estado de coisas que supram esses desejos que tu enumeras quando fala da psiquê da classe média?
Excelente análise.👏👏👏
O que não vejo é o Pedro vendo que nao tem mais direita ou esquerda
Hj o ideológico perde voto
O que vale são cortes, vinhetas e entretenimento
A esquerda nao emplaca no povo porque nao sabe trabalhar com essa nova informação
Coisa que Marçals, Bolsonaros, Nicolas, Malafaias reinam
Pedro sempre votei em candidatos de centro esquerda, mas esse ano tive que optar em votar em um candidato a prefeito da direita menos pior no meu município.
Concordo com você que a esquerda não está conseguindo dialogar com o trabalhador.
Ontem Milei fechou um hospital que atende 25.000,00 pessoas. Muitos infelizes que o elegeram estavam protestando, mas...o Milei nunca mentiu...
Espero que a esquerda suma do mapa e que o brasileiro possa enfim viver as delícias do capitalismo na sua forma mais selvagem...sem direitos sociais, sem saúde pública e sem escola, sem carteira assinada e com uma jornada de trabalho de 16 horas diárias.
E desejo para as varoas da direita que a licença maternidade seja extinta...
Não dá para esperar muito de um povo que trocou ouro por espelhos achando isso um bom negócio.
Eu te entendo, teriamos que perder para dar valor. É triste mas entretanto é verdade.
Se tu estás falando merda de um celular e usando rede social é graças o capitalismo. Se produtos baixam preço é por conta do agro. Mostra aí o que tua esquerda produz?
Talvez sem a esquerda, não teríamos a união soviética, china maoista, Camboja do Pol pot, e muitas vidas seriam salvas!
Tu sabe que o Governo Lula dito de esquerda cortou verbas da educação e saúde não sabe?
Tu sabe que o Governo Lula dito de esquerda cortou verbas da saúde e educação não sabe?
"Percebem a surra que o PT levou?" melou a cueca nessa hora...
Pedro, em 2022 na cidade de SP o Lula foi mais votado que Bolsonaro e Tarcísio perderia se dependesse dos paulistanos.
Fico pensando o que houve nesses dois anos para que tivéssemos esse resultado no primeiro turno da disputa pela prefeitura da capital paulista .
Eu acho que a imagem de Boulos ainda é de extremista, tanto que a rejeição dele sempre foi altíssima, e começou pior do que Marçal, que se não tivesse feito tanta merda, teria passado fácil pro segundo turno. Infelizmente "rótulos" pegam. Lula perdeu acho que 3 eleições e foi moderando cada vez mais pra depois de 12 anos ganhar a eleição presidencial, quiseram fazer isso com Boulos em coisa de 2 ou 3 anos. Fora que hoje em dia as pessoas ficam dentro de suas bolhas, até pq se fosse pelo nível de debate, Tábata não teria ficado com quase 1/3 dos votos de Marçal. Apesar de Boulos ser conhecido, achei uma PÉSSIMA escolha pra Prefeito, justamente pela rejeição alta, não apenas por ser mal visto por ser quase um "PeTê", mas ainda visto com o lado radical dele. Talvez se fosse um Haddad - ignorando o fato dele ter saído mal avaliado. O maior problema do PT é ter caras novas. Por isso o PSB tá crescendo, porque a esquerda que tá surgindo, tão indo pra lá.
Eleição municipal não é eleição federal. É simples. O povo não confunde as duas coisas. Quem mistura as bolas são só os fanáticos PTontos e os bolsominions.
Não foi o Lula que ganhou, foi o Bolsonaro que perdeu. Se o Micto passasse o mandato calado, ele teria sido reeleito.
Excelente análise
Pedro, tem um efeito considerável de emendas pix e emendas secretas nrsse contexto. As ideologias parecem passar bem longe
Se for considerar a emendas Pix a análise dele está certa pois a direita foi a que mais de benefíciou
Muito bom!
a tendência é só piorar , e VIVA O EVANGELISTÃO !
