Mio nonno era amico di un soldato brasiliano. Quando il soldato se ne andò diede a mio nonno una sua foto con una bellissima dedica. Il soldato rientrò in Brasile e si chiamava Flavio Gomes, sergente del 6° Reggimento
Há vários memoriais da FEB em solo italiano. Todo brasileiro que viaja à Itália deveria visitar ao menos um. Em 2022 estive no Memorial de Pistóia, onde era o Cemitério da FEB. No caminho parei em Lucca e, na feirinha da Piazza dell'Anfiteatro, comprei flores para depositar no Memorial. Pedi ao casal da banca das flores informações sobre como chegar ao local e, quando souberam que eu era brasileiro, chamaram alguns amigos, que vieram nos felicitar e agradecer... Muito emocionante. E a emoção aumentou ainda mais no momento em que depositamos as flores no Memorial. Experiência inesquecível, super recomendo a todos.
Meu pai era um desses soldados brasileiros. Chamava-se Germano. Sou filho primogênito. Contava meu pai que na Italia, na época, havia uma excasses de alimentos terrível. Meu pai dizia que quando os militares brasileiros iam alimentar-se, as crianças italianas ficavam perto, para ver a possibilidade delas também comerem. Cada garfada, eram não sei quantos olhinhos que iam e vinham com o movimento do garfo. Meu pai dava o quanto podia da sua comida. Com isso, ficou doente. E foi uma família de Città Castello quem socorreu e cuidou do meu pai. E meu pai jamais se esqueceu dessa família.
Todos os homens mais velhos da minha família foram a 2*guerra. Sei do que você está falando. Meu pai fez amigos com brasileiros e combateu ao lado deles um pouco antes de matarem Mussolini. Só história triste e algumas histórias que renovam a esperança.
@@togurocsc1269 Mais do que Germânicos, eram Nazistas, ainda que nem todo alemão fosse Nazista, como é o caso do Servo de Deus Padre Josefh Kentenich ( preso no campo de concentração de Dachau ), o padre Roberto Flück, O.Cist ( a quem conheci muito bem )., o Papa Bento XVI quando ainda era seminarista e ainda outros. Certamente, o terrível contexto da II Grande Guerra Mundial não deixa espaço algum para schezi.
Sou filha de um militar que lutou na Itália. Era um soldado. EMILIO KUNSTMANN, filho de alemães, nascido em Castro, Paraná, mas que resolveu lutar pelo Brazil. Quando ele voltou da guerra resolveu continuar no Exército e morreu como Major, aposentado. Nasci em 1948 e durante toda a minha infância eu adorava ouvi-lo contar sobre o quanto foi a amizade com os italianos que os receberam como heróis.. e quando viam os italianos passando fome, davam alimentos e chocolates que recebiam do batalhão, principalmente para as crianças e idosos.
Sai fora 💩! Vcs seguiram um mal militar que flertou com o nazifascismo. Esses militares, que voltaram, e que ficaram lá, enterrados naquele solo, lutando com o nazifascismo, devem estar revirando em suas covas. Militar golpista vai tudo preso. É uma afronta sua fala. Se cale. Não me responda ! É uma pena que eu não posso falar palavrão, para um bando de 💩 como vc .
kkkkkkkkkkk ganha na urna, meu bom, senão, você vai poder dar uma mamada no seu mito e nos seus milicos de estimação em alguma cela da papuda, seu marmita de bandido.
Eu ainda continuo tendo orgulho do Exército brasileiro por toda a assistência que deram e dão para os brasileiros em tempos de desastres naturais. Não devemos julgar todos os militares por causa de meia dúzia de Melancias traidores, que por estarem em acordos com a ideologia vigente. Venderam- se por dinheiro e envergonharam todos os que eles comandavam. Não devemos julgar todos por erros de seus superiores corruptos.
Inclusive,nenhum brasileiro estuprou, violentou ou achicalhou qq mulher ou homem. Respeitaram a todos. Daí,o grande apreço e amor que os italianos tem pelos soldados da FEB.Isso me foi contado por parentes brasileiros que participaram da FEB e de outros parentes italianos que lá viviam .
Orgulho dos soldados que serviram na Itália 🇮🇹 segunda guerra mundial, muitos não voltaram, mas deixaram um legado de coragem e humanidade contra a tirania da época , nunca serão esquecidos enquanto houver fatos históricos, viva a liberdade 🗽
Porque os brasileiros não dão valor a eles? Minhas amigas que vão para a Itália, não querem nem saber do Cemitério de Monte Castelo porque dizem: Deus me livre de ver essa coisa. Aqui em Jundiaí-SP, tipicamente italiana, até a década de 60, plantaram 1 árvore para cada soldado que foi para a guerra. Em 2012 todas as árvores foram cortadas para modernizar o espaço Ninguém conhece o local com o verdadeiro nome : Praça Monte Castelo, chamam de " Escadao" Eu cobrei Prefeito e Vereadores mas nada fizeram. Eu logo vou embora, mas agora vi que pelo menos os italianos deram valor e eu, como italiana, posso partir sabendo que pelo menos pelos meus, eles não foram esquecidos. Gratidão pela postagem
Sou brasileira descendente de Italianos. Tanto da parte de Pai como de mãe...sei que foi muito triste as querras wue a Italia enfrentou..Tenho orgulho de ser descendentes de Italianos...minha mãe dobrenome Taliani e meu pai Borelli ..tios Yori...signorini.pasvoalli.minha filha Manfredini...e outros...amo a Italia..se eu pudesse moraria na Italia.. gratidão aos Italianos que não deixaram morrer esta Historia...
@@ademircatore5702 quem jogou eles fora igual lixo foi o Exército Brasileiro quando deu o golpe. Jogaram a reputação de 22 mil soldados na lama. Ainda mais pq eles foram para a Itália lutar contra exatamente oq fizeram no Brasil.
Só para ser justo, os soldados brasileiros que lutaram na segunda guerra mundial têm muito mais reconhecimento lá na Itália do que aqui no Brasil. Lá eles são vistos como os heróis que realmente foram.
Geraldo da Cruz ,Arlindo Lúcio e Geraldo Rodrigues ,três Mineiros de São João del Rei que sozinhos enfrentaram um pelotão de mais de 100 Alemães. Por ser Mineiro essa história me enche de orgulho, para aqueles que não conhecem sugiro que procurem saber a respeito. É uma história de bravura , coragem e amor pelo Brasil !
Sim, Luiz Carlos, é uma história emocionante de coragem e bravura desses três honrados soldados. Fazem uns cinco dias mais ou menos que eu vi essa história no RUclips com cenas reais. Todo o meu respeito a eles que serão pra sempre lembrados por esse gesto de amor. ❤️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Agradeço aos italianos essa homenagem aos meus irmãos Brasileiros .Eu tinha onze anos quando acabou a guerra.Povo italiano, obrigada pelo acolhimento aos pracinhas da minha Pátria.O fim da guerra foi uma alegria no mundo inteiro.Agora estamos a beira da terceira guerra mundial.E preciso muita oração para abrandar o coração dessa gente.❤Deus nos ajude e nos livre e guarde.
Até 2018 nas provas eram exigidas questões sobre racismo, com incentivo ao homossexualismo e outros itens da agenda VERMElha, mas nada sobre a FEB. Aliás, seria um paradoxo um socialista apoiar a FEB que combateu o socialismo... Vejamos como doravante será.
