Olá Mariano, sou Rionegrense e quero lhe cumprimentar pela matéria sobre o Sgto. Max Wolff; sua reportagem é examente como meu pai me contou há uns 60 anos atrás (hoje estou com 71). Aproveito para registrar que minha mãe, Martha Rauen Henning, era prima irmã do Tte. Ary Rauen, que também tombou na Itália, e hoje leva o nome do nosso 5º Regimento de Carros de Combate sediado aquí em Rio Negro - Paraná, o 5º RCC Tenente Ary Rauen.
Tremendo, nossos soldados deveriam ser sempre lembrados, pois o valor contido no sacrifício de cada um representa a luta por eternos valores que deveriam ser cultivados.
🇧🇷Meu Deus, que história! Por amor a uma mulher, ele perdeu o amor à sua vida… Por amor à sua Pátria, Brasil, ele doou a sua vida! Obrigada, professor! 😢😢💔👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Meu pai, Eleomir Bley Cornelsen - Cabo Bley - foi companheiro de Max Wolf. Esteve em combate no fatídico dia da morte de nosso herói comandando outra patrulha na mesma região. Foi um golpe duríssimo para tos os companheiros de Max Wolf, assim como foi para o Cabo Bley, meu querido pai.
@@brpotencia5217 sim! Meu pai dividia o cama do de patrulhas na terra de ninguém com Max Wolf. Os dois paranaenses confiavam um no outro. Meu admirava o destemor de Max Wolf, pelos motivos muito bem explicados no vídeo. Tenho um pequeno livreto se memórias escritas por meu país. Vou ver o que ele fala sobre seu comandante imediato e repasso.
@@pakhocornelsen poxa , muito legal isso , grato por responder , sinta se orgulhoso pois seu pai foi um homen muito honrado, pois lutar nesta guerra só cabra macho mesmo , parabéns 👏👏👏
Só posso admirar, esse bravo soldado, pelos seguintes motivos, Paranaense como Eu. Serviu no 1/20 RI , Primeiro do Vinte Regimento de Infantaria, Unidade Militar que eu servi em 1972, Justamente no inicio da modernização do Exercito passando a ser denominado 20 BIB, Vigésimo Batalhão de Infantaria Blindado. Hoje em sua Homenagem tem o nome de "Batalhão Max Wolf Filho". Sempre digo que fui privilegiado. Fui voluntario e também participava de todas as patrulhas e missões que se apresentavam, claro que nem se compara com Max Wolf Filho, estávamos em tempos de Paz pelo menos externamente. Nosso quartel sempre foi tropa de elite, e era um dos únicos a utilizar o FAL , mas em treinamentos usamos equipamentos da 2 WW, e as táticas das Guerra do Vietnam, que foi a guerra mais insana que aconteceu até hoje. Meu treinamento foi completo e muito valioso. Todo meu respeito e minha continência de um Cabo Veterano do 20 BIB para o agora Tenente Max Wolf Filho.
Em Curitiba no museu da FEB Tem a carta do marechal Mascarenhas a mãe dele. Informando a morte. Eu vou as lágrimas sempre que leio Vale a pena ver e visitar o.museu.
Excelente documentário. Pena que nossos verdadeiros herois, tenham sido esquecidos com o passar dos anos, dando lugar a outros que nunca foram herois, nem são patriotas. Moro em Olinda-PE e temos aqui um viaduto com o nome de Matias de Albuquerque, que era o governador da capitania de Pernambuco, quando houve a invasão holandesa em 1630. E foi ele que organizou a resistência a esses invasores. Pois bem, uns políticos de esquerda, à época, queriam mudar o nome do viaduto para o de um de seus ídolos, que não tem nada de heroi, apesar de ter sido um ícone da nossa cultura recente. Felizmente, os historiadores atentos, impediram tal sandice.
Graças à Deus, com o advento da internet, nosso povo está conhecendo e voltando a dar valor aos nossos verdadeiros heróis, ainda falta muito, mas estamos caminhando!!!!
Meu avô Luciano era sub tenente do 6° Regimento de Infantaria Ipiranga, onde se alistou aos 16 anos, lutou em duas resoluções, na II Grande Guerra ele se feriu quando seu gipe passou em uma mina mas teve sorte e se recuperou. Após o retorno deu baixa como primeiro tenente para poder cuidar de minha avó que estava com a saúde muito debilitada. Ele nunca comentou nada sobre a guerra, gostava de estar presente em todas as festividades do 6° Regimento, estudou farmácia e seguiu nessa carreira. Alguns companheiros no entanto voltaram com sequelas como neurose de guerra. Ele no entanto sempre foi uma pessoa tranquila mas firme, a quem as pessoas procuravam para se aconselhar, foi um grande homem.
