Me formei em eletrotécnica e depois engenharia civil (embora apaixonado pelo mundo da elétrica/eletrônica.) posso te afirmar com propriedade que tive poucos professores com sua didática, quando falo poucos, talvez um ou dois, são poucos mesmo. Parabéns pelo seu trabalho! Muito sucesso, paz e muita saúde pra continuar compartilhando seu conhecimento conosco. Deus abençoe!!!
Parabéns pela clareza em suas explanações, em minha opinião Electrolab é o Canal com o maior embasamento em eletrônica dentro do youtube. Gosto como os assuntos são abordados, tudo muito bem dosado e com riqueza de detalhes.
Parabéns pela sua facilidade e didática em explicar os temas. Mostra domínio e ao mesmo tempo sutileza.... Temos que ter mais professores assim no Brasil.
Parabéns pelo vídeo. Gostei muito do seu canal. Você explica muito bem e ao mesmo tempo é direto. Muitas vezes as pessoas tem noção dos cálculos e componentes mas não conhece as aplicações.
As tecnologias vem revolucionando o mundo, principalmente o computador e a internet, que aliadas as pessoas de boa fé transformam a sociedade em que vivemos para melhor. A educação convencional está ficando para trás, uma pena que escolas e universidades não mudam sua forma de ensino. PARABÉNS ao amigo que repassa seu conhecimento com ótima qualidade.
ESTE VIDEO É ÓTIMO, VOCÊ CONHECE MUITO POIS NARRA TUDO SEM LER ESTE VIDEO É UMA AULA DE GRANDE VALOR NO RUclips É POSSIVEL, O ALUNO É QUEM DAR A NOTA AO PROFESSOR DOU UM 10 PRA VOCÊ
Muito obrigado de coração por compartilhar seu conhecimento de anos de experiência desta forma no youtube. Seus vídeos são muito úteis para um entendimento fácil de uma infinidade de termos e conceitos de eletrônica.
Muito bom, apraz-me dar os parabéns pela forma de explicar, e como português estou muito grato aos senhores do conhecimento brasileiros que humildemente transmitem a sua sabedoria, coisa que não acontece neste país.Obrigado
Amigo.... Se você quer saber como funciona os diferentes tipos de díodos era só perguntar, não venha choramingar junto dos brasileiros de que os portugueses são todos tótós......
Mais um video de alta qualidade! Uma dúvida: o que seria uma alta frequência para se substituir um diodo convencional por um Schottky? 20kHz? Obrigado.
Eu sugiro um vídeo sobre o diodo de corrente constante, current-limiting diode (CLD) or current-regulating diode (CRD). Uma aplicação útil é coloca-lo em série com um diodo zener para fornecer uma tensão de referência constante sem o problema de ultrapassar o limite de potência do diodo zener.
Parabéns Professor, excelente explicação. Sou leigo no assunto e cheguei ao seu canal porque preciso fazer a ligação de dois captadores em um instrumento musical, um captador de piezo (pre-amplificado) com um captador magnético(passivo) na mesma saída de som. Se ligar juntos diretamente, um pode danificar o outro, mesmo ambos tendo a corrente baixíssima. A opção é colocar um diodo na saída de cada um dele no sentido direto e direcionar ambos para a mesma saída(jack mono). Mas qual diodo devo usar? Silício (1n4001 - acho que este não funcionaria), Germanio (1n34, 1n60, 1n270), Schottky ou Varicap? Não sei qual é o correto, pois não se trata de corrente com 1v pelo menos, e sim em saída de som com sinal muito fraco. Dese já agradeço!
Obrigado Edson! Não estou familiarizado com essa ligação paralela de captadores (um ativo e outro passivo). E acho estranha a ideia de colocar os diodos em série, já que os diodos retificariam a saída, prejudicando totalmente a qualidade do som, já que não temos CC ali e sim um sinal de frequência variada! Além disso, as tensões de saída precisariam ser maiores, pois um diodo de germânio por exemplo já introduziria uma queda de 0,2 a 0,3V, e se a tensão não for pelo menor 0,5V, ele "mataria" totalmente o sinal.
boa noite prezado professor, eu vi em um cirquito de inversor de tensão , usando um transformador de uma fonte de computador, trafo esse de alta frequencia, porem na descrição indica o uso de diodos ULTRAFER, não consegui identificar que tipo de diodo é esse, na pesquisa aparecem diodos SCHOTTKY, não vi relacionamento entre os nomes, gostaria se possível o estimado professor me esclarecer, oque significa diodos ULTRAFER, pois o Schottiky a suas explicações são bem claras.Novamente meus parabens pelos vossos ensinamentos, grande abraço.plinio.
Olá Plínio! Nunca ouvi falar nessa denominação! Por curiosidade pesquisei e não há nada a respeito de tais diodos! Deve haver algum engano. Além disso, não há nada muito diferente de diodos rápidos e Schottky em inversores e fontes chaveadas.
Estimado professor, bom dia, peço-lhe desculpas pela nomenclatura usada em minha indagação sobre o nome do diodo ultrafer, um engano auditivo levou-me a errar na pronuncia.Voltei a fonte informativa e fiz a correção, trata-se de um diodo ULTRA-FEST, OU ULTRA RÁPIDO, ou seja trata-se do diodo SCHOTTKY, pelas explicações dadas pelo professor. a fonte que extrai tais informações trata-se do canal SUCATINHA. . Agradeeço vossa atenção. um grande abraço., atenciosamente plinio.
Parabéns pelo vídeo. Tenho visto em alguns circuitos de pontes retificadoras a inserção de capacitores de 100nf em paralelo com os diodos, com a justificativa da eliminação do ruido de "comutação". Seria mesmo essa a finalidade?
Olá Sergio, são para isso mesmo. Existe um tempo de comutação nos diodos que gera ruído na transição. Outra opção seria usar os diodos rápidos, que têm um tempo de comutação muito menor e por consequência ruído mais baixo. Geralmente usam-se esses capacitores em fontes para áudio ou transmissores de RF. Obrigado!
Obrigado Júlio! Sim, é sempre recomendável. Multiplique a corrente do circuito pela queda de tensão no resistor para encontrar a potência e escolha um valor acima.
Eletrolab. sempre top.. legal essa aula.parabens! porem a pergunta é! posso substituir um mofet com diodo comun. por um mosfet tipo de maior valor.. com zener entre sorce e dreno .. ?
