Caro Joaquim Vieira, se ainda estiver vivo (como espero eu) deverá de certo lamentar profundamente a falta de profissionalismo e de respeito (atrevo-me a dizer) que demonstrou nesta entrevista a este senhor. No entanto mais uma vez se comprova a grandeza do sr professor Agostinho da Silva.
Neste triste país, os estúpidos prosperam. Este jornalista medíocre tem progredido na carreira e é hoje considerado um profissional conceituado, muito bem pago na televisão.
Não foram as conversas que se tornaram monótonas, foram os entrevistadores que começaram a ser mais bouçais. Os últimos entrevistadores estavam a aproveitarem-se do Professor para sobressair. O tempo não estava a favor do Professor. Hoje compreendê-lo é mais fácil porque as suas ideias foram melhor comunicadas
Se alguma monotonia pudesse existir seria por parte dos entrevistadores! Esgotaram-se! 😁 Vêm duma sociedade que se limita e restringe não se lança em altos voos, não se atrevem, têm medo das alturas. O professor é uma fonte inesgotável de sabedoria. Alguns dos conversadores, provocaram-no, desafiaram-no, foram as exceções e, mesmo esses, se esgotaram. 😉 Pensaram que seria fácil... Enganaram-se. 😊💛💚❤️ Esta conversa, o génio que pensava já naquela altura em 5D vs a mediocridade em 3D tão linear, poderia tornar-se penosa não fosse o brilhantismo e assertividade das respostas deste homem genial.
3D?! Quem lhes dera! Estes entrevistadores são monótonos e monofásicos… São planos! São lineares. Só têm uma dimensão. Fizeram figuras tristíssimas… E quanto mais o tempo passa mais actual e verdadeiro se torna o Professor e mais antiquados e atrasados se mostram os entrevistadores.
O intrevistador, modo geral, gosta de ouvir a sua própria voz... A sua ignorância frente ao posicionamento de outrem. A ilusão que, quem tem a última palavra, mesmo que venha como uma suposta pergunta, satisfá-lo. Ouvir, é infinitamente superior do que falar. É humildade, É respeito pelo "outro"!
Este triste entrevistador bem tentou meter-se de bicos de pés, como é costume de ignorantes vaidosos com muitas certezas e pouca ou nenhuma obra para apresentar, mas de nada lhe valeu pois o professor dominou a sala com a sabedoria e serenidade de um verdadeiro mestre.
O Jaquim deve dar-se bem com o Esteves Cardoso, a ponto até de soprarem ao ouvido um do outro para se certificarem que não se fazem teias dentro dos crânios.
Excelente entrevista, que muito dignificou ambos! Dois homens livres! O Professor mostrou a sua grandiosidade enquanto ser pensante e o entrevistador a sua coragem ao ser autêntico com o seu próprio pensamento! Levou uma coça mas tornou a entrevista muito mais interessante!
A procura de protagonismo, é um comportamento transversal há muitos profissionais de comunicação social, nem que para isso "a estupidez " seja usada para chocar e até ofender apenas para vender. Somos vergonhosamente Humanos, envergonho me de mim próprio de... ser Humano. De não entender o que supostamente deveria ser entendivel para mim. Aprecio e identifico me com a prespetiva do Professor Agostinho da Silva.
Não posso dizer nada pelo Professor Agostinho da Silva mas creio que se estivesse vivo diria que este tipo de conversa fosse daquelas que ele mais gostava. Isto sim é uma conversa e não uma mera entrevista. Para além disso, o Joaquim Vieira em nada faltou ao respeito ao Professor, apenas o questionou e confrontou com algumas das suas ideias que são consideradas mais confusas e controversas e que eu mesmo como espectador tenho a curiosidade de saber. Gosto muito de ouvir o Professor Agostinho da Silva falar pois não só é muito culto e inteligente, mas tem um verdadeiro dom com as palavras. Mas certos aspetos da sua "filosofia" são para mim difíceis de compreender (talvez porque o mesmo evita ser excessivamente esclarecedor) e outros aspetos discordo vivamente. Esta conversa foi das mais interessantes das que temos aqui no RUclips e não podemos esquecer que o Joaquim Vieira é também uma pessoa culta e preparada para a argumentação e mesmo assim evitou dar a sua opinião e ponto de vista para dar protagonismo ao professor. Portanto discordo imenso com este comentário
Ele não subestimou.. ele disse-nos para nos cumprirmos.. se esperarmos que o sistema de poder nos livre da escravidão nunca irá acontecer.. temos que ser nós a não pedir licença ao poder.. a exercer a nossa liberdade.. a liberdade não se pede, conquista-se.
