Toda vez que não entendo algum conteúdo de contabilidade, venho conferir se o professor Quintino tem video explicando. Ja me salvou inúmeras vezes. Muito didático! Sou sua fã!
Oi, Tamiris! Grato pela visita! Que comentário legal!! Fiquei muito feliz! Organizei os vídeos do canal por disciplina e na sequência das ementas acadêmicas. Veja no site: professorquintino.com.br. Volte sempre! Bons estudos e sucesso!!
OI, Paulo! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz outro vídeo deste assunto, com melhores gráficos e melhor som. Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html Bons estudos e sucesso!
Como sou leigo em Contabilidade, achava estranho que para reduzir a NCG tinha que diminuir o Ativo Operacional e aumentar o Passivo Operacional . Com essa excelente explicação eu agora entendi. Obrigado
Valeu, José Roberto! Grato pela visita! Realmente ė meio estranho. "Eu tenho mais dinheiro do que estou devendo. Como necessito de capital de giro?" Mas a ideia é usar capital dos fornecedores para girar o negócio. E você fica de fora, só intermediando a interação entre clientes e fornecedores, sem precisar colocar o próprio dinheiro no negócio e só embolsando o lucro. Sucesso!
Olá, Centerstor! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz um vídeo melhor sobre este assunto. Está neste link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=ND4i9M65dI8Zj2uf Sucesso e bons negócios!!
Sem dúvidas a melhor explicação que eu encontrei no RUclips. Professor Quintino, Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento de forma tão simples e objetiva!!
Olá, Carmen Lúcia! Grato pela visita e pelo comentário! Veja este vídeo com o mesmo assunto, mas modernizado e com melhor som. Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=CCkgc1jnANZWxaIn Pode ser util. Sucesso!!
Olá, Fernando! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz um novo vídeo sobre este assunto, melhorando os gráficos e com melhor som. Está neste link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html Sucesso!
Oi, Vinicius! Grato pela visita e pelo comentário! Tenho um video com o conteúdo modernizado e melhor som. Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html Sucesso!!
Prezado prof. Quintino, em 1o. lugar, preciso parabenizar o Sr. pela altíssima qualidade didática de seus vídeos. São excelentes e claríssimos. Parabéns! Depois, uma colaboração: na apresentação do Ativo Circulante, há uma inversão entre Estoques e Contas a Receber, considerada a liquidez de cada uma delas. Contas a Receber (ou sua equivalente) deveria ser apresentada antes de Estoques. Sucesso, prof.!!!!!!
Valeu, Osmar! Grato pela visita e pelo muito criativo comentário! Na realidde, dei uma melhorada no som deste vídeo, Está neste link:ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html Pode ser úitl. Abraço! Sucesso!
Parabéns, professor, sua aula foi perfeita! Eu tenho uma dúvida... O ativo sendo maior que o passivo circulante não seria algo bom? Não entendo porque isso signifique necessidade de capital de giro
Oi, Tiago! Grato pela visita! O ativo maior que o passivo é bom, significa que a empresa não tem dívidas. Entretanto precisa ver que tipo de ativo é esse. Por exemplo, conta a receber dos clientes = 2000 e você deve para os fornecedores = 800. Quer dizer, que você tirou do seu bolso (2000 - 800 - 1.200) para financiar os clientes; valor que poderia estar investido em uma aplicação financeira ou distribuído aos sócios como dividendo. Veja um exemplo de um motorista de UBER: Ele fez fiado para seus clientes no valor de 700, mas deve no posto de gasolina, 300. Quer dizer que ele tirou do bolso 400 para custear suas outras despesas e não guardou nenhum lucro. Então a necessidade de capital de giro é o dinheiro que a empresa tirou dos sócios para custear as operações e comprar estoque. Na verdade, os sócios não querem custear as operações ou comprar estoque, eles querem ter lucro. Qual seria o ideal? A empresa ser apenas intermediária entre os fornecedores e os clientes. Quer dizer, a empresa compra, fica devendo, vende, recebe, guarda o lucro e paga a conta. Assim ela age apenas recebendo do cliente, pagando o fornecedor e guardando o lucro. Sem precisar ter capital de giro.. Agora veja a necessidade de capital de giro nesta sequência. Compra do fornecedor, fica devendo, vende, não recebe, paga o fornecedor (com dinheiro próprio), recebe e guarda o lucro. É esse pagar com o dinheiro próprio que é a necessidade de capital de giro. Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
@@ProfessorQuintino perfeito, professor, muito obrigado mesmo, melhor explicação não há, os meu parabéns, que o seu canal tenha muito sucesso e você também 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Olá, Neilson! Grato pela visita! Tem um vídeo com o mesmo assunto com novos gráficos e o som melhorado. Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=bltP3MtJocxfmqB8 Sucesso!!
Professor Quintino, boa noite. Amo seus vídeos, são muito esclarecedores. Perdoe a minha ignorância. A necessidade de capital de giro positiva é ruim para a empresa? Se a empresa tem mais ativos operacionais do que passivos não seria algo positivo? Pode me ajudar?
Ola, Márcio. Grato pela visita! Realmente parece estranho. Mais a necesidade de capital positva, indica que existe necessidade. E por que? Quer dizer que a empresa está colocando capital próprio (dinheiro dos sócios) para comprar estoque ou financiar clientes (clientes a pagar). Quer dizer, os sócios estão pagando para trabalhar. O dinheiro dos sóciios e os financiamentos em bancos é para estruturar a empresa, com máquinas e equipamentos e não para estoque ou financiar clientes. O Ideal seria que o dinheiro do giro, estoque vendido, fiado com o forrnecedor, contas a pagar dos clientes, que é o giro da empresa, ficasse tudo elas por elas. Trazendo para o nosso dia-a-dia. e fazendo uma analogia meio esquisita é como se um taxista ou motorista de uber, fizesse financiamento no banco ou vendesse móveis de sua casa para pagar o combustivel ou mandar lavar o carro. O ideal é que os custos provenientes do trabalho sirvam para o trabalho e o que sobra vire lucro. E não o contrário. A necessidade do capital de giro não são os ativos, é o dinheiro do dia-a-dia. É diferente dos ativos que os nossos motoristas têm em casa. Depois dê um retorno sobre seu entendimento. Grato e bons estudos!
@@ProfessorQuintino também não entendi. Atualmente na empresa para o mês de setembro tenho um contas a receber de 165k + caixa do mês passados de 74k com isso temos um total de Ativo Circulante de 239k e do outro lado tenho um contas a pagar de 182k. Pela fórmula CGL = AC - PC (239-182 = 57k) ou seja eu tenho de pegar no banco mais 57k para financiar a minha operação?
@@marcosgomes2133 Oi, Marcos! Grato pela visita! Você tem um ativo circulante de 239k e um passivo de 182k. Quer dizer, no momento você tirou 57k de seu bolso para financiar sua empresa. Você retirou dinheiro da empresa para financiar o cliente. Isto é para manter esta operação, você precisou de 57k. A sua necessidade de cspital para girar a empresa neste contexto foi de 57k. O ideal ė que o que cliente lhe deve, voce deve para o fornecedor e, quando o cliente paga, você paga o seu fornecedor. Finalizando, vc tem uma obrigação de 182k e um ativo de 239. De onde saiu a diferença? É o seu lucro, seu capital próprio, que ao invés de guardar ou comprar equipamentos, está sendo empregado no giro da empresa, principalmente para financiar seus clientes. Muito boa a sua dúvida. Depois de um retorno sobre seu entendimento. Bons negócios!
@@marcosgomes2133 Em tempo: Como contornar isso? Para reduzir a necessidade de capital de giro, negocie com os fornecedores para aumentar no prazo de pagamento e procure reduzir o prazo de pagamento dos clientes. Com o tempo suas obrigações vão aumentar um pouco e os valores a receber vão diminuindo. Logo, logo fica elas por elas e o prazo que vc recebe dos fornecedores é muito próximo do prazo que vc concede a seus clientes e um financia o outro. E vc só gerencia: recebeu... pagou. Sem precisar mexer no seu bolso.
@@ProfessorQuintino Ótimo. Na verdade revendo o vídeo entendi que temos que utilizar o Ativo Operacional contra o Passivo Operacional. Assim revendo as contas temos; NCG = Ativo Operacional - Passivo Operacional. (AO 165k - PO 159k) = 5.850k. Então a minha real Necessidade de Capital de Giro é 5.850 reais. Todo o resto, caixa e equivalentes de caixa posso utilizar para futuros investimentos, certo?
Boa tarde, professor. Fiquei com duvida no conteudo. Aprendi recentemente que NCG é o resultado das contas a pagar - (contas a receber + estoque), porem no exemplo do vídeo eu vi o você fez contas a Receber - menos contas a pagar. Poderia por gentileza me explicar qual é a maneira correta? obrigado.
Oi, Júlio! Grato pela visita! A ideia da necessidade de capital de giro é o que vc tem no circulante, exceto caixa, menos as obrigações de curto prazo. Por que é assim? O ideal seria que os fornecedores "financiassem" os clientes. Quer dizer, vc faz uma dívida com o fornecedor, compra estoque, vende fiado. Quando o cliente pagar, vc paga o fornecedor e guarda o lucro. Veja que se vc não fica devendo e compra estoque e, ainda vende fiado, deve perguntar. De onde saiu o dinheiro para pagar o fornecedor e o empréstimo do banco? Resposta: do seu próprio bolso. Aí está o segredo do capital de giro, vc fica devendo, vende, recebe, paga e guarda o lucro. Faz tudo isso sem mexer no capital próprio. Portanto, respondendo a sua pergunta: NCG é igual às contas a receber + estoque - contas a pagar. Grato pela pergunta! Sucesso!!
Olá professor sua aula é muito fácil de aprender gostei demais gostaria de fazer uma pergunta se você tem algum vídeo falando sobre o fluxo de caixa da empresa incluindo essa necessidade de capital de giro?
Oi, Leandro! Grato pela visita! Como vai sua empresa? No canal tem este vídeo que trata do fluxo de caixa. Link= ruclips.net/video/j3-wN7Gxzzw/видео.html Veja se lhe atende! Bons estudos e Feliz Ano Novo! Sucesso!
Bom dia Professor! Excelente conteúdo! Veja se pode me ajudar,tenho uma pequena empresa com um ano de formação,vendo para prefeitura, licitações,logo o prazo de recebimento é mais longo,maior do que o prazo do fornecedor,o que trás uma grande necessidade constante de capital de giro,até então tenho colocado do meu e quando recebi retiro.Minha dúvida é a seguinte,minha prática está correta?Ou eu deveria pegar um empréstimo para suprir essa necessidade?Valeu Professor fico no seu aguardo
Oi, Vinícius! Grato pela visita. Desejo muito sucesso no seu empreendimento. Percebi, pela sua descrição, que seu ativo circulante (valores a receber) é maior do que seu passivo circulante ( valores a pagar). Então vc está utilizando recursos adicionais para tocar a empresa. Quer dizer, falta capital de giro. Então, vc precisa aumentar o seu passivo para reduzir dinheiro próprio para fazer a empresa funcionar. Este aumento do passivo acontecerá se vc contrair uma outra divida; no caso com o seu banco. Vc recebe do banco e paga o fornecedor, é como se postergasse a divida. Cuide para que os juros deste empréstimo seja menor do que o lucro que vc estima. Depois, vc vai pagando o banco com sua receita do dia-a-dia. Com o passar do tempo e na medida que vai recebendo do governo, vai pagando o banco e a situação se normaliza. Se o seu empréstimo for maior do que a dívida, aplique a diferença na própria empresa, adquirindo estoque.
