Demétrio Magnoli no Roda Viva - Racismo e preconceito 1/2

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • Demétrio Magnoli, autor de "Uma gota de sangue", fala sobre racismo e preconceito no Roda Viva.

Комментарии • 207

  • @daimon00000
    @daimon00000 13 лет назад +6

    Demétrio: " eu acho que a sociedade brasileira não é racista, eu acho que há racismo no Brasil...''

  • @LUIZFRAZAO50
    @LUIZFRAZAO50 12 лет назад +3

    Perfeito, Demétrio. Brilhante

  • @Frasesfoco_oficial
    @Frasesfoco_oficial Год назад +2

    Demétrio foi muito sábio nas suas palavras 👏🏼👏🏼👏🏼. Até hoje acho que o IBGE deveria substituir o termo pardo por mestiço mesmo, apesar de hj serem sinônimos. Sou mestiço, descendente dos africanos, europeus e nativos americanos, todos contribuíram geneticamente para que eu existisse hj, não só eu mais quase toda a população brasileira.

    • @moreirasp
      @moreirasp Год назад +1

      Vou mais além do seu texto, com o término de censo tenho certeza que 70% da população é negra ou descendente.

    • @fabioviana653
      @fabioviana653 Год назад

      Por issoa maior parte da população brasileira é mestiça.

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад +4

    Isso é verdade, minha avó diz que é afrodescendente, mas eu uma vez disse pra ela, se a senhora é afrodescendente então esta renegando sua avó portuguesa e seu pai de descendência indígena, por levar em consideração só uma cor. Eu conheço pessoas de origem judaicas que são brancas, então não podem ser chamadas de eurodescendentes só pela cor. O brasil é um dos países mais ridículos do mundo ao tratar deste assunto, pq os americanos são americanos, mas nós ainda não aprendemos a ser brasileiros.

  • @RenatoSPHH
    @RenatoSPHH 10 лет назад +6

    Esse tal Paulo sequer tem condições de participar de um debate de nível. Ademais, tem péssima dicção

  • @everdade7994
    @everdade7994 10 лет назад +9

    "Cauim Ferreira - Demétrio: eu acho que a sociedade brasileira não é racista, eu acho que há racismo no Brasil...''
    Não há contradição aí. No Brasil há pedófilos, mas não somos um país pedófilo. Há racistas, como há estupradores, nem por isso dizemos que nossa sociedade é de estupradores.

    • @Brocoteito
      @Brocoteito 2 года назад

      Falsa simetria comparar estuprador e pedófilo com racistas

  • @marckmantovaneli5226
    @marckmantovaneli5226 10 лет назад +14

    Isso que da, chamar gente ressentida pra discutir assuntos serios, TvCultura comeu bola convidando esse Paulo Lins, limitado, beeeeem limitado.kkk

  • @shigekitakeshita9152
    @shigekitakeshita9152 4 года назад +1

    A MELHOR PARTE É QUANDO O PROF MAGNOLI COLOCA OS CARAS NO LUGARZINHO DE CADA UM RSRS

  • @JulioCesarGama14
    @JulioCesarGama14 13 лет назад +2

    @carlosreader sabe qual é o problema? Acontece que desde 1888, ano da abolição do regime escravocrata no Brasil, não houve uma preocupação de possibilitar a inclusão social dos negros na sociedade de classe. Esse quadro pouco se alterou de lá pra cá. Em contra partida, nos E.U.A (até pelo resultado da guerra civil americana), houve uma grande preocupação em possibilitar a plena integração (que não deixou de ser conflituosa) dos negros na sociedade de classes.

  • @tomandoconta
    @tomandoconta 9 лет назад +20

    Demétrio Magnoli, Mestre do saber, muita lucidez. Estou lendo o livro, parece um tônico cerebral.

    • @tomandoconta
      @tomandoconta 8 лет назад +2

      +Elieser Martins www.saraiva.com.br/uma-gota-de-sangue-historia-do-pensamento-racial-2662518.html

    • @komment9688
      @komment9688 7 лет назад +2

      E a palavra que ele usou, 'compulsoriamente', pra classificar o que o monstro ridículo do PT tentou criar, é perfeita.

  • @LiigandoosPontos
    @LiigandoosPontos 11 лет назад

    E pra que você quer uma novela só com atores negros? Ahhh sim, para o "público negro", não é? E continuamos assim, né? COmo dizia Milton Santos (Negro com orgulho), os movimentos negros atualmente miram na questão das exclusividade e da auto-afirmação do que da integração e nesse quesito, são um entrave e não um auxílio à luta contra o racismo.

  • @MarcoAGJ
    @MarcoAGJ 8 лет назад +5

    Tem, tem que considerar errado.

