Hoje, dia 21 de julho 2024, o democrata Joe Biden anunciou que não vai concorrer mais à presidência na eleição presidencial no dia 5 de novembro 2024, e afirmou seu apoio à atual vice presidente, a democrata Kamala Harris, contra o candidato republicano Donald Trump. Se eleita, a Kamala seria a primeira presidente mulher dos EUA.
BOA NOITE!!!! HJ ME INSCREVI NESTE CAVNAL, COM CERTEZA FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO SOBREA AS ELEIÇÕES AMERICANAS(MÉTODO). QUANTO AO BIDEN DESISTIR JÁ ESTAVA PREVISTO, POR VAROS FATORES, PRINCIPALMENTE PELA FRAGILIDADE DE BIDEN, REALCIONADO A SUA SAÚDE. GRATO PELO SEU CANAL, SHOW. ADORO A POLITICA AMERICANA, EXEMPLO PARA SER SEGUIDO. NA MINHA OPINIÃO.
Olá, eu entrei nesse vídeo por quê eu não consigo diferenciar os sons das vogais curtas: "an" [ æn ] como em "and" e "en" [ ɛn ] como em "end". Só quando está seguindo um "n", "m" e "ns".
CAda estados tem um número de delegados, entenda como "pontos". Entao CaliforniaDemocratas sempre ganham levam 55 pontos, Texas REpublicanos 38, E assim por diante, mas vc ganhando por um voto ou milhões leva os pontos totais do estado. Os estados que decidem nao sao os que valem mais pontos nem nada, mas sim os que tem o eleitorado dividido, com poucos votos vc pode ganhar muitospontos e nesses locais que vale. A Florida por ex vale 29, é um dos chamados Swing States. Pq lá é bem dividido. 2020 foi a [unica vez na história que um vencedor lá nao levou(Deu Trump, mas Biden foi eleito) como apuraram rápido lá, no mesmo dia, os trumpistas já festejavam. Mas no outro dia abriram os outros estado. Biden ganhou na Pensilvania, 20 pontos, e foi uma diferença grande no colégio até, mas maior ainda nos votos. Trump levou no colégio em 2016 mas teve 3 mi de votos a menos que Hillary. O partido dele é minoritário desde 2004 em eleitorado, se fosse uma eleição feita do jeito democrático de fato ele nao teria sido eleito nem o Bush em 2000. Simplesmente, das 6 eleiçõs do século só uma os repubicanos de fato foram maioria(na reelição do Bush em 2004 graças a Guerra, o pós atentado)
Sou Angolano e estava a procura de um vídeo simples e claro, daí encontro uma verdadeira aula magna. Muito obrigado, acabas de ganhar mais um seguidor.
Notem que o número de delegados por estado está atualizado a cada 10 anos, de acordo com o nosso censo. É por isso que o mapa final de 2016 (às 3:53 e 5:17 do vídeo) ficou com números um pouco diferentes do que o mapa de 2024 (às 2:10 do vídeo). Por exemplo, o Texas e a Flórida hoje têm uma maior porcentagem da população nacional, em comparação com 2016. Por isso ganharam delegados. Já a Califórnia cresceu menos rápido, então perdeu um delegado. A propósito, só 3 estados perderam população entre os censos de 2010 e 2020: West Virginia, Illinois e Mississippi. Gostou do vídeo? Por favor não esqueça de dar o seu like e compartilhar. Thank you!
Obrigado pela ótima explicação, seu trabalho é excelente. Quanto a disputa eleitoral, apesar de não concordar com tudo que vem dele, agora não vou mais ficar em cima do muro... GO TRUMP !!
A melhor explicação que eu já vi até a agora sobre as eleições americanas! Muito obrigado! Uma aula simples, objetiva e compreensiva! Um bom americano!
Que incrível Gavin! Eu moro aqui em Orlando e só agora consigo entender direito a contagem de votos daqui. Eu sempre achei complicado essa história de delegados, nas eleições americana. Você explicou tudo de uma forma tão simples, com um português tão claro….. Cara, adorei, você é demais! Obrigada!
Agora entendi, se possível um dia fale sobre como funcionam as hipotecas de imóveis, assistindo a filmes parece que nenhum casal jovem nos EUA tem um iimovel
hipotéca não é só um emprestimo com sua casa como garantia? isso existe no brasil, mas é super complicado e os valores não valem a pena, ainda mais com juros altissimos.
Sou sua aluna, seu português e seu sotaque sao perfeitos. Explicação ótima. Nunca vou esquecer os marshmellows qdo pensar nas eleições americanas. Sucesso
Gavin, que vídeo super legal e didático. Não sou assídua no canal mas td vez que assisto eu me sinto super bem e vc explica como s fosse uma conversa. Beijos carinhosos de uma maranhense em Massachusetts
O professor de inglês me ensinou mais sobre as eleições dos EUA, q todos os programas de notícias! Parabéns, pq o material é muito bom e as aulas são perfeitas
Que vídeo maravilhoso, Gavin! Graça por isso! Sempre achei difícil entender o sistema eleitoral americano (considero bem mais complicado que o brasileiro), e você conseguiu explicar, como sempre, com muita clareza! Congrats, teacher!
É demais sim! Olha, aprendi português assim, só com nativos, e agora amo ser o guia nativo pros meus alunos de inglês. Mais informações sobre meu curso completo aqui: go.gavins.io/elite-squad-yt I'd love to see ya there!
Vejo seu canal desde que tinha 14 anos na escola e aprendia inglês, hoje tenho 20. Muito bom esse tipo de vídeo entrando mais no mundo americano e mostrando sua cultura original! Você poderia também fazer vídeos comparativos aqui com o Brasil. De qualquer forma, muito top.
