Vi duas soluções usadas no exterior para baratear o custo dos destiladores. Uma delas é fazer o corpo do destilador de inox e a coluna de cobre. A outra é ter o equipamento todo de inox e utilizar na coluna uma espécie de bombril, mas de cobre. Em ambos os casos, li que o destilador com materiais mistos teria o mesmo resultado que o alambique feito inteiramente de cobre.
Top pela explicação... Só fazendo uma humilde observação... No destilador de vidro você tem o produto 100% o que é... Depois você pode fazer as análises e ver onde errou e acertou... Mas bela explicação... Abraço e sucesso.
resumo da opera.... alambique da alumínio ou inox vai dar na mesma, a diferença de 0.23 mg/l de liberação de enxofre duvido que seja perceptível ao paladar. Interessante essa informação sobre a solda do alambique de cobre.
Parabéns pelo vídeo. Tenho a idéia de fazer um alambique misto, a panela dele de inox e o chapéu e serpentina de cobre, será que tem lógica ou é melhor ir direto no d cobre?
Olá, estava pensando em comprar um destilador, pensei em um de inox (internacional) quero sair da panela de pressão!!! Vi um de cobre no mercado livre, mas falam mal do vendedor, enfim...qual seria melhor comprar o de inox de 12 litros mais barato ou o de 10 litros de cobre mais caro!!!Ajude , por favor!!! Faço destilação de óleos essenciais
Um vídeo melhor que o outro, muito bom. Parabéns! Gostaria de perguntar a você sobre mosto doce e mosto azedo. Eu assisti moonshiners reutilizando as sobras do mosto fermentado para fazer mais cachaça, e segundo eles a bebida fica mais suave. O que mais me chamou a atenção é que eles dizem que este processo pode ser realizado seis vezes utilizando o mesmo mosto inicial. Você sabe alguma coisa a respeito disso, se é fato ou mito? Obrigado mais uma vez por compartilhar seus conhecimentos, estou sempre acompanhando e curtindo muito. Valeu.
Fala Angelo!! Entao cara, eu to devendo vídeo disso ai!! Esse é tal do Sour Mash muito utilizado la fora! Aqui as cachaças que assim o faz tbm, denominam os sólidos de pé de cuba! Você retira o líquido do mosto, destila o líquido, e com os sólidos restantes, completa com agua acucar e fermento e deixa fermentar novamente!! Até umas 6 vezess! Logo preciso fazer um video disso! Abraço!!
Legal! Eu assisti seu vídeo sobre carvão ativado... Posso fazer o mesmo precedimento com pedaços maiores de bambu, tipo tamanho e espessura 1 centímetro?
Fala Marcelo! Cara, o inox é bom para sanitizar porém ele não catalisa os aromas e sabores característicos de enxofre. Já o cobre que catalisa os congêres dá muito trabalho para limpar e manter a manutenção
Fala parceiro! fiquei um pouco bolado pq meu alambique é de barril de chopp ionx, mas acho que não passou muito congeneres para a bebida pois as pessoas elogiam muito e seria bom se tivesse como medir isso. Te entendo essa correria ai, já comprei os ingredientes e esta faltando tempo pra trabalhar no moonshine, ainda tem umas garrafas para consumo próprio, deve ser por isso também rsrs. acho que o fato da serpentina ser de cobre deve suavizar um pouco a situação, eu usei carvão ativado e notei que o sabor diminui drasticamente, aí fico na duvida porque sem filtrar com carvão da aquele saborzão de "mato", eu curto muito. Ja testou as duas maneiras? o que vc acha? Top o vídeo! Saúde, força e fé em DEUS! Tudo de bom meu amigo!
Grande Vinicius!! Entao cara, a serpentina de cobre faz um trabalho muito bom sim!! ela ajuda muito na contenção doenxofre!! E sim.. o carvao tira os congeners bons e ruins! ou seja, o saborzao forte é amenizado com o carvao.. eu tbm gosto de bebida bem crua! ahaha!! Abraço!
