Olá, Ricardo! Grato pela visita e pelo comentário! Realmente, quando aprendemos sobre o EVA, passamos a compreender se investimentos aqui ou ali são rentáveis ou não. Hoje o CDI está a 13,15% ao ano. Qualquer investimento ou dividendos de empresa que remuneram menos que isso não são atrativos. Sucesso!!
@@ProfessorQuintino, professor, refletindo sobre a definição do percentual do capital de terceiros (passivo), percebo ser algo imensurável, haja vista outras naturezas de financiamente existentente no passivo além de empréstimos e finamciamentos. O que o sr acha?
@@ricardosobral2301 O percentual do capital de terceiros é um número resultante de um cálculo. Na verdade, é mensurável. O que não é proprio é de terceiros. Pode ser um capital de terceiros de varias fontes e com vários prazos de vencimento. Uma análise detalhada permite descobrir a qualidade deste capital de terceiros, em função de ser dívidas de curto ou de longo prazo.
Mais uma excelente aula, Prof. Quintino. Mas solicito esclarecer de onde retiro a informação ou como calculo a taxa de juros do capital de terceiros (que no exemplo do video foi de 12%). Grato.
Olá, Claudinei! Grato pelo retorno! Para calcular a taxa de juros referente ao capital de terceiros, você pode: - fazer uma média ponderada dos contratos de empréstimos e financiamentos tomados dos bancos ou - no balanço patrimonial, ver o total dos financiementos e empréstimos, e na DRE, o valor das despesas financeiras e ver qual a proporção destas despesas no total dos emprestimos (BP). Neste último caso, por exemplo, o valor médio dos empréstimos no ano foi de 650.000 (BP) e a DRE acusou uma despesa financeira de 104.000. Dividindo 104.000 por 650.000, você encontra 0,16 ou 16%. Quer dizer que o custo médio destes empréstimos é de 16%. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Professor, é possível encontrar uma métrica percentual em relação ao EVA ao invés de um valor absoluto? Eu calculo o EVA como sendo NOPAT - (Debt + Equity) x Wacc. Se eu quisesse puxar isso para dados percentuais para comparar com outros projetos, há algum sentido? Tem alguma sugestão? Pensei em relacionar o EVA/PL ou EVA/Valor da Firma
OI, Lucas! Grato pela visita! Sua ideia é muito interessante. É possível encontrar métricas percentuais em relação ao EVA, e elas podem ser muito úteis para comparar projetos e empresas. O EVA/PL: Mostra o retorno que a empresa está gerando sobre o capital próprio dos seus acionistas. O EVA/Valor da Firma: Mostra o retorno que a empresa está gerando sobre o capital total (próprio e de terceiros). Estas suas duas relações podem permitir a comparação entre empresas com diferentes estruturas de capital. Sucesso!!
Uma duvida, o valor que deveri ser utilizado para o calculo do wacc nao sera o Ebit? Pois o lucro líquido ja descontou o pagto de juros de empréstimo, entao ele nao pagaria isso novamente, so pagaria os acionistas.
Olá, Higor! Grato pela visita! O WACC considera os dados do balanço patrimonial para mostrar a estrutura de capital de uma empresa e qual deverá ser o percentual do retorno do lucro líquido em relação vendas para arcar as obrigações de retorno face às exigências do capital própio e aao pagamento dos juros aos credores. Por considerar dos dados do balanço patrimonial, ainda não entrou no lucro do exercício representado na DRE. Ao se calcular o EVA, multiplicandoo lucro líquido pelo WACC realmente este lucro líquido já estaria considerando o valor pago de juros para remuneração do capital de terceiros. Neste caso, seria um resultado mais preciso, considerar não o lucro líquido, mas o lucro operacional antes dos juros e dos tributos. A escolha entre lucro operacional e lucro líquido (LAIR) irá depender dos objetivos da análise. Se o foco for na eficiência operacional ou se a empresa tiver um alto nível de dívida, o EBIT pode ser mais adequado e relevante. Se o foco for na lucratividade geral, o Lucro Líquido pode ser mais adequado. Depois dê um retorno sobre este entendimento!