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    A questão principal são os reflexos que a escravidão gerou no Brasil, as consequências. E o racismo veio com ela. A maioria da população pobre negra veio com ela. E isso precisa ser corrigido. Da mesma maneira que a pobreza de modo geral, seja lá por quais motivos precisa ser corrigida e combatida (e todos concordamos com isso), a situação dos negros é uma consequência triste da escravidão de negros que houve aqui e que até hoje afeta, e muito na sociedade e na vida do negro, pobre ou não.

  • @JulioCesarGama14
    @JulioCesarGama14 13 лет назад +2

    @carlosreader só pra reforça minha argumentação, vou citar um pequeno trecho do livro "Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil" de autoria de Sueli Carneiro:
    "É de Joaquim Nabuco a compreensão de que a escravidão marcaria por longo tempo a sociedade brasileira porque não seria seguida de medidas sociais que beneficiassem política, econômica e socialmente os recém -libertos."

  • @fusguete
    @fusguete 12 лет назад +1

    QUANDO ELE DISSE SO TEM EU DE NEGRO AQUI HOUVE UM SILENCIO CONSTRANGEDOR E LOGO EM SEGUIDA VARIAS TENTATIVAS INFLAMADAS DE TENTAR JUSTIFICAR. ALIAS, O QUE A MARILIA GABRIELA ESTA FAZENDO AI? FOI NA MINHA OPINIAO UMA PESSIMA ESCOLHA.....

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад +1

    Logo, os negros que foram mantidos abaixo dos brancos desde sempre. Respeito as ideias contrárias às cotas, não as desconsidero como burrice ou algo do tipo. Mas acho que é uma falta de se abrir pra fora do mundinho em que vivemos hoje, nós que não temos esse contato direto e constante com o racismo real do Brasil. Pensem mais sobre isso. Procurem ver o outro lado. Se leu tudo, obrigado pela atenção

  • @magaum1981
    @magaum1981 13 лет назад

    É no mínimo hilário ver um leigo defendendo um ponto de vista na base do achismo, enquanto um doutor defende utilizando de argumentos válidos baseados em dados e observações válidas.

  • @igor_demian
    @igor_demian 12 лет назад

    Sim, só existe uma mulher na bancada, o que TAMBÉM demonstra um preconceito de gênero, a discussão no momento é outra. Mas o teu comentário é ótimo por ser exemplar do racismo característico do Brasil: este mesmo que acha que a simples aceitação da coexistência física entre negros e brancos é prova cabal da inexistência do preconceito! Rejeitar a eficácia das cotas como política afirmativa é uma coisa, negar o próprio racismo é de um autismo social tão grande que nem merece resposta! Sem mais.

  • @jotameiameia
    @jotameiameia 11 лет назад +1

    Já ouviu falar de política de embranquecimento da população? Cara, não digo que seus alvos avós não tenham sido explorados, mas vieram pro país quando não se podia mais importar mão de obra escrava. Só pensar nas datas de fim da importação de escravos e a origem dos fluxos migratórios que a sucederam. A diferença entre ser escravo e ser explorado , por mais que ambos enfrentem situações muito difíceis, é gritante.

  • @f7machado
    @f7machado 9 лет назад +2

    Achei excelente a explanação do Demétrio, mas a argumentação contra as cotas que ele sustenta é muito ruim. Acho que ele tem razão em uma série de coisas, mas está errado em muitas outras

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Quero pedir a compreensão e o respeito de todos em relação a esse meu comentário. Sou a favor das cotas e totalmente contrário ao Demétrio, como a minoria de vocês. Peço que não venham dar unlike no meu comentário só por ser contrário ao de vocês. Se isso fosse certo eu já teria dado unlike em quase todos os comentários desse vídeo. Demétrio é uma enciclopédia, conhece muito de história e sabe de muita coisa. No entanto, só por negar o fato da sociedade brasileira ser racista, ele já demonstra +

  • @AnaClara-hi4fg
    @AnaClara-hi4fg 3 года назад +1

    Concordo com Demetrio sobre o Brasil não ser um país racista, porém ter racismo, e a questão do apagamento da população mestiça
    Não somos um país birracial como querem implantar
    E não deve ser vista como vitimismo, acho que antes de julgar devemos abrir a mente pra pensar sobre
    Por discordo sobre a questão das cotas que o Demetrio falou
    A reflexão que o Paulo Lins trouxe sobre as pessoas na mesa foi mt boa
    E eu percebo isso no meu dia a dia
    PRETOS e mestiços com traços ou cor mais escura etc
    Quantos dele vc ver em ocupação de poder, escolas, políticas...?
    *Grande parte* ocupado por brancos...
    as cotas são importantes

  • @angelamariarodrigues6080
    @angelamariarodrigues6080 8 дней назад

    Gilberto Freyre/ sua obra Casa Grande Senzala. Eu estudei essa obra em minha disciplina Antropologia Brasileira . E tem outras Raízes do Brasil / de Sérgio Sérgio Buarque de Holanda, dentre outras.....