Aislan LEITE PEREIRA não sei qual é a idade do senhor. Mas eu tenho 53 anos, estudei o segundo grau em meados da década de 80 e meus professores falaram sim, da participação brasileira na segunda grande guerra. Claro que se mencionava com mais ênfase às potências protagonistas do hemisfério norte. Mas se falava dos ataques sofridos pelos navios brasileiros em águas nacionais e da participação da FEB e do que veio a ser a FAB guerra.
quando era criança conversava sempre com um ex combatente, ele me contava cada caso, uma coisa é muito certa as marcas da guerra na pessoa não acabam nunca, ele foi um dos que subiu o monte castelo debaixo de bala, levou três tiros e sobreviveu dois de raspão e um na batata da perna que fez um puta estrago, sempre lembro dele e do orgulho de ser brasileiro.
Fiquei extremamente comovido...afinal sou descendente de italianos, sei da gratidão dos italianos em relação ao Brasil. Infelizmente esses nossos soldados heróis, esquecidos na própria pátria. Lamentavel. Grande orgulho de vocês PRACINHAS....minha sincera homenagem!
@@denisgeuna Prezada, o que eu disse é que submarinos italianos atacaram navios brasileiros. Vale dizer, eles estavam em guerra com o Brasil e não mataram todos os brasileiros pq não deram conta. Portanto, o video em tela, com o choro emocionado dos italianos, com o "reconhecimento dos heróis" com musiquinhas chorosas e lágrimas nos olhos, lembrando os brasileiros, não me convencem. São lágrimas de crocodilo. Os italianos eram os aliados dos nazistas, sua ignorante. Deveriam os italianos lembrar disso também inclusive o ataque do Brasil, e não "somente" o fato dos brasileiros irem na Itália "salvar" os italianos dos seus aliados nazistas. Tem gente que lembra somente o que é conveniente e é exatamente o que o video mostra. Os brasileiros que foram covardemente mortos pelos italianos não são sequer lembrados. Ressalto que os brasileiros foram na Itália lutar contra os alemães pois na época os italianos já haviam enfiado o rabo entre as pernas. Os brasileiros não foram lutar contra o fascismo, como vc defeca, simplesmente pq nessa época o fascismo já não estava no poder, jumenta. Portanto, a ANTA mal educada, mal amada , gorda e fdp é vc que não viu o video, não sabe nada, não leu o que eu escrevi e resolveu apresentar uma comentário agressivo sem o menor nexo, desses de quem come bosta. A sua agressividade gratuita, não substitui um conhecimento básico da segunda guerra que vc não tem, mas vc, sem nenhum pudor vem defecar. Estude. Não passe por essa vergonha.
A maioria desses soldados trabalhavam duro no Brasil. E na Itália eram os soldados que mais davam atenção as crianças, dizia mio nono. Viva os pracinhas👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Nunca vou entender a injustiça aos nossos bravos combatentes da FEB. Voltaram ao Brasil e nunca foram sequer aproveitados com tamanha experiencia de combate no Exercito. Levou anos até terem algum tipo de homenagem em nosso país, enquanto isso os italianos não os esqueceram...Descansem em paz heróis brasileiros, nós não lhes esquecemos !!
Foram muito bem aproveitados para o que nosso Exército faz de melhor: dar golpes. Castelo Branco e muitos outros fascínoras daquela época lutaram na Itália.
Detalhe, que mesmo sendo na época do militarismo no Brasil, eles nao tiveram o reconhecimento adequado! Se o presidente da época quisesse fazer uma homenagem a esses soldados, esse episodio das formas armada brasileira, seria algo lembrando até hoje em livros filmes, etc! Tanto é que em um povoado da italia tem um busto de um dos oficiais brasileiro (não lembro a patente)
Meu avô era Italiano e foi sargento da FEB. Ficou 221 dias em solo italiano, levou 6 tiros e ficou sem os movimentos das pernas. Ele nunca se arrependeu de ter ido a guerra libertar a Italia e seu povo. Dizia sempre, que levaria 6 tiros todos os dias caso fosse necessario para salvar a Italia.
O valor do guerreiro não está na vida que ele tira e sim nas que salvou, isso é um orgulho tão grande mas infelizmente tão pouco difundido em nosso país
Como não se emocionar. Eu concordo: eu Brasil tem o melhor soldado, apesar de não ser amado e reconhecido, de pouca remuneração, de ter pouca tecnologia somos fortes! Avante Brasil....Vou ensinar para minhas filhas estas histórias ( moro fora do país ), pois é meu dever!
O bisavô de meus filhos lutou na tomada de Monte Castelo. Conseguiu voltar para o Brasil depois da guerra, e então formou família: Expedicionário Ricardo Fantini.
É maravilhoso e comovente ouvir esses relatos ,homens que perderam a vida pela liberdade de pessoas que se quer conheciam,dividiam a comida com esse povo que sofria ,esse foi o verdadeiro exército brasileiro, pena que hoje vemos esta mesma instituição que um dia foi corajosa, ser covarde entregando de bandeira as cabeças de milhares de pessoas que como os italianos suplicavam por respeito e liberdade,pessoas comuns como essas da Itália hoje estão presas com a ajuda e consentimento do exército que traiu seu próprio povo,triste fim desta instituição
O tio do meu esposo era de Bolognia (que em paz descanse) tinha 18 anos na época, era soldado de Mussolini e conta que foi preso por soldados brasileiros, me disse " o primeiro brasiliano que vi tinha um mundo no braço e me trataram muito bem, me deram comida e agua, foi o melhor que pode ter me passado; e na virada do ano levaram os prisioneiros para uma sala onde havia bebida e moças (putanas) para a festa...no dia seguinte todos foram levados de volta pras celas... Ele tinha muito carinho e agradecimento aos brasilianos. Tinha uma personalidade muito forte mas foi sempre simpatico e amavel comigo! Se comportou sempre como o avô de nossas filhas. Muito bonito esses videos... espero que estejam bem essas pessoas porque escapar da guerra e morrer por um virus é terrivel!
Como muitos que aqui afirmaram, eu fico emocionado quando vejo este video. Estive na Itália na cidade de origem da minha Família italiana em Riese Pio X - Treviso. Lamentei muito por não ter ido a Montese. Sou descendente da Família Possiedi, com muito orgulho. Herminio Pulsides, Morretes - PR.
GENTES É BOM DEMAIS OUVIR ESSAS PALAVRAS DESSA MULHER, É MUITAS EMOÇÕES, PARABÉNS PARA O NOSSO GRANDE EXÉRCITO BRASILEIRO, PELA HONESTIDADE NA GUERRA, ENQUANTO EM MUITAS GUERRAS, FALTAM RESPEITO COM AS MULHERES, VEJAM SÓ, SÓ PALAVRAS LINDAS, PARA OS NOSSOS SOLDADOS BRASILEIRO, PARABÉNS PARA O NOSSO GRANDE EXÉRCITO BRASILEIRO, BRAÇOS FORTES E MÃO AMIGA, A MINHA ADMIRAÇÃO
Sim, o brasileiro é o melhor soldado do mundo. Não só como combatente, mas sobretudo como ser humano. Estou aqui colhendo material para um livro sobre isso. O tíulo será "Yes, eu sou brasileiro!"
Verdade! Eu sei o que é isso.Meu pai Geraldino Braga foi um. Ex combatente da FEB pelo Exército. E depois que voltou da guerra se matou com 34 anos.A história dele está no Google. E só escrever o nome do meu pai. Minha mãe ficou viúva com 30 anos , eu estava com 3 anos e meio ,meu irm com 5 anos e minha irmã nasceu 3 meses depois da sua morte. Meu avô Felice Fortunato Braga era italiano de Cavarzere Veneza já morava no Brasil .Pelo menos meu pai teve oportunidade de lutar na terra dos pais e dos nossos familiares. Meu pai falava um pouco do idioma... italiano..
