Parabéns Eloy. Dicas de erros que com certeza acontecem. Confesso que já errei em quase todos. Na minha época não tínhamos informações a disposição como temos hoje e pessoas como você dispostas a ensinar. Quando comprei meu primeiro osciloscópio fiquei um mês sentado na frente dele só olhando com medo de usar e queimar. Suas dicas são muito bem vindas para quem está começando e não errar onde erramos. Há um ditado que diz " Os inteligentes aprendem com os próprios erros mas os sábios aprendem com os erros dos outros. Grande abraço. Casagrande.
aterramento correto professor de alto nivel e a propria distribuidora da rede eletrica trazer da origem um fio terra separado como, ativo, neutro e terra, como na Australia pais onde moro, Eu tenho orgulho da minha profissao de Tecnico em Climatizaçao .
Nem fala... Certa vez fui medir com um multímetro a continuidade de um cabo que montei e que estava conectado à um nobreak. Desliguei o nobreak da tomada e desliguei o mesmo (mas esqueci que o mesmo tem bateria, kkkkkk). Assim que encostei as pontas de prova do multímetro no cabo que montei, o multímetro queimou na mesma hora (começou a apitar sem parar, em qualquer escala e a mostrar valores aleatórios o tempo todo). Perdi um multímetro de bobeira.
Com toda certeza vc é a melhor pessoa para explicar detalhadamente, aprendo demais assistindo seus vídeos, para mim são com certeza os melhores. Tenho total confiança nos seus conhecimentos!
Excelente vídeo. Realmente esses são sem dúvida os erros mais comuns. Uma observação importante sobre o erro do uso do osciloscópio é o de utilizar o osciloscópio de bancada aterrado para análise de defeitos no primário de fontes chaveadas conectando o terra da ponteira de prova do osciloscópio no terra hot (vivo) da fonte a ser analisada, o que provocaria um curto circuito danificando a fonte do equipamento, o osciloscópio ou ambos. Sendo para este tipo de medição necessário utilizar as mesmas recomendações explicadas no vídeo para quando for medir a rede elétrica com o osciloscópio.
Já queimei dispositivos de computadores inserindo os conectores. As vezes você não enxerga a entrada e pula um pino. Também já queimei multímetro. Uma coisa que recomendaria a todos é ficar atento a pilhas e baterias dos equipamentos. Já perdi multímetro, uma calculadora gráfica e outros equipamentos deixando pilhas e baterias que vazaram após algum tempo. Aproveito para perguntar ao colega qual dos multímetros que você comprou que me recomendaria para compra no Banggod? Não me importo com preço, mas quero um equipamento para uso geral em eletrônica Hobby e as vezes medir a eletricidade da casa. Parabéns por mais um ótimo vídeo!
Obrigado Gustavo! Bem colocado! Eu gosto e uso o UNI-T 61 E, ótima relação custo benefício. Tem um vídeo no canal com o review dele: ruclips.net/video/kkxFBiXD4Yc/видео.html
Excelente vídeo!!!! Queria ressaltar a parte da ligação de componentes invertidos ou a instalação de componentes errados. Isso devido ao potêncial de causar algum acidente com danos físicos graves. Já vi alguns capacitores eletrolíticos virarem um "vulcão" devido a polarização equivocada e um mosfet se desintegrar "molecularmente" por ter sido instalado no lugar errado. Logo, acredito que outro erro bastante comum seja ignorar o equipamento de segurança. Nos casos que citei, o uso do óculos de proteção, por exemplo, evitaria possíveis danos a visão no caso de projeção direcionada de fragmentos.
Joinha 672 ! Todos nós algum dia cometemos alguns destes erros (enganos) ! Semana passada, por um descuido, levei um choque de quase 400 volts, a minha mão direita ficou dolorida o dia inteiro. Isso que dá não seguir os conselhos da dona encrenca !
Sessão nostalgia, pergunto aos "velha guarda": Quem nunca queimou os dedos tentando remover uma válvula ainda quente... outra, quem nunca derreteu inadvertidamente algo com o soldador até mesmo colocando ele em cima do cabo de alimentação até fazer "puf lotrônico " ( faz puf e sai fumaça, sem falar no susto), quem nunca esqueceu de observar a polaridade da rede ao reparar um "rabo quente"... quem nunca torrou um multimetro analógico q o ponteiro virou "anzol" (torto), está lista vai longe... em tempo Elói, costumo dar treinamento a pessoas c idade entre 25 e 35 anos q só usaram multimetro digital e NÃO sabem usar um analógico, fica aí uma sugestão p um vídeo... e para arrematar, e quem nunca esqueceu de descarregar um eletrolítico carregado c alta tensão. ..
Quem nunca "carregou" um capacitor e deixou sobre a bancada pra pegar aqueles chatos curiosos que vão fuçando em tudo? Ou ligou em paralelo um capacitor dentro do aparelho na entrada ac pra dar um susto no pobre amigo que ia fazer um reparo? Brincadeiras a parte, isso também serve aos saudosistas a relembrar os tempos felizes quando as coisas eram de certa forma mais simples!
Outro dia mesmo tava tão cansado que dormi em cima da bancada, o bichinho fez a festa... Quando acordei com o puf já tinha queimado um pedaço da juba, bancada...
Kkkk na década de 90 eu trabalhava com ruralcel, tinha um alicate de corte ruim fazia uns 3 anos, daí surgiu um serviço eu passei numa loja e comprei 1 alicate Stanley zerado e fui pra roça. Cheguei lá estendi a escada de 2 lances (aquelas de madeira telesp) e subi 4 metros e ia precisar cortar um cabo paralelo 1,5mm de energia 220v, pedi pro dono da casa desligar o relogio. Desligou? Desliguei. Falei é agora que testo o alicate novo e bummmmm. Kkkkkkkk levei um tiro na cara, não cai de costa por Deus, olhei o alicate contra o sol tinha 2 buraco.
Boa, gostei do vídeo ensina a iniciantes a ter um pouco de segurança nós consertos. Só ia dizer q muitos bota fogo com produtos inflamável. Já vi técnicos , ou aluno de facudade empolgado, botar fogo no projeto ou equipamentos. Um grande erro.
Parabens pelo video. Em determinada parte do video voce falou em lampada serie e eu fiquei curioso: Eu posso substituir as lampadas incandescentes do circuito LAMPADA SERIE por lampadas halogenas?
Os erros q cometi foi o de solda (que com o passar do tempo já nao faço mais solda errada), e o multimetro (qdo tava inicianddo queimei 1 amarelinho por usar escala errada). Fora isso, acho q a montagem, perder parafusos, não montar certinho, deveria estar na lista, no começo eu errava bastante em quebrar travas de plasticos, perder parafusos, montar e esquecer de conectar algum cabo, etc, mas ainda bem q com o tempo fui resolvendo essa falta de atenção.