  • @strictlaw
    @strictlaw 12 лет назад +1

    como descendente de imigrantes ,me pergunto o mesmo ,minha familia chega ao nosso querido pais (assim meus avos de maneira grata se referem ao Brasil)sem falar o idioma conhecer a cultura sem ter amigos , eram coletores de sucata nas ruas de SP,e como vc disse
    houve muito sacrificio para que houvesse melhora na familia, e de fato houve .Sem cotas ou privilegios .Estamos ao borde da criacao de uma socidade ainda mais dividida,agora pela raca ,o odio racial esta sendo construido de a pouco .

    • @carloshenriquethomaz2578
      @carloshenriquethomaz2578 Год назад

      seus ancestrais se beneficiaram de uma sociedade racista,isso é privilégio.O ódio racial foi construido há muito tempo.

  • @CaioPUA
    @CaioPUA 12 лет назад +1

    Eu fico impressionado com o poder argumentativo dele.

  • @ZE92930
    @ZE92930 11 лет назад

    perfeito!!!

  • @IsaacMeadow
    @IsaacMeadow 12 лет назад

    O cara não deixa ninguém sequer fazer pergunta a ele, só ele fala, não tinha essa visão dele.

  • @TheNancyization
    @TheNancyization 12 лет назад

    Já que o Paulo reclamou que não havia outros negros no debate, porque então ele não sugeriu outros nomes.

  • @YouTubebrasilvideos
    @YouTubebrasilvideos 11 лет назад +2

    Se eu comprar o livro desse Dométrio Magnoli so terá dois destinos. Privada ou Lixo. Paulo Lins você é honesto com você mesmo e com nossa raça, Parabéns por deixar esse rapaz que quer ser expert de um assunto que não conhece e sem respostas. Deveria ter cotas para reparação de professores da USP que estão já defasados. Assim eles poderiam retificar e reciclar seus conhecimentos. Imagina o nivel dos alunos que ele deve ter formado.

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Eu não sou contra as cotas sociais. Mas acho as raciais necessárias, mesmo que juntamente às sociais. Com as cotas sociais há a ascensão das classes menos favorecidas, e como consequência muitos negros irão junto. No entando, o equilíbrio entre o lugar na sociedade em que os brancos e os negros se encontrarão continuará não sendo o mesmo. E a falta de negros em cargos de responsabilidade vai continuar. É complicado.

  • @ttlenine
    @ttlenine 12 лет назад

    voce está aqui pela cota Paulo. é verdade, pode nao ser toda a verdade, mas tem um pouco de verdade sim

  • @ZE92930
    @ZE92930 11 лет назад +1

    isso foi a muito tempo!!! meus avós foram prisioneiros na segunda guerra mundial..bem mais recente que os escravos...tb quero minha cota na faculdade.....

  • @osoio
    @osoio 12 лет назад

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal não. E nem eu.

  • @Zexiousful
    @Zexiousful 12 лет назад

    Caso não tenha notado, a única mulher presente é quem comanda o programa. Ela jamais estaria numa posição de chefia se fosse considerada inferior por ser mulher. E no caso do outro tolo presente na bancada, a coexistência não é apenas física já que ele - e todos os demais - foram lá para serem ouvidos. A cor da pele é um detalhe irrelevante.

  • @igorlinhu
    @igorlinhu 9 лет назад +5

    Esse programa como sempre uma porcaria . Nunca deixa o entrevistado falar.

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    É raro um negro pobre conseguir subir na vida. Muito mais raro do que brancos pobres. Mais raro é um negro estar em algum cargo de responsabilidade na sociedade. Isso é nítido, é excepcionalmente fácil de enxergar no Brasil. Você diz que as cotas desregulam o equilíbrio. Mas que equilíbrio, cara?? Você realmente vê a situação e a posição social dos negros equilibrada com os brancos? Vai ver quantos médicos, quantos advogados, juízes, universitários, políticos negros existem no Brasil...

  • @ClaudioPepper
    @ClaudioPepper 2 года назад +1

    (entusiastas do racialismo como o cínico e autovitimizado paulo já não suportavam o embasamento de demétrio magnoli)

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Não entendo como vocês podem responder como se algum defensor das cotas fosse contra a melhora nas condições de vida de qualquer ser humano. A questão é só o motivo de cada problema. São problemas de origens diferentes.

