Olá! Desde o momento em que fui convidado pela Flocks para gravar “Não cai Cair no Enem”, falei que não iria ler - que dirá responder! -, comentários da internet: é mais uma coisa que devo e que aprendi com Bob Dylan. Em certos casos, porém, me vejo na agridoce circunstância de fazê-lo. Bom, preciso dizer que após 40 anos de carreira, julgo que já posso me dar ao luxo de dispensar “toques” e “conselhos” sobre com quem eu deva ou não me “associar”. Agora, quando essa suposta associação é com alguém que mal conheço e cujos livros nunca li, esses palpites ficam ainda mais furados... Aos fatos: concedi entrevista para o canal History (no qual inclusive já trabalhei), convidado para dar a minha opinião sobre determinados aspectos da história do Brasil (povos indígenas, ditadura militar, Segundo Reinado e outros). Fui informado que tais comentários seriam editados junto com os de mais de 50 historiadores e jornalistas brasileiros, numa serie chamada Guia Politicamente Incorreto. Se meus amigos pessoais, e que muito admiro, Lira Neto, Mary del Priori e Lilia Schwarcz não foram informados de que estavam falando para esse programa específico, eles tem toda razão (e todo meu apoio) de se indignarem e pedirem para que seus depoimentos não sejam mais levados ao ar. Eu fui informado do que se tratava. Avisei, no entanto, que não falaria nada sobre o livro que originou a serie simplesmente porque nunca o li. Falei, isso sim, sobre os temas sobre os quais fui indagado e aquela que lá está é minha opinião sobre eles. De todo modo, mesmo que tivesse sido algo diferente, repito: dispenso conselhos, dispenso “toques” e dispenso também “fãs” que dão conselhos ou toques - embora, claro, sempre seja bom e reconfortante ter pessoas que admirem teu trabalho, especialmente aquelas que não acham que precisam te dar conselhos... Já sugestão de temas, claro, é algo bem diferente e elas são sempre bem vindas. Por fim, também preciso dizer que estou começando a encher o saco de “habitués” desse canal, obcecados com o próprio umbigo e que ainda sugerem que se lhes “agradeça pelo conteúdo” que disponibilizam nos comentários. A esses, recomendo que façam seu próprio canal. E tenham seus próprios fãs.... É isso aí, moçada! Bola pra frente!
Buenas Ideias quer dizer que o imigrante italiano não gostava de trabalhar? O escravo era muito melhor do que o imigrante italiano? Ofender os descendentes de italianos pode? Politicamente correto é hipocrisia!
Percebe o que é politicamente correto? O historiador pisa em ovos ao falar da escravidão negra, mas faz ironia ao descrever os imigrantes italianos, que foram tratados diversas vezes como escravos pelos fazendeiros desacostumados ao trabalho livre!
Meu pai trabalhou por anos em fazendas de café. Tínhamos uma vida digna e graças ao café pude me graduar em Agronegócios e sigo na atividade até hoje. Para mim o café sempre foi um porto seguro.
Eu era inscrita no canal, mas nunca tinha tempo de parar pra assistir aos vídeos. Agora que parei, tô viciada nesse canal kk Maratona de Buenas Ideias!
Mesma coisa eu. Me inscrevi por causa do Peninha, me identifico muito com ele, mas nunca tinha assistido nenhum vídeo. Agora que comecei a assistir, viciei, tô cada vez mais fã dele, tanto pelo trabalho quanto pela sua persona.
o brasil foi o maior produtor de çafé do mundo,e houve até barões do çafé,çomo o brasileiro santos dumond,o português joaqui m de souza Breves mas de todos fazendeiros o rei do çafé mesmo foi o italiano geremias ludarnelli,tem até uma músiça serta neja muito antiga que homenageia o rei do çafé!
Amo esses seus vídeos. No momento assistindo para ver se não tem palavrões antes de colocar no meu plano de aulas sobre Formação do Território Brasileiro, para o 7° ano kkkkkk
As primeiras mudas de Café plantadas no Rio de Janeiro ,foi em uma fazenda na Região do MENDANHA NO BAIRRO DE CAMPO GRANDE município da capital Fluminense .