Obrigado Gilberto! Esse diodo não é um zener, normalmente é um Schottky, por isso o símbolo diferente. O diodo não faz diferença, o que deve atentar na equivalência são as tensões e corrente máximas de dreno e source.
olá. Primeiramente é a respeito sobre diodos. Então minha duvida é a seguinte, o diodo comum quando polarizado diretamente ele funciona como um interruptor acionado, que vai fazer com que a corrente elétrica passe. E quando polarizado inversamente a corrente elétrica não passa. Seria isso mesmo né? Mas minha primeira duvida é a seguinte, em que casos eu vou polarizar um diodo inversamente, se quando polarizo inversamente ele vai bloquear a corrente. Quero dizer, então só é mostrado como o diodo reage em uma polarização inversa somente a titulo de informação? Ou a polarização inversa tem algum tipo de aplicação? Minha outra duvida é a respeito do diodo túnel, pelo o que eu entendi quando polarizado direta e inversamente ele não vai impedir a passagem da corrente em nem um dos sentidos. Mais então a única ‘’Vantagem’’ dele seria que não importa como polarizamo-lo, pois vai funcionar igual? E eu também não consegui entender o funcionamento do diodo túnel, resistência potencial negativa? Quando aumentamos a correte ela diminui? São teorias complicadas para mim. Ele também diz que só funciona como diodo túnel, se polarizamos ele diretamente, e se aplicarmos tensões relativamente baixas. Mais porque só se aplicarmos uma tensão baixa? E o que seria essa baixa tensão? Na escala de mili-volts? O que ocorre se aplicarmos uma relativa alta tensão nele? O que é tunelamento? Teoricamente o diodo tem o principio de funcionamento por tunelamento. Tem respostas na internet mais não consegui entender muito bem, vi uma alegoria a respeito de um trenó e o cume. Que ta nesse link ai pt.wikipedia.org/wiki/Tunelamento_qu%C3%A2ntico#Explica.C3.A7.C3.A3o_do_fen.C3.B4meno E também se tu pudesse me mostrar uma aplicação o mais simples possível do diodo túnel. Por exemplo, como ele reagiria se fosse colocado pra gerir o acionamento de uma lâmpada? E também como medir esses diodos. Desde já agradeço e obrigado. Se puder fazer um vídeo explicando isso.
Olá Matheus, vamos lá: 1) Correto, o diodo seria como um interruptor (dentro dos seus limites) conforme a polarização. 2) A polarização reversa no diodo comum serve para impedir a passagem de corrente, as aplicaçãoes são diversas, principalmente em sinais que alternar a polaridade como o A/C. 3) O diodo túnel, não tem mais um uso grande como antigamente, a região túnel, de resistência negativa, ou seja, diminui a corrente quando aumenta a tensão, se inicía em torno dos 50mV e vai até uns 300mV, dependendo do modelo, acima disso ele saí da região túnel e não tem fuinção específica. Ele não tem função na região reversa. 4) Tunelamento tem relação com o estado quântico da matéria, são alterações que ocorrem nas partículas, que mudam de nível em certas condições, esse assunto está mais para física que para eletrônica, rsrsr!. Par exemplos, fica a sugestão para um video no futuro. Obrigado!
Bom dia Professor! Bom domingo! Revendo aqui sua matéria sobre diodos, estou com um de código 1 R3, achei estranho, muito parecido com o 1N4148, porém ligeiramente menor e um pouquinho mais robusto, quase imperceptível. Esse 1R3, na placa externamente energizada, não dava medição alguma, porém, fora da placa apresentava medição normal, 0,580V. A minha dúvida é saber se posso substituí-lo pelo 1N4148. Não encontrei nada sobre esse 1R3 no data-sheet, o que me deixou enrolado. Abraços e obrigado!
Olá Geraldo, não identifiquei pelo 1 R3. Para ter certeza, precisaria analisar o circuito, ele pode ser um zener, um diodo Schottky, ou outro diferente de um simples retificador como o 1N4148. Se não está aberto ou em curto, seria melhor não trocar antes de verificar o restante.
Professor, Boa noite! Gostaria de saber as medidas ótimas para um varistor: P. ex.: Um S14 K 300. Estando bom, não conduziria e sua resistência seria acima de 1M. Está correto? Obrigado!
Olá Geraldo, esse varistor entraria em curto com tensões acima de 300V, porém dentro da faixa de operação deve ter uma resistência muito alta, certamente 1M estaria dentro da normalidade e deve estar em boas condições.
Olá, obrigado por enriquecer nosso conhecimento. Porém existe uma dúvida e ficaria grato se pudesse me esclarecer. Em uma fonte comum com seu transformador e ponte retificadora , podemos usar o diodo Schottky ao invés do comum? Obrigado , forte abraço
Olá Alex, pode sim, há alguns Schottky usados como retificadores. Obrigado!!
4 года назад
Muito bom !! Eloy, o diodo duplo schottky com três terminais, qual a diferença de um com dois terminais? o processo de retificação é diferente? Eu não acho nenhum conteúdo sobre esse diodo duplo, só de como testar.
Boa noite professor, O senhor sempre me ajuda não sei dessa vez o senhor vai puder mim ajudar. Tenho um diodo zener em curto que retirei de uma fonte atx chaveada dessas simples chinesas ( o senhor pode pensar não vale a pena consertar) eu sei é só para aprendizado. Voltado não consegui esquema elétrico, o curto foi tão grande que partiu o zenner não dar pra ver a referência, esse zenner fica no primário da fonte ligado ao gate do mosfet que também torrou ( no caso do mosfet consigui ver a referência ) Minha dúvida: Da para saber a tensão zener quando ele está em curto e não conseguimos ver sua referência? Acho que é uma dúvida de muita gente Ficamos no aguardo.
Olá Jomart. Com o zener em curto e sem referência, não é possível determinar o seu valor. Tente encontrar esquemas de fontes similares, pois elas são muito parecidas, tentando localizar um esquema que tenha o zener no gate do MOSFET e assim ver qual o valor típico dele.
boa noite mestre!!! , me conta uma coisa .... no pior cenário, se eu não encontro o componente correto ( DIODE SCHOTTKY RB160L-40TE25).... eu posso usar um diodo comum das mesma características elétricas por aproximação???? tipo no caso deste modelo, ele é um schottky de 40V por 1A), ou seja minha duvida é se tenho q colocar um zener de 40V por 1A ..... ou qualquer diodo de retificador de 40V por 1A .... sei q o correto seria o componente certo ... porem como eu n]ao ele para comprar .... eu posso fazer essa mini improvisação ??????
Olá Rafael, primeiro para tentar uma substituição ele precisa ser Schottky também, zeners não servem e retificadores, a maioria não deve funcionar. Portanto, veja dentre os Schottkys, os que operam com 40V ou acima e 1A ou mais.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado mestre, eu andei pesquisando é vou colocar o 1n5819. ( smd o cogido e SS14) 40V por 1A do tipo schottky... muito obrigado pelo retorno !!!
