Boa noite, ótimo vídeo. Incluo aqui duas observações: 1) 21:10 O desvio nos segmentos de aproximação RNP AR APCH podem ou não ser menor que o do RNP APCH. Se forem menores que 1, 1, 0.3 e 1 serão considerados RNP AR APCH, mas podem ser iguais. 2) 24:10 Por mais que RNP APCH possa ter RF, somente RNP AR APCH pode ter o RF após o FAF (criando um FROP de entrega para o alinhamento com a pista). Outras observações: Para RNP APCH o GNSS precisa ser o meio primário de navegação. Para RNP AR APCH é necessário BARO-VNAV. Não pode ser realizado com base em SBAS ou GBAS. Por fim, temos ainda o RNP AR APCH Específico onde apresenta ainda mais limitações de gabarito de segurança ou ainda, mais pontos e RFs após o FAF. (DOC 9905)
Olá. Dei uma olhadinha na IS. O erro limita-se a 1/2 da precisão denominada, ou seja, para RNAV 1, segue 0,5 pra cada lado. O "1" é o total com base no eixo da rota. Segue: Todos os pilotos devem manter o eixo da rota, como representam os indicadores de desvio lateral e/ou guia de voo de bordo, durante todas as operações RNP 2 descritas neste manual, a menos que estejam autorizados pelo ATC a desviar-se ou em condições de emergência. Para as operações normais, o erro/desvio lateral (a diferença entre a trajetória calculada pelo sistema e a posição da aeronave com relação à trajetória, o FTE) deverá limitar-se a ±½ da precisão de navegação correspondente à rota (quer dizer, 1 NM para RNP 2). Se permite breves desvios deste padrão (por exemplo, recorrer uma distância muito comprida ou muito curta) durante e imediatamente depois de um desvio, até um máximo igual à precisão de navegação (2 NM para RNP 2). Algumas aeronaves não apresentam na tela nem calculam a trajetória durante os desvios, de modo que os pilotos destas aeronaves não podem observar o padrão de precisão de navegação lateral de ±½ durante os desvios, mas de todo modo se espera que cumpram a norma durante as interceptações depois dos desvios e nos segmentos em linha reta.
Parabéns pela aula. Obrigado por transmitir seu conhecimento sobre PBN.
Perfeito.
Muito obrigado.
falou sobre um conteúdo complexo de uma forma simples e didática! Ganhou um inscrito, parabéns!!
Obrigada, comando. 😇
Muito bom mesmo. Você é muito fera. Obrigado por dividir seu talento.
Eu agradeço ^^
ELA É SIMPLESMENTE SENSACIONAL....POSSO VOAR CONTIGO?? ABS
valeu, comando =)
Excelente explicação! Parabens por contribuir para o conhecimento na nossa área!
Obrigada :)
ótima aula!
Obrigada =)
Muito bom
Obrigada :)
Muito bom obrigado
Bom
Boa noite, ótimo vídeo. Incluo aqui duas observações:
1) 21:10 O desvio nos segmentos de aproximação RNP AR APCH podem ou não ser menor que o do RNP APCH. Se forem menores que 1, 1, 0.3 e 1 serão considerados RNP AR APCH, mas podem ser iguais.
2) 24:10 Por mais que RNP APCH possa ter RF, somente RNP AR APCH pode ter o RF após o FAF (criando um FROP de entrega para o alinhamento com a pista).
Outras observações:
Para RNP APCH o GNSS precisa ser o meio primário de navegação.
Para RNP AR APCH é necessário BARO-VNAV. Não pode ser realizado com base em SBAS ou GBAS.
Por fim, temos ainda o RNP AR APCH Específico onde apresenta ainda mais limitações de gabarito de segurança ou ainda, mais pontos e RFs após o FAF. (DOC 9905)
Excelente vídeo. Parabéns.
Obrigado 😃
👏👏👏👏👏
Excelente aula!
valeu
Amei a aula.
Amei o comentário. Obrigada.
👏
Ainda existe a nomenclatura A-RNP - procedimentos com RF que não são AR? A=Advanced
Não vi nenhum recentemente.
Pq os procedimentos de approach fora do Brasil se chamam RNAV e aqui é RNP?
Sou dov e amaei a aula . Obrigado.
show =)
RNAV 1 não seria 0,5 NM ? Para cada lado ?
RNAV 10 = 5 nm
RNAV 5 = 2.5 nm
RNAV 2 = 1 nm
RNAV 1 = 0,5 nm
Não seria assim o certo ?
Oie! RNAV 1 - 1nm para cada lado do eixo da rota. Consultar IS 91-001E
Olá. Dei uma olhadinha na IS. O erro limita-se a 1/2 da precisão denominada, ou seja, para RNAV 1, segue 0,5 pra cada lado. O "1" é o total com base no eixo da rota. Segue:
Todos os pilotos devem manter o eixo da rota, como representam os indicadores de desvio lateral e/ou guia de voo de bordo, durante todas as operações RNP 2 descritas neste manual, a menos que estejam autorizados pelo ATC a desviar-se ou em condições de emergência. Para as operações normais, o erro/desvio lateral (a diferença entre a trajetória calculada pelo sistema e a posição da aeronave com relação à trajetória, o FTE) deverá limitar-se a ±½ da precisão de navegação correspondente à rota (quer dizer, 1 NM para RNP 2). Se permite breves desvios deste padrão (por exemplo, recorrer uma distância muito comprida ou muito curta) durante e imediatamente depois de um desvio, até um máximo igual à precisão de navegação (2 NM para RNP 2). Algumas aeronaves não apresentam na tela nem calculam a trajetória durante os desvios, de modo que os pilotos destas aeronaves não podem observar o padrão de precisão de navegação lateral de ±½ durante os desvios, mas de todo modo se espera que cumpram a norma durante as interceptações depois dos desvios e nos segmentos em linha reta.
🏆🏆🏆🏆🎓
:)
100%