Eae Matheus,blz?Cara cheguei aqui pra te falar de um controle que eu achei muito interessante, o GameSir T3s(Tem 2 modelos, o T3 e o T3s,o mais interessante é o T3s).Ele é multiplataforma(Nintendo Switch,Android,IOS MFI e PC) e não vem com um Dongle,ele vem com um adaptador bluetooth 5.0 próprio!E pelos reviews no aliexpress (Loja oficial GameSir,GameSir Official Store) acertaram no DPAD dessa vez.Quando tu tiver tempo da uma olhada la T3: Compatível com PC e TV Box(por cabo e dongle 2.4GHz) T3s: Compatível com PC, TV Box e Nintendo Switch (Por adaptador bluetooth 5.0 incluso na caixa) e também com Android e IOS por bluetooth Foi mal ae pela bíblia mas é isso flw kkkkkk :)
Sensacional, estou vendo o vídeo 1 ano depois porém impressionado com o tanto de opções, muito bacana, irei acompanhar os outros vídeos com certeza e tentar instalar no meu celular futuramente, abraço....
Existe uma interface de emulação que é perfeita para ser usada em conjunto com o RetroArch chamada LaunchBox, o LaunchBox é um programa que apresenta uma interface que pode ser customizada com vários templates visuais e é muito bacana pois com ela dá pra organizar todos os jogos por console, genero, etc, sem contar o fato que o próprio programa não baixa apenas as capas e imagens dos jogos, como também descrições deles, numero de jogadores e até mesmo vídeos de gameplay de cada jogo pra ficar passando de fundo quando for escolher um jogo.
Então, eu já vi o LaunchBox, parece ser interessante! Mas eu acho que acaba tirando a simplicidade e facilidade que o RetroArch oferece, sabe? Eu gosto da ideia de plugar o controle, abrir o RetroArch e por ele conseguir fazer tudo. Um dia eu dou uma chance ao LaunchBox pra testar, quem sabe eu acabo curtindo kkkkkk
@@Matheus29001 Tenho certeza que vai curtir, principalmente agora que o LaunchBox já vem com o RetroArch integrado, basta por as roms que o programa faz o resto por você.
Ia justamente comentar oq vc comentou, Retroarch + Launchbox é uma combinação perfeita, tudo oq eu sempre quis em emulação e organização, os dois me proporcionam com excelência.
Isso é indiscutível!!! Digo isso, porque aqui em casa eu tenho um sistema que consigo jogar online com meus amigos seja no PC, Notebook, Smartphone ou mesmo na TV box Android que fica na minha sala. O melhor de tudo é que eu consigo sincronizar meus saves de todos os meus RetroArch usando o Google Drive. Nisso, eu consigo continuar minhas partidas em qualquer dispositivo que tenha o RetroArch instalado. Outro lance bem legal é o de conquistas de troféus usando o RetroAchievements e por fim existe um recurso nativo de streaming que dá pra fazer lives sem precisar de placas de vídeo. Dá pra fazer streaming no RUclips, Facebook e Twitch. O ruim é que a qualidade máxima das lives pelo RetroArch é de apenas 260p60, mas enfim...nem tudo é perfeito 😅✌
Sim, exatamente! Inclusive, esses serão os próximos vídeos que vou gravar ensinando a fazer. Configurar RetroArch, configurar Netplay, configurar RetroAchievements, configurar saves na Nuvem e etc. É um software fantástico! É o melhor!
Para cada função não dá, o RetroArch é GIGANTE, extremamente customizável. O ideal é cada um ir fuçando no que tem mais interesse no RetroArch. De qualquer forma, eu fiz um vídeo ensinando como instalar e configurar em 7 passos: ruclips.net/video/X-6riLYrHCE/видео.html
Cara, sensacional! Não vejo a hora do vídeo do netplay, pois pra min tá dando erro ao conectar a rede. Aliás, que sonic é esse, vocês 2 estão jogando online, mas sem ser tela dividida.
Netplay é meio complexo, precisa ter port forwarding no modem. Se a provedora bloqueia o port forwarding, tem a opção do Hamachi, é um pouco chato, mas funciona. Pode ser que sua rede seja bloqueada, então sua única alternativa é usar o Hamachi. Estávamos jogando o Sonic 3 & Knuckles, o melhor jogo do Sonic de todos (não tô brincando ou sendo exagerado). Mas lembrando que ambos compartilham a mesma tela, então quando o Tails sumia, os dois viam o Tails sumindo.
Eu uso o ScaleFx e o ScaleFx_9x. Para ter um melhor desempenho, é bom mudar o driver de vídeo para Vulkan e usar os shaders SLANG (o 9x só está disponível para Vulkan). Caso seu dispositivo não comporte o ScaleFx, você pode usar o Scale2x (ScaleNx) que também apresenta uma qualidade legal e funciona em praticamente todos os dispositivos.
eu adoro o retroarch simplesmente perfeito, da pra botar shader, tem trocentos mil emuladores nele, da pra botar papel de parede, da pra mudar interface, da pra rodar video, tem playlist de jogo que ainda mostra a capinha do jogo, simplismente incrivel
É demais!! Eu acho que o visual dele só perde pro EmulationStation. Mas aí, se misturar o front do EmulationStation com as configurações e possibilidades do RetroArch, temos o sistema perfeito de emulação!
@@Matheus29001ss eu uso no android e funciona mt bem, sobre a questão de visual pra mim já tá ótimo esse visual dele, a interface azul pra mim já está ótima!
Não conheço :( Mas o RetroArch é portable, você pode usar ele mesmo. Tanto que meu RetroArch fica no OneDrive, ficando sincronizado no PC e no Notebook. Não gera arquivos de registro. Sei que já conversamos isso na live, mas quero deixar registrado aqui também kkkkkk
Reclamam porque tem preguiça. Depois de configurar o RetroArch (única vez) é só alegria. É um frontend completo! O pessoal fala do EmulationStation e tals, mas esses frontends mais bonitos usam o RetroArch no background, ou seja, no final é tudo RetroArch kkkkk
Você tem algum vídeo de configuração do Retroarch para o Raspberry Pi 4? Acabei de instalar o Retroarch num SD e estou tendo muitas dificuldades pra usar.
A configuração do RetroArch é global e funciona para qualquer dispositivo, isso que é o mais incrível nele. A mesma configuração para Android Mobile funciona para Windows, Retrobox, Android TV, Linux e etc. Claro que é necessário fazer pequenas adaptações conforme o sistema (por exemplo, o endereço de diretório de ROMs no Windows vai ser diferente do Linux), mas no geral funciona quase tudo igual.
Eu estou preparando um vídeo completo sobre o universo da emulação. RetroArch, EmulationStation, MisterFPGA e etc. Logo logo irei gravar e postar. Depois vou começar a preparar uma série de tutoriais ensinando configurar o RetroArch. Já tem aqui no canal, mas quero fazer vídeos mais diretos e atualizados.
putz que la grila! mano, comprei um mini pc e estava procurando o que e como instalar, ja tenho a resposta, agora é entender como instalar certinho. Vai ficar muito massa!
Eu uso o Scale_Fx. Infelizmente a Mi Box não suporta o Scale_Fx. Talvez ela suporte o Scale2x, que já dá uma aparência bem legal. Mas eu lembro que na época que eu usava a Mi Box, só o Bilinear é que funcionava sem problemas. Infelizmente a Mi Box não aguenta shaders :(
Olha, eu não percebo input lag nos jogos. Pelo menos não usando o Dualshock. Há input lag usando controles bluetooth baratos (como os da ipega), mas pelo menos com os Dualshock eu não sinto esse problema. Tem uma opção chamada "Run-Ahead" no menu de "Latency", ela tem a função de "pré-renderizar" frames do jogo, ou seja, o emulador executa o jogo uns frames antes para quando você clicar no botão corresponder visualmente, mas exige um processamento a mais por isso e pode causar bugs em diversos jogos. Então você pode até testar, mas o melhor seria usar um controle por fio (para resposta imediata) ou um Dualshock 4 que possui resposta praticamente imediata mesmo via bluetooth.