Muito util Electrolab me surpreendendo cada dia mais... Mas estou com uma duvida aqui pode me ajudar? Estou montando um amplificador de som que consome em media até 5A e funciona com até 32v, e eu tenho um transformador de 24v ou seja depois de retificado vai dar os 32v o que seria perfeito pra mim, mas até agora nao conssegui saber como fazer um regulador para isso, Pensei em usar um regulador da familia LM78XX mas nao achei nenhum que regulasse 32v e tambem não suportariam essa corrente, pensei em usar diodo zener mas pelo video parece que ele nao é adequado para circuitos potentes certo? Mas se após o transformador eu colocar uma ponte retificadora mais o capacitor de filtro sem nenhum regulador acho que vou ter algum problema ou zumbido no amplificador correto? Têm alguma forma simples e barata para poder estabilizar algo em torno de 30 ou 32v? Agradeço desde já
Olá Gustavo! Tem algumas maneiras de regular essa fonte. Não recomendo o uso sem regulador, já que o amplificador é uma carga variável e isso terá influência direta na saída da fonte. Você pode usar um regulador linear como o LM317, junto com um ou dois transistores de potência, para suportar a corrente, ou ainda usar um regulador chaveado do tipo step down. Tem até alguns módulos prontos que regulam 30V x 5 A. Por ser um amplificador de áudio, a solução linear teria menor possibilidade de introduzir ruídos no áudio. Aqui no canal ter um vídeo de um conversor chaveado DC DC, mas é para correntes menores.
Obrigado por responder, e que bom eu nao sabia que o LM317 poderia ser usado em com dois transistores de potencia, isso parece ser muito bom, mas neste caso sabe de algum esquema para que eu possa seguir usando o LM317? O LM317 é tem a saida de tensao variavel entao teria que usar um trimpot para deixar a saida dele fixa em 30v e a corrente do circuito vai passar pelos transistores de potencia e eles que vão aguentar a corrente de todo circuito certo? Mas como seria o esquema desse circuito poderia desenhar um esboço para mim por favor? Ou para nao tomar seu tempo e ficar te perturbando pode me indicar um link que contenha um circuito parecido que eu posso seguir para poder montar? Muito obrigado pelas dicas.
Muito obrigado vou seguir e montar esse circuito passo a passo, mas a ultima duvida esse circuito usa um transformador 16 0 16v e o meu medi agora mesmo é 25 0 25v nesse caso preciso abaixar essa tensão para ela entrar no LM317 ou ele já suportaria 34 ou 35v de entrada sem problemas?
Olá meu nobre! Estou com um diodo queimado na placa logica da impressora HP, no Diodo tem a ref. S6 - 9A, já procurei em todo lugar por essa ref. não encontra, o amigo sabe dizer se tem algum substituto ou onde posso encontrar, sempre grato.
Olá Jim. Se for um diodo SMD, pode ser um diodo Schotty, compatível com o BAS40L, que seria o S6. Com isso você encontra o datasheet e vê os parâmetros para comprar um similar. Mas é bom confirmar.
O Zener funciona diferente do diodo comum, portanto ele conduz e ajusta uma certa tensão quando polarizado inversamente. Havendo fugas ele pode apresentar um comportamento similar ao diodo comum.
Professor, Boa noite! Estou com uma bobina, cor verde, que mais parece um resistor. Está numa placa da lavadora Brastemp e não estou conseguindo efetuar suas medições. Suas cores são amarelo, marrom e preto e dourado para a tolerância. Gostaria do seu parecer! Obrigado!
Olá Geraldo, As cores não seriam amarelo, violeta e preto? Pois marrom nessa posição, não seria um valor comercial. Se for violeta, trata-se de um pequeno indutor de 47uH. Medindo na escala de resistência ele parecerá em curto. Para medir corretamente, só fora da placa com um indutímetro ou um LC meter. Boa sorte!
Olá Emanoel, o pouco conhecido diodo Gunn, que na verdade não é um diodo pois só tem semicondutor do tipo N, é usado como oscilador para frequências na faixa de microondas. Não conheço nenhum teste simples para esse diodo, por exemplo usando um multímetro, que só daria para detectar se ele está aberto ou em curto. Para um teste completo, seria necessário fazer um teste em operação, ou ainda construir uma giga de teste só para esse componente.
eu quero saber o porque nas tvs samsung na placa da fonte no secundario existe 3 diodos retificadores ligados em paralelo mesmo se um destes diodos entrar em curto tirando aquele que esta em curto eu sei que a tv volta a funcionar mas é necessario colocar o diodo que esta faltando ?
Não conheço esse circuito, mas se estão em paralelo efetivamente, devem ser idênticos e deve ser reposto o que queimou, pois sem ele a capacidade de corrente diminui e os outros devem queimar também.
Olá Lucilene, Esses são pouco conhecidos, também chamados de "Glass Passivated Diodes", trata-se apenas de uma técnica de construção da junção do diodo comum, que permite uma menor corrente de fuga e maior confiabilidade nos circuitos. Ideal para aplicações críticas. Não são um tipo novo de diodos e sim um recurso de construção que apresenta algumas características diferenciadas. Há poucos no mercado.
Entendi... é que existem alguns diodos que ao medi-los com o multimetro na escala de diodo, não observamos a queda de tensão de aproximadamente 0,6v como se costuma encontrar... Pelo contrário, ele apresentam alta impedância ao medi-los.
É verdade, há alguns diodos, especialmente os HV, que apresentam medidas estranhas em alguns multímetros digitais, muito provavelmente por conta da tensão usada no multímetro estar insuficiente para a medida.
Não pode, não são equivalentes, há muitas diferenças, embora o 1N4148 seja considerado um diodo relativamente rápido e possa até funcionar em alguns circuitos.
Olá Augusto, esse meu LED é Bicolor com certeza, verde e vermelho, com 3 terminais, tenho vários desse modelo há anos. São modelos antigos com 3 terminais.
Electrolab não cara, com 3 terminais é tricolor, vc pode acender as duas juntas fazendo uma terceira cor, o bicolor do só tem dois terminais, ele muda as cores invertendo a polaridade...
Desculpe Augusto, mas os meus eu garanto o que são, são leds da década de 80, bicolores, esses não acendem alaranjados como os tricolores. Conheço os bicolores de 2 terminais. Os meus quando simultâneamente energizados mostram uma luz pálida, sem cor definida e apesar de mostrar algo diferente de vermelho e verde, nunca foi considerada uma terceira cor! Por isso eram denominados e vendidos como bicolores!
São componentes antigos Augusto, de uma época que não havia os bicolores de dois terminais!! Peças de outros tempos que mantenho como relíquias, rsrsrsrr!
OLA PROFESSOR .QUE TIPO DE DIODO SERIA ESTE DIODO Díodo 1n5060 Axial 5060 QUE SÂO AQUELES DIODOS REDONDOS TIPO BOLINHA .NÂO ENCONTREI NADA A RESPEITO DELE .
