Esses jogos que não apareceram antes desse tutorial deve ser porque os jogos não estavam na base de dados do retroarch,uma dica:nas opções de escanear Roms,tem 3 opções Scan directory,Scan file e manual Scan,o "manual Scan"vai escanear e colocar todos os jogos que estavam na pasta ignorando a base de dados,então não precisava mexer no arquivo da playlist
Pô, legal! Eu nunca havia testado essa função! Sempre fui direto no arquivo da Playlist e alterava por lá! Gostei dessa dica, vou até fixar no topo! Obrigado pelo comentário!! :D
@@cristianokusunoki79 Vai ter de alterar o nome da rom que quer botar a capa. Procura lista com nomes oficiais e renomeia. E bota pra baixar a capa que dá certo. Ou baixa as capas de forma manual, e adiciona através do menu avançado
Uso retroarch mobile e tenho esse problema com roms não reconhecida, vou tentar esse procedimento usando um gerenciador pra vê se dá certo. Muito bom teu conteúdo!
Meu retroarch não faz o save do jogo (tipo Donkey Kong tem 3 saves dentro do progresso, mas o meu sempre ta limpo quando inicio o game), eu to salvando o save instantâneo.. F2. Alguma solução?
Se o CRC32 do jogo for o mesmo em que os achievements foram criados, então não vai afetar. O CRC32 no arquivo da playlist só serve para organizar e fazer download automático das informações do jogo no RetroArch.
Que massa brow... Segui seu passo a passo no retroarch mobile e consegui colocar minhas roms traduzidas do Bomberman na lista. Valeu. Como faço pra pôr a capinha?
Show, parabéns pelo tutorial... ganhou mais um inscrito, conheci o RetroAch a pouco tempo e já sou fã, só estou usando ele... uma curiosidade... percebi no seu video que a definição dos jogos do Sonic está muito TOP... você está usando algum shader? pode passar a configuração que está usando?
Obrigado, que bom que gostou! Sim, estou usando o ScaleFx, é o shader que eu mais gosto. Falo mais sobre ele nesse vídeo aqui em 6:39: ruclips.net/video/7GL3PUTa50Q/видео.html
Então, o RetroArch (no caso o LibRetro) não disponibiliza nenhum game ou hackrom. Mas tem o banco de dados sobre os jogos. Acho que se você entrar em contato com o libretro você consegue mandar os dados da sua hackrom para fazer parte do banco deles. Já li pessoas falando que o dono do libretro é chato, então não te garanto nada kkkkkk
Mas qual arquivo você está tentando abrir? Se você abrir algum arquivo compilado com certeza vai acontecer isso. Você tem que abrir o arquivo de playlist, dentro da pasta de playlist.
Nossa, Mame é um problema porque cada ROM funciona para um emulador em específico. Então onde você baixa a ROM dá uma procurada para saber em qual emulador e em qual versão que funciona. É muito complexo. Eu consegui emular apenas algumas ROMs específicas no FB Alpha 2012, mas não garanto nada. Tem que ir testando uma por uma mesmo. É bem chato...
Sim, é pelo mesmo motivo das ROMs traduzidas, o Hash da sua ROM não é o mesmo do Hash em que as conquistas foram feitas, por isso é sempre bom olhar no site do RetroAchievements qual é o Hash correto antes de baixar a ROM. Eu havia feito um vídeo explicando isso, mas o RUclips removeu.
Excelente video! Porém tenho um problema. Após fazer o scan dos diretórios, a lista de jogos abaixo da miniatura dos controles não aparece. Tem ideia do que pode ser? Tenho um Xbox Series S.
Se você não tiver o Core baixado o RetroArch não será capaz de reconhecer a ROM e criar a playlist. Você precisa ter o core do sistema baixado para o RA conseguir reconhecer. Exemplo, se você tiver baixado o "Snes9x Current", o RetroArch será capaz de reconhecer as ROMs .sfc e criar uma playlist de Super Nintendo para elas. Eu explico isso no segundo vídeo da playlist do RetroArch aqui do canal. Aí vem o tema do vídeo: Caso o RetroArch não reconheça mesmo tendo o core baixado, significa que a ROM não tem um CRC32 válido (ROM alterada) segundo o banco de dados do Libretro. Para isso você pode buscar baixar a ROM do jeito certo (como explico no vídeo anterior da playlist do RetroArch) ou, no caso de hackroms (não reconhecidas) ou ROMs traduzidas, você terá que adicionar manualmente o endereço da ROM na Playlist, e é justamente o que eu ensino no vídeo. E eu sempre recomendo baixar a ROM original para que a função de playlist/thumbnail funcionem, como também os RetroAchievements, que é um jeito muito mais legal de jogar os jogos clássicos.
@@Matheus29001 Obrigado pela ajuda amigo! Refiz todo o processo de instalação e desta vez funcionou. Só estou com dificuldade em ROMS de N64, Saturn e Dreamcast. Alguma outra dica do que pode ser? As de N64 não abrem e inclusive fecham o retroarch. As de Saturn e DC não aparecem após a análise de diretório. Mais uma vez obrigado pela ajuda e pelo excelente trabalho!!