Eu fui cortar um cabo paralelo com o alicate de corte, só que esqueci de desenergizar ele da rede 110v, o resultado é que no curto circuito fez dois dentes na boca do alicate kkkk, multimetro analógico eu já queimei varias vezes a escala de x1, por fim eu ja tinha até alguns resistores de 18r (que era sempre o que queimava) já pra reparar o multímetro, já pisei encima de ferro de solda quente (quando comecei aprender eletronica muitas vezes mexia com isso no chão) era muitos improvisos.
Já cometi todos esses erros quando comecei e hoje ainda me perco e faço umas cagadas, acrescentaria falta de cuidado na montagem de circuitos, falta de parafusos, parafusos errados que podem causar até mesmo a queima da placa por encostar um aterramento em uma etapa alimentada do circuito. As vezes o cliente apressa o técnico ficamos sem paciência e cometemos esses erros por pressa. Like Valeu!
Eloi, no caso de usar escala de corrente em vez da de tensão nem é tão ruim quanto usar a escala de tensão com as pontas conectadas nas entradas de corrente... se mudar só a escala nem da problema, o problema maior é mudar as ponteiras dos bornes de tensão pros de corrente... já vi gente fazendo isso...
Também já cometi na hora de montar: Ligar o positivo no GND do integrado e Trocar polaridade na hora de montar. Tempos de iniciante....Nunca mais...kkkk
Fugindo um pouco do assunto do vídeo, se possível me tirem uma dúvida que tenho há bastante tempo: Eu tenho uma fonte chaveada de 24V - 5A (tipo colmeia). Se eu ligar um regulador de tensão Step Down (tipo esses LM2596 e outros similares, que reduzem a tensão por chaveamento) e regular a saída dele para 12V eu poderia puxar até 10A nessa saída??? Pois segundo a Lei de OHM I = P/U e como eu estaria mantendo a mesma potência dos 2 lados do regulador de tensão então... Está correto este meu raciocínio ou isso só se aplica quando reduzimos a tensão através de um transformador? No caso que citei acima, vamos considerar que a fonte chaveada realmente consegue fornecer os 5A e que o regulador step down que estou usando na saída dessa fonte consegue trabalhar com uma corrente infinita, ou seja, que são componentes ideias (não reais). Fico grato se alguém puder me esclarecer isso pois não tenho nenhum circuito aqui que me permita tentar extrair bastante corrente da minha fonte e assim poder realizar este teste.
Pessoal, não sei se fui claro na minha mensagem acima. Resumindo, minha dúvida é: os módulos conversores DC/DC do tipo step down têm a mesma característica dos transformadores, que permitem que se aumente a capacidade de corrente no secundário à medida que se reduz a tensão no mesmo? Ou isso só se aplica aos transformadores (devido à diferença entre espiras do primário e do secundário)? Ou essa característica também é válida para esses módulos? ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Pois eu entendo que minha fonte chaveada fornece 24V e 5A, consequentemente fornece 120W (P = U x I). Então se eu rebaixar essa tensão para 12V através do módulo step down eu poderia estar usando esses 120W (ou próximo disso) na saída do step down, ou seja, usando esses 120W nessa saída (o que daria 10A de corrente (I = P/U, então I = 120W/12V, logo I = 10A). Ou a capacidade de Potência (W) só é a mesma dos 2 lados quando se trata de transformadores? Ou mesmo que eu rebaixasse a tensão nesses módulos step down ainda assim eu só teria os 5A máximos que minha fonte é capaz de fornecer (mesmo com tensões bem baixas, como 3,3V, por exemplo)? Se alguém tiver uma carga eletrônica e puder testar ou ainda se souber profundamente as características desses conversores DC-DC step down e puder me esclarecer essa dúvida, eu ficaria muito grato! Pois estou utilizando essa fonte chaveada para alimentar diversos conversores step down (cada um suporta até 3A) e preciso saber quanta corrente eu posso drenar de cada conversos desse baseado na minha fonte. Obrigado!
Dos dez erros só não errei a do osciloscópio porque ainda não tenho kkkkkkk muito bom professor e muito obrigado, vai evitar de eu queime o osciloscópio que ainda vou adquirir pois o multímetro já fritei um sorte que foi o amarelinho.
Uma dica: pintem o knob do multimetro na extremidade onde aponta para as escalas com uma cor que contraste com a cor do multímetro. Por exemplo, se o multimetro for todo preto, pintem a ponta de vermelho. Depois que fiz isso não precisei mais trocar aquele resistor que torra sempre . Kkk
vdd. otimo video. eu já medi tensão AC na escala de resistencia. porém como tenho um fluke 325. ñ houve problema. rs por isso é bom ter bons instrumentos q garantam sua segurança durante surtos transitórios e erros de utilização. like 400
O erro de numero 1, Eu cometi ainda quando era estudante de eletrônica, Confundi um capacitor de 470nf Com 470pf, E também já queimei um Capacímetro, Porque esqueci de descarregar um capacitor eletrolítico, (Também esse erro é muito comum ) Quanto ao erro numero 9, Realmente não existe um só técnico que não tenha cometido esse erro, PARABÉNS PELO VÍDEO.!
Ótimas dicas para quem está iniciando. Seria muito importante mais informações sobre como trabalhar com segurança em circuitos com altas tensões. Até tem material disponível, mas sem a qualidade que o canal Electrolab mantém em seus vídeos. Abraços.
Outra coisa que deveriam padronizar era o resistor, deveriam ter uma faixa indicando a potência. tem gente que vê pelo tamanho, mas não é suficiente. Eu já peguei modelos de outros fabricantes que diz uma potencia e comparado com outro são de tamanho diferentes. Imagine ter estes reitores misturados em uma caixa. Vai pegar de 2W achando que é de 3W e ai pode acabar fritando ele. Acho que poderiam ou padronizar isso no mundo o tamanho e a cor deles dizendo se é metal filme, carbono, fio, etc...e indicando uma faixa colorida dizendo a potência. alguma coisa do gênero facilitaria muito e diminuiria as classificações na hora de guardar por exemplo.
Tem razão, esse é uma dado que não informam no corpo nos resistores com código de cores. Salvo apenas pelos de fio, que têm o valor da potência impresso no resistor.
A falta de atenção já fez eu estourar vários capacitores rsrsrs. Como sugestão, poderia abordar o uso da medição Kelvin de resistência para localização de curto?
Hoje em dia tem aplicativos que podem te ajudar amigo.. Em exemplo o "resistor scaner" que faz a leitura do valor atraves da camera do telefone. Nao sei o quao eficiente é o aplicativo mas acredito que pode ajudar você
Sou Daltônico, trabalho com eletrônica e eletricidade a 17 anos, por conta desse problema, sempre tive dificuldades com os códigos e cores, mas não desisti, com o tempo memorizei as posições das cores e consigo me virar bem.
Olá amigo, bom dia, boa tarde, boa noite. Seguinte: tenho uma fonte atx que queimou um capacitor cerâmico, porém a única coisa que da para ler nele é 10"?" 1kv onde "?" é um número ou letra não legível. Ele está com cor alterado também. Como posso saber qual colocar no lugar, ou algum com valor padrão? Agradeço desde já
Olá Fernando, difícil saber dessa forma! O ideal é procurar pelo esquema. De qualquer forma, se fosse estimar um valor, eu diria 103 (10nF) ou 104 (100nF), como mais prováveis. Se for no primário da fonte, pode ser um capacitor de supressão tipo X/Y, então tenha bastante atenção para o isolamento dele que precisa ser de 1kV, conforme indicado.
