Comecei a programar quando criança, exatamente com a mesma motivação: após jogar tantos jrpgs de super nintendo, quis fazer meu próprio Final Fantasy. Naquela altura, não existia google - tirava-se dúvidas sobre programação criando tópicos em fóruns e pedindo ajuda. Posteriormente cresci e passei a trabalhar com programação em áreas mais tradicionais. Até hoje, só publiquei um único jogo, muito alternativo, para Android e iOS, e o código nem compila mais e o jogo já não existe nas lojas. Enfim, foi a jornada de muitos.
Eu terminei o ensino médio em 2008 e nessa época acho q já tinha o curso de jogos na Unisinos mas eu não botava fé q ia ganhar grana. Um amigo meu na época arriscou esse curso mas largou fora e virou empresário. Ciência da computação já meio q tava em queda, então o q tinha em mente era o tecnólogo em desenvolvimento de sistema ou redes de computadores. Então arrisquei redes na Ulbra de canoas simplesmente pq tinha "computador" no nome do curso, aí dentro do curso de redes eu tive disciplinas de programação e gostei de programar. Terminei o curso de redes, fiz pós em segurança no Senac em POA mas segui na área de desenvolvimento.
Valeu, meu velho!! É por isso que estou aqui! Agradeço pelas palavras! Bondade sua, eu ainda tenho mto a melhorar, mas eu tento fazer o melhor! Abração!
eu sou desenvolvedor de jogos, e te falar, é mt dificil kk, vc tem q aprender muuita coisa (se for solo) e mts dessas coisas ate fogem da area de tecnologia
Com certeza! O cara tem que aprender a fazer roteiro, construção de personagens, entender da psicologia por trás dos jogos, gamification... A lista é gigantesca! Abraço!
Eu gostei da programação nao atuou na área, no entanto já fiz meus códigos em java, javascript e pyhton. Importante conhecer conceito de classe, funcoes, if, for e while para aprender programação. Nesses dois anos de estudo o mais importante para poder enteder e colocar a mao na massa na pratica.
Cara, eu fiz exatamente o mesmo que você, saí do ensino médio em 2022, e por medo da matemática, passei numa federal pra cursar direito... Pqp só arrependimento. Agora to estudando matemática pra fazer o Enem de Novo pra ver se mudo de vida, Nesse interim comecei a estudar arte 3d como hobby e está se tornando uma paixão.
✌Me identifiquei bastante com a parte sobre a diferença entre jogar um game para relaxar e estar realmente envolvido na sua produção. Não sou programador, mas sou ilustrador digital 2D, e, sem dúvida, trabalhar com ilustração significa valorizar e compreender o processo criativo e o método de trabalho. Acredito que, nesse ponto, há muitas semelhanças com a programação. É muito fácil cair na ilusão de que gostar de games é o mesmo que gostar de criá-los. No entanto, penso que, se houver a oportunidade, vale muito a pena vivenciar essa experiência e descobrir o que realmente acontece nos bastidores.
Exatamente! Eu acabei fazendo o curso de Unity3d mais para ter uma ideia mesmo. E foi bom nesse sentido. Mas ainda bem que não fui para esse lado de produção, pq eu gosto mesmo é de jogá-los kkkk Abraço!
Pow cara que massa! No meu caso, eu consegui fazer meu ensino medio integrado com um curso tecnico de informática. Nesse curso eu pude fazer como TCC um jogo educativo que chegou até a ser publicado - porem removido das lojas por falta d atualização depois de uma mudanca de politica obrigatória. Nessa eu tive de pesquisar a fundo como funciona todo o processo, como que é o mercado e, pude perceber essa diferença entre gostar se jogar e realmente fazer jogo! Mercado de games aqui no Brasil é foda.... pra virar nao pode viver so disso. Ainda hoje eu brinco tambem na unity, por tambem ter feito curso dela na epoca do tcc... mas nada sério e nada com expectativa... pq é tenso kkkkk
Fala, Nilo?! É isso aí! Eu sou daqui do RS, e na época simplesmente não tinha empresa para trabalhar nessa área. Muita gente se atirou no curso pq gostava de JOGAR videogame e quebrou a cara depois. Abração!
