Agostinho da Silva-Das características dos portugueses

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024
  • Agostinho da Silva
    CD1
    Entrevista com Alice Cruz
    Das características dos portugueses: Comerciar e Conversar e da Liberdade
    Alice Cruz: "das características portuguesas se destacavam o comerciar e o conversar e que isso nos levou longe no Mundo."
    "São Bernardo disse aos templários: «para que vocês deixem de combater os muçulmanos, o melhor é comerciar com eles», (...) a coisa é que saiu mal, (...)o que acabaria por tornar os templários em banqueiros (...), o que fez Dom Dinis também, que fez uma coisa muito interessante que foi a primeira nacionalização que houve em Portugal, nacionalizando o tesouro dos templários, fazendo ao mesmo tempo, a primeira privatização, já que os privou a eles de terem o tesouro, toda a nacionalização pode ser uma privatização ao mesmo tempo, não é?"
    Alice Cruz: "O senhor professor acredita no Destino, no fado"?
    "Pode ser que haja, pode ser que o destino seja ser livre."
    Alice Cruz: "a Liberdade será deixar cada um ser aquilo que é, e deixar ser isso contagioso, como diz o senhor professor. Como é isso possível?"
    "É preciso sobretudo ter como têm todos os portugueses, o sentido de intervalo entre os antípodas das leis."
    "A lei é feita para conceder o máximo de liberdade às pessoas, não destruindo relações possíveis"
    "Tudo o que veio contra (a minha liberdade) foi para favorecer."
    Alice Cruz: "O senhor professor tem vários filhos, oito, salvo erro. Como é a sua relação com eles?"
    "Posso ter dito muita coisas erradas e muitas coisas certas, mas a relação foi sobretudo uma relação de liberdade completa, de eles fazerem e tomarem o caminho que lhes parecia mais interessante para a sua vida."
    "Não tenho saudades, as pessoas de quem eu gosto estão sempre comigo, como vou ter saudades deles? Mesmo que seja muita a distância. De modo que essa coisa de Saudade para mim não existe, sempre tenho andado no mundo, Brasil por exemplo, não tive saudades de Portugal, nem agora tenho do Brasil. A Saudade supõe ausência, se eu nunca estou ausente de mim, como vou ter Saudades?"

Комментарии • 15