Gente, não dá pra comprar um Picasso, mas dá pra ter uma tela de um artista local, incentivem, financiem. Ele com certeza está precisando mais que o Picasso. =D
Acho que o atrativo em comprar uma obra de arte é poder ter em mãos "parte" do artista, ter uma manifestação do seu íntimo logo ali, na nossa sala. Mas acho que pintar é muito divertido e todos deveriam tentar ao menos uma vez! :)
a primeira coisa que passou na minha cabeça foi, eu comprei porque é bonito, porque me trás algo bom. É meio simplista mas gente... Se você gostar de uma tela e ter condições de tê-la por que não a ter? e se quiser ter a sua pintura a guache do lado na parede tenha tmb... Acredito que uma coisa ñ anula a outra, quanto mais melhor gente. Te adoro vivi. \o/
Entrei em contato com seus vídeos há um mês e meio atrás quando procurava algo bacana sobre Basquiat e Caravaggio e me deparei com os seus 50 fatos sobre. Adorei a sua maneira de mostrar a vida e as obras deles e levei para a classe, apesar da rapidez com que vc fala. Eles estranharam isso no início, mas tb curtiram. Agora estou afastada por conta de um acidente, quebrei a clavícula e tenho visto horas de vídeos seus. Parabéns por essa iniciativa maravilhosa. Virei sua seguidora e sua fa. Detalhe, dou aula em Santa Gertrudes - SP, os alunos quase não tem acesso a exposições e museus o que redobra a importância de mostrar bons materiais para eles. Gratidão!
Muito legal o tema! adorei! Acredito que quando a gente compra uma obra para colocar em nossa casa, permitimos contruir uma ponte entre o nosso olhar para o mundo, e o olhar do artista. Como se estabelecessemos um diálogo, um dinamismo que dificilmente alcançaríamos se usássemos uma tela feita por nós mesmos. ë claro que obras de própria autoria possui um valor inestimável. Mas quando trazemos o novo para nossa vida a gente se transforma. Minha mãe é pintora, meu avô foi pintor, cresci em meio a quadros feitos por outras pessoas, e isso foi uma experiência enriquecedora. Me ensinou a admirar o trabalho do outro, olhar com outras perspectivas. Beijo Vivi!
Lívia pois é Lívia. Eu já assisti a vários vídeos da vivi, mas em nenhum deles ela fala das telas, mas acredito que muito provavelmente já tenha falado, pq não pode ser que tenha aguçado só a minha curiosidade e a sua né. Rs
Nossa! Eu nunca tinha pensado sobre isso, talvez porque eu seja "a artista" hehehe De qualquer forma, acho que não tem uma resposta. Essa pergunta é muito ampla porque a gente cai em várias outras... por que compramos qq coisa se podemos nós mesmos fazer? Acho que comprar uma obra equivale a um pedacinho de alguém que você admira pertinho da gente... assim como compramos livros, músicas, etc.
Eu acho q o comentário do final me representa: se vc quer comprar, compre, se vc quer pintar, pinte. O importante é q a arte te emocione, te toque, te fale algo, independente de quem fez
Eu acho que comprar arte está muito atrelado ao nosso afeto em relação àquilo e o quão isso aflora seus sentimentos. É como quando vc compra uma roupa ou come a comida da sua mãe, por exemplo, vc pode fazer a sua, mas a sua não te desperta os mesmos sentimentos que a comida da sua mãe derpertaria. É diferente quando vc tem uma obra de picasso e essa de trás sentimentos a tona, e a sua obra que seria apenas como um registro seu, ja que aqueles sentimentos ja foram despertados.
Esse vídeo descreveu toda a minha crise existencial hahah, antes de conhecer esse canal eu tinha um certo sentimento de inacessibilidade em relação à arte, sempre gostei de desenhar e pintar, mas não valorizava as coisas que eu fazia por não compreender que arte não precisa ser necessariamente perfeita. Hoje em dia aprendi a me sentir confortável com a minha arte e aprendi a ler uma obra através do que eu sinto... isso não tem preço.
Meu sonho é ter minha casa toda decorada com meus quadrinhos, sei quais eram meus sentimentos naquele momento e é uma coisa que me traz felicidade. Amo seu canal ❤
eu acho que ter uma obra é satisfatório. a obra seria como uma biografia do artista, só que sem palavras, sendo até mais profundo e fazendo sentir com ele.
uma das coisas legais de se comprar uma obra de outra pessoa é que aquela obra traz em si muito da experiência de vida daquela pessoa, do desenvolvimento do trabalho, de seu aprendizado, e qualidades intrìnsecas que nao podemos perceber à primeira vista, mas só aos poucos. Mas como a professora disse, é legal também que as pessoas façam pinturas ou obras em casa, isso desenvolve a criatividade e dá uma sensação de prazer diferente de comprar uma obra de outro. Acho que uma opção não exclui a outra.