A questão é que todos dizem querer acabar com a fome, querer melhores salários, acabar com a pobreza, querem propor maior igualdade e etc... o povo apenas percebeu agora, com internet e informação, que o MEIO usado pela esquerda pra atingir esses objetivos, não funciona, nunca funcionou e nunca funcionará. Insistir nisso é ir contra a história, ir contra a lógica, ir contra a natureza. E é por isso que o pobre hoje é de direita,e o rico é de esquerda. Pq com o sistema atual, o povo é explorado em impostos, que não chegam aos pobres. Esse imposto vai para o sistema, com os 3 poderes recebendo benefícios absurdos, o mecanismo de coerção, que são os militares, empresas aliadas do governo, e a mídia, que hoje se encontra em frangalhos, pois não manipula nem gera interesse no povo. E são esses ricos que o povo quer taxar, exatamente os campeões nacionais que a esquerda defende. Ficou nítido além da corrupção e ineficiência administrativa (que por ser proposital a corrupção pode se dizer que é eficiente, pois atingem seus objetivos), a proteção e incentivos dados aos ricos, e o cerceamento feito ao pobre e classe média, com tanta burocracia e regulações, com falta de incentivos e até o oposto, para impedir esses de crescer e se tornarem problema para os grandes defendidos pelo governo. Fora erros absurdos como as taxas exorbitantes contra importados, alegando a proteção da podre indústria nacional. Enfim, nem sei como ainda conseguem eleger alguém, mas a tendência é definhar mesmo.
Ótimo comentário . Gostei especialmente da parte onde você chama atenção de dois aspectos : primeiro que ,com a Internet , a mídia tradicional não pode mais manipular o povo e nem sequer consegue gerar interesse no povo . E segundo , que a Esquerda só consegue votos na classe média alta e com os ricos porque não são massacrados pelo Estado . Os pobres , a classe média baixa e a classe média média sofrem com o excesso de regulação e com o excesso de burocracia , além de serem os muito principais atingidos pelos privilégios das castas
caraca... Quanta tolice e imbecilidade escrita. Rico é de esquerda... Como pode vomitar tamanha ASNEIRA!
Se imposto fosse tão ruim assim os países da Europa e Escandinávia não Teriam os melhores IDH do mundo.
Canalhice é dizer que as "Mídias" são de Esquerda, sendo que 90% (ou mais) das concessões de Rádio e TV estão nas mãos de Políticos e Empresário de Direita! Os maiores grupos de mídia no Brasil pertencem a apenas 5 famílias, TODAS milionárias e TODAS de Direita. Record, Globo, SBT, RBS, Rede TV, CNN e BAND. Na imprenssa O Globo, Estadão, Folha/UOL, Jovem Pan, Itatiaia, todos de Direita. 80% dos Deputados e Senadores são de Direita. Judiciário e MP, a maioria de Direita. FFAA e forças Estaduais e Municipais de Segurança (PM, Civil e G. Municipais) 98% deles de Direita. Agro POP, do Trabalho escravo, do Agro Tóxicos sem controle, grileiros de Terras, Desmatadores e das QUEIMADAS, TODOS DE DIREITA. Religiosos em geral, mas principalmente os Evangélicos, todos de Direita...
Vc como se diz um NÔMADE, deve estar muito tempo em NÁRNIA, e deve ser informar pelo zapzap do Carluxo... Só pode!
eu fiquei tão triste que a tabata recebeu tão poucos votos. Apartir de hoje vou parar de acompanhar política. Nem vou sair de casa para votar no segundo turno. Já sabemos que o boulos perdeu.
Nos municípios pequenos vota-se em quem se conhece, pensa na melhoria das cidade e tem boa reputação
Acho bom que a centro direta tenho ganho, a frente da esquerda e da extrema direita. Afinal, toda essa guinada para extrema direita no Brasil e no mundo deu-se devido ao derretimento da direita democrática. Se a esquerda derretesse hoje, abriria espaço para extremistas tbm. Ao meu ver, a esquerda e a direita democráticas, são a barreira de contenção para que extremistas malucos não entrem no cenário político e destruam a democracia.
Excelente comentário
A extrema esquerda não tem apelo. Duvido um país ter uma pujancia desse pensamento nas massas hoje.
De total acordo
@@Benh597 concordo
No Brasil, extremista de Esquerda é combatido com p0rrada, prisão, tiros e t0rturas…
Já os extremistas de Direita ou são Eleitos ou são sustentados no exterior, e de lá ficam incitando Golpes por aqui!
Pesquise sobre Rick Azevedo. Vereador eleito com 29k votos.
Plataforma simples com propostas objetivas, relativas ao mundo do trabalho.
a esquerda cresceu um pouco, não esmagou, mas dizer que a esquerda perdeu feio é um pouco bait 😅
Voto Facultativo JÁ
Mais um vez, ouvir o Pedro sobre as dores da classe média é algo que alegra a alma. Mesmo sendo um eleitor de direita, fico feliz em saber que a esquerda tem vozes conscientes com ela.
