este titã de saber e humildade é seguramente uma das maiores benções que jamais recebemos. que dádivas preciosas estendem as suas sábias mãos! é uma verdadeira tragédia que as criaturas que o entrevistam estejam absolutamente entrevadas em processos pessoais - borrados de medo ou tomando a conversa como uma luta, cegos pela idolatria, perdidos nas suas notinhas, obcecados com a "figura" que farão diante do professor e das câmaras. este jornalista parece ter mais de quarenta anos mas a sua postura e as suas questões são uma absoluta infantilidade. e o professor imperturbável, sereno, perante o triste espectáculo que tem em frente. obrigado, professor, que lição! e obrigado ao senhor jornalista, que terá feito o que podia, e que na ignorância despoletou tão belo momento.
Agostinho para Adelino, no final desta conversa: «Se foi discussão - no sentido da etimologia da palavra, que significa "sacudir" - foi bom para nós, porque é bom duas pessoas sacudirem as respectivas cabeças, para terem a certeza de que alguma coisa existe lá dentro.»
O problema nesta conversa é que o entrevistador foi com demasiadas certezas. Contrariamente ao entrevistado, que foi de uma humildade imensa ao emsinar-lhe/nos o quão mau é ter-se a certeza do que quer que seja, correndo-se o risco de criar-se uma verdade univoca e uma espécie de inquisição perseguidora do pensamento livre e diferente. O entrevistador foi inquisidor, mas o Professor continuou "inteiramente individual". Enorme.
Palavras, frases e pensamentos que formam ideias universais e deixam a profunda sensação que poderia qualquer um de nós a expressá-las, por as sentirmos tão nossas!
Aquela primeira resposta foi de mestre. Quando se perguntava quem era o maior Português como é que ninguém falou neste homem?! Portugual tem de dar valor a quem merece.
Ser humano em toda a sua plenitude total,ímpar,humilde,carregado de sabedoria não existe em mais parte alguma neste pobre e despistado universo.Caminhas invisivelmente a meu lado mestre da sabedoria Agostinho,Ser Humano único.
No fundo seria fácil vivermos todos bem sem problemas e deixar a tecnologia fazer o trabalho duro e nós o trabalho criativo, mental e cerebral...mil anos? Espero que não....brilhante luz este nosso Agostinho!
Boa conversa, com 2 ou 3 pontos que merecem mais consideração: a possível existência de vida já individualizada antes do nascimento num corpo fisico humano, permitindo até que o destino tenha sido escolhido, ou seja livremente accionado por afinidades. A valorização do canto X dos Lusíadas como anunciador V Império, caracterizado pela liberdade em relação às necessidades corporais, a cabeça aberta ao Mundo (arcano XXI) e a audição da voz da deusa, mais tarde em Vieira a Voz de Deus, ou ainda a voz do Universo, aquela que nos estimula e guia a sermos nós mesmos, cada um único mas em unidade com todos. V Império que mais do que de língua é o de maneira de ser espontanea, abrangente, não-dualista nem partidária. De realçar ainda a tacada aos políticos que não se entreajudam na dificil administração da causa e do bem público, ou aos bancos e economia capitalista que não cumprem a sua missão de permitirem que os seres sejam eles próprios e apenas se viram para os lucros e os impostos, impossibiltando a vocação poetica, criativa e plena do ser humano...