O Retrobat parece um Retroarch melhorado. O que acha? To pesquisando aqui pra criar um sistema multijogos no meu PC e achei o Retrobat bem interesante.
Olhei nas imagens rapidinho e vi que ele é o EmuELEC das TV Box (EmulationStation), achei sensacional! Eu não conhecia! Justamente o que eu mais gostei no EmuELEC foi esse sistema de organizar e exibir os jogos (que eu gostaria que tivesse para Android), até falei sobre isso no vídeo da T95 Max aqui do canal. Vou dar uma testada! Obrigado por ter me falado! :D
Você precisa ir nos "dispositivos conectados" e mandar buscar por outros dispositivos. Então no Dualshock segure Share + Playstation até os leds do controle começarem a piscar. No Mi Stick vai aparecer "Wireless Controller" ou "Dualshock" (ou algo assim). É só parear e tá pronto pra ser usado. Um jogo excelente que eu recomendo é o Badland, muito divertido. Minha irmã e eu jogamos várias horas. Também recomendo instalar o RetroArch para jogar Super Nintendo, Mega-Drive e diversos outros consoles. Dá um pouco mais de trabalho (pois é necessário utilizar um gerenciador de arquivos na rede para colocar as ROMs), mas depois de configurar você terá milhares de jogos disponíveis (sendo necessário apenas baixá-los).
Kkkkkkk engraçado que na época todo mundo jogava com "shaders naturais" que aconteciam nas TVs, seja por causa do tipo de cabo, seja por causa da própria TV. Aí com a chegada das telas LCD, a galera começou a jogar os retros pixelizados achando que era assim na época, mas não era. Muito doido pensar que na década de 90 as empresas buscavam melhorar os gráficos cada vez mais através de diversas técnicas (compressão das linhas, dithering, alternando linhas a cada scanline) ou mesmo com o hardware do console, e hoje nos anos 2020 as pessoas tem aversão por melhorar esses mesmos gráficos. Não dá pra entender kkkkkk
@@Matheus29001 cara, eu sou da época e tenho uma tv de tubo e um super nintendo, mas sou apaixonado por pixel art e eu não acho q esses shaders melhoram e sim pioram, os shaders que tem efeito de tv's antigas são bons, porém os outros na minha opinião só pioram os gráficos os deixando distorcidos ou parecendo q foram derretidos (q é o aspecto q fica no sonic mostrado no vídeo, não sei como vc consegue distinguir oq está acontecendo daquele jeito), mas apesar de ter jogado os jogos em tv's de tubo eu ainda prefiro o aspecto moderno e limpo das pixel arts q são pixels nítidos e sem borrões e alguns jogos com esses shaders tipo esse que vc gosta muito ficam horríveis na minha visão oq é o caso do sonic, eu não jogo desse jeito achando q era assim na época até pq eu vivi ela, tenho um super nintendo e um dynavision e uma tv da semp daquelas de tubo
@@luanazevedo2608 Eu também vivi essa época. Não tenho mais a TV de tubo, mas meu Super Nintendo segue firme e forte aqui (inclusive já mostrei ele no vídeo das ROMs). E cara, não tem como dizer que a gente enxergava com os pixels nítidos como vemos hoje nas telas LCD. E você tendo a TV de tubo aí pode comprovar que não era tão definido como nas LCD. Esses shaders que simulam cabos antigos são interessantes, mais pela nostalgia, mas como eu disse logo a seguir no vídeo, eu gosto do ScaleFX, que suaviza os pixels sem criar essas distorções. Em jogos de maior resolução, como os de PS1 e Mame, os gráficos ficam ainda mais bonitos. Existe o GAdapt também, que mantém o pixel quadradão, mas cria o efeito de cores intermediárias do Mega em TV de tubo, dá uma testada. Eu preciso fazer um vídeo só sobre shaders...
alguem consegue me ajudar? tem como instalar o núcleo de um emulador que nao esteja dentro do retroarch? meu pc eh bem fraco e so existe um emulador de ps1 que funciona bem nele, que eh o psxfin. queria saber se nao tem como colocar o núcleo dele dentro do retroarch. 😢
Se o PSXFin não aparece na lista, é porque o core dele não está disponível para o RetroArch. Então não tem como colocar. Mas tem vários emuladores de PSX no RetroArch, você pode testar um por um e ver qual funciona melhor pra você.
Você pode aumentar nas configurações de vídeo em Scale ou no próprio emulador (no caso do PS1, que dá pra aumentar a resolução interna do game). Se for do modo janela para full screen, é só apertar F. Para mais informações eu tenho um vídeo ensinando a configurar o Retroarch em 7 passos aqui: ruclips.net/video/X-6riLYrHCE/видео.html
Não precisa ter um celular bom, é só instalar os emuladores corretos. Há emuladores bem pesados, mas outros mais leves. O meu celular é ruim, trava até quando abro a câmera (sério, leva uns 40 segundos do momento que eu clico no botão de gravar até ele começar a gravar de fato), mas emula PS1 com tranquilidade. Sabendo configurar direito e usar os emuladores corretos dá tudo certo. Tem vídeo aqui no canal ensinando a configurar o RetroArch.
@@Canal_Do_Adrian huuuummm, aí é um problema mesmo. Meu celular antigo com 16GB (Redmi 5) eu só tinha o RetroArch + Dropsync + alguns apps, não cabia mais nada kkkkk dava pra usar o extSD como memória complementar e jogar pacotes dos apps pra lá, mas não era tudo que funcionava. Mas já dava uma aliviada.
O Retroarch realmente é muito bom. Ele é cheio de recursos (filtros, interface rica, possibilidade de reunir seus emuladores preferidos e organizá-los de uma forma fácil e intuitiva). Mas como nada na vida não é só vantagem, o Retroarch possui uma desvantagem: seus cores, com exceção de um ou outro, são velhos e carentes de recursos (não confundir falta de recursos dos cores, com os recursos do Retroarch). Os cores são, na realidade, versões capadas das versões dos emuladores standalone. Os cores de PS1 e PS2, por exemplo, não chegam nem perto dos emuladores PCSX2 e Duckstation em recusos.
Sim, foi exatamente o que eu falei nesse meu vídeo aqui: ruclips.net/video/ElC2nXzYwFU/видео.html O RetroArch brilha até os 16 bits. No 32 bits já começam algumas falhas. Eu acho a emulação do Beetle HW suficientemente boa, mas é necessário um hardware mais parrudo (PC ou OP5, por exemplo).
O Retroarch tem dezenas de emuladores. A maioria dos emuladores já estão disponíveis pra ele, é só baixar. Não, o Retroarch não disponibiliza jogos, até porque isso é crime e inviabilizaria o Retroarch de continuar existindo. O certo é você ter o cartucho/mídia original e fazer a conversão para o PC, ou então baixar a ROM de mesma checksum da sua (como todo mundo faz, é claro, todo mundo vive na legalidade com jogos antigos que não são mais produzidos!). Recomendo o site WowRoms para baixar as ROMs (repito, que você já tenha).
Não faço ideia, nunca joguei num Xbox S ou X kkkkk Muito menos em emulador lá. A última vez que emulei num console foi no PS2 (que foi meu último console).