É chocante saber que esse homem corajoso não tinha motivos pra viver mas se dedicou a causa de outras pessoas que queriam viver em paz! Que Deus lhe dê um bom lugar !
No livro "A luta dos pracinhas" de Joel Silveira e Tassilo Mitke, consta que antes de sair para a última patrulha, o Sgt Max entregou uma carta a Joel Silveira endereçada a sua filha, alguns anos atrás, quando Joel Silveira ainda estava vivo, o Fantástico exibiu uma reportagem da entrega dessa carta algumas décadas depois, na época eu assisti essa matéria,proocurei essa reportagem mas não encontrei.
Nosso muito obrigado a esse herói brasileiro que lutou pela liberdade de todos nós graças a ele e muitos outros que deram suas vidas para conquistar a vitória e nossa liberdade,se todos os brasileiros tivessem um pouquinho da coragem de Max Wolff.
Fui no Rio de Janeiro o ano passado, alem do MUSAL ponto de parada obrigatório foi o monumento aos mortos da 2 guerra, ali estão todos que lutaram e morreram pelo Brasil, fiz questão de parar na frente da lápide branca do 2Sgt Max Wolff, na ocasião o monumento estava sendo guardado pelos Pqds da marinha, deixei o meu registro no livro de presença. Vale a apena a visita
Como sempre soube os norte americanos não perdoava nem mesmo os camponeses, soube de histórias horríveis dos soldados americanos contra a população italiana nesta região de Montese,Zocca etc! Contados a mim por um pracinha que lutou na Itália! Sou militar das antigas e tive o prazer de conhecer vários combatentes brasileiros pertencente a F.E.B Adsumos Reconter Adsumus!
Grandíssima homenagem Mariano ao SGT WOLF 🥇 não podemos deixar os feitos da nossa querida FEB 🇧🇷 morrer em hipótese alguma , a história da esposa do Wolf ja sabia e ele embarcou para a Itália 🇮🇹 para sufocar este grande amor da sua vida , os FEBIANOS ⚔️🗡️ são heróis brasileiros temos dever moral de não deixar os seus feitos caírem no esquecimento. eles foram , lutaram , se sacrificaram e tombaram por amor a pátria ! 💛💚 ELES QUE VENHAM ! ⚔️⚔️ POR AQUI NÃO PASSAM ! 💣💣
Sr. Mariano, eu sempre soube que Max Wolff recebeu em vida a Bronze Star do General Lucian Truscott...( o General Lucian foi subordinado do General Patton). Possivelmente , post morten ele tenha recebido a segunda Bronze Star! Sugiro ao senhor fazer um vídeo sobre combatentes brasileiros que receberam a Bronze Star e a Silver Star! Seria muito bacana...existe um desconhecimento enorme do Brasil s esses heróis!
Uma História Escrita Com Sangue!... Lamentávelmente!! Tal como os Combates,Em Diferentes Ocasiões e lugares do Mundo, por Exmpl. Na Região de Honyara ,na Província de Guadalcanal - Ilhas Salomão.
Mais uma trajetória dos nossos herois que perderam suas vidas numa guerra triste e dolorosa... Parabéns ao canal por nos dar a conhecer a bravura de um grande soldado. 👏👏🙏🙏
Herança maldita do ditador Getúlio Vargas. Não pegava bem pra ele que os pracinhas tivessem retornado como heróis e que tinham ajudado a depor ditador em terra estrangeira. Mas e na terra brasilis? Sim, eis ai a questão! Dai que a tática do governo da época era a de aposentar e silenciar ao máximo os feitos da gloriosa FEB. Anos se passam, e só agora com a internet podemos entender melhor. Acredite, existem histórias que na maioria só temos como alcançar falando outra língua (no caso inglês) pois existem muitas fontes de pesquisa sobre a participação so Brasil na WWII que nem o próprio Brasil sabe
jaconias j o ant minha gratidão aos patriotas brasileiros que lutarão pela liberdade das nações sou descente de italianos meu tatara vô minhas saudações aos heróis brasileiros Camp Largo PR 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Aqui em Mallet PR, pelo que vejo, proporcionalmente é um dos lugares que mais mandou soldados para a segunda guerra, e, todos lutaram bravamente! 👏 Devem ter se cruzado por aí**
Já visitei este museu em SÃO JOÃO DEL REY, O DE BH NO BAIRRO FLORESTA E O MUSEU DA FEB DE CAXIAS DO SUL RS. SÃO JOÃO É MUITO LINDA, TERRA DE TANCREDO NEVES.