Foda-se, que classe do Prof. . Realmente este tal de Joaquim levou uma coça descomunal. O Prof poderia ter ido pelo caminho mais facil que era dizer que se tornou monotono pq os entrevistadores cada vez eram piores e facilmente contornados, mas não, simplesmente com toda a classe, deu lhe uma surra de saber.
O' Quim foste esmagado. Creio que desde esse ano longinquo aprendeste bastante e hoje terias uma postura bem diferente porque a tua necessidade de afirmacao seria menor que a tua sabedoria. Falo de sabedoria, nao de conhecimento...
Olhando a esta distância percebemos que a maioria dos entrevistadores foram maus, perdemos um oportunidade historica de perceber ainda mais esta personalidade. Quando ao Joaquim lamento dizer que foi um dos piores, muito mal preparado.
Este Senhor É Um Verdadeiro Ser Humano Não Porque Seja Português Mas Para Min O Maior Filosofo De Sempre Lembrai-vos Ò Povo De Por Tu Graal Que È Hora Lembrai-vos Que Sois O Povo Portador Do Gene Real (O Gene Do Imortal) Lembrai-vos Que Vos Falta Realizar Aquilo Que Vos Vai Completar Um Novo Mundo No Velho Criar Sois Vós O Pincel E A Mestria Do Olhar Que O Universo Há Já Muito Decidiu Utilizar Para Que Numa Nova Tela Possa Em Breve O Velho Mudo De Novo Pintar (Recriar) Tu Serás O Pincel A Mão E A Visão Que Irá Inspirar E O Mundo Inflamar Mas Antes Tereis Que Vos Purgar De Tudo O Que Vos Anda A Envenenar Só Do Vosso Centro Mais Profundo Vos Deveis Alimentar Lembrai-vos Sempre De Rejeitar E Denunciar Tudo O Que A Vossa Própria Consciência Não Vos Queira Aceitar Lembrai-vos ò Povo Que Só Desta Forma È Possível Experienciar O Real Em Vós A Acordar Lembrai-vos ò Povo Que Só A Vós Devereis Responsabilizar Pelo Facto De Que Desde Há Muito Vos Andam A Enganar De Tanto Pactuar Acabas-te Por Te Desligar Do Centro Onde O Tempo Não Têm Lugar Onde A Existência Ao Vibrar Gera O Movimento Do Pulsar Num Contínuo Recriar Acordai Agora Ò Povo Porque È Hora Acordai Por Tu Graal È No Meio De Vós Que Se Encobre O Tal Dragão Da Verdade Por Tu Graal
Mas que porradão que este Joaquim Vieira leva a cada segundo que passa. Chegou carregado de preconceitos e ideias térreas, e partiu da mesmo forma. Em vez de tentar aprender algo, tentou sistematicamente impor as suas frustrações, num negativismo constante, sem sequer se dar ao cuidado de ouvir a resposta às perguntas que fazia, interrompendo e atropelando. Falhou completamente a análise do que saia da boca do Prof. Agostinho da Silva, tomando o seu sentido literário, e fazendo tábua rasa dos ensinamentos metafóricos. Da forma de ser do Professor, ainda continuo às apalpadelas, conseguindo apenas deliciar-me com tamanha fonte de conhecimento, raciocínio, bondade e esperança.
Coitados dos entrevistadores que se colocaram na frente deste "monstro", não fácil começando pelo Herman José e de seguida o MEC (Miguel Esteves Cardoso) foi triste mas foi a realidade, os entrevistadores estavam a anos luz do Mestre!!
Joaquim Vieira fez uma tentativa de entrevista ao Prof. Agostinho da Silva sem algum talento, que o dito jornalista, saiba tirar as devidas ilações de aprendizado.
É impressionante a ignorância revelada por este entrevistador. Tem apenas dois ou três bordões básicos para tentar dialogar com Agostinho da Silva. Revela uma cultura de rodapé, de quem só lê as sinopses dos livros e ostenta com arrogância conhecimentos que não domina, expondo-se a um ridículo embaraçoso.