Não tem como, já expliquei o motivo aqui nos comentários: ruclips.net/video/oHYE4StENqU/видео.html&lc=Ugz-b_XOeW2A7tD0TZ14AaABAg.9r0yfZtGNAJ9r1dqoTV0Bw
Não, achievements usam as ROMs que o dev escolheu para que funcione, ou seja, mesmo que você escolha uma ROM oficial, se o dev criou os achievements para uma ROM diferente, não irá funcionar na ROM oficial. Eu vou criar um vídeo falando sobre isso.
E eu achando que minhas roms estavam com problema, só depois fui conferir qual era o problema e dei conta de que as ocultas pela biblioteca do RetroArch estavam traduzidas. Valeu pelo tutorial. Mas e sobre as conquistas? as hack roms eu não espero que tenham, mas e as traduzidas?
Também não vão ter, a não ser que os desenvolvedores tenham criado as conquistas para as versões traduzidas, como foi o caso do Clock Tower, em que as conquistas funcionam para a versão traduzida do japonês para o inglês. Mas as ROMs traduzidas do inglês para português, quase nenhuma tem conquista.
É o mesmo processo do PC, você vai ter que copiar os arquivos de Playlists da pasta do RetroArch do Android para o PC e fazer esse procedimento. Caso não tenha acesso à pasta de playlists no Android, você precisa mudar o diretório de Playlists no app do RetroArch para uma pasta acessível, gerar novas playlists (caso as antigas forem apagadas) e então copiar os arquivos de playlist para o computador para então editar. Você pode editar direto no celular num editor de texto, mas vai dar um trabalho gigante escrever tudo no touch. Melhor copiar pro PC e fazer isso.
Eu queria mesmo era saber como faço pra que essas roms traduzidas sejam reconhecidas pelo sistema de retroarchievments e termos possibilidade de conquistar troféus!! Pq a grande maioria diz que o jogo não possui retroarchievments.
Não vai ser reconhecido. Quando os desenvolvedores criam os Achievements, eles criam para CRC32 específicos, já que ROMs modificadas trabalham com endereços na memória diferentes das ROMs originais (as vezes até de uma região pra outra isso acontece), e por trabalharem com endereços de memória diferentes as conquistas não vão disparar corretamente, por isso que é necessário pegar as ROMs puras (com CRC32 original) para ter os RetroAchievements. Você já viu o processo de desenvolvimento de RetroAchievement? É bem complicado (eu estou trabalhando nos achievements de uma ROM) e qualquer variaçãozinha estraga tudo. Por isso que é sempre feito considerando as ROMs puras.
@@Matheus29001 Cara, que resposta espetacular!!!! Até agora ninguém tinha me dado uma resposta pra eu entender pq não funcionava. Agora, graças a vc, já sei o que fazer pra jogar um jogo com conquista.
Fiz exatamente como vc explicou, assisti seu video mais de 15 vezes e não quando vou abrir a room do super Mario 64 em pt br o retroarch da steam fecha no notebook, fiz isso no sonic 1 em pt br e tbm fecha o emulador
Você precisa ter o Core instalado, no caso do Mega-Drive, PicoDrive ou Genesis Plus. No caso do N64, Parallel ou Mupen64. Verifique se o endereço que você colocou no arquivo de playlist está correto. Tem que estar perfeito, sem barras faltando, sem extensão do arquivo compactado faltando (caso esteja compactado), sem extensão da ROM final faltando... Você tem que verificar se o endereço está perfeito e condizente com o endereço real do arquivo no PC. Se não estiver perfeitamente igual, vai bugar. E cara, cada um tem liberdade de fazer aquilo que achar melhor, mas do meu ponto de vista, baixar a ROM do Sonic 1 em PT-BR não faz sentido, já que o jogo não tem diálogo. No idioma original ou traduzido não vai te trazer benefício algum, pelo contrário, você perde os benefícios do RetroAchievements e do banco de dados de reconhecimento de ROM e thumbs do Libretro.
Essa configuração é para RetroArch. Se você está usando o RetroArch no Nintendo Switch, então sim. Só precisa adaptar o endereço para o sistema de endereços do Nintendo Switch.
Depende, normalmente não. Em alguns casos sim, como o Clock Tower, em que os achievements foram feitos para a versão traduzida de japonês para inglês por fãs, mas versões traduzidas de inglês para português não são reconhecidas.
Funcionou perfeitamente. So assim deu certo, infelizmente o retroarch deveria melhorar isso, sempre foi uma das coisas que me impediu, pois uso mts jogos com traduçoes
O problema não é no RetroArch, ele obtém dados de um banco de dados público sobre os jogos. Algumas hackroms mais antigas que já foram finalizadas estão nesse DB (por exemplo Pokémon Ultra Violet, ou Clock Tower com tradução para o inglês), mas a maioria não está, até porque, a maioria das hackroms passam por constantes modificações que mudam o Hash delas, e o dev da hackrom precisaria ficar atualizando os dados no DB (posteriormente passar pela aprovação da comunidade) a cada modificação. E ainda tem o caso de roms que não são tão conhecidas, que a comunidade acaba não acrescentando no DB. Então não é o RetroArch que deve melhorar isso, está além do alcance dos devs do RA esse "problema". Para resolver isso seria necessário existir mais pessoas preenchendo essas lacunas do DB. E nos casos de roms que estão em constante desenvolvimento nem faz sentido incluir pelo motivo que já mencionei...
