Anos 2000 foi o auge do equilíbrio entre bem estar e tecnologia, acho interessante manter o que é bom em vez de descartar indiscriminadamente para adorar algo novo e pior, como o dinheiro digital
Eu estive no Japão mes passado, realmente pra algumas coisas eles usam soluções mais antigas, porem TUDO funciona perfeitamente. Eh extremamente CONVENIENTE!
Aqui no Canada também usam fax para tudo. Quando fui assinar o contrato do meu apartamento a empresa pediu pra eu enviar por fax ou mandar pessoalmente, não podia ser por e-mail.
No Brasil, sepultamos a máquina de escrever, o fax e o telefone, mas ainda preenchemos à mão uma séria e formulários que são impressos à partir da internet para lidarmos com a administração pública...
No Japão a burocracia é enorme.. coisas de banco que aqui você resolve fácil, em alguns lugares do mundo você ainda enfrenta filas.. especialmente na Europa
Pra pedir isenção da taxa de inscrição dos concursos da Marinha é necessário enviar uma carta escrita para a central da Marinha, estamos falando de um país continental com um sistema de logística atrasado.
Na Prefeitura da minha cidade tive que fazer um recurso escrito à mão, com cópia autenticada do meu RG e CPF, sendo que o próprio funcionário público tem poder de certificar a autenticidade. Muito bizarro
Teu comentário me lembrou essa pequena história: A pouco tempo atrás eu encaminhei uns documentos para registro numa cartório de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Lá, quando terminam o registro, eles emitem "automaticamente" uma certidão atualizada do imóvel - tudo para cobrar mais $$$ - quando foram emitir a certidão para mim, eu disse que não precisava. (Obs: não existe nenhuma obrigação em ter que adquirir essa certidão). A pessoa que me atendia olhou para a minha cara e disse "mas é obrigatório, você tem que pagar", educamente eu respondi "eu não pedi esse serviço, não preciso dessa certidão". Ela foi conversar com o Oficial (dono do cartório), ao retornar ela disse "você não precisa levar, mas tem que fazer um requerimento informando que não quer". Pedi pra ela uma caneta e um papel, escrevi o requerimento, assinei e entreguei para ela. A moça olhou para mim e disse que não tinha validade, porque não o documento não estava impresso. Eu falei "a tinta da caneta tem o mesmo valor da tinta da impressora, além de está com a minha assinatura". (Obs: eu não tinha nem como imprimir um documento, porque eu estava de passagem pela cidade, encontrar um local seria complicado, cidade pequena). Ela foi conversar com o Oficial e falou "Tudo bem, vamos aceitar". Agradeci, mas ela não satisfeita com a minha "vitória", disse: mas é só dessa vez. Esse é o país em que vivemos, serviço público ineficiente, serviço privado, em muitas empresas, igualmente. As pessoas criam burocracias desnecessárias e quando confrontadas, além de não terem embasamento para muitas coisas que fazem, querem impor um ar de superioridade aos demais (síndrome do pequeno poder).
Outro fato é que os japoneses gostam das tecnologias antigas, até hoje é comum o uso do CD, DVD, celulares tipo flip antigos tipo Nokia, etc.. Tem uma matéria que relata bem isso , o japonês gosta de tecnologias antigas, tem muita modernidades também lá.
tem fabrica que usa tecnologia legada dos anos 70. Eu acho que o contribue também pra isso é a populaçõ idosa japonesa, é mais fácil os poucos jovens que estão nascendo se adaptar pras antigas tecnologias, do que os velhos que são maioria se adaptar com algo novo com um custo altissimo que não vai compensar. Além disso tecnologias analógicas movimentam o mercado, imagina quanta receita a neflix deixou de gerar no mundo quando acabou com a circulação de dvd, blue-ray, toda a mão de obra por trás desses produtos, cortados pra ser tudo em formato digital.
@@feliperesende4505 , 🎯 No Japão, a maioria dos idosos continuam trabalham, daí a necessidade de FAX, cujo manuseio os idosos estão habituados. Há falta de mão de obra no Japão, as pessoa mesmo aposentados, continuam trabalhando…
Me lembro uma vez quando questionaram o cineasta Justin Lin devido a ordem cronológica dos filmes de Velozes e Furiosos. O "Desafio em Tóquio (3)" se passa depois do 6, porem, como ele foi produzido em 2006, os celulares predominantes eram aqueles de flip e tal e em 2013 quando foi produzido o 6, já tinham smartphones do tipo que conhecemos hoje... E o cineasta respondeu que no Japão podia-se considerar a ideia de retro-tech, isto é, que eles ainda usavam (e ainda usam) celulares de flip antigos... então a ordem cronológica da história em si não está errada e entra no que o Akita disse. Interessante...
no japao também tem uma questão de hardware vale mais do que software. Se formos ver as maiores empresas que se conhecem de lá, panasonic, sonic, toshiba. Se for fazer uma pesquisa sobre startups que trabalham com inovação, são poucas as empresas que tem um valuation de 1bi. Isso se deve a questão cultural de hierarquia, onde as ideias das pessoas mais jovens não são tão valorizadas pois não se pode sobressair dos mais velhos. Resumindo, acredito que o foco do Japão está mais em eficiencia operacional do que inovação. O que não está errado nem certo, apenas um modo que o produto se adequa ao comportamento de lá.
@@imchsen e por isso que eu citei que a nintendo é a empresa mais rica japonesa mais do que as que ele citou, vc não sabe ler colega? eu apenas disse que a nintendo era a mais rica segundo o ultimo levantamento feito num estudo recente, vc n sabe ler? pede alguém perto de você ai que saiba ler ou use alguma ferramenta para ler o comentário em voz alta, e se n entender e precisar de ajuda vc pode usar alguma inteligencia artificial para te explicar o que está escrito, não se preocupe com o tempo você aprende a ler e interpretar
Que análise bacana do Fábio Akita! Eu moro no Japão, e essa sensação de anos dois mil que nunca acabou é bem presente. Na realidade, ir à loja de usados, da uma ideia do quanto eles estavam avançados nos anos 90…e do quanto estagnaram de lá pra cá:
A uns 3 anos atras eu trabalhei num hotel em Portugal que tinha fax. Quando recebi uma chamada de um cliente que queria mandar um fax fiquei desesperado nao tinha nem ideia do que fazer com aquilo! 😅
Lembro que em 1995 nós tínhamos um aparelho de Fax da Panasonic aqui em casa.. Eu sempre era escalado pra enviar pois ninguém sabia rsrs.. Usamos até o ano 2002 depois meu irmão se desfez dele..
Brasileiro tem mentalidade meio lesada, brasileiro acha atrasado quem usa dinheiro físico ainda, "nossa, você ainda usa dinheiro físico?!" Ou "nós não usamos dinheiro físico mais", vários turistas começaram a ter problemas por conta disso, não conseguem pagar por alguns produtos que querem comprar, ou visitar lugares, até o Japão que é tão chamado de "país no futuro" ainda USAM dinheiro físico, eles, diferente do Brasil, ao mesmo tempo que investem em tecnologia e futurismo, ainda continuam usando tecnologia ultrapassada, papelada por simples necessidade, já que tem pessoas que não se adaptam a tecnologia nova, já o Brasil, muda uma coisa e os brasileiros já acham que estão no futuro e ignoram a realidade do país, não usar mais dinheiro físico ambas as partes só tem a perder, um não vende e o outro não compra ou não consegue visitar, (até a China que parece estar mais no futuro que o Japão ainda usam dinheiro físico já que turista usa dinheiro físico).
Vivemos uma era de sanha por novidades. Estamos apressados, ansiosos, uma sede por tecnologias de ponta, facilidades. Esquecemos de viver. No Japão, o governo usava disquetes até esses dias. Tipo, se uma coisa funciona, se é viável, útil, por que jogar fora e logo substituir? Nos tornamos tão dependentes de tecnologia, que se a internet falhar por alguns minutos, o mundo para. Para tudo. Talvez até uma operação, uma cirurgia será prejudicada. Ficamos tão afobados por tecnologias inovadoras, mais rápidas, mais bonitas, mais tudo, que esquecemos de viver uma vida simples e prática, porém mais feliz. Antes usávamos a mesma TV uns 15 ou até 20 anos. Ou mais! Um relógio, idem. Hoje é tudo muito efêmero, digital, pomposo, temos que trocar rapidamente para o último modelo ou ficaremos ultrapassados, obsoletos e infelizes.
Não desminto nada que está no video, mas tambem temos que entender que em crises, nem tudo é mau e sempre há a possibilidade de algum dia se recuperar.
Ler os comentários dos reis do achismo sobre o Japão chega a ser engraçado. Independente disso, o Akita tá certíssimo! Moro aqui no Japão tem 8 anos, e é assim mesmo. Toda empresa tem um fax. Fora isso, que logicamente é só uma questão de escolha se visto assim de maneira simplista, existe toda uma questão cultural no contexto de sociedade que fazem com o que o Japão seja um país MUITO atrasado até mesmo se comparado com Brasil. Aqui, como explicou o Akita, eles raramente mexem no que tá 'dando certo'. Então, não interessa se uma ressonância magnética é muito melhor que um raio-x. Se o raio-x funciona há 'trocentos' anos, não precisa fazer um exame de ressonância. Eu mesmo já passei por essa situação do exame num hospital aqui, com a desculpa de que por eu ter tatuagem, não dá pra fazer ressonância, sendo que no Brasil eu fiz DUAS tendo a mesma tatuagem. Então - resumindo claro, porque o problema aqui é muito maior do que simplesmente os caras usarem fax - a questão aqui é muito mais cultural do que de uma simples escolha. Está tudo muito enraizado e é muito difícil de alguém mudar algo aqui, a nao ser que já esteja a muitos anos dando errado. E olhe lá!