  • @berniefil
    @berniefil 14 лет назад

    Repaaaaaaaaaarem caros tele espééééc no momento 4:52 .. Uma mão faz um pácha chifre na cabeça do ilustre convidado hahahahahhaha

  • @fabioborges9958
    @fabioborges9958 5 лет назад +4

    Cara, como é que bota uma pessoa do gabarito de Demétrio Magnoli pra debater com um sujeito tão ralé como esse Paulo Lins.
    Caralho !!!!

    • @carloshenriquethomaz2578
      @carloshenriquethomaz2578 Год назад

      acho q vc ficou insultado e incomodado ,pelo fato de trazer o tema racismo para a discussão.

    • @fabioborges9958
      @fabioborges9958 Год назад

      @@carloshenriquethomaz2578 Como assim, não entendi. O tema do debate é racismo e preconceito. O Demétrio traz uma visão que desconstrói uma narrativa política e equivocada de um país, como ele diz, dividido entre 2 nações: 1 afrodescendente e 1 eurodescendente. E isso é absolutamente falso, considerando que o próprio brasileiro se vê como resultante de uma mistura de "raças". O pardo é a manifestação contundente desta auto-interpretação. Infelizmente, o Paulo Lins, a despeito de toda uma abordagem profunda e complexa do Demétrio, se posiciona de maneira banal e superficial ao dizer coisas do tipo: "ah, a sociedade é racista sim, basta olhar para o Brasil, basta olhar para esta mesa". É uma pena que o único representante pardo ou mulato ou negro, como queira, participe do debate com instrumentos tão pouco técnicos e tão banais e vazios. Ele empobreceu o debate. Veja que quando ele se pronuncia gera-se um bate boca e não um contraste de opiniões. Ele não contribui para uma síntese complexa, só faz espernear e bater o pezinho.

  • @marlenecristina7409
    @marlenecristina7409 3 года назад

    Só faltou dizer que o Brasil é uma Democracia racial 😒...Quanto a ter apenas um negro no programa, significa que apesar da população negra ser a maioria ainda há pouca representatividade.

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Cada um com sua opinião, eu suponho.

  • @philasturian8477
    @philasturian8477 10 лет назад +1

    EDUCAÇÃO DE BASE!!! e cotas devem ser por prazo determinado!!

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Não entenda mal o que eu vou dizer, mas eu não vou mais discutir isso. Você tá transformando a discussão num infinito looping. Eu não vou mais repetir isso. Você tem sua opinião e eu tenho a minha. Não vou mais tentar fazer você entender o que eu tenho pra dizer. Ou entender a minha visão. Agora, só dando uma ideia mesmo, tenta ser menos radical pra discutir isso. Não sou religioso nem nada, mas feliz páscoa.

  •  12 лет назад

    A sociedade brasileira é rascista sim ,
    o Paulo não disse q a banda era racista , ele apenas disse que a sociedade brasileira é , que a televisão é racista ...sempre 90% dos profissionais das novelas , telejornais são brancos ...
    as novelas são tão ridiculas q até na favela só coloca branco ... só coloca o negro de empregada domestica , porteiro , garí ...
    quero ver a tv brasileira fazer uma novela só com atores negros , um filme , uma serie ... mas até os americanos tem varias .

  • @glauber12345678
    @glauber12345678 13 лет назад

    e se fizessem cotas para brancos na seleção francesa, o que os que são a favor das cotas iam achar?

  • @david00731
    @david00731 13 лет назад

    A bem da verdade é que há uma grande inequação social não resolvida, que pede uma imediata discussão.Pois bem, ao menos estamos discutindo; quem sabe nasça a luz!

  • @andreiagomes2542
    @andreiagomes2542 6 лет назад +1

    Paulo Lins não tem a educação de ouvir um entrevistado, imagina em outra Eu queria ter ouvido as resposta! Ficar gritando afirmativas vazias é muito contraproducente!!!

  • @osoio
    @osoio 12 лет назад +1

    E vc fica impressionado com as respostas decoradas e as frases feitas do Demétrio Magnoli, achando que isso é sinal de inteligência?

  • @KGuaraty
    @KGuaraty 12 лет назад

    O Paulo Lins deve ter se arrependido cruelmente de ter aberto a boca.

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    se eles não conseguem a culpa não necessariamente é da cor, muitas vezes envolve determinação, se não nenhum conseguiria. Brasil é um país pobre, é difícil qualquer pobre subir de cargo, mas vc acha que a pessoa só esta realizada quando ocupa uma posição assim? se uma pessoa quer ser enfermeira, ela vai estar menos realizada consigo mesma que um médico? só se for na cabeça de vento de um alienado, a vida é muito mais que isso.