Bom dia amigo, blz? Vc que manja de Retroarch poderia me ajudar por favor? Estou com um problema pra salvar (save state) em qualquer jogo de saturn em qualquer emulador. Já instalei todo o retroarch de novo, todas as roms de novo, tudo. Eu aperto o F1 normalmente, abre o menu, vou em "salvar jogo", clico, e o retroarch fecha. Muito estranho. Só com Saturn. Todos os outros sistemas consigo salvar normalmente. Não faço idéia do que está acontecendo. Testei com todos emuladores de Saturn
Vish, eu não sei te responder essa :( Como praticamente nunca uso Save State, nunca tive problemas com isso. Estranho estar acontecendo só com o Saturn. Dá uma procurada por "retroarch saturn save state problems" (ou bugs ou issues) no Google (ou algo assim), provavelmente alguém já teve esse mesmo problema e alguém já deve ter dado alguma solução.
o melhor é a portabilidade do retroarch, pensei em instalar o Batocera em meu velho notebook, porem tem um problema, meu notebook tem uma placa AMD antiga q so funciona bem no windows 7, com isso emulações mais pesadas eram afetadas, mas vendo o Batocera a fundo basicamente ele usa retroarch no backend, em base ele é um Linux com retroarch customizado, agora decidi instalar o Win 7 no meu pc so pra essas tarefas de diversão visto q meu sistema principal é o Linux, usava o retroarch no Linux sem problemas exceto o fato da falta de suporte de driver da AMD para placas antigas em sistemas novos q usam Wayland como meu OpenSuSe, com isso decidi deixar o Windows dedicado pra emulação e alguns softwares q exigem mais dos graficos e o retroarch como central de emulação.
Cara, isso parece até um mundo paralelo kkkkkkk Que doideira. Normalmente instala-se Linux em aparelhos mais antigos para extrair o máximo de desempenho nos emuladores, mas no seu caso é o oposto, instalou o Win7 para ter o máximo de desempenho, que doideira kkkkkk Mas será que uma outra versão de Linux não funcionaria nesse note? Aí você poderia instalar o RetroArch + EmulationStation para esse sistema em específico. Sei que não vai ser tão leve quanto um Batocera, mas talvez seja bem mais leve que o Win7, e compatível com essa placa AMD.
@@Matheus29001 na real desisti da empreitada, foi um inferno dr drivers e o grafico alternavel não funciona kkkk, no Linux usava o vgaswitcheroo em versões antigas, mas nos Linux mais modernos tbm não funciona, meu notebook é um HP Pavillion DM4 2095br, com integrada Intel 3000 graphics e uma ATI Radeon 6470m, depois q as diostribuições Linux passaram a usar o Wayland comecei a ter essa dificuldade, mas vou pesquisar aqui se ja solucionaram o redirecionamento do processamento no caso de gráficos hibridos.
Estou fazendo um Retroarch todo personalizado com tudo funcionando com milhares de jogos sem nenhum repetido. Só de hack de super mario world quw gosto muito vou por por volta de 5 mil jogos sem repetição. Tô em uns 83% já um dia eu termino kk
Comecei um ontem kkkk Tô com muitos jogos de game cube, Nintendo 64, mame , Magnavox, nintendinho, super nintendo, mega drive ,ps1 , PS2 etc etc agora tô focado em terminar a coleção do game cube kkk tem muitos jogos maneiros, aqui em casa é a diversão da galera . Com dois controles Sem fio e o PC conectado na tv, fica maravilhoso !! Um dia termino esse projeto kk
Sim, vou fazer! Vou fazer vários! Ensinando como configurar os controles, as hotkeys, os shaders, os diretórios, criar as playlists, sincronizar os saves com a nuvem, configurar o emulador de PSX e outros. Logo logo eu vou ir postando!
Tenta outro driver de vídeo no menu de drivers. Se você tiver usando OpenGL, tem que selecionar os shaders de GLSL. Se tiver usando Vulkan, tem que usar os efeitos SLANG.
Não, RetroArch é uma central de emuladores (eu falei isso nos primeiros segundos, aliás). Batocera e Retrobat NÃO SÃO emuladores, são Linux mínimo com EmulationStation, que basicamente é um organizador de jogos que executa o RetroArch com seus emuladores (cores) para rodar os jogos.
Faz tempo eu buscava um emulador multi-plataforma, e só achei um ou outro q rodava apenas games de consoles de certa companhia. Vou tentar rodar games J2ME.
Com certeza o Retroarch é a melhor opção para a maioria dos emuladores. Estou aguardando a configuração dos saves na nuvem, pois aí a emulação vai para um outro nível. Valeu pelas dicas.
Basicamente é só configurar o diretório dos Saves e States (no menu de diretórios) para alguma pasta no DropBox ou OneDrive instalados no computador. Para sincronizar com o celular, é só instalar o aplicativo Dropsync (no caso do Dropbox) e mandar sincronizar a pasta de Save. Vou ensinar isso num vídeo, mas o processo é esse!
Tem que baixar, eu até tinha gravado um vídeo ensinando a fazer isso, mas o RUclips removeu por violação. Mas basicamente é só você procurar os jogos que gostaria de jogar e procurar no buscador de sua preferência. Procure pelas ROMs puras, sem modificações. Essas vão ser reconhecidas por qualquer DB e inclusive pelos RetroAchievements.
@@Matheus29001 acho que é porque alguns núcleos não estão atualizados, e falta muitos núcleos também, por exemplo, tem o núcleo do emulador MelonDS, uma porcaria, mas não tem o núcleo do Drastic, que é o melhor emulador de nintendo ds para android
Depende da onde vc vai emular os jogos, se for numa "torradeira", num pc velho, batocera-linux num pen drive roda com um desempenho melhor emuladores como o nintendo ds e gamecube do que o retroarch no windows.
Você sabe que o Batocera roda o RetroArch né? Se você entrar no menu do jogo rodando no Batocera, você entra no menu do RetroArch. O Batocera é um SO com Frontend diferente (EmulationStation), mas ao abrir o jogo, ele abre pelo RetroArch. Mas é isso aí, cada coisa tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem do RetroArch no Windows é que tá prático dar aquele pause no trabalho, abrir o emulador com tudo configurado + shaders + saves na nuvem + retroachievements, jogar aqueles 20min rapidola e voltar ao trabalho. Sendo que se for usar um segundo sistema (tipo um Raspberry Pi com o Batocera ou o próprio Orange Pi com Batocera ou Android) leva um pouco mais de tempo (ou seja, menos tempo de jogo).
Claro que permite, os meus sempre ficaram no cartão externo. Nesse meu celular atual que não fica porque, além de serem poucos jogos que eu deixo lá, meu celular atual tem bastante memória interna. Mas o RetroArch consegue fazer leitura de extSD sim. A posição do controle touch eu não sei, nunca testei, já que quando vou jogar no celular eu uso controles externos (como o GameSir T4 Pro ou Dualshock 4). Mas dá uma procurada no Google, acho que dá pra alterar a disposição dos botões alterando o Overleay Preset.
Nossa, já faz ANOS que os celulares conseguem emular bem os jogos com RetroArch. Desde meu Galaxy S4 Mini 9 anos atrás eu já emulava com o RetroArch tranquilamente.
Vou montar um pc pra mim jogar os jogos antigos, esse papo de ficar comprando consoles e jogos velhos e tv de tubo por uma fortuna, tô fora! Vou pesquisar mais sobre esse retroarch
Realmente, comprar os consoles originais é complicado. Fora que não tem o conforto de Shaders, Save na Nuvem, Sincronização entre dispositivos dos jogos e os RetroAchievements. Eu não troco o RetroArch pelo console original de forma alguma.
Mas a versão mobile deixa muito a desejar, pois tem vários núcleos com bugs e configurações limitadas. Para um emulador universal ainda falta muito refinamento, principalmente na versão para celular.
@@Matheus29001 Mas você joga jogos de ps1 na versão Android? Se sim, seria da hora se você gravasse um vídeo ensinando como rodar jogos de PS1 na versão Android sem bugs. Compartilhe esse seu conhecimento.
Esse shader (ScaleFx) não funciona bem com todos os jogos, funciona melhor com jogos mais cartoonizados, como Super Mario World, Yoshi Island, Marvel vs Capcom, MegaMan X, e outros. Já jogos que possuem uma aparência mais "realista" ou que usam técnica de dithering, ou bastante transição de cores, sombreados e etc, (como X-Men Mutant Academy, Donkey Kong, Street of Rage, por ex) ficam melhores usando outros shaders, como Scanlines, Mdapt, Gdapt, NewPixie ou qualquer outro que se aproxime mais do comportamento da TV CRT.
