@@andreluiscardososilva4761 Não existe NENHUMA POSSIBILIDADE do cristão genuíno que teve intimidade com a doutrina do Senhor Jesus que provou de seu amor foi liberto dos pecados teve o nome escrito no livro da vida..., ir para um local se prostrar, acender velas, entoar cânticos, pedir benção, carregar nas costas, pedir proteção... as milhares de estátuas que existem nos templos católicos! Isaías 42:8 - Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
"...não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura"
As redes sociais tem sido uma bênção no diz respeito a defesa da fé católica. Estou muito feliz por ter descoberto essa riqueza e quanto tenho aprendido!!!
Parabéns pelo trabalho apologético, Felipe! 👏👏 Você tem sido um grande instrumento de Deus para levar sua palavra a muitas pessoas que precisam. Um trabalho evangelizador! Deus te abençoe grandemente!
Esse professor é um sofista Igual ao Rodrigo Silva. Tá faltando os Apologistas Católicos refutar as meias verdades desse "professor de historia da Igreja". Que não passa de sofista vendedor de curso. Parabéns pela iniciativa Felipe.
aposto todo meu dinheiro que vc nunca leu um livro de historia da igreja e se leu provavelmente foi o daniel -rops ou partes da historia eclesiatica de eusebio, mas fica uma dica leia desenvovimento de doutrina do cardeal newman pra comessar a ver que essa historia de igreja catolica romana ........
Verdade, criam um personagem do que é a igreja e batem, e quando batemos de volta com a verdade, eles ficam todos se doendo, vai entender esses apologetas.
Até a voz dele não nos convence e sem falar na postura. Como vc e Eduardo Farias não tem. Parabéns pela transparência e sutileza em tratar desse assunto .
Continue esse trabalho Felipe, seu canal irá crescer rapidamente, existem muitos sedentos pela verdade, principalmente por essas refutações, tem muita, mas muita mentira por aí, que precisam ser esclarecidas por pessoas como você, eu mesmo me converti a uns 5 anos, e não existia quase nenhum conteúdo sobre apoligética católica, refutações para os principais espantalhos. Estarei aqui sempre na audiência, esses vídeos de React são os mais importantes. Viva Cristo Rei!
Excelente vídeo... objetivo, claro e, com a sua serenidade, transmite o conhecimento e a segurança necessários a quem eventualmente fica angustiado diante de tantas distorções que vêm sendo promovidas por esses protestantes que se dizem "estudiosos" da patrística. Apenas continue.
- Seguidor: "A igreja batista não aceita como válido o batismo da presbiteriana. Vc concorda com isso?" Lucas Gesta: "Sim. Senão toda vez que eu passasse por um umidificador de ar eu estaria sendo rebatizado." - Seguidor: "Quais pais da igreja defendiam a ceia memorial". - Lucas Gesta: "Pai Ulrico dos Alpes" - Já disse que apóstolo Pedro era um presbítero igual a todos outros. - Já disse que não existe sucessão apostólica, da forma que ele disse nem as igrejas orientais possui, sucessão apostólica. - Já disse que a igreja nunca foi única, desde os apóstolos. - Normaliza heresias Beira ateismo mesmo...
@@RHAFAELBASKET ele não se tornou católico. Tu só viu o título di vídeo. Se ver o vídeo ou os comentários pelo menos, verá que é mais um vídeo contra as conversões de protestantes à Santa Igreja.
@@JuniorKeng St. Agostinho (sermão 227) É só um trecho do sermão, mas sugiro que leia todo ele (tem na internet). Este pão que vocês veem sobre o altar, santificado pela palavra de Deus, é o corpo de Cristo. Este cálice, ou seja, o que está contido no cálice, santificado pela palavra de Deus, é o sangue de Cristo. Por meio destas coisas quis o Senhor deixar-nos seu corpo e sangue derramado para a remissão de nossos pecados. Se o receberam dignamente, vocês são isso mesmo que receberam. Disse, com efeito, o Apóstolo: Nós somos muitos, mas um só pão, um só corpo. Eis como explicou o sacramento da mesa do Senhor: Nós somos muitos, mas um só pão, um só corpo. Neste pão se indica como devem amar a unidade. Sugestão: Vá direito nas fontes, não leia algo a partir de outro autor, St. Agostinho foi um dos cristão mais católico da historia, e muitos protestantes pega pontos estratégicos da sua teologia para embasar algo, isso quando não adultera algo.
Deus abençoe @reina.felipe este belo e necessário trabalho. Poderia, por gentileza, indicar livros para aprofundamento desta temática tão importante? Grande abraço
Sabe o que vejo nessas pessoas que sabem muito sobre a patrística e continuam protestantes. Elas descobriram a verdade e por orgulho não aceitam que elas estavam erradas e precisam encontrar meios para se convencer de que ele está certo. Triste demais. Quem sabe um dia ele deixa orgulho de lado.
E sem falar que muitos quando fazem um ataque contra a Igreja Católica Romana, eles usam textos patristicos sem contexto e muita das vezes adulterados. Eles também tentam encontrar na patrística uma forma de validação do sola scriptura.
Quando nós dizemos que a Igreja nos deu a Bíblia, não queremos dizer que foi somente a Igreja de Roma (como se a Igreja Católica fosse formada somente pela Igreja de Roma).
Outro aspecto importante a ser levado em consideração é que embora os cismas, primeiramente dos que não concordaram com as decisões do Concílio de Calcedônia e posteriormente os que vieram a se separar por causa do Cisma do Oriente, tenham dividido a Cristandade Ocidental da Oriental por séculos, também ao longo do tempo comunidades oriundas dessas Igrejas, tanto nas igrejas pré-calcedônicas quanto das originárias do Cisma do oriente, voltaram à plena comunhão com a Igreja Católica, mantendo seus ritos, hierarquia e autonomia. Embora ainda não tenhamos plena comunhão com todo o Oriente Cristão, por ainda termos Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Orientais, temos, nas Igrejas Orientais Católicas unidas ao Ocidente Romano, a manutenção da Universalidade da Igreja, sua unidade na diversidade.
Ele fala sobre as igrejas orientais como se elas fossem iguais às igrejas protestantes. Todas as igrejas de raiz apostólica possuem organização episcopal, o que é quase inexistente no protestantismo, por exemplo.
Parabéns, Felipe com toda essa sua calma e paciência, pra responder uma pessoal q se percebe em sua fala o menospreso deste professor com a Igreja Católica.
Deus é muito bom, ele nos trouxe Lucas Lancaster pra acabar de uma vez por todas com essa história que os protestantes inventaram que Constantino corrompeu a igreja, e agora vc com esse vídeo maravilhoso
Oração de São Teodoro “Ó Deus, que nos escutais e defendeis com a gloriosa confissão do bem-aventurado mártir teodoro, fazei que aproveitemos com o seu exemplo e sejamos protegidos pela sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Teodoro, rogai por nós.”
Lucas Gesta defende uma heterodoxia e uma unidade na diversidade, relativiza a fé e doutrinas que é são pontos centrais quando se fala de igrejas e religiões. Como ele só tem "cadeira em historia", e ele mesmo fala que não tem "cadeira em teologia" e não se envolve nessa questões teológicas, ele trata a fé, teologia e doutrinas cristã igual um ateu, gnóstico ou adepto do cristianismo apenas como cultura ou modelo de vida. No Brasil pouco se fala ou se conhece do cristianismo oriental, falta conteúdo...Como ele estudou sobre essas igrejas ele se coloca como intelectual (maior de todos os tempos, é um Rodrigo Silva batista) sempre que se refere a qualquer outro historiador, filosofo ou teólogo é sempre com algum termo pejorativo ou desmerecendo. Obs: Ele afirma que os católicos acredita que só existe livros da patristica os coleção da Paulus. Ele acha que os católicos não sabe que existe uma gigantesca quantidade de livros da patristica que nem foi traduzido para PT ainda.
Felipe, tenho grande pedido, gostaria que o senhor fizesse um vídeo refutando argumentos contra a autenticidade dos Milagres da igreja católica e das Relíquias Sagradas,como o Santo Sudário de Turim, Milagre Eucarístico de Lanciano etc Espero que o senhor atenda meu pedido,em defesa dos milagres da Santa Igreja Católica Apostólica Romana 🇻🇦!
Vc definiu muito bem a pratica dos protestantes se apegar as divergências, já havia notado isso e varias discussões, já presenciei em vários momentos onde no debate ele se apega um ponto divergente, e através desse ponto divergente da historia quer destituir/destruir o todo, doutrina X ou Y. O mesmo ocorre na bíblia, pega se um versículo e interpreta de forma errada e usa como lança de batalha, mas na própria bíblia fornece versículos como escudo que defende dessa interpretação errada.
Mas não tem essa antipatia, muito pelo contrário. Há uma agenda protestante, de tentar arrebanhar os orientais para o lado deles, para deslegitimar a preceptoria romana; ignorando que a catolicidade possui 42 jurisdições que mutuamente se reconhecem e validam os seus ritos (1 Latina, 23 Sui Iuris; e sem a ligação com o Papado, os 15 patriarcados ortodoxos e 3 Igrejas Exílicas, sendo elas Armênia, Copta e Etiópia). Mas a realidade é essa: "Patriarca Bartolomeu I diz que união com católicos e ortodoxos é inevitável": ruclips.net/video/mz8uMKRwt3w/видео.html Um baita esforço completamente inútil por parte dessa gente.