  •  12 лет назад

    Cara é vc que não ta querendo enxergar ... moro em Salvador capital Preta do Brasil, e aqui eu presencio o racismo em todo lugar ... mas não adianta eu ficar querendo lhe mostrar algo que vc não quer ver ... que bom que aos seus olhos vc não enxerga o racismo aqui no Brasil . mas quando vc ver um comercial com 10 atores brancos e apenas um negro , talvez vc não saiba, mas existe uma cota minima obrigatoria de atores negros em novelas , comerciais o q seja . ele só está ali por isso .

  • @igor_demian
    @igor_demian 12 лет назад

    @claytonpopeye Pelo amor de deus, o Paulo não quis dizer que a banca é racista, e sim que sua composição, de esmagadora maioria branca, por conta de ser um espaço privilegiado de debate intelectual, era um reflexo do racismo no País, enquanto os funcionários de cargos subalternos do estúdio eram "mestiços" ou negros...

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Sobre os brancos filhos de escravos e brancos ou de negros e brancos como é o seu caso... Eu acho difícil de acreditar que um filho de uma pessoa branca com uma negra seja branco, nunca vi até hoje. Mas se você se considera branca eu não tenho direito de me opor a isso. Vejo pessoas misturadas, e ser mulato, mestiço, como queira, já é o suficiente pra sofrer preconceito no Brasil, eu vejo isso constantemente. E acho que já era o suficiente pra ser escravizado no passado.

  • @HGSUOL
    @HGSUOL 9 лет назад +2

    Paulo fala da etimologia da palavra mulato, mas o que fala o dicionário?
    Etimologia:
    esp. mulato (1525) 'macho jovem', por comparação da geração híbrida do mulato com a do mulo, de mulo (1042) 'macho'; ver mu(l)-
    Pardo é invenção de burocrata.

    • @richardaerts2735
      @richardaerts2735 3 года назад

      Invenção de burocrata ou não, é o que somos quando somos mestiços no Brasil, segundo o IBGE. E os mestiços (denominem-se eles mulatos, morenos, caiçaras, etc.) não são negros nem brancos, são algo distinto. Não é feio, nem errado, nem imoral ser pardo e querer ignorar a nossa existência é uma atitude simplista demais, um desconhecimento total da realidade brasileira.

  • @petroxx33
    @petroxx33 12 лет назад

    O que o Paulo Lins queria dizer , antes de ser brutalmente interrompido é que existe cota para negros até mesmo na TV. Ele apertou na ferida e "machucou geral"! A M. Gabriela fez entender que foi coincidência o "5x1". É, na verdade, um padrão observável em todos os programas de TV ( Salvo aquele do Netinho e aquele estilo Oprah que passa no SBT - ironia a parte-). Gosto da sensatez do Demétrio Magnoli. Mas, queria vê-lo entrar a fundo naquela questão. Seria interessante!

  • @andseibel
    @andseibel 12 лет назад

    Paulo Lins está certo. Ele deve ter o direito de se ver menos representado na mesa. Há uma identidade social que precede o rótulo do Estado. Negar isso, é negar o preconceito. O racismo é geral e irrestrito (ainda que velado), uma vez que ele é notório na relação condição social / traços étnicos. Ou no próprio padrão de beleza ocidental.

  • @andyelgrand0
    @andyelgrand0 13 лет назад

    nao existe o racismo, mas existem nossas interpretacoes de raca. Essas interpretacoes tentam coordinar uma divicao systematica para poder analizar as necesidades e as normas eocnomicas e sociais de um povo onde cada individuo e diferente.
    Olha, se pudessemos sanar ao brasil da pobreza com um milagro de alimentos e trabalho entao ainda teriamos segregacoes (como nos paises mais ricos) porque a politica democratica precisa de desniveis economicos para estabelecer poder e governamentar um pais

  • @orlando57
    @orlando57 13 лет назад

    lamentável a colocação do Paulo, perdeu a chance de ficar calado. Uma pena!

  • @luizneto80
    @luizneto80 11 лет назад

    Esse Paulo não contribui nada para este debate. Sua postura defensiva colocando as pessoas em posição de constrangimento. Debate com argumento, NADA!!

  •  12 лет назад

    Vc só ta afim de me agredir é isso , dizer que eu escrevo errado e outras coisas .
    cara eu sou musico , compositor ... eu penso acho que mais que a maioria das pessoas pois estou em constante processo de criação, o q não quer dizer q eu seja mais inteligente q ninguem .
    Eu não falei em cor de pele eu falei em traços , a cor da pele é um traço genético, assim como o cabelo ser crespo ou liso ... mas o que vejo é uma maioria esmagadora de pessoas com TRAÇOS europeus na tv .

