Sem a menor sombra de dúvidas este é o melhor e mais esclarecedor vídeo já feito sobre no assunto. Direto, técnico e instrutivo! Parabéns ao gênio Augusto Pedrone!
Cara você é sem sombra de dúvidas o melhor e mais atencioso em acabamento, qualidade e principalmente ATENÇÃO COM O PÚBLICO. A indústria nacional de forma geral precisa aprender contigo Sucesso irmão.
Excelente vídeo, sobre minha experiência, o primeiro valvulado que tive foi um peavey valveking, lá prós meados de início dos anos de 2010 por aí, comprei completamente zerado sobre o que é e como funcionava um valvulado, e como era um ampli de 100w, caixa 4x12, e não entendia nada esse negócio de impedância, mas o que eu percebia era o seguinte, em 4R no ampli, na caixa de 16R a sensação era de mais volume, enqto nas impedâncias casadas a sensação de volume era menor comparado com o teste anterior, porém a qualidade do som na impedância casada era "melhor", mais "redondinho"
Pedrone, excelente e muito util o video. Tenho um Bugera com V30 da Celestion 16ohms e soa muito "agudo" em distorções, quando mudo a chave do amp para 8ohms ele "baixa" esse agudo e se torna bem mais agradavel de tocar.
Legal, mais um inscrito. Bom, sou novo nesse quesito e acabei de adquirir um amplificador Valvulado de alta fidelidade para uso residencial e me esqueci que as caixas são de 5,6ohms e conectei em 8ohms . Usei por alguns dias cerca de 3 horas por dia nesta condição, só depois me lembrei deste detalhe e fiquei preocupado se poderia causar algum problema futuro ao aparelho. 😏 Parabéns pelos vídeos irei acompanhar com frequência.
Que vídeo top! Mostrando na prática. Daí surgiu uma dúvida que vou exemplificar. Aqui em casa eu tenho a rede 220v e 127v. Medindo a tensão, vejo uma variação de 1 a 2 volts nos dois casos (126 a 128 e 220 a 222), então ligo meu ampli em 220 pois entendo que 2volts de variação em 220 é menos de 1% enquanto os 2volts em 127v equivale a uma variação um pouco acima de 1%. Além disso, fico na dúvida se o ampli foi projetado pra 110v ou 127v, e poderia ja estar trabalhando "com uma tensão acima do que foi projetado". Então, pra ser mais seguro, acho que protege melhor conta variações de tensão ligando no 220v. Aí surgiu a dúvida que tem relação com esse vídeo. No caso de usar o amplificador ao vivo, onde só tenho a opção de ligar em uma tomada de 127v. Usar minha caixa de 8ohm na saída de 4ohms, obrigando o amplificador trabalhar com uma potencia menor (consumindo menos corrente), ajudaria a preservar o ampli contra variações de energia?
Sinceramente 1 ou 2 volts não vejo diferença, esqueça isso. Mas se o amp é 110/220 e vc tem 127/220 na sua casa....aí é melhor usar 220 por motivos óbvios.
Eu tinha um amplificador de áudio estereo single ended e, na saída de 8 ohms, liagado a ele, caixa acústica de duas vias impedância de 6 ohms e o grave era ótimo. Nunca queimou. - Neste caso esse descasamento de 8 pra 6 numa caixa de duas vias é arriscado ?
O vídeo mostra que existe uma elevação de consumo. Daí a isso ser um risco é de acordo com o caso. Se o seu nunca queimou pode ser o indicativo que não existe risco maior.
Muito obrigado pela aula! Estou com as seguintes dúvidas: Tenho um cabeçote Hiwatt Hi-Gain 100 e um gabinete Marshall MC212, o cabeçote tem as impedâncias 4, 8, e 16 Ohms e o gabinete tem duas entradas, direita (8 Ohms Stereo 65W/Ch) e esquerda (Descrição superior: Mono 130W RMS 4 Ohms | Descrição inferior: 8 Ohms Stereo 65W/Ch). Eles vieram conectados da seguinte forma, cabeçote com 8 Ohms conectado a entrada esquerda do gabinete. Essa ligação está correta? Estranho é que usei um multímetro e constatei os seguintes valores nas entradas do gabinete: Direito 13,5 Ohms e Esquerdo 6,8 Ohms, nesse caso eu diria que as impedâncias são 16 Ohms e 8 Ohms. Isso é normal? Outro ponto, um cabo de 2x1,5mm² (14AWG) suporta essa conexão? Obrigado!
Sua pergunta é bem específica a dois modelos de marcas distintas. Recomendo que busque a orientação nos fabricantes. Grande abraço e obrigado pela visita.
No caso de saída do ampli 4 e 8 ohms. Caixa de 16, por exemplo. Faz diferença ligar a caixa na saida 4 ou 8? O melhor é na 8, que daria menor diferença para os 16 da caixa?
Amigo, eu tenho um Orange Rocker 32 que possui duas saídas de 16ohms e 2 falantes orange de 10" da mesma impedância. Eu estou querendo trocar os falantes e encontrei o Celestion Gold, porém nas especificações Técnicas diz que ele é de 15 ohms. Este descasamento de impedância vai prejudicar meu equipamento?
Petrone bom dia você a um ano atrás você fez manutenção em um Amplificador gradiente 246 você trocou 2 capacitores que fica perto de dois trânsito duplo.Você pode passar pra mim quais o valor que você substituio
Pedroni entende muito!! eu gostaria de saber sobre as válvulas existentes !atualmente no mercado existem somente o old new Stock, ou atualmente existem empresas que continuam fabricando válvulas ?
Olá Pedrone, boa noite. Tenho um cabeçote para contra-baixo Kustom DE300 HD Valvulado, a saída dele é duas de 4 Ohms, quando aumento o volume no máximo do baixo ou um ganho a mais no volume da válvula sinto que o som fica meio distorcido, eu estou utilizando 2 caixas de 4x8 e 1x15 elas são em 8 ohms, será que a impedância errada pode estar causando essa distorção no som ? tipo como se eu estivesse utilizando um pedal de overdrive.
ao que parece vc ligou certo....se as duas caixas são de 8 ohms está casando certinho com a saída de 4 ohms do seu head...pode ser que esteja com algum defeito...grande abraço.
Me ajude numa dúvida por favor? Tenho um amp antigo e raro chamado Masco MAP15. O trafo de saída dele é de 4 ohms. Ele estava com um faltante de 8 ohms Jensen italiano. Mas não gostava deste falante e resolvi trocar. Encontrei um Jensen americano, dos anos 50 novíssimo, só que de 16 ohms. Devo me preocupar que isso possa '' danificar o amp''? Sei que haverá mudança na potência e no timbre e isso é até desejado. Mas há preocupação sobre queimar o equipamento? Obrigado desde já. Um abraço
Sua pergunta está respondida no vídeo, que retrata um procedimento de teste e conclusões. Qualquer pessoa pode - claro - contestar e argumentar de outra forma. No MEU ponto de vista, e pelas razões que expus, não vejo problema. Mas tome a decisão por sua conta e risco - eu sou apenas responsável pelos aparelhos de minha fabricação. Abraços.
OLá meu caro Pedrone! eu tenho um Marshall JCM 900 e tenho uma caixa 2x12 de 4ohm mas na saída de caixa do JCM só tem 8 ou 16 (4) posso usar nessa saida 16(4)?