Eu tenho orgulho em dizer que o meu pai , hoje falecido aos 96 anos lutou na segunda Grande Guerra mundial , ex - combatente Iony Calderini , Exército Brasileiro ! Parabéns a todos esses Heróis , e obrigada ao povo Italiano pelo carinho aos Brasileiros ♥️
CONTEI PARA MEU NETO A HISYORIA DOS 3 SOLDADO QUE ENFRENTARAM UM BATALHAO DE ALEMAES SOSINHOS .PERDERAM A VIDA MAIS FORAM HONRADOS PELOS INIMIGOS . PELA CORAGEM E BRAVURA.. FICOU ENCANTADO..❤❤
Eu me emocionei nesta narrativa porque me lembrei do meu avô que participou dos comboios da Marinha Mercante brasileira (Loyd Brasileiro), mas morreu em casa em 1946 de infarte aos 36 anos. Minha avó contava em detalhes as Histórias que ele trazia de lá quando voltou 2 anos depois. Numa delas era o choro dos marinheiros ouvindo a explosão dos ataques dos submarinos alemães aos comboios. Quando um navio era atingido e seus marinheiros gritavam por socorro, todos choravam porque tinham que sair dali o mais rápido possível para se salvarem até que não se ouvisse mais os gritos de quem havia ficado para trás. Na adolescência, comprei um livro chamado Submarinos Alemães, da Coleção História da Segunda Guerra mundial editada nos anos 70 do século XX. O Livro repetia com os mesmos detalhas essa narrativa. Se hoje sou professor de história é por causa dessa curiosidade em conhecer aqueles eventos do qual meu avô participou e morreu em casa de forma triste, impactado pelo roubo dos 52 toneis de Ambar Gris no seu navio, no Porto brasileiro, encontrados pela tripulação no mar. Quem sabe o que é essa substância sabe que os marinheiros ficariam ricos, mas que o sumiço dessa carga jamais foi esclarecido.
É bom não esquecer que os Nazistas, com seus submarinos, estiveram também nas costas marítimas brasileiras e por isso alguns navios brasileiros foram torpedeados e levados a pique. Os Nazistas chegaram a construír um porto aqui no Brasil que existe até hoje - ilha de São Francisco do Sul, no litoral catarinense. Os militares brasileiros que foram para combater na II Grande Guerra Mundial, foram divididos entre os que foram para a Europa e os que ficaram guardando as costas marítimas do Brasil - desses últimos eu conheci muito bem um militar do Exército Brasileiro chamado Capitão Caetano, que morava em Niterói, RJ, e construíu uma capela dedicada a Nossa Senhora das Graças em Ponta Negra, Maricá, RJ. Existiam aqui no Brasil simpatizantes e colaboradores dos Nazistas, que tinham contacto com os Nazistas.
Realmente emocionante. O carinho que eles tem com a FEB é incrível. Quisera nós "brasilianos" termos este carinho e respeito. Temos que recuperar nossos heróis de verdade.
Meu pai morava em Fornaci di Barga no vale do rio Sercchio perto de Luca. Tinha +-15 anos . Em dias mais calmos, tocava acordeon para os soldados aliados e ganhava e levava p casa muito chocolate e comida. Momentos de descontração na guerra 🎶🇧🇷🇮🇹
Nós brasileiros pouco ou nada sabemos da bravura e da bondade dos soldados brasileiros na segunda guerra Mundial, acho quê todos nós brasileiros deveriamo conhecer esses depoimentos dos italianos quê conviveram com esses valorasos homens de honra, conhecidos como os pracinhas, vejam e se emocionem vale a pena!
Linda essa relação de respeito mútuo entre italianos e brasileiros. Importante dar ouvido a esses depoimentos para que se evite a todo custo novas guerras.
Samuel, tirou daqui . Cara, vou falar abertamente: EU CHOREI DE EMOÇÃO . Que coisa maravilhosa. Apesar da desgraça da guerra, Deus sempre reserva momentos de fraternidade como esses. Orgulho de ser brasileiro, não por causa de Copas do Mundo, cantores, etc. ORGULHO POR CAUSA DESSES SERES HUMANOS incríveis, PRACINHAS DA FEB, que foram rejeitados pelo governo Vargas. Viva os pracinhas !!!! Vivos sempre nos nossos corações.
"para nós quando víamos Brasileiros significava comida" cara eu fiquei em êxtase com essa declaração, imagino o sofrimento da população na época, com a escassez de comida, alegria e etc, realmente os combatentes eram a única esperança em dias melhores para esse povo.😢
Belíssimas declarações de carinho e respeito pelos soldados brasileiros, me sinto orgulhoso e parabéns, aos italianos obrigado pela gratidão Que ficaram marcados em seus corações
Extremante tocante ❤ Dividir o pouco com quem não tem nada em momentos cruéis como esse… que felicidade ouvir isso deles. Que linda memória. Queria que todos os brasileiros vissem isso e pudessem se sentir orgulhos do nosso povo 🇧🇷
Sou filha, irmã e tia d militares e estou muito emocionada por ver a gratidão desse povo em relação aos pracinhas brasileiros. Que emoção quando aquele senhor disse: quando vejo brasileiros por aqui fico em meio a eles pra matar a saudade nem que seja só escutando eles falar. Que lindo! Nossa gratidão a vocês também por serem imensamente gratos 😍😍😍
Nunca serão esquecidos os soldados brasileiros na Itália , onde dão Total valor , diferente daqui do Brasil onde as escolas por força de ideologias não se esforçam em apresentar a bonita história do solado brasileiro , não se esforçam em explicar que somos bons em várias coisas e não piores que todo Mundo ( complexo de vira-lata ) ...Parabéns aos soldados brasileiros !! E infelizmente atualmente os de maiores patentes envergonham o povo brasileiro por serem covardes , mentirosos e corruptos ..
O Brasil sempre foi respeitado estamos vivenciando momentos críticos 🇧🇷mas sei que por mas que tentem ninguém irá apagar nossas conquistas! Deus Abençoe 🙌😇💖🌈 nossa nação e todos que a admirem!
COMO BRASILEIRO FICO ORGULHOSO QUANDO OUVI O RELATO DE UM SOBREVIVENTE ITALIANO FALAR DO DESEMPENHO DOS SOLDADOS E DO EXERCITO BRASILEIRO EM TERRAS ITALIANAS. PARABENS AO NOSSO GLORIOSO EXERCITO BRASILEIRO.
Aqui podem ser esquecidos e, até, desprezados Mas, na Itália, não!!! Serão sempre lembrados!!! E isso importa muito mais!!! E mostrou o qto os pracinhas eram criativos, corajosos e humanos!!! FEB honra e glória!!! Jamais esquecidos!!!🙏❤️🤜🤛👏👏👏✊
Que emocionante, não só saber que esses soldados sacrificaram a própria vida, mas também saber que eles compartilhavam a comida e esperança com quem mais sofre com guerras, os civis - principalmente as crianças. Isso é o que mais me orgulha do povo brasileiro, saber acolher quem sofre, e ser um símbolo de humanidade. É por isso que eles são lembrados até hoje pelos italianos que os conheceram. Imagina o quanto isso é importante num cenário de destruição, alguém ter empatia por você e te enxergar como um ser humano.
Emocionante! Um tio, irmão de meu pai, serviu na Itália e meu pai na FEB. Orgulho-me deles também! Agora, está na hora de sermos salvos da guerra dos comunistas aquí em nosso país! Avante, Brasil!!!
