Este Jorge Martins recebeu uma aula de rigor histórico do Pe João Seabra! Ainda por cima é ele quem publica este video no RUclips, ele devia era esconder-se!!! Mas é o problema de quem olha para a Igreja Ctólica com um ódio imenso... Enfim...
Eu não diria que ele evidencia algum ódio contra a igreja católica. Ele está dizendo apenas o que todos já sabem e a Igreja católica tem uma dificuldade enorme em reconhecer......A barbárie e o extermínio de um povo que na verdade tinha apenas uma religião diferente......Ou eu estou enganado????
@@marialuisanunessampaio1652 gostas da igreja católica, então reza ao teu deus cristão para que ele te teletransporte para o século 18 para sentires na pele a "maravilhosa" igreja católica e sua inquisição!!!
Aqui foi feito o enquadramento social da inquisição. Mas parece que alguns não entenderam. É que os tribunais civis eram muito piores, ao ponto de alguns criminosos começarem a blasfemar para poderem ser julgados na inquisição e não nos tribunais civis.
A ver se percebo (e usando os dados e argumentos do "advogado da acusação"): - 25.000 "vítimas" (o que se enquadrará nesta tão lata categoria?!?), dá qualquer coisa como 1 "vítima" de 4 em 4 dias, ou cerca de 2 por semana; - 1.500 mortos em 200 anos (adorava que indicasse quantos o foram, de facto pela fogueira, em vez de "amandar" assim esta como uma das formas de execução, como se fosse única, a dominante ou sequer a principal), o que redunda num rácio de 1 em cada 48 dias, ou 2 por trimestre. Num tempo com uma elevadíssima taxa de mortalidade por doença, com uma baixíssima média de esperança de vida, com a tortura como modo legítimo de interrogatório e de obtenção de confissões em processo judicial, além da pena de morte e das penas físicas e infamantes como regra no sistema penal... a sério, a sério que ainda há quem persista nesta "descabelada" tecla da propaganda anti-Igreja?!?
Padre mentiroso, canalha e mau caráter. O que a igreja católica fez com os judeus foi um massacre que durou 300 anos e os predadores de batina não matavam só na fogueira, matavam também nas prisões, após de horas de tortura em aparelhos terríveis. Sem falar nos assassinatos de judeus, que eram encorajados por padres católicos. Só no Massacre de Lisboa de 1506 foram assassinados mais de 5.000 judeus. arrancados de suas casas e mortos a pauladas e pedradas na cabeça. Inclusive os inquisidores católicos tinham um manual (devidamente arquivado na Torre do Tombo), onde ensinavam a torturar infligindo a maior dor possível. Além disso, foram os próprios judeus que financiaram a matança perpetrada pelos católicos, já que a primeira coisa que faziam quando prendiam um judeu era confiscar-lhe todos os bens. Sendo a comunidade judaica próspera como era, não só encheu os cofres dos sucessivos reis, mas financiou grande parte do patrimônio trilionário que o Vaticano possui. Leiam os livros de Anita Novinsky, a historiadora e maior especialista mundial em Inquisição em Portugal e no Brasil.
As pessoas sabem determinadas coisas sobre a inquisição... Mas não sabem que ela era muito mais justa e benigna que os outros tribunais e a turba que exigia as condenações por muito menos... À época a heresia era considerada o pior crime, por pôr em risco toda a sociedade. Isso já nos povos antigos que temiam que os deuses castigassem toda a sociedade.
2) Se você quer atacar a igreja católica está no seu pleno direito! Nem me meto nisso! Mas acerca da inquisição quero saber de factos e não de achismos religiosos e de ficção! A revisão histórica da inquisição tem-se vindo a fazer há décadas e vocês ainda vão aí? Se você estivesse interessada em factos já conhecia a abundante literatura acerca do assunto...
@Natalibrust Exactamente! As lendas aparecem sempre! Interessantemente as estatísticas actuais demonstram que há muitíssimo mais pastores protestantes acusados de pedofilia, do que padres! Engraçado, não é?
Tantos bandidos, tanta corrupção, tanta falta de amor para com o próximo, tanta putaria, traição, guerras, mortes, hipocrisia e a culpa é toda da "monstruosa" Igreja Católica...? Muito estranho!
+Fernando Mullen é verdade.... que viesse a inquisição para exigir as provas lançadas contra a Igreja pelo Jorge Martins! O crime do Jorge, não pode ser olhado apenas como uma mera opinião... que bandalhice... acusar os católicos de acreditarem que a Igreja é Santa, e terem medo dela ao mesmo tempo! Ele chama-nos, pelos séculos dos séculos: "hipócritas". Onde a corrupção moral destes "investigadores" vai!... ohhh tempos...