@@ProfessorQuintino, muito obrigado pela resposta, muito esclarecedora. Aqui na empresa onde trabalho o valor do endividamento é alto, então é mais correto eu analisar pelo então. Mas vou fazer as duas maneiras. Grato mais uma vez!!
Professor, no exemplo o custo de capital de terceiro esta maior do que o dos acionista, nao deveria ser ao contrario? Ja que na pratica, voce nao vai conseguir tomar um emprestimo a CDI + 0, sera sempre CDI + 2, por exemplo. Entao o custo de capital de terceiros nao seria maior?
Olá, Gustavo! Grato pela visita!! Na realidade, sobre um ser maior que o outro ou vive-versa, não é uma regra rígida. Tudo dependerá do grau de endividamento da empresa e do risco envolvido na operação de financiamento por parte dos bancos ou na capacidade da empresa de pagar dividendos. Na prática, a relação entre o custo de capital próprio e o custo de capital de terceiros pode variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo o grau de endividamento da empresa, o perfil de risco percebido pelos credores e acionistas, as condições do mercado financeiro e a capacidade da empresa de gerar lucros e pagar dividendos. O custo de capital próprio tende a ser influenciado pela percepção de risco pelos acionistas, que podem exigir um retorno maior para compensar o risco associado ao investimento em ações. Por outro lado, o custo de capital de terceiros está relacionado às taxas de juros e às condições do mercado de crédito, que podem variar com base na classificação de crédito da empresa, na oferta e demanda por crédito e em outros fatores econômicos. Sucesso!!
Professor, boa noite. Fiquei em dúvida em uma questão, por mais simples que seja mas fiquei meio perdido. Ebit = 429 Juros = 126 I.R = 103 LL = 200 Ativo total = 2800 Wacc = 0.12% Qual o EVA? Como resolveria essa questão?
Olá, Alexandre! Grato pela visita! O EBIT é igual ao lucro antes impostos e juros. O lucro líquido é o EBIT menos os juros os tributos. A conta dá bem certo. LL = EBIT - IR - Juros = 200 O EVA ė o valor que ultrapassar a múltiplicação do total aplicado (neste caso, o total do ativo) pelo WACC. Então, o valor limite para ter EVA = 2800 * 12% = 336 Como este valor limite não foi atingido, quer dizer que embora a empresa tenha tido lucro (200) , este lucro não agregou valor aos sócios. Se o lucro liquido tivesse sido 337, por exemplo, o EVA seria 1. Observe que os juros pagos pela empresa representam mais da metade dos lucros. Significa que a empresa contratou muitos empréstimos e a empresa deverá ter um lucro superior a 336 para, realmente, gerar valor para os sócios. Depois dê um retorno se o raciocínio está certo e sobre seu entendimento. Esta resposta foi uma contribuição do amigo Rafael em comentário logo abaixo. Sucesso!!
@@ProfessorQuintino Nessa questão fazendo o calculo a resposta certa não seria Ebit menos IR que é o Nopat = 326 Custo do capital total Investido => 2800 x 12 % = 336 EVA => 326 - 336 = -10? Haja visto que EVA = NOPAT - (Wacc*Ativo total)?
Olá, Agl! Grato pela visita! Este índice serve para saber se o investimento em uma empresa, é melhor do que não investir e aplicar o dinheiro no mercado financeiro. Daí vc vê qual investimento é melhor, em função do valor que ele retorna para vc. Ou, falando bonito: qual que agrega mais valor ao seu investimento. Só que o melhor é saber isso antes de investir, por isso as fórmulas, que são baseadas nos documentos da empresa. Então, se vc tem um dinheiro para investir e sabe que o tesouro direto paga 11% ao mês, então o valor econômico agregado que vc espera deve ser maior do que 11%, se não, não vale a pena arriscar e o melhor é ficar na segurança do tesouro direto. A ideia é essa. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Impressionante, eu vi vários outros vídeos mas nenhum foi tão claro quanto esse. Não tem como não aprender. Muito obrigado, mestre Quintino!
