● Poema Completo ● Ah mestre, meu mestre querido... A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem perturbou. Seguro como um sol fazendo o seu dia involuntáriamente natural como um dia mostrando tudo. Ah meu mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade. Meu coração não aprendeu nada. Meu coração não é nada. Meu coração está perdido Nessa vida, em que sou meu sono, não sou meu dono. Quem sou é quem me ignoro e vive através dessa névoa que sou eu... Todas as vidas que outrora tive numa só vida... Mar sou! Baixo marulho ao alto rujo, mas minha cor vem do meu alto céu e só me encontro quando de mim, fujo... Fiz de mim o que não soube e o que podia fazer de mim não fiz, o dominó que vestia era errado conheceram -me logo por quem eu não era e não desmenti, e perdi-me... Quando quis tirar a máscara, Estava apegada à cara. Quando atirei e me vi ao espelho já tinha envelhecido. Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado. Deitei fora a máscara e dormi no vestiário como um cão tolerado por ser inofensivo. Ele tinha fugido do céu era nosso demais pra fingir de segunda pessoa da trindade... Um dia que Deus estava dormindo e o espírito santo andava a voar, ele foi até a caixa dos milagres e roubou três. Com o primeiro ele fez com que ninguém soubesse que ele tinha fugido. Com o segundo ele se criou eternamente humano e menino. Com o terceiro ele criou um Cristo eternamente na cruz e deixou pregado na cruz que há no céu e serve de modelo as outras. Depois ele fugiu para o sol e desceu pelo primeiro raio que apanhou. Ele ri dos reis e dos que não são reis e tem pena de ouvir falar das guerras e dos comércios. Ele dorme dentro da minha alma, as vezes, ele acorda de noite e brinca com meus sonhos. Vira uns de perna para o ar, põe uns por cima dos outros e bate palma sozinho, sorrindo para o meu sono. Quando eu morrer, filhinho,seja eu a criança, o mais pequeno... Pega me tu ao colo e leva me para dentro da tua casa, deita me na tua cama, despi o meu ser cansado e humano. Conte me histórias caso eu acorde, para eu tornar a adormecer e dá me sonos teus... para eu brincar.
@@LeticiaQueiroz21 o primeiro [0:01] é: "Mestre, meu mestre querido!", o segundo [0:35] "Nesta vida em que sou meu sono", o terceiro [1:01] é "Tabacaria", o quarto [1:48] é "O poema do menino Jesus".
Quando dois genios se juntam.... tudo em nos acorda , aprende e mais uma vez tem esperanca de viver. Obrigada, Maria Bethania por fazer renascer o nosso genio.
“Ah Meu Mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade. Meu coração não aprendeu nada, Meu coração não é nada. Meu coração está perdido.” lindo demais, choro porque preciso chorar 😢
Não será jamais esquecido caro Fenando...para sempre tu serás muito maior que teu pequeno Portugal. Nenhum rei lusitano terá maior fama e coroa que tu ! Tua triste depressão está agora cravejada dos eternos diamantes !!!! A Eternidade é toda tua ! Para ti aí, na Eternidade, um recado amigo : nada poderia ter sido diferente . Por fim, aceita teu fado !
Hoje Alisson Santana escreveu um poema inspirado em Fernando Pessoa.....e so percebi pq ha anos Carlos me enviou esse link. Obrigado amigos, obrigado a quem compartilhou.
Resolvi chegar ao amago do meu ser... não, melhor, no que me tornei... Nunca soube quem eu fui ou quem eu era, apenas fui. Usei de tudo para conseguir o que queria, e muitas vezes nem queria tanto assim. Eu já menti, admiti coisas que nunca admitiria, eu já sorri, diante de coisas que nunca mais sorriria Vivi, intensamente cada momento, e não me julgo por erros que cometi, aliás, acho que nunca errei, quem é Deus pra julgar o que é certo ou errado? Todos meras criaturas que na imensidão do universo são apenas poeira, assim como eu. Se existe um criador de tudo isso, acredito que ele não seja egoísta ao ponto de criar vida pra que não seja apenas para viver Não falo de viagens pra lugares exóticos ou lugares bonitos, pular de uma montanha com um paraquedas ou até mesmo dirigir em alta velocidade, sim viver cada momento, cada simples e pequeno momento, como se fosse único. Se eu vivi até aqui? Acho que sim, sofri cada momento, fui realmente feliz cada momento, amei com todas as forças, senti tanto na alegria, quanto na dor.. O que me tornei? A partir de hoje, alguém que deveria ter me tornado a muito tempo atrás, alguém que apenas quer viver.