Incrível a distância abissal entre 2 pessoas. O visionário, o genial e o normal que pensa que o que vê a frente é real e não existe mais nada para alem do que julga ser a realidade, a verdade, os factos. Com que então a genética dita o nosso destino 🙄😂 Espero que por esta altura o jornalista já tenha evoluído 😏
que sova que o professor dá ao questionador... simplesmente brilhante. No fim fica a olhar o professor com cara de parvo mas vê que ainda estão a filmar e ainda dá um sorriso amarelo.. hahaha
Lembrai-vos Ò Povo De Por Tu Graal Que È Hora Lembrai-vos Que Sois O Povo Portador Do Gene Real (O Gene Do Imortal) Lembrai-vos Que Vos Falta Realizar Aquilo Que Vos Vai Completar Um Novo Mundo No Velho Criar Sois Vós O Pincel E A Mestria Do Olhar Que O Universo Há Já Muito Decidiu Utilizar Para Que Numa Nova Tela Possa Em Breve O Velho Mudo De Novo Pintar (Recriar) Tu Serás O Pincel A Mão E A Visão Que Irá Inspirar E O Mundo Inflamar Mas Antes Tereis Que Vos Purgar De Tudo O Que Vos Anda A Envenenar Só Do Vosso Centro Mais Profundo Vos Deveis Alimentar Lembrai-vos Sempre De Rejeitar E Denunciar Tudo O Que A Vossa Própria Consciência Não Vos Queira Aceitar Lembrai-vos ò Povo Que Só Desta Forma È Possível Experienciar O Real Em Vós A Acordar Lembrai-vos ò Povo Que Só A Vós Devereis Responsabilizar Pelo Facto De Que Desde Há Muito Vos Andam A Enganar De Tanto Pactuar Acabas-te Por Te Desligar Do Centro Onde O Tempo Não Têm Lugar Onde A Existência Ao Vibrar Gera O Movimento Do Pulsar Num Contínuo Recriar Acordai Agora Ò Povo Porque È Hora Acordai Por Tu Graal È No Meio De Vós Que Se Encobre O Tal
muito bem, estes sao os verdadeiros Portugueses, "A questao Portuguesa é de ser, ou nao ser á maneira Portuguesa de ser".viver max plenamente para aquilo que nasceu e que marca a sua individualidade"
Portugal EM 2020 é muito mais fechado e quadrado ,hoje, ninguém ouviria Agostinho da Silva ,pioramos muito somos mais Salazaristas aue há uma década -LAMENTÁVEL-MORTE DA LIBERDADE!
não concordo, acho que hoje muita gente ouviria Agostinho. Prova disso é ser recorrente existir comentários a afirmar que ele faz muita falta nos dias de hoje.
Um senhor que foi responsável pelos primeiro manuais escolares e não haverá uma escola que ensine quem foi esta senhor. Em 2023 o discurso continua actual porque estava muito a frente do seu tempo, mas ainda havia e há quem diga, que era maluco! Santa ignorância.
O sr. Adelino Gomes esteve muito fraco nesta entrevista, o problema foi mesmo o choque do saber entre ambos... O sr. Agostinho da Silva sabe tanto que deixa qualquer um baralhado xD
O codigo genetico conta pra muito pouco para o que vamos ser a nao ser os traços basicos do nosso corpo... Mesmo assim o meio em que vivemos vai alterar de forma substancial até os traços mais basicos com que nascemos, o ambiente conta, portanto, muito mais que a genética.
Mins.: 4: 15 - 4:19 "Não creio, não creio, que "a coisa melhor do homem", é ser "normal" !" MAAA-RAAA-VIIII-LHAAA!!!! ;-))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))) Contudo, também não parece, que "a coisa melhor do homem", seja ser "anormal".... E depois, cada vez, que é "lançado" um termo (aparentemente) quotidiano e curriqueiro, o professor "pega naquilo" e demonstra, NAS CALMAS, que "aquilo tem muito que se lhe diga"! E o melhor de tudo é o professor ter sido descarada- e desavergonhadamente "politicamente incorrecto"! "Eles" lá refilavam, mas não conseguiam seguir avante, o que, de certo jeito, é (quase) um consolo! Nem os palermas dos comunistas conseguiram calar o Agostinho da Silva! Bem o queriam, ou pelo menos, gostariam de servir-se dele, mas ele dava-lhes tanta paulada retórica, que nem piavam, apesar de toda a presunção e aleivosia de prerrogativa de interpretação! Quanto aos "da direita", esses nem sequer se metiam com ele, tanto era o cagaço! Hahahahahahahaha ;-))))))
Porque é que a filosofia não faz parte da vida dos jovens e, do Povo em particular? Porque o capitalismo é opressor, não está interessado, por outro lado, os governos ditos democráticos tb não estão para ai virados, porque muitos dos protagonistas, nem se quer eram eleitos...