Mas essa dificuldade dos progressistas em entender esse segmento é inacreditável, eles têm acadêmicos, sindicalistas, institutos de pesquisa e opinião e mesmo assim estão alheios à nós. E se você chega para alguém de esquerda e faz a simples pergunta "por que da raiva da classe média?", a pessoa começa a gritar contigo, falando que isso é um absurdo, que a classe média nunca ganhou tanto dinheiro no governo Lula (1: ganhou dinheiro com Lula e perdeu com a Dilma. 2: nem tudo é sobre dinheiro) e etc. etc....
Engano seu que a esquerda é contra a classe média. Quem nunca corrigiu a tabela do IR desde 2015 e empurrou a classe média para a pobreza foram Temer e Bolsonaro. Ou você ganha muito ou não é nem classe média para falar essa bobagem.
Breno altman já fez essa análise
@@lambyzomem Quem empurrou a classe média para a pobreza foram Temer e Bolsonaro, que não corrigiram a tabela do IR desde 2015. A esquerda nunca odiou a classe média, mesmo porque foi o que sustentou os bons governos Lula 1 e 2 e Dilma 1. A crise mundial de 2008 demorou a chegar aqui graças ao consumo interno.
Eles nao acreditam em classe media. Ou eh pobre ou eh burgues.
@@moacirbarbosacastro8923 é sempre preto no branco, 1 ou 0. Nem parece que existe um divisão imensa entre alguém que tem apenas a prole para oferecer e um monopolista da indústria.
A eleição de Porto Alegre me assusta demais. Como quase reelegem de primeira o cara das enchentes? Beleza, não tem que votar na PT (ou na Brizola, outra opção da esquerda), mas não tinha outro candidato plausível não? O que as pessoas têm na cabeça?
Votar no Boulos foi o voto útil mais inútil q a esquerda frágil de estratégias pôde conceber. A única saída era Boulos abandonar a corrida declarando apoio pra Tábata, mas isso é impensável pra militância. Entendo q essa estratégia de perder mais tarde, pra perder com mais orgulho, fortaleceu ainda mais o Tarcísio pra 2026 (eleições em q a esquerda já ñ tem nome forte exceto um Lula com 80 anos).
Mas há um ponto curioso que ninguém parece estar tratando até então (pq soa muito estranho de dizer em voz alta): Nunes é um fenômeno.
Assustador pensar q 1 ano atrás "zero" pessoas conhecia essa figura de fraquíssima retórica, carisma inexistente e diversos escândalos, e ontem estava nos ombros d uma multidão aos gritos e rojões. O poder da máquina da propaganda de TV se mostrou capaz, em 2024, com o mínimo de competência, de criar qq candidato... impressionante.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Concordo contigo sobre o "fenômeno Nunes". Chega a ser espantoso, pois ele realmente era quase que um completo desconhecido até pouquíssimo tempo atrás.
Avalio que Nunes seria um fenômeno caso tivesse se feito, ao invés de ser uma joint venture de Bolsonaro e Tarcísio.
Nunes é a Dilma do Lula. É o Pitta do Maluf.
Ótima análise.
Prezado Pedro, em uma eleição em que o Centrão, a direita e a extrema direita venceram, creio que não foi a esquerda que perdeu. Quem perdeu foi o Brasil. Jair Renan mais votado em BC, Carluxo mais votado no Rio, Pablo Marçal quase no segundo turno, Abílio Brunini no segundo turno em Cuiabá, Delegado Éder Mauro no segundo turno em Belém e outras aberrações. Perderam a democracia, a civilização e a civilidade. Uma tragédia!
Chora mais 😂😂
Perfeito!
Esperava que votassem na esquerda que fez o Brasil pegar fogo, respirar fumaça? A Amazônia queima como nunca.
Concordo plenamente com sua crítica. Tenho fé q estamos perto de mudar esse cenário. A abstenção em SP de acordo com estudo chegou a 40% e no território 21%.
Não sei se é o caminho mas de alguma forma os eleitores estão percebendo
q algo está errado.
@@izabelamartinsdeazevedo7738 Prezada Izabela, o cenário é preocupante. Em pleno 2024 temos um mar de gente questionando democracia, vacina e se a Terra é redonda. O voto nestas figuras é a consequência da insanidade destes tempos. Muito complicado!
O cara deixou a cidade alagar e foi reeleito. Meus Deus o brasileiro é inexplicavel.