@@Electrolab-Eletronica Mas causaria muito dano se caso eu colocar um 104 sendo que o correto fosse 103 ou 102? Se fosse para vc me indicar, qual seria? Sem nenhum problema se caso der errado, eu arranjo outra fonte caso acontecer. E já te adianto meu muito obrigado amigo, não sei nem como te agradecer. Todo o sucesso para vc ainda é pouco pelo que vc merece e pelo que nos ensina. DEUS abençoe.
Olá Fernando, depende da posição dele no circuito, o valor pode não ser crítico e tolerar bem um substituto. Há um vídeo no canal sobre fontes ATX, trata o assunto de forma geral, dê uma conferida. Esses capacitores que citou não costumam queimar e se por acaso queimam, dificilmente queimam sozinhos, ou seja, há grandes chances de ter mais problemas.
Todos sao mas o 9° erro é muito comum, dica pra evitar esse erro, criar o habito de, com as ponteiras na mao, mesmo ja configurado, conferir a escala antes de conectar no circuito ou componente, demorei mas consegui me disciplinar, hoje eh um habito, ate da coceira ver alguem q usa multimetro na minna frente sem fazer isso....depois de torrar seu multimetro preferido vc pensa diferente, otimo video,
Boa tarde amigo . Estou com uma dúvida e gostaria de avisar que sou iniciante na até de eletrônica . Posso usar a minha fonte Minipa 50v e 5 A no processo de eletrólise ? E qual seria os cuidados ?
conheço um técnico que inventou mais um nome para a quantidade de farardes de um capacitor,quando eu estava começando a estudar eletrônica perguntei a ele o que significava a letra J nos capacitores cerâmicos e ele me disse que era "jarde"kkkkkkk logo percebi que não fazia sentido algum. 20 anos rindo desse kkkkkkk
ótima explicação amigão muito bem colocado esses topico . preciso que vc min tire uma duvida sobre o futuro da eletronica aqui no brasil ja que alguns equipamentos estão ficando mais baratos e as vez os clientes estão preferindo compra outro ao inves de repara os mesmo e so um comentario meu ,braços.
Boa noite, tem um erro que é citado por todos os tecnicos mais antigos...nunca retirar a poeira do equipamento, vai parar de funcionar o que tava funcionando! Abraço.
Tenho uma fontezinha chaveada que tirei de um aparelho antigo , 9 volts por 1 amperes, as vezes me esqueço que mesmo desligando da tomada o capacitor ainda fica carregado, quando vou guarda-la pego por baixo dela e tomo choque rsrsrs...
Obrigado! Depende da aplicação, com relação à tensão de isolamento, não há problema em usar um de 35V no lugar de um de 25V, mas usar um de 200uF no lugar de um de 100uF, se houver algum controle de tempo com base no capacitor, poderá haver um mau funcionamento do circuito, mas se for apenas para filtro de fonte ou acoplamento, normalmente não teria problemas.
Amigos da eletrônica, uso a eletrônica como Hobi, já passei alguns perrengues, não sei se já foi comentado por aqui. Custei a descobrir, que o uso da palha de aço, famoso bombril, era o que estava me atormentando. Fica uma dica, nunca use bombril na sua bancada, deixe bem longe. Se usar, passe um ar comprimido ou lave com alcool isopropílico antes de soldar qualquer coisa, pois o dito cujo, gosta muito de fechar curto circuito entre as soldas.
Certa vez um amigo trouxe um transformador com muitas pontas para identificar.. Eu ligava na tomada, media, deligava e identificava. Numa dessas eu esqueci de desligar e levei um choque de 1200 Volt. Fiquei triste.
Mais um excelente vídeo , muito didático mesmo. Um erro que cometi por distração, foi por as ponteiras do multímetros nos bornes errado, fritei as ponteiras :(
A eletricidade estática se carrega em capacitâncias parasitas, não chamamos a carga dos capacitores de eletricidade estática. Veja o vídeo aqui no canal sobre choques elétricos, onde se detalha melhor esse ponto.
Parabéns, só cometi o erro 7, mas por falta de opção mesmo, nem todos locais mesmo em assistência onde trabalhei tinham aterramento, mas tbm nunca deu prejuízo a falta dele, porém já comti outros kkkkkkkkkkkkk piores, por uma tela na bancada e vir alguém e por a mão em cima e quebrar kkkkk .... tem condições que cometer um erro custa um mês de trabalho, então ter concentração no trabalho é essencial , quando eu não estava bem, eu nem ia trabalhar.
MEUS 10 ACERTOS (OPINIÃO PESSOAL): 1- SEMPRE LIGUEI O EQUIPAMENTO NA FRENTE DO CLIENTE ANTES DA ADMISSÃO ; 2- NUNCA RECEBI PARTE DO DINHEIRO COMO ADIANTAMENTO; 3- NUNCA DEI ORÇAMENTO PRÉVIO. 4- NUNCA DEI PRAZO DE ENTREGA; 5- NUNCA PASSAI UM SERVIÇO NA FRENTE DO OUTRO (SALVO SE HOUVESSE RETORNO...); 6- NUNCA DEI JEITINHO EM PEÇAS TIPO FLY BACK PRA TIRAR VAZAMENTO; 7- NUNCA DEIXEI DE DA ORÇAMENTO POR ESCRITO; 8- SEMPRE EXIGI ASSINATURA NA ENTRADA E NA ENTREGA DO APARELHO: 9- SEMPRE DEVOLVI O DINHEIRO QUANDO O APARELHO SE APEGAVA DEMAIS A MIM; 10- EU NUNCA TENTEI ADIVINHAR... SE EU PERCEBESSE QUE ESTAVA ALÉM DAS MINHAS ABILIDADES, LIGAVA PRO CLIENTE, PEDIA DESCULPAS E FALAVA PRA ELE QUE EU NÃO SABIA QUAL ERA O DEFEITO DE FATO...
Esse erro do multimetro já aconteceu diversas vezes por falta de atenção enquanto você esta penssando no problema e volta par a usar o multimetro mas para fazer outro tipo de medida e não muda a escala
ESTÁTICA ACONTECE ,COMIGO JÁ TIVE UMA DESCARGA EM UMA LAMINA DE TELA ,E ESTA FOI CRIADA NAS FOLHAS DA TELA , ROUPAS DE POLIÉSTER ,LÃ E PLÁSTICOS BOLHA ,TUDO ISTO PODE PROVOCAR CHOQUES DE ELETRICIDADE ESTÁTICA
Já perdi um multimetro da fluk 179 esquecendo de tirar a ponta de prova do conector de corrente... E por azar fui medir um banco de capacitor de um inversor da Reliance 600 volts... Chorei chorei até ficar com dó de mim kkkkk
Meu professor de eletrônica de potência fazia isso aos 19:20 kkkkkk; metia uma fita isolante no terra dos osciloscópios porque tinha sempre alguém que fazia cagada na hora de medir os trem. A maioria desses erros acontece porque a gente quer fazer os trem com pressa, aí fica desatento e como nunca aconteceu antes a gente nem pensa que pode acontecer agora. Mas aí quando acontece, é um excelente jeito de aprender a não brincar com eletricidade kkkkk. Tem que queimar uns capacitores e leds pra aprender eletrônica e ficar esperto pra não fazer uma cagada maior no futuro.
