Aquele lugar, o ar. Primeiro, fiquei sabendo que gostava de Diadorim - de amor mesmo amor, mal encoberto em amizade. Me a mim, foi de repente, que aquilo se esclareceu: falei comigo. Não tive assombro, não achei ruim, não me reprovei - na hora. Melhor alembro. ………… O nome de Diadorim, que eu tinha falado, permaneceu em mim. Me abracei com ele. Mel se sente é todo lambente - “Diadorim, meu amor...” Como era que eu podia dizer aquilo? ……… E como é que o amor desponta. ….. Coração cresce de todo lado. Coração vige feito riacho colominhando por entre serras e varjas, matas e campinas. Coração mistura amores. Tudo cabe. ……… E eu - como é que posso explicar ao senhor o poder de amor que eu criei? Minha vida o diga. Se amor ? ... Diadorim tomou conta de mim. …………. E de repente eu estava gostando dele, num descomum, gostando ainda mais do que antes, com meu coração nos pés, por pisável; e dele o tempo todo eu tinha gostado. Amor que amei - daí então acreditei. …… Um Diadorim só para mim. Tudo tem seus mistérios. Eu não sabia. Mas, com minha mente, eu abraçava com meu corpo aquele Diadorim-que não era de verdade. Não era? ……………… Diadorim deixou de ser nome, virou sentimento meu …….. Aquilo me transformava, me fazia crescer dum modo, que doía e prazia. Aquela hora, eu pudesse morrer, não me importava. ………. Diz-que-direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois. …….. Tudo turbulindo. Esperei o que vinha dele. De um aceso, de mim eu sabia: o que compunha minha opinião era que eu, às loucas, gostasse de Diadorim, …… no fim de tanta exaltação, meu amor inchou, de empapar todas as folhagens, e eu ambicionando de pegar em Diadorim, carregar Diadorim nos meus braços, beijar, as muitas demais vezes, sempre. …… Abracei Diadorim, como as asas de todos os pássaros ……. Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. ……. amor é a gente querendo achar o que é da gente
Somente aos quase 60 anos, estou lendo Grandes Sertões Veredas. Aos vinte e pouco, fiz a segunda tentativa e apesar de ter sempre embarcado , nos descaminhos de linguagem da literatura, não pude. E agora, é só magia !
Existe o momento certo pra tudo na vida. Eu mesma, se tivesse tentado ler em outro momento, acho que teria desistido, talvez até pegasse "trauma" de nunca mais querer tentar de novo. E não é só pela linguagem, acho que essa barreira poderia ser superada com algum esforço. Mas a complexidade dos sentimentos e muitas das reflexões existentes na obra, creio que só podem ser plenamente compreendidas com certa maturidade e vivências, coisa que não pode resolver com um dicionário em mãos.
Que lindo! Fui pela metade do caminho muitas vezes, só me achei preparado pras veredas da viagem nas minhas férias. Eu só tinha os dias pra isso, e foi a viagem mais incrível que eu fiz em toda a minha vida...
Quando leio Guimarães Rosa , parece que o sertão do Brasil e o lugar mais lindo e poético do mundo . Esse trecho é tão espetacular que até preconceituoso se rende.
É lindo sim e quando cheguei na ponta de um dos pedaços do planalto da Borborema, aonde ele faz encontro com o sertão, o pôr do sol estava lá me esperando e levando o calor e trazendo o frio da noite em tudo eu vi beleza. O sertão é lindo, tem seus problemas sociais que podem ser resolvidos, basta além de querer também fazer. Mas em tudo ele é lindo sim.