Sensacional Gavin! Vc conseguiu de forma didática simples e divertida explicar algo que jornais e telejornais explicavam mal e só aumentavam as nossas dúvidas. Parabéns e muito obrigado! ❤👏🏼👏🏼
GAVIN - Você foi maravilhoso! Simplesmente fantástico, melhor do que eu esperava! Eu entendi praticamente tudo! Quando eu pensava numa pergunta, vc já respondia! Parecia que vc tava lendo a minha mente... hehe... Ficou dúvida? Ficou algumas... - Porque o partido republicano e democrata são tão fortes e não deixam os partidos pequenos crescer? - Faz um vídeo falando das eleições pra pra juízes nos Estados Unidos, como funcionam? - É verdade que um delegado eleitoral pode contrariar os votos do Estado dele e votar diferente no colégio eleitoral? Quem são esses delegados afinal? Como são escolhidos? Sei que são muitas perguntas, talvez vc responda, talvez não responda, talvez vc faça um novo vídeo para falar desses assuntos... Fica a vontade para fazer o que seu coração mandar... (é que eu estudo política) Eu fiquei muito emocionado com sua mensagem final pedindo que de vez em quando a gente simplesmente relaxe e admire a vida e aproveite o dia, pois a vida tem seu lado bom e é uma só e precisamos também aproveitar ela! Grande abraço pra vc! Bye
No Brasil, MG seria o maior e principal "swing state": além de ter 10% da população que vota no BR, desde a redemocratização em 1989 o estado acerta e está em sintonia com o presidente eleito
Parabens, Gavin. As a fellow American, acho você mostrou e explicou uma coisa tão complicada numa forma simples e completa. Acho muitos americanos ainda não entendem tudo isso.
Boa explicação. Tem algumas diferenças de Lei nos estados brasileiros,exemplo acho que salário mínimo tem pequenas diferenças de valor em cada estado. A no Brasil,tivemos 7 eleições presidenciais com Urna eletrônica e 8 eleições municipais com Urna eletrônica. Antes de 1996,também usavamos votos no papel.
Se pelos menos nossos estados fossem independentes como nos EUA já iria amenizar os efeitos negativos que os políticos causam, e a população de determinada região ou estado arcaria com as consequências de suas escolhas sem ferrar o país inteiro...
Os EUA vivem o verdadeiro federalismo já o Brasil vive um federalismo de mentira aqui Brasília escraviza os Estados pobres que vivem de pires na mão por esmolas do governo centralizado já os Estados ricos reclamam de ter que sustentar os Estados parasitas assim por diante.
@@joseivanildodasilva474estamos bem melhor agora com os cofres públicos em Bilhões negativos. Sendo que mesmo depois de uma pandemia o governo anterior teve superavit financeiro. E os impostos só aumentam. Viva!
Ótima explicação durante anos vi vários repórteres comentaristas explicando e nunca conseguir entender, foi necessário um americano como vc para me explicar
Insano é oque aconteceu no BRasil, onde se olhar pela 5 região o candidato que perdeu (bolsonaro) ganhou em 4 regiões do Brasil e o candidato que ganhou a eleição ganhou em APENAS 1 região, a nordeste, e eles se orgulham disso, de ter muitos votos apenas num pedacinho do Brasil, inclusive regiao que é sabido que tem muitos usuários de auxilio financeiro do Governo. a diferença no final da eleição foi de menos de 1%.. num sistema Americano quem perdeu aqui ganharia com folga penso eu.
Entendi mas nesse caso dos EUA é o estado e não região. Então por exemplo o Bolsonaro perderia em BH por exemplo mesmo região sudeste fosse 3/4 bolsonarista
Opa cara, sou nordestina e contra o PT. Realmente boa parte do nordeste elegeu ele (não toda, Maceió foi a única capital nordestina que não votou nele hehe), mas o Lula também foi eleito por VÁRIOS estados do sul, sudeste e etc. Mesmo se estatisticanente o nordeste inteiro votasse nele isso por si só não elege um presidente aqui no Brasil.
@ivanilsonlopes8568 Um sistema de eleição indireta, como o dos Estados Unidos, poderia reduzir a polarização e ajudar a grandir que as regiões menos populosas também tenham voz nas decisões nacionais.
@@Josegustavoenfseria sim. Veja o estado de Sp. Basta fazer obras para a capital e cidades metropolitanas. E ganharia a maioria sem se preocupar ou visitar os lugares mais pobres. Com esse sistema o político tem que se fazer presente em cada distrito, senão não ganha a preferencia daquele distrito. Cada pequena parte importa. Aqui no Brasil os candidatos nem visitam direito o Amapá, o Espírito Santo e etc… Se importam com os grandes. E nas cidades grandes estão os mais ricos. É uma desigualdade eleitoral de renda. Vamos supor que vc more em uma cidade e no bairro mais populoso tenha um condomínio de ricaços. Vc ia conseguir algo nesse sistema ? Sai dessa da maioria simples. Abs
Só um adendo sobre a questão da obrigatoriedade do voto no Brasil: Embora exista um menor esforço dos partidos brasileiros em agitar o povo comparado aos partidos americanos, por outro lado, aqui infelizmente devido a uma falta de consciência e educação das pessoas, junto com a desconfiança dos políticos em geral, o brasileiro médio não gosta de votar. Ou melhor, não gosta do período eleitoral. E como ele é obrigado a ir cumprir seu dever cívico, é bem comum vencerem candidatos de protesto (comediantes, palhaços, humoristas...) ou haver alta margem de anulação dos votos. O Brasil não é simples.
Nossa que bela explicação para nós brasileiros a respeito das eleições nos EUA ,muitas das vezes nós não entendemos bem, ficou muito claro a dinâmica das eleições americanas. Entendi perfeitamente!🎉😂👏👏
Tantos americanos desejando o sistema de voto direto( e nao popular, pq no colegio eleitoral o povo tbm vota) como o do Brasil, pra mim é o reflexo da crise cultural que os EUA vive hoje. Daqui a pouco vão querer urna eletronica exclusivamente hahaha
@@kaizennojujutsu6134 Tem Estados que usam urnas eletrônicas. As eleiçōes, mesmo pra presidente, não são federalizadas e cada estado decide como vai ser a eleição. Em 2020, 28 Estados usaram, mais da metade.