Boa noite tudo bem gostaria de tira uma dúvida, seu eu muda a chave de potência do amplificado com ele ligado sem está em stand-by ele pode estraga fiz isso sem sabe no meu amplificador Marshall aí depois fui ler o manual e fiquei preocupado, mais aparentemente não aconteceu nada
Execelente Pedrone. No manual dos mesa boogies eles abordam muito bem esses mitos com impendancia, mas a maneira que vc fez foi muito boa e ilustrativa, porem poderia ter ido mais longe descasando 4 com 16 tb só pra curiosidade nerd... já ensaiei muito com o head descasado com a caixa e usava esses "Safe Mismatch" indicada nos manuais do mesa e nunca tive problema. PS: vc desconcectou o cabo com o amp desligado? vi as valvulas acesas ali. Uma vez acidentalmente liguei um head com o speaker cable desconectado, mas não saiu do standby, felizmente não aconteceu nada.
O manual dos Mesa realmente é bom nesse aspecto - indica qual o descasamento seguro. Seria interessante mesmo esse descasamento super radical - 4 contra 16. Mas acho que só iria evidenciar mais ainda os efeitos que vimos aqui. Mas prometo fazer esse teste :) Sim, vc pode desconectar o cabo da caixa DESDE QUE não tenha sinal nenhum entrando no head. Mas não conte isso pra ninguém, ok? Abraço e obrigado pela visita.
@@pedroneamps Grande Pedrone. Quebrando os mitos dos valvulados. Já tinha linha lido algo sobre ser seguro ligar o amp sem speaker cable desde que não tenha sinal entrando. Seria esse o principio dos amp switchers? (O sinal do input é cortado nos heads que não estão selecionados para mandar o som para a caixa). Muitas vezes quando quero alternar entre 2 cabeçotes em casa, eu deixo os 2 ligados fora do standby mesmo. No head que vou usar, primeiro plugo o speaker cable, depois a guitarra, enquanto o outro head fica ligado sem nada conectado. Quando quero trocar do cabeçote, primeiro tiro a guitarra, depois tiro o speaker cable e vou para o segundo head na mesma sequencia, primeiro conecto speaker cable, depois guitarra, assim garanto que nenhum sinal vai entrar enquanto estiver sem speaker cable desconectado. é seguro?
Pode sim, mas o melhor som é sempre de um modelo feito especialmente para áudio de alta fidelidade. Tenho no site Pedrone o modelo HF70: www.pedroneshop.com/hi-fi.html
ué...em nenhum momento foi dito que estraga algo...o que se espera em regime de descasamento para baixo é gastar um pouco mais de válvula. O show não pode parar.
Caro Pedrone, meu amp tem seleção para 2, 4, 8 e 16 ohms. Uso um falante de 4R casando perfeito com a saída de 4R no amp. Mas serei "beneficiado" com menos desgaste de válvulas se selecionar 2 ohms no amp para meu falante de 4? Grande abraço e parabéns pelo excelente vídeo!
se eu ligar o pre amplificador em um cubo 2x12 na saida Insert atras do amp, eu preciso ligar o combo na tomada? se eu ligar o cabeçote nessa entrada com o cabo mas com o combo desligado da tomada pode danificar o cabeçote?
Fala Pedrone, tenho uma dúvida sobre o seu atenuador, ficou a dúvida sobre se preciso estar plugado em uma caixa quando uso ele... no caso de usar somente a linha.. desde de já agradeço e parabéns pelo canal e suas dicas
@@pedroneamps Obrigado meu querido, estou curtindo bastante o atenuador até que enfim consigo usar meu Marshal 1959HW no volume 5 antes não conseguia se quer chegar no volume 1... seria legal você produzir algo como IR de caixas embutido assim como o UNIVERSAL AUDIO OX, acabei de comprar um pedal Nux studio pra fazer esse trabalho... quando chegar aqui, posto minhas impressões
@@marcosjw5204 meu negócio é analógico :) IR acaba sendo uma tecnologia auxiliar, muito bem vinda, mas realmente não é o núcleo do que acreditamos. Obrigado pela confiança.
Salve pedrone, me tira uma duvida , se um amp pré valvulado de 20w estiver em um falante de 60w com o volume máximo, e eu aumentar mais ainda o volume da pedaleira, da algum problema no amp ou no falante? Ou a única coisa que pode causar é o som saturar?
Se seu amp é pré valvulado...ele deve ser saída transístor ou classe D. Nessas situações se vc levar seu amp ao extremo ele realmente solta mais potência - além dos 20w especificados. Uma margem considerada segura é o falante com o dobro da potência do amp, e no seu caso vc tem até um pouco mais. É improvável que vc queime seu falante com esse seu amp mesmo saturado, mas convém não abusar - especialmente nos ruídos de cabos de ligação.
se estiver sem sinal de entrada não há problema. Mas precisa ter segurança e saber o que está fazendo. Então é melhor (para os usuários) continuar desligando o amp antes de tirar o cabo.
Pedronao, ja tive problema com 2 cabeçotes por usar o head com impedancia MAIOR q a caixa.. demorou uns 20 minutos mas fritou o transformador. Tem relaçao ou foram eventos desconexos?
Seu caso foi aquele a se evitar… caixa menor que o head. Não acredito que tenha sido a causa real - a não ser que o trafo tenha sido feito muito no limite. O descasamento seria caixa de 4 e head a 16? Vc toca muito alto sempre?
@@pedroneamps foram duas situaçoes pontuais infelizmente , mas depois dessa eu jamais recomendo usar o head com impedancia maior q o cab.. valeu professor!
Uma pergunta: tenho um par de monitores passivos de 4ohms e uma potência de 6 ohms (transistor). Esses 2 ohms de diferença seriam o suficiente para danificar o sistema?
Excelente! Muito bem explicado! No caso do descasamento seguro, voce comentou que teria um desgaste menor ainda pras válvulas. Mas tem algum outro componente que ficaria sobrecarregado ao ligar saída de 4R com caixa de 8R? Transformador talvez? Pensando se seria uma saída para amansar um amplificador sem usar o atenuador... Abs!
Bom dia! Eu recentemente fiz um descasamento no meu Marshall Orign 20c liguei sem querer meu falante de 16 ohms na impedancia de 2x 16ohm. Esse xescasamento se enquadra como "seguro"?
Olha...é importante ter um gerador de áudio para usar junto com o osciloscópio. Desta forma acho que pode buscar um osciloscópio de 2 canais que já tenha o gerador de áudio acoplado nele...no ali express tem opções disso desde 1000 reais, grande abraço.
Fala Pedrone, eu estou olhando alguns alto falantes para trocar e lembrei que meu amplificador tem a opção de usar uma caixa de 8 ou 16 ohms. Sei e entendo que isso vai do modo que ligação dos falantes, série ou paralelo, mas aí me veio a dúvida. Faz alguma diferença? vou ter mais volume ou um timbre diferente mudando a ligação para mudar a residência entre 8 ou 16 ohms? Valeu pelas dicas🤘🤘
Pedro e, e sobre o mito q o valvulado trabalha melhor em 4 Ohms, estando casado a impedância da caixa com o Head todos em 4 ohms existe realmente alguma vantagem?