Toda a riqueza que a igreja católica possui, a instituição mais rica do planeta, foi conquistada às custas de muitas mortes, massacres, tortura, confisco ilegais, dor e sofrimento de milhões de pessoas.
E este tal de A. Herculano, deveria ser preso, por escrever falsidades. E por falar nele - você tem esse livro? Já fez alguma pesquisa sobre ele? Deveria viu. É muito interessante um livro conter tanta mentira deslavada sobre a famigerada inquisição em Portugal.
@DucaMarujo Se formos a ver bem, cada vez que Portugal e os seus dirigentes se encostaram "aos outros" para ficarem "em linha internacional", isso sempre acabou mal, sendo pernicioso tanto para nós, como para muitos outros sem culpa! Parece uma maldição ou um feitiço: quando Portugal se empina por si próprio, vai avante e sobe! De repente acham que são insignificantes, encostam-se a outros, imitam-nos mal e porcamente (nem pode ser doutra forma) e a coisa vai abaixo! É só ler a nossa história!
Eu dominando o alemão ou não, você que é mais interessado então nesta estatística, deveria mandá-la por email prá mim, já traduzido. Óbvio, que falando assim, você deve estar instruído na língua, ou então pega o google prá dar uma de intelectual e informado e vem aqui só criar polêmica.
Esqueci que discussão não leva a nada. Boa tarde. Fique você com suas interrogações históricas... Elas vão ti fazer uma pessoa mais humana? Vá em frente. Todavia, se suas pesquisas só ti tornarem mais revoltado com o mundo e o ser humano , paciência. Logo, logo, você irá descobrir a verdade. O cemitério está cheio de pessoas assim...
Sim, vai se borrar todo, quando estiver na sua hora... Aí não vai adiantar seus conhecimentos "Históricos", sua argumentação filosófica. Eu já estou de cabelos brancos, mas garanto, que a sabedoria para se viver neste mundo, tem mais peso, do que qualquer conhecimento intelectual. E anuncio que então vou queimar o meu livro(que estou pegando agora) A História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal, por A. Herculano . 10ª Edição - Livraria Bertrand - Lisboa. Tomo I e II
@@pedrosilvasouto7320, a Igreja Católica nunca acabará, pois o Senhor Jesus garantiu que "as portas do Inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16,18). É melhor você se conformar. Ela é a instituição mais antiga da história da humanidade em pleno funcionamento, estando presente em todas as nações da Terra e assim continuará, pois trata-se de uma instituição divina.
@@CarlosSouza-nj8vo Ha ha... Lá por a sua querida igreja católica ter durado 2000 anos não quer dizer que chegue aos 3000 anos... Pois a tecnologia está a evoluir depressa e um dia até haverá inteligências artificiais bem avançadas e mais inteligentes que os humanos!!! E nessa altura haverá uma forte tendencia para as pessoas venerarem os robôs como Deuses!!! é mais fácil uma pessoa venerar um Deus robótico que exista fisicamente, que fale como uma pessoa e se preocupe com as pessoas (do estilo robô de companhia)... O mesmo não se pode dizer do Deus da igreja católica que é imaginado e que arrisca-se a ser esquecido não só por começar a haver robôs extremamente evoluidos que o substituam como também as pessoas saturam-se das ideias conservadoras desse deus inventado pela igreja que são tão opressivas... Os robôs irão substituir os humanos em vários aspectos como a nível profissional mas também a nivel social... E o Deus a igreja católica (criado pelos humanos) também será inevitávelmente substituido por uns Deuses robóticos, portanto será melhor que você se conforme com esse futuro que está bem mais próximo que você pensa... Viva o paganismo, viva os Deuses robóticos que irão salvar Portugal da tirania da igreja católica!!! Ha ha ha!!!
@@CarlosSouza-nj8vo Não conte com isso... Os pastorinhos de Fátima foi uma farsa só para garantir o poder da igreja católica em Portugal, pois a igreja tinha medo que a primeira república a destruí-se (eu sou monárquico e sou pagão... E eu defendo uma Monarquia Pagã em Portugal... Mas confesso que a primeira república agiu bem quando confiscou os bens da igreja)... E já agora fique sabendo que a VERDADEIRA mãe de Jesus nunca iria obrigar Portugal a curvar-se perante essas dogmas opressivas (a igreja diz ser defensora de Jesus... Mas na realidade foi a igreja católica que crucificou a esperança que Jesus tinha num mundo melhor)... Mas um dia, num futuro bem próximo, Portugal será governado por máquinas bondosas que irão restaurar o paganismo céltico, que é o verdadeiro património português, e esses Deuses robóticos irão expulsar a igreja católica, essa intrusa que invadiu Portugal, e tudo será bem melhor... Ha ha ha!!!