É interessante pensar nisso. Acho que arte tem que partir das suas construções pessoais e dos seus sentimentos, e se você consegue identificar tudo isso numa obra, é incrível ter a possibilidade de compra-la; mas se você acha que fazer sua própria arte é a maneira que você encontrou tudo isso que tem dentro si, que seja assim. E acho que isso deve ser levado além dos artistas renomados, as vezes comprar arte de pessoas que ainda estejam construindo sua carreira é legítimar aquela pessoa como produtora de arte, eu imagino que isso deve significar muito, é ser reconhecido como artista, acho que o valor monetário nem sempre é tão relevante quanto o sentimento de que a sua arte toca as outras pessoas.
Sempre acreditei que a diferença entre uma pessoa comum e um artista não está na produção de uma obra, com prática a gente aprende a bordar, fazer esculturas, pintar... O que faz do artista uma pessoa especial, o dom dele, está na imaginação mesmo. Criar é muito difícil. A gente não precisa ser muito esperto pra saber o que é bonito ou impactante, e frequentemente vem aquela sensação de "mas isso é óbvio, como ninguém pensou nisso antes?" ou "é exatamente assim que me sinto, é isso que gostaria de dizer", só que saber como expressar, como impactar, como transformar sentimento em arte e criar uma coisa nunca antes vista está na lista de coisas impossíveis para alguns mortais.
Dá para conhecer a pessoa através da arte dela. Produzir arte é importante em muitos aspectos, mas comprar arte também é importante. Eu escolho fazer os dois.
Acredito que tem enumeras repostas, assim como sempre falo que cada obra de arte que eu faço. Carrega a minha essência. Acredito que cada tela tem sua essência é o fato de vc fazer ou ter , faz que com você partícipe dessa história. Mesmo sem valor ser altentico e saber adiquirir por gosto, essência, valor. A arte envolve gosto, cobiça, amor, ódio, é algo plural. Com isso cabe a cada um saber administrar a sua vontade. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Vivi, por favor, faça vídeos sobre os movimentos artísticos e os 50 fatos. Não à toa são os vídeos mais populares. Por favor, garanto que muitos inscritos estão aqui por eles, senão todos
Acredito que o que nos move a comprar uma obra de arte é diferente do que nos motiva a criar. O primeiro é um sentimento de contemplação, necessidade de encher-se de algo que faz bem. O segundo uma vontade louca de pôr para fora algum sentimento, energia e/ou foco de forma que essa força acumulada de liberte. Às duas podem chegar a ser experiências transcendentais, uma fora-dentro e outra dentro-fora.
muito interessante essa discussão... principalmente para as pessoas que falam : "até eu faço esses rabiscos " os artistas realmente possuem não sei bem dizer se é magia... mas uma sensibilidade muito aflorada , e quem quiser comprar seja feliz (e rico kkkk) e quem quiser fazer faz ^^ , a arte é muito ampla :)
Um professor de História da Arte uma vez levantou um questionamento sobre a obra "Cabeça de Touro" do Picasso. Alguns alunos disseram que a obra não era arte, outros disseram que era. Ele pediu para que os alunos argumentassem. A resposta de alguns dos que disseram que aquilo não era arte foi "Por que até eu faria isso" e a resposta do professor foi "E quem disse que você não pode ser um artista?".
Isso me fez lembrar de um documentário sobre um cara que fazia falsificações que enganaram as galerias mais conceituadas do mundo. Se chama "BELTRACCHI - A ARTE DA FALSIFICAÇÃO". Eu gosto de arte e como fiz faculdade disso, sempre estive perto de artistas plásticos. Comprei muitas obras de artistas que estavam começando, não com intuito de revender no futuro, mas porque eram obras que me impactaram de alguma forma...e eu conseguia pagar. Quando trabalhei no MAM do Rio, participei do Clube do Colecionador. Eles conviadavam 5 artistas que produziriam obras de 10 tiragens (geralmente gravura, fotografia). Logo, só 10 pessoas podiam participar do grupo e cada uma sairia com 5 obras no final. Eu ficava de olho nos artistas e quando tinha um que me interessava, participava. Nesse caso, acabei comprando não só por gosto pessoal, mas como investimento. Anos depois vendi uma dessas obras e tive, de fato, lucro. Não participo mais desse clube, na verdade participei 1 vez porque não é algo barato, mas valeu a pena. Guardo as demais obras comigo e não pretendo vender, pois gosto muito delas. =)
Compra-se a arte que lhe faz bem ... Não tem haver apenas com vaidade e investimento financeiro, tem haver com viver melhor em seu espaço... Arte é alma, mas se mesmo assim quiser fazer a sua, faça e coloque no melhor espaço de sua casa .....
Como artista "underground" um dos meus maiores prazeres, é trocar ilustrações com meus amigos. A questão da COMPRA, pra mim, também se aplica nisso. É a parte de ter um pedaço da dedicação da vida de alguém. Seja ele um grande artista histórico, ou daquele "amigo que faz umas artes dahora"
Sou artista desde que nasci . Puxei meu pai. Eu pinto porque amo o que faco e nao me preocupo se vou vender ou nao. Tambem coleciono arte de outros artistas nao famosos ou "quase famosos", hahaha. Eu sou uma "art hoarder".Ja vendi muito e continuo vendendo. Nao pretendo parar tao cedo. Meus filhos acham que eu ja sou famosa, mas so quando eu morrer eles poderao ter essa certeza. Vivi, adoro seus videos! Me divirto e aprendo demais. E sempre bom lembrar daquilo que um dia aprendi pela boca de um ser humano como voce! (me desculpa, meu teclado aqui nos EUA nao fala Ingles)
Sobre as falsificações, indico o filme "Incógnito" de 1997, que embora tenha um enredo simples, fomenta algumas reflexões sobre o que deve ser valorizado no mundo da arte, a obra ou o autor, o que merece estar em um museu e como criar uma obra de arte e não apenas copiar algo já existente.
