*JUSTAMENTE O VIDEO QUE EU ESTAVA PRECISANDO, ESTOU USANDO FILTRO PASSA BAIXA PARA FILTRAR ONDA QUADRADA DO MEU INVERSOR PARA SENOIDAL, VALEU ELETROLAB*
Concordo com VC sou inscrito neste canal faz tempo e todas a medições explicações inclusive importante ressaltar aqui o teste real de potência de amplificadores em RMS dos minisytem entre outros é o único canal do RUclips que fala a verdade mesmo sem mentir, eu desejo o máximo sucesso a este canal é pena que tem poucos inscritos vamo divulgar mais os vídeos glr pro favor o cara merece.
Acho que seria legal você fazer um vídeo falando de você, como começou, aonde atuou, porque decidiu fazer o canal... Essas coisas. É legal sabermos quem são nossos professores. Valeu!
@@Electrolab-Eletronica por nada meu amigo. Procurei por este tipo de conteúdo pois estou montando uma caixa de som e o seu vídeo foi o melhor, porém ainda estou com dúvidas, pelo tanto de informações.
Excelente explanação sobre filtros, parabéns! Aos 12m10s, sobre o resistor morrer, eu já encontrei mais de 1000 resistores com defeito, todos com a resistência alterada para mais ou abertos. Em curto eu nunca achei um...
Oh assunto que me confunde pra caramba. Pior que nem na graduação ou doutô sabiam explicar (coisa triste as pessoas criarem uma carreira achando que tudo é só conta que não sai do papel)... muito bom, obrigado!
Eloi, como o assunto retorna com outros vídeos, abra um parentes p falarum poukinho sobre os filtros de RF, muita gente vai gostar de saber a respeito... a propósito, fiz muitos deles p normalmente "cortar" tudo acima de 50 MHz... e p potências de até 2.5 KW... cheguei a usar fios c bitola 8 e 6 e até mesmo tubos de cobre p as bobinas e variáveis de alta isolação... sintonizar era uma "briga"... isto é sessão nostalgia... qdo eram pequenas potências, usava akelas marmitas de alumínio como "case"... chegava a emendar como vagões de trem uma a outras... qdo assisto seus vídeos, os assuntos me levam há décadas passadas qdo tudo tinha que ser feito "na unha", bons tempos...
Olá Geraldo, imagino! Eu cheguei a fazer um pequeno de 9 pólos, mas era para 100W somente, Rsrrsrs! Imagino os indutores em capacitores para 2,5KW!! Eram os famosos LPF, com frequência de corte de 35MHz, para evitar TVI com as bandas de HF. Marmitas de alumínio com certeza eram uma grande ideia para o case!!! Abcs!
top de mais!!!! se possivel faz um exemplo na pratica mostrado em alto falantes medios graves e agudos. Outra coisa, consigo fazer um filtro passa faixa para aumentar o sinal do celular usando um amplificador? moro em zora rural e aqui não pega telefone na verdade pega muito ruim com apenas um ponto e oscila.
Obrigado Davidson! Não há como aumentar o sinal de celular dessa forma. Precisa de uma antena em local alto e um booster repetidor, que trabalhe na frequência do celular para melhorar esse sinal.
Joinha 443 ! Muito bom o vídeo Electromen ! Acho que precisão só se consegue no sistema digital. Mas até hoje funciona bem para muitas aplicações. Valeu !
Olá Sindoval! Seja bem vindo ao canal! Não tenho curso próprio. Mas na descrição deste vídeo há recomendações de bons cursos online de terceiros, dê uma conferida.
Obrigado pelo vídeo, você é um ótimo professor. Gostaria de ver um circuito que capta as frequências mais baixas possível. Lembro do galena, ele é um cristal que capita muito bem as mínimas frequências e transforma em audio ou eletricidade, para acumular em capacitares.
Obrigado! Ele determina a constante de tempo de carga junto ao capacitor e com isso a frequência de corte, separando a entrada da saída do filtro, no modo divisor.
Opa. Obrigado pela explicação. Deixa te perguntar. No meu caso eu estou com uma máquina de corte plasma em uma cnc e ela gera muita interferência eletromagnética. E freia os motores da máquina. Tem um filtro como tirar essa interferência que gera a máquina quando faz o arco devido a que ela é de alta frequência?
ótimo vídeo, parabéns. Tenho uma dúvida em relação a ter uma carga anexada estar gerando/ou captando ruído e levando para a fonte, como alterar o circuito para filtrar que essas frequências de ruído e interferência consigam chegar na fonte?
Professor ótima aula , só tenho uma dúvida esse filtro que o senhor mostrou nesse vídeo, são os filtros das entradas AC das placas eletrônicas? Tipo os filtros EMI E RFI ?
Olá, Eloi! Vc tem alguma video aula de como calcular aqueles filtros RC para corrente alternada? Estou com um problema com um sensor de nível acionando um relé em 220v e ele está "colando" o sensor. Ao fechar o contato, sai até faísca... Porém a bobina do relé 220v tem consumo de 19 mA e o sensor aguenta até 20 mA... Sabe se esse supressor vai resolver esse problema? Ou tenho de colocar um resistor para limitar a corrente?
@@Electrolab-Eletronica Agora que achei no site da Eicos que é necessário um resistor em série de 4k7 10W. Vi no datasheet do relé que ele tem filtro de ruído embutido. Porém, achei estranho ser de 10W esse resistor... Não é exagero, mesmo a tensão sendo 220v e a corrente de apenas 19 mA?
Boa noite. Tudo bem? Eu gostaria de saber se eu ligar um filtro de linha que costuma ter dentro de micro-ondas, na entrada de alimentação de uma fonte chaveada irá diminuir o ruído de 60hz que a fonte passa para o amplificador de som.
Olá Jefferson! Não trará benefícios, os ruídos de 60 e 120Hz são devidos ao ripple da fonte. Precisa reduzir o ripple, talvez capacitores eletrolíticos de alto valor (dependendo da corrente de consumo) ligados na saída, poderiam melhorar esse problema.
@@Electrolab-Eletronica Esse filtro pode ser usado após uma potência de som, ou apenas antes? Caso seja usado após a potência, a resistência do falante não interfere na frequência do filtro?