Ah, e ainda tem a questão da medicina aqui tbm. Conheço pessoas próximas que precisaram fazer um tratamento de canal, demora mais ou menos uns 3 meses pra finalizar, e entre o primeiro dia e o último do tratamento, é dor e inchaço todo dia! Claro, ja ouvi casos em que pessoas não tiveram maiores problemas além de demorar 3 meses, mas enfim... Aí no Brasil mesmo, um país que se comparado ao Japão todos julgam atrasado, um canal dentário é feito em 1h, talvez menos, e a pessoa já saí com o dente funcional. Mesmo que existam pessoas que tenham problemas posteriores, a maioria é assim. Já aqui são 3 meses, e com sorte, sem dor nem inchaço, só o incomodo mesmo de não poder mastigar direito por 3 meses...
Sempre achei meio estranho as imagens feitas por youtubers que vivem no Japão. As ruas e os interiores dos ambientes muito parecidos com as imagens de filmes e desenhos que eu assistia nos anos 90.
as tecnologias avançam onde tem espaço e possibilidade. o cheque no brasil acabou não por uma questão de tecnologia, mas por uma questão de honestidade/responsabilidade financeira dos usuarios. por definição o cheque serve como um pagamento a vista em conta corrente, ai começou a pratica do cheque predatado, o cheque predatado voltava por nao ter saldo, o comerciante pedia documentos e um telefone de contato, fizeram um carimbo pra usar no cheque pedidndo esses dados, o cheque passou a ser aceito so por conhecidos, etc. até que deixou de ser usado. e cada geração tb tem sua resistencia a novas tecnologias, ou por uma aversão ou por ter um substituto.
Opa, obrigado pela informação Watanabe San, muito seguro assim!Trabalhei com TI e creia, se usa muita mídia fisica transportada ponto a ponto ainda, metodologia antigas às vezes são muito confiáveis!Domo arigatô, arigatô gossaimas!
Nos anos 90 qq empresinha na europa tinha fax. Era considerado um documento oficial pq tinha o registro. Vc mandava faturas, autorizações, qq coisa, as empresas mandavam tudo pelo fax.
Os japoneses ainda usam FAX porque é mais prático, já que, na maior das vezes quando um documento é enviado via e-mail, muitas vezes é necessário imprimi-lo, enquanto via FAX o documento já é diretamente impresso. Outra razão do uso do FAX ser comum no Japão é por causa do grande número de idosos que ainda administram empresas e não estão habituados no uso de e-mails.
Onde eu trabalho, tudo é arquivado digitalmente, até assinatura de documentos é .gov digital. Fazemos reuniões digitalmente e a ata é assinada digitalmente. Muito mais simples. E melhor, não precisa imprimir. A economia é gigante para empresa.
Isso não é mais prático não camarada, eu ia falar porque mas o outro comentário já deu um pequeno resumo do porque não ser mais prático e sim ser ultrapassado já utilizar FAX.
Mas é ai que tá, o do porque é necessário imprimir um documento?. Primeiramente imprimir um documento custa folha de papel(você "gasta" a folha na impressão), segundo se for imprimir um documento é necessário ter um local para armazena-lo e isso vai custar espaço físico, terceiro tanto um documento impresso quanto um documento digital tem o mesmo valor. Por aí você já tira que esse atraso do Japão é consequência da cultura deles
Uma coisa que é bom deixar claro aqui é que não é pq Japão ainda usa fax que deixou de ser um país da inovação tecnológica, tecnologia não se trata apenas de aparelhos e equipamento eletrônicos habitual, tecnologia envolve MUITO mais coisa, muitas coisas que sequer é de entendimento comum das pessoas
@@uesleisilva2846o próprio cara diz no vídeo que o Japão na década de 1970 tava nos anos 2000 e 50 anos depois continua nos anos 2000 o problema do pessoal é que nos anos 90 via tanta reportagem sobre a tecnologia do Japão que parece uma ofensa ver o Japão de hoje
@@CarlosEduardoAlmeidaSilv-kc3cy Pois é, de fato a fibra optica se popularizou muito esses ultimos anos nos municipios brasileiros mas isso não é novidade a algum tempo pra determinadas pessoas.
@@leassisbr A vantagem deles é que a maioria dos grandes servidores e data centers estão na Europa e America do Norte o que diminui e muito a latência coisa que a gente ainda sofre.
Fora que a infra telefônica é extremamente robusta. A energia acaba e ela continua funcionando durante vários dias, ao contrário da fibra ótica. Tudo tem seus prós e contras.
Moro nos EUA e trabalho pra uma ONG que atua na área médica e uso fax diariamente. Todo trâmite de documentos, medical records, autorizações, é feito trocando fax entre clínicas, hospitais, banco de órgãos, etc. Eu não sei exatamente pq tb, já que a maioria desses lugares usam email pra qualquer outra coisa, mas parece que quando se tratam de documentos, o fax é mais "seguro" porque garante a hora exata que foi recebido, e obriga o receptor a ter uma cópia física do documento, sei lá. Mas é isso aí, a gente preenche trocentos formulários, fazemos praticamente tudo digital, pra no fim, imprimir e mandar por fax pra alguém 🤔
O Japão tem algumas vantagens acumuladas: infraestrutura já montada (esgoto e água; transportes; etc); capital humano qualificado; universidades e centros de pesquisas; estabilidade política num modelo democrático; Reservas Internacionais (inclui ouro); precisa de : deixar o câmbio um pouco mais livre (nem que faça uso de bandas cambiais); diminuir tarifas de importações e barreiras; diminuir burocracia; fomentar cursos de empreendedorismo; facilitar o consumo interno; especializar as exportações em alta tecnologia e produtos caros de marca; fomentar o Turismo Internacional; Fazer uma discussão interna (escolas) sobre como são outros países para desenvolver a comparação cultural e absorver ideias culturais adaptadas ao Japão; desenvolver a Autocrítica da própria cultura; massificar o ensino do inglês e secundáriamente o espanhol ...
@@kosou5297ah sim, o país onde 98% da população é japonesa é uma "colônia" porque "hur dur base americana". Se tu soubesse o tanto de ameaças que o país sofre, principalmente da Coréia com testes de mísseis nucleares, entenderia o motivo
Por mais que o Japão tenha tido muita influência dos EUA no pós ww2, eles ainda são extremamente fechados, comparado a outros países-modelo-colônia como a Coreia do Sul@@kosou5297
Eu acho que o pessoal confunde um pouco os países desenvolvidos conviverem com essas tecnologias antigas ainda com *só usarem* elas para tudo, não é bem por aí. Não discordo da estagnação econômica do Japão, mas o país continua sendo referência em desenvolvimento de tecnologia industrial e ciência. E essa percepção dos pequenos hábitos é uma estranheza da mentalidade ocidental para o fato de que o velho e o novo ainda convivem sem que haja necessidade de eliminação completa. Vejo uso de fax em prefeitura de cidade do interior mais do que nas capitais. Com a mudança dos CDs ainda há quem use como quem coleciona vinil e eles tem aparelhos que eu nunca vi no Brasil também, intermediários a fax ou CD que nosso país pulou a tecnologia.
Japão é bem peculiar nesse aspecto econômico-cultural-social. Outro exemplo além do uso do fax, são os CDs de música, ainda bem populares. As mídias físicas ainda são apreciadas por lá e vendem bem.
Mas fax é muito mais prático de usar do que e-mail!! Tinha um da Panasonic na minha outra casa que a única limitação era a resolução do documento impresso, mas já atendia suficientemente às necessidades.
Bem, minha experiência aqui nos States, pagamento de salário, cheque, depósito direto na conta ou zelle, Venmo, pay pall. Alias, esses últimos São os mais usados. Agora, pagamento de aluguel, ainda vejo no cheque. Mas, as transferências diretas estão sendo mais aderidas.
Fato que o brasil avançou a acessibilidade de empresas e pessoas as novas tecnologias, por que a china barateou a mao de obra mundial. O Japão parece nao querer isso , talvez por que sejam produtos baratos da china?. Lido com equipamentos japoneses e os caras usam cada componente fabricados la, nada de fora. Quando precisamosbde peças e componentes so eles tem. Muito fechados , é uma ilha....... talvez reflita na mentalidade
As pessoas precisam entender a diferença de produtor de tecnologia/inovação e consumidor. Normalmente países produtores (em geral, países desenvolvidos) não enxergam tecnologia/inovação de forma fetichista como nós, países consumidores (em geral, emergentes/periféricos). Na Alemanha se usa muita coisa analógica e comunicação por carta também. É "antiquado"? Ou, em tempos de golpes virtuais e invasão de privacidade (legal mesmo, por parte de empresas), seria "mais seguro"? Se formos olhar o ranking dos países que mais gastam tempo em redes sociais, são (quase) todos pobres/emergentes. Seríamos nós pobres emergentes mais evoluídos? Ou apenas gastamos tempo online porque é um lazer fácil e de baixo/nenhum custo, enquanto pessoas de países ricos têm poder econômico para um lazer de "mundo real" (restaurantes, viagens, cinema, teatro, shows, etc.)? É preciso enxergar cada coisa de maneira crítica ao invés de só interpretarmos o mundo como "tecnológico = evoluído" x "analógico = atrasado". No fundo, a dinâmica econômica ainda funciona como 500 anos atrás: vendemos nosso ouro (dinheiro, tempo, saúde mental) em troca de espelhos (gadgets que juram que vão mudar nossa vida pra melhor em todos os aspectos).