Eu n compro obras de arte pq n tenho dinheiro por enquanto nem onde guardar, mas quando eu tiver condições quero investir nisso. Mas eu faço as minhas, n me importo se as pessoas n considerem com no arte, faço porque gosto. E tbm faço pra dar de presente, fazer uma pintura ou algo do tipo e dar de presente é tipo dar um pedaço de você para outra pessoa que você gosta muito.
Dai fica a pergunta: e por que não fazer as duas coisas? Ambas as experiências de comprar e fazer arte são riquíssimas e diferentes entre si e cada uma mostra um aspecto da Arte, e a partir dessa linha de mão dupla podemos inclusive entender, reproduzir, incorporar, e até descobrir coisas sobre criadores e criações artísticas, sejam eles de nós mesmos ou do outro :) se for parar pra pensar na pergunta no conceito tão abrangente e controverso do que é arte, a gente pode até dizer que já fazemos e participamos do processo de criação de arte e não sabemos (ou não estávamos conscientes)
Sera que um contemporâneo de Rafael poderia fazer essa pergunta? Por que encomendar uma pintura de Rafael? Não poderia eu mesmo pintar? Essa pergunta está ligada a noção de falta de virtuosismo, de habilidade técnica, de dom de muitos artistas.
Eu amo desenhar e pintar, gosto dos meus trabalhos e as pessoas costumam dizer que são bons. Mas não conseguiria pendurar um trabalho meu na parede da minha casa, parece meio narcisismo de mais, igual pendurar uma foto gigante de si mesmo no quarto. Um desenho pra mim é uma expressão da minha alma e dos meus sentimentos naquele momento, como uma fotografia que registra momentos com luz.
Walter Benjamin fala sobre uma aura que cada obra de arte possui, dai não sentirmos o mesmo pela falsificação ou pela imagem reproduzida tecnicamente em larga escala, como por exemplo livros com fotos de obras conhecidas. Ver as fotos não causa o mesmo sentimento de ver a imagem original ao vivo. Isso se deve ao fato de que a aura da obra não pode ser reproduzida...
Eu não gosto de considerar a arte uma coisa tão distante, muitas vezes as pessoas fazem algum tipo de arte em casa sem nem ao menos se dar conta. Muitos artistas começaram a fazer arte sem pretensão de se tornaram grandes e famosos...
E eu que quando falo pras pessoas mais próximas que estou vendendo minhas pinturas, elas dizem que isso ninguém quer, que as pessoas querem mesmo é comida e eletrônicos e ainda dão palpites na minha arte dizendo que não entendem mas que são bonitas...já vi gente me dizer: "Suas pinturas são confusas, porque vc não pinta uma casinha num jardim ou flores, fica mais bonito." Aff..que raiva que dá disso. Pra mostrar algumas das minhas artes, deixo aqui o meu Insta: @daiartez Aceito críticas se forem construtivas kk
Primeira fora temer. Em segundo lugar eu acho que um não anula o outro... você pode fazer arte e comprar a arte que não é você quem faz. Eu acho que quem faz arte, seja o formato que for, faz porque tem que expressar algo. E já quando se compra uma obra de arte, quando não é apenas um objeto para representar status, pode ser porque o que o artista quis expressar fala diretamente. Eu pelo menos, compro arte porque ela me transmite alguma coisa, e faço porque tenho o desejo de transmitir.
Como alguém que ta pra começar a vender meus trabalhos, eu acho que comprar obras de arte (não de super famosos como um picasso) é uma forma de apoiar a arte, afinal tem gente dependendo disso pra viver
Se sabem que as obras são falsificadas então não são falsificações :p (Acho eu?) E mesmo assim, não é qualquer um que compra cópias perfeitas. Lembro-me de uma estratégia de marketing que houve aqui (edit: de um museu) onde andaram a colocar cópias de quadros antigos pelas fachadas da baixa e alguns foram roubados. Valem o risco a mesma, aparentemente.
Lua Martes, eu concordo com você. Entendo que o termo "falsificado" não é o mais adequado. Isso porque, se pensarmos bem, o ato de falsificar está relacionado à intenção de enganar. No caso, o artista que reproduz obras de outros grandes artistas, mas o faz de forma pública, visando pessoas que querem comprar esse tipo de "produto", simplesmente não falsifica, vende cópias. E acho que no mundo da arte isso é absolutamente normal.