@@RHAFAELBASKET Não vou conseguir lembrar, mas sempre que eu vejo vídeos ou mesmo comentários de Ortodoxos eu sugiro a reunificação. Não insisto se ele responder de maneira hostil. Se todo mundo fizer o trabalho de formiguinha, eles irão começar achar uma boa idéia, isso chegará nas lideranças e a reunificação terá mais motivações pra acontecer. Quem gosta de divisão é o Diábolos
Felipe, quando vc utiliza o fone de ouvido o som fica muito baixo, o início e o final do vídeo ficou bom o áudio. Parece que a captura de áudio esta sendo pelo fone de ouvido.
Esse daí é um " professor " razoável pra ruim, compactua com um monte de heresias, nos vídeos dele é cheio de piadas e sarcamos, sem imposição e coerência. Defende com unhas e dentes o protestantismo e quer se sair como um ” ortodoxo ". O ódio dele com A Santa Igreja Católica é pessoal, rancoroso porque existem VERDADEIROS professores de história da Igreja, e ele não consegue e por fim ama um clickbait e um fake news. Parabéns por ter defendido a nossa Igreja Felipe e respondido as mentiras do Gesta. 🇻🇦🙏🏻🇻🇦
O Lucas Gesta fala que a Igreja Ortodoxa Copta existe desde o século I, mas afirma que a Igreja Católica Apostólica Romana surgiu na Idade Média. O que ele tem contra Roma é coisa pessoal, igualzinho a uma criancinha mimada.
Eles batem numa coisa quando vc prova ,batem em outra,muda de assunto e não batem na realidade e sim no espantalho que eles mesmo criam . Agora engraçado a vitimização,passaram 500 anos mentindo e difamando, quando apenas respondem as mentiras ,estamos atacando kkkkkk. É ridículo.
Sim , 83 livros e imaculada Conceição , e purgatório é mentira para os ortodoxos vc acaba de dizer q roma é mentira kkk pq n tem nada aver com os ortodoxos
O fato de usarmos o termo "irmãos separados" não anula as heresias desses irmãos. E sim, os protestantes são hereges! Eu acho que devem ser chamados assim. Não como chingamento,mas como fato da realidade. Definir o que é heresia é, inclusive, próprio do que significa ser católico,uma vez que católico significa "de acordo com o todo" e herege significa "aquele que escolhe". O herege é (e não somente isso) aquele que escolhe algo a partir do todo e nega a integralidade desse todo. E é escaneado pelo professor protestante a unidade que havia no início da igreja( e ainda há),como bem pontuou o Felipe. As seitas/igrejas separadas da comunhão que haviam eram os hereges e que não merecem ser ouvidos,tal qual nos recorda Santo Inácio de Antioquia. Tinha herege que negava que a Eucaristia é a carne de Nosso Senhor,tinha herege que rebatizava os católicos,tinha herege que negava que Nossa Senhora é mãe de Deus... E todo o orbe católico procurava a unidade e vivia nessa unidade. Ouçamos santo Irineu(†158 d.C.): "Esta é a doutrina que a Igreja recebeu e esta é a fé que, mesmo dispersa no mundo inteiro, a Igreja guarda com zelo e cuidado, como se tivesse a sua sede numa única casa; e todos são unânimes em crer nela, como se ela tivesse uma só alma e um só coração; esta fé ela anuncia, ensina, transmite como se falasse uma só língua. As línguas faladas no mundo são diversas, mas a força da tradição, em toda parte, é a mesma. As Igrejas fundadas na Germânia não têm outra fé e outra tradição; diga-se o mesmo das Igrejas fundadas na Espanha, entre os celtas, no Oriente, no Egito, na Líbia, ou no centro do mundo, que é a Palestina. Da mesma forma que o Sol, criatura de Deus, é um só e é idêntico em todo o mundo, assim também o ensino da verdade, que brilha em toda parte e ilumina a todos os homens que querem chegar ao conhecimento da verdade (1 Tim 3,15): é sempre o mesmo" (Contra as Heresias 1,10,2). Como é lindo ser católico!
Boa noite, Felipe. Tenho uma pequena comentário em relação ao que o senhor afirmou sobre a postura católica, ou do católico, baseada em documentos do Vaticano II, no qual devemos chamar o protestante de "irmãos separados" . Entendo que é uma postura documentada pela igreja. Mas, perceba o sofisma no qual você caiu, e mesmo na vitimização, ao preocupar- se com a forma como o protestante se dirige aos católicos. A questão é que, mesmo entendendo o que os documentos conciliares dizem, chamar o protestante de "irmãos separados" não significa que o protestantismo não seja uma heresia. O protestante é sim, como base nessa postura conciliar, um irmão separado. Assim como nós somos também pecadores miseráveis, mas podemos amar a Deus. Entender o protestantismo como heresia não nos impede de querer que os protestantes, como irmãos separados, possam amar a Deus da forma correta, por meio dos sacramentos e de diversas outras veredas católicas obrigatórias para nós.
S. Agostinho sobre os Nominalistas (Homilia sobre o Salmo 32): "Exortamo-vos, irmãos, a esta caridade para com os de fora, quer sejam ainda pagãos, quer separados de nós, e que apesar de confessarem ter fé na Cabeça de igual modo, apartam-se do Corpo. Condoemo-nos por causa deles, irmãos, como sendo nossos irmãos. Eles, não reconhecendo nosso batismo, negam que somos seus irmãos; nós, porém, não reiteramos o batismo deles, mas reconhecendo ser o nosso, declaramos: "Sois nossos irmãos". Queiram ou não são nossos irmãos. Deixariam de ser nossos irmãos se não rezassem mais o "Pai Nosso”… Eles podem dizer: Por que nos procurais, o que quereis de nós? Respondamos: "Sois nossos irmãos!" Podem retrucar: “Ide embora, nada temos a ver convosco”. Mas nós temos o que tratar convosco. Confessamos um só Cristo, devemos estar num só Corpo, sob uma só Cabeça... Nós vos conjuramos, irmãos, pelas entranhas da caridade, de cujo leite nos nutrimos, de cujo pão nos fortificamos; por Cristo, nosso Senhor, por sua mansidão, nós vos conjuramos. É tempo de empregar para com eles a maior caridade, abundante misericórdia, pedindo a Deus por eles. Que ele enfim lhes dê sobriedade para se arrependerem, e verem que nada têm absolutamente a dizer contra a verdade."
eu vejo isso de católicos somos ensinados a amar nunca vi um padre ensinar a atacar os irmão separados ao contrário parece que eles são treinados pra atacar o católicos se percebe o tamanho do do ódio
Quando os protestantes virem a taca nossa senhora mãe de Deus pergunta pra eles se nosso senhor Jesus Cristo é Deus e se Deus tem irmãos de sangue kkkkkkkkkkkkkk
Nunca pensei nisso. Obrigada 🙏Descobri outra coisa. Quando eles vierem falando das indulgências, a gente fala do dízimo que eles são obrigados a pagar.
Deus tem sim no Antigo testamento Israel é chamado de esposa de Deus A igreja de novo de Cristo é Maria esposa de espírito santo que gerou o verbo de deus João 1 versículo 1
Por incruvel que pareça, esse vídeo do apologista batista apenas reforça minha fé católica, ja que todas as antigas igrejas que ele citou possui dogmas iguais a da Santa Igreja Catolica, ele apenas atesta que a os dogmas Marianos, a exemplo, possui origem já no século I. Ele apenas confirma que a Santa Igreja Catolica é a mesma Igreja Catolica Primitiva, e esta em nada tem em comum com qualquer denominação protestante.
Bom. Fiz vários comentários no vídeo dele... Há vários limites no argumento, que no entanto é interessante e inclusive anula totalmente a ideia do Yago Martins que fala do Canon que se auto impõe e autojustica...
Sim, pq o Lucas é um cristão reformado e historiador, que msm tendo umas conclusões meio sem sentido ainda se apega a história. O Lucas não é próximo de uma linha evangélica, como o Yago, então eles vão ter abordagens distintas, mas é engraçado ver um usando o outro para sustentar que a igreja católica tá errada sendo que eles não concordam em quase nd e um anula o outro
@@marcelosoares3789 Meu irmão, isso não é nada. Lucas Banzoli é prova de que, para sustentar uma tese contra a Igreja Católica, os protestantes são capazes de usar até mesmo argumentos que ateus utilizam contra a Igreja.
@@vitorfonsecanutriDe fato! Os protestantes são capazes de se unirem aos ateus para combaterem o catolicismo, evidência disso é o Banzoli e também o "rushdoony brasil", basta ver que os seguidores desse último canal preferem atacar o catolicismo do que o ateísmo.
@@vitorfonsecanutriEm várias enquetes do "rushdoony brasil", os seguidores votam disparadamente em vídeos contra o catolicismo do que o ateísmo, é realmente bizarro.
Um dos erros do catolicismo é acreditar que a igreja do Senhor Jesus é feita de tijolos e cimento! A IGREJA REPRESENTA O CORPO DE CRISTO, QUE SÃO AS PESSOAS REUNIDAS EM ADORAÇÃO AO SENHOR DEUS, O SENHOR JESUS E O ESPÍRITO SANTO SOMENTE(1 Cor. 3:16 e 6:19)! QUANDO JESUS FOR TIRAR DA TERRA PARA TER UM ENCONTRO COM ELE NO CÉU(“1 Tessal. 4: 16, 17” - “Cor. 50-54”), SERÁ O TEMPLO(Mateus 21:13A) FEITO DE TIJOLOS E CIMENTO OU O SEU POVO, A IGREJA? NEM TODOS SERÃO SALVOS(MT 7:22-23): Só terão as almas salvas do julgamento de Deus somente aqueles que tiveram os pecados perdoados(“Lucas 24: 46-47” - “1 Tessal. 5: 23”), permaneceram na doutrina de Jesus(“João 14.6”, “Timóteo 2:5”) e foram fiéis a Ele até o fim(Ap. 2: 10B).