O entrevistador passa Como arrogante e rude mas na logica do modus operandi das estacaoes de televisao eu calculo que ele esta a tentar criar um certo antagonismo com o Professor no espirito de debate televisivo que gera sempre mais audiencias. Na verdade, alguem do calibre intelectual do prof Agostinho nao tinha e nem tem ninguém para o poder debater ao mesmo nivel. A melhor atitude neste caso é calar e ouvir para nao morrer burro sr jornalista.
Estes entrevistadores são monótonos e monofásicos… São planos! Uns saloios metidos a intelectuais de grande craveira. São lineares. Só têm uma dimensão. Fizeram figuras tristíssimas… E quanto mais o tempo passa mais actual e verdadeiro se torna o Professor e mais antiquados e atrasados se mostram os entrevistadores. São gente arrogante, bafienta, de vistas curtas, detestáveis. Somos como povo os descendentes dos que ficaram no porto, não dos aventureiros que foram à Descoberta.
Wou, que cena estranha! É um bocado irónico que exista um culto de personalidade tão forte à volta de alguém que, pelo pouco que sei do assunto, falava contra isso mesmo. E o pessoal todo a cascar no sô Quim. Tadinho, parece-me que tentou ser provocador para chegar a alguma discussão mais substancial, e diferente das anteriores. Mas realmente este episódio acabou às voltas em floreados e questões semânticas.
Exato, adorei quando o Joaquim fala sobre o que Brazil contribui para o mundo em invencoes e ideias, e o Agostinho mete palha ate dizer chega, zero substancia.
Vocês padecem de materialismo; para vocês os únicos contributos possíveis são coisas, dinheiro. Vistas curtas. Vocês são escravos deste sistema destrutivo para a alma…
Estranho muito todos estes comentários. É evidente que o Agostinho da Silva não tem muito a acrescentar além daquelas três ou quatro ideias que repete em todos estes episódios e que apenas está disponível para se ouvir a ele próprio.
O que é evidente é que o Professor não passou da exposição de duas ou três ideias porque ninguém teve a capacidade de lhe colocar outras questões, ou de aprofundar decentemente essas três ideias de profundidade quase infinita. Este programa evidencia na perfeição o vácuo cultural que perdura em Portugal desde que o catolicismo e a Ditadura nos castraram. temos feridas muito profundas, infectadas com uma chico-espertice e um provincianismo contagiosos. Precisamos de permitir a concretização dos Pessoas, Vieiras e Agostinhos que vivem em nós - senão vamos sempre ficar em ciclo de imbecilidade, tal como este Joaquim Vieira...
Empadademagma Concordo com quase tudo o que o senhor disse mas tocando no termo "provincianismo", este não tem de ser necessariamente mau. A tradição e a cultura portuguesa estão muito ligadas a esse tal provincianismo, fazem parte de áreas positivas da nossa história, por exemplo: o que seria do Alentejo sem as suas gentes, sem o cante e sem as suas comidas e os seus vinhos? Tudo isso vem da província, tudo isso é cultura, boa cultura portuguesa.
Quando Os Outros Não Passam De Crianças A Tentarem Apenas Claramente Encontrar Um Erro Com O Objetivo ùnico De Minimizar E Ridicularizar O Mais Elevado Da Consciência Humana As Mesmas Crianças Que Consideram Utopia Tudo O Que Tenha A Ver Com O Potencial Humano Nestas Situações È Òbvio Que Terá De Se Fazer Ouvir Simplesmente Porque O Programa Está Relacionado Com A Sua Grande Obra E Não Em Torno De Um Ego Infantil Desesperadamente A Tentar Ridicularizar O Que Em Boa Verdade Temos Que Em Consciência Admitir Só Nos Podemos Considerar Humanos Quando Estiver-mos A Viver Algo Semelhante À Visão Destes Cinco Verdadeiros Seres Camões Vieira Bandarra Pessoa E Agostinho Um Bom Soldadinho De Chumbo Esta Criatura
Quando disse "o que tem o senhor a acrescentar" referia-me ao senhor Chickenwing. Mas já agora, todas essas ideias são lindas, mas infelizmente os reis e os papas do enganar continuam a usufruir, mentir e roubar. Parte deste povo está programado, vêm a televisão e a internet do enganar. Onde andam os cavaleiros? Irão este povo ajudar? Que templo esperam habitar?