Ahh, como pode alguém conseguir carimbar, em um texto, todos os sentimentos indizíveis e inexprimíveis pela nossa limitada condição humana, muda, carente de vocabulário, carente de acesso à linguagem certeira que permite circular por todos ambientes. Guimarães Rosa... O gênio, dono do jardim secreto do vernáculo, dono da chave que nos permite que o nosso interior veja e beije o Sol. Quanta generosidade há em quem nos liberta de nós mesmos por meio da palavra. 😍😍😍😍
Que espetáculo essa mulher lendo essa maravilha de texto!!! Estou terminando minha leitura do grande sertão... vou guardar esse texto pra sempre!!!! Presente divino de Guimarães e Bethânia...
"Diadorim deixou de ser nome e virou sentimento meu." Ai! 😍 "Diadorim é minha neblina". Eu já não tenho condição com o romance mais maravilhoso da literatura!
Tem como curtir mil vezes? Só entende e gosta quem conhece a obra, Grande Sertão: Veredas, uma narrativa carregada de filosofia narrada em um linguajar simples e emocionalmente. Guimarães Rosa o mestre da nossa literatura.
Estou lendo pela primeira vez agora. Estou completamente apaixonada pelo mundo que Guimarães Rosa criou. É um livro para ser lido várias vezes ao longo da vida. É uma poesia que aquece o coração ❤️
Quem deu deslike nessa interpretação,só pode ser por inveja...do talento dessa mulher,ou por inveja desse canal. Porque não existe outra desculpa mais aceitável pra isso.
Que livro lindo, que delicadeza de amor, que lindo meu sertão de minas....
7 лет назад+135
Depois do vídeo, façam o favor de ler o livro e de ler literatura brasileira. Esse país precisa criar hábito de leitura. A maioria só veio por causa da Bethânia, que fez um lindo trabalho. Mas não fiquem na superfície.
Eu estou lendo Grande Sertão: Veredas. Já passei da metade. Não acho que quem chegou aqui foi necessariamente por causa da Bethânia. Tem muito mais coisa dela por aí.
Cê não tá mais comigo bolinho, mas ainda há amor aqui. Hoje faríamos 2 anos. Pena que a vida é tão inconstante. Lhe desejo as mais sinceras felicidades.
Finalmente resolvi me dar de presente a preciosidade dessa leitura. Essas linhas falam direto ao coração. E que privilégio é falar essa língua e ser fruto dessa cultura para poder entendê-las, do jeitinho como foram escritas. Cada vez que termino um trecho, sou pura gratidão.
Eu acho um privilégio saber português para poder ler este livro no original! Mesmo não atingindo o entendimento total de quem sabe e sente a cultura sertaneja.
Fascinante!!! Li Grande Sertão Veredas na adolescência, mas sempre leio fragmentos dessa obra! Penso que está na hora de ler novamente, tá até alí na minha frente!
"... Amizade que eu tinha com Diadorim. Não é amizade de interesse ou amizade que surge do prazer de uma conversa. Amizade que eu tinha era amizade dada. Amizade dada se chama amor".
Essa citação transcende. E essa parte em especial, nos da um insight perfeito sobre o amor e sobre a paixão: "Diz-que-direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém e o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando"
Passando para compartilhar o link dessa composição inspirada no livro "Grande Sertão: veredas" de Guimarães Rosa. "Grande Sertão: veredas" é bibliografia de uma disciplina do meu doutorado. Nessa disciplina tinhamos que fazer uma atividade chamada "ATOS DE FALA E PERFORMATIVIDADE". Então, resolvi fazer a canção. No refrão faço uma "brincadeira" com o nome Diadorim, o dividindo. Dedico esta música a todos os amantes desse belo livro! Espero que gostem! ruclips.net/video/QU4XlDyVOxk/видео.html
Ah, meu senhor! - como se o obedecer do amor não fosse sempre ao contrário... O senhor vê, nos Gerais longe: nuns lugares, encostando o ouvido no chão, se escuta barulho de fortes águas, que vão rolando debaixo da terra. O senhor dorme em sobre um rio?
Aquele lugar, o ar. Primeiro, fiquei sabendo que gostava de
Diadorim - de amor mesmo amor, mal encoberto em amizade.