Não sei se a genética conta pouco ou se o ambiente conta mais. Mas preocupa-me quando se anunciam os "desenvolvimentos cientificos" com a presunção de que hoje temos o acesso a respostas unívocas às grandes questões da existência. Já agora, o Prof. Agostinho da Silva mostra-nos um pensamento provocador, que levanta questões. Um discurso demagógico não levanta questões, pelo contrário. Vir para aqui falar sobre o que não se sabe, como se soubesse, é lamentável.
Quantos os que nascem em "berço de oiro" e se suicidam e tantos outros, desfavorecidos, singram conquistando a vida? Cada 1 tem o seu império para conquistar hoje! para além dos resquícios dos impérios. Á frica educada por portugueses?!!!!!! ok, foi há muitos anos----
este titã de saber e humildade é seguramente uma das maiores benções que jamais recebemos. que dádivas preciosas estendem as suas sábias mãos!
é uma verdadeira tragédia que as criaturas que o entrevistam estejam absolutamente entrevadas em processos pessoais - borrados de medo ou tomando a conversa como uma luta, cegos pela idolatria, perdidos nas suas notinhas, obcecados com a "figura" que farão diante do professor e das câmaras. este jornalista parece ter mais de quarenta anos mas a sua postura e as suas questões são uma absoluta infantilidade. e o professor imperturbável, sereno, perante o triste espectáculo que tem em frente. obrigado, professor, que lição! e obrigado ao senhor jornalista, que terá feito o que podia, e que na ignorância despoletou tão belo momento.
Agostinho para Adelino, no final desta conversa: «Se foi discussão - no sentido da etimologia da palavra, que significa "sacudir" - foi bom para nós, porque é bom duas pessoas sacudirem as respectivas cabeças, para terem a certeza de que alguma coisa existe lá dentro.»
O problema nesta conversa é que o entrevistador foi com demasiadas certezas. Contrariamente ao entrevistado, que foi de uma humildade imensa ao emsinar-lhe/nos o quão mau é ter-se a certeza do que quer que seja, correndo-se o risco de criar-se uma verdade univoca e uma espécie de inquisição perseguidora do pensamento livre e diferente.
O entrevistador foi inquisidor, mas o Professor continuou "inteiramente individual". Enorme.
Palavras, frases e pensamentos que formam ideias universais e deixam a profunda sensação que poderia qualquer um de nós a expressá-las, por as sentirmos tão nossas!
Aquela primeira resposta foi de mestre. Quando se perguntava quem era o maior Português como é que ninguém falou neste homem?! Portugual tem de dar valor a quem merece.
Disse tanto nessa frase!
Ficou em número 21 naquele célebre programa em que Salazar ficou em primeiro.
QUE MARAVILHA👍.... HÁ PESSOAS K NÃO DEVIAM MORRER....💕💕💕
SAUDADES DO PROFESSOR DOUTOR AGOSTINHO DA SILVA
Ser humano em toda a sua plenitude total,ímpar,humilde,carregado de sabedoria não existe em mais parte alguma neste pobre e despistado universo.Caminhas invisivelmente a meu lado mestre da sabedoria Agostinho,Ser Humano único.
6:40 - Porra!!! Agostinho é incrivel!! Que noção inspiradora de uma resolução. Muito bom!
Que grande baile levou o jornalista Adelino Gomes - nunca se irá esquecer!...
Obrigada pela partilha. Muito útil.
