A igreja ortodoxa (Seja as Calcedonias ou não Calcedonianas) assim como a Igreja Roma são todas Católicas e Apostólicas, pare de falar a mentira e mostre a verdade, até as Igrejas ortodoxas que não estão mais com Roma tem Devoção a Virgem Maria, aos 7 Sacramentos, aos santos, tem episcopado. E todas elas estão voltando a União, mais de 17 milhões de Orientais voltaram a Roma, você está tentando tirar a unidade da Igreja de Cristo, não faça isso irmão, pois Satanás que é divisor, a igreja dos apóstolos sempre foi um e Católica, mostre a Verdade.
Graças a Deus pelo trabalho do Lucas, do Alfredo e alguns outros, no que concerne a popularização do conhecimento das igrejas orientais, nossos irmãos orientais! E mais ainda pelo esforço em dispertar os evangélicos (e católicos) em direção à verdadeira unidade, que se leva a cabo através do acolhimento em amor respeitando as diferenças.
Gente, eu fico admirado em como essa live tem poucos "curti". Parabéns, Professor Lucas! Obrigado pela contribuição ao meu crescimento no conhecimento teológico.
Olá professor Lucas, a paz de Jesus Cristo seja com você e os seus.parabrns pelo seu trabalho, eu sou bacharel em teologia pela faculdade Bratista D.Caxias rj Seminário Batista. Fico muito honrado em saber que existem pessoas iguais à você que tem por escopo abrir à mente das pessoas. Então meus parabéns, abraços do luis, Rio de Janeiro
@rennanfcl respondendo de antemão a sua pergunta "qual era a protestante" sei que é pra descredibilizar a tradição protestante. É óbvio que o protestantismo não existia na época, pois o movimento apareceu no século 16, isso é mais que óbvio e não descredibilizar em nada o protestantismo e seus benefícios para a sociedade. Oque o professor bate e sempre deixa claro dizendo "a igreja e os documentos católicos crêem nisso, os influence católicos dizem outra coisa". A vulgata latina é simplesmente a tradução para o latim, Jerônimo foi estudar hebraico e grego para entender melhor com os cristão orientais, pois havia versões muito mais antigas a Jerônimo já vigentes, como a bíblia copta e algumas outras. Sobre a primeira pergunta se qual a fonte que a igreja católica não preservou a patristica. A igreja católica tem sua patrística do mesmo modo que os coptas tem, os armenos tem, os siriacos não cancedonianos tem, e todas essas sucessões apostólicas de cada tradição tem. Agora lhe pergunto, qual tradição é a verdadeira dentre todas essas igrejas que estão lá dês de sempre? Os cristãos siriacos que dizem que vieram da igreja de antioquia? Os cristãos da índia que dizem que vieram de Tomé? Ou de Roma que diz ter a primazia em Pedro? A questão toda é o monopólio que os romanistas acham que tem de toda a história. Se tem alguma dúvida, estude o cristianismo oriental a fundo e não só a tradição romana ou tentar ficar batendo em espantalho dizendo "cadê a igreja protestante nos primeiros séculos? Não tem haha"
@@ProfessorLucasGestasério que não o conhece? Estou surpreso... é um grande erudito na área...foi orientado em seu mestrado no seminário de Dallas pelo próprio Daniel B Wallace.
Quanta informação valiosa. Eu mesmo, com mais de vinte anos convertido da igreja romana ao Evangelho de Jesus, não fazia ideia da forte e longeva tradição das igrejas orientais. Abraços, professor! E obrigado pela aula.
42:28 Professor, quais eram os textos patrísticos não existiam no ocidente? Os do I e II séculos? Isso explica o "exagero" de citações de Agostinho e Jerônimo que existem nos autores medievais? Foram os que "sobreviveram" para eles.
Muito bom Lucas. Parabéns. Gostaria da parte 2 sobre a Bíblia protestante. Sugiro também uma Live mais pastoral com o tema: O que é a Palavra de Deus. Isso por que os diferentes cânones levantam essa pergunta e a maioria dos cristãos comuns nunca ouviram falar em outros além do protestante ou católico romano. Abraço professor
Lucas, chama o professor Franklin Ferreira pra falar sobre a patrística ou reforma protestante. É uma das maiores autoridades no Brasil em história da igreja.
Antes da popularização da Vulgata Latina no século V, haviam vários cânons bíblicos espalhados pelas comunidades cristãs que se devergiam, uns muito outros pouco. A Igreja de Roma adotou a lista canônica dos sínodos de Roma (382), Hipona (383) e Cartago (397) e encomendou a Jerônimo uma tradução para o Latim dos livros presentes nessa lista, encomenda essa que ficou conhecida por "Vulgata Latina" que nos próximos anos se popularizou tanto que engoliu as outras listas canônicas no Ocidente e mais tarde no Oriente. A partir de então, livros amplamente aceitos na cristandade como Pastor de Hermas, Epístola de Barnabé, I Clemente, etc foram caindo em desuso, ao passo que livros historicamente contestados por muitas comunidades cristãs como Hebreus, Tiago, II Pedro etc finalmente se estabeleceram. No entanto o Oriente relutou contra o livro do Apocalipse de João que aos poucos foi aparecendo nos manuscritos daquela região. Até os dias de hoje há comunidades cristãs no Oriente com 22-26 livros no NT em vez de 27. Na Etiópia, o NT ainda hoje consta com I Clemente, por exemplo. Resumindo, a Igreja Católica Romana teve sim um papel pesado na popularização do Novo Testamento tal qual conhecemos hoje na cristandade.
Ótima live. Tenho um entendimento de que não podemos falar em História do Cristianismo somente e ousaria dizer que a História da Bíblia seria primordial ou, pelo menos paralela. Os islâmicos não nos chamam o povo do livro à toa. 🏵👏🏵
Lucas ótimo seu conteúdo aprendo muito, gostaria de expor uma observação que fiz e que creio ser útil. Colocar as fontes e referências usadas além de indicações de leitura traria muito benefícios a quem gosta de estudar sobre o tema após ver suas livres e vídeos. Claro que dá para anotar quando você as fala. Que Deus te abençoe 🙏🙌
A Septuaginta foi traduzida 200 anos depois de Cristo. E além do mais 99 porcento dos personagens eram Judeus. Pra vcs verem a lógica da Igreja Católica kkkk
Sou católico e gostei da apresentação respeitosa do prof Lucas. Em parte, o vídeo indiretamente confirmou algumas verdades católicas sobre igrejas e bíblia. Obg.