Caro Joaquim Vieira, se ainda estiver vivo (como espero eu) deverá de certo lamentar profundamente a falta de profissionalismo e de respeito (atrevo-me a dizer) que demonstrou nesta entrevista a este senhor. No entanto mais uma vez se comprova a grandeza do sr professor Agostinho da Silva.
Angelo Lopes faço das suas, as suas palavras.
Ainda está vivo, e o tempo não lhe fez bem! Ele está num programa da rtp: o último apaga a luz
Subscrevo o comentário de Ângelo Lopes
Esta entrevista foi no canal público??? Está tudo dito
Neste triste país, os estúpidos prosperam. Este jornalista medíocre tem progredido na carreira e é hoje considerado um profissional conceituado, muito bem pago na televisão.
Não foram as conversas que se tornaram monótonas, foram os entrevistadores que começaram a ser mais bouçais. Os últimos entrevistadores estavam a aproveitarem-se do Professor para sobressair. O tempo não estava a favor do Professor. Hoje compreendê-lo é mais fácil porque as suas ideias foram melhor comunicadas
Subscrevo categoricamente!
Assino por baixo o comentário de João Paulo Correia
Se alguma monotonia pudesse existir seria por parte dos entrevistadores! Esgotaram-se! 😁
Vêm duma sociedade que se limita e restringe não se lança em altos voos, não se atrevem, têm medo das alturas.
O professor é uma fonte inesgotável de sabedoria. Alguns dos conversadores, provocaram-no, desafiaram-no, foram as exceções e, mesmo esses, se esgotaram. 😉
Pensaram que seria fácil... Enganaram-se. 😊💛💚❤️
Esta conversa, o génio que pensava já naquela altura em 5D vs a mediocridade em 3D tão linear, poderia tornar-se penosa não fosse o brilhantismo e assertividade das respostas deste homem genial.
O entrevistador meu deus
3D?! Quem lhes dera! Estes entrevistadores são monótonos e monofásicos… São planos! São lineares. Só têm uma dimensão. Fizeram figuras tristíssimas… E quanto mais o tempo passa mais actual e verdadeiro se torna o Professor e mais antiquados e atrasados se mostram os entrevistadores.
O intrevistador, modo geral, gosta de ouvir a sua própria voz... A sua ignorância frente ao posicionamento de outrem.
A ilusão que, quem tem a última palavra, mesmo que venha como uma suposta pergunta, satisfá-lo.
Ouvir, é infinitamente superior do que falar. É humildade,
É respeito pelo "outro"!
Este triste entrevistador bem tentou meter-se de bicos de pés, como é costume de ignorantes vaidosos com muitas certezas e pouca ou nenhuma obra para apresentar, mas de nada lhe valeu pois o professor dominou a sala com a sabedoria e serenidade de um verdadeiro mestre.
Joaquim Vieira....Ainda hoje nos obrigam a ouvir este Ser.
O Jaquim deve dar-se bem com o Esteves Cardoso, a ponto até de soprarem ao ouvido um do outro para se certificarem que não se fazem teias dentro dos crânios.
Excelente entrevista, que muito dignificou ambos! Dois homens livres!
O Professor mostrou a sua grandiosidade enquanto ser pensante e o entrevistador a sua coragem ao ser autêntico com o seu próprio pensamento! Levou uma coça mas tornou a entrevista muito mais interessante!
Ahahaha quando Agostinho da Silva devolve a pergunta para poder ter a definição das coisas, não sai NADA daquela cabeça oca do entrevistador!!!! 😂
A procura de protagonismo, é um comportamento transversal há muitos profissionais de comunicação social, nem que para isso "a estupidez " seja usada para chocar e até ofender apenas para vender. Somos vergonhosamente Humanos, envergonho me de mim próprio de... ser Humano. De não entender o que supostamente deveria ser entendivel para mim. Aprecio e identifico me com a prespetiva do Professor Agostinho da Silva.