É um diodo que conduz numa tensão reversa muito alta e específica, evitando a sua queima e útil em algumas aplicações nas quais essas tensão reversas altas são cumuns. Mas pode ser usado como retificador comum também.
Normalmente essa medida não é simples, pois a frequência é muito elevada. Mas com um bom osciloscópio seria possível verificar o sinal do clock do bus (barramento), tanto da GPU como da CPU.
Na verdade José, o ideal se a fonte for maior que a tensão de trabalho do motor, é colocar um regulador de tensão, um resistor não é muito eficiente nesses casos (esquenta).
amigo tenho uma placa com quatro diodos STPS41L30CG aparentemente ligados em dois em série e dois em paralelo poderia me enviar o seu contato para ver se consegue me tirar a duvida qual a ação dessa minha placa ela é usada em uma auxiliar de chupeta de bateria 86 9 9929 4368.
@@Electrolab-Eletronica como faria para lhe enviar a imagem da placa. Vi aqui são 4 diodo shottky acredito que seja para aumentar o fluxo da corrente. Poderia me explicar como seria o uso e como eu poderia fazer com mais quantidades.
@@Electrolab-Eletronica poderia fazer vídeo explicativo de como usar esse tipo de componente. Saida 12v 2600miliamperes perto das garras jacaré tem essa placa no positivo. Se puder explicar agradeço.
Olá Luis, só a imagem da placa náo seria possível uma análise, já que não conheço esse produto. Precisaria do diagrama esquemático, para melhor avaliar. Diodos Schottky são diodos de alta velocidade, usados em retificação de alta frequências ou em circuitos com sinais rápidos. Modificar ou alterar esses diodos certamente não alteraria a capacidade desse equipamento auxiliar de partida.
@@Electrolab-Eletronica amigo obrigado pelas respostas e brevidade. A placas são do tipo BMS e pelo que consta 4 dessas belezas produz 20A. Na China tem vários modelos dessas belezas, a diferença da minha é que os diodos são separados da placa principal.
Rapaz eu tenho uma dúvida: o díodo schottky teria esse nome em homenagem a aquele cara que criou o vale do silício um dos desenvolvedores do transitor? Acabei de ver, nada a ver, esse cara do nome do díodo é um alemão Valter schottky. Quem foi basicamente o criador do vale do silico foi William Shockley alias, o insuportável William Shockley kkkkkkkkkkkkk,dizem que ninguem suportava esse cara era o mesmo que suco de borracha.
O nome é homenagem a um físico que atuou no desenvolvimento de válvulas pentodo, microfones e outros dispositivo. Mas era alemão e creio que não tenha relação com o Vale do Silício.
Me formei em eletrotécnica e depois engenharia civil (embora apaixonado pelo mundo da elétrica/eletrônica.) posso te afirmar com propriedade que tive poucos professores com sua didática, quando falo poucos, talvez um ou dois, são poucos mesmo. Parabéns pelo seu trabalho! Muito sucesso, paz e muita saúde pra continuar compartilhando seu conhecimento conosco. Deus abençoe!!!
Muito obrigado Weslley! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Excelente. Explicação com clareza. Nem no meu tempo de faculdade eu vi uma explicação tão rica em detalhes e embasamento técnico.
Obrigado amigo!
ainda não tinha visto alguém falar de todos diodos em um único vídeo obrigado que você tenha em dobro o que nos da de graça
Valeu Caverna! Obrigado pelo incentivo!
Parabéns pela clareza em suas explanações, em minha opinião Electrolab é o Canal com o maior embasamento em eletrônica dentro do youtube. Gosto como os assuntos são abordados, tudo muito bem dosado e com riqueza de detalhes.
Muito Obrigado Antônio, pelo incentivo!
Com certeza Antonio! Faço de suas palavras as minhas!
Valeu
Parabéns pela sua facilidade e didática em explicar os temas. Mostra domínio e ao mesmo tempo sutileza.... Temos que ter mais professores assim no Brasil.
Muito Obrigado Alexandre pelo incentivo!
Além de compreender bem o assunto tem uma excelente didática. Aulas claras e objetivas. Parabéns!
Obrigado Milton!
Parabéns pelo vídeo. Gostei muito do seu canal. Você explica muito bem e ao mesmo tempo é direto. Muitas vezes as pessoas tem noção dos cálculos e componentes mas não conhece as aplicações.
Obrigado TH! Em breve novos vídeos no canal!
Conteúdo riquíssimo, apresentado de forma simples e eficaz. Parabéns e sucesso sempre.
Obrigado Adão!
As tecnologias vem revolucionando o mundo, principalmente o computador e a internet, que aliadas as pessoas de boa fé transformam a sociedade em que vivemos para melhor. A educação convencional está ficando para trás, uma pena que escolas e universidades não mudam sua forma de ensino.
PARABÉNS ao amigo que repassa seu conhecimento com ótima qualidade.
Muito obrigado Edivandro!
A suas aulas sempre muito bem explicadas parabens
Obrigado Sena!
Excelente aula. Qualidade e clareza.
Obrigado Alexandre!
ESTE VIDEO É ÓTIMO, VOCÊ CONHECE MUITO
POIS NARRA TUDO SEM LER
ESTE VIDEO É UMA AULA DE GRANDE VALOR
NO RUclips É POSSIVEL, O ALUNO É QUEM DAR A NOTA AO
PROFESSOR
DOU UM 10 PRA VOCÊ
Muito obrigado Ivanildo!!
Muito obrigado de coração por compartilhar seu conhecimento de anos de experiência desta forma no youtube. Seus vídeos são muito úteis para um entendimento fácil de uma infinidade de termos e conceitos de eletrônica.
Obrigado Vitor! Fico feliz que tenha gostado dos videos!
Meu canal favorito de eletrônica!
Obrigado David!
este é o canal q o cara da like antes de começar. excelente trabalho. parabéns!!! 👍👍👍
Rsrsrsr! Obrigado JMC!
Muito bom, apraz-me dar os parabéns pela forma de explicar, e como português estou muito grato aos senhores do conhecimento brasileiros que humildemente transmitem a sua sabedoria, coisa que não acontece neste país.Obrigado
Muito Obrigado Sampaio!! Bem vindo ao canal!
Amigo.... Se você quer saber como funciona os diferentes tipos de díodos era só perguntar, não venha choramingar junto dos brasileiros de que os portugueses são todos tótós......
Mais um video de alta qualidade!
Uma dúvida: o que seria uma alta frequência para se substituir um diodo convencional por um Schottky? 20kHz?
Obrigado.
Obrigado Danilo, em geral entre 200KHz e 2MHz, podendo atingir valores maiores. Mas essa é uma das vantages desse diodo, entre outras.
Eu sugiro um vídeo sobre o diodo de corrente constante, current-limiting diode (CLD) or current-regulating diode (CRD). Uma aplicação útil é coloca-lo em série com um diodo zener para fornecer uma tensão de referência constante sem o problema de ultrapassar o limite de potência do diodo zener.