Pra nóis que tá de fora, a gente vê isso como atraso, mas pra quem habita ali tá tudo bem, tá funcionando bem etc Acho que chega a ser uma vantagem. Nós ocidentais nos preocupamos em ter o melhor isso, aquilo, aquilo outro do ano e lá eles não precisam gastar tanto com essas preocupações
Será que é evolução? O próprio hacker petista disse que ele e seu grupo hackeiam em horas o sistema de urnas brasileiro . Falou isso na frente do congresso. Isso pq ele foi lá pra tentar derrubar o Bolsonaro. É uma boa reflexão
Eu moro no Japão e tenho uma opinião levemente diferente sobre o FAX. Hj ninguém usa porem muitas empresas tem clientes que usam, diferente do Brasil que empresas quebram e novas surgem e a vida média é de 3 anos, aqui uma empresa média dura no mínimo 50 anos, imagina vc prestando serviços por 50 anos usando o FAX e os mesmos funcionários, para que mudar? Outro ponto é “não de obra” nova, natalidade baixa com isso a rotatividade de pessoas novas entrando no mercado e inovando na empresa lá de 50 anos é baixa, moral da história time que está ganhando por 50 anos não se mexe. No final tudo não passa de costumes, japonês usa muito o dinheiro físico, porque? Não tem porque é costume, brasileiro adotou o débito automático para não andar com dinheiro e ser roubado, foi uma necessidade, já aqui nunca teve essa necessidade, o ambiente modela as necessidades, FAX, débito entre outras tecnologias.
E interessante ler seu comentario porque tenho preferencia pagar tudo com cartao credito devido programas pontos alem conseguir usar meu dinheiro mesmo longe do celular. Por outro lado existe galera paga tudo somente pelo celular tanto alertei minha mae evitando pagamentos assim na rua.
Americano e Europeu tbm não andam com dinheiro pq tem medo de ser roubado? E outra se for pra roubar os bandidos arrancam até seu dedo pra sacar seu dinheiro no caixa eletrônico, não vai ser o uso de cartão que vai impedir eles. Outra questão, das empresas quebrarem, Brasil é um país subdesenvolvido não tem comparação com a economia de um país de "primeiro mundo", logo essa comparação não deve nem existir.
Trabalho na mesma empresa há 20 anos, quando entrei era fax, tinha um aparelho de fax em cada sala, hoje não existe nenhum, tudo digital. Até reunião é feito no computador e depois todos assinam digitalmente. Tudo é digital. Estão querendo acabar até com escaner e fazer tudo digitalmente via aplicativo. Hoje o operador faz relatório no celular e na mesma hora o gerente recebe informações e vai para gráficos que todos tem acesso. Tudo rápido.
Nos Estados Unidos também se usa muito fax até os dias de hoje!!!! Principalmente entre clínicas e farmácias, quando cheguei aqui achei muito estranho pois no Brasil era uma tecnologia ultrapassada a muito tempo
Estive na China e Japão recentemente e a impressão que tive foi JUSTAMENTE essa: A que o Japão era o país do futuro, mas que agora já é o passado. Impressionante como eles são dependenentes de papel em espécie, por exemplo, enquanto na China quando dava dinheiro em espécie tinha local que até preferia receber de outra forma, nem sempre disponível pra estrangeiros...
Na Finlândia fui comprar um sorvete e o quiosque não aceitava dinheiro, em Portugal jantei em um restaurante e para minha surpresa não aceitava cartão, só dinheiro.
@@bunnycake1632 Isso é ridículo, pois os estabelecimentos cobram impostos. Logo o governo sabe quanto entra e quanto sai. E duvido muito que ainda mais japonês que tende a ser mais certo, vá usar de sonegação fiscal que o governo achando, a multa pesada vem. Fora que aqui no Brasil mesmo temos leis que inibem o governo saber ONDE é usado o dinheiro, pois se trata de privacidade. O Governo sequer pode saber quanto tem na sua conta diariamente. É pra isso mesmo que se precisa do Judiciário pra requerir o detalhamento. E por último, se você não "deve", pq você consideraria vantagem o governo saber ou não saber que você gastou X no super mercado e Y em gasolina? Só o saque e troco já são duas desvantagens ENORMES pra se preocupar ~se o governo sabe onde vc gasta~
@@tarcisiorm não falei nesse caso, veja bem... Se governo te perseguir e bloquear sua conta bancária pronto! Já está feito o estrago, agora dinheiro físico tem essa vantagem.
A vantagem da gente estar sempre atrás, é que em algumas coisas a gente tá sempre melhorando, se brincar uma internet do interior do Brasil é melhor que muita capital de país desenvolvido, é tranquilo achar internet de 300 Mbs no interior barato por 70 80 reais, o sistema financeiro é melhor, a gente nem usa mais cheque. Enquanto na Alemanha precisa de usar carta pra resolver as coisas, aqui resolve por wpp mesmo
O maluco tá igual o Japão, parou no tempo, ele acha que o Japão ainda briga com a China pelo segundo lugar, imagina quando descobrir que a China tá muito na frente e o Japão perdeu o lugar até pra Alemanha.
O ser humano é definido pela materialidade que o cerca. Como a população japonesa é praticamente a mesma desde 20 anos atrás, ou seja, mais de 50% da população tem mais de 60 anos, então a tecnologia que eles usam também tende a ser a mesma pois as interações sociais já estão muito bem estabelecidas e ninguém quer mudar.
@@sleepy97 é um bom ponto e sim, a população de idosos desses paises não é menor que a do japão, mas o japão ainda tem uma das menores taxas de natalidade já a muitos anos. Isso significa que existem muitos adultos ainda na faixa dos 40 a 50 anos que começaram a trabalhar a 20 anos atrás e que usam essas tecnologias de 20 anos atrás e não houve muito espaço para jovens mudarem as coisas. Ainda existem fatores culturais como tradicionalismo e rigidia hierarquia social. E não pense que paises como Alemanha e UK também não tem esses problemas. Trabalho com alemães e alguns colegas meus moram lá e lá não o pessoal não é tão ligado em novas tecnologias não.
É como ele disse mesmo. Eu estudei no Japão entre 2016 e 2018. Tive que pedir cartão de crédito via fax. Conta no banco eu abri em formulário com carbono preenchido a mão. Os escritórios parecem que ficaram nos anos 90, 2000 mesmo. Os professores não compartilhavam os textos das aulas por e-mail. Era tudo impresso e entregue em aula. Tudo no papel. Eu fazia pesquisa e coletava dados com formulário online do Google. Meus colegas usavam formulário de papel. Os participantes respondiam e mandavam pelo correio. Tenho um amigo japonês que trabalha no IBGE deles. Ainda fazem recenseamento no papel e o computador que ele usa no trabalho não tem acesso à internet ou intranet.
@@renatoneto8617 então pq vc não continua andando de carroça, mandando mensagens por cartas e morando em uma casa sem energia elétrica para manter todos os empregos antigos? A evolução da tecnologia é inevitável, não adianta tentar lutar contra ela, pois um dia ela chega para todos, quer vc queira ou não. Então a melhor estratégia é aprender logo a usar essas novas tecnologias antes que vc fique muito para trás em relação aos outros, pois os outros não irão te esperar.
É que outro ponto que não foi falado é que os japoneses são um povo muito tradicionalista. Preservam muito bem o seu passado/cultura/e história, mas sem deixar de olhar pro futuro. Exemplo: Se você trabalha em uma fábrica japonesa e pergunta pra um japonês nativo: "Viu, por que se não faz isso de outro jeito, vai ser melhor", provavelmente ele vai te responder que "Não, é o melhor o jeito que fazemos" (pois é mais eficiente naquele sistema que estão usando - o famoso "time que está ganhando não se mexe"). Em relação ao passado teve o exemplo do fax que o Akita deu, mas em relação ao futuro, já tem restaurantes no Japão que o atendente é um robô, e ele leva a comida pra você na sua mesa, e um dos motivos disso é porque falta mão de obra lá, diferente daqui do Brasil que não tem emprego. Outro exemplo misto, é o do mercado de mangás ou desenho em geral por exemplo, dos anos 2010 até agora teve o avanço do desenho digital, em vez de desenhar no papel, a maioria do mercado artístico começou a desenhar em mesas digitais porque é um processo mais acelerado/rápido. Mas uma relativa parte dos mangakas gostam de desenhar no papel ainda pra ter aquela pegada mais artesanal. Então, é uma breve visão macro do que acontece, mas nem adianta comparar com o Brasil, eles ainda estão bem a frente da gente, questão de Segurança, civilidade, poder de compra, etc. O salário mínimo é torno de 5000 mil reais, e se você trabalhar em qualquer fábrica lá fazendo hora extra da uns 10.000 por mês, e com tempo dá pra comprar seu carro rápido, ter sua casinha, comer, passear, viajar, ser um ser humano digno né. É país de primeiro mundo, outro nível.
acredito que a profissão programador vai vira o que pessoal de qualidade faz testar o software só que com o adicional de corrigir bug que a IA gera na criação de script ou rodar novamente na IA ... as empresas são gananciosas demais pra pagar mão de obra
Esse cara parou nos anos 2000 também 😂 precisa dar uma atualizada também. O fax é mantido para atender e incluir idosos ou pessoas que não sabem utilizar o Fax😂 Mas em grande parte hoje eu mando foto de documentos.
Isso é um paradoxo interessante de se pensar a respeito, eles não mudam as tecnologias porque todas as empresas já usam FAX a muito tempo, mas fazê-los mudar de tecnologia, além de aumentar o investimento interno do país ainda fariam estar em 2024, fazendo o dinheiro rodar, ainda mais no Japão que os juros são negativos porque ninguém quer tirar dos bancos.
@@josibelpereira9643 sinal telefônico se alimenta com a própria rede, se tiver um apagão a rede telefone vai se manter de pé. Provavelmente você não viveu na época em que quando havia grandes apagões no Brasil os telefones ainda continuavam funcionando, fora que da pra usar sinal de rádio pra fazer essa conexão de telefonia. Essa coisa de tecnologia antiga como backup não é brincadeira, a Russia ainda mantem vários caça mig a base de válvula porque são blindados a qualquer tipo de caos eletromagnetico
em 1988 eu sai de ferias quando eu voltei tinham instalado um fax no escritorio , minha chefe disse olha só a gente coloca um docto aqui e sai la no Rj, era o maximo , rs
😁 aqui em casa nós tínhamos um aparelho de fax Panasonic Kx-f750.. Fizemos uso dele entre 1995 a 2002..Tinha um amigo de escola que ficava fascinado quando eu dizia pra ele que o documento que eu "passava" no fax, a pessoa recebia lá em outra cidade ou estado. Ele achava que o documento era enrolado dentro do aparelho e ia viajando pela rede elétrica ate chegar no destino 😅😅 Bons tempos..
