Uma história dramática, felizmente terminou sem vítimas fatais. Eu nasci e cresci na área rural e faço trilha desde criança, desenvolvi habilidade pra memorizar o caminho na ida, pontos de referências, qualquer coisa, um tronco diferente, uma pedra, uma árvore, pra não ter risco de errar o caminho de volta. Além disso desenvolvi um senso de localização que me permite até voltar por caminhos diferentes só pela noção de localização. Quem cresce na cidade demora pra ter essa experiência.
@@pu5epx São muitos detalhes que vc tem que memorizar, além de ter uma noção macro da localização, eu acho fácil depois de muitos anos, além do fato de que possuo memória fotográfica. Mas, lógico, a noite cancela tudo, loucura tentar achar um caminho a noite.
Pra minha concepção o melhor pra se desenvolver é essa macro localização sei bem do o que está falando tbm fui criado na roça e já trabalhei como topógrafo e tbm piloto aviões então desenvolvi ela bem e uso bastante no trekking
Eu não tenho memória fotográfica nenhuma, já tentei gravar caminhos, mas é estranho, ida e vinda é totalmente diferente, talvez seja necessária essa visão macro mesmo. Reconheço essa minha dificuldade, por isso sempre procuro me manter junto ao grupo quando faço qualquer trilha...
Se perder em uma montanha é muito fácil caso você dê "algum mole". Eu mesmo já me "perdi" em uma trilha que já havia feito 4 vezes, a trilha da travessia Petrópolis x Teresópolis. Estava fazendo o caminho de retorno do Morro do Aço e quando eu e mais 2 amigos chegamos no chapadão (região de planalto de pedras com vegetação rasteira) percebemos que não estavamos no caminho correto, isso já eram 17:40 da tarde! Nossa "sorte" foi que eu percebi pois sempre me lembro de passar por uma pedra que eu chamo de "pedra anjo", e realmente ela foi um anjo! Imediatamente eu falei: Rapaziada, estamos perdidos, certeza!! Não passamos pela pedra ainda e o caminho tá "estranho". Tudo escuro, frio de junho na Serra dos Órgãos......foi meio tenso, mas com calma retornamos fazendo a leitura dos "marcos" e finamente eu achei o ponto de conversão e voltamos ao caminho correto! Tem que ficar ligado, nunca se ache o Indiana Jhones das montanhas, porque até os mais experientes comentes "vacilos".
Coisa mais doida, eu achando que de cima fica mais fácil vc saber por onde voltar, mais estou totalmente errado.
3 года назад+49
Eu não sei se teria resistência pra sobreviver 5 noites passando frio. Parabéns ao Maicon que conseguiu equilibrar sua resistência física e psicológica. Aliás, sempre digo "trilha não é passeio", há necessidade de bons recursos psicológicos e físicos para tudo dar certo.
Aparentemente o psicológico dele foi totalmente afetado, ele se machucou muito e não lembra de nada. Foi um milagre esse caso, pois nem sequer um apito ele levou. Foi muito imprudente!
Nossa, não sabia o final e fiquei angustiada. Que bom que teve final feliz, gostaria de ouvir um depoimento do Maicon em primeira pessoa também. Ótimo vídeo!
Por todas as notícias que já vimos de pessoas que se perdem fazendo esses passeios, a conclusão é que não é só pegar uma mochila com água e um sanduíche de presunto e subir a montanha. Tem que ter preparo e conhecimento, roupa adequada, equipamentos... Olha a mobilização gigante que foi necessária para encontrar o rapaz. Graças a Deus que foi encontrado com vida.
Esse acontecimneto valorizou mais asequipes de socorro em montanhas,e união dos voluntariados também foi incrível. Parabéns a todos envolvidos nessa grande busca pela vida do menino
Mais um vídeo muito bom, apenas para variar. Rs E galera da loja Alta Montanha, tive uma grata surpresa quando fui conferir o resultado do Campeonato Brasileiro de Parapente e vi que estavam patrocinando atletas, equipe que, por sinal, mandou muito bem. Parabéns pelo trabalho!
A muitos anos "fui obrigado" a começar a descer o Anhangava pelo lado sul onde não tem trilha e é mata fechada com bastante escarpas. Desci devido a presença de uns caras que apareceram para assaltar. Devido a dificuldade do terreno, desisti da descida (na minha cabeça na época eu achava que chegaria fácil ao caminho do Itupava). Esperei algumas horas, voltei para o cume e segui pela trilha normal. Não podemos subestimar as dificuldades na serra.
Muito legal ver como a vida humana é importante e quantas pessoas se envolveram no resgate dela. A maior lição que fica, respeite a montanha! Parabéns a todos os envolvidos!
Quando vejo coisas assim, volto a ter fé na humanidade. PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS NA BUSCA E RESGATE. VOCÊS ARRISCAM SUAS VIDAS PARA SALVAR O PRÓXIMO. Meus sinceros e honrosos parabéns!!! Que bom que ele está bem!
faço parte do grupo de radio amadores de Teresópolis e GRATE fez uma ação de apoio semelhante no combate aos incêndios que ocorreram no parque estadual dos três picos
Obrigado Pedro! Ótimo relato e alertas. Somos todos um e sempre fortes! Fico muito feliz de constatar que quando necessário não medimos esforços para salvar vidas e a própria montanha. Abs
Mesmo com toda essa mobilização e ajuda, ele só sobreviveu mesmo porque ele estava extremamente bem fisicamente, só é bom ir pra lugares assim quando vc tem um bom cardio e ta acostumado com muitas horas de exercícios e mesmo assim é sempre bom ir acompanhado, ter certeza de que um dos dois conhece o caminho, e sempre com um bom kit de sobrevivência.