Erros comuns mesmo. Nem sempre estamos com a devida atenção que a eletrônica exige e aquela noitinha mal dormida maltrata, kkk. Mas é vida que segue e tudo se torna experiência. 👏🏻👏🏻👉🏻🇧🇷
Acredito que o pior erro cometido por iniciantes é tentar medir tensão com os bornes e chave seletora do multímetro posicionados pra medir corrente. Na melhor das hipóteses, adeus fusível do multímetro. Fusível caro, diga-se de passagem. Os alunos cometem esse erro direto.
Já faz mais de 20 anos que trabalho com eletrônica já aprendi muita coisa mas códigos de resistor e capacitor nunca aprendi e não tenho a menor intenção de aprender rsrs a maioria eu já tenho decorado e o resto vejo no aplicativo no cell kkkkk
dica para não fritar o multimetro /////colocar esmalte branco no knob para evitar errar a escala
Parabéns Eloy. Dicas de erros que com certeza acontecem. Confesso que já errei em quase todos. Na minha época não tínhamos informações a disposição como temos hoje e pessoas como você dispostas a ensinar. Quando comprei meu primeiro osciloscópio fiquei um mês sentado na frente dele só olhando com medo de usar e queimar. Suas dicas são muito bem vindas para quem está começando e não errar onde erramos. Há um ditado que diz " Os inteligentes aprendem com os próprios erros mas os sábios aprendem com os erros dos outros. Grande abraço. Casagrande.
Obrigado Casagrande! Abcs!
aterramento correto professor de alto nivel e a propria distribuidora da rede eletrica trazer da origem um fio terra separado como, ativo, neutro e terra, como na Australia pais onde moro, Eu tenho orgulho da minha profissao de Tecnico em Climatizaçao .
Valeu Helder! Sucesso na profissão!
Ficou faltando um erro muito comum também. Medir um circuito com os capacitores de rede carregados acontecendo mesmo depois de desconectado da rede.
Perfeito Marcos, muito comum também!!!
Nem fala... Certa vez fui medir com um multímetro a continuidade de um cabo que montei e que estava conectado à um nobreak. Desliguei o nobreak da tomada e desliguei o mesmo (mas esqueci que o mesmo tem bateria, kkkkkk). Assim que encostei as pontas de prova do multímetro no cabo que montei, o multímetro queimou na mesma hora (começou a apitar sem parar, em qualquer escala e a mostrar valores aleatórios o tempo todo). Perdi um multímetro de bobeira.
@@Rodrigo_RDA Rsrsrr, acontece com frequência Rodrigo!
.
Fato
Com toda certeza vc é a melhor pessoa para explicar detalhadamente, aprendo demais assistindo seus vídeos, para mim são com certeza os melhores. Tenho total confiança nos seus conhecimentos!
Obrigado Wanderley! Fico feliz que esteja aproveitando o conteúdo dos vídeos!
Excelente vídeo. Realmente esses são sem dúvida os erros mais comuns. Uma observação importante sobre o erro do uso do osciloscópio é o de utilizar o osciloscópio de bancada aterrado para análise de defeitos no primário de fontes chaveadas conectando o terra da ponteira de prova do osciloscópio no terra hot (vivo) da fonte a ser analisada, o que provocaria um curto circuito danificando a fonte do equipamento, o osciloscópio ou ambos. Sendo para este tipo de medição necessário utilizar as mesmas recomendações explicadas no vídeo para quando for medir a rede elétrica com o osciloscópio.
Obrigado Eduardo! Bem colocado!
Já queimei dispositivos de computadores inserindo os conectores. As vezes você não enxerga a entrada e pula um pino. Também já queimei multímetro. Uma coisa que recomendaria a todos é ficar atento a pilhas e baterias dos equipamentos. Já perdi multímetro, uma calculadora gráfica e outros equipamentos deixando pilhas e baterias que vazaram após algum tempo. Aproveito para perguntar ao colega qual dos multímetros que você comprou que me recomendaria para compra no Banggod? Não me importo com preço, mas quero um equipamento para uso geral em eletrônica Hobby e as vezes medir a eletricidade da casa. Parabéns por mais um ótimo vídeo!
Obrigado Gustavo! Bem colocado! Eu gosto e uso o UNI-T 61 E, ótima relação custo benefício. Tem um vídeo no canal com o review dele: ruclips.net/video/kkxFBiXD4Yc/видео.html
Obrigado pela dica. Estava de olho nele mesmo. Abc
Excelente vídeo!!!!
Queria ressaltar a parte da ligação de componentes invertidos ou a instalação de componentes errados. Isso devido ao potêncial de causar algum acidente com danos físicos graves.
Já vi alguns capacitores eletrolíticos virarem um "vulcão" devido a polarização equivocada e um mosfet se desintegrar "molecularmente" por ter sido instalado no lugar errado.
Logo, acredito que outro erro bastante comum seja ignorar o equipamento de segurança. Nos casos que citei, o uso do óculos de proteção, por exemplo, evitaria possíveis danos a visão no caso de projeção direcionada de fragmentos.
Bem colocado André! Obrigado!
Joinha 672 ! Todos nós algum dia cometemos alguns destes erros (enganos) ! Semana passada, por um descuido, levei um choque de quase 400 volts, a minha mão direita ficou dolorida o dia inteiro. Isso que dá não seguir os conselhos da dona encrenca !
Valeu Edson! Verdade, estamos sempre sujeitos à desatenção e erros podem ocorrer sempre!
Sessão nostalgia, pergunto aos "velha guarda": Quem nunca queimou os dedos tentando remover uma válvula ainda quente... outra, quem nunca derreteu inadvertidamente algo com o soldador até mesmo colocando ele em cima do cabo de alimentação até fazer "puf lotrônico " ( faz puf e sai fumaça, sem falar no susto), quem nunca esqueceu de observar a polaridade da rede ao reparar um "rabo quente"... quem nunca torrou um multimetro analógico q o ponteiro virou "anzol" (torto), está lista vai longe... em tempo Elói, costumo dar treinamento a pessoas c idade entre 25 e 35 anos q só usaram multimetro digital e NÃO sabem usar um analógico, fica aí uma sugestão p um vídeo... e para arrematar, e quem nunca esqueceu de descarregar um eletrolítico carregado c alta tensão. ..
Boa Geraldo!!! Ótimos exemplos!! O de queimar os dedos nas válvulas era clássico! Rsrsrsrrs
Quem nunca "carregou" um capacitor e deixou sobre a bancada pra pegar aqueles chatos curiosos que vão fuçando em tudo?