@@Matheus29001 Entao vc apontou um problema. Ele necessita de um BD pra exibir os jogos na lista. Pq nao faz como outros emuladores que nao usam este sistema e apenas exibem oque ta dentro da pasta. Se termina em .cue, .bin, .iso e etc ele ja manda pra lista sem precisar fazer nenhum tipo de analise anterior. Duck station é um que exibe ate oque nao é jogo se estiver na mesma pasta dos jogos na lista dele. Muito mais simples
@@piticka Mas isso não é um problema, pelo contrário, é uma solução muito prática. RetroArch não é um emulador como o DuckStation, é um frontend. O RA obtém todos os dados do jogo no DB, como fotos, descrição, data de lançamento, hash (para verificar se é um jogo original) e etc. Você pode adicionar os jogos manualmente como eu fiz, só que não terão as informações completas como um jogo adicionado no DB terá. Ponto para o DB. Fora que o RA comporta dezenas de emuladores, imagina se ele aceitasse qualquer tipo de formato e adicionasse na lista de jogos? Imagina a quantidade de arquivos diversos seriam adicionados na lista de jogos misturados? Todos os meus jogos que não são de CD ou DVD estão em .zip (os de CD e DVD estão em CHD por motivos óbvios). Imagina se em todas as playlists ele colocasse todas as roms .zip das diversas plataformas que eu tenho? O RA resolve esse problema de forma excelente, usando um DB descentralizado. Organiza os jogos e nos poupa de ficar buscando todas as informações dos jogos para colocar na tela. Dois pontos para o DB. OFF: O DB do ScreenScraper (usado pelo EmulationStation) é ainda melhor, pois mostra até quantidade de players o jogo comporta, o ano e país em que foi lançado, vídeo de gameplay, manual escaneado e diversas outras coisas. Eu acho isso fantástico e indispensável, é como ter uma biblioteca com os jogos catalogados de forma detalhada. As vezes é mais prazeroso ver todas essas informações do que jogar o jogo de fato kkkkkkk Fora que tendo a verificação do DB, nos tranquiliza em relação à jogos modificados, garantindo que estamos jogando um jogo original (sem ter que ficar verificando hash por hash). Facilita até na verificação dos RetroAchievements, afinal, se nem na playlist aparecer (por não reconhecer pelo DB), com certeza o RetroAchievements não reconhecerá. Então é outro ponto muito positivo por usar um DB descentralizado.
@@piticka Mas isso não é um problema, pelo contrário, é uma solução muito prática. RetroArch não é um emulador como o DuckStation, é um frontend. O RA obtém todos os dados do jogo no DB, como fotos, descrição, data de lançamento, hash (para verificar se é um jogo original) e etc. Você pode adicionar os jogos manualmente como eu fiz, só que não terão as informações completas como um jogo adicionado no DB terá. Ponto para o DB. Fora que o RA comporta dezenas de emuladores, imagina se ele aceitasse qualquer tipo de formato e adicionasse na lista de jogos? Imagina a quantidade de arquivos diversos seriam adicionados na lista de jogos misturados? Todos os meus jogos que não são de CD ou DVD estão em .zip (os de CD e DVD estão em CHD por motivos óbvios). Imagina se em todas as playlists ele colocasse todas as roms .zip das diversas plataformas que eu tenho? O RA resolve esse problema de forma excelente, usando um DB descentralizado. Organiza os jogos e nos poupa de ficar buscando todas as informações dos jogos para colocar na tela. Dois pontos para o DB. OFF: O DB do ScreenScraper (usado pelo EmulationStation) é ainda melhor, pois mostra até quantidade de players o jogo comporta, o ano e país em que foi lançado, vídeo de gameplay, manual escaneado e diversas outras coisas. Eu acho isso fantástico e indispensável, é como ter uma biblioteca com os jogos catalogados de forma detalhada. As vezes é mais prazeroso ver todas essas informações do que jogar o jogo de fato kkkkkkk Fora que tendo a verificação do DB, nos tranquiliza em relação à jogos modificados, garantindo que estamos jogando um jogo original (sem ter que ficar verificando hash por hash). Facilita até na verificação dos RetroAchievements, afinal, se nem na playlist aparecer (por não reconhecer pelo DB), com certeza o RetroAchievements não reconhecerá. Então é outro ponto muito positivo por usar um DB descentralizado.