Sim, eu sei, tanto que eu corrijo e falo sobre os cores logo nos primeiros 15 segundos de vídeo, que aparentemente você ignorou. Se eu fosse colocar no título "10 motivos provam que o RetroArch é o melhor frontend" eu atrairia muito menos espectadores, afinal, o que é mais fácil da maioria das pessoas conhecer? Emulador ou entender o que é um frontend? E ainda estaria mentindo, pois o EmulationStation é um frontend beeem superior ao RetroArch.
@@alexandreneto4657 AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA MEU DEEEEEEUUUSSSSS como tem gente chata nesse mundo!!!!!! Como que o seu Zé de 72 anos que gosta de Super Nintendo vai cair no meu vídeo se eu colocar FRONTEND ao invés de EMULADOR no título? Faz o seguinte, cria o seu próprio vídeo e coloca o título que quiser. E por favor, não volte mais no meu canal!!
Só perde em um conceito. O jogo online. Infelizmente comparado com ggpo, fightcade 2, gm, gotvg, ele não oferece estabilidade de conexão. Quer jogar as brincas, em ligar pra teleport, travada, lentidão, serve. Pra um campeonato, algo mais sério, esqueça. Pro online não são todas conexões que batem. O dia que isso for mexido, será o melhor.
Sim, o Netplay não é muito bom. É porque o sistema online dele não tem um servidor intermediando as conexões, elas são feitas diretamente ao usuário que está hosteando. Ou seja, se a conexão do host não for boa, ou se o upload de alguns dos jogadores não for boa, vai ficar extremamente travado. Eu joguei com meu amigo que mora na Eslovênia, nossas conexões são via fibra-óptica, e tivemos alguns travamentos sim, mas foi jogável. Infelizmente algumas conquistas não dispararam por ter momentos de falta de sincronia, mas fora isso deu pra jogar. Ficamos 2h jogando tranquilamente. Já joguei com meu primo (com 50km de distância) e funcionou perfeitamente também, sem lag. A conexão de ambos precisa ser boa. Mas é aquela coisa, campeonato de qualquer jogo não pode ser online, precisa ser local para não ter problemas de conexão. Online os indivíduos estarão sujeito à problemas. Competição só local, de preferência com controles cabeados kkkkkk
Sim, mas se eu fosse ficar explicando isso no vídeo ficaria muito chato, pois teria que entrar em muitos termos técnicos, principalmente que envolvem sistemas, front e back e etc, por isso já "encurtei o caminho" pra emulador pra ser um vídeo mais rápido e dinâmico. Mas eu sei que os cores são os emuladores e o RetroArch é o front. Nos outros vídeos da série do RetroArch eu falo um pouco mais sobre isso (principalmente no vídeo de configuração em 7 passos).
Ok, mas o Playnite é um organizador de jogos, tipo o EmulationStation, diferente do RetroArch que é um software que faz a ponte entre os cores (emuladores) e os jogadores. O RA faz leitura dos controles, aplica os shader e etc. São utilizações diferentes. O Playnite não exclui o uso do RetroArch, pelo contrário, ele vai precisar do RetroArch para executar tudo o que eu mencionei (inputs, shaders, retroachievements e etc).
Caramba galera, vocês são rápidos hein? Kkkkkkkk Eu publiquei sem querer, não vi que tava sem a versão em 1080p kkkkk
Eae Matheus,blz?Cara cheguei aqui pra te falar de um controle que eu achei muito interessante, o GameSir T3s(Tem 2 modelos, o T3 e o T3s,o mais interessante é o T3s).Ele é multiplataforma(Nintendo Switch,Android,IOS MFI e PC) e não vem com um Dongle,ele vem com um adaptador bluetooth 5.0 próprio!E pelos reviews no aliexpress (Loja oficial GameSir,GameSir Official Store) acertaram no DPAD dessa vez.Quando tu tiver tempo da uma olhada la
T3: Compatível com PC e TV Box(por cabo e dongle 2.4GHz)
T3s: Compatível com PC, TV Box e Nintendo Switch (Por adaptador bluetooth 5.0 incluso na caixa) e também com Android e IOS por bluetooth
Foi mal ae pela bíblia mas é isso flw kkkkkk :)
Sensacional, estou vendo o vídeo 1 ano depois porém impressionado com o tanto de opções, muito bacana, irei acompanhar os outros vídeos com certeza e tentar instalar no meu celular futuramente, abraço....
Obrigado, que bom que gostou! Tem uma playlist de RetroArch aqui no canal, você vai gostar!
Existe uma interface de emulação que é perfeita para ser usada em conjunto com o RetroArch chamada LaunchBox, o LaunchBox é um programa que apresenta uma interface que pode ser customizada com vários templates visuais e é muito bacana pois com ela dá pra organizar todos os jogos por console, genero, etc, sem contar o fato que o próprio programa não baixa apenas as capas e imagens dos jogos, como também descrições deles, numero de jogadores e até mesmo vídeos de gameplay de cada jogo pra ficar passando de fundo quando for escolher um jogo.
Então, eu já vi o LaunchBox, parece ser interessante! Mas eu acho que acaba tirando a simplicidade e facilidade que o RetroArch oferece, sabe? Eu gosto da ideia de plugar o controle, abrir o RetroArch e por ele conseguir fazer tudo. Um dia eu dou uma chance ao LaunchBox pra testar, quem sabe eu acabo curtindo kkkkkk
@@Matheus29001 Tenho certeza que vai curtir, principalmente agora que o LaunchBox já vem com o RetroArch integrado, basta por as roms que o programa faz o resto por você.
Ia justamente comentar oq vc comentou, Retroarch + Launchbox é uma combinação perfeita, tudo oq eu sempre quis em emulação e organização, os dois me proporcionam com excelência.
Isso é indiscutível!!! Digo isso, porque aqui em casa eu tenho um sistema que consigo jogar online com meus amigos seja no PC, Notebook, Smartphone ou mesmo na TV box Android que fica na minha sala. O melhor de tudo é que eu consigo sincronizar meus saves de todos os meus RetroArch usando o Google Drive. Nisso, eu consigo continuar minhas partidas em qualquer dispositivo que tenha o RetroArch instalado. Outro lance bem legal é o de conquistas de troféus usando o RetroAchievements e por fim existe um recurso nativo de streaming que dá pra fazer lives sem precisar de placas de vídeo. Dá pra fazer streaming no RUclips, Facebook e Twitch. O ruim é que a qualidade máxima das lives pelo RetroArch é de apenas 260p60, mas enfim...nem tudo é perfeito 😅✌
Sim, exatamente! Inclusive, esses serão os próximos vídeos que vou gravar ensinando a fazer. Configurar RetroArch, configurar Netplay, configurar RetroAchievements, configurar saves na Nuvem e etc. É um software fantástico! É o melhor!
@@Matheus29001 esse vídeo já saiu? De cm sincronizar?
@@douglasSepultura ainda não :( mas quero ver se consigo gravar e publicar semana que vem!
@@Matheus29001as configurações do retroarch do pc pro mobile é diferente de alguma forma?
@@objection8507 Ah cara, as diferenças são mínimas. No geral é tudo igual.
Que loco, saudade destes jogos , alguém aí com 45 anos que vai baixar além de min rsrsrsrsr, muito joguei mas estes tantos jogos em um único local
Top a informacao sobre o retroarch.! Faz um tutorial do retroarch passo a passo, para cada função..
Para cada função não dá, o RetroArch é GIGANTE, extremamente customizável. O ideal é cada um ir fuçando no que tem mais interesse no RetroArch. De qualquer forma, eu fiz um vídeo ensinando como instalar e configurar em 7 passos: ruclips.net/video/X-6riLYrHCE/видео.html
Parabéns pelo vídeo, nostalgia total. Minha infância aí 👍👍
Muito bom! Sobre RetroArch, eu tenho vários filtros gráficos ou shaders para ele, inclusive o que imita imagem de TV de tubo. Saudações.