Não confundir com a ligação em paralelo ou série. Aí sim...EU prefiro o som dos falantes em paralelo...e isso vai tender a ter impedâncias mais baixas...4 ohms (dois de 8) ou 8 ohms (dois de 16)
Boa noite! Obrigado gostei muito do vídeo parabéns! Gostaria por favor de orientação se possível sobre atenuadores passivos e reativo, acho se não me falha a memória vc trab com os passivos pq não o outro? Minha intenção principal é linha direta p pc e poder gravar com IR. Tem um amigo já me orientou legal mas em vídeo sempre fica mais claro. Sei que testei um passivo e tem haver pelo que entendi com o lance de não movimentar o falante isso não curti bom pelo menos acho que por isso não curti. Esse amigo trouxe um THD Rot Plate e este sim gostei muito ligado direto em linha com IR. Mas como meu gab é 16 e este aparelho 8 não ligamos o gabinet. Fiquei sem testar essa parte. Pode por favor detalhar esse assunto? Desde já deixo o meu obrigado grande abraço.
Atenuadores para uso com caixa são "quebra galho" - o som resultante nunca é igual a ligação direta no amp. Mas mesmo assim usar atenuador pode ser uma boa solução para determinados problemas e condições de uso. Já para uso de IR o fato de ser "resistivo" ou qualquer outra denominação não faria diferença. Esqueça "suposições" sobre como o falante reage ao amp (ou vice versa). Grande abraço.
Opa muito legal parabéns pelo conteúdos de qualidade e tbm os produtos tenho o penta midi muito top... No meu caso tenho um Bugera T50 tem uma saída de emulador 2×12 e 4×12 pelo que engendi eu posso ligar sem a caixa na interface ou mesa, mas agora fiquei com dúvidas 🤔 no caso se for usar esta saída tenho que usar a caixa conectada tbm???
Num combo que já vem com os falantes juntos.. se eu remover o plug dos falantes rapidamente enquanto ele estiver ligado pode queimar? Ou sem os falantes só se ficar mais tempo? Obrigadoo
@@pedroneamps obrigado !! É porque já vi em vários vídeos que não recomenda ligar os valvulados sem gabinete,mas não achei recomendações sobre pré valvulado..e o manual é em inglês..
Ola caro Pedrone...ainda não compreendí...se a impedancia segura é sempre a mais alta que a saída do amp..porque jamais deve ligar sem caixa que teoricamente sería uma impedancia infinita?
A melhor ligação SEMPRE é casando a impedância - vimos que o consumo e o rendimento são os melhores. MAS...se for descasar...é mais interessante usar uma impedância superior da caixa em relação a saída de falante, e essa foi a intenção do vídeo. Alto falantes estão longe de ter uma impedância fixa - um falante de 8 ohms vai variar sua impedância entre 7 e 30 ohms (alguns até mais) ao longo das frequências reproduzidas. Então...isso já passa longe de ser uma averiguação precisa com caixas. Usar sem caixa acústica nenhuma - impedância "infinita" - é perigoso, já que tensões elevadas podem aparecer no primário pela falta de carga no secundário. Deve existir um ponto - a ser calculado - de carga no secundário onde passa a ser perigoso da mesma forma por estar alto demais...meu palpite seria algo acima de 100 ou 200 ohms, mas não fiz mesmo estudos sobre isso. Grande abraço.
Mto bom! Bem didático, mas fiquei com uma dúvida: como ligar um atenuador entre ampli e caixa qndo há o miss match? Ligo o atenuador e ampli na mesma impedância e faço o miss match com a caixa?
Meu querido, eu fiquei confuso com 1 coisa, eu tenho uma caixa de 4x12 com todos falantes em 8 e liguei 2 em série, e pela teoria teria que dar 8ohms, mas eu medi com o multimetro e deu 6.8 ohms ao invés de 8ohms, se eu ligar num cabeçote de 8 ohms não corro risco de queimar os falantes?
O multímetro mede resistência. Os falantes tem a especificação em impedância. São coisas parecidas, mas não iguais. Em geral um falante de 8 ohms de impedância tem resistência medida entre 5 e 7.5 ohms. Espero ter esclarecido.
E se eu ligasse uma caixa de 32 ohms na saída de 16 ohms? Eu reparei que a potência com a caixa de 8 ohms na saída de 4 ohms é maior, por 1 watt, do que a caixa de 8 ohms na saída de 16 ohms.
@@pedroneampsAh! Sim, claro. Na verdade, eu não tenho uma caixa de 32 ohms, mesmo porque talvez não exista uma caixa de 32 ohms. Mas isso é fácil de inventar. É só pegar uma 4x12" de 8 ohms, ligar todos os falantes em série, e voilà! Caixa de 32 ohms. Uma caixa 6x10" de 24 ohms também viria bem a calhar, para um timbre diferente.
@@ygorandradevilanova regular a tensão seria o supra sumo do detalhe. Antes de regular ela tem que ser estável (raro aqui no Brasil) e ter aterramento real (raro tb).
@@ygorandradevilanova pois é...aquele terceiro pino é o aterramento...mas (infelizmente) nem sempre ele está realmente ligado ao aterramento de verdade. Conhece pastel de vento? mesma coisa.
@@pedroneamps Ah sim. Muitíssimo obrigado! Sem querer abusar da sua boa vontade, mas então supostamente o mesmo não ocorre em amps que não utilizem transformadores na saída. Ou tem problema também?
Excelente, graande Pedrone!!! Também tenho curiosidade quanto a esse “descasamento” mais radical: 4ohms no amp contra a caixa de 16ohms... o amp trabalharia com ainda mais folga? Poderia ligar dessa forma em casa, para tocar com volume baixo e sem necessitar do rendimento total do amp? Ou é melhor parar de inventar moda? Kkkk Abraço!
Não fiz o experimento com o descasamento radical, mas acredito que não exista vantagem nesse caso - acredito que o volume não cai tanto. Vou tentar algo e depois divulgo o resultado. Obrigado pela visita.
Estou nessa também. Amp 4 ohms e consegui um falante 16 ohms. Li em fóruns gringos gente dizendo que seria um erro e li gente dizendo que não há problema algum.
@@bonnocomercial Sua pergunta está respondida no vídeo, que retrata um procedimento de teste e conclusões. Qualquer pessoa pode - claro - contestar e argumentar de outra forma. No MEU ponto de vista, e pelas razões que expus, não vejo problema. Mas tome a decisão por sua conta e risco - eu sou apenas responsável pelos aparelhos de minha fabricação. Abraços.
Aparelho feito para 50Hz ligado em 60Hz sem problemas, pode ligar. Já o aparelho feito para 60Hz ser ligado em 50Hz é perigoso, o transformador de força pode esquentar mais que o previsto.
Obrigado por mais uma aula Pedrone!!! Pergunta, Qual o tamanho limite ideal de um cabo que saí do amplificador, para caixa??? Exemplo, Imagine um Slin Cleam, em um pedalboard, e um cabo saindo do slin cleam, e indo para uma caixa. Qual o tamanho limite, esse cabo deve ter, para trabalhar corretamente???
@@andredecarvalho5291 O melhor cabo sempre é aquele mais curto que vc puder ter. Mas fora isso,,,,supondo bitola 2 x 1,5mm2 pelo menos....acredito que uns 10 metros ainda está tranquilo.
Bom dia Sr. Pedrone, eu tenho uma caixa com falante de 8 ohms e outra caixa com falante de 16 ohms, pra ligar no superclean as duas caixas ao mesmo tempo seria possível? Qual o bizu nesse caso? Obrigado.