Que estatísticas são essas? Vc tem aí para me mostrar????? Eu vasculho a internet e não encontro nada. Prá ser sincera, já li sobre uns pouquíssimos casos. É incrível como os católicos gostam de permanecer cegos prá vida...hehehehehe
Este Jorge Martins é historiador e professor???? Coitados dos alunos, q têm de levar com o chorrilho de preconceitos e asneiradas ! seriedade e honestidade é só ZERO.
Vá para a escola, para não fazer figuras tristes, minha senhora! Não me conhece de lado nenhum para dizer disparates. Aprenda alguma coisa, cresça e apareça. E, já agora, quando aprender o mínimo para poder opinar, argumente, não ofenda!
@@jorgemartins2636 "não me ofenda" engraçado que eu não vi cv se posicionar assim aos comentarios da militancia tentando ofender os católicos, e o mesmo se pode dizer do seu argumento no segundo vídeo dizendo "desgraça" ao se referir aos assuntos de Fátima. Seus argumentos não tem coerencia e nem ética. Esse seu debate foi desigual, foi feito de dois contra um. O "mediador" do debate deve ser isento e esse em questão foi totalmente parcial á seu favor, o video que tu apresenta com orgulho é para ti motivo de vergonha. Este padre que eu nem conheço é quem foi o guerreiro pois debateu contra dois e não contra um.
A igreja católica matou imensa gente!!! Destruíu os Astecas, os Maias, os Incas ao obrigá-los a se converterem ao cristianismo... Matou e aterrorizou os Portugueses com a porcaria dos autos de fé!!! A igreja católica é uma máfia e aquele filme chamado "Silêncio" é uma vergonha nacional, pois é sobre os jesuitas portugueses que vão ao Japão para converterem os japoneses ao cristianismo (as autoridades japonesas não tinham o direito de proibir o povo do Japão a se converter ao cristianismo... Mas os missionários não tem o direito de insistir constantemente na conversão do povo japonês ao cristianismo!!! ) Ainda bem que o Japão não se converteu oficialmente ao cristianismo, senão a inquisição teria lá feito coisas horriveis!!! Ainda bem que a igreja católica está a ficar com menos seguidores e eu fico muito feliz em saber que religiões como o paganismo estão a crescer rapidamente no mundo!!! Um dia Portugal irá libertar-se da igreja católica e voltará a ser um país pagão!!! Portugal tinha no passado o paganismo céltico, mas a igreja católica invadiu a pátria lusitana e destruiu a nossa VERDADEIRA cultura... Mas um dia a igreja católica, essa intrusa, será expulsa do nosso sagrado Portugal e o paganismo céltico voltará para iluminar o coração e a alma dos Portugueses!!!
Mas quem é que quer ser uma "pessoa mais humana"? Você sabe alguma coisa melhor do que os outros? E como você é incapaz de debater, parte para conjecturas disparatadas de "cemitérios cheios de pessoas assim" e aí por diante! A senhora percebeu, que não são sérias, nem rigorosas, as suas referências! Você quis fazer farinha num debate interreligioso e viu que comigo farinha não faz! Estou-me a cagar para evangélicos e católicos. E como a senhora descobriu "a verdade" toda, deve de estar aliviada!
1) Ó minha querida senhora, você também está muito interessada! Não venha tentar virar o espêto, que é muito feio! Mas, tenha paciência, traduzir um relatório é trabalho e não vou trabalhar à borla! Tenho a certeza, que a senhora percebe!
Esse padre e' um sem vergonha e cara de pau, anti-semita!!! "so' morreram 5 por ano..." Como se um crime nao fosse crime a menos que seja em grande quantidade... Um absurdo.
Padre mentiroso, canalha e mau caráter. O que a igreja católica fez com os judeus foi um massacre que durou 300 anos e os predadores de batina não matavam só na fogueira, matavam também nas prisões, após de horas de tortura em aparelhos terríveis. Sem falar nos assassinatos de judeus, que eram encorajados por padres católicos. Só no Massacre de Lisboa de 1506 foram assassinados mais de 5.000 judeus. arrancados de suas casas e mortos a pauladas e pedradas na cabeça. Inclusive os inquisidores católicos tinham um manual (devidamente arquivado na Torre do Tombo), onde ensinavam a torturar infligindo a maior dor possível. Além disso, foram os próprios judeus que financiaram a matança perpetrada pelos católicos, já que a primeira coisa que faziam quando prendiam um judeu era confiscar-lhe todos os bens. Sendo a comunidade judaica próspera como era, não só encheu os cofres dos sucessivos reis, mas financiou grande parte do patrimônio trilionário que o Vaticano possui. Leiam os livros de Anita Novinsky, a historiadora e maior especialista mundial em Inquisição em Portugal e no Brasil.
