O uso de psicadélicos na saúde mental com João Costa Ribeiro | Somos Todos Malucos #66

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024

Комментарии • 32

  • @hugosantos1476
    @hugosantos1476 Год назад +14

    As experiências más ensinaram-me muito sobre mim, os outros, e sobre todos os traumas inconscientes que tinha. As boas ensinaram-me sobre o amor, com a forma como tudo está interligado, sobre a vida, e todos os seus misteriosos processos. A transformação foi enorme. Passei por várias fases, boas e más, devido ao consumo de LSD, DMT, cogumelos mágicos e MDMA. Tratou uma depressão que já vinha desde a infância. Perdi a timidez e tornei-me muito mais seguro e consciente de quem sou, tanto em defeitos como em qualidades. Senti-me "ligado" a Deus, mesmo sendo ateu. Também me senti ligado à Natureza e compreendi muito melhor como tudo se desenrola nesta. Nalgumas dessas trips "abandonava" os meus amigos e ia para casa navegar na net e ler sobre a teoria da relatividade e física quântica, matemática, e também filosofia. Entendi em poucas horas o que não consegui aprender em anos de escola. Fui 2 vezes ao Boom Festival, em 2002 e em 2004, e consumi uma dose elevada de LSD em 2004 que durou por todo os dias em que o Festival decorreu. Tive uma "experiência de quase morte" dessa vez. Tive visões mentais em que vi Jesus e também o tal túnel de luz que muita gente experiencia nestas situações. Vi o meu corpo como se estivesse a olhar para ele a partir do céu. Nunca mais fui o mesmo desde os tempos "loucos" que vivi com estas substâncias.

  • @sofiacruz252
    @sofiacruz252 Год назад +24

    Adorei o episódio. Posso dar uma sugestão de tópico? Insónia. o ciclo da insónia, o medo de ir dormir e a ansiedade noturna. Sei de muitas pessoas que lutam contra estas questões ( eu sou uma delas:) ) e gostava de saber mais sobre o assunto. muito obrigada.

  • @eugeniaacciaioli4778
    @eugeniaacciaioli4778 Год назад +7

    Eu, que cresci na época em que se fazia estas experiências amiudadas vezes, conheci algumas pessoas que, com más "viagens", nunca mais voltaram ao normal - desenvolveram esquizofrenias. Não é uma droga nada pacífica, não é para toda a gente nem para experienciar em qualquer ambiente ou em qualquer companhia. Haja noção disto!

  • @p.1324
    @p.1324 8 месяцев назад

    Total confiança no Dr. João Costa Ribeiro. Parabéns pela entrevista.
    Gostaria também, como outro user, que fizesses uma entrevista com o Manicómio, que é o mesmo que dizer com o Sandro Resende.

  • @apoionaturluv9640
    @apoionaturluv9640 Год назад +3

    Depressão pós parto seria um bom tema ❤

  • @anabelapereira5873
    @anabelapereira5873 Год назад

    Boa noite, ontem assisti à reportagem do jornal das 20 da tvi do dia 20 de maio sobre saúde mental. Sugeria-te que convidasses o miúdo de 15 anos da reportagem com Síndrome de Tourete e Toc, chamado Afonso para o teu Podcast que eu adoro. Aprendo, divirto-me e dou belas gargalhadas nas minhas caminhadas. O miúdo e toda a família sofre de vários transtornos e é extraordinário na forma como se expressam e vivem a realidade deles. Bjs Anabela Pereira

  • @chicobat101
    @chicobat101 11 месяцев назад

    Olá. Em português brasileiro, nós dizemos psicOdélicos! Há muitos investigadores brasileiros que estudam a Ayuasca

  • @MsAnanita
    @MsAnanita Год назад

    Parabéns por esta conversa tão necessária. Os estados de consciência alterada remontam à Pré-Historia e a utilização de substâncias psicoativas, em contexto terapêutico, é uma área que merece investimento e investigação, sem preconceito e tabus. Deixo a sugestão do livro O Pão dos Deuses, de Terence Mckenna.

  • @neliapombo2636
    @neliapombo2636 Год назад

    Mais um excelente "abre olhos" espero que as pessoas entendam.
    Muito Obrigada!

  • @RedEagle04
    @RedEagle04 Год назад +1

    ..para mim o episódio mais interessante de todos até hoje! ❤

  • @martamortagua215
    @martamortagua215 Год назад +1

    Quero muito o Manicómio no teu Podcast! 💜

  • @angelicamendonca2643
    @angelicamendonca2643 Год назад

    Muito interessante . Desconhecia completamente o uso controlado destas substâncias. Obrigada por mais este episódio.

