Como é bom ter alguém como você, com coragem, ousadia e experiência de corrida, sinceridade, e principalmente honestidade para falar de um assunto importante para nós, corredores. Nota 10 !!
Tirou minhas duvidas muito esclarecedor antes não Corria com tenis com estabilidade sofria muito com lesoes depois dos seus videos comecei a usar tenis com estabilidade e a 1ano não sei o que lesao otimo video Gustavo Abraços continue com esses videos...
Gustavo ótimo vídeo! Valeu! Cada um que assistir esse vídeo ficará mais rico com informações importantes sobre o que foi falado. Para cada um refletir e escolher o que achar melhor para si mesmo. Assim achei. Foi bacana!
Gostei do vídeo e para mim foi muito esclarecedor. A quantidade e variedade de informações nos ajudam a tomar as melhores decisões e até formar uma opinião melhor sobre determinado assunto. Valeuuuuu e obrigado
Muito legal o vídeo, Gustavo! Valeu mesmo! Técnico e objetivo! Me ajudou ainda mais a entender sobre o assunto. Não existe o melhor tênis, existe o melhor tênis pra você! Parabéns pelo canal e pela vontade de nos deixar cada vez mais informados sobre o mundo das corridas. Abraço!
Olá Gustavo! Meu pitaco! Filme sua corrida em diferentes velocidades! Você verá que sua pisada muda em função dessas velocidades. Veja a construção das sapatilhas de corrida para diferentes tipos de provas. As mais velozes não tem drop. Nas mais longas esse drop aumenta. O toque do calcanhar provoca uma perda de velocidade pois cada passada, com toque a frente do centro de gravidade, vai provocar essa perda e um maior impacto, demandando um maior suporte de amortecimento do tênis. Como vc bem falou as crianças que correm descalças, de chinelo ou de tênis sem amortecimento usam instintivamente o meio pé pois não trotam. Quem corre com pace alto não vai conseguir correr com o meio pé pois isso exigirá um esforço muito grande das panturrilhas para amortecer o impacto. Experimente andar rápido, tipo a 8, 9 kms por hora. Verá que a porrada no calcanhar é maior que trotar na mesma velocidade. A mudança na técnica de corrida do calcanhar para o meio pé passa pelo aumento do pace.
Apenas mais um vídeo que comprova porque o Fôlego é o melhor canal de corrida do Brasil. Informação e qualidade! Parabéns Gustavo! Continue fazendo vídeos "desmentindo" informações erradas. Isso é ser Verdadeiro com a sua audiência!
Bicho, valeu a pena ter pedido esse vídeo. Um dos melhores vídeos a respeito de Drop e tipos de pisada. Muito bem explicado e creio de sanou a dúvida de muitos corredores. E vc foi bem enfático em dizer q o tênis não corrige a pisada, mas sim te dar uma estabilidade. Algumas pessoas distorcem suas palavras e não concordo com isso, me o fazer o q?!!!! É aquilo tbm, aí está sua opinião, bem embasada, q por sinal foi excelente. Quem quiser aceitar faz bem, quem não quiser tbm ta no seu direito. Mais uma vez parabéns pelo Canal, manda mais vídeo aí... PJ Runner Petrópolis RJ.
Video técnico e embasado! Defender um ponto de vista sem o mínimo de embasamento, é no mínimo irresponsável e temerário! Parabéns Gustavo! Show de bola! Conteúdo cada vez melhor! Vou dar um exemplo simples... Tenho tendinite no Tendão do calcanhar esquerdo. Sou um corredor pesado. Até ver seus videos, não entendia nada de Drop, Clipe de contraforte e etc... Você me deu elementos para que fizesse escolhas inteligentes nas compras dos meus tênis. Acostumei a correr de ultraboost pelo drop alto e principalmente por aquele "rasgo" no contraforte, que livra o tendão. Golaço! Só colocar um tenis com contraforte duro para sentir a diferença. Corro melhor graças ao seu conhecimento técnico! Parabéns irmão!
Gustavo muito bom esse vídeo pois me recordei do início de meus treinos onde não possuía nenhum conhecimento sobre tênis e segui o conselho de minha mãe que corria de Nimbus e comprei o meu.. De início achei fenomenal mas desgastava completamente o solado do tênis já que sou pronador. Minha esposa que é Fisioterapeuta, identificou meu tipo de pisada e me abriu os olhos para correr de forma correta. Passei a usar um Kayano e minha corrida mudou da água pro vinho mesmo o Nimbus sendo um "Landauzao". Abraço cara e continue assim emitindo sempre a sua opinião, pois ela me ajudou a ser um corredor melhor!
Obrigado Gustavo excelente vídeo. Gosto muito da sua abordagem e a do Enzo que fala para nós que somos a grande maioria que corremos por lazer e que na segunda temos que trabalhar. forte abraço.
Gustavo, vi toda a celeuma no Facebook sem ter visto o seu vídeo. Sou fã dos dois canais e acho que ambos tem muito mais coisas boas do que eventuais imperfeições. Para tirar qualquer duvida vi seu vídeo e, na minha opinião não jornalista, o achei absolutamente claro e isento de qualquer possibilidade de ser tachado de vendido, comercial, etc. Pareceu-me que a pesquisa foi extensamente realizada e em diversas oportunidades você foi bastante claro em dizer que a opinião era sua e que aquilo não constitui a verdade absoluta. Esta disputa entre influenciadores é rica se a audiência ganha algo, do contrario parece um bate boca sem propósito. Parabéns pelo excelente trabalho, cada dia melhor!!!!!
Obrigado, Tiago.. a celeuma via facebook foi uma ofensa.. proferida por uma pessoa magoada que não aceita opinião divergente.. não mudou em nada minha maneira de pensar e não mudará minha forma de agir
Salve Gustavo! Não sou profissional da área da saúde e nem de educação física, apenas um corredor de longa data. Lembro-me que na década de 80, a teoria da pisada era a do mata-borrão,em que o ataque era feito pelo calcanhar, indo para a ponta do pé, depois passamos para os minimalistas (final da década de 90/inicio 2000) e agora, para o mundo ideal (que existe só na ideia) temos a pisada do meio pé. Diante de tantas mudanças e inovações podemos concluir que a grande regra é que não existe regra, vale a individualidade. Parabéns pela matéria e, como sempre, pela sua qualidade e conteúdo. abs.
Por este video o Folego mostra toda a sua credibilidade, com embasamento técnico e opiniao pessoal... Gustavo obrigado pelo vídeo... Corro a alguns anos, entretanto, apenas ano passado comecei a fazer provas... Quanto ao drop confesso que nao entendia o porque das diferenças de tamanho, so sabia que pra mim o ideal seria entre 6 e 12 mm... Comecei correndo com o Cumulus, isto em 2011... Hoje em dia uso Vomero e o Pegasus... Agradeço cada ensinamento e também os comentários... Vejo que és um excelente apresentador e jornalista... Vida longa a todos nos corredores, grande abraço
Pô Gustavo, muito bom o vídeo, muito esclarecedor. Legal expor suas opiniões, muito embasadas por sinal. Mas o legal mesmo é que cada um tem sua linha, suas diretrizes. Cabe a nós receber informações e filtrar o que nos é conveniente. Grande abraço e continue assim!
Fala meu brother, sempre muito honesto em suas abordagens parabéns pela honestidade no que faz, cara muito obrigado por sua colaboração em nos ofertar tantas informações de forma clara e direta.
Excelente vídeo, Parabéns. Eu sempre corri com tenis com 10 ou 12mm de DROP, Nimbus é um exemplo. Até que resolvi comprar um Skechers Gorun Ride 4. Achei o tenis sensacional, mesmo tento 4mm de DROP. Foi aí que eu resolvi comprar um Boracay V2 da NB, também com 4mm de DROP e simplesmente não me adaptei. A tecnologia Mstrike fez uma diferença enorme na minha adaptação com tenis de drop mais reduzido. Por isso que concordo com vc, cada caso é um caso... O que serve para alguns, não serve para outros. Abraço.
baaahhh Gustavo, concordo contigo ...cara ! corro melhor com placa de estabilidade ou no mínimo com mais suporte e com drop mais alto , já tive problemas com tênis de drop baixo, já tive fascinante e foi uma Merda quase um ano parado poque fui nessa onda do minimalismo. Hoje corro com os tênis com mais suporte e estou ótimo. Agora vou te dizer uma coisa...Gustavo tu já fez inúmeras maratonas e ultramaratonas , quero ver alguém fazer isso com tênis minimalista, é só com muito treino ... kkkkk Sem "puxasaquismo ", colocou muito bem e explicou bem, e tu tem propriedade para isso, tem experiência, tem KMS rodados, tu não fez uma ou duas maratonas no ano, fez mais de dez e com calçados q te deram algum suporte e segurança. Isso mostra que realmente as empresas estão gastando em estudos para priorizar a segurança, conforto e estabilidade do corredor. A empresa quer q o corredor corra cada vez mais e melhor, com certeza. espetacular Gustavo, vídeo ótimo . .. abração
Valeu Jeff.. acredito que correr muito com vários modelos me deixou meio que calejado para os tipos de calçado.. mas certamente me deu mais experiência do que a maioria das pessoas tem acesso.. valeu!!
corro a 3 anos e minha pronação é severa, no Primeiro ano corria com tênis neutros e sofria demais com dores, principalmente na lombar, depois que comecei a correr com tênis com placa, as dores pararam... me adaptei muito bem... muito bom o Vídeo!