Na verdade, o pessoal compra demais o Marketing de ser programador. Fazer jogos é um trabalho tão duro quanto qualquer outro e é bem difícil de colocar seu game no hype.
Acho que um dos motivos do meu outro vídeo ter viralizado, pode ser tb a ideia que se criou em cima da programação, de que é só fazer isso que vai ganhar mto dinheiro. Abraço!
Eu também passei por esse processo e hoje eu posso dizer que não me arrependo pois pelo menos eu tenho mais oportunidades e estou ganhando dinheiro exatamente por não ter escolhido o mercado de games. O mercado de games do Brasil é péssimo, quem sonha com essa área tem que ir pro exterior com certeza. E outra coisa é que eu concordo que produzir jogos é diferente de jogar porém quando nós vamos pro outro lado estamos na mesma vamos desenvolver aplicativos só tendo a experiência de utiliza-los então na nossa carreira muita coisa engolimos seco para trabalhar infelizmente. As vezes até gostando de desenvolvedor após virar uma obrigação e ficarmos anos fazendo vai virar algo tedioso.
Felizmente tenho um emprego bastante bom, mas o melhor de tudo é que continuo a ter o hobby da criação de jogos e adoro! Trabalho é trabalho, hobby é hobby
moral da historia, comecei a programar pra fazer jogos e estou fazendo jogos kkkkkkk, não entendi a dor de alguns, quem quer da um jeito, e não foi facil não, precisei trampar em 2 trampo ao mesmo tempo por 3 meses DE GRAÇAAAAAAA, pra ver se eu ia de fato me estabelecer na empresa, eai se fosse pra virar game dev fariam o mesmo? ainda acho que quem quer da um jeito
O problema ao meu ver é que você teve oportunidade e tempo pra trampar de graça... é meio difícil arriscar isso aí hoje em dia na minha visão... tem que ter ou família ajudando ou algo do tipo... se não é foda. O que acha?
Boa, meu velho! Pois então, vc mesmo está comprovando um dos pontos do vídeo: tem que amar o processo. Dessa forma, vc vai atrás e faz o que é necessário, sem se entregar para qualquer frustração. Abraço!
Verdade. Hoje em dia está bem mais fácil! Até tem como arriscar, mas tem que ser pelo amor ao negócio mesmo. Não adianta fazer pensando em retorno que vai se frustrar. Nessa época que eu era bem mais novo, nem Mugen tinha direito. Era bem mais complicado. Abraço!
First comente meu broder!! comprei um curso da Udemy academy com desenvolvimento web completo com 600 aulas, estou iniciando agora porém estou fazendo pouco e aumentando gradativamente o tempo de estudo vc tem dicas pra mim Rafinha ? to tentando manter essa rotina mas é pegado se puder faz um video sobre isso haha abraços da Lucena
Olá, Lucena, td tranquilo?! Eu imagino que o curso irá ajudar bastante, mas além disso, o que vc pode fazer é pegar exercícios de lógica e algoritmos para resolver, em alguma linguagem bem básica, tipo C. Dessa forma, vc vai aprender o que é mais importante para essa área, como foi o comentário do @eternaLproxy Depois disso, eu acho que o ideal é colocar a mão na massa e seguir um tutorial para fazer um CRUD bem básico. É bem provável que nesse curso que vc tenha comprado já tenha isso, mas caso não tenha, o RUclips está recheado de playlists nesse sentido. Basta procurar "Tutorial para CRUD em (aqui vc coloca a linguagem desejada)" Qualquer coisa estamos aí! Abraço!
Fala, meu velho?! Esse pensamento me atrasou e limitou demais. Ele tem dois grandes problemas, primeiro é subestimar sua própria capacidade, segundo é a ignorância sobre a realidade da área mesmo. Eu achava que nessa área eu teria que ficar fazendo cálculos, o que não poderia estar mais longe da realidade. O que eu te sugiro é observar como é TRABALHO na área que vc tem interesse em se capacitar. Tente acompanhar alguém no trabalho, se possível, para ver a prática. É aquilo que vai se tornar parte da sua vida, não o que passam na faculdade. A faculdade tu só vai fazer, talvez, se for obrigado... E para isso, tu acaba dando um jeito para se formar. Todo mundo dá! Mete marcha! Abraço!