Eduardo, teus videos sao muito bons. Quase tao bons quanto os livros. Voce poderia fazer um video sobre a Missao Souza Costa, do pos-guerra, que culminou na Bretton Woods Conference e na fundacao do Banco Mundial and FMI? Souza Costa, como voce certamente sabe, era seu conterraneo, de Pelotas, Che!!!!
Que bom se eu pudesse ter aula de história com esse cara, mas no meu tempo de escola, professor de história dava moleza em bicho-preguiça e azia em sonrisal. Grande Peninha, como ele mesmo diz: se a história aconteceu EXATAMENTE como ele conta, é discutível, mas é bem mais interessante ouvi-le desta maneira.
Boa noite professor. Te acho muito interessante e vejo que o você possui muita sabedoria. As vezes vejo você criticando a esquerda e também criticando a direita. Você poderia fazer um vídeo de como seria um governo bom? De quais seriam as situações ideais? Sem tendências a esquerda e nem a direita algo bem neutro e bem explicativo para nós que gostamos de você. Obrigado ✌️
Eu estava no app do primer cursos fazendo curso de barista básico, aí vim aqui achar um vídeo sobre a história do café, pra usar de complemento do meu curso até que achei esse vídeo, sensacional a dicção dele....amei ganhou uma inscrita !!!!!
Bueno, dá pra fazer um vídeo sobre o momento de transição da mão-de-obra escrava para a assalariada (imigrantes)? Gostaria de ver o que você fala as dificuldades dos imigrantes e o que aconteceu com os negros abolicionados.
Olá, tudo bem? Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos. Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI Um grande abraço!
Nossa mano , de vdade tema interessante , quando a lei da abolição foi assinada, a mão de obra é distribuição de terra muda , aqui em SP tem vários bairros que representam certos países, ex Mooca que é praticamente italiano , isso seria o berço do racismo ?
O café era tão importante economicamente, inclusive depois dos anos de 1950, que no ano de 1975 uma geada no Paraná quase acabou com a economia do estado.
En colombia comenzó a sembrar café debido a que los sacerdotes benedictinos ponian de penitencia el sembrado de un árbol de café en las regiones del viejo caldas , Huila, Tolima y sur de Antioquia
Sempre que vejo aulas, videos ou qualquer coisa sobre o ciclo do café lembro da última cena da novela Sinhá Moça, os escravos indo embora da fazenda e os imigrantes italianos chegando.
Peninha, a industrialização brasileira é conhecida pela literatura econômica como “industrialização por exportações” antes mesmo do processo substitutivo de importações. Foi graças à renda trazida pela exportação de café que se teve “gás” para industrializar o país. Amo seu canal, e se possível, fale de Nilo Peçanha: o presidente negro. Um forte abraço e Dale Grêmio!
Já chego dando o joinha! Kkkk nem vi o vídeo ainda.. acho fantástico seu trabalho! Acho que se todas as crianças da minha geração (anos 80), tivesse um professor igual a você, hoje teríamos historiadores igual temos advogados, aos baldes! Mais formados por prazer, e não porque dá dinheiro!
Só um alerta, o café não suga o solo como o professor disse. A razão pelo esgotamento da fertilidade do solo do Vale do Paraíba é pelo mal manejo (técnicas ruins) e não por causa da planta em sí.
Sim!!! Tem até um documentário sobre o Vale do Paraíba onde em algum momentos tem comentários (resitados) de agrônomos da época falando que o solo já estava morto. O ser humano sempre ignorante em relação a natureza, hoje continua a mesma coisa.
Cultura do Cacau também esgota. Os baianos descobriram tarde demais isso. Hj em dia se vc visita pequenas fazendas perto de Ilhéus eles fazem o plantio misto . Plantam tb mamão e outras culturas para não provocar o rápido esgotamento do solo
Amo os seus vídeo. Eu passo o dia assistindo pois tem muito conteúdo e a sua maneira de explicar é bem irônica e a mensagem e informação é claramente passada.
que canal SENSACIONAL!!!! parabéns pela narrativa! parabéns pelos temas e pelas curiosidades colocadas! tem me ajudado muito nas conversas com meus alunos!