Bacana ouvir suas opiniões Gustavo. Achar o tênis que melhor te atende é uma tarefa muito pessoal mesmo. Quanto às opiniões divergirem sobre o assunto, acho muito natural. Penso apenas que as pessoas que colocam seus comentários visando alimentar qualquer tipo de disputa estão andando na contramão do propósito dos canais que tratam do assunto. Cada um é livre para assistir e usufruir do que achar válido.
Gustavão parabens pelo canal e por todos os vídeos que tem postado, como corredor amador sua dicas e pontos de vistas são muito importantes para que eu posso seguir uma linha ou outra de corrida, continue esse profissional que você é. Ainda nos encontramos trilhas por aí abraço da família Diniz Runners
Baita vídeo Gustavo. Mais uma vez está de parabéns pela pesquisa e clareza na transmissão da informação. Eu estou tentando mudar minha passada para médio pé e confesso que é um processo dolorido e que eventualmente volto a pisar com o calcanhar, como falaste. Também, estou acostumado e prefiro correr com tênis mais amortecedor e quero ver se minha próxima aquisição seja um tênis entre 6 a 8mm de drop. Corri até hoje somente com 10mm. Parabéns, mais uma vez, pela ética e sinceridade. Grande abraço.
Gustavo adoro sua sinceridade! Vejo seu testamos justamente para procurar produtos que se adequem ao meu perfil. Depois que torci o joelho ano passado ficou um pouco mais complicado, pq ninguém tem a mesma situação física que eu e a busca agora é só minha mesmo. Ditar regras não existe. Somos amadores e conforto é primordial, afinal no dia seguinte todo mundo tem seu trabalho pra dar conta e dor por companhia não quero. Valeu.
Muito bom o vídeo. Em tudo que você falou, Gustavo, a individualidade biológica é a maior influencia. Eu tive facilidade de mudar minha técnica de corrida e hoje faço a aterrissagem com médio pé. Prefiro, sim, os calçados com drop "sub 6". Mas, tudo que você falou, baseado em sua pesquisa entre as diversas fontes que citou, não pode ser deixado de lado. Só acho uma pena o mercado nacional não ter dado espaço ao minimalismo,uma vez que vejo que o mercado americano ainda tem um bom espaço para o mesmo. Pesquisando achei até algumas marcas que eu não conhecia, como a Merrel e a Newton Running. A New Balance ainda mantém seus modelos minimalistas por lá também e, salvo engano, a FiveFingers ainda tem bastante força lá. Se eu estiver errado, me corrija, por gentileza. Quanto mais informação, melhor. No mais, parabéns pelo vídeo.
Excelentes informações e pontos de vista.No meu caso eu consegui através de aducativos e treinos, melhorar minha técnica de corrida.Agora espero poder manter quando tiver condições de correr uma ultra.
Gustavo, muito bem colocado. O positivo em alguém que vai treinar a técnica de corrida é que ele vai fortalecer um outro fundamento. Para mim a corrida é formada de diversos fundamentos: grama, areia, esteira, ladeira, morro, descalço e por aí vai. Tudo concorre para a formação do corredor completo.
Excelente vídeo Gustavo, afinal nenhum corredor é igual o outro, assim como os tênis também não são ! Um ponto positivo e que acho interessante é o projeto da RunBase da Adidas, onde podemos "experimentar" o tênis (fazer test Drive) antes de compra-los. Acredito que a Adidas saiu na frente das concorrentes por esse motivo. Frequentei a RunBase SP algumas vezes e experimentei 4 pares diferentes, após encontrar o meu favorito, realizei a compra de 2 pares pelo site da própria Adidas. Se outras marcas oferecessem o mesmo serviço, eu poderia ter comprado qualquer tênis de qualquer outra marca que me agradasse.
Ótimo vídeo, trabalho em uma loja de tênis esportivos e os vídeos do testamos complementam muito bem os treinamentos que passamos para os vendedores! Particularmente gosto muito da maneira que vc passa as coisas. Muito claro e simples , mesmo deixando bem claro que essa é a sua opinião, acho o seu feedback sobre os tênis de corrida muito interessante. Parabéns Gustavo.
Gustavo, mais uma vez está de parabéns!! Foi o que eu disse quando vc perguntou sobre fazer um vídeo específico sobre esse tema. Temos que ter conhecimento sobre o esporte a qual praticamos!! Nesse tempo, desde a meia do rio que estou acompanhando o Fôlego adquiri muito conhecimento e embasamento para poder debater e até opinar sobre esses assuntos abordados hj nesse vídeo!! Obrigado por todo conhecimento que estou adquirindo e sucesso sempre!!
A mudança na técnica creio ser possível pois como falei ela se ajusta à sua velocidade e também porque é o resultado de sua formação óssea e muscular, bem como da programação dentro da sua cabeça, como vc disse, de como seus músculos serão ativados. A parte óssea dificilmente se altera. A não ser com cirurgia. A muscular e facial pode ser modificada com fortalecimento e alongamentos. A cabeça vc consegue, junto com as anteriores, com exercícios educativos, que não precisam necessariamente ser ministrados por um físio. A repetição desses exercícios provocará uma reprogramação no seu sistema neuromotor e sem perceber passará a executar movimentos de forma diferente. Abração e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
O pior é que tirando os excessos eles estão falando as mesmas coisas: melhore a técnica, os tênis certo é questão de opinião, experiência e conforto... Dá pra entender a preocupação deles... TRÉGUA!!!! kkkk
Concordo. Não agrega em nada. Creio que como dois profissionais que vivem disto, deveriam encerrar as provocações e buscar o melhor para seus respectivos canais de comunicação. Ainda mais, estrategicamente como são os dois canais mais estruturados, perdem em não buscarem sinergias. Não está legal....
Muito bom o vídeo. Caraca, super didático. Minha pisada é supinada mas comecei usar o kenya racer 3 da fila. Gostei, mas como disse à uma amiga corredora, talvez eu não esteja acostumado a um padrão de tênis mais direcionado à minha pisada. De qualquer forma o vídeo tirou algumas neuras da minha cabeça, principalmente em saber que em uma prova longa, nos km finais o vício da pisada natural volta a aparecer. Valeu, Gustavo!
Gustavo, excelente vídeo! Gostei muito das suas considerações, assisto aos outros canais tbm e não achei nada ofensivo ou algo do genero, apenas uma opinião sincera e responsável da sua parte!! Parabéns pelo corredor que é pelo, modo jornalístico de abordar os assuntos!
muito bom Gustavo, com esse vídeo eu nao teria Saído de um tênis com bastante amortecimento e teria ido direto pra um minimalista, onde realizava a entrada brusca com o calcanhar e tive várias lesões decorrente disso... como vc falou mudar a técnica é difícil e muuuiito dolorido, porém hj já faço umas rodagens de até 20 25k com o meio pé! ótimo vídeo, o fôlego está de parabéns!!!
programafolego mas no começo quase desisti pois ficava com as panturrilhas doloridas por mais de 5 dias por conta de um treino leve de 4, 5 km, é muito difícil, como quaquele começo em algo diferente, mas vale a pena...venha pra Fortaleza Gustavo, segundo semestre desse ano vai ter uma maratona linda na praia do cumbuco.
parabéns Gustavo show....." lembrando que é sua opinião"....programa fôlego, corrida no ar, canal corredores, André Achar corrida perfeita, assiste e curte quem quer... apoio seu trabalho e assisto a todos....valeu abraços....