Muito obrigada por esta partilha riquissima Sr. Rui Castro
No fundo seria fácil vivermos todos bem sem problemas e deixar a tecnologia fazer o trabalho duro e nós o trabalho criativo, mental e cerebral...mil anos? Espero que não....brilhante luz este nosso Agostinho!
Boa conversa, com 2 ou 3 pontos que merecem mais consideração: a possível existência de vida já individualizada antes do nascimento num corpo fisico humano, permitindo até que o destino tenha sido escolhido, ou seja livremente accionado por afinidades. A valorização do canto X dos Lusíadas como anunciador V Império, caracterizado pela liberdade em relação às necessidades corporais, a cabeça aberta ao Mundo (arcano XXI) e a audição da voz da deusa, mais tarde em Vieira a Voz de Deus, ou ainda a voz do Universo, aquela que nos estimula e guia a sermos nós mesmos, cada um único mas em unidade com todos. V Império que mais do que de língua é o de maneira de ser espontanea, abrangente, não-dualista nem partidária. De realçar ainda a tacada aos políticos que não se entreajudam na dificil administração da causa e do bem público, ou aos bancos e economia capitalista que não cumprem a sua missão de permitirem que os seres sejam eles próprios e apenas se viram para os lucros e os impostos, impossibiltando a vocação poetica, criativa e plena do ser humano...
Excelente!
Incrível a distância abissal entre 2 pessoas. O visionário, o genial e o normal que pensa que o que vê a frente é real e não existe mais nada para alem do que julga ser a realidade, a verdade, os factos. Com que então a genética dita o nosso destino 🙄😂
Espero que por esta altura o jornalista já tenha evoluído 😏
Evoluiu, certamente e a genetica não teve nada a ver com isso! 😅
O Sr. adelino gomes levou uma "coça" de saber:) O Sr. Agostinho da Silva é um mestre^^
Silvio brandao mesmo. Foi rebaixado a merda.
que sova que o professor dá ao questionador... simplesmente brilhante. No fim fica a olhar o professor com cara de parvo mas vê que ainda estão a filmar e ainda dá um sorriso amarelo.. hahaha
"Desde o começo duma agitação portuguesa, lá pelos lados do Porto e de Gaia, até Vasco da Gama chegar a Calicute" ... Agostinho da Silva
Lembrai-vos Ò Povo De Por Tu Graal
Que È Hora
Lembrai-vos Que Sois O Povo Portador Do Gene Real
(O Gene Do Imortal)
Lembrai-vos Que Vos Falta Realizar
Aquilo Que Vos Vai Completar
Um Novo Mundo No Velho Criar
Sois Vós O Pincel E A Mestria Do Olhar
Que O Universo Há Já Muito Decidiu Utilizar
Para Que Numa Nova Tela Possa Em Breve O Velho Mudo De Novo Pintar
(Recriar)
Tu Serás O Pincel A Mão E A Visão
Que Irá Inspirar E O Mundo Inflamar
Mas Antes Tereis Que Vos Purgar
De Tudo O Que Vos Anda A Envenenar
Só Do Vosso Centro Mais Profundo
Vos Deveis Alimentar
Lembrai-vos Sempre De Rejeitar E Denunciar
Tudo O Que A Vossa Própria Consciência Não Vos Queira Aceitar
Lembrai-vos ò Povo
Que Só Desta Forma È Possível Experienciar
O Real Em Vós A Acordar
Lembrai-vos ò Povo
Que Só A Vós Devereis Responsabilizar
Pelo Facto De Que Desde Há Muito Vos Andam A Enganar
De Tanto Pactuar
Acabas-te Por Te Desligar
Do Centro Onde O Tempo Não Têm Lugar
Onde A Existência Ao Vibrar
Gera O Movimento Do Pulsar Num Contínuo Recriar
Acordai Agora Ò Povo Porque È Hora
Acordai Por Tu Graal
È No Meio De Vós Que Se Encobre O Tal
aquela tirada sobre o sacudir as cabeças n deve ter caído muito bem ao entrevistador :D
muito bem, estes sao os verdadeiros Portugueses, "A questao Portuguesa é de ser, ou nao ser á maneira Portuguesa de ser".viver max plenamente para aquilo que nasceu e que marca a sua individualidade"
Mestre!