Não posso dizer nada pelo Professor Agostinho da Silva mas creio que se estivesse vivo diria que este tipo de conversa fosse daquelas que ele mais gostava. Isto sim é uma conversa e não uma mera entrevista. Para além disso, o Joaquim Vieira em nada faltou ao respeito ao Professor, apenas o questionou e confrontou com algumas das suas ideias que são consideradas mais confusas e controversas e que eu mesmo como espectador tenho a curiosidade de saber. Gosto muito de ouvir o Professor Agostinho da Silva falar pois não só é muito culto e inteligente, mas tem um verdadeiro dom com as palavras. Mas certos aspetos da sua "filosofia" são para mim difíceis de compreender (talvez porque o mesmo evita ser excessivamente esclarecedor) e outros aspetos discordo vivamente. Esta conversa foi das mais interessantes das que temos aqui no RUclips e não podemos esquecer que o Joaquim Vieira é também uma pessoa culta e preparada para a argumentação e mesmo assim evitou dar a sua opinião e ponto de vista para dar protagonismo ao professor. Portanto discordo imenso com este comentário
Que grande baile que o jornalista do Expresso (note-se!) levou! Hahaha
Joaquim Vieira
Vê-se Claramente Que Inveja A Inteligência Deste Verdadeiro E Único Sr
O professor subestimou o poder do sistema. Infelizmente estamos em 2021 e continua-se a arranjar desculpa para pôr as pessoas a viver para trabalhar.
Ele não subestimou.. ele disse-nos para nos cumprirmos.. se esperarmos que o sistema de poder nos livre da escravidão nunca irá acontecer.. temos que ser nós a não pedir licença ao poder.. a exercer a nossa liberdade.. a liberdade não se pede, conquista-se.
Foda-se, que classe do Prof. . Realmente este tal de Joaquim levou uma coça descomunal. O Prof poderia ter ido pelo caminho mais facil que era dizer que se tornou monotono pq os entrevistadores cada vez eram piores e facilmente contornados, mas não, simplesmente com toda a classe, deu lhe uma surra de saber.
O' Quim foste esmagado. Creio que desde esse ano longinquo aprendeste bastante e hoje terias uma postura bem diferente porque a tua necessidade de afirmacao seria menor que a tua sabedoria. Falo de sabedoria, nao de conhecimento...
Grandioso O Seu Comentário
Olhando a esta distância percebemos que a maioria dos entrevistadores foram maus, perdemos um oportunidade historica de perceber ainda mais esta personalidade. Quando ao Joaquim lamento dizer que foi um dos piores, muito mal preparado.
Que coça... Coitado do entrevistador, não sei se entrou em depressão a seguir ou se resolveu mudar de vida.
@@viriato5529 e continua mau! Eheheh
Assino por baixo. O comentário de Manuel Tavares
TV pública dá grandes vidas a muita gente competente. Que miséria de país
Que coisa tão mal preparada para para estar a entrevistar um homem desse nível
Que estupidez de entrevistadores. Todos a alavancarem-se às custas de Agostinho da Silva. Este homem merecia melhor.
Que espancamento intelectual...
Este Senhor É Um Verdadeiro Ser Humano
Não Porque Seja Português
Mas Para Min
O Maior Filosofo De Sempre
Lembrai-vos Ò Povo De Por Tu Graal
Que È Hora
Lembrai-vos Que Sois O Povo Portador Do Gene Real
(O Gene Do Imortal)
Lembrai-vos Que Vos Falta Realizar
Aquilo Que Vos Vai Completar
Um Novo Mundo No Velho Criar
Sois Vós O Pincel E A Mestria Do Olhar
Que O Universo Há Já Muito Decidiu Utilizar
Para Que Numa Nova Tela Possa Em Breve O Velho Mudo De Novo Pintar
(Recriar)
Tu Serás O Pincel A Mão E A Visão
Que Irá Inspirar E O Mundo Inflamar
Mas Antes Tereis Que Vos Purgar
De Tudo O Que Vos Anda A Envenenar
Só Do Vosso Centro Mais Profundo
Vos Deveis Alimentar
Lembrai-vos Sempre De Rejeitar E Denunciar
Tudo O Que A Vossa Própria Consciência Não Vos Queira Aceitar
Lembrai-vos ò Povo
Que Só Desta Forma È Possível Experienciar
O Real Em Vós A Acordar
Lembrai-vos ò Povo
Que Só A Vós Devereis Responsabilizar
Pelo Facto De Que Desde Há Muito Vos Andam A Enganar
De Tanto Pactuar
Acabas-te Por Te Desligar
Do Centro Onde O Tempo Não Têm Lugar
Onde A Existência Ao Vibrar
Gera O Movimento Do Pulsar Num Contínuo Recriar
Acordai Agora Ò Povo Porque È Hora
Acordai Por Tu Graal
È No Meio De Vós Que Se Encobre O Tal
Dragão Da Verdade
Por Tu Graal
Maravilhoso.