@@Matheus29001 Eu entendo seu ponto sobre a praticidade de por conta dessa analise ele por si so consegue encontrara capas e informaçoes por exemplo do jogo. Oque ferra neste sistema é quanto a hacks e jogos traduzidos, ele nao acha nem a pal, mesmo usando o modo de analise manual. Eu tive que editar tudo no arquivo de playlist pros jogos em portugues que tenho aparecerem, imagina alguem que tem uma pasta gigante com varios jogos traduzidos tendo que fazer 1 por 1. ISso que estraga nesse metodo, pra jogos originais é otimo, pro restante fica muito ruim, Coisa que ja é resolvida quando nao se busca analisar nada e apenas exibir. Um exemplo é o frontend para o mednafen o medinaffe. Ele exibe literalmente tudo que tiver na pasta do jogo, alem do arquivo .cue que nos intressa ele acaba exibindo as tracks, ams é mt facil de resolver isso colocando um filtro pra exibir apenas tudoq ue termina com .cue, .bin e etc e caso eu coloque outro jogo na pasta de jogos do mednafen basta eu reiniciar o frontend que ja estara la pronto na minha lista sem necessitar de nenhum novo scam pra achar o novo jogo
Aí seria melhor você baixar uma por uma em um site que entregue ROMs originais, como WowRoms ou RomsPure. Melhor baixar as originais do que ficar adicionando ROM por ROM. Caso seja ROMs traduzidas (eu não recomendo, por não ter thumbnails nem achievements pra elas), aí não tem outro caminho, só adicionando manualmente mesmo.
@@Matheus29001 culpa desses pack de roms que acha na internet, eu baixei um de gba com mais de 200 traduzidas, só reconheceu 31, eu baixei um com 300 de SNES traduzidas, só reconheceu TRÊS
Kkkkkkk pô, eu até gosto do Notepad++, mas acho tão prático o Notepad2 para anotações rápidas. O que eu preciso mexer em código eu uso o VS Code ou o Visual Studio 2022 (a não ser que eu esteja trabalhando nos apps, aí eu uso o Android Studio direto). Eu só uso o Notepad2 porque ele é tão leve e rápido quanto o Notepad padrão, mas tem uns adicionais, como detectar parênteses, chaves e etc.
@@cabulosofive8243 ué, mas não entendi o propósito, você quer que eu tente fazer essa ROM funcionar pra quê? Fazer ROM de Mame de funcionar é uma dor de cabeça, tem que testar várias ROMs diferentes em vários emuladores diferentes. Não entendi porque eu tenho que tentar fazer essa ROM funcionar... Qual o propósito afinal?
@@cabulosofive8243 tá, mas não entendi por que EU tenho que fazer isso sendo que você é que tá querendo saber se funciona. Você pode baixar, testar e descobrir por conta própria. "Ah tô sem PC" mas você tá me respondendo pelo celular, certo? No celular também tem RetroArch e emuladores de Mame, você pode testar aí, não precisa ser eu. "Ah, não consegui" continua testando com outros, é o que eu falei, emulador de Mame é uma dor de cabeça pra fazer funcionar, e eu não tô afim de gastar um tempo gigante pra fazer esse jogo funcionar pra eu nunca jogar na minha vida, entende?
Esses jogos que não apareceram antes desse tutorial deve ser porque os jogos não estavam na base de dados do retroarch,uma dica:nas opções de escanear Roms,tem 3 opções Scan directory,Scan file e manual Scan,o "manual Scan"vai escanear e colocar todos os jogos que estavam na pasta ignorando a base de dados,então não precisava mexer no arquivo da playlist
Pô, legal! Eu nunca havia testado essa função! Sempre fui direto no arquivo da Playlist e alterava por lá! Gostei dessa dica, vou até fixar no topo! Obrigado pelo comentário!! :D
Eu fuçando descobri esse método também, só não sei como fazer pra baixar as capinhas.
@@cristianokusunoki79 Vai ter de alterar o nome da rom que quer botar a capa. Procura lista com nomes oficiais e renomeia. E bota pra baixar a capa que dá certo. Ou baixa as capas de forma manual, e adiciona através do menu avançado
Eu fiz o scan manual e não apareceu tbm....
Depende, tem games do neo geo que n aparece mesmo fazendo assim
muito bom excelente vídeo amigo funcionou perfeitamente, salvou minhas jogatinas sucesso aí pra vc abraço
Uso retroarch mobile e tenho esse problema com roms não reconhecida, vou tentar esse procedimento usando um gerenciador pra vê se dá certo. Muito bom teu conteúdo!
Mano pqp! Isso que é uma solução ..... Meu muito obrigado!
Meu retroarch não faz o save do jogo (tipo Donkey Kong tem 3 saves dentro do progresso, mas o meu sempre ta limpo quando inicio o game), eu to salvando o save instantâneo.. F2. Alguma solução?
Uma dúvida colocar o crc32 como detected vai influenciar em como o retroarchviments interpreta o jogo para as conquistas ?
Se o CRC32 do jogo for o mesmo em que os achievements foram criados, então não vai afetar. O CRC32 no arquivo da playlist só serve para organizar e fazer download automático das informações do jogo no RetroArch.
Sensacional. Funcionou redondo aqui. Valeu a dica!