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    As cotas são para negros de baixa renda, os outros negros não tem direito a elas, mas e os brancos pobres? muitos, como os filhos brancos de escravos, tiveram origem em famílias mestiças, com um dos pais negros e vc acha que eles sofrem menos dificuldades? Meu pai é de cor escura, mas eu nasci branca, sou pobre e já me senti discriminada por pessoas negras com posses. e ai? eu não tive cota, perdi 2x minha vaga pra cotistas, assim como muitos outros. Cota é errado, ela desregula o equilíbrio!

  • @ZE92930
    @ZE92930 11 лет назад

    meu amigo! se vc fez um curso superior em uma boa faculdade, conviveu com pessoas com inteligencia, que nasceram para serem engenheiros, médicos, advogados....agora quem é " colocado" é fogo...não tem nem discussão.....é o PT acabando com o pais, pobre agora é profissão aqui...manda seu filho ser atendido por um medico cubano.....vai lá...leva ele....

  • @Zexiousful
    @Zexiousful 12 лет назад

    Porque ele afirmou que o racismo ocorria inclusive, na bancada da qual ele fazia parte, o que é no mínimo leviano, porque evidentemente não é verdade. Deveria ter dito de outra forma.

  • @berniefil
    @berniefil 14 лет назад

    Essa parada de racismo é realmente complicada.. Eu memso não sei também como me dirigir a uma pessoa afro -descendente de forma politicamente correta... Devo falar negro, preto, mulato, pardo, misturado ou depende da entonação da voz de quem está falando (é o caso de dizer, por exemplo; seu preto!) ?

  •  12 лет назад

    Nunca morei nos EUA , o q sei é a teoria ... mas as brasileiras não são mau carater nem sem vergonha , acredito que existem homems e mulheres assim em qualquer parte do mundo ... porem acredito q são uma minoria

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    Então meu amigo, diga que a pobreza tem q ser combatida, isso se resolve com outros programas, a Dilma não quer erradicar a pobreza no brasil? pois é, isso não envolve cotas, pq se o preconceito esta na cabeça das pessoas com as cotas só aumenta, a certeza da incapacidade nos negros pobres. As pessoas devem ser tratadas com igualdade de direito, tá na constituição, por isso existe lei contra o racismo, é até um crime inafiançável, não? pois então, as cotas vão contra a constituição.

  • @JulioCesarGama14
    @JulioCesarGama14 13 лет назад

    To escrevendo um artigo acadêmico, acho que vou apresentá-lo na próxima reunião da associação brasileira de antropologia, o título é: "Demétrio Magnoli e o mito da democracia racial repaginado".

  • @lourivalsampaio
    @lourivalsampaio 13 лет назад

    BRASIL, esse pessoal me mata de rir negro agora e afro brasilero, e como e que eu vou chamar os asiaticos, os brancos eu acho que vai ficar assim:japones asitico japones e o branco euro brasileiro?? E mole o que mais quando e que o Brasil vai rever sua historia verdadeira. As pessoas que são mestiças e foram viver em seu continente de origem descobriram que ao chegar la ele/a era estrangeiro.
    Resumindo se nascemos no brasil somos brasileiro o que define e a cultura do pais que nasceu vc nasceu

  • @damiresfranca5744
    @damiresfranca5744 6 месяцев назад

    não deixaram o Paulo falar.

  • @Zexiousful
    @Zexiousful 12 лет назад

    Fato, o preconceito no Brasil é social, logo, você acabou de se contradizer. Primeiro começou afirmandoo que o problema é racial, agora admite que ele é, de fato, social. Então o problema não está na cor. Um negro que esteja em uma classe econômica média ou alta não sofre preconceito. Um branco humilde, sim. Perdeu a discussão colega.

  • @741231478963
    @741231478963 11 лет назад

    Pra q vc quer ver novela? Mais importante. Por que vc quer ver uma novela que não mostre a realidade?

  • @CaioPUA
    @CaioPUA 11 лет назад

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal julgam as pessoas com o crucifixo na parede, eles chegam lá por indicação política, a credibilidade deles é muito baixa para mim. Você....quem é você?

  •  12 лет назад

    ô man desculpa ai pelos erros de portugues
    escrevi rapido e não olhei depois pra concertar ... mas olha só
    eu escrevi tanta coisa ai e vc só reparou no "Rascismo" no "s" que escrevi ali .
    você parou e pensou se realmente eu tenho ou não razão , pois a sociedade brasileira é mestiça , vamos dizer que 70 % da população brasileira tem descendencia Africana ou Indigena e na tv eu vejo o contrario , vejo a maioria com traços europeus , porque será?
    responde ai o que vc pensa a respeito, argumente .