A primeira vez que ouvi esse poema foi no show Rosa dos Ventos em 1972 , no teatro Maria de La Costa, aqui em São Paulo. Dessa data em diante minha paixão por essa mulher só fez aumentar cada vez mais. Maior intérprete do Brasil, de todos os tempos.
Somos eternar criança no bailar dos sonhos. Este é o meu grande pensador de alma pura como floco de neve a distância de um infinito. Foi mas deixou lembranças que marcaram seus pensamentos na história de vidas!!.
Parabéns Maria Bethânia pela sensibilidade de interpretar e escolher dentre a obra de Pessoa a sua pessoa na obra que manobra com maestria marejando os olhos do que o ouvido via
Lindo demais! Betânia sempre amou a arte escrita de Fernando pessoa. E ela me inspirou, em uma dessas leituras, que só ela sabe fazer e interpretar, a compor a música intitulada: Não sou nada. Essa minha música está no RUclips, basta procurar. Renato Miele Bretas Não sou nada RUclips
😂 meu coração é de 🤡 Vive dentro de mim mas não me pertence Por isso me esforço até mesmo em sonhos 😃 para cuidar desse 💓 que a mim não pertence por isso não dou não troco não vendo ❤😅
Por que o sr RUclips faz isso comigo ? Quem é o sr ? Vc é a tal falada A.I. ? Ou vc é alguém da terra q mora ao lado ? Ou é um espírito? Cara .... O sr só mandou poemas que refletem o meu "eu " UM TANQUE DE GUERRA RASTEJANDO. Sofrido. Creio que vou vencer mas me diga quem é vc ?
Só me apetece fugir de mim para ver se me encontro como Pessoa se encontrou! Ou seria que encontraria um heterónimo e então já não era eu!!!! Que bonito ver como o povo brasileiro admira, ama a nossa poesia!!! Passei por cima do comentário do João não sei o que significa,
Tem puro feitiço nesse poema mágico! Recitado por essa amada feiticeira, abre-se um portal para a silenciosa felicidade.
Fernando Pessoa e Clarice Lispector dádivas da língua portuguesa ❤
Fernando Pessoa na vozes linda dessa cantora Maria Betânia 👏🏿👏🏿❤️❤️❤️
● Poema Completo ●
Ah mestre, meu mestre querido...
A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem perturbou.
Seguro como um sol fazendo o seu dia involuntáriamente natural como um dia mostrando tudo.
Ah meu mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade.
Meu coração não aprendeu nada.
Meu coração não é nada.
Meu coração está perdido
Nessa vida, em que sou meu sono, não sou meu dono.
Quem sou é quem me ignoro e vive através dessa névoa que sou eu...
Todas as vidas que outrora tive numa só vida...
Mar sou!
Baixo marulho ao alto rujo, mas minha cor vem do meu alto céu e só me encontro quando de mim, fujo...
Fiz de mim o que não soube e o que podia fazer de mim não fiz, o dominó que vestia era errado conheceram -me logo por quem eu não era e não desmenti, e perdi-me...
Quando quis tirar a máscara,
Estava apegada à cara.
Quando atirei e me vi ao espelho já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário como um cão tolerado por ser inofensivo.
Ele tinha fugido do céu era nosso demais pra fingir de segunda pessoa da trindade...
Um dia que Deus estava dormindo e o espírito santo andava a voar, ele foi até a caixa dos milagres e roubou três.
Com o primeiro ele fez com que ninguém soubesse que ele tinha fugido.
Com o segundo ele se criou eternamente humano e menino.
Com o terceiro ele criou um Cristo eternamente na cruz e deixou pregado na cruz que há no céu e serve de modelo as outras.
Depois ele fugiu para o sol e desceu pelo primeiro raio que apanhou.
Ele ri dos reis e dos que não são reis e tem pena de ouvir falar das guerras e dos comércios.
Ele dorme dentro da minha alma, as vezes, ele acorda de noite e brinca com meus sonhos.
Vira uns de perna para o ar, põe uns por cima dos outros e bate palma sozinho, sorrindo para o meu sono.
Quando eu morrer, filhinho,seja eu a criança, o mais pequeno...
Pega me tu ao colo e leva me para dentro da tua casa, deita me na tua cama, despi o meu ser cansado e humano.
Conte me histórias caso eu acorde, para eu tornar a adormecer e dá me sonos teus... para eu brincar.
Na verdade, esse vídeo é uma colcha de poemas diferentes. Mas bem bacana você ter transcrito toda a leitura dela 👏🏼
Lindo ❤
Tem uma parte errada.
@@matteusalves Você sabe informar qual o nome de cada um desses poemas?
