Acho que vi umas duas vezes o vídeo dela. Gostei muito. Eu estava interessado só nos símbolos dos Naturais e nos Zinteiros pra um joguinho q to fazendo faz eras, mas acabei gostando e vi tudo.
Adorei ficar sabendo sobre o livro CORRETO! Verdade que quando eu digo que nunca encontrei um livro correto, isso não diz nada sobre o quanto de esforço eu coloquei em procurar por ele 😂 era mais o fato de as pessoas usando livros errados para me "provar" que eu estava errada. Mas agora já sei a resposta pra dar pra isso, que é apontando para o livro que você mencionou! Obrigada 😊
Outra referência, do mesmo autor, é: Fundamentos de matemática elementar, 1: conjuntos, funções / Gelson Iezzi, Carlos Murakami. - 9. ed. - São Paulo : Atual, 2013. pág. 56.
Conheci essa professora assistindo a aula dela sobre equação do segundo grau que é sensacional. O que ela menos aborda é a fórmula de Bhaskara. Ela mostra outras formas de resolver as questões. É ótima pra quem está no ensino superior.
A palavra "irrita" é muito forte e demonstra inflexibilidade, mas a professora demonstra um conhecimento mais profundo da média dos amantes de matemática. Parabéns pela excelente aula! 👏👏👏
@MatematicaRio Entendo, mas você procurou dizer também em outras palavras como "é estranho". No mais a aula dela é uma excelente abordagem. Coisa que só vi na minha graduação em licenciatura em computação
eu tenho uma historia com os irracinais, uma vez eu estava fazendo o diagrama e reparei nesse probla, como eu ja estava acostumado com os irracionais(ja que acabava de aprender sobre eles eu fiz como o segundo livro, um sub conjunto grudado com os racionais, mas o video realmente me abriu os olhos
Eu achei muito bacana a ideia da Letra Z = aos numeros ""Zinteiros"""...o humor é sempre uma boa ferramenta que o professor deve ter para conquistar os alunos ! Não conhecia ela...show de video!
Uma solução prática é representar o conjunto dos irracionais como uma meia elipse, de mesma altura e centro, e mais larga que a elipse do conjunto dos racionais. O conjunto total resultante denomina-se conjunto dos reais. Dessa forma, não sobram espaços vazios, e o diagrama fica coerente.
Estou na metade dele mas achei um bom livro aquele do Edgar de Alencar Filho - Teoria Elementar dos Conjuntos, além disso nele ele define que conjuntos não se limita somente a numéricos e sim a todo conglomerado de elementos ou conglomerados é definido como conjunto, já na parte numérica que a professora desenvolve ele explica de maneira bem definida, exemplo uma maneira de simplificar os racionais é dizer que é qualquer numero definido por a/b tal que a pertence a Z e n tem que ser diferente de 0 e pertencer a Z e como todo conjunto tirando os naturais herda característica das anteriores, um numero inteiro é um numero racional pois a/1 = a com isso se pode representar ela sendo então com representação limitada que seria exemplo 0,5 ou periódica exemplo os números de dizima, e o Conj. dos Reais é delimitado por simplesmente ser Racional ou Não Racional no caso raiz de 2 não é racional pois sua representação nao é limitada e nem mesmo periodica.
Meu TCC do mestrado foi sobre a construção dos numéricos. Na primeira parte eu fiz uma análise da abordagem desse conteúdo na internet e nos livros didáticos. Havia muitos erros conceituais. Havia uma página afirmando que os números racionais são mais abundantes dos os irracionais. Apesar de ser um assunto do ensino fundamental, mas quando a pessoa vai cutucando acaba chegando em análise real para fazer a construção do conjunto real.
Essa passagem de que se a^2 é par, então a é par realmente precisa de justificativa e os livros apenas falam isso. Uma outra forma de justificar isso (talvez a mais correta seria por contradição). Suponha por absurdo que a é impar, na forma 2k + 1, para algum k inteiro, então a^2 = = 4k^2 + 4k + 1 = 2(2k^2 + 2k) + 1. Aí tomando, q = 2k^2 + 2k, temos 2q + 1, para algum q inteiro, ou seja um número ímpar., absurdo. Portanto, se a^2 é par, então a tem que ser par.