Lucas, sou Batista e do RJ como você. Sabemos que esse ódio que vc menciona da parte dos católicos é mais do que correspondido pelos evangélicos que nem mesmo consideram os católicos irmãos separados. Então, como líder de evangélicos, entendo que deveria ser mais equilibrado na exortação. A gente tem que corrigir os nossos primeiro.
@ que bom que o senhor fala isso sempre então. Mas isso não muda o fato que especificamente nesse vídeo a exortação foi só para um dos lados. Para quem viu apenas esse vídeo, fica uma errada impressão. Quanto a ter falado bobagem, sei que o senhor é respeitoso e esse comentário é uma exceção
@@ProfessorLucasGesta estranhei muito essa sua fala: "Tá falando bobagem aqui". Achei excessiva e constrangedora sem necessidade
2 месяца назад+1
@@ProfessorLucasGesta tenho que concordar com o comentario do @marlontyrone5798, acho até que ha mais ódio da parte dos evangélicos que dos católicos ! tem canais no youtube que o cara falta salivar de raiva
O ódio dos militantes católicos papistas são bem nítidos nos canais de youtuberes...já que são maioria...contra fatos não há argumentos...o antiprotestantismo é imenso nas redes sociais.
uma exposição de questões vitais mais ignoradas pelo cristianismo atual ocidental, lucidez e consistência histórica que nos leva à adoração da onipotente providência de Deus, essa dimensão da história deve ser resgatada com máxima urgência um pio trabalho do professor.
Lucas, existe registro histórico de igrejas cristãs do extremo oriente como Índia, China e Japão, que permanecem até os dias atuais? Elas seriam similares às igrejas ortodoxas? Uma vez eu ouvi que o apóstolo Tomé, segundo a tradição, seria o responsável por levar o Evangelho até a Índia. Não sei se procede.
Criada, no sentido estrito, não. Mas foi escrita dentro da igreja, inspirada pelo Espirito Santo, mas que precisou ser organizada, compilada e fechada questão por uma autoridade externa, ou seja pela igreja atraves dos seus bispos (aka sucessão apostólica).
E essa autoridade nunca foi a Igreja Romana Papal, mas sim TODAS as igrejas reunidas em concílios com seus bispos, época em que sequer existia a figura do Papa.
Quem fez isso @rafaeltacconi2065 foi a igreja católica, mas não a Romana (ICAR). A igreja católica (=universal) cristã! Com um pouco mais de conhecimento sobre a história do cristianismo vai conhecer a história e as outras igrejas orientais que participaram muito para a formação, manutenção dos livros e hoje divergem bastante atualmente.
@@samuelmoreira3638 Estude patristica e patologia como tb a história da igreja. Na definição do cânon a igreja era uma só. O cisma do oriente ocorreu somente 500 anos depois da definiçãodo cânon, e isso se deu mais por questões políticas doq doutrinárias. Está igreja q vc acha q foi corrompida (tb já acreditei nisto qdo era protestante), sempre teve bispos e a sucessão apostólica. Leia Eusebio de Cesarea, sto Agostinho, Justino Mártir , cartas de Clemente e st. Inácio de Antioquia e outros padres apostolicos e verá q a igreja nasceu catolica, apostólica. A questão doutrinal que mais é discutida entre os orientais cismaticos nem é o primado da cátedra de pedro, bispo de roma, mas sim a sua jurisdição universal sobre todos os outros bispos. As outras doutrinase dogmas que protestantes rejeitam como a comunhão dos santos, devoção a Maria, e outros nem há mtas diferenças a não ser semântica e de definição.
@@fabianoleal2878 Cara, esses debates, para os que se interessam verdadeiramente pelo aprendizado e pela busca da verdade e coerência das posições, são muito engrandecedores. Eu não quero pessoas se matando, se ferindo, eu quero boas ideias sendo debatidas e um entendimento mais completo sobre os dois lados do debate. Num debate entre um monoteísta e um cristão, você aprende sobre o monoteísmo e aprende sobre o cristianismo (que crê na Trindade), você como espectador sai mais entendido, menos ignorante, mais humilde (se você for alguém preocupado em seguir os princípios bíblicos, como: a humildade precede a honra - provérbios. Ou como: a misericórdia triunfa sobre o juízo - de Tiago). Eu entendo sua preocupação, jovem, mas ataques e desrespeitos são atitudes negativas que dependem das pessoas, mas não é o objetivo de um debate de ideias. Existem debates entre pessoas que absolutamente discordam uma da outra mas são extremamente respeitosos, ainda assim não abrindo mão das suas ideias. Fora que o debate permite a ambos os lados uma reflexão mais profunda sobre suas próprias verdades, abrindo a mente pra possibilidade de novos conceitos serem admitidos sobre algo.
Já fui anti-catolicismo e ainda tenho sérias discordâncias teológicas com o mesmo. Mas a medida que estudo, reconheço valores importantes no catolicismo romano e procuro me ater ao terreno comum que nos une e não nos que nos separam. Acredito que dentro do contexto da Igreja Católica haja genuínos cristãos que servem a Cristo com a sua melhor compreensão.