Me a mim, foi de repente, que aquilo se esclareceu: falei comigo.
Não tive assombro, não achei ruim, não me reprovei - na hora.
Melhor alembro.
…………
O nome de Diadorim, que eu tinha falado, permaneceu em
mim. Me abracei com ele. Mel se sente é todo lambente -
“Diadorim, meu amor...” Como era que eu podia dizer aquilo?
………
E como é que o amor desponta.
…..
Coração cresce de todo lado. Coração vige feito
riacho colominhando por entre serras e varjas, matas e campinas.
Coração mistura amores. Tudo cabe.
………
E eu - como é que posso explicar ao senhor o poder de amor que eu
criei? Minha vida o diga. Se amor ?
... Diadorim tomou conta de mim.
………….
E de repente eu estava gostando dele, num descomum, gostando ainda mais do que antes, com meu coração nos pés, por pisável; e dele o tempo todo eu tinha gostado. Amor que amei - daí então acreditei.
……
Um Diadorim só para mim. Tudo tem seus
mistérios. Eu não sabia. Mas, com minha mente, eu abraçava
com meu corpo aquele Diadorim-que não era de verdade. Não
era?
………………
Diadorim deixou de ser nome, virou sentimento meu
……..
Aquilo me transformava, me fazia crescer dum modo, que doía e prazia. Aquela hora, eu pudesse morrer, não me importava.
……….
Diz-que-direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as
surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois.
……..
Tudo turbulindo. Esperei o que vinha dele. De um aceso,
de mim eu sabia: o que compunha minha opinião era que eu, às
loucas, gostasse de Diadorim,
……
no fim de tanta exaltação, meu amor inchou, de
empapar todas as folhagens, e eu ambicionando de pegar em
Diadorim, carregar Diadorim nos meus braços, beijar, as muitas
demais vezes, sempre.
……
Abracei
Diadorim, como as asas de todos os pássaros
…….
Só se pode viver
perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a
gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um
descanso na loucura.
…….
amor é a gente querendo achar o que é da gente
Thaneressa Lima por favor manda para mim esse trecho escrito helgademarte@gmail.com
Thaneressa Lima 🌻
Q coisa mais linda❤️
Nossa mais lindo que toda a prosa de romeu e julieta.
Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.
"Diadorim deixou de ser nome e virou sentimento meu."
"Diadorim é minha neblina"
Este livro é uma lição. O amor não tem nome, não tem cor, não tem caráter, não tem sexo, não tem jeito!
É uma ficção.
@@MsJacione romeu e julieta tbm é uma ficção
Que comentário danado de lindo!!
@@MsJacione Será que é uma ficção?
Somente aos quase 60 anos, estou lendo Grandes Sertões Veredas. Aos vinte e pouco, fiz a segunda tentativa e apesar de ter sempre embarcado , nos descaminhos de linguagem da literatura, não pude. E agora, é só magia !
Existe o momento certo pra tudo na vida. Eu mesma, se tivesse tentado ler em outro momento, acho que teria desistido, talvez até pegasse "trauma" de nunca mais querer tentar de novo. E não é só pela linguagem, acho que essa barreira poderia ser superada com algum esforço. Mas a complexidade dos sentimentos e muitas das reflexões existentes na obra, creio que só podem ser plenamente compreendidas com certa maturidade e vivências, coisa que não pode resolver com um dicionário em mãos.
Espero que tenha degustado cada palavra. Grande Sertão é encanto em cada linha.
Terminei de ler esse livro tem quase uma semana e ainda estou impactado. Tenho a sensação de que não lerei algo tão bom em muito tempo.
Que lindo! Fui pela metade do caminho muitas vezes, só me achei preparado pras veredas da viagem nas minhas férias. Eu só tinha os dias pra isso, e foi a viagem mais incrível que eu fiz em toda a minha vida...
