Esse vídeo salvou a minha vida... Meu problema era uma fonte chaveada que estava esquentando e explodindo o diodo retificador da saída do primário pro secundário da fonte! Acabou que eu não identifiquei o defeito até assistir este vídeo e entender que eu precisava de um diodo de alta velocidade/frequância schottky. Quando entendi isso, acabou o defeito, pois corri atrás dos datasheets dos diodos que ainda possuo aqui em estoque e aplicando um diodo de alta frequência na fonte, o mesmo conseguiu retificar sem aquecer e sem explodir. Estava desconfiado disso, mas só tive a certeza ao assistir o vídeo e acumular mais esse conhecimento que é tão óbvio, mas que passa despercebido para um profissional menos experiente como eu, por exemplo. Quero agradecer imensamente a aula, a boa vontade e o conhecimento que você nos dá de graça. Isso ajuda quem está num nível mais alto de conhecimento como eu, mas que não é um especialista tal qual você é. Também elevando em nós a auto-estima profissional e vontade de permanecer atuando na área, nos possibilitando obter sucesso em reparos, angariando renda e receita honestamente. Muito obrigado e que o nosso SENHOR Jeová te abençoe enormemente!
Excelente professor! O N4148 domina a eletrônica e hoje, depois de 20 anos na área fui entender melhor sua aplicação. Muito obrigado! Estou maratonando suas aulas!
Prezado. Sou da terceira idade, há muito tempo. Vasculho videos mais por curiosidade e com certeza para ter alguma aprendizagem que consiga encaixar no oco do cérebro. Posso afirmar que sua forma de apresentar é das melhores que já vi, não só pela QUALIDADE E CAPACIDADE TÉCNICA, como por uma coisa que chama a atenção, pois diferentemente do que a gente vê na mídia convencional, onde o apresentador parece ser mais IMPORTANTE que a notícia, basta analisar as caras e bocas que fazem, por exemplo, nos Jornais: Nacional, SBT, etc..., . Sua apresentação é exatamente o que tem que ser: TÉCNICA, COMPETENTE, DIDÁTICA e PROFISSIONAL. O SEU FOCO É O ASSUNTO e não o culto à imagem. Parabéns. Assisti esse seu vídeo uma única vez (ainda, mas vou repetir), e, mesmo sem ter conhecimento anterior, posso afirmar que entendi o que vem a ser o tal do DIODO., a dinâmica de funcionamento do dito cujo. Boa sorte.
Muito obrigado Carlos! Seja sempre bem vindo ao canal! Há muitos vídeos aqui sobre outros componentes também, onde poderá ampliar seu conhecimento na área!
você é o melhor professor de eletrônica que eu conheço, o melhor canal! Excelente nos métodos e conteúdo de ensino, também como comunicador! parabéns! não dá tempo de ter dúvidas, você mesmo já responde!
Gostaria de lhe agradecer por suas aulas, aprendi muito com seus vídeos e outros, ainda mais porque eu consegui montar meu primeiro receptor VHF, tá funcionando perfeitamente, depois eu posto na rede.
@@Electrolab-Eletronica posto sim, eu consegui captar 3 FM, depois quero testar com uma bobina menor, professor realmente circuito de RF e um desafio, mas o que me levou a entender foi o que cada componente faz no circuito, isso ajuda bastante na hr de um eventual problema, o que sempre acontece em RF. Muita gente contribuiu para meu aprendizado, inclusive vc. Agradeço a Deus tbm. Sou de São Luís e vc ?
Valeu Ribeiro, com certeza construções com RF são sempre críticas. Se reduzir um pouco a bobina poderá subir a frequência de sintonia e captar emissões de aeroportos e aviões próximos. Sou do Rio de Janeiro.
Tua capacidade de didática é muito boa. Parabéns e obrigado pelo vídeo. Se puder, e for interessante, por favor nos brinde com um circuito [se possível sem placa] para construirmos um inversor.
Excepcional... Só faltou o Diodo TVS (supressor de picos de tensão). Também se desse pra falar sobre configurar um circuito equivalente caso não encontremos o componente.. Seria bem interessante!