Quando se diz que a Inquisição matou milhões...!!! É preciso repor a verdade. Muitos mais morreram com os tribunais civis e protestantes, no norte da Europa... Mas muitos mais ainda às mãos dos ateus: nazis (10 milhões?) e sobretudo comunistas (mais de 150 milhões e sem julgamentos...! eE foi no séc. XX, não na Idade Média!!!)
Mas na época, o pior crime era a heresia. E condenavam à morte por muito menos. A Inquisição foi criada precisamente para repor justiça. Quem fosse herege devia ser julgado por quem sabia de heresia e não pelo povo, senhores ou tribunais civis. E com a Inquisição, muitos se salvaram de ser chacinados às mãos do povo, que, ás vezes, até os retiravam enquanto estavam a ser julgados, porque diziam exactamente que os clérigos eram demasiado brandos
@Natalibrust Lendas, minha querida, lendas! Mas devem de fazer bem, essas lendas! Um beijo para si! Eu também não gostava de ter de aturar a inquisição outra vez!
O selvagismo da repressão foi muito forte e por muitos anos, o que provocou a una perigosa caída das actividades comerciais das colonias do oriente, onde quase um 40% da povoação local fora forcada a emigrar para outros lugares da Índia, o que facilitou o avance dos outros impérios europeus na região, como os britânicos e os holandeses.
Mas que é feio esse padre pôr panos quentes, isso, é! Uma "instituição judicial"? Dizer que o historiador está falando com "muita paixão"? É porque não é bunda dele assando viva numa fogueira só por ele ter uma fé diferente!
"HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO" em Portugal. Os horrores ali praticados, fazem inveja aos piores assassinos da atualidade. Horrores tais, aprovados pelos papas. Esses relatos fazem corar de vergonha os cristãos verdadeiros que amam a Jesus de todo coração. E hoje descaradamente, desfilam com suas máscaras de ovelhinhas, mas por dentro ainda continuam lobos devoradores. E o que é pior, teimando em manter suas tradições em franca oposição à Palavra de Deus.
Duas opiniões diferentes, mas a Igreja demonstra nao estar arrependida do acto que envergonha os Portugueses! Racismo continua.... nota se por certo comentarios. A maiores assasinos que os Cristãos?
Olha Portugal ou contrario do meu "pais" Brasil consegui chegar no seculo 21. O Brasil já era. legalizou o aborto isso bom) Mas Portugal guaze sé deu mal na Historia pq fez tudo oque a Igreja quis. Escapou por pouco
A Inquisição foi a maior maldade da história, que com o apoio dos Papas e da Igreja Católica, véu a luz na idade meia para o tormento de muitos inocentes, uma treva que fico na Europa, nas colonias espanholas e portuguesas na América e ate em lugares tão insulados como as colonias portuguesas de Goa na Índia e Galle na Sri Lanka.
Ninguém está negando a Inquisição mas somente demonstrando que não é essa paródia criada pelos críticos.
Gostei desse padre.
Este Jorge Martins recebeu uma aula de rigor histórico do Pe João Seabra! Ainda por cima é ele quem publica este video no RUclips, ele devia era esconder-se!!! Mas é o problema de quem olha para a Igreja Ctólica com um ódio imenso... Enfim...
+Afonso de Menezes ... finalmente alguém que comenta bem :P
Eu não diria que ele evidencia algum ódio contra a igreja católica. Ele está dizendo apenas o que todos já sabem e a Igreja católica tem uma dificuldade enorme em reconhecer......A barbárie e o extermínio de um povo que na verdade tinha apenas uma religião diferente......Ou eu estou enganado????
É só ignorância, preconceito e, diria também, inveja. Contra a Igreja, claro.
@@marialuisanunessampaio1652 gostas da igreja católica, então reza ao teu deus cristão para que ele te teletransporte para o século 18 para sentires na pele a "maravilhosa" igreja católica e sua inquisição!!!
@@marialuisanunessampaio1652 você é uma hipócrita que não respeita os milhares de Portugueses que morreram queimados vivos!!!
Jorge Martins levaste um baile que nem
rod93 MAIS UM PAPA HOSTIAS
este padre é um aborto
a igreija católica é uma organização mafiosa
+Manuel Costa mais um papa bostas
Igreija?? Não será Igreja?
Aqui foi feito o enquadramento social da inquisição. Mas parece que alguns não entenderam. É que os tribunais civis eram muito piores, ao ponto de alguns criminosos começarem a blasfemar para poderem ser julgados na inquisição e não nos tribunais civis.