Panela com Teflon? Eae?faz mal?,pq não entra em contato com o material da panela né? é o que tem mais fácil pra mim,e já pensei muito em fazer, só que sempre tive essa dúvida!
Fala Raul!! Entao cara, eu acredito que da mesma forma que o inox e o alum[inio, ele náo vai conter os congëneres de enxofre da destilação. Tem gente que tbm assim o faz!
Então cara, foram essas informações que li em um fórum gringo. Os caras são descendentes de destiladores e tudo mais. Só passei pra cá tais informações!
@@MoonshineBrasil SHOW, GOSTO MUITO DO TEU CANAL... OLHA EU TENHO AQUI EM CASA UMA PANELA DE PRESSÃO DE 20 LITROS AONDE EU TAVA DEIXANDO UMA CIDRA FERMENTANDO E TE DIGO EU NOTEI UM ESCURECIMENTO NA PARTE INTERNA PODE SER QUE REALMENTE ROLE UMA CONTAMINAÇÃO POR METAL, ... MAS VAMOS LA EU COZINHO FEIJÃO TODO DIA NA MINHA PANELA ACHO QUE É CAPAZ DE EU MORRER DO ALUMÍNIO NO FEIJÃO
Faço todo tipo de comida em panela de alumínio desde sempre ... Se fosse pra morrer já teria morrido só por causa dos feijão que faço direto nessas panelas ...
Isso aí parceiro!! O problema do alumínio é a utilização na DESTILAÇÃO!! O contato com o vapor de álcool com o alumínio que não é tão saudável! Abraço!
Fala Wenderson!! Então, por isso que estudos alegam uma coisa e muitos duvidam.. mas o que pega e faz mal é o contato do vapor de álcool com o alumínio, entendeu?
Zé Rocha interior de Minas Gerais, Guilherme eu destilo cachaça de cana-de-açúcar (garapa) e água ardente de maçã e de abacaxi e fica boa muito do que as de boteco, e nunca tive problemas com neuma delas, todas ficam muito boas, ótimas .destilo todas elas na panela de pressão de alumínio e aparentemente não houve alteração neuma nas bebidas. curto muito seus vídeos do Leandro Dias e de outros .Pesquiso muito e estudo muito sobre componentes químicos para poder destilar com segurança. Indico a você que destile maçã e abacaxi que você vai gostar muito e vai compartilhar com os seus colegas essas saborosas bebidas ,evai fazer vídeos com elas .Eu estou pretendendo fazer um malte caseiro e fazer um wiscky de milho e destilar outras frutas também.Eu tenho ensino médio e magistério.Sou cabeleireiro,maquiador, fotógrafo e educador infantil. Gosto de estar sempre pesquisando, estudando e adquirindo conhecimento. Curto muito você! Um abraço! Zé Rocha.
Olá! boa noite! sou novo no teu canal no entanto, assisto com regularidade teus posts. Não sou químico, mas alguma coisa a escola ensina, outras a escola da vida. Com relação a corrosão do alumínio no processo de destilação não merece ser acolhida esta tese. Veja! o ácido muriático reage e provoca corrosão no alumínio, este ácido não é produzido no processo de destilação. Os principais ácidos gerados no processo são: ACÉTICO, LÁTICO, CÁPRICO, GLICÓLICO, MIRÍSTICO entre outros menos expressivos. Com exceção do Acido Acético, os demais não interagem significativamente com alumínio. Em ambiente apropriado, o Acido Acético e alumínio, geram um produto chamado ACETATO DE ALUMÍNIO, mas repito, em ambiente adequado. Este produto é largamente utilizado como anti - séptico para tratamento de patologia do conduto auditivo. A crosta que se visualiza no alumínio é derivado do uso e degradação natural do tempo de uso. Naturalmente a assepsia dos equipamentos antes da destilação deve ser parte da rotina do produtor. Muito embora, tanto nas grandes destilarias onde não se dispensam cabeça e a cauda é abaixo de 30% destiladores em coluna, como nos alambiques onde o destilado é separado em frações, cabeça, coração e cauda o que os especialistas e expert da ciência afirmam é que a elevada concentração do Ácido Acético se dá no processo de fermentação, no vasilhame escolhido para tanto. Pois neste processo, o vasilhame libera compostos que podem ser absorvidos pelas leveduras ocasionando algum tipo de mudança orgânica na levedura. Os cuidados, segundo trabalhos publicados, essencialmente, estão no processo de fermentação. Quanto ao alumínio; minha tetra- avò já fazia arroz com galinha no panelão de alumínio a um século atrás, creio que na maioria dos lares das pessoas existam alumínio, por ser material de fácil aquisição e de baixo custo. Estamos aqui, bem fortinhos. KKK! Valeu Guilherme, sempre assisto teu vídeos. Abraços. Sandro Silva, Rio Grande - RS.