Quando desenha uma "parede" é para que se interrompa a ideia de que há uma relação de subconjunto. Por isso que em 35:35 pode desenhar um retângulo e dividir "ao meio" separando irracionais dos racionais, mas na hora de colocar os conjuntos dos números naturais e inteiros não dá p usar a "parede: Por exemplo, no "matemática e realidade" dará a entender que os irracionais contem os racionais (relação de subconjuntos) caso se escreva o símbolo dos irracionais naquela região ao invés de usar a notação de " reais exceto racionais. Isso ao meu ver pode criar algumas confusões. Particularmente, na sala de aula o que melhor funciona é o diagrama que o livro " a conquista da matematica" trouxe, nele fica claro que racionais e irracionais possuem intercessão vazia, mas ambos são subconjuntos do Real.
Não conhecia o canal desta professora, mas achei muito interessante o rigor em tentar representar e definir corretamente os conjuntos numéricos. PS. Eu fiz um vídeo sobre conjuntos numéricos há um bom tempo e, pelo menos, não coloquei a bolinha 😂.
Uma dúvida sincera: no instante 19:57, a professora diz que não podemos incluir o π no conjunto dos racionais, PORÉM, a definição do π não é justamente o quociente do comprimento da circunferência pelo seu diâmetro? Sei que tal número possui casas decimais infinitas, e por isso não se encaixa muito bem na definição daquele conjunto, mas é algo que me deixa em dúvida; um número que não pode ser representado por fração mas que deriva justamente de uma fração. hahaha
Prezado Professor Rafael Procópio, encaminhei para seu e-mail um outro caso muito interessante, em que vários professores erram. E indiquei o link para um artigo da University of Montana que traz explicações sobre esse erro.
Caraca!!!! Que vídeo excelente! E olha que usei o "tumor" . Agora, não mais. Parabéns por nos mostrar esses "bugs" corriqueiros, que às vezes nem os notamos e caimos no senso "comum". Valeu!
Eu fazia com a bolinha flutuante, confesso, mas já não faço mais, quando era menor eu já achava estranho mas só segui o senso comum, mas eu não acho problema representar em várias formas geometriacas os conjuntos, seja um círculo, quadrado ou qualquer outra forma, se não sobrar espaço vazio já está bom. Na matemática tem umas notações muito estranhas que para mim confundem muito, tipo [sen(x)]² escrevem como sen²(x), eu não entendia no início pensei que era sen • sen • (x), totalmente estranho kkk pois parece que só a palavra sen está elevado ao quadrado, e uma coisa que eu bugava quando eu estava aprendendo logaritmo era a notação que eu não estava acostumado, tipo para mim as operações de dois números era sempre escrita entre esses dois números tipo 5 × 4, já o log (a palavra log que já estranhei por não ser um símbolo igual as outras operações) a operação vem ates dos números que serão operados entre eles tipo log na base 4 de 5 e não 5 log 4, mas aí eu concordo que fica mais bonitinho ser do jeito normal, só estranhei mesmo. Bom vídeo professor.
Não sou do apelo à autoridade e se eu ver que algo está errado, está errado e ponto. Mas, pra quem é piolho ou papagaio dos outros, ou seja, não pensa por si próprio, fica a referência: Fundamentos de matemática elementar, 1: conjuntos, funções / Gelson Iezzi, Carlos Murakami. - 9. ed. - São Paulo : Atual, 2013. pág. 56.
Precisam dar umas aulas de números ORDINAIS, CARDINAIS, FRACIONÁRIOS, NATURAIS pra determinados universitários que não sabem a diferença,víde o vídeo dos universitários que foram no show do milhão kkkkk
Livros, em sua maioria não prestam, eu não utilizo, em caruaru PE, INFELIZMENTE ADVINDO DE GESTOES PAULO FREIRIANO ACABARAM COM OS LIVROS, FALTA CONTEÚDO, MUITO BLA BLA... UTILIZO LIVRO ANTIGO COM SITUAÇÕES ATUAIS.