Pode ser usado depois. Veja que o vídeo fala em filtros em geral, não necessariamente crossovers para áudio. Mas a técnica é a mesma. Resistência e impedância são coisas distintas. Veja o vídeo sobre impedância no canal para maiores detalhes. Já a impedância do alto falante não interfere na resposta do filtro.
@@Electrolab-Eletronica Minha dúvida é em relação a após um amplificar de 400 W rms, deve jogar de 40 V a 60 V na saída, o capacitor de 100 V deve aguentar, mas e o resistor, qual deve ser a potência?
@@lucasflorentino5893 O filtro para alto falantes é diferente e os mais simples nem usam resistores, pois em geral que se usa, são resistores de fio de pelo menos 20W cada, muitas vezes vários em paralelo, quando a potência é alta! Usam-se indutores e capacitores dependendo se é passa baixa ou alta. Ao filtrar, só parte da potência circularia após o filtro, por isso não se usa os 400W do seu exemplo para cálculo direto, principalmente se houver mais falantes conectados.
bom dia, uma ótima aula, Parabéns, umas duvidas no filtro passa alta, porque a corrente fica defasada? pois, sendo um circuito RC deveria ficar adiantada certo? e porque na frequência de corte ou ressonante a corrente não fica adiantada em 90°? desde ja agradeço a atenção!
@@Electrolab-Eletronica ok, me enganei vou refazer a pergunta, porque no filtro RC passa alta a corrente fica atrasada? E porque na frequência de corte não dá um ângulo de 90° no atraso?.
Mas ela não atrasa no filtro RC, ela adianta, justamente por conta do capacitor! Isso ocorre com a corrente, no vídeo mostramos apenas a curva de tensão.
@Eletrolab o que voce me indica pra filtar uma oscilação de um crystal usado em sinal RGB? tipo se eu uso um crystal ativo as cores ficam tudo tremendo se eu uso um passivo fica mais ameno. se eu uso um passivo com 74HC04 como oscilador a imagem fica razoavel mas mesmo assim foge da frequencia ou as cores treme um pouco. esse passa alta serviria como uso no signal FIN? de um crystal ativo? tipo ja uso um trimmer e um cap de 15 pf no signal e gnd . mas nao resolve 100% - tipo poderia por em serie o passa alta e um resistor de corte no gnd? qual valores? crystal 14,318,180 mhz ou 3,579,545 mhz
Olá Bruce, o uso de cristais em osciladores críticos podem exigir uma série de cuidados, já que os cristais sofrem com uma série de fatores, tais como: Frequência vs. estabilidade da temperatura, Frequência versus estabilidade de carga , Frequência versus estabilidade da fonte, entre outros. Para saber o que fazer, precisaria ver o sinal num osciloscópio e avaliar o que ocorre. Recomendo verificar a qualidade da montagem do cristal, as conexões devem ser curtas, o cristal precisa estar ao lado do oscilador, muitas vezes precisa estar fechado com uma blindagem metálica. Veja por exemplo os circuitos de croma de TVs, onde há várias blindagens. Filtrar a oscilação pode não funcionar, pois ela pode não ser linear.
@@Electrolab-Eletronica realmente apos analizar varios equipamentos semelhantes a meu circuito cheguei a solução . apenas a blindagem do crystal resolve. instalei o crystal a 10 cm do circuito decoder a imagem ficou perfeita. notei isso em algums equipamentos similares que usam o cxa1645 sony. entao vou fazer o fix na pcb e testar a versao fixada . muito obrigado mestre! - realmente neste meu caso nao e falta de filtro e sim blindagem pois sigo todos padroes aceitaveis no cxa indicado no data sheet do fabricante.
Comercialmente não conheço marcas desses filtros. Do ponto de vista de projeto, o melhor será sempre o de maior ordem com a melhor qualidade de componentes e construção, preferencialmente os filtros ativos, por isso depende sempre do projeto e da aplicação.
Excelente vídeo 👌 Parabéns pelo trabalho! Mas me tira uma dúvida? No caso de filtro p áudio, cm faz p saber qual a tensão ideal do resistor e capacitor p colocar no meu filtro? Isso depende da potência do alto falante? Se sim cm faz p calcular???
Obrigado Gustavo! Sim, depende da potência. A tensão máxima deverá ser algo como a raiz quadrada da potência vezes a impedância, V=SQR (P*Z), o capacitor deve ser superior (dependendo da posição dele no filtro). Já resistores não têm tensão de trabalho e sim potência de dissipação e o valor dessa potência depende da queda de tensão que terá sobre ele, em geral pequena (dependendo da posição dele). Temos num filtro um divisor de tensão dependente da frequência, por isso a tensão máxima não estará está sobre um componente somente e sim uma parte dela.
@@Electrolab-Eletronica excelente explicação! Muito obg pela resposta, e ainda mais pela agilidade e disposição, por ser domingo me respondeu quase que instantâneo! Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!!!
Cara, me tirá uma dúvida. Eu tenho uma fonte coletek 2005z, aí ela está com defeito naqueles dois diodos no dicipador do secundário, queria saber se eu posso substituir o diodo FR 302 por um PR 3004? Ou se eu posso substituir por outro, se sim, qual?
Olá Samuel, não tenho essa informação de cabeça, mas para descobrir basta comparar os datasheets dos dois e atentar para as tensões reversas e correntes diretas máximas, que devem ser iguais ou superiores. O FR é fast Recovery e o PR também, então as chances de funcionar são grandes.
FR302:Maximum Current Peak Reverse Voltage=100V, Peak Forward Voltage at 3.0A DC=1.3V PR3004:Maximum Current Peak Reverse Voltage=400V, Peak Forward Voltage at 3.0A DC=1.2V. Eu acho que eu posso trocar o FR302 por este, mas tem essa diferença na "Peak Forward Voltage at 3.0A DC" de 0.1V.
Mestre como sempre, uma aula de primeira. Desculpe a pergunta que irei fazer, mas os filtros passa baixa, passa alta, passa faixa e elimina faixa só fazem sentido em circuitos de corrente alternada (sinal alternado) , certo? Pois um capacitor em série em um circuito DC bloquearia qualquer tipo de sinal, certo?