Parabéns pela explicação professor, estou estudando esse assunto tão importante para as empresas. Mas se me permite ver se eu entendi. Meu AO sendo maior que meu PO de certa forma é ruim porém são recursos que tenho para fazer dinheiro como o duplicatas a receber, estoques. Mas se fosse menor mesmo recebendo tudo do meus clientes, vendendo todo estoque eu não teria recurso para honrar as obrigações? Outro detalhe, usar o cálculo utilizando os prazos médios resolve, realmente é necessário? Pq se eu tenho um prazo médio de recebimento menor que meu prazo médio de pagamentos já mostra que receberei antes pelo menos, e neste caso preciso envolver o fluxo de caixa? Agradeço pelo vídeo professor.
Oi, Guilherme! Grato pela visita! Parabéns pelas suas deduções. Se o AO for maior do que o PO, mostra que a empresa está utilizando seu ativo operacional para pagar empréstimos ou financiamentos (passivo financeiro), quer dizer está trabalhando para pagar dividas. Quanto aos prazos mefios, a condição ideal é que a empresa receba logo dos seis clientes e só depois pague seus fornecedores, neste meio tempo faz aplicações financeiras buscando alguma rentabilidade. O fluxo de caixa deve ser uma preocupação constante para verificar exatamente o gerenciamento dos recursos opetacionais e financeiros. Sucesso!!
Professor , parabéns pelo conteúdo! Mas qual livro(os) o senhor me indicaria para comprar para estudar sobre Dre , balanço patrimonial , fluxo de caixa ?
Olá, obrigado pela aula! Neste exemplo, a empresa tem um ACO de 22700 e um PCO de 11700, o que resulta em um NCG de 11000. O que supõe não ser ideal, pois a empresa está usando seus recursos para as atividades operacionais, em vez de recursos de terceiros. Mas, e se essa mesma empresa, em outra realidade, tivesse vendido seus produtos mais baratos, zerando todo seu estoque, mas mantendo todos os demais valores? Ela teria um ACO de 4700 e um PCO de 11700, o que resulta em um NCG de -7000. Quem olhar para esta nova realidade vai supor que a administração está indo muito bem, já que toda despesa está sendo paga por terceiros, porém, seria muito melhor ter o estoque de 18000 do exemplo do vídeo. Como diferenciar quando uma NCG é boa mesmo estando superior a zero e é ruim mesmo sendo igual ou menor que zero?
Olá, Daniel! Grato pela visita! Além do estoque, também é importante considerar as contas dos clientes ao analisar a NCG. Mesmo que a empresa zere seu estoque, ainda existirão as dívidas dos clientes que afetarão a NCG. A condição ideal seria a empresa dever para o fornecedor e financiar o cliente, de modo que, quando o cliente pagasse, a empresa pudesse pagar o fornecedor sem mexer em seu capital ou lucro. Uma NCG positiva indica que a empresa está usando seus próprios recursos para financiar suas atividades operacionais. Isso não é considerado ideal, pois implica em um maior uso dos recursos próprios da empresa, o que pode afetar sua capacidade de investimento, crescimento e segurança financeira. Ao zerar o estoque, isso indica que a empresa está utilizando recursos de terceiros para financiar suas operações. À primeira vista, isso pode parecer uma situação favorável, já que a empresa não precisa usar seus próprios recursos. No entanto, é importante observar que essa situação pode não ser sustentável a longo prazo, especialmente se a empresa não conseguir gerar lucros suficientes para pagar suas dívidas. A diferença entre uma NCG boa e uma NCG ruim está relacionada à sustentabilidade financeira da empresa. Uma NCG positiva pode indicar que a empresa está financiando suas operações com seus próprios recursos, o que é preferível a depender excessivamente de dívidas. Uma NCG negativa pode ser favorável a curto prazo, mas é essencial garantir que a empresa tenha capacidade de gerar receitas suficientes para cobrir suas dívidas e sustentar suas operações no longo prazo. Neste link tem um vídeo sobre o efeito tesoura, que mostra mais detalhes sobre a NCG e o aumentar das d´pividas ao longo do tempo e a correção sugerida: ruclips.net/video/LXE40RHrwlM/видео.html Depois dê um retorno aobre este entendimento. Sucesso!
@@ProfessorQuintino Boa tarde! Obrigado pelo retorno. Gostei do outro vídeo também! Mas, o exemplo que eu dei foi um caso exagerado apenas para causar um resultado negativo usando a mesma empresa do vídeo, não pensando em analisar a conta estoque a fundo. Outra situaçao hipotética seria que a empresa tivesse perdido seu estoque, por furto, acidente, ou desvalorizado. Vamos supor que no dia 1 ela tinha esse estoque de 18 mil, no dia 2 por algum motivo ela perdeu 10 mil de estoque, teve um prejuizo enorme. Se fizer uma nova nálise da NCG desta empresa, neste momento, a NCG vai ser menor, correto? São exemplos exageados porque é o que consegui pensar agora rs. Claro que é importante ver como está a NCG de uma empresa, mas o que eu quero dizer é que olhar apenas o resultado da fórmula do NCG não parece ser seguro para ter uma conclusão. Ou seja, parece que em determinda situação, uma empresa pode ter NCG de 20 mil, outra do mesmo porte, ter 10mil e a com maior NCG ainda estar mais saudável. Certo?
@@dsinatura Sim. Vc está certo. A NCG faz parte da análise financeira da empresa. É uma das métricas financeiras que, junto com indicadores de desempenho, possibilitam a uma análise mais completa da empresa. Realmente, a empresa com NCG menor terá uma dívida maior com os fornecedores, entretanto poderá ter mais dificuldades para pagar suas contas porque tem outras dividas com bancos, juros maiores e assim por diante. Já a com uma NCG maior poderá estar nums situação financeira melhor, com poucas dividas financeiras, seus clientes pagarão as contas, e com menores dividas com os fornecedores poderão contrair mais dividas com juros menores para renovar estoques. Seu raciocínio está correto.
Professor, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho!! Pode tirar uma dúvida? Por que geralmente quando se fala em NCG às vezes usam dias e outras vezes usam valores como o Sr. usou? Eu não entendi isso ainda. Teria que pegar os dias e multiplicar pelo valor? ou esse valor que o Sr. achou já cobriria os dias do ciclo financeiro?
Olá, Le Gérant! Grato pela visita e pelo comentário! A necessidade de capital de giro é um valor. E este valor é para atender o espaço do ciclo financeiro. Pode ser que alguns falem que precisam de capital de giro para tantos dias. Veja este vídeo: ruclips.net/video/KgYUTnpmJfw/видео.htmlsi=lb2krP-3nU4ZaT-U Neste vídeo eu falo dos prazos e do ciclo financeiro. Observe, no vídeo, que o ativo é 25.000 e os fornecedores é 10.000. Logo a necessidade fe capital de giro é 15.000. Agora a pergunta; quem vai bancar estes 15.000. O dono da empresa que vai tirar dinheiro do seu lucro até receber do cliente. Então, a NCG é de 15.000 para fazer frente ao ciclo financeiro. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!!
@@ProfessorQuintino Certo!! Então seria assim: o valor que eu encontro na NCG é para cobrir os dias que eu acho calculando o Ciclo Financeiro? No vídeo do link acima foram 9 dias, então se eu calculasse a NCG desse negócio o valor seria para cobrir esses 9 dias?
@@legerant4283 Olá, Le Gérant! A ideia é essa. Só que não são os 9 dias finais do mês. E tudo embolado, o cliente paga, surge a conta de luz, o cliente paga de novo, surge a duplicata do fornecedor, compra de estoque, a empresa venda à vista, o cliente paga, o fornecedor cobra. E assim a vida segue. Estes 9 dias é para dar uma ideia para fins de planejamento e de comparação com o ciclo operacional. Mas você tem razão. Se só houvesse um único pagamento ao fornecedor no final do mês e um únco recebimento do cliente no dia 9. A necessidade do capital de giro seria para cobrir o equivalente a estes 9 dias. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
@@ProfessorQuintino Perfeito!! A quantidade de dias não tem a ver com a época do mês, mas sim dias gerais que o negócio precisará de dinheiro para manter sua operação. Entendido, professor. Abraços.
Oi, João Gabriel! Grato pela visita! Realmente parece estranho. Mas esta sobra de 11 mil indica que existe necessidade. E por que? Quer dizer que a empresa está colocando capital próprio (dinheiro dos sócios) para comprar estoque ou financiar clientes (clientes a pagar). Quer dizer, os sócios estão pagando para trabalhar, isto é, estão usando o lucro da empresa para comprar estoques ou financiar clientes. O dinheiro dos sócios e os financiamentos em bancos é para estruturar a empresa, com máquinas e equipamentos e não para estoque ou financiar clientes. O Ideal seria que o dinheiro do giro, estoque vendido, fiado com o forrnecedor, contas a pagar dos clientes, que é o giro da empresa, ficasse tudo elas por elas. Trazendo para o nosso dia-a-dia. e fazendo uma analogia é como se um taxista ou motorista de uber, fizesse financiamento no banco ou vendesse móveis de sua casa para pagar o combustivel ou mandar lavar o carro. O ideal é que os custos provenientes do trabalho sirvam para o trabalho e o que sobra vire lucro. E não o contrário. A necessidade do capital de giro não são os ativos, é o dinheiro do dia-a-dia. É diferente dos ativos que os nossos motoristas têm em casa. Exemplo: Digamos que o nosso motorista possui um estoque hipotético de 6 mil de combustível e tem 6 mil a receber dos clientes. Quer dizer, o seu ativo operacional é 12 mil. Além disso, ele está devendo no posto de gasolina mil reais. Isto é, o seu passivo operacional é mil reais. Então o ativo operacional supera o passivo operacional em onze mil e a necessidade de capital de giro é de 11 mil. Como ele fará para fechar a conta? Vai precisar financiar no banco onze mil reais. Resumo: ele está pegando dinheiro emprestado para financiar o cliente e para comprar gasolina. A sua atividade de trabalho não se sustenta. Ele está precisando financiar no banco para continuar trabalhando. Qual seria o ideal? O cliente paga, ele compra gasolina e guarda um lucro... o cliente paga, ele põe gasolina e guarda um lucro ... e assim por diante. O que está acontecendo? Ele pega dinheiro no banco, o cliente fica devendo, ele põe gasolina... ele empresta do banco, o cliente fica devendo, e ele põe gasolina.... Depois dê um retorno sobre seu entendimento. Grato e bons estudos!
@@joaogabriel6045 João Gabriel! Grato pelo retorno. Que bom que você entendeu este conceito, realmente, um tanto estranho. Sobra, mas falta!! Grato por compartilhar! Só tenho este canal, mesmo! Bons estudos!!
@@ProfessorQuintino achei seu vídeo muito bom! mas se o motorista tem 6 mil de conbustível em estoque e esta devendo 1 mil para o posto, isso não quer dizer que ele ja pagou 5 mil do combustivel comprado, assim porque ele teria que fazer um empréstimo para pagar novamente por algo que ele ja pagou?