Querido, tem uma reportagem intitulada: Globo Repórter, 50 anos da FEB ruclips.net/video/LKYZ3mbWlRs/видео.html Com relação ao fato que você destaca, a imprensa noticiar os feitos heroicos dos brasileiros, eu te digo: dificilmente mostrarão isso na TV aberta, uma vez que esse tipo de programa aumenta o amor e o orgulho do brasileiro ao seu país. Esse espírito de patriotismo leva à luta pelo país, nos colocando contra os inimigos da nação, entendeu? Grande abraço.
@@daisymoreira266 Ué. Se tem um globo repórter com esse nome é porquê passou na televisão. Qual o sentido de gastar dinheiro com a produção (se está na Net é porque o fizeram) e não colocar na televisão?? Só não tem sentido passar todo ano..
Em pleno século 21 eu com 32 anos fui saber agora sobre esses videos isso deveria constar em nossos livros de História, Obrigado por postar esse vídeo , Agora sinto mais orgulho de ser #BRASILEIRO THIAGO 28 DE FEVEREIRO DE 2020 10H ❤😉
Alegra me ver essas lindas recordações dos italianos que reconhecem a coragem e a fubra dos nossos soldados de outrora. Onde tudo isso se perdeu? Hoje depois da perfídia todo o orgulho e confiança se perderam é muito triste.
No tempo em que esses homens do exército eram incrivelmente corajosos e generosos ao mesmo tempo, orgulhando o país com seu espírito de sacrifício. E hoje, viraram capachos de um mequetrefe...
Quando eu era jovem (tenho 82 anos), em Canavieiras-Ba, conheci um ajudante de caminhão e depois porteiro do Clube recreativo local que fora ex-pracinha na Itália. Seu nome era Florisvaldo e contava muitas lembranças da guerra e me lembro que ele esteve em Porretta! Muita coincidência ouvir o testemunho de um habitante de lá!
@@stephaniematos404 Fica na R. Comendador Macedo, 655 - Alto da XV, Curitiba - PR, 82590-300. Junto da praça, que já vale a visita, fica o museu do expedicionário que eu acho um espetáculo.
Mio nonno era amico di un soldato brasiliano. Quando il soldato se ne andò diede a mio nonno una sua foto con una bellissima dedica. Il soldato rientrò in Brasile e si chiamava Flavio Gomes, sergente del 6° Reggimento
Thank you for your testimony! 🙏🏻
Há vários memoriais da FEB em solo italiano. Todo brasileiro que viaja à Itália deveria visitar ao menos um. Em 2022 estive no Memorial de Pistóia, onde era o Cemitério da FEB. No caminho parei em Lucca e, na feirinha da Piazza dell'Anfiteatro, comprei flores para depositar no Memorial. Pedi ao casal da banca das flores informações sobre como chegar ao local e, quando souberam que eu era brasileiro, chamaram alguns amigos, que vieram nos felicitar e agradecer... Muito emocionante. E a emoção aumentou ainda mais no momento em que depositamos as flores no Memorial. Experiência inesquecível, super recomendo a todos.
Que emoção ouvir eles serem tão agradecidos aos soldados brasileiros, otima entrevista ❤❤❤❤
Esses valorosos soldados brasileiros merecem nosso respeito e admiração.
Meu pai era um desses soldados brasileiros. Chamava-se Germano. Sou filho primogênito. Contava meu pai que na Italia, na época, havia uma excasses de alimentos terrível. Meu pai dizia que quando os militares brasileiros iam alimentar-se, as crianças italianas ficavam perto, para ver a possibilidade delas também comerem. Cada garfada, eram não sei quantos olhinhos que iam e vinham com o movimento do garfo. Meu pai dava o quanto podia da sua comida. Com isso, ficou doente. E foi uma família de Città Castello quem socorreu e cuidou do meu pai. E meu pai jamais se esqueceu dessa família.
😢😢😮😮❤
Todos os homens mais velhos da minha família foram a 2*guerra. Sei do que você está falando. Meu pai fez amigos com brasileiros e combateu ao lado deles um pouco antes de matarem Mussolini.
Só história triste e algumas histórias que renovam a esperança.
Poxa que bizarro. Seu pai chamado Germano lutou contra os Germânicos.
Que história.
@@togurocsc1269 Mais do que Germânicos, eram Nazistas, ainda que nem todo alemão fosse Nazista, como é o caso do Servo de Deus Padre Josefh Kentenich ( preso no campo de concentração de Dachau ), o padre Roberto Flück, O.Cist ( a quem conheci muito bem )., o Papa Bento XVI quando ainda era seminarista e ainda outros. Certamente, o terrível contexto da II Grande Guerra Mundial não deixa espaço algum para schezi.
Que legal ver testemunhos como estes, nos enchem de orgulho p/ todos pracinhas da FEB lá estiveram, especialmente os que deram a vida na batalha
Sou filha de um militar que lutou na Itália. Era um soldado. EMILIO KUNSTMANN, filho de alemães, nascido em Castro, Paraná, mas que resolveu lutar pelo Brazil. Quando ele voltou da guerra resolveu continuar no Exército e morreu como Major, aposentado. Nasci em 1948 e durante toda a minha infância eu adorava ouvi-lo contar sobre o quanto foi a amizade com os italianos que os receberam como heróis.. e quando viam os italianos passando fome, davam alimentos e chocolates que recebiam do batalhão, principalmente para as crianças e idosos.
Que sorte a sua ter um Febiano na família
Deus lhe deu um herói como pai. Que benção 🙌🏻
Que orgulho desse, OUTRORA, notável e valente EXERCITO brasileiro.
OUTRORA, OUTRORA, OUTRORA...
Sai fora 💩!
Vcs seguiram um mal militar que flertou com o nazifascismo.
Esses militares, que voltaram, e que ficaram lá, enterrados naquele solo, lutando com o nazifascismo, devem estar revirando em suas covas.
Militar golpista vai tudo preso.
É uma afronta sua fala.
Se cale.
Não me responda !
É uma pena que eu não posso falar palavrão, para um bando de 💩 como vc .
kkkkkkkkkkk ganha na urna, meu bom, senão, você vai poder dar uma mamada no seu mito e nos seus milicos de estimação em alguma cela da papuda, seu marmita de bandido.
Eu ainda continuo tendo orgulho do Exército brasileiro por toda a assistência que deram e dão para os brasileiros em tempos de desastres naturais. Não devemos julgar todos os militares por causa de meia dúzia de Melancias traidores, que por estarem em acordos com a ideologia vigente. Venderam- se por dinheiro e envergonharam todos os que eles comandavam. Não devemos julgar todos por erros de seus superiores corruptos.
Deveriam passar isso para os atuais generais. Pois aqueles homens deve estar com vergonha desses atuais.
O Diferencial do Soldado da FEB é Que Eles Lutaram na Itália Como Libertadores e NUNCA Como Conquistadores.
Inclusive,nenhum brasileiro estuprou, violentou ou achicalhou qq mulher ou homem. Respeitaram a todos. Daí,o grande apreço e amor que os italianos tem pelos soldados da FEB.Isso me foi contado por parentes brasileiros que participaram da FEB e de outros parentes italianos que lá viviam .
No V Exército não havia conquistadores... só o inimigo era conquistador. Sua observação não faz sentido.
@@PauloPereira-jj4jv Isso Que Você Está Faltando é o Velho Linguajar Dos COMUNISTAS.
@@jackssp780 ... então diga: QUEM no V Exército estava ali para "conquistar" a Itália? Que nem sequer foi ocupada depois da guerra?
@@explico239 Não dou a mínima pra sua opinião 😎
Orgulho dos soldados que serviram na Itália 🇮🇹 segunda guerra mundial, muitos não voltaram, mas deixaram um legado de coragem e humanidade contra a tirania da época , nunca serão esquecidos enquanto houver fatos históricos, viva a liberdade 🗽
Viva a liberdade!!!