@@BalacypaxO desenvolvimento tecnológico tá atrasado, no dia a dia tá mais tecnológico que muito país aí que vc deve mamar até não aguentar mais, e importando muito.
Com certeza eu vivo em uma simulação… tava conversando sobre o fax esses dias com o pessoal no Brasil. Estou aqui no Japão a 3 meses… o pessoal ainda evidencia coisas do serviço com câmeras megapixel que a gente usava na época do Orkut e além disso, usam muito cd por aqui
Acabei de ver um vídeo de um japonês na segunda maior cidade do japão, e ele teve que andar por horas para encontrar um restaurante que passe cartão de crédito, pois a maioria só aceita dinheiro em espécie. Uma loucura.
Na vdd Fax para os japoneses é questão de segurança. Eles tem receio de usar email por ex. por invasão e perda de dados. Por isso são tão apegados ao papel.
Exatamente. O raciocínio dele tem logica, mas não tem base verdadeira. Aqui no Brasil a maioria das empresas usava fax, sim. Empresas minúsculas usavam. Até residências. Acredito que seja por segurança.
Essa foi boa, tu falou sobre um aspecto cultural de uma maioria de pessoas de um país do outro lado do planeta com uma certeza absurda, já pensou em ser político?
Isso foi no começo. Todo mundo usa tecnologia hoje, em todas as idades. Povo lá confia muito em tecnologia, o que vc acha que é SUICA em app, por exemplo? Você dizer que japonês não usa email por medo da segurança é chamar todo japonês de burro. É uma questão de custo, conveniência e "já funciona como está, não muda".
E não se preocupe se você precisar enviar um fax e não ter o aparelho em casa, é possível enviar fax nas maquinas de xerox das lojas de conveniência 24h por dia, descobri isso quando precisei solicitar um documento e a prefeitura pediu para eu enviar a cópia do meu passaporte via fax 😅
Japão parou no tempo. Verdade mesmo. Até o pensamento dos políticos, tudo atrasado. É um país cheio de regras, a tendência agora é só cair, na Ásia a Coreia do Sul passa logo logo na economia.
Acredito que no Japão não basta ser moderno precisa fazer sentido, tem que ser funcional e confiável. Eles devem tentar aliar inovação com tradição. Futuro e solidez por aí vai...
O cara tá maluco. Desde quando o Japão de hoje em dia briga com a China pelo segundo lugar entre as potências mundias? Japão está em um distante 4º lugar. Com uma economia que não é 25% da chinesa.
Programação não é uma área positiva em termos de garantia de crescimento, parece raríssimo os que conseguem levantar algo que lhe garante um grande retorno financeiro.
SMS nos EUA é usado pq desde mto tempo atrás, antes de smartphones se popularizarem, as operadoras lá davam SMS de graça, ilimitado, logo o povo se acostumou a conversar via SMS, e quando os aplicativos como whatsapp, facebook messenger, telegram chegaram, não tinham mto motivos para usa-los.
@@luizfelipeqwerty usa Fax sim, pq tenho q mandar a cada 6 meses um Fax para o banco e comprovar o seguro do meu carro, a loja da Apple é cheio de aplicativos, tem até app pago para encaminhar Fax. E toda essa história do SMS eu já conheço, países emergentes como o Brasil tem o zap como uma grande ferramenta, USA n precisa disso
Usa sim, lojas como office depot vc consegue encontrar essas máquinas de Fax, eu mesma por aplicativo encaminho fax para o banco comprovando o seguro do meu carro. Toda essa história do SMs eu já conheço, países onde as operadoras cobram caro o zap é muito útil.
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: ruclips.net/user/livejVxzpiDJ9Qk?si=BLCesUZKnDC3LRdU&t=1005
Kkkkkkk😂 boa
Anos 2000 foi o auge do equilíbrio entre bem estar e tecnologia, acho interessante manter o que é bom em vez de descartar indiscriminadamente para adorar algo novo e pior, como o dinheiro digital
Dinheiro digital pior? Foi a melhor coisa que inventaram! Tem suas desvantagens, mas é infinitamente melhor ter isso do que cédulas de papel.
Então vc é um daqueles caras que acham pix coisa do diabo
Eu estive no Japão mes passado, realmente pra algumas coisas eles usam soluções mais antigas, porem TUDO funciona perfeitamente. Eh extremamente CONVENIENTE!
Esse problema quando gente compara com nosso pais tem varios aspectos estamos atrasados alem tecnologia.
VOCÊ FOI NA CHINA ! ACORDA
Mas é assim que vc vai ficando para trás.
@@Koeppenn, o interior da China ainda está atrasado…
Pra q mudar oq esta funcionando bem?
Aqui no Canada também usam fax para tudo. Quando fui assinar o contrato do meu apartamento a empresa pediu pra eu enviar por fax ou mandar pessoalmente, não podia ser por e-mail.
sim nao eh no Japao nao,
akita novalmente, tava com saudade dele, muito bom ver ele novalmente
No Brasil, sepultamos a máquina de escrever, o fax e o telefone, mas ainda preenchemos à mão uma séria e formulários que são impressos à partir da internet para lidarmos com a administração pública...
No Japão a burocracia é enorme.. coisas de banco que aqui você resolve fácil, em alguns lugares do mundo você ainda enfrenta filas.. especialmente na Europa
Pra pedir isenção da taxa de inscrição dos concursos da Marinha é necessário enviar uma carta escrita para a central da Marinha, estamos falando de um país continental com um sistema de logística atrasado.
Na Prefeitura da minha cidade tive que fazer um recurso escrito à mão, com cópia autenticada do meu RG e CPF, sendo que o próprio funcionário público tem poder de certificar a autenticidade. Muito bizarro
Teu comentário me lembrou essa pequena história:
A pouco tempo atrás eu encaminhei uns documentos para registro numa cartório de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Lá, quando terminam o registro, eles emitem "automaticamente" uma certidão atualizada do imóvel - tudo para cobrar mais $$$ - quando foram emitir a certidão para mim, eu disse que não precisava. (Obs: não existe nenhuma obrigação em ter que adquirir essa certidão). A pessoa que me atendia olhou para a minha cara e disse "mas é obrigatório, você tem que pagar", educamente eu respondi "eu não pedi esse serviço, não preciso dessa certidão". Ela foi conversar com o Oficial (dono do cartório), ao retornar ela disse "você não precisa levar, mas tem que fazer um requerimento informando que não quer". Pedi pra ela uma caneta e um papel, escrevi o requerimento, assinei e entreguei para ela. A moça olhou para mim e disse que não tinha validade, porque não o documento não estava impresso. Eu falei "a tinta da caneta tem o mesmo valor da tinta da impressora, além de está com a minha assinatura". (Obs: eu não tinha nem como imprimir um documento, porque eu estava de passagem pela cidade, encontrar um local seria complicado, cidade pequena). Ela foi conversar com o Oficial e falou "Tudo bem, vamos aceitar". Agradeci, mas ela não satisfeita com a minha "vitória", disse: mas é só dessa vez.
Esse é o país em que vivemos, serviço público ineficiente, serviço privado, em muitas empresas, igualmente.
As pessoas criam burocracias desnecessárias e quando confrontadas, além de não terem embasamento para muitas coisas que fazem, querem impor um ar de superioridade aos demais (síndrome do pequeno poder).
No Japão é igual, a burocracia de lá é algo que nem os piores cartórios do Brasil proporcionam
Outro fato é que os japoneses gostam das tecnologias antigas, até hoje é comum o uso do CD, DVD, celulares tipo flip antigos tipo Nokia, etc.. Tem uma matéria que relata bem isso , o japonês gosta de tecnologias antigas, tem muita modernidades também lá.
tem fabrica que usa tecnologia legada dos anos 70. Eu acho que o contribue também pra isso é a populaçõ idosa japonesa, é mais fácil os poucos jovens que estão nascendo se adaptar pras antigas tecnologias, do que os velhos que são maioria se adaptar com algo novo com um custo altissimo que não vai compensar. Além disso tecnologias analógicas movimentam o mercado, imagina quanta receita a neflix deixou de gerar no mundo quando acabou com a circulação de dvd, blue-ray, toda a mão de obra por trás desses produtos, cortados pra ser tudo em formato digital.
mas n esquece que a população japonesa tem muito velho, idoso
50% da população com mais de 60 anos. claro que eles vão continuar usando as tecnologias de seu tempo
@@feliperesende4505 , 🎯
No Japão, a maioria dos idosos continuam trabalham, daí a necessidade de FAX, cujo manuseio os idosos estão habituados. Há falta de mão de obra no Japão, as pessoa mesmo aposentados, continuam trabalhando…
@@massa6304 o velho problema da previdência. A previdência publica é uma pirâmide e a privada ninguém consegue juntar dinheiro para conseguir bancar.
Me lembro uma vez quando questionaram o cineasta Justin Lin devido a ordem cronológica dos filmes de Velozes e Furiosos. O "Desafio em Tóquio (3)" se passa depois do 6, porem, como ele foi produzido em 2006, os celulares predominantes eram aqueles de flip e tal e em 2013 quando foi produzido o 6, já tinham smartphones do tipo que conhecemos hoje... E o cineasta respondeu que no Japão podia-se considerar a ideia de retro-tech, isto é, que eles ainda usavam (e ainda usam) celulares de flip antigos... então a ordem cronológica da história em si não está errada e entra no que o Akita disse. Interessante...