Cara, sensacional! Não vejo a hora do vídeo do netplay, pois pra min tá dando erro ao conectar a rede. Aliás, que sonic é esse, vocês 2 estão jogando online, mas sem ser tela dividida.
Netplay é meio complexo, precisa ter port forwarding no modem. Se a provedora bloqueia o port forwarding, tem a opção do Hamachi, é um pouco chato, mas funciona. Pode ser que sua rede seja bloqueada, então sua única alternativa é usar o Hamachi.
Estávamos jogando o Sonic 3 & Knuckles, o melhor jogo do Sonic de todos (não tô brincando ou sendo exagerado). Mas lembrando que ambos compartilham a mesma tela, então quando o Tails sumia, os dois viam o Tails sumindo.
Estou usando o Retrobat no Windows e o Batocera no Raspberrry Pi 3b+. Já vem pré-configurado e super fácil de instalar e jogar.
cara gostei... me inscrevi p ver outros videos. quero aprender mais. gostei da sua tela tipo PS e quero saber como faz p usar no pc e celular.
Que bom que gostou! No celular é só instalar o RetroArch Plus, e no PC é só entrar no site e baixar.
Que incrível. Sempre quis instalar o RetroArch, mas achava muito complicado de mexer. Vou tentar de novo
Tenho um vídeo ensinando como instalar e configurar o RetroArch passo-a-passo!
ruclips.net/video/X-6riLYrHCE/видео.html
@@Matheus29001 muito obrigado!
Matheus... Coloca aqui pra gente o nome do shader filter que vc usa no RetroArch. Realmente fica muito bonito mesmo o resultado.
Eu uso o ScaleFx e o ScaleFx_9x. Para ter um melhor desempenho, é bom mudar o driver de vídeo para Vulkan e usar os shaders SLANG (o 9x só está disponível para Vulkan). Caso seu dispositivo não comporte o ScaleFx, você pode usar o Scale2x (ScaleNx) que também apresenta uma qualidade legal e funciona em praticamente todos os dispositivos.
@@Matheus29001 Valeu amigo. Obrigado!
Ganhou mais um inscrito. Estou impressionado com o Retroarch e agora só aprender e conhecer para jogar.
Que bom que gostou do vídeo! O RetroArch é gigante! Tem muita coisa pra se fazer nele!
eu adoro o retroarch simplesmente perfeito, da pra botar shader, tem trocentos mil emuladores nele, da pra botar papel de parede, da pra mudar interface, da pra rodar video, tem playlist de jogo que ainda mostra a capinha do jogo, simplismente incrivel
É demais!! Eu acho que o visual dele só perde pro EmulationStation. Mas aí, se misturar o front do EmulationStation com as configurações e possibilidades do RetroArch, temos o sistema perfeito de emulação!
@@Matheus29001ss eu uso no android e funciona mt bem, sobre a questão de visual pra mim já tá ótimo esse visual dele, a interface azul pra mim já está ótima!
Mudando pra outro lado: Conhece algum emulador multiplataforma q rode online (sem precisar baixar nada) e q rode ROMs via upload?
Não conheço :( Mas o RetroArch é portable, você pode usar ele mesmo. Tanto que meu RetroArch fica no OneDrive, ficando sincronizado no PC e no Notebook. Não gera arquivos de registro.
Sei que já conversamos isso na live, mas quero deixar registrado aqui também kkkkkk
Muita gente reclama que o retroArch e um emulador complicado de usar mais em compensação ele e um emulador praticamente perfeito
Reclamam porque tem preguiça. Depois de configurar o RetroArch (única vez) é só alegria. É um frontend completo! O pessoal fala do EmulationStation e tals, mas esses frontends mais bonitos usam o RetroArch no background, ou seja, no final é tudo RetroArch kkkkk
Ele é um multi-plataforma muito bom.
Tenho e estou fazendo vídeos como usar por sistema (core, console) fiquem a vontade para conferir pessoal.
Acho que irei testar no meu RP4 já que tá parado aqui ou estou pensando em testar outro e jogar com o controle de PS4
Boa! O RetroArch tem um desempenho muito legal no Raspberry Pi 4!
Você tem algum vídeo de configuração do Retroarch para o Raspberry Pi 4? Acabei de instalar o Retroarch num SD e estou tendo muitas dificuldades pra usar.
A configuração do RetroArch é global e funciona para qualquer dispositivo, isso que é o mais incrível nele. A mesma configuração para Android Mobile funciona para Windows, Retrobox, Android TV, Linux e etc. Claro que é necessário fazer pequenas adaptações conforme o sistema (por exemplo, o endereço de diretório de ROMs no Windows vai ser diferente do Linux), mas no geral funciona quase tudo igual.
Parabéns pelo excelente trabalho 👏
Aqui no canal tem algum vídeo sobre onde baixar os jogos e como carregar no Retroarch? Abs
Tem sim, na playlist do RetroArch: ruclips.net/video/nXMiigROZDA/видео.html
O video de como configurar os save states sincronizados entre os aparelhos que usam RetroArch ja saiu?
Não :( Eu ando meio sem tempo ultimamente. Mas tô planejando gravar esse em breve!
Isso é um sonho de criança que virou realidade depois de adulto! kkkkkkk Estou começando a aprender a mexer! Incrível!
Eu estou preparando um vídeo completo sobre o universo da emulação. RetroArch, EmulationStation, MisterFPGA e etc. Logo logo irei gravar e postar. Depois vou começar a preparar uma série de tutoriais ensinando configurar o RetroArch. Já tem aqui no canal, mas quero fazer vídeos mais diretos e atualizados.
Ótimo vídeo!
+ 1 inscrito.
Que bom que gostou! Obrigado!
putz que la grila! mano, comprei um mini pc e estava procurando o que e como instalar, ja tenho a resposta, agora é entender como instalar certinho. Vai ficar muito massa!
Tem vídeo aqui no canal ensinando como instalar e configurar o RetroArch! Olha na playlist de RetroArch aqui no canal.
@@Matheus29001 valeu mano ! Me inscrevi na hora, vou checar e botar essas maquinetas da nostalgia pra rodar!
Noite nobre, qual o nome do filtro que tu curte?, achei ele interesante, e onde eu baixo ele?
ScaleFx, não precisa baixar, já está na pasta de shaders.
Tem como colocar mod gráfico nele igual no Dolphin?
Qual o nome do shade que vc usa no Mário world ? Eu uso metro arch pela box Xiaomi posso usar pela box tb esse shade ?
Eu uso o Scale_Fx. Infelizmente a Mi Box não suporta o Scale_Fx. Talvez ela suporte o Scale2x, que já dá uma aparência bem legal. Mas eu lembro que na época que eu usava a Mi Box, só o Bilinear é que funcionava sem problemas. Infelizmente a Mi Box não aguenta shaders :(
Meu pai comprou um tvbox e tem esse emulador, eu quero muito aprender a progamar vey, algume tem alguma sugestão?
No canal tem vídeo ensinando a configurar o RetroArch. Entra na playlist de RetroArch do canal que você vai ver.
Excelente análise!👏
Obrigado! Que bom que gostou!!
Me escreve o efeito que voce colocou no mario pois nao achei se puder informar qual caminho ele está :(
Scale_Fx
Deus te abençoe grandemente
Amém!
Tem emulador de xbox clássico não tô encontrando mais no banco de dados aparece xbox em nome de sistema
Boa tarde amigo, tem uma opção no retroarch que tira um input lag do jogo ? Se sim como ativá-la? Ou apenas fazendo alguma configuração jogo por jogo?
Olha, eu não percebo input lag nos jogos. Pelo menos não usando o Dualshock. Há input lag usando controles bluetooth baratos (como os da ipega), mas pelo menos com os Dualshock eu não sinto esse problema. Tem uma opção chamada "Run-Ahead" no menu de "Latency", ela tem a função de "pré-renderizar" frames do jogo, ou seja, o emulador executa o jogo uns frames antes para quando você clicar no botão corresponder visualmente, mas exige um processamento a mais por isso e pode causar bugs em diversos jogos. Então você pode até testar, mas o melhor seria usar um controle por fio (para resposta imediata) ou um Dualshock 4 que possui resposta praticamente imediata mesmo via bluetooth.