Fala Sandro!! Cara, que aula! Obrigado mesmo por isso!! Então, é que vejo em todos os foruns gringos sobre destilação e é isso que dizem sobre o aluminio. Uns alegam o risco e outros dizem que nada acontece!! um grande abraço meu parceiro!
Mas o lance do alumínio, ao menos é o que eu ouvi falar, eh justamente a alta temperatura, ou seja, quando vc aquece o mosto pra destilar, que nesse momento o alumínio liberaria algumas substâncias que não são legais... Como eu disse, ouvi dizer... PS: Eu uso uma panela de alumínio, pois ainda estou começando, aprendendo, e aos poucos vamos melhorando as coisas!
Bom dia Mateus. A cerveja é uma bebida fermentada. No caso do que esta sendo falado no vídeo é o processo de destilação... onde há aquecimento do metal.
Fala Mateus! O que acusam o aluminio é do contato com o vapor de álcool! mas mesmo assim, um assuntocontroverso onde nunca consegue-se chegar a um consenso!! Abraço!
Meu camarada adoro sua simplicidade continue assim
Bom dia amigo
Show, uso o cobre que sabemos que é o clássico desde os primeiros grandes alambiques
Gostei.
Vi duas soluções usadas no exterior para baratear o custo dos destiladores. Uma delas é fazer o corpo do destilador de inox e a coluna de cobre. A outra é ter o equipamento todo de inox e utilizar na coluna uma espécie de bombril, mas de cobre. Em ambos os casos, li que o destilador com materiais mistos teria o mesmo resultado que o alambique feito inteiramente de cobre.
Com certeza Alex!! O cobre faz o seu papel com maestria dessas formas tbm!
Daora esse canal....estou aprendendo muito...não vejo a hora de comecar a fabricação do moonshine popcorn!
Valeu Nelson!!! Cara, comece sim!! é muito legal todo o processo e principalmente o produto final! Abração!
Top a dica🙏👏👏
Top pela explicação... Só fazendo uma humilde observação... No destilador de vidro você tem o produto 100% o que é... Depois você pode fazer as análises e ver onde errou e acertou... Mas bela explicação... Abraço e sucesso.
Boa Nardel! Obrigado meu velho
Se eu fizer a serpentina de de condensados de mangueira de silicone atóxica funciona? Que vc acha?
Cara to começando vou usr panel de pressao
Logico q vou buscar melhorar com cobre mas td
Que busca segirança a saude é toop
Muito bom! No começo vai com o que tem e aos poucos vai melhorando os equipamentos!
resumo da opera.... alambique da alumínio ou inox vai dar na mesma, a diferença de 0.23 mg/l de liberação de enxofre duvido que seja perceptível ao paladar. Interessante essa informação sobre a solda do alambique de cobre.
Fala Marcos!! Isso aí meu parceiro.. acredito que emuma análise sensorial, não seja perceptível tal diferença. Um grande abraço!
Parabéns pelo vídeo. Tenho a idéia de fazer um alambique misto, a panela dele de inox e o chapéu e serpentina de cobre, será que tem lógica ou é melhor ir direto no d cobre?
Será factible usar chapa galvanizada? Ya que al final el galvanizado es zinc, y en teoría tal metal es bueno para el organísmo. Qué opinan???