Excelente documentário, rico em detalhes, muito organizado. Parabéns Mariano e ao canal. Tive oportunidade em 2012 de ter visitado a ESSA em Três Corações MG e conhecer a placa dedicatória do EB a Max Wolff. Deixo a frase de Roosevelt e a dedico a Max Wolff, verdadeiro herói brasileiro, patriota de verdade: “Those who have long enjoyed such privileges as we enjoy forget in time that men have died to win them." - Franklin D. Roosevelt”
Max wolf é aqui do meu Estado, o Paraná. Aqui em curitiba tem uma familia com o sobrenome dele, pode ser parente, não sei. Bela homenagem a um representante do povo que luta pelo nosso país inclusive hoje.
Estive em pernoite no batalhão de Curitiba certa vez, tem uns 20 anos, e lá tinha um busto dele com os dizeres: “Max Wolff, um símbolo, quase uma lenda”.
Parabéns por trazer para nós a história desse herói que muito nos honra pela sua coragem e que temos a nos espelhar como brasileiros. Gostaria de propor a possibilidade de falar sobre a história de guerra do Ten Apollo Miguel Resk, como tenente R2, foi o único militar militar brasileiro condecorado com a medalha "Distinguished Service" pelo Governo dos Estados Unidos". Obrigado
Год назад+1
Parabéns pro excelente documentário, bem elaborado e apresenta do de maneira instrutiva, como nunca vi nem por historiador militar. Muito bom. Obrigado
Esse sargento deve ser sempre lembrado ! Max Wolff herói brasileiro e mundial ! Aonde ele nasceu tem algum busto dele ? Não sei ! Isso foi patriotismo completo ! Eu servi o exército brasileiro no 59 BIMtz em Maceió Alagoas .
Esse herói está sendo honrado. A escola de sargento das armas )nela que forma os militares sargentos do exército atualmente) se chama agora Sargento Marx Wolf Filho em homenagem a esse herói. Nosso guerreiro de Caxias
Meu pai, Wilson Rocha da Silva, era Tenente no 11° RI, integrou a Primeira Companhia, à qual pertenceu o Sargento Max Wolf Filho. Quando da batalha de Montese meu pai estava "baixado", hospitalizado por cota de um estilhaço de granada em uma perna.
Uma sugestão de vídeo seria contar a história do aspirante Mega que assim como Max wolf também tombou nos campos de batalha da Itália e hoje é amplamente homenageado nos quartéis do exército
Quero aqui registrar minha melhores homenagens aos herois Paulistas na guerra de 1932. Nós perdemos a guerra para o ditador Getulio Vargas, que foi apoiado por varios estados, infelizmente. Hoje São Paulo é a locomotiva que carrega o Brasil nas costas. Aqui recebemos pessoas de toda parte do Brasil a procura de oportunidades. Viva São Paulo
Sou apaixonado pela história da segunda guerra mundial. Não perdo um só vidio dele .ainda um dia vou está lá na Itália para visitar .eu tenho intece em ir como faço.?
A versão que eu conhecia é que a patrulha guardou posição à certa distância da casa e o sargento Wolff foi sozinho checar se estava vazia, ao que a rajada de metralhadora o atingiu. Essas imagens mostram a casa à uma distância muito grande da posição dos soldados.
As Mgs podiam atirar a 1000 metros com precisão. Nesse vídeo pelas imagens deviam estar há uns 300 metros, fatal nessa distância e numa linha de tiro tão desprotegida aos brasileiros.