@@pedroneamps Isso força as válvulas e o cabeçote de uma forma geral ou é normal fazer esse tipo de ligação? Caso esteja exacerbando, ligo apenas um falante mesmo. Obrigado novamente.
Ligar sem caixa apresenta risco para as válvulas de saída e para o transformador de saída. Se vai queimar depende do tempo de uso assim, da qualidade das suas peças e da sua sorte. Cabos quebram, por isso compramos os melhores que pudermos. Ajudantes a gente treina e orienta - e torce :). Abraços.
Pedrone, aqui fala que se fizer oq vc falou, usar saída 4 num falante 8, pode queimar o trafo:- www.n-e-l.be/single-post/2016/09/28/the-dos-and-donts-of-guitar-amp-impedance
Diria que faltaram fundamentos no texto que citou. Queimar o trafo é possível em situações de impedância MUITO mais alta que a indicada (exemplo 1000 ohms, coisa absurda), ou no caso quando estamos sem caixa ligada (impedância infinita). Fora essas situações - irreais - acabo por discordar diametralmente do material que indicou, pelos motivos já expostos.
Finalmente alguém que entende so assunto esclareceu e desenhou o que "de fato" ocorre! Muito obrigado!!!!!
Obrigado pela visita!
Sem a menor sombra de dúvidas este é o melhor e mais esclarecedor vídeo já feito sobre no assunto. Direto, técnico e instrutivo! Parabéns ao gênio Augusto Pedrone!
Obrigado pela visita e pelas palavras, sou um curioso do assunto.
Cara você é sem sombra de dúvidas o melhor e mais atencioso em acabamento, qualidade e principalmente ATENÇÃO COM O PÚBLICO. A indústria nacional de forma geral precisa aprender contigo
Sucesso irmão.
Obrigado pela visita e pelas palavras :)
Muito bom Pedrone!! Mais um ótimo vídeo para encaminhar aos incautos!!
Obrigado Thiago!
Muito bom! Essa estória das impedâncias "descasadas" sempre gera dúvidas e ta aí a solução!
Obrigado pela visita!
Parabéns! Excelente Explicação ! Tenho meu Bugera 6260 e adoro som das válvulas! Bora cuidar bem do head! Ganhou um inscrito!!
obrigado pela visita!
Que vídeo maravilhoso... Obrigado Pedrone
obrigado pela visita
Esse tira teima foi excelente... espero que o pessoal Teimoso aprenda dê vez
Se sempre ligar uma caixa - ainda que errada - o índice de problemas seria bem menor :) Obrigado pela visita.
Cara, que vídeo foda. Por favor faça mais vídeos nesse tema (funcionamento, eletrônica, fluxo de sinal em fx loop, etc…)
Vamos tentar!
Excelente vídeo. Muito obrigado
grande abraço
Ótima explicação
obrigado pela visita
Parabens pelo video. Uma fonte de consulta permanente .
Obrigado!
Perfeitamente
Ótimo vídeo. Obrigado por ilustrar o que ocorre em cada situação e não só dizer o que pode ou não deve ser feito.
Agradeço a visita!
Boa professor Pedrone.
Parabéns!!!!
Obrigado pela visita.
Excelente vídeo. Didático, elucidativo e simples, mas muito esclarecedor.
Obrigado!
Excelente vídeo, sobre minha experiência, o primeiro valvulado que tive foi um peavey valveking, lá prós meados de início dos anos de 2010 por aí, comprei completamente zerado sobre o que é e como funcionava um valvulado, e como era um ampli de 100w, caixa 4x12, e não entendia nada esse negócio de impedância, mas o que eu percebia era o seguinte, em 4R no ampli, na caixa de 16R a sensação era de mais volume, enqto nas impedâncias casadas a sensação de volume era menor comparado com o teste anterior, porém a qualidade do som na impedância casada era "melhor", mais "redondinho"
Existe muita diferença de percepção nessas condições. De qq forma vc fez de forma segura. Obrigado pela visita.
Muito bem explicado. Parabens ,ganhou um escrito
obrigado pela visita!
Muito bom! Parabéns! Tema que gera muita polêmica🤙🏼🤘🏼
Obrigado Thiago, espero ajudar.
A melhor explicação sobre o assunto. Perfeito meu amigo ! Síntese e informação de primeira.
Obrigado amigo pela visita e palavras ;)
Didático demais mestre! Vídeo de utilidade pública!!
Obrigado!
Bem legal a explicação. De fácil acesso. O que a galera toda precisa. Parabéns.
Obrigado pela visita e pelas palavras!
pedrone como faço para enviar meus amps pra vc fazer manutenção,? São dual Vox100B e tremendão 2. Sou caxias Rj
olá bom dia, me adiciona no WhatsApp (11)36723783 e vou te indicar bom técnico para seus amps
Pedrone, excelente e muito util o video. Tenho um Bugera com V30 da Celestion 16ohms e soa muito "agudo" em distorções, quando mudo a chave do amp para 8ohms ele "baixa" esse agudo e se torna bem mais agradavel de tocar.
que bom que achou uma forma de maior satisfação com o equipamento (e não gastou 1 real a mais com isso). Grande abraço e obrigado pela visita.
Uma riqueza de informações, parabéns pelo video!
obrigado pela visita!
Algo de suma importância e esclareceu dúvidas que pairam em qualquer Head. Valeu Mestre !
Obrigado pela visita!
Foi bom mostrar que se não há carga por alguns segundos o amplificador não queimar instantaneamente
Sim, mas tb não pode ter sinal na entrada do amp nesse caso
@@pedroneamps não fica claro no vídeo se tinha sinal ou não mas o Master provavelmente estava fechado nos momentos das trocas dos jacks de saída
@@ricardovasc Eu fechava o volume no momento das trocas. Mas seria o mesmo efeito se desligasse o gerador
Aí meu rei.explicação maravilhosamente técnica.adorei.parabens.
Obrigado pela visita
Legal, mais um inscrito.
Bom, sou novo nesse quesito e acabei de adquirir um amplificador Valvulado de alta fidelidade para uso residencial e me esqueci que as caixas são de 5,6ohms e conectei em 8ohms .
Usei por alguns dias cerca de 3 horas por dia nesta condição, só depois me lembrei deste detalhe e fiquei preocupado se poderia causar algum problema futuro ao aparelho. 😏
Parabéns pelos vídeos irei acompanhar com frequência.
Sem problema algum, realmente não é o melhor casamento mas não vejo motivo de dano algum. Obrigado pela visita.
Excelente vídeo! Muito esclarecedor. Existe diferença de timbre quando trocamos a impedância do cabeçote?
se manter o casamento não é para ter diferença (valvulado). se descasar vai ter diferença sim (valvulado e transistor)
Cara que video incrível, ajuda muito. Obrigado
Obrigado pela visita!
Fantástico.
Obrigado pela visita!
Que vídeo top! Mostrando na prática.
Daí surgiu uma dúvida que vou exemplificar. Aqui em casa eu tenho a rede 220v e 127v. Medindo a tensão, vejo uma variação de 1 a 2 volts nos dois casos (126 a 128 e 220 a 222), então ligo meu ampli em 220 pois entendo que 2volts de variação em 220 é menos de 1% enquanto os 2volts em 127v equivale a uma variação um pouco acima de 1%. Além disso, fico na dúvida se o ampli foi projetado pra 110v ou 127v, e poderia ja estar trabalhando "com uma tensão acima do que foi projetado". Então, pra ser mais seguro, acho que protege melhor conta variações de tensão ligando no 220v.