Gui show de informação aqui uso alambique cobre e filtro com carva
Muito bom parceiro!! Assim não terá congeners como o enxofre!! Abraço
Parabéns pelo trabalho
Olá, estava pensando em comprar um destilador, pensei em um de inox (internacional) quero sair da panela de pressão!!! Vi um de cobre no mercado livre, mas falam mal do vendedor, enfim...qual seria melhor comprar o de inox de 12 litros mais barato ou o de 10 litros de cobre mais caro!!!Ajude , por favor!!! Faço destilação de óleos essenciais
e se a panela for de inox mas a serpentina de cobre , como fica o enxofre na destilação ?
Um vídeo melhor que o outro, muito bom. Parabéns! Gostaria de perguntar a você sobre mosto doce e mosto azedo. Eu assisti moonshiners reutilizando as sobras do mosto fermentado para fazer mais cachaça, e segundo eles a bebida fica mais suave. O que mais me chamou a atenção é que eles dizem que este processo pode ser realizado seis vezes utilizando o mesmo mosto inicial. Você sabe alguma coisa a respeito disso, se é fato ou mito? Obrigado mais uma vez por compartilhar seus conhecimentos, estou sempre acompanhando e curtindo muito. Valeu.
Fala Angelo!! Entao cara, eu to devendo vídeo disso ai!! Esse é tal do Sour Mash muito utilizado la fora! Aqui as cachaças que assim o faz tbm, denominam os sólidos de pé de cuba! Você retira o líquido do mosto, destila o líquido, e com os sólidos restantes, completa com agua acucar e fermento e deixa fermentar novamente!! Até umas 6 vezess! Logo preciso fazer um video disso! Abraço!!
Estou pensando em começar com uma panela de pressao de alumínio mas serpentina de cobre feito em casa mesmo
Como tirar os íons de cobre ?
Seria uma solução para destilar no alumínio e usar serpentina de cobre para compensar
Ouro ! hahahaha.
Fala Juliano!!hahaha ouro seria um excelente material hein?! principoalmente para revender hahha!! um abraço parceiro
top...!!!
Valeu Gabriel!! Abração!
Vamos às aulas de hoje
Legal! Eu assisti seu vídeo sobre carvão ativado... Posso fazer o mesmo precedimento com pedaços maiores de bambu, tipo tamanho e espessura 1 centímetro?
Fala Rodrigo!! Pode sim parceiro!!
Quero comprar um destilador mas nao sei qual material melhor inox ou cobre
Fala Marcelo! Cara, o inox é bom para sanitizar porém ele não catalisa os aromas e sabores característicos de enxofre. Já o cobre que catalisa os congêres dá muito trabalho para limpar e manter a manutenção
Fala parceiro! fiquei um pouco bolado pq meu alambique é de barril de chopp ionx, mas acho que não passou muito congeneres para a bebida pois as pessoas elogiam muito e seria bom se tivesse como medir isso. Te entendo essa correria ai, já comprei os ingredientes e esta faltando tempo pra trabalhar no moonshine, ainda tem umas garrafas para consumo próprio, deve ser por isso também rsrs. acho que o fato da serpentina ser de cobre deve suavizar um pouco a situação, eu usei carvão ativado e notei que o sabor diminui drasticamente, aí fico na duvida porque sem filtrar com carvão da aquele saborzão de "mato", eu curto muito. Ja testou as duas maneiras? o que vc acha?
Top o vídeo! Saúde, força e fé em DEUS!
Tudo de bom meu amigo!
Grande Vinicius!! Entao cara, a serpentina de cobre faz um trabalho muito bom sim!! ela ajuda muito na contenção doenxofre!! E sim.. o carvao tira os congeners bons e ruins! ou seja, o saborzao forte é amenizado com o carvao.. eu tbm gosto de bebida bem crua! ahaha!! Abraço!