Bellissimo video, molto bello, è l'Amore tra due popoli, due nazioni Brasile & Italia🇮🇹🇧🇷🥰🙏
Amei os depoimentos dos italianos. Deveria ser mostrado num documentário na tv
Muito obrigado
Porque os brasileiros não dão valor a eles?
Minhas amigas que vão para a Itália, não querem nem saber do Cemitério de Monte Castelo porque dizem: Deus me livre de ver essa coisa.
Aqui em Jundiaí-SP, tipicamente italiana, até a década de 60, plantaram 1 árvore para cada soldado que foi para a guerra.
Em 2012 todas as árvores foram cortadas para modernizar o espaço
Ninguém conhece o local com o verdadeiro nome : Praça Monte Castelo, chamam de " Escadao"
Eu cobrei Prefeito e Vereadores mas nada fizeram.
Eu logo vou embora, mas agora vi que pelo menos os italianos deram valor e eu, como italiana, posso partir sabendo que pelo menos pelos meus, eles não foram esquecidos.
Gratidão pela postagem
Porque não sabem
Tem cemitérios dos soldados mortos no Brasil enterrado no Brasil?
@@XxxXxx-fl4ck vc não entendeu nada, né?
@@nikassassins1403 nesse dia fui pesquisar e vi mais afundo.
Hoje não precisa responder.
Todos os créditos do exército foram por água abaixo após o golpe e a ditadura, parece que importaram o fascismo que foram "combater" lá
O meu pai esteve lá. Participou da tomada de Montese e Monte Castelo. Soldado José Theophilo de Lima. Deus o tenha.
Seu pai certamente está ao lado de Deus. Agradeço à família.
Sou brasileira descendente de Italianos. Tanto da parte de Pai como de mãe...sei que foi muito triste as querras wue a Italia enfrentou..Tenho orgulho de ser descendentes de Italianos...minha mãe dobrenome Taliani e meu pai Borelli ..tios Yori...signorini.pasvoalli.minha filha Manfredini...e outros...amo a Italia..se eu pudesse moraria na Italia.. gratidão aos Italianos que não deixaram morrer esta Historia...
É emocionante ver a bela imagem deixada pelos combatentes brasileiros na Itália.
Esses comunistas ainda quer acabar com a jente
Vdd
@@ademircatore5702 quem jogou eles fora igual lixo foi o Exército Brasileiro quando deu o golpe. Jogaram a reputação de 22 mil soldados na lama.
Ainda mais pq eles foram para a Itália lutar contra exatamente oq fizeram no Brasil.
Porque os petistas nos roubaram o passado o presente e o futuro
@@ademircatore5702 americanos so se for né quem financia direita neoliberal e esquerda indentitaria é um tal de jorge soros
Só para ser justo, os soldados brasileiros que lutaram na segunda guerra mundial têm muito mais reconhecimento lá na Itália do que aqui no Brasil. Lá eles são vistos como os heróis que realmente foram.
Geraldo da Cruz ,Arlindo Lúcio e Geraldo Rodrigues ,três Mineiros de São João del Rei que sozinhos enfrentaram um pelotão de mais de 100 Alemães.
Por ser Mineiro essa história me enche de orgulho, para aqueles que não conhecem sugiro que procurem saber a respeito.
É uma história de bravura , coragem e amor pelo Brasil !
Sim, Luiz Carlos, é uma história emocionante de coragem e bravura desses três honrados soldados. Fazem uns cinco dias mais ou menos que eu vi essa história no RUclips com cenas reais. Todo o meu respeito a eles que serão pra sempre lembrados por esse gesto de amor.
❤️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Isso é coisa que teriam que contar nas escolas,para saberem que viemos de brasileiros corajosos,gentis e guerreiros!!
Agradeço aos italianos essa homenagem aos meus irmãos Brasileiros .Eu tinha onze anos quando acabou a guerra.Povo italiano, obrigada pelo acolhimento aos pracinhas da minha Pátria.O fim da guerra foi uma alegria no mundo inteiro.Agora estamos a beira da terceira guerra mundial.E preciso muita oração para abrandar o coração dessa gente.❤Deus nos ajude e nos livre e guarde.
Caiu um cisco no olho aqui... (um monte deles, aliás)
NO MEU TAMBÉM!!!
Anch'io kkkk, ainda mais que estou morando em Belluno, o povo aqui sofreu muito com a guerra
Aqui tambem
E no meu caiu um graveto, não paro de lacrimejar de tanto orgulho desses pracinhas... Meu avô e meu pai serviram juntos nessa época.
Nos meus olhos também, rs... ciscos impertinentes!
a história do Brasil precisa ser recontada tenho sobrinhos de 18 e 19 anos que não sabiam nada sobre a participação Brasileira.
A participação brasileira nas primeira e segunda guerra mundial foram banidas do ensino brasileiro
@@Aislanzito sim já com intuito de fuder com a identidade de nosso povo. ser Patriota foi relegado ao segundo plano.
a culpa é deles que são analfabetos
Até 2018 nas provas eram exigidas questões sobre racismo, com incentivo ao homossexualismo e outros itens da agenda VERMElha, mas nada sobre a FEB. Aliás, seria um paradoxo um socialista apoiar a FEB que combateu o socialismo...
Vejamos como doravante será.
Aislan LEITE PEREIRA não sei qual é a idade do senhor. Mas eu tenho 53 anos, estudei o segundo grau em meados da década de 80 e meus professores falaram sim, da participação brasileira na segunda grande guerra. Claro que se mencionava com mais ênfase às potências protagonistas do hemisfério norte. Mas se falava dos ataques sofridos pelos navios brasileiros em águas nacionais e da participação da FEB e do que veio a ser a FAB guerra.
Me deu orgulho em ser brasileiro... Orgulho mesmo.
Que emoção ouvir esses relatos dos irmãos italianos, agradecendo os soldados brasieiros!Grazie mila !!!❤❤❤❤❤
Deveriam contar essas histórias nas escolas, sim nós temos nossos heróis. 🇧🇷❤️🇮🇹❤🇧🇷❤️🇮🇹❤️.
DONDE ESTÁ O EXÉRCITO, QUE UM DIA ME FAZIA ARREPIAR DE ORGULHO????
Os generais tão com o cú não mão pra não serem presos pela tentativa de golpe, ou você não vê as notícias?
Estão nem aí com o país, pelo menos os grandes generais e coronéis, deixaram a "raposa entrar e morar no galinheiro".
Se perdeu ☹️ tenho orgulho em carregar um sobrenome italiano garbari 🫡
@@hiltonthadeu4715 o exército tava tentando dar golpe de estado, ou vc NN le as notícias?
@@maurokunzapetz3986Como diria Raul "não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz."
Meu avô Joabe fazio lutou neste local, ele morreu ano passado aos 96 anos tendo 5 filhos 15 bisneto 6 tetraneto.
Mas com este nome, seu avô era italiano ou brasileiro?
@@daisymoreira266 Nome Brasileiro sobrenome italiano.
@@n.gomesbarbosaf580 Obrigada por me responder! Tudo esclarecido.
Meu tio Paulo de Castro tb foi para guerra na Itália! Lamento não ter perguntado mais sobre essa época!
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🤜🤛
quando era criança conversava sempre com um ex combatente, ele me contava cada caso, uma coisa é muito certa as marcas da guerra na pessoa não acabam nunca, ele foi um dos que subiu o monte castelo debaixo de bala, levou três tiros e sobreviveu dois de raspão e um na batata da perna que fez um puta estrago, sempre lembro dele e do orgulho de ser brasileiro.