Aí surgiu a dúvida que tem relação com esse vídeo. No caso de usar o amplificador ao vivo, onde só tenho a opção de ligar em uma tomada de 127v. Usar minha caixa de 8ohm na saída de 4ohms, obrigando o amplificador trabalhar com uma potencia menor (consumindo menos corrente), ajudaria a preservar o ampli contra variações de energia?
Sinceramente 1 ou 2 volts não vejo diferença, esqueça isso. Mas se o amp é 110/220 e vc tem 127/220 na sua casa....aí é melhor usar 220 por motivos óbvios.
Parabéns pelo vídeo, vou procurar aproveitar mais meu Tiny Terror, antes ligava o head na posição 8 ohm e a caixa é 16 ohm.
se puder use sempre casando igual
Um grande abraço!!
Obrigado.
Obrigado Pedrone!!!
Valeu!
Fantástico, mestre!
Obrigado!
sempre mto explicativo e aprofundado no assunto, mtooooo top isso !!!
abraços e bends
Obrigado Fábio!
Excelente vídeo, muito esclarecedor.
Obrigado!
Eu tinha um amplificador de áudio estereo single ended e, na saída de 8 ohms, liagado a ele, caixa acústica de duas vias impedância de 6 ohms e o grave era ótimo. Nunca queimou.
- Neste caso esse descasamento de 8 pra 6 numa caixa de duas vias é arriscado ?
O vídeo mostra que existe uma elevação de consumo. Daí a isso ser um risco é de acordo com o caso. Se o seu nunca queimou pode ser o indicativo que não existe risco maior.
E sobre ligar um cabeçote de impedância maior numa caixa de impedância menor, porem através da saída de fone? Dá problema?
Muito obrigado pela aula!
Estou com as seguintes dúvidas:
Tenho um cabeçote Hiwatt Hi-Gain 100 e um gabinete Marshall MC212, o cabeçote tem as impedâncias 4, 8, e 16 Ohms e o gabinete tem duas entradas, direita (8 Ohms Stereo 65W/Ch) e esquerda (Descrição superior: Mono 130W RMS 4 Ohms | Descrição inferior: 8 Ohms Stereo 65W/Ch).
Eles vieram conectados da seguinte forma, cabeçote com 8 Ohms conectado a entrada esquerda do gabinete.
Essa ligação está correta?
Estranho é que usei um multímetro e constatei os seguintes valores nas entradas do gabinete: Direito 13,5 Ohms e Esquerdo 6,8 Ohms, nesse caso eu diria que as impedâncias são 16 Ohms e 8 Ohms. Isso é normal?
Outro ponto, um cabo de 2x1,5mm² (14AWG) suporta essa conexão?
Obrigado!
Sua pergunta é bem específica a dois modelos de marcas distintas. Recomendo que busque a orientação nos fabricantes. Grande abraço e obrigado pela visita.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Te amo ! Kkkk
No caso de saída do ampli 4 e 8 ohms. Caixa de 16, por exemplo. Faz diferença ligar a caixa na saida 4 ou 8?
O melhor é na 8, que daria menor diferença para os 16 da caixa?
sim, caixa 16 ohms....se o amp não tiver saída 16 ohms melhor usar na 8 ohms.
Amigo, eu tenho um Orange Rocker 32 que possui duas saídas de 16ohms e 2 falantes orange de 10" da mesma impedância.
Eu estou querendo trocar os falantes e encontrei o Celestion Gold, porém nas especificações Técnicas diz que ele é de 15 ohms. Este descasamento de impedância vai prejudicar meu equipamento?
Não!
Petrone bom dia você a um ano atrás você fez manutenção em um Amplificador gradiente 246 você trocou 2 capacitores que fica perto de dois trânsito duplo.Você pode passar pra mim quais o valor que você substituio
se forem os azuis...devo ter colocado 2.2uF
Ótima aula, mais um inscrito, mestre, e se meu amp nao marca a impedância de saída, consigo descobrir somente com o multímetro??? Abraço...
não consegue,...teria que abrir ele para ver a fiação do trafo de saída, ou fazer medições.
Pedroni entende muito!! eu gostaria de saber sobre as válvulas existentes !atualmente no mercado existem somente o old new Stock, ou atualmente existem empresas que continuam fabricando válvulas ?
Se fabrica MUITA válvula nova hoje, são a maioria das vendas feitas.
Olá Pedrone, boa noite.
Tenho um cabeçote para contra-baixo Kustom DE300 HD Valvulado, a saída dele é duas de 4 Ohms, quando aumento o volume no máximo do baixo ou um ganho a mais no volume da válvula sinto que o som fica meio distorcido, eu estou utilizando 2 caixas de 4x8 e 1x15 elas são em 8 ohms, será que a impedância errada pode estar causando essa distorção no som ? tipo como se eu estivesse utilizando um pedal de overdrive.
ao que parece vc ligou certo....se as duas caixas são de 8 ohms está casando certinho com a saída de 4 ohms do seu head...pode ser que esteja com algum defeito...grande abraço.
Muito bom esse video.Esclarecedor
Obrigado
Obrigado pela visita!
Me ajude numa dúvida por favor?
Tenho um amp antigo e raro chamado Masco MAP15. O trafo de saída dele é de 4 ohms. Ele estava com um faltante de 8 ohms Jensen italiano. Mas não gostava deste falante e resolvi trocar. Encontrei um Jensen americano, dos anos 50 novíssimo, só que de 16 ohms. Devo me preocupar que isso possa '' danificar o amp''? Sei que haverá mudança na potência e no timbre e isso é até desejado. Mas há preocupação sobre queimar o equipamento? Obrigado desde já. Um abraço
Sua pergunta está respondida no vídeo, que retrata um procedimento de teste e conclusões. Qualquer pessoa pode - claro - contestar e argumentar de outra forma. No MEU ponto de vista, e pelas razões que expus, não vejo problema. Mas tome a decisão por sua conta e risco - eu sou apenas responsável pelos aparelhos de minha fabricação. Abraços.
OLá meu caro Pedrone! eu tenho um Marshall JCM 900 e tenho uma caixa 2x12 de 4ohm mas na saída de caixa do JCM só tem 8 ou 16 (4) posso usar nessa saida 16(4)?
convém certificar no manual do amplificador, pode existir uma descrição específica para esse caso
Boa noite tudo bem gostaria de tira uma dúvida, seu eu muda a chave de potência do amplificado com ele ligado sem está em stand-by ele pode estraga fiz isso sem sabe no meu amplificador Marshall aí depois fui ler o manual e fiquei preocupado, mais aparentemente não aconteceu nada
Ideal é respeitar o que o fabricante sugere. Mas se ele está tocando normal está tudo certo, não aconteceu nada.
Execelente Pedrone. No manual dos mesa boogies eles abordam muito bem esses mitos com impendancia, mas a maneira que vc fez foi muito boa e ilustrativa, porem poderia ter ido mais longe descasando 4 com 16 tb só pra curiosidade nerd...
já ensaiei muito com o head descasado com a caixa e usava esses "Safe Mismatch" indicada nos manuais do mesa e nunca tive problema.
PS: vc desconcectou o cabo com o amp desligado? vi as valvulas acesas ali. Uma vez acidentalmente liguei um head com o speaker cable desconectado, mas não saiu do standby, felizmente não aconteceu nada.
