#23 FREDERICO MAGALHÃES - Terapia com Psicadélicos, Psiquiatria, Saúde Mental, Meu Irmão Pico.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Junta-te à comunidade! Apoia este projecto e ganha acesso a conteúdo exclusivo, eventos do Despolariza, e muito mais 👇🏽
    🙏🏼 www.donorbox.o... 🙏🏼
    Descobri este convidado no Dia das Mentiras de 1987 num quarto de Bedford Hospital e rapidamente percebi que daria um bom episódio de Despolariza. Já falei várias vezes deste meu irmão em episódios do Despolariza. Influenciou-me muito no que toca a música, literatura e cinema. É muito graças a ele que fui exposto bastante cedo a coisas como Nirvana, Smashing Pumpkins, Jorge Luis Borges, Italo Calvino, Baraka e Magnolia. O Pico já fez muita coisa. Na primeira meia hora contou a história da infância dele (que é um bocado a minha história), a passagem pela Bioquímica, IPATIMUP, McKinsey, Bill Clinton Foudation em Moçambique, decidir estudar medicina, e finalmente descobrir a Psiquiatria. O resto do episódio foi à volta de saúde mental, a história ancestral das cerimónias psicadélicas, a história académica da investigação com psicadélicos, uma explicação detalhada da investigação em terapia com psicadélicos que o Pico está a fazer no Imperial College em Londres, os perigos deste terapia ser banalizada e eventualmente piorada por um capitalismo menos cuidadoso, o hype todo que existe à volta do tema neste momento, e o papel espiritual que este tipo de experiência pode ter nas pessoas. Foi tão bom que acabei por marcar mais de 50 momentos como potencialmente bons reels! Acontece sempre um bocado isto, mas neste sinto claramente que quanto mais tempo de conversa, mais interessante e multidimensional a conversa se tornou.
    .
    .
    BIO: Frederico Magalhães é psiquiatra e investigador. Frequentou o curso de Bioquímica na Universidade do Porto, com estágio curricular na área de carcinogênese do IPATIMUP. Posteriormente trabalhou como consultor na Mckinsey, em Lisboa, e na Clinton Foundation HIV AIDS Initiative em Moçambique. Completou o Mestrado Integrado em Medicina no ICBAS, com uma dissertação de mestrado focada em terapias com mindfulness. Fez a formação como interno de Psiquiatria em Oxford, onde foi assistente da disciplina de Psiquiatria da Universidade de Oxford, e onde exerce actividade como psiquiatra e colaborador da primeira clínica de ketamina do NHS. Paralelamente, integra desde 2019 o Imperial College Psychedelic Research Group, como psiquiatra e guia psicadélico, onde desenvolve actualmente um estudo piloto de terapia com psilocibina para o tratamento da anorexia.Tem quatro filhos e surfa mal há mais de 20 anos (Twitter: @picomaga1)
    .
    .
    00:00 - Introdução. (www.donorbox.o...)
    LINKS PARA MATERIAL FALADO
    Kykeon: en.wikipedia.o...
    Livro sobre última ceia psicadélica: www.brianmurar...
    How to Change Your Mind: www.netflix.co...
    Magic Medicine: www.netflix.co...
    Documentário BBC: drive.google.c...
    After The Ecstasy The Laundry: jackkornfield....
    Psychedelic Therapy Playlist: open.spotify.c...
    Ram Dass episódio podcast: www.ramdass.or...
    Ja leste o Blog ou viste os videos exclusivos no Instagram?
    🔗 linktr.ee/desp...
    Estúdio e Produção Multimedia:
    🔗 linktr.ee/zenurik
    __________________________________________________________
    #psicadelicos #psilocibina #psiquiatria #podcastportugal

Комментарии • 52

  • @ManelaFreitas-qp8rc
    @ManelaFreitas-qp8rc 22 дня назад +1

    Excelente. Que visão da mente

  • @Pinhou9
    @Pinhou9 Год назад +21

    Provavelmente a melhor conversa que vi atê hoje aqui. Interessantíssimo. Um enorme irmao, que tipo bem formado, íntegro e completo. Esta foi a melhor conversa e este o melhor tema. Queria mais disto, chama o teu irmão outra vez. Mais personalidades deste tema das drogas e psicadélicos analisados de forma séria. O teu projecto esta a ficar robusto e tal como o Pedro é uma lufada de ar fresco na merda que é o panorama do youtube e podcasting no nosso país. Mantêm este estilo descontraído e 0 pretencioso a falar de coisas interessantes e sérias que estas a ir bem. Obrigado Tomás, siga.