Beleza, meu velho?! Cara, eu diria para tu pegar o mais curto e mais barato. O aprendizado depende de ti mesmo, o curso é mais para dar um pontapé inicial, um direcionamento, e abrir a possibilidade de conseguir estágio. Tu não vai realmente aprender em bacharelado ou tecnólogo. Existe também o curso de redes, que pelo que dizem, faltam profissionais. De repente dá uma avaliada nesse tb. Abraço!
Uma ideia, faz um discord e ensina programação pra galera, até pra aquelas que buscam se desenvolver melhor na área mas não tem um norte completo, e pra entrar nesse grupo cobraria um valor simbólico. obs: eu pagaria🙂
OIha, não é uma má ideia fazer isso para juntar o pessoal. Mas eu nunca criei nada do tipo, nem sei qual seria a melhor forma. Vou precisar pesquisar! Abração!
Fico lisonjeado pelo interesse, Livia! Mas não sei se sou a pessoa mais indicada para isso. Vou perguntar para meus colegas mais novos se eles acham que eu ensinei bem kkkk Aí eu posso pensar em tentar ensinar... O @jpdevjr deu a ideia de criar um grupo para quem está querendo aprender mais. De repente dá para evoluir essa ideia. Abraço!
Cara recentemente eu ouvi um artista dizendo o seguinte " Geralmente quem cria jogos são pessoas que saem da área da programação e decidem criar um game " o problema disso, segundo ele, é que um game envolve arte principalmente , ou seja,primeiro você cria a arte- seja ela visual, ou narrativa-e depois você cria a lógica. É um grande erro inverter essa ordem,portanto, antes de criar qualquer jogo, contrate um artista e depois você pensa no programador.😅
tecnicamente você ta certo, hoje eu trabalho como game dev, e mais assertivo ainda seria dizer que, dificilmente um jogo vai ser feito por uma unica pessoa, oque demanda muito dinheiro são a quantidade de pessoas que precisam compor uma equipe, e oque mais se gasta em fazer um jogo é litrealmente cada minimo aspecto que envolve arte, programar todo mundo aprende e normalmente são os programadores que estão menos presentes no desenvolvimento de um jogo, oque realmente falta para desenvolver um jogo são artistas e apoio financeiro do mercado, pois até que o jogo seja lançada, você e sua empresa estão fadados a dar seus pulos para financiar uma folha de pagamento, resumindo, jogos no brasil dificilmente dão certo por N questões, mas a principal é falta de dinheiro para contratar pessoas qualificadas e oportunidades que realmente gerem frutos
Com certeza! Um jogo, antes de mais nada, tem que ser engajante! Se não der vontade de jogar, seja pela arte, seja pela história, ou até pelo gameplay, não importa o quão competente seja a equipe, ninguém vai querer jogar! Abraço!
Comecei a programar quando criança, exatamente com a mesma motivação: após jogar tantos jrpgs de super nintendo, quis fazer meu próprio Final Fantasy. Naquela altura, não existia google - tirava-se dúvidas sobre programação criando tópicos em fóruns e pedindo ajuda. Posteriormente cresci e passei a trabalhar com programação em áreas mais tradicionais. Até hoje, só publiquei um único jogo, muito alternativo, para Android e iOS, e o código nem compila mais e o jogo já não existe nas lojas. Enfim, foi a jornada de muitos.
Eu terminei o ensino médio em 2008 e nessa época acho q já tinha o curso de jogos na Unisinos mas eu não botava fé q ia ganhar grana. Um amigo meu na época arriscou esse curso mas largou fora e virou empresário. Ciência da computação já meio q tava em queda, então o q tinha em mente era o tecnólogo em desenvolvimento de sistema ou redes de computadores. Então arrisquei redes na Ulbra de canoas simplesmente pq tinha "computador" no nome do curso, aí dentro do curso de redes eu tive disciplinas de programação e gostei de programar. Terminei o curso de redes, fiz pós em segurança no Senac em POA mas segui na área de desenvolvimento.
Por favor não pare de produzir conteúdos, me amarro na sua didática e vivências!!