Fabio Akita furou a bolha Tech 👏👏👏
Ainda bem, o cara é muito bom
Rei do Chorume da bolha tech
@@charlesalexander3765 que isso gigante?! Tá bravinho
@@Albert_Su assiste mano deyvin que você entenderá que isso não um insulto
@@Machado9106 já ouvi falar dele mas ainda não tinha assistido, irei ver. Vlw pela recomendação
A Casio não fechando eu estou satisfeito 😂. Tudo que os Japonese se propõem a fazer, fazem bem. Carros, relógios, tecnologias de forma geral.
eles não conseguiram fazer um cel bom
@@rodrigoveiga978 Os sul coreanos: é japão nós vencemos nessa cabo fih.
Nem a seiko
A Casio não vai fechar tão cedo.
Quando vejo Casio, me lembra dos bons jogos de MSX1 que ela fez, além do micro, claro.
no japao também tem uma questão de hardware vale mais do que software. Se formos ver as maiores empresas que se conhecem de lá, panasonic, sonic, toshiba. Se for fazer uma pesquisa sobre startups que trabalham com inovação, são poucas as empresas que tem um valuation de 1bi. Isso se deve a questão cultural de hierarquia, onde as ideias das pessoas mais jovens não são tão valorizadas pois não se pode sobressair dos mais velhos. Resumindo, acredito que o foco do Japão está mais em eficiencia operacional do que inovação. O que não está errado nem certo, apenas um modo que o produto se adequa ao comportamento de lá.
a nintendo é a empresa mais rica japonesa e vale muito mais do que as que vc citou
@@SukUrna-voto-vinculativo Por isso que ele disse poucas, e não nenhuma, não sabe ler colega?
Legal seu ponto de vista, realmente não estão errados, mas em um futuro não tão distante irão ficar para trás.
@@imchsen e por isso que eu citei que a nintendo é a empresa mais rica japonesa mais do que as que ele citou, vc não sabe ler colega? eu apenas disse que a nintendo era a mais rica segundo o ultimo levantamento feito num estudo recente, vc n sabe ler? pede alguém perto de você ai que saiba ler ou use alguma ferramenta para ler o comentário em voz alta, e se n entender e precisar de ajuda vc pode usar alguma inteligencia artificial para te explicar o que está escrito, não se preocupe com o tempo você aprende a ler e interpretar
@@SukUrna-voto-vinculativo Você tem problema na cabeça? e o que tem haver com o assunto a nintendo ser mais rico que as que ele citou ou não, gênio?
Que análise bacana do Fábio Akita! Eu moro no Japão, e essa sensação de anos dois mil que nunca acabou é bem presente. Na realidade, ir à loja de usados, da uma ideia do quanto eles estavam avançados nos anos 90…e do quanto estagnaram de lá pra cá:
Esse cara é muito sensato e faz uma excelente analogia sobre o tema
A uns 3 anos atras eu trabalhei num hotel em Portugal que tinha fax. Quando recebi uma chamada de um cliente que queria mandar um fax fiquei desesperado nao tinha nem ideia do que fazer com aquilo! 😅
Meu nome é Arthur também e moro em pt , sou do porto e vc ?
Lembro que em 1995 nós tínhamos um aparelho de Fax da Panasonic aqui em casa..
Eu sempre era escalado pra enviar pois ninguém sabia rsrs..
Usamos até o ano 2002 depois meu irmão se desfez dele..
Se o Japão vive no ano 2000 o Brasil não saiu da idade da pedra.
brasil saiu da idade da pedra prea ir pra idade das trevas
Manja
@mad_cozy "ain, não pode falar mal do Brasil"
Brasileiro tem mentalidade meio lesada, brasileiro acha atrasado quem usa dinheiro físico ainda, "nossa, você ainda usa dinheiro físico?!" Ou "nós não usamos dinheiro físico mais", vários turistas começaram a ter problemas por conta disso, não conseguem pagar por alguns produtos que querem comprar, ou visitar lugares, até o Japão que é tão chamado de "país no futuro" ainda USAM dinheiro físico, eles, diferente do Brasil, ao mesmo tempo que investem em tecnologia e futurismo, ainda continuam usando tecnologia ultrapassada, papelada por simples necessidade, já que tem pessoas que não se adaptam a tecnologia nova, já o Brasil, muda uma coisa e os brasileiros já acham que estão no futuro e ignoram a realidade do país, não usar mais dinheiro físico ambas as partes só tem a perder, um não vende e o outro não compra ou não consegue visitar, (até a China que parece estar mais no futuro que o Japão ainda usam dinheiro físico já que turista usa dinheiro físico).
Pedra de crack.
Vivemos uma era de sanha por novidades. Estamos apressados, ansiosos, uma sede por tecnologias de ponta, facilidades. Esquecemos de viver. No Japão, o governo usava disquetes até esses dias. Tipo, se uma coisa funciona, se é viável, útil, por que jogar fora e logo substituir? Nos tornamos tão dependentes de tecnologia, que se a internet falhar por alguns minutos, o mundo para. Para tudo. Talvez até uma operação, uma cirurgia será prejudicada. Ficamos tão afobados por tecnologias inovadoras, mais rápidas, mais bonitas, mais tudo, que esquecemos de viver uma vida simples e prática, porém mais feliz. Antes usávamos a mesma TV uns 15 ou até 20 anos. Ou mais! Um relógio, idem. Hoje é tudo muito efêmero, digital, pomposo, temos que trocar rapidamente para o último modelo ou ficaremos ultrapassados, obsoletos e infelizes.
Não desminto nada que está no video, mas tambem temos que entender que em crises, nem tudo é mau e sempre há a possibilidade de algum dia se recuperar.
Não se a população toda tiver + de 60 anos, e não haver incentivo para imigração
Na area de audio, apos o CD entrou o MP3. Aqui no Japao(escrevo do Japão), depois do CD tivemos o MD e os MD Players, para so depois entrar no MP3.
O Basic aqui em Belém do Pará já se usava o Basic no início dos 70's
Sentia falta de alguém realmente com conhecimento básico brilhante, explica bem e é educado. Ótimo convidado!
Ler os comentários dos reis do achismo sobre o Japão chega a ser engraçado. Independente disso, o Akita tá certíssimo! Moro aqui no Japão tem 8 anos, e é assim mesmo. Toda empresa tem um fax. Fora isso, que logicamente é só uma questão de escolha se visto assim de maneira simplista, existe toda uma questão cultural no contexto de sociedade que fazem com o que o Japão seja um país MUITO atrasado até mesmo se comparado com Brasil. Aqui, como explicou o Akita, eles raramente mexem no que tá 'dando certo'. Então, não interessa se uma ressonância magnética é muito melhor que um raio-x. Se o raio-x funciona há 'trocentos' anos, não precisa fazer um exame de ressonância. Eu mesmo já passei por essa situação do exame num hospital aqui, com a desculpa de que por eu ter tatuagem, não dá pra fazer ressonância, sendo que no Brasil eu fiz DUAS tendo a mesma tatuagem.
Então - resumindo claro, porque o problema aqui é muito maior do que simplesmente os caras usarem fax - a questão aqui é muito mais cultural do que de uma simples escolha. Está tudo muito enraizado e é muito difícil de alguém mudar algo aqui, a nao ser que já esteja a muitos anos dando errado. E olhe lá!
Ah, e ainda tem a questão da medicina aqui tbm. Conheço pessoas próximas que precisaram fazer um tratamento de canal, demora mais ou menos uns 3 meses pra finalizar, e entre o primeiro dia e o último do tratamento, é dor e inchaço todo dia! Claro, ja ouvi casos em que pessoas não tiveram maiores problemas além de demorar 3 meses, mas enfim... Aí no Brasil mesmo, um país que se comparado ao Japão todos julgam atrasado, um canal dentário é feito em 1h, talvez menos, e a pessoa já saí com o dente funcional. Mesmo que existam pessoas que tenham problemas posteriores, a maioria é assim. Já aqui são 3 meses, e com sorte, sem dor nem inchaço, só o incomodo mesmo de não poder mastigar direito por 3 meses...
Sempre achei meio estranho as imagens feitas por youtubers que vivem no Japão. As ruas e os interiores dos ambientes muito parecidos com as imagens de filmes e desenhos que eu assistia nos anos 90.
Estive no Japão por um mês em julho. Não vi um fax. País está anos luz a frente do Brasil em tudo.
Sensacional! Informações Excelentes! Um dos MELHORES convidados!
A vida do programador é estudar para sempre e se adaptar a tudo. Temos que ser como a água.
as tecnologias avançam onde tem espaço e possibilidade. o cheque no brasil acabou não por uma questão de tecnologia, mas por uma questão de honestidade/responsabilidade financeira dos usuarios. por definição o cheque serve como um pagamento a vista em conta corrente, ai começou a pratica do cheque predatado, o cheque predatado voltava por nao ter saldo, o comerciante pedia documentos e um telefone de contato, fizeram um carimbo pra usar no cheque pedidndo esses dados, o cheque passou a ser aceito so por conhecidos, etc. até que deixou de ser usado.
e cada geração tb tem sua resistencia a novas tecnologias, ou por uma aversão ou por ter um substituto.
Acho legal que lá ainda vende bastante CD, DVD e Blu-Ray
Pode parecer bobeira, mas um dos grandes motivos de não vazar informações da nintendo é porque a comunicação entre alto escalão é feita por fax.
Opa, obrigado pela informação Watanabe San, muito seguro assim!Trabalhei com TI e creia, se usa muita mídia fisica transportada ponto a ponto ainda, metodologia antigas às vezes são muito confiáveis!Domo arigatô, arigatô gossaimas!
Nos anos 90 qq empresinha na europa tinha fax. Era considerado um documento oficial pq tinha o registro. Vc mandava faturas, autorizações, qq coisa, as empresas mandavam tudo pelo fax.