Bem lembrado
Foram dois debatendo contra um, esse programa vagabund0 não tem nenhuma honestidade
Ganda João Seabra! Dá p'a trás no comunaaaa!!!!!
A ver se percebo (e usando os dados e argumentos do "advogado da acusação"):
- 25.000 "vítimas" (o que se enquadrará nesta tão lata categoria?!?), dá qualquer coisa como 1 "vítima" de 4 em 4 dias, ou cerca de 2 por semana;
- 1.500 mortos em 200 anos (adorava que indicasse quantos o foram, de facto pela fogueira, em vez de "amandar" assim esta como uma das formas de execução, como se fosse única, a dominante ou sequer a principal), o que redunda num rácio de 1 em cada 48 dias, ou 2 por trimestre.
Num tempo com uma elevadíssima taxa de mortalidade por doença, com uma baixíssima média de esperança de vida, com a tortura como modo legítimo de interrogatório e de obtenção de confissões em processo judicial, além da pena de morte e das penas físicas e infamantes como regra no sistema penal... a sério, a sério que ainda há quem persista nesta "descabelada" tecla da propaganda anti-Igreja?!?
Padre mentiroso, canalha e mau caráter. O que a igreja católica fez com os judeus foi um massacre que durou 300 anos e os predadores de batina não matavam só na fogueira, matavam também nas prisões, após de horas de tortura em aparelhos terríveis. Sem falar nos assassinatos de judeus, que eram encorajados por padres católicos. Só no Massacre de Lisboa de 1506 foram assassinados mais de 5.000 judeus. arrancados de suas casas e mortos a pauladas e pedradas na cabeça. Inclusive os inquisidores católicos tinham um manual (devidamente arquivado na Torre do Tombo), onde ensinavam a torturar infligindo a maior dor possível. Além disso, foram os próprios judeus que financiaram a matança perpetrada pelos católicos, já que a primeira coisa que faziam quando prendiam um judeu era confiscar-lhe todos os bens. Sendo a comunidade judaica próspera como era, não só encheu os cofres dos sucessivos reis, mas financiou grande parte do patrimônio trilionário que o Vaticano possui. Leiam os livros de Anita Novinsky, a historiadora e maior especialista mundial em Inquisição em Portugal e no Brasil.
O padre e sabido.
As pessoas sabem determinadas coisas sobre a inquisição... Mas não sabem que ela era muito mais justa e benigna que os outros tribunais e a turba que exigia as condenações por muito menos... À época a heresia era considerada o pior crime, por pôr em risco toda a sociedade. Isso já nos povos antigos que temiam que os deuses castigassem toda a sociedade.
2)
Se você quer atacar a igreja católica está no seu pleno direito! Nem me meto nisso! Mas acerca da inquisição quero saber de factos e não de achismos religiosos e de ficção! A revisão histórica da inquisição tem-se vindo a fazer há décadas e vocês ainda vão aí? Se você estivesse interessada em factos já conhecia a abundante literatura acerca do assunto...
Lembro-me bem do padre Joao Seabra quando andei na Univ. Catolica
Era divertidissimo e muito pertinente
@Natalibrust
Exactamente! As lendas aparecem sempre! Interessantemente as estatísticas actuais demonstram que há muitíssimo mais pastores protestantes acusados de pedofilia, do que padres! Engraçado, não é?
A que é que se quis referir? É que não encontro a conexão! Gostava de me elucidar? Cumprimentos adiantados ;-)
Tantos bandidos, tanta corrupção, tanta falta de amor para com o próximo, tanta putaria, traição, guerras, mortes, hipocrisia e a culpa é toda da "monstruosa" Igreja Católica...?
Muito estranho!
+Fernando Mullen é verdade.... que viesse a inquisição para exigir as provas lançadas contra a Igreja pelo Jorge Martins! O crime do Jorge, não pode ser olhado apenas como uma mera opinião... que bandalhice... acusar os católicos de acreditarem que a Igreja é Santa, e terem medo dela ao mesmo tempo! Ele chama-nos, pelos séculos dos séculos: "hipócritas". Onde a corrupção moral destes "investigadores" vai!... ohhh tempos...
@@pedrodeoliveiraabc a igreja é uma merda
Toda a riqueza que a igreja católica possui, a instituição mais rica do planeta, foi conquistada às custas de muitas mortes, massacres, tortura, confisco ilegais, dor e sofrimento de milhões de pessoas.
E este tal de A. Herculano, deveria ser preso, por escrever falsidades. E por falar nele - você tem esse livro? Já fez alguma pesquisa sobre ele? Deveria viu. É muito interessante um livro conter tanta mentira deslavada sobre a famigerada inquisição em Portugal.