Olá, Ederson! Grato pela visita. Este controle é mais por conta da administração da empresa. Não ė publicado. Portanto, não existe uma obrigatoriedade de prazo. Como o controle contábil é feito em tempi real, a todo momento, o diretor financeiro vai consultando e sabendo o que acontece. Agora, como os usuários externos dependem de publicações da empresa, eles só podem consultar e calcular quando as publicações acobtecerem. As empresas precisam publicar pelo menos uma vez do ano. Porém, as empresas com ações na bolsa devem apresentar trimestralmente. Tem um vídeo melhor com esfe conteúdo. Está em ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=Lyj20laaVqi6miGR
Prof bom dia, na minha empresa vamos apresentar o capital de giro e necessidade de capital de giro mes a mes, fiquei em duvida referente aos valores que devo ultizar do AC e PC
Oi,Jaqueline! Grato pela visita e pelo comentário! No cálculo, AC, use todos os valores do curto prazo, menos o dinheiro em caixa ou no banco. Use os valores a receber dos clientes, valor do estoque, despesas antecipadas (que falta receber dos fornecedores). No cálculo do PC, utilize as dpividas com fornecedofres, contas a pagar dos serviçoes públicos, contas a pagar para dos funcionários. Tudo que não for dívida com os bancos. Esta parte do caixa, depósitos bancários e dividas com bancos é financeiro, não é operacional. Depois veja este vídeo. O conteúdo é o mesmo, só que com outros gráficos e som melhorado: ruclips.net/video/IumRvQ_ZDjo/видео.htmlsi=9HjD1t64aVGK819Y Depois dê un retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Oi, Remi! Grato pela visita! O ativo/passivo operacional são ad contas ligadas à parte operacional da empresa. Ex: clientes, estoque fornecedores. Existem contas que não estão ligadas à operação da empresa. Ex: aplicações financeiras, emprestimos, financiamentos etc. Operacional ė a fabricação do produto ou prestação do serviço. Depois dê um retorno sobre seu entendimento. Bons estudos e sucesso!!
Uma duvida que eu tenho é se o capital de giro é relacionados a ciclo de caixa ou ciclo operacional, porque enquanto pesquiso sobre esse assunto vejo muita gente dizendo que é de ciclo de caixa e outras dizendo que é de ciclo operacional.
Olá, Daniel! Grato pela visita! O ciclo operacional ė o espaço de tempo entre a compra da matéria prima e o recebimento do dinheiro do cliente que comprou o produto que empregou aquela matéria prima comprada. Veja: a empresa supostamente ficará sem dinheiro até receber o dinheiro da venda. Então, o empresa deverá ter dinheiro para pagar todas as contas neste meio tempo. Veja este link: ruclips.net/video/KFU8zo04Qbc/видео.html A necessidade de capital de giro é igual à quantidade de dinheiro que o proprietário da empresa deverá tirar do bolso para custear as despesas da empresa. O ideal é que o cliente pague, daí vc paga o fornecedor; o cliente fica devendo e vc fica devendo para o fornecedor com os prazos mais ou menos coincidindo. Sucesso!
@@DanielSilva-xd3hk Ok, Daniel. É isso aí. Só que como no dia a dia da empresa, dinheiro entra e dinheiro dinheiro sai, sem que fique caracterizado nitidamente o ciclo operacional, faz-se o cálculo deste vídeo. Assim, a necessidade do capital de giro ė o que o dono tem que desembolsar para manter a empresa funcionando. O ideal ė que ele não desembolse nada e que os próprios fornecedores financiem os clientes, e o dono apenas intermedie esta interação.
Oi, Dennys! Grato pela visita! Exato. Quanto menor a NCG, quer dizer que a empresa utiliza menos capital dos sócios para o dia-a-dia. Imagine uma empresa e seu único dono: a NCG é quanto que o dono necessita tirar do seu próprio bokso para fazer a empresa girar, comprar estoques e pagar contas. Não demora muito o dono não tem mais nada e s empresa acaba.
Oi, Eu, Ele e a Torá! Grato pelas visitas! Vc sempre presente!! Se a necessidade de capitral de giro for negativa, quer dizer que suas dívidas operacionais (com fornecedores) são maiores do que os ativos operacionais (estoque e clientes). São os fornecedores que estão financiando suas operações e mais um pouco. Neste caso, a empresa deve ter ativos financeiros (caixa, bancos e investimentos de curto prazo) em quantidade suficiente para pagar as contas com fornecedores e as dúividas com os bancos. E na sequência, buscar equilibrar esta conta para que a empresa não corra o risco de ficar inadimplente. A condição ideal é que não haja necessidade ne, excesso de capital de giro. Sucesso!
@@eueleeatora7951 Diria que pode ter sido isto que aconteceu com as Americanas. Muita dívida financeira (disfarçada de operacional) e sem dinheiro para pagar. Link: ruclips.net/video/c8-CFDzF5OM/видео.html
Oi prof.. .. os links para os slides das matérias de ctb... estão apenas em alguns vídeos? Após algumas leituras ...sempre venho ver os vídeos e os slides... q verdadeiramente aprecio. :) ... vou procura-los. A VER ... 🙂
Oi, Roberto! Grato pela visita! A ideia é a seguinte: se você possui 11 mil a mais de ativos operacionais, significa que você está utilizando recursos da empresa para manter estoque ou para financiar seus clientes. Está tirando recursos próprios (lucros que poderiam ser distribuídos ou dinheiro para investimentos) para, justamente, comprar estoques ou financiar o cliente, como dito. O ideal é que o negócio se auto-sustente, quer dizer, o que você tem para pagar, você tem para receber e ficar elas por elas. Veja um exemplo de um motorista de Uber: digamos que ele tenha um estoque grande de combustível ($ 1.000, por exemplo) e uma conta a receber de seus clientes de $ 3.000. Ativo operacional = $ 4.000. E está devendo apenas $ 100 na oficina. Neste caso seu ativo operacional supera o passivo operacional em $ 3.900. Ok? Mas de onde saiu este dinheiro? De suas economias. Ele está tirando dinheriro da sua conta para comprar estoque e deixar seu cliente fazer fiado. Quer dizer, ele está pagando para trabalhar. Para ficar bem, ele necessita de pelo menos $ 3.900 de capital de giro. Como resolver isto? Ficar devendo mais no posto e na oficina e não fazer tanto fiado para clientes. Quer dizer, aumentando as obrigações (passivo operacional) e reduzindo os valores a receber ou o estoque (ativo operacional). Assim, na medida em que os clientes vão pagando, ele vai saldando as dívidas com o posto e com o mecânico. E os seus recursos próprios ficam de fora. Concluindo, a necessidade de capital de giro é quanto de dinheiro eu preciso para não ter que usar minhas economias (PL) para continuar funcionando. São dois conceitos parecidos. Primeiro - Capital de giro: é com quanto dinheiro a empresa está funcionado, com quanto dinheiro a empresa está trabalhando no seu dia-a-dia. Neste caso é ativo circulante menos passivo circulante. Segundo - Necessidade de capital de giro,: é quanto deste capital de giro (acima) eu estou tirando do bolso para fazer a empresa funcionar ou quanto estou "pagando" para trabalhar. E aí? Compreendeu a ideia geral? Grato e sucesso!!
Olá. André. Grato por sua visita. Os arrendamentos mercantis financeiros a pagar fazem parte do passivo financeiro, que engloba, as obrigações referentes a empréstimos, financiamento e debêntures. Mesmo no caso de aquisição de máquinas, veículos e equipamentos. Resumindo, está devendo para o banco = passivo financeiro. O passivo operacional são as obrigações decorrentes da atividade principal da empresa, tais como, salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, fornecedores, impostos e taxas. Resumindo, está devendo para aqueles que fazem a empresa funcionar ou obrigações decorrentes deste funcionamento = passivo operacional. Bons estudos.
não entendi como o aumento no prazo de pagamento aumentaria o passivo operacional. O Balanço Patrimonial eh por regime de Competência, como o aumento no prazo levaria à uma diminuição do passivo operacional?
OI, Lucca! Grato pela visita! O passivo operacional é formado pelas obrigações com fornecedores, com os prestadores de serviços, com os colaboradores e com os tributos. Se você estica o prazo de pagamento, você ficará devendo durante mais tempo e portanto o seu passivo irá aumentar nauqle período de tempo. Vamos a um exemplo: A empresa termina o ano devendo 12 mil. Então seu passivo é de 12 mil. Digamos, no outro ano, ela negociou uma esticada no prazo e o fornecedor aceitou. Daí, a empresa terminou o ano devendo 13 mil e não 12 mil. Quer dizer, ao dilatar o prazo, ela aumentou o passivo. Este pagamento não é o desembolso do dinheiro pelo regime de caixa, mas o vencimento das contas (regime de competência).
Professor, estou sem entender uma coisa: se o AO é maior do que o PO, qual a lógica de ainda ter uma NCG de R$ 11.000,00? Não é bom ter um ativo maior do que o passivo? Por que ainda a empresa precisa de R$ 11.000,00?
Olá, Breno! Grato pela visita! A Necessidade de Capital de Giro não é falta de dinheiro. Ela é o quanto você precisa de dinheiro para não ter que tirar dinheiro do bolso para fazer a empresa funcionar. Quer dizer, se a empresa tem 2.000 de ativo operacional e apenas $ 1.000 de passivo operacional, a empresa tirou dinheiro de algum lugar para comprar estoques e financiar clientes. Tirou de onde? Do lucro que podia ter sido distribuído aos sócios ou adquirido algum ativo imobilizado. Imagina um motorista de Uber. Ele tem de ativo operacional de $ 4.000, , que consiste em $ 300 de combustível no tanque, $ 700 de estoque de óleo na sua garagem e seus clientes lhe devem $ 3.000 de corridas já realizadas e que ficaraam penduradas para pagar depois. No passivo, ele tem registrado $ 1.000 de dívidas no posto de gasolina ($ 800) e no posto de lavagem ($ 200). Viu que ele possui um ativo operacional de $ 4.000 e um passivo operacional de $ 1.000. O ativo operacional menos o passivo operacional é de $ 3.000. Então ele tem uma necessidade de capital de giro de $ 3.000. De onde saiu esta diferença? De algum lucro dele, que ele deveria ter para comprar a bicicleta do filho ou uma televisão melhor. Mas não, ele preferiu ter um estoque enorme de óleo em casa e levar seus clientes sem cobrar e esperar o pagamento no futuro. Aí está a necessidade de capital de giro. Fazer a empresa girar sem precisar tirar dinheiro do bolso ou do lucro. O ideia é que a empresa fique devendo ao fornecedor e venda ao cliente. Quando o cliente pagar, a empresa paga ao fornecedor. O dono da empresa fica só gerenciando este toma lá da cá, evitando mexer no lucro da empresa e deixando o lucro para comprar ativos imobilizados ou distribuir aos sócios. Se fôssemos escrever esta necessidade de capital de giro no modo expandido, seria Necessidade de Capital de Giro de Terceiros para fazer a empresa girar. É como se a empresa estivesse pagando para trabalhar. Voltando ao conceito: esta necessidade de capital de giro é necessidade de dinheiros dos outros para não mexer no dinheiro próprio para poder trabalhar. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Neste vídeo falo do mesmo conteúdo, mas modernizado e com melhor som: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=iK5quCFHWtIMBmK0 Pode ser útil.