Rs eu passei a pintar telas para enfeitar o meu quarto e agora estou vendendo telas, mas eu não copio a obra de ninguém sabe, também não sei se conseguiria imitar alguem, então acho que as vezes na brincadeira de fazer vc mesmo acaba se descobrindo outras habilidades, mas se eu tivesse dinheiro também compraria um Picasso! Por q não é mesmo? Rs
Acho que arte não pode ser feita. Creio que ela se faz por si. Sabe, é a parada da inspiração, de onde aquilo vem - sem o interesse de para onde aquilo vai. Arte é expressão, e não tradução (talvez, não sei, pode ser ou não). Não é como se eu dissesse "hm, vou pintar uma tela incrível que retrate o que estou sentindo neste momento": n interessa quantos cálculos ou quantas formas se use para tentar fazer isso, se não for real, profundo, será no mínimo tinta sobre papel/tela. E não que isso não seja arte, mas pode ser insignificante - no sentido literal da palavra. Sei lá, quando se paga pela arte compra-se o que ela carrega, e não o que ela aparenta ser, acho.
eu sempre penso em entrar no grupo, mas fico horrorizada em pensar que vai ter muita notificação e eu fico neura com muitas notificações e que não vou conseguir acompanhar 😢
Num acho q srja só a pintura ou representação em si. Pense nas escolhas do artista....o q pintar....como pintar...isso tambem é um diferencial Alguem lembra o nome do autor da pintura de cachorros jogando poker??? Gostaria de ver um video sobre antropomorfismo na arte....das medusas ao bob esponja
Vivi,senti algo parecido...fui com minha mãe num endocrinologista, e ele tinha um Volpi....nossa, senti uma emoção!!! Aquelas.bandeirinhas....muito top É caro um quadro do Volpi?
Vivi oq vc acha de nos vender seu bordado? Kkk Seria uma coisa incrível não acha ? Se aceitar minha humilde ideia quero dar meu primeiro lance kkkkk ! Bj
Analisei as obras do Ken Perenyi, elas são boas mas está longe de superar os grandes mestres como ele mesmo parece dizer rs !! Talvez ele consiga enganar leigos mas quem realmente conhece arte e as técnicas dos grandes mestres não enganará !!
Olá, Vivi! Acho o seu canal incrível! Sempre que posso eu assisto. Mas, por vezes, quando você fala em seus vídeos de arte (ou obra de arte) o discurso está relacionado sempre as artes visuais e/ou artes plásticas, até aí tudo bem. Mas já vi por aqui algo do tipo obra de arte (arte visual [pintura, escultura, por vezes performance]) e uma outra linguagem como o teatro, o cinema ou a literatura, numa espécie de enfrentamento estranho. O discurso parece ser: arte (artes visuais e artes plásticas) e uma outra linguagem que não é qualificada como arte. Seu canal não seria especializado em artes visuais e/ou artes plásticas, dentre outras atividades da chamada belas artes? Digo isto, pois a arte é composta por muitas expressões: sonaras, visuais, corporais, linguísticas. Artes ditas compostas, como as artes cênicas (teatro, ópera, dança [talvez os verdadeiros espaços para o que podemos chamar de arte total]), as híbridas, às transdisciplinares, dentre outras possibilidades que é até complicado mensurar; e que no hoje é muito difícil colocá-las naquelas numerações do Ricciotto Canudo ou a velha numeração de Hegel. No mais, parabéns pelo canal. De minha parte é somente este incômodo. Um forte abraço!
vivi, me diz o que você acha sobre esse post que fizeram no grupo :). facebook.com/photo.php?fbid=1282024871920573&set=gm.802684869892036&type=3&theater
Gente, não dá pra comprar um Picasso, mas dá pra ter uma tela de um artista local, incentivem, financiem. Ele com certeza está precisando mais que o Picasso. =D
Exatamente. concordo com o que você disse! Inclusive, tem um site que vende telas só de artistas brasileiros! www.comalma.com.br
felipe cachopa *Concerteza!* 👏
exatamente cara... isso ai!
Acho que o atrativo em comprar uma obra de arte é poder ter em mãos "parte" do artista, ter uma manifestação do seu íntimo logo ali, na nossa sala. Mas acho que pintar é muito divertido e todos deveriam tentar ao menos uma vez! :)
a primeira coisa que passou na minha cabeça foi, eu comprei porque é bonito, porque me trás algo bom. É meio simplista mas gente... Se você gostar de uma tela e ter condições de tê-la por que não a ter? e se quiser ter a sua pintura a guache do lado na parede tenha tmb... Acredito que uma coisa ñ anula a outra, quanto mais melhor gente. Te adoro vivi. \o/
Entrei em contato com seus vídeos há um mês e meio atrás quando procurava algo bacana sobre Basquiat e Caravaggio e me deparei com os seus 50 fatos sobre. Adorei a sua maneira de mostrar a vida e as obras deles e levei para a classe, apesar da rapidez com que vc fala. Eles estranharam isso no início, mas tb curtiram. Agora estou afastada por conta de um acidente, quebrei a clavícula e tenho visto horas de vídeos seus. Parabéns por essa iniciativa maravilhosa. Virei sua seguidora e sua fa. Detalhe, dou aula em Santa Gertrudes - SP, os alunos quase não tem acesso a exposições e museus o que redobra a importância de mostrar bons materiais para eles. Gratidão!