Cara com botijão de gás com uma parte de extintor em na parte de cima teria problema com esses matérias? Não Sei se conseguiram entender como
Eu faço cachaca artesanal a 30 anos rua Alagoas 257
Para destilar etanol não teria problema a caldeira ser de alumínio. Metade do preço.
é de lata ou ferro? pode usar? é que eu tenho um tanque de colhetadeira e quero fazer um alambique com ele será que vai da certo?
Fala parceiro!! Cara, o perigoso de ser lata, é a oxidação e a provavel contaminaçao posterior na bebida, entendeu?
@@MoonshineBrasil mais é galvanizada nao inferruja
Panela com Teflon? Eae?faz mal?,pq não entra em contato com o material da panela né? é o que tem mais fácil pra mim,e já pensei muito em fazer, só que sempre tive essa dúvida!
Fala Raul!! Entao cara, eu acredito que da mesma forma que o inox e o alum[inio, ele náo vai conter os congëneres de enxofre da destilação. Tem gente que tbm assim o faz!
Cara, sabe que tô afim de começar a destilar? Ainda não sei nada mas aos poucos vou aprendendo. Se eu começar a fazer vinho quero fazer grapa. Abraço!
Fala parceiro! Cara, é só ir fazendo e aprendendo na prática!!! é uma terapia!! Um grande abraço!
Então inox e alumínio da na mesma, os 2 mata aos poucos com enxofre
Grandes marcas como Jack Daniels usam cobre ? Acho improvável
Boa Tarde. to comprando o alambique de aço inox. vou fazer cachaça.
aí sim parceiro
mano eu to usando alumínio e até hoje não morri mas um dia eu tenho certeza que vou mas não por causa de alumínio
Então cara, foram essas informações que li em um fórum gringo. Os caras são descendentes de destiladores e tudo mais. Só passei pra cá tais informações!
@@MoonshineBrasil SHOW, GOSTO MUITO DO TEU CANAL... OLHA EU TENHO AQUI EM CASA UMA PANELA DE PRESSÃO DE 20 LITROS AONDE EU TAVA DEIXANDO UMA CIDRA FERMENTANDO E TE DIGO EU NOTEI UM ESCURECIMENTO NA PARTE INTERNA PODE SER QUE REALMENTE ROLE UMA CONTAMINAÇÃO POR METAL, ... MAS VAMOS LA EU COZINHO FEIJÃO TODO DIA NA MINHA PANELA ACHO QUE É CAPAZ DE EU MORRER DO ALUMÍNIO NO FEIJÃO
Muito bom seu vídeo mas seria melhor trazer algo mais concreto. Ficou muito vago
Fala Julio!! Valeu meu parceiro!! sobre o que vc quer saber mais? Posso te ajudar aqui! Abração!
tem que disponibilizar o boné pra galera
Fala Gui! Cara, ta em versão beta ainda! hahaha mas logo to pensando nisso sim! Um abração!
Até para cerveja o alumínio não é muito bom
Faço todo tipo de comida em panela de alumínio desde sempre ... Se fosse pra morrer já teria morrido só por causa dos feijão que faço direto nessas panelas ...
Isso aí parceiro!! O problema do alumínio é a utilização na DESTILAÇÃO!! O contato com o vapor de álcool com o alumínio que não é tão saudável! Abraço!
eu acho q si o aluminio fosse tao ruim nois estaria morto
Fala Wenderson!! Então, por isso que estudos alegam uma coisa e muitos duvidam.. mas o que pega e faz mal é o contato do vapor de álcool com o alumínio, entendeu?
@@MoonshineBrasil valeu amigo obg pela imformaco.mais p frente vou compra um alambique d vvdd🤗🤗🤗
Por isso q uso filtro de carvão e malha de cobre
Esse esquema é muito bom Rafa!!