Que bom que funcionou!
Muito bom o vídeo, me ajudou muuuito, thanks
Fico feliz que tenha te ajudado!
Que massa brow... Segui seu passo a passo no retroarch mobile e consegui colocar minhas roms traduzidas do Bomberman na lista. Valeu. Como faço pra pôr a capinha?
Que bom que conseguiu! Tem um vídeo no canal ensinando a inserir as Thumbnails, é o próximo vídeo da playlist de RetroArch do canal.
Matheus uma duvida meu querido, tem como colocar a arte de capa tbm ?
Resolvi aqui !! renomeei a arte na pasta das thumbnails para o nome da rom nova e deu certo show de bola.
Tem um vídeo aqui no canal ensinando fazer isso, é só entrar na playlist do RetroArch que você encontra.
Show, parabéns pelo tutorial... ganhou mais um inscrito, conheci o RetroAch a pouco tempo e já sou fã, só estou usando ele... uma curiosidade... percebi no seu video que a definição dos jogos do Sonic está muito TOP... você está usando algum shader? pode passar a configuração que está usando?
Obrigado, que bom que gostou! Sim, estou usando o ScaleFx, é o shader que eu mais gosto. Falo mais sobre ele nesse vídeo aqui em 6:39: ruclips.net/video/7GL3PUTa50Q/видео.html
Já assistindo e compartilhando, valeu!!!@@Matheus29001
Como adicionar minha hack no retroarch para vir junto no pacote deles?
Então, o RetroArch (no caso o LibRetro) não disponibiliza nenhum game ou hackrom. Mas tem o banco de dados sobre os jogos. Acho que se você entrar em contato com o libretro você consegue mandar os dados da sua hackrom para fazer parte do banco deles. Já li pessoas falando que o dono do libretro é chato, então não te garanto nada kkkkkk
@@Matheus29001 obrigado, o não eu já tenho, bora tentar mudar isso
Puxa, aqui não deu certo.. Tentei abrir o arquivo com o Notepad 2 e com o Notepad ++, mas não aparecem caracteres legíveis
Por exemplo, meu arquivo do PSP aparece isto:
uÊú£áx2þôÂI8"¿£þj=ôþ£›¹“^b&{J¸”Y‚ à[òºZÝò‹úï]DÑä¡.Þ_¶¤r
Mas qual arquivo você está tentando abrir? Se você abrir algum arquivo compilado com certeza vai acontecer isso. Você tem que abrir o arquivo de playlist, dentro da pasta de playlist.
muito bom . mas a pergunta ? fuciona pra todos emulador no meu caso e emulador acard 198 , to com varias roms do mame , algumas entrarao e outros nao
Nossa, Mame é um problema porque cada ROM funciona para um emulador em específico. Então onde você baixa a ROM dá uma procurada para saber em qual emulador e em qual versão que funciona. É muito complexo. Eu consegui emular apenas algumas ROMs específicas no FB Alpha 2012, mas não garanto nada. Tem que ir testando uma por uma mesmo. É bem chato...
Também tô nessa
Não sei qual BIOS roda o the king 98 combo rack no na pasta FBNEO.
EU uso uma rasperbery pi 3b
vc sabe o que ta acontecendo qdo uma rom reconhece as conquistas e outras nao?
Sim, é pelo mesmo motivo das ROMs traduzidas, o Hash da sua ROM não é o mesmo do Hash em que as conquistas foram feitas, por isso é sempre bom olhar no site do RetroAchievements qual é o Hash correto antes de baixar a ROM. Eu havia feito um vídeo explicando isso, mas o RUclips removeu.
Excelente video! Porém tenho um problema. Após fazer o scan dos diretórios, a lista de jogos abaixo da miniatura dos controles não aparece. Tem ideia do que pode ser? Tenho um Xbox Series S.
Se você não tiver o Core baixado o RetroArch não será capaz de reconhecer a ROM e criar a playlist. Você precisa ter o core do sistema baixado para o RA conseguir reconhecer. Exemplo, se você tiver baixado o "Snes9x Current", o RetroArch será capaz de reconhecer as ROMs .sfc e criar uma playlist de Super Nintendo para elas. Eu explico isso no segundo vídeo da playlist do RetroArch aqui do canal.
Aí vem o tema do vídeo: Caso o RetroArch não reconheça mesmo tendo o core baixado, significa que a ROM não tem um CRC32 válido (ROM alterada) segundo o banco de dados do Libretro. Para isso você pode buscar baixar a ROM do jeito certo (como explico no vídeo anterior da playlist do RetroArch) ou, no caso de hackroms (não reconhecidas) ou ROMs traduzidas, você terá que adicionar manualmente o endereço da ROM na Playlist, e é justamente o que eu ensino no vídeo.
E eu sempre recomendo baixar a ROM original para que a função de playlist/thumbnail funcionem, como também os RetroAchievements, que é um jeito muito mais legal de jogar os jogos clássicos.