Olá, só uma contribuição, os codices sinaiticos e Vaticano são da linhagem Alexandrino. O Textus Receptus é da linhagem Bizantina. Tudo isso é mostrado estudando crítica textual. Estudem com o Paulo Anglada e Wilbur Pickering com a família 35.
uma questão. Se diz havia varias igrejas sem nenhuma unidade na antiguidade e que tais igrejas nunca tiveram e nem possuem comunhão com roma. Há de e pensar se tal'separação' antes de 1024 seria admitida por tais igrejas, mesmo conservando suas tradições o que era normal..a não ser aquelas que formalmente negaram um concilio... mas o fato que mesmo atualmente, sendo igrejas autonomas e independentes de fato, é interessante que a um catolico de rito latino, em situação onde não encontre uma igreja latina, pode receber a eucaristia numa igreja ortodoxa, assiria, caldeia, etc.. e vice-versa.. Reconhece-se a dimensão da sussessão apostolica de tais igrejas, mesmo que havendo uma separação 'juridica'.. então me parece que a tal falta de unidade não é total..há um nivel de comunhão entre tais igrejas
Exatamente. E o dito professor de história também não conta que existe ampla unidade nos dogmas ortodoxos e católicos. Com algumas diferenças que não anulam os sacramentos. Se alguém duvida, basta ver o último encontro do Papa Francisco e o Papa da igreja Copta, justamente alinhando conversas para um futuro retorno a plena unidade e comunhão. Agora me responda professor. Se os Ortodoxos são tão melhores que os Catolicos, por que você não participa da Eucaristia deles? Será que é por que eles tem a mesma fé dos Catolicos? Mas você não disse que eles são mais antigos e que não tinham comunhão? Então por que eles têm as mesmas crenças? Por que você não acredita na igreja mais antiga? Hum? A igreja mais antiga serve para derrubar o rito latino, mas não serve para derrubar a doutrina dos Batistas? E nem dos adventistas?
@@ue7comunicacaoque argumento doido, querendo obrigar o professor a ir a uma igreja simplesmente por ser antiga. Ele conhece as igrejas orientais. Mas prefere ser Batista, oras. Ele não quer ir para a mais antiga, e nunca falou que prefere a mais antiga. Ele só contrapõe o argumento católico que acha que a única igreja antiga são eles. A maioria dos católicos ignora quase completamente a história das igrejas orientais e isso se demonstra até no argumento do post principal citando o ano do grande cisma (1054 e não 1024, como escrito) como se fosse o único cisma da igreja antiga, quando houveram inúmeros outros antes deles.
Naquela época essas igrejas eram muito ligadas às cidades em que estavam. Igreja de Roma, igreja de Constantinopla, igreja de Alexandria, e outras. Não havia esse conceito de denominações, como no protestantismo, onde há várias denominações no mesmo bairro
O próximo argumento dos influencers católicos será: viu, nem tudo está na bíblia. Mas uma prova da tradição oral. Mas uma prova que o sola scriptura é uma fraude. 😅😅 Pode anotar!
Não, as Escrituras não foram criadas pela Igreja Católica. As Escrituras têm origem divina e Ele escolheu homens santos e os inspirou para escrevê-las através da história.
Muito bem. Agora, quem lhe dá a certeza se tais escritos são inspirados e canônicos se não uma autoridade não bíblica, uma vez que centenas de escritos reinvindicam a mesma coisa e as listas canônicas variaram entre as comunidades e teólogos da antiguidade?
@ E quem te garante que essa “autoridade” não bíblica tem autoridade divina para dizer o que é inspirado, canônico ou não?! Fato é que os livros considerados canônicos já eram considerados inspirados antes da suposta canonização do Catolicismo.
@vanderlei9578 , inspiração não necessariamente equivale a ser canônico. Ao subir aos céus, o Cristo deixou foi a Igreja para guiar os crentes, não um compêndio de livros inspirados.
@ Se seu raciocínio tivesse correto, então deveríamos descartar completamente a Bíblia Hebraica, que por sinal existe milênios antes da igreja cristã…. E sim, quem deve nortear a igreja são as Escrituras e não a igreja que deve nortear as Escrituras.
@vanderlei9578 , não adianta apelar a Escritura se a Igreja é quem nos certifica quais são as verdadeiras escrituras canônicas. O judaísmo detinha autoridade até a vinda do Senhor, por isso a Igreja recebeu deles as antigas Escrituras, mas, quanto as novas, ela é quem certifica-as no cânone.
Em 451 mais de 60% dos Ortodoxos já haviam se separado da catolicidade após o Concílio de Calcedonia, o Cisma do Oriente em 1054 foi a pá de cal, dando início a Igreja Católica Apostólica Romana como conhecemos hoje.
@ O ano de 451 está localizado na idade antiga, não na média. Suponho, portanto, que vocês estejam colocando como marco o ano de 1054. Em 1053, o bispo de Roma já não era o líder dessa Igreja? - e foi também por contestar essa liderança, que já existia, que o cisma ocorreu? Já não havia sacerdotes, bispos e um magistério? Não se celebrava a missa? Os santos já não eram venerados? Ainda não entendi o que querem dizer com “dar início à ICAR como conhecemos”. O que mudou em essência na igreja católica pré-cisma para que vocês teorizem o surgimento de outra coisa em 1054?
@@Omnes_Unum Só em 1054 que o Bispado de Roma passou a governar com supremacia, sem enfrentar grandes divergências com as Igrejas do Oriente. Como eu já havia dito, mais de 60% dos cristãos se separaram da autoridade papal em 451, o que permaceu até 1054 foram Igrejas de médio e pequeno porte, que comunente entravam em conflito por disputas de poder. O termo "Católico" até o IV século representava uma variedade de Igrejas que comumgavam do mesmo credo e guardavam a doutrina apostólica, tendo siso utilizado por São Irineu de Lyon para fazer uma distinção entre o verdadeiro cristianismo e as seitas efervescentes que eram muito populares na época como o Gnosticismo e diversas outras. Com os Cismas e no decorrer da idade média, "Católico" passou a ganhar um sentido diferente indicando uma única Igreja com sede em Roma, governada por um Bispo Primaz que exercia poder sobre todas as Igrejas do Ocidente.
Amigo, vc fala que cada igreja preservou um cânon cristão, mas só uma preservou a Bíblia, um pessoa em específico deu o nome BÍBLIA, uma única pessoa, e essa pessoa deu esse nome para o cânon católico, só aí chega ao fim qualquer falácia protestante
Muito interessante. E tbm tal posição aqui apresentada mostra como a teoria defendida pelo pr. Yago Martins de que o canon biblico se autotestifica por si mesmo, é uma falacia.. o canon é testificado por uma tradição eclesial, e estabelecido por uma comunidade eclesial... muito significativo....
Mas isso não anula o trabalho do Espírito Santo, que é o ser que se auto testifica na escrita, propagação e aceitação de sua palavra. Tanto que Hebreus 10:15-16 trata sobre isso!