    • @Despolariza
      @Despolariza  Год назад

      Muito obrigado! Grandes elogios pa! 💪🏽

  • @pedroontheroad
    @pedroontheroad Год назад +10

    Já vi isto a semana passada e esqueci-me de comentar. Gostei muito. O Pico tem uma maneira de falar que cativa sem parecer à partida que vai cativar. Estou mesmo a vê-lo a falar com alguém e a deixar a pessoa mais tranquilizada um bocadinho só de ouvir o seu tom. Em relação ao conteúdo também gostei de perceber os avanços que vão sendo feitos, bem como as dúvidas e questões da parte de cada um.

  • @chantipa
    @chantipa Месяц назад +1

    Adorei o podcast e compreendo o fascínio pela Costa Vicentina ❤

  • @formigafrita
    @formigafrita Год назад +3

    Que conversa tão boa e necessária. Podia ficar a ouvir durante mais três horas seguidas. Muito obrigada por trazeres temas tão pertinentes e sobre os quais ainda há tanto desconhecimento. Tenho 3 filhos e ainda não sei bem como vou abordar este tema com eles, mas vou guardar este episódio para rever quando chegar a altura certa. 😊

  • @amossegelogelo
    @amossegelogelo Год назад +1

    Conversa bastante interessante. Parabéns!
    Tive a oportunidade de conhecer o pai do Dr. Pico em Moçambique e hoje tenho orgulho de estar a fazer mestrado graças a ele. Tenho grande admiração por ele e pela família Magalhães.

  • @LeonorAfonso
    @LeonorAfonso Год назад +6

    Gostei imenso e sinto que podia ter tido mais 2h! 👌
    E já agora a entrevista falada no início é do Advogado João Vieira de Almeida e é interessante de se ler também. 😊

    • @joanareosa
      @joanareosa Год назад +2

      "João Vieira de Almeida e a depressão" - Observador. No RUclips em formato vídeo. A partir do minuto 18 encontram a parte da montanha.

  • @carlamariafilomenarodrigue4879
    @carlamariafilomenarodrigue4879 Год назад +4

    Grande admiração!!!... Que boa formação!!!... conversa muito amigável e importante para todos (... fui logo à caixinha das memórias e lá encontrei um postal de NATAL81 da Stella e ainda 1 outra fotografia de ABRIL88 com muito amor à mistura onde aparecem a mãe Stella o Frederico o João e o Tomás ainda ao seu colo) passei o dia 1 de Janeiro a ouvir-vos e a partilhar com a minha família e amigos de todas as idades
    Parabéns e muito obrigada por mudarem o mundo para melhor
    ❤️🍀✨🌟

  • @mariajoseguerreiro5861
    @mariajoseguerreiro5861 8 месяцев назад +1

    Extraordinário, foi um momento muito especial e de grande profundidade. Adorei

  • @TheHugoTubo
    @TheHugoTubo Год назад +2

    Episódio completamente espectacular 😊 Gratidão enorme , mt Sucesso e Parabéns 👍🙏✨

  • @sofiacastrolima
    @sofiacastrolima Год назад +1

    Que conversa boa, fluida, densa e com tanto conteúdo. Muitos parabéns pelo podcast, sigo-o atentamente. Ahh! E o teu irmão tem de voltar!

  • @inesayresgraca7314
    @inesayresgraca7314 Год назад +3

    Gostei muito da conversa e de conhecer o Pico ! Grande missão ! Parabéns

  • @vanessa33044
    @vanessa33044 Год назад +1

    J'étais à la recherche d'un podcast intéressant en portugais Européen pour ajouter à ma liste de ressource pour l'apprentissage du portugais! Vraiment contente de pouvoir écouter du contenu scientifique, qui nous amène des réflexions tout en apprenant le portugais. J'apprécie aussi toutes les ressources en complément. Vanessa de Montréal Québec :P

  • @lourencolomelino
    @lourencolomelino 3 месяца назад +1

    Obrigado!

  • @pmcp473
    @pmcp473 Год назад +1

    Parabéns pelo convidado e pela conversa. Eu sempre fui crítico da indústria farmacêutica apesar de reconhecer a sua enorme importância. Sempre referi que nós somos os principais culpados de haver tanta medicação. Há sempre o argumento da ciência mas é importante referir que as pessoas são tratadas de formas diferentes em países diferentes por exemplo em Portugal em França na Inglaterra não se trata uma gripe da mesma forma. Pode haver muito em comum mas também há muitas diferenças. Acredito que o Dr Pinto Coelho seria um excelente convidado para mostrar, com evidências científicas, formas diferentes e mais naturais de tratamentos. O caminho que ele fez para o filho dele e que recentemente faleceu mostra claramente as diferenças entre os tratamentos tradicionais e outros tratamentos alternativos. Eu tive uma experiência com um médico que não receitou probióticos quando a minha esposa estava internada a tomar altas doses de antibióticos, porque não havia evidência científica, e uns meses depois vi na SIC uma reportagem de uma investigadora do instituto Champalimaud que referia que havia evidências dus resultados positivos da toma de probióticos quando se toma antibióticos.