Sugestão anotada Ricardo!
Explicação fantástica !! Parabéns pela sua didática amigo !!! Ganhou mais um inscrito !!
Obrigado Sovas!! Bem vindo ao canal!
Muito boa sua aula! Parabéns.
Obrigado Matheus!
Poxa cara parabems pelo vídeo muito obrigado por compartilha conhecimento que Deus te abençoe
Muito obrigado Jack!
ótimo trabalho em todos os seus videos, Parabéns.
Obrigado Gomes!
MUITO BOM APRENDIZADO! EU NAO CONHECIA VARICAP NEM DIDO TUNEL; OBRIGADO!!
Valeu Edner!
Parabéns Professor, excelente explicação. Sou leigo no assunto e cheguei ao seu canal porque preciso fazer a ligação de dois captadores em um instrumento musical, um captador de piezo (pre-amplificado) com um captador magnético(passivo) na mesma saída de som. Se ligar juntos diretamente, um pode danificar o outro, mesmo ambos tendo a corrente baixíssima. A opção é colocar um diodo na saída de cada um dele no sentido direto e direcionar ambos para a mesma saída(jack mono). Mas qual diodo devo usar? Silício (1n4001 - acho que este não funcionaria), Germanio (1n34, 1n60, 1n270), Schottky ou Varicap? Não sei qual é o correto, pois não se trata de corrente com 1v pelo menos, e sim em saída de som com sinal muito fraco. Dese já agradeço!
Obrigado Edson! Não estou familiarizado com essa ligação paralela de captadores (um ativo e outro passivo). E acho estranha a ideia de colocar os diodos em série, já que os diodos retificariam a saída, prejudicando totalmente a qualidade do som, já que não temos CC ali e sim um sinal de frequência variada! Além disso, as tensões de saída precisariam ser maiores, pois um diodo de germânio por exemplo já introduziria uma queda de 0,2 a 0,3V, e se a tensão não for pelo menor 0,5V, ele "mataria" totalmente o sinal.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela resposta.
Parabens pela otima aula otima explicação
Obrigado José Carlos!
excelente o video, obrigado pela aula !
Obrigado Caio!
boa noite prezado professor, eu vi em um cirquito de inversor de tensão , usando um transformador de uma fonte de computador, trafo esse de alta frequencia, porem na descrição indica o uso de diodos ULTRAFER, não consegui identificar que tipo de diodo é esse, na pesquisa aparecem diodos SCHOTTKY, não vi relacionamento entre os nomes, gostaria se possível o estimado professor me esclarecer, oque significa diodos ULTRAFER, pois o Schottiky a suas explicações são bem claras.Novamente meus parabens pelos vossos ensinamentos, grande abraço.plinio.
Olá Plínio! Nunca ouvi falar nessa denominação! Por curiosidade pesquisei e não há nada a respeito de tais diodos! Deve haver algum engano. Além disso, não há nada muito diferente de diodos rápidos e Schottky em inversores e fontes chaveadas.
@@Electrolab-Eletronica bom dia, muito obrigado professor pela atenção, ótima semana grande abraço.
Estimado professor, bom dia, peço-lhe desculpas pela nomenclatura usada em minha indagação sobre o nome do diodo ultrafer, um engano auditivo levou-me a errar na pronuncia.Voltei a fonte informativa e fiz a correção, trata-se de um diodo ULTRA-FEST, OU ULTRA RÁPIDO, ou seja trata-se do diodo SCHOTTKY, pelas explicações dadas pelo professor. a fonte que extrai tais informações trata-se do canal SUCATINHA. . Agradeeço vossa atenção. um grande abraço., atenciosamente plinio.
Perfeito Plinio! Está explicado então! Abcs!
Parabéns pelo vídeo. Tenho visto em alguns circuitos de pontes retificadoras a inserção de capacitores de 100nf em paralelo com os diodos, com a justificativa da eliminação do ruido de "comutação". Seria mesmo essa a finalidade?
Olá Sergio, são para isso mesmo. Existe um tempo de comutação nos diodos que gera ruído na transição. Outra opção seria usar os diodos rápidos, que têm um tempo de comutação muito menor e por consequência ruído mais baixo. Geralmente usam-se esses capacitores em fontes para áudio ou transmissores de RF. Obrigado!
Parabéns professor que bela aula
Obrigado Rovilsom!
muito boa explicação era tudo que eu precisava saber !
+natalino da silva Que bom que o video foi de bom proveito Natalino! Em breve novos videos no canal! Obrigado.
Meu garoto, vc está sempre de parabéns pelas excelentes explanações.
Teresina-pi/ 28.05.18
Obrigado Raimundo!!
Ótima aula, precisa calcular a potência do resistor limitador do diodo Zener? obrigado pelo conteúdo 👏👏👏👏
Obrigado Júlio! Sim, é sempre recomendável. Multiplique a corrente do circuito pela queda de tensão no resistor para encontrar a potência e escolha um valor acima.
Excelente aulas
Obrigado Emerson!
Eletrolab. sempre top.. legal essa aula.parabens! porem a pergunta é! posso substituir um
mofet com diodo comun. por um mosfet tipo de maior valor.. com zener entre sorce e dreno .. ?
Obrigado Gilberto! Esse diodo não é um zener, normalmente é um Schottky, por isso o símbolo diferente. O diodo não faz diferença, o que deve atentar na equivalência são as tensões e corrente máximas de dreno e source.
Os varicaps podem ser subistituidos por qalquer um outro de valores diferentes ou tem especificação igual os transistores?
Não podem, são diferentes entre si, com tensões de trabalho e faixas de capacitâncias diferentes!
Obrigado pelo esclarecimento vou ver se encontro aqui em bh o bb809
olá.
Primeiramente é a respeito sobre diodos. Então minha duvida é a seguinte, o diodo comum quando polarizado diretamente ele funciona como um interruptor acionado, que vai fazer com que a corrente elétrica passe. E quando polarizado inversamente a corrente elétrica não passa. Seria isso mesmo né?
Mas minha primeira duvida é a seguinte, em que casos eu vou polarizar um diodo inversamente, se quando polarizo inversamente ele vai bloquear a corrente. Quero dizer, então só é mostrado como o diodo reage em uma polarização inversa somente a titulo de informação? Ou a polarização inversa tem algum tipo de aplicação?
Minha outra duvida é a respeito do diodo túnel, pelo o que eu entendi quando polarizado direta e inversamente ele não vai impedir a passagem da corrente em nem um dos sentidos. Mais então a única ‘’Vantagem’’ dele seria que não importa como polarizamo-lo, pois vai funcionar igual?
E eu também não consegui entender o funcionamento do diodo túnel, resistência potencial negativa? Quando aumentamos a correte ela diminui? São teorias complicadas para mim.