Valeu, meu velho!!
É por isso que estou aqui! Agradeço pelas palavras!
Bondade sua, eu ainda tenho mto a melhorar, mas eu tento fazer o melhor!
Abração!
eu sou desenvolvedor de jogos, e te falar, é mt dificil kk, vc tem q aprender muuita coisa (se for solo) e mts dessas coisas ate fogem da area de tecnologia
Com certeza! O cara tem que aprender a fazer roteiro, construção de personagens, entender da psicologia por trás dos jogos, gamification... A lista é gigantesca!
Abraço!
Eu gostei da programação nao atuou na área, no entanto já fiz meus códigos em java, javascript e pyhton. Importante conhecer conceito de classe, funcoes, if, for e while para aprender programação. Nesses dois anos de estudo o mais importante para poder enteder e colocar a mao na massa na pratica.
Cara, eu fiz exatamente o mesmo que você, saí do ensino médio em 2022, e por medo da matemática, passei numa federal pra cursar direito... Pqp só arrependimento. Agora to estudando matemática pra fazer o Enem de Novo pra ver se mudo de vida, Nesse interim comecei a estudar arte 3d como hobby e está se tornando uma paixão.
Pensa pelo lado positivo, pelo menos vc largou e está indo atrás do que realmente te interessa!
Mete marcha que vai dar bom!
Abração!
Cara, só consegui reparar naquela linda coleção do Musashi lá atrás. Valeu pelo vídeo!
Bom olho kkkk
Eu tenho inclusive a coleção do manga tb, mas está guardada!
Abraço!
eu amo seus videos pqp mano
✌Me identifiquei bastante com a parte sobre a diferença entre jogar um game para relaxar e estar realmente envolvido na sua produção. Não sou programador, mas sou ilustrador digital 2D, e, sem dúvida, trabalhar com ilustração significa valorizar e compreender o processo criativo e o método de trabalho.
Acredito que, nesse ponto, há muitas semelhanças com a programação. É muito fácil cair na ilusão de que gostar de games é o mesmo que gostar de criá-los. No entanto, penso que, se houver a oportunidade, vale muito a pena vivenciar essa experiência e descobrir o que realmente acontece nos bastidores.
Exatamente!
Eu acabei fazendo o curso de Unity3d mais para ter uma ideia mesmo. E foi bom nesse sentido.
Mas ainda bem que não fui para esse lado de produção, pq eu gosto mesmo é de jogá-los kkkk
Abraço!
Pow cara que massa!
No meu caso, eu consegui fazer meu ensino medio integrado com um curso tecnico de informática. Nesse curso eu pude fazer como TCC um jogo educativo que chegou até a ser publicado - porem removido das lojas por falta d atualização depois de uma mudanca de politica obrigatória.
Nessa eu tive de pesquisar a fundo como funciona todo o processo, como que é o mercado e, pude perceber essa diferença entre gostar se jogar e realmente fazer jogo!
Mercado de games aqui no Brasil é foda.... pra virar nao pode viver so disso.
Ainda hoje eu brinco tambem na unity, por tambem ter feito curso dela na epoca do tcc... mas nada sério e nada com expectativa... pq é tenso kkkkk
Fala, Nilo?!
É isso aí! Eu sou daqui do RS, e na época simplesmente não tinha empresa para trabalhar nessa área.
Muita gente se atirou no curso pq gostava de JOGAR videogame e quebrou a cara depois.
Abração!
Na verdade, o pessoal compra demais o Marketing de ser programador.
Fazer jogos é um trabalho tão duro quanto qualquer outro e é bem difícil de colocar seu game no hype.
Acho que um dos motivos do meu outro vídeo ter viralizado, pode ser tb a ideia que se criou em cima da programação, de que é só fazer isso que vai ganhar mto dinheiro.
Abraço!
Teus videos são tops mano!