@@cmlds immmmmmmm
O melhor livro que já li! O mais cheio de poesia, o que mais desvendou o mistério do mundo, o mais bonito!
É lindo mesmo...
Grande Sertão: Veredas é tão maravilhoso que é impossível explicar ou encontrar palavras. Me emociono demais... pura poesia, pura arte.
Muita coisa importante falta nome:)
Quando leio Guimarães Rosa , parece que o sertão do Brasil e o lugar mais lindo e poético do mundo . Esse trecho é tão espetacular que até preconceituoso se rende.
esse comentário!! me tremi inteira
O sertão é lindo!
E é.
É lindo sim e quando cheguei na ponta de um dos pedaços do planalto da Borborema, aonde ele faz encontro com o sertão, o pôr do sol estava lá me esperando e levando o calor e trazendo o frio da noite em tudo eu vi beleza. O sertão é lindo, tem seus problemas sociais que podem ser resolvidos, basta além de querer também fazer. Mas em tudo ele é lindo sim.
Aqui é o berço dos maiores poetas 👏
" Abracei Diadorim, como as asas de todos os pássaros "
affffff é lindo demaissss!!!!! ❤❤❤❤❤❤❤
Um encantamento. A grande obra-prima da nossa literatura.
Ahh, como pode alguém conseguir carimbar, em um texto, todos os sentimentos indizíveis e inexprimíveis pela nossa limitada condição humana, muda, carente de vocabulário, carente de acesso à linguagem certeira que permite circular por todos ambientes. Guimarães Rosa... O gênio, dono do jardim secreto do vernáculo, dono da chave que nos permite que o nosso interior veja e beije o Sol. Quanta generosidade há em quem nos liberta de nós mesmos por meio da palavra. 😍😍😍😍
que coisa linda
👏👏👏
"Abracei Diadorim com as asas de todos os pássaros... "
"Amor é a gente querendo achar o que é da gente..."
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Simplesmente lindo!
Que espetáculo essa mulher lendo essa maravilha de texto!!! Estou terminando minha leitura do grande sertão... vou guardar esse texto pra sempre!!!! Presente divino de Guimarães e Bethânia...
É a coisa mais linda do mundo. Na voz mais linda do mundo.
"Diadorim deixou de ser nome e virou sentimento meu." Ai! 😍
"Diadorim é minha neblina". Eu já não tenho condição com o romance mais maravilhoso da literatura!
"O Diabo na rua, no meio do redemoinho..."Minha rainha narrando ...Um dos melhores livros que li na vida! ❤
"Aquilo me transformava, me fazia crescer dum modo que doía e prazia. Aquela hora, se eu pudesse morrer, não me importava" ❤️🤩
As leituras da Maria Bethania são as mais bonitas que já vi.
Não importa quanto tempo passe, essas palavras tocam minha alma 🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Tem como curtir mil vezes? Só entende e gosta quem conhece a obra, Grande Sertão: Veredas, uma narrativa carregada de filosofia narrada em um linguajar simples e emocionalmente. Guimarães Rosa o mestre da nossa literatura.
o livro mais lindo desse mundo. ouvir na voz da Bethânia é transcender.
“Amor é a gente querendo achar, o que é da gente”. Rosa, Guimarães. Grande Sertão Veredas.
Não consigo entender como alguém não consegue gostar de algo tão lindo
Pessoas pobres da alma, o preconceito é a pobreza da alma
"Abracei Diadorim com as asas de todos os pássaros!" 💞
Bethânia, tu és da gente... do povo brasileiro... do mundo inteiro! Tu és um AMOR! ❤
Estou lendo pela primeira vez agora. Estou completamente apaixonada pelo mundo que Guimarães Rosa criou. É um livro para ser lido várias vezes ao longo da vida. É uma poesia que aquece o coração ❤️
Arrepiei todo aqui com esse texto lindo e essa interpretação da Bethânia.
