Fala, Alberto! Você poderia postar as referências bibliográficas para esse vídeo? Gostaria de saber mais sobre as evidências que provam que o que conta é a _interação_ entre genética e ambiente.
Assunto muito interessante. O único problema que vejo é o fato do apresentador reclamar da existência de desigualdade de oportunidades. Cada pessoa possui um desempenho e uma eficiência diferente da outra quando falamos em qualidade de serviço prestado. Alguns professores terão uma didática extremamente boa e um repertório extremamente vasto, logo, eles serão ótimos professores. Essas pessoas são o que podemos chamar de "pontos fora da curva", elas existem em pequena quantidade, porém se destacam muito mais do que a maioria. Quando se fala em garantir igualdade de oportunidades, o que estamos defendendo é que esses pontos "fora da curva" deixem de fornecer um serviço melhor do que os outros, o que impacta o desenvolvimento da sociedade como um todo. Eu, mesmo não sendo de classe alta, quero que as pessoas que tem condições de ter um ensino melhor possam ter acesso ao mesmo, pois vivemos em uma sociedade de trocas, e não em uma sociedade de auto-subisistência. O aprendizado que eles terão com esses professores "ponto fora da curva" será de extrema importância para o futuro da sociedade como um todo, pois os alunos desses professores fornecerão serviços que podem, possivelmente, melhorar a vida das pessoas de classe baixa. Esse é o problema que vejo na BNCC, ela diz oferecer igualdade de oportunidades a todos os alunos, porém o que ela faz de fato é obrigar os professores a tratarem apenas dos assuntos que o MEC deseja. Isso é um grande problema, pois os professores ficam impedidos de inovar, pois quem toma a decisão de quais assuntos serão abordados em sala é um terceiro, e não eles próprios. Ou seja, a BNCC esmaga a autonomia do professor. Resumindo meu ponto de vista: Sacrificar o desenvolvimento de alunos com elevado potencial de aprendizado em troca de igualdade de oportunidades acaba causando mais danos à sociedade como um todo do que benefícios.
A Eugênia seria algo incrível usar a informação do Dna de gênios para melhorar a capacidade intelectual da sociedade. Porque SIM a genética rege a capacidade de um indivíduo de se tornar melhor em algo. É só ver no esporte por exemplo.
Sinceramente? Conheço várias pessoas intelectualmente superdotadas e te digo: não sei se a ideia é boa. Veja que nem estou entrando nas questões éticas complicadas.
@@ComoaMenteFunciona A Inteligência é a única coisa que a humanidade pode se vangloriar. Todos os regimes autoritários e racismos existentes ocorrem por uma causa. Sendo bem franco a população em sua maioria é burra muito burra. Anti vacina, extremista religioso, militante você realmente acha que essas pessoas tem o mínimo de intelecto? Se as pessoas fossem inteligentes o Nazi não teria ocorrido porque todos saberiam que é um absurdo e outra não tem questão ética pois diferente de outros eu prego que TODOS tenham acesso a genes geniais raça cor gênero não importa todos seríamos capazes talvez uma nova espécie surja?
@@claudiamartins6156 Imagina ter que fazer as pessoas menos "desenvolvidas" intelectualmente e financeiramente ter de sacrificar os próprios desejos de ter filhos e constituir uma família só por causa dessa ideia? isso quebra as escolhas e princípios dos direitos humanos, é como se "por você ser de classe baixa, não terá oportunidades e filhos como os mais desenvolvidos" é algo absurdo, egoísta e racista. No EUA tem mais pessoas capacitadas por causa do ambiente, estrutura entre outros fatores, o mesmo acontece na Europa, são pessoas evoluídas por terem uma ambientação e genes (raízes antigas) a favor disso, no caso do Brasil deveria melhorar em vários âmbitos que desfavorece a população, com um bom governo que respeita os direitos humanos, faz melhorias no país, resolve problemas internos, saneamento básico e etc, com certeza também teríamos uma população evoluída. A matemática é simples, com governo evoluído, população também evoluída, isso depende de uma estrutura geral.
Eu entendi algumas coisas,sobre alimentação estimulação,e sobre não adianta erdar a inteligência se não educação não contribuí para o indivíduo se fortalecer no meio ,sobre as oportunidades e classe social acho q é isso né ???
Alberto faz um vídeo sobre a síndrome de tourret sofro com ela faz 7 anos hj sou um adulto q n consigo controla os tics msm fazendo uso de medicamentos pra me ajuda Meu nome é Luiz Antonio
Por exemplo, ela pode ter herdado a inteligência da mãe, e tu a inteligência do pai, ou vice-versa, eu acho que talvez possa ser isso, afinal de contas, herdamos características de ambos.