Ele também diz que só funciona como diodo túnel, se polarizamos ele diretamente, e se aplicarmos tensões relativamente baixas.
Mais porque só se aplicarmos uma tensão baixa? E o que seria essa baixa tensão? Na escala de mili-volts? O que ocorre se aplicarmos uma relativa alta tensão nele?
O que é tunelamento? Teoricamente o diodo tem o principio de funcionamento por tunelamento.
Tem respostas na internet mais não consegui entender muito bem, vi uma alegoria a respeito de um trenó e o cume. Que ta nesse link ai pt.wikipedia.org/wiki/Tunelamento_qu%C3%A2ntico#Explica.C3.A7.C3.A3o_do_fen.C3.B4meno
E também se tu pudesse me mostrar uma aplicação o mais simples possível do diodo túnel. Por exemplo, como ele reagiria se fosse colocado pra gerir o acionamento de uma lâmpada?
E também como medir esses diodos. Desde já agradeço e obrigado. Se puder fazer um vídeo explicando isso.
Olá Matheus, vamos lá: 1) Correto, o diodo seria como um interruptor (dentro dos seus limites) conforme a polarização. 2) A polarização reversa no diodo comum serve para impedir a passagem de corrente, as aplicaçãoes são diversas, principalmente em sinais que alternar a polaridade como o A/C. 3) O diodo túnel, não tem mais um uso grande como antigamente, a região túnel, de resistência negativa, ou seja, diminui a corrente quando aumenta a tensão, se inicía em torno dos 50mV e vai até uns 300mV, dependendo do modelo, acima disso ele saí da região túnel e não tem fuinção específica. Ele não tem função na região reversa. 4) Tunelamento tem relação com o estado quântico da matéria, são alterações que ocorrem nas partículas, que mudam de nível em certas condições, esse assunto está mais para física que para eletrônica, rsrsr!. Par exemplos, fica a sugestão para um video no futuro. Obrigado!
Já me ajudou muito. Obrigado!!
Valeu pela explicação! Me ajudou muito.
Obrigado Carlos!!
Bom dia Professor!
Bom domingo!
Revendo aqui sua matéria sobre diodos, estou com um de código 1 R3, achei estranho, muito parecido com o 1N4148, porém ligeiramente menor e um pouquinho mais robusto, quase imperceptível.
Esse 1R3, na placa externamente energizada, não dava medição alguma, porém, fora da placa apresentava medição normal, 0,580V.
A minha dúvida é saber se posso substituí-lo pelo 1N4148.
Não encontrei nada sobre esse 1R3 no data-sheet, o que me deixou enrolado.
Abraços e obrigado!
Olá Geraldo, não identifiquei pelo 1 R3. Para ter certeza, precisaria analisar o circuito, ele pode ser um zener, um diodo Schottky, ou outro diferente de um simples retificador como o 1N4148. Se não está aberto ou em curto, seria melhor não trocar antes de verificar o restante.
Obrigado Professor!
Abraços!
Bem explicado obrigado
Obrigado George!
Professor, Boa noite!
Gostaria de saber as medidas ótimas para um varistor: P. ex.: Um S14 K 300. Estando bom, não conduziria e sua resistência seria acima de 1M. Está correto?
Obrigado!
Olá Geraldo, esse varistor entraria em curto com tensões acima de 300V, porém dentro da faixa de operação deve ter uma resistência muito alta, certamente 1M estaria dentro da normalidade e deve estar em boas condições.
obrigado, professor e boa noite!
Poisé; eu disse que é show de aula, de explanação didática, imagem, desenho etc.. show de 🥎. Vale apena 👁️ d novo, bora toma uma 🍺. Obrigado prof.
Valeu Jps!
Concluindo o aqui exposto, esse diodo foi tirado de uma placa de microondas panasonic, mais antigo.
Abraços,
Olá, obrigado por enriquecer nosso conhecimento. Porém existe uma dúvida e ficaria grato se pudesse me esclarecer. Em uma fonte comum com seu transformador e ponte retificadora , podemos usar o diodo Schottky ao invés do comum? Obrigado , forte abraço
Olá Alex, pode sim, há alguns Schottky usados como retificadores. Obrigado!!
Muito bom !! Eloy, o diodo duplo schottky com três terminais, qual a diferença de um com dois terminais? o processo de retificação é diferente? Eu não acho nenhum conteúdo sobre esse diodo duplo, só de como testar.
Olá José, são iguais, só que têm 02 diodos internos. Testa igual, o pino do meio é comum aos dois.
Blza !! show ! obrigado
Boa noite professor,
O senhor sempre me ajuda não sei dessa vez o senhor vai puder mim ajudar.
Tenho um diodo zener em curto que retirei de uma fonte atx chaveada dessas simples chinesas ( o senhor pode pensar não vale a pena consertar) eu sei é só para aprendizado.
Voltado não consegui esquema elétrico, o curto foi tão grande que partiu o zenner não dar pra ver a referência, esse zenner fica no primário da fonte ligado ao gate do mosfet que também torrou ( no caso do mosfet consigui ver a referência )
Minha dúvida:
Da para saber a tensão zener quando ele está em curto e não conseguimos ver sua referência?
Acho que é uma dúvida de muita gente
Ficamos no aguardo.
Olá Jomart. Com o zener em curto e sem referência, não é possível determinar o seu valor. Tente encontrar esquemas de fontes similares, pois elas são muito parecidas, tentando localizar um esquema que tenha o zener no gate do MOSFET e assim ver qual o valor típico dele.
Electrolab obrigado mestre por mais essa dica.
Vou procurar..
Me pergunto como foi que deixei passa essa aula. muito obrigado.
Rsrsrsr! Valeu Wagner!
boa noite mestre!!! , me conta uma coisa .... no pior cenário, se eu não encontro o componente correto ( DIODE SCHOTTKY RB160L-40TE25).... eu posso usar um diodo comum das mesma características elétricas por aproximação???? tipo no caso deste modelo, ele é um schottky de 40V por 1A), ou seja minha duvida é se tenho q colocar um zener de 40V por 1A ..... ou qualquer diodo de retificador de 40V por 1A .... sei q o correto seria o componente certo ... porem como eu n]ao ele para comprar .... eu posso fazer essa mini improvisação ??????
Olá Rafael, primeiro para tentar uma substituição ele precisa ser Schottky também, zeners não servem e retificadores, a maioria não deve funcionar. Portanto, veja dentre os Schottkys, os que operam com 40V ou acima e 1A ou mais.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado mestre, eu andei pesquisando é vou colocar o 1n5819. ( smd o cogido e SS14) 40V por 1A do tipo schottky... muito obrigado pelo retorno !!!
Perfeito Rafael!