Passado que foi desonrado e hoje está no limbo da história, desses valorosos heróis da pátria, do passado que evaporou no ar. Vergonha, hoje. é a sensação incomoda
Grande Herói Brasileiro o Sargento Max Wollf !!! Pena que os Brasileiros na sua grande maioria não conhece a História desses verdadeiros heróis do Brasil...que não dá valor para esses corajosos Soldados que lutaram pela libertação do Nazismo ....que certamente iriam destruir o Mundo....nas Escolas deveria ser um Capítulo especial....esses sim são nossos verdadeiros heróis !!! Na Itália por onde os Pracinhas, Soldados Brasileiros passaram e lutaram são referenciados como verdadeiros heróis, são lembrados todos os anos....já no Brasil eles estão praticamente esquecidos...São poucos que conhecem a estória....a História desses Valentes Heróis !!! O Brasil é um País sem memória....onde, hoje dão valor à um Bando de Bandidos....Todos os Combatentes do Brasil que lutaram bravamente na Segunda Grande Guerra Mundial deveriam ter seus nomes reverenciados e lembrados todos os anos no Brasil....como é realizado na Itália....Mas, como afirmou o General Francês D',Gaulle : "O Brasil não é um País sério "...e ele estava corretíssimo.....
Olá Mariano, sou Rionegrense e quero lhe cumprimentar pela matéria sobre o Sgto. Max Wolff; sua reportagem é examente como meu pai me contou há uns 60 anos atrás (hoje estou com 71). Aproveito para registrar que minha mãe, Martha Rauen Henning, era prima irmã do Tte. Ary Rauen, que também tombou na Itália, e hoje leva o nome do nosso 5º Regimento de Carros de Combate sediado aquí em Rio Negro - Paraná, o 5º RCC Tenente Ary Rauen.
Tremendo, nossos soldados deveriam ser sempre lembrados, pois o valor contido no sacrifício de cada um representa a luta por eternos valores que deveriam ser cultivados.
Aqui em SP, tem um bairro, Parque Novo Mundo, onde a maioria das ruas tem o nome dos soldados que tombaram em combate na Italia
Moro em São Paulo, próximo a esse bairro, não sabia disso
Exato, mas o mais triste é que a grande maioria nem sabe disso!
Que iniciativa decente!!
❤❤❤❤
🇧🇷Meu Deus, que história!
Por amor a uma mulher, ele perdeu o amor à sua vida…
Por amor à sua Pátria, Brasil, ele doou a sua vida!
Obrigada, professor!
😢😢💔👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Minha filha hoje Sargento estudou muito sobre ele. Temos muitos heróis.
Ótima e emocionante história de coragem e bravura de mais um Brasileiro
Meu tio avô lutou na Itália pela FEB, ten Mazzini, sinto-me honrado .
Meu Tio-avô tmb ele e um primo dele Reg.Sampaio Parabéns a seu avô pelo seu Serviço
@@mariorodrigues5796 parabéns ao teu também, eles representaram uma geração de homens de fibra que precisam ressurgir no Brasil 🇧🇷
@@pfsergiocruz Valeu meu brat fazem falta com crtza e Saudações Antiaéreas
@@pfsergiocruzHOMENS DE VERDADE e não... li. xo s
Meu pai, Eleomir Bley Cornelsen - Cabo Bley - foi companheiro de Max Wolf. Esteve em combate no fatídico dia da morte de nosso herói comandando outra patrulha na mesma região. Foi um golpe duríssimo para tos os companheiros de Max Wolf, assim como foi para o Cabo Bley, meu querido pai.
Seu pai chegou a dizer como ele era nas patrulhas ? Algum feito de max heroico presenciado pelo seu pai ?
@@brpotencia5217 sim! Meu pai dividia o cama do de patrulhas na terra de ninguém com Max Wolf. Os dois paranaenses confiavam um no outro. Meu admirava o destemor de Max Wolf, pelos motivos muito bem explicados no vídeo. Tenho um pequeno livreto se memórias escritas por meu país. Vou ver o que ele fala sobre seu comandante imediato e repasso.
Meu pai “dividia algumas patrulhas”… o texto ficou truncado.
@@pakhocornelsen poxa , muito legal isso , grato por responder , sinta se orgulhoso pois seu pai foi um homen muito honrado, pois lutar nesta guerra só cabra macho mesmo , parabéns 👏👏👏
Não tem como não se emocionar..!
Sou conterrânea de Max....q orgulho
Guerreiro honrado.