@@homsohk5691, que ideia absurda...vai ler no catecismo católico a definição da Igreja antes de espalhar estas tolices como se fossem ensinamentos católicos.
@@felipeluis9490 "...vai ler no catecismo católico..." A patrística, o catecismo, Scott Hahn... não deixam de ser “outros evangelhos”(dizem que seguem a doutrina dos Apóstolos, mas é mentira!)! ELES NÃO SÃO GUIADOS PELA BÍBLIA, mas por "outros evangelhos"! O Apóstolo Paulo disse: GL 1:8 - Mas, ainda que >nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciadoevangelho além do que já recebestesSe alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus CristoConserva o modelo das sãs palavras< que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. - 14 -Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
@@felipeluis9490 A patrística, o catecismo, Scott Hahn... não deixam de ser “outros evangelhos”(dizem que seguem a doutrina dos Apóstolos, mas é mentira!)! ELES NÃO SÃO GUIADOS PELA BÍBLIA, mas por "outros evangelhos"! O Apóstolo Paulo disse: GL 1:8 - Mas, ainda que >nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciadoevangelho além do que já recebestesSe alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo
@@felipeluis9490 A patrística, o catecismo, Scott Hahn... não deixam de ser “outros evangelhos”(dizem que seguem a doutrina dos Apóstolos, mas é mentira!)! ELES NÃO SÃO GUIADOS PELA BÍBLIA, mas por "outros evangelhos"! O Apóstolo Paulo disse: GL 1:8 - Mas, ainda que >nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciadoevangelho além do que já recebestesSe alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo
Engraçado que yago Martins sempre puxa as heresias e todos vão seguir do copiando os vídeos triste ver que o Yago nem dentro da própria denominação é alguém levado a sério, mais fora outros protestantes de igrejas menores sempre acompanham tudo que ele faz.
Quando o Cardeal São Roberto Belarmino falava que os protestantes eram hereges, ele estava incorreto? Poderíamos chamar um sujeito que comete heresias e blasfema contra a Igreja de irmão separado? Isso me forçaria a implicar que Ario, Nestorio e Pelágio eram irmãos separado também.
S. Agostinho sobre os Nominalistas (Homilia sobre o Salmo 32): "Exortamo-vos, irmãos, a esta caridade para com os de fora, quer sejam ainda pagãos, quer separados de nós, e que apesar de confessarem ter fé na Cabeça de igual modo, apartam-se do Corpo. Condoemo-nos por causa deles, irmãos, como sendo nossos irmãos. Eles, não reconhecendo nosso batismo, negam que somos seus irmãos; nós, porém, não reiteramos o batismo deles, mas reconhecendo ser o nosso, declaramos: "Sois nossos irmãos". Queiram ou não são nossos irmãos. Deixariam de ser nossos irmãos se não rezassem mais o "Pai Nosso”… Eles podem dizer: Por que nos procurais, o que quereis de nós? Respondamos: "Sois nossos irmãos!" Podem retrucar: “Ide embora, nada temos a ver convosco”. Mas nós temos o que tratar convosco. Confessamos um só Cristo, devemos estar num só Corpo, sob uma só Cabeça... Nós vos conjuramos, irmãos, pelas entranhas da caridade, de cujo leite nos nutrimos, de cujo pão nos fortificamos; por Cristo, nosso Senhor, por sua mansidão, nós vos conjuramos. É tempo de empregar para com eles a maior caridade, abundante misericórdia, pedindo a Deus por eles. Que ele enfim lhes dê sobriedade para se arrependerem, e verem que nada têm absolutamente a dizer contra a verdade."
Mesmo que esteja em heresia, há ainda algumas crenças cristãs. O que torna ainda cristãos separados, esta em regime de heresia, mas ainda são cristãos, sendo assim ainda são irmãos.
Ai daqueles que pelejam contra a Igreja de Cristo, inventando inverdades, induzindo dúvidas aos cristãos, por puro interesses pessoais e manter sua seita em funcionamento. Negam a verdade. Negam a história, negam a Esposa de Cristo, negam a Mãe de Jesus Cristo. Ai de vocês anunciadores de mentiras. A elucidação das consciências está chegando.
@JuniorKeng católicos apostólicos romanos, detalhe inclusive os patriarcas confirmam isso, e a sucessão apostólica de Pedro em Roma, também é provada por historiadores, seu comentário, é uma coisa tão idiota e herética, por acaso está associando a igreja católica a deuses pagãs do império romano? Então você basicamente está chamando Deus de júpiter, Maria de Era, Jesus de apolo e por aí vai, só está provando sua ignorância.
@washingtonoliveira7517 tu ja viu a que a igreja ortodoxa diz q são pedro fundou a igreja la , com comprovação arqueológica e tu acreditando nas ideias de gibis dos romanos , matadores e torturadores vc n é farinha que se cheire defendendo assasinos
@@JuniorKengCatólicos apostólicos romanos, é de roma que vem a autoridade, já a sua seita a autoridade deve vir provavelmente da interpretação errada de alguém
N vivemos por placa , e sim por fé , essas placa tem tanta historia pra boi dormi q vc acredita e vive da mesma forma q cita mateus os lideres religiosos fechava as portas do céus para as pessoas
Lucas ele tem uma fé/crença relativista: Ele é adepto de uma heterodoxia, defende que a igreja nunca foi única, e sempre foi dividida em varias igrejas, coloca os grupos hereges e cismáticos como grupos legítimos, e que as grandes igrejas tanto no ocidente quanto no oriente, como forças de poder que tentou suprir essas igrejas e outras correntes doutrinaria de existir, para ele não existe isso de igreja verdadeira que sobrevive até os dias de hoje, para ele o que há é igrejas que cada uma busca tentar cada uma estar mais próxima da bíblia. Já disse que não há base histórica para sucessão apostólica, contradizendo ele mesmo que fala que as igrejas orientais foi fundada pelos apóstolos. É uma forma dele defender e sustentar a igreja dele que não deve ter 100 anos de existência, e tem varias praticas que não se encontra na historia do Cristianismo primitivo. Basicamente ele trata o cristianismo apenas na perspectiva histórica, e não religioso.
As colocações desse pastor são um tanto anacrônicas. Tenta colocar o fenômeno da multiplicidade de Igrejas e ritos como se fossem iguais à bagunça pós protestantismo. Chega a ser piada. Assistindo o vídeo, notam-se várias imprecisões e anacronismos, parecem até propositais. Só mais um que dá carteirada, mas é um farsante.
Quando fala que na antiguidade não havia denominação única vc fala que ele se apega as diferenças e não as concordâncias. Não é a mesma coisa coisa que vcs fazem hj em dia com as denominações evangélicas pra falar que existem mais de 30 mil? E as concordâncias entre elas, não valem?
Infelizmente não amigo, as únicas concordâncias entre essas 30 mil denominações diferentes do Protestantismo é a doutrina da Sola scriptura, até porque muitas tem contradições entre a doutrina da salvação, as naturezas de cristo, os sacramentos. Por exemplo, na Igreja presbitériana existe a predestinação, e já na doutrina Batista não há predestinação, para os Batista a salvação é para todos, e nós devemos levar a salvação de Cristo para os outros. Também existe a contradição da Ceia, na Igreja Luterana eles tem o Consubstanciação, na presbitériana existe a Presença espiritual, na Batista é apenas memorial. E também há divergências entre o batismo, as Igrejas Luteranas, presbitérianas, metodistas batizam crianças. E já nas pentecostais (há exceções), e as Igrejas Batistas, não batizam crianças. Ou seja, tá tudo fora da ordem.
@@Anthony2006-p7l vc não entendeu, tem que forcar no que une e não nas diferenças. Se focar nas diferenças vc tá dando razão pro Lucas Gesta. E outra, esses debates veem desde o 1º século. Existia discordância entre a identidade de Jesus e a relação entre o Antigo Testamento e a nova fé cristã. Diferenças entre as práticas litúrgicas. Havia diferença entre a igreja que estava em Jerusalém e a igreja dos gentios. Unidade só existe na cabeça de católico romano que não consegue ver nem as diferenças que existem dentro da própria igreja.
Amigo. Se for olha igreja católica e as igrejas orientais. Diferença doutrinarias são mínimas e diverge em detalhes, já na questão disciplinar que é colocação da doutrina na pratica há mais divergência, mas doutrinaria é pouca. - Todas tem imagens, e o mesmo conceito do que é idolatria ou não. - Todas tem praticamente a mesma visão de Maria, como sendo a nova Eva, e mãe dos cristãos. Há divergência em um dogma ou outro. - Todas crê em santos. - Todas tem 7 sacramentos. - Todas tem a mesma visão dos sacramentos. - Todas batiza crianças. Em 90% das doutrinas cristológica é igual, as divergência está na questão das natureza de Cristo, que a igreja católica e ortodoxa declara que são duas, e os miafisista diz que é só uma, e a questão do filioque. Esses pontos são pontos centrais e motivou a divisão... O que muda é a pratica dessas doutrinas, um o pão tem fermento outro não, um é mais devoto de Maria outro menos, um o padre pode casar e outra só o diácono, e algumas exceções. Mas todas essas questões praticas não é dogma e sim disciplinar pode mudar...Não são pontos centrais... Agora no protestantismo se discorda em quase tudo e os pontos de concordância é poucos, de modo que uma igreja é totalmente diferente da outra doutrinariamente e não disciplinar/pratica/liturgia. Vc mencionou dois pontos "identidade de Cristo" é um ponto central que dividiu a igreja no século V, já "pratica litúrgica" não é um ponto central, igreja católica tem varias pratica litúrgicas, a liturgia das igrejas católica no oriente é totalmente diferente da igreja ocidental/latina. Inclusive todas liturgia sacramental das igrejas orientais é considerada valida pela igreja católica.