Incrível como um canal tão sensacional está com tão pouco alcance ou os consumidores de ciência e afins está sendo reduzida. 😱 Talvez Eu esteja correndo perigo
@@ComoaMenteFunciona O esforço, ambiente, alimentação, não fará um gorila por exemplo, ter a inteligência de um humano. Se a inteligência não é totalmente genética, então me diga como cérebro humano evoluiu aumentado de tamanho e conexões, passando de país para filhos as melhorias genéticas q formam o cérebro humano atual, isso tudo em ambientes selvagens e com pouco alimentação como no tempo das cavernas? E nem vem com esse papo de alimentação e ambiente q definirá o resultado final da inteligência. Isso é outra conversa. É a mesma coisa q dizer q uma fábrica q fabrica carros, não fabrica carros, só porq no caminho até a loja de carros, só chegou o volante do carro na loja. O q temos q discutir é a capacidade máxima da fábrica fabricar carros inteiros, e não os problemas no meio do caminho da venda dos carros novos. O negócio é o seguinte! Temos q discutir a capacidade de transferência de inteligência de país para filhos em um cenário perfeito sem os problemas do meio ambiente. Os problemas ambientais é outra conversa. A conversa tem q ser genética e inteligência. E não genética, inteligência e ambiente. Pois em um cenário perfeito e igual para todos sempre haverá uma variedade de níveis de inteligência até q seleção natural equilibre todos depois de muitos acasalamentos. E repito, se vc criar uma maritaca em ambiente perfeito, essa maritaca nunca terá a inteligência de um humano médio. Pois a genética dela não permite isso. Pessoas com sérios problemas genéticos causadoras de síndromes graves q influência na inteligência, não terão a inteligência de um humano normal, mesmo ela e os pais delas sendo criados um ambiente perfeito.
Inteligência também é hereditária. O Einstein não era um gênio porque o ambiente dele era melhor que o dos outros, ele tinha uma condição psicológica (com seus devidos tradeoffs) que o tornava um destaque
@@lucasfelipe-ze5sy existe uma pesquisa que diz que país inteligentes tem filhos inteligentes, e isso se confirma até em filhos adotivos, hereditário? Não, estímulos!
@@casanatura Se fossem apenas estímulos, então quem nasce em família pobre e/ou desestruturada jamais conseguiria ascender. Eu nasci pobre, meus amigos nasceram pobres, todos estudamos em uma escola nojenta que mal tinha professores, todos ascendemos profissionalmente, todos somos considerados excelentes em nossas áreas (não atoa contratamos serviços apenas um do outro). Claro que estímulos tem uma boa influência, mas falar que se limita à isso é se fazer de louco. "Pais inteligentes" não escolhem uma criança aleatória, eles provavelmente já escolhem a criança que mostra alguma característica desejável por eles (e não me refiro ao físico). Ora, se há pessoas naturalmente mais altas, mais fortes, mais rápidas, mais belas, com melhores reflexos ou coordenação motora, o que te faz pensar que não haveriam pessoas com melhores cérebros também? Não adianta negar, a realidade é o que ela é.
O video estava ótimo, até falar de desigualdade. O problema de vocês é achar que a desigualdade é necessariamente ruim, não é. Índia, Nigéria, Guiné, entre outros, são países MENOS DESIGUAIS que o Estados Unidos, Austrália e Japão de acordo com o índice de ginis, mas alguém aqui iria preferir viver nos primeiros citados? O problema não está na desigualdade, está na miséria. Se um país for desigual, com alguns bilionários e o resto do povo sendo comum, mas todos tendo oportunidade de ter boa educação, boa alimentação e frequentar bons ambientes, ele é evidentemente um país muito superior a outro onde todos são IGUALMENTE miseráveis. Esse mito da desigualdade precisa acabar.