Vídeo original: ruclips.net/video/6hiyXRzgHQo/видео.html
Canal Juliana Maths: @@julianamaths
Acho que vi umas duas vezes o vídeo dela. Gostei muito. Eu estava interessado só nos símbolos dos Naturais e nos Zinteiros pra um joguinho q to fazendo faz eras, mas acabei gostando e vi tudo.
A professora tem o poder da persuasão. hehe
@@MatematicaRioisso isso isso isso isso!
Adorei ficar sabendo sobre o livro CORRETO! Verdade que quando eu digo que nunca encontrei um livro correto, isso não diz nada sobre o quanto de esforço eu coloquei em procurar por ele 😂 era mais o fato de as pessoas usando livros errados para me "provar" que eu estava errada. Mas agora já sei a resposta pra dar pra isso, que é apontando para o livro que você mencionou! Obrigada 😊
hahaha O seu vídeo e o seu conteúdo são incríveis, professora! 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns oelo belo trabalho!
Outra referência, do mesmo autor, é: Fundamentos de matemática elementar, 1: conjuntos, funções / Gelson Iezzi, Carlos Murakami. - 9. ed. - São Paulo : Atual, 2013. pág. 56.
@@MatematicaRio o que seria um oelo belo?
@@Einstein1879y pelo belo*
@@MatematicaRioverdade perene 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sou completamente apaixonada pela didática da professora Juliana. É surreal a maneira que ela ensina.
Conhecimento de alto nível! Parabéns, professor! Não desista de nós!
Conheci essa professora assistindo a aula dela sobre equação do segundo grau que é sensacional. O que ela menos aborda é a fórmula de Bhaskara. Ela mostra outras formas de resolver as questões. É ótima pra quem está no ensino superior.
Ela é braba mesmo, sabe muito!
Regrava este vídeo a respeito da ideia dos infinitos, certamente vai ter uma audiência altíssima. Continue, não desanime!!!
não conhecia essa prof. achei muito legal a forma como ela explica, logo mais chego no canal dela pra conhecer, parabens pelo react prof
A palavra "irrita" é muito forte e demonstra inflexibilidade, mas a professora demonstra um conhecimento mais profundo da média dos amantes de matemática.
Parabéns pela excelente aula!
👏👏👏
É só um pouco de humor! 😅
@MatematicaRio Entendo, mas você procurou dizer também em outras palavras como "é estranho". No mais a aula dela é uma excelente abordagem. Coisa que só vi na minha graduação em licenciatura em computação
@@MrEdenBezerra ué, mas é estranho mesmo. hehe
@@MatematicaRioverdade perene 👏🏼👏🏼👏🏼
Um dia quero chegar nesse nivel de conhecimento matemático! Videos top professor!
Bora estudar! 😁🙌🏻
Vou maratonar seu canal professor. Abraços pro senhor.
Essa professora é excepcional.
Sim, maravilhosa!
eu tenho uma historia com os irracinais, uma vez eu estava fazendo o diagrama e reparei nesse probla, como eu ja estava acostumado com os irracionais(ja que acabava de aprender sobre eles eu fiz como o segundo livro, um sub conjunto grudado com os racionais, mas o video realmente me abriu os olhos
Eu achei muito bacana a ideia da Letra Z = aos numeros ""Zinteiros"""...o humor é sempre uma boa ferramenta que o professor deve ter para conquistar os alunos ! Não conhecia ela...show de video!
A Professora Juliana é fera! 😄
@@MatematicaRioverdade perene!
Vc é o cara!!!
Dois ídolos!
Interessante. Gostei da analogia que ela fez.
Ela é fera! 👏🏻
@@MatematicaRio verdade perene!
Uma solução prática é representar o conjunto dos irracionais como uma meia elipse, de mesma altura e centro, e mais larga que a elipse do conjunto dos racionais.
O conjunto total resultante denomina-se conjunto dos reais.
Dessa forma, não sobram espaços vazios, e o diagrama fica coerente.