Sim. E tem gente que reclamou da maneira do Pedro contar as histórias. Prefiro o jeito simples e genuíno dele. Maneiras afetadas de contar histórias já não me atraem mais.
Em 2016 mesmo tendo feito 3 vezes a subida do PP, levei um grupo de amigos, um deles achava que era moleza e eu avisei olha não é mesma coisa que correr ou subir degraus, falei para se preparar e tudo. Subimos até o ponto 3 do acampamento e começou a chover muito forte, cheguei perto do paredão e não dava para subir, voltamos mas no ponto 3 já tinha muita barraca e lá como sabem é um ponto pequeno, bom montamos mesmo assim porém devido a instabilidade acabou entrando água na barraca e ficamos mais molhados ainda.. e digo aquele dia lá em cima chegou a -1 Amanheceu chovendo e a gente tremendo de frio. Resolvemos descer e o menos preparado se machucou devido não ter ido com calçamento e roupa adequada. Terminamos a descida em 8 horas tendo que dar muito suporte a esse que pensava que seria fácil. Não subistime a montanha pois ela cobra um preço muito alto .
Olá Pedro! Deus abençoe grandemente o Maicon Batista e também todas as equipes que trabalharam incansávelmente nessa causa que teve um final feliz. Que sirva de lição para muitos aventureiros. Boa tarde!
Boas palavras!!resumiu tudo!! Muito facil de se perder na regiao,lembro q da primeira vez q fiz itapiroca x ciririca solitario fiquei 1h perdido entre o serro verde e luar pq o gps perdeu sinal.
Excelente o vídeo, Pedro! A vida humana é sempre mais importante! Muita lições foram tiradas desse ocorrido, ante a grande explosão de caminhantes inexperientes nos tempos atuais. A persistência dos Voluntários e Bombeiros é louvável. Graças à isso conseguiram encontrar o Maicon. Parabéns à todos os destemidos que não se abateram ante a dificuldade dessa ocorrência. 👏👏👏👏👏
Outra boa história. Principalmente porque teve um final feliz. Imagino o que esse rapaz passou nesses dias em que ficou perdido... Verdade que muitos erros foram cometidos por ele, mas quem nunca??? O mais legal foi saber que os grupos de socorristas (profissionais e voluntários) trabalharam bem e tudo deu certo. Uma coisa que sempre quis fazer foi participar de algum grupo de socorristas voluntários. Abraços Pedro.
Quando o viajante está subindo, e o tempo está bom, geralmente sua referência é o destino final que é o Cume da montanha. O Cume é um ponto geográfico visível durante o episódio da subida. As aproximações sucessivas em direção ao cume fazem com que ele seja visto com cada vez mais proeminência. Então, o viajante despercebido não faz a marcação do retorno , o que é imprescindível para a sua segurança. Mas quando ele empreende seu regresso montanha abaixo, sua referência, que é o Cume , fica de imediato a sua retaguarda. A vegetação em campos de altitude é muito uniforme e parecida , não há como estabelecer referência se valendo dela. Enxorrada das chuvas " abrem outras trilhas" no percurso da trilha mestre e o viajante despercebido passa a caminhar sobre elas de forma equivocada. Isto é apenas uma parte da " anatomia do desastre". A outra parte do desastre está amparado no fato de que qualquer incursão em montanhas, não importa o seu tamanho , deve ser considerado imprescindível o deslocamento com o equipamento de montanha atrelado as costas. Mesmo que o passeio seja por um único dia. A ideia de que sem peso atrelado as costas fará com que você se desloque com maior desenvoltura, é factível, não obstante isto é um convite ao azar. Deslocamento em montanha é imprescindível mochila, faca, lanternas de cabeça, capa de chuva, jaqueta impermeável , fogareiro, isqueiro, botas, panela e viveres que possam ser processados no fogo de forma rápida. Uma composição desta não sairá por menos de 12 quilos. Mas as pessoas não gostam de carregar peso atrelado as costas, então elas ignoram os princípios básicos do Montanhismo e passam para as nefastas estatísticas daqueles que perderam a vida nas montanhas.
Ótimo vídeo Pedro! Sou um grande fã de vcs e espero fazer um cume andino em breve com a Gente de Montanha! Assim como vc sou geógrafo e seria bem legal (por favor leve como uma crítica construtiva!!) enriquecer o vídeo com imagens do google mostrando os locais citados... mania de geógrafo de sempre querer uma perspectiva aérea hehe!! Abraço!!
Parabéns pelo conteúdo, Pedro! Assisto TODOS Histórias de Montanha, e praticamente já zerei todos os vídeos do canal! Continue fazendo esse conteúdo de altíssima qualidade!
@@joaocorreiagomesjunior9469 ele com certeza ficou desnorteado, em estado de choque.... Lembro do caso de um rapaz que ficou vagando 3 dias no mato depois de ter se salvado de uma tromba d'água aqui em Minas, e quando apareceu, estava bem desnorteado, e isso foi em três dias, agora imagina ficar perdido quase uma semana, a pessoa acha que fica fora de si mesmo...
3 года назад+5
Parabéns a toda equipe de montanhistas, condutores e militares!!!
Pedro Parabéns a todos envolvidos no resgate Maicon Boa recuperacao e ouça o Pedro,ele sabe muito... Bombeiros Uma classe a parte de compentecia nessa zona que e esse pais....
Me perdi no pico Paraná a 25 anos atrás...anoiteceu e eu só tinha velas e uma lata para iluminação...acampei no mato, tomei meio litro de conhaque apaguei na barraca e só acordei no outro dia., A minha resaca era tão grande por culpa do conhaque que ficar perdido foi o menor dos problemas....Encontrei saída 1 hora depois 😂😂😂
Grande Pedro, eu imaginava que ele teria muita história para contar, mas não se lembra muito 😅🙆♂️ mas que bom que deu tudo certo. Voltar de noite do PP ou se qualquer trilha sozinho é fácil de se perder.