Mesmo q o fator ambiental seja maior faz falta a inteligência q não foi passada por estar ausente. A inteligência da genética está me fazendo falta lol
Prezado Alberto. Gosto muito dos vídeos do teu canal, mas respeitosamente quero apresentar uma pequena discordância em relação a esse. Senti que o papel da genética foi minimizado em relação ao que ele realmente é. Apresento meus argumentos nesse vídeo: ruclips.net/video/cryC1MjORT4/видео.html
@Lennox , Obrigado. É que tem estudos que colocam o papel da genética em 80% da explicação da inteligência. Diante de algo dessa magnitude, acho que a genética foi minimizada. Enfim, meus argumentos estão no vídeo... ruclips.net/video/cryC1MjORT4/видео.html
@@GATEUFF seja lá quanto for em porcentagem um ou outro, o fatores genéticos e ambientais existem e foi exatamente isso que foi dito no vídeo, 20% decorrente de fatores ambientais, pode transformar em um cenário hipotético um QI de 85(baixo) em um QI 102(na média)🤙
@@weirdo4653 Colocaria o brasileiro com um QI acima da média, é claro, se os outros 20% não tivessem sido desenvolvidos, mas acho bem difícil que mesmo com uma péssima educação a pessoa não tenha desenvolvido uma parte dos outros 20%; pelo menos uns 10% é desenvolvido, eu acho que se a metodologia de ensino do Brasil fosse melhor, iriamos saltar para 95-97. Quem sabe um dia algum cientista brilhante não nos liberte dessa limitação e prove que o ambiente tem uma influência maior. Qualquer indivíduo ficaria abalado ao descobrir que seu QI é baixo e que não tem muito o que fazer.
Me pergunto do por quê esse canal não ter 1 milhão de inscritos, pois os vídeos são amplamente incríveis.
A essência do vídeos responde: desde criança, não somos ensinados a se interessar por ciência, e sim por futilidades.
Pow amigo é pq ele tem 26,4k simples a lógica
Alberto, não desiste desse canal. Conteúdo incrível, estamos carentes disso. Parabéns!
Me veio esse pensamento em mente a alguns dias, obrigado pelo vídeo
Vc é fera, Mestre!
Muito obrigado pelo elogio e pela audiência
Fala, Alberto! Você poderia postar as referências bibliográficas para esse vídeo? Gostaria de saber mais sobre as evidências que provam que o que conta é a _interação_ entre genética e ambiente.
concordo: a inteligência se adapta ão meio.
Assunto muito interessante. O único problema que vejo é o fato do apresentador reclamar da existência de desigualdade de oportunidades.
Cada pessoa possui um desempenho e uma eficiência diferente da outra quando falamos em qualidade de serviço prestado. Alguns professores terão uma didática extremamente boa e um repertório extremamente vasto, logo, eles serão ótimos professores. Essas pessoas são o que podemos chamar de "pontos fora da curva", elas existem em pequena quantidade, porém se destacam muito mais do que a maioria.
Quando se fala em garantir igualdade de oportunidades, o que estamos defendendo é que esses pontos "fora da curva" deixem de fornecer um serviço melhor do que os outros, o que impacta o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Eu, mesmo não sendo de classe alta, quero que as pessoas que tem condições de ter um ensino melhor possam ter acesso ao mesmo, pois vivemos em uma sociedade de trocas, e não em uma sociedade de auto-subisistência. O aprendizado que eles terão com esses professores "ponto fora da curva" será de extrema importância para o futuro da sociedade como um todo, pois os alunos desses professores fornecerão serviços que podem, possivelmente, melhorar a vida das pessoas de classe baixa.
Esse é o problema que vejo na BNCC, ela diz oferecer igualdade de oportunidades a todos os alunos, porém o que ela faz de fato é obrigar os professores a tratarem apenas dos assuntos que o MEC deseja. Isso é um grande problema, pois os professores ficam impedidos de inovar, pois quem toma a decisão de quais assuntos serão abordados em sala é um terceiro, e não eles próprios. Ou seja, a BNCC esmaga a autonomia do professor.
Resumindo meu ponto de vista: Sacrificar o desenvolvimento de alunos com elevado potencial de aprendizado em troca de igualdade de oportunidades acaba causando mais danos à sociedade como um todo do que benefícios.
O documentário 'Hjernevask' fala sobre isso muito bem também! Queria sua opinião sobre, Alberto.
A Eugênia seria algo incrível usar a informação do Dna de gênios para melhorar a capacidade intelectual da sociedade. Porque SIM a genética rege a capacidade de um indivíduo de se tornar melhor em algo. É só ver no esporte por exemplo.
Sinceramente? Conheço várias pessoas intelectualmente superdotadas e te digo: não sei se a ideia é boa. Veja que nem estou entrando nas questões éticas complicadas.
@@ComoaMenteFunciona A Inteligência é a única coisa que a humanidade pode se vangloriar. Todos os regimes autoritários e racismos existentes ocorrem por uma causa. Sendo bem franco a população em sua maioria é burra muito burra. Anti vacina, extremista religioso, militante você realmente acha que essas pessoas tem o mínimo de intelecto? Se as pessoas fossem inteligentes o Nazi não teria ocorrido porque todos saberiam que é um absurdo e outra não tem questão ética pois diferente de outros eu prego que TODOS tenham acesso a genes geniais raça cor gênero não importa todos seríamos capazes talvez uma nova espécie surja?