@DucaMarujo Se formos a ver bem, cada vez que Portugal e os seus dirigentes se encostaram "aos outros" para ficarem "em linha internacional", isso sempre acabou mal, sendo pernicioso tanto para nós, como para muitos outros sem culpa! Parece uma maldição ou um feitiço: quando Portugal se empina por si próprio, vai avante e sobe! De repente acham que são insignificantes, encostam-se a outros, imitam-nos mal e porcamente (nem pode ser doutra forma) e a coisa vai abaixo! É só ler a nossa história!
Eu dominando o alemão ou não, você que é mais interessado então nesta estatística, deveria mandá-la por email prá mim, já traduzido. Óbvio, que falando assim, você deve estar instruído na língua, ou então pega o google prá dar uma de intelectual e informado e vem aqui só criar polêmica.
O proprio papa tinha desaconselhado D. Joao III a instalar a inquisicao, mas o rei nao quiz saber!
Esqueci que discussão não leva a nada. Boa tarde. Fique você com suas interrogações históricas... Elas vão ti fazer uma pessoa mais humana? Vá em frente. Todavia, se suas pesquisas só ti tornarem mais revoltado com o mundo e o ser humano , paciência. Logo, logo, você irá descobrir a verdade. O cemitério está cheio de pessoas assim...
Sim, vai se borrar todo, quando estiver na sua hora... Aí não vai adiantar seus conhecimentos "Históricos", sua argumentação filosófica. Eu já estou de cabelos brancos, mas garanto, que a sabedoria para se viver neste mundo, tem mais peso, do que qualquer conhecimento intelectual. E anuncio que então vou queimar o meu livro(que estou pegando agora) A História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal, por A. Herculano . 10ª Edição - Livraria Bertrand - Lisboa. Tomo I e II
Com certeza, o Padre João Seabra fez uma melhor análise histórica. O professor está sendo intelectualmente desonesto, movido por seu anticatolicismo.
A igreja católica é lixo e Portugal precisa de uma religião nova como por exemplo o Paganismo!!! Viva as Bruxas e abaixo os padres imundos!!!
@@pedrosilvasouto7320, a Igreja Católica nunca acabará, pois o Senhor Jesus garantiu que "as portas do Inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16,18). É melhor você se conformar. Ela é a instituição mais antiga da história da humanidade em pleno funcionamento, estando presente em todas as nações da Terra e assim continuará, pois trata-se de uma instituição divina.
@@pedrosilvasouto7320, a Virgem santíssima garantiu aos pastorinhos de Fátima que o dogma da fé permaneceria para sempre em Portugal.
@@CarlosSouza-nj8vo Ha ha... Lá por a sua querida igreja católica ter durado 2000 anos não quer dizer que chegue aos 3000 anos... Pois a tecnologia está a evoluir depressa e um dia até haverá inteligências artificiais bem avançadas e mais inteligentes que os humanos!!! E nessa altura haverá uma forte tendencia para as pessoas venerarem os robôs como Deuses!!! é mais fácil uma pessoa venerar um Deus robótico que exista fisicamente, que fale como uma pessoa e se preocupe com as pessoas (do estilo robô de companhia)... O mesmo não se pode dizer do Deus da igreja católica que é imaginado e que arrisca-se a ser esquecido não só por começar a haver robôs extremamente evoluidos que o substituam como também as pessoas saturam-se das ideias conservadoras desse deus inventado pela igreja que são tão opressivas... Os robôs irão substituir os humanos em vários aspectos como a nível profissional mas também a nivel social... E o Deus a igreja católica (criado pelos humanos) também será inevitávelmente substituido por uns Deuses robóticos, portanto será melhor que você se conforme com esse futuro que está bem mais próximo que você pensa... Viva o paganismo, viva os Deuses robóticos que irão salvar Portugal da tirania da igreja católica!!! Ha ha ha!!!
@@CarlosSouza-nj8vo Não conte com isso... Os pastorinhos de Fátima foi uma farsa só para garantir o poder da igreja católica em Portugal, pois a igreja tinha medo que a primeira república a destruí-se (eu sou monárquico e sou pagão... E eu defendo uma Monarquia Pagã em Portugal... Mas confesso que a primeira república agiu bem quando confiscou os bens da igreja)... E já agora fique sabendo que a VERDADEIRA mãe de Jesus nunca iria obrigar Portugal a curvar-se perante essas dogmas opressivas (a igreja diz ser defensora de Jesus... Mas na realidade foi a igreja católica que crucificou a esperança que Jesus tinha num mundo melhor)... Mas um dia, num futuro bem próximo, Portugal será governado por máquinas bondosas que irão restaurar o paganismo céltico, que é o verdadeiro património português, e esses Deuses robóticos irão expulsar a igreja católica, essa intrusa que invadiu Portugal, e tudo será bem melhor... Ha ha ha!!!