Agostinho da Silva e Eduardo Lourenço são duas instituições filosóficas do Séc. XX português.
Uau!
Portugal EM 2020 é muito mais fechado e quadrado ,hoje, ninguém ouviria Agostinho da Silva ,pioramos muito somos mais Salazaristas aue há uma década -LAMENTÁVEL-MORTE DA LIBERDADE!
não concordo, acho que hoje muita gente ouviria Agostinho. Prova disso é ser recorrente existir comentários a afirmar que ele faz muita falta nos dias de hoje.
Um senhor que foi responsável pelos primeiro manuais escolares e não haverá uma escola que ensine quem foi esta senhor. Em 2023 o discurso continua actual porque estava muito a frente do seu tempo, mas ainda havia e há quem diga, que era maluco! Santa ignorância.
O sr. Adelino Gomes esteve muito fraco nesta entrevista, o problema foi mesmo o choque do saber entre ambos... O sr. Agostinho da Silva sabe tanto que deixa qualquer um baralhado xD
O codigo genetico conta pra muito pouco para o que vamos ser a nao ser os traços basicos do nosso corpo... Mesmo assim o meio em que vivemos vai alterar de forma substancial até os traços mais basicos com que nascemos, o ambiente conta, portanto, muito mais que a genética.
Mins.: 4: 15 - 4:19
"Não creio, não creio, que "a coisa melhor do homem", é ser "normal" !"
MAAA-RAAA-VIIII-LHAAA!!!!
;-)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Contudo, também não parece, que "a coisa melhor do homem", seja ser "anormal"....
E depois, cada vez, que é "lançado" um termo (aparentemente) quotidiano e curriqueiro, o professor "pega naquilo" e demonstra, NAS CALMAS, que "aquilo tem muito que se lhe diga"!
E o melhor de tudo é o professor ter sido descarada- e desavergonhadamente "politicamente incorrecto"!
"Eles" lá refilavam, mas não conseguiam seguir avante, o que, de certo jeito, é (quase) um consolo! Nem os palermas dos comunistas conseguiram calar o Agostinho da Silva! Bem o queriam, ou pelo menos, gostariam de servir-se dele, mas ele dava-lhes tanta paulada retórica, que nem piavam, apesar de toda a presunção e aleivosia de prerrogativa de interpretação! Quanto aos "da direita", esses nem sequer se metiam com ele, tanto era o cagaço! Hahahahahahahaha ;-))))))
Porque é que a filosofia não faz parte da vida dos jovens e, do Povo em particular? Porque o capitalismo é opressor, não está interessado, por outro lado, os governos ditos democráticos tb não estão para ai virados, porque muitos dos protagonistas, nem se quer eram eleitos...
Não sei se a genética conta pouco ou se o ambiente conta mais. Mas preocupa-me quando se anunciam os "desenvolvimentos cientificos" com a presunção de que hoje temos o acesso a respostas unívocas às grandes questões da existência. Já agora, o Prof. Agostinho da Silva mostra-nos um pensamento provocador, que levanta questões. Um discurso demagógico não levanta questões, pelo contrário. Vir para aqui falar sobre o que não se sabe, como se soubesse, é lamentável.
Quantos os que nascem em "berço de oiro" e se suicidam e tantos outros, desfavorecidos, singram conquistando a vida? Cada 1 tem o seu império para conquistar hoje! para além dos resquícios dos impérios. Á frica educada por portugueses?!!!!!! ok, foi há muitos anos----
Que fraco entrevistador
Grande Senhor ! Obrigada
Que grande baile levou o jornalista Adelino Gomes - nunca se irá esquecer!...