Obrigado Alexandre! Em tese sim, mas na prática ele não eliminaria certos sinais interferentes e por isso os filtros também podem ser usados nos circuitos DC.
Professor não sei se vai me entender ou não mas. Meu monitor gamer após ligar ele fica com imagem nítida e com ótima coloração por somente alguns segundos. Já testei em outros monitores e PCs . Acredito que a energia da cidade está sendo distribuída com várias interferências. Acredito que uma frequência alta afeta o monitor. Isso explica ele ir ficando com imagens ruins e distorcidas depois dos 4 segundos. Queria saber se um filtro passa baixa ajudaria a mitigar esse problema. Me ajuda !! Faz sentido isso ?
Olá Rino, certamente você deve ter defeito no monitor. Esse tipo de problema raramente tem origem em interferências. Se o problema ocorre alguns segundos após ligar, em geral isso é causado por aquecimento de algum circuito com problemas, soldas frias, ou componentes com defeito. Recomendo levar para um técnico experiente para fazer um diagnóstico mais preciso.
@@Electrolab-Eletronica se acontece em 3 tipos de monitores diferentes, na mesma cidade. Mesmo que sendo raro a interferência, causar esse problema é possível afirmar que a interferência pode causar isso ? Se for o caso, um filtro passe baixa ajudaria? Quando tem concerto de música na cidade que moro, percebo que o som não é tão bom e nítido, já na cidade vizinha com equipamentos meio ruins o som é bem melhor. Isso ajudaria?
Os próprios monitores de boas marcas, ou equipamentos em geral, já têm filtros em suas fontes. Acho muito pouco provável a influência da rede, mas precisaria avaliar a qualidade da rede elétrica com um osciloscópio para constatar se há de fato esse problema. Você pode tentar colocar um filtro de linha de boa marca e qualidade entre a tomada e o seu monitor e avaliar se há alguma melhora. Se puder testar o monitor em outra localidade também seria uma forma de verificar se a falha se repete. Se constatado o problema na rede, cabe um laudo técnico e uma reclamação no Procon contra a distribuidora, pois ela deve zelar pela qualidade da energia fornecida.
Obrigado! Precisa sempre de um elemento reativo. Esta é com capacitor, o resistor sempre entra também. Não importa a aplicação, o indutor ou capacitor podem ser usados em todos os casos.
Boa noite, mestre electrolab. eu estou com dificuldades para encontrar uma equação ou conjuntos de equações, para calcular a o ponto do inicio da frequência de corte em um tone de guitarra, ( peguei isto como um desafio para mim kk) , pois então analisei o diagrama elétrico da guitarra modelo stratocaster q possui 1 captadores de bobina simples, ( single coils) constatei que o volume quando no máximo (potenciômetro de 500kA).... juntamente com o potenciômetro do "tone" 250kB na posição de maior corte .... ou seja passa apenas "grave" no instrumento .... a configuração elétrica torna-se "o captador um indutor de 3,6H ( herrys) com resistência Ôhmica de 6k , em paralelo com o potenciômetro do volume ( uma vezes q ele esta no maximo. o pino 1 esta no terra e o 3 no sinal ) e por fim um capacitor poliéster de 47nF .... resumindo ... como que vou calcular o ponto de corte ... com estes dados . sendo q a configuração e indutor resistência e capacitância em paralelo ??? preciso ajuda mestre !!! osb.: caso queira ver o diagrama da guitarra seguem o link docs.google.com/gview?embedded=true&url=https%3A%2F%2Fwww.seymourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2F1S_1V_1T.pdf
Olá Rafael, o filtro nesse caso é um RC, o captador não entra no filtro, de fato ele é a fonte de sinal. Portanto o ajuste de tone na guitarra, nada mais é que um pequeno filtro capacitivo passa baixa. Como tem um potenciômetro, o valor de corte é variável, conforme a posição do mesmo. Tente calcular dessa forma, com a fórmula do filtro RC passa baixa, use os extremos do potenciômetro para determinar o (maior/menor) ponto de corte.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelo retorno mestre Electrolab. tenho mais uma duvida. neste caso tem diferença o Filtro RC ser em paralelo ou série ?? ,a formula "um sobre duas vezes pi vezes RC" ela e descrita como "série" .... então o circuito analisado sendo em paralelo tem diferença ou não ? tenho que usar a mesma formula
Na verdade o circuito RC é série, o capacitor em série com o potenciômetro, o conjunto é ligado em paralelo com a fonte de sinal para desviar as altas frequência para terra e assim atuar como passa baixa. A fórmula da frequência de corte é a mesma.
Me ajuda entender uma coisa. Tenho um alto falante que responde de 65hz ate 25khz a 4R. Um twiter que responde de 2.000 a 20.000khz em 6R. Um amplificador com saída de 4R. A pergunta é, estes filtros separam as resistências diferentes da twiter e do alto falante? qual a resistência o amplificador enxerga? Obrigado
Olá Hemerson, a impedância do alto falante é dinâmica , ele tem 4 ohms a 1KHz, em frequências muito altas ela é diferente e a influência do filtro no valor médio é desprezível, por isso um tweeter com filtro em paralelo ao falante principal, não altera de forma significativa a impedância final que o amplificador enxerga, permanecendo no valor médio de 4 ohms em 1KHz.
São muitos os fatores para obter um filtro correto e não é trivial. Inicialmente a frequência de corte, depois o tipo de filtro (dentre as diversas topologias existentes) a ser usado e de que ordem, considerando qual a atenuação necessária para o sinal interferente. Com isso, e conhecendo a corrente de trabalho, seria possível projetar um filtro e determinar seus componentes.
Oi Eloi! Estou começando e aprendendo muito com suas aulas. No final do vídeo, quando você faz um esqueminha com caneta e papel para visualizarmos no osciloscópio, o valor da frequência de corte deu 15,915 hz , mas você disse "15,915 Khz". Gostaria, se possível, que me explicasse porque esses 15.915 hz passou para quilohertz. Obrigado
Olá Alberto, na verdade é a mesma frequência muda o múltiplo, então os 15.951 Hz são exatos 15,915KHz. ( este último com vírgula e o primeiro com ponto de milhar)
@@Electrolab-Eletronica Ah, sim..acho que fiz confusão com os pontos e virgulas rss..Obrigado mais uma vez Eloi!!! Sou iniciante e tenho aprendido muito com seu canal. Você consegue explicar algo complexo de forma simples...Parabéns pela didática, em nome de todos do canal!