Os japoneses ainda usam FAX porque é mais prático, já que, na maior das vezes quando um documento é enviado via e-mail, muitas vezes é necessário imprimi-lo, enquanto via FAX o documento já é diretamente impresso.
Outra razão do uso do FAX ser comum no Japão é por causa do grande número de idosos que ainda administram empresas e não estão habituados no uso de e-mails.
Onde eu trabalho, tudo é arquivado digitalmente, até assinatura de documentos é .gov digital. Fazemos reuniões digitalmente e a ata é assinada digitalmente. Muito mais simples. E melhor, não precisa imprimir. A economia é gigante para empresa.
Isso não é mais prático não camarada, eu ia falar porque mas o outro comentário já deu um pequeno resumo do porque não ser mais prático e sim ser ultrapassado já utilizar FAX.
Mas é ai que tá, o do porque é necessário imprimir um documento?. Primeiramente imprimir um documento custa folha de papel(você "gasta" a folha na impressão), segundo se for imprimir um documento é necessário ter um local para armazena-lo e isso vai custar espaço físico, terceiro tanto um documento impresso quanto um documento digital tem o mesmo valor. Por aí você já tira que esse atraso do Japão é consequência da cultura deles
Nem e-mail muitos não usam mais aqui
Pronto, agora o Japão esta ultrapassado por causa do fax😂😂😂😂😂😂😂
O Japão É o país do FUTURO !!!
LUZ, PAZ e saúde !!!
Uma coisa que é bom deixar claro aqui é que não é pq Japão ainda usa fax que deixou de ser um país da inovação tecnológica, tecnologia não se trata apenas de aparelhos e equipamento eletrônicos habitual, tecnologia envolve MUITO mais coisa, muitas coisas que sequer é de entendimento comum das pessoas
Volta e assiste o vídeo novamente amigo, o fax foi só um exemplo.
@@uesleisilva2846o próprio cara diz no vídeo que o Japão na década de 1970 tava nos anos 2000 e 50 anos depois continua nos anos 2000 o problema do pessoal é que nos anos 90 via tanta reportagem sobre a tecnologia do Japão que parece uma ofensa ver o Japão de hoje
Q bom q alguns japas saíram de lá pra somar aqui no Brasil. Put@ cara inteligente mano
A internet fibra óptica chegou na minha cidade a 5 anos, se o Japão tá no ano 2000, então eu aqui no fim do mundo do Brasil estamos nos anos 30.
Com todo respeito na sua cidade não no país todo
@@CarlosEduardoAlmeidaSilv-kc3cy Pois é, de fato a fibra optica se popularizou muito esses ultimos anos nos municipios brasileiros mas isso não é novidade a algum tempo pra determinadas pessoas.
internet do Brasil é muito boa comparado com a internet bosta e caro da Alemanhã
berlim nao tinha fibra otica até 2018 qdo eu morei la. e tem MUITOS bairros q ainda nao tem. E nós brasileiros imaginamos q a alemanha é super moderna
@@leassisbr A vantagem deles é que a maioria dos grandes servidores e data centers estão na Europa e America do Norte o que diminui e muito a latência coisa que a gente ainda sofre.
Fabio Akita é uma lenda cara.. nunca programaei P.N! mas ele é uma referencia em varios lugares que trabalhei
Fora que a infra telefônica é extremamente robusta. A energia acaba e ela continua funcionando durante vários dias, ao contrário da fibra ótica. Tudo tem seus prós e contras.
É esse o cara q deveria estar nos podcasts
Moro nos EUA e trabalho pra uma ONG que atua na área médica e uso fax diariamente. Todo trâmite de documentos, medical records, autorizações, é feito trocando fax entre clínicas, hospitais, banco de órgãos, etc. Eu não sei exatamente pq tb, já que a maioria desses lugares usam email pra qualquer outra coisa, mas parece que quando se tratam de documentos, o fax é mais "seguro" porque garante a hora exata que foi recebido, e obriga o receptor a ter uma cópia física do documento, sei lá. Mas é isso aí, a gente preenche trocentos formulários, fazemos praticamente tudo digital, pra no fim, imprimir e mandar por fax pra alguém 🤔
@michaelmayor4483
por aí mesmo..
acho que os japoneses e americanos não são tão burros como pensamos..
Pesquisem sobre o Acordo do Hotel Plaza (Japan and the Plaza Accord). Muitos apontam esse acordo como determinante para a década perdida do Japão.
O Japão tem algumas vantagens acumuladas: infraestrutura já montada (esgoto e água; transportes; etc); capital humano qualificado; universidades e centros de pesquisas; estabilidade política num modelo democrático; Reservas Internacionais (inclui ouro); precisa de : deixar o câmbio um pouco mais livre (nem que faça uso de bandas cambiais); diminuir tarifas de importações e barreiras; diminuir burocracia; fomentar cursos de empreendedorismo; facilitar o consumo interno; especializar as exportações em alta tecnologia e produtos caros de marca; fomentar o Turismo Internacional; Fazer uma discussão interna (escolas) sobre como são outros países para desenvolver a comparação cultural e absorver ideias culturais adaptadas ao Japão; desenvolver a Autocrítica da própria cultura; massificar o ensino do inglês e secundáriamente o espanhol ...
obrigado chatgpt
Democrática? Um país que tem bases dos Estados Unidos dentro do seu pais ? Nao são mais que uma colonia
@@kosou5297ah sim, o país onde 98% da população é japonesa é uma "colônia" porque "hur dur base americana". Se tu soubesse o tanto de ameaças que o país sofre, principalmente da Coréia com testes de mísseis nucleares, entenderia o motivo
Por mais que o Japão tenha tido muita influência dos EUA no pós ww2, eles ainda são extremamente fechados, comparado a outros países-modelo-colônia como a Coreia do Sul@@kosou5297
Como é legal um papo construtivo com alguém inteligente no podcast.
Na Alemanha as empresas gostam muito de usar protocolo físico inclusive levados de carro de um lugar a outro chega a ser muito engraçado.
Lá inclusive muitos pagamentos são feitos em dinheiro via carta
Na Alemanha também existem muitas empresas que usam fax. Nas repartições públicas são muitas.
Eu acho que o pessoal confunde um pouco os países desenvolvidos conviverem com essas tecnologias antigas ainda com *só usarem* elas para tudo, não é bem por aí.
Não discordo da estagnação econômica do Japão, mas o país continua sendo referência em desenvolvimento de tecnologia industrial e ciência. E essa percepção dos pequenos hábitos é uma estranheza da mentalidade ocidental para o fato de que o velho e o novo ainda convivem sem que haja necessidade de eliminação completa. Vejo uso de fax em prefeitura de cidade do interior mais do que nas capitais. Com a mudança dos CDs ainda há quem use como quem coleciona vinil e eles tem aparelhos que eu nunca vi no Brasil também, intermediários a fax ou CD que nosso país pulou a tecnologia.
Em 1998 eu tinha uma pequena empresa e eu tinha fax! Não lembro de ser tão caro assim...
Excelente entrevista!👏🏻😃
Japão é bem peculiar nesse aspecto econômico-cultural-social. Outro exemplo além do uso do fax, são os CDs de música, ainda bem populares. As mídias físicas ainda são apreciadas por lá e vendem bem.
Ser o Japão viver nos anos 2000 é um lugar de se viver bons tempos
Você não entendeu o que ele quis dizer.
Maluco manja hein, parabéns.
Mas fax é muito mais prático de usar do que e-mail!! Tinha um da Panasonic na minha outra casa que a única limitação era a resolução do documento impresso, mas já atendia suficientemente às necessidades.
Hahahahahahahahhahahahaha
Nem em sonho
Bem, minha experiência aqui nos States, pagamento de salário, cheque, depósito direto na conta ou zelle, Venmo, pay pall. Alias, esses últimos São os mais usados. Agora, pagamento de aluguel, ainda vejo no cheque. Mas, as transferências diretas estão sendo mais aderidas.
Fato que o brasil avançou a acessibilidade de empresas e pessoas as novas tecnologias, por que a china barateou a mao de obra mundial. O Japão parece nao querer isso , talvez por que sejam produtos baratos da china?. Lido com equipamentos japoneses e os caras usam cada componente fabricados la, nada de fora. Quando precisamosbde peças e componentes so eles tem. Muito fechados , é uma ilha....... talvez reflita na mentalidade
Só complementando. A China não é mais a mão de obra mais barata, a mão de obra deles já passou até o custo da brasileira, que já é bem elevada.
As pessoas precisam entender a diferença de produtor de tecnologia/inovação e consumidor. Normalmente países produtores (em geral, países desenvolvidos) não enxergam tecnologia/inovação de forma fetichista como nós, países consumidores (em geral, emergentes/periféricos). Na Alemanha se usa muita coisa analógica e comunicação por carta também. É "antiquado"? Ou, em tempos de golpes virtuais e invasão de privacidade (legal mesmo, por parte de empresas), seria "mais seguro"? Se formos olhar o ranking dos países que mais gastam tempo em redes sociais, são (quase) todos pobres/emergentes. Seríamos nós pobres emergentes mais evoluídos? Ou apenas gastamos tempo online porque é um lazer fácil e de baixo/nenhum custo, enquanto pessoas de países ricos têm poder econômico para um lazer de "mundo real" (restaurantes, viagens, cinema, teatro, shows, etc.)? É preciso enxergar cada coisa de maneira crítica ao invés de só interpretarmos o mundo como "tecnológico = evoluído" x "analógico = atrasado". No fundo, a dinâmica econômica ainda funciona como 500 anos atrás: vendemos nosso ouro (dinheiro, tempo, saúde mental) em troca de espelhos (gadgets que juram que vão mudar nossa vida pra melhor em todos os aspectos).
Uma análise perfeita da realidade do Japão.