Ou ligou em paralelo um capacitor dentro do aparelho na entrada ac pra dar um susto no pobre amigo que ia fazer um reparo?
Brincadeiras a parte, isso também serve aos saudosistas a relembrar os tempos felizes quando as coisas eram de certa forma mais simples!
Quando tava aprendendo eu usava só testador de válvula... Fica morna... mestre sacana é o que manda vc tirar uma 6kd6 ligada...
Outro dia mesmo tava tão cansado que dormi em cima da bancada, o bichinho fez a festa... Quando acordei com o puf já tinha queimado um pedaço da juba, bancada...
Kkkk na década de 90 eu trabalhava com ruralcel, tinha um alicate de corte ruim fazia uns 3 anos, daí surgiu um serviço eu passei numa loja e comprei 1 alicate Stanley zerado e fui pra roça. Cheguei lá estendi a escada de 2 lances (aquelas de madeira telesp) e subi 4 metros e ia precisar cortar um cabo paralelo 1,5mm de energia 220v, pedi pro dono da casa desligar o relogio. Desligou? Desliguei.
Falei é agora que testo o alicate novo e bummmmm. Kkkkkkkk levei um tiro na cara, não cai de costa por Deus, olhei o alicate contra o sol tinha 2 buraco.
Parabéns! Excelente explicação! Já cometi uns 6 erros no mínimo, a maioria deles é por falta de atenção mesmo.
Obrigado Denis! Acontece com nós todos!
Boa, gostei do vídeo ensina a iniciantes a ter um pouco de segurança nós consertos. Só ia dizer q muitos bota fogo com produtos inflamável. Já vi técnicos , ou aluno de facudade empolgado, botar fogo no projeto ou equipamentos. Um grande erro.
Obrigado Reverton! Sim, é um perigo!
Olá PROFESSOR,, eu me enquadrei no quesito 9° ,varias vezes kkkk----' fiz até uma marca de branco na chave SELETORA,,,OBRIGADO PELA DICA, abraço.
Obrigado Manoel! Equivoco muito comum mesmo!
Belíssima explicação, muito obrigado, sou iniciante na eletrônica.
Obrigado Ricardo! Bem vindo ao canal!
Muito interessante essas suas observações! Isso acontece de certa forma com uma certa frequência, até com profissionais.
É verdade Mariano, ninguém está livre desses deslizes!
Parabens pelo video. Em determinada parte do video voce falou em lampada serie e eu fiquei curioso: Eu posso substituir as lampadas incandescentes do circuito LAMPADA SERIE por lampadas halogenas?
Obrigado Oliveira! Pode sim, sem problemas!
Os erros q cometi foi o de solda (que com o passar do tempo já nao faço mais solda errada), e o multimetro (qdo tava inicianddo queimei 1 amarelinho por usar escala errada). Fora isso, acho q a montagem, perder parafusos, não montar certinho, deveria estar na lista, no começo eu errava bastante em quebrar travas de plasticos, perder parafusos, montar e esquecer de conectar algum cabo, etc, mas ainda bem q com o tempo fui resolvendo essa falta de atenção.
Maravilha Kelvin! O da montagem é bem comum mesmo!
Eu fui cortar um cabo paralelo com o alicate de corte, só que esqueci de desenergizar ele da rede 110v, o resultado é que no curto circuito fez dois dentes na boca do alicate kkkk, multimetro analógico eu já queimei varias vezes a escala de x1, por fim eu ja tinha até alguns resistores de 18r (que era sempre o que queimava) já pra reparar o multímetro, já pisei encima de ferro de solda quente (quando comecei aprender eletronica muitas vezes mexia com isso no chão) era muitos improvisos.
Bons relatos Jeferson! Certamente já aconteceram com muitos!!
Já cometi todos esses erros quando comecei e hoje ainda me perco e faço umas cagadas, acrescentaria falta de cuidado na montagem de circuitos, falta de parafusos, parafusos errados que podem causar até mesmo a queima da placa por encostar um aterramento em uma etapa alimentada do circuito. As vezes o cliente apressa o técnico ficamos sem paciência e cometemos esses erros por pressa. Like Valeu!
Obrigado Rodrigo! Bem lembrada essa questão da montagem!!
Eloi, no caso de usar escala de corrente em vez da de tensão nem é tão ruim quanto usar a escala de tensão com as pontas conectadas nas entradas de corrente... se mudar só a escala nem da problema, o problema maior é mudar as ponteiras dos bornes de tensão pros de corrente... já vi gente fazendo isso...
Bem lembrado Augusto! O estrago pode ser grande nesse caso!!!
Parabéns! Como sempre, bem detalhado!
Obrigado João!
Também já cometi na hora de montar: Ligar o positivo no GND do integrado e Trocar polaridade na hora de montar. Tempos de iniciante....Nunca mais...kkkk
Rsrsrrs, acontece bastante!
Meu Tek 546 tem uma chave atrás que desliga o terra, achei muito interessante vc falar nisso.
Interessante Marcos, ainda não tinha visto esse tipo de chave nos instrumentos.
Fugindo um pouco do assunto do vídeo, se possível me tirem uma dúvida que tenho há bastante tempo:
Eu tenho uma fonte chaveada de 24V - 5A (tipo colmeia). Se eu ligar um regulador de tensão Step Down (tipo esses LM2596 e outros similares, que reduzem a tensão por chaveamento) e regular a saída dele para 12V eu poderia puxar até 10A nessa saída??? Pois segundo a Lei de OHM I = P/U e como eu estaria mantendo a mesma potência dos 2 lados do regulador de tensão então...
Está correto este meu raciocínio ou isso só se aplica quando reduzimos a tensão através de um transformador?
No caso que citei acima, vamos considerar que a fonte chaveada realmente consegue fornecer os 5A e que o regulador step down que estou usando na saída dessa fonte consegue trabalhar com uma corrente infinita, ou seja, que são componentes ideias (não reais).
Fico grato se alguém puder me esclarecer isso pois não tenho nenhum circuito aqui que me permita tentar extrair bastante corrente da minha fonte e assim poder realizar este teste.
Pessoal, não sei se fui claro na minha mensagem acima. Resumindo, minha dúvida é: os módulos conversores DC/DC do tipo step down têm a mesma característica dos transformadores, que permitem que se aumente a capacidade de corrente no secundário à medida que se reduz a tensão no mesmo? Ou isso só se aplica aos transformadores (devido à diferença entre espiras do primário e do secundário)? Ou essa característica também é válida para esses módulos?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pois eu entendo que minha fonte chaveada fornece 24V e 5A, consequentemente fornece 120W (P = U x I). Então se eu rebaixar essa tensão para 12V através do módulo step down eu poderia estar usando esses 120W (ou próximo disso) na saída do step down, ou seja, usando esses 120W nessa saída (o que daria 10A de corrente (I = P/U, então I = 120W/12V, logo I = 10A). Ou a capacidade de Potência (W) só é a mesma dos 2 lados quando se trata de transformadores?