Quando mais pontos de vista, mais conhecimento. Se aprende mais no questionamento que na comodidade. E no final a frase é a mesma seja qual for o canal. ESSE É MEU PONTO DE VISTA!
Gostei da argumentação. Acho que a discussão do assunto entre vários canais enriquece o tema. Concordo que cada um de nós é diferente em formato anatomico e biomecânico, e não há apenas uma maneira de se escolher o tênis.
Na minha humilde opinião, ambos canais concordaram que não há estudos conclusivos mostrando que tipo de tênis/técnica de corrida A ou B seria melhor ou pior para se evitar contusões e ter maior desempenho, e que o corredor em questão deve entender, de acordo com a sua adaptação, qual é o melhor tipo de tênis para sua proposta de corrida/pisada, sendo assim todos ganham com as informações prestadas. Algumas vezes lembro de ter visto programas do canal "Irmão" dizer que tem correr com minimalistas e meio pé para ter menor risco de lesão/melhor performance (diferente do que contemporizaram no último vídeo sobre o assunto), mas (se não me engano) lembro d vc ter falado - em outro vídeos - que existiam inúmeros estudos desde a década de 70 que indicam para a necessidade de um calçado com placa de estabilidade para pronadores, logo, acredito q todos somos sucetíveis a equívocos, e, sobretudo, o debate construtivo é sempre bem-vindo, uma pena que seja difícil de ver. Eu particularmente como pronador comecei com um de estabilidade (Adidas Energy Boost 3), comprei um Kayano e depois comecei a estudar e desenvolver minha técnica de corrida, o que me levou a comprar dois New Balances com menos estrutura e drop de 6 mm (Zante e Vazee Pace) e hj corro numa boa com médio pé, inclusive com o Kayano, apesar de cansar mais (devido ao peso). Grande abraço e parabéns pelo trabalho!
puts, a parte do adios matou! haha acho que esse tipo de discussão é válido e saudável. temos o privilégio de ter acesso a muita informação com a internet, mas em compensação se criam cada vez mais formadores de opinião que muitas vezes podem nos influenciar de forma errada. adoro o Fôlego e o CNA, com propostas bem diferentes um do outro, mas quanto a tênis, prefiro Fôlego. nota pra tênis baseado no tamanho de drop, porque na tua opinião um drop alto já merece nota baixa, por exemplo, não tem muita credibilidade. parabéns por continuar se posicionando sem medo de colocar a cara à tapa!
cara, me fala mais sobre esse processo da vibram. O five fingers continua no mercado, vendendo, sendo divulgado, enfim. Acredito que esse processo jurídico adveio de um equívoco na campanha de marketing
Muito bom o vídeo Gustavo, bem informativo. Acho que as dicas do canal irmão e dos outros canais ou de qualquer um, você tem que ponderar as informações e ver o que é melhor para sua biomecânica. Porque toda info e todo conteúdo que possa ajudar ou melhorar o desempenho do corredor e bem vindo, é uma questão de análise. Abraço grande!
Gustavo, cara... Valeu. Velho você é um dos caras que, como posso dizer... indiretamente me ajudou e ajuda ainda, muito nas minhas escolhas... Não vou negar que foi por sua causa, do Sergio Rocha e do Mayco que caí de cabeça na corrida, isso aos 37 anos. Parei de fumar, e tudo, como digo, parei com a porra toda hahah. É isso velho, valeu e continue mesmo, pouta trabalho foda !!!
você é um cara muito sério no que faz e se preocupa muito com o que vai falar pois, sabe que é um formador de opiniões, além de ser muito inteligente também. Continue assim e parabéns pelo ótimo trabalho. É uma pena que não torce para o meu time, mas tudo bem, continuo te assistindo. Um grande abraço.
Gustavo só poderia mostrar o desgaste do seu tênis pra nós, assisti seu vídeo e pintou a curiosidade do desgaste do tênis para supinadores pronadores e neutros
Parabéns Gustavo, nota mil o vídeo!!! E o melhor está na dica para que as pessoas escutem os diversos lados do assunto para, assim, cada um construir sua própria opinião!!! Minha opinião, o grande mal de hoje reside na intolerância somada à falta de vontade de ouvir e pensar!!! Devemos todos melhorar em muito nossa aceitação sobre os pontos de vista diferentes!!! Continue com o excelente conteúdo do canal!!! Abração!!!
Boa noite GustavoVocê é simplesmente FANTASTICO.Escrevo da Maia no Porto e agradeço as suas opiniões.Não paro de ver as suas criticas construtivas do calçado de road running, também gostaria de alguma informação do calçado de trail.Abração e cumprimentos para a Deb.
Parabéns Gustavo pela neutralidade, impacialidade e objetividade no esclarecimento de pontos, por vezes, destoantes e de opiniões diversas. Belo trabalho de pesquisa e de explanação.
Gustavo, primeiramente obrigado pelo vídeo. Mais do que esclarecedor creio que esse diálogo é ótimo para expandir a mente sobre pontos de vista diferentes. Especificamente sobre o drop e passada, minha experiência recente é a seguinte: sempre fui praticante assíduo do futebol e por isso trazia comigo um desgaste acentuado, o qual não me permitia correr com frequência e com qualidade. Mas após algumas pesquisas e testes, apostei na mudança da técnica de corrida com o calcanhar para o meio pé para tentar reduzir os impactos, o que realmente funcionou. Inicialmente foi difícil e ainda dolorido, mas vi que o rendimento era mesmo melhor e o impacto no joelho diminuiu significativamente. Porém ainda senti as dores antigas nas laterais externas do joelho. Foi quando tentei mudar de tênis, e devido a um vídeo seu escolhei o Puma Faas 500 v4. Hoje estou conseguindo correr bem novamente; treinando e me adaptando cada vez mais à nova técnica de corrida, e me adaptei muito bem a um tênis de pisada neutra, mais livre, com menos estrutura e com drop reduzido. No conjunto da obra, penso que todos esses fatores, acrescidos do fortalecimento da musculatura e o descanso devido, ajudaram a diminuir o histórico das lesões e me proporcionaram a oportunidade de voltar a correr com prazer novamente. Obrigado por fazer parte disso meu caro. Grande abraço, fique em paz!
Parabéns pela coragem de colocar a cara pra dar opinião, realmente aparecem umas "verdades" universais que somem rapidamente. Falei hoje com o Ernani sobre isso, que é realmente acreditar numa conspiração lunática pensar que as marcas iriam fazer tênis que elas sabem que não auxiliam em nada, somente pra vender. Diferente de tendências que vêm e vão como os minimalistas (tentei correr com tenis minimalista na trilha, por uma sensação maior do terreno, mas assim como vários outros corredores, a conta veio no final de uma prova de 50km).
fala Gustavao show esse seu video. minha opiniao sobre o assunto de briga com outro canal, isso e uma coisa que os seguidores estao criando e nao vai levar a lugar nenhum. sigo os dois adimiro os dois e tiro minhas conclusoes sobre os assuntos e ponto. continue fazendo esse belo trabalho um abraco. " nao se pode agradar a todos " entao e o que eu sempre falo... VAMO Q VAMO E PONTO FINAL.
Muito bom o vídeo Gustavo! Tive síndrome do trato iliotibial e fiquei 3 meses de molho, só depois que fiz fortalecimento muscular, melhorei a postura de corrida, uso de palmilha ortopédica,muito ALONGAMENTO e passei a correr distâncias maiores com um tênis com maior amortecimento e placa de estabilização . Lembro que cheguei numa loja da adidas e comprei um adizero e nem me perguntaram meu tipo de pisada , na verdade foi do tipo assim, leva esse que é bom pra vc , reclamei no site quanto a dicas de atendimento, hoje corro com o Supernova glide que têm maior amortecimento.
Gustavo, show de bola o vídeo, muito esclarecedor sobre tipos de pisada, eu tenho a pisada supinada, portanto me utilizo de tênis para este tipo de pisada, como o Nimbus 17 que tenho, apesar de estar utilizando, e muito o Adidas Energy Boost, e como ouvi no canal irmão que é de pisada neutra(não sei) só sei que gostei muito , pois bem, as suas conclusões são muito assertivas porque quando corro com tênis para estrutura supinada tenho muito mais firmeza e melhores condições para a minha corrida. Abraço. OBS: Também uso para passeio o All Star e nem sabia o drop dele, agora sei...hahahaha
Vídeo bastante exclarecendor, suas explicações foram bem técnicas e com muito embasamento. Num acho que tênis neutro sirva pra todos os tipos de pisada, pois sou pronador e passei a usar tênis com estabilidade e a melhora foi grandiosa no que diz respeito a evitar algumas lesões, bom pelo menos no meu caso fez a diferença.