@@ComoaMenteFunciona porque seria uma má ideia ?
@@claudiamartins6156 Imagina ter que fazer as pessoas menos "desenvolvidas" intelectualmente e financeiramente ter de sacrificar os próprios desejos de ter filhos e constituir uma família só por causa dessa ideia? isso quebra as escolhas e princípios dos direitos humanos, é como se "por você ser de classe baixa, não terá oportunidades e filhos como os mais desenvolvidos" é algo absurdo, egoísta e racista. No EUA tem mais pessoas capacitadas por causa do ambiente, estrutura entre outros fatores, o mesmo acontece na Europa, são pessoas evoluídas por terem uma ambientação e genes (raízes antigas) a favor disso, no caso do Brasil deveria melhorar em vários âmbitos que desfavorece a população, com um bom governo que respeita os direitos humanos, faz melhorias no país, resolve problemas internos, saneamento básico e etc, com certeza também teríamos uma população evoluída. A matemática é simples, com governo evoluído, população também evoluída, isso depende de uma estrutura geral.
@@claudiamartins6156seria definitivamente um procedimento caro algo restrito q geraria uma casta !!!! Pior q isso já deve está em curso
Eu entendi algumas coisas,sobre alimentação estimulação,e sobre não adianta erdar a inteligência se não educação não contribuí para o indivíduo se fortalecer no meio ,sobre as oportunidades e classe social acho q é isso né ???
Esse canal é fera d++++++++++
Alberto faz um vídeo sobre a síndrome de tourret sofro com ela faz 7 anos hj sou um adulto q n consigo controla os tics msm fazendo uso de medicamentos pra me ajuda
Meu nome é Luiz Antonio
Vídeo sensacional de um canal espetacular!
Muito bommm
Acho que e genérico minha irma e mega inteligente aprende as coisas com certa facilidade e sempre tirou notas boas totalmente diferente de mim
Por exemplo, ela pode ter herdado a inteligência da mãe, e tu a inteligência do pai, ou vice-versa, eu acho que talvez possa ser isso, afinal de contas, herdamos características de ambos.
Belo vídeo Parabéns
Deixa eu ver se entendi direito, no Brasil por exemplo um auto desempenho cognitivo é mais pelo fator socioeconômico que pela genética?
Incrível como um canal tão sensacional está com tão pouco alcance ou os consumidores de ciência e afins está sendo reduzida. 😱 Talvez Eu esteja correndo perigo
Aos poucos, vamos chegar lá!
Acho que pode ter fatores genético, mas não é tudo , a maior parte e a vontade de apreender
Claro que genética não é tudo, o ambiente, o esforço, tudo isso conta também. Obrigado pelo comentário!
@@ComoaMenteFunciona O esforço, ambiente, alimentação, não fará um gorila por exemplo, ter a inteligência de um humano. Se a inteligência não é totalmente genética, então me diga como cérebro humano evoluiu aumentado de tamanho e conexões, passando de país para filhos as melhorias genéticas q formam o cérebro humano atual, isso tudo em ambientes selvagens e com pouco alimentação como no tempo das cavernas? E nem vem com esse papo de alimentação e ambiente q definirá o resultado final da inteligência. Isso é outra conversa. É a mesma coisa q dizer q uma fábrica q fabrica carros, não fabrica carros, só porq no caminho até a loja de carros, só chegou o volante do carro na loja. O q temos q discutir é a capacidade máxima da fábrica fabricar carros inteiros, e não os problemas no meio do caminho da venda dos carros novos. O negócio é o seguinte! Temos q discutir a capacidade de transferência de inteligência de país para filhos em um cenário perfeito sem os problemas do meio ambiente. Os problemas ambientais é outra conversa. A conversa tem q ser genética e inteligência. E não genética, inteligência e ambiente. Pois em um cenário perfeito e igual para todos sempre haverá uma variedade de níveis de inteligência até q seleção natural equilibre todos depois de muitos acasalamentos. E repito, se vc criar uma maritaca em ambiente perfeito, essa maritaca nunca terá a inteligência de um humano médio. Pois a genética dela não permite isso. Pessoas com sérios problemas genéticos causadoras de síndromes graves q influência na inteligência, não terão a inteligência de um humano normal, mesmo ela e os pais delas sendo criados um ambiente perfeito.