Muito util Electrolab me surpreendendo cada dia mais... Mas estou com uma duvida aqui pode me ajudar? Estou montando um amplificador de som que consome em media até 5A e funciona com até 32v, e eu tenho um transformador de 24v ou seja depois de retificado vai dar os 32v o que seria perfeito pra mim, mas até agora nao conssegui saber como fazer um regulador para isso, Pensei em usar um regulador da familia LM78XX mas nao achei nenhum que regulasse 32v e tambem não suportariam essa corrente, pensei em usar diodo zener mas pelo video parece que ele nao é adequado para circuitos potentes certo? Mas se após o transformador eu colocar uma ponte retificadora mais o capacitor de filtro sem nenhum regulador acho que vou ter algum problema ou zumbido no amplificador correto? Têm alguma forma simples e barata para poder estabilizar algo em torno de 30 ou 32v? Agradeço desde já
Olá Gustavo! Tem algumas maneiras de regular essa fonte. Não recomendo o uso sem regulador, já que o amplificador é uma carga variável e isso terá influência direta na saída da fonte. Você pode usar um regulador linear como o LM317, junto com um ou dois transistores de potência, para suportar a corrente, ou ainda usar um regulador chaveado do tipo step down. Tem até alguns módulos prontos que regulam 30V x 5 A. Por ser um amplificador de áudio, a solução linear teria menor possibilidade de introduzir ruídos no áudio. Aqui no canal ter um vídeo de um conversor chaveado DC DC, mas é para correntes menores.
Obrigado por responder, e que bom eu nao sabia que o LM317 poderia ser usado em com dois transistores de potencia, isso parece ser muito bom, mas neste caso sabe de algum esquema para que eu possa seguir usando o LM317? O LM317 é tem a saida de tensao variavel entao teria que usar um trimpot para deixar a saida dele fixa em 30v e a corrente do circuito vai passar pelos transistores de potencia e eles que vão aguentar a corrente de todo circuito certo? Mas como seria o esquema desse circuito poderia desenhar um esboço para mim por favor? Ou para nao tomar seu tempo e ficar te perturbando pode me indicar um link que contenha um circuito parecido que eu posso seguir para poder montar? Muito obrigado pelas dicas.
Exato Gustavo. Aqui tem um exemplo dessa fonte: tecnounifran.wordpress.com/category/eletronica/page/2/
Muito obrigado vou seguir e montar esse circuito passo a passo, mas a ultima duvida esse circuito usa um transformador 16 0 16v e o meu medi agora mesmo é 25 0 25v nesse caso preciso abaixar essa tensão para ela entrar no LM317 ou ele já suportaria 34 ou 35v de entrada sem problemas?
Gustavo, ele suporta até 40V na entrada. Coloque dissipador nele e nos transistores também.
Olá meu nobre! Estou com um diodo queimado na placa logica da impressora HP, no Diodo tem a ref. S6 - 9A, já procurei em todo lugar por essa ref. não encontra, o amigo sabe dizer se tem algum substituto ou onde posso encontrar, sempre grato.
Olá Jim. Se for um diodo SMD, pode ser um diodo Schotty, compatível com o BAS40L, que seria o S6. Com isso você encontra o datasheet e vê os parâmetros para comprar um similar. Mas é bom confirmar.
já não avia falar de um diodo varicap a mais de 20 anos , troquei muitos em tv.
Sim, muito usados na sintonia!
Se o Diodo Zener apresentar fuga, o que acontecerá? Se ele estiver inversamente polarizado ele vai conduzir corrente?
O Zener funciona diferente do diodo comum, portanto ele conduz e ajusta uma certa tensão quando polarizado inversamente. Havendo fugas ele pode apresentar um comportamento similar ao diodo comum.
Muito bom gostei
Obrigado Oziel!
muito bom o video. acabou de ganhar mais um escrito
Obrigado Mahone! Em breve novos videos no canal!
Professor,
Boa noite!
Estou com uma bobina, cor verde, que mais parece um resistor.
Está numa placa da lavadora Brastemp e não estou conseguindo efetuar suas medições.
Suas cores são amarelo, marrom e preto e dourado para a tolerância.
Gostaria do seu parecer!
Obrigado!
Olá Geraldo, As cores não seriam amarelo, violeta e preto? Pois marrom nessa posição, não seria um valor comercial. Se for violeta, trata-se de um pequeno indutor de 47uH. Medindo na escala de resistência ele parecerá em curto. Para medir corretamente, só fora da placa com um indutímetro ou um LC meter. Boa sorte!
Ok Professor!
Boa noite e obrigado!
AMIGO EU GOSTARIA DE SABER COMO FAZ O TESTE EM UM DIODO GUNN SIMBOLOGIA É MAIS OU MENOS ASSIM ( ---->Z
Olá Emanoel, o pouco conhecido diodo Gunn, que na verdade não é um diodo pois só tem semicondutor do tipo N, é usado como oscilador para frequências na faixa de microondas. Não conheço nenhum teste simples para esse diodo, por exemplo usando um multímetro, que só daria para detectar se ele está aberto ou em curto. Para um teste completo, seria necessário fazer um teste em operação, ou ainda construir uma giga de teste só para esse componente.
top, professor.
Obrigado Anderson!
eu quero saber o porque nas tvs samsung na placa da fonte
no secundario existe 3 diodos retificadores ligados em paralelo
mesmo se um destes diodos entrar em curto tirando aquele que
esta em curto eu sei que a tv volta a funcionar mas é necessario
colocar o diodo que esta faltando ?
Não conheço esse circuito, mas se estão em paralelo efetivamente, devem ser idênticos e deve ser reposto o que queimou, pois sem ele a capacidade de corrente diminui e os outros devem queimar também.
E os Glass Passive Diodo? Quais suas aplicações?
Olá Lucilene, Esses são pouco conhecidos, também chamados de "Glass Passivated Diodes", trata-se apenas de uma técnica de construção da junção do diodo comum, que permite uma menor corrente de fuga e maior confiabilidade nos circuitos. Ideal para aplicações críticas. Não são um tipo novo de diodos e sim um recurso de construção que apresenta algumas características diferenciadas. Há poucos no mercado.
Entendi... é que existem alguns diodos que ao medi-los com o multimetro na escala de diodo, não observamos a queda de tensão de aproximadamente 0,6v como se costuma encontrar... Pelo contrário, ele apresentam alta impedância ao medi-los.
É verdade, há alguns diodos, especialmente os HV, que apresentam medidas estranhas em alguns multímetros digitais, muito provavelmente por conta da tensão usada no multímetro estar insuficiente para a medida.
Bom qual diodo substitui o RU 54 ...por favor
Olá Ítalo, não seria RUS4? Pois não creio que exista RU54. Se for isso, é um diodo ultra fast de 5A x 600V, uma opção nesse caso seria o SF58.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Adorei
Obrigado Luíz!