Excelente Gustavo! Obrigado pelo vídeo. Suas colocações são sérias e precisam ser respeitadas. Eu mesmo concordo com 100% do que vc diz, pois eu usufruo daquilo que a tecnologia me dá e honestamente, eu quero é mais. Espero que os laboratórios de P&D das grandes marcas sejam bem sucedidos em suas pesquisas!!!
Fiz a reeducação na base da força de vontade. Realmente quando estou mais cansado acabo voltando a pisar com o calcanhar. Mas conforme vou treinando mais, consigo manter a forma por mais tempo. Aí um drop intermediário para mim é ideal. 4 a 6mm fica ótimo. E sobre placa de estabilidade, sinto falta quando não tem. Resumindo, adoro o 1500v2 😆
Muito bom Gustavo. Eu corro de Nimbus e já tentei correr com Drop 0 e senti muito desconforto... realmente, não podemos levar tudo como regra, Drop 0 pode ser bom para alguém mas para mim não foi. Hoje continuo com meu Nimbus para longo e rodagem e para intervalado uso NB Borocay, está dando certo desde ano passado... é um tênis leve e confortável para intervalado e para rodar meu Nimbus de sempre...
Placa de estabilidade faz diferença para mim, muito mais do que quando uso um para pisada neutra. Eu fico lascado, quando corro uma semana com tênis sem placa de estabilidade. Sou pronado e só uso tênis para pronador.
Olá Gustavo, muito bacana o seu trabalho. Você poderia dar t um top 3 de tênis de pisada pronada? Seria muito interessante, pelo tanto de modelo que já calçou. Valeu.
Muito esclarecedor!!!Meu marido sempre correu com tenis neutros, com pisada de calcanhar, correu uma meia maratona com um tenis de pisada com meio pé e lesionou o joelho. Hoje ele corre de tenis de pisada com calcanhar e drop no minimo 6. Abraços seu canal é o melhor sem duvidas Parabéns. Essa é a minha opinião.
Como sempre, muito bom! Eu sempre digo o seguinte: para cada corredor, um tênis! Estudo dos tipos de tênis é fundamental! E de seu corpo, mais ainda! Tudo para sua proteção e longevidade! Com tua ajuda, acertei nos que comprei! Detalhe, todos com características diferentes: Nike Pegasus 33, Mizuno Enigma 6, Hoka One One Clifton 3, New Balance Vazee Pace. Grande abraço!
Muito bom Gustavo !! Placa de estabilidade para quem tem pisada pronada ou supinada é muito necessária !! Já vi muita gente se lesionando por não levar isto em consideração e, achar que tenis neutro serve para qualquer corredor. Parabéns pela clareza e preciosas informações para os corredores !! Abraços !!
Bom, lá atrás qdo era muleque sempre joguei bola ou vôlei sem tênis, pois,, a família era simples e o máximo que tínhamos ou era um rainha ou um Kichute e um belo dia lá estava eu de Mizuno no pé e posso te falar o seguinte: como foi difícil me acostumar com isso, falava p meu técnico que não conseguia correr e muito menos fazer movimentos laterais pois, tinha medo de torcer o pé, ( estava mais alto com o tênis e essa era a impressão que eu tinha). Essa mesma mudança ainda tenho hoje em dia, pois, tbm sou pronador com joelhos em x e pé chato acostumado a drops mais altos e se invento de correr com meu Gobionic em estrada de terra pode ter certeza, minhas hérnias de disco, (4), me lembrarão disso a semana inteira. Cada pessoa é uma pessoa e mudar o que ela está acostumada a fazer é um risco imenso e digo isso por mim, vou continuar com meus tênis altos e com estabilidade, sempre! abcos!
Este é o ponto! Cada pessoa tem necessidades diferente. O que é confortável pra mim, pode não ser pra vc. Mas segundo a teoria de outro canal, vc mesmo com hérnia de disco, tem que correr com tênis baixo. Tênis baixo hoje, não serve pra mim.
Rafael Pin A questão é realmente que, cada pessoa tem que saber o que é bom p ela ou não. As opiniões são boas mas, são pessoais e um GT pode ser maravilhoso p o Gustavo, mas, horrível p o amigo dele ao lado.
Rafael Pin não defendo o outro canal, pelo contrário, sou pronador, corro com drop alto e acho que muitas coisas que eles falam não tem o menor sentido. Ser professor de educação física e a experiência de anos de corrida me ensinaram a separar o joio do trigo.
também no outro canal nao te dizem para mudar, alias, a expressão que usam é sempre "equipe que está a ganhar nao mexe" se está a funcionar, óptimo. É a opiniao deles. só
Como é bom ter alguém como você, com coragem, ousadia e experiência de corrida, sinceridade, e principalmente honestidade para falar de um assunto importante para nós, corredores.
Nota 10 !!
Tirou minhas duvidas muito esclarecedor antes não Corria com tenis com estabilidade sofria muito com lesoes depois dos seus videos comecei a usar tenis com estabilidade e a 1ano não sei o que lesao otimo video Gustavo Abraços continue com esses videos...
Pode deixar!
Show, Gustavo! Opinião clara, bem posta e bastante útil pra formação do conhecimento. Valeu! Parabéns!
Gustavo ótimo vídeo! Valeu! Cada um que assistir esse vídeo ficará mais rico com informações importantes sobre o que foi falado. Para cada um refletir e escolher o que achar melhor para si mesmo. Assim achei. Foi bacana!
Valeu mano!! abs
Gustavo, excelente vídeo! Parabéns pelo seu trabalho sempre muito claro e esclarecedor!
Parabéns, Gustavo! Você fala com propriedade de quem conhece e vivencia, deixando de lado a "achologia".
Énoix!
Gostei do vídeo e para mim foi muito esclarecedor. A quantidade e variedade de informações nos ajudam a tomar as melhores decisões e até formar uma opinião melhor sobre determinado assunto. Valeuuuuu e obrigado
Muito legal o vídeo, Gustavo! Valeu mesmo! Técnico e objetivo! Me ajudou ainda mais a entender sobre o assunto. Não existe o melhor tênis, existe o melhor tênis pra você! Parabéns pelo canal e pela vontade de nos deixar cada vez mais informados sobre o mundo das corridas. Abraço!
Valeu Diego!! Obrigado!! abraço
Olá Gustavo! Meu pitaco! Filme sua corrida em diferentes velocidades! Você verá que sua pisada muda em função dessas velocidades. Veja a construção das sapatilhas de corrida para diferentes tipos de provas. As mais velozes não tem drop. Nas mais longas esse drop aumenta. O toque do calcanhar provoca uma perda de velocidade pois cada passada, com toque a frente do centro de gravidade, vai provocar essa perda e um maior impacto, demandando um maior suporte de amortecimento do tênis. Como vc bem falou as crianças que correm descalças, de chinelo ou de tênis sem amortecimento usam instintivamente o meio pé pois não trotam. Quem corre com pace alto não vai conseguir correr com o meio pé pois isso exigirá um esforço muito grande das panturrilhas para amortecer o impacto. Experimente andar rápido, tipo a 8, 9 kms por hora. Verá que a porrada no calcanhar é maior que trotar na mesma velocidade. A mudança na técnica de corrida do calcanhar para o meio pé passa pelo aumento do pace.
Gustavo parabéns mais uma vez! vídeo com posição clara e com linguagem objetiva...nota 10 !
Fenomenal Gustavo, muito esclarecedor!!!
Ótimo vídeo. Me tirou um caminhão de dúvidas. Valeu!!!
Gustavo, muito bom seu vídeo. Extremamente esclarecedor. Respeito demais o que você fala pela sua história na corrida. Parabéns.
Obrigado, Aline!
Apenas mais um vídeo que comprova porque o Fôlego é o melhor canal de corrida do Brasil.
Informação e qualidade! Parabéns Gustavo!
Continue fazendo vídeos "desmentindo" informações erradas. Isso é ser Verdadeiro com a sua audiência!