@@kaizennojujutsu6134 não tem como dizer que contagem de cédulas que leva dias e às vezes é feita manualmente é superior a contagem de urna eletrônica com voto secreto assegurado por biometria. É milhares de vezes mais fácil fraudar o sistema de cédulas e a contagem manual do que invadir a urna que nem conexão com a internet tem, fora que quando os votos vão para o TSE é por meio de uma rede fechada. Além disso a urna tem resultado auditável e várias camadas de comparação com o resultado final. Não tem o menor nexo sugerir que urna é retrocesso em relação a contagem de cédula manual ou eletrônica. Eles não usam porque não têm interesse político e financeiro em mudar o sistema a nível nacional.
@@gustavol2977 Ninguém quer voto em cédula e sim o voto impresso. Ainda teria voto eletrônico, mas seria impresso os votos selecionados lá e colocados em uma urna separada.
Particulamente não concordo com esse tipo de voto, claro que pra aquele tempo, lá atras né, fazia sentido por conta da praticidade mas hj em dia não há mais esse problema de logística, o mais justo, a meu ver, é o voto popular, afinal o país é das pessoas e não dos estados.
@@eduardoandrade7846 então é melhor ficar logo independente, se cada um faz o que quer pra que serve o país, separa logo e faz uma união como na união europeia. E outra, esse sistema de votação não foi criado por conta da "independência" dos estados foi por motivo de logística, se naquele tempo tivesse a tecnologia de hj eles não teriam escolhido essa forma de votação, por isso que hj em dia não faz mais sentido ser dessa forma 🤷 O presidente vai governar pra as pessoas, logo o voto que importa são das pessoas de todo o país.
@@BrendoSavio Mas lado maravilhoso dos Estados Unidos é esse, quem é progressista vai morar em estado progressista, quem é conservador vai morar em estado conservador.
@@BrendoSavioEsse método eleitoral não foi aplicado por questão de logística. O EUA são uma Republica Federativa Constitutional, onde o poder está nos Estados e todos os estados têm que ser ouvidos. Se não fosse por esse sistena, os estados das costas leste e Oeste sempre decidiriam a eleição e os do meio não teriam peso algum, o que não é justo, já que eles contribuem muito para a economia. Nesse Sistema, todos os Estados têm algum peso, dependendo do tamanho da população. Os pais fundadores dos EUA pensaram em tudo para que os EUA não se tornassem uma ditadura por isso que fizeram uma constituição onde o poder não está centralizado no governo federal. No Brasil o poder é de cima pra baixo, de Brasilia pros estados, aqui nos EUA o poder é de baixo pra cima, dos Estados pro governo, descentralizado.
@@anasouza3069 Cara mas não é os estados que decidiriam, é a população total do país que fosse votar, agora é ditadura o presidente ser eleito pelo voto popular??? O presidente deve ser eleito pelo povo, na sua totalidade e não por estados que não querem abrir mão do poder. Esse método, por acaso é aplicado pra as demais eleições, tipo, pra governor, quem decidiria seriam as cidades e não a população dos estados, ou pra prefeito, quem decidiria seria os bairros da cidade e não a sua população, percebe como é algo falho??
O voto ser obrigatório é simplesmente um absurdo. Não é uma democracia? Se é, então eu tenho o direito de fazer o que eu quiser, inclusive não querer votar.
@@max_9748 As implicações de um voto obrigatório vão muito mais longe do que isso. Uma mãe solteira de quatro deve encontrar um momento no seu dia para ir votar, e porque o voto é obrigatório, os locais de votação estão sempre lotados. Que condição tem o governo de ditar se a "melhor" maneira de você gastar o seu tempo é indo votar em um candidato que tu não conhece e não gosta, ao invés de ficar em casa cuidando dos próprios filhos?
Assino com o relator. Cada pessoa que decida se quer votar ou não - e, se não quiser, que tenha este direito, sem precisar pagar multa ou o que quer que seja.
O sistema político do Brasil se destaca pela sua capacidade de representar de maneira proporcional e inclusiva a diversidade de ideias e interesses da sociedade. A adoção de um sistema de representação proporcional nas eleições legislativas permite que diferentes grupos e correntes políticas tenham espaço no Congresso Nacional, refletindo mais fielmente a pluralidade da população brasileira. A Constituição Brasileira de 1988 é um marco na consolidação dos direitos e garantias individuais, protegendo as minorias e promovendo a igualdade perante a lei. Esse arcabouço jurídico robusto fortalece os fundamentos democráticos do país, garantindo que todos os cidadãos sejam tratados com justiça e respeito, independentemente de sua posição na sociedade. Além disso, o sistema federalista do Brasil concede uma considerável autonomia aos estados e municípios, permitindo que adaptem políticas públicas de acordo com suas realidades específicas. Isso contribui para uma governança mais descentralizada e adaptável às necessidades locais, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e inclusivo em todo o país. Por fim, o Brasil realiza eleições transparentes e auditáveis, supervisionadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que fortalece a confiança dos cidadãos na integridade do processo democrático. Esses elementos combinados refletem um sistema político que busca equilibrar a representação popular com a proteção dos direitos individuais e a promoção do bem comum, consolidando-se como um modelo dinâmico e inclusivo de democracia.
Kkkkkkkchega beirar o ridículo dizer q Estados e municípios tem autonomia kkkk td no Brasil depende de Brasília, o poder federal é quem decide. A constituição de 1988 tá ultrapassada, pq da margem a interpretação equivocada pelos ministros da suprema corte os tornando em construções ambulantes. O colégio eleitoral seria o melhor p o Brasil
Esclarecedor, objetivo e excelente vídeo sobre as eleições nos EUA. Pela primeira vez consegui entender como funciona o sistema eleitoral Americano. Muito obrigada!
É um absurdo os cara querer mudar um sistema que impede o autoritarismo de um estado mais forte, querer imitar o Brasil?? como pode querer imitar algo ruim como no Brasil e países com uma democracia tão falha. sistema Eua para mim é o melhor e mais democrático de verdade, tem que se olhar para o que deu certo e o que fez o EUA crescer de verdade.