Diego Marques fala sobre a irracionalidade do pi
Estou na metade dele mas achei um bom livro aquele do Edgar de Alencar Filho - Teoria Elementar dos Conjuntos, além disso nele ele define que conjuntos não se limita somente a numéricos e sim a todo conglomerado de elementos ou conglomerados é definido como conjunto, já na parte numérica que a professora desenvolve ele explica de maneira bem definida, exemplo uma maneira de simplificar os racionais é dizer que é qualquer numero definido por a/b tal que a pertence a Z e n tem que ser diferente de 0 e pertencer a Z e como todo conjunto tirando os naturais herda característica das anteriores, um numero inteiro é um numero racional pois a/1 = a com isso se pode representar ela sendo então com representação limitada que seria exemplo 0,5 ou periódica exemplo os números de dizima, e o Conj. dos Reais é delimitado por simplesmente ser Racional ou Não Racional no caso raiz de 2 não é racional pois sua representação nao é limitada e nem mesmo periodica.
longa, mas mt boa.
nossa mas eu amo os videos dela
Meu TCC do mestrado foi sobre a construção dos numéricos. Na primeira parte eu fiz uma análise da abordagem desse conteúdo na internet e nos livros didáticos. Havia muitos erros conceituais.
Havia uma página afirmando que os números racionais são mais abundantes dos os irracionais.
Apesar de ser um assunto do ensino fundamental, mas quando a pessoa vai cutucando acaba chegando em análise real para fazer a construção do conjunto real.
É verdade, com rigor só por Análise Real mesmo.
@@MatematicaRio verdade perene!
Essa passagem de que se a^2 é par, então a é par realmente precisa de justificativa e os livros apenas falam isso. Uma outra forma de justificar isso (talvez a mais correta seria por contradição). Suponha por absurdo que a é impar, na forma 2k + 1, para algum k inteiro, então a^2 = = 4k^2 + 4k + 1 = 2(2k^2 + 2k) + 1. Aí tomando, q = 2k^2 + 2k, temos 2q + 1, para algum q inteiro, ou seja um número ímpar., absurdo. Portanto, se a^2 é par, então a tem que ser par.
- Show!
Quando desenha uma "parede" é para que se interrompa a ideia de que há uma relação de subconjunto. Por isso que em 35:35 pode desenhar um retângulo e dividir "ao meio" separando irracionais dos racionais, mas na hora de colocar os conjuntos dos números naturais e inteiros não dá p usar a "parede: Por exemplo, no "matemática e realidade" dará a entender que os irracionais contem os racionais (relação de subconjuntos) caso se escreva o símbolo dos irracionais naquela região ao invés de usar a notação de " reais exceto racionais. Isso ao meu ver pode criar algumas confusões. Particularmente, na sala de aula o que melhor funciona é o diagrama que o livro " a conquista da matematica" trouxe, nele fica claro que racionais e irracionais possuem intercessão vazia, mas ambos são subconjuntos do Real.
Na verdade Georg Cantor conseguiu listar as frações com um diagrama.
Não conhecia o canal desta professora, mas achei muito interessante o rigor em tentar representar e definir corretamente os conjuntos numéricos.
PS. Eu fiz um vídeo sobre conjuntos numéricos há um bom tempo e, pelo menos, não coloquei a bolinha 😂.
hehe Ufa...
@@MatematicaRio😅😅😅
Uma dúvida sincera: no instante 19:57, a professora diz que não podemos incluir o π no conjunto dos racionais, PORÉM, a definição do π não é justamente o quociente do comprimento da circunferência pelo seu diâmetro? Sei que tal número possui casas decimais infinitas, e por isso não se encaixa muito bem na definição daquele conjunto, mas é algo que me deixa em dúvida; um número que não pode ser representado por fração mas que deriva justamente de uma fração. hahaha
Mas como eu explico no vídeo, a fração que gera pi não entre dois números inteiros. Um dos números (numerador ou denominador) vai ser irracional.
@@MatematicaRioverdade perene 👏🏼👏🏼👏🏼
Prezado Professor Rafael Procópio, encaminhei para seu e-mail um outro caso muito interessante, em que vários professores erram. E indiquei o link para um artigo da University of Montana que traz explicações sobre esse erro.