O Retrobat parece um Retroarch melhorado. O que acha? To pesquisando aqui pra criar um sistema multijogos no meu PC e achei o Retrobat bem interesante.
Olhei nas imagens rapidinho e vi que ele é o EmuELEC das TV Box (EmulationStation), achei sensacional! Eu não conhecia! Justamente o que eu mais gostei no EmuELEC foi esse sistema de organizar e exibir os jogos (que eu gostaria que tivesse para Android), até falei sobre isso no vídeo da T95 Max aqui do canal. Vou dar uma testada! Obrigado por ter me falado! :D
@@Matheus29001 show 👍
Boa noite, como faço pra usar no Mi Stick, não entendo e queria muito pra minha filha, já comprei um controle dualshock4 q vc indicou
Você precisa ir nos "dispositivos conectados" e mandar buscar por outros dispositivos. Então no Dualshock segure Share + Playstation até os leds do controle começarem a piscar. No Mi Stick vai aparecer "Wireless Controller" ou "Dualshock" (ou algo assim). É só parear e tá pronto pra ser usado. Um jogo excelente que eu recomendo é o Badland, muito divertido. Minha irmã e eu jogamos várias horas. Também recomendo instalar o RetroArch para jogar Super Nintendo, Mega-Drive e diversos outros consoles. Dá um pouco mais de trabalho (pois é necessário utilizar um gerenciador de arquivos na rede para colocar as ROMs), mas depois de configurar você terá milhares de jogos disponíveis (sendo necessário apenas baixá-los).
7:38 não troco uma linda pixel art por esses shaders...
Kkkkkkk engraçado que na época todo mundo jogava com "shaders naturais" que aconteciam nas TVs, seja por causa do tipo de cabo, seja por causa da própria TV. Aí com a chegada das telas LCD, a galera começou a jogar os retros pixelizados achando que era assim na época, mas não era. Muito doido pensar que na década de 90 as empresas buscavam melhorar os gráficos cada vez mais através de diversas técnicas (compressão das linhas, dithering, alternando linhas a cada scanline) ou mesmo com o hardware do console, e hoje nos anos 2020 as pessoas tem aversão por melhorar esses mesmos gráficos. Não dá pra entender kkkkkk
@@Matheus29001 cara, eu sou da época e tenho uma tv de tubo e um super nintendo, mas sou apaixonado por pixel art e eu não acho q esses shaders melhoram e sim pioram, os shaders que tem efeito de tv's antigas são bons, porém os outros na minha opinião só pioram os gráficos os deixando distorcidos ou parecendo q foram derretidos (q é o aspecto q fica no sonic mostrado no vídeo, não sei como vc consegue distinguir oq está acontecendo daquele jeito), mas apesar de ter jogado os jogos em tv's de tubo eu ainda prefiro o aspecto moderno e limpo das pixel arts q são pixels nítidos e sem borrões e alguns jogos com esses shaders tipo esse que vc gosta muito ficam horríveis na minha visão oq é o caso do sonic, eu não jogo desse jeito achando q era assim na época até pq eu vivi ela, tenho um super nintendo e um dynavision e uma tv da semp daquelas de tubo
@@luanazevedo2608 Eu também vivi essa época. Não tenho mais a TV de tubo, mas meu Super Nintendo segue firme e forte aqui (inclusive já mostrei ele no vídeo das ROMs). E cara, não tem como dizer que a gente enxergava com os pixels nítidos como vemos hoje nas telas LCD. E você tendo a TV de tubo aí pode comprovar que não era tão definido como nas LCD.
Esses shaders que simulam cabos antigos são interessantes, mais pela nostalgia, mas como eu disse logo a seguir no vídeo, eu gosto do ScaleFX, que suaviza os pixels sem criar essas distorções. Em jogos de maior resolução, como os de PS1 e Mame, os gráficos ficam ainda mais bonitos. Existe o GAdapt também, que mantém o pixel quadradão, mas cria o efeito de cores intermediárias do Mega em TV de tubo, dá uma testada.
Eu preciso fazer um vídeo só sobre shaders...
alguem consegue me ajudar? tem como instalar o núcleo de um emulador que nao esteja dentro do retroarch? meu pc eh bem fraco e so existe um emulador de ps1 que funciona bem nele, que eh o psxfin. queria saber se nao tem como colocar o núcleo dele dentro do retroarch. 😢
Se o PSXFin não aparece na lista, é porque o core dele não está disponível para o RetroArch. Então não tem como colocar. Mas tem vários emuladores de PSX no RetroArch, você pode testar um por um e ver qual funciona melhor pra você.
Alguém sabe me dizer qual o caminho para aumentar a resolução em mais de 1x?
Você pode aumentar nas configurações de vídeo em Scale ou no próprio emulador (no caso do PS1, que dá pra aumentar a resolução interna do game). Se for do modo janela para full screen, é só apertar F.
Para mais informações eu tenho um vídeo ensinando a configurar o Retroarch em 7 passos aqui: ruclips.net/video/X-6riLYrHCE/видео.html
Vdd! esse "multiemulador" é bom d+. So instalarei quanto tiver um celular bom
Não precisa ter um celular bom, é só instalar os emuladores corretos. Há emuladores bem pesados, mas outros mais leves. O meu celular é ruim, trava até quando abro a câmera (sério, leva uns 40 segundos do momento que eu clico no botão de gravar até ele começar a gravar de fato), mas emula PS1 com tranquilidade. Sabendo configurar direito e usar os emuladores corretos dá tudo certo. Tem vídeo aqui no canal ensinando a configurar o RetroArch.
O motivo é que ele come MT espaço,e meu celular so tem 16 gb(so podia ser LG)
@@Canal_Do_Adrian huuuummm, aí é um problema mesmo. Meu celular antigo com 16GB (Redmi 5) eu só tinha o RetroArch + Dropsync + alguns apps, não cabia mais nada kkkkk dava pra usar o extSD como memória complementar e jogar pacotes dos apps pra lá, mas não era tudo que funcionava. Mas já dava uma aliviada.
O Retroarch realmente é muito bom. Ele é cheio de recursos (filtros, interface rica, possibilidade de reunir seus emuladores preferidos e organizá-los de uma forma fácil e intuitiva). Mas como nada na vida não é só vantagem, o Retroarch possui uma desvantagem: seus cores, com exceção de um ou outro, são velhos e carentes de recursos (não confundir falta de recursos dos cores, com os recursos do Retroarch). Os cores são, na realidade, versões capadas das versões dos emuladores standalone. Os cores de PS1 e PS2, por exemplo, não chegam nem perto dos emuladores PCSX2 e Duckstation em recusos.
Sim, foi exatamente o que eu falei nesse meu vídeo aqui: ruclips.net/video/ElC2nXzYwFU/видео.html
O RetroArch brilha até os 16 bits. No 32 bits já começam algumas falhas. Eu acho a emulação do Beetle HW suficientemente boa, mas é necessário um hardware mais parrudo (PC ou OP5, por exemplo).
@@pedrohenrique-in9zj Nele o que? O RetroArch?
Da pra adicionar emuladores ao retro arch? Ou só usa os que vem com ele? Vem jogos baixados com ele?
O Retroarch tem dezenas de emuladores. A maioria dos emuladores já estão disponíveis pra ele, é só baixar.
Não, o Retroarch não disponibiliza jogos, até porque isso é crime e inviabilizaria o Retroarch de continuar existindo. O certo é você ter o cartucho/mídia original e fazer a conversão para o PC, ou então baixar a ROM de mesma checksum da sua (como todo mundo faz, é claro, todo mundo vive na legalidade com jogos antigos que não são mais produzidos!). Recomendo o site WowRoms para baixar as ROMs (repito, que você já tenha).