Hoje, dia 21 de julho 2024, o democrata Joe Biden anunciou que não vai concorrer mais à presidência na eleição presidencial no dia 5 de novembro 2024, e afirmou seu apoio à atual vice presidente, a democrata Kamala Harris, contra o candidato republicano Donald Trump. Se eleita, a Kamala seria a primeira presidente mulher dos EUA.
BOA NOITE!!!! HJ ME INSCREVI NESTE CAVNAL, COM CERTEZA FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO SOBREA AS ELEIÇÕES AMERICANAS(MÉTODO). QUANTO AO BIDEN DESISTIR JÁ ESTAVA PREVISTO, POR VAROS FATORES, PRINCIPALMENTE PELA FRAGILIDADE DE BIDEN, REALCIONADO A SUA SAÚDE. GRATO PELO SEU CANAL, SHOW. ADORO A POLITICA AMERICANA, EXEMPLO PARA SER SEGUIDO. NA MINHA OPINIÃO.
Kamala = Dilma , desgraça anunciada , quem tem juízo quer paz e democratas é completamente o oposto .
Estou na torcida por ela, para derrotar o Trump
@@andersonrocha2685pq?
woke.
Esse Gavin é simplesmente genial. O cara explica em Português em pouco tempo o que nós tentamos entender em mil anos. Parabéns, Gavin! Você é o cara!
Explicou algo tão complexo em algo tão simples. E num português muito bom! Parabéns pelo seu trabalho! Amazing!
Thank you, this was a super fun video to make
complexo? vc é bem petista né
@@jesusdourado, ele é americano! Não tem direito a voto aqui, @sno!
@@victorwesleysantosmacedo9336 ele está dizendo para aquele que comentou e não para quem fez o vídeo.
@@jesusdouradonão foram os petistas que rezaram pra pneus em frente a quartéis
Nossa você simplificou demais uma coisa que eu não conseguia entender nada. Eu amo aprender com você!❤
tem nem dificuldade
cada estado tem um número de delegados e quem obtiver mais vence
@@opinioesaleatorias9129 essas nuances ai de swing states e tal ajudam a entender o sistema como um todo beeeeeem melhor que só número
Olá, eu entrei nesse vídeo por quê eu não consigo diferenciar os sons das vogais curtas: "an" [ æn ] como em "and" e "en" [ ɛn ] como em "end".
Só quando está seguindo um "n", "m" e "ns".
CAda estados tem um número de delegados, entenda como "pontos". Entao CaliforniaDemocratas sempre ganham levam 55 pontos, Texas REpublicanos 38, E assim por diante, mas vc ganhando por um voto ou milhões leva os pontos totais do estado.
Os estados que decidem nao sao os que valem mais pontos nem nada, mas sim os que tem o eleitorado dividido, com poucos votos vc pode ganhar muitospontos e nesses locais que vale.
A Florida por ex vale 29, é um dos chamados Swing States. Pq lá é bem dividido.
2020 foi a [unica vez na história que um vencedor lá nao levou(Deu Trump, mas Biden foi eleito)
como apuraram rápido lá, no mesmo dia, os trumpistas já festejavam. Mas no outro dia abriram os outros estado.
Biden ganhou na Pensilvania, 20 pontos, e foi uma diferença grande no colégio até, mas maior ainda nos votos.
Trump levou no colégio em 2016 mas teve 3 mi de votos a menos que Hillary. O partido dele é minoritário desde 2004 em eleitorado, se fosse uma eleição feita do jeito democrático de fato ele nao teria sido eleito nem o Bush em 2000. Simplesmente, das 6 eleiçõs do século só uma os repubicanos de fato foram maioria(na reelição do Bush em 2004 graças a Guerra, o pós atentado)
PS: Um estado é exceção, acho que o Maine, mas nao impacta tanto no resultado final
Sou Angolano e estava a procura de um vídeo simples e claro, daí encontro uma verdadeira aula magna. Muito obrigado, acabas de ganhar mais um seguidor.
Notem que o número de delegados por estado está atualizado a cada 10 anos, de acordo com o nosso censo. É por isso que o mapa final de 2016 (às 3:53 e 5:17 do vídeo) ficou com números um pouco diferentes do que o mapa de 2024 (às 2:10 do vídeo).
Por exemplo, o Texas e a Flórida hoje têm uma maior porcentagem da população nacional, em comparação com 2016. Por isso ganharam delegados. Já a Califórnia cresceu menos rápido, então perdeu um delegado.
A propósito, só 3 estados perderam população entre os censos de 2010 e 2020: West Virginia, Illinois e Mississippi.
Gostou do vídeo? Por favor não esqueça de dar o seu like e compartilhar. Thank you!
Obrigada pela explicação! Ficou claro! Eu realmente não entendia. Dispenso os marshmallow... não gosto...
Awesome Gavin! Thanks so much!
É muito complicado de entender mas vc é demais
Obrigado pela ótima explicação, seu trabalho é excelente. Quanto a disputa eleitoral, apesar de não concordar com tudo que vem dele, agora não vou mais ficar em cima do muro... GO TRUMP !!
Como é calculado o número de delegados por cada estado? Tem a fórmula?
Ainda assim é muito melhor do que as urnas eletrônicas que não podem ser auditadas.
A melhor explicação que eu já vi até a agora sobre as eleições americanas! Muito obrigado! Uma aula simples, objetiva e compreensiva! Um bom americano!
Realmente impressionado com o teu nível de português Gavin. Vídeo muito didático e super esclarecedor.
Muito obrigado!
@@SmallAdvantages
Que incrível Gavin! Eu moro aqui em Orlando e só agora consigo entender direito a contagem de votos daqui. Eu sempre achei complicado essa história de delegados, nas eleições americana. Você explicou tudo de uma forma tão simples, com um português tão claro….. Cara, adorei, você é demais! Obrigada!
Agora entendi, se possível um dia fale sobre como funcionam as hipotecas de imóveis, assistindo a filmes parece que nenhum casal jovem nos EUA tem um iimovel
BOA. Adicionado à lista
Muita gente lá paga o mortgage que é hipoteca, é algo bem comum, pelo que pesquisei os imóveis são caros até pra eles.