Muito legal o tema! adorei!
Acredito que quando a gente compra uma obra para colocar em nossa casa, permitimos contruir uma ponte entre o nosso olhar para o mundo, e o olhar do artista. Como se estabelecessemos um diálogo, um dinamismo que dificilmente alcançaríamos se usássemos uma tela feita por nós mesmos. ë claro que obras de própria autoria possui um valor inestimável.
Mas quando trazemos o novo para nossa vida a gente se transforma.
Minha mãe é pintora, meu avô foi pintor, cresci em meio a quadros feitos por outras pessoas, e isso foi uma experiência enriquecedora. Me ensinou a admirar o trabalho do outro, olhar com outras perspectivas.
Beijo Vivi!
Vivi linda, mostra seu bordado! ❤️
Vivi, vc já falou sobre essas telas atrás do seu sofá em algum vídeo? Tenho curiosidade...
Lívia pois é Lívia. Eu já assisti a vários vídeos da vivi, mas em nenhum deles ela fala das telas, mas acredito que muito provavelmente já tenha falado, pq não pode ser que tenha aguçado só a minha curiosidade e a sua né. Rs
Janaina Delmondes ela que pintou! 😬😬
Renata Villanova ah, que legal Renata! Obrigada por matar minha curiosidade querida. 😘😘
Nossa! Eu nunca tinha pensado sobre isso, talvez porque eu seja "a artista" hehehe
De qualquer forma, acho que não tem uma resposta. Essa pergunta é muito ampla porque a gente cai em várias outras... por que compramos qq coisa se podemos nós mesmos fazer?
Acho que comprar uma obra equivale a um pedacinho de alguém que você admira pertinho da gente... assim como compramos livros, músicas, etc.
Eu acho q o comentário do final me representa: se vc quer comprar, compre, se vc quer pintar, pinte. O importante é q a arte te emocione, te toque, te fale algo, independente de quem fez
Fiquei mega curiosa pra ver o bordado
Eu acho que comprar arte está muito atrelado ao nosso afeto em relação àquilo e o quão isso aflora seus sentimentos. É como quando vc compra uma roupa ou come a comida da sua mãe, por exemplo, vc pode fazer a sua, mas a sua não te desperta os mesmos sentimentos que a comida da sua mãe derpertaria. É diferente quando vc tem uma obra de picasso e essa de trás sentimentos a tona, e a sua obra que seria apenas como um registro seu, ja que aqueles sentimentos ja foram despertados.
Esse vídeo descreveu toda a minha crise existencial hahah, antes de conhecer esse canal eu tinha um certo sentimento de inacessibilidade em relação à arte, sempre gostei de desenhar e pintar, mas não valorizava as coisas que eu fazia por não compreender que arte não precisa ser necessariamente perfeita. Hoje em dia aprendi a me sentir confortável com a minha arte e aprendi a ler uma obra através do que eu sinto... isso não tem preço.
Meu sonho é ter minha casa toda decorada com meus quadrinhos, sei quais eram meus sentimentos naquele momento e é uma coisa que me traz felicidade. Amo seu canal ❤
eu acho que ter uma obra é satisfatório. a obra seria como uma biografia do artista, só que sem palavras, sendo até mais profundo e fazendo sentir com ele.
uma das coisas legais de se comprar uma obra de outra pessoa é que aquela obra traz em si muito da experiência de vida daquela pessoa, do desenvolvimento do trabalho, de seu aprendizado, e qualidades intrìnsecas que nao podemos perceber à primeira vista, mas só aos poucos. Mas como a professora disse, é legal também que as pessoas façam pinturas ou obras em casa, isso desenvolve a criatividade e dá uma sensação de prazer diferente de comprar uma obra de outro. Acho que uma opção não exclui a outra.
É interessante pensar nisso. Acho que arte tem que partir das suas construções pessoais e dos seus sentimentos, e se você consegue identificar tudo isso numa obra, é incrível ter a possibilidade de compra-la; mas se você acha que fazer sua própria arte é a maneira que você encontrou tudo isso que tem dentro si, que seja assim. E acho que isso deve ser levado além dos artistas renomados, as vezes comprar arte de pessoas que ainda estejam construindo sua carreira é legítimar aquela pessoa como produtora de arte, eu imagino que isso deve significar muito, é ser reconhecido como artista, acho que o valor monetário nem sempre é tão relevante quanto o sentimento de que a sua arte toca as outras pessoas.
Acho ótimo podermos escolher se queremos comprar uma obra de arte ou se queremos pintar, essa liberdade faz toda diferença!
vivi!! fala sobre leitura de obras por favor
Sempre acreditei que a diferença entre uma pessoa comum e um artista não está na produção de uma obra, com prática a gente aprende a bordar, fazer esculturas, pintar... O que faz do artista uma pessoa especial, o dom dele, está na imaginação mesmo. Criar é muito difícil. A gente não precisa ser muito esperto pra saber o que é bonito ou impactante, e frequentemente vem aquela sensação de "mas isso é óbvio, como ninguém pensou nisso antes?" ou "é exatamente assim que me sinto, é isso que gostaria de dizer", só que saber como expressar, como impactar, como transformar sentimento em arte e criar uma coisa nunca antes vista está na lista de coisas impossíveis para alguns mortais.