Diadorim é o nome !!
aquela vontade de ter uma filha e colocar o nome de Diadorim ❤
Diadorim = dada por Deus
Eu sou apaixonada por esse vídeo!!!!!!!!!
Assisto ele todo dia desde 2017
"Mas Diadorim é minha neblina"
Ah, o universo rosiano sz
Essa Bethânia é maravilhosa... Aí resolve ler pra gente o maravilhoso Rosa... O que que vira??? Pura maravilhosidade!!!
"Amor é a gente querendo achar o que é da gente,"
Esse livro mudou minha definição de "homem", e tantas outras coisas...
sei
Estou apaixonada! Já escutei milhões de vezes rs ♥♥♥♥
Quem deu deslike nessa interpretação,só pode ser por inveja...do talento dessa mulher,ou por inveja desse canal. Porque não existe outra desculpa mais aceitável pra isso.
Que livro lindo, que delicadeza de amor, que lindo meu sertão de minas....
Depois do vídeo, façam o favor de ler o livro e de ler literatura brasileira. Esse país precisa criar hábito de leitura. A maioria só veio por causa da Bethânia, que fez um lindo trabalho. Mas não fiquem na superfície.
Boa
O diferentão, lírio do campo, único dos seres que lê
Acabei de terminar de ler grande sertão: veredas...chorei igual criança. Que narrativa linda, maravilhosa
Brasil é rico, aliás riquíssimo em autores e narrativas. Minha dica é Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus, obra da superação de tudo.
Eu estou lendo Grande Sertão: Veredas. Já passei da metade. Não acho que quem chegou aqui foi necessariamente por causa da Bethânia. Tem muito mais coisa dela por aí.
..."O ar!
Meu amor que cresce...
Amor inteiriço..."
Uma riqueza infinita a poesia e Bethânia que é a própria poesia e poetisa.
Grande Sertão: Veredas, livro excepcional da literatura mundial. Já havia lido, estou relendo, descobrindo outra beleza...
Cê não tá mais comigo bolinho, mas ainda há amor aqui. Hoje faríamos 2 anos. Pena que a vida é tão inconstante. Lhe desejo as mais sinceras felicidades.
Finalmente resolvi me dar de presente a preciosidade dessa leitura. Essas linhas falam direto ao coração. E que privilégio é falar essa língua e ser fruto dessa cultura para poder entendê-las, do jeitinho como foram escritas. Cada vez que termino um trecho, sou pura gratidão.
Eu acho um privilégio saber português para poder ler este livro no original! Mesmo não atingindo o entendimento total de quem sabe e sente a cultura sertaneja.
Grande Sertão Veredas ❤
Fascinante!!! Li Grande Sertão Veredas na adolescência, mas sempre leio fragmentos dessa obra! Penso que está na hora de ler novamente, tá até alí na minha frente!
Já vi 1000x e não canso.
Viver não é mesmo muito perigoso?
Viver é, sim, muito perigoso.
Mas o amor?
Ah o amor...
É a gente tentando encontrar o que é da gente.
Demais da conta!
Muito
Carece de ter coragem...
Sei disso não. Mas se Deus Vier que venha Armado!
Este é o livro da minha vida! Amo o Riobaldo até hoje!
"... Amizade que eu tinha com Diadorim. Não é amizade de interesse ou amizade que surge do prazer de uma conversa. Amizade que eu tinha era amizade dada. Amizade dada se chama amor".
tudo que Guimarães Rosas escreve é maravilhoso.. Ele é um escritor completo.
Meu livro preferido da literatura brasileira.
É de fazer chorar...
Que leitura maravilhosa! Bethânia é uma diva eterna!
Diadorim é minha neblina.❤
Isso é poético, profundo e lindo demais.
É lindo, maravilhoso
Isso transforma
"Amar é dar o que não se tem"
Fico emocionada a cada vez que ouço.