Admiro muito seu trabalho como montanhista, como equipe de resgate e como divulgador de conhecimento sobre montanhismo. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento! Ao mesmo tempo em que nos motiva a fazer trilhas, nos ensina muito sobre a responsabilidade de fazê-las!
Tô vendo esse vídeo completo só agora, e há algumas imprecisões no que diz respeito às buscas no vale do Cacatu. A palmilha do tênis que foi encontrada pelo Rafa Bis, (já nos primeiros 100 metros) que no momento estava à frente do nosso grupo, descartamos como possível pista já no nosso retorno ao A1. Comprovaríamos não ser dele avaliando as imagens que tínhamos do dia em que ele saiu para o cume. Seguimos em frente graças a um escorregão bastante recente que apontava para a direção da calha do rio, que descemos até a primeira grande cachoeira. A fita preta estreita, encontrada pela Letícia na volta, não era de uma barrigueira, mas de uma lanterna. Fora isso, buscamos, dentro do leito de pedras, tudo o que pudesse ser indício de uma passagem recente. No retorno, passamos as informações para um grupamento do GOST recém chegado ao A1, que no mesmo sábado desceu o vale, encontrando-o na manhã de domingo.
Olá. Essa questão de fazer uma trilha sózinho é muito complicado, mesmo que você a conheça. Já desisti uma vez no alto da serra da mantiqueira em joanópolis (sp) no caminho da pedra do lopo. A princípio parece muito fácil, mas não é . A chance de se perder ou sofrer uma queda é grande.
Importante usar aplicativos de navegação em trilhas como o Wikiloc, fica muito mais dificil de se perder com ele.. E sempre levar um carregador externo também
Seria interessante o canal abordar se o uso de aplicativos como o Wikiloc poderia mesmo guiar a pessoa nessa situação de estar perdido.
3 года назад+3
Na verdade, você pode se perder usando GPS também. Você pode sofrer alguma adversidade no caminho e entrar em estado de choque, por exemplo. Desidratação que é muito comum em trilha também altera suas percepções cognitivas e aí não adianta GPS. O importante é estar com pessoas que conheçam o local e com experiência no esporte. Mas sim, não abandono meu wikiloc.
Matheus Garcia, já utilizei o Wikiloc para seguir trilha, mesmo calibrando o GPS ele teve perda de sinal dos satélites (200 metros de erro), por sorte estava com meu pai e retornamos a trilha que estávamos percorrendo. Caso contrário iríamos nos meter em uma enrascada. Utilizo além do Wikiloc em meu celular Android o GPS Test para verificar a recepção de sinal dos satélites
@@DanielLamberg Com certeza, fiz o teste esses dias indo pro Pico Itapiroca.. Em 3/4 da trilha o GPS travou... se fosse uma trilha menos demarcada ja iria me atrapalhar pra achar o local certo Mas mesmo assim ajuda um pouco 👍🏻
Parabéns aos envolvidos no resgate com vida da Vítima. Pedro tenho visto o pessoal colocar no seu kit de sobrevivência um espelho de sobrevivência como o disco rígido de PC. Que reflete muito bem no Sol. Acho que ajuda muito pra uma aeronave que está fazendo a busca. Abraço. Parabéns pelo canal!
Pelo menos nos grupos de resgate eu nunca vi. Em florestas é dificil conseguir sinalizar para helicopteros. O que deve estar sempre na mochila são os cobertores de emergencia, apito, gases, bandagens, esparadrapos, antisepto, etc. Isso tudo nao pesa quase nada e nao ocupa quase nada na mochila.
Olá muito bom o vídeo, muito bem explicado, rico de informações e com ótimas dicas importantes também, parabéns pelo seu trabalho e de todas as equipes envolvidas, uma solicitação pessoal minha, seria possível você fazer um vídeo intrevistando o Maicon para sabermos como ele conseguiu sobreviver todo este tempo?
a palmilha virar o palmito foi o ponto auge do vídeo 😅 Pedro, vc sabe demais!!! olha, é cada história... agora, mesmo que eu vá fazer a trilha do morro da Urca, já sei que vou levar fleece, corta vento, rádio, água, comida, lanterna, um apito e SINALIZADOR rs. nem imagino ficar dias perdida =/
Parabéns aos envolvidos no resgate! Estive no PP dia 05/09 e realmente tinha muita gente por lá. Vi muitos subindo já passando das 12:00. Tenho pouca experiência em trilhas, mas busquei me informar bem antes de fazer o PP, os videos do Alta Montanha ajudaram muito!
Conheci o canal por causa daquele coach sem noção 🤭 não saí mais! Não sei se um dia terei oportunidade de escalar alguma montanha mas adoro ver todas as histórias que vc conta muito bem por sinal!
Parabéns a todos vcs envolvidos nesse resgate , isso mostra a união de todos vcs pela vida de 1 pessoa . Não são todos que agem assim infelizmente . Fico feliz em saber que ainda existem pessoas assim . Aula 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Se não fosse pelas amigas que retornaram, teria desaparecido sem que ninguém desse conta. Montanhas na serra do mar não é o Morro do Cristo em Guaratuba, levam horas para subir e descer, se não for pernoitar, inicie bem cedinho para até a tarde retornar. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande operação, civis, militares, equipes de socorro competentes e muito bem organizada.
Muito bom, I like it. Só uma ressalva, talvez você não tenha esta informação, mas o que o Maycon fez para evitar a hipotermia, pois água ele teve suficiente, comida escassa mas ele estava em forma e a adrenalina fez ele lutar contra a dor dos ferimentos. Abraço.