Electrolab EU FICO FELIZ EM VER VIDEOS IGUAL AOS SEUS. POIS VOCÊ EXPLICA DETALHADO. DESTE VIDEO EU TIREI UMA FOTO, PEÇO SUA AUTORIZAÇAO PARA QUE EU POSTE NO MEU BLOGGER. ABRAÇO PARA VOCÊ E BONS VIDEOS.
Parabéns pelo vídeo muito didático e bem elucidativo. Tenho uma pergunta: eu liguei uma ponte retificadora em 127 AC e estava esperando uma tensão de saída próximo da metade de 127 V porém obtive 115 V. Por que isso aconteceu?
Obrigado João! Isso seria verdade para um diodo em série! A ponte retificadora em onda completa trabalha nos dois semi-ciclos e não é redução da tensão, pelo contrário, depois de colocar um capacitor na saída, a tensão, medida com multímetro em DC, ficará bem acima do valor da tomada. Mas lembre que depois da ponte, temos tensão DC e não AC.
Boa tarde amigo....tudo certo?....me tira uma dúvida por favor....Tenho um pack de bateria de litio com aprox. 9a a 16v....uso um stepdown pra regular nos 16v, porém quando eu desligo a alimentação o led do stepdown permanece acesso como se o pack de bateria mandasse tensão de volta. vi que usar um diodo seria uma opção....mas no meu exemplo o 10a10, seria viável por conta da amperagem 10a, mas e quanto a voltagem, qual deveria usar?...valeu
Excelente explicação. Na etapa de retificação de uma fonte linear, é correto usar diodos em paralelo para dividir a corrente ou devemos priorizar por diodos (ou pontes retificadoras) que suportem mais corrente?
Obrigado Sergio, os diodos maiores seriam mais indicados do que a conexão em paralelo, pois mesmo sendo do mesmo modelo, quando colocamos em paralelo as pequenas diferenças entre os dispositivos podem gerar um fluxo de corrente diferente em cada diodo, causando possíveis problemas de aquecimento, entre outros.
Tchê pode me ajudar em uma duvida? Se eu quiser instalar uma bateria auxiliar de 12v 5ah em um carro e quero que o proprio alternador carregue ela eu poderia estar pegando um fio positivo direto da bateriaalternador do proprio carro e ligar na minha bateria auxiliar e colocar um diodo de 10a na entrada dela para que a corrente só flua por um sentido (Bat Carroalternador x Bat Auxiliar) para se caso a bateria 12v 60ah venha a descarregar a bateria pequena n tente carregar ela e acabar esvaziando Abraços
@@Electrolab-Eletronica Na questão do fusivel ira ter um sim. Mas amigo como dimensionar um diodo? Quanto de "folga" se deve deixar, exemplo uma bateria de 5ah se coloca um diodo 100% maior tipo 10ah? Um consumidor de 10ah se coloca um diodo de 20ah?
A corrente do diodo é sempre em A, Ah é unidade da capacidade de carga da bateria. Para dimensionar o diodo, precisamos saber a corrente máxima de consumo, lembrando que ele irá introduzir uma queda de 0,7V na tensão de carregamento da bateria. Conforme essa corrente da carga, use um diodo pelo menos 20 a 30% acima dessa corrente.
Eloy, testei há pouco minutos um componente na placa que parecia ser um diodo SMD pois tinha inscrito na placa D27. No entanto havia condução em ambos os lados no teste de diodos no multímetro digital. Retirei ele da placa e continuou tendo condução em ambos os lados. Coloquei um outro diodo que tinha condução em um só lado mesmo estando numa outra placa, e continuou assim na outra placa. O que acha disso Eloy?
Qualquer medida na placa com um multímetro pode dar resultado errado por conta dos outros componentes ligados ao que está em teste. Os testes de componentes ,para darem certeza, precisam ser feitos fora da placa.