Hipotecas americanas são nada mais nada menos que parcelas de um imóvel financiado pelo banco.
hipotéca não é só um emprestimo com sua casa como garantia?
isso existe no brasil, mas é super complicado e os valores não valem a pena, ainda mais com juros altissimos.
É igual no Brasil, hipoteca nada mais é que a garantia real do contrato de financiamento imobiliário que se perfaz no próprio imóvel
Depois de anos, só ouvia as notícias nos jornais sem entender... Obg Gavin por explicar ❤
Sou sua aluna, seu português e seu sotaque sao perfeitos. Explicação ótima. Nunca vou esquecer os marshmellows qdo pensar nas eleições americanas. Sucesso
Eu já sabia praticamente de quase tudo , mas vc fez uma explicação q ficou completa e simples , muito bom , cada estado tem um peso
Adoro aprender sobre a cultura americana Gavin, muito obrigada por mais um vídeo maravilhoso! Happy 4th of July!! ❤🇺🇲
Happy Fourth!
Que isso cara, você explicou de uma forma inacreditável o que ninguém conseguia entender. Seu video deveria passar na TV o dia todo
Gavin, que vídeo super legal e didático. Não sou assídua no canal mas td vez que assisto eu me sinto super bem e vc explica como s fosse uma conversa. Beijos carinhosos de uma maranhense em Massachusetts
Éguas, muito obrigado!
@SmallAdvantages boa noite.
O professor de inglês me ensinou mais sobre as eleições dos EUA, q todos os programas de notícias! Parabéns, pq o material é muito bom e as aulas são perfeitas
Agora sim eu entendi, que explicação inteligente! Parabéns pela didática
Melhor vídeo que já vi sobre as eleições dos Estados Unidos, parabéns.
Você é demais! Conteúdo diversificado e conseguiu simplificar um assunto que pode se tornar muito complicado. Arrasou💖
Muito obrigado 😊
Vc explicou coisas que eu nunca havia entendido sobre as eleições norte americanas. Parabens pela explicação e por seu português perfeito.
Era mais simples do que eu pensava. Ótima explicação, outros vídeos que eu ví sobre eram muito mais complicados, mas esse foi claro e objetivo.
Que bom que ajudou! That’s what I’m here for 🙌
Sim, quem decide são os delegados e não o povo 😂😂😂😂
Que vídeo maravilhoso, Gavin! Graça por isso! Sempre achei difícil entender o sistema eleitoral americano (considero bem mais complicado que o brasileiro), e você conseguiu explicar, como sempre, com muita clareza! Congrats, teacher!
Deve ser demais, aprender inglês com um nativo que sabe o nosso idioma. AWESOME.
É demais sim! Olha, aprendi português assim, só com nativos, e agora amo ser o guia nativo pros meus alunos de inglês. Mais informações sobre meu curso completo aqui: go.gavins.io/elite-squad-yt I'd love to see ya there!
Qualidade do conteúdo é incrível..parabéns de verdade..
Eu precisa desse final de vídeo hoje. Obrigado Gavin! 🤍💙
Gavin, você é incrível!! A sua didática é algo louvável. Deus abençoe sempre sua capacidade de ensino!!!
Vejo seu canal desde que tinha 14 anos na escola e aprendia inglês, hoje tenho 20.
Muito bom esse tipo de vídeo entrando mais no mundo americano e mostrando sua cultura original!
Você poderia também fazer vídeos comparativos aqui com o Brasil. De qualquer forma, muito top.
Fantástica explicação. Sempre tive dúvidas e agora ficou muito claro. Valeu, Gavin .
ÓTIMO VÍDEO, AMIGO!
Finamente alguém explicou de forma fácil e prática a "confusão" que é a eleição nos EUA.
Meus parabéns!
Que legal que vc fez esse vídeo em Brasília. Seja bem vindo e bons passeios.
Excelente explicação!!! Já tinha visto vários vídeos e não tinha compreendido 100%. Obrigado!!
Your teatching is out of the ordinay, it's spetacular! Do you have a demonstration of how are your courses, experimental class?
Bicho, tu mandou muito bem neste vídeo. Achava complicado e agora, não mais!!! Muito Bom! Espero um novo atualizando com as eleições ocorridas kkkkk
O vídeo ficou muito bom mesmo, parabéns! Explicou de forma didática e interessante :)
Muito obrigada por esse vídeo! A vida inteira queria entender como funciona esse sistema de votação de vocês, só agora consegui! Você explicou bem! 😊
Vc explica muuuito bem, parabéns meu jovem
Sensacional Gavin! Vc conseguiu de forma didática simples e divertida explicar algo que jornais e telejornais explicavam mal e só aumentavam as nossas dúvidas. Parabéns e muito obrigado! ❤👏🏼👏🏼
GAVIN - Você foi maravilhoso! Simplesmente fantástico, melhor do que eu esperava! Eu entendi praticamente tudo! Quando eu pensava numa pergunta, vc já respondia! Parecia que vc tava lendo a minha mente... hehe...
Ficou dúvida? Ficou algumas...
- Porque o partido republicano e democrata são tão fortes e não deixam os partidos pequenos crescer?
- Faz um vídeo falando das eleições pra pra juízes nos Estados Unidos, como funcionam?
- É verdade que um delegado eleitoral pode contrariar os votos do Estado dele e votar diferente no colégio eleitoral? Quem são esses delegados afinal? Como são escolhidos?
Sei que são muitas perguntas, talvez vc responda, talvez não responda, talvez vc faça um novo vídeo para falar desses assuntos... Fica a vontade para fazer o que seu coração mandar... (é que eu estudo política)
Eu fiquei muito emocionado com sua mensagem final pedindo que de vez em quando a gente simplesmente relaxe e admire a vida e aproveite o dia, pois a vida tem seu lado bom e é uma só e precisamos também aproveitar ela!
Grande abraço pra vc! Bye
Parabéns!!! Primeiro vídeo q explica de forma didática.