@@marcosdiego9060 me esclareça duas coisas: "Em 90% das doutrinas cristológica é igual" de onde tirou essa porcentagem e "no protestantismo se discorda em quase tudo" o que é esse quase tudo e em quais igrejas protestantes estão essas discordâncias.
@nilrek163 Amigo. Me explique tu além da natureza de Cristo com os não calcedoniano e filioque se discorda do que mais? Cara tu é leigo? Cada igreja protestante tem uma doutrina diferente sobre tudo, a respeito de Cristo, há igreja com doutrina ariana, nestoriana, maniqueista, unitárista e assim vai...sobre os sacramentos cada um tem sua própria definição um diz que o batismo é um meio de graça, outro não, e um símbolo é apenas uma ordenação, há aquele que batiza crianças, outro não, aquele prática o rebatismo, um usa uma fórmula valida e outra usa uma fórmula inválida. O mesmo ocorre com a santa ceia cada um tem sua própria definição...confissão da mesma forma. Levaria semanas para elencar tudo. Próprio Lutero em uma reunião protestantes disse algo assim: "Há tantas seitas, quantas cabeças, um diz isso é outro diz aquilo..." basta assistir um debate entre protestantes... Vi um abuna(padre siriaco) que assistiu um debate protestantes e ele disse que única conclusão que ele chegou e que eles não concordava com nada. Semana passada mesmo dois protestantes em um debate no final um acusou o outro de heresia... Bem diferente entre católica, igreja ortodoxa e igrejas orientais, direto há várias declarações de fé conjuntas, ontem mesmo foi incluído um santo oriental(Santo Isaque de Ninive) no calendário católico, venerado por todas igrejas católica e orientais..
Mais falador de bobagem, este tal de Lucas não sei das quantas, mais um que diz que estuda mas estuda errado e ensina errado.. é mais um herege dos nossos tempos
Esse protestante do vídeo, ou é um ignorante, ou é um mentiroso que pretende enganar o seu público. No caso da ignorância, o cristão está obrigado a procurar a verdade. No caso da mentira, a pessoa não passa de um caluniador com intenção hostil a Deus. São irmãos separados, mas respeitando a fé do próximo, caso contrário são inimigos e não irmãos.
Não é verdade a interpretação que você faz sobre a afirmação dos apologistas católicos sobre a bíblia. Você cria uma narrativa falaciosa. Basta procurar alguns vídeos dos tais apologistas para comprovar.
O que o Lucas faz é uma falta de respeito com os ortodoxos, usando eles como bucha de canhão contra a Igreja. Se mostra não entender o que ele mesmo diz: "havia muitas igrejas em comunhão ". Se estavam em comunhão eram UNA oras. E cria espantalhos toscos: desde quando dizer que a Biblia nasce na Igreja redunda em ódio? Por fim, não sabe nem o que é Biblia. Biblia é o conjunto, o compêndio, a lista dos livros inspirados, e não cada livro individual em si.
Os pontos em questão é que roma não possuía primazia nas demais. isso é coisa tardia. E Pedro sequer foi bispo em roma, coisa de quem continua defendendo o romanismo retroativo insiste nessas falácias.
@@ivsonassis7543 Bora 35:41 lá, falou em romanismo retroativo já se vê que é protestonto que acredita que nos primeiros séculos a Igreja era essa babel protestante de doutrinas que tem hoje. A primazia de S.Pedro é atestada por muitos escritores patristicos sem haver um escrito de um que a negue. Por fim, S.Pedro fundou a Igreja em Roma, lá pregou, foi martirizado, e foi sucedido por Lino. Não se nega isto na história tb.
@@pasuello E olavistaretardado acha que nos primeiros séculos roma já cagava na cabeça de outras igrejas, já adorava gesso e colocava maria em um pedestal. Essa narrativa nem fazendo share pick do que convém dos pais da igreja se sustenta. Com várias listas de sucessão, com lista que nem Pedro era o primeiro, com pessoas duplicadas e por aí vai. Ele morreu em roma, logo o olavista acha que roma deveria ter essa sucessão, esquecendo até mesmo de Jerusalém e Antioquia.
@@pasuello @pasuello E olavistaretar d acha que nos primeiros séculos roma já cagava na cabeça de outras igrejas, já adorava gesso e colocava maria em um pedestal. Essa narrativa nem fazendo share pick do que convém dos pais da igreja se sustenta. Com várias listas de sucessão, com lista que nem Pedro era o primeiro, com pessoas duplicadas e por aí vai. Ele morreu em roma, logo o olavista acha que roma deveria ter essa sucessão, esquecendo até mesmo de Jerusalém e Antioquia.
4:20 kkkkkkkkkkkkk ta de sacanagem, todo católico romano Bosteja isso, que se não fosse aigreja não tinha biblia kkkkkk. Ou seja se vc adminitiu em 4 min de video que não era a roaman, bom fim do debate está provado qeu abiblia existiria independente da igreja
Mesmo? Então, sem Cristo ainda haveria Bíblia... Então, os concílios regionais para falar dos livros sagrados não foram importante para definir quais livros eram expirados por Deus. Porventura, Policarpo, Inácio, Justino, Irineu de Lion, clemente de Alexandria e tantos outros que partilharam a vida com os apóstolos, estavam errados ao afirmar a primazia da igreja (diocese) que fica em Roma? Afinal, a igreja católica o que é? Se não sabermos dessa parte do ensino apostólico, vamos querer desmerecer os irmãos que viviam nas outras igrejas nos primeiros séculos.
Esse professor Lucas Gestão precisava de uma resposta católica há muito tempo. Obrigado por reagir a ele.
Aparentemente ele se tornou católico a uns dois meses tem testemunho no canal dele
@@RHAFAELBASKET Não se tornou. O video é clickbait.
@@RHAFAELBASKETSe ele fosse um bom professor de história da Igreja já teria saído do protestantismo.
Esse Lucas tá precisando de uma aula com o Alessandro Lima
@@andreluiscardososilva4761
Não existe NENHUMA POSSIBILIDADE do cristão genuíno que teve intimidade com a doutrina do Senhor Jesus que provou de seu amor foi liberto dos pecados teve o nome escrito no livro da vida..., ir para um local se prostrar, acender velas, entoar cânticos, pedir benção, carregar nas costas, pedir proteção... as milhares de estátuas que existem nos templos católicos! Isaías 42:8 - Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
"...não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura"
Parabéns Felipe! Continue firme, como seminarista conitnuo aprendendo contigo e intercedendo pela tua missão e pelo teu ministério!
Sua calma é invejável.
Tranquilidade de alguém que encontrou a verdade.
As redes sociais tem sido uma bênção no diz respeito a defesa da fé católica. Estou muito feliz por ter descoberto essa riqueza e quanto tenho aprendido!!!
Eu também
Importantíssimo seu trabalho Felipe, não pare
Parabéns pelo trabalho apologético, Felipe! 👏👏 Você tem sido um grande instrumento de Deus para levar sua palavra a muitas pessoas que precisam. Um trabalho evangelizador! Deus te abençoe grandemente!
Esse professor é um sofista Igual ao Rodrigo Silva. Tá faltando os Apologistas Católicos refutar as meias verdades desse "professor de historia da Igreja". Que não passa de sofista vendedor de curso. Parabéns pela iniciativa Felipe.
aposto todo meu dinheiro que vc nunca leu um livro de historia da igreja e se leu provavelmente foi o daniel -rops ou partes da historia eclesiatica de eusebio, mas fica uma dica leia desenvovimento de doutrina do cardeal newman pra comessar a ver que essa historia de igreja catolica romana ........
Verdade, criam um personagem do que é a igreja e batem, e quando batemos de volta com a verdade, eles ficam todos se doendo, vai entender esses apologetas.
Parabéns pela forma pacífica e conciliatória de como abordou o assunto.
Parabéns Felipe, seu canal vai crescer muito, Deus abençoe.
Parabéns Filipe que Deus te ilumina cada vez mais. Te conheci a pouco tempo mas ja estás no meu coração es um bom missionario cheia de descernimento
Até a voz dele não nos convence e sem falar na postura. Como vc e Eduardo Farias não tem. Parabéns pela transparência e sutileza em tratar desse assunto .
Parabéns Felipe suas colocações são claras e objetiva.
Continue esse trabalho Felipe, seu canal irá crescer rapidamente, existem muitos sedentos pela verdade, principalmente por essas refutações, tem muita, mas muita mentira por aí, que precisam ser esclarecidas por pessoas como você, eu mesmo me converti a uns 5 anos, e não existia quase nenhum conteúdo sobre apoligética católica, refutações para os principais espantalhos. Estarei aqui sempre na audiência, esses vídeos de React são os mais importantes.
Viva Cristo Rei!
Maravilha explicação. Obrigada,irmão.
Parabéns caro Felipe. Que cresça seu canal. , Parabéns pela calma, pois a tendência do Lucas paras as distorções devem ser corrigidas
Bendito Seja Deus, Bendita a Santa Igreja Católica, instituída por Nosso Semhor Jesus Cristo.