@@Electrolab-Eletronica Como já tinha dito, o teste foi feito com o "diodo" na placa e fora dela, e deu o mesmo resultado, conduziu em ambos os lados! O maior problema é que nesse tipo de "diodo" SMD não tem a indicação no corpo do "diodo" qual o lado que é o anodo e nem o catodo! E como se faz agora, claro com exceção do teste do diodo no multímetro e também na escala de resistência e tirando também a pesquisa do dataschetes para descobrir o anodo e catodo desse "diodo"?
Eletrônica é uma ciência exata. Se é de fato um diodo, não importa onde é o catodo ou anodo, ele deve conduzir num sentido e não conduzir no outro, sempre fora da placa! Não confie em medidas na placa. Se conduz nos dois sentidos, ou não é diodo ou está queimado.
@@Electrolab-EletronicaOntem a noite, depois de assistir os vídeos seus: "Tiristores, parte 1" e Tiristores - DIAC e TRIAC, parte 2" fiquei imaginando que esse componente SMD D27 duma placa, que parece ser um diodo, na verdade seja um DIAC! O que acha?
É seguro usar um diodo zener de 5v em uma tenção de 12v para carregar celular ou alimentar um equipamento de 5v ou se existe alguma proteção pra que não danifique o equipamento se o circuito falhar?
Sendo só o zener, não deve ser usado, pois não suportaria a corrente no caso de carga de bateria de celular. Precisaria usar um transistor driver no circuito regulador de tensão com o zener.
o gerador vai ser de tensão estabilizada, vai demorar para eu conseguir , mas por enquanto fiz um gerador eólico a tensão vai ser de 24v e a corrente quero tentar deixar com 30A.
Suponho (apenas suponho) que os resistores da ventilação interna do carro (são quatro contatos, sendo uma entrada de alimentação e três saídas com valores distintos; circuito divisor de tensão) possuam um diodo retificador para evitar o surto de tensão reversa quando a energia é cortada. O suposto diodo é vermelho, tem uma listra preta e é relativamente parrudo. Medi nos dois sentido e conduziu, então está ruim se for um diodo. Também medi as resistências, porém, como não sei os valores (fabricantes de componentes automotivos adoram esconder informações), não posso afirmar que estão boas. De todo modo, o ventilador funciona nas quatro velocidades (a última é direta e não passa por nenhum resistor). Se de fato for um diodo, eu troco e economizo por baixo uns R$ 80,00. E digo mais: se as resistências estiverem alteradas, eu corto-as fora e soldo três unidades, refazendo a peça. Às vezes, uma gambiarra bem feita resulta em algo superior ao da fábrica e ainda sai mais barato.
Gostaria que o Sr. explicasse. O diodo 805 da sanssung 21 pol. Ta polarizando [ dando bipe) do catodo p o anodo. Ex. Ponta de prova vermelha no catodo e ponta de prova preta no anodo ele bipa Pq? Obrigado por favor ajude-me.
Marcos, para ter certeza o diodo precisa ser testado fora da placa. Ou então solte um dos terminais para fazer o teste. Ele deve conduzir num sentido das pontas de prova e não conduzir no outro, usando o multímetro na escala de diodos e não na de continuidade. Quando conduzir, não pode ir a zero, pois estaria em curto.
@@Electrolab-Eletronica estou re-assistindo o video 2, e a mesma coisa. ike sumiu. são as sabotagens das midias em geral p/ q conteudos relevantes ñ sejam difundidos. assim poderão manter o povo na ignorancia.
Boa Noite. Estou fazendo um pequeno projeto usando um motor 12V. Pretendo ligar um diodo para bloquear a corrente em um sentido. Estou usando uma fonte de 12V de 1.5A. Qual tipo de diodo vc me recomenda? Obrigado e parabéns pelo vídeo
Olá André, você pode usar um diodo retificador comum para 3A, por exemplo o 1n5404, mas lembre-se que haverá uma queda de 0.7V nele, portanto a tensão na saída (considerando 12V na entrada), será de 11.3V.
Eloy, medindo com um multímetro a tensão RMS antes do diodo retificador numa placa, a leitura deu 214 VAC, e após esse diodo deu 246 VDC. Após a retificação sempre multiplicamos a tensão RMS por √2, ou seja, 214 . √2 = 303 Volts! E na leitura no multímetro digital deu foi 246! Por quê Eloy?