Na boa? O PL foi o partido mais votado do Brasil em 2024 com 15,7 milhões de votos. O PSD teve 14,5 milhões de votos e o MDB foi 14,4 milhões.
Por mais que digam que o PSD ganhou mais prefeituras, a maioria delas são pequenas. O PL mostrou muita força e o PT teve apenas 8,9 milhões de votos.
Que tal fazer uma análise isenta com esses dados?
Fiquei curiosa: Isenta do que exatamente?
@@DrJade Também nao entendi...
Acho que podemos pontuar outras coisas tb. Pedro, com essa eleição: o bolsonarismo ficou maior que o bozolino e ele saiu enfraquecido (eu torço para ser enterrado de vez); o marçalismo chacoalhou as estruturas do bolsonarismo e conseguiu chutar o Malafaia para escanteio como grande agregador evangélico e ficou próximo dos evangélicos que cultuam a teoria da prosperidade e são contra os costumes dos ímpios - Marçal foi apoiado por Nikolas e o Feliciano e elegeu um amigo do Nikolas, o rapaz terrivelmente evangélico para e tb um sargento de milícias (desculpe o trocadilho) para vereador. Daqui para frente será que veremos mais produtos do marçal circulando nas igrejas do velho testamento?; Tarcísio Dutra conseguiu se desvencilhar do padrinho e poste carioca e saiu fortalecido para vôos maiores, pois carregou Nunes nos braços para o 2 turno e elegeu vários prefeitos pelo estado ajudando o Kassabão a tornar o PSD, o maior partido em SP; o PL fez muitas prefeituras pelo Brasil mas não quanto o e$$$perado e o Valdemort já não quer ninguém da familícia no comando do partidão...
A ver o que vem pela frente., não? Será que a direita vai derreter com isso e teremos disputas fraticidas à procura de um substituto ao mimimito, ou vai conseguir amalgamar todos na mesma cumbuca: o bozó, os arrojados, libertários, conservadores, arruaceiros, danados e demais alucinados da direita?
Não dá para esquecer a força dos pentecostais... muitos deles votam no 'capeta' se o pastor mandar.
Rose... Por comentários como esse, que é revelado a ignorância enorme que ronda os esnobes de nossa era.
@@viniciuscosta3731 Acho que o fanatismo tem mais ligações com as emoções do que com a cognição.
O engraçado do esquerdista é querer usar da moralidade contra o Cristão. Nós conservadores lemos e damos risada da soberba de um ímpio que segundo as palavras do próprio Jesus, quem não crê já está condenado.
Enfim, você continuará a não entender sua própria insignificância, até ter a humildade em reconhecer Cristo e seu sacrifício na cruz, para redimir miseráveis como eu e você, ao menos eu já o reconheci e você? Continuará a se achar a sabida desta era?
@@robsonrib "Opção preferencial pelo pobre": essa foi a lição que a igreja me legou. Se não olhamos pelos órfãos, aquele que passa fome e frio, a viúva, o presidiário... seremos como galhos secos que irão para a fogueira!
Se quisermos conservar certos costumes com base em preconceitos, estou fora; mas Cristo não pediu nada disso em suas palavras! Só pediu amor incondicional!
@@robsonrib Nem sabida nem estúpida... temos que entender a diferença entre líderes religiosos que lutam pela causa de Cristo e outros que lutam por poder e dinheiro!!
Vitória do Fundo Eleitoral.
não foi o fundo não, foi o orçamento secreto mais emendas pix etc..
no Brasil, a direita é revolucionária e a esquerda defende o status quo.
A direita não é revolucionária, é conservadora. A pretensa oposição ao "sistema" é justamente para mante-lo. Já viu milionários pregarem revolução contra eles mesmos? Sempre se trabalha a mente da população para ela seguir o "mestre", o dono da situação. Menos direitos e mais trabalho, lembra? Essa é a revolução que eles pregam. Mas o que é o cidadão sem direitos? Um escravo.
Um empreendedor de nada. Trabalhando para o Uber, para o Ifood, para a Shein, para a Amazon e se achando independente. 12 horas por dia, sem descanso, sem tempo pra sua família tradicional. Essa é a vida do cara que acha tudo muito revolucionário. A revolução da Direita foi nos direitos do Cidadão.
Revolucionária ou Reacionária?
Falou tudo
Já dizia Vladimir Safatle : "A esquerda morreu"
Ansiosa pelo streaming do Meio já vão começar com um programa bem interessante pelo visto.