Só posso admirar, esse bravo soldado, pelos seguintes motivos, Paranaense como Eu. Serviu no 1/20 RI , Primeiro do Vinte Regimento de Infantaria, Unidade Militar que eu servi em 1972, Justamente no inicio da modernização do Exercito passando a ser denominado 20 BIB, Vigésimo Batalhão de Infantaria Blindado. Hoje em sua Homenagem tem o nome de "Batalhão Max Wolf Filho". Sempre digo que fui privilegiado. Fui voluntario e também participava de todas as patrulhas e missões que se apresentavam, claro que nem se compara com Max Wolf Filho, estávamos em tempos de Paz pelo menos externamente. Nosso quartel sempre foi tropa de elite, e era um dos únicos a utilizar o FAL , mas em treinamentos usamos equipamentos da 2 WW, e as táticas das Guerra do Vietnam, que foi a guerra mais insana que aconteceu até hoje. Meu treinamento foi completo e muito valioso. Todo meu respeito e minha continência de um Cabo Veterano do 20 BIB para o agora Tenente Max Wolf Filho.
TODO BRASILEIRO TEM POR OBRIGAÇÃO DE CONHECER SEUS HERÓIS.
Os Heróis do brasileiro são: Anita, Luísa Sonsa, MC Pose e tantos outros, Jojo Todinho, participantes de Big Brother e etc.
Infelizmente isso vai ser difícil de acontecer!
Kkkkkkkkkk
@@phantasma.3216tudo li. xo. s
Matéria incrível, parabéns pela iniciativa em homenagear nossos heróis da FEB e nos trazer histórias incríveis.
JÁ VI ESSE VÍDEO, MAS VOU VER NOVAMENTE, VALE A PENA.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Está bem diferente, é um novo vídeo com mais informações...
É bom saber das histórias desses heróis brasileiros que lutaram na guerra.
Em Curitiba no museu da FEB
Tem a carta do marechal Mascarenhas a mãe dele.
Informando a morte.
Eu vou as lágrimas sempre que leio
Vale a pena ver e visitar o.museu.
Excelente documentário. Pena que nossos verdadeiros herois, tenham sido esquecidos com o passar dos anos, dando lugar a outros que nunca foram herois, nem são patriotas. Moro em Olinda-PE e temos aqui um viaduto com o nome de Matias de Albuquerque, que era o governador da capitania de Pernambuco, quando houve a invasão holandesa em 1630. E foi ele que organizou a resistência a esses invasores. Pois bem, uns políticos de esquerda, à época, queriam mudar o nome do viaduto para o de um de seus ídolos, que não tem nada de heroi, apesar de ter sido um ícone da nossa cultura recente. Felizmente, os historiadores atentos, impediram tal sandice.
Graças à Deus, com o advento da internet, nosso povo está conhecendo e voltando a dar valor aos nossos verdadeiros heróis, ainda falta muito, mas estamos caminhando!!!!
Excelente documentário que nos apresenta brasileiros que nunca ouvimos nas escolas. Parabéns por este resgate!!
Esse canal é um orgulho para nós brasileiros pela qualidade! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Meu avô Luciano era sub tenente do 6° Regimento de Infantaria Ipiranga, onde se alistou aos 16 anos, lutou em duas resoluções, na II Grande Guerra ele se feriu quando seu gipe passou em uma mina mas teve sorte e se recuperou.
Após o retorno deu baixa como primeiro tenente para poder cuidar de minha avó que estava com a saúde muito debilitada.
Ele nunca comentou nada sobre a guerra, gostava de estar presente em todas as festividades do 6° Regimento, estudou farmácia e seguiu nessa carreira.
Alguns companheiros no entanto voltaram com sequelas como neurose de guerra.
Ele no entanto sempre foi uma pessoa tranquila mas firme, a quem as pessoas procuravam para se aconselhar, foi um grande homem.
É chocante saber que esse homem corajoso não tinha motivos pra viver mas se dedicou a causa de outras pessoas que queriam viver em paz! Que Deus lhe dê um bom lugar !
No livro "A luta dos pracinhas" de Joel Silveira e Tassilo Mitke, consta que antes de sair para a última patrulha, o Sgt Max entregou uma carta a Joel Silveira endereçada a sua filha, alguns anos atrás, quando Joel Silveira ainda estava vivo, o Fantástico exibiu uma reportagem da entrega dessa carta algumas décadas depois, na época eu assisti essa matéria,proocurei essa reportagem mas não encontrei.
Tenho esse livro muito bom
As Forças Armadas estão precisando ver este vídeo para lembrar o que é honra militar até para o " inimigo militar ou político ".
Tremendo.