@@ProfessorQuintinoEntendi, mestre. Então tecnicamente entra aí a questão da contabilidade que um ativo é financiado por um passivo, né? Um ativo menor que o passivo não é legal, mas e se ambos forem iguais? Seria o ideal?
@@breno52406 Olá, Breno! Grato pela visita! Uma condição satisfatória seria os fornecedores financiando os clientes a pagar e os estoques , em outras palavras passivo circulante financiando o ativo circulante. E, financiamento bancário financiando ativos imobilizados. E, por último, a operação da empresa gerar caixa para pagar suas contas e sobrar algum lucro. Ao invés de os sócios ficarem colocando dinheiro próprio para fazer a empresa girar.
Se o passivo operacional é dado por valores, aumentar o prazo de pagamento não irá diminui-lo, irá apenas estender a dívida no tempo. Se ela virar um passivo não circulante, os valores do passivo operacional caem, aumentando mais a distância para o ativo. Não dá para entender a explicação.
Oi, Convidado! Grato pela visita! A ideia do capital de giro é não usar dinheiro próprio para comprar estoques e financiar clientes. Se vc pede mais prazo para o fornecedor, dá tempo de os clientes pagarem as contas para só daí vc pagar o fornecedor. Este que é o segredo deste aumentar o prazo de pagamento das contas. O cliente fica devendo para vc, mas, em compensação, vc fica devendo para o fornecedor. Quando o cliente pagar, vc paga o fornecedor e não mexe no seu dinheiro. Vc fica só gerenciando. O cliente pede fiado e vc faz um fiado no fornecedor. O cliente paga e vc paga. E vc assim vai. A necessidade de capital de giro é justamente o vc precisa inteirar na empresa para pagar suas contas antes de receber dos clientes. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Não entendo. Se o ativo operacional é maior que o passivo operacional, pq ativo financeiro está cobrindo alguma coisa?? Não seria se o passivo fosse menor que o ativo???? Eu sou meio burro.
Oi, Alexandre! Grato pela visita! É o seguinte: O ativo operacionsl são os bens que vc usa na produção e o passivo operacional são as dívidas relativas a estes bens. Os bens operacionais são estoques e dividas de clientes e o passivo operacional são as obrigações com os fornecedores em geral. Se vc tem estes ativos operacionais em valores superiores às dívidas quer dizer que vc comprou estoque com seu lucro ou financiou por conta os clientes. Veja o exemplo de um motorista de Uber (vou exagerar nos valores): tem estocado 600 reais de combustíveis, 1000 de pneus sobressalentes e 400 em óleo. Além disso, tem 2000 para receber de clientes porque fez algumas corridas na base do fiado. Então seu ativo operacional totaliza 4000 (quatro mil). E deve 1500, somando posto de gasolina, mecânico e loja de pneus. Percebeu que o ativo operacional é 4000 e o passivo operacional é 1500? O que está acontecendo? Ele tirou 2500 que podia ser seu lucro ou estar investido na renda fixa para financiar sua operação. Quer dizer está pagando para trabalhar, está tirando de seu bolso, dinheiro para fazer o giro da empresa. Em casa devem estar brigando com ele: "vc não traz dinheiro para casa, fica pagando pneus, comprando gadolina à toa e fazendo corrida de graça...". Então está faltando 2500 para o giro da empresa. O ideal é que a empresa fique só de ligação entre o seu cliente e o fornecedor, quer dizer: a empresa faz fiado no fornecedor, trás s matéria prima, vende para o cliente, o cliente paga e a empresa, daí, paga o fornecedor. Este é o lance do capital de giro, vc está financiando o cliente com seu próprio dinheiro, quer dizer, o cliente não lhe paga, mas vc paga seu fornecedor em dia. E agora eu pergunto: paga com o que? Com o seu dinheiro, com o capital de giro. Conclusão: está faltando capital de giro. Depois de um retorno sobre seu entendimento. Sucesso!!
@@ProfessorQuintino Professor, desde já agradeço muito pela dedicação e interação. Vamos ver seu eu entendi. Eu subtraio Ativo operacional circulante - passivo operacional circulante pq o passivo operacional é o que eu devo do ativo operacional. O que fica se trata de conta a receber e estoque que, por ainda não terem se tornado caixa, criam uma necessidade de financiamento (capital de giro) É isso?
Oi, Vinícius! Grato pela visita! Vc está certo. Mas a ideia é o que falta de capital giro para que o proprietário ou sócios não tenham que lançar mão de recursos próprios para fazer a empresa funcionar. Veja só, você é um empresário e sua empresa tem 10.000 de estoque e contas a receber de clientes que totalizam 15.000. Logo seu ativo é 25.000. Mas, a sua empresa deve apenas 5 mil nos fornecedores. O seu passivo operacional é 5 mil. A pergunta é: quem bancou estes 20 mil. Resposta: o empresário, que tirou dinheiro do seu lucro ou de algum possível investimento para bancar estes 20.000. Então, está faltando 20 mil para que ele não precise tirar dinheiro do bolso para fazer a empresa girar ou, como duzem, pagar para trabalhar. Se fôssemos ampliar este termo necesdudade de capital de giro, falaríamos necessidade de capital de giro "de terceiros". Tem um vídeo modernizado deste assunto com outros gráficos e melhor som; ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=QVEqP1iXD1RM6bs2 Depois dê um retorno sobre este entendimento! Sucesso!!
Oi, Paulo P. Veja uma empresa que está iniciando suas atividades. Ela compra a matéria prima , processa, põe na vitrine, faz propaganda, vende o produto acabado, dá um prazo ao cliente para pagar. A empresa vai receber esta venda apenas depois de dois meses, por exemplo.Só que neste meio tempo, tem salários a pagar, fornecedores a pagar, luz e água para pagar, aquele contrato de propaganda que comentamos. Só que observe: o cliente não pagou, ainda. Mas, a empresa precisa de dinheiro para seus compromissos. Esta necessidade é o capital de giro, utilizado para fazer a empresa fuincionar até surgir algum dinheiro de cliente para pagamento das obrigações. Lhe convido para assistir este vídeo, que talvez, ajude sua compreensão: ruclips.net/video/pQKELFZig2w/видео.html Bons estudos!!
Tão bem explicado que não podemos nem dizer: só falta desenhar! Rsrsrs… parabéns, professor!
Valeu, Suelen!
Grato pela visita!
Sucesso!
geeenteee. estou em administração financeira, e essa aula sobre NCG, foi simplesmente perfeita.
Oi, Dieny!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Explica muito bem e de forma simples, qualquer pessoa consegue entender. Obrigado!
Oi, D. Xavier!
Grato pela visita!
Sucesso!
Esse é o vídeo mais explicativo e detalhado que encontrei. Já o assisti 4 vezes. E vou assistir mais! Parabéns!!!
Oi, Dani Gol!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Toda vez que não entendo algum conteúdo de contabilidade, venho conferir se o professor Quintino tem video explicando. Ja me salvou inúmeras vezes. Muito didático! Sou sua fã!
Oi, Tamiris!
Grato pela visita!
Que comentário legal!!
Fiquei muito feliz!
Organizei os vídeos do canal por disciplina e na sequência das ementas acadêmicas. Veja no site: professorquintino.com.br.
Volte sempre!
Bons estudos e sucesso!!
Explicação claríssima. Muito obrigado, Professor Quintino.
OI, Paulo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz outro vídeo deste assunto, com melhores gráficos e melhor som.
Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html
Bons estudos e sucesso!
Excelente aula !!
Oi, Guilherme!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!
maravilhoso! que aula. obrigada mestre. Nada como um bom educador, obrigada
Olá, Tatiane. Grato pela visita e pelas palavras!! Bons estudos!
Parabéns professor, estou cursando administração e seu canal é muito bom, vídeos simples e explicativos, nunca deixe de postar.
Salvou minha vida com essa aula, obrigada!
Valeu, Eliana!
Grato pela visita!
Que bom que ajudei. Depois volte para contar suas boas notas.
Sucesso!!
Melhor vídeo de contabilidade que já vi sem dúvidas
Valeu,, Pedro! Grato pela visita e pelas palavras. Bons estudos!!
Excelente explicação. Obrigado!
Valeu, Maurício!
Grato pela visita!
Sucesso!
Professor Quintino, os teus vídeos são os melhores para mim! Obrigado por cada vídeo são muito bons!
Valeu, Evandro!! Grato pela visita e pelo retorno! Bons estudos!!
Aula leve, divertida e recheada de conteúdo. Obrigado professor!
Valeu, Otavio. Grato pela visita!! Bons estudos!
Como sou leigo em Contabilidade, achava estranho que para reduzir a NCG tinha que diminuir o Ativo Operacional e aumentar o Passivo Operacional . Com essa excelente explicação eu agora entendi. Obrigado
Valeu, José Roberto!
Grato pela visita!
Realmente ė meio estranho. "Eu tenho mais dinheiro do que estou devendo. Como necessito de capital de giro?"
Mas a ideia é usar capital dos fornecedores para girar o negócio.
E você fica de fora, só intermediando a interação entre clientes e fornecedores, sem precisar colocar o próprio dinheiro no negócio e só embolsando o lucro.
Sucesso!
Quintino, continue o trabalho.Parabens pelo conteúdo impecável e pela simplicidade na explicação e didática objetiva!
Valeu, Antonio!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Aula muito Top e muito didática Professor. Parabéns !
Grato, Everton!
Valeu pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Didática excelente! Parabéns
Olá, Centerstor!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz um vídeo melhor sobre este assunto. Está neste link:
ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=ND4i9M65dI8Zj2uf
Sucesso e bons negócios!!
O sr foi muito objetivo!! Obrigada, entendi perfeitamente 😅
Valeu, Isabelle!
Grato pela visita!
Fico feliz com seu entendimento!
Sucesso!!
Sem dúvidas a melhor explicação que eu encontrei no RUclips. Professor Quintino, Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento de forma tão simples e objetiva!!
OI, Rodrigo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
16 anos de capita de giro e um recurso bastante lucrativo.
Valeu, Saulo!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Professor, muito grata pela aula, resumida e muito bem explicada! Parabéns!
Valeu, Cris!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Maravilhoso o ensino .
Olá, Carmen Lúcia!
Grato pela visita e pelo comentário!
Veja este vídeo com o mesmo assunto, mas modernizado e com melhor som.
Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=CCkgc1jnANZWxaIn
Pode ser util.
Sucesso!!
Aula muito boa mestre, meus parabéns, conteúdo muito rico.
Olá, Fernando!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz um novo vídeo sobre este assunto, melhorando os gráficos e com melhor som.
Está neste link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html
Sucesso!
CONTINUE !! está ótima suas aulas !
caramba adorei demais a explicação. Muito OBrigada!!
Ótima aula.
Oi, Just for Testing!
Grato por todas as suas vistas!
Sucesso!!
Excelente. Obrigado pelo conhecimento repassado.
Oi, Victor!
Grato pela visita!
Sucesso!
Muito bem explicado. Na aula da facul não consegui entender a lógica da NCG. Aqui no vídeo aprendi. Valeu professor.