Olá, tudo bem? Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos. Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI Abraço da equipe!
Cara vc é D+ sabe muito,o episódio sobre o Palácio Monroe foi emocionante de vdd,pois nos faz pensar sobre a real decadência do Rio de Janeiro,mas gostaria(já q vc não se importa) de pedir alguns temas(com todo respeito e com extrema vontade de aprender mais) Batalha de Porongos Conde d'eu Insurreição Pernambucana Aclamação de Amador Bueno Muito obrigado por ensinar com alegria
Olá... Ótimo vídeo... Como mensionou que sugestões São bem vindas: Pq vc parou nos anos 50 ?... O café de La pra cá é fonte de renda de agricultores familiares, médios produtores e movimenta a economia de vários municípios... Que tal contar os desdobramentos dessa história... E a reinvenção dos brasileiros trabalhadores de hoje que vivem do café? A fundação procafe pode te ajudar ... Abraços
Esta referência aos procurados na guerra da Rocinha foi ótimo! kkkkkkkkkkkkk Nosso querido país, e nosso querido Rio de Janeiro está passando por problemas seríssimos mesmo! Valeu.
gostaria de ter tido aulas de historia dessa forma, o modelo que usam para nos preparam nas escolas desestimula a curiosidade e deixa tudo monótono e chato. é assim que usam a educação para nos emburecer, sem senso critico, facilita a manipulação de massas
gostaria de ouvir a história da liga camponesa, com joão pedro teixeira [vitória de santantão] e elizabeth.. vc é um ótimo professor, parabéns pelo trabalho!
Cara seu canal é excelente ! E tem um papel de conscientização , nesse momento da nossa história onde buscamos um salvador messiânico político pra recuperar oque nunca tivemos .
Muito bomm mestre! Faca um episodio falando sobre o Don Pedro II botânico, e o reflorestamento de plantacoes de café no Rio, que deu origem a floresta da tijuca. Uma das maiores florestas urbanas do mundo. Forte abraco!
Olá, tudo bem? Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos. Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI Abraço!
Olá! Desde o momento em que fui convidado pela Flocks para gravar “Não cai Cair no Enem”, falei que não iria ler - que dirá responder! -, comentários da internet: é mais uma coisa que devo e que aprendi com Bob Dylan. Em certos casos, porém, me vejo na agridoce circunstância de fazê-lo. Bom, preciso dizer que após 40 anos de carreira, julgo que já posso me dar ao luxo de dispensar “toques” e “conselhos” sobre com quem eu deva ou não me “associar”. Agora, quando essa suposta associação é com alguém que mal conheço e cujos livros nunca li, esses palpites ficam ainda mais furados...
Aos fatos: concedi entrevista para o canal History (no qual inclusive já trabalhei), convidado para dar a minha opinião sobre determinados aspectos da história do Brasil (povos indígenas, ditadura militar, Segundo Reinado e outros). Fui informado que tais comentários seriam editados junto com os de mais de 50 historiadores e jornalistas brasileiros, numa serie chamada Guia Politicamente Incorreto. Se meus amigos pessoais, e que muito admiro, Lira Neto, Mary del Priori e Lilia Schwarcz não foram informados de que estavam falando para esse programa específico, eles tem toda razão (e todo meu apoio) de se indignarem e pedirem para que seus depoimentos não sejam mais levados ao ar. Eu fui informado do que se tratava. Avisei, no entanto, que não falaria nada sobre o livro que originou a serie simplesmente porque nunca o li. Falei, isso sim, sobre os temas sobre os quais fui indagado e aquela que lá está é minha opinião sobre eles.