Parabéns pela didática do vídeo. Você conseguiu "filtrar" o que é importante em apenas 30 minutos. Ótima aula.
RSrsrsr, obrigado!!
Bom demais, vc tem a didática, sabe o que quem não sabe precisa para acompanhar o assunto. Que show da X... é esse!
Rsrsrsr, valeu Paulo!
Tema clássico da Eletrônica! Muito bom Eloy, abraço!
Obrigado André! Abcs!
*JUSTAMENTE O VIDEO QUE EU ESTAVA PRECISANDO, ESTOU USANDO FILTRO PASSA BAIXA PARA FILTRAR ONDA QUADRADA DO MEU INVERSOR PARA SENOIDAL, VALEU ELETROLAB*
Perfeito Robô! Bom projeto!
@@Electrolab-Eletronica valeu mito!
Que viiideo bom! me ajudo de mais nas aulas experimentais, estou até voltando para revisar!
Só tenho a agradecer.
Obrigado!
Caraca, melhor a melhor sala de aula do RUclips, voltei aos tempo de Senai, ô saudade meu Deus, parabéns meu amigo...
Obrigado Anderson!
Obrigado, seus vídeos são muito esclarecedores.
Obrigado Francisco!
Valeu Elói!
Grato!
Certamente ficou muito claro!
Abraço e esse...
Boa noite!
Obrigado Mario Sergio!
Curtindo e comentando para ajudar o canal.
Valeu Marcelo!
Um dos melhores canais relacionado ao ensino de eletrônica.
Parabéns pelo compartilhamento de seu vasto conhecimento, grande mestre!
Obrigado Cesar!
Concordo com VC sou inscrito neste canal faz tempo e todas a medições explicações inclusive importante ressaltar aqui o teste real de potência de amplificadores em RMS dos minisytem entre outros é o único canal do RUclips que fala a verdade mesmo sem mentir, eu desejo o máximo sucesso a este canal é pena que tem poucos inscritos vamo divulgar mais os vídeos glr pro favor o cara merece.
Acho que seria legal você fazer um vídeo falando de você, como começou, aonde atuou, porque decidiu fazer o canal... Essas coisas. É legal sabermos quem são nossos professores. Valeu!
Anotado Tiago, obrigado!
Explica muito bem, parabéns
Obrigado Wanderson!
@@Electrolab-Eletronica por nada meu amigo. Procurei por este tipo de conteúdo pois estou montando uma caixa de som e o seu vídeo foi o melhor, porém ainda estou com dúvidas, pelo tanto de informações.
Uma das melhores explicações sobre características dos filtros! Obrigado pelo vídeo.
Obrigado Gercino!
Ótima apresentação, parabéns.
Obrigado João!
Parabéns pela excelente aula, como sempre!
Obrigado Abelardo!
muito bom , esse filtro e usado muito no fones in ear aqueles capacitores resistores na PCB que fica no face plate e justamente para isso
Obrigado Lucas!
Isso mesmo Lucas.
Excelente explanação sobre filtros, parabéns!
Aos 12m10s, sobre o resistor morrer, eu já encontrei mais de 1000 resistores com defeito, todos com a resistência alterada para mais ou abertos. Em curto eu nunca achei um...
Obrigado! Sim, é muito raro mas pode acontecer, principalmente em equipamentos antigos. O mais comum é resistor aberto!
Aprofundamento incrível nesse assunto, e muito interessante também! LIKE.
Obrigado Wolney!
muito bom. obrigado pela aula
Obrigado!
Simplesmente fantástico.
Obrigado.
Obrigado Tales!
Voti mano, to mais perdido que cego em tiroteio, vou tomar um comprimido para acalmar o tico e teco, mais o prof é fera : - D
Parabéns, o vídeo ficou muito bom.
Muito obrigado 😁
O cara é crânio explicou facinho o que é db aprendi a beça
Valeu Daniel!
Adoro esse canal ,quanta informação de qualidade e de forma simples que se possa entender . Parabéns !
Obrigado Carlos!
Esse canal é show de +
Obrigado! 73!!
Como sempre... explicaçao mto clara e direta. Didática perfeita👍
Obrigado Ricardo!
Excelente..obrigado pelo conteúdo:-)
Obrigado Emerson!
Isso e uma aula magica
Obrigado Celio!
Oh assunto que me confunde pra caramba. Pior que nem na graduação ou doutô sabiam explicar (coisa triste as pessoas criarem uma carreira achando que tudo é só conta que não sai do papel)... muito bom, obrigado!
Por isso que nada como alguma prática para fixar melhor a teoria!
Excelente aula! Aprendi muito!
Obrigado João!
esse cara é foda em eletrônica.!
parabens pela didatica
Obrigado Matheus!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
O melhor canal de teoria! Ótima aula, como sempre!
Obrigado Tiago!
A pessoa do deslike deveria dar a sua opinião de modo que ajude ao criador do conteúdo a melhorar naquele ponto.
Parabéns pelos 100mil inscritos!
Obrigado João! Concordo plenamente!
Melhor conteúdo do youtube com essa explicação. Muito bom, Eloy. Depois faz um video falando sobre transistores em par diferencial para audio! Valeu!
Obrigado Victor! Anotado!
Já estudei esse assunto nunca entendi hoje eu aprendi.
Que bom que ajudou!!
Agora aprendi, valeu!
Valeu Valcy!
Parabéns, outra baita aula.
Obrigado Dulcinete!
Gosto muito dos seus vídeos.
Obrigado Ítalo!
Exelente vídeo bem explicado parabéns 👏👏👍👍
Obrigado!!
Olá Eloy. Como sempre um aula espetacular. Excelente didática. Assim é muito fácil aprender. Parabéns. Abraços. Casagrande.
Obrigado Casagrande!
Nós é que agradecemos a você Eloy.
Excelente aula!