Excelente vídeo Hauck que sirva de alerta pra todos e graças a Deus a duas amigas conseguiram chegar no Camp 2,,cara jamais devemos subestimar uma montanha por mais que tivéssemos alcançado cume várias vezes.
Eu já quebrei o meu joelho em uma trilha de moto, estava sozinho e pra minha sorte estava fora de forma, graças a minha quantidade de gordura eu passei 4 dias com água que filtrava e sal que havia levado pra temperar a minha janta no primeiro dia. Cheguei perder 9 kilos, é impressionante a adaptação do corpo humano em uma situação de emergência. O que me salvou, foi o spot QUE NUNCA , JAMAIS SAIO SEM, e faca, kit fogo , 2 anoraks, uma lona 3x3, sal e óleo de oliva que sempre levo junto pra temperar alimentos quando vou pra trilha pra acampar. . E o pouco de gasolina que havia na moto, que me garantiu fazer fogo pra me manter aquecido na serra gaúcha mesmo com galhos úmidos. Quem anda no mato, sempre tenham kits de sobrevivência, mesmo que for fazer uma trilha rápida de meia hora, uma hora, muitas vezes são nessas trilhas que acontecem as coisas.
Nossa história dramática adorando o canal.. parabéns... queria deixar uma sugestão de vídeo sobre a tragédia 1998 do livro Montanha em fúria... bjos sucesso
Fiquei beatificado uma vez em Monte Verde numa trilha pra pedra redonda(coisa simples) onde algumas cidadãs foram de sandalinha rasteirinha e roupa de balada. Sempre leve uma boa lâmina,um apito,dois modos de fazer fogo e um ou dois cobertores de emergência (que não pesam porr@nenhuma).
No parnaso em teresopolis as entradas das trilhas sempre tem fiscais montanhistas do parnaso p monitorar e abordar tds q se encaminham p as trilhas,conferem tds os aspectos de conhecimento,experiência e equipamentos,se a avaliação for insuficiente apos a entrevista os fiscais não permitem a subida,é assim q tem q ser a prevenção.
Nossa, nunca parei para pensar de onde vinha a expressão (que na verdade achei que era uma gíria) "mocozado". Que em Brasília significa escondido, muito bom, tô aprendendo muito neste canal. Eu não sou montanhista, mas estou fazendo maratona nos videos aqui. Amei
Pedrinho, chame ele para contar a história e grave estilo podcast. Abraço!!
Concordo!!!
Seria da hora
Mas ele não lembra de nada
Uma história dramática, felizmente terminou sem vítimas fatais.
Eu nasci e cresci na área rural e faço trilha desde criança, desenvolvi habilidade pra memorizar o caminho na ida, pontos de referências, qualquer coisa, um tronco diferente, uma pedra, uma árvore, pra não ter risco de errar o caminho de volta. Além disso desenvolvi um senso de localização que me permite até voltar por caminhos diferentes só pela noção de localização.
Quem cresce na cidade demora pra ter essa experiência.
Um caminho na ida e na frida parece totalmente diferente, se não memorizar pontos notáveis ou colocar um sinal qualquer, não dá pra reconhecer.
@@pu5epx São muitos detalhes que vc tem que memorizar, além de ter uma noção macro da localização, eu acho fácil depois de muitos anos, além do fato de que possuo memória fotográfica.
Mas, lógico, a noite cancela tudo, loucura tentar achar um caminho a noite.
Pra minha concepção o melhor pra se desenvolver é essa macro localização sei bem do o que está falando tbm fui criado na roça e já trabalhei como topógrafo e tbm piloto aviões então desenvolvi ela bem e uso bastante no trekking
Faço mt isso também! Ter uma memória visual afiada ajuda muito!
Eu não tenho memória fotográfica nenhuma, já tentei gravar caminhos, mas é estranho, ida e vinda é totalmente diferente, talvez seja necessária essa visão macro mesmo. Reconheço essa minha dificuldade, por isso sempre procuro me manter junto ao grupo quando faço qualquer trilha...
Parabéns aos heróis, bombeiros e voluntários! Trabalho excepcional!
Bela descrição. Depois comenta os 2 otarios deixados no Dedo de Deus
Se perder em uma montanha é muito fácil caso você dê "algum mole". Eu mesmo já me "perdi" em uma trilha que já havia feito 4 vezes, a trilha da travessia Petrópolis x Teresópolis. Estava fazendo o caminho de retorno do Morro do Aço e quando eu e mais 2 amigos chegamos no chapadão (região de planalto de pedras com vegetação rasteira) percebemos que não estavamos no caminho correto, isso já eram 17:40 da tarde! Nossa "sorte" foi que eu percebi pois sempre me lembro de passar por uma pedra que eu chamo de "pedra anjo", e realmente ela foi um anjo! Imediatamente eu falei: Rapaziada, estamos perdidos, certeza!! Não passamos pela pedra ainda e o caminho tá "estranho".
Tudo escuro, frio de junho na Serra dos Órgãos......foi meio tenso, mas com calma retornamos fazendo a leitura dos "marcos" e finamente eu achei o ponto de conversão e voltamos ao caminho correto! Tem que ficar ligado, nunca se ache o Indiana Jhones das montanhas, porque até os mais experientes comentes "vacilos".
Coisa mais doida, eu achando que de cima fica mais fácil vc saber por onde voltar, mais estou totalmente errado.
Eu não sei se teria resistência pra sobreviver 5 noites passando frio. Parabéns ao Maicon que conseguiu equilibrar sua resistência física e psicológica. Aliás, sempre digo "trilha não é passeio", há necessidade de bons recursos psicológicos e físicos para tudo dar certo.