Um livro sensacional narrado por uma pessoa sensacional! Sem palavras!
Maravilhoso!! Tanto o poema quanto a interpretação.
Não consigo parar de assistir esse vídeo.
A voz e a interpretação de Maria Betânia, são realmente um bálsamo, poema e poesia. Ler é assim, com entusiasmo.👏👏
Eu amo tanto esse vídeo 🥰
Estou apaixonado por esse vídeo, coisa mais linda.
Não canso de assistir esse vídeo!
🙂😊🎉🎉🎉Viva Rosa! Viva Bethânia!
Ai! Assim até eu me apaixono por Diadorim!!
Amor é a gente querendo achar o que é da gente...
Ah meu coração!
Beleza que emociona. Que maravilha!
Simplesmente o melhor video do youtube
Pedro!!!
Eu te amo, meu filho, meu amigo , meu mestre.
Rosa, Bethânia e vc 😍😍😍😍😋😎.
2022 o ano que li esse livro maravilhoso ❤️vai ficar sempre no meu coração ,Diadorim é minha neblina ..
É tanto e tão bom que nem sei... Calo-me.
Que coisa mais linda❤
Eu vejo esse vídeo todo dia ❤
Misericórdia, que coisa linda
O livro é maravilhoso.
Pqp, Bethânia... Pq vc é assim???? ❤️
Não me canso de ouvir!
Magnânimo 🌻
Essa citação transcende.
E essa parte em especial, nos da um insight perfeito sobre o amor e sobre a paixão: "Diz-que-direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém e o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando"
Obrigada.Boa tarde
Obrigada por compartilhar conosco tão sublime presente!
A simbiose mais perfeita da vida: GSV e Bethânia. ❤
Tão lindo, tão lindo... que lindo.
Passando para compartilhar o link dessa composição inspirada no livro "Grande Sertão: veredas" de Guimarães Rosa.
"Grande Sertão: veredas" é bibliografia de uma disciplina do meu doutorado. Nessa disciplina tinhamos que fazer uma atividade chamada "ATOS DE FALA E PERFORMATIVIDADE". Então, resolvi fazer a canção. No refrão faço uma "brincadeira" com o nome Diadorim, o dividindo.
Dedico esta música a todos os amantes desse belo livro!
Espero que gostem!
ruclips.net/video/QU4XlDyVOxk/видео.html
Que coisa mais linda!!! 😍😍
Amor é uma coisa especial demais!!!!
💙
Maria Bethânia nos inspira a fazer essa travessia na obra prima que é Grande Sertão Veredas."[...]passarinho que se debruça -o voo já esta pronto."
Como é que posso explicar o poder de amor que eu criei?
Ah meu Deus!
Me lê esse livro todo pelo amor de Deus!
Me faz um audiobook!
Grande encontro inteiriço e fatal: Bethânia e Diadorim. Acesa por aqui.
Lindo demais!!! Olhos rasos d'água..
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏...
Amor é a gente querer achar que é da gente.
Gostando ainda mais que antes com meu coração nos pés...
Meu Deus quanta beleza.
isso precisa entrar no Spotify
Que coisa linda 💖
Apaixonadamente Apaixonada por essas palavras na voz da extraordinária Maria Bethania 💛
Que coisa magnífica! 💛
Bethânia, para você, não tenho explicações...ainda bem!
Ah Diadorim...."se todos no mundo fossem iguais a você..."
Amor é a gente querendo achar…o que é da gente!
Ai, meu coração...
Coisa mais lindeza de linda
ruclips.net/video/iyzk4VKal5s/видео.html
Ah, meu senhor! - como se o obedecer do amor não fosse sempre ao contrário... O senhor vê, nos Gerais longe: nuns lugares, encostando o ouvido no chão, se escuta barulho de fortes águas, que vão rolando debaixo da terra. O senhor dorme em sobre um rio?
viciada nesse vídeo
Magnífico
absurdo!