Você lembra de alguns pra colocar aqui?
💚💛💙💚💛💙🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🐍🐍🐍🐍
To aprendendo italiano , fiquei super feliz quando entendi " mangiamo con loro "
@@dreamerguy4727 minha família veio da Itália minha vó era italiana.
@@valdeirjose535 dahora
Assim como na Itália, no Haiti os soldados brasileiraos tbm deixaram boas lembranças
RESPEITO MÁXIMO AOS COMBATENTES BRASILEIROS QUE LUTARAM NA ITÁLIA...FORÇA E HONRA GUERREIROS...🫡
Obrigada por este video, muito emocionante 🙌 amo o Brasil e a Italia 🇧🇷 ❤ 🇮🇹
Fiquei extremamente comovido...afinal sou descendente de italianos, sei da gratidão dos italianos em relação ao Brasil. Infelizmente esses nossos soldados heróis, esquecidos na própria pátria. Lamentavel. Grande orgulho de vocês PRACINHAS....minha sincera homenagem!
@@explico239 sua anta os brasileiros foram lutar com aliados contra o fascismo.Pelo amor de deus.
@@denisgeuna Prezada, o que eu disse é que submarinos italianos atacaram navios brasileiros. Vale dizer, eles estavam em guerra com o Brasil e não mataram todos os brasileiros pq não deram conta.
Portanto, o video em tela, com o choro emocionado dos italianos, com o "reconhecimento dos heróis" com musiquinhas chorosas e lágrimas nos olhos, lembrando os brasileiros, não me convencem. São lágrimas de crocodilo. Os italianos eram os aliados dos nazistas, sua ignorante. Deveriam os italianos lembrar disso também inclusive o ataque do Brasil, e não "somente" o fato dos brasileiros irem na Itália "salvar" os italianos dos seus aliados nazistas. Tem gente que lembra somente o que é conveniente e é exatamente o que o video mostra. Os brasileiros que foram covardemente mortos pelos italianos não são sequer lembrados.
Ressalto que os brasileiros foram na Itália lutar contra os alemães pois na época os italianos já haviam enfiado o rabo entre as pernas.
Os brasileiros não foram lutar contra o fascismo, como vc defeca, simplesmente pq nessa época o fascismo já não estava no poder, jumenta.
Portanto, a ANTA mal educada, mal amada , gorda e fdp é vc que não viu o video, não sabe nada, não leu o que eu escrevi e resolveu apresentar uma comentário agressivo sem o menor nexo, desses de quem come bosta. A sua agressividade gratuita, não substitui um conhecimento básico da segunda guerra que vc não tem, mas vc, sem nenhum pudor vem defecar. Estude. Não passe por essa vergonha.
@@explico239 Os italianos ou o GOVERNO ITALIANO?!
@@explico239 Será mesmo que sabiam das intenções dele?! O povo só queria o imperio romano de volta mas não àquele preço.
@@explico239 Lembrando que o norte da Itália estava sobre controle alemão.
Emocionante. Como brasileiro e militar os olhos encheram de lágrimas e o coração de gratidão e orgulho.
"grazie soldati brasiliani". Emocionante o reconhecimento aos nossos bravos heróis.
A maioria desses soldados trabalhavam duro no Brasil. E na Itália eram os soldados que mais davam atenção as crianças, dizia mio nono. Viva os pracinhas👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Nunca vou entender a injustiça aos nossos bravos combatentes da FEB. Voltaram ao Brasil e nunca foram sequer aproveitados com tamanha experiencia de combate no Exercito. Levou anos até terem algum tipo de homenagem em nosso país, enquanto isso os italianos não os esqueceram...Descansem em paz heróis brasileiros, nós não lhes esquecemos !!
Foram muito bem aproveitados para o que nosso Exército faz de melhor: dar golpes. Castelo Branco e muitos outros fascínoras daquela época lutaram na Itália.
Detalhe, que mesmo sendo na época do militarismo no Brasil, eles nao tiveram o reconhecimento adequado!
Se o presidente da época quisesse fazer uma homenagem a esses soldados, esse episodio das formas armada brasileira, seria algo lembrando até hoje em livros filmes, etc!
Tanto é que em um povoado da italia tem um busto de um dos oficiais brasileiro (não lembro a patente)
Orgulho de nossas FFAA. Sou descendente de Italianos. Amo o Brasil e a Itália.
E desse exército brasileiro que eu tenho orgulho. Os melancias nem um pouco, traidores do povo brasileiro.
Minha continência de respeito 👊🏼🇧🇷
Grazie l'Italia.
Me sinto orgulhoso da FEB, por te liberado a Itália. Eu algum dia vou visitar esses monumentos para os solados brasileiro ❤
Que história linda!
Com orgulho de ser brasileira e ter um pai na batalha.
Meu avô era Italiano e foi sargento da FEB. Ficou 221 dias em solo italiano, levou 6 tiros e ficou sem os movimentos das pernas. Ele nunca se arrependeu de ter ido a guerra libertar a Italia e seu povo. Dizia sempre, que levaria 6 tiros todos os dias caso fosse necessario para salvar a Italia.
Quanto heroísmo dele!!!!!❤❤❤
A bondade e a simpatia foram nossa maior vitória na guerra ... 🇧🇷
Amei ver tantas notícias dos nossos soldados!!! Homens honrados e bons!!! Gratidão!!!🙌🙌🙌💕👏👏👏
Tive dois amigos Que lutaram na Italia! Tenho muita alegria deles serem meus amigos! Silvio Burnett e Carlos Santos!
O valor do guerreiro não está na vida que ele tira e sim nas que salvou, isso é um orgulho tão grande mas infelizmente tão pouco difundido em nosso país
Como não se emocionar. Eu concordo: eu Brasil tem o melhor soldado, apesar de não ser amado e reconhecido, de pouca remuneração, de ter pouca tecnologia somos fortes! Avante Brasil....Vou ensinar para minhas filhas estas histórias ( moro fora do país ), pois é meu dever!
Avante Brasil!!!
O bisavô de meus filhos lutou na tomada de Monte Castelo. Conseguiu voltar para o Brasil depois da guerra, e então formou família: Expedicionário Ricardo Fantini.
É maravilhoso e comovente ouvir esses relatos ,homens que perderam a vida pela liberdade de pessoas que se quer conheciam,dividiam a comida com esse povo que sofria ,esse foi o verdadeiro exército brasileiro, pena que hoje vemos esta mesma instituição que um dia foi corajosa, ser covarde entregando de bandeira as cabeças de milhares de pessoas que como os italianos suplicavam por respeito e liberdade,pessoas comuns como essas da Itália hoje estão presas com a ajuda e consentimento do exército que traiu seu próprio povo,triste fim desta instituição
O tio do meu esposo era de Bolognia (que em paz descanse) tinha 18 anos na época, era soldado de Mussolini e conta que foi preso por soldados brasileiros, me disse " o primeiro brasiliano que vi tinha um mundo no braço e me trataram muito bem, me deram comida e agua, foi o melhor que pode ter me passado; e na virada do ano levaram os prisioneiros para uma sala onde havia bebida e moças (putanas) para a festa...no dia seguinte todos foram levados de volta pras celas...
Ele tinha muito carinho e agradecimento aos brasilianos. Tinha uma personalidade muito forte mas foi sempre simpatico e amavel comigo! Se comportou sempre como o avô de nossas filhas.
Muito bonito esses videos... espero que estejam bem essas pessoas porque escapar da guerra e morrer por um virus é terrivel!