Eu também passei por esse processo e hoje eu posso dizer que não me arrependo pois pelo menos eu tenho mais oportunidades e estou ganhando dinheiro exatamente por não ter escolhido o mercado de games. O mercado de games do Brasil é péssimo, quem sonha com essa área tem que ir pro exterior com certeza. E outra coisa é que eu concordo que produzir jogos é diferente de jogar porém quando nós vamos pro outro lado estamos na mesma vamos desenvolver aplicativos só tendo a experiência de utiliza-los então na nossa carreira muita coisa engolimos seco para trabalhar infelizmente. As vezes até gostando de desenvolvedor após virar uma obrigação e ficarmos anos fazendo vai virar algo tedioso.
Tem muito brasileiro ganhando dinheiro com jogos, acho que você não conheceu as pessoas certas ainda. Boa sorte
Exatamente!
Abraço!
Felizmente tenho um emprego bastante bom, mas o melhor de tudo é que continuo a ter o hobby da criação de jogos e adoro! Trabalho é trabalho, hobby é hobby
Exatamente!
Abraço!
moral da historia, comecei a programar pra fazer jogos e estou fazendo jogos kkkkkkk, não entendi a dor de alguns, quem quer da um jeito, e não foi facil não, precisei trampar em 2 trampo ao mesmo tempo por 3 meses DE GRAÇAAAAAAA, pra ver se eu ia de fato me estabelecer na empresa, eai se fosse pra virar game dev fariam o mesmo? ainda acho que quem quer da um jeito
O problema ao meu ver é que você teve oportunidade e tempo pra trampar de graça... é meio difícil arriscar isso aí hoje em dia na minha visão... tem que ter ou família ajudando ou algo do tipo... se não é foda. O que acha?
@@niloiturra6313 exato
Pô cara 2 trampo ao mesmo tempo por 3 meses de graça ? sua realidade permitiu isso...
Boa, meu velho!
Pois então, vc mesmo está comprovando um dos pontos do vídeo: tem que amar o processo. Dessa forma, vc vai atrás e faz o que é necessário, sem se entregar para qualquer frustração.
Abraço!
vai ser bom se vc mostrar o processo de criacão do game
Eu não manjo o suficiente para demonstrar... Só o que vi no curso e já faz muito tempo :/
Abraço!
Estourou a bolha
Tyler Posey da programação
kkkkk
Mais um que eu posso fazer cosplay... A lista tá ficando grande!
Abraço!
Ótima reflexão
Ah cara hoje em dia tem IA pra te ajudar em tudo, fazer jogos nunca foi tão fácil quanto é agora.
Verdade. Hoje em dia está bem mais fácil! Até tem como arriscar, mas tem que ser pelo amor ao negócio mesmo. Não adianta fazer pensando em retorno que vai se frustrar.
Nessa época que eu era bem mais novo, nem Mugen tinha direito. Era bem mais complicado.
Abraço!
First comente meu broder!! comprei um curso da Udemy academy com desenvolvimento web completo com 600 aulas, estou iniciando agora porém estou fazendo pouco e aumentando gradativamente o tempo de estudo vc tem dicas pra mim Rafinha ? to tentando manter essa rotina mas é pegado se puder faz um video sobre isso haha abraços da Lucena
Foque em aprender lógica de programação e entenda como funcionam variáveis, laços de repetição, condicionais, funções, etc..
Dica válida também!
Abraço!
Olá, Lucena, td tranquilo?!
Eu imagino que o curso irá ajudar bastante, mas além disso, o que vc pode fazer é pegar exercícios de lógica e algoritmos para resolver, em alguma linguagem bem básica, tipo C. Dessa forma, vc vai aprender o que é mais importante para essa área, como foi o comentário do @eternaLproxy
Depois disso, eu acho que o ideal é colocar a mão na massa e seguir um tutorial para fazer um CRUD bem básico. É bem provável que nesse curso que vc tenha comprado já tenha isso, mas caso não tenha, o RUclips está recheado de playlists nesse sentido. Basta procurar "Tutorial para CRUD em (aqui vc coloca a linguagem desejada)"
Qualquer coisa estamos aí!
Abraço!
@@RafaelSRomano vc tem discord broder? Ou comunidade?
Eu tenho o mesmo pensamento sobre ser ruim em matemática e tenho receio em fazer faculdade que têm cálculos, como você lidou com isso?
Fala, meu velho?!