@JonatasDias7 claro que não anula o trabalho do espírito.. mas justamente, o espírito atua na igreja, na comunidade de fé, auxiliando no discernimento do Canon..
Ok.. pra começar (contra os catolicos que defendem que a a biblia é derivada da Igreja) é um erro dizer que há uma unica biblia... e é um acerto falar de uma 'solo scriptura'?
O antigo testamento foi escrito por Deus e entregue aos profetas O novo testamento foi escrito por Jesus e entregue aos profetas também A bíblia católica.não tem erros humanos, nem foi alterada, por ninguém São 73 livros escritos por Deus da vida
Não entendi o tom pejorativo de "idólatras católicos". Por acaso é este o assunto da live? Chamar católicos de idólatras contribui no conhecimento do vídeo? Contribuí para o crescimento do conhecimento no assunto?
@@matheusloriato1594 acredito que você pode até achar errado, mas deveria pensar em respeitar a fé do outro. Se você pensa assim, guarde pra você. Tenho certeza que não ficaria feliz e se sentiria desconfortável se alguém lhe disse algo que atinge sua fé. Você não é mais santo e nem melhor do que o católico.
Quer comparar as igrejas apostólicas com as milhares de seitas protestantes, a igreja católica foi a única fundada por cristo, porém as ortodoxas também tem a sucessão apostólica
A Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada na Idade média 😂😂😂. Rapaz acho engraçado é que ele não diz quem fundou. Eu desafio esse professor a mostrar o fundador da Igreja Católica da Idade média.
@@EulaliaFonsecaPereira a Apologética é essencial para a fé cristã, se não fosse a Apologética, como saberíamos que Jesus veio em carne e não que era apenas um espírito? Tudo isso foi defendido pelos grandes apologetas cristãos desde o II séc, Justino, o Mártir, já de cara foi consagrado como tal. Mesmo a defesa da Trindade e até da historicidade do cristianismo se deu no contexto Apologético. Então é um erro crasso atacar a Apologética, que é essencial.
Nenhum padre ,bispo e nem papa diz que a igreja católica CRIOU a biblia deixa de ser desonesto amigo , poos a igreja reuniu as escrituras , sugiro que estude um poico mais
Quer conhecer mais sobre a História do Cristianismo? Venha para maior plataforma de História da Igreja do Brasil: professorlucasgesta.com.br/
A igreja ortodoxa (Seja as Calcedonias ou não Calcedonianas) assim como a Igreja Roma são todas Católicas e Apostólicas, pare de falar a mentira e mostre a verdade, até as Igrejas ortodoxas que não estão mais com Roma tem Devoção a Virgem Maria, aos 7 Sacramentos, aos santos, tem episcopado. E todas elas estão voltando a União, mais de 17 milhões de Orientais voltaram a Roma, você está tentando tirar a unidade da Igreja de Cristo, não faça isso irmão, pois Satanás que é divisor, a igreja dos apóstolos sempre foi um e Católica, mostre a Verdade.
@@Anthony2006-p7l vc não conhece nem as crenças da sua igreja romana e acha que conhece das igrejas ortodoxas? Saia da bolha e estude!
Se a igreja católica, criou a Bíblia logo ela, criou um livro que, refutou os seus próprios dogmas e tradições.
Graças a Deus pelo trabalho do Lucas, do Alfredo e alguns outros, no que concerne a popularização do conhecimento das igrejas orientais, nossos irmãos orientais! E mais ainda pelo esforço em dispertar os evangélicos (e católicos) em direção à verdadeira unidade, que se leva a cabo através do acolhimento em amor respeitando as diferenças.
Muito obrigado :)
Gente, eu fico admirado em como essa live tem poucos "curti". Parabéns, Professor Lucas! Obrigado pela contribuição ao meu crescimento no conhecimento teológico.
Muito obrigado :)
Queremos a parte 2 com certeza!
😃
Olá professor Lucas, a paz de Jesus Cristo seja com você e os seus.parabrns pelo seu trabalho, eu sou bacharel em teologia pela faculdade Bratista D.Caxias rj
Seminário Batista. Fico muito honrado em saber que existem pessoas iguais à você que tem por escopo abrir à mente das pessoas.
Então meus parabéns, abraços do luis, Rio de Janeiro
Muito obrigado :)
Lucas, por favor, faça a parte 2 sobre a bíblia protestante. Obrigada!
😃
Saúde e vida próspera para você querido mestre que tanto dedica tempo e conhecimento. Obrigado!
Muito obrigado :)
Lucas seria legal vc chamar o Marcelo Berti para conversar sobre a critica textual! aguardando ansiosamente esse encontro!
Seria excelente isso!
@rennanfcl respondendo de antemão a sua pergunta "qual era a protestante" sei que é pra descredibilizar a tradição protestante. É óbvio que o protestantismo não existia na época, pois o movimento apareceu no século 16, isso é mais que óbvio e não descredibilizar em nada o protestantismo e seus benefícios para a sociedade. Oque o professor bate e sempre deixa claro dizendo "a igreja e os documentos católicos crêem nisso, os influence católicos dizem outra coisa". A vulgata latina é simplesmente a tradução para o latim, Jerônimo foi estudar hebraico e grego para entender melhor com os cristão orientais, pois havia versões muito mais antigas a Jerônimo já vigentes, como a bíblia copta e algumas outras. Sobre a primeira pergunta se qual a fonte que a igreja católica não preservou a patristica. A igreja católica tem sua patrística do mesmo modo que os coptas tem, os armenos tem, os siriacos não cancedonianos tem, e todas essas sucessões apostólicas de cada tradição tem. Agora lhe pergunto, qual tradição é a verdadeira dentre todas essas igrejas que estão lá dês de sempre? Os cristãos siriacos que dizem que vieram da igreja de antioquia? Os cristãos da índia que dizem que vieram de Tomé? Ou de Roma que diz ter a primazia em Pedro? A questão toda é o monopólio que os romanistas acham que tem de toda a história. Se tem alguma dúvida, estude o cristianismo oriental a fundo e não só a tradição romana ou tentar ficar batendo em espantalho dizendo "cadê a igreja protestante nos primeiros séculos? Não tem haha"
Eu não o conheço. Mas obrigado pela indicação :)
@@ProfessorLucasGestasério que não o conhece? Estou surpreso... é um grande erudito na área...foi orientado em seu mestrado no seminário de Dallas pelo próprio Daniel B Wallace.