Aparentemente o psicológico dele foi totalmente afetado, ele se machucou muito e não lembra de nada. Foi um milagre esse caso, pois nem sequer um apito ele levou. Foi muito imprudente!
Pedro, parabéns. Convide o Maicon para conversar um pouco sobre tudo. Ele tem muito a acrescentar para entendermos tudo o que aconteceu.
Nossa, não sabia o final e fiquei angustiada. Que bom que teve final feliz, gostaria de ouvir um depoimento do Maicon em primeira pessoa também. Ótimo vídeo!
Por todas as notícias que já vimos de pessoas que se perdem fazendo esses passeios, a conclusão é que não é só pegar uma mochila com água e um sanduíche de presunto e subir a montanha. Tem que ter preparo e conhecimento, roupa adequada, equipamentos... Olha a mobilização gigante que foi necessária para encontrar o rapaz. Graças a Deus que foi encontrado com vida.
Tenho amigos, que sempre fazemos a subida de madrugada, mas sempre bem equipados com radios e lanternas.
Pedro seria uma ótima proposta uma entrevista com um sobrevivente, ter os dois pontos de vista, do resgate e da vitima vai ser muito bacana.
PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS NAS BUSCAS, TANTOS OS BOMBEIROS QUANTO OS VOLUNTARIOS
ja escalei 2 vezes o pico parana
Esse acontecimneto valorizou mais asequipes de socorro em montanhas,e união dos voluntariados também foi incrível.
Parabéns a todos envolvidos nessa grande busca pela vida do menino
Mais um vídeo muito bom, apenas para variar. Rs E galera da loja Alta Montanha, tive uma grata surpresa quando fui conferir o resultado do Campeonato Brasileiro de Parapente e vi que estavam patrocinando atletas, equipe que, por sinal, mandou muito bem. Parabéns pelo trabalho!
A muitos anos "fui obrigado" a começar a descer o Anhangava pelo lado sul onde não tem trilha e é mata fechada com bastante escarpas. Desci devido a presença de uns caras que apareceram para assaltar. Devido a dificuldade do terreno, desisti da descida (na minha cabeça na época eu achava que chegaria fácil ao caminho do Itupava). Esperei algumas horas, voltei para o cume e segui pela trilha normal. Não podemos subestimar as dificuldades na serra.
Muito legal ver como a vida humana é importante e quantas pessoas se envolveram no resgate dela. A maior lição que fica, respeite a montanha! Parabéns a todos os envolvidos!
Quando vejo coisas assim, volto a ter fé na humanidade. PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS NA BUSCA E RESGATE. VOCÊS ARRISCAM SUAS VIDAS PARA SALVAR O PRÓXIMO. Meus sinceros e honrosos parabéns!!! Que bom que ele está bem!
faço parte do grupo de radio amadores de Teresópolis e GRATE fez uma ação de apoio semelhante no combate aos incêndios que ocorreram no parque estadual dos três picos
Opa sou de tere tambem estou sempre aqui nas montanhas abraços
Ótimo que ao final foi resgatado com vida. Parabéns às equipes de resgate.
Excelente. Parabéns aos resgatistas.
E parabéns aos radioamadores também.
Galera, usem um radinho na aventura outdoor. Pode salvar vidas. Abç!
O rapaz teve muita sorte. Parabéns equipes de busca, parabéns Pedro pela narração tão bem feita e cheia de detalhes.
Obrigado Pedro! Ótimo relato e alertas. Somos todos um e sempre fortes! Fico muito feliz de constatar que quando necessário não medimos esforços para salvar vidas e a própria montanha. Abs
Vídeo muito interessante e importante. Sempre vale lembrar que nunca ninguém morreu por excesso de cuidado, mas sim por excesso de confiança.
Mesmo com toda essa mobilização e ajuda, ele só sobreviveu mesmo porque ele estava extremamente bem fisicamente, só é bom ir pra lugares assim quando vc tem um bom cardio e ta acostumado com muitas horas de exercícios e mesmo assim é sempre bom ir acompanhado, ter certeza de que um dos dois conhece o caminho, e sempre com um bom kit de sobrevivência.
Ótimo contador de histórias, como sempre.
Sim. E tem gente que reclamou da maneira do Pedro contar as histórias. Prefiro o jeito simples e genuíno dele. Maneiras afetadas de contar histórias já não me atraem mais.
Em 2016 mesmo tendo feito 3 vezes a subida do PP, levei um grupo de amigos, um deles achava que era moleza e eu avisei olha não é mesma coisa que correr ou subir degraus, falei para se preparar e tudo.
Subimos até o ponto 3 do acampamento e começou a chover muito forte, cheguei perto do paredão e não dava para subir, voltamos mas no ponto 3 já tinha muita barraca e lá como sabem é um ponto pequeno, bom montamos mesmo assim porém devido a instabilidade acabou entrando água na barraca e ficamos mais molhados ainda.. e digo aquele dia lá em cima chegou a -1
Amanheceu chovendo e a gente tremendo de frio.
Resolvemos descer e o menos preparado se machucou devido não ter ido com calçamento e roupa adequada. Terminamos a descida em 8 horas tendo que dar muito suporte a esse que pensava que seria fácil.
Não subistime a montanha pois ela cobra um preço muito alto .
Cara, que história fantástica. Parabéns aos heróis, voluntários e bombeiros.
Pedro uma entrevista com o Maicon sobre essa ocorrência ficará bem interessante hein!? Parabéns pelo vídeo!
Olá Pedro!
Deus abençoe grandemente o Maicon Batista e também todas as equipes que trabalharam incansávelmente nessa causa que teve um final feliz.
Que sirva de lição para muitos aventureiros.
Boa tarde!