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Todos deveriam ter direito às universidades. Todos precisam passar a ter acesso às universidades. Só acho que dentro desse processo de promover a ascensão dos pobres dê-se, inicialmente preferência aos negros devido ao que deixou eles lá e à situação na qual eles se encontram. Os direitos deveriam ser iguais, não são, e do seu jeito as coisas não vão melhorar. Se você não enxerga como as cotas podem melhorar, não posso mais fazer nada, é a sua opinião. Na minha opinião, o seu jeito que tá errado

  • @henriquelaterza
    @henriquelaterza 11 лет назад

    Não quero discutir sua linhagem ou sua etnia. A discussão é que os direitos dos brancos e dos negros no Brasil não são iguais e ponto final. Se você discorda, então não vai adiantar nada discutir mais aqui. Vou colocar de um jeito bem idiota, mas que talvez ajude na compreensão. Pensa que uma criança tem um pirulito e a outra criança tem dois. Você, com essa teoria de igualdade, dá um pirulito às duas crianças. Afinal, "IGUALDADE". Concorda que uma ainda tem mais que a outra? A ideia é a mesma.

  • @eduardo6337
    @eduardo6337 12 лет назад

    É dona Marília é só chamar pelo nome!!

  • @ttlenine
    @ttlenine 12 лет назад

    kkk eu nao vou responder nada. Partido político no Brasil nem é tão generalizável. Assim como o PSDB não pode ser resumido a seus senadores cassados o PT também não deveria ser. Talvez fale-se tanto no PT porque ele é o governo, e de fato tem de ser criticado mesmo. Mas, tomar todo fato político e logo comparar ao PT, é algo que não entendo. Uma coisa talvez seja fato, o PT é o único partido que polarizou com o DEM PSDB, e hj nem tanto, já que em Belo Horizonte o PT é aliado do PSDB

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    Vou colocar de outra forma, ainda mais idiota. Digamos que ambas tenham os pirulitos e eu estou com 2, mas meus pirulitos são de chocolate e o delas é de outro tipo, eu vou dar um para cada. Esse outro pirulito tá me soando como a cor, se ambas tem a mesma situação econômica, a outra sai na frente pq é negra? Todos são iguais diante de Deus, mas aqui é regido por regras humanas, por isso tá essa palhaçada, e vai continuar enquanto houver opressão, agora o opressor é o antigo oprimido. parabéns!

  •  12 лет назад

    e em relação a vc dizer q a mulherada brasileira é mau carater e sem vergonha ...
    vc tem mãe ? ou irmã ...elas são brasileiras?
    então tem q tomar cuidado , quando agente genelariza né

  • @ZE92930
    @ZE92930 11 лет назад

    o negócio é simples: seu filho está na mesa de cirurgia de emergência: tem dois médicos um que entrou por ser esforçado e outro pela cota de negro. se puder escolher qual opera seu filho???

  • @ttlenine
    @ttlenine 12 лет назад

    sim, mas o significado dos dois termos é péssimo. "origem popular" não é sinonimo de livre de preconeitos e de melhor uso. Mas o que ressalto é a "opção" dele.

  • @JulioCesarGama14
    @JulioCesarGama14 13 лет назад

    @carlosreader Agora só pra provocar, vc acha que de fato vivemos num regime democrático? E se sim, ate onde o estado democratico de direitos consegue abarcar a população? Minha resposta é simples e vem de Cancline ( vide o livro "Consumidores e Cidadãos"): No Brasil vc só está inserido no estado democrático de direitos na medida em que dispõem de poder aquisitivo. Porque assim como a saúde e a educação, o acesso à justiça tambem é uma mercadoria. Neoliberalismo puro.

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    Vc tbm não enxerga que sua teoria esta furada. Boa parte dos brasileiros descendem dos negros, assim como dos brancos, minto? Pois então, todos temos direito ao que foi construído e ao estamos construindo. Em que as cotas vão melhorar as coisas se vc tiver uma vaga de emprego com 1 negro e 1 branco concorrendo? quem decide? vai ser a capacidade de cada um ou o preconceito de quem escolhe, que pode ser negro ou branco. Não adianta dar mais vantagem a uns que a outros, somos todos o mesmo povo.

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    as pessoas só demonstram incapacidade e submissão aceitando cotas, e como disse Morgan Freeman, o racismo só acabará qnd esquecermos que existem raças, quando houver consciência de que compomos o mesmo povo, pq não é assim, não é tendo um feriado de consciência negra, tendo cotas, no caso, ou seja lá o que for, que vamos combater isso. Quando eu nasci eu não sabia que haviam essas diferenças e tenho esta boa família. puderá toda a criança crescer e viver sem saber desse ódio.