Excelente vídeo... objetivo, claro e, com a sua serenidade, transmite o conhecimento e a segurança necessários a quem eventualmente fica angustiado diante de tantas distorções que vêm sendo promovidas por esses protestantes que se dizem "estudiosos" da patrística. Apenas continue.
obrigado, meu irmão !
- Seguidor: "A igreja batista não aceita como válido o batismo da presbiteriana. Vc concorda com isso?"
Lucas Gesta: "Sim. Senão toda vez que eu passasse por um umidificador de ar eu estaria sendo rebatizado."
- Seguidor: "Quais pais da igreja defendiam a ceia memorial".
- Lucas Gesta: "Pai Ulrico dos Alpes"
- Já disse que apóstolo Pedro era um presbítero igual a todos outros.
- Já disse que não existe sucessão apostólica, da forma que ele disse nem as igrejas orientais possui, sucessão apostólica.
- Já disse que a igreja nunca foi única, desde os apóstolos.
- Normaliza heresias
Beira ateismo mesmo...
😂 Essa do pai dos Alpes me arrancou risada. Só rindo mesmo
@@RHAFAELBASKET ele não se tornou católico. Tu só viu o título di vídeo. Se ver o vídeo ou os comentários pelo menos, verá que é mais um vídeo contra as conversões de protestantes à Santa Igreja.
@@RHAFAELBASKET Foi só um título para atrair público e visualização.
Cite a visão de agostinho sobre a ceia do senhor ai , se vc tiver certo concordo com tigo
@@JuniorKeng St. Agostinho (sermão 227)
É só um trecho do sermão, mas sugiro que leia todo ele (tem na internet).
Este pão que vocês veem sobre o altar, santificado pela palavra de Deus, é o corpo de Cristo. Este cálice, ou seja, o que está contido no cálice, santificado pela palavra de Deus, é o sangue de Cristo.
Por meio destas coisas quis o Senhor deixar-nos seu corpo e sangue derramado para a remissão de nossos pecados. Se o receberam dignamente, vocês são isso mesmo que receberam. Disse, com efeito, o Apóstolo: Nós somos muitos, mas um só pão, um só corpo. Eis como explicou o sacramento da mesa do Senhor: Nós somos muitos, mas um só pão, um só corpo. Neste pão se indica como devem amar a unidade.
Sugestão: Vá direito nas fontes, não leia algo a partir de outro autor, St. Agostinho foi um dos cristão mais católico da historia, e muitos protestantes pega pontos estratégicos da sua teologia para embasar algo, isso quando não adultera algo.
Deus abençoe @reina.felipe este belo e necessário trabalho. Poderia, por gentileza, indicar livros para aprofundamento desta temática tão importante? Grande abraço
Sabe o que vejo nessas pessoas que sabem muito sobre a patrística e continuam protestantes. Elas descobriram a verdade e por orgulho não aceitam que elas estavam erradas e precisam encontrar meios para se convencer de que ele está certo. Triste demais. Quem sabe um dia ele deixa orgulho de lado.
E sem falar que muitos quando fazem um ataque contra a Igreja Católica Romana, eles usam textos patristicos sem contexto e muita das vezes adulterados. Eles também tentam encontrar na patrística uma forma de validação do sola scriptura.
Se tu não sabe mais foi os reformadores que voltaram a os escritos patristico vai estudar
Quando nós dizemos que a Igreja nos deu a Bíblia, não queremos dizer que foi somente a Igreja de Roma (como se a Igreja Católica fosse formada somente pela Igreja de Roma).
Provavelmente ele não verá esse vídeo... valeu pelo trabalho Felipe!
É melhor Lucas, estudar com o professor Lucas Lancaster. Deus seja louvado pelo renascimento de pessoas, para esclarecer o povo . Obrigado Felipe
Outro aspecto importante a ser levado em consideração é que embora os cismas, primeiramente dos que não concordaram com as decisões do Concílio de Calcedônia e posteriormente os que vieram a se separar por causa do Cisma do Oriente, tenham dividido a Cristandade Ocidental da Oriental por séculos, também ao longo do tempo comunidades oriundas dessas Igrejas, tanto nas igrejas pré-calcedônicas quanto das originárias do Cisma do oriente, voltaram à plena comunhão com a Igreja Católica, mantendo seus ritos, hierarquia e autonomia. Embora ainda não tenhamos plena comunhão com todo o Oriente Cristão, por ainda termos Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Orientais, temos, nas Igrejas Orientais Católicas unidas ao Ocidente Romano, a manutenção da Universalidade da Igreja, sua unidade na diversidade.
Parabéns, vc está fazendo um bom trabalho
Hehehehehe, q beleza. Obrigada. Estava esperando sua resposta.
Ler os documentos da Igreja, fora da Igreja, é o erro dos nossos irmãos protestantes, que cometem ao ler as Sagradas Escrituras.
Ele fala sobre as igrejas orientais como se elas fossem iguais às igrejas protestantes. Todas as igrejas de raiz apostólica possuem organização episcopal, o que é quase inexistente no protestantismo, por exemplo.
Parabéns, Felipe com toda essa sua calma e paciência, pra responder uma pessoal q se percebe em sua fala o menospreso deste professor com a Igreja Católica.
Verdade. Eu não consigo nem escutar a voz desses caras ,banzoli,Pablo,nem escuto o que dizem ,vejo só a parte católica, pois eles são muitos soberbos.
Na minha opinião o Felipe é um dos melhores apologistas em língua brasileira
Deus é muito bom, ele nos trouxe Lucas Lancaster pra acabar de uma vez por todas com essa história que os protestantes inventaram que Constantino corrompeu a igreja, e agora vc com esse vídeo maravilhoso
Oração de São Teodoro
“Ó Deus, que nos escutais e defendeis com a gloriosa confissão do bem-aventurado mártir teodoro, fazei que aproveitemos com o seu exemplo e sejamos protegidos pela sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém. São Teodoro, rogai por nós.”
Boa noite.
Parabéns pelo esclarecimento perfeito.
Lucas Gesta defende uma heterodoxia e uma unidade na diversidade, relativiza a fé e doutrinas que é são pontos centrais quando se fala de igrejas e religiões. Como ele só tem "cadeira em historia", e ele mesmo fala que não tem "cadeira em teologia" e não se envolve nessa questões teológicas, ele trata a fé, teologia e doutrinas cristã igual um ateu, gnóstico ou adepto do cristianismo apenas como cultura ou modelo de vida.
No Brasil pouco se fala ou se conhece do cristianismo oriental, falta conteúdo...Como ele estudou sobre essas igrejas ele se coloca como intelectual (maior de todos os tempos, é um Rodrigo Silva batista) sempre que se refere a qualquer outro historiador, filosofo ou teólogo é sempre com algum termo pejorativo ou desmerecendo.
Obs: Ele afirma que os católicos acredita que só existe livros da patristica os coleção da Paulus. Ele acha que os católicos não sabe que existe uma gigantesca quantidade de livros da patristica que nem foi traduzido para PT ainda.
Boa observação, não sabia disso ,agora que achei ele fraco mesmo .😂😂😂
7:50 perfeito, muitos não nos consideram nem como cristãos
Parabéns pelo vídeo
Deixa as referências do livro azul. Concilio Vaticano II. Onde comprar?
Muito bom, Deus abençoe.
Felipe, tenho grande pedido, gostaria que o senhor fizesse um vídeo refutando argumentos contra a autenticidade dos Milagres da igreja católica e das Relíquias Sagradas,como o Santo Sudário de Turim, Milagre Eucarístico de Lanciano etc
Espero que o senhor atenda meu pedido,em defesa dos milagres da Santa Igreja Católica Apostólica Romana 🇻🇦!
Ansioso ja pelo proximo video...up
Parabéns Felipe vai emfre ❤❤
Vc definiu muito bem a pratica dos protestantes se apegar as divergências, já havia notado isso e varias discussões, já presenciei em vários momentos onde no debate ele se apega um ponto divergente, e através desse ponto divergente da historia quer destituir/destruir o todo, doutrina X ou Y. O mesmo ocorre na bíblia, pega se um versículo e interpreta de forma errada e usa como lança de batalha, mas na própria bíblia fornece versículos como escudo que defende dessa interpretação errada.
Quanto contorcionismo que essas pessoas fazem pra atacar a Igreja.
Esse Lucas aí esquece que todo o território era parte do império romano🫠
Muito bom!
Todo apologista protestante tem alguma coisa de desonestidade intelectual.
Essa discussão vai continuar até que Jesus volte. Ódio de lá para cá e ódio daqui para lá.
Concordo do apagão, a igreja deixou criar os espantalhos. Seria importante a criação de um Catecismo Apologético...
Sempre que eu vejo um canal Ortodoxo no youtube, eu prefiro fazer uma apologia à reunificação do que bater de frente com eles.
Pode me indicar
Mas não tem essa antipatia, muito pelo contrário.
Há uma agenda protestante, de tentar arrebanhar os orientais para o lado deles, para deslegitimar a preceptoria romana; ignorando que a catolicidade possui 42 jurisdições que mutuamente se reconhecem e validam os seus ritos (1 Latina, 23 Sui Iuris; e sem a ligação com o Papado, os 15 patriarcados ortodoxos e 3 Igrejas Exílicas, sendo elas Armênia, Copta e Etiópia). Mas a realidade é essa:
"Patriarca Bartolomeu I diz que união com católicos e ortodoxos é inevitável":
ruclips.net/video/mz8uMKRwt3w/видео.html
Um baita esforço completamente inútil por parte dessa gente.