Eu curto muito essas histórias 🤔apesar de as vezes ter um final tragico e triste 👍
Boas palavras!!resumiu tudo!!
Muito facil de se perder na regiao,lembro q da primeira vez q fiz itapiroca x ciririca solitario fiquei 1h perdido entre o serro verde e luar pq o gps perdeu sinal.
Obrigada aos "anjos" da montanha que resgataram o Maicon e a vc, Pedro, por compartilhar a história 🙏
Excelente o vídeo, Pedro! A vida humana é sempre mais importante! Muita lições foram tiradas desse ocorrido, ante a grande explosão de caminhantes inexperientes nos tempos atuais. A persistência dos Voluntários e Bombeiros é louvável. Graças à isso conseguiram encontrar o Maicon.
Parabéns à todos os destemidos que não se abateram ante a dificuldade dessa ocorrência.
👏👏👏👏👏
Outra boa história.
Principalmente porque teve um final feliz.
Imagino o que esse rapaz passou nesses dias em que ficou perdido...
Verdade que muitos erros foram cometidos por ele, mas quem nunca???
O mais legal foi saber que os grupos de socorristas (profissionais e voluntários) trabalharam bem e tudo deu certo.
Uma coisa que sempre quis fazer foi participar de algum grupo de socorristas voluntários.
Abraços Pedro.
Quando o viajante está subindo, e o tempo está bom, geralmente sua referência é o destino final que é o Cume da montanha. O Cume é um ponto geográfico visível durante o episódio da subida. As aproximações sucessivas em direção ao cume fazem com que ele seja visto com cada vez mais proeminência. Então, o viajante despercebido não faz a marcação do retorno , o que é imprescindível para a sua segurança. Mas quando ele empreende seu regresso montanha abaixo, sua referência, que é o Cume , fica de imediato a sua retaguarda. A vegetação em campos de altitude é muito uniforme e parecida , não há como estabelecer referência se valendo dela. Enxorrada das chuvas " abrem outras trilhas" no percurso da trilha mestre e o viajante despercebido passa a caminhar sobre elas de forma equivocada. Isto é apenas uma parte da " anatomia do desastre". A outra parte do desastre está amparado no fato de que qualquer incursão em montanhas, não importa o seu tamanho , deve ser considerado imprescindível o deslocamento com o equipamento de montanha atrelado as costas. Mesmo que o passeio seja por um único dia. A ideia de que sem peso atrelado as costas fará com que você se desloque com maior desenvoltura, é factível, não obstante isto é um convite ao azar. Deslocamento em montanha é imprescindível mochila, faca, lanternas de cabeça, capa de chuva, jaqueta impermeável , fogareiro, isqueiro, botas, panela e viveres que possam ser processados no fogo de forma rápida. Uma composição desta não sairá por menos de 12 quilos. Mas as pessoas não gostam de carregar peso atrelado as costas, então elas ignoram os princípios básicos do Montanhismo e passam para as nefastas estatísticas daqueles que perderam a vida nas montanhas.
Me inscrevi no canal só por vc ter tido a iniciativa de ter ido ajudar no resgate . Parabéns pela humanidade 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ótimo vídeo Pedro! Sou um grande fã de vcs e espero fazer um cume andino em breve com a Gente de Montanha! Assim como vc sou geógrafo e seria bem legal (por favor leve como uma crítica construtiva!!) enriquecer o vídeo com imagens do google mostrando os locais citados... mania de geógrafo de sempre querer uma perspectiva aérea hehe!! Abraço!!
Também senti falta de imagens do google earth...
Parabéns pelo conteúdo, Pedro! Assisto TODOS Histórias de Montanha, e praticamente já zerei todos os vídeos do canal! Continue fazendo esse conteúdo de altíssima qualidade!
Quando sairá a entrevista com ele? Será interessante também.
Up
Vamos deixar o cara se recuperar e depois bater um papo com ele
Mais ele não se lembra
@@joaocorreiagomesjunior9469 ele com certeza ficou desnorteado, em estado de choque.... Lembro do caso de um rapaz que ficou vagando 3 dias no mato depois de ter se salvado de uma tromba d'água aqui em Minas, e quando apareceu, estava bem desnorteado, e isso foi em três dias, agora imagina ficar perdido quase uma semana, a pessoa acha que fica fora de si mesmo...
Parabéns a toda equipe de montanhistas, condutores e militares!!!
Gostaria de sugerir que contassem a história do grande alpinista italiano Walter Bonatti.
Pedro
Parabéns a todos envolvidos no resgate
Maicon
Boa recuperacao e ouça o Pedro,ele sabe muito...
Bombeiros
Uma classe a parte de compentecia nessa zona que e esse pais....
Me perdi no pico Paraná a 25 anos atrás...anoiteceu e eu só tinha velas e uma lata para iluminação...acampei no mato, tomei meio litro de conhaque apaguei na barraca e só acordei no outro dia., A minha resaca era tão grande por culpa do conhaque que ficar perdido foi o menor dos problemas....Encontrei saída 1 hora depois 😂😂😂
Hahahahahahahaha adorei a sua história! Que dica incrível de como sobreviver a tanto frio! Já coloquei seu nome na lista dos meus rolés.
@@lilianoliveira3031 valeu irmão 👋👊👍, cuidado com as tarântulas por lá tirei várias do meu anorak a noite.
Grande Pedro, eu imaginava que ele teria muita história para contar, mas não se lembra muito 😅🙆♂️ mas que bom que deu tudo certo. Voltar de noite do PP ou se qualquer trilha sozinho é fácil de se perder.
Admiro muito seu trabalho como montanhista, como equipe de resgate e como divulgador de conhecimento sobre montanhismo. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento! Ao mesmo tempo em que nos motiva a fazer trilhas, nos ensina muito sobre a responsabilidade de fazê-las!