Valeu, Jean!
Grato pela visita e pelo comentário.
Bons estudos e sucesso!
Aula muito bem elaborada, facilita muito o aprendizado. Parabéns Professor !!!
Oi, Cássia! Grato pela visita!
Que delicia assistir yma aula assim, parabens!!
OI, Vânia!
Grato pela visita e pelas palavras!!
Bons estudos!!
Muito bom entendimento 👍👏
Oi, Rui. Grato pela visita!! Bons estudos!
Parabéns professor! que aula! os elementos gráficos fizeram a diferença. Muito didático.
Valeu, Vinicius!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Sensacional esse vídeo Obrigado
Oi, Vinicius!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tenho um video com o conteúdo modernizado e melhor som.
Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html
Sucesso!!
Grande Mestre!
Mto obrigada professor Quintino
Oi, Lorrane!
Grato pela visita!
Desculpe-me pelo atraso na resposta!
Sucesso!
Melhor professor desse youtube 🎉❤
Oi, Bianca!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Bons estudos e sucesso!
EXCELENTE EXPLICAÇÃO, TRILHA MUITO LEGAL... VALEU..
Obrigada pelo ensinamento !!
Oi, Talitha. Grato pela visita. Bons estudos!!
voce é 10!
OI, Karoline!
Grato pela visita e pelo 10!!
Bons estudos e sucesso!!
Prezado prof. Quintino, em 1o. lugar, preciso parabenizar o Sr. pela altíssima qualidade didática de seus vídeos. São excelentes e claríssimos. Parabéns! Depois, uma colaboração: na apresentação do Ativo Circulante, há uma inversão entre Estoques e Contas a Receber, considerada a liquidez de cada uma delas. Contas a Receber (ou sua equivalente) deveria ser apresentada antes de Estoques. Sucesso, prof.!!!!!!
Olá, Ricardo!
Grato pela visita e pelo comentário!!
Perfeito!! Muito obrigado!
Oi, Davi! Grato pela visita!!
Parabéns professor! Excelente explicações
Parabéns!! Me ajudou demais
Oi, Jéssica!
Grato pela visita!
Fico feliz por ter ajudado.
Bons estudos e sucesso!
Muito TOP
Olá, Austin!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Aula incrível!
Valeu, Guto!! Bons estudos!!
Muito bom conteúdo profº, obrigada e parabéns!
Valeu, Ketlin. Grato pela visita. Bons estudos!
Parabéns, excelente conteúdo!
Muito bom! Parabéns pelo trabalho.
Muito legal
Valeu, David!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Há duas coisas que precisam ser feitas para melhorar o que já está muito bom: 1o. NA; 2o. DA.
Valeu, Osmar!
Grato pela visita e pelo muito criativo comentário!
Na realidde, dei uma melhorada no som deste vídeo, Está neste link:ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.html Pode ser úitl.
Abraço! Sucesso!
Amei..você tem conteúdo de imagem pessoal e institucional
Muito bom, sério... Parabéns!! Me ajuda demaisssss rsrs
Oi, Amanda!
Grato pela visita!
Bons estudos!
👏👏👏👏👏👏
Grato, Nina!!
Parabéns, professor, sua aula foi perfeita! Eu tenho uma dúvida... O ativo sendo maior que o passivo circulante não seria algo bom? Não entendo porque isso signifique necessidade de capital de giro
Oi, Tiago!
Grato pela visita!
O ativo maior que o passivo é bom, significa que a empresa não tem dívidas.
Entretanto precisa ver que tipo de ativo é esse.
Por exemplo, conta a receber dos clientes = 2000
e você deve para os fornecedores = 800. Quer dizer, que você tirou do seu bolso (2000 - 800 - 1.200) para financiar os clientes; valor que poderia estar investido em uma aplicação financeira ou distribuído aos sócios como dividendo.
Veja um exemplo de um motorista de UBER:
Ele fez fiado para seus clientes no valor de 700, mas deve no posto de gasolina, 300. Quer dizer que ele tirou do bolso 400 para custear suas outras despesas e não guardou nenhum lucro.
Então a necessidade de capital de giro é o dinheiro que a empresa tirou dos sócios para custear as operações e comprar estoque. Na verdade, os sócios não querem custear as operações ou comprar estoque, eles querem ter lucro.
Qual seria o ideal? A empresa ser apenas intermediária entre os fornecedores e os clientes. Quer dizer, a empresa compra, fica devendo, vende, recebe, guarda o lucro e paga a conta. Assim ela age apenas recebendo do cliente, pagando o fornecedor e guardando o lucro. Sem precisar ter capital de giro..
Agora veja a necessidade de capital de giro nesta sequência.
Compra do fornecedor, fica devendo, vende, não recebe, paga o fornecedor (com dinheiro próprio), recebe e guarda o lucro. É esse pagar com o dinheiro próprio que é a necessidade de capital de giro.
Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
@@ProfessorQuintino perfeito, professor, muito obrigado mesmo, melhor explicação não há, os meu parabéns, que o seu canal tenha muito sucesso e você também 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
👍👍👍👍👍
Olá, Neilson!
Grato pela visita!
Tem um vídeo com o mesmo assunto com novos gráficos e o som melhorado.
Link: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=bltP3MtJocxfmqB8
Sucesso!!
Professor Quintino, boa noite. Amo seus vídeos, são muito esclarecedores. Perdoe a minha ignorância. A necessidade de capital de giro positiva é ruim para a empresa? Se a empresa tem mais ativos operacionais do que passivos não seria algo positivo? Pode me ajudar?
Ola, Márcio. Grato pela visita!
Realmente parece estranho. Mais a necesidade de capital positva, indica que existe necessidade.
E por que? Quer dizer que a empresa está colocando capital próprio (dinheiro dos sócios) para comprar estoque ou financiar clientes (clientes a pagar). Quer dizer, os sócios estão pagando para trabalhar.
O dinheiro dos sóciios e os financiamentos em bancos é para estruturar a empresa, com máquinas e equipamentos e não para estoque ou financiar clientes.
O Ideal seria que o dinheiro do giro, estoque vendido, fiado com o forrnecedor, contas a pagar dos clientes, que é o giro da empresa, ficasse tudo elas por elas.
Trazendo para o nosso dia-a-dia. e fazendo uma analogia meio esquisita é como se um taxista ou motorista de uber, fizesse financiamento no banco ou vendesse móveis de sua casa para pagar o combustivel ou mandar lavar o carro.
O ideal é que os custos provenientes do trabalho sirvam para o trabalho e o que sobra vire lucro. E não o contrário.
A necessidade do capital de giro não são os ativos, é o dinheiro do dia-a-dia. É diferente dos ativos que os nossos motoristas têm em casa.
Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
Grato e bons estudos!
@@ProfessorQuintino também não entendi. Atualmente na empresa para o mês de setembro tenho um contas a receber de 165k + caixa do mês passados de 74k com isso temos um total de Ativo Circulante de 239k e do outro lado tenho um contas a pagar de 182k. Pela fórmula CGL = AC - PC (239-182 = 57k) ou seja eu tenho de pegar no banco mais 57k para financiar a minha operação?
@@marcosgomes2133 Oi, Marcos!
Grato pela visita!
Você tem um ativo circulante de 239k e um passivo de 182k.
Quer dizer, no momento você tirou 57k de seu bolso para financiar sua empresa. Você retirou dinheiro da empresa para financiar o cliente. Isto é para manter esta operação, você precisou de 57k. A sua necessidade de cspital para girar a empresa neste contexto foi de 57k.
O ideal ė que o que cliente lhe deve, voce deve para o fornecedor e, quando o cliente paga, você paga o seu fornecedor.
Finalizando, vc tem uma obrigação de 182k e um ativo de 239. De onde saiu a diferença? É o seu lucro, seu capital próprio, que ao invés de guardar ou comprar equipamentos, está sendo empregado no giro da empresa, principalmente para financiar seus clientes.
Muito boa a sua dúvida.
Depois de um retorno sobre seu entendimento.
Bons negócios!
@@marcosgomes2133 Em tempo:
Como contornar isso?
Para reduzir a necessidade de capital de giro, negocie com os fornecedores para aumentar no prazo de pagamento e procure reduzir o prazo de pagamento dos clientes. Com o tempo suas obrigações vão aumentar um pouco e os valores a receber vão diminuindo.
Logo, logo fica elas por elas e o prazo que vc recebe dos fornecedores é muito próximo do prazo que vc concede a seus clientes e um financia o outro. E vc só gerencia: recebeu... pagou. Sem precisar mexer no seu bolso.
@@ProfessorQuintino Ótimo. Na verdade revendo o vídeo entendi que temos que utilizar o Ativo Operacional contra o Passivo Operacional. Assim revendo as contas temos; NCG = Ativo Operacional - Passivo Operacional. (AO 165k - PO 159k) = 5.850k. Então a minha real Necessidade de Capital de Giro é 5.850 reais. Todo o resto, caixa e equivalentes de caixa posso utilizar para futuros investimentos, certo?
Boa tarde, professor.
Fiquei com duvida no conteudo.
Aprendi recentemente que NCG é o resultado das contas a pagar - (contas a receber + estoque), porem no exemplo do vídeo eu vi o você fez contas a Receber - menos contas a pagar.
Poderia por gentileza me explicar qual é a maneira correta? obrigado.
Oi, Júlio!
Grato pela visita!
A ideia da necessidade de capital de giro é o que vc tem no circulante, exceto caixa, menos as obrigações de curto prazo.
Por que é assim? O ideal seria que os fornecedores "financiassem" os clientes. Quer dizer, vc faz uma dívida com o fornecedor, compra estoque, vende fiado. Quando o cliente pagar, vc paga o fornecedor e guarda o lucro.
Veja que se vc não fica devendo e compra estoque e, ainda vende fiado, deve perguntar. De onde saiu o dinheiro para pagar o fornecedor e o empréstimo do banco? Resposta: do seu próprio bolso.
Aí está o segredo do capital de giro, vc fica devendo, vende, recebe, paga e guarda o lucro. Faz tudo isso sem mexer no capital próprio.
Portanto, respondendo a sua pergunta: NCG é igual às contas a receber + estoque - contas a pagar.
Grato pela pergunta!
Sucesso!!
Com CPC 06 de arredamentos no passivo, como seria tratado/classificado?
Olá professor sua aula é muito fácil de aprender gostei demais gostaria de fazer uma pergunta se você tem algum vídeo falando sobre o fluxo de caixa da empresa incluindo essa necessidade de capital de giro?
Oi, Leandro!
Grato pela visita!
Como vai sua empresa?
No canal tem este vídeo que trata do fluxo de caixa.
Link= ruclips.net/video/j3-wN7Gxzzw/видео.html
Veja se lhe atende!
Bons estudos e Feliz Ano Novo!
Sucesso!
Bom dia Professor! Excelente conteúdo!
Veja se pode me ajudar,tenho uma pequena empresa com um ano de formação,vendo para prefeitura, licitações,logo o prazo de recebimento é mais longo,maior do que o prazo do fornecedor,o que trás uma grande necessidade constante de capital de giro,até então tenho colocado do meu e quando recebi retiro.Minha dúvida é a seguinte,minha prática está correta?Ou eu deveria pegar um empréstimo para suprir essa necessidade?Valeu Professor fico no seu aguardo
Oi, Vinícius!