@@LeticiaQueiroz21 o primeiro [0:01] é: "Mestre, meu mestre querido!", o segundo [0:35] "Nesta vida em que sou meu sono", o terceiro [1:01] é "Tabacaria", o quarto [1:48] é "O poema do menino Jesus".
"Ele dorme dentro da minha alma, as vezes ele acorda de noite e brinca com os meus sonhos." ❤
"O menino Deus,dorme e brinca nos meus sonhos o poeta me contou..."
Entendo o dom dele
Existem coisas para entender somente no mesmo nível de pensamento ou espírito
Quando dois genios se juntam.... tudo em nos acorda , aprende e mais uma vez tem esperanca de viver.
Obrigada, Maria Bethania por fazer renascer o nosso genio.
Esse poema, com essa voz, e essa música fazem eu me sentir uma criança que se lambuzou na senilidade
Que lindoooo...sensível o que escreveu...bonito ❤❤
Seu comentário já é um poema!❤️🔥
🦋🍃💫🌿👏
A música de fundo é a Gymnopédie no.1 de Erik Satie.
“Ah Meu Mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade.
Meu coração não aprendeu nada,
Meu coração não é nada.
Meu coração está perdido.” lindo demais, choro porque preciso chorar 😢
Confesso que me debrucei em lágrimas, de conta-gotas ❤
"Ele dorme dentro da minha alma, as vezes ele acorda de noite e brinca com os meus sonhos"
Meu Deus, que coisa linda ❤❤😢
"Só me encontro quando de mim, fujo."
Não será jamais esquecido caro Fenando...para sempre tu serás muito maior que teu pequeno Portugal. Nenhum rei lusitano terá maior fama e coroa que tu ! Tua triste depressão está agora cravejada dos eternos diamantes !!!! A Eternidade é toda tua ! Para ti aí, na Eternidade, um recado amigo : nada poderia ter sido diferente . Por fim, aceita teu fado !
Estou ouvindo este poema maravilhoso com lágrimas nos olhos, amo Fernando Pessoa ❤
Eu decorei esse poema, estou ouvindo há dias ❤
A maior intérprete da música brasileira.
Bethânia tem uma magia fora do comum❤
Lindo...❤❤❤
Jesus, meu eterno amor!
Lindo demais.
Hoje Alisson Santana escreveu um poema inspirado em Fernando Pessoa.....e so percebi pq ha anos Carlos me enviou esse link. Obrigado amigos, obrigado a quem compartilhou.
Profundo....
Quanta beleza e sutileza ❤❤
Cada vez eu me encanto mais e mais com Betânia!❤
Já esqueci quem era, já não sei mais quem sou, já não sei mais o que quero ser. Me sinto uma bússola sem norte.
Resolvi chegar ao amago do meu ser... não, melhor, no que me tornei...
Nunca soube quem eu fui ou quem eu era, apenas fui.
Usei de tudo para conseguir o que queria, e muitas vezes nem queria tanto assim.
Eu já menti, admiti coisas que nunca admitiria, eu já sorri, diante de coisas que nunca mais sorriria
Vivi, intensamente cada momento, e não me julgo por erros que cometi, aliás, acho que nunca errei, quem é Deus pra julgar o que é certo ou errado? Todos meras criaturas que na imensidão do universo são apenas poeira, assim como eu.
Se existe um criador de tudo isso, acredito que ele não seja egoísta ao ponto de criar vida pra que não seja apenas para viver
Não falo de viagens pra lugares exóticos ou lugares bonitos, pular de uma montanha com um paraquedas ou até mesmo dirigir em alta velocidade, sim viver cada momento, cada simples e pequeno momento, como se fosse único.
Se eu vivi até aqui? Acho que sim, sofri cada momento, fui realmente feliz cada momento, amei com todas as forças, senti tanto na alegria, quanto na dor..
O que me tornei?
A partir de hoje, alguém que deveria ter me tornado a muito tempo atrás, alguém que apenas quer viver.
Esse Poema narrado com a Betania e essa música é fantastico...adoro Pessoa...è o maior Poeta Português de todos os tempos...inesquecivel e imortal ❤❤❤
Simplesmente lindo!!!!
isso é arte, essa mulher é arte!
Um grande monstro da literatura português
Amoooo desde do meu tempo colegial 🎉🎉🎉👋👋👋😊
"O menino Deus, brinca e dorme nos meus sonhos o poeta me contou...".
Sublime!
Lindo demais ❤❤❤❤
Só sei....que nada sei....amooooo Fernando Pessoa na voz de Bethânia...😘
Ninguém lê Pessoa melhor que Betânia ❤
Será que todos nós lusófonos fazemos ideia da sorte que temos de ler fernando pessoa no original?