De todo modo, mesmo que tivesse sido algo diferente, repito: dispenso conselhos, dispenso “toques” e dispenso também “fãs” que dão conselhos ou toques - embora, claro, sempre seja bom e reconfortante ter pessoas que admirem teu trabalho, especialmente aquelas que não acham que precisam te dar conselhos... Já sugestão de temas, claro, é algo bem diferente e elas são sempre bem vindas. Por fim, também preciso dizer que estou começando a encher o saco de “habitués” desse canal, obcecados com o próprio umbigo e que ainda sugerem que se lhes “agradeça pelo conteúdo” que disponibilizam nos comentários. A esses, recomendo que façam seu próprio canal. E tenham seus próprios fãs.... É isso aí, moçada! Bola pra frente!
Muito bem, Eduardo!
Buenas Ideias quer dizer que o imigrante italiano não gostava de trabalhar? O escravo era muito melhor do que o imigrante italiano?
Ofender os descendentes de italianos pode?
Politicamente correto é hipocrisia!
Nossa cara, sério que você não entendeu a ironia?
Percebe o que é politicamente correto?
O historiador pisa em ovos ao falar da escravidão negra, mas faz ironia ao descrever os imigrantes italianos, que foram tratados diversas vezes como escravos pelos fazendeiros desacostumados ao trabalho livre!
Buenas Ideias Nem devias perder o teu tempo com explicações....teu canal é FODÁSTICO
"Aí as cabras ficavam assim...tudo emcabretadas" hahahahahahah
Eu poderia ficar ouvindo essas histórias o dia inteiro.
Imaginamos que os seus amigos também :D
Compartilhe com eles!
Abraços da equipe!
vai pro asilo então mlk
@@philipmorris3641 Por quê?
@@philipmorris3641 comentario desnecessario
Sim
Tem q saber contar e els faz isso s muito bem .
Ele prende a nossa atencao
Fantastico
Meu pai trabalhou por anos em fazendas de café. Tínhamos uma vida digna e graças ao café pude me graduar em Agronegócios e sigo na atividade até hoje. Para mim o café sempre foi um porto seguro.
Eu era inscrita no canal, mas nunca tinha tempo de parar pra assistir aos vídeos. Agora que parei, tô viciada nesse canal kk Maratona de Buenas Ideias!
Mesma coisa eu. Me inscrevi por causa do Peninha, me identifico muito com ele, mas nunca tinha assistido nenhum vídeo. Agora que comecei a assistir, viciei, tô cada vez mais fã dele, tanto pelo trabalho quanto pela sua persona.
Sou fã do canal desde o início pela sua capacidade nestes aulões. E a proposta de incentivo à leitura.
mesma coisa comigo... Da pra ouvir o dia inteiro o Buenas ideias... varios eu até já ouvi 2 ou 3 vezes, como esta história do café
Moro em Londrina e esta cidade deve tudo o que é hoje a cultura do café. Obrigado pelo video Peninha, você é o cara!
o brasil foi o maior produtor de çafé do mundo,e houve até barões do çafé,çomo o brasileiro santos dumond,o português joaqui m de souza Breves mas de todos fazendeiros o rei do çafé mesmo foi o italiano geremias ludarnelli,tem até uma músiça serta neja muito antiga que homenageia o rei do çafé!
Amo esses seus vídeos. No momento assistindo para ver se não tem palavrões antes de colocar no meu plano de aulas sobre Formação do Território Brasileiro, para o 7° ano kkkkkk
As primeiras mudas de Café plantadas no Rio de Janeiro ,foi em uma fazenda na Região do MENDANHA NO BAIRRO DE CAMPO GRANDE município da capital Fluminense .
A história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto o Beato José Lourenço em Crato CE uma história bárbara Eduardo..
Trincando tinindo, tinindo trincando! Top!
vc podia fazer podcast de algumas historias mais detalhadas para quem n tem tempo para ler, ouvir essas historias a caminho do trabalho seria legal
Gostei do final 🎶🎸
Eduardo, teus videos sao muito bons. Quase tao bons quanto os livros. Voce poderia fazer um video sobre a Missao Souza Costa, do pos-guerra, que culminou na Bretton Woods Conference e na fundacao do Banco Mundial and FMI? Souza Costa, como voce certamente sabe, era seu conterraneo, de Pelotas, Che!!!!