Bate de frente com os russos que são 90% ortodoxo
@@RHAFAELBASKET Não vou conseguir lembrar, mas sempre que eu vejo vídeos ou mesmo comentários de Ortodoxos eu sugiro a reunificação. Não insisto se ele responder de maneira hostil. Se todo mundo fizer o trabalho de formiguinha, eles irão começar achar uma boa idéia, isso chegará nas lideranças e a reunificação terá mais motivações pra acontecer. Quem gosta de divisão é o Diábolos
Felipe, quando vc utiliza o fone de ouvido o som fica muito baixo, o início e o final do vídeo ficou bom o áudio. Parece que a captura de áudio esta sendo pelo fone de ouvido.
Vou atentar pra isso. Obrigado!
Ótimo vídeo
Otima análise. Eu ainda nao vi outro canal catolico respondendo a esta live dele.
Esse daí é um " professor " razoável pra ruim, compactua com um monte de heresias, nos vídeos dele é cheio de piadas e sarcamos, sem imposição e coerência. Defende com unhas e dentes o protestantismo e quer se sair como um ” ortodoxo ". O ódio dele com A Santa Igreja Católica é pessoal, rancoroso porque existem VERDADEIROS professores de história da Igreja, e ele não consegue e por fim ama um clickbait e um fake news. Parabéns por ter defendido a nossa Igreja Felipe e respondido as mentiras do Gesta. 🇻🇦🙏🏻🇻🇦
Pega ele nossa senhora!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🔝
O Lucas Gesta fala que a Igreja Ortodoxa Copta existe desde o século I, mas afirma que a Igreja Católica Apostólica Romana surgiu na Idade Média. O que ele tem contra Roma é coisa pessoal, igualzinho a uma criancinha mimada.
nada de novo no fronte protestante veve de negar a verdade católica afinal surgiram de um cisma de um ex padre .
Eles batem numa coisa quando vc prova ,batem em outra,muda de assunto e não batem na realidade e sim no espantalho que eles mesmo criam . Agora engraçado a vitimização,passaram 500 anos mentindo e difamando, quando apenas respondem as mentiras ,estamos atacando kkkkkk. É ridículo.
Idabem que nos bate né e vocês que ataca no fogo vivo
Fato.
Ou seja, todas as igrejas citadas pelo Lucas veem a Igreja Católica como legítima e veem as protestantes como hereges.
Sim , 83 livros e imaculada Conceição , e purgatório é mentira para os ortodoxos vc acaba de dizer q roma é mentira kkk pq n tem nada aver com os ortodoxos
O fato de usarmos o termo "irmãos separados" não anula as heresias desses irmãos. E sim, os protestantes são hereges! Eu acho que devem ser chamados assim. Não como chingamento,mas como fato da realidade. Definir o que é heresia é, inclusive, próprio do que significa ser católico,uma vez que católico significa "de acordo com o todo" e herege significa "aquele que escolhe". O herege é (e não somente isso) aquele que escolhe algo a partir do todo e nega a integralidade desse todo.
E é escaneado pelo professor protestante a unidade que havia no início da igreja( e ainda há),como bem pontuou o Felipe. As seitas/igrejas separadas da comunhão que haviam eram os hereges e que não merecem ser ouvidos,tal qual nos recorda Santo Inácio de Antioquia. Tinha herege que negava que a Eucaristia é a carne de Nosso Senhor,tinha herege que rebatizava os católicos,tinha herege que negava que Nossa Senhora é mãe de Deus... E todo o orbe católico procurava a unidade e vivia nessa unidade. Ouçamos santo Irineu(†158 d.C.):
"Esta é a doutrina que a Igreja recebeu e esta é a fé que, mesmo dispersa no mundo inteiro, a Igreja guarda com zelo e cuidado, como se tivesse a sua sede numa única casa; e todos são unânimes em crer nela, como se ela tivesse uma só alma e um só coração; esta fé ela anuncia, ensina, transmite como se falasse uma só língua. As línguas faladas no mundo são diversas, mas a força da tradição, em toda parte, é a mesma. As Igrejas fundadas na Germânia não têm outra fé e outra tradição; diga-se o mesmo das Igrejas fundadas na Espanha, entre os celtas, no Oriente, no Egito, na Líbia, ou no centro do mundo, que é a Palestina. Da mesma forma que o Sol, criatura de Deus, é um só e é idêntico em todo o mundo, assim também o ensino da verdade, que brilha em toda parte e ilumina a todos os homens que querem chegar ao conhecimento da verdade (1 Tim 3,15): é sempre o mesmo" (Contra as Heresias 1,10,2).
Como é lindo ser católico!
Comentei pra crescer
Boa noite, Felipe.
Tenho uma pequena comentário em relação ao que o senhor afirmou sobre a postura católica, ou do católico, baseada em documentos do Vaticano II, no qual devemos chamar o protestante de "irmãos separados" . Entendo que é uma postura documentada pela igreja. Mas, perceba o sofisma no qual você caiu, e mesmo na vitimização, ao preocupar- se com a forma como o protestante se dirige aos católicos.
A questão é que, mesmo entendendo o que os documentos conciliares dizem, chamar o protestante de "irmãos separados" não significa que o protestantismo não seja uma heresia. O protestante é sim, como base nessa postura conciliar, um irmão separado. Assim como nós somos também pecadores miseráveis, mas podemos amar a Deus.
Entender o protestantismo como heresia não nos impede de querer que os protestantes, como irmãos separados, possam amar a Deus da forma correta, por meio dos sacramentos e de diversas outras veredas católicas obrigatórias para nós.
S. Agostinho sobre os Nominalistas (Homilia sobre o Salmo 32):
"Exortamo-vos, irmãos, a esta caridade para com os de fora, quer sejam ainda pagãos, quer separados de nós, e que apesar de confessarem ter fé na Cabeça de igual modo, apartam-se do Corpo. Condoemo-nos por causa deles, irmãos, como sendo nossos irmãos. Eles, não reconhecendo nosso batismo, negam que somos seus irmãos; nós, porém, não reiteramos o batismo deles, mas reconhecendo ser o nosso, declaramos: "Sois nossos irmãos". Queiram ou não são nossos irmãos. Deixariam de ser nossos irmãos se não rezassem mais o "Pai Nosso”…
Eles podem dizer: Por que nos procurais, o que quereis de nós? Respondamos: "Sois nossos irmãos!" Podem retrucar: “Ide embora, nada temos a ver convosco”. Mas nós temos o que tratar convosco. Confessamos um só Cristo, devemos estar num só Corpo, sob uma só Cabeça... Nós vos conjuramos, irmãos, pelas entranhas da caridade, de cujo leite nos nutrimos, de cujo pão nos fortificamos; por Cristo, nosso Senhor, por sua mansidão, nós vos conjuramos. É tempo de empregar para com eles a maior caridade, abundante misericórdia, pedindo a Deus por eles. Que ele enfim lhes dê sobriedade para se arrependerem, e verem que nada têm absolutamente a dizer contra a verdade."
👏🏻@@reina.felipe
Gente; não ataquem o professor nos comentários. Mantenham o diálogo e o tom cortez como foi todo o vídeo.
eu vejo isso de católicos somos ensinados a amar nunca vi um padre ensinar a atacar os irmão separados ao contrário parece que eles são treinados pra atacar o católicos se percebe o tamanho do do ódio
A SORTE SUA QUE OS PROTESTANTE N FIZERAM DA MESMA FORMA QUE VCS TORTURAVA E BOTAVA NO FOGO
Todas essas igrejas são irmãs realmente ,não tem nada a ver com eles.
Quando os protestantes virem a taca nossa senhora mãe de Deus pergunta pra eles se nosso senhor Jesus Cristo é Deus e se Deus tem irmãos de sangue kkkkkkkkkkkkkk
Nunca pensei nisso. Obrigada 🙏Descobri outra coisa. Quando eles vierem falando das indulgências, a gente fala do dízimo que eles são obrigados a pagar.
A pergunta é Deus tem esposa? Mas pela ideia do padre maria é esposa do Espírito santo mds
Deus tem sim no Antigo testamento Israel é chamado de esposa de Deus A igreja de novo de Cristo é Maria esposa de espírito santo que gerou o verbo de deus João 1 versículo 1
@@apologeticacatolicaemariol1585 ue mais se disse ai cima q deus n tem irmãos de sangue comparando jesus com deus , então maria é esposa de Deus tbm?
Por incruvel que pareça, esse vídeo do apologista batista apenas reforça minha fé católica, ja que todas as antigas igrejas que ele citou possui dogmas iguais a da Santa Igreja Catolica, ele apenas atesta que a os dogmas Marianos, a exemplo, possui origem já no século I. Ele apenas confirma que a Santa Igreja Catolica é a mesma Igreja Catolica Primitiva, e esta em nada tem em comum com qualquer denominação protestante.
Bom. Fiz vários comentários no vídeo dele... Há vários limites no argumento, que no entanto é interessante e inclusive anula totalmente a ideia do Yago Martins que fala do Canon que se auto impõe e autojustica...
Sim, pq o Lucas é um cristão reformado e historiador, que msm tendo umas conclusões meio sem sentido ainda se apega a história. O Lucas não é próximo de uma linha evangélica, como o Yago, então eles vão ter abordagens distintas, mas é engraçado ver um usando o outro para sustentar que a igreja católica tá errada sendo que eles não concordam em quase nd e um anula o outro
@@marcelosoares3789 Meu irmão, isso não é nada. Lucas Banzoli é prova de que, para sustentar uma tese contra a Igreja Católica, os protestantes são capazes de usar até mesmo argumentos que ateus utilizam contra a Igreja.