Tô vendo esse vídeo completo só agora, e há algumas imprecisões no que diz respeito às buscas no vale do Cacatu. A palmilha do tênis que foi encontrada pelo Rafa Bis, (já nos primeiros 100 metros) que no momento estava à frente do nosso grupo, descartamos como possível pista já no nosso retorno ao A1. Comprovaríamos não ser dele avaliando as imagens que tínhamos do dia em que ele saiu para o cume. Seguimos em frente graças a um escorregão bastante recente que apontava para a direção da calha do rio, que descemos até a primeira grande cachoeira. A fita preta estreita, encontrada pela Letícia na volta, não era de uma barrigueira, mas de uma lanterna. Fora isso, buscamos, dentro do leito de pedras, tudo o que pudesse ser indício de uma passagem recente. No retorno, passamos as informações para um grupamento do GOST recém chegado ao A1, que no mesmo sábado desceu o vale, encontrando-o na manhã de domingo.
Olá. Essa questão de fazer uma trilha sózinho é muito complicado, mesmo que você a conheça. Já desisti uma vez no alto da serra da mantiqueira em joanópolis (sp) no caminho da pedra do lopo. A princípio parece muito fácil, mas não é . A chance de se perder ou sofrer uma queda é grande.
Você é um excelente narrador !!!! Parabéns pelo canal 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
A repetidora do Caratuva estava e está inoperante. E faz tempo. Muitas horas. Foi abandonada há tempos.
Importante usar aplicativos de navegação em trilhas como o Wikiloc, fica muito mais dificil de se perder com ele.. E sempre levar um carregador externo também
Seria interessante o canal abordar se o uso de aplicativos como o Wikiloc poderia mesmo guiar a pessoa nessa situação de estar perdido.
Na verdade, você pode se perder usando GPS também. Você pode sofrer alguma adversidade no caminho e entrar em estado de choque, por exemplo. Desidratação que é muito comum em trilha também altera suas percepções cognitivas e aí não adianta GPS. O importante é estar com pessoas que conheçam o local e com experiência no esporte. Mas sim, não abandono meu wikiloc.
Matheus Garcia, já utilizei o Wikiloc para seguir trilha, mesmo calibrando o GPS ele teve perda de sinal dos satélites (200 metros de erro), por sorte estava com meu pai e retornamos a trilha que estávamos percorrendo. Caso contrário iríamos nos meter em uma enrascada. Utilizo além do Wikiloc em meu celular Android o GPS Test para verificar a recepção de sinal dos satélites
@@DanielLamberg
Com certeza, fiz o teste esses dias indo pro Pico Itapiroca.. Em 3/4 da trilha o GPS travou... se fosse uma trilha menos demarcada ja iria me atrapalhar pra achar o local certo
Mas mesmo assim ajuda um pouco 👍🏻
Eu tava la no pico no dia que o Maicon estava desaparecido, os bombeiros sofreram pra acha lo
graça a deus acabou tudo bem 🙏🏽 parabéns ao grupo de resgate e os voluntários deus abençoe sempre a vida de cada uma
Parabéns aos envolvidos no resgate com vida da Vítima. Pedro tenho visto o pessoal colocar no seu kit de sobrevivência um espelho de sobrevivência como o disco rígido de PC. Que reflete muito bem no Sol. Acho que ajuda muito pra uma aeronave que está fazendo a busca. Abraço. Parabéns pelo canal!
Pelo menos nos grupos de resgate eu nunca vi. Em florestas é dificil conseguir sinalizar para helicopteros. O que deve estar sempre na mochila são os cobertores de emergencia, apito, gases, bandagens, esparadrapos, antisepto, etc. Isso tudo nao pesa quase nada e nao ocupa quase nada na mochila.
Realmente é de se admirar q uma pessoa com certa experiência cometa erros tão básicos. Enfim, espero q ele tenha aprendido.
Grande Pedro!
A informação é relevante para todos.
Parabéns pelo conteúdo.
Que historia ! Parabéns as equipes que se desdobraram para salva-lo!
Pedro vc é demais, parabéns a todos que participaram desse resgate.
Que maravilha poder ver uma história de montanha com o final feliz e sem vítimas fatais. Adoro esse canal 👏👏👏
Olá muito bom o vídeo, muito bem explicado, rico de informações e com ótimas dicas importantes também, parabéns pelo seu trabalho e de todas as equipes envolvidas, uma solicitação pessoal minha, seria possível você fazer um vídeo intrevistando o Maicon para sabermos como ele conseguiu sobreviver todo este tempo?
a palmilha virar o palmito foi o ponto auge do vídeo 😅
Pedro, vc sabe demais!!!
olha, é cada história... agora, mesmo que eu vá fazer a trilha do morro da Urca, já sei que vou levar fleece, corta vento, rádio, água, comida, lanterna, um apito e SINALIZADOR rs. nem imagino ficar dias perdida =/
Parabéns para todos. Mas amos nos lembrar: NUNCA foi sorte. SEMPRE foi Deus, a salvação.
Pedro, graças a Deus e a vocês pelo despreendimento em buscar o Marcos. Abraço.
Belo relato, parabéns! Possivelmente Maicon sofreu algum acidente e perdeu a consciência...... concordam?
Parabéns aos envolvidos no resgate! Estive no PP dia 05/09 e realmente tinha muita gente por lá. Vi muitos subindo já passando das 12:00. Tenho pouca experiência em trilhas, mas busquei me informar bem antes de fazer o PP, os videos do Alta Montanha ajudaram muito!
Conheci o canal por causa daquele coach sem noção 🤭 não saí mais! Não sei se um dia terei oportunidade de escalar alguma montanha mas adoro ver todas as histórias que vc conta muito bem por sinal!