Simplesmente doutrinal.
Grande Agostinho da Silva
Esse apresentador foi internado no hospital, após essa surra de quase meia hora?
A maneira como terminou a dizer que o plano é viver e ter amigos como o entrevistador ❤️
naah. este entrevistador tem um atraso
Joaquim Vieira e Miguel Esteves Cardoso, os 2 senhores mais irritantes e sem senso destas 13 entrevistas.
Entrevistador esmagado pelo Professor
Eu NÃO ADORAVA ANOS, 60 GRANDE PENSADOR
AGOSTINHO DA SILVA. MLB@
Mas que porradão que este Joaquim Vieira leva a cada segundo que passa. Chegou carregado de preconceitos e ideias térreas, e partiu da mesmo forma. Em vez de tentar aprender algo, tentou sistematicamente impor as suas frustrações, num negativismo constante, sem sequer se dar ao cuidado de ouvir a resposta às perguntas que fazia, interrompendo e atropelando. Falhou completamente a análise do que saia da boca do Prof. Agostinho da Silva, tomando o seu sentido literário, e fazendo tábua rasa dos ensinamentos metafóricos. Da forma de ser do Professor, ainda continuo às apalpadelas, conseguindo apenas deliciar-me com tamanha fonte de conhecimento, raciocínio, bondade e esperança.
Assino por baixo a sua análise
Sr Hélder Brás
Tem juízo Quim. Mete-te com gente do teu tamanho!!!
Já nesta época haviam jornaloides que se julgam inteligentes.....e não passavam de profundos ignorantes!
Há pessoas que conseguem logo estragar uma conversa
Pior do que este só o MEC
O Mec foi um vómito! 🤮 Intragável, uma vergonha!! Foi desconfortável.
Lamentável os comentários deste entrevistador... até fiquei nervosa ao ouvi-lo... Lamentável ... Grandeza de Agostinho da Silva...
Este Joaquim Viera nem calado seria poeta
...o fim do trabalho previsto pelo professor há 40 anos atrás esta ai...
Não havia pior entrevistador?
Havia, o Miguel Esteves Cardoso… Foi horrível! 🤮
Grande Prof. Agostinho da Silva
Quem é este CHICO ESPERTO, sem ideias, que faz perguntas que já foram feitas. Este CHICO ESPERTO devia ter vergonha.
O professor é muita areia para este tipo
Coitados dos entrevistadores que se colocaram na frente deste "monstro", não fácil começando pelo Herman José e de seguida o MEC (Miguel Esteves Cardoso) foi triste mas foi a realidade, os entrevistadores estavam a anos luz do Mestre!!
O Herman esteve mil vezes mais humilde e elegante que o MEC. O Mec foi nada mais nada menos que um brutal vómito!
Tanta pergunta boa que poderia ter sido feita... Que desperdício de tempo.
Foi uma pena quem dirigiu este programa não ter arranjado não um estrevistador mas sim por uma pesssoa curiosa que entende-se o pensamento dele!
Joaquim Vieira fez uma tentativa de entrevista ao Prof. Agostinho da Silva sem algum talento, que o dito jornalista, saiba tirar as devidas ilações de aprendizado.
Um dos entrevistadores mais medíocre do Agostinho... Coitado.
Que entrevistador péssimo.
É impressionante a ignorância revelada por este entrevistador. Tem apenas dois ou três bordões básicos para tentar dialogar com Agostinho da Silva. Revela uma cultura de rodapé, de quem só lê as sinopses dos livros e ostenta com arrogância conhecimentos que não domina, expondo-se a um ridículo embaraçoso.
O entrevistador passa Como arrogante e rude mas na logica do modus operandi das estacaoes de televisao eu calculo que ele esta a tentar criar um certo antagonismo com o Professor no espirito de debate televisivo que gera sempre mais audiencias. Na verdade, alguem do calibre intelectual do prof Agostinho nao tinha e nem tem ninguém para o poder debater ao mesmo nivel. A melhor atitude neste caso é calar e ouvir para nao morrer burro sr jornalista.
O jornalismo na altura já era podre....