Valeu, Daniel!
Grato pela sugestão e pelo retorno!
Bons investimentos!
Sucesso!!
Por nada, estou no sexto semestre de Contabilidade e seus vídeos tem me ajudado muito.
@@danielmoreira9364 Ok. Bom curso e sucesso!
Muito top, há muito que buscava uma explicação mais clara, melhor que esta ainda vi. Sensacional
Valeu, Ricardo!
Grato por mais visita e comentário!
Sucesso!!
Aula perfeita 👏🏻👏🏻 continue assim professor... Vídeo de qualidade!
Valeu, Andrews!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Excelente. Parabéns! Simples, objetivo, didático, fora de série. Muito obrigado.
Olá, Carlos!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Seus vídeos são sensacionais! Muito claros e diretos. Parabéns
Olá, Matheus!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
PS: Gostei das mágicas!
Obrigado Professor. Aula fantástica!!!
Olá, Ricardo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Realmente, quando aprendemos sobre o EVA, passamos a compreender se investimentos aqui ou ali são rentáveis ou não. Hoje o CDI está a 13,15% ao ano. Qualquer investimento ou dividendos de empresa que remuneram menos que isso não são atrativos.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino, professor, refletindo sobre a definição do percentual do capital de terceiros (passivo), percebo ser algo imensurável, haja vista outras naturezas de financiamente existentente no passivo além de empréstimos e finamciamentos. O que o sr acha?
@@ricardosobral2301
O percentual do capital de terceiros é um número resultante de um cálculo. Na verdade, é mensurável. O que não é proprio é de terceiros.
Pode ser um capital de terceiros de varias fontes e com vários prazos de vencimento.
Uma análise detalhada permite descobrir a qualidade deste capital de terceiros, em função de ser dívidas de curto ou de longo prazo.
Parabéns! Didática nota 10!
Olá, Gisela!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Ótimo vídeo!! Obrigada. ❤
Olá, Vitória!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Sucesso!!
Boa explicação, obrigado
Olá, Arm!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
muito bom!!!! show mestre
Olá. Caroline!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Parabéns pela didática!!! Animação bem elaborada que facilita o entendimento do aluno!
Olá, Vinícius!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Parabéns!
Olá, Renato!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Show de bola, professor! Slides bem explicativos e claros, vídeo e canal bem organizado e detalhado. Parabéns e muito obrigado!
Oi, Cleiton!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Abraço!
Sucesso!!
Muito boa a aula material muito bom e fácil de entender. Parabens.
Oi, Josealdo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Ficou muito claro, obrigado professor, nada como uma boa didática.
Valeu, Luiz Brito!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
nossa muito obrigada ajudou demais, muito clara a explicação
Oi,, Dany!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Excelente e didática explicação. Poderia também complementar falando do MVA? Market Value Added.
Oi, Eduardo!
Grato pela visita e pelo comenttário!
Ótima suigestão! Vou mplementar.
Sucesso!
Uma excelente explicação... como sempre...
Valeu, Carlos!
Sempre presente!
Grato pela visita!
Abraço!!
Que vídeo top!!!! Parabéns pelo conteúdo!!!
Valeu, Diego!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons investimentos e sucesso!!
muito bem explicado. top
Olá, Diego!
Grato pela visita e pelo comentário!!
Sucesso!!
Muito Bom! Didatica Otima!
Olá, Victor! Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Muitoo obrigado por esse vídeo !
Oi, Bianca!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Sensacional!
Oi, Eduardo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Muito obrigado Professor por sua contribuição para nosso aprendizado, Deus te abençoe
Oi, Matheus!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Parabéns, excelente conteúdo.