Faz mais vídeo sobre livros de arte1!!!!
Vivi, faz um vídeo explicando a diferença entro o Manet e o Monet.
Só preciso dizer que eu amei!!!
Dá para conhecer a pessoa através da arte dela. Produzir arte é importante em muitos aspectos, mas comprar arte também é importante. Eu escolho fazer os dois.
Acredito que tem enumeras repostas, assim como sempre falo que cada obra de arte que eu faço. Carrega a minha essência. Acredito que cada tela tem sua essência é o fato de vc fazer ou ter , faz que com você partícipe dessa história. Mesmo sem valor ser altentico e saber adiquirir por gosto, essência, valor. A arte envolve gosto, cobiça, amor, ódio, é algo plural. Com isso cabe a cada um saber administrar a sua vontade. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Vivi, por favor, faça vídeos sobre os movimentos artísticos e os 50 fatos. Não à toa são os vídeos mais populares. Por favor, garanto que muitos inscritos estão aqui por eles, senão todos
Acredito que o que nos move a comprar uma obra de arte é diferente do que nos motiva a criar. O primeiro é um sentimento de contemplação, necessidade de encher-se de algo que faz bem. O segundo uma vontade louca de pôr para fora algum sentimento, energia e/ou foco de forma que essa força acumulada de liberte. Às duas podem chegar a ser experiências transcendentais, uma fora-dentro e outra dentro-fora.
muito interessante essa discussão... principalmente para as pessoas que falam : "até eu faço esses rabiscos " os artistas realmente possuem não sei bem dizer se é magia... mas uma sensibilidade muito aflorada , e quem quiser comprar seja feliz (e rico kkkk) e quem quiser fazer faz ^^ , a arte é muito ampla :)
Um professor de História da Arte uma vez levantou um questionamento sobre a obra "Cabeça de Touro" do Picasso. Alguns alunos disseram que a obra não era arte, outros disseram que era. Ele pediu para que os alunos argumentassem. A resposta de alguns dos que disseram que aquilo não era arte foi "Por que até eu faria isso" e a resposta do professor foi "E quem disse que você não pode ser um artista?".
Adorei!!! Muito bom!!!
Isso me fez lembrar de um documentário sobre um cara que fazia falsificações que enganaram as galerias mais conceituadas do mundo. Se chama "BELTRACCHI - A ARTE DA FALSIFICAÇÃO".
Eu gosto de arte e como fiz faculdade disso, sempre estive perto de artistas plásticos. Comprei muitas obras de artistas que estavam começando, não com intuito de revender no futuro, mas porque eram obras que me impactaram de alguma forma...e eu conseguia pagar.
Quando trabalhei no MAM do Rio, participei do Clube do Colecionador. Eles conviadavam 5 artistas que produziriam obras de 10 tiragens (geralmente gravura, fotografia). Logo, só 10 pessoas podiam participar do grupo e cada uma sairia com 5 obras no final. Eu ficava de olho nos artistas e quando tinha um que me interessava, participava.
Nesse caso, acabei comprando não só por gosto pessoal, mas como investimento. Anos depois vendi uma dessas obras e tive, de fato, lucro. Não participo mais desse clube, na verdade participei 1 vez porque não é algo barato, mas valeu a pena. Guardo as demais obras comigo e não pretendo vender, pois gosto muito delas. =)
Amei o video!!
Compra-se a arte que lhe faz bem ... Não tem haver apenas com vaidade e investimento financeiro, tem haver com viver melhor em seu espaço... Arte é alma, mas se mesmo assim quiser fazer a sua, faça e coloque no melhor espaço de sua casa .....
Como artista "underground" um dos meus maiores prazeres, é trocar ilustrações com meus amigos.
A questão da COMPRA, pra mim, também se aplica nisso.
É a parte de ter um pedaço da dedicação da vida de alguém.
Seja ele um grande artista histórico, ou daquele "amigo que faz umas artes dahora"
Legal seu canal
Sou artista desde que nasci . Puxei meu pai. Eu pinto porque amo o que faco e nao me preocupo se vou vender ou nao. Tambem coleciono arte de outros artistas nao famosos ou "quase famosos", hahaha. Eu sou uma "art hoarder".Ja vendi muito e continuo vendendo. Nao pretendo parar tao cedo. Meus filhos acham que eu ja sou famosa, mas so quando eu morrer eles poderao ter essa certeza. Vivi, adoro seus videos! Me divirto e aprendo demais. E sempre bom lembrar daquilo que um dia aprendi pela boca de um ser humano como voce! (me desculpa, meu teclado aqui nos EUA nao fala Ingles)
ah adorei muito o vídeo
Quero comprar seu bordado!
4:22 ... e se você não tem grana, você se contenta em visitá-las em algum museu como a maioria de nós fazemos.
