Shabbat Shalom chacham! Me entristece o coração ver que o seu canal nao é tão grande e o senhor acaba por não ser tão conhecido como outros rabinos que nas redes sociais. Imagino que o senhor não deve se importar tanto com isso, mas de qualquer forma... Tenho uma grande admiração por teus shiurum e pela Torá que adquiriste. Um grande abraço! Tu és pra mim um mestre, pois muito saciei minha sede com tuas águas! Shalom tzadik! Evandro Prestes, Rio Grande do Sul.
0:56 - "Só lembrando que AVODDAH ZARAH (...) é toda coisa que a pessoa inventa fazer que à TORAH não ordenou" 1. IBN MAYMUN traz uma posição bastante sofisticada baseada no conhecimento de que regulametar leis a TORAH (temporariamente ou perpetuamente), é uma transgressão de BAL TOSIF ou BAL TIGRAH em HILKHOT MAMRIM 2. 2 - Na prática ele argumenta que não há transgressão de se acrescentar novas leis a TORAH, desde que se faça distinção das leis "DEORAITA" ou "DERABBANAN" 3 - Ele foi corajoso em admitir que tal transgressão existe (ao contrário de outros que parecem ignorar a transgressão de BAL TOSIF e TIGRAH como o RABaD). 4 - Mas, da mesma forma, se alguém cometesse um assassinato sabendo que é proibido, mas conceituasse o crime como sendo de outra natureza, isso não o exoneraria da sanção. O simples fato de alterar uma nomenclatura não isenta da transgressão. 5 - Apesar da ameaça que ele faz para quem ousar desobedecer CHAZZAL (em HILKHOT MAMRIM 3:1), alguns poderiam afirmar que grande parte das invenções rabibicas teriam natureza de AVODDAH ZARAH.
Shabbat Shalom chacham! Me entristece o coração ver que o seu canal nao é tão grande e o senhor acaba por não ser tão conhecido como outros rabinos que nas redes sociais. Imagino que o senhor não deve se importar tanto com isso, mas de qualquer forma... Tenho uma grande admiração por teus shiurum e pela Torá que adquiriste. Um grande abraço! Tu és pra mim um mestre, pois muito saciei minha sede com tuas águas! Shalom tzadik!
Evandro Prestes, Rio Grande do Sul.
A יִידִישׁ Yidhich ou אִידִישׁ Idhich mais atrapalha do que ajuda, o correto mesmo é aprender a עִבְרִית Ivrith profundamente!
Olá, rabino. Um recém convertido não estaria purificado ao sair da mikvê? Obrigado e shabat shalom!!
Xavu'a tov! Com certeza, até o parabéns dos rabinos testemunhas da tevilá, que lhe darão cumprimento por aperto de mãos.
0:56 - "Só lembrando que AVODDAH ZARAH (...) é toda coisa que a pessoa inventa fazer que à TORAH não ordenou"
1. IBN MAYMUN traz uma posição bastante sofisticada baseada no conhecimento de que regulametar leis a TORAH (temporariamente ou perpetuamente), é uma transgressão de BAL TOSIF ou BAL TIGRAH em HILKHOT MAMRIM 2.
2 - Na prática ele argumenta que não há transgressão de se acrescentar novas leis a TORAH, desde que se faça distinção das leis "DEORAITA" ou "DERABBANAN"
3 - Ele foi corajoso em admitir que tal transgressão existe (ao contrário de outros que parecem ignorar a transgressão de BAL TOSIF e TIGRAH como o RABaD).
4 - Mas, da mesma forma, se alguém cometesse um assassinato sabendo que é proibido, mas conceituasse o crime como sendo de outra natureza, isso não o exoneraria da sanção. O simples fato de alterar uma nomenclatura não isenta da transgressão.
5 - Apesar da ameaça que ele faz para quem ousar desobedecer CHAZZAL (em HILKHOT MAMRIM 3:1), alguns poderiam afirmar que grande parte das invenções rabibicas teriam natureza de AVODDAH ZARAH.
Shabat Shalom 🙏🏻🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