Como muitos que aqui afirmaram, eu fico emocionado quando vejo este video. Estive na Itália na cidade de origem da minha Família italiana em Riese Pio X - Treviso. Lamentei muito por não ter ido a Montese.
Sou descendente da Família Possiedi, com muito orgulho.
Herminio Pulsides, Morretes - PR.
Deus acima de tudo BRASIL sempre
GENTES É BOM DEMAIS OUVIR ESSAS PALAVRAS DESSA MULHER, É MUITAS EMOÇÕES, PARABÉNS PARA O NOSSO GRANDE EXÉRCITO BRASILEIRO, PELA HONESTIDADE NA GUERRA, ENQUANTO EM MUITAS GUERRAS, FALTAM RESPEITO COM AS MULHERES, VEJAM SÓ, SÓ PALAVRAS LINDAS, PARA OS NOSSOS SOLDADOS BRASILEIRO, PARABÉNS PARA O NOSSO GRANDE EXÉRCITO BRASILEIRO, BRAÇOS FORTES E MÃO AMIGA, A MINHA ADMIRAÇÃO
Sim, o brasileiro é o melhor soldado do mundo. Não só como combatente, mas sobretudo como ser humano. Estou aqui colhendo material para um livro sobre isso. O tíulo será "Yes, eu sou brasileiro!"
Tenho certeza que nossos ex-combatentes da FEB foram heróis.
Concordo
que benção! responda aqui quando terminar para divulgar
Fico emocionada quando ouço essas histórias! 😢
Eu me emocionei! Que alegria saber que fizemos o bem a eles!
Muita emoção ao ouvir está história. Sou neta de italiano❤
Saudoso exército brasileiro. Orgulho de vocês.
Conheci muitos pracinhas e todos diziam :
Quem faz a guerra não sabem do estrago que fazem às famílias dos soldados.
Verdade! Eu sei o que é isso.Meu pai Geraldino Braga foi um. Ex combatente da FEB pelo Exército. E depois que voltou da guerra se matou com 34 anos.A história dele está no Google. E só escrever o nome do meu pai. Minha mãe ficou viúva com 30 anos , eu estava com 3 anos e meio ,meu irm com 5 anos e minha irmã nasceu 3 meses depois da sua morte. Meu avô Felice Fortunato Braga era italiano de Cavarzere Veneza já morava no Brasil .Pelo menos meu pai teve oportunidade de lutar na terra dos pais e dos nossos familiares. Meu pai falava um pouco do idioma... italiano..
Eu tenho orgulho em dizer que o meu pai , hoje falecido aos 96 anos lutou na segunda Grande Guerra mundial , ex - combatente Iony Calderini , Exército Brasileiro ! Parabéns a todos esses Heróis , e obrigada ao povo Italiano pelo carinho aos Brasileiros ♥️
Obrigado guerreiro 😊
interessante, eu vi a homenagem no google que fizeram à ele. grande honra
CONTEI PARA MEU NETO A HISYORIA DOS 3 SOLDADO QUE ENFRENTARAM UM BATALHAO DE ALEMAES SOSINHOS .PERDERAM A VIDA MAIS FORAM HONRADOS PELOS INIMIGOS . PELA CORAGEM E BRAVURA.. FICOU ENCANTADO..❤❤
Eu me emocionei nesta narrativa porque me lembrei do meu avô que participou dos comboios da Marinha Mercante brasileira (Loyd Brasileiro), mas morreu em casa em 1946 de infarte aos 36 anos.
Minha avó contava em detalhes as Histórias que ele trazia de lá quando voltou 2 anos depois. Numa delas era o choro dos marinheiros ouvindo a explosão dos ataques dos submarinos alemães aos comboios.
Quando um navio era atingido e seus marinheiros gritavam por socorro, todos choravam porque tinham que sair dali o mais rápido possível para se salvarem até que não se ouvisse mais os gritos de quem havia ficado para trás. Na adolescência, comprei um livro chamado Submarinos Alemães, da Coleção História da Segunda Guerra mundial editada nos anos 70 do século XX. O Livro repetia com os mesmos detalhas essa narrativa.
Se hoje sou professor de história é por causa dessa curiosidade em conhecer aqueles eventos do qual meu avô participou e morreu em casa de forma triste, impactado pelo roubo dos 52 toneis de Ambar Gris no seu navio, no Porto brasileiro, encontrados pela tripulação no mar. Quem sabe o que é essa substância sabe que os marinheiros ficariam ricos, mas que o sumiço dessa carga jamais foi esclarecido.
É bom não esquecer que os Nazistas, com seus submarinos, estiveram também nas costas marítimas brasileiras e por isso alguns navios brasileiros foram torpedeados e levados a pique. Os Nazistas chegaram a construír um porto aqui no Brasil que existe até hoje - ilha de São Francisco do Sul, no litoral catarinense. Os militares brasileiros que foram para combater na II Grande Guerra Mundial, foram divididos entre os que foram para a Europa e os que ficaram guardando as costas marítimas do Brasil - desses últimos eu conheci muito bem um militar do Exército Brasileiro chamado Capitão Caetano, que morava em Niterói, RJ, e construíu uma capela dedicada a Nossa Senhora das Graças em Ponta Negra, Maricá, RJ. Existiam aqui no Brasil simpatizantes e colaboradores dos Nazistas, que tinham contacto com os Nazistas.
Caiu um cisco no meu olho. Agora entendi a frase "Braço forte, mão amiga."
Realmente emocionante. O carinho que eles tem com a FEB é incrível. Quisera nós "brasilianos" termos este carinho e respeito. Temos que recuperar nossos heróis de verdade.
Orgulho dos nossos Pracinhas.
Parabéns aos verdadeiros heróis nacionais
Meu pai morava em Fornaci di Barga no vale do rio Sercchio perto de Luca. Tinha +-15 anos . Em dias mais calmos, tocava acordeon para os soldados aliados e ganhava e levava p casa muito chocolate e comida. Momentos de descontração na guerra 🎶🇧🇷🇮🇹
Nós brasileiros pouco ou nada sabemos da bravura e da bondade dos soldados brasileiros na segunda guerra Mundial, acho quê todos nós brasileiros deveriamo conhecer esses depoimentos dos italianos quê conviveram com esses valorasos homens de honra, conhecidos como os pracinhas, vejam e se emocionem vale a pena!
a maioria das pessoas se esquecem que o preço da liberdade é sacrifício e sangue.
Emocionante meus heróis morreram por uma causa mais que nobre! Orgulho de ser Brasileiro!
Acho que acabar com os horrores do nazifascismo foi mais que nobre
Brasiliano********
@@thuxrd4325 brasileiro*
Morreu 420
Linda essa relação de respeito mútuo entre italianos e brasileiros.
Importante dar ouvido a esses depoimentos para que se evite a todo custo novas guerras.
Muito orgulho dos nossos "pracinhas" que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
Meu avô foi um deles...
Samuel, tirou daqui . Cara, vou falar abertamente: EU CHOREI DE EMOÇÃO . Que coisa maravilhosa. Apesar da desgraça da guerra, Deus sempre reserva momentos de fraternidade como esses. Orgulho de ser brasileiro, não por causa de Copas do Mundo, cantores, etc. ORGULHO POR CAUSA DESSES SERES HUMANOS incríveis, PRACINHAS DA FEB, que foram rejeitados pelo governo Vargas. Viva os pracinhas !!!! Vivos sempre nos nossos corações.
Simplicidade emocionante, está no DNA do brasileiro essa bondade e humanidade esse desejo de ajudar.