Obrigado José!
Bem na hora. Exatamente o conteúdo que começamos a ver esta semana no curso de automação. Kkkk
Rsrsrsr, que bom Paulo! Bons estudos!
Show! Ótima aula Eloy!
Obrigado Orlando!
Top em !! Excelente aula
Obrigado Eduardo!
Eloi, como o assunto retorna com outros vídeos, abra um parentes p falarum poukinho sobre os filtros de RF, muita gente vai gostar de saber a respeito... a propósito, fiz muitos deles p normalmente "cortar" tudo acima de 50 MHz... e p potências de até 2.5 KW... cheguei a usar fios c bitola 8 e 6 e até mesmo tubos de cobre p as bobinas e variáveis de alta isolação... sintonizar era uma "briga"... isto é sessão nostalgia... qdo eram pequenas potências, usava akelas marmitas de alumínio como "case"... chegava a emendar como vagões de trem uma a outras... qdo assisto seus vídeos, os assuntos me levam há décadas passadas qdo tudo tinha que ser feito "na unha", bons tempos...
Olá Geraldo, imagino! Eu cheguei a fazer um pequeno de 9 pólos, mas era para 100W somente, Rsrrsrs! Imagino os indutores em capacitores para 2,5KW!! Eram os famosos LPF, com frequência de corte de 35MHz, para evitar TVI com as bandas de HF. Marmitas de alumínio com certeza eram uma grande ideia para o case!!! Abcs!
Parabéns pelo conteúdo Eloy! O essencial e bem explicado. 😁
Obrigado Saulo!
Amo parte de áudio..vlew
Obrigado Naldo!
Rapaz, que video fantastico! Canal sempre com conteudo de primeira
Obrigado mestre
Obrigado Felipe!
Ótima aula.
Obrigado!
top de mais!!!! se possivel faz um exemplo na pratica mostrado em alto falantes medios graves e agudos.
Outra coisa, consigo fazer um filtro passa faixa para aumentar o sinal do celular usando um amplificador? moro em zora rural e aqui não pega telefone na verdade pega muito ruim com apenas um ponto e oscila.
Obrigado Davidson! Não há como aumentar o sinal de celular dessa forma. Precisa de uma antena em local alto e um booster repetidor, que trabalhe na frequência do celular para melhorar esse sinal.
Joinha 443 ! Muito bom o vídeo Electromen ! Acho que precisão só se consegue no sistema digital. Mas até hoje funciona bem para muitas aplicações. Valeu !
Sem dúvida Edson, obrigado! Vale como a base dos outros modelos!
Boa tarde! Gosto muito dos seus vídeos! Será que vc pode mandar um vídeo, sobre consertos em placas de motores automatizados?
Obrigado Abraao! Não sei se terei acesso a esse tipo de produto, mas anotei a sugestão.
Dei o like de nº 3000. Top!
Obrigado Kleyton!
boa tarde eu comecei assistir uns de eletrônica me apaixonei pela eletrônica vcs vende o curso
Olá Sindoval! Seja bem vindo ao canal! Não tenho curso próprio. Mas na descrição deste vídeo há recomendações de bons cursos online de terceiros, dê uma conferida.
professor ta de parabéns qual osciloscópio eu comprou de hantek ou rigol
Ambos são muito bons, o hantek normalmente tem um custo-benefício melhor, o rigol normalmente é mais caro.
Aprendo todo dia com vc, professor.
Qual seu linkedin?
Obrigado! Não uso LinkedIn para o canal.
Super aula meu amigo!
Esse assunto é muito interessante!Já deixei meu like!
Obrigado Michel!
Obrigado pelo vídeo, você é um ótimo professor. Gostaria de ver um circuito que capta as frequências mais baixas possível. Lembro do galena, ele é um cristal que capita muito bem as mínimas frequências e transforma em audio ou eletricidade, para acumular em capacitares.
Obrigado Raylson! Sugestão anotada!
Ótima aula, como sempre! Abraços
Obrigado Ricardo!
Gostei do vídeo parabéns, qual a função do resistor em série antes do capacitor no filtro passa baixa. Obrigado
Obrigado! Ele determina a constante de tempo de carga junto ao capacitor e com isso a frequência de corte, separando a entrada da saída do filtro, no modo divisor.
Opa. Obrigado pela explicação. Deixa te perguntar. No meu caso eu estou com uma máquina de corte plasma em uma cnc e ela gera muita interferência eletromagnética. E freia os motores da máquina. Tem um filtro como tirar essa interferência que gera a máquina quando faz o arco devido a que ela é de alta frequência?
Nesse caso precisaria de um filtro bem mais complexo (de alta ordem). Ferrites nos cabos e filtros de linha na alimentação.
ótimo vídeo, parabéns. Tenho uma dúvida em relação a ter uma carga anexada estar gerando/ou captando ruído e levando para a fonte, como alterar o circuito para filtrar que essas frequências de ruído e interferência consigam chegar na fonte?
Obrigado Thiago, em geral usam-se filtros tipo choque de RF, uma espécie de indutor em série com a linha do Vcc.
Professor ótima aula , só tenho uma dúvida esse filtro que o senhor mostrou nesse vídeo, são os filtros das entradas AC das placas eletrônicas? Tipo os filtros EMI E RFI ?
Sim, podem ser usados com essa finalidade.
Muito obg .
Olá, Eloi! Vc tem alguma video aula de como calcular aqueles filtros RC para corrente alternada? Estou com um problema com um sensor de nível acionando um relé em 220v e ele está "colando" o sensor. Ao fechar o contato, sai até faísca... Porém a bobina do relé 220v tem consumo de 19 mA e o sensor aguenta até 20 mA... Sabe se esse supressor vai resolver esse problema? Ou tenho de colocar um resistor para limitar a corrente?
Olá Roberto, veja se o vídeo mais recente do canal, sobre snubber, ajudaria nesse caso.
@@Electrolab-Eletronica Agora que achei no site da Eicos que é necessário um resistor em série de 4k7 10W. Vi no datasheet do relé que ele tem filtro de ruído embutido. Porém, achei estranho ser de 10W esse resistor... Não é exagero, mesmo a tensão sendo 220v e a corrente de apenas 19 mA?