Pra nóis que tá de fora, a gente vê isso como atraso, mas pra quem habita ali tá tudo bem, tá funcionando bem etc
Acho que chega a ser uma vantagem. Nós ocidentais nos preocupamos em ter o melhor isso, aquilo, aquilo outro do ano e lá eles não precisam gastar tanto com essas preocupações
Super evoluidos..usamos urna eletronica
Será que é evolução? O próprio hacker petista disse que ele e seu grupo hackeiam em horas o sistema de urnas brasileiro
. Falou isso na frente do congresso. Isso pq ele foi lá pra tentar derrubar o Bolsonaro. É uma boa reflexão
Caramba, quanto conhecimento em pouco tempo de vídeo.
Eu moro no Japão e tenho uma opinião levemente diferente sobre o FAX. Hj ninguém usa porem muitas empresas tem clientes que usam, diferente do Brasil que empresas quebram e novas surgem e a vida média é de 3 anos, aqui uma empresa média dura no mínimo 50 anos, imagina vc prestando serviços por 50 anos usando o FAX e os mesmos funcionários, para que mudar? Outro ponto é “não de obra” nova, natalidade baixa com isso a rotatividade de pessoas novas entrando no mercado e inovando na empresa lá de 50 anos é baixa, moral da história time que está ganhando por 50 anos não se mexe. No final tudo não passa de costumes, japonês usa muito o dinheiro físico, porque? Não tem porque é costume, brasileiro adotou o débito automático para não andar com dinheiro e ser roubado, foi uma necessidade, já aqui nunca teve essa necessidade, o ambiente modela as necessidades, FAX, débito entre outras tecnologias.
E interessante ler seu comentario porque tenho preferencia pagar tudo com cartao credito devido programas pontos alem conseguir usar meu dinheiro mesmo longe do celular. Por outro lado existe galera paga tudo somente pelo celular tanto alertei minha mae evitando pagamentos assim na rua.
Obviamente, é um grande sinal de atraso, reflexo da atual situação do país. Infelizmente, é o menor dos problemas do Japão.
Americano e Europeu tbm não andam com dinheiro pq tem medo de ser roubado? E outra se for pra roubar os bandidos arrancam até seu dedo pra sacar seu dinheiro no caixa eletrônico, não vai ser o uso de cartão que vai impedir eles. Outra questão, das empresas quebrarem, Brasil é um país subdesenvolvido não tem comparação com a economia de um país de "primeiro mundo", logo essa comparação não deve nem existir.
Trabalho na mesma empresa há 20 anos, quando entrei era fax, tinha um aparelho de fax em cada sala, hoje não existe nenhum, tudo digital. Até reunião é feito no computador e depois todos assinam digitalmente. Tudo é digital. Estão querendo acabar até com escaner e fazer tudo digitalmente via aplicativo. Hoje o operador faz relatório no celular e na mesma hora o gerente recebe informações e vai para gráficos que todos tem acesso. Tudo rápido.
Pare de ficar inventado desculpa, Japão está atrasado em várias coisas sim, até nos EUA se usa cartão para tudo
Akita sempre se expressando bem, podcast muit bom!
Na Europa então nem se fala, vai em Portugal ou leste europeu para você ver como ainda estão nos anos 2000!
É verdade... rsrs Na Itália usa se fax e em Portugal SMS
@@Starting5.0 me contaram que os EUA tbm usam SMS, mas por conta de não ser cobrado.
Isso não é verdade, embora muita publicidade de empresa ainda tenha o número de fax é algo em desuso. A maioria dos números está desligada.
@@Starting5.0 morei em Portugal e quando me falaram manda um SMS quis voltar para o Br kkkkk
@@dontrail9653 o que não é verdade?
Em Portugal ainda muita gente não usa smartphones e usam SMS!
6:54 faz sentido ... no japão usa internet mais por dados moveis ?
Até faz,mas alguns lugares ela não pega. Funciona melhor nas cidades grandes
excelente corte muito bom
Nos Estados Unidos também se usa muito fax até os dias de hoje!!!! Principalmente entre clínicas e farmácias, quando cheguei aqui achei muito estranho pois no Brasil era uma tecnologia ultrapassada a muito tempo
Estive na China e Japão recentemente e a impressão que tive foi JUSTAMENTE essa: A que o Japão era o país do futuro, mas que agora já é o passado. Impressionante como eles são dependenentes de papel em espécie, por exemplo, enquanto na China quando dava dinheiro em espécie tinha local que até preferia receber de outra forma, nem sempre disponível pra estrangeiros...
Na Finlândia fui comprar um sorvete e o quiosque não aceitava dinheiro, em Portugal jantei em um restaurante e para minha surpresa não aceitava cartão, só dinheiro.
Na China tem local que nem de celular vc precisa mais, só usar a mão.
Mas isso não e ruim por si só, se for olhar no poder dos políticos e ótimo pois tira um pouco do controle do Estado.
@@bunnycake1632 Isso é ridículo, pois os estabelecimentos cobram impostos. Logo o governo sabe quanto entra e quanto sai. E duvido muito que ainda mais japonês que tende a ser mais certo, vá usar de sonegação fiscal que o governo achando, a multa pesada vem. Fora que aqui no Brasil mesmo temos leis que inibem o governo saber ONDE é usado o dinheiro, pois se trata de privacidade. O Governo sequer pode saber quanto tem na sua conta diariamente. É pra isso mesmo que se precisa do Judiciário pra requerir o detalhamento. E por último, se você não "deve", pq você consideraria vantagem o governo saber ou não saber que você gastou X no super mercado e Y em gasolina? Só o saque e troco já são duas desvantagens ENORMES pra se preocupar ~se o governo sabe onde vc gasta~
@@tarcisiorm não falei nesse caso, veja bem... Se governo te perseguir e bloquear sua conta bancária pronto! Já está feito o estrago, agora dinheiro físico tem essa vantagem.
Eu amo mora no japao❤ 🇯🇵 não volto mas morar no Brasil só vou lá ver meus pais e volto correndo 😊
Saiu daqui sem alfabetização, coitada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse é monstro !!
A vantagem da gente estar sempre atrás, é que em algumas coisas a gente tá sempre melhorando, se brincar uma internet do interior do Brasil é melhor que muita capital de país desenvolvido, é tranquilo achar internet de 300 Mbs no interior barato por 70 80 reais, o sistema financeiro é melhor, a gente nem usa mais cheque. Enquanto na Alemanha precisa de usar carta pra resolver as coisas, aqui resolve por wpp mesmo
Se eles vivem na brisa dos anos 2000 com tecnologia atual então é o melhor país do mundo
hahahaha falou tudo... fazendo cosplay de habitante dos anos 2000
Impressionante essa realidade do Japão. Nunca imaginei que pudesse ser verdade.
lembro que eu tinha que ir na papelaria receber ou enviar fax pq esse equipamento era caríssimo quase ninguem tinha em casa
O maluco tá igual o Japão, parou no tempo, ele acha que o Japão ainda briga com a China pelo segundo lugar, imagina quando descobrir que a China tá muito na frente e o Japão perdeu o lugar até pra Alemanha.
Surgiu o Fax/Modem (a placa do modem da internet discada conseguia mandar / receber um arquivo DOC para um aparelho de fax, como se fosse um fax).
isso explica muito os carros japonês aqui
O Japão é top pq ainda existem Blu rays😊😊😊😊
Boas observações.
Jesus ama cada um de nós.
O Japão parou nos anos 2000, e Brasil que nem chegou lá, paramos nos anos 1970! Temos os mesmos problemas a mais de 100 anos.
O ser humano é definido pela materialidade que o cerca. Como a população japonesa é praticamente a mesma desde 20 anos atrás, ou seja, mais de 50% da população tem mais de 60 anos, então a tecnologia que eles usam também tende a ser a mesma pois as interações sociais já estão muito bem estabelecidas e ninguém quer mudar.
Boa leitura
@@sleepy97 é um bom ponto e sim, a população de idosos desses paises não é menor que a do japão, mas o japão ainda tem uma das menores taxas de natalidade já a muitos anos. Isso significa que existem muitos adultos ainda na faixa dos 40 a 50 anos que começaram a trabalhar a 20 anos atrás e que usam essas tecnologias de 20 anos atrás e não houve muito espaço para jovens mudarem as coisas. Ainda existem fatores culturais como tradicionalismo e rigidia hierarquia social. E não pense que paises como Alemanha e UK também não tem esses problemas. Trabalho com alemães e alguns colegas meus moram lá e lá não o pessoal não é tão ligado em novas tecnologias não.
Verdade evoluímos, mas por motivos peculiares ainda temos cheque
Brasil é tecnopobre.
haha gostei desta frase.
na verdade é uma dualidade, temos muita tecnologia, mas somos pobres (até certo ponto) e ineficientes para aplica-las
É como ele disse mesmo. Eu estudei no Japão entre 2016 e 2018. Tive que pedir cartão de crédito via fax. Conta no banco eu abri em formulário com carbono preenchido a mão. Os escritórios parecem que ficaram nos anos 90, 2000 mesmo. Os professores não compartilhavam os textos das aulas por e-mail. Era tudo impresso e entregue em aula. Tudo no papel. Eu fazia pesquisa e coletava dados com formulário online do Google. Meus colegas usavam formulário de papel. Os participantes respondiam e mandavam pelo correio. Tenho um amigo japonês que trabalha no IBGE deles. Ainda fazem recenseamento no papel e o computador que ele usa no trabalho não tem acesso à internet ou intranet.
na alemanha tinha um sistema pra receber os holerites e eu recebi a senha por correio. Po, se ja tem um sistema pq nao mandar por email?
Pq lá é um país cheio de velhos e velhos detestam mudança.
e mantem empregos. O jovem não entende nada estrategia, não é? mude muito e ficara sem emprego. voce é descartavel pelas mudanças dos jovens.
e mantem empregos. O jovem não entende nada estrategia, não é? mude muito e ficara sem emprego. voce é descartavel pelas mudanças dos jovens.
@@renatoneto8617 então pq vc não continua andando de carroça, mandando mensagens por cartas e morando em uma casa sem energia elétrica para manter todos os empregos antigos?