@@gabrielsavedra8914Verdade como se existisse apenas uma tradição e que ela fosse unânime.
Quanta informação valiosa. Eu mesmo, com mais de vinte anos convertido da igreja romana ao Evangelho de Jesus, não fazia ideia da forte e longeva tradição das igrejas orientais. Abraços, professor! E obrigado pela aula.
Muito obrigado :)
Muito bom trabalho, estou sempre acompanhando.
Faz a live sobre o canone de 66 livros protestante.
Obrigado :)
42:28 Professor, quais eram os textos patrísticos não existiam no ocidente? Os do I e II séculos? Isso explica o "exagero" de citações de Agostinho e Jerônimo que existem nos autores medievais? Foram os que "sobreviveram" para eles.
Gostei do seu comentário
apoiado
Exatamente. Boa parte dos pais apostólicos, pais apologistas e pais da Igreja Oriental só foram conhecidos pela ICAR na Idade Moderna pra frente.
@@ProfessorLucasGestaA Patrística atrás de você é datada da idade média. Sei.
Muito bom Lucas. Parabéns. Gostaria da parte 2 sobre a Bíblia protestante. Sugiro também uma Live mais pastoral com o tema: O que é a Palavra de Deus. Isso por que os diferentes cânones levantam essa pergunta e a maioria dos cristãos comuns nunca ouviram falar em outros além do protestante ou católico romano. Abraço professor
Obrigado :)
Ouvindo novamente. Ainda melhor. Obrigado pelo compartilhamento.
Muito obrigado :)
Lucas, chama o professor Franklin Ferreira pra falar sobre a patrística ou reforma protestante. É uma das maiores autoridades no Brasil em história da igreja.
Obrigado professor por trazer um conteúdo tão rico e nobre. Deus abençoe
Amém :)
@@ProfessorLucasGestaP resolver o assunto é simples;basta vc protestante monta seus concílios e forma a bíblia de vcs
@@lucivaldopereirademoraes para falar uma besteira deste tamanho com certeza vc nem sabe oq é concílio.
Descobri seu canal hj e vendo seu trabalho gostei muito....ganhou mais um inscrito... parabéns....
Seja bem-vindo!
Excelente aula. # Vamos sair do 13 ainda esse ano Lucas
Pessoal, vamos divulgar o canal; tem sido fonte de benção pra todos nós!
Obrigado :)
Já tô no aguardo pela próxima live... Seria muito interessante esse tema das fontes que os reformadores se basearam para o Canon protestante.
:)
Obrigado Lucas por dividir seu conhecimento conosco!
Antes da popularização da Vulgata Latina no século V, haviam vários cânons bíblicos espalhados pelas comunidades cristãs que se devergiam, uns muito outros pouco. A Igreja de Roma adotou a lista canônica dos sínodos de Roma (382), Hipona (383) e Cartago (397) e encomendou a Jerônimo uma tradução para o Latim dos livros presentes nessa lista, encomenda essa que ficou conhecida por "Vulgata Latina" que nos próximos anos se popularizou tanto que engoliu as outras listas canônicas no Ocidente e mais tarde no Oriente. A partir de então, livros amplamente aceitos na cristandade como Pastor de Hermas, Epístola de Barnabé, I Clemente, etc foram caindo em desuso, ao passo que livros historicamente contestados por muitas comunidades cristãs como Hebreus, Tiago, II Pedro etc finalmente se estabeleceram. No entanto o Oriente relutou contra o livro do Apocalipse de João que aos poucos foi aparecendo nos manuscritos daquela região. Até os dias de hoje há comunidades cristãs no Oriente com 22-26 livros no NT em vez de 27. Na Etiópia, o NT ainda hoje consta com I Clemente, por exemplo. Resumindo, a Igreja Católica Romana teve sim um papel pesado na popularização do Novo Testamento tal qual conhecemos hoje na cristandade.
Ótima live! Muito obrigado!!!!
Obrigado :)
Eu achei uma mina de ouro nesse canal.
@@vivendocristo6247 seja bem-vindo 🤗
Excelente iniciativa, glórias a Deus!🙏
Ótima live. Obrigado
:)
Deus abençoe sua vida irmão. Excelente Live.
Obrigado :)
Excelente!!! Parabéns pela live
Obrigado :)
Obrigada por essa aula professor.
:)
Excelente aula, professor Lucas! 👏🏼👏🏼👏🏼
Já viram que o Lucas Gesta ganha poucos likes e muitas visualizações?
É óbvio que os influencers católicos estão vindo ver os vídeos e lives.
😃 todos são bem-vindos para aprenderem aqui.
belíssima aula professor, só agradecer que pois a cada novo vídeo me torno ainda mais católico,
Deus abençoe e salve maria.
Aguardo a parte 2 ansiosamente
😊
Ótimo estudo irmão Deus abençoe 🙏👏
Obrigado :)
Ótima live. Tenho um entendimento de que não podemos falar em História do Cristianismo somente e ousaria dizer que a História da Bíblia seria primordial ou, pelo menos paralela. Os islâmicos não nos chamam o povo do livro à toa. 🏵👏🏵
Dentro desta proposta de História da Bíblia, que tal uma entrevista com o Pr. / Dr. Acyr Gerone Jr, da SSB?
Obrigado :) Eu já tenho uma entrevista com o prof. Acyr no Instagram. Ele é prof. na nossa pós. Mas em breve farei aqui uma live com ele.
Lucas ótimo seu conteúdo aprendo muito, gostaria de expor uma observação que fiz e que creio ser útil. Colocar as fontes e referências usadas além de indicações de leitura traria muito benefícios a quem gosta de estudar sobre o tema após ver suas livres e vídeos. Claro que dá para anotar quando você as fala. Que Deus te abençoe 🙏🙌
Digo na descrição
Boa tarde Lucas já me inscrevi no seu canal.
Obrigado :)
Segunda parte, por favor.
A Septuaginta foi traduzida 200 anos depois de Cristo.
E além do mais 99 porcento dos personagens eram Judeus.