19mA em 220V já dá 4,19W, um de 10W seria mais para ter folga.
@@Electrolab-Eletronica Valeu, Eloi!
Oi eletro , em primeiro obrigado pelas respostas .
Valeu George!
Eu venho muito pelas musicas de fundo ahhahaha! fora o otimo conteudo!
Rsrsrs, valeu Francesco!
Muito completo!!
Mais um inscrito 🙌
Essa voz é do cara que narra o dvd dos iluminatss ksksksksk valeu Abraço
Obrigado Jean! Seja bem vindo ao canal!
Parabéns
Obrigado Rita!
Muito bom valeu !
Obrigado Paulo!
Boa noite. Tudo bem? Eu gostaria de saber se eu ligar um filtro de linha que costuma ter dentro de micro-ondas, na entrada de alimentação de uma fonte chaveada irá diminuir o ruído de 60hz que a fonte passa para o amplificador de som.
Olá Jefferson! Não trará benefícios, os ruídos de 60 e 120Hz são devidos ao ripple da fonte. Precisa reduzir o ripple, talvez capacitores eletrolíticos de alto valor (dependendo da corrente de consumo) ligados na saída, poderiam melhorar esse problema.
Muito bom.
Obrigado!
Bem legal, gostaria de saber como calcular a potencia do resistor, qual o tamanho do resistor que devo usar?
A potência do resistor é função das tensões e correntes envolvidas.
@@Electrolab-Eletronica Esse filtro pode ser usado após uma potência de som, ou apenas antes?
Caso seja usado após a potência, a resistência do falante não interfere na frequência do filtro?
Pode ser usado depois. Veja que o vídeo fala em filtros em geral, não necessariamente crossovers para áudio. Mas a técnica é a mesma. Resistência e impedância são coisas distintas. Veja o vídeo sobre impedância no canal para maiores detalhes. Já a impedância do alto falante não interfere na resposta do filtro.
@@Electrolab-Eletronica Minha dúvida é em relação a após um amplificar de 400 W rms, deve jogar de 40 V a 60 V na saída, o capacitor de 100 V deve aguentar, mas e o resistor, qual deve ser a potência?
@@lucasflorentino5893 O filtro para alto falantes é diferente e os mais simples nem usam resistores, pois em geral que se usa, são resistores de fio de pelo menos 20W cada, muitas vezes vários em paralelo, quando a potência é alta! Usam-se indutores e capacitores dependendo se é passa baixa ou alta. Ao filtrar, só parte da potência circularia após o filtro, por isso não se usa os 400W do seu exemplo para cálculo direto, principalmente se houver mais falantes conectados.
bom dia, uma ótima aula, Parabéns, umas duvidas no filtro passa alta, porque a corrente fica defasada? pois, sendo um circuito RC deveria ficar adiantada certo? e porque na frequência de corte ou ressonante a corrente não fica adiantada em 90°? desde ja agradeço a atenção!
Obrigado Jessé! Defasado não significa atrasado e sim fora de fase, o capacitor adianta a corrente em 90° e isso é uma defasagem.
@@Electrolab-Eletronica ok, me enganei vou refazer a pergunta, porque no filtro RC passa alta a corrente fica atrasada? E porque na frequência de corte não dá um ângulo de 90° no atraso?.
Mas ela não atrasa no filtro RC, ela adianta, justamente por conta do capacitor! Isso ocorre com a corrente, no vídeo mostramos apenas a curva de tensão.
@@Electrolab-Eletronica ok verifiquei aqui no Proteus, e foi isso mesmo, agradeço sua atenção e ótimas aulas.
@Eletrolab o que voce me indica pra filtar uma oscilação de um crystal usado em sinal RGB? tipo se eu uso um crystal ativo as cores ficam tudo tremendo se eu uso um passivo fica mais ameno. se eu uso um passivo com 74HC04 como oscilador a imagem fica razoavel mas mesmo assim foge da frequencia ou as cores treme um pouco. esse passa alta serviria como uso no signal FIN? de um crystal ativo? tipo ja uso um trimmer e um cap de 15 pf no signal e gnd . mas nao resolve 100% - tipo poderia por em serie o passa alta e um resistor de corte no gnd? qual valores? crystal 14,318,180 mhz ou 3,579,545 mhz
Olá Bruce, o uso de cristais em osciladores críticos podem exigir uma série de cuidados, já que os cristais sofrem com uma série de fatores, tais como: Frequência vs. estabilidade da temperatura, Frequência versus estabilidade de carga , Frequência versus estabilidade da fonte, entre outros. Para saber o que fazer, precisaria ver o sinal num osciloscópio e avaliar o que ocorre. Recomendo verificar a qualidade da montagem do cristal, as conexões devem ser curtas, o cristal precisa estar ao lado do oscilador, muitas vezes precisa estar fechado com uma blindagem metálica. Veja por exemplo os circuitos de croma de TVs, onde há várias blindagens. Filtrar a oscilação pode não funcionar, pois ela pode não ser linear.
@@Electrolab-Eletronica realmente apos analizar varios equipamentos semelhantes a meu circuito cheguei a solução . apenas a blindagem do crystal resolve. instalei o crystal a 10 cm do circuito decoder a imagem ficou perfeita. notei isso em algums equipamentos similares que usam o cxa1645 sony. entao vou fazer o fix na pcb e testar a versao fixada . muito obrigado mestre! - realmente neste meu caso nao e falta de filtro e sim blindagem pois sigo todos padroes aceitaveis no cxa indicado no data sheet do fabricante.
@@brucejones868 Maravilha Bruce! Que bom que resolveu!
posso montar um circuito RLC com função passa baixa também? como ficaria a fórmula de frequência de corte?
A fórmula é a mesma sempre!
qual é o melhor filtro supressor de banda (notch filter) em 60 e em 120 Hz?
Comercialmente não conheço marcas desses filtros. Do ponto de vista de projeto, o melhor será sempre o de maior ordem com a melhor qualidade de componentes e construção, preferencialmente os filtros ativos, por isso depende sempre do projeto e da aplicação.
Esses exemplos se aplicam a frequencia de vibração captada por um piezoeletrico?