O manual dos Mesa realmente é bom nesse aspecto - indica qual o descasamento seguro. Seria interessante mesmo esse descasamento super radical - 4 contra 16. Mas acho que só iria evidenciar mais ainda os efeitos que vimos aqui. Mas prometo fazer esse teste :)
Sim, vc pode desconectar o cabo da caixa DESDE QUE não tenha sinal nenhum entrando no head. Mas não conte isso pra ninguém, ok? Abraço e obrigado pela visita.
@@pedroneamps Grande Pedrone. Quebrando os mitos dos valvulados. Já tinha linha lido algo sobre ser seguro ligar o amp sem speaker cable desde que não tenha sinal entrando. Seria esse o principio dos amp switchers? (O sinal do input é cortado nos heads que não estão selecionados para mandar o som para a caixa). Muitas vezes quando quero alternar entre 2 cabeçotes em casa, eu deixo os 2 ligados fora do standby mesmo. No head que vou usar, primeiro plugo o speaker cable, depois a guitarra, enquanto o outro head fica ligado sem nada conectado. Quando quero trocar do cabeçote, primeiro tiro a guitarra, depois tiro o speaker cable e vou para o segundo head na mesma sequencia, primeiro conecto speaker cable, depois guitarra, assim garanto que nenhum sinal vai entrar enquanto estiver sem speaker cable desconectado. é seguro?
@@PEMAMETAL sim, sua lógica está certa. O problema pode existir se vc esquecer de algum dos passos, já que está sem nenhuma camada extra de segurança
@@PEMAMETAL uma segunda camada de segurança seria manter uma carga na saída do amplificador mesmo com as entradas em mudo
Tenho uma dúvida esses amplificadores são exclusivamente para guitarras (pedrone) ou eu posso usar para amplificar um som normal ?
Pode sim, mas o melhor som é sempre de um modelo feito especialmente para áudio de alta fidelidade. Tenho no site Pedrone o modelo HF70:
www.pedroneshop.com/hi-fi.html
Um head transistor com line out, tmbm precisa estar na caixa ou é so para valvulados?
Transistor não precisa de caixa, pode usar sem. Mas confirme essa regra no manual do seu aparelho.
Mandei esse link numa conversa do face e o sujeito estava com duvida se o trafo estraga utilizando em outras saidas. Pode dar ruim alem das valvulas?
ué...em nenhum momento foi dito que estraga algo...o que se espera em regime de descasamento para baixo é gastar um pouco mais de válvula. O show não pode parar.
Like muito bom muito bem explicado!
obrigado!
Posso ligar meu cabeçote 8ohms em uma caix de 16ohms ? Para uso diário?
Se for um aparelho Pedrone...sim. Se for de outra marca é mais seguro perguntar ao fabricante o que ele diz a respeito.
Caro Pedrone, meu amp tem seleção para 2, 4, 8 e 16 ohms. Uso um falante de 4R casando perfeito com a saída de 4R no amp. Mas serei "beneficiado" com menos desgaste de válvulas se selecionar 2 ohms no amp para meu falante de 4? Grande abraço e parabéns pelo excelente vídeo!
Não...o benefício vem do som estar mais baixo mesmo...a maior eficiência está mesmo no casamento perfeito. Obrigado pela visita.
como eu identifico a fiação de um trafo de saída para ligação em 4 e 8 ohms, por exemplo? Tem cor pra ligar cada uma dessas impedâncias?
em geral é: preto -0. verde - 4 ohms. amarelo - 8 ohms
@@pedroneamps muito obrigado!!
Oi, um amp pré válvulado 20w 8ohms ligado em uma caixa de 60w 16ohms é tranquilo? Perco performance? Fica melhor por estar mais folgado o amp?
Vai perder alguma potência por estar em 16 ohms, e trabalhar mais folgado tb!
se eu ligar o pre amplificador em um cubo 2x12 na saida Insert atras do amp, eu preciso ligar o combo na tomada? se eu ligar o cabeçote nessa entrada com o cabo mas com o combo desligado da tomada pode danificar o cabeçote?
insert é pré IN, e nesse caso vc vai precisar sim ligar o combo. Confirme essa ligação com o fabricante do seu amplificador.
Fala Pedrone, tenho uma dúvida sobre o seu atenuador, ficou a dúvida sobre se preciso estar plugado em uma caixa quando uso ele... no caso de usar somente a linha.. desde de já agradeço e parabéns pelo canal e suas dicas
Não precisa da caixa. Se quiser pode usar somente a linha, ou a linha + caixa
@@pedroneamps Obrigado meu querido, estou curtindo bastante o atenuador até que enfim consigo usar meu Marshal 1959HW no volume 5 antes não conseguia se quer chegar no volume 1... seria legal você produzir algo como IR de caixas embutido assim como o UNIVERSAL AUDIO OX, acabei de comprar um pedal Nux studio pra fazer esse trabalho... quando chegar aqui, posto minhas impressões
@@marcosjw5204 meu negócio é analógico :) IR acaba sendo uma tecnologia auxiliar, muito bem vinda, mas realmente não é o núcleo do que acreditamos. Obrigado pela confiança.
Salve pedrone, me tira uma duvida , se um amp pré valvulado de 20w estiver em um falante de 60w com o volume máximo, e eu aumentar mais ainda o volume da pedaleira, da algum problema no amp ou no falante? Ou a única coisa que pode causar é o som saturar?
Se seu amp é pré valvulado...ele deve ser saída transístor ou classe D. Nessas situações se vc levar seu amp ao extremo ele realmente solta mais potência - além dos 20w especificados. Uma margem considerada segura é o falante com o dobro da potência do amp, e no seu caso vc tem até um pouco mais. É improvável que vc queime seu falante com esse seu amp mesmo saturado, mas convém não abusar - especialmente nos ruídos de cabos de ligação.
Vc tira o cabo de falante com o amp ligado??? nao da problema???
se estiver sem sinal de entrada não há problema. Mas precisa ter segurança e saber o que está fazendo. Então é melhor (para os usuários) continuar desligando o amp antes de tirar o cabo.
Pedronao, ja tive problema com 2 cabeçotes por usar o head com impedancia MAIOR q a caixa.. demorou uns 20 minutos mas fritou o transformador. Tem relaçao ou foram eventos desconexos?
Seu caso foi aquele a se evitar… caixa menor que o head. Não acredito que tenha sido a causa real - a não ser que o trafo tenha sido feito muito no limite. O descasamento seria caixa de 4 e head a 16? Vc toca muito alto sempre?
@@pedroneamps foram duas situaçoes pontuais infelizmente , mas depois dessa eu jamais recomendo usar o head com impedancia maior q o cab.. valeu professor!
Uma pergunta: tenho um par de monitores passivos de 4ohms e uma potência de 6 ohms (transistor). Esses 2 ohms de diferença seriam o suficiente para danificar o sistema?
não sei dizer, vai depender da sua potência. Meu PALPITE é que em baixos ou médios volumes não teria problema.
Obrigado!
Excelente! Muito bem explicado! No caso do descasamento seguro, voce comentou que teria um desgaste menor ainda pras válvulas. Mas tem algum outro componente que ficaria sobrecarregado ao ligar saída de 4R com caixa de 8R? Transformador talvez? Pensando se seria uma saída para amansar um amplificador sem usar o atenuador... Abs!