Pra vcs verem a lógica da Igreja Católica kkkk
Gostei da aula….. muito bom!
Obrigado :)
@
Ganhou um inscrito. Gostaria de saber como fazer para fazer o curso que vc faz propaganda….abraço
PARTE 2 POR FAVOR
😊
Live sobre a história do cânon protestante: curtam aqui 👇
Live sensacional!! Parte 2
Começa em 5:10
Prof. Filigrana, sempre majestoso 🎉
Obrigado :)
Grannnde mestre Lucas
😊
Simplesmente sensacional!
Obrigado :)
❤parabéns tudo ok
😊
Outra live sobre a Bíblia 😊
😊
Eu apoio a parte 2 dessa live.
😊
Sou católico e gostei da apresentação respeitosa do prof Lucas. Em parte, o vídeo indiretamente confirmou algumas verdades católicas sobre igrejas e bíblia. Obg.
Fantástica aula Lucas.
Lucas, sou Batista e do RJ como você. Sabemos que esse ódio que vc menciona da parte dos católicos é mais do que correspondido pelos evangélicos que nem mesmo consideram os católicos irmãos separados. Então, como líder de evangélicos, entendo que deveria ser mais equilibrado na exortação. A gente tem que corrigir os nossos primeiro.
Eu faço isso em toda minha vida. Tá falando bobagem aqui.
@ que bom que o senhor fala isso sempre então. Mas isso não muda o fato que especificamente nesse vídeo a exortação foi só para um dos lados. Para quem viu apenas esse vídeo, fica uma errada impressão. Quanto a ter falado bobagem, sei que o senhor é respeitoso e esse comentário é uma exceção
@@ProfessorLucasGesta estranhei muito essa sua fala: "Tá falando bobagem aqui". Achei excessiva e constrangedora sem necessidade
@@ProfessorLucasGesta tenho que concordar com o comentario do @marlontyrone5798, acho até que ha mais ódio da parte dos evangélicos que dos católicos ! tem canais no youtube que o cara falta salivar de raiva
O ódio dos militantes católicos papistas são bem nítidos nos canais de youtuberes...já que são maioria...contra fatos não há argumentos...o antiprotestantismo é imenso nas redes sociais.
muito bom
Obrigado
Quero parte dois
😊
Parte dois! Eu apoio !!
😊
Gostaria de ouvir a parte 2.
😊
uma exposição de questões vitais mais ignoradas pelo cristianismo atual ocidental, lucidez e consistência histórica que nos leva à adoração da onipotente providência de Deus, essa dimensão da história deve ser resgatada com máxima urgência um pio trabalho do professor.
Gostei .
Lucas, existe registro histórico de igrejas cristãs do extremo oriente como Índia, China e Japão, que permanecem até os dias atuais? Elas seriam similares às igrejas ortodoxas?
Uma vez eu ouvi que o apóstolo Tomé, segundo a tradição, seria o responsável por levar o Evangelho até a Índia. Não sei se procede.
Existe sim. Faça meu curso de Cristianismos orientais.
❤amo tua vida
A Bíblia foi inspirada por Deus
Qual igreja você congrega professor lucas?
Criada, no sentido estrito, não.
Mas foi escrita dentro da igreja, inspirada pelo Espirito Santo, mas que precisou ser organizada, compilada e fechada questão por uma autoridade externa, ou seja pela igreja atraves dos seus bispos (aka sucessão apostólica).
E essa autoridade nunca foi a Igreja Romana Papal, mas sim TODAS as igrejas reunidas em concílios com seus bispos, época em que sequer existia a figura do Papa.
Quem fez isso @rafaeltacconi2065 foi a igreja católica, mas não a Romana (ICAR). A igreja católica (=universal) cristã!
Com um pouco mais de conhecimento sobre a história do cristianismo vai conhecer a história e as outras igrejas orientais que participaram muito para a formação, manutenção dos livros e hoje divergem bastante atualmente.
@@samuelmoreira3638
Estude patristica e patologia como tb a história da igreja.
Na definição do cânon a igreja era uma só. O cisma do oriente ocorreu somente 500 anos depois da definiçãodo cânon, e isso se deu mais por questões políticas doq doutrinárias.
Está igreja q vc acha q foi corrompida (tb já acreditei nisto qdo era protestante), sempre teve bispos e a sucessão apostólica. Leia Eusebio de Cesarea, sto Agostinho, Justino Mártir , cartas de Clemente e st. Inácio de Antioquia e outros padres apostolicos e verá q a igreja nasceu catolica, apostólica.
A questão doutrinal que mais é discutida entre os orientais cismaticos nem é o primado da cátedra de pedro, bispo de roma, mas sim a sua jurisdição universal sobre todos os outros bispos. As outras doutrinase dogmas que protestantes rejeitam como a comunhão dos santos, devoção a Maria, e outros nem há mtas diferenças a não ser semântica e de definição.
Lucas Gesta x Lucas Lancaster 🔥. Lancaster levaria uma Piza 😂
Quem dera saísse um debatezinho
Rapaz esses debates não levam a nada.... A não ser pessoas se "degladiando" por aqui. Tem muitas outras coisas para se preocupar@@Neniswerner
@@fabianoleal2878 Cara, esses debates, para os que se interessam verdadeiramente pelo aprendizado e pela busca da verdade e coerência das posições, são muito engrandecedores. Eu não quero pessoas se matando, se ferindo, eu quero boas ideias sendo debatidas e um entendimento mais completo sobre os dois lados do debate. Num debate entre um monoteísta e um cristão, você aprende sobre o monoteísmo e aprende sobre o cristianismo (que crê na Trindade), você como espectador sai mais entendido, menos ignorante, mais humilde (se você for alguém preocupado em seguir os princípios bíblicos, como: a humildade precede a honra - provérbios. Ou como: a misericórdia triunfa sobre o juízo - de Tiago). Eu entendo sua preocupação, jovem, mas ataques e desrespeitos são atitudes negativas que dependem das pessoas, mas não é o objetivo de um debate de ideias. Existem debates entre pessoas que absolutamente discordam uma da outra mas são extremamente respeitosos, ainda assim não abrindo mão das suas ideias. Fora que o debate permite a ambos os lados uma reflexão mais profunda sobre suas próprias verdades, abrindo a mente pra possibilidade de novos conceitos serem admitidos sobre algo.