Esses filtros podem ser usados na saída de um piezoelétrico, com o objetivo de tratar o sinal.
O amigo elabora projetos eletrônicos? Tinha interesse em um.
Não faço projetos e serviços fora do canal, por indisponibilidade de tempo, mas agradeço a confiança.
No filtro ativo tem algum circuito integrado?
Sim, normalmente um amplificador operacional.
Excelente vídeo 👌
Parabéns pelo trabalho!
Mas me tira uma dúvida?
No caso de filtro p áudio, cm faz p saber qual a tensão ideal do resistor e capacitor p colocar no meu filtro?
Isso depende da potência do alto falante?
Se sim cm faz p calcular???
Obrigado Gustavo! Sim, depende da potência. A tensão máxima deverá ser algo como a raiz quadrada da potência vezes a impedância, V=SQR (P*Z), o capacitor deve ser superior (dependendo da posição dele no filtro). Já resistores não têm tensão de trabalho e sim potência de dissipação e o valor dessa potência depende da queda de tensão que terá sobre ele, em geral pequena (dependendo da posição dele). Temos num filtro um divisor de tensão dependente da frequência, por isso a tensão máxima não estará está sobre um componente somente e sim uma parte dela.
@@Electrolab-Eletronica excelente explicação!
Muito obg pela resposta, e ainda mais pela agilidade e disposição, por ser domingo me respondeu quase que instantâneo!
Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!!!
Na primeira explicação do filtro passa baixa qual é o valor do resistor e o capacitor pode ser poliéster cerâmico ou eletrolítico ?
O valor é de 1Kohm, o capacitor deve ser cerâmico ou poliéster.
Cara, me tirá uma dúvida. Eu tenho uma fonte coletek 2005z, aí ela está com defeito naqueles dois diodos no dicipador do secundário, queria saber se eu posso substituir o diodo FR 302 por um PR 3004? Ou se eu posso substituir por outro, se sim, qual?
Olá Samuel, não tenho essa informação de cabeça, mas para descobrir basta comparar os datasheets dos dois e atentar para as tensões reversas e correntes diretas máximas, que devem ser iguais ou superiores. O FR é fast Recovery e o PR também, então as chances de funcionar são grandes.
@@Electrolab-Eletronica nossa, muito obrigado!!😁
FR302:Maximum Current Peak Reverse Voltage=100V, Peak Forward Voltage at 3.0A DC=1.3V
PR3004:Maximum Current Peak Reverse Voltage=400V, Peak Forward Voltage at 3.0A DC=1.2V.
Eu acho que eu posso trocar o FR302 por este, mas tem essa diferença na "Peak Forward Voltage at 3.0A DC" de 0.1V.
Também precisa verificar a frequência de operação dos diodos.
Se eu te mandar a foto do datasheet dos dois, vc identifica para mim?
Professor Eloi, aquele 20log que multiplica 0,707 do cálculo como foi o raciocínio? Agradeço
Olá João, essa é a formula para converter o ganho de amplitude em dB. Veja o vídeo sobre Decibel aqui no canal para maiores detalhes.
Professor dentro compressor de audio, tem esses filtros tbm?
Sim, pode ter. O compressor é um filtro.
@@Electrolab-Eletronica dentro de compressor , vai ser só filtro ou tem outro componentes?
Sim, tem vários outros. Os circuitos eletrônicos dificilmente se limitam a um componente ou um módulo.
@@Electrolab-Eletronica entendi , mais componentes principal do compressor e um filtro?
Isso, o resto no circuito para ser mais exato.
Com esses dados posso fazer filtros para alto falantes!?
Sim, para os mais simples. Há filtros de ordem elevada onde os cálculos são diferentes.
@@Electrolab-Eletronica o senhor pode fazer um vídeo com esse tipo que o senhor citou? Obrigado!
Anotado Mendes!
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado mesmo!
O senhor é muito atencioso!
Mestre como sempre, uma aula de primeira. Desculpe a pergunta que irei fazer, mas os filtros passa baixa, passa alta, passa faixa e elimina faixa só fazem sentido em circuitos de corrente alternada (sinal alternado) , certo? Pois um capacitor em série em um circuito DC bloquearia qualquer tipo de sinal, certo?
Obrigado Alexandre! Em tese sim, mas na prática ele não eliminaria certos sinais interferentes e por isso os filtros também podem ser usados nos circuitos DC.
Professor não sei se vai me entender ou não mas. Meu monitor gamer após ligar ele fica com imagem nítida e com ótima coloração por somente alguns segundos. Já testei em outros monitores e PCs . Acredito que a energia da cidade está sendo distribuída com várias interferências. Acredito que uma frequência alta afeta o monitor. Isso explica ele ir ficando com imagens ruins e distorcidas depois dos 4 segundos. Queria saber se um filtro passa baixa ajudaria a mitigar esse problema. Me ajuda !! Faz sentido isso ?
Olá Rino, certamente você deve ter defeito no monitor. Esse tipo de problema raramente tem origem em interferências. Se o problema ocorre alguns segundos após ligar, em geral isso é causado por aquecimento de algum circuito com problemas, soldas frias, ou componentes com defeito. Recomendo levar para um técnico experiente para fazer um diagnóstico mais preciso.
@@Electrolab-Eletronica isso acontece no meu outro monitor também. Aconteceu no meu e de dois amigos meus. Muito estranho
@@Electrolab-Eletronica se acontece em 3 tipos de monitores diferentes, na mesma cidade. Mesmo que sendo raro a interferência, causar esse problema é possível afirmar que a interferência pode causar isso ? Se for o caso, um filtro passe baixa ajudaria? Quando tem concerto de música na cidade que moro, percebo que o som não é tão bom e nítido, já na cidade vizinha com equipamentos meio ruins o som é bem melhor. Isso ajudaria?
Os próprios monitores de boas marcas, ou equipamentos em geral, já têm filtros em suas fontes. Acho muito pouco provável a influência da rede, mas precisaria avaliar a qualidade da rede elétrica com um osciloscópio para constatar se há de fato esse problema. Você pode tentar colocar um filtro de linha de boa marca e qualidade entre a tomada e o seu monitor e avaliar se há alguma melhora. Se puder testar o monitor em outra localidade também seria uma forma de verificar se a falha se repete. Se constatado o problema na rede, cabe um laudo técnico e uma reclamação no Procon contra a distribuidora, pois ela deve zelar pela qualidade da energia fornecida.