Retroarch a qualidade da emulação é melhor no xbox series s ou X ou em um PC? Vc percebe diferença ou é mesma coisa? Desde já obrigado
Não faço ideia, nunca joguei num Xbox S ou X kkkkk Muito menos em emulador lá. A última vez que emulei num console foi no PS2 (que foi meu último console).
@@Matheus29001 kkkkk muito obrigado pela atenção
Faz um tutorial ensinando a mexer, eu não sei mexer com essas coisas não...
Já fiz, tem vários vídeos no canal ensinando a mexer no RetroArch. Entra no meu canal, vai nas playlists e você vai ver a playlist de RetroArch.
Bom dia amigo, blz? Vc que manja de Retroarch poderia me ajudar por favor?
Estou com um problema pra salvar (save state) em qualquer jogo de saturn em qualquer emulador. Já instalei todo o retroarch de novo, todas as roms de novo, tudo.
Eu aperto o F1 normalmente, abre o menu, vou em "salvar jogo", clico, e o retroarch fecha. Muito estranho. Só com Saturn.
Todos os outros sistemas consigo salvar normalmente. Não faço idéia do que está acontecendo. Testei com todos emuladores de Saturn
Vish, eu não sei te responder essa :( Como praticamente nunca uso Save State, nunca tive problemas com isso. Estranho estar acontecendo só com o Saturn. Dá uma procurada por "retroarch saturn save state problems" (ou bugs ou issues) no Google (ou algo assim), provavelmente alguém já teve esse mesmo problema e alguém já deve ter dado alguma solução.
@@Matheus29001 muito obrigado
Amigo, por favor, vc sabe se aquele controle m30 da 8bitdo serve no retroarch jogando pelo notebook?
@@Coma-GunsNRosesTribute.2007 com certeza. Todos os controles da 8bitdo são reconhecidos pelo RetroArch.
Muito obrigado! 👊🏻
o melhor é a portabilidade do retroarch, pensei em instalar o Batocera em meu velho notebook, porem tem um problema, meu notebook tem uma placa AMD antiga q so funciona bem no windows 7, com isso emulações mais pesadas eram afetadas, mas vendo o Batocera a fundo basicamente ele usa retroarch no backend, em base ele é um Linux com retroarch customizado, agora decidi instalar o Win 7 no meu pc so pra essas tarefas de diversão visto q meu sistema principal é o Linux, usava o retroarch no Linux sem problemas exceto o fato da falta de suporte de driver da AMD para placas antigas em sistemas novos q usam Wayland como meu OpenSuSe, com isso decidi deixar o Windows dedicado pra emulação e alguns softwares q exigem mais dos graficos e o retroarch como central de emulação.
Cara, isso parece até um mundo paralelo kkkkkkk Que doideira. Normalmente instala-se Linux em aparelhos mais antigos para extrair o máximo de desempenho nos emuladores, mas no seu caso é o oposto, instalou o Win7 para ter o máximo de desempenho, que doideira kkkkkk Mas será que uma outra versão de Linux não funcionaria nesse note? Aí você poderia instalar o RetroArch + EmulationStation para esse sistema em específico. Sei que não vai ser tão leve quanto um Batocera, mas talvez seja bem mais leve que o Win7, e compatível com essa placa AMD.
@@Matheus29001 na real desisti da empreitada, foi um inferno dr drivers e o grafico alternavel não funciona kkkk, no Linux usava o vgaswitcheroo em versões antigas, mas nos Linux mais modernos tbm não funciona, meu notebook é um HP Pavillion DM4 2095br, com integrada Intel 3000 graphics e uma ATI Radeon 6470m, depois q as diostribuições Linux passaram a usar o Wayland comecei a ter essa dificuldade, mas vou pesquisar aqui se ja solucionaram o redirecionamento do processamento no caso de gráficos hibridos.
Estou fazendo um Retroarch todo personalizado com tudo funcionando com milhares de jogos sem nenhum repetido. Só de hack de super mario world quw gosto muito vou por por volta de 5 mil jogos sem repetição. Tô em uns 83% já um dia eu termino kk
que legal ! gosto muito de super mario word tambem , aonde voçê encontra as hack ?
Como vai o projeto, mano?
Disponibiliza ?
Comecei um ontem kkkk
Tô com muitos jogos de game cube, Nintendo 64, mame , Magnavox, nintendinho, super nintendo, mega drive ,ps1 , PS2 etc etc agora tô focado em terminar a coleção do game cube kkk tem muitos jogos maneiros, aqui em casa é a diversão da galera . Com dois controles Sem fio e o PC conectado na tv, fica maravilhoso !! Um dia termino esse projeto kk
Pow eu dei uma parada tem 3 meses pois tô trabalhando muito, tem faculdade, tô fazendo obras em casa.. tá osso mas um dia irei terminar ele 100%
tu e foda ajudo eu d+ vlwwwwwww
Seria bacana uns tutoriais sobre, isso pq eu nunca consegui fazer ele funcionar direito...
Sim, vou fazer! Vou fazer vários! Ensinando como configurar os controles, as hotkeys, os shaders, os diretórios, criar as playlists, sincronizar os saves com a nuvem, configurar o emulador de PSX e outros. Logo logo eu vou ir postando!
eu to tentando enteder como coloco os jogos lá dentro kkk
Fala amigo, pow eu uso o RetroArch no ps4 e não estou conseguindo usar o scalefex... Sabe como resolver, ou se tem algum outro parecido? Vlw.
Tenta outro driver de vídeo no menu de drivers. Se você tiver usando OpenGL, tem que selecionar os shaders de GLSL. Se tiver usando Vulkan, tem que usar os efeitos SLANG.
Sou meio leigo, retroarch é um emulador tipo batocera e retrobat?
Não, RetroArch é uma central de emuladores (eu falei isso nos primeiros segundos, aliás). Batocera e Retrobat NÃO SÃO emuladores, são Linux mínimo com EmulationStation, que basicamente é um organizador de jogos que executa o RetroArch com seus emuladores (cores) para rodar os jogos.
Faz tempo eu buscava um emulador multi-plataforma, e só achei um ou outro q rodava apenas games de consoles de certa companhia. Vou tentar rodar games J2ME.
Com certeza o Retroarch é a melhor opção para a maioria dos emuladores. Estou aguardando a configuração dos saves na nuvem, pois aí a emulação vai para um outro nível. Valeu pelas dicas.
Basicamente é só configurar o diretório dos Saves e States (no menu de diretórios) para alguma pasta no DropBox ou OneDrive instalados no computador. Para sincronizar com o celular, é só instalar o aplicativo Dropsync (no caso do Dropbox) e mandar sincronizar a pasta de Save. Vou ensinar isso num vídeo, mas o processo é esse!
O retroarch já vem com esses jogos ou tem que instalar
Tem que baixar, eu até tinha gravado um vídeo ensinando a fazer isso, mas o RUclips removeu por violação. Mas basicamente é só você procurar os jogos que gostaria de jogar e procurar no buscador de sua preferência. Procure pelas ROMs puras, sem modificações. Essas vão ser reconhecidas por qualquer DB e inclusive pelos RetroAchievements.
Baixa tudo na internet, de graça. Não é pirataria jogar jogo que lançou trocentos anos atrás.
os jogos roda liso na pi 4 8gb?
Não sei, na Orange Pi 5 rodam liso! Tem vídeo no canal. Na Pi 4 (não sei se Raspberry ou Orange) não sei te dizer.
Ele tem muitos emuladores, mas nem todos são otimizados, é o caso da emulação de psp nele por exemplo
Sim, PSP é melhor o standalone, assim como o PS2.
@@Matheus29001 acho que é porque alguns núcleos não estão atualizados, e falta muitos núcleos também, por exemplo, tem o núcleo do emulador MelonDS, uma porcaria, mas não tem o núcleo do Drastic, que é o melhor emulador de nintendo ds para android
Depende da onde vc vai emular os jogos, se for numa "torradeira", num pc velho, batocera-linux num pen drive roda com um desempenho melhor emuladores como o nintendo ds e gamecube do que o retroarch no windows.