Fala super bem o português!!! Parabéns!!! Obrigado por explicar melhor e claramente esse assunto!!!
caraca, primeira vez que consegui entender sobre as eleições americanas ...parabéns pelo excelente vídeo
Uauuu!!! Ameiii aprender sobre as eleições nos EUA com você e ver você falando do sistema eleitoral no Brasil me deixou encantada! Te admiro demais!!!
Melhor explicação, valeu Gavin. Desde 2017 aqui
Melhor explicação, nunca entendia nada quando explicavam na tv mas agora entendi, obg👏👏👏
No Brasil, MG seria o maior e principal "swing state": além de ter 10% da população que vota no BR, desde a redemocratização em 1989 o estado acerta e está em sintonia com o presidente eleito
E ter o governador de um partido não anula a vitória do outro partido na presidência.
@@quarentadois537 e vice versa... já aconteceu dos 2 lados
E o que possui mais municípios.
No Brasil quem ganha em Minas ganha no nacional é até mais poderoso que a florida no EUA.
Seria o Ohio do Brasil então 👊👊
Parabens, Gavin. As a fellow American, acho você mostrou e explicou uma coisa tão complicada numa forma simples e completa. Acho muitos americanos ainda não entendem tudo isso.
Que vídeo incrível e esclarecedor! Obrigada, Gavin
Excelente explicação e carisma! Adorei! Obrigado!
Seu português está cada vez melhor, incrível!! Parabéns!!!
Boa explicação. Tem algumas diferenças de Lei nos estados brasileiros,exemplo acho que salário mínimo tem pequenas diferenças de valor em cada estado.
A no Brasil,tivemos 7 eleições presidenciais com Urna eletrônica e 8 eleições municipais com Urna eletrônica. Antes de 1996,também usavamos votos no papel.
Ate que enfim conseguiu entender.... Ja virei seguidora... Amei a explicação
Ótimo vídeo. Muito bacana! 👏
Que vídeo maravilhoso, nunca tinha entendido como aconteciam essas eleições, não conseguia entender. Parabéns
Ótimo vídeo, você simplificou e tirou uma dúvida minha! Vlw Gavin
Muito didático o video. Até que enfim compreendi como funcionam as eleições nos EUA. Parabéns!
Há quanto tempo não vejo um video seu e mais, esse foi dos bons! Muito explicativo e intuitivo e num português claro e muito bem falado!
Finalmente um vídeo onde foi muito fácil de entender o sistema americano. Parabéns
E o melhor de tudo um gringo explicando em português 👏👏👏👏👏
Excelente explicação, a melhor até agora, linguagem simples e objetiva.
A melhor explicação que já existiu!! Parabéns! Uma aula de como explicar algo complexo de maneira clara e simples.
Good job! Gostando bastante desses vídeos sobre as diferenças dos EUA para o Brasil. Keep going!
Ótima explicação...até hoje nunca tinha entendido bem as eleições americanas.
Muito bom vídeo! Eu sempre ficava sem entender as regras das eleições americanas
Não teria melhor explicação a ser feita, melhor ainda, vindo de alguém que é dos EUA. Sensacional!
Se pelos menos nossos estados fossem independentes como nos EUA já iria amenizar os efeitos negativos que os políticos causam, e a população de determinada região ou estado arcaria com as consequências de suas escolhas sem ferrar o país inteiro...
Os EUA vivem o verdadeiro federalismo já o Brasil vive um federalismo de mentira aqui Brasília escraviza os Estados pobres que vivem de pires na mão por esmolas do governo centralizado já os Estados ricos reclamam de ter que sustentar os Estados parasitas assim por diante.
Ferrado o brasil tava quando o mito das mentiras e ladronzinho de joias tava na presidencia kkk
@@joseivanildodasilva474estamos bem melhor agora com os cofres públicos em Bilhões negativos. Sendo que mesmo depois de uma pandemia o governo anterior teve superavit financeiro. E os impostos só aumentam. Viva!
Eu já sabia das regras, mas eu nunca tinha visto uma explicação tão legal. Obrigado!!
Como esse professor aprendeu o idioma do Brasil perfeitamente 👏👏👏... brevemente será my teacher...bye... see you soon
@@marcoantonio-rw7om his is my teacher right now
Ótima explicação durante anos vi vários repórteres comentaristas explicando e nunca conseguir entender, foi necessário um americano como vc para me explicar
Muito bom e didático a explicação.
Excelente conteúdo!! Ajudou bastante no entendimento de como funciona as eleições nos EUA. Obrigado!!
da gosto de ver um gringo falando um português fluidíco e bom... fala melhor que muitos de nós mesmos... PARABÉNS... !!
Amo esse país e sua cultura! E parabéns por nos explicar de forma simples o que eu particularmente não entendia. 😊❤
Insano é oque aconteceu no BRasil, onde se olhar pela 5 região o candidato que perdeu (bolsonaro) ganhou em 4 regiões do Brasil e o candidato que ganhou a eleição ganhou em APENAS 1 região, a nordeste, e eles se orgulham disso, de ter muitos votos apenas num pedacinho do Brasil, inclusive regiao que é sabido que tem muitos usuários de auxilio financeiro do Governo. a diferença no final da eleição foi de menos de 1%.. num sistema Americano quem perdeu aqui ganharia com folga penso eu.
Entendi mas nesse caso dos EUA é o estado e não região. Então por exemplo o Bolsonaro perderia em BH por exemplo mesmo região sudeste fosse 3/4 bolsonarista
@@anicaroline6274 Fiz uma contagem por estados, e ficou bem equilibrado.. mas issoo não anula a insanidade quando olhamos por região.
Opa cara, sou nordestina e contra o PT. Realmente boa parte do nordeste elegeu ele (não toda, Maceió foi a única capital nordestina que não votou nele hehe), mas o Lula também foi eleito por VÁRIOS estados do sul, sudeste e etc. Mesmo se estatisticanente o nordeste inteiro votasse nele isso por si só não elege um presidente aqui no Brasil.