A frequência de saída do filtro pode ser alterada mudando a frequência de entrada?
Positivo, o filtro vai responder da mesma forma (no seus pontos de corte), mas a saída sempre depende da entrada.
Parabéns pelo seu canal.
Estava vendo o video ,esse passa alta e pasaa baixa ,vc fez com resistor?
Pra sistema de audio tem que ser com indutor?
Obrigado! Precisa sempre de um elemento reativo. Esta é com capacitor, o resistor sempre entra também. Não importa a aplicação, o indutor ou capacitor podem ser usados em todos os casos.
Eletrônica analógica pura. Raiz até, eu diria. Vlw. Por hj já tá bom. rss
Valeu Evandro! Maratona no Electrolab! rsrsr
salve amigão seria possível identificar algum desses filtros em um radio FM ou AM ?
abraços e até mais .
Olá Diego! Sim, é possível. Se tiver o diagrama do rádio, veremos que são usados em várias situações.
Boa noite, mestre electrolab. eu estou com dificuldades para encontrar uma equação ou conjuntos de equações, para calcular a o ponto do inicio da frequência de corte em um tone de guitarra, ( peguei isto como um desafio para mim kk) , pois então analisei o diagrama elétrico da guitarra modelo stratocaster q possui 1 captadores de bobina simples, ( single coils) constatei que o volume quando no máximo (potenciômetro de 500kA).... juntamente com o potenciômetro do "tone" 250kB na posição de maior corte .... ou seja passa apenas "grave" no instrumento .... a configuração elétrica torna-se "o captador um indutor de 3,6H ( herrys) com resistência Ôhmica de 6k , em paralelo com o potenciômetro do volume ( uma vezes q ele esta no maximo. o pino 1 esta no terra e o 3 no sinal ) e por fim um capacitor poliéster de 47nF .... resumindo ... como que vou calcular o ponto de corte ... com estes dados . sendo q a configuração e indutor resistência e capacitância em paralelo ??? preciso ajuda mestre !!! osb.: caso queira ver o diagrama da guitarra seguem o link docs.google.com/gview?embedded=true&url=https%3A%2F%2Fwww.seymourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2F1S_1V_1T.pdf
Olá Rafael, o filtro nesse caso é um RC, o captador não entra no filtro, de fato ele é a fonte de sinal. Portanto o ajuste de tone na guitarra, nada mais é que um pequeno filtro capacitivo passa baixa. Como tem um potenciômetro, o valor de corte é variável, conforme a posição do mesmo. Tente calcular dessa forma, com a fórmula do filtro RC passa baixa, use os extremos do potenciômetro para determinar o (maior/menor) ponto de corte.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelo retorno mestre Electrolab. tenho mais uma duvida. neste caso tem diferença o Filtro RC ser em paralelo ou série ?? ,a formula "um sobre duas vezes pi vezes RC" ela e descrita como "série" .... então o circuito analisado sendo em paralelo tem diferença ou não ? tenho que usar a mesma formula
Na verdade o circuito RC é série, o capacitor em série com o potenciômetro, o conjunto é ligado em paralelo com a fonte de sinal para desviar as altas frequência para terra e assim atuar como passa baixa. A fórmula da frequência de corte é a mesma.
Me ajuda entender uma coisa. Tenho um alto falante que responde de 65hz ate 25khz a 4R. Um twiter que responde de 2.000 a 20.000khz em 6R. Um amplificador com saída de 4R. A pergunta é, estes filtros separam as resistências diferentes da twiter e do alto falante? qual a resistência o amplificador enxerga? Obrigado
Olá Hemerson, a impedância do alto falante é dinâmica , ele tem 4 ohms a 1KHz, em frequências muito altas ela é diferente e a influência do filtro no valor médio é desprezível, por isso um tweeter com filtro em paralelo ao falante principal, não altera de forma significativa a impedância final que o amplificador enxerga, permanecendo no valor médio de 4 ohms em 1KHz.
Vc é referência pra aprender a dar aula
Obrigado Driano!
Olá amigo . Onde compro filtro corta faixa uhf
Talvez em lojas especializadas em antenas.
Esses filtros servem para retirar ruídos?
Sim, quando devidamente calculados.
@@Electrolab-Eletronica Quais os valores que eu preciso para calcular?
São muitos os fatores para obter um filtro correto e não é trivial. Inicialmente a frequência de corte, depois o tipo de filtro (dentre as diversas topologias existentes) a ser usado e de que ordem, considerando qual a atenuação necessária para o sinal interferente. Com isso, e conhecendo a corrente de trabalho, seria possível projetar um filtro e determinar seus componentes.
Eloy me Desculpa a pergunta, A palavra ''Passa" quer dizer que a frequência é dispensada ou usada ?
Olá Daniel, é sempre a frequência usada, ou seja, aquela que o filtro deixa passar por ele.
Então o resistor do filtro elimina faixa não faz diferença, já que não altera a fórmula da frequência de corte?
De fato não faz na frequência de corte, mas é necessário para fazer o divisor de tensão para o sinal de entrada.
Oi Eloi! Estou começando e aprendendo muito com suas aulas. No final do vídeo, quando você faz um esqueminha com caneta e papel para visualizarmos no osciloscópio, o valor da frequência de corte deu 15,915 hz , mas você disse "15,915 Khz". Gostaria, se possível, que me explicasse porque esses 15.915 hz passou para quilohertz. Obrigado
Olá Alberto, na verdade é a mesma frequência muda o múltiplo, então os 15.951 Hz são exatos 15,915KHz. ( este último com vírgula e o primeiro com ponto de milhar)
@@Electrolab-Eletronica
Ah, sim..acho que fiz confusão com os pontos e virgulas rss..Obrigado mais uma vez Eloi!!! Sou iniciante e tenho aprendido muito com seu canal. Você consegue explicar algo complexo de forma simples...Parabéns pela didática, em nome de todos do canal!
Obrigado Alberto!