Você sabe que o Batocera roda o RetroArch né? Se você entrar no menu do jogo rodando no Batocera, você entra no menu do RetroArch. O Batocera é um SO com Frontend diferente (EmulationStation), mas ao abrir o jogo, ele abre pelo RetroArch. Mas é isso aí, cada coisa tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem do RetroArch no Windows é que tá prático dar aquele pause no trabalho, abrir o emulador com tudo configurado + shaders + saves na nuvem + retroachievements, jogar aqueles 20min rapidola e voltar ao trabalho. Sendo que se for usar um segundo sistema (tipo um Raspberry Pi com o Batocera ou o próprio Orange Pi com Batocera ou Android) leva um pouco mais de tempo (ou seja, menos tempo de jogo).
Não o uso por dois motivos, jogos no celular e ele não permiti jogar a partir do cartão SD e alterar a posição do controle touch.😑
Claro que permite, os meus sempre ficaram no cartão externo. Nesse meu celular atual que não fica porque, além de serem poucos jogos que eu deixo lá, meu celular atual tem bastante memória interna. Mas o RetroArch consegue fazer leitura de extSD sim. A posição do controle touch eu não sei, nunca testei, já que quando vou jogar no celular eu uso controles externos (como o GameSir T4 Pro ou Dualshock 4). Mas dá uma procurada no Google, acho que dá pra alterar a disposição dos botões alterando o Overleay Preset.
Depende muito do aparelho celular para, vc aproveitar retro
Nossa, já faz ANOS que os celulares conseguem emular bem os jogos com RetroArch. Desde meu Galaxy S4 Mini 9 anos atrás eu já emulava com o RetroArch tranquilamente.
Man 10/10 like e inscrito kkk
Ele é interessante mais alguns jogos online ele nao fica bacana. Mais para quem quer unir util e bota logo tudo em unico emulador.
Tem de pes ?
Que? Kkkkk não entendi sua pergunta
Vou montar um pc pra mim jogar os jogos antigos, esse papo de ficar comprando consoles e jogos velhos e tv de tubo por uma fortuna, tô fora! Vou pesquisar mais sobre esse retroarch
Realmente, comprar os consoles originais é complicado. Fora que não tem o conforto de Shaders, Save na Nuvem, Sincronização entre dispositivos dos jogos e os RetroAchievements. Eu não troco o RetroArch pelo console original de forma alguma.
Para mim é o melhor emulador também. Eu uso.
É excelente!
Mas a versão mobile deixa muito a desejar, pois tem vários núcleos com bugs e configurações limitadas. Para um emulador universal ainda falta muito refinamento, principalmente na versão para celular.
Pra mim que jogo apenas SNES, Mega, GBA, GBC/GB e PS1 no RetroArch, tá perfeito! Nunca tive problema algum!
@@Matheus29001 Mas você joga jogos de ps1 na versão Android? Se sim, seria da hora se você gravasse um vídeo ensinando como rodar jogos de PS1 na versão Android sem bugs. Compartilhe esse seu conhecimento.
Só esqueceu de falar dos overlays, que é o mais legal de todos!
Ah eu nunca uso overlays kkkkk Eu deixo sempre as barras pretas...
o video é legal, mas esse filtro que parece desenho animado destrói a qualidade do jogo. Mas é questão de opinião e gosto.
Esse shader (ScaleFx) não funciona bem com todos os jogos, funciona melhor com jogos mais cartoonizados, como Super Mario World, Yoshi Island, Marvel vs Capcom, MegaMan X, e outros. Já jogos que possuem uma aparência mais "realista" ou que usam técnica de dithering, ou bastante transição de cores, sombreados e etc, (como X-Men Mutant Academy, Donkey Kong, Street of Rage, por ex) ficam melhores usando outros shaders, como Scanlines, Mdapt, Gdapt, NewPixie ou qualquer outro que se aproxime mais do comportamento da TV CRT.
o retroarch não é um emulador... é um front-end pra emuladores, completamente diferente.
Sim, eu sei, tanto que eu corrijo e falo sobre os cores logo nos primeiros 15 segundos de vídeo, que aparentemente você ignorou. Se eu fosse colocar no título "10 motivos provam que o RetroArch é o melhor frontend" eu atrairia muito menos espectadores, afinal, o que é mais fácil da maioria das pessoas conhecer? Emulador ou entender o que é um frontend? E ainda estaria mentindo, pois o EmulationStation é um frontend beeem superior ao RetroArch.
@@Matheus29001 tem que corrigir o titulo do vídeo, não nos 'primeiros 15 segundos'. O título tá objetivamente errado.
@@alexandreneto4657 AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA MEU DEEEEEEUUUSSSSS como tem gente chata nesse mundo!!!!!! Como que o seu Zé de 72 anos que gosta de Super Nintendo vai cair no meu vídeo se eu colocar FRONTEND ao invés de EMULADOR no título? Faz o seguinte, cria o seu próprio vídeo e coloca o título que quiser. E por favor, não volte mais no meu canal!!
@@alexandreneto4657Você é chato em...puta que pariukkkkk
@@Matheus29001geralkkkkk
Só perde em um conceito. O jogo online. Infelizmente comparado com ggpo, fightcade 2, gm, gotvg, ele não oferece estabilidade de conexão. Quer jogar as brincas, em ligar pra teleport, travada, lentidão, serve. Pra um campeonato, algo mais sério, esqueça. Pro online não são todas conexões que batem. O dia que isso for mexido, será o melhor.
Sim, o Netplay não é muito bom. É porque o sistema online dele não tem um servidor intermediando as conexões, elas são feitas diretamente ao usuário que está hosteando. Ou seja, se a conexão do host não for boa, ou se o upload de alguns dos jogadores não for boa, vai ficar extremamente travado. Eu joguei com meu amigo que mora na Eslovênia, nossas conexões são via fibra-óptica, e tivemos alguns travamentos sim, mas foi jogável. Infelizmente algumas conquistas não dispararam por ter momentos de falta de sincronia, mas fora isso deu pra jogar. Ficamos 2h jogando tranquilamente. Já joguei com meu primo (com 50km de distância) e funcionou perfeitamente também, sem lag. A conexão de ambos precisa ser boa.
Mas é aquela coisa, campeonato de qualquer jogo não pode ser online, precisa ser local para não ter problemas de conexão. Online os indivíduos estarão sujeito à problemas. Competição só local, de preferência com controles cabeados kkkkkk
Retroarch é melhor na minha opinião 👍
Retroarch não é emulador. É um frontend.
Sim, mas se eu fosse ficar explicando isso no vídeo ficaria muito chato, pois teria que entrar em muitos termos técnicos, principalmente que envolvem sistemas, front e back e etc, por isso já "encurtei o caminho" pra emulador pra ser um vídeo mais rápido e dinâmico. Mas eu sei que os cores são os emuladores e o RetroArch é o front. Nos outros vídeos da série do RetroArch eu falo um pouco mais sobre isso (principalmente no vídeo de configuração em 7 passos).
o retroarch é muito bom mas eu prefiro o playnite.
Ok, mas o Playnite é um organizador de jogos, tipo o EmulationStation, diferente do RetroArch que é um software que faz a ponte entre os cores (emuladores) e os jogadores. O RA faz leitura dos controles, aplica os shader e etc. São utilizações diferentes. O Playnite não exclui o uso do RetroArch, pelo contrário, ele vai precisar do RetroArch para executar tudo o que eu mencionei (inputs, shaders, retroachievements e etc).
Tem di di di di di di ......rs
Muito emulador, fiquei perdido kkkkkk
@@Matheus29001 kkkk sim ótimo videio man !
FIRST!
Rápido demais, meu Deus kkkkkkkk
No Android é um lixo.
Eu uso no meu celular e na Orange Pi 5 (que é Android) e funciona perfeitamente. Talvez você não esteja sabendo usar...