@@Matheus29001 Obrigado pela ajuda amigo! Refiz todo o processo de instalação e desta vez funcionou. Só estou com dificuldade em ROMS de N64, Saturn e Dreamcast. Alguma outra dica do que pode ser? As de N64 não abrem e inclusive fecham o retroarch. As de Saturn e DC não aparecem após a análise de diretório.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e pelo excelente trabalho!!
Eu queria colocar roms traduzidas pra ganhar conquistas mas não sei como fazer
Não tem como, já expliquei o motivo aqui nos comentários: ruclips.net/video/oHYE4StENqU/видео.html&lc=Ugz-b_XOeW2A7tD0TZ14AaABAg.9r0yfZtGNAJ9r1dqoTV0Bw
Esse processo de alteração no bloco de notas funciona para rom pt br acionar os retroachiment/Trofeus?
Não, achievements usam as ROMs que o dev escolheu para que funcione, ou seja, mesmo que você escolha uma ROM oficial, se o dev criou os achievements para uma ROM diferente, não irá funcionar na ROM oficial. Eu vou criar um vídeo falando sobre isso.
@@Matheus29001 Obrigado pela informação, tem bem pouco conteudo PT/BR esse asunto, seria legal
E eu achando que minhas roms estavam com problema, só depois fui conferir qual era o problema e dei conta de que as ocultas pela biblioteca do RetroArch estavam traduzidas. Valeu pelo tutorial. Mas e sobre as conquistas? as hack roms eu não espero que tenham, mas e as traduzidas?
Também não vão ter, a não ser que os desenvolvedores tenham criado as conquistas para as versões traduzidas, como foi o caso do Clock Tower, em que as conquistas funcionam para a versão traduzida do japonês para o inglês. Mas as ROMs traduzidas do inglês para português, quase nenhuma tem conquista.
Como faço isso pelo Android, pois ele não reconheceu um monte de mídia no meu Android
É o mesmo processo do PC, você vai ter que copiar os arquivos de Playlists da pasta do RetroArch do Android para o PC e fazer esse procedimento. Caso não tenha acesso à pasta de playlists no Android, você precisa mudar o diretório de Playlists no app do RetroArch para uma pasta acessível, gerar novas playlists (caso as antigas forem apagadas) e então copiar os arquivos de playlist para o computador para então editar. Você pode editar direto no celular num editor de texto, mas vai dar um trabalho gigante escrever tudo no touch. Melhor copiar pro PC e fazer isso.
Eu queria mesmo era saber como faço pra que essas roms traduzidas sejam reconhecidas pelo sistema de retroarchievments e termos possibilidade de conquistar troféus!! Pq a grande maioria diz que o jogo não possui retroarchievments.
Não vai ser reconhecido. Quando os desenvolvedores criam os Achievements, eles criam para CRC32 específicos, já que ROMs modificadas trabalham com endereços na memória diferentes das ROMs originais (as vezes até de uma região pra outra isso acontece), e por trabalharem com endereços de memória diferentes as conquistas não vão disparar corretamente, por isso que é necessário pegar as ROMs puras (com CRC32 original) para ter os RetroAchievements.
Você já viu o processo de desenvolvimento de RetroAchievement? É bem complicado (eu estou trabalhando nos achievements de uma ROM) e qualquer variaçãozinha estraga tudo. Por isso que é sempre feito considerando as ROMs puras.
@@Matheus29001 Cara, que resposta espetacular!!!! Até agora ninguém tinha me dado uma resposta pra eu entender pq não funcionava. Agora, graças a vc, já sei o que fazer pra jogar um jogo com conquista.
@@Matheus29001 obrigado por explicar, queria tentar o Chrono Triggerem pt br, mas td bem, quem sabe eu até desenvolvo meu inglês dessa forma kkkk
Fiz exatamente como vc explicou, assisti seu video mais de 15 vezes e não quando vou abrir a room do super Mario 64 em pt br o retroarch da steam fecha no notebook, fiz isso no sonic 1 em pt br e tbm fecha o emulador
Você precisa ter o Core instalado, no caso do Mega-Drive, PicoDrive ou Genesis Plus. No caso do N64, Parallel ou Mupen64. Verifique se o endereço que você colocou no arquivo de playlist está correto. Tem que estar perfeito, sem barras faltando, sem extensão do arquivo compactado faltando (caso esteja compactado), sem extensão da ROM final faltando... Você tem que verificar se o endereço está perfeito e condizente com o endereço real do arquivo no PC. Se não estiver perfeitamente igual, vai bugar.
E cara, cada um tem liberdade de fazer aquilo que achar melhor, mas do meu ponto de vista, baixar a ROM do Sonic 1 em PT-BR não faz sentido, já que o jogo não tem diálogo. No idioma original ou traduzido não vai te trazer benefício algum, pelo contrário, você perde os benefícios do RetroAchievements e do banco de dados de reconhecimento de ROM e thumbs do Libretro.
Olá , boa tarde, sabe me dizer se isso funciona no nintendo switch?
Essa configuração é para RetroArch. Se você está usando o RetroArch no Nintendo Switch, então sim. Só precisa adaptar o endereço para o sistema de endereços do Nintendo Switch.