Saída de 4ohms com caixa de 8 ohms trabalha folgado, como descrevemos. Não é o melhor rendimento, mas o desgaste não é maior por isso...abraços.
Perfeito! Obrigado Pedrone!
Perfeito! Obrigado Pedrone!
Bom dia! Eu recentemente fiz um descasamento no meu Marshall Orign 20c liguei sem querer meu falante de 16 ohms na impedancia de 2x 16ohm. Esse xescasamento se enquadra como "seguro"?
teria que consultar o manual do seu amplificador, mas a maioria dos que dizem "2x16" quer dizer 8 ohms...de forma que foi sim um casamento seguro
Pedrone qual modelo é esse osciloscópio do vídeo ?Algum modelo pra indicar pra quem está começando?
Olha...é importante ter um gerador de áudio para usar junto com o osciloscópio. Desta forma acho que pode buscar um osciloscópio de 2 canais que já tenha o gerador de áudio acoplado nele...no ali express tem opções disso desde 1000 reais, grande abraço.
@@pedroneamps obrigado pela dica grande abraço.
Fala Pedrone, eu estou olhando alguns alto falantes para trocar e lembrei que meu amplificador tem a opção de usar uma caixa de 8 ou 16 ohms. Sei e entendo que isso vai do modo que ligação dos falantes, série ou paralelo, mas aí me veio a dúvida. Faz alguma diferença? vou ter mais volume ou um timbre diferente mudando a ligação para mudar a residência entre 8 ou 16 ohms? Valeu pelas dicas🤘🤘
Eu prefiro o som dos falantes em paralelo, o punch dos graves é mais firme e mesmo que um dos falantes pare o outro continuará mandado som. Abraços.
@@pedroneampsValeu Pedrone, até vou verificar como está a ligação da minha caixa🤘🤘
Pedro e, e sobre o mito q o valvulado trabalha melhor em 4
Ohms, estando casado a impedância da caixa com o Head todos em 4 ohms existe realmente alguma vantagem?
Não tem muito fundamento não, diria até que por trabalhar com maiores correntes toda cabeação e plugues são mais exigidos.
Não confundir com a ligação em paralelo ou série. Aí sim...EU prefiro o som dos falantes em paralelo...e isso vai tender a ter impedâncias mais baixas...4 ohms (dois de 8) ou 8 ohms (dois de 16)
Amigo, e se for em um amp híbrido, ou seja, apenas o pré valvulado. É importante ter essa carga também?
Não. No caso do híbrido ou puramente transistor não é necessário.
Boa noite! Obrigado gostei muito do vídeo parabéns! Gostaria por favor de orientação se possível sobre atenuadores passivos e reativo, acho se não me falha a memória vc trab com os passivos pq não o outro? Minha intenção principal é linha direta p pc e poder gravar com IR. Tem um amigo já me orientou legal mas em vídeo sempre fica mais claro. Sei que testei um passivo e tem haver pelo que entendi com o lance de não movimentar o falante isso não curti bom pelo menos acho que por isso não curti. Esse amigo trouxe um THD Rot Plate e este sim gostei muito ligado direto em linha com IR. Mas como meu gab é 16 e este aparelho 8 não ligamos o gabinet. Fiquei sem testar essa parte. Pode por favor detalhar esse assunto? Desde já deixo o meu obrigado grande abraço.
Atenuadores para uso com caixa são "quebra galho" - o som resultante nunca é igual a ligação direta no amp. Mas mesmo assim usar atenuador pode ser uma boa solução para determinados problemas e condições de uso. Já para uso de IR o fato de ser "resistivo" ou qualquer outra denominação não faria diferença. Esqueça "suposições" sobre como o falante reage ao amp (ou vice versa). Grande abraço.
Opa muito legal parabéns pelo conteúdos de qualidade e tbm os produtos tenho o penta midi muito top... No meu caso tenho um Bugera T50 tem uma saída de emulador 2×12 e 4×12 pelo que engendi eu posso ligar sem a caixa na interface ou mesa, mas agora fiquei com dúvidas 🤔 no caso se for usar esta saída tenho que usar a caixa conectada tbm???
Obrigado pela visita. Sua dúvida tem que ser respondida pelo fabricante, pois ele conhece os detalhes do produto.
@@pedroneamps opa valeu irmão grande abraço......
Num combo que já vem com os falantes juntos.. se eu remover o plug dos falantes rapidamente enquanto ele estiver ligado pode queimar? Ou sem os falantes só se ficar mais tempo?
Obrigadoo
ligado tocando ? ou ligado sem tocar? faz grande diferença
@pedroneamps ligado..tocando volume baixo.. mas tirando o plug do falante por poucos segundos..3..4seg. Hehehe
@@julianoprock ahhhh o fato já ocorreu? se o som está bom...tudo bem, mas que não se repita :)
@@pedroneamps ahh sim...quando queima, normalmente ia ficar bem ruim o som neh? Mto obggg
@@julianoprock exatamente...fica evidente que deu defeito
Ótimo vídeo.
Eu tenho a dúvida se posso usar um pré valvulado sem gabinete, apenas com a saída para fones de ouvido?
não vejo problema nisso, mas confirma com o fabricante ou no manual. Obrigado pela visita!
@@pedroneamps obrigado !! É porque já vi em vários vídeos que não recomenda ligar os valvulados sem gabinete,mas não achei recomendações sobre pré valvulado..e o manual é em inglês..
@@natanaeldasilvasantossilva6635 pré valvulado não tem esse problema, pois o power dele é transistor.
Ola caro Pedrone...ainda não compreendí...se a impedancia segura é sempre a mais alta que a saída do amp..porque jamais deve ligar sem caixa que teoricamente sería uma impedancia infinita?
A melhor ligação SEMPRE é casando a impedância - vimos que o consumo e o rendimento são os melhores. MAS...se for descasar...é mais interessante usar uma impedância superior da caixa em relação a saída de falante, e essa foi a intenção do vídeo.
Alto falantes estão longe de ter uma impedância fixa - um falante de 8 ohms vai variar sua impedância entre 7 e 30 ohms (alguns até mais) ao longo das frequências reproduzidas. Então...isso já passa longe de ser uma averiguação precisa com caixas. Usar sem caixa acústica nenhuma - impedância "infinita" - é perigoso, já que tensões elevadas podem aparecer no primário pela falta de carga no secundário. Deve existir um ponto - a ser calculado - de carga no secundário onde passa a ser perigoso da mesma forma por estar alto demais...meu palpite seria algo acima de 100 ou 200 ohms, mas não fiz mesmo estudos sobre isso. Grande abraço.
Mto bom! Bem didático, mas fiquei com uma dúvida: como ligar um atenuador entre ampli e caixa qndo há o miss match? Ligo o atenuador e ampli na mesma impedância e faço o miss match com a caixa?
Sim, o atenuador sempre deve casar com o head, e a caixa pode variar para mais em sua impedância
@@pedroneamps obg, mestre! ✌✌✌
Quais são as regras de impedância para o transistorizado?
Meu querido, eu fiquei confuso com 1 coisa, eu tenho uma caixa de 4x12 com todos falantes em 8 e liguei 2 em série, e pela teoria teria que dar 8ohms, mas eu medi com o multimetro e deu 6.8 ohms ao invés de 8ohms, se eu ligar num cabeçote de 8 ohms não corro risco de queimar os falantes?