Uma aula de história!
Nosso muito obrigado a esse herói brasileiro que lutou pela liberdade de todos nós graças a ele e muitos outros que deram suas vidas para conquistar a vitória e nossa liberdade,se todos os brasileiros tivessem um pouquinho da coragem de Max Wolff.
Nosso saudoso respeito ao Sgt Max wolf e sua família🙏🙏🙏🙏 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👏👏👏
Antes ainda tivéssemos homens de tanta honra e coragem em momentos decisivos de nossa História.
Entendi...
Fui no Rio de Janeiro o ano passado, alem do MUSAL ponto de parada obrigatório foi o monumento aos mortos da 2 guerra, ali estão todos que lutaram e morreram pelo Brasil, fiz questão de parar na frente da lápide branca do 2Sgt Max Wolff, na ocasião o monumento estava sendo guardado pelos Pqds da marinha, deixei o meu registro no livro de presença. Vale a apena a visita
Como sempre soube os norte americanos não perdoava nem mesmo os camponeses, soube de histórias horríveis dos soldados americanos contra a população italiana nesta região de Montese,Zocca etc!
Contados a mim por um pracinha que lutou na Itália!
Sou militar das antigas e tive o prazer de conhecer vários combatentes brasileiros pertencente a F.E.B
Adsumos Reconter Adsumus!
Infelizmente poucos valoriza esses herois
Grandíssima homenagem Mariano ao SGT WOLF 🥇 não podemos deixar os feitos da nossa querida FEB 🇧🇷 morrer em hipótese alguma , a história da esposa do Wolf ja sabia e ele embarcou para a Itália 🇮🇹 para sufocar este grande amor da sua vida , os FEBIANOS ⚔️🗡️ são heróis brasileiros temos dever moral de não deixar os seus feitos caírem no esquecimento. eles foram , lutaram , se sacrificaram e tombaram por amor a pátria ! 💛💚
ELES QUE VENHAM ! ⚔️⚔️ POR AQUI NÃO PASSAM ! 💣💣
Sr. Mariano, eu sempre soube que Max Wolff recebeu em vida a Bronze Star do General Lucian Truscott...( o General Lucian foi subordinado do General Patton). Possivelmente , post morten ele tenha recebido a segunda Bronze Star! Sugiro ao senhor fazer um vídeo sobre combatentes brasileiros que receberam a Bronze Star e a Silver Star! Seria muito bacana...existe um desconhecimento enorme do Brasil s esses heróis!
Uma História Escrita Com Sangue!... Lamentávelmente!!
Tal como os Combates,Em Diferentes Ocasiões e lugares do Mundo, por Exmpl. Na Região de Honyara ,na Província de Guadalcanal - Ilhas Salomão.
Mais uma trajetória dos nossos herois que perderam suas vidas numa guerra triste e dolorosa... Parabéns ao canal por nos dar a conhecer a bravura de um grande soldado. 👏👏🙏🙏
E hoje as forças armadas é uma vergonha.
Os italianos dão mais valor aos nossos heróis do que os brasileiros
Herança maldita do ditador Getúlio Vargas. Não pegava bem pra ele que os pracinhas tivessem retornado como heróis e que tinham ajudado a depor ditador em terra estrangeira. Mas e na terra brasilis? Sim, eis ai a questão! Dai que a tática do governo da época era a de aposentar e silenciar ao máximo os feitos da gloriosa FEB. Anos se passam, e só agora com a internet podemos entender melhor. Acredite, existem histórias que na maioria só temos como alcançar falando outra língua (no caso inglês) pois existem muitas fontes de pesquisa sobre a participação so Brasil na WWII que nem o próprio Brasil sabe
Sim. Por que aqueles italianos SÃO HONRADOS E NÃO covardes
jaconias j o ant minha gratidão aos patriotas brasileiros que lutarão pela liberdade das nações sou descente de italianos meu tatara vô minhas saudações aos heróis brasileiros Camp Largo PR 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Não temos mais soldados como este! É muito triste.
Muita bravura !!! A gente nem imagina o que é uma rajada de metralhadora.....
Aqui em Mallet PR, pelo que vejo, proporcionalmente é um dos lugares que mais mandou soldados para a segunda guerra, e, todos lutaram bravamente! 👏 Devem ter se cruzado por aí**
Esses são os verdadeiros heróis do Brasil
Já visitei este museu em SÃO JOÃO DEL REY, O DE BH NO BAIRRO FLORESTA E O MUSEU DA FEB DE CAXIAS DO SUL RS.