Os romanos chorando sem apresentar um documento é risível. Roma sempre a mesma, desencaminhando as pessoas.
Já fui anti-catolicismo e ainda tenho sérias discordâncias teológicas com o mesmo. Mas a medida que estudo, reconheço valores importantes no catolicismo romano e procuro me ater ao terreno comum que nos une e não nos que nos separam. Acredito que dentro do contexto da Igreja Católica haja genuínos cristãos que servem a Cristo com a sua melhor compreensão.
"Se vc é meu aluno vai se afastar dessa gente", é muito minha cara falar isso 😂😂😂
Olá, só uma contribuição, os codices sinaiticos e Vaticano são da linhagem Alexandrino. O Textus Receptus é da linhagem Bizantina. Tudo isso é mostrado estudando crítica textual. Estudem com o Paulo Anglada e Wilbur Pickering com a família 35.
uma questão. Se diz havia varias igrejas sem nenhuma unidade na antiguidade e que tais igrejas nunca tiveram e nem possuem comunhão com roma. Há de e pensar se tal'separação' antes de 1024 seria admitida por tais igrejas, mesmo conservando suas tradições o que era normal..a não ser aquelas que formalmente negaram um concilio... mas o fato que mesmo atualmente, sendo igrejas autonomas e independentes de fato, é interessante que a um catolico de rito latino, em situação onde não encontre uma igreja latina, pode receber a eucaristia numa igreja ortodoxa, assiria, caldeia, etc.. e vice-versa.. Reconhece-se a dimensão da sussessão apostolica de tais igrejas, mesmo que havendo uma separação 'juridica'.. então me parece que a tal falta de unidade não é total..há um nivel de comunhão entre tais igrejas
Exatamente. E o dito professor de história também não conta que existe ampla unidade nos dogmas ortodoxos e católicos. Com algumas diferenças que não anulam os sacramentos. Se alguém duvida, basta ver o último encontro do Papa Francisco e o Papa da igreja Copta, justamente alinhando conversas para um futuro retorno a plena unidade e comunhão. Agora me responda professor. Se os Ortodoxos são tão melhores que os Catolicos, por que você não participa da Eucaristia deles? Será que é por que eles tem a mesma fé dos Catolicos? Mas você não disse que eles são mais antigos e que não tinham comunhão? Então por que eles têm as mesmas crenças? Por que você não acredita na igreja mais antiga? Hum? A igreja mais antiga serve para derrubar o rito latino, mas não serve para derrubar a doutrina dos Batistas? E nem dos adventistas?
@@ue7comunicacaoque argumento doido, querendo obrigar o professor a ir a uma igreja simplesmente por ser antiga. Ele conhece as igrejas orientais. Mas prefere ser Batista, oras. Ele não quer ir para a mais antiga, e nunca falou que prefere a mais antiga. Ele só contrapõe o argumento católico que acha que a única igreja antiga são eles. A maioria dos católicos ignora quase completamente a história das igrejas orientais e isso se demonstra até no argumento do post principal citando o ano do grande cisma (1054 e não 1024, como escrito) como se fosse o único cisma da igreja antiga, quando houveram inúmeros outros antes deles.
Naquela época essas igrejas eram muito ligadas às cidades em que estavam. Igreja de Roma, igreja de Constantinopla, igreja de Alexandria, e outras. Não havia esse conceito de denominações, como no protestantismo, onde há várias denominações no mesmo bairro
@@leonbarroso sim, isso é meio óbvio. Só que não existia essa ideia de uma igreja sob Roma.
Porque VC no colocou os debates dos consilhos?
Super gostei😅kkkk
O próximo argumento dos influencers católicos será: viu, nem tudo está na bíblia. Mas uma prova da tradição oral. Mas uma prova que o sola scriptura é uma fraude.
😅😅
Pode anotar!
Exatamente :D
Show!
Não, as Escrituras não foram criadas pela Igreja Católica. As Escrituras têm origem divina e Ele escolheu homens santos e os inspirou para escrevê-las através da história.
Muito bem. Agora, quem lhe dá a certeza se tais escritos são inspirados e canônicos se não uma autoridade não bíblica, uma vez que centenas de escritos reinvindicam a mesma coisa e as listas canônicas variaram entre as comunidades e teólogos da antiguidade?
@
E quem te garante que essa “autoridade” não bíblica tem autoridade divina para dizer o que é inspirado, canônico ou não?!
Fato é que os livros considerados canônicos já eram considerados inspirados antes da suposta canonização do Catolicismo.
@vanderlei9578 , inspiração não necessariamente equivale a ser canônico. Ao subir aos céus, o Cristo deixou foi a Igreja para guiar os crentes, não um compêndio de livros inspirados.
@
Se seu raciocínio tivesse correto, então deveríamos descartar completamente a Bíblia Hebraica, que por sinal existe milênios antes da igreja cristã….
E sim, quem deve nortear a igreja são as Escrituras e não a igreja que deve nortear as Escrituras.
@vanderlei9578 , não adianta apelar a Escritura se a Igreja é quem nos certifica quais são as verdadeiras escrituras canônicas. O judaísmo detinha autoridade até a vinda do Senhor, por isso a Igreja recebeu deles as antigas Escrituras, mas, quanto as novas, ela é quem certifica-as no cânone.
A igreja católica se dividiu com os cismas
Então também o argumento protestante que o Espirito Santo conduziu a a formação do Cânon não confere com a realidade.
Use esse conhecimento para edificar sua igreja local, especialmente nas EBDs, não vale a pena discutir com propagandista
Quando surgiu a “Igreja Católica Apostólica Romana”? Qual evento da idade média deu origem a ela?
Em 451 mais de 60% dos Ortodoxos já haviam se separado da catolicidade após o Concílio de Calcedonia, o Cisma do Oriente em 1054 foi a pá de cal, dando início a Igreja Católica Apostólica Romana como conhecemos hoje.