Boulos vai perder feio
Amém!
Eu acho bonito.
O grande problema do PT é o egocentrismo crônico de querer ser o defensor da democracia,mas a democracia deles.
O Sr Luiz Inácio Lula da Silva vai ter que rever seu crônico egocentrismo!!!!
Ele já tinha que ter revisto ainda na eleição de 2006 em meio ao Mensalão!
A esquerda perdeu o discurso antissistema e ele foi pego pela extrema direita. E ainda acreditam em pedir moderação para a esquerda. Estranho, não?
Adoro as ‘caras & bocas’ do Pedro.😂😂
Talvez seja porque o discurso da esquerda é desconexo da realidade do brasileiro média (principalmente da esquerda progressista) a única coisa que salva é a "defesa dos pobres" se dependesse do progressismo, a esquerda já tinha virado pó!
Sim, também tenho essa impressão. Talvez, entre outros fatores, ter ficado mais de uma década no poder sem ter feito grandes mudanças e cometido os mesmos erros que jurava que iria combater (como a corrupção) contribuiu para o imaginário popular vê esquerda como sinônimo de sistema e não uma alternativa a ele.
De tanta moderação e concessão, o PT virou o antigo PSDB. De tanta moderação e concessão, a esquerda em geral perdeu sua identidade. De tanta moderação e concessão, a esquerda, com o PT à frente, endireitou, foi domesticada. Está dócil, dócil.
Calma Gustavo, Pedrinho quer que a nossa esquerda seja uma esquerda moderna, "uma esquerda não esquerda mais com uma carinha de esquerda... hahaha... Só rindo mesmo...
Kkkk.
Esse meio é igual a mesa de sinuca da birosca do bairro onde cresci, uma caída terrível para caçapa que ficava no meio, porém do lado esquerdo.
Eles insistem em papo de socialismo, comunismo, aí perde mesmo. As pessoas querem trabalhar e prosperar, não empobrecer.
Não, cara... Ninguém tem que trabalhar. Trabalho é exploração, para enriquecer patrão. As pessoas têm é que tirar dinheiro dos que ganham e colocar na conta dos que não ganham! Acorda!
@@IGeraldo se você fosse patrão você não falaria isso. Tem que saber se colocar no lugar do outro.
Na verdade é o contrário a esquerda abandonou o discurso de socialismo, comunismo, anarquismo e trocou pelo discurso liberal de pautas identitárias.
Isso não existe mais, cara. Quem fica falando em comunismo e socialismo é aquela porção da esquerda mais raiz, daqueles partidos que nem possuem representatividade grande. Qual foi a última vez que voce viu o Boulos, Lula e cia limitada falarem em comunismo? Isso é um fantasma.
E quem fica de papo nojento e hipócrita enxergando "socialismo / comunismo" onde não tem ou taxando todo opositor disso, é a direita. As pessoas querem trabalhar e prosperar, mas não é com esses "liberais, pastores e coaches" que vão enriquecer.
Assistam o vídeo do Bob Fernandes sobre as eleições municipais, que, sem julgar nada, mencionando só fatos, deixou nua a situação do Brasil.
O povo não aceita mais as pautas de esquerda, Pedro. Na verdade, o ideal de esquerda, o modo de vida, de educação, de trabalho, de intelectualidade… isso é repulsivo para a população média.
Senhor, socorro
Respeitaria se fosse ao menos trocar algo melhor,mas sinto como se tivessem trocado uma comida ruim por comer bosta e acreditar q bosta é melhor que comida.
O povo odeia cotas raciais , política pra gays e lésbicas e etc.
@@AL0981000 Nao é questão de respeitar, mas de entender. Nem acho que tenha sentido.
A propaganda da esquerda, com uma família pobre, em um casa "zoada", mas recebendo algum beneficio que garante a comida na mesa, o filho indo para um escola com possibilidade se formar em alguma coisa e pai e mae como empregos estáveis já nao sao suficientes.
A galera sonha com disney, SUV e Iphone. Ninguem quer saber de CLT. Educação é perder tempo, a internet já tem tutorial de tudo. A direita traz uma resposta mais convincente pra essa galera, mesmo que ilusória. Acho que nem precisa ser concreta, mas só de apoiar já ganha o cidadão
@@marcusfreitas4123 Sua resposta sintetizou o que o Pedro falou: Sensaçao de que o "povo" é boçal e que voce faz parte de uma elite pensante.