SÃO JOÃO É MUITO LINDA, TERRA DE TANCREDO NEVES.
Esse merece todas as homenagens ele foi um grande exemplo de bravura
PARABÉNS PELA BELA E ÓTIMA AULA E LEMBRANÇA DE UM HERÓI BRASILEIRO
Excelente 👏👏👏 um grande herói do Brasil...
Nós temos histórias de guerra, mais do que conhecemos!!!🎉❤
Deveria ter uma homenagem permanente a ele em todo o Brasil, para elevar o moral do exército de hoje....
Excelente documentário, rico em detalhes, muito organizado. Parabéns Mariano e ao canal. Tive oportunidade em 2012 de ter visitado a ESSA em Três Corações MG e conhecer a placa dedicatória do EB a Max Wolff. Deixo a frase de Roosevelt e a dedico a Max Wolff, verdadeiro herói brasileiro, patriota de verdade: “Those who have long enjoyed such privileges as we enjoy forget in time that men have died to win them." - Franklin D. Roosevelt”
Parabéns Prof Mariano pela linda história de Max Wolff.
Conheço essa história um grande homem ele ficou na história 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Todas homenagens a esses heróis serão pouco em relação ao grande sofrimento que eles tiveram naquele campo de guerra.
Que materia SENSACIONAL! Que maravilha. Muito obrigado.
Max wolf é aqui do meu Estado, o Paraná. Aqui em curitiba tem uma familia com o sobrenome dele, pode ser parente, não sei. Bela homenagem a um representante do povo que luta pelo nosso país inclusive hoje.
Estive em pernoite no batalhão de Curitiba certa vez, tem uns 20 anos, e lá tinha um busto dele com os dizeres: “Max Wolff, um símbolo, quase uma lenda”.
Estudo muito sobre as guerras e ainda não conhecia a história desse Herói. AMEI!
Muito orgulho do nosso herói uma pena que não é ensinado nas Escolas. Lamentável
Um de seus melhores vídeos, Mariano.
Parabéns por trazer para nós a história desse herói que muito nos honra pela sua coragem e que temos a nos espelhar como brasileiros. Gostaria de propor a possibilidade de falar sobre a história de guerra do Ten Apollo Miguel Resk, como tenente R2, foi o único militar militar brasileiro condecorado com a medalha "Distinguished Service" pelo Governo dos Estados Unidos". Obrigado
Parabéns pro excelente documentário, bem elaborado e apresenta do de maneira instrutiva, como nunca vi nem por historiador militar. Muito bom. Obrigado
Gostei muito, parabéns 👏👏👏
Uau! Que linda história de coragem e que nos transborda de orgulho de ser brasileiro. ❤
Simplicidade e verdadeiro parabéns
Linda homenagem através de um excelente vídeo. Muito obrigado.
Esse sargento deve ser sempre lembrado ! Max Wolff herói brasileiro e mundial ! Aonde ele nasceu tem algum busto dele ? Não sei
! Isso foi patriotismo completo ! Eu servi o exército brasileiro no 59 BIMtz em Maceió Alagoas .
Esse herói está sendo honrado. A escola de sargento das armas )nela que forma os militares sargentos do exército atualmente) se chama agora Sargento Marx Wolf Filho em homenagem a esse herói. Nosso guerreiro de Caxias
Meu pai, Wilson Rocha da Silva, era Tenente no 11° RI, integrou a Primeira Companhia, à qual pertenceu o Sargento Max Wolf Filho. Quando da batalha de Montese meu pai estava "baixado", hospitalizado por cota de um estilhaço de granada em uma perna.
Max Wolff : A Queda do Herói
Daria um excelente filme
Sempre excelente Mariano. Uma aula, muito obrigado
Parabéns por outro ótimo vídeo professor
So posso dizer , muito obrigado pelo sacrificio que em seu momento fizerom em nome da liberdade
Linda história de brasileiro....
Uma sugestão de vídeo seria contar a história do aspirante Mega que assim como Max wolf também tombou nos campos de batalha da Itália e hoje é amplamente homenageado nos quartéis do exército
Algum video sobre ele aqui no RUclips ?
Excelente material
Tomara que Deus tenha reservado um lugar especial para ele no paraíso. Era um homem corajoso e leal ao seu país.