@@Matheus29001 Muito obrigado, vou tentar descobrir como fazer isso no switch. muito obrigado pela resposta, canal top!
Jogos traduzidos são reconhecidos pelo retroachievements?
Depende, normalmente não. Em alguns casos sim, como o Clock Tower, em que os achievements foram feitos para a versão traduzida de japonês para inglês por fãs, mas versões traduzidas de inglês para português não são reconhecidas.
Esse retroarch tem emulador de 3Ds pra ele?
Segundo o site do Libretro, sim. Mas nunca testei pra saber se funciona.
Funcionou perfeitamente. So assim deu certo, infelizmente o retroarch deveria melhorar isso, sempre foi uma das coisas que me impediu, pois uso mts jogos com traduçoes
O problema não é no RetroArch, ele obtém dados de um banco de dados público sobre os jogos. Algumas hackroms mais antigas que já foram finalizadas estão nesse DB (por exemplo Pokémon Ultra Violet, ou Clock Tower com tradução para o inglês), mas a maioria não está, até porque, a maioria das hackroms passam por constantes modificações que mudam o Hash delas, e o dev da hackrom precisaria ficar atualizando os dados no DB (posteriormente passar pela aprovação da comunidade) a cada modificação. E ainda tem o caso de roms que não são tão conhecidas, que a comunidade acaba não acrescentando no DB.
Então não é o RetroArch que deve melhorar isso, está além do alcance dos devs do RA esse "problema". Para resolver isso seria necessário existir mais pessoas preenchendo essas lacunas do DB. E nos casos de roms que estão em constante desenvolvimento nem faz sentido incluir pelo motivo que já mencionei...
@@Matheus29001 Entao vc apontou um problema. Ele necessita de um BD pra exibir os jogos na lista. Pq nao faz como outros emuladores que nao usam este sistema e apenas exibem oque ta dentro da pasta. Se termina em .cue, .bin, .iso e etc ele ja manda pra lista sem precisar fazer nenhum tipo de analise anterior. Duck station é um que exibe ate oque nao é jogo se estiver na mesma pasta dos jogos na lista dele. Muito mais simples
@@piticka Mas isso não é um problema, pelo contrário, é uma solução muito prática. RetroArch não é um emulador como o DuckStation, é um frontend. O RA obtém todos os dados do jogo no DB, como fotos, descrição, data de lançamento, hash (para verificar se é um jogo original) e etc. Você pode adicionar os jogos manualmente como eu fiz, só que não terão as informações completas como um jogo adicionado no DB terá. Ponto para o DB.
Fora que o RA comporta dezenas de emuladores, imagina se ele aceitasse qualquer tipo de formato e adicionasse na lista de jogos? Imagina a quantidade de arquivos diversos seriam adicionados na lista de jogos misturados? Todos os meus jogos que não são de CD ou DVD estão em .zip (os de CD e DVD estão em CHD por motivos óbvios). Imagina se em todas as playlists ele colocasse todas as roms .zip das diversas plataformas que eu tenho? O RA resolve esse problema de forma excelente, usando um DB descentralizado.
Organiza os jogos e nos poupa de ficar buscando todas as informações dos jogos para colocar na tela. Dois pontos para o DB.
OFF: O DB do ScreenScraper (usado pelo EmulationStation) é ainda melhor, pois mostra até quantidade de players o jogo comporta, o ano e país em que foi lançado, vídeo de gameplay, manual escaneado e diversas outras coisas. Eu acho isso fantástico e indispensável, é como ter uma biblioteca com os jogos catalogados de forma detalhada. As vezes é mais prazeroso ver todas essas informações do que jogar o jogo de fato kkkkkkk
Fora que tendo a verificação do DB, nos tranquiliza em relação à jogos modificados, garantindo que estamos jogando um jogo original (sem ter que ficar verificando hash por hash). Facilita até na verificação dos RetroAchievements, afinal, se nem na playlist aparecer (por não reconhecer pelo DB), com certeza o RetroAchievements não reconhecerá. Então é outro ponto muito positivo por usar um DB descentralizado.
@@piticka Mas isso não é um problema, pelo contrário, é uma solução muito prática. RetroArch não é um emulador como o DuckStation, é um frontend. O RA obtém todos os dados do jogo no DB, como fotos, descrição, data de lançamento, hash (para verificar se é um jogo original) e etc. Você pode adicionar os jogos manualmente como eu fiz, só que não terão as informações completas como um jogo adicionado no DB terá. Ponto para o DB.
Fora que o RA comporta dezenas de emuladores, imagina se ele aceitasse qualquer tipo de formato e adicionasse na lista de jogos? Imagina a quantidade de arquivos diversos seriam adicionados na lista de jogos misturados? Todos os meus jogos que não são de CD ou DVD estão em .zip (os de CD e DVD estão em CHD por motivos óbvios). Imagina se em todas as playlists ele colocasse todas as roms .zip das diversas plataformas que eu tenho? O RA resolve esse problema de forma excelente, usando um DB descentralizado.