Episódio fenomenal , psrabéns Mestre
Que bom se eu pudesse ter aula de história com esse cara, mas no meu tempo de escola, professor de história dava moleza em bicho-preguiça e azia em sonrisal. Grande Peninha, como ele mesmo diz: se a história aconteceu EXATAMENTE como ele conta, é discutível, mas é bem mais interessante ouvi-le desta maneira.
Meu estado, Espírito Santo, é um grande produtor de café. Somos felizes aqui.
Buenas por que vc não faz episódios separados tb sobre a origem do cultivo do arroz no Brasil, cultivo da soja e do feijão comum
Eu aqui vendo o episódio
Tomando uma belo cafezinho 😊
Boa noite professor. Te acho muito interessante e vejo que o você possui muita sabedoria. As vezes vejo você criticando a esquerda e também criticando a direita. Você poderia fazer um vídeo de como seria um governo bom? De quais seriam as situações ideais? Sem tendências a esquerda e nem a direita algo bem neutro e bem explicativo para nós que gostamos de você. Obrigado ✌️
"Te amo CARA! Você é um Teólogo, Historiador e Professor de História: Incrível e maravilhoso. Parabéns!"🎉❤😊👏🏼👏🏼👏🏼📼☕
Eu estava no app do primer cursos fazendo curso de barista básico, aí vim aqui achar um vídeo sobre a história do café, pra usar de complemento do meu curso até que achei esse vídeo, sensacional a dicção dele....amei ganhou uma inscrita !!!!!
Muito bom! Parabéns 😅😎
Bueno, dá pra fazer um vídeo sobre o momento de transição da mão-de-obra escrava para a assalariada (imigrantes)? Gostaria de ver o que você fala as dificuldades dos imigrantes e o que aconteceu com os negros abolicionados.
Olá, tudo bem?
Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas
Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos.
Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI
Um grande abraço!
Nossa mano , de vdade tema interessante , quando a lei da abolição foi assinada, a mão de obra é distribuição de terra muda , aqui em SP tem vários bairros que representam certos países, ex Mooca que é praticamente italiano , isso seria o berço do racismo ?
O café era tão importante economicamente, inclusive depois dos anos de 1950, que no ano de 1975 uma geada no Paraná quase acabou com a economia do estado.
En colombia comenzó a sembrar café debido a que los sacerdotes benedictinos ponian de penitencia el sembrado de un árbol de café en las regiones del viejo caldas , Huila, Tolima y sur de Antioquia
Brasil viciando o planeta..
Estudou assistindo ao vídeo tomando café.😚
Legal que todas as camisetas têm sempre uma relação com o tema do vídeo.
Quero café! Café! Pra ficar ligadão!😁
Moro no Vale do Paraíba e realmente, mata atlântica só na serra do litoral norte. Sul de Minas tb teve grandes fazendas de café.
Assisti este vídeo tomando café e me engasguei.kk
temos a honra de viver no mesmo tempo do melhor historiador de todos os tempos , parabens !!!
Amei a camiseta
Adoro cada vez mais! Sou viciada em tudo isso. Que tal a história da maconha, essa erva maravilhosa?
Este rapaz só pode ser viciado no pó branco. Ta sempre ligadaço em tds os videos e no sportv tb.caralha.
Sempre que vejo aulas, videos ou qualquer coisa sobre o ciclo do café lembro da última cena da novela Sinhá Moça, os escravos indo embora da fazenda e os imigrantes italianos chegando.
Cara seu conteúdo é de extrema qualidade, e entra na cabeça e nos aprendemos de forma suave.
Que aula maravilhoooooosa!!!
👏👏👏👏👏 professor um cafezinho 😁
Que vontade que me deu de tomar um café. Baita vídeo!
Episódio excelente!