  • @cesarbastos1391
    @cesarbastos1391 6 месяцев назад +2

    Acho que o tema dos psicadélicos e óptimo e uma terapia muito mas muito melhor... Do que as benzodiazepinas. Temos que mudar as mentalidades

  • @ricardomaior4396
    @ricardomaior4396 7 месяцев назад +1

    Conversa muito importante. Parabéns

  • @nadiagomes3217
    @nadiagomes3217 Год назад +2

    Interessantíssima conversa. Obrigada a ambos.

  • @joanaritapinheiro
    @joanaritapinheiro Год назад +2

    Que conversa gira (ainda a assistir). So smooth! 🙂

    • @joanaritapinheiro
      @joanaritapinheiro Год назад +1

      Que importante e bonito o trabalho do Dr. Xamã Pico... Credibilizar (diria mesmo naturalizar) conhecimento que foi transfigurado ao longo dos séculos para "estranho" ou não credível.😌 Parabéns!

    • @Despolariza
      @Despolariza  Год назад +2

      Isso mesmo!

  • @silviapascoalcardoso1394
    @silviapascoalcardoso1394 Год назад +1

    Muito interessante! Gostei muito.

  • @helenaantunes7319
    @helenaantunes7319 Год назад +1

    Que maravilha! Estou fã 😊

  • @pedroaraujo952
    @pedroaraujo952 Год назад +1

    Boa conversa! Obrigado

  • @EvaTavaresSantos
    @EvaTavaresSantos 8 месяцев назад +1

    Gostei muito

  • @vicis_m1k549
    @vicis_m1k549 Год назад +3

    Uma questão dentro do tema da terapia com psicadélicos. A playlist é o paciente que escolhe ou são os terapeutas que definem ? explico o porquê desta curiosidade... A música tem poderes terapêuticos, seguramente não para toda a gente mas para grande maioria acredito que sim. E achei super interessante a ideia do cruzamento entre terapia com psicadélicos e a música, e de que forma é que a música pode auxiliar na criação de momentos chave para o desbloquear das novas sensações do paciente?

    • @vicis_m1k549
      @vicis_m1k549 Год назад +2

      faltou acrescentar que estou a adorar o episódio, e que descobri mais um canal de bom conteúdo no RUclips que é sempre entusiasmante , agrada-me ainda mais o facto de ser em português. boas entradas a todo o staff, a toda a gente que passar por este coment e tudo de bom . ✌🏽

    • @vicis_m1k549
      @vicis_m1k549 Год назад +2

      ok, no decorrer no vídeo percebi que responderam à minha questão. 😅

  • @rosaferreira4336
    @rosaferreira4336 Год назад +2

    Gostei muito...mt fixe

  • @bernardovidalpimentel
    @bernardovidalpimentel Год назад +2

    Duas perguntas para reflexão:
    - O que diferencia a aprovação de drogas específicas como a psilocibina de qualquer outra droga ou fármaco que o médico utiliza?
    - Porquê a psilocibina e não qualquer outro anti-depressivo?*
    *O único ensaio controlado e aleatorizado (ECA ou RCT em inglês) que conheço que comparou psilocibina com um anti-depressivo (escitalopram), além de pequeno e outras limitações metodológicas, foi negativo (o termo negativo pode soar estranho, mas no mundo da prova é assim, quando um ensaio previamente pensado como ensaio de superioridade falha em demonstrar a superioridade, é negativo para o que se propôs a fazer). Além disso, não há nenhum bom ensaio a comparar com placebo, que eu conheça. Estou disposto a conhecer outros ensaios fora dos grandes jornais que saibam. Espreitei algumas revisões sistemáticas e nada de substancial. Para provar que a psilocibina não é só mais um produto teria de haver um grande ensaio a comparar com placebo e a comparar com outros anti-depressivos, o que tenho algumas dúvidas (infelizmente) que alguma vez aconteça. Acho que a psilocibina é um bocado como o canabinóide. Não fosse o marketing do nome, estou inclinado achar que seria simplesmente outro anti-depressivo ligeiramente eficaz mas com pouca magnitude de eficácia, como são todos (a última parte da afirmação está estudada, há várias revisões sistemáticas de ECAs com meta-análises que o demonstram).
    **Posto o 1º "*" e "encarando a hipótese a nula de frente", acho que a psilocibina (e qualquer outro medicamento, sobretudo medicamentos com efeitos potencialmente graves - vide último ensaio publicado no ano passado no NEJM em que houve mais ideação suicida com psilocibina) tem primeiro de demponstrar clara superioridade antes de ser medicamente aprovada e adoptada. Bem sei que isto provavelmente não acontecerá pois infelizmente o marketing tem mais força do que a prova. Quem argumenta que a aprovação/legalização não deve depender dos critérios habituais de aprovação de fármacos, gostava genuinamente de ter uma resposta credível à primeira pergunta...neste momento em que estou, só me faz sentido se qualquer substância ou fármaco for legalizada. Estou disposto a ser convencido do contrário!
    Abraço