@@Minhastulipasquem tem que vencer é quem tem mais votos, Lula presidente.
Obrigada por explicar, eu estava enrolada nesse assunto, agora compreendi.
Queria que fosse assim no Brasil, seria bem, bem melhor.
Tbm acho que sim
Melhor para quem?
@ivanilsonlopes8568 Um sistema de eleição indireta, como o dos Estados Unidos, poderia reduzir a polarização e ajudar a grandir que as regiões menos populosas também tenham voz nas decisões nacionais.
Não seria não kk. Quem tem mais votos é quem deve ganhar, se não no Brasil viraria bagunça e não aceitariam
@@Josegustavoenfseria sim. Veja o estado de Sp. Basta fazer obras para a capital e cidades metropolitanas. E ganharia a maioria sem se preocupar ou visitar os lugares mais pobres. Com esse sistema o político tem que se fazer presente em cada distrito, senão não ganha a preferencia daquele distrito. Cada pequena parte importa. Aqui no Brasil os candidatos nem visitam direito o Amapá, o Espírito Santo e etc… Se importam com os grandes. E nas cidades grandes estão os mais ricos. É uma desigualdade eleitoral de renda. Vamos supor que vc more em uma cidade e no bairro mais populoso tenha um condomínio de ricaços. Vc ia conseguir algo nesse sistema ? Sai dessa da maioria simples. Abs
Muito obrigado pela oportunidade de poder aprender diante de uma explicação tão boa.
Parabéns pelo vídeo, ganhou um inscrito e um like .
Só um adendo sobre a questão da obrigatoriedade do voto no Brasil:
Embora exista um menor esforço dos partidos brasileiros em agitar o povo comparado aos partidos americanos, por outro lado, aqui infelizmente devido a uma falta de consciência e educação das pessoas, junto com a desconfiança dos políticos em geral, o brasileiro médio não gosta de votar. Ou melhor, não gosta do período eleitoral. E como ele é obrigado a ir cumprir seu dever cívico, é bem comum vencerem candidatos de protesto (comediantes, palhaços, humoristas...) ou haver alta margem de anulação dos votos. O Brasil não é simples.
Melhor explicar que eu já vi sobre o assunto!👏👏👏👏
Belíssima explicação, ótima didática! Finalmente entendi esse negócio de colégio eleitoral, vou poder acompanhar as notícias com mais propriedade.
Aqui no Brasil se não votar, paga multa.
2 reais
o ónibus pra ir lá pagar a multa é maior q a multa...
Por isso tem pessoas que preferem votar em branco em nulo que o nível de abstenção é maior
@@quarentadois537 não deveria ter multa, mostraria o real interesse da população em relação aos idiotas de gravata
@@RyanUndefined não fiz juízo de valor, apenas informei que custa dois reais a multa por não votar 👍
Nossa que bela explicação para nós brasileiros a respeito das eleições nos EUA ,muitas das vezes nós não entendemos bem, ficou muito claro a dinâmica das eleições americanas. Entendi perfeitamente!🎉😂👏👏
Eu adoro votar aqui nos EUA. Ja votei pros democratas e pros republicanos. Eu voto no ideal do partido.
Eu tinha a curiosidade de saber como funcionam as eleições presidenciais nos EUA, agora eu sei. Sua explicação foi simples e perfeita.
Tantos americanos desejando o sistema de voto direto( e nao popular, pq no colegio eleitoral o povo tbm vota) como o do Brasil, pra mim é o reflexo da crise cultural que os EUA vive hoje. Daqui a pouco vão querer urna eletronica exclusivamente hahaha
O país mais avançado do mundo não iria retroceder ao usar urna eletrônica.
Todos países do primeiro escalão não se usa urna
@@kaizennojujutsu6134 Tem Estados que usam urnas eletrônicas. As eleiçōes, mesmo pra presidente, não são federalizadas e cada estado decide como vai ser a eleição. Em 2020, 28 Estados usaram, mais da metade.
@@kaizennojujutsu6134 não tem como dizer que contagem de cédulas que leva dias e às vezes é feita manualmente é superior a contagem de urna eletrônica com voto secreto assegurado por biometria. É milhares de vezes mais fácil fraudar o sistema de cédulas e a contagem manual do que invadir a urna que nem conexão com a internet tem, fora que quando os votos vão para o TSE é por meio de uma rede fechada. Além disso a urna tem resultado auditável e várias camadas de comparação com o resultado final. Não tem o menor nexo sugerir que urna é retrocesso em relação a contagem de cédula manual ou eletrônica. Eles não usam porque não têm interesse político e financeiro em mudar o sistema a nível nacional.
@@gustavol2977 não é as cédulas tem várias autenticações
@@gustavol2977 Ninguém quer voto em cédula e sim o voto impresso. Ainda teria voto eletrônico, mas seria impresso os votos selecionados lá e colocados em uma urna separada.
Particulamente não concordo com esse tipo de voto, claro que pra aquele tempo, lá atras né, fazia sentido por conta da praticidade mas hj em dia não há mais esse problema de logística, o mais justo, a meu ver, é o voto popular, afinal o país é das pessoas e não dos estados.
Mas cada estado faz a suas leis, então bem óbvio esse sistema.
Mesma coisa se fosse aplicado aqui no Brasil, já que somos uma federação.
@@eduardoandrade7846 então é melhor ficar logo independente, se cada um faz o que quer pra que serve o país, separa logo e faz uma união como na união europeia. E outra, esse sistema de votação não foi criado por conta da "independência" dos estados foi por motivo de logística, se naquele tempo tivesse a tecnologia de hj eles não teriam escolhido essa forma de votação, por isso que hj em dia não faz mais sentido ser dessa forma 🤷
O presidente vai governar pra as pessoas, logo o voto que importa são das pessoas de todo o país.
@@BrendoSavio Mas lado maravilhoso dos Estados Unidos é esse, quem é progressista vai morar em estado progressista, quem é conservador vai morar em estado conservador.