Como sempre os fatos pouco conhecidos quando vem à tona nos surpreende, ainda mais com uma boa atuação do apresentador kkkkkkk
Peninha, a industrialização brasileira é conhecida pela literatura econômica como “industrialização por exportações” antes mesmo do processo substitutivo de importações. Foi graças à renda trazida pela exportação de café que se teve “gás” para industrializar o país. Amo seu canal, e se possível, fale de Nilo Peçanha: o presidente negro. Um forte abraço e Dale Grêmio!
Cara teu programa me fez voltar a me interessar e a estudar história depois de um bom tempo.
Café é um elixir ... faço com todo capricho pois é maravilhoso!!!
Muito bom! Não pare!
Parabéns pelo canal, Bueno! A sátira é sempre bem-vinda. Saudações gremistas!
Dos melhores entres os todos excelentes
continue fazendo, principalmente sobre a história mais recente do século 20 no Brasil!
Já chego dando o joinha! Kkkk nem vi o vídeo ainda.. acho fantástico seu trabalho!
Acho que se todas as crianças da minha geração (anos 80), tivesse um professor igual a você, hoje teríamos historiadores igual temos advogados, aos baldes! Mais formados por prazer, e não porque dá dinheiro!
SENSACIONAL OS SEUS VIDEOS DE HISTORIA
Muito bom. Agradeço.😊
Fantástico, aprendendo história novamente.
Cara você é foda! Aprendo mto sobre a história do Brasil com você. Geralmente sempre achei chata, mas era pela forma como me contaram... Abraço!
Muito bom. Valeu
Que bom que gostou do vídeo, Joel.
Estamos fazendo uma pesquisa de público. Topa participar? bit.ly/PesquisaBI
Abraço da equipe!
Só um alerta, o café não suga o solo como o professor disse. A razão pelo esgotamento da fertilidade do solo do Vale do Paraíba é pelo mal manejo (técnicas ruins) e não por causa da planta em sí.
Sim!!! Tem até um documentário sobre o Vale do Paraíba onde em algum momentos tem comentários (resitados) de agrônomos da época falando que o solo já estava morto. O ser humano sempre ignorante em relação a natureza, hoje continua a mesma coisa.
Cultura do Cacau também esgota. Os baianos descobriram tarde demais isso. Hj em dia se vc visita pequenas fazendas perto de Ilhéus eles fazem o plantio misto . Plantam tb mamão e outras culturas para não provocar o rápido esgotamento do solo
@@andremateusa.dossantos5365 qual nome do documentario? Tenho interesse
É isso aí! Corretíssima explicação!
@@andremateusa.dossantos5365 o ser humano não, o europeu. indígena também é ser humano e viviam muito bem com a natureza
To assistindo tomando um café!
Terra Nostra...
Sensacional!
Que bom que gostou!
Que tal nos ajudar participando da nossa pesquisa de público? bit.ly/PesquisaBI
Abraços da equipe!
Sensacional o vídeo sempre agregando parabéns
canal top melhor vídeo amo história
Eduardo tu és sensacional cara... a irreverência e quantidade de informações são o diferencial.
PARABÉNS CARA!!!
Aí sim mané!
A camisa é a melhor de todas!
Amo os seus vídeo. Eu passo o dia assistindo pois tem muito conteúdo e a sua maneira de explicar é bem irônica e a mensagem e informação é claramente passada.
Muito bom o video adoro café eo canal Parabéns! .....
Amo café!! Obrigada Castelo Branco
Dá pra falar o dia inteiro sobre o café. E à noite também, se houver café.
Caramba, que aula!!!!!
que canal SENSACIONAL!!!!
parabéns pela narrativa!
parabéns pelos temas e pelas curiosidades colocadas!
tem me ajudado muito nas conversas com meus alunos!
As primeiras mudas de Café plantadas no Rio de Janeiro ,foi no bairro de Campo Grande ,na fazenda MENDANHA.
Alexandre CESTARI que interessante! Eu sempre adorei História, mas essa fazenda q tu citou, ainda está lá?