Ambiente e oportunidades no caso do Brasil não seria acúmulo de conhecimento ao invés de inteligência?
Inteligência não é hereditária, a inteligência tem a ver com estímulos, esses estímulos tem que ser na fase de criança e na fase da adolescência.
Inteligência também é hereditária. O Einstein não era um gênio porque o ambiente dele era melhor que o dos outros, ele tinha uma condição psicológica (com seus devidos tradeoffs) que o tornava um destaque
@@lucasfelipe-ze5sy existe uma pesquisa que diz que país inteligentes tem filhos inteligentes, e isso se confirma até em filhos adotivos, hereditário? Não, estímulos!
@@casanatura Se fossem apenas estímulos, então quem nasce em família pobre e/ou desestruturada jamais conseguiria ascender. Eu nasci pobre, meus amigos nasceram pobres, todos estudamos em uma escola nojenta que mal tinha professores, todos ascendemos profissionalmente, todos somos considerados excelentes em nossas áreas (não atoa contratamos serviços apenas um do outro).
Claro que estímulos tem uma boa influência, mas falar que se limita à isso é se fazer de louco.
"Pais inteligentes" não escolhem uma criança aleatória, eles provavelmente já escolhem a criança que mostra alguma característica desejável por eles (e não me refiro ao físico).
Ora, se há pessoas naturalmente mais altas, mais fortes, mais rápidas, mais belas, com melhores reflexos ou coordenação motora, o que te faz pensar que não haveriam pessoas com melhores cérebros também?
Não adianta negar, a realidade é o que ela é.
@@darkdilo-u1z Só errou em um ponto: você não enriqueceu!
kkkk
@@MiMedicoVirtual Para quem cresceu em um quarto e cozinha e agora mora em uma casa no Jardim São Bento, acho que estou bem.
Cope, seethe e dilate ;)
O video estava ótimo, até falar de desigualdade. O problema de vocês é achar que a desigualdade é necessariamente ruim, não é.
Índia, Nigéria, Guiné, entre outros, são países MENOS DESIGUAIS que o Estados Unidos, Austrália e Japão de acordo com o índice de ginis, mas alguém aqui iria preferir viver nos primeiros citados?
O problema não está na desigualdade, está na miséria. Se um país for desigual, com alguns bilionários e o resto do povo sendo comum, mas todos tendo oportunidade de ter boa educação, boa alimentação e frequentar bons ambientes, ele é evidentemente um país muito superior a outro onde todos são IGUALMENTE miseráveis.
Esse mito da desigualdade precisa acabar.
Herdei a burrice da minha mãe e fui afetado pelo ambiente inóspito do Brasil. Quero ir pra Finlândia
Mesmo q o fator ambiental seja maior faz falta a inteligência q não foi passada por estar ausente. A inteligência da genética está me fazendo falta lol
Credo
Prezado Alberto. Gosto muito dos vídeos do teu canal, mas respeitosamente quero apresentar uma pequena discordância em relação a esse. Senti que o papel da genética foi minimizado em relação ao que ele realmente é. Apresento meus argumentos nesse vídeo: ruclips.net/video/cryC1MjORT4/видео.html
ele não minimizou o aspecto genético, só apresentou outros fatores que também são relevantes na hora de avaliar esse tipo de coisa.
@Lennox , Obrigado. É que tem estudos que colocam o papel da genética em 80% da explicação da inteligência. Diante de algo dessa magnitude, acho que a genética foi minimizada. Enfim, meus argumentos estão no vídeo... ruclips.net/video/cryC1MjORT4/видео.html
@@GATEUFF seja lá quanto for em porcentagem um ou outro, o fatores genéticos e ambientais existem e foi exatamente isso que foi dito no vídeo, 20% decorrente de fatores ambientais, pode transformar em um cenário hipotético um QI de 85(baixo) em um QI 102(na média)🤙
@@weirdo4653 Colocaria o brasileiro com um QI acima da média, é claro, se os outros 20% não tivessem sido desenvolvidos, mas acho bem difícil que mesmo com uma péssima educação a pessoa não tenha desenvolvido uma parte dos outros 20%; pelo menos uns 10% é desenvolvido, eu acho que se a metodologia de ensino do Brasil fosse melhor, iriamos saltar para 95-97. Quem sabe um dia algum cientista brilhante não nos liberte dessa limitação e prove que o ambiente tem uma influência maior. Qualquer indivíduo ficaria abalado ao descobrir que seu QI é baixo e que não tem muito o que fazer.