Ou mesmo que eu rebaixasse a tensão nesses módulos step down ainda assim eu só teria os 5A máximos que minha fonte é capaz de fornecer (mesmo com tensões bem baixas, como 3,3V, por exemplo)?
Se alguém tiver uma carga eletrônica e puder testar ou ainda se souber profundamente as características desses conversores DC-DC step down e puder me esclarecer essa dúvida, eu ficaria muito grato! Pois estou utilizando essa fonte chaveada para alimentar diversos conversores step down (cada um suporta até 3A) e preciso saber quanta corrente eu posso drenar de cada conversos desse baseado na minha fonte. Obrigado!
Os módulos têm corrente máxima de saída pré definida, se houver potência na entrada, ou seja V x I, ele entregará até o máximo estipulado.
Dos dez erros só não errei a do osciloscópio porque ainda não tenho kkkkkkk muito bom professor e muito obrigado, vai evitar de eu queime o osciloscópio que ainda vou adquirir pois o multímetro já fritei um sorte que foi o amarelinho.
Rsrrsrs, boa Fabio! Obrigado!
Excelente vídeos.
Queria um vídeo sobre como testar o aterramento da bancada de trabalho. Gosto muito da suas explicações.
Obrigado Valdinei! Sugestão anotada!
Uma dica: pintem o knob do multimetro na extremidade onde aponta para as escalas com uma cor que contraste com a cor do multímetro. Por exemplo, se o multimetro for todo preto, pintem a ponta de vermelho. Depois que fiz isso não precisei mais trocar aquele resistor que torra sempre . Kkk
Boa dica Ivan!
vdd. otimo video. eu já medi tensão AC na escala de resistencia. porém como tenho um fluke 325. ñ houve problema. rs
por isso é bom ter bons instrumentos q garantam sua segurança durante surtos transitórios e erros de utilização. like 400
Obrigado Anselmo! Com certeza, alguns instrumentos têm proteções importantes, mas os mais baratos mal têm um fusível, quando muito!
já queimei muitos multímetros parabéns ótima aula
Obrigado Aparecido!
O erro de numero 1, Eu cometi ainda quando era estudante de eletrônica, Confundi um capacitor de 470nf Com 470pf, E também já queimei um Capacímetro, Porque esqueci de descarregar um capacitor eletrolítico, (Também esse erro é muito comum ) Quanto ao erro numero 9, Realmente não existe um só técnico que não tenha cometido esse erro, PARABÉNS PELO VÍDEO.!
Obrigado Pedro! Sim, são erros muito comuns e ao mesmo tempo evitáveis!
Ótimas dicas para quem está iniciando. Seria muito importante mais informações sobre como trabalhar com segurança em circuitos com altas tensões. Até tem material disponível, mas sem a qualidade que o canal Electrolab mantém em seus vídeos. Abraços.
Obrigado Evandro! Anotado!
Outra coisa que deveriam padronizar era o resistor, deveriam ter uma faixa indicando a potência. tem gente que vê pelo tamanho, mas não é suficiente. Eu já peguei modelos de outros fabricantes que diz uma potencia e comparado com outro são de tamanho diferentes. Imagine ter estes reitores misturados em uma caixa. Vai pegar de 2W achando que é de 3W e ai pode acabar fritando ele. Acho que poderiam ou padronizar isso no mundo o tamanho e a cor deles dizendo se é metal filme, carbono, fio, etc...e indicando uma faixa colorida dizendo a potência. alguma coisa do gênero facilitaria muito e diminuiria as classificações na hora de guardar por exemplo.
Tem razão, esse é uma dado que não informam no corpo nos resistores com código de cores. Salvo apenas pelos de fio, que têm o valor da potência impresso no resistor.
Já cometi quase todos...por desatenção mesmo...outra coisa que temos que prestar atenção é referente a tensão de trabalho dos capacitores...
Bem lembrado Evilasio! Obrigado!
A falta de atenção já fez eu estourar vários capacitores rsrsrs. Como sugestão, poderia abordar o uso da medição Kelvin de resistência para localização de curto?
Valeu Wellington! Sugestão anotada!
Boa noite,mto obgd pelas dicas,vai para o meu caderno..........
Obrigado Junior!
Excelente vídeo. Obrigado pela aula.
Obrigado Daniel!
Ser daltônico sempre me faz errar alguma coisa. Pra resistor só usando o multímetro pra saber qual é.
É mais garantido João! Tive um colega na faculdade que era daltônico, ele sofria um pouco com os resistores, mas depois se adaptou!
Hoje em dia tem aplicativos que podem te ajudar amigo.. Em exemplo o "resistor scaner" que faz a leitura do valor atraves da camera do telefone. Nao sei o quao eficiente é o aplicativo mas acredito que pode ajudar você
Meus dois irmão são, é mais complicado que somente "ler" o valor do resistor, há os semaforos, que complica bastante.
Sou Daltônico, trabalho com eletrônica e eletricidade a 17 anos, por conta desse problema, sempre tive dificuldades com os códigos e cores, mas não desisti, com o tempo memorizei as posições das cores e consigo me virar bem.
Maravilha Renato! Conheci dois engenheiros daltônicos que também se adaptaram e conseguiram seguir em frente com sucesso! Parabéns!
Ótimas dicas! Parabéns!
Com certeza já cometi mais da metade dos erros mostrados...
Obrigado Antonio!!
Olá amigo, bom dia, boa tarde, boa noite.
Seguinte: tenho uma fonte atx que queimou um capacitor cerâmico, porém a única coisa que da para ler nele é 10"?" 1kv onde "?" é um número ou letra não legível. Ele está com cor alterado também. Como posso saber qual colocar no lugar, ou algum com valor padrão?
Agradeço desde já
Olá Fernando, difícil saber dessa forma! O ideal é procurar pelo esquema. De qualquer forma, se fosse estimar um valor, eu diria 103 (10nF) ou 104 (100nF), como mais prováveis. Se for no primário da fonte, pode ser um capacitor de supressão tipo X/Y, então tenha bastante atenção para o isolamento dele que precisa ser de 1kV, conforme indicado.
@@Electrolab-Eletronica Mas causaria muito dano se caso eu colocar um 104 sendo que o correto fosse 103 ou 102? Se fosse para vc me indicar, qual seria? Sem nenhum problema se caso der errado, eu arranjo outra fonte caso acontecer.
E já te adianto meu muito obrigado amigo, não sei nem como te agradecer. Todo o sucesso para vc ainda é pouco pelo que vc merece e pelo que nos ensina. DEUS abençoe.
Olá Fernando, depende da posição dele no circuito, o valor pode não ser crítico e tolerar bem um substituto. Há um vídeo no canal sobre fontes ATX, trata o assunto de forma geral, dê uma conferida. Esses capacitores que citou não costumam queimar e se por acaso queimam, dificilmente queimam sozinhos, ou seja, há grandes chances de ter mais problemas.