Olá, Professor Dantas!
Grato pela visita e pelo comentário!
Boas aulas e sucesso!!
Muito bom!
Olá, Viviane!
Grato pela visita e pelo comentário !
Sucesso!!
Se tem video ja dou logo like
Oi! Vc é 10!!
Mais uma excelente aula, Prof. Quintino. Mas solicito esclarecer de onde retiro a informação ou como calculo a taxa de juros do capital de terceiros (que no exemplo do video foi de 12%). Grato.
Olá, Claudinei!
Grato pelo retorno!
Para calcular a taxa de juros referente ao capital de terceiros, você pode:
- fazer uma média ponderada dos contratos de empréstimos e financiamentos tomados dos bancos ou
- no balanço patrimonial, ver o total dos financiementos e empréstimos, e na DRE, o valor das despesas financeiras e ver qual a proporção destas despesas no total dos emprestimos (BP).
Neste último caso, por exemplo, o valor médio dos empréstimos no ano foi de 650.000 (BP) e a DRE acusou uma despesa financeira de 104.000. Dividindo 104.000 por 650.000, você encontra 0,16 ou 16%. Quer dizer que o custo médio destes empréstimos é de 16%.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
@@ProfessorQuintino ficou muito claro, agradeço mais uma vez.
👏👏👏👏
Valeu, Joannes!
Grato pela visita!
Sucesso!!
🤜
🌐🔝
🤜
Professor, é possível encontrar uma métrica percentual em relação ao EVA ao invés de um valor absoluto? Eu calculo o EVA como sendo NOPAT - (Debt + Equity) x Wacc. Se eu quisesse puxar isso para dados percentuais para comparar com outros projetos, há algum sentido? Tem alguma sugestão? Pensei em relacionar o EVA/PL ou EVA/Valor da Firma
OI, Lucas!
Grato pela visita!
Sua ideia é muito interessante.
É possível encontrar métricas percentuais em relação ao EVA, e elas podem ser muito úteis para comparar projetos e empresas.
O EVA/PL: Mostra o retorno que a empresa está gerando sobre o capital próprio dos seus acionistas.
O EVA/Valor da Firma: Mostra o retorno que a empresa está gerando sobre o capital total (próprio e de terceiros).
Estas suas duas relações podem permitir a comparação entre empresas com diferentes estruturas de capital.
Sucesso!!
Uma duvida, o valor que deveri ser utilizado para o calculo do wacc nao sera o Ebit? Pois o lucro líquido ja descontou o pagto de juros de empréstimo, entao ele nao pagaria isso novamente, so pagaria os acionistas.
Olá, Higor!
Grato pela visita!
O WACC considera os dados do balanço patrimonial para mostrar a estrutura de capital de uma empresa e qual deverá ser o percentual do retorno do lucro líquido em relação vendas para arcar as obrigações de retorno face às exigências do capital própio e aao pagamento dos juros aos credores. Por considerar dos dados do balanço patrimonial, ainda não entrou no lucro do exercício representado na DRE.
Ao se calcular o EVA, multiplicandoo lucro líquido pelo WACC realmente este lucro líquido já estaria considerando o valor pago de juros para remuneração do capital de terceiros. Neste caso, seria um resultado mais preciso, considerar não o lucro líquido, mas o lucro operacional antes dos juros e dos tributos.
A escolha entre lucro operacional e lucro líquido (LAIR) irá depender dos objetivos da análise. Se o foco for na eficiência operacional ou se a empresa tiver um alto nível de dívida, o EBIT pode ser mais adequado e relevante. Se o foco for na lucratividade geral, o Lucro Líquido pode ser mais adequado.
Depois dê um retorno sobre este entendimento!
@@ProfessorQuintino, muito obrigado pela resposta, muito esclarecedora. Aqui na empresa onde trabalho o valor do endividamento é alto, então é mais correto eu analisar pelo então. Mas vou fazer as duas maneiras. Grato mais uma vez!!