"para nós quando víamos Brasileiros significava comida" cara eu fiquei em êxtase com essa declaração, imagino o sofrimento da população na época, com a escassez de comida, alegria e etc, realmente os combatentes eram a única esperança em dias melhores para esse povo.😢
Belíssimas declarações de carinho e respeito pelos soldados brasileiros, me sinto orgulhoso e parabéns, aos italianos obrigado pela gratidão
Que ficaram marcados em seus corações
Extremante tocante ❤ Dividir o pouco com quem não tem nada em momentos cruéis como esse… que felicidade ouvir isso deles. Que linda memória.
Queria que todos os brasileiros vissem isso e pudessem se sentir orgulhos do nosso povo 🇧🇷
Fiquei impactada com a gratidão dessas pessoas pelos soldados brasileiros!!
Sou filha, irmã e tia d militares e estou muito emocionada por ver a gratidão desse povo em relação aos pracinhas brasileiros. Que emoção quando aquele senhor disse: quando vejo brasileiros por aqui fico em meio a eles pra matar a saudade nem que seja só escutando eles falar. Que lindo! Nossa gratidão a vocês também por serem imensamente gratos 😍😍😍
Nunca serão esquecidos os soldados brasileiros na Itália , onde dão Total valor , diferente daqui do Brasil onde as escolas por força de ideologias não se esforçam em apresentar a bonita história do solado brasileiro , não se esforçam em explicar que somos bons em várias coisas e não piores que todo Mundo ( complexo de vira-lata ) ...Parabéns aos soldados brasileiros !! E infelizmente atualmente os de maiores patentes envergonham o povo brasileiro por serem covardes , mentirosos e corruptos ..
O Brasil sempre foi respeitado estamos vivenciando momentos críticos 🇧🇷mas sei que por mas que tentem ninguém irá apagar nossas conquistas!
Deus Abençoe 🙌😇💖🌈 nossa nação e todos que a admirem!
Quem não reconhece o Brasil é o brasileiro
@@laissolpraialuamar418 O certo é brasiliano pqp
@@thuxrd4325 VOCÊ FALA ITALIANO P+RR+?????
@@laissolpraialuamar418 ruclips.net/video/HT5f7xjtim4/видео.html
@@laissolpraialuamar418 você fala isso errado dês de que nasceu engraçado né
Que honra, eu, ter nascido no Brasil 🇧🇷, um abraço bem forte ,aos nossos irmãos italianos, enfim a toda a humanidade ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
COMO BRASILEIRO FICO ORGULHOSO QUANDO OUVI O RELATO DE UM SOBREVIVENTE ITALIANO FALAR DO DESEMPENHO DOS SOLDADOS E DO EXERCITO BRASILEIRO EM TERRAS ITALIANAS.
PARABENS AO NOSSO GLORIOSO EXERCITO BRASILEIRO.
cara que emoção, não pude me conter! Cobras Fumantes Eterna é Sua Vitória! :)
Gente é muito forte ouvir esses comentarios onde os amados Italianos elegiam os nossos herois, é lindo
Aqui podem ser esquecidos e, até, desprezados Mas, na Itália, não!!! Serão sempre lembrados!!! E isso importa muito mais!!! E mostrou o qto os pracinhas eram criativos, corajosos e humanos!!! FEB honra e glória!!! Jamais esquecidos!!!🙏❤️🤜🤛👏👏👏✊
Lindo vídeo, lindíssimo, é o Amor entre dois povos , duas nações Brasil & Itália... 🥰🇧🇷🇮🇹
Quanta emoção assim meu core não aguenta, só orgulho dos soldados brasileiros .....
Que emocionante, não só saber que esses soldados sacrificaram a própria vida, mas também saber que eles compartilhavam a comida e esperança com quem mais sofre com guerras, os civis - principalmente as crianças. Isso é o que mais me orgulha do povo brasileiro, saber acolher quem sofre, e ser um símbolo de humanidade. É por isso que eles são lembrados até hoje pelos italianos que os conheceram. Imagina o quanto isso é importante num cenário de destruição, alguém ter empatia por você e te enxergar como um ser humano.
Muito obrigado Caiafa. Merecida homenagem aqueles que deram a vida por nossa liberdade.
Essas pessoas não tem nenhum ganho político com essas declarações, acho que nossos heróis da FEB foram verdadeiros anjos para os italianos.
Muito lindo a gratidão e o amor deles,os italianos depois de tanto tempo ainda lembra,poriso que fazer o bem è muito melhor do que qualquer coisa!
Meu tio avô tava nessa linda batalha. voltou pra casa e até hoje fala com muito orgulho. un saluto dagli amici brasiliani
Emocionante! Um tio, irmão de meu pai, serviu na Itália e meu pai na FEB. Orgulho-me deles também! Agora, está na hora de sermos salvos da guerra dos comunistas aquí em nosso país! Avante, Brasil!!!
Muita honra e orgulho dos soldados brasileiros!
falta a nossa imprensa de fato mostrar a importância das nossas forças armadas e sua história, nos sabemos q isso hj n acontece
Thiago Freitas tem um Globo repórter só sobre a FEB. Só procurar
Querido, tem uma reportagem intitulada: Globo Repórter, 50 anos da FEB
ruclips.net/video/LKYZ3mbWlRs/видео.html
Com relação ao fato que você destaca, a imprensa noticiar os feitos heroicos dos brasileiros, eu te digo: dificilmente mostrarão isso na TV aberta, uma vez que esse tipo de programa aumenta o amor e o orgulho do brasileiro ao seu país.
Esse espírito de patriotismo leva à luta pelo país, nos colocando contra os inimigos da nação, entendeu? Grande abraço.
@@daisymoreira266 Ué. Se tem um globo repórter com esse nome é porquê passou na televisão. Qual o sentido de gastar dinheiro com a produção (se está na Net é porque o fizeram) e não colocar na televisão??
Só não tem sentido passar todo ano..
IMPRENSA NÃO QUER MOSTRAR ISSO SÃO PT
Em pleno século 21 eu com 32 anos fui saber agora sobre esses videos isso deveria constar em nossos livros de História, Obrigado por postar esse vídeo , Agora sinto mais orgulho de ser #BRASILEIRO THIAGO 28 DE FEVEREIRO DE 2020 10H ❤😉
Thiago Caetano TC. meu bisavô voltou vivo mais morreu 1994
Alegra me ver essas lindas recordações dos italianos que reconhecem a coragem e a fubra dos nossos soldados de outrora. Onde tudo isso se perdeu? Hoje depois da perfídia todo o orgulho e confiança se perderam é muito triste.
Meu pai eta um desses soldados veteranos da feb que lutou na segunda guerra e comquistou muitos amigos italianos e esteve na casa desses
No tempo em que esses homens do exército eram incrivelmente corajosos e generosos ao mesmo tempo, orgulhando o país com seu espírito de sacrifício. E hoje, viraram capachos de um mequetrefe...
Quando eu era jovem (tenho 82 anos), em Canavieiras-Ba, conheci um ajudante de caminhão e depois porteiro do Clube recreativo local que fora ex-pracinha na Itália. Seu nome era Florisvaldo e contava muitas lembranças da guerra e me lembro que ele esteve em Porretta! Muita coincidência ouvir o testemunho de um habitante de lá!
Que orgulho da FEB!!! Aproveitando a deixa, a Praça do Expedicionário onde está localizado o Museu do Expedicionário aqui em Curitiba é incrível.
Onde é aqui em CWB? para que eu possa visitar
@@stephaniematos404 Fica na R. Comendador Macedo, 655 - Alto da XV, Curitiba - PR, 82590-300. Junto da praça, que já vale a visita, fica o museu do expedicionário que eu acho um espetáculo.
@@neilorjr moro perto irei visitar sim !
Que relato emocionante. Obrigada por compartilhar esse documentário 💕