Obrigado, brother! Pode deixar! abs
Bicho, valeu a pena ter pedido esse vídeo. Um dos melhores vídeos a respeito de Drop e tipos de pisada. Muito bem explicado e creio de sanou a dúvida de muitos corredores. E vc foi bem enfático em dizer q o tênis não corrige a pisada, mas sim te dar uma estabilidade. Algumas pessoas distorcem suas palavras e não concordo com isso, me o fazer o q?!!!! É aquilo tbm, aí está sua opinião, bem embasada, q por sinal foi excelente. Quem quiser aceitar faz bem, quem não quiser tbm ta no seu direito. Mais uma vez parabéns pelo Canal, manda mais vídeo aí... PJ Runner Petrópolis RJ.
Obrigado, PJ! abs
Cara muito bom o vídeo... Muito obrigado pela tua opinião!
Muito boa as considerações feitas! Parabéns pelo vídeo!
Parabens Gustavo....no debate quem ganha é publico que tem a oportunidade de ver opiniões diversas...
Video técnico e embasado! Defender um ponto de vista sem o mínimo de embasamento, é no mínimo irresponsável e temerário!
Parabéns Gustavo! Show de bola! Conteúdo cada vez melhor!
Vou dar um exemplo simples...
Tenho tendinite no Tendão do calcanhar esquerdo. Sou um corredor pesado.
Até ver seus videos, não entendia nada de Drop, Clipe de contraforte e etc...
Você me deu elementos para que fizesse escolhas inteligentes nas compras dos meus tênis. Acostumei a correr de ultraboost pelo drop alto e principalmente por aquele "rasgo" no contraforte, que livra o tendão. Golaço!
Só colocar um tenis com contraforte duro para sentir a diferença.
Corro melhor graças ao seu conhecimento técnico!
Parabéns irmão!
Gustavo muito bom esse vídeo pois me recordei do início de meus treinos onde não possuía nenhum conhecimento sobre tênis e segui o conselho de minha mãe que corria de Nimbus e comprei o meu.. De início achei fenomenal mas desgastava completamente o solado do tênis já que sou pronador. Minha esposa que é Fisioterapeuta, identificou meu tipo de pisada e me abriu os olhos para correr de forma correta. Passei a usar um Kayano e minha corrida mudou da água pro vinho mesmo o Nimbus sendo um "Landauzao". Abraço cara e continue assim emitindo sempre a sua opinião, pois ela me ajudou a ser um corredor melhor!
Obrigado, cara!! abs
Obrigado Gustavo excelente vídeo. Gosto muito da sua abordagem e a do Enzo que fala para nós que somos a grande maioria que corremos por lazer e que na segunda temos que trabalhar. forte abraço.
Exatamente.. nós .. a maioria absoluta dos corredores..
Massa! Quanto mais opiniões, mais enriquece o assunto. E todos saem ganhando. É mais informação pra gnt fazer escolhas cada vez melhores.
Helder H 👏👏👏
Gustavo, vi toda a celeuma no Facebook sem ter visto o seu vídeo. Sou fã dos dois canais e acho que ambos tem muito mais coisas boas do que eventuais imperfeições.
Para tirar qualquer duvida vi seu vídeo e, na minha opinião não jornalista, o achei absolutamente claro e isento de qualquer possibilidade de ser tachado de vendido, comercial, etc.
Pareceu-me que a pesquisa foi extensamente realizada e em diversas oportunidades você foi bastante claro em dizer que a opinião era sua e que aquilo não constitui a verdade absoluta.
Esta disputa entre influenciadores é rica se a audiência ganha algo, do contrario parece um bate boca sem propósito. Parabéns pelo excelente trabalho, cada dia melhor!!!!!
Obrigado, Tiago.. a celeuma via facebook foi uma ofensa.. proferida por uma pessoa magoada que não aceita opinião divergente.. não mudou em nada minha maneira de pensar e não mudará minha forma de agir
Simples, direto e sincero!!! Valeu Gustavo!!!
Valeu!!
Excelente! Definitivo! ...bom trabalho cara !!!!!
Noix!
o áudio esta só de um lado pra mim, grande vídeo
Aconteceu o mesmo comigo
Daniel Slob cmg tb
Daniel Slob erro meu!
Pramim também 😳 quase quebrei o fone 😬😂😂😂
Salve Gustavo!
Não sou profissional da área da saúde e nem de educação física, apenas um corredor de longa data.
Lembro-me que na década de 80, a teoria da pisada era a do mata-borrão,em que o ataque era feito pelo calcanhar, indo para a ponta do pé, depois passamos para os minimalistas (final da década de 90/inicio 2000) e agora, para o mundo ideal (que existe só na ideia) temos a pisada do meio pé.
Diante de tantas mudanças e inovações podemos concluir que a grande regra é que não existe regra, vale a individualidade.
Parabéns pela matéria e, como sempre, pela sua qualidade e conteúdo.
abs.
Valeu!!!!
Por este video o Folego mostra toda a sua credibilidade, com embasamento técnico e opiniao pessoal... Gustavo obrigado pelo vídeo... Corro a alguns anos, entretanto, apenas ano passado comecei a fazer provas... Quanto ao drop confesso que nao entendia o porque das diferenças de tamanho, so sabia que pra mim o ideal seria entre 6 e 12 mm... Comecei correndo com o Cumulus, isto em 2011... Hoje em dia uso Vomero e o Pegasus... Agradeço cada ensinamento e também os comentários... Vejo que és um excelente apresentador e jornalista... Vida longa a todos nos corredores, grande abraço
Obrigado Leandro! Valeu meu amigo! grande abraço
Pô Gustavo, muito bom o vídeo, muito esclarecedor. Legal expor suas opiniões, muito embasadas por sinal. Mas o legal mesmo é que cada um tem sua linha, suas diretrizes. Cabe a nós receber informações e filtrar o que nos é conveniente. Grande abraço e continue assim!
Como tudo na vida
Fala meu brother, sempre muito honesto em suas abordagens parabéns pela honestidade no que faz, cara muito obrigado por sua colaboração em nos ofertar tantas informações de forma clara e direta.
Valeu meu camarada!!!
Boa Gustavo,muito bom o vídeo .
Me abriu a mente,pensava de uma forma completamente diferente
Que bom.. excelente contribuir para uma nova visão
Excelente vídeo, Parabéns. Eu sempre corri com tenis com 10 ou 12mm de DROP, Nimbus é um exemplo. Até que resolvi comprar um Skechers Gorun Ride 4. Achei o tenis sensacional, mesmo tento 4mm de DROP. Foi aí que eu resolvi comprar um Boracay V2 da NB, também com 4mm de DROP e simplesmente não me adaptei. A tecnologia Mstrike fez uma diferença enorme na minha adaptação com tenis de drop mais reduzido. Por isso que concordo com vc, cada caso é um caso... O que serve para alguns, não serve para outros. Abraço.
Exato!
baaahhh Gustavo, concordo contigo ...cara ! corro melhor com placa de estabilidade ou no mínimo com mais suporte e com drop mais alto , já tive problemas com tênis de drop baixo, já tive fascinante e foi uma Merda quase um ano parado poque fui nessa onda do minimalismo. Hoje corro com os tênis com mais suporte e estou ótimo. Agora vou te dizer uma coisa...Gustavo tu já fez inúmeras maratonas e ultramaratonas , quero ver alguém fazer isso com tênis minimalista, é só com muito treino ... kkkkk
Sem "puxasaquismo ", colocou muito bem e explicou bem, e tu tem propriedade para isso, tem experiência, tem KMS rodados, tu não fez uma ou duas maratonas no ano, fez mais de dez e com calçados q te deram algum suporte e segurança. Isso mostra que realmente as empresas estão gastando em estudos para priorizar a segurança, conforto e estabilidade do corredor. A empresa quer q o corredor corra cada vez mais e melhor, com certeza.
espetacular Gustavo, vídeo ótimo . .. abração
Valeu Jeff.. acredito que correr muito com vários modelos me deixou meio que calejado para os tipos de calçado.. mas certamente me deu mais experiência do que a maioria das pessoas tem acesso.. valeu!!
Gustavo..esclarecimento top.gostei muito...agora eu tirei a minha dúvida sobre pisada e drop...forte abraço...
Valeu parceiro! abs
muito bom esse vídeo Gustavo ., Me ajudou muito... obrigado
Mto bom Gustavo!!! Isso é verdade, cada produto atende um tipo de pessoa.
aaaaa programa folego...mais um video Top. Gustavo obrigado pela opiniao e dicas.
Valeuuu
corro a 3 anos e minha pronação é severa, no Primeiro ano corria com tênis neutros e sofria demais com dores, principalmente na lombar, depois que comecei a correr com tênis com placa, as dores pararam... me adaptei muito bem... muito bom o Vídeo!