Professor, no exemplo o custo de capital de terceiro esta maior do que o dos acionista, nao deveria ser ao contrario? Ja que na pratica, voce nao vai conseguir tomar um emprestimo a CDI + 0, sera sempre CDI + 2, por exemplo. Entao o custo de capital de terceiros nao seria maior?
Olá, Gustavo!
Grato pela visita!!
Na realidade, sobre um ser maior que o outro ou vive-versa, não é uma regra rígida. Tudo dependerá do grau de endividamento da empresa e do risco envolvido na operação de financiamento por parte dos bancos ou na capacidade da empresa de pagar dividendos.
Na prática, a relação entre o custo de capital próprio e o custo de capital de terceiros pode variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo o grau de endividamento da empresa, o perfil de risco percebido pelos credores e acionistas, as condições do mercado financeiro e a capacidade da empresa de gerar lucros e pagar dividendos.
O custo de capital próprio tende a ser influenciado pela percepção de risco pelos acionistas, que podem exigir um retorno maior para compensar o risco associado ao investimento em ações. Por outro lado, o custo de capital de terceiros está relacionado às taxas de juros e às condições do mercado de crédito, que podem variar com base na classificação de crédito da empresa, na oferta e demanda por crédito e em outros fatores econômicos.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino obrigado e parabéns pelo conteúdo! Abraço
Professor, boa noite. Fiquei em dúvida em uma questão, por mais simples que seja mas fiquei meio perdido.
Ebit = 429
Juros = 126
I.R = 103
LL = 200
Ativo total = 2800
Wacc = 0.12%
Qual o EVA?
Como resolveria essa questão?
Olá, Alexandre!
Grato pela visita!
O EBIT é igual ao lucro antes impostos e juros. O lucro líquido é o EBIT menos os juros os tributos. A conta dá bem certo.
LL = EBIT - IR - Juros = 200
O EVA ė o valor que ultrapassar a múltiplicação do total aplicado (neste caso, o total do ativo) pelo WACC.
Então, o valor limite para ter EVA = 2800 * 12% = 336
Como este valor limite não foi atingido, quer dizer que embora a empresa tenha tido lucro (200) , este lucro não agregou valor aos sócios.
Se o lucro liquido tivesse sido 337, por exemplo, o EVA seria 1.
Observe que os juros pagos pela empresa representam mais da metade dos lucros. Significa que a empresa contratou muitos empréstimos e a empresa deverá ter um lucro superior a 336 para, realmente, gerar valor para os sócios.
Depois dê um retorno se o raciocínio está certo e sobre seu entendimento.
Esta resposta foi uma contribuição do amigo Rafael em comentário logo abaixo.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino Nessa questão fazendo o calculo a resposta certa não seria
Ebit menos IR que é o Nopat = 326
Custo do capital total Investido => 2800 x 12 % = 336
EVA => 326 - 336 = -10?
Haja visto que EVA = NOPAT - (Wacc*Ativo total)?
Oi, Rafael. Grato pela colaboração. Vou ver a sua resposta.
@@rafaelpastorellodesouza2111 Ops. Me atrapalhei. Vou corrigir.
Entendi porra nenhuma
Olá, Agl!
Grato pela visita!
Este índice serve para saber se o investimento em uma empresa, é melhor do que não investir e aplicar o dinheiro no mercado financeiro.
Daí vc vê qual investimento é melhor, em função do valor que ele retorna para vc. Ou, falando bonito: qual que agrega mais valor ao seu investimento.
Só que o melhor é saber isso antes de investir, por isso as fórmulas, que são baseadas nos documentos da empresa.
Então, se vc tem um dinheiro para investir e sabe que o tesouro direto paga 11% ao mês, então o valor econômico agregado que vc espera deve ser maior do que 11%, se não, não vale a pena arriscar e o melhor é ficar na segurança do tesouro direto.
A ideia é essa.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.