Eu nem sabia que seu bordado tava á venda.... Eu compraria seu bordado pq é mais barato que uma obra do Picasso hahahah
mil beijos Vivi ♡♡
Sobre as falsificações, indico o filme "Incógnito" de 1997, que embora tenha um enredo simples, fomenta algumas reflexões sobre o que deve ser valorizado no mundo da arte, a obra ou o autor, o que merece estar em um museu e como criar uma obra de arte e não apenas copiar algo já existente.
Eu n compro obras de arte pq n tenho dinheiro por enquanto nem onde guardar, mas quando eu tiver condições quero investir nisso. Mas eu faço as minhas, n me importo se as pessoas n considerem com no arte, faço porque gosto. E tbm faço pra dar de presente, fazer uma pintura ou algo do tipo e dar de presente é tipo dar um pedaço de você para outra pessoa que você gosta muito.
Dai fica a pergunta: e por que não fazer as duas coisas? Ambas as experiências de comprar e fazer arte são riquíssimas e diferentes entre si e cada uma mostra um aspecto da Arte, e a partir dessa linha de mão dupla podemos inclusive entender, reproduzir, incorporar, e até descobrir coisas sobre criadores e criações artísticas, sejam eles de nós mesmos ou do outro :) se for parar pra pensar na pergunta no conceito tão abrangente e controverso do que é arte, a gente pode até dizer que já fazemos e participamos do processo de criação de arte e não sabemos (ou não estávamos conscientes)
eu pinto pq acho prazeroso mas super compraria se eu tivesse dinheiro kkk
Sera que um contemporâneo de Rafael poderia fazer essa pergunta? Por que encomendar uma pintura de Rafael? Não poderia eu mesmo pintar? Essa pergunta está ligada a noção de falta de virtuosismo, de habilidade técnica, de dom de muitos artistas.
Eu tenho vontade de fazer a minha própria arte
Oi, Vivi. Você considera que pinturas digitais podem ser obras de artes?
Eu amo desenhar e pintar, gosto dos meus trabalhos e as pessoas costumam dizer que são bons. Mas não conseguiria pendurar um trabalho meu na parede da minha casa, parece meio narcisismo de mais, igual pendurar uma foto gigante de si mesmo no quarto.
Um desenho pra mim é uma expressão da minha alma e dos meus sentimentos naquele momento, como uma fotografia que registra momentos com luz.
Se puder fazer FAÇA...mas se puder comprar , melhor ainda COMPRE
qual grupo Vivi ???????
gente, alguém aqui sabe se tem vídeo ds vivi falando sobre guernica?
Walter Benjamin fala sobre uma aura que cada obra de arte possui, dai não sentirmos o mesmo pela falsificação ou pela imagem reproduzida tecnicamente em larga escala, como por exemplo livros com fotos de obras conhecidas. Ver as fotos não causa o mesmo sentimento de ver a imagem original ao vivo. Isso se deve ao fato de que a aura da obra não pode ser reproduzida...
Eu não gosto de considerar a arte uma coisa tão distante, muitas vezes as pessoas fazem algum tipo de arte em casa sem nem ao menos se dar conta. Muitos artistas começaram a fazer arte sem pretensão de se tornaram grandes e famosos...
Cara já faz um tempo que tenho pensado eu fazer alguns quadros para meu quarto mas sinto que não tenho a "habilitação" para fazer arte
5º tópico: vc é uma obra de arte e está combinando cabelo + figurino + cabelo + quadros
E eu sou sua fã, e te amo, tchau!
falando em bordado... cê conseguiu terminar aquele que cê mostrou em um dos vídeos aqui no canal?
Verdade, né?!
Ia comentar algo daora, mas não consigo formular. Meu cérebro ta meio derretido ._.
E eu que quando falo pras pessoas mais próximas que estou vendendo minhas pinturas, elas dizem que isso ninguém quer, que as pessoas querem mesmo é comida e eletrônicos e ainda dão palpites na minha arte dizendo que não entendem mas que são bonitas...já vi gente me dizer: "Suas pinturas são confusas, porque vc não pinta uma casinha num jardim ou flores, fica mais bonito."
Aff..que raiva que dá disso.
Pra mostrar algumas das minhas artes, deixo aqui o meu Insta: @daiartez
Aceito críticas se forem construtivas kk
Primeira fora temer.
Em segundo lugar eu acho que um não anula o outro... você pode fazer arte e comprar a arte que não é você quem faz.
Eu acho que quem faz arte, seja o formato que for, faz porque tem que expressar algo. E já quando se compra uma obra de arte, quando não é apenas um objeto para representar status, pode ser porque o que o artista quis expressar fala diretamente. Eu pelo menos, compro arte porque ela me transmite alguma coisa, e faço porque tenho o desejo de transmitir.
Como alguém que ta pra começar a vender meus trabalhos, eu acho que comprar obras de arte (não de super famosos como um picasso) é uma forma de apoiar a arte, afinal tem gente dependendo disso pra viver
Gente que grupo é esse? É grupo do Facebook?
Se sabem que as obras são falsificadas então não são falsificações :p (Acho eu?)