Emocionante !! Mariano não é possível filmar a csa de perto que vc mencionou????
QUE ESSES HÉROIS DEVERIAM SER LEVADOS AS CLASSES DE AULAS DE TODO O. BRASIL
Parabéns pela reportagem
Quero aqui registrar minha melhores homenagens aos herois Paulistas na guerra de 1932. Nós perdemos a guerra para o ditador Getulio Vargas, que foi apoiado por varios estados, infelizmente. Hoje São Paulo é a locomotiva que carrega o Brasil nas costas. Aqui recebemos pessoas de toda parte do Brasil a procura de oportunidades. Viva São Paulo
Excelente.
Boa noite a todos, aqui no Brasil deveria ter mais museus pra homenagear os heróis de Guerra
Tudo de bom, pra você e a família max.
Grande combatente brasileiro na luta contra o nazismo. Gostaria de participar dos sorteios.
ótima matéria!! parabéns
Parabéns pelo vídeo Mariano.
Uma curiosidade, por que Max Wolf foi se alistar em Minas Gerais e não no Rio de Janeiro? Já que vuvia no Rio de Janeiro.
🇧🇷🙏🏼
Nada mais perigoso que um homem que não tem medo da morte...
Em Curitiba, onde moro, tem uma rua com o nome dele.
...Mais Uma Homenagem do - Viagem Na História.🎉
Sr. , Na biblioteca do congresso americano , na ala dos Herois, que eu saiba, somente dois brasileiros constam...Max Wolff e Pierre Clostermann.
Época que valia a pena se orgulhar do exercito brasileiro.
Sargento Max Wolf Filho, merecia um filme feito pela #netflix ou #amazon!
Gostaria de ver um vídeo sobre Monte Bastione. Servi na 21a BIA AAAe /21° GAC Grupo Monte Bastione.
Sou apaixonado pela história da segunda guerra mundial. Não perdo um só vidio dele .ainda um dia vou está lá na Itália para visitar .eu tenho intece em ir como faço.?
O primo do meu pai lutou e tombou em Monte Castelo. Ele era do Rio Grande do Norte.
Tem como levantar de acordo com o relatório da emboscada alemã quem feriu mortalmente o nosso herói naquele fatídico dia?
Que história linda!!! Que produção grandiosa ,vocês foram até a Itália para mostrar todos os detalhes
A versão que eu conhecia é que a patrulha guardou posição à certa distância da casa e o sargento Wolff foi sozinho checar se estava vazia, ao que a rajada de metralhadora o atingiu. Essas imagens mostram a casa à uma distância muito grande da posição dos soldados.
As Mgs podiam atirar a 1000 metros com precisão.
Nesse vídeo pelas imagens deviam estar há uns 300 metros, fatal nessa distância e numa linha de tiro tão desprotegida aos brasileiros.
Num campo aberto assim, mais um atirador experiente não tinha muito o que fazer, eu chuto uns 500 metros pra mais onde está essa casa
Passado que foi desonrado e hoje está no limbo da história, desses valorosos heróis da pátria, do passado que evaporou no ar. Vergonha, hoje. é a sensação incomoda
Grande Herói Brasileiro o Sargento Max Wollf !!! Pena que os Brasileiros na sua grande maioria não conhece a História desses verdadeiros heróis do Brasil...que não dá valor para esses corajosos Soldados que lutaram pela libertação do Nazismo ....que certamente iriam destruir o Mundo....nas Escolas deveria ser um Capítulo especial....esses sim são nossos verdadeiros heróis !!! Na Itália por onde os Pracinhas, Soldados Brasileiros passaram e lutaram são referenciados como verdadeiros heróis, são lembrados todos os anos....já no Brasil eles estão praticamente esquecidos...São poucos que conhecem a estória....a História desses Valentes Heróis !!! O Brasil é um País sem memória....onde, hoje dão valor à um Bando de Bandidos....Todos os Combatentes do Brasil que lutaram bravamente na Segunda Grande Guerra Mundial deveriam ter seus nomes reverenciados e lembrados todos os anos no Brasil....como é realizado na Itália....Mas, como afirmou o General Francês D',Gaulle : "O Brasil não é um País sério "...e ele estava corretíssimo.....
Max Wolff, apelidado no 11° RI de "Carinhoso", por causa da sólida blandícia que colocava na voz quando tratava com seus subordinado