Grande filosófico. Já aqui se notava tendencionismos. ....ideologias é o que se vê hoje na extrema esquerda ....e no jornalixo do mundo.
Esquerda? O correio da manha, expresso, a sic ou a tvi qual destes é de esquerda?
este entrevistador e um energume
Estes entrevistadores são monótonos e monofásicos… São planos! Uns saloios metidos a intelectuais de grande craveira. São lineares. Só têm uma dimensão. Fizeram figuras tristíssimas… E quanto mais o tempo passa mais actual e verdadeiro se torna o Professor e mais antiquados e atrasados se mostram os entrevistadores. São gente arrogante, bafienta, de vistas curtas, detestáveis. Somos como povo os descendentes dos que ficaram no porto, não dos aventureiros que foram à Descoberta.
que bronco este entrevistador
Wou, que cena estranha! É um bocado irónico que exista um culto de personalidade tão forte à volta de alguém que, pelo pouco que sei do assunto, falava contra isso mesmo. E o pessoal todo a cascar no sô Quim. Tadinho, parece-me que tentou ser provocador para chegar a alguma discussão mais substancial, e diferente das anteriores. Mas realmente este episódio acabou às voltas em floreados e questões semânticas.
Exato, adorei quando o Joaquim fala sobre o que Brazil contribui para o mundo em invencoes e ideias, e o Agostinho mete palha ate dizer chega, zero substancia.
Vocês padecem de materialismo; para vocês os únicos contributos possíveis são coisas, dinheiro. Vistas curtas. Vocês são escravos deste sistema destrutivo para a alma…
Estranho muito todos estes comentários. É evidente que o Agostinho da Silva não tem muito a acrescentar além daquelas três ou quatro ideias que repete em todos estes episódios e que apenas está disponível para se ouvir a ele próprio.
O que é evidente é que o Professor não passou da exposição de duas ou três ideias porque ninguém teve a capacidade de lhe colocar outras questões, ou de aprofundar decentemente essas três ideias de profundidade quase infinita. Este programa evidencia na perfeição o vácuo cultural que perdura em Portugal desde que o catolicismo e a Ditadura nos castraram. temos feridas muito profundas, infectadas com uma chico-espertice e um provincianismo contagiosos. Precisamos de permitir a concretização dos Pessoas, Vieiras e Agostinhos que vivem em nós - senão vamos sempre ficar em ciclo de imbecilidade, tal como este Joaquim Vieira...
Empadademagma Concordo com quase tudo o que o senhor disse mas tocando no termo "provincianismo", este não tem de ser necessariamente mau. A tradição e a cultura portuguesa estão muito ligadas a esse tal provincianismo, fazem parte de áreas positivas da nossa história, por exemplo: o que seria do Alentejo sem as suas gentes, sem o cante e sem as suas comidas e os seus vinhos? Tudo isso vem da província, tudo isso é cultura, boa cultura portuguesa.
Quando Os Outros Não Passam De Crianças
A Tentarem Apenas Claramente
Encontrar Um Erro Com O Objetivo ùnico
De Minimizar E Ridicularizar O Mais Elevado Da Consciência Humana
As Mesmas Crianças Que Consideram Utopia
Tudo O Que Tenha A Ver Com O Potencial Humano
Nestas Situações È Òbvio Que Terá De Se Fazer Ouvir
Simplesmente
Porque O Programa Está Relacionado Com A Sua Grande Obra
E Não Em Torno De Um Ego Infantil
Desesperadamente A Tentar Ridicularizar
O Que Em Boa Verdade Temos Que Em Consciência Admitir
Só Nos Podemos Considerar Humanos
Quando Estiver-mos A Viver
Algo Semelhante À Visão Destes Cinco Verdadeiros Seres
Camões Vieira Bandarra Pessoa E Agostinho
Um Bom Soldadinho De Chumbo Esta Criatura
O que tem o senhor a acrescentar? É que uma coisa é ouvir outra é saber ouvir e absorver.
Quando disse "o que tem o senhor a acrescentar" referia-me ao senhor Chickenwing. Mas já agora, todas essas ideias são lindas, mas infelizmente os reis e os papas do enganar continuam a usufruir, mentir e roubar. Parte deste povo está programado, vêm a televisão e a internet do enganar. Onde andam os cavaleiros? Irão este povo ajudar? Que templo esperam habitar?