@ O ano de 451 está localizado na idade antiga, não na média. Suponho, portanto, que vocês estejam colocando como marco o ano de 1054. Em 1053, o bispo de Roma já não era o líder dessa Igreja? - e foi também por contestar essa liderança, que já existia, que o cisma ocorreu? Já não havia sacerdotes, bispos e um magistério? Não se celebrava a missa? Os santos já não eram venerados? Ainda não entendi o que querem dizer com “dar início à ICAR como conhecemos”. O que mudou em essência na igreja católica pré-cisma para que vocês teorizem o surgimento de outra coisa em 1054?
@@Omnes_Unum Só em 1054 que o Bispado de Roma passou a governar com supremacia, sem enfrentar grandes divergências com as Igrejas do Oriente.
Como eu já havia dito, mais de 60% dos cristãos se separaram da autoridade papal em 451, o que permaceu até 1054 foram Igrejas de médio e pequeno porte, que comunente entravam em conflito por disputas de poder.
O termo "Católico" até o IV século representava uma variedade de Igrejas que comumgavam do mesmo credo e guardavam a doutrina apostólica, tendo siso utilizado por São Irineu de Lyon para fazer uma distinção entre o verdadeiro cristianismo e as seitas efervescentes que eram muito populares na época como o Gnosticismo e diversas outras.
Com os Cismas e no decorrer da idade média, "Católico" passou a ganhar um sentido diferente indicando uma única Igreja com sede em Roma, governada por um Bispo Primaz que exercia poder sobre todas as Igrejas do Ocidente.
Boa noite
Ivoneth Fernandes, são Luis Ma
E porque a bíblia dessas igrejas orientais e Etiope etc não seria inspirado mas sim só a bíblia protestante?
Amigo, vc fala que cada igreja preservou um cânon cristão, mas só uma preservou a Bíblia, um pessoa em específico deu o nome BÍBLIA, uma única pessoa, e essa pessoa deu esse nome para o cânon católico, só aí chega ao fim qualquer falácia protestante
11:36 catecismo parágrafo 818 😅
Muito interessante. E tbm tal posição aqui apresentada mostra como a teoria defendida pelo pr. Yago Martins de que o canon biblico se autotestifica por si mesmo, é uma falacia.. o canon é testificado por uma tradição eclesial, e estabelecido por uma comunidade eclesial... muito significativo....
Mas isso não anula o trabalho do Espírito Santo, que é o ser que se auto testifica na escrita, propagação e aceitação de sua palavra. Tanto que Hebreus 10:15-16 trata sobre isso!
@JonatasDias7 claro que não anula o trabalho do espírito.. mas justamente, o espírito atua na igreja, na comunidade de fé, auxiliando no discernimento do Canon..
@@alexandrepatucci400 Essa é a interpretação correta do termo "auto testificação por si mesmo",
quando crescer quero ser igual ao Prof. Lucas Gesta 😔
😊
Todos os católicos bem informados sabem disso, é claro q o antigo testamento é hebraico.
Tome cuidado com ceratocone!
Ok.. pra começar (contra os catolicos que defendem que a a biblia é derivada da Igreja) é um erro dizer que há uma unica biblia... e é um acerto falar de uma 'solo scriptura'?
Você nunca terá essa resposta, exceto se ela vier acompanhada de um boa ensaboada, rs.
Não é possível ser protestante!!!
Segunda parte, Bíblia Protestante...
O antigo testamento foi escrito por Deus e entregue aos profetas
O novo testamento foi escrito por Jesus e entregue aos profetas também
A bíblia católica.não tem erros humanos, nem foi alterada, por ninguém
São 73 livros escritos por Deus da vida
Vc não pode ficar só no seu canal. Avance .
Militantes da religião, isso sim!
Já os idólatras católicos vem chorar nos comentários 😂😂😂😂😂
Não entendi o tom pejorativo de "idólatras católicos". Por acaso é este o assunto da live? Chamar católicos de idólatras contribui no conhecimento do vídeo? Contribuí para o crescimento do conhecimento no assunto?
Aula preciosíssima.
@@joablima2152 amigo orar pra imagem está errado.
@BelmiroReis então amigo, a idolatria no protestantismo não é sistemazada e dogmatizada, no catolicismo sim
@@matheusloriato1594 acredito que você pode até achar errado, mas deveria pensar em respeitar a fé do outro. Se você pensa assim, guarde pra você. Tenho certeza que não ficaria feliz e se sentiria desconfortável se alguém lhe disse algo que atinge sua fé. Você não é mais santo e nem melhor do que o católico.
Só seria melhor se não atacasse tanto a Igreja Católica.
Parece algum ressentimento não superado...
Sim 👍 foi a igreja que estabelece os 27 livros o resto é desconhecimento e distorções da história.
Vc sequer assistiu?
@@allannunes4223certeza não assistiu
Quer comparar as igrejas apostólicas com as milhares de seitas protestantes, a igreja católica foi a única fundada por cristo, porém as ortodoxas também tem a sucessão apostólica
A Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada na Idade média 😂😂😂. Rapaz acho engraçado é que ele não diz quem fundou. Eu desafio esse professor a mostrar o fundador da Igreja Católica da Idade média.
Excelente live, embora eu ache que você desdenhe muito da Apologética, é inclusive anti bíblico isso.
Como assim?
@rhuanduarte7864 ele diz claramente que não gosta desse ambiente Apologético. Só ouvir com atenção.
É um pouco chato mesmo,só atacam uns aos outros
@@EulaliaFonsecaPereira a Apologética é essencial para a fé cristã, se não fosse a Apologética, como saberíamos que Jesus veio em carne e não que era apenas um espírito? Tudo isso foi defendido pelos grandes apologetas cristãos desde o II séc, Justino, o Mártir, já de cara foi consagrado como tal. Mesmo a defesa da Trindade e até da historicidade do cristianismo se deu no contexto Apologético. Então é um erro crasso atacar a Apologética, que é essencial.
Eu não acho que ele atacou a apologética, ele apenas criticou os apologetas que vivem de ataques e se alimentam do ódio e da treta.
católicos de "IBGE" se "convertem" 💶💰 ao protestantismo 😅
Nenhum padre ,bispo e nem papa diz que a igreja católica CRIOU a biblia deixa de ser desonesto amigo , poos a igreja reuniu as escrituras , sugiro que estude um poico mais
A igreja católica inventou a biblia romana
Me fala dessa bíblia Romana aí, qual é?