Cada um é cada um.. como disse no vídeo.. valeu! abs
Você fala com placa de estabilidade ou com placa de carbono?
Show Gustavo! Curto cada vez mais o Folego e o "Canal Irmão" e desejo um ótimo 2017 para vocês!
O que seria de um sem o outro..???
Bacana ouvir suas opiniões Gustavo. Achar o tênis que melhor te atende é uma tarefa muito pessoal mesmo. Quanto às opiniões divergirem sobre o assunto, acho muito natural. Penso apenas que as pessoas que colocam seus comentários visando alimentar qualquer tipo de disputa estão andando na contramão do propósito dos canais que tratam do assunto. Cada um é livre para assistir e usufruir do que achar válido.
Show! Muito legal, Acho que era esse perfil que todos esperavam! ficou top! parabéns!
Parabéns Gustavo.
ótimo conteúdo...
trabalho jornalístico da melhor qualidade!
Obrigado brother!
Gustavão parabens pelo canal e por todos os vídeos que tem postado, como corredor amador sua dicas e pontos de vistas são muito importantes para que eu posso seguir uma linha ou outra de corrida, continue esse profissional que você é. Ainda nos encontramos trilhas por aí abraço da família Diniz Runners
Valeu Danillo! Será um prazer, mano! abs
Realmente é o melhor programa que trata do universo da corrida! Parabéns!
Valeu pela sua opinião Gustavo! Abs
Valeu!
Baita vídeo Gustavo. Mais uma vez está de parabéns pela pesquisa e clareza na transmissão da informação. Eu estou tentando mudar minha passada para médio pé e confesso que é um processo dolorido e que eventualmente volto a pisar com o calcanhar, como falaste. Também, estou acostumado e prefiro correr com tênis mais amortecedor e quero ver se minha próxima aquisição seja um tênis entre 6 a 8mm de drop. Corri até hoje somente com 10mm. Parabéns, mais uma vez, pela ética e sinceridade. Grande abraço.
Boa Jeson!! Obrigado, cara! abs
Gustavo adoro sua sinceridade! Vejo seu testamos justamente para procurar produtos que se adequem ao meu perfil. Depois que torci o joelho ano passado ficou um pouco mais complicado, pq ninguém tem a mesma situação física que eu e a busca agora é só minha mesmo. Ditar regras não existe. Somos amadores e conforto é primordial, afinal no dia seguinte todo mundo tem seu trabalho pra dar conta e dor por companhia não quero. Valeu.
Valeu Priscila!! é isso.. conforto é primordial!
Muito bom o vídeo. Em tudo que você falou, Gustavo, a individualidade biológica é a maior influencia. Eu tive facilidade de mudar minha técnica de corrida e hoje faço a aterrissagem com médio pé. Prefiro, sim, os calçados com drop "sub 6". Mas, tudo que você falou, baseado em sua pesquisa entre as diversas fontes que citou, não pode ser deixado de lado. Só acho uma pena o mercado nacional não ter dado espaço ao minimalismo,uma vez que vejo que o mercado americano ainda tem um bom espaço para o mesmo. Pesquisando achei até algumas marcas que eu não conhecia, como a Merrel e a Newton Running. A New Balance ainda mantém seus modelos minimalistas por lá também e, salvo engano, a FiveFingers ainda tem bastante força lá. Se eu estiver errado, me corrija, por gentileza. Quanto mais informação, melhor.
No mais, parabéns pelo vídeo.
Excelentes informações e pontos de vista.No meu caso eu consegui através de aducativos e treinos, melhorar minha técnica de corrida.Agora espero poder manter quando tiver condições de correr uma ultra.
Pois é... aí que mora o perigo!
Gustavo, muito bem colocado. O positivo em alguém que vai treinar a técnica de corrida é que ele vai fortalecer um outro fundamento. Para mim a corrida é formada de diversos fundamentos: grama, areia, esteira, ladeira, morro, descalço e por aí vai. Tudo concorre para a formação do corredor completo.
Concordo!! E quanto mais plataformas, mais preparada a sua musculatura estará!
Excelente vídeo Gustavo, afinal nenhum corredor é igual o outro, assim como os tênis também não são !
Um ponto positivo e que acho interessante é o projeto da RunBase da Adidas, onde podemos "experimentar" o tênis (fazer test Drive) antes de compra-los. Acredito que a Adidas saiu na frente das concorrentes por esse motivo. Frequentei a RunBase SP algumas vezes e experimentei 4 pares diferentes, após encontrar o meu favorito, realizei a compra de 2 pares pelo site da própria Adidas. Se outras marcas oferecessem o mesmo serviço, eu poderia ter comprado qualquer tênis de qualquer outra marca que me agradasse.
Concordo 100%
Canal ótimo, sempre me ajudou muito nas escolhas de tênis! Espero que cresça cada vez mais!
Obrigado!!!
Parabéns pelo video Gustavo! Muito sincero e esclarecedor. Obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiências 😃 Continue assim!
Valeu Ilana!
Gostei da sua explicação Gustavo. Valeu o toque !
Ótimo vídeo, trabalho em uma loja de tênis esportivos e os vídeos do testamos complementam muito bem os treinamentos que passamos para os vendedores! Particularmente gosto muito da maneira que vc passa as coisas. Muito claro e simples , mesmo deixando bem claro que essa é a sua opinião, acho o seu feedback sobre os tênis de corrida muito interessante. Parabéns Gustavo.
Obrigado Luana.. bacana poder ajudar!
Gustavo, mais uma vez está de parabéns!! Foi o que eu disse quando vc perguntou sobre fazer um vídeo específico sobre esse tema. Temos que ter conhecimento sobre o esporte a qual praticamos!!
Nesse tempo, desde a meia do rio que estou acompanhando o Fôlego adquiri muito conhecimento e embasamento para poder debater e até opinar sobre esses assuntos abordados hj nesse vídeo!! Obrigado por todo conhecimento que estou adquirindo e sucesso sempre!!
A mudança na técnica creio ser possível pois como falei ela se ajusta à sua velocidade e também porque é o resultado de sua formação óssea e muscular, bem como da programação dentro da sua cabeça, como vc disse, de como seus músculos serão ativados. A parte óssea dificilmente se altera. A não ser com cirurgia. A muscular e facial pode ser modificada com fortalecimento e alongamentos. A cabeça vc consegue, junto com as anteriores, com exercícios educativos, que não precisam necessariamente ser ministrados por um físio. A repetição desses exercícios provocará uma reprogramação no seu sistema neuromotor e sem perceber passará a executar movimentos de forma diferente. Abração e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
Mano, esta rincha entre RUclipsrs já deu. Tá parecendo briga de ex namorados.
Está tornando demasiado óbvio e começa a ser ridículo. Para ambos!
O pior é que tirando os excessos eles estão falando as mesmas coisas: melhore a técnica, os tênis certo é questão de opinião, experiência e conforto... Dá pra entender a preocupação deles... TRÉGUA!!!! kkkk
Denny Bevilaqua Qual é esse "canal irmão" que eu vejo ele falar?!??
"Irmão"?
Corrida no Ar. Andam sempre a responder um ao outro, já não ha paciência.
Concordo. Não agrega em nada. Creio que como dois profissionais que vivem disto, deveriam encerrar as provocações e buscar o melhor para seus respectivos canais de comunicação. Ainda mais, estrategicamente como são os dois canais mais estruturados, perdem em não buscarem sinergias. Não está legal....
Muito bom o vídeo. Caraca, super didático.
Minha pisada é supinada mas comecei usar o kenya racer 3 da fila. Gostei, mas como disse à uma amiga corredora, talvez eu não esteja acostumado a um padrão de tênis mais direcionado à minha pisada.
De qualquer forma o vídeo tirou algumas neuras da minha cabeça, principalmente em saber que em uma prova longa, nos km finais o vício da pisada natural volta a aparecer.
Valeu, Gustavo!
Obrigado amigo!!
Parabéns Gustavo.
Sem dúvidas esse é o melhor vídeo na internet sobre o assunto .
👏👏👏👏👏
Gustavo, excelente vídeo! Gostei muito das suas considerações, assisto aos outros canais tbm e não achei nada ofensivo ou algo do genero, apenas uma opinião sincera e responsável da sua parte!! Parabéns pelo corredor que é pelo, modo jornalístico de abordar os assuntos!