@@vitorfonsecanutriDe fato! Os protestantes são capazes de se unirem aos ateus para combaterem o catolicismo, evidência disso é o Banzoli e também o "rushdoony brasil", basta ver que os seguidores desse último canal preferem atacar o catolicismo do que o ateísmo.
@@vitorfonsecanutriEm várias enquetes do "rushdoony brasil", os seguidores votam disparadamente em vídeos contra o catolicismo do que o ateísmo, é realmente bizarro.
🎉🎉🎉
Esse cara dar uma de vítimas mas quem ataca na verdade são eles
Quando Paulo chega à Roma já existia igreja lá...ele não funda a igreja..
É triste ver como nossos irmãos protestantes vivem pela divisão
Um dos erros do catolicismo é acreditar que a igreja do Senhor Jesus é feita de tijolos e cimento!
A IGREJA REPRESENTA O CORPO DE CRISTO, QUE SÃO AS PESSOAS REUNIDAS EM ADORAÇÃO AO SENHOR DEUS, O SENHOR JESUS E O ESPÍRITO SANTO SOMENTE(1 Cor. 3:16 e 6:19)!
QUANDO JESUS FOR TIRAR DA TERRA PARA TER UM ENCONTRO COM ELE NO CÉU(“1 Tessal. 4: 16, 17” - “Cor. 50-54”), SERÁ O TEMPLO(Mateus 21:13A) FEITO DE TIJOLOS E CIMENTO OU O SEU POVO, A IGREJA?
NEM TODOS SERÃO SALVOS(MT 7:22-23):
Só terão as almas salvas do julgamento de Deus somente aqueles que tiveram os pecados perdoados(“Lucas 24: 46-47” - “1 Tessal. 5: 23”), permaneceram na doutrina de Jesus(“João 14.6”, “Timóteo 2:5”) e foram fiéis a Ele até o fim(Ap. 2: 10B).
@@homsohk5691, que ideia absurda...vai ler no catecismo católico a definição da Igreja antes de espalhar estas tolices como se fossem ensinamentos católicos.
@@felipeluis9490
"...vai ler no catecismo católico..."
A patrística, o catecismo, Scott Hahn... não deixam de ser “outros evangelhos”(dizem que seguem a doutrina dos Apóstolos, mas é mentira!)! ELES NÃO SÃO GUIADOS PELA BÍBLIA, mas por "outros evangelhos"! O Apóstolo Paulo disse:
GL 1:8 - Mas, ainda que >nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciadoevangelho além do que já recebestesSe alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus CristoConserva o modelo das sãs palavras< que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. - 14 -Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
@@felipeluis9490
A patrística, o catecismo, Scott Hahn... não deixam de ser “outros evangelhos”(dizem que seguem a doutrina dos Apóstolos, mas é mentira!)! ELES NÃO SÃO GUIADOS PELA BÍBLIA, mas por "outros evangelhos"! O Apóstolo Paulo disse:
GL 1:8 - Mas, ainda que >nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciadoevangelho além do que já recebestesSe alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo
@@felipeluis9490
A patrística, o catecismo, Scott Hahn... não deixam de ser “outros evangelhos”(dizem que seguem a doutrina dos Apóstolos, mas é mentira!)! ELES NÃO SÃO GUIADOS PELA BÍBLIA, mas por "outros evangelhos"! O Apóstolo Paulo disse:
GL 1:8 - Mas, ainda que >nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciadoevangelho além do que já recebestesSe alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo
Engraçado que yago Martins sempre puxa as heresias e todos vão seguir do copiando os vídeos triste ver que o Yago nem dentro da própria denominação é alguém levado a sério, mais fora outros protestantes de igrejas menores sempre acompanham tudo que ele faz.
6:00 Eles vão dizem que não nos consideram irmãos, os presbiterianos já fazem isso.
Esse povo ainda discute isso, aceita que doi menos, essa ivenja Protestante é osso.
Quando o Cardeal São Roberto Belarmino falava que os protestantes eram hereges, ele estava incorreto? Poderíamos chamar um sujeito que comete heresias e blasfema contra a Igreja de irmão separado? Isso me forçaria a implicar que Ario, Nestorio e Pelágio eram irmãos separado também.
Pois é, por coincidência ontem eu estava vendo um vídeo sobre S.Roberto Belarmino e seus escritos onde ele aborda a heresia protestante. Bem lembrado!
S. Agostinho sobre os Nominalistas (Homilia sobre o Salmo 32):
"Exortamo-vos, irmãos, a esta caridade para com os de fora, quer sejam ainda pagãos, quer separados de nós, e que apesar de confessarem ter fé na Cabeça de igual modo, apartam-se do Corpo. Condoemo-nos por causa deles, irmãos, como sendo nossos irmãos. Eles, não reconhecendo nosso batismo, negam que somos seus irmãos; nós, porém, não reiteramos o batismo deles, mas reconhecendo ser o nosso, declaramos: "Sois nossos irmãos". Queiram ou não são nossos irmãos. Deixariam de ser nossos irmãos se não rezassem mais o "Pai Nosso”…
Eles podem dizer: Por que nos procurais, o que quereis de nós? Respondamos: "Sois nossos irmãos!" Podem retrucar: “Ide embora, nada temos a ver convosco”. Mas nós temos o que tratar convosco. Confessamos um só Cristo, devemos estar num só Corpo, sob uma só Cabeça... Nós vos conjuramos, irmãos, pelas entranhas da caridade, de cujo leite nos nutrimos, de cujo pão nos fortificamos; por Cristo, nosso Senhor, por sua mansidão, nós vos conjuramos. É tempo de empregar para com eles a maior caridade, abundante misericórdia, pedindo a Deus por eles. Que ele enfim lhes dê sobriedade para se arrependerem, e verem que nada têm absolutamente a dizer contra a verdade."
Mesmo que esteja em heresia, há ainda algumas crenças cristãs. O que torna ainda cristãos separados, esta em regime de heresia, mas ainda são cristãos, sendo assim ainda são irmãos.
Ele tem uma cabeça denominacional
Quanto sofisma nas argumentações do Lucas.
Ai daqueles que pelejam contra a Igreja de Cristo, inventando inverdades, induzindo dúvidas aos cristãos, por puro interesses pessoais e manter sua seita em funcionamento. Negam a verdade. Negam a história, negam a Esposa de Cristo, negam a Mãe de Jesus Cristo. Ai de vocês anunciadores de mentiras. A elucidação das consciências está chegando.
Acusar a igreja catolica de ódio, chamam católicos de tudo, e quando falamos deles, e nem é deles sim da heresias deles se doem, povo hipócrita.
16:20 desde o princípio. prova aí que era igreja católica romana
Esse professor Lucas é muito desonesto como a maioria dos protestantes.
Qualquer criança com a bíblia na mão pae católico pra correr
O que mais vemos é ódio protestantes, adultos, velhos e vivem caluniando catolicos.
Católicos n, Romanistas
@JuniorKeng católicos apostólicos romanos, detalhe inclusive os patriarcas confirmam isso, e a sucessão apostólica de Pedro em Roma, também é provada por historiadores, seu comentário, é uma coisa tão idiota e herética, por acaso está associando a igreja católica a deuses pagãs do império romano? Então você basicamente está chamando Deus de júpiter, Maria de Era, Jesus de apolo e por aí vai, só está provando sua ignorância.
@washingtonoliveira7517 tu ja viu a que a igreja ortodoxa diz q são pedro fundou a igreja la , com comprovação arqueológica e tu acreditando nas ideias de gibis dos romanos , matadores e torturadores vc n é farinha que se cheire defendendo assasinos
@@washingtonoliveira7517 so pesquisa que os ortodoxo dizem q a igreja foi fundada em antioquia
@@JuniorKengCatólicos apostólicos romanos, é de roma que vem a autoridade, já a sua seita a autoridade deve vir provavelmente da interpretação errada de alguém
Se o Lucas acredita em tudo o que fala, deveria ir para uma ortodoxa e abandonar o protestantismo
N vivemos por placa , e sim por fé , essas placa tem tanta historia pra boi dormi q vc acredita e vive da mesma forma q cita mateus os lideres religiosos fechava as portas do céus para as pessoas
Lucas ele tem uma fé/crença relativista: Ele é adepto de uma heterodoxia, defende que a igreja nunca foi única, e sempre foi dividida em varias igrejas, coloca os grupos hereges e cismáticos como grupos legítimos, e que as grandes igrejas tanto no ocidente quanto no oriente, como forças de poder que tentou suprir essas igrejas e outras correntes doutrinaria de existir, para ele não existe isso de igreja verdadeira que sobrevive até os dias de hoje, para ele o que há é igrejas que cada uma busca tentar cada uma estar mais próxima da bíblia.
Já disse que não há base histórica para sucessão apostólica, contradizendo ele mesmo que fala que as igrejas orientais foi fundada pelos apóstolos.
É uma forma dele defender e sustentar a igreja dele que não deve ter 100 anos de existência, e tem varias praticas que não se encontra na historia do Cristianismo primitivo. Basicamente ele trata o cristianismo apenas na perspectiva histórica, e não religioso.
Blá-blá-blá, católico
E são separados mesmo 😊
Pera aí, mas o Lucas Gesta não se converteu ao catolicismo?
Não.
Eu comparo os argumentos protestantes aos argumentos €squ€rdistas, ou seja, a meu ver não se sustentam.
As colocações desse pastor são um tanto anacrônicas. Tenta colocar o fenômeno da multiplicidade de Igrejas e ritos como se fossem iguais à bagunça pós protestantismo. Chega a ser piada. Assistindo o vídeo, notam-se várias imprecisões e anacronismos, parecem até propositais. Só mais um que dá carteirada, mas é um farsante.