Organiza os jogos e nos poupa de ficar buscando todas as informações dos jogos para colocar na tela. Dois pontos para o DB.
OFF: O DB do ScreenScraper (usado pelo EmulationStation) é ainda melhor, pois mostra até quantidade de players o jogo comporta, o ano e país em que foi lançado, vídeo de gameplay, manual escaneado e diversas outras coisas. Eu acho isso fantástico e indispensável, é como ter uma biblioteca com os jogos catalogados de forma detalhada. As vezes é mais prazeroso ver todas essas informações do que jogar o jogo de fato kkkkkkk
Fora que tendo a verificação do DB, nos tranquiliza em relação à jogos modificados, garantindo que estamos jogando um jogo original (sem ter que ficar verificando hash por hash). Facilita até na verificação dos RetroAchievements, afinal, se nem na playlist aparecer (por não reconhecer pelo DB), com certeza o RetroAchievements não reconhecerá. Então é outro ponto muito positivo por usar um DB descentralizado.
@@Matheus29001 Eu entendo seu ponto sobre a praticidade de por conta dessa analise ele por si so consegue encontrara capas e informaçoes por exemplo do jogo. Oque ferra neste sistema é quanto a hacks e jogos traduzidos, ele nao acha nem a pal, mesmo usando o modo de analise manual. Eu tive que editar tudo no arquivo de playlist pros jogos em portugues que tenho aparecerem, imagina alguem que tem uma pasta gigante com varios jogos traduzidos tendo que fazer 1 por 1. ISso que estraga nesse metodo, pra jogos originais é otimo, pro restante fica muito ruim, Coisa que ja é resolvida quando nao se busca analisar nada e apenas exibir. Um exemplo é o frontend para o mednafen o medinaffe. Ele exibe literalmente tudo que tiver na pasta do jogo, alem do arquivo .cue que nos intressa ele acaba exibindo as tracks, ams é mt facil de resolver isso colocando um filtro pra exibir apenas tudoq ue termina com .cue, .bin e etc e caso eu coloque outro jogo na pasta de jogos do mednafen basta eu reiniciar o frontend que ja estara la pronto na minha lista sem necessitar de nenhum novo scam pra achar o novo jogo
E quando é 400 roms sksksks como que faz?
Aí seria melhor você baixar uma por uma em um site que entregue ROMs originais, como WowRoms ou RomsPure. Melhor baixar as originais do que ficar adicionando ROM por ROM. Caso seja ROMs traduzidas (eu não recomendo, por não ter thumbnails nem achievements pra elas), aí não tem outro caminho, só adicionando manualmente mesmo.
Eu tô com quase mil, e agora man?
eu tenho mais de 300 roms não reconhecidas😭
Então, nesse caso seria melhor baixar as ROMs corretas para serem reconhecidas kkkkkk Se não vai dar um trabalhinho adicionar uma por uma.
@@Matheus29001 culpa desses pack de roms que acha na internet, eu baixei um de gba com mais de 200 traduzidas, só reconheceu 31, eu baixei um com 300 de SNES traduzidas, só reconheceu TRÊS
Quem é do time Notepad++ ?
Kkkkkkk pô, eu até gosto do Notepad++, mas acho tão prático o Notepad2 para anotações rápidas. O que eu preciso mexer em código eu uso o VS Code ou o Visual Studio 2022 (a não ser que eu esteja trabalhando nos apps, aí eu uso o Android Studio direto). Eu só uso o Notepad2 porque ele é tão leve e rápido quanto o Notepad padrão, mas tem uns adicionais, como detectar parênteses, chaves e etc.
mano tenta fazer essa rom pegar no mame ruclips.net/video/kR7gQsQfPJA/видео.html
Tenta você oxi kkkkkkk
@@Matheus29001 é só vc baixar o emulador com a rom e pegar a rom e fazer isso do vídeo
Tentei uma vez não pegou
Tô sem PC
@@cabulosofive8243 ué, mas não entendi o propósito, você quer que eu tente fazer essa ROM funcionar pra quê? Fazer ROM de Mame de funcionar é uma dor de cabeça, tem que testar várias ROMs diferentes em vários emuladores diferentes. Não entendi porque eu tenho que tentar fazer essa ROM funcionar... Qual o propósito afinal?
@@Matheus29001 o intuito é vê se pega rons hacker do mame com esse procedimento
@@cabulosofive8243 tá, mas não entendi por que EU tenho que fazer isso sendo que você é que tá querendo saber se funciona. Você pode baixar, testar e descobrir por conta própria. "Ah tô sem PC" mas você tá me respondendo pelo celular, certo? No celular também tem RetroArch e emuladores de Mame, você pode testar aí, não precisa ser eu. "Ah, não consegui" continua testando com outros, é o que eu falei, emulador de Mame é uma dor de cabeça pra fazer funcionar, e eu não tô afim de gastar um tempo gigante pra fazer esse jogo funcionar pra eu nunca jogar na minha vida, entende?
retroarch é muito problematico
Obrigado amigo, posso jogar o ronaldinho soccer 98
retroarch é muito problematico