Parabéns professor por sua pesquisa. A verdade deve ser conhecida.
A verdade é ver o quanto esses dois vagabund0s levaram uma surra intelectual do padre 😎
Que padre filho D. P!
Ai sim? Entao porque?
Que estatísticas são essas? Vc tem aí para me mostrar????? Eu vasculho a internet e não encontro nada. Prá ser sincera, já li sobre uns pouquíssimos casos. É incrível como os católicos gostam de permanecer cegos prá vida...hehehehehe
@Rotebuehl1 Então dentro desta perspectiva, teremos como "Lendas" os horrendos casos de pedofilia, etc etc etc
Este Jorge Martins é historiador e professor???? Coitados dos alunos, q têm de levar com o chorrilho de preconceitos e asneiradas ! seriedade e honestidade é só ZERO.
Vá para a escola, para não fazer figuras tristes, minha senhora! Não me conhece de lado nenhum para dizer disparates. Aprenda alguma coisa, cresça e apareça. E, já agora, quando aprender o mínimo para poder opinar, argumente, não ofenda!
@@jorgemartins2636 "não me ofenda" engraçado que eu não vi cv se posicionar assim aos comentarios da militancia tentando ofender os católicos, e o mesmo se pode dizer do seu argumento no segundo vídeo dizendo "desgraça" ao se referir aos assuntos de Fátima. Seus argumentos não tem coerencia e nem ética. Esse seu debate foi desigual, foi feito de dois contra um. O "mediador" do debate deve ser isento e esse em questão foi totalmente parcial á seu favor, o video que tu apresenta com orgulho é para ti motivo de vergonha. Este padre que eu nem conheço é quem foi o guerreiro pois debateu contra dois e não contra um.
A igreja católica matou imensa gente!!! Destruíu os Astecas, os Maias, os Incas ao obrigá-los a se converterem ao cristianismo... Matou e aterrorizou os Portugueses com a porcaria dos autos de fé!!! A igreja católica é uma máfia e aquele filme chamado "Silêncio" é uma vergonha nacional, pois é sobre os jesuitas portugueses que vão ao Japão para converterem os japoneses ao cristianismo (as autoridades japonesas não tinham o direito de proibir o povo do Japão a se converter ao cristianismo... Mas os missionários não tem o direito de insistir constantemente na conversão do povo japonês ao cristianismo!!! ) Ainda bem que o Japão não se converteu oficialmente ao cristianismo, senão a inquisição teria lá feito coisas horriveis!!! Ainda bem que a igreja católica está a ficar com menos seguidores e eu fico muito feliz em saber que religiões como o paganismo estão a crescer rapidamente no mundo!!! Um dia Portugal irá libertar-se da igreja católica e voltará a ser um país pagão!!! Portugal tinha no passado o paganismo céltico, mas a igreja católica invadiu a pátria lusitana e destruiu a nossa VERDADEIRA cultura... Mas um dia a igreja católica, essa intrusa, será expulsa do nosso sagrado Portugal e o paganismo céltico voltará para iluminar o coração e a alma dos Portugueses!!!
Já respondi em outro comentario
@@ordemdecristoonline3184 voces católicos sao todos cumplices da pedofilia da igreja
Mandou bem, hein?:)
E se investigasse um pouco os historiadores actuais e não ouvisses apenas os teus comparsas?
O padre a por paninhos quentes, horrorosos , sr. Padre ponha as maos no fogareiro e deixe derreter nao tire...e nojento
Mas quem é que quer ser uma "pessoa mais humana"? Você sabe alguma coisa melhor do que os outros? E como você é incapaz de debater, parte para conjecturas disparatadas de "cemitérios cheios de pessoas assim" e aí por diante! A senhora percebeu, que não são sérias, nem rigorosas, as suas referências! Você quis fazer farinha num debate interreligioso e viu que comigo farinha não faz! Estou-me a cagar para evangélicos e católicos. E como a senhora descobriu "a verdade" toda, deve de estar aliviada!
Nem mais..
1)
Ó minha querida senhora, você também está muito interessada! Não venha tentar virar o espêto, que é muito feio! Mas, tenha paciência, traduzir um relatório é trabalho e não vou trabalhar à borla! Tenho a certeza, que a senhora percebe!
Esse padre e' um sem vergonha e cara de pau, anti-semita!!! "so' morreram 5 por ano..." Como se um crime nao fosse crime a menos que seja em grande quantidade... Um absurdo.