Todos sao mas o 9° erro é muito comum, dica pra evitar esse erro, criar o habito de, com as ponteiras na mao, mesmo ja configurado, conferir a escala antes de conectar no circuito ou componente, demorei mas consegui me disciplinar, hoje eh um habito, ate da coceira ver alguem q usa multimetro na minna frente sem fazer isso....depois de torrar seu multimetro preferido vc pensa diferente, otimo video,
Obrigado! Ótima dica!
Parabéns pela vídeo aula, muito bom. São erros que cometemos no dia a dia.
Obrigado Cesar!
Boa tarde amigo .
Estou com uma dúvida e gostaria de avisar que sou iniciante na até de eletrônica .
Posso usar a minha fonte Minipa 50v e 5 A no processo de eletrólise ? E qual seria os cuidados ?
A princípio não há nenhum impedimento em usar essa fonte.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção.
Excelente professor. Obrigado
Obrigado amigo!
Sempre é bom recordar dos nossos erros , Quem nunca cometeu um erro na elétronica.
Verdade Leandro!!!
conheço um técnico que inventou mais um nome para a quantidade de farardes de um capacitor,quando eu estava começando a estudar eletrônica perguntei a ele o que significava a letra J nos capacitores cerâmicos e ele me disse que era "jarde"kkkkkkk logo percebi que não fazia sentido algum. 20 anos rindo desse kkkkkkk
Rsrsrs, o pessoal é criativo!
Por que é usado uma lâmpada em séria para testar um equipamento? Algum controle de curto/corrente?
Sim, caso o aparelho em teste esteja com a entrada em curto, a lâmpada acenderá com brilho máximo, evitando danos maiores ao equipamento.
ótima explicação amigão muito bem colocado esses topico . preciso que vc min tire uma duvida sobre o futuro da eletronica aqui no brasil ja que alguns equipamentos estão ficando mais baratos e as vez os clientes estão preferindo compra outro ao inves de repara os mesmo e so um comentario meu ,braços.
Obrigado Vine! O assunto é complexo, pois envolve uma série de fatores, anotei como sugestão para vídeo!
Boa noite, tem um erro que é citado por todos os tecnicos mais antigos...nunca retirar a poeira do equipamento, vai parar de funcionar o que tava funcionando! Abraço.
Rrsrssr, essa era uma boa piada clássica da época! Se precisa de poeira para funcionar é porque já tem defeito!
Tenho uma fontezinha chaveada que tirei de um aparelho antigo , 9 volts por 1 amperes, as vezes me esqueço que mesmo desligando da tomada o capacitor ainda fica carregado, quando vou guarda-la pego por baixo dela e tomo choque rsrsrs...
Rsrsr, também acontece bastante Alex!
grande aula obrigado. uso muito aqui quando nao tenho um capacitor correto tipo 25v-100uf dai troco por um de 35v -200uf o que me diz
Obrigado! Depende da aplicação, com relação à tensão de isolamento, não há problema em usar um de 35V no lugar de um de 25V, mas usar um de 200uF no lugar de um de 100uF, se houver algum controle de tempo com base no capacitor, poderá haver um mau funcionamento do circuito, mas se for apenas para filtro de fonte ou acoplamento, normalmente não teria problemas.
Valeu Elói!
Grato!
Boas dicas com certeza...
Abraço e esse...
Boa tarde!
Obrigado Mario Sergio!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço!
Shalom!
Amigos da eletrônica, uso a eletrônica como Hobi, já passei alguns perrengues, não sei se já foi comentado por aqui.
Custei a descobrir, que o uso da palha de aço, famoso bombril, era o que estava me atormentando. Fica uma dica, nunca
use bombril na sua bancada, deixe bem longe. Se usar, passe um ar comprimido ou lave com alcool isopropílico antes de
soldar qualquer coisa, pois o dito cujo, gosta muito de fechar curto circuito entre as soldas.
Bem lembrado Silmar! Isso é uma praga na bancada, são micro fios de aço prontos para causarem dores de cabeça!
Certa vez um amigo trouxe um transformador com muitas pontas para identificar.. Eu ligava na tomada, media, deligava e identificava. Numa dessas eu esqueci de desligar e levei um choque de 1200 Volt. Fiquei triste.
Caramba, que risco!
Mais um excelente vídeo , muito didático mesmo. Um erro que cometi por distração, foi por as ponteiras do multímetros nos bornes errado, fritei as ponteiras :(
Obrigado Ailton! Acontece muito também!!
Suas dicas são muito valiosas,valeu.
Obrigado Elci!
Eletricidade estática seria a energia contida nos capacitores depois do equipamento estar desligado da rede?
A eletricidade estática se carrega em capacitâncias parasitas, não chamamos a carga dos capacitores de eletricidade estática. Veja o vídeo aqui no canal sobre choques elétricos, onde se detalha melhor esse ponto.
Seus vídeos são bem proveitosos parabéns
Obrigado Diógenes!
Parabéns, só cometi o erro 7, mas por falta de opção mesmo, nem todos locais mesmo em assistência onde trabalhei tinham aterramento, mas tbm nunca deu prejuízo a falta dele, porém já comti outros kkkkkkkkkkkkk piores, por uma tela na bancada e vir alguém e por a mão em cima e quebrar kkkkk .... tem condições que cometer um erro custa um mês de trabalho, então ter concentração no trabalho é essencial , quando eu não estava bem, eu nem ia trabalhar.
Obrigado Bajo! Sim, seria até mais desatenção do que um erro, mas acontece muito também!
Excelente!
Obrigado Alan!
Excelentes dicas!
Obrigado Luiz!
15:57 Eu já queimei uma saída amplificadora devido um terra ruim, e quando queimou tive a curiosidade de medir e tava dando mais de 60V.
Caramba! Essa situação também é muito comum Antonio!
@@Electrolab-Eletronica É bom saber. Depois faz um vídeo explicando mais sobre aterramento.
Show de bola
Obrigado Enoreykson!
Aquele circuito no PFC com capacitores eletrólitos carregados com 380Vdc que queimam o CI PWM..
Sim, bem perigoso, diga-se de passagem!
Parabéns pelo vídeo! Excelente 👍
Obrigado Jailson!
Já deixei meu like meu amigo!Falta pouquinho para chegar ao 100k ( inscritos) A placa do Eletrolab já está quase a caminho!Parabéns!
Obrigado Michel!!
MEUS 10 ACERTOS (OPINIÃO PESSOAL):
1- SEMPRE LIGUEI O EQUIPAMENTO NA FRENTE DO CLIENTE ANTES DA ADMISSÃO ;
2- NUNCA RECEBI PARTE DO DINHEIRO COMO ADIANTAMENTO;
3- NUNCA DEI ORÇAMENTO PRÉVIO.