Quando fala que na antiguidade não havia denominação única vc fala que ele se apega as diferenças e não as concordâncias. Não é a mesma coisa coisa que vcs fazem hj em dia com as denominações evangélicas pra falar que existem mais de 30 mil? E as concordâncias entre elas, não valem?
Infelizmente não amigo, as únicas concordâncias entre essas 30 mil denominações diferentes do Protestantismo é a doutrina da Sola scriptura, até porque muitas tem contradições entre a doutrina da salvação, as naturezas de cristo, os sacramentos. Por exemplo, na Igreja presbitériana existe a predestinação, e já na doutrina Batista não há predestinação, para os Batista a salvação é para todos, e nós devemos levar a salvação de Cristo para os outros. Também existe a contradição da Ceia, na Igreja Luterana eles tem o Consubstanciação, na presbitériana existe a Presença espiritual, na Batista é apenas memorial. E também há divergências entre o batismo, as Igrejas Luteranas, presbitérianas, metodistas batizam crianças. E já nas pentecostais (há exceções), e as Igrejas Batistas, não batizam crianças. Ou seja, tá tudo fora da ordem.
@@Anthony2006-p7l vc não entendeu, tem que forcar no que une e não nas diferenças. Se focar nas diferenças vc tá dando razão pro Lucas Gesta. E outra, esses debates veem desde o 1º século. Existia discordância entre a identidade de Jesus e a relação entre o Antigo Testamento e a nova fé cristã. Diferenças entre as práticas litúrgicas. Havia diferença entre a igreja que estava em Jerusalém e a igreja dos gentios. Unidade só existe na cabeça de católico romano que não consegue ver nem as diferenças que existem dentro da própria igreja.
Amigo. Se for olha igreja católica e as igrejas orientais. Diferença doutrinarias são mínimas e diverge em detalhes, já na questão disciplinar que é colocação da doutrina na pratica há mais divergência, mas doutrinaria é pouca.
- Todas tem imagens, e o mesmo conceito do que é idolatria ou não.
- Todas tem praticamente a mesma visão de Maria, como sendo a nova Eva, e mãe dos cristãos. Há divergência em um dogma ou outro.
- Todas crê em santos.
- Todas tem 7 sacramentos.
- Todas tem a mesma visão dos sacramentos.
- Todas batiza crianças.
Em 90% das doutrinas cristológica é igual, as divergência está na questão das natureza de Cristo, que a igreja católica e ortodoxa declara que são duas, e os miafisista diz que é só uma, e a questão do filioque. Esses pontos são pontos centrais e motivou a divisão...
O que muda é a pratica dessas doutrinas, um o pão tem fermento outro não, um é mais devoto de Maria outro menos, um o padre pode casar e outra só o diácono, e algumas exceções. Mas todas essas questões praticas não é dogma e sim disciplinar pode mudar...Não são pontos centrais...
Agora no protestantismo se discorda em quase tudo e os pontos de concordância é poucos, de modo que uma igreja é totalmente diferente da outra doutrinariamente e não disciplinar/pratica/liturgia. Vc mencionou dois pontos "identidade de Cristo" é um ponto central que dividiu a igreja no século V, já "pratica litúrgica" não é um ponto central, igreja católica tem varias pratica litúrgicas, a liturgia das igrejas católica no oriente é totalmente diferente da igreja ocidental/latina. Inclusive todas liturgia sacramental das igrejas orientais é considerada valida pela igreja católica.
@@marcosdiego9060 me esclareça duas coisas: "Em 90% das doutrinas cristológica é igual" de onde tirou essa porcentagem e "no protestantismo se discorda em quase tudo" o que é esse quase tudo e em quais igrejas protestantes estão essas discordâncias.
@nilrek163 Amigo. Me explique tu além da natureza de Cristo com os não calcedoniano e filioque se discorda do que mais?
Cara tu é leigo? Cada igreja protestante tem uma doutrina diferente sobre tudo, a respeito de Cristo, há igreja com doutrina ariana, nestoriana, maniqueista, unitárista e assim vai...sobre os sacramentos cada um tem sua própria definição um diz que o batismo é um meio de graça, outro não, e um símbolo é apenas uma ordenação, há aquele que batiza crianças, outro não, aquele prática o rebatismo, um usa uma fórmula valida e outra usa uma fórmula inválida. O mesmo ocorre com a santa ceia cada um tem sua própria definição...confissão da mesma forma. Levaria semanas para elencar tudo.
Próprio Lutero em uma reunião protestantes disse algo assim: "Há tantas seitas, quantas cabeças, um diz isso é outro diz aquilo..." basta assistir um debate entre protestantes...
Vi um abuna(padre siriaco) que assistiu um debate protestantes e ele disse que única conclusão que ele chegou e que eles não concordava com nada. Semana passada mesmo dois protestantes em um debate no final um acusou o outro de heresia...
Bem diferente entre católica, igreja ortodoxa e igrejas orientais, direto há várias declarações de fé conjuntas, ontem mesmo foi incluído um santo oriental(Santo Isaque de Ninive) no calendário católico, venerado por todas igrejas católica e orientais..
Foram os protestantes em 1517.
Mais falador de bobagem, este tal de Lucas não sei das quantas, mais um que diz que estuda mas estuda errado e ensina errado.. é mais um herege dos nossos tempos
Esse protestante do vídeo, ou é um ignorante, ou é um mentiroso que pretende enganar o seu público.
No caso da ignorância, o cristão está obrigado a procurar a verdade.
No caso da mentira, a pessoa não passa de um caluniador com intenção hostil a Deus.
São irmãos separados, mas respeitando a fé do próximo, caso contrário são inimigos e não irmãos.
Vc nao esta enteresado em defender a igreja apostolica romana e sim homens que se dizem ser catolico e mente e querem mais divisões.
Defender bizero de ouro é adorador de gesso é vergonha ein para um cristão
Com todo respeito ao irmao ,mas nao força 😂😂
8:30 Vixi falou de ódio em redes sociais contra o que eles idolatram, é pq tem o bumbum guloso
Não é verdade a interpretação que você faz sobre a afirmação dos apologistas católicos sobre a bíblia.
Você cria uma narrativa falaciosa. Basta procurar alguns vídeos dos tais apologistas para comprovar.
O que o Lucas faz é uma falta de respeito com os ortodoxos, usando eles como bucha de canhão contra a Igreja.
Se mostra não entender o que ele mesmo diz: "havia muitas igrejas em comunhão ". Se estavam em comunhão eram UNA oras.
E cria espantalhos toscos: desde quando dizer que a Biblia nasce na Igreja redunda em ódio?
Por fim, não sabe nem o que é Biblia. Biblia é o conjunto, o compêndio, a lista dos livros inspirados, e não cada livro individual em si.
Os pontos em questão é que roma não possuía primazia nas demais. isso é coisa tardia. E Pedro sequer foi bispo em roma, coisa de quem continua defendendo o romanismo retroativo insiste nessas falácias.
@@ivsonassis7543 Bora 35:41 lá, falou em romanismo retroativo já se vê que é protestonto que acredita que nos primeiros séculos a Igreja era essa babel protestante de doutrinas que tem hoje.
A primazia de S.Pedro é atestada por muitos escritores patristicos sem haver um escrito de um que a negue.
Por fim, S.Pedro fundou a Igreja em Roma, lá pregou, foi martirizado, e foi sucedido por Lino. Não se nega isto na história tb.
Na tradições orientais ele seria considerado herege e sua igreja uma seita.
@@pasuello E olavistaretardado acha que nos primeiros séculos roma já cagava na cabeça de outras igrejas, já adorava gesso e colocava maria em um pedestal. Essa narrativa nem fazendo share pick do que convém dos pais da igreja se sustenta. Com várias listas de sucessão, com lista que nem Pedro era o primeiro, com pessoas duplicadas e por aí vai. Ele morreu em roma, logo o olavista acha que roma deveria ter essa sucessão, esquecendo até mesmo de Jerusalém e Antioquia.
@@pasuello @pasuello E olavistaretar d acha que nos primeiros séculos roma já cagava na cabeça de outras igrejas, já adorava gesso e colocava maria em um pedestal. Essa narrativa nem fazendo share pick do que convém dos pais da igreja se sustenta. Com várias listas de sucessão, com lista que nem Pedro era o primeiro, com pessoas duplicadas e por aí vai. Ele morreu em roma, logo o olavista acha que roma deveria ter essa sucessão, esquecendo até mesmo de Jerusalém e Antioquia.
Tem certeza que esse cara é professor? Pra mim é um moleque brincando de retorica.
4:20 kkkkkkkkkkkkk ta de sacanagem, todo católico romano Bosteja isso, que se não fosse aigreja não tinha biblia kkkkkk. Ou seja se vc adminitiu em 4 min de video que não era a roaman, bom fim do debate está provado qeu abiblia existiria independente da igreja
Mesmo? Então, sem Cristo ainda haveria Bíblia... Então, os concílios regionais para falar dos livros sagrados não foram importante para definir quais livros eram expirados por Deus. Porventura, Policarpo, Inácio, Justino, Irineu de Lion, clemente de Alexandria e tantos outros que partilharam a vida com os apóstolos, estavam errados ao afirmar a primazia da igreja (diocese) que fica em Roma? Afinal, a igreja católica o que é? Se não sabermos dessa parte do ensino apostólico, vamos querer desmerecer os irmãos que viviam nas outras igrejas nos primeiros séculos.