@@BrendoSavioEsse método eleitoral não foi aplicado por questão de logística. O EUA são uma Republica Federativa Constitutional, onde o poder está nos Estados e todos os estados têm que ser ouvidos. Se não fosse por esse sistena, os estados das costas leste e Oeste sempre decidiriam a eleição e os do meio não teriam peso algum, o que não é justo, já que eles contribuem muito para a economia. Nesse Sistema, todos os Estados têm algum peso, dependendo do tamanho da população. Os pais fundadores dos EUA pensaram em tudo para que os EUA não se tornassem uma ditadura por isso que fizeram uma constituição onde o poder não está centralizado no governo federal. No Brasil o poder é de cima pra baixo, de Brasilia pros estados, aqui nos EUA o poder é de baixo pra cima, dos Estados pro governo, descentralizado.
@@anasouza3069 Cara mas não é os estados que decidiriam, é a população total do país que fosse votar, agora é ditadura o presidente ser eleito pelo voto popular??? O presidente deve ser eleito pelo povo, na sua totalidade e não por estados que não querem abrir mão do poder.
Esse método, por acaso é aplicado pra as demais eleições, tipo, pra governor, quem decidiria seriam as cidades e não a população dos estados, ou pra prefeito, quem decidiria seria os bairros da cidade e não a sua população, percebe como é algo falho??
Ótimo vídeo! Suas explicações me ajudaram a entender as eleições americanas! Great 👏🏻👏🏼👏🏼
O voto ser obrigatório é simplesmente um absurdo. Não é uma democracia? Se é, então eu tenho o direito de fazer o que eu quiser, inclusive não querer votar.
para ser bem honesto, eu concordo..
@@SmallAdvantages cuidado com o Alexandre de Moraes. Já já tá a PF fazendo busca e apreensão na tua casa, Gavin
Acredito que o fato de os cidadãos poderem votar, poderem escolher quem vai governar, já é uma democracia.
@@max_9748 As implicações de um voto obrigatório vão muito mais longe do que isso. Uma mãe solteira de quatro deve encontrar um momento no seu dia para ir votar, e porque o voto é obrigatório, os locais de votação estão sempre lotados. Que condição tem o governo de ditar se a "melhor" maneira de você gastar o seu tempo é indo votar em um candidato que tu não conhece e não gosta, ao invés de ficar em casa cuidando dos próprios filhos?
Assino com o relator. Cada pessoa que decida se quer votar ou não - e, se não quiser, que tenha este direito, sem precisar pagar multa ou o que quer que seja.
Sempre tentei entender esse negócio de delegados, e você de forma simples e didática explicou e foi muito fácil de aprender. Obrigado!
O sistema político do Brasil se destaca pela sua capacidade de representar de maneira proporcional e inclusiva a diversidade de ideias e interesses da sociedade. A adoção de um sistema de representação proporcional nas eleições legislativas permite que diferentes grupos e correntes políticas tenham espaço no Congresso Nacional, refletindo mais fielmente a pluralidade da população brasileira.
A Constituição Brasileira de 1988 é um marco na consolidação dos direitos e garantias individuais, protegendo as minorias e promovendo a igualdade perante a lei. Esse arcabouço jurídico robusto fortalece os fundamentos democráticos do país, garantindo que todos os cidadãos sejam tratados com justiça e respeito, independentemente de sua posição na sociedade.
Além disso, o sistema federalista do Brasil concede uma considerável autonomia aos estados e municípios, permitindo que adaptem políticas públicas de acordo com suas realidades específicas. Isso contribui para uma governança mais descentralizada e adaptável às necessidades locais, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e inclusivo em todo o país.
Por fim, o Brasil realiza eleições transparentes e auditáveis, supervisionadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que fortalece a confiança dos cidadãos na integridade do processo democrático. Esses elementos combinados refletem um sistema político que busca equilibrar a representação popular com a proteção dos direitos individuais e a promoção do bem comum, consolidando-se como um modelo dinâmico e inclusivo de democracia.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@dall1983 Aí que engraçado... tá bom, senta lá Cláudia
@@gabsinis ainda bem que vc reconhece,filhote de Xandão.
Kkkkkkkchega beirar o ridículo dizer q Estados e municípios tem autonomia kkkk td no Brasil depende de Brasília, o poder federal é quem decide. A constituição de 1988 tá ultrapassada, pq da margem a interpretação equivocada pelos ministros da suprema corte os tornando em construções ambulantes. O colégio eleitoral seria o melhor p o Brasil
que destaque hein 😂😂😂😂😂
Parabéns pela simplicidade, a metafora foi perfeita.
No voto esse maluco trump nunca ganhou... esse negócio de delegado é uma bosta
Esclarecedor, objetivo e excelente vídeo sobre as eleições nos EUA.
Pela primeira vez consegui entender como funciona o sistema eleitoral Americano. Muito obrigada!
É um absurdo os cara querer mudar um sistema que impede o autoritarismo de um estado mais forte, querer imitar o Brasil?? como pode querer imitar algo ruim como no Brasil e países com uma democracia tão falha. sistema Eua para mim é o melhor e mais democrático de verdade, tem que se olhar para o que deu certo e o que fez o EUA crescer de verdade.
Como que é democrático se a maioria do povo não decide nada? A maioria dos países desenvolvidos é por voto direto.
@@gustavol2977
Apenas em três ocasiões is votos da maioria da população não escolheu o presidente.
Muito melhor que o medíocre sistema brasileiro.
Na verdade esse sistema americano me parece bem elitista porque anula a decisão popular.
Mds, que vídeo educativo, parabéns.. Obrigado pela explicação, Gavin!!!
O Gavin tomou checagem do RUclips. Falar de urna no Brasil é complicado.
Vídeo muito didático, amei ❤👏🏻
Aula perfeita GAVIN
O Brasil não precisa de "comunistas", nem de "capitalistas", o Brasil precisa de
ESTADISTAS ...
Gavin você é incrível!!👏👏
Obrigado por esclarecimentos.
Ótimo vídeo e explicações! Parabéns! Vou mostrar para meus alunos na escola!
Seu vídeo é uma aula, garoto. Parabéns pelo conteudo!