  • @susanafrey7797
    @susanafrey7797 Год назад

    Eu conheço a neta do Albert Hofmann 🙂gostei muito da entrevista

  • @joaonuno7746
    @joaonuno7746 Год назад

    excelente entrevista e orador! gostava de o voltar a ver por aqui

  • @Labalix
    @Labalix Год назад

    Bela entrevista 👌

  • @MartaRodrigues-nh5vx
    @MartaRodrigues-nh5vx Год назад

    Olá Raminhos, muito interessante! Devias convidá-lo (ou outro alguém) para falar sobre o que se está a fazer com psilocibina (eu sei que não é legal). Mas seria para falar sobre a que ponto está a investigaçao e quais os potenciais.
    E já agora, não sei se conheces, mas este podcast é bastante elucidativo sobre o tema: Huberman Lab no episódio How Psilocybin can rewire your brain.
    Grata

  • @elsafralves
    @elsafralves Год назад

    Excelente, Raminhos, como sempre! Adorava fazer essa terapia, mas não tenho depressão, seria interessante fazer essa terapia em "qualquer pessoa" :)

  • @eugeniaacciaioli4778
    @eugeniaacciaioli4778 Год назад +1

    Ó Raminhos, o rapé? Desconhecia que poderia ter esse resultado, pois, quando eu era pequena, havia muitos velhos - homens e senhoras - que usavam regularmente rapé, que traziam consigo em caixinhas próprias muito bonitas, e de vez em quando snifavam, mas nunca vi ninguém alterado, nem pouco mais ao menos. Um dia, já eu era crescidinha, pedi a uma tia avó que me deixasse experimentar e ela, sem qualquer hesitação, deixou-me experimentar. Apenas me desentupiu o nariz, pois era mentolado, rigorosamente mais nada. Não achei piada nenhuma àquilo e sujava imenso o nariz.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 Год назад

    Eu concordo que as pessoas devem estar bem informadas para, depois de conhecerem os riscos e os benefícios, tomarem as suas decisões. Mas quando se trata de pessoas muito jovens, será que elas, em festivais ou queimas das fitas, por exemplo, vão estar preocupadas em ir saber sobre a qualidade do produto, ou querem é arranjar produto, o mais barato possível, e depois desculpar-se que, até há medicos a dizer que estas drogas até podem fazer bem? Eu também cheguei a pensar que a legalização das drogas poderia ser benéfica, mas um dia, falei com uma médica, que me contou sobre a sua experiência nas urgências dos hospitais nas noites de 6 feira e sabado, em que entravam muitos jovens, incluindo menores de idade, no hospital, com surtos psicoticos muito complicados, devido ao uso indiscriminado destas substâncias. É difícil lidar com estas situações, porque, numa sociedade, há muitas variáveis em jogo.

  • @ritaazevedoesilva958
    @ritaazevedoesilva958 Год назад +1

    É o meu tio ❤

  • @eugeniaacciaioli4778
    @eugeniaacciaioli4778 Год назад

    O George Harrison, paralelamente às fortes experiências espirituais que teve na Índia, de tal modo que se tornou para sempre hinduísta, contava que aquilo que o tinha realmente acordado para a espiritualidade e o tinha transformado para sempre tinha sido a experiência com LSD.

  • @Joana_Mar
    @Joana_Mar Год назад

    Muito interessante. Gostava de vos ter ouvido discutir a microdosagem de psilocibina. Também fiquei muito curiosa acerca do tipo de meditação que o Raminhos faz. Alguma app? Obrigada ❤ conhecimento

  • @anapinto4688
    @anapinto4688 Год назад +2

    Deixa o convidado terminar uma frase, Raminhos 😂

  • @joaocoutinho25
    @joaocoutinho25 Год назад +1

    Acho perigoso o uso destas substâncias , eu pelo menos não fiquei tentado em experimentar prefiro continuar com terapia medicaçao e bons hábitos como desporto sono.

    • @cesarbastos1391
      @cesarbastos1391 6 месяцев назад

      Prefere consumir benzodiazepinas?

    • @joaocoutinho25
      @joaocoutinho25 6 месяцев назад

      @@cesarbastos1391 Prefiro consumir aquilo que o meu psiquiatra me disser para consumir pois é um medico profssional e tem muitos anos de experiencia

    • @cesarbastos1391
      @cesarbastos1391 6 месяцев назад

      Meu caro a terapia com psicadélicos e acompanhada com médicos ... Santa ignorância do nosso povo.. sabe o que são benzodiazepinas?? Sabe que isso não lhe resolve em nada o seu problema?

  • @catiaoliveira5072
    @catiaoliveira5072 Год назад +4

    Estes relatos aqui são todos muito bonitos mas o uso das drogas psicadélicas como terapia não é "livre". É uma forma de terapia complementar e que terá sempre de ser feita com acompanhamento do terapeuta, até porque todo esse material libertado pelo inconsciente tem que ser interpretado e trabalhado. É assustador estar a ler testemunhos de bad trips que curam depressões, desculpem lá. Não estou a desacreditar a experiência pessoal de ninguém, mas para ser uma experiência terapêutica deverá ser feita com o devido acompanhamento.

  • @teddyurso4214
    @teddyurso4214 Год назад +1

    Epah… isto só tem uma solução, é por os 2 a fumar uns canhões enquanto estão a cuidar um do outro, já com dose de LSD 😂

  • @joanaisabelmaia
    @joanaisabelmaia Год назад

    Como é que se decide entrevistar alguém como o João Costa Ribeiro, especificamente sobre o seu (belíssimo) trabalho na área da terapia assistida por psicadélicos, não fazendo a mínima ideia do percurso que estas substâncias tiveram até aos dias de hoje??!!
    Pior ainda, defende a demonização destas substâncias e o controlo das mesmas pela autoridade. Então o Raminhos não sabe que, graças ao Dr João Goulão que, há 23 anos atrás, Portugal assumiu uma atitude de descriminação das drogas e que essa atitude visou a redução de riscos?!
    Sr António Raminhos, acho melhor dedicar-se ao humor a tempo inteiro porque como jornalista deixa muito a desejar.