Bom mim tira uma duvida um motor de 9v e presiso usa um resistor
Se você alimentar com 9V não precisa de nada.
Os que muitos perguntam é se o diodo schottky poderia usar o 1n4148 como equivalente.
Pode?
Não pode, não são equivalentes, há muitas diferenças, embora o 1N4148 seja considerado um diodo relativamente rápido e possa até funcionar em alguns circuitos.
Muito bom Elloy
Obrigado Roberto!
Amigo me ajude em uma coisa:
Eu to querendo polarizar um triac bt 136 com a propria tensao da rede pra ele conduzir sem usar fonte como faço.
Sobre TRIACs, há um vídeo no canal, dê uma olhada: ruclips.net/video/GBxwM8ROV7k/видео.html
só uma coisa, esse LED que você mostrou como bicolor, na verdade é um LED tricolor... o LED bicolor só tem dois terminais.
Olá Augusto, esse meu LED é Bicolor com certeza, verde e vermelho, com 3 terminais, tenho vários desse modelo há anos. São modelos antigos com 3 terminais.
Electrolab não cara, com 3 terminais é tricolor, vc pode acender as duas juntas fazendo uma terceira cor, o bicolor do só tem dois terminais, ele muda as cores invertendo a polaridade...
Desculpe Augusto, mas os meus eu garanto o que são, são leds da década de 80, bicolores, esses não acendem alaranjados como os tricolores. Conheço os bicolores de 2 terminais. Os meus quando simultâneamente energizados mostram uma luz pálida, sem cor definida e apesar de mostrar algo diferente de vermelho e verde, nunca foi considerada uma terceira cor! Por isso eram denominados e vendidos como bicolores!
Electrolab bom sendo assim sim... rsrs... é que tenho uns aqui muito parecidos, e eles acendem 3 cores, achei que fossem iguais
São componentes antigos Augusto, de uma época que não havia os bicolores de dois terminais!! Peças de outros tempos que mantenho como relíquias, rsrsrsrr!
OLA PROFESSOR .QUE TIPO DE DIODO SERIA ESTE DIODO Díodo 1n5060 Axial 5060 QUE SÂO AQUELES DIODOS REDONDOS TIPO BOLINHA .NÂO ENCONTREI NADA A RESPEITO DELE .
Olá Fernando, segue o datasheet dele, é um diodo retificador do tipo avalanche: www.vishay.com/docs/86000/1n5059.pdf
@@Electrolab-Eletronica GRATO PELA ATEMÇÂO AMIGO .MAS O QUE SERIA tipo avalanche NUNCA OUVI FALAR ?
É um diodo que conduz numa tensão reversa muito alta e específica, evitando a sua queima e útil em algumas aplicações nas quais essas tensão reversas altas são cumuns. Mas pode ser usado como retificador comum também.
Agora sei, então quer dizer que se eu for medir algum doido na placa mãe do meu PC tem chance dele ser diodo túnel?
Dificilmente Gabriel! Esses não costumam aparecer em circuitos de placas de PC.
@@Electrolab-Eletronica mesmo quando o processador trabalha a 3.9GHz
Sim, esse clock é interno à CPU.
@@Electrolab-Eletronica Ah então a GPU possuí um circuito interno responsável por esse clock, é possível medir essa frequência e amplitude do sinal?
Normalmente essa medida não é simples, pois a frequência é muito elevada. Mas com um bom osciloscópio seria possível verificar o sinal do clock do bus (barramento), tanto da GPU como da CPU.
Pede pra comentar e da like!
Não entedi Ricardo, você quer que peça para comentar e dar like ou o que?
Ok só acima de 12v ne
Na verdade José, o ideal se a fonte for maior que a tensão de trabalho do motor, é colocar um regulador de tensão, um resistor não é muito eficiente nesses casos (esquenta).
meus parabes
Obrigado Givanildo! Em breve novos videos no canal!
Poxa pROF EU PENSEI QUE DIODOS FOSSEM PRÓPRIOS PARA TODO TIPO DE CI, MAS PELO JEITO VOU TER QUE ENTENDER MELHOR TODA PARTE ESTRUTURAL MESMO... :/
Dependendo da aplicação você deve determinar o tipo mais adequado, além das características elétricas.
👍👍👍👍
amigo tenho uma placa com quatro diodos STPS41L30CG aparentemente ligados em dois em série e dois em paralelo poderia me enviar o seu contato para ver se consegue me tirar a duvida qual a ação dessa minha placa ela é usada em uma auxiliar de chupeta de bateria 86 9 9929 4368.
Olá Luis, faço contatos apenas por aqui, não uso zap para o canal, em função do alto volume de contatos.
@@Electrolab-Eletronica como faria para lhe enviar a imagem da placa. Vi aqui são 4 diodo shottky acredito que seja para aumentar o fluxo da corrente. Poderia me explicar como seria o uso e como eu poderia fazer com mais quantidades.
@@Electrolab-Eletronica poderia fazer vídeo explicativo de como usar esse tipo de componente. Saida 12v 2600miliamperes perto das garras jacaré tem essa placa no positivo. Se puder explicar agradeço.
Olá Luis, só a imagem da placa náo seria possível uma análise, já que não conheço esse produto. Precisaria do diagrama esquemático, para melhor avaliar. Diodos Schottky são diodos de alta velocidade, usados em retificação de alta frequências ou em circuitos com sinais rápidos. Modificar ou alterar esses diodos certamente não alteraria a capacidade desse equipamento auxiliar de partida.
@@Electrolab-Eletronica amigo obrigado pelas respostas e brevidade. A placas são do tipo BMS e pelo que consta 4 dessas belezas produz 20A. Na China tem vários modelos dessas belezas, a diferença da minha é que os diodos são separados da placa principal.
Vor 20 Jahren hatte ich schon AM Detektoren mit 2Kreis Spulen gebaut.Diese empfingen nachts trennscharf 16 Radiostationen🐒😂👍🎅💒😯
Sehr interessante Erfahrung!
Rapaz eu tenho uma dúvida: o díodo schottky teria esse nome em homenagem a aquele cara que criou o vale do silício um dos desenvolvedores do transitor? Acabei de ver, nada a ver, esse cara do nome do díodo é um alemão Valter schottky. Quem foi basicamente o criador do vale do silico foi William Shockley alias, o insuportável William Shockley kkkkkkkkkkkkk,dizem que ninguem suportava esse cara era o mesmo que suco de borracha.
O nome é homenagem a um físico que atuou no desenvolvimento de válvulas pentodo, microfones e outros dispositivo. Mas era alemão e creio que não tenha relação com o Vale do Silício.
Eu não acredito na existência de tais diodos.
Pode crer que não só existem, como funcionam em vários equipamentos.
A primeira parte do vídeo foi melhor...
Com certeza Joabe! Ela focou melhor nos tipos mais usados de diodos!