Esse pensamento me atrasou e limitou demais. Ele tem dois grandes problemas, primeiro é subestimar sua própria capacidade, segundo é a ignorância sobre a realidade da área mesmo. Eu achava que nessa área eu teria que ficar fazendo cálculos, o que não poderia estar mais longe da realidade.
O que eu te sugiro é observar como é TRABALHO na área que vc tem interesse em se capacitar. Tente acompanhar alguém no trabalho, se possível, para ver a prática. É aquilo que vai se tornar parte da sua vida, não o que passam na faculdade. A faculdade tu só vai fazer, talvez, se for obrigado... E para isso, tu acaba dando um jeito para se formar. Todo mundo dá!
Mete marcha!
Abraço!
@RafaelSRomano Muito obrigado pela resposta, Rafa! Grande abraço!
Mano, acabei de sair do ensino medio e queria fazer algo sobre TI , to em duvida entre ADS e SI
Beleza, meu velho?!
Cara, eu diria para tu pegar o mais curto e mais barato.
O aprendizado depende de ti mesmo, o curso é mais para dar um pontapé inicial, um direcionamento, e abrir a possibilidade de conseguir estágio. Tu não vai realmente aprender em bacharelado ou tecnólogo.
Existe também o curso de redes, que pelo que dizem, faltam profissionais. De repente dá uma avaliada nesse tb.
Abraço!
salve
Uma ideia, faz um discord e ensina programação pra galera, até pra aquelas que buscam se desenvolver melhor na área mas não tem um norte completo, e pra entrar nesse grupo cobraria um valor simbólico. obs: eu pagaria🙂
OIha, não é uma má ideia fazer isso para juntar o pessoal.
Mas eu nunca criei nada do tipo, nem sei qual seria a melhor forma.
Vou precisar pesquisar!
Abração!
@@RafaelSRomano Faz isso a gente se tornaria uma forte comunidade cada um com um valor simbolico....
@@RafaelSRomano a gente precisa de um ao outro...
Quanto vc cobraria pra ensinar programação? 😊
Se não conseguir contato com ele eu dou aula.
Fico lisonjeado pelo interesse, Livia! Mas não sei se sou a pessoa mais indicada para isso.
Vou perguntar para meus colegas mais novos se eles acham que eu ensinei bem kkkk
Aí eu posso pensar em tentar ensinar...
O @jpdevjr deu a ideia de criar um grupo para quem está querendo aprender mais. De repente dá para evoluir essa ideia.
Abraço!
@RafaelSRomano seria bacana vc criar uma playlist ensinando programação pra seus inscritos
Cara recentemente eu ouvi um artista dizendo o seguinte " Geralmente quem cria jogos são pessoas que saem da área da programação e decidem criar um game " o problema disso, segundo ele, é que um game envolve arte principalmente , ou seja,primeiro você cria a arte- seja ela visual, ou narrativa-e depois você cria a lógica. É um grande erro inverter essa ordem,portanto, antes de criar qualquer jogo, contrate um artista e depois você pensa no programador.😅
Isso é verdade, o grande desafio do programador que quer desenvolver seus próprios jogos é a parte artística.
tecnicamente você ta certo, hoje eu trabalho como game dev, e mais assertivo ainda seria dizer que, dificilmente um jogo vai ser feito por uma unica pessoa, oque demanda muito dinheiro são a quantidade de pessoas que precisam compor uma equipe, e oque mais se gasta em fazer um jogo é litrealmente cada minimo aspecto que envolve arte, programar todo mundo aprende e normalmente são os programadores que estão menos presentes no desenvolvimento de um jogo, oque realmente falta para desenvolver um jogo são artistas e apoio financeiro do mercado, pois até que o jogo seja lançada, você e sua empresa estão fadados a dar seus pulos para financiar uma folha de pagamento, resumindo, jogos no brasil dificilmente dão certo por N questões, mas a principal é falta de dinheiro para contratar pessoas qualificadas e oportunidades que realmente gerem frutos
Com certeza!
Um jogo, antes de mais nada, tem que ser engajante! Se não der vontade de jogar, seja pela arte, seja pela história, ou até pelo gameplay, não importa o quão competente seja a equipe, ninguém vai querer jogar!
Abraço!
eae