Meu Deus, como é real, doloroso e lindo.
Uma poesia oração de um outro jeito!Deus te guarde!!❤
Belo, sublime!
Maravilhosa Maria Betânia e o grande Fernando Pessoa
Muito lindo! Maravilhosa intérprete. Texto lindo!
Lindo e maravilhoso poema ♥️👍👏🌹❤️
Lindo e emocionante ❤
Quando oiço poemas de pessoa apetece me ir beber uns copos e fumar apetece me abandonar isto
Lindo ❤❤❤!!
Muito lindo. Obrigada amiga.❤
A primeira vez que ouvi esse poema foi no show Rosa dos Ventos em 1972 , no teatro Maria de La Costa, aqui em São Paulo. Dessa data em diante minha paixão por essa mulher só fez aumentar cada vez mais. Maior intérprete do Brasil, de todos os tempos.
Que linda saber que ela também acorda no meio da noite comas perturbações de Fernando Pessoa, um caminho sem volta.
É de acalentar a alma...
Amei esse poema, me identifiquei com alguns trechos, especialmente com o título.
EXCELENTE... MUITO AMOR...
Maravilha.
Somos eternar criança no bailar dos sonhos. Este é o meu grande pensador de alma pura como floco de neve a distância de um infinito. Foi mas deixou lembranças que marcaram seus pensamentos na história de vidas!!.
Parabéns Maria Bethânia pela sensibilidade de interpretar e escolher dentre a obra de Pessoa a sua pessoa na obra que manobra com maestria marejando os olhos do que o ouvido via
Meu coração não aprendeu a tua serenidade...
Lindo demais! Betânia sempre amou a arte escrita de Fernando pessoa. E ela me inspirou, em uma dessas leituras, que só ela sabe fazer e interpretar, a compor a música intitulada: Não sou nada. Essa minha música está no RUclips, basta procurar. Renato Miele Bretas Não sou nada RUclips
É lindo.
Portugal sempre foi mais uma ideia do que um país.
Há mais Portugal no Brasil que o sobrou entre portugueses.
Ótimo....demais mesmooo
👏👏👏👏👏👏🙏🙏
Tão bonito... ❤
Ele foi repostado ontem novamente pelo canal após 2 anos 😊
De tudo, Amor Fati....❤🍃🍂
mandei esse poema para minha mulher hoje, como prometido
"só me encontro quando de mim fujo"
Um dia terei forças para narrar esse poema
apetece a alma.
😂 meu coração é de 🤡 Vive dentro de mim mas não me pertence Por isso me esforço até mesmo em sonhos 😃 para cuidar desse 💓 que a mim não pertence por isso não dou não troco não vendo ❤😅
❤❤❤
Maravilha
❤🖤
Me perdi no que eu queria ser...
😍😍😍
Fernando Pessoa...
❤
So me encontro quando de mim fujo
Com a voz de Bethânia e a Gymnopedie de Satie❤🙏🥲
Só me encontro quando de mim fujo 😮💨
Calma eu me perdi em algum lugar
😢😢😢😢
peço o titulo dela musica de fundo.
Por que o sr RUclips faz isso comigo ? Quem é o sr ? Vc é a tal falada A.I. ? Ou vc é alguém da terra q mora ao lado ? Ou é um espírito? Cara .... O sr só mandou poemas que refletem o meu "eu " UM TANQUE DE GUERRA RASTEJANDO. Sofrido. Creio que vou vencer mas me diga quem é vc ?
Quando eu morrer filhinho, seja eu a criança, pega-me tu no colo…
Alguem sabe e, se sim, pode me dizer o nome dessa música?
Como é o nome da música de fundo?
O.nome dessa música?
gymnopedie no 1 erik satie
Erik Satie é o compositor da música.
Por que não te mataste? Quiseste ser lembrado. Eu. Não quero ser lembrado por ninguém.
Tabacaria ou Perdi-me?
Ambos
Na minha opinião ninguém lê ou. Declama poesia. Melhor que Maria Bethania
Pena q ela ganhou $ da Lei Rouanet para ler poesia!!!
Que comentário desnecessário...qta falta de sensibilidade...😡
Isso só pode ser sacanagem! Ela nem sabe quem é o autor do poema. Ela quer faturar na Lei Ruanet. 😂😂😂😂😂😁😁😁😁😁😁😁😁😁
Só me apetece fugir de mim para ver se me encontro como Pessoa se encontrou! Ou seria que encontraria um heterónimo e então já não era eu!!!! Que bonito ver como o povo brasileiro admira, ama a nossa poesia!!! Passei por cima do comentário do João não sei o que significa,
❤
❤