Valeu pela colaboração!
Encaminhe para mim, por favor
@@MatematicaRio ❤❤❤
aprendi novo modo, antes eram quadradinhos.
Top👍
Caraca!!!! Que vídeo excelente!
E olha que usei o "tumor" . Agora, não mais.
Parabéns por nos mostrar esses "bugs" corriqueiros, que às vezes nem os notamos e caimos no senso "comum". Valeu!
Importante sempre refletirmos pra ensinarmos o que é o certo! 👏🏻👏🏻👏🏻
@@MatematicaRio verdade perene!
Eu fazia com a bolinha flutuante, confesso, mas já não faço mais, quando era menor eu já achava estranho mas só segui o senso comum, mas eu não acho problema representar em várias formas geometriacas os conjuntos, seja um círculo, quadrado ou qualquer outra forma, se não sobrar espaço vazio já está bom.
Na matemática tem umas notações muito estranhas que para mim confundem muito, tipo [sen(x)]² escrevem como sen²(x), eu não entendia no início pensei que era sen • sen • (x), totalmente estranho kkk pois parece que só a palavra sen está elevado ao quadrado, e uma coisa que eu bugava quando eu estava aprendendo logaritmo era a notação que eu não estava acostumado, tipo para mim as operações de dois números era sempre escrita entre esses dois números tipo 5 × 4, já o log (a palavra log que já estranhei por não ser um símbolo igual as outras operações) a operação vem ates dos números que serão operados entre eles tipo log na base 4 de 5 e não 5 log 4, mas aí eu concordo que fica mais bonitinho ser do jeito normal, só estranhei mesmo. Bom vídeo professor.
Ate hoje eu nao aceito o sen²x. Uso porque sou obrigado kkkk mas prefiro (sen x )².
Já os log eu gosto, principalmente do ln x, o meu preferido
Valeu pela contribuição com o seu comentário. Realmente tem muita coisa bugante e bizarra na matemática! hehe
@@MatematicaRio verdade perene 👏🏼👏🏼👏🏼
🎉
Como a cardinalidade dos ℤ é igual a do ℚ, pela demonstração, não seria possível listar, porém sem ordem?
Veja o meu vídeo no comentário fixado.
@@MatematicaRioisso isso isso isso isso
Nunca parei pra pensar que tinha um tumorzinho impostor na representação dos conjuntos dos livros didáticos kkkkkkkkkkkk vídeo mt bom!
Pensando aqui. Possani, Nehab, Ledo, Elon, Morgado, Luciano, Paulo Cezar e Eduardo Wagner têm que aparecer nesses reacts!
Maneiro, será incrível reagir a eles!
@@MatematicaRio verdade perene 😮
Reage do k desperta factorial
❤❤❤❤
Não sou do apelo à autoridade e se eu ver que algo está errado, está errado e ponto. Mas, pra quem é piolho ou papagaio dos outros, ou seja, não pensa por si próprio, fica a referência: Fundamentos de matemática elementar, 1: conjuntos, funções / Gelson Iezzi, Carlos Murakami. - 9. ed. - São Paulo : Atual, 2013. pág. 56.
Já li que esse "Z" seria em homenagem ao matemático Zermelo mas não entravam em detalhes.
Precisam dar umas aulas de números ORDINAIS, CARDINAIS, FRACIONÁRIOS, NATURAIS pra determinados universitários que não sabem a diferença,víde o vídeo dos universitários que foram no show do milhão kkkkk
Não vi esse vídeo do Show do Milhão, o que houve?
@@MatematicaRio boa pergunta!😮😮😮
Número com número após a vírgula...
A Juliana parece cheirar café.
Livros, em sua maioria não prestam, eu não utilizo, em caruaru PE, INFELIZMENTE ADVINDO DE GESTOES PAULO FREIRIANO ACABARAM COM OS LIVROS, FALTA CONTEÚDO, MUITO BLA BLA... UTILIZO LIVRO ANTIGO COM SITUAÇÕES ATUAIS.
Um professor falando mal de Paulo Freire? Intrigante… 🧐
Sugestão de reação: @americocunhajr