Padre mentiroso, canalha e mau caráter. O que a igreja católica fez com os judeus foi um massacre que durou 300 anos e os predadores de batina não matavam só na fogueira, matavam também nas prisões, após de horas de tortura em aparelhos terríveis. Sem falar nos assassinatos de judeus, que eram encorajados por padres católicos. Só no Massacre de Lisboa de 1506 foram assassinados mais de 5.000 judeus. arrancados de suas casas e mortos a pauladas e pedradas na cabeça. Inclusive os inquisidores católicos tinham um manual (devidamente arquivado na Torre do Tombo), onde ensinavam a torturar infligindo a maior dor possível. Além disso, foram os próprios judeus que financiaram a matança perpetrada pelos católicos, já que a primeira coisa que faziam quando prendiam um judeu era confiscar-lhe todos os bens. Sendo a comunidade judaica próspera como era, não só encheu os cofres dos sucessivos reis, mas financiou grande parte do patrimônio trilionário que o Vaticano possui. Leiam os livros de Anita Novinsky, a historiadora e maior especialista mundial em Inquisição em Portugal e no Brasil.
Quando se diz que a Inquisição matou milhões...!!! É preciso repor a verdade. Muitos mais morreram com os tribunais civis e protestantes, no norte da Europa... Mas muitos mais ainda às mãos dos ateus: nazis (10 milhões?) e sobretudo comunistas (mais de 150 milhões e sem julgamentos...! eE foi no séc. XX, não na Idade Média!!!)
É claro que um crime é sempre um crime...! Aí concordo. mas a verdade também é a verdade e também é preciso procurá-la e aceitá-l
Mas na época, o pior crime era a heresia. E condenavam à morte por muito menos. A Inquisição foi criada precisamente para repor justiça. Quem fosse herege devia ser julgado por quem sabia de heresia e não pelo povo, senhores ou tribunais civis. E com a Inquisição, muitos se salvaram de ser chacinados às mãos do povo, que, ás vezes, até os retiravam enquanto estavam a ser julgados, porque diziam exactamente que os clérigos eram demasiado brandos
A Inquisição foi escabrosa, asquerosa. O padre Seabra
@Natalibrust
Lendas, minha querida, lendas! Mas devem de fazer bem, essas lendas! Um beijo para si! Eu também não gostava de ter de aturar a inquisição outra vez!
Se tivesses que aturar a justiça civil da época estarias bem pior!
O selvagismo da repressão foi muito forte e por muitos anos, o que provocou a una perigosa caída das actividades comerciais das colonias do oriente, onde quase um 40% da povoação local fora forcada a emigrar para outros lugares da Índia, o que facilitou o avance dos outros impérios europeus na região, como os britânicos e os holandeses.
deveriam sé vingar. Pelos que eles fizeram em mil anos. Esse padres e pastores só merecem uma coisa forca!!!!!!!!!!!!!
Safadeza
LOL, os ingleses mandavam em Portugal, impediram a escravatura no Brasil, vai mas é estudar a histori pà
Mas que é feio esse padre pôr panos quentes, isso, é! Uma "instituição judicial"? Dizer que o historiador está falando com "muita paixão"? É porque não é bunda dele assando viva numa fogueira só por ele ter uma fé diferente!
"HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO" em Portugal. Os horrores ali praticados, fazem inveja aos piores assassinos da atualidade. Horrores tais, aprovados pelos papas. Esses relatos fazem corar de vergonha os cristãos verdadeiros que amam a Jesus de todo coração. E hoje descaradamente, desfilam com suas máscaras de ovelhinhas, mas por dentro ainda continuam lobos devoradores. E o que é pior, teimando em manter suas tradições em franca oposição à Palavra de Deus.
Tudo fake
Esse padre é monte de banha
nazista lolololololololl acorda para a vida
padre cabrao de primeira classe! a mudar a historia - mentiroso!!!
A igreja católica é lixo e Portugal precisa de uma religião nova como por exemplo o Paganismo!!! Viva as Bruxas e abaixo os padres imundos!!!
Duas opiniões diferentes, mas a Igreja demonstra nao estar arrependida do acto que envergonha os Portugueses! Racismo continua.... nota se por certo comentarios. A maiores assasinos que os Cristãos?
Olha Portugal ou contrario do meu "pais" Brasil consegui chegar no seculo 21. O Brasil já era. legalizou o aborto isso bom) Mas Portugal guaze sé deu mal na Historia pq fez tudo oque a Igreja quis. Escapou por pouco
A Inquisição foi a maior maldade da história, que com o apoio dos Papas e da Igreja Católica, véu a luz na idade meia para o tormento de muitos inocentes, uma treva que fico na Europa, nas colonias espanholas e portuguesas na América e ate em lugares tão insulados como as colonias portuguesas de Goa na Índia e Galle na Sri Lanka.