Grato pela visita.
Desejo muito sucesso no seu empreendimento.
Percebi, pela sua descrição, que seu ativo circulante (valores a receber) é maior do que seu passivo circulante ( valores a pagar). Então vc está utilizando recursos adicionais para tocar a empresa. Quer dizer, falta capital de giro. Então, vc precisa aumentar o seu passivo para reduzir dinheiro próprio para fazer a empresa funcionar.
Este aumento do passivo acontecerá se vc contrair uma outra divida; no caso com o seu banco.
Vc recebe do banco e paga o fornecedor, é como se postergasse a divida.
Cuide para que os juros deste empréstimo seja menor do que o lucro que vc estima.
Depois, vc vai pagando o banco com sua receita do dia-a-dia.
Com o passar do tempo e na medida que vai recebendo do governo, vai pagando o banco e a situação se normaliza.
Se o seu empréstimo for maior do que a dívida, aplique a diferença na própria empresa, adquirindo estoque.
@@ProfessorQuintino Muito obrigado Professor!!Vou seguir seu conselhos!Volto para da o feedback a respeito do caso.Sucesso!!
@@viniciusferreira8809 Oi, Vinícius!
Grato pelo retorno!
Faço votos que dê tudo certo.
Aguardo notícias do seu sucesso!
Parabéns pela explicação professor, estou estudando esse assunto tão importante para as empresas.
Mas se me permite ver se eu entendi. Meu AO sendo maior que meu PO de certa forma é ruim porém são recursos que tenho para fazer dinheiro como o duplicatas a receber, estoques. Mas se fosse menor mesmo recebendo tudo do meus clientes, vendendo todo estoque eu não teria recurso para honrar as obrigações? Outro detalhe, usar o cálculo utilizando os prazos médios resolve, realmente é necessário? Pq se eu tenho um prazo médio de recebimento menor que meu prazo médio de pagamentos já mostra que receberei antes pelo menos, e neste caso preciso envolver o fluxo de caixa? Agradeço pelo vídeo professor.
Oi, Guilherme!
Grato pela visita!
Parabéns pelas suas deduções.
Se o AO for maior do que o PO, mostra que a empresa está utilizando seu ativo operacional para pagar empréstimos ou financiamentos (passivo financeiro), quer dizer está trabalhando para pagar dividas.
Quanto aos prazos mefios, a condição ideal é que a empresa receba logo dos seis clientes e só depois pague seus fornecedores, neste meio tempo faz aplicações financeiras buscando alguma rentabilidade.
O fluxo de caixa deve ser uma preocupação constante para verificar exatamente o gerenciamento dos recursos opetacionais e financeiros.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino muito obrigado professor, estou maratonando seus vídeos que achei ótimos mesmo. Agradeço de coração pela atenção dada.
@@guicontador Grato pela maratona!! Abraço!!
Professor , parabéns pelo conteúdo! Mas qual livro(os) o senhor me indicaria para comprar para estudar sobre Dre , balanço patrimonial , fluxo de caixa ?
Olá, obrigado pela aula!
Neste exemplo, a empresa tem um ACO de 22700 e um PCO de 11700, o que resulta em um NCG de 11000. O que supõe não ser ideal, pois a empresa está usando seus recursos para as atividades operacionais, em vez de recursos de terceiros.
Mas, e se essa mesma empresa, em outra realidade, tivesse vendido seus produtos mais baratos, zerando todo seu estoque, mas mantendo todos os demais valores? Ela teria um ACO de 4700 e um PCO de 11700, o que resulta em um NCG de -7000. Quem olhar para esta nova realidade vai supor que a administração está indo muito bem, já que toda despesa está sendo paga por terceiros, porém, seria muito melhor ter o estoque de 18000 do exemplo do vídeo.
Como diferenciar quando uma NCG é boa mesmo estando superior a zero e é ruim mesmo sendo igual ou menor que zero?
Olá, Daniel!
Grato pela visita!
Além do estoque, também é importante considerar as contas dos clientes ao analisar a NCG. Mesmo que a empresa zere seu estoque, ainda existirão as dívidas dos clientes que afetarão a NCG. A condição ideal seria a empresa dever para o fornecedor e financiar o cliente, de modo que, quando o cliente pagasse, a empresa pudesse pagar o fornecedor sem mexer em seu capital ou lucro.
Uma NCG positiva indica que a empresa está usando seus próprios recursos para financiar suas atividades operacionais. Isso não é considerado ideal, pois implica em um maior uso dos recursos próprios da empresa, o que pode afetar sua capacidade de investimento, crescimento e segurança financeira.
Ao zerar o estoque, isso indica que a empresa está utilizando recursos de terceiros para financiar suas operações. À primeira vista, isso pode parecer uma situação favorável, já que a empresa não precisa usar seus próprios recursos. No entanto, é importante observar que essa situação pode não ser sustentável a longo prazo, especialmente se a empresa não conseguir gerar lucros suficientes para pagar suas dívidas.
A diferença entre uma NCG boa e uma NCG ruim está relacionada à sustentabilidade financeira da empresa.
Uma NCG positiva pode indicar que a empresa está financiando suas operações com seus próprios recursos, o que é preferível a depender excessivamente de dívidas.
Uma NCG negativa pode ser favorável a curto prazo, mas é essencial garantir que a empresa tenha capacidade de gerar receitas suficientes para cobrir suas dívidas e sustentar suas operações no longo prazo.
Neste link tem um vídeo sobre o efeito tesoura, que mostra mais detalhes sobre a NCG e o aumentar das d´pividas ao longo do tempo e a correção sugerida: ruclips.net/video/LXE40RHrwlM/видео.html
Depois dê um retorno aobre este entendimento.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino Boa tarde!
Obrigado pelo retorno. Gostei do outro vídeo também!
Mas, o exemplo que eu dei foi um caso exagerado apenas para causar um resultado negativo usando a mesma empresa do vídeo, não pensando em analisar a conta estoque a fundo.
Outra situaçao hipotética seria que a empresa tivesse perdido seu estoque, por furto, acidente, ou desvalorizado.
Vamos supor que no dia 1 ela tinha esse estoque de 18 mil, no dia 2 por algum motivo ela perdeu 10 mil de estoque, teve um prejuizo enorme.
Se fizer uma nova nálise da NCG desta empresa, neste momento, a NCG vai ser menor, correto?
São exemplos exageados porque é o que consegui pensar agora rs.
Claro que é importante ver como está a NCG de uma empresa, mas o que eu quero dizer é que olhar apenas o resultado da fórmula do NCG não parece ser seguro para ter uma conclusão.
Ou seja, parece que em determinda situação, uma empresa pode ter NCG de 20 mil, outra do mesmo porte, ter 10mil e a com maior NCG ainda estar mais saudável. Certo?
@@dsinatura Sim. Vc está certo. A NCG faz parte da análise financeira da empresa. É uma das métricas financeiras que, junto com indicadores de desempenho, possibilitam a uma análise mais completa da empresa.
Realmente, a empresa com NCG menor terá uma dívida maior com os fornecedores, entretanto poderá ter mais dificuldades para pagar suas contas porque tem outras dividas com bancos, juros maiores e assim por diante. Já a com uma NCG maior poderá estar nums situação financeira melhor, com poucas dividas financeiras, seus clientes pagarão as contas, e com menores dividas com os fornecedores poderão contrair mais dividas com juros menores para renovar estoques.
Seu raciocínio está correto.
@@ProfessorQuintino entendi, mais uma vez obrigado, professor!
@@dsinatura Valeu! Foram ótimas dúvidas!!
Professor, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho!! Pode tirar uma dúvida? Por que geralmente quando se fala em NCG às vezes usam dias e outras vezes usam valores como o Sr. usou? Eu não entendi isso ainda. Teria que pegar os dias e multiplicar pelo valor? ou esse valor que o Sr. achou já cobriria os dias do ciclo financeiro?
Olá, Le Gérant!
Grato pela visita e pelo comentário!
A necessidade de capital de giro é um valor. E este valor é para atender o espaço do ciclo financeiro.
Pode ser que alguns falem que precisam de capital de giro para tantos dias.
Veja este vídeo:
ruclips.net/video/KgYUTnpmJfw/видео.htmlsi=lb2krP-3nU4ZaT-U
Neste vídeo eu falo dos prazos e do ciclo financeiro.
Observe, no vídeo, que o ativo é 25.000 e os fornecedores é 10.000. Logo a necessidade fe capital de giro é 15.000. Agora a pergunta; quem vai bancar estes 15.000. O dono da empresa que vai tirar dinheiro do seu lucro até receber do cliente.
Então, a NCG é de 15.000 para fazer frente ao ciclo financeiro.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino Certo!! Então seria assim: o valor que eu encontro na NCG é para cobrir os dias que eu acho calculando o Ciclo Financeiro? No vídeo do link acima foram 9 dias, então se eu calculasse a NCG desse negócio o valor seria para cobrir esses 9 dias?
@@legerant4283
Olá, Le Gérant!
A ideia é essa. Só que não são os 9 dias finais do mês. E tudo embolado, o cliente paga, surge a conta de luz, o cliente paga de novo, surge a duplicata do fornecedor, compra de estoque, a empresa venda à vista, o cliente paga, o fornecedor cobra. E assim a vida segue. Estes 9 dias é para dar uma ideia para fins de planejamento e de comparação com o ciclo operacional.
Mas você tem razão. Se só houvesse um único pagamento ao fornecedor no final do mês e um únco recebimento do cliente no dia 9. A necessidade do capital de giro seria para cobrir o equivalente a estes 9 dias.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
@@ProfessorQuintino Perfeito!! A quantidade de dias não tem a ver com a época do mês, mas sim dias gerais que o negócio precisará de dinheiro para manter sua operação. Entendido, professor. Abraços.
Se bem entendi, temos mais ativos operacionais que passivos operacionais. Por que a necessidade é 11 mil? Nesse caso, não está sobrando 11 mil?
Oi, João Gabriel!
Grato pela visita!
Realmente parece estranho. Mas esta sobra de 11 mil indica que existe necessidade.
E por que? Quer dizer que a empresa está colocando capital próprio (dinheiro dos sócios) para comprar estoque ou financiar clientes (clientes a pagar). Quer dizer, os sócios estão pagando para trabalhar, isto é, estão usando o lucro da empresa para comprar estoques ou financiar clientes.
O dinheiro dos sócios e os financiamentos em bancos é para estruturar a empresa, com máquinas e equipamentos e não para estoque ou financiar clientes.
O Ideal seria que o dinheiro do giro, estoque vendido, fiado com o forrnecedor, contas a pagar dos clientes, que é o giro da empresa, ficasse tudo elas por elas.
Trazendo para o nosso dia-a-dia. e fazendo uma analogia é como se um taxista ou motorista de uber, fizesse financiamento no banco ou vendesse móveis de sua casa para pagar o combustivel ou mandar lavar o carro.
O ideal é que os custos provenientes do trabalho sirvam para o trabalho e o que sobra vire lucro. E não o contrário.
A necessidade do capital de giro não são os ativos, é o dinheiro do dia-a-dia. É diferente dos ativos que os nossos motoristas têm em casa.