E mesmo assim, não é qualquer um que compra cópias perfeitas. Lembro-me de uma estratégia de marketing que houve aqui (edit: de um museu) onde andaram a colocar cópias de quadros antigos pelas fachadas da baixa e alguns foram roubados. Valem o risco a mesma, aparentemente.
Lua Martes, eu concordo com você. Entendo que o termo "falsificado" não é o mais adequado. Isso porque, se pensarmos bem, o ato de falsificar está relacionado à intenção de enganar. No caso, o artista que reproduz obras de outros grandes artistas, mas o faz de forma pública, visando pessoas que querem comprar esse tipo de "produto", simplesmente não falsifica, vende cópias. E acho que no mundo da arte isso é absolutamente normal.
Comprar porque materiais artísticos são caros e a arte que não é minha pode tanto minha quanto do autor.
Rs eu passei a pintar telas para enfeitar o meu quarto e agora estou vendendo telas, mas eu não copio a obra de ninguém sabe, também não sei se conseguiria imitar alguem, então acho que as vezes na brincadeira de fazer vc mesmo acaba se descobrindo outras habilidades, mas se eu tivesse dinheiro também compraria um Picasso! Por q não é mesmo? Rs
Quanto ta custando teu bordado, Vivi? Se for aparecer aqui em Pernambuco traga ele pra mim que eu compro, xero
Acho que arte não pode ser feita. Creio que ela se faz por si. Sabe, é a parada da inspiração, de onde aquilo vem - sem o interesse de para onde aquilo vai. Arte é expressão, e não tradução (talvez, não sei, pode ser ou não). Não é como se eu dissesse "hm, vou pintar uma tela incrível que retrate o que estou sentindo neste momento": n interessa quantos cálculos ou quantas formas se use para tentar fazer isso, se não for real, profundo, será no mínimo tinta sobre papel/tela. E não que isso não seja arte, mas pode ser insignificante - no sentido literal da palavra. Sei lá, quando se paga pela arte compra-se o que ela carrega, e não o que ela aparenta ser, acho.
eu sempre penso em entrar no grupo, mas fico horrorizada em pensar que vai ter muita notificação e eu fico neura com muitas notificações e que não vou conseguir acompanhar 😢
+Guilherme Gaião do Facebook que ela tanto fala
Num acho q srja só a pintura ou representação em si.
Pense nas escolhas do artista....o q pintar....como pintar...isso tambem é um diferencial
Alguem lembra o nome do autor da pintura de cachorros jogando poker???
Gostaria de ver um video sobre antropomorfismo na arte....das medusas ao bob esponja
179 milhoes.... eh o "quanto custa o outfit" elevado a vigesima potencia
Estimulem a arte de terceiros e a sua também! Comprem e produzam
Da uma olhada no canal de arte
2:16 KKKKKK
Vivi, boa noite. Assim que possível, favor corrigir o título do vídeo: "Por que (e não porque) comprar ate ou invés de fazer arte?".
Vivi,senti algo parecido...fui com minha mãe num endocrinologista, e ele tinha um Volpi....nossa, senti uma emoção!!! Aquelas.bandeirinhas....muito top
É caro um quadro do Volpi?
Vivi oq vc acha de nos vender seu bordado? Kkk
Seria uma coisa incrível não acha ?
Se aceitar minha humilde ideia quero dar meu primeiro lance kkkkk !
Bj
Analisei as obras do Ken Perenyi, elas são boas mas está longe de superar os grandes mestres como ele mesmo parece dizer rs !! Talvez ele consiga enganar leigos mas quem realmente conhece arte e as técnicas dos grandes mestres não enganará !!
Olá, Vivi!
Acho o seu canal incrível! Sempre que posso eu assisto.
Mas, por vezes, quando você fala em seus vídeos de arte (ou obra de arte) o discurso está relacionado sempre as artes visuais e/ou artes plásticas, até aí tudo bem. Mas já vi por aqui algo do tipo obra de arte (arte visual [pintura, escultura, por vezes performance]) e uma outra linguagem como o teatro, o cinema ou a literatura, numa espécie de enfrentamento estranho. O discurso parece ser: arte (artes visuais e artes plásticas) e uma outra linguagem que não é qualificada como arte. Seu canal não seria especializado em artes visuais e/ou artes plásticas, dentre outras atividades da chamada belas artes?
Digo isto, pois a arte é composta por muitas expressões: sonaras, visuais, corporais, linguísticas. Artes ditas compostas, como as artes cênicas (teatro, ópera, dança [talvez os verdadeiros espaços para o que podemos chamar de arte total]), as híbridas, às transdisciplinares, dentre outras possibilidades que é até complicado mensurar; e que no hoje é muito difícil colocá-las naquelas numerações do Ricciotto Canudo ou a velha numeração de Hegel.
No mais, parabéns pelo canal. De minha parte é somente este incômodo.
Um forte abraço!
vivi, me diz o que você acha sobre esse post que fizeram no grupo :).
facebook.com/photo.php?fbid=1282024871920573&set=gm.802684869892036&type=3&theater
qual o nome do grupo? quero fazer parte dele!! haha
tem o link na descrição do vídeo kkk