4- NUNCA DEI PRAZO DE ENTREGA;
5- NUNCA PASSAI UM SERVIÇO NA FRENTE DO OUTRO (SALVO SE HOUVESSE RETORNO...);
6- NUNCA DEI JEITINHO EM PEÇAS TIPO FLY BACK PRA TIRAR VAZAMENTO;
7- NUNCA DEIXEI DE DA ORÇAMENTO POR ESCRITO;
8- SEMPRE EXIGI ASSINATURA NA ENTRADA E NA ENTREGA DO APARELHO:
9- SEMPRE DEVOLVI O DINHEIRO QUANDO O APARELHO SE APEGAVA DEMAIS A MIM;
10- EU NUNCA TENTEI ADIVINHAR... SE EU PERCEBESSE QUE ESTAVA ALÉM DAS MINHAS ABILIDADES, LIGAVA PRO CLIENTE, PEDIA DESCULPAS E FALAVA PRA ELE QUE EU NÃO SABIA QUAL ERA O DEFEITO DE FATO...
Parabéns Flávio! Ótima lista!
Sem duvida, basta uma pequena distração
Verdade Sampaio!
Todos seus vídeos são muitos bons... vc trabalha em q área da eletrônica?
Olá Ronaldo, já trabalhei em várias área, mas hoje trabalho com TI e divulgar eletrônica é meu projeto pessoal.
Video excelente...tirou minhas dúvidas
Obrigado Ítalo!
Esse erro do multimetro já aconteceu diversas vezes por falta de atenção enquanto você esta penssando no problema e volta par a usar o multimetro mas para fazer outro tipo de medida e não muda a escala
Exato! Muito comum esse! E em alguns casos bem perigoso, podendo queimar o instrumento!
Gostaria de ideias p fazer um bom aterramentos grato .
Melhor forma é consultar a NR10. Lá estão as melhores práticas.
Já fritei meu multímetro esqueci na escala de resistência e medir atenção.
Sim, é muito comum acontecer
ESTÁTICA ACONTECE ,COMIGO JÁ TIVE UMA DESCARGA EM UMA LAMINA DE TELA ,E ESTA FOI CRIADA NAS FOLHAS DA TELA , ROUPAS DE POLIÉSTER ,LÃ E PLÁSTICOS BOLHA ,TUDO ISTO PODE PROVOCAR CHOQUES DE ELETRICIDADE ESTÁTICA
Sem dúvida! Por isso, em placas e componentes sensíveis à ESD, temos que usar a manta e pulseira de aterramento.
Quanto à explosão de capacitores ha duas semanas tomei um tiro na palma da mão de um capacitor de 1000uF, ficou dolorido um par de horas...
Muito comum também! Precisa usar óculos de proteção nesses circuitos mais críticos para evitar danos maiores.
Muito bom !! eu tenho um erro que eu fazia e agora as vezes ainda faço é o 3 ! é o bicho.
Obrigado Josué! Esse é bem comum também!
Já perdi um multimetro da fluk 179 esquecendo de tirar a ponta de prova do conector de corrente...
E por azar fui medir um banco de capacitor de um inversor da Reliance 600 volts...
Chorei chorei até ficar com dó de mim kkkkk
Caramba! Isso é triste mesmo!
Muito bom, vídeos de ótima qualidade e conteúdo.
Obrigado Marcos!
Excelente, como sempre!
Obrigado Tiago!
Boas dicas! comigo as vezes acontece com o multímetro na escala errada kkkkkkk.........
Esse é clássico! Rsrsr!
Já comecei a reparar uma tomada de extensão com o outro lado conectado na tomada. Fiz um buraco no estilete...🥵
Rsrsrrs, acontece muito também!!
Muito bom relembrar
Valeu João!
Meu professor de eletrônica de potência fazia isso aos 19:20 kkkkkk; metia uma fita isolante no terra dos osciloscópios porque tinha sempre alguém que fazia cagada na hora de medir os trem.
A maioria desses erros acontece porque a gente quer fazer os trem com pressa, aí fica desatento e como nunca aconteceu antes a gente nem pensa que pode acontecer agora. Mas aí quando acontece, é um excelente jeito de aprender a não brincar com eletricidade kkkkk.
Tem que queimar uns capacitores e leds pra aprender eletrônica e ficar esperto pra não fazer uma cagada maior no futuro.
Rsrsrsr, é verdade Breno! Seu professor era bem vivo!!
É melhor isolar galvanicamente o osciloscópio ou o aparelho a ser reparado?
Em geral, o osciloscópio.
na escala de amperagem ,fui medir tensão alternada ...explodiu meu multímetro , e o estouro é grande.
Sim , uma das mais perigosas!
Lembro de uma vez tirando um mosfet e estourou os capacitores tomei um susto.. e a cliente tava na loja kkkk e já tomei choque de placa nós 110v kkkkk
Rsrsrsr, acontece Gustavo!
Erros comuns mesmo. Nem sempre estamos com a devida atenção que a eletrônica exige e aquela noitinha mal dormida maltrata, kkk. Mas é vida que segue e tudo se torna experiência. 👏🏻👏🏻👉🏻🇧🇷
Isso mesmo Carlos!!
Acredito que o pior erro cometido por iniciantes é tentar medir tensão com os bornes e chave seletora do multímetro posicionados pra medir corrente. Na melhor das hipóteses, adeus fusível do multímetro. Fusível caro, diga-se de passagem. Os alunos cometem esse erro direto.
Sem dúvida Silas! Um erro fatal para o instrumento ou para o equipamento testado, em alguns casos!
@@Electrolab-Eletronica A "solução " é pintar a ponta do knob.!
Muito bom professor
Obrigado Naldo!
Certa vez eu coloquei um FlyBack em uma TV e qdo soldei o último pino, a TV oscilou e ligou, kkkkkkk. Tinha trocado ele com a TV ligada e nem percebí.
Rapaz! Que perigo!
Eu tento ficar atento
Sim, qualquer distração basta para um desses.
Realmente, quem nunca cometeu o erro 9 ainda vai cometer, não tem como.
Com certeza José!
Já faz mais de 20 anos que trabalho com eletrônica já aprendi muita coisa mas códigos de resistor e capacitor nunca aprendi e não tenho a menor intenção de aprender rsrs a maioria eu já tenho decorado e o resto vejo no aplicativo no cell kkkkk
Se conferir sempre não tem erro!
Tirando o osciloscópio, já cometi a maioria!
Acontece com a maioria Fabio!
Olá Eloi ! cometi um erro...... nos meus 58 anos de profissão em manutenção elétrica eletrônica, cometi centenas deles.... rsrsrsrsrsr
Olá Roberto!!!! Rsrsrsr, assim como todos nós!!
Acho que gabaritei... kkk. Ótimo vídeo como sempre. Obrigado
Rsrsrrs, obrigado Gercino!
CANAL MUITO BOM DE ELETRONICA, ASSIM COMO MARLON NARDI, ALL ELECTRONICS E VBE.
Obrigado!
Excelentes dicas ,valeu!!!
Obrigado Carlos!
Ótimo vídeo... Parabéns
Obrigado Eduardo!
So uma curiosidade, você erra? Cara vc é o melhor em eletronica. Não entendo nada mas assisto os vídeos.
Rsrsrrs, sempre Lusanildo! Eu erro como todo mundo, seja por descuido ou desatenção ou até mesmo por ignorar algo importante!