Obrigado, parceiro! abs
muito bom Gustavo, com esse vídeo eu nao teria Saído de um tênis com bastante amortecimento e teria ido direto pra um minimalista, onde realizava a entrada brusca com o calcanhar e tive várias lesões decorrente disso... como vc falou mudar a técnica é difícil e muuuiito dolorido, porém hj já faço umas rodagens de até 20 25k com o meio pé! ótimo vídeo, o fôlego está de parabéns!!!
excelente!!! Se conseguiu se reeducar, melhor pra vc!!! está no caminho!!
programafolego mas no começo quase desisti pois ficava com as panturrilhas doloridas por mais de 5 dias por conta de um treino leve de 4, 5 km, é muito difícil, como quaquele começo em algo diferente, mas vale a pena...venha pra Fortaleza Gustavo, segundo semestre desse ano vai ter uma maratona linda na praia do cumbuco.
Legal, gostei de sua opinião. Como você falou, cada um tire suas conclusões e forme sua idéia.
O princípio de qq teoria!!
Excelente vídeo. Este canal é super esclarecedor.
Valeu!!
parabéns Gustavo show....." lembrando que é sua opinião"....programa fôlego, corrida no ar, canal corredores, André Achar corrida perfeita, assiste e curte quem quer... apoio seu trabalho e assisto a todos....valeu abraços....
É meu dever de casa assistir a todos eles.. e tb me posicionar..
Quando mais pontos de vista, mais conhecimento. Se aprende mais no questionamento que na comodidade. E no final a frase é a mesma seja qual for o canal. ESSE É MEU PONTO DE VISTA!
Exatamente!
Grande, Show de bola o vídeo. Falou tudo, sem mais nada a dizer. Forte abraço e SUCESSO, Kleber Panno, Rio de Janeiro
Valeu!!
Gostei da argumentação. Acho que a discussão do assunto entre vários canais enriquece o tema. Concordo que cada um de nós é diferente em formato anatomico e biomecânico, e não há apenas uma maneira de se escolher o tênis.
isso!
muito bom vídeo Gustavo abraço é nois
Na minha humilde opinião, ambos canais concordaram que não há estudos conclusivos mostrando que tipo de tênis/técnica de corrida A ou B seria melhor ou pior para se evitar contusões e ter maior desempenho, e que o corredor em questão deve entender, de acordo com a sua adaptação, qual é o melhor tipo de tênis para sua proposta de corrida/pisada, sendo assim todos ganham com as informações prestadas. Algumas vezes lembro de ter visto programas do canal "Irmão" dizer que tem correr com minimalistas e meio pé para ter menor risco de lesão/melhor performance (diferente do que contemporizaram no último vídeo sobre o assunto), mas (se não me engano) lembro d vc ter falado - em outro vídeos - que existiam inúmeros estudos desde a década de 70 que indicam para a necessidade de um calçado com placa de estabilidade para pronadores, logo, acredito q todos somos sucetíveis a equívocos, e, sobretudo, o debate construtivo é sempre bem-vindo, uma pena que seja difícil de ver. Eu particularmente como pronador comecei com um de estabilidade (Adidas Energy Boost 3), comprei um Kayano e depois comecei a estudar e desenvolver minha técnica de corrida, o que me levou a comprar dois New Balances com menos estrutura e drop de 6 mm (Zante e Vazee Pace) e hj corro numa boa com médio pé, inclusive com o Kayano, apesar de cansar mais (devido ao peso). Grande abraço e parabéns pelo trabalho!
puts, a parte do adios matou! haha acho que esse tipo de discussão é válido e saudável. temos o privilégio de ter acesso a muita informação com a internet, mas em compensação se criam cada vez mais formadores de opinião que muitas vezes podem nos influenciar de forma errada. adoro o Fôlego e o CNA, com propostas bem diferentes um do outro, mas quanto a tênis, prefiro Fôlego. nota pra tênis baseado no tamanho de drop, porque na tua opinião um drop alto já merece nota baixa, por exemplo, não tem muita credibilidade. parabéns por continuar se posicionando sem medo de colocar a cara à tapa!
Valeu! só tenho medo de passar fome.. o resto.. não
Curti o vídeo, foi franco, direto, deu sua opinião e não quis impor ela a ninguém.
Valeu amigo!
cara, me fala mais sobre esse processo da vibram. O five fingers continua no mercado, vendendo, sendo divulgado, enfim. Acredito que esse processo jurídico adveio de um equívoco na campanha de marketing
Sim com certeza.. o MKT dizia que ele minimizava o risco de lesão..
Muito bom o vídeo Gustavo, bem informativo. Acho que as dicas do canal irmão e dos outros canais ou de qualquer um, você tem que ponderar as informações e ver o que é melhor para sua biomecânica. Porque toda info e todo conteúdo que possa ajudar ou melhorar o desempenho do corredor e bem vindo, é uma questão de análise. Abraço grande!
Concordo 100%.., e que existam mais canais irmãos!
muito bom o vídeo de hoje!
Gustavo, cara... Valeu.
Velho você é um dos caras que, como posso dizer... indiretamente me ajudou e ajuda ainda, muito nas minhas escolhas... Não vou negar que foi por sua causa, do Sergio Rocha e do Mayco que caí de cabeça na corrida, isso aos 37 anos. Parei de fumar, e tudo, como digo, parei com a porra toda hahah. É isso velho, valeu e continue mesmo, pouta trabalho foda !!!
você é um cara muito sério no que faz e se preocupa muito com o que vai falar pois, sabe que é um formador de opiniões, além de ser muito inteligente também. Continue assim e parabéns pelo ótimo trabalho. É uma pena que não torce para o meu time, mas tudo bem, continuo te assistindo. Um grande abraço.
Vai Corinthia!!!
Gustavo só poderia mostrar o desgaste do seu tênis pra nós, assisti seu vídeo e pintou a curiosidade do desgaste do tênis para supinadores pronadores e neutros
Meus tênis não se desgastam.. não dá tempo..
Parabéns Gustavo, nota mil o vídeo!!! E o melhor está na dica para que as pessoas escutem os diversos lados do assunto para, assim, cada um construir sua própria opinião!!! Minha opinião, o grande mal de hoje reside na intolerância somada à falta de vontade de ouvir e pensar!!! Devemos todos melhorar em muito nossa aceitação sobre os pontos de vista diferentes!!! Continue com o excelente conteúdo do canal!!! Abração!!!
Valeu Rafael.. se todo mundo pensasse assim e ouvisse o conteúdo, sem pensar no que está periférico.. seria muito melhor
Boa noite GustavoVocê é simplesmente FANTASTICO.Escrevo da Maia no Porto e agradeço as suas opiniões.Não paro de ver as suas criticas construtivas do calçado de road running, também gostaria de alguma informação do calçado de trail.Abração e cumprimentos para a Deb.
Parabéns Gustavo pela neutralidade, impacialidade e objetividade no esclarecimento de pontos, por vezes, destoantes e de opiniões diversas. Belo trabalho de pesquisa e de explanação.
Gustavo, primeiramente obrigado pelo vídeo. Mais do que esclarecedor creio que esse diálogo é ótimo para expandir a mente sobre pontos de vista diferentes.
Especificamente sobre o drop e passada, minha experiência recente é a seguinte: sempre fui praticante assíduo do futebol e por isso trazia comigo um desgaste acentuado, o qual não me permitia correr com frequência e com qualidade. Mas após algumas pesquisas e testes, apostei na mudança da técnica de corrida com o calcanhar para o meio pé para tentar reduzir os impactos, o que realmente funcionou. Inicialmente foi difícil e ainda dolorido, mas vi que o rendimento era mesmo melhor e o impacto no joelho diminuiu significativamente. Porém ainda senti as dores antigas nas laterais externas do joelho. Foi quando tentei mudar de tênis, e devido a um vídeo seu escolhei o Puma Faas 500 v4. Hoje estou conseguindo correr bem novamente; treinando e me adaptando cada vez mais à nova técnica de corrida, e me adaptei muito bem a um tênis de pisada neutra, mais livre, com menos estrutura e com drop reduzido.
No conjunto da obra, penso que todos esses fatores, acrescidos do fortalecimento da musculatura e o descanso devido, ajudaram a diminuir o histórico das lesões e me proporcionaram a oportunidade de voltar a correr com prazer novamente.
Obrigado por fazer parte disso meu caro. Grande abraço, fique em paz!
Valeu Diogo!! Principalmente o fortalecimento.. muito importante! abs
excelente comentário. o gustavo tem razão. o tênis é muito pessoal. o que é bom para um pode corredor não ser bom para outro.
Isso!!