Exemplo:
Digamos que o nosso motorista possui um estoque hipotético de 6 mil de combustível e tem 6 mil a receber dos clientes. Quer dizer, o seu ativo operacional é 12 mil. Além disso, ele está devendo no posto de gasolina mil reais. Isto é, o seu passivo operacional é mil reais. Então o ativo operacional supera o passivo operacional em onze mil e a necessidade de capital de giro é de 11 mil.
Como ele fará para fechar a conta? Vai precisar financiar no banco onze mil reais.
Resumo: ele está pegando dinheiro emprestado para financiar o cliente e para comprar gasolina. A sua atividade de trabalho não se sustenta. Ele está precisando financiar no banco para continuar trabalhando.
Qual seria o ideal? O cliente paga, ele compra gasolina e guarda um lucro... o cliente paga, ele põe gasolina e guarda um lucro ... e assim por diante.
O que está acontecendo? Ele pega dinheiro no banco, o cliente fica devendo, ele põe gasolina... ele empresta do banco, o cliente fica devendo, e ele põe gasolina....
Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
Grato e bons estudos!
@@ProfessorQuintino cara, você é fera!!! Tem outras redes sociais? Preciso compartilhar seu conteúdo com a minha turma da faculdade.
@@joaogabriel6045 João Gabriel! Grato pelo retorno. Que bom que você entendeu este conceito, realmente, um tanto estranho.
Sobra, mas falta!!
Grato por compartilhar!
Só tenho este canal, mesmo!
Bons estudos!!
Minha dúvida era exatamente essa também. Professor Quintino foi perfeito no esclarecimento. Muito obrigada.
@@ProfessorQuintino achei seu vídeo muito bom! mas se o motorista tem 6 mil de conbustível em estoque e esta devendo 1 mil para o posto, isso não quer dizer que ele ja pagou 5 mil do combustivel comprado, assim porque ele teria que fazer um empréstimo para pagar novamente por algo que ele ja pagou?
Professor, eu posso fazer essa avaliação periódica, exemplo: trimestralmente, semestralmente ou si no final do período contábil? Obrigado e parabéns 🎉
Olá, Ederson!
Grato pela visita.
Este controle é mais por conta da administração da empresa. Não ė publicado. Portanto, não existe uma obrigatoriedade de prazo. Como o controle contábil é feito em tempi real, a todo momento, o diretor financeiro vai consultando e sabendo o que acontece.
Agora, como os usuários externos dependem de publicações da empresa, eles só podem consultar e calcular quando as publicações acobtecerem.
As empresas precisam publicar pelo menos uma vez do ano. Porém, as empresas com ações na bolsa devem apresentar trimestralmente.
Tem um vídeo melhor com esfe conteúdo. Está em ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=Lyj20laaVqi6miGR
@@ProfessorQuintino muito obrigado professor pela gentileza. Deus abençoe o senhor e sua família🙏
Prof bom dia, na minha empresa vamos apresentar o capital de giro e necessidade de capital de giro mes a mes, fiquei em duvida referente aos valores que devo ultizar do AC e PC
Oi,Jaqueline!
Grato pela visita e pelo comentário!
No cálculo, AC, use todos os valores do curto prazo, menos o dinheiro em caixa ou no banco. Use os valores a receber dos clientes, valor do estoque, despesas antecipadas (que falta receber dos fornecedores).
No cálculo do PC, utilize as dpividas com fornecedofres, contas a pagar dos serviçoes públicos, contas a pagar para dos funcionários. Tudo que não for dívida com os bancos.
Esta parte do caixa, depósitos bancários e dividas com bancos é financeiro, não é operacional.
Depois veja este vídeo. O conteúdo é o mesmo, só que com outros gráficos e som melhorado: ruclips.net/video/IumRvQ_ZDjo/видео.htmlsi=9HjD1t64aVGK819Y
Depois dê un retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
Ótimo vídeo, professor. Como faço para contatar o senhor? Tenho algumas dúvidas que gostaria da ajuda do senhor.
Oi, Juliano!
Grato pela visita!
Na descrição dos vídeos tem os contatos.
Bons estudos e sucesso!!
E meu caso estou pegando dinheiro emprestado para pagar os boletos.Mas vou corrigir isso.
Oi, Marileide!
Grato pela visita!
É isso aí! Tomar emprestado para pagar boletos só fará surgir mais boletos.
Boa sorte e parabéns pela decisão.
a partir do conceito passivo/ativo operacional não consegui mais entender. muita info. ao mesmo tempo
Oi, Remi!
Grato pela visita!
O ativo/passivo operacional são ad contas ligadas à parte operacional da empresa. Ex: clientes, estoque fornecedores.
Existem contas que não estão ligadas à operação da empresa. Ex: aplicações financeiras, emprestimos, financiamentos etc.
Operacional ė a fabricação do produto ou prestação do serviço.
Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
Bons estudos e sucesso!!
Uma duvida que eu tenho é se o capital de giro é relacionados a ciclo de caixa ou ciclo operacional, porque enquanto pesquiso sobre esse assunto vejo muita gente dizendo que é de ciclo de caixa e outras dizendo que é de ciclo operacional.
Olá, Daniel!
Grato pela visita!
O ciclo operacional ė o espaço de tempo entre a compra da matéria prima e o recebimento do dinheiro do cliente que comprou o produto que empregou aquela matéria prima comprada.
Veja: a empresa supostamente ficará sem dinheiro até receber o dinheiro da venda.
Então, o empresa deverá ter dinheiro para pagar todas as contas neste meio tempo.
Veja este link: ruclips.net/video/KFU8zo04Qbc/видео.html
A necessidade de capital de giro é igual à quantidade de dinheiro que o proprietário da empresa deverá tirar do bolso para custear as despesas da empresa.
O ideal é que o cliente pague, daí vc paga o fornecedor; o cliente fica devendo e vc fica devendo para o fornecedor com os prazos mais ou menos coincidindo.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino então o capital de giro é de fato o valor reservado pra financiar o ciclo operacional da empresa
@@DanielSilva-xd3hk Ok, Daniel. É isso aí. Só que como no dia a dia da empresa, dinheiro entra e dinheiro dinheiro sai, sem que fique caracterizado nitidamente o ciclo operacional, faz-se o cálculo deste vídeo.
Assim, a necessidade do capital de giro ė o que o dono tem que desembolsar para manter a empresa funcionando.
O ideal ė que ele não desembolse nada e que os próprios fornecedores financiem os clientes, e o dono apenas intermedie esta interação.
11:57 então quanto menor a NCG de uma empresa será melhor para ela?
Oi, Dennys!
Grato pela visita!
Exato. Quanto menor a NCG, quer dizer que a empresa utiliza menos capital dos sócios para o dia-a-dia.
Imagine uma empresa e seu único dono: a NCG é quanto que o dono necessita tirar do seu próprio bokso para fazer a empresa girar, comprar estoques e pagar contas. Não demora muito o dono não tem mais nada e s empresa acaba.
Isso que voce abordou nessa aula, esta na grade curricular do curso de administração o economia?
Olá, Coisas Estranhas!
Grato pela visita!
As grades variam um pouco de curso para curso. Mas, no geral estes assuntos estão nas grades.
Bons estudos!!
Oi Professor tudo bem? Espero que sim, e se a necessidade do capital de Giro desse negativo?
Oi, Eu, Ele e a Torá!
Grato pelas visitas!
Vc sempre presente!!
Se a necessidade de capitral de giro for negativa, quer dizer que suas dívidas operacionais (com fornecedores) são maiores do que os ativos operacionais (estoque e clientes). São os fornecedores que estão financiando suas operações e mais um pouco.
Neste caso, a empresa deve ter ativos financeiros (caixa, bancos e investimentos de curto prazo) em quantidade suficiente para pagar as contas com fornecedores e as dúividas com os bancos.
E na sequência, buscar equilibrar esta conta para que a empresa não corra o risco de ficar inadimplente.
A condição ideal é que não haja necessidade ne, excesso de capital de giro.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino obrigado pela resposta.
@@eueleeatora7951
Diria que pode ter sido isto que aconteceu com as Americanas. Muita dívida financeira (disfarçada de operacional) e sem dinheiro para pagar.
Link: ruclips.net/video/c8-CFDzF5OM/видео.html
Oi prof.. .. os links para os slides das matérias de ctb... estão apenas em alguns vídeos? Após algumas leituras ...sempre venho ver os vídeos e os slides... q verdadeiramente aprecio. :) ... vou procura-los. A VER ... 🙂
Olá, Cláudia. Sim. Os links estão só em alguns. Vou atualizar e por os links em todos os vídeos.
M explique por favor .
Como preciso de 11 mil de capital de giro operacional se tenho mais ativos operacionais do q passivos operacionais?
Oi, Roberto!
Grato pela visita!
A ideia é a seguinte: se você possui 11 mil a mais de ativos operacionais, significa que você está utilizando recursos da empresa para manter estoque ou para financiar seus clientes. Está tirando recursos próprios (lucros que poderiam ser distribuídos ou dinheiro para investimentos) para, justamente, comprar estoques ou financiar o cliente, como dito.
O ideal é que o negócio se auto-sustente, quer dizer, o que você tem para pagar, você tem para receber e ficar elas por elas.
Veja um exemplo de um motorista de Uber: digamos que ele tenha um estoque grande de combustível ($ 1.000, por exemplo) e uma conta a receber de seus clientes de $ 3.000. Ativo operacional = $ 4.000.
E está devendo apenas $ 100 na oficina.
Neste caso seu ativo operacional supera o passivo operacional em $ 3.900. Ok?
Mas de onde saiu este dinheiro?
De suas economias. Ele está tirando dinheriro da sua conta para comprar estoque e deixar seu cliente fazer fiado. Quer dizer, ele está pagando para trabalhar. Para ficar bem, ele necessita de pelo menos $ 3.900 de capital de giro.
Como resolver isto? Ficar devendo mais no posto e na oficina e não fazer tanto fiado para clientes. Quer dizer, aumentando as obrigações (passivo operacional) e reduzindo os valores a receber ou o estoque (ativo operacional).
Assim, na medida em que os clientes vão pagando, ele vai saldando as dívidas com o posto e com o mecânico. E os seus recursos próprios ficam de fora.
Concluindo, a necessidade de capital de giro é quanto de dinheiro eu preciso para não ter que usar minhas economias (PL) para continuar funcionando.
São dois conceitos parecidos.
Primeiro - Capital de giro: é com quanto dinheiro a empresa está funcionado, com quanto dinheiro a empresa está trabalhando no seu dia-a-dia. Neste caso é ativo circulante menos passivo circulante.
Segundo - Necessidade de capital de giro,: é quanto deste capital de giro (acima) eu estou tirando do bolso para fazer a empresa funcionar ou quanto estou "pagando" para trabalhar.
E aí? Compreendeu a ideia geral?
Grato e sucesso!!
@@ProfessorQuintino parabéns vcs são feras .🥳🥳🥳🥳🥳
Fala Professor! Os arrendamentos mercantis financeiros a pagar entram como passivos operacionais ou como passivos financeiros?
Olá. André. Grato por sua visita.
Os arrendamentos mercantis financeiros a pagar fazem parte do passivo financeiro, que engloba, as obrigações referentes a empréstimos, financiamento e debêntures. Mesmo no caso de aquisição de máquinas, veículos e equipamentos.
Resumindo, está devendo para o banco = passivo financeiro.