O multímetro mede resistência. Os falantes tem a especificação em impedância. São coisas parecidas, mas não iguais. Em geral um falante de 8 ohms de impedância tem resistência medida entre 5 e 7.5 ohms. Espero ter esclarecido.
@@pedroneamps demais, e tirou um peso enorme das minhas costas! kkk pq eu tava com um cagaço de ligar cabeçote de 8 ohms na minha caixa!!
Poderia dar uma dica sobre aterramento para valvulado?
Chamar um eletricista e ele vai enterrar uma ou mais barras no chão do seu quintal.
E se eu ligasse uma caixa de 32 ohms na saída de 16 ohms? Eu reparei que a potência com a caixa de 8 ohms na saída de 4 ohms é maior, por 1 watt, do que a caixa de 8 ohms na saída de 16 ohms.
lembre que o melhor som sempre é casando, além de ter um consumo mais eficiente de energia consumida da rede. Vc tem uma caixa de 32 ohms?
@@pedroneampsAh! Sim, claro. Na verdade, eu não tenho uma caixa de 32 ohms, mesmo porque talvez não exista uma caixa de 32 ohms. Mas isso é fácil de inventar. É só pegar uma 4x12" de 8 ohms, ligar todos os falantes em série, e voilà! Caixa de 32 ohms.
Uma caixa 6x10" de 24 ohms também viria bem a calhar, para um timbre diferente.
Aonde é melhor eu ligar o meu amp, direto na tomada ? No filtro de linha ? Ou em algum outro lugar ?
Filtro de linha com proteção por varistor é bastante útil. Acho o aterramento real também muito desejável.
@@pedroneamps teve um vídeo do Rick beato, que usou um treco que regula a tensão ( ou seja a desgraça que for ) esse treco aí seria o ideal ?
@@ygorandradevilanova regular a tensão seria o supra sumo do detalhe. Antes de regular ela tem que ser estável (raro aqui no Brasil) e ter aterramento real (raro tb).
@@pedroneamps então aquele terceiro pino serve pra que, senão pro aterramento ?
@@ygorandradevilanova pois é...aquele terceiro pino é o aterramento...mas (infelizmente) nem sempre ele está realmente ligado ao aterramento de verdade. Conhece pastel de vento? mesma coisa.
Uma caixa 16 ohm e um amp 4 ou 8 ohm, qual melhor opção para casamento? Aproximar as impedâncias (usar 8ohm de saída do amp)?
é exatamente essa pergunta que eu respondo no vídeo!!! Use a mais próxima
@@pedroneamps Obrigado!
Uma dúvida: O problema de ligar o amp sem ele estar plugado a uma caixa tem a ver com o fato do secundário do transformador de saída ficar a vazio?
exatamente! secundário em vazio induz no primário tensões altíssimas que costumam destruir o próprio transformador ou as válvulas de power
@@pedroneamps Ah sim. Muitíssimo obrigado! Sem querer abusar da sua boa vontade, mas então supostamente o mesmo não ocorre em amps que não utilizem transformadores na saída. Ou tem problema também?
@@Luccasem está citando amplificadores transistorizados?
@@pedroneamps sim, estado sólido em geral.
@@Luccasem aí realmente não se aplica nada disso do vídeo :)
Excelente, graande Pedrone!!!
Também tenho curiosidade quanto a esse “descasamento” mais radical: 4ohms no amp contra a caixa de 16ohms... o amp trabalharia com ainda mais folga? Poderia ligar dessa forma em casa, para tocar com volume baixo e sem necessitar do rendimento total do amp? Ou é melhor parar de inventar moda? Kkkk
Abraço!
Não fiz o experimento com o descasamento radical, mas acredito que não exista vantagem nesse caso - acredito que o volume não cai tanto. Vou tentar algo e depois divulgo o resultado. Obrigado pela visita.
Estou nessa também. Amp 4 ohms e consegui um falante 16 ohms. Li em fóruns gringos gente dizendo que seria um erro e li gente dizendo que não há problema algum.
@@bonnocomercial Sua pergunta está respondida no vídeo, que retrata um procedimento de teste e conclusões. Qualquer pessoa pode - claro - contestar e argumentar de outra forma. No MEU ponto de vista, e pelas razões que expus, não vejo problema. Mas tome a decisão por sua conta e risco - eu sou apenas responsável pelos aparelhos de minha fabricação. Abraços.
Posso danificar um valvulado de 50Hz ao ligá-lo em tomadas 60Hz?
Aparelho feito para 50Hz ligado em 60Hz sem problemas, pode ligar. Já o aparelho feito para 60Hz ser ligado em 50Hz é perigoso, o transformador de força pode esquentar mais que o previsto.
Obrigado por mais uma aula Pedrone!!!
Pergunta,
Qual o tamanho limite ideal de um cabo que saí do amplificador, para caixa???
Exemplo,
Imagine um Slin Cleam, em um pedalboard, e um cabo saindo do slin cleam, e indo para uma caixa. Qual o tamanho limite, esse cabo deve ter, para trabalhar corretamente???
@@andredecarvalho5291 O melhor cabo sempre é aquele mais curto que vc puder ter. Mas fora isso,,,,supondo bitola 2 x 1,5mm2 pelo menos....acredito que uns 10 metros ainda está tranquilo.
Bom dia Sr. Pedrone, eu tenho uma caixa com falante de 8 ohms e outra caixa com falante de 16 ohms, pra ligar no superclean as duas caixas ao mesmo tempo seria possível? Qual o bizu nesse caso? Obrigado.
Ligue a caixa de 16 ohms na saída de 8 ohms do head e a caixa de 8 ohms na saída de 4 ohms no head - é a única forma, ok?
@@pedroneamps Isso força as válvulas e o cabeçote de uma forma geral ou é normal fazer esse tipo de ligação? Caso esteja exacerbando, ligo apenas um falante mesmo. Obrigado novamente.
@@ramonkariri é ok somente deste modo. Assim cada falante recebe metade da potência do amp
Mas sobre ligar o amp sem a caixa, se queima ou não e o porque? Lembrando: cabos quebram, ajudantes fazem bosta...
Ligar sem caixa apresenta risco para as válvulas de saída e para o transformador de saída. Se vai queimar depende do tempo de uso assim, da qualidade das suas peças e da sua sorte. Cabos quebram, por isso compramos os melhores que pudermos. Ajudantes a gente treina e orienta - e torce :). Abraços.
Pedrone, aqui fala que se fizer oq vc falou, usar saída 4 num falante 8, pode queimar o trafo:- www.n-e-l.be/single-post/2016/09/28/the-dos-and-donts-of-guitar-amp-impedance
Diria que faltaram fundamentos no texto que citou. Queimar o trafo é possível em situações de impedância MUITO mais alta que a indicada (exemplo 1000 ohms, coisa absurda), ou no caso quando estamos sem caixa ligada (impedância infinita). Fora essas situações - irreais - acabo por discordar diametralmente do material que indicou, pelos motivos já expostos.
@@pedroneamps blz Pedrone! E qto ligar falante 16 na saída 8 do amp, Só vai gastar mais energia e válvula, mas sem causar danos ao amp neh?
@@metropolisamp acho que vc escreveu invertido....
@@metropolisamp acho que vc quis dizer o contrário... que caixa de 16 na saída de 8 gasta menos energia, certo? Fora isso, nenhum problema.