    • @bernardovidalpimentel
      @bernardovidalpimentel Год назад

      Um 3º "*" mais estatisticamente nerd, pelo que deixo à parte:
      ***Gostaria de ver um ensaio controlado aleatorizado N-of-1 com crossover entre 4 braços que seriam: "doente a fazer psilocibina a saber que está a fazer psilocibina" com "doente a fazer psilocibina a achar que está a fazer placebo", "doente a fazer placebo sabendo que está a fazer placebo" e "doente a fazer placebo achando que está a fazer psilocibina". O crossover significa que os doentes, depois de alocados a 1 dos 4 grupos de forma oculta, fariam de forma aleatorizada cada 1 dos 4 tratamentos durante um tempo definido - tipo um mês - e depois trocariam de forma aleatorizada -> isto é possível, foi feito recentemente com as estatinas no SAMSON trial e permitiu saber que as mialgias que se achava serem devidas às estatinas são na maioria dos casos um efeito nocebo.

  • @liajesus
    @liajesus Год назад

    Como se chama o autor que o Frederico refere quando toca no assunto do “valor do sofrimento “

  • @josefontao7732
    @josefontao7732 Год назад +1

    Excelente conversa, a entrevista que se o Frederico Magalhães se refere ao minuto 35:30 acho que é esta ruclips.net/video/0xOr6mbveoM/видео.html , vale a pena ouvir. Parabéns

  • @MesmerizeVid
    @MesmerizeVid 7 месяцев назад +2

    Bom episódio.
    Aproveito para deixar um documentário sobre o assunto que traduzi há alguns anos por considerar muito importante que chegue a toda a gente:
    ruclips.net/video/6h6MmOQ-KmE/видео.html

  • @claudiapereira1717
    @claudiapereira1717 Год назад +3

    O teu irmão tem todos os traços de PHDA do tipo desatento. 😅 Provavelmente compensada por uma sobredotação. 😉
    Há mais pessoas neurodivergentes na família?

    • @Despolariza
      @Despolariza  Год назад +4

      Eu sou genial, de resto não há mais nenhuma neurodivergência diagnosticada.

    • @claudiapereira1717
      @claudiapereira1717 Год назад +4

      @@Despolariza pois. Os diagnósticos em Portugal, em adultos, ainda estão, infelizmente, muito atrasados.
      A sobredotação, é uma neurodivergencia porque foge ao padrão de inteligência da maioria das pessoas na sociedade, mas não é um diagnóstico. Apesar disso, pode ajudar a explicar a necessidade constante, por exemplo, do Tomás de se alimentar intelectualmente e a possível falta de "paciência" para assuntos fúteis e superficiais.
      Os sobredotados, não desistem enquanto o mundo não lhes faz sentido, estão sempre à procura de respostas e vêem tudo com uma grande profundidade. Parecem adultos que continuam na idade dos "porquês". Por isso é que as crianças sobredotadas, na escola, são consideradas crianças com necessidades educativas especiais (NEE), por precisarem de um currículo adaptado às suas competências. De outra forma, acham tudo pouco estimulante e aborrecido.
      Essa é maior dificuldade dos sobredotados. Encontrar uma profissão e um lugar no mundo onde se sintam constantemente estimulados intelectualmente e alguém que os consiga acompanhar e partilhar a sua visão do mundo.
      Ainda assim, eu prefiro a teoria das inteligências múltiplas do Howard Garden.
      Já me alonguei demasiado. É que eu sou Autista e a psicologia é um dos meus hiperfocos. 🙈
      Convide, um dia, um autista. Seria também uma conversa interessante. 😉
      Obrigada pelo excelente trabalho com o Podcast e por ajudar a despolarizar.😊

    • @Despolariza
      @Despolariza  Год назад +1

      @@claudiapereira1717 Caramba! Que grande aula sobre o assunto. Só para o caso de não ter sido óbvio, estava a brincar a chamar-me a mim próprio de genial 😅 já tenho um episódio gravado nesse sentido e sai para breve!

    • @claudiapereira1717
      @claudiapereira1717 Год назад +2

      @@Despolariza desculpa. Os Autistas, geralmente não são muito bons a entender piadas.😅🙈
      Ainda que seja só uma piada, no teu caso pode ser verdade.
      Ainda bem que vais falar no assunto. Vou ficar a aguardar.
      Mais uma vez, obrigada por tudo.😊

  • @braxton3731
    @braxton3731 Год назад +1

    💯 "promo sm"