  • @JulioCesarGama14
    @JulioCesarGama14 13 лет назад

    Um conselho pra esse pseudo sociólogo altamente diletante sobre o racismo e as relações raciais no Brasil: esculte e leia o que os seu colegas professores da USP escreveram sobre essa temática, principalmente Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Kabengele Munanga, Alfredo Guimarães, Lila Moriz Schwarz.. Acho que a tua formação acadêmica deve ser pobre em raciocínios antropológicos e sociológicos. Li teu livro e achei triste, excesso de verborragias!

  • @orlando57
    @orlando57 14 лет назад

    Lamentável, o Paulo vacilou na colocação sobre ele, Paulo, estar na mesa. Aí a Gabi e principalmente o Demétrio engoliu ele.

  • @MrFlaner
    @MrFlaner 11 лет назад +1

    Credo quanto preconceito desse pequeno professor, como sempre ele se demonstra muito limitado e autoritário. A pergunta do Paulo Lins no final conseguiu um efeito incrível.

  • @limacristiane1
    @limacristiane1 14 лет назад

    Cara, esse Demétrio é muuuuito ruim. Cria argumentos e os embasa com MENTIRAS!! não vale à pena tentar expor aqui a quantidade de mentiras que esse cara fala... o mais duro é que as pessoas da mesa (principalmete a Marília) não entendem o que o Paulo diz.... e ele não conseguiu expor por falta de espaço ali e não pq não tem argumentos! ELE É QUE DEVERIA SER ENTREVISTADO E NÃO ESSE DEMÉTRIO FALASTRÃO!!

  • @YouTubebrasilvideos
    @YouTubebrasilvideos 11 лет назад

    Porque ele falou a realidade?

  • @berniefil
    @berniefil 14 лет назад

    Popolismo? Esse Paulo Lins nãodeve ter frequentado aulas de historia ou Geografia Política. È claro que você está aí pela sua inteligência e não porque é negro ou porque o programa deve convidar uma cota de negros para suprir a falta de espaço destes na televisão. Que idiotice é essa? Milton Santos, nosso ilustre geógrafo, riria de você !!!

  • @potikinha
    @potikinha 11 лет назад

    Que comentário ridículo. O negro pode até ter entrado pela cota, mas saiu formado em medicina por mérito. Ou você acha que as notas dele na faculdade tem cotas também?

  • @dj-hm5pb
    @dj-hm5pb 10 лет назад +5

    Querido: Se o Brasil e um pais tao intolerante assim, vai pra Africa!!!!!

  • @MrCandido77
    @MrCandido77 11 лет назад

    Existe as cotas socias o Prouni...

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    Provavelmente você deve ser um beneficiado pelas cotas. O que torna tudo compreensível, pois eu não acredito que um negro de verdade, mas um que tenha satisfação em ser quem é, evoque este tipo de opinião e se submeta a tal política barata.

  • @ahqpx
    @ahqpx 12 лет назад

    PORRA ESSE Ó 3 BLOCO ? KK

  • @lorenacake91
    @lorenacake91 11 лет назад

    Lá vou eu ter de explicar toda a minha linhagem pra vc, mente aberta? Meu pai é filho de uma negra com um português e minha mãe tem tbm a luso descendência, mas sem mistura, como ele. Minha avó parece uma vendedora de acarajé e eu bem que gostaria de ter mais melanina, talvez assim não ficasse vermelha só com um pouco de radiação solar, a qual eu não posso pegar qse nada, pois tenho a pele muito clara e cheia de sardas.

  • @mathmss
    @mathmss 11 лет назад

    Nossa, eu senti muita vergonha por este Paulo Lins. "Populismo de direita"? Pelo amor de Deus, certamente haviam intelectuais "afro-descendentes" muito mais preparados para um debate neste nível que esta pessoa que só cospe chavões e não conseguiu em nenhum momento contrapor os argumentos do Demétrio que são frutos de pesquisas e não "eu acho que". Muito triste, só passou vergonha com seu vitimismo.

  • @damiresfranca5744
    @damiresfranca5744 6 месяцев назад

    e este senhor continua na tv aberta
    triste

  • @luishenriquelaroccasantos3842
    @luishenriquelaroccasantos3842 8 лет назад

    Gente, fiquei chocado com essa entrevista. Isso foi uma roda de racismo explícito. Brancos silenciando negros. E ninguém achou sensato chamar mais negros para a roda, considerando as já esperadas declarações polêmicas do entrevistado. Triste de ver os comentários aqui também.