Vídeos maravilhosos! Gosto muuuito.
Que bom que está gostando do canal!
Que tal nos ajudar participando da nossa pesquisa de público? bit.ly/PesquisaBI
Abraços da equipe!
Top, essa e várias outras aulas suas!
Imagem ter aula ao vivo com este professor…ia amar.
Muito show !👍
Só um toque: eu adoro os vídeos, sem tirar nem por.
Poderia contar a historia da cana de açucar,daria uma baita historia.
Olá, tudo bem?
Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas
Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos.
Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI
Abraço da equipe!
Tem um filme que fala sobre essa história do café.
Qual o nome moço??
@@Day.Allves o pior é não lembrar o nome eu sou uma fralde pra isso 🤦♂️
@@pirilampomarciano6576 kkkkkkk uma lástima não lembrar, mas super entendo 😘😘
Cara vc é D+ sabe muito,o episódio sobre o Palácio Monroe foi emocionante de vdd,pois nos faz pensar sobre a real decadência do Rio de Janeiro,mas gostaria(já q vc não se importa) de pedir alguns temas(com todo respeito e com extrema vontade de aprender mais)
Batalha de Porongos
Conde d'eu
Insurreição Pernambucana
Aclamação de Amador Bueno
Muito obrigado por ensinar com alegria
Olá... Ótimo vídeo... Como mensionou que sugestões São bem vindas: Pq vc parou nos anos 50 ?... O café de La pra cá é fonte de renda de agricultores familiares, médios produtores e movimenta a economia de vários municípios... Que tal contar os desdobramentos dessa história... E a reinvenção dos brasileiros trabalhadores de hoje que vivem do café? A fundação procafe pode te ajudar ... Abraços
Todos os seus vídeos prestam um serviço espetacular. Parabéns !
Esta referência aos procurados na guerra da Rocinha foi ótimo!
kkkkkkkkkkkkk
Nosso querido país, e nosso querido Rio de Janeiro está passando por problemas seríssimos mesmo!
Valeu.
Seu canal não é café, mas é viciante 🤩🤩
aquele comentário para dar engajamento
Muito bom!
gostaria de ter tido aulas de historia dessa forma, o modelo que usam para nos preparam nas escolas desestimula a curiosidade e deixa tudo monótono e chato. é assim que usam a educação para nos emburecer, sem senso critico, facilita a manipulação de massas
Adorei o episodio e a camisa!! ☺
gostaria de ouvir a história da liga camponesa, com joão pedro teixeira [vitória de santantão] e elizabeth.. vc é um ótimo professor, parabéns pelo trabalho!
Cara seu canal é excelente !
E tem um papel de conscientização , nesse momento da nossa história onde buscamos um salvador messiânico político pra recuperar oque nunca tivemos .
Pra variar , baita aula peninha , Parabéns!!
Aulão!!!
Eu assistindo o video tomando café😚☕
gosto de maissssssss do café! kkkkkkk
O cafe Incabreta qualquer um!
Muito bomm mestre! Faca um episodio falando sobre o Don Pedro II botânico, e o reflorestamento de plantacoes de café no Rio, que deu origem a floresta da tijuca. Uma das maiores florestas urbanas do mundo. Forte abraco!
Olá, tudo bem?
Você pode deixar os seus pedidos no nosso grupo. bit.ly/GrupoBuenas
Fica mais fácil pra gente conseguir acompanhar todos os pedidos.
Você também pode nos ajudar participando desta pesquisa bit.ly/PesquisaBI
Abraço!
Você é bom demais, Peninha!!! Estou viciado nesses vídeos!
Me perdi em as cabras ficaram encabretadas kkkkkkkkkk muito bom, vou comprar teu livro só por causa dos vídeos. Você é gênio.
Muito boa aula
E a camisa Loka tbm
Tô ligado...
Cheguei do nada nesse canal como indicação e já gostei, mais uma inscrita.
Amei como vc expõem as histórias 🤜🤛👏👏👏👏👏👏👏👏