Eu acho que isso irá levar a total decadência do "progressismo".
Ainda preciso descobrir, quem é pior!
@meio, eu disse isso no canal do Historiador. O brasileiro médio é, sim, de DIREITA. As pautas que o brasileiro médio gosta são pautas dos costumes, não é saúde, educação, meio ambiente, segurança, etc. O mais próximo que eles querem são soluções simples para problemas complexos. Gostam, sim, das mentiras da direita populista, não querem ouvir que vai demorar para resolver algo, querem ouvir a mentira que vai ser rápido. Eu adiciono isso com a exaustão de escândalos de corrupção que alimentam a mídia. Não porque são contra a corrupção, porque não são, elegem pessoas de direita que são corruptos, mas por motivos egoístas, individuais, só os motivos que afetam a vidas deles diretamente, se o político fez mal para outra classe ou outra localidade eles ainda votam no político corrupto, contanto que ele diga o que eles querem ouvir.
As pautas comuns até os políticos de esquerda não votam. Leis ou mudanças para ajudar o povo não faz parte da pauta, são tão corporativistas como a direita.
A única liderança da esquerda que movimenta hoje é o Lula, mas o Lula vai ser relevante, até quando? Ele nem foi atuante nessas eleições, ele sumiu.
Eu moro fora do Brasil agora, e consigo ver as mesmas tendencia nos meus conterrâneos, principalmente porque a maioria que consegue sair é de classe media e media alta, eu sou uma anomalia que vim de uma classe mais baixa. Fica muito claro que a grande maioria tem ranço de ver você melhorar. Se incomodam em ver alguém que eles consideram iguais ou inferiores crescer antes deles. O reflexo vai ao voto também.
A esquerda do Brasil para conseguir chegar no eleitor tem de arrumar a casa, melhorar a comunicação e abandonar os políticos velhos, tudo ao mesmo tempo. O Brasil vai ser, num futuro próximo, uma mistura de Filipinas e Irã.
Quanta esperança no povo brasileiro amigo, um pouco que humildade já iria te ajudar e muito.
"O mais próximo que eles querem são soluções simples para problemas complexos. "... tá basicamente chamando quem vota na direita de burro, o mesmo problema que o Pedro apontou. Isso não vai ajudar.
Sim, está. E vc confirma isso.
É o caso da barata que apoia e vota no inseticida…
@@FelipeFerrMelo , mas infelizmente é isso, o que mais seria? A direita se vende como solução suprema para tudo, mas é só da boca para fora, na hora do vamos ver, empacam e ficam de birra culpando a todos menos a eles mesmos!
Essa percepção é real em todo lugar, mas algo que os analistas esquecem é que eleição municipal não tem nada haver com eleição presidencial.
Um pouco pelo menos influencia. Mas realmente, devemos lembrar que o PT nunca teve muita vantagem nas prefeituras, mas elegeram presidente 4 vezes seguidas.
Discordo em partes, Pedro. O resultado se deu, em partes, pela boa e velha alienação de sempre. Pessoas no RS perderam tudo nas enchentes e mesmo assim votaram em peso em políticos e partidos que negam ciência ou são contra pautas do meio ambiente. Quer maior exemplo de alienação que isso?
Não votam assim pq são "alienados" é sim pq o RS (e o Sul) tem um agronegócio forte. Pautas ambientais os assustam economicamente falando. Entre o econômico e o ambiental, preferem o econômico.
@@JoaoPedro-ck5bd Mas isso é alienação, amigo. Os locais mais afetados pela enchentes são na região metropolitana, lá as pessoas não têm contato direto com o agro. A pauta das mudanças climáticas já é debatida há anos na grande mídia.
Quem teve sua vida destruída pelas enchentes e se nega a ver a relação disso com as mudanças climáticas é o quê?
@@viniciusferreira2020Quais foram as grandes contribuições que a Maria do Presidiário deu para a luta contra as mudanças climáticas? Essa mala nunca tomou nenhuma ação política a respeito do assunto, mas agora quer pagar de ecologista improvisada. 😏
A desonestidade começa quando não reconhece a força de Bolsonaro.
Uma pergunta: Pq o PL foi o partido que mais recebeu votos?
O mesmo podeia-se dizer do Nunes, foi para o segundo turno por pouco.
Mas a diferença é que ao menos um dos dois de direita necessariamente passaria ao 2° turno. Já o da esquerda quase fica de fora, por ele ser antiético defensor de rachadinha. 😊