O passivo operacional são as obrigações decorrentes da atividade principal da empresa, tais como, salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, fornecedores, impostos e taxas.
Resumindo, está devendo para aqueles que fazem a empresa funcionar ou obrigações decorrentes deste funcionamento = passivo operacional.
Bons estudos.
@@ProfessorQuintino Boa mestre! Meu Valuation agora vai fechar hehe Abraço
@@AndreS-xe2zt Valeu, André. Grato pelo retorno. Bons estudos!!
⬆️📚🔝👩💻
Pedi um capital de giro e foi negado por classificação de conta sabe o que significa?
Olá, Guilherme!
Grato pela visita!
Confesso que não sei do que se trata. Talvez alguma coisa relacionada à conta da empresa.
não entendi como o aumento no prazo de pagamento aumentaria o passivo operacional. O Balanço Patrimonial eh por regime de Competência, como o aumento no prazo levaria à uma diminuição do passivo operacional?
OI, Lucca!
Grato pela visita!
O passivo operacional é formado pelas obrigações com fornecedores, com os prestadores de serviços, com os colaboradores e com os tributos.
Se você estica o prazo de pagamento, você ficará devendo durante mais tempo e portanto o seu passivo irá aumentar nauqle período de tempo.
Vamos a um exemplo:
A empresa termina o ano devendo 12 mil. Então seu passivo é de 12 mil.
Digamos, no outro ano, ela negociou uma esticada no prazo e o fornecedor aceitou. Daí, a empresa terminou o ano devendo 13 mil e não 12 mil. Quer dizer, ao dilatar o prazo, ela aumentou o passivo.
Este pagamento não é o desembolso do dinheiro pelo regime de caixa, mas o vencimento das contas (regime de competência).
@@ProfessorQuintino Muito obrigado professor, fez todo o sentido agora!
Professor, estou sem entender uma coisa: se o AO é maior do que o PO, qual a lógica de ainda ter uma NCG de R$ 11.000,00? Não é bom ter um ativo maior do que o passivo? Por que ainda a empresa precisa de R$ 11.000,00?
Olá, Breno!
Grato pela visita!
A Necessidade de Capital de Giro não é falta de dinheiro. Ela é o quanto você precisa de dinheiro para não ter que tirar dinheiro do bolso para fazer a empresa funcionar.
Quer dizer, se a empresa tem 2.000 de ativo operacional e apenas $ 1.000 de passivo operacional, a empresa tirou dinheiro de algum lugar para comprar estoques e financiar clientes. Tirou de onde? Do lucro que podia ter sido distribuído aos sócios ou adquirido algum ativo imobilizado.
Imagina um motorista de Uber.
Ele tem de ativo operacional de $ 4.000, , que consiste em $ 300 de combustível no tanque, $ 700 de estoque de óleo na sua garagem e seus clientes lhe devem $ 3.000 de corridas já realizadas e que ficaraam penduradas para pagar depois.
No passivo, ele tem registrado $ 1.000 de dívidas no posto de gasolina ($ 800) e no posto de lavagem ($ 200).
Viu que ele possui um ativo operacional de $ 4.000 e um passivo operacional de $ 1.000. O ativo operacional menos o passivo operacional é de $ 3.000. Então ele tem uma necessidade de capital de giro de $ 3.000.
De onde saiu esta diferença? De algum lucro dele, que ele deveria ter para comprar a bicicleta do filho ou uma televisão melhor. Mas não, ele preferiu ter um estoque enorme de óleo em casa e levar seus clientes sem cobrar e esperar o pagamento no futuro.
Aí está a necessidade de capital de giro. Fazer a empresa girar sem precisar tirar dinheiro do bolso ou do lucro.
O ideia é que a empresa fique devendo ao fornecedor e venda ao cliente. Quando o cliente pagar, a empresa paga ao fornecedor. O dono da empresa fica só gerenciando este toma lá da cá, evitando mexer no lucro da empresa e deixando o lucro para comprar ativos imobilizados ou distribuir aos sócios.
Se fôssemos escrever esta necessidade de capital de giro no modo expandido, seria Necessidade de Capital de Giro de Terceiros para fazer a empresa girar.
É como se a empresa estivesse pagando para trabalhar.
Voltando ao conceito: esta necessidade de capital de giro é necessidade de dinheiros dos outros para não mexer no dinheiro próprio para poder trabalhar.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Neste vídeo falo do mesmo conteúdo, mas modernizado e com melhor som: ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=iK5quCFHWtIMBmK0 Pode ser útil.
@@ProfessorQuintinoEntendi, mestre. Então tecnicamente entra aí a questão da contabilidade que um ativo é financiado por um passivo, né?
Um ativo menor que o passivo não é legal, mas e se ambos forem iguais? Seria o ideal?
@@breno52406 Olá, Breno!
Grato pela visita!
Uma condição satisfatória seria os fornecedores financiando os clientes a pagar e os estoques , em outras palavras passivo circulante financiando o ativo circulante. E, financiamento bancário financiando ativos imobilizados. E, por último, a operação da empresa gerar caixa para pagar suas contas e sobrar algum lucro. Ao invés de os sócios ficarem colocando dinheiro próprio para fazer a empresa girar.
Se o passivo operacional é dado por valores, aumentar o prazo de pagamento não irá diminui-lo, irá apenas estender a dívida no tempo. Se ela virar um passivo não circulante, os valores do passivo operacional caem, aumentando mais a distância para o ativo. Não dá para entender a explicação.
Se ela virar um passivo não circulante*. Desculpe. Professor, pode me responder?
Oi, Convidado!
Grato pela visita!
A ideia do capital de giro é não usar dinheiro próprio para comprar estoques e financiar clientes. Se vc pede mais prazo para o fornecedor, dá tempo de os clientes pagarem as contas para só daí vc pagar o fornecedor.
Este que é o segredo deste aumentar o prazo de pagamento das contas. O cliente fica devendo para vc, mas, em compensação, vc fica devendo para o fornecedor. Quando o cliente pagar, vc paga o fornecedor e não mexe no seu dinheiro.
Vc fica só gerenciando. O cliente pede fiado e vc faz um fiado no fornecedor. O cliente paga e vc paga. E vc assim vai.
A necessidade de capital de giro é justamente o vc precisa inteirar na empresa para pagar suas contas antes de receber dos clientes.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
Não entendo. Se o ativo operacional é maior que o passivo operacional, pq ativo financeiro está cobrindo alguma coisa?? Não seria se o passivo fosse menor que o ativo????
Eu sou meio burro.
Oi, Alexandre!
Grato pela visita!
É o seguinte:
O ativo operacionsl são os bens que vc usa na produção e o passivo operacional são as dívidas relativas a estes bens.
Os bens operacionais são estoques e dividas de clientes e o passivo operacional são as obrigações com os fornecedores em geral.
Se vc tem estes ativos operacionais em valores superiores às dívidas quer dizer que vc comprou estoque com seu lucro ou financiou por conta os clientes.
Veja o exemplo de um motorista de Uber (vou exagerar nos valores): tem estocado 600 reais de combustíveis, 1000 de pneus sobressalentes e 400 em óleo. Além disso, tem 2000 para receber de clientes porque fez algumas corridas na base do fiado. Então seu ativo operacional totaliza 4000 (quatro mil). E deve 1500, somando posto de gasolina, mecânico e loja de pneus.
Percebeu que o ativo operacional é 4000 e o passivo operacional é 1500?
O que está acontecendo? Ele tirou 2500 que podia ser seu lucro ou estar investido na renda fixa para financiar sua operação. Quer dizer está pagando para trabalhar, está tirando de seu bolso, dinheiro para fazer o giro da empresa.
Em casa devem estar brigando com ele: "vc não traz dinheiro para casa, fica pagando pneus, comprando gadolina à toa e fazendo corrida de graça...".
Então está faltando 2500 para o giro da empresa.
O ideal é que a empresa fique só de ligação entre o seu cliente e o fornecedor, quer dizer:
a empresa faz fiado no fornecedor, trás s matéria prima, vende para o cliente, o cliente paga e a empresa, daí, paga o fornecedor.
Este é o lance do capital de giro, vc está financiando o cliente com seu próprio dinheiro, quer dizer, o cliente não lhe paga, mas vc paga seu fornecedor em dia.
E agora eu pergunto: paga com o que? Com o seu dinheiro, com o capital de giro. Conclusão: está faltando capital de giro.
Depois de um retorno sobre seu entendimento.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino Professor, desde já agradeço muito pela dedicação e interação.
Vamos ver seu eu entendi.
Eu subtraio Ativo operacional circulante - passivo operacional circulante pq o passivo operacional é o que eu devo do ativo operacional. O que fica se trata de conta a receber e estoque que, por ainda não terem se tornado caixa, criam uma necessidade de financiamento (capital de giro)
É isso?
@@alexandrepereira6382
Oi, Alexandre!
É isso. Não virou caixa, porque quem pagou foi vc, utilizando dinheiro proprio.
Sucesso!
Esse conceito de NCG é bastante contra intuitivo... você aumentar suas contas a pagar e diminuir suas contas a receber é algo positivo... :/
Oi, Vinícius!
Grato pela visita!
Vc está certo.
Mas a ideia é o que falta de capital giro para que o proprietário ou sócios não tenham que lançar mão de recursos próprios para fazer a empresa funcionar.
Veja só, você é um empresário e sua empresa tem 10.000 de estoque e contas a receber de clientes que totalizam 15.000. Logo seu ativo é 25.000.
Mas, a sua empresa deve apenas 5 mil nos fornecedores.
O seu passivo operacional é 5 mil.
A pergunta é: quem bancou estes 20 mil.
Resposta: o empresário, que tirou dinheiro do seu lucro ou de algum possível investimento para bancar estes 20.000.
Então, está faltando 20 mil para que ele não precise tirar dinheiro do bolso para fazer a empresa girar ou, como duzem, pagar para trabalhar.
Se fôssemos ampliar este termo necesdudade de capital de giro, falaríamos necessidade de capital de giro "de terceiros".
Tem um vídeo modernizado deste assunto com outros gráficos e melhor som;
ruclips.net/video/EeiBwbaTGb8/видео.htmlsi=QVEqP1iXD1RM6bs2
Depois dê um retorno sobre este entendimento!
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino muito obrigado pela resposta!
Entendi foi nada
Oi, Paulo P.
Veja uma empresa que está iniciando suas atividades. Ela compra a matéria prima , processa, põe na vitrine, faz propaganda, vende o produto acabado, dá um prazo ao cliente para pagar.
A empresa vai receber esta venda apenas depois de dois meses, por exemplo.Só que neste meio tempo, tem salários a pagar, fornecedores a pagar, luz e água para pagar, aquele contrato de propaganda que comentamos.
Só que observe: o cliente não pagou, ainda. Mas, a empresa precisa de dinheiro para seus compromissos.
Esta necessidade é o capital de giro, utilizado para fazer a empresa fuincionar até surgir algum dinheiro de cliente para pagamento das obrigações.
Lhe convido para assistir este vídeo, que talvez, ajude sua compreensão: ruclips.net/video/pQKELFZig2w/видео.html
Bons estudos!!
Parabéns professor! Excelente explicações
Valeu, Coisas que importam!
Grato pela visita!
Sucesso!