Parabéns pela coragem de colocar a cara pra dar opinião, realmente aparecem umas "verdades" universais que somem rapidamente. Falei hoje com o Ernani sobre isso, que é realmente acreditar numa conspiração lunática pensar que as marcas iriam fazer tênis que elas sabem que não auxiliam em nada, somente pra vender. Diferente de tendências que vêm e vão como os minimalistas (tentei correr com tenis minimalista na trilha, por uma sensação maior do terreno, mas assim como vários outros corredores, a conta veio no final de uma prova de 50km).
Pois é.. alguém lança a ideia e de repente vira uma verdade incontestável..
fala Gustavao show esse seu video.
minha opiniao sobre o assunto de briga com outro canal, isso e uma coisa que os seguidores estao criando e nao vai levar a lugar nenhum.
sigo os dois adimiro os dois e tiro minhas conclusoes sobre os assuntos e ponto.
continue fazendo esse belo trabalho um abraco.
" nao se pode agradar a todos "
entao e o que eu sempre falo... VAMO Q VAMO E PONTO FINAL.
Não tem briga.. tem opiniões divergentes .. só isso
sei disso amigo Gustavo... estou falando dos comentarios que os seguidores escrevem.
Alexandre Correa mas o Fôlego nunca faz vídeo concordando ! Já deu!! Treta de You Tubers na corrida não precisa, parece caça de click/views
Jorge Paulo Oliveira vc leu todos os comentarios ? meu post foi em cima do que li somente isso.
Muito bom o vídeo Gustavo! Tive síndrome do trato iliotibial e fiquei 3 meses de molho, só depois que fiz fortalecimento muscular, melhorei a postura de corrida, uso de palmilha ortopédica,muito ALONGAMENTO e passei a correr distâncias maiores com um tênis com maior amortecimento e placa de estabilização . Lembro que cheguei numa loja da adidas e comprei um adizero e nem me perguntaram meu tipo de pisada , na verdade foi do tipo assim, leva esse que é bom pra vc , reclamei no site quanto a dicas de atendimento, hoje corro com o Supernova glide que têm maior amortecimento.
Outra coisa que não abordei.. palmilha pode ser uma boa sim!!!! sempre que necessária
Cara, eu sou pronado, porém prefiro o Saucony Ride do que Saucony Guide ISO, pois os de estabilidade lascam com o meu clacanêo.
AllStar, kkk, leu minha mente! Muito bom o vídeo! Parabéns!
Gustavo, show de bola o vídeo, muito esclarecedor sobre tipos de pisada, eu tenho a pisada supinada, portanto me utilizo de tênis para este tipo de pisada, como o Nimbus 17 que tenho, apesar de estar utilizando, e muito o Adidas Energy Boost, e como ouvi no canal irmão que é de pisada neutra(não sei) só sei que gostei muito , pois bem, as suas conclusões são muito assertivas porque quando corro com tênis para estrutura supinada tenho muito mais firmeza e melhores condições para a minha corrida. Abraço.
OBS: Também uso para passeio o All Star e nem sabia o drop dele, agora sei...hahahaha
All Star sempre!!!
Vídeo bastante exclarecendor, suas explicações foram bem técnicas e com muito embasamento. Num acho que tênis neutro sirva pra todos os tipos de pisada, pois sou pronador e passei a usar tênis com estabilidade e a melhora foi grandiosa no que diz respeito a evitar algumas lesões, bom pelo menos no meu caso fez a diferença.
Excelente criar uma opinião embasada na experiência!
Excelente Gustavo! Obrigado pelo vídeo. Suas colocações são sérias e precisam ser respeitadas. Eu mesmo concordo com 100% do que vc diz, pois eu usufruo daquilo que a tecnologia me dá e honestamente, eu quero é mais. Espero que os laboratórios de P&D das grandes marcas sejam bem sucedidos em suas pesquisas!!!
Pois é.. valeu brother! abs
Fiz a reeducação na base da força de vontade. Realmente quando estou mais cansado acabo voltando a pisar com o calcanhar. Mas conforme vou treinando mais, consigo manter a forma por mais tempo. Aí um drop intermediário para mim é ideal. 4 a 6mm fica ótimo.
E sobre placa de estabilidade, sinto falta quando não tem.
Resumindo, adoro o 1500v2 😆
Muito bom Gustavo. Eu corro de Nimbus e já tentei correr com Drop 0 e senti muito desconforto... realmente, não podemos levar tudo como regra, Drop 0 pode ser bom para alguém mas para mim não foi. Hoje continuo com meu Nimbus para longo e rodagem e para intervalado uso NB Borocay, está dando certo desde ano passado... é um tênis leve e confortável para intervalado e para rodar meu Nimbus de sempre...
é a tampa da sua panela.. então fechou!
Placa de estabilidade faz diferença para mim, muito mais do que quando uso um para pisada neutra. Eu fico lascado, quando corro uma semana com tênis sem placa de estabilidade. Sou pronado e só uso tênis para pronador.
Olá Gustavo, muito bacana o seu trabalho. Você poderia dar t um top 3 de tênis de pisada pronada? Seria muito interessante, pelo tanto de modelo que já calçou. Valeu.
Muito esclarecedor!!!Meu marido sempre correu com tenis neutros, com pisada de calcanhar, correu uma meia maratona com um tenis de pisada com meio pé e lesionou o joelho. Hoje ele corre de tenis de pisada com calcanhar e drop no minimo 6. Abraços seu canal é o melhor sem duvidas Parabéns. Essa é a minha opinião.
feliz em poder te ajudar! Obrigado Marli! bjs
Como sempre, muito bom! Eu sempre digo o seguinte: para cada corredor, um tênis! Estudo dos tipos de tênis é fundamental! E de seu corpo, mais ainda! Tudo para sua proteção e longevidade! Com tua ajuda, acertei nos que comprei! Detalhe, todos com características diferentes: Nike Pegasus 33, Mizuno Enigma 6, Hoka One One Clifton 3, New Balance Vazee Pace. Grande abraço!
Boa Zé!! énoix!
Só falta um Skechers Gorun Ultra Road preto!
Muito bom Gustavo !! Placa de estabilidade para quem tem pisada pronada ou supinada é muito necessária !! Já vi muita gente se lesionando por não levar isto em consideração e, achar que tenis neutro serve para qualquer corredor. Parabéns pela clareza e preciosas informações para os corredores !! Abraços !!
Abraços
Bom, lá atrás qdo era muleque sempre joguei bola ou vôlei sem tênis, pois,, a família era simples e o máximo que tínhamos ou era um rainha ou um Kichute e um belo dia lá estava eu de Mizuno no pé e posso te falar o seguinte: como foi difícil me acostumar com isso, falava p meu técnico que não conseguia correr e muito menos fazer movimentos laterais pois, tinha medo de torcer o pé, ( estava mais alto com o tênis e essa era a impressão que eu tinha). Essa mesma mudança ainda tenho hoje em dia, pois, tbm sou pronador com joelhos em x e pé chato acostumado a drops mais altos e se invento de correr com meu Gobionic em estrada de terra pode ter certeza, minhas hérnias de disco, (4), me lembrarão disso a semana inteira. Cada pessoa é uma pessoa e mudar o que ela está acostumada a fazer é um risco imenso e digo isso por mim, vou continuar com meus tênis altos e com estabilidade, sempre! abcos!
Este é o ponto! Cada pessoa tem necessidades diferente. O que é confortável pra mim, pode não ser pra vc. Mas segundo a teoria de outro canal, vc mesmo com hérnia de disco, tem que correr com tênis baixo. Tênis baixo hoje, não serve pra mim.
Rafael Pin A questão é realmente que, cada pessoa tem que saber o que é bom p ela ou não. As opiniões são boas mas, são pessoais e um GT pode ser maravilhoso p o Gustavo, mas, horrível p o amigo dele ao lado.
Kleber Mazzini exato! Por isso citei o GT, mas segundo o outro canal eu não deveria usarmos tênis que eu uso, porque ele é pra pronador.
Rafael Pin não defendo o outro canal, pelo contrário, sou pronador, corro com drop alto e acho que muitas coisas que eles falam não tem o menor sentido. Ser professor de educação física e a experiência de anos de corrida me ensinaram a separar o joio do trigo.
também no outro canal nao te dizem para mudar, alias, a expressão que usam é sempre "equipe que está a ganhar nao mexe"
se está a funcionar, óptimo.
É a opiniao deles. só
Muito bom o seu comentário, parabéns.