A evolução da tecnologia é inevitável, não adianta tentar lutar contra ela, pois um dia ela chega para todos, quer vc queira ou não. Então a melhor estratégia é aprender logo a usar essas novas tecnologias antes que vc fique muito para trás em relação aos outros, pois os outros não irão te esperar.
Acho que isso explica um pouco do pq os sites japoneses parecem um túnel do tempo pro inicio da internet
meio estranho isso, o japão é vendido como o pais da tecnologia, agora o rapaz fala que ele ainda está nos 2000, então ele vive em 2 dimensões
no japao é fax pra tudo, pra tudo ! E dinheiro de papel pra tudo
era, no passado, hoje é a China.
O Japão não é mais faz tempo mas o senso comum acredita q é pq a gente está muito atrás aqui no Brasil.Quem está na frente, gostem ou não, é a China.
Caso vc procurar videos das pessoas vive no Japao ira encontrar essas coisas akita colocou no video.
É que outro ponto que não foi falado é que os japoneses são um povo muito tradicionalista. Preservam muito bem o seu passado/cultura/e história, mas sem deixar de olhar pro futuro. Exemplo: Se você trabalha em uma fábrica japonesa e pergunta pra um japonês nativo: "Viu, por que se não faz isso de outro jeito, vai ser melhor", provavelmente ele vai te responder que "Não, é o melhor o jeito que fazemos" (pois é mais eficiente naquele sistema que estão usando - o famoso "time que está ganhando não se mexe"). Em relação ao passado teve o exemplo do fax que o Akita deu, mas em relação ao futuro, já tem restaurantes no Japão que o atendente é um robô, e ele leva a comida pra você na sua mesa, e um dos motivos disso é porque falta mão de obra lá, diferente daqui do Brasil que não tem emprego. Outro exemplo misto, é o do mercado de mangás ou desenho em geral por exemplo, dos anos 2010 até agora teve o avanço do desenho digital, em vez de desenhar no papel, a maioria do mercado artístico começou a desenhar em mesas digitais porque é um processo mais acelerado/rápido. Mas uma relativa parte dos mangakas gostam de desenhar no papel ainda pra ter aquela pegada mais artesanal. Então, é uma breve visão macro do que acontece, mas nem adianta comparar com o Brasil, eles ainda estão bem a frente da gente, questão de Segurança, civilidade, poder de compra, etc. O salário mínimo é torno de 5000 mil reais, e se você trabalhar em qualquer fábrica lá fazendo hora extra da uns 10.000 por mês, e com tempo dá pra comprar seu carro rápido, ter sua casinha, comer, passear, viajar, ser um ser humano digno né. É país de primeiro mundo, outro nível.
acredito que a profissão programador vai vira o que pessoal de qualidade faz testar o software só que com o adicional de corrigir bug que a IA gera na criação de script ou rodar novamente na IA ... as empresas são gananciosas demais pra pagar mão de obra
Esse cara parou nos anos 2000 também 😂 precisa dar uma atualizada também.
O fax é mantido para atender e incluir idosos ou pessoas que não sabem utilizar o Fax😂
Mas em grande parte hoje eu mando foto de documentos.
Isso é um paradoxo interessante de se pensar a respeito, eles não mudam as tecnologias porque todas as empresas já usam FAX a muito tempo, mas fazê-los mudar de tecnologia, além de aumentar o investimento interno do país ainda fariam estar em 2024, fazendo o dinheiro rodar, ainda mais no Japão que os juros são negativos porque ninguém quer tirar dos bancos.
Só q no caso de um apagão digital mundial, Japão vai estar sussa… 😝
Angola , Suriname TB , que boooosssta né kkkk
Fax precisa de comunicação também, se cair Internet cai a comunicação do fax.
@@josibelpereira9643 sinal telefônico se alimenta com a própria rede, se tiver um apagão a rede telefone vai se manter de pé. Provavelmente você não viveu na época em que quando havia grandes apagões no Brasil os telefones ainda continuavam funcionando, fora que da pra usar sinal de rádio pra fazer essa conexão de telefonia. Essa coisa de tecnologia antiga como backup não é brincadeira, a Russia ainda mantem vários caça mig a base de válvula porque são blindados a qualquer tipo de caos eletromagnetico
Apagão digital kkkkk
Não vai, é ao contrário 😂
em 1988 eu sai de ferias quando eu voltei tinham instalado um fax no escritorio , minha chefe disse olha só a gente coloca um docto aqui e sai la no Rj, era o maximo , rs
😁 aqui em casa nós tínhamos um aparelho de fax Panasonic Kx-f750..
Fizemos uso dele entre 1995 a 2002..Tinha um amigo de escola que ficava fascinado quando eu dizia pra ele que o documento que eu "passava" no fax, a pessoa recebia lá em outra cidade ou estado. Ele achava que o documento era enrolado dentro do aparelho e ia viajando pela rede elétrica ate chegar no destino 😅😅
Bons tempos..
Brasil em questão de tecnologia tá na creche ainda
Brasil ta nos anos 30, o resto eh importado
@@BalacypaxO desenvolvimento tecnológico tá atrasado, no dia a dia tá mais tecnológico que muito país aí que vc deve mamar até não aguentar mais, e importando muito.
@@williamthierry5976 Tudo importado
Brasil está melhor q muitos países europeus
@@williamthierry5976 Tudo importado
Com certeza eu vivo em uma simulação… tava conversando sobre o fax esses dias com o pessoal no Brasil. Estou aqui no Japão a 3 meses… o pessoal ainda evidencia coisas do serviço com câmeras megapixel que a gente usava na época do Orkut e além disso, usam muito cd por aqui
CD é top. Música de streaming comprime demais os arquivos.
Sinto falta do CD para ouvir músicas com alta qualidade em um aparelho de som com boa qualidade. Hoje tá impossível
Acabei de ver um vídeo de um japonês na segunda maior cidade do japão, e ele teve que andar por horas para encontrar um restaurante que passe cartão de crédito, pois a maioria só aceita dinheiro em espécie. Uma loucura.
Na vdd Fax para os japoneses é questão de segurança. Eles tem receio de usar email por ex. por invasão e perda de dados. Por isso são tão apegados ao papel.
Exatamente. O raciocínio dele tem logica, mas não tem base verdadeira. Aqui no Brasil a maioria das empresas usava fax, sim. Empresas minúsculas usavam. Até residências. Acredito que seja por segurança.
Não deixa de ser atrasado, hoje tem muita segurança
Essa foi boa, tu falou sobre um aspecto cultural de uma maioria de pessoas de um país do outro lado do planeta com uma certeza absurda, já pensou em ser político?
@@filipeholanda1548 um governo usar gmail e windows não é nada seguro 😂
Isso foi no começo. Todo mundo usa tecnologia hoje, em todas as idades. Povo lá confia muito em tecnologia, o que vc acha que é SUICA em app, por exemplo? Você dizer que japonês não usa email por medo da segurança é chamar todo japonês de burro. É uma questão de custo, conveniência e "já funciona como está, não muda".
E não se preocupe se você precisar enviar um fax e não ter o aparelho em casa, é possível enviar fax nas maquinas de xerox das lojas de conveniência 24h por dia, descobri isso quando precisei solicitar um documento e a prefeitura pediu para eu enviar a cópia do meu passaporte via fax 😅
Japão parou no tempo.
Verdade mesmo.
Até o pensamento dos políticos, tudo atrasado. É um país cheio de regras, a tendência agora é só cair, na Ásia a Coreia do Sul passa logo logo na economia.
Coréia do Sul também não tá essas coisas não, mas estão mais abertos para mudanças que o Japão.
Um brasileiro falar isso do Japão é hilário. Kkkkk...
@@english736e o que uma coisa tem ave com a outra.
Singapura também tem um futuro bem mais promissor que o Japão atual
@@english736boa rs. Rindo disso tb. Um afegão médio, do Huezil, criticando o Japão 😂
Acredito que no Japão não basta ser moderno precisa fazer sentido, tem que ser funcional e confiável. Eles devem tentar aliar inovação com tradição. Futuro e solidez por aí vai...
O cara tá maluco. Desde quando o Japão de hoje em dia briga com a China pelo segundo lugar entre as potências mundias? Japão está em um distante 4º lugar. Com uma economia que não é 25% da chinesa.
Akita é muito foda demais da conta.
se o japao fosse 3 vezes maior seria a potencia mundial da atualidade, do tamanho do rio de janeiro os cara tem 5 trilhoes em pib KKKKKKKKKKKKK
Programação não é uma área positiva em termos de garantia de crescimento, parece raríssimo os que conseguem levantar algo que lhe garante um grande retorno financeiro.
estados unidos tbm se usa Fax, cheque, sms.
Errado, não é comum usar FAX
SMS nos EUA é usado pq desde mto tempo atrás, antes de smartphones se popularizarem, as operadoras lá davam SMS de graça, ilimitado, logo o povo se acostumou a conversar via SMS, e quando os aplicativos como whatsapp, facebook messenger, telegram chegaram, não tinham mto motivos para usa-los.
@@luizfelipeqwerty usa Fax sim, pq tenho q mandar a cada 6 meses um Fax para o banco e comprovar o seguro do meu carro, a loja da Apple é cheio de aplicativos, tem até app pago para encaminhar Fax. E toda essa história do SMS eu já conheço, países emergentes como o Brasil tem o zap como uma grande ferramenta, USA n precisa disso
Usa sim, lojas como office depot vc consegue encontrar essas máquinas de Fax, eu mesma por aplicativo encaminho fax para o banco comprovando o seguro do meu carro. Toda essa história do SMs eu já conheço, países onde as operadoras cobram caro o zap é muito útil.
E sim, aqui se usa Fax
Boa explicação sobre como o Japão sofreu nas últimas décadas...as coisas mudam...cabe a nós acompanhar as inovações.