Parabéns á todos que participaram do resgate.
Muito top essa história. Gosto de fazer essas coisas mas sou muito medroso. Parabéns pelo relato!!
Parabéns a todos os responsáveis pelo regaste 💪🏻🏔
Esse vídeo veio antes do que eu imaginava hehehe. Mto bom
Parabéns a todos pelo resgate.
Que lindo ver a dedicação dos bombeiros, dos grupos de resgate e dos voluntários. Parabéns, que Deus acompanhe vcs sempre por essas trilhas...🙏💕🕊
Parabéns a todos vcs envolvidos nesse resgate , isso mostra a união de todos vcs pela vida de 1 pessoa . Não são todos que agem assim infelizmente . Fico feliz em saber que ainda existem pessoas assim . Aula 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Se não fosse pelas amigas que retornaram, teria desaparecido sem que ninguém desse conta. Montanhas na serra do mar não é o Morro do Cristo em Guaratuba, levam horas para subir e descer, se não for pernoitar, inicie bem cedinho para até a tarde retornar. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande operação, civis, militares, equipes de socorro competentes e muito bem organizada.
Muito bom, I like it. Só uma ressalva, talvez você não tenha esta informação, mas o que o Maycon fez para evitar a hipotermia, pois água ele teve suficiente, comida escassa mas ele estava em forma e a adrenalina fez ele lutar contra a dor dos ferimentos. Abraço.
Excelente vídeo Hauck que sirva de alerta pra todos e graças a Deus a duas amigas conseguiram chegar no Camp 2,,cara jamais devemos subestimar uma montanha por mais que tivéssemos alcançado cume várias vezes.
Eu já quebrei o meu joelho em uma trilha de moto, estava sozinho e pra minha sorte estava fora de forma, graças a minha quantidade de gordura eu passei 4 dias com água que filtrava e sal que havia levado pra temperar a minha janta no primeiro dia. Cheguei perder 9 kilos, é impressionante a adaptação do corpo humano em uma situação de emergência. O que me salvou, foi o spot QUE NUNCA , JAMAIS SAIO SEM, e faca, kit fogo , 2 anoraks, uma lona 3x3, sal e óleo de oliva que sempre levo junto pra temperar alimentos quando vou pra trilha pra acampar. . E o pouco de gasolina que havia na moto, que me garantiu fazer fogo pra me manter aquecido na serra gaúcha mesmo com galhos úmidos. Quem anda no mato, sempre tenham kits de sobrevivência, mesmo que for fazer uma trilha rápida de meia hora, uma hora, muitas vezes são nessas trilhas que acontecem as coisas.
Nossa história dramática adorando o canal.. parabéns... queria deixar uma sugestão de vídeo sobre a tragédia 1998 do livro Montanha em fúria... bjos sucesso
Muito bacana e construtivo seu relato Pedro. Parabéns a todos que participaram do resgate!🙌
Parabéns a todos os envolvidos no resgate! trabalho de exelência !!!
Parabéns a todos envolvidos na busca … equipe master só tinha os fera das Montanhas
Que história fantástica, Pedro! Grande feito, grandes lições a reter! Parabéns a todos os envolvidos. Um grande abraço desde Portugal
Coitado! Fiquei me imaginando no lugar dele, meu Deus.... Mas graças a Deus foi encontrado a tempo! 🙏
Show, parabéns pela matéria eu tive o prazer em estar lá ajudando também como voluntário fazendo base de rádio comunicação na base da fazenda.
Likezera sempre nas montanhas, já virei fã do canal
Parabéns equipe do Alta Montanha pelos esclarecimentos e riqueza nos detalhes!
Vc devia fazer um canal de entrevistas ,tipo podcast .
Parabens pra todos que participaram desse resgate... felizmente sem vitima fatal...
Pedro seria possivel um bate papo com Maicon?
Grande ensinamento. Obrigado pelo vídeo.
Parabéns a todos os voluntários!
Faz um vídeo detalhado sobre as montanhas mais altas que nunca foram escaladas!!! Vou assistir e compartilhar pra todo mundooooo
Você é um grande Profissional parabéns pela sua história.
Fiquei beatificado uma vez em Monte Verde numa trilha pra pedra redonda(coisa simples) onde algumas cidadãs foram de sandalinha rasteirinha e roupa de balada.
Sempre leve uma boa lâmina,um apito,dois modos de fazer fogo e um ou dois cobertores de emergência (que não pesam porr@nenhuma).
Obrigada Pedro. História ótima com final feliz. Nunca foi sorte sempre foi Deus.
No parnaso em teresopolis as entradas das trilhas sempre tem fiscais montanhistas do parnaso p monitorar e abordar tds q se encaminham p as trilhas,conferem tds os aspectos de conhecimento,experiência e equipamentos,se a avaliação for insuficiente apos a entrevista os fiscais não permitem a subida,é assim q tem q ser a prevenção.
Excelente história, parabéns.
Nossa, nunca parei para pensar de onde vinha a expressão (que na verdade achei que era uma gíria) "mocozado". Que em Brasília significa escondido, muito bom, tô aprendendo muito neste canal. Eu não sou montanhista, mas estou fazendo maratona nos videos aqui. Amei
Baita esclarecimento... parabéns as equipes 👏👏👏
Verdade. Agradecimento e juízo na próxima jornada. Nunca saia tarde e veja a previsão do tempo. Vou ver esses livros.🙋🏾♂️
Poucas pessoas já conseguiram escalar ela, que montanha braba.
Montanhismo e muito show, porém precisamos ter uma noção de sobrevivencia, de socorro rápido e nunca deixar de levar comida a mais, kit socorro.