Zé Rocha interior de Minas Gerais, Guilherme eu destilo cachaça de cana-de-açúcar (garapa) e água ardente de maçã e de abacaxi e fica boa muito do que as de boteco, e nunca tive problemas com neuma delas, todas ficam muito boas, ótimas .destilo todas elas na panela de pressão de alumínio e aparentemente não houve alteração neuma nas bebidas. curto muito seus vídeos do Leandro Dias e de outros .Pesquiso muito e estudo muito sobre componentes químicos para poder destilar com segurança. Indico a você que destile maçã e abacaxi que você vai gostar muito e vai compartilhar com os seus colegas essas saborosas bebidas ,evai fazer vídeos com elas .Eu estou pretendendo fazer um malte caseiro e fazer um wiscky de milho e destilar outras frutas também.Eu tenho ensino médio e magistério.Sou cabeleireiro,maquiador, fotógrafo e educador infantil. Gosto de estar sempre pesquisando, estudando e adquirindo conhecimento. Curto muito você! Um abraço! Zé Rocha.
@@zerocha5722 Boa noite, como é o uso dessa malha de cobre? Poderia me dar mais informações, desde á agradeço!
Olá! boa noite! sou novo no teu canal no entanto, assisto com regularidade teus posts. Não sou químico, mas alguma coisa a escola ensina, outras a escola da vida. Com relação a corrosão do alumínio no processo de destilação não merece ser acolhida esta tese. Veja! o ácido muriático reage e provoca corrosão no alumínio, este ácido não é produzido no processo de destilação. Os principais ácidos gerados no processo são: ACÉTICO, LÁTICO, CÁPRICO, GLICÓLICO, MIRÍSTICO entre outros menos expressivos. Com exceção do Acido Acético, os demais não interagem significativamente com alumínio. Em ambiente apropriado, o Acido Acético e alumínio, geram um produto chamado ACETATO DE ALUMÍNIO, mas repito, em ambiente adequado. Este produto é largamente utilizado como anti - séptico para tratamento de patologia do conduto auditivo. A crosta que se visualiza no alumínio é derivado do uso e degradação natural do tempo de uso. Naturalmente a assepsia dos equipamentos antes da destilação deve ser parte da rotina do produtor. Muito embora, tanto nas grandes destilarias onde não se dispensam cabeça e a cauda é abaixo de 30% destiladores em coluna, como nos alambiques onde o destilado é separado em frações, cabeça, coração e cauda o que os especialistas e expert da ciência afirmam é que a elevada concentração do Ácido Acético se dá no processo de fermentação, no vasilhame escolhido para tanto. Pois neste processo, o vasilhame libera compostos que podem ser absorvidos pelas leveduras ocasionando algum tipo de mudança orgânica na levedura. Os cuidados, segundo trabalhos publicados, essencialmente, estão no processo de fermentação. Quanto ao alumínio; minha tetra- avò já fazia arroz com galinha no panelão de alumínio a um século atrás, creio que na maioria dos lares das pessoas existam alumínio, por ser material de fácil aquisição e de baixo custo. Estamos aqui, bem fortinhos. KKK! Valeu Guilherme, sempre assisto teu vídeos. Abraços. Sandro Silva, Rio Grande - RS.
Fala Sandro!! Cara, que aula! Obrigado mesmo por isso!! Então, é que vejo em todos os foruns gringos sobre destilação e é isso que dizem sobre o aluminio. Uns alegam o risco e outros dizem que nada acontece!! um grande abraço meu parceiro!
deve ser balela..porque a cerveja vem em latas de aluminio..
Mas o lance do alumínio, ao menos é o que eu ouvi falar, eh justamente a alta temperatura, ou seja, quando vc aquece o mosto pra destilar, que nesse momento o alumínio liberaria algumas substâncias que não são legais... Como eu disse, ouvi dizer...
PS: Eu uso uma panela de alumínio, pois ainda estou começando, aprendendo, e aos poucos vamos melhorando as coisas!
Bom dia Mateus. A cerveja é uma bebida fermentada. No caso do que esta sendo falado no vídeo é o processo de destilação... onde há aquecimento do metal.
Fala Mateus! O que acusam o aluminio é do contato com o vapor de álcool! mas mesmo assim, um assuntocontroverso onde nunca consegue-se chegar a um consenso!! Abraço!