A medida deve ser feita após a retificação em onda completa, ou seja depois de uma ponte retificadora ou na saída de 4 diodos e com capacitor filtro adequado na saída, para atingir o valor máximo (Vrms.√2). Do contrário os valores serão menores.
@@Electrolab-Eletronica Então essa regra de multiplicar a tensão RMS por √2 só vale para 4 diodos...Hummm! Show Eloy! Obrigado pelas informações! Você é nota 10!
Fabricio, a regra independe da retificação, ela apenas converte a tensão RMS senoidal em tensão de pico (ou máxima), que no caso da retificação em onda completa com capacitor de filtro, gera na saída uma tensão DC aproximadamente igual à tensão de pico da senoide.
@@Electrolab-Eletronica Não entendi Eloy você dizer: "... a regra independe da retificação..." Como assim? Você tem algum vídeo que fala mais detalhes sobre isso?
Professor,no caso o diodo utilizado para retificação meia onda e onda completa, não consigo entender como senóide no semi ciclo negativo,consegue ficar positivo no caso da onda completa. Grato
Olá João, ela não fica positiva, na verdade ela sai do transformador com uma fase numa saída e com fase invertida na outra, então o retificador pega o semi-ciclo positivo da primeira saída e a seguir pega o outro semi-ciclo, também positivo (mas defasado de 180 graus, na segunda saída, ao final são todos positivos e um ao lado do outro. O melhor seria ver graficamente para entender.
Professor, onde consigo ver esse gráfico? Pra que possa ter uma melhor compreensão! Muito obrigado por sua atenção! Seus vídeos e conhecimentos divulgados neste Canal é de grande relevância,onde o Senhor demonstra competência e forma de explicações diferenciadas! Parabéns!
Olá João, obrigado! Veja nessa apostila o detalhamento e os gráficos: professorpetry.com.br/Ensino/Repositorio/Docencia_CEFET/Retificadores/2007_1/Aula_37.pdf
Electrolab entendi. Mas no geral então são bem parecidos. Obrigado por ter respondido. Isso é muito bom para o canal. Tem muitos aí que os donos nem respondem. Parabéns!!! E sucesso
Olá. eu tô com uma grande dúvida aqui. Eu tenho um transformador de 27 v e quando eu ligo minha ponte retificadora a tensão sobe para 39 v, sendo que eu nem coloquei capacitor nenhum somente a ponte.
Sim Francisco, está correto, você mede o valor RMS depois da retificação, que é em torno de Vp/0.707. Veja o vídeo sobre valor RMS, que detalha o assunto: ruclips.net/video/Jwz7rM9AM4A/видео.html
OLA PROFESSOR .QUE TIPO DE DIODO SERIA ESTE DIODO Díodo 1n5060 Axial 5060 QUE SÂO AQUELES DIODOS REDONDOS TIPO BOLINHA .NÂO ENCONTREI NADA A RESPEITO DELE .
É muito relativo, pode ter inúmeras funções, em casos mais simples ele atua em paralelo como proteção de picos reversos de tensão o que é bem provável nesse caso mesmo ser ver o esquema completo. Mas pode também ser um limitador de tensão (0,7V) dependendo de como foi polarizado.
poderia me ajudar peguei um diodo com o nome fr152 e nao acho pra subestitir poderia me falar se posso subestitir por outros html.alldatasheet.com/html-pdf/947573/JUXING/FR152/214/1/FR152.html
Esse é um diodo do tipo Fast Recovery, não pode ser substituído por retificadores comuns tipo 1N. Com uma pesquisa, retornaram a seguinte lista de possíveis equivalentes dele. Mas recomendo confirmar no datasheet, se escolher algum desses: HER308, HER307, HER306, HER305, HER304, HER303, HER302, HER208, HER207, HER206, HER205, HER204, HER203, HER202, HER158, HER157, HER156, HER155, HER154, HER153, HER152, FR304, FR303, FR302, FR204, FR203, FR202, FR154, FR153, SF22, SF23, SF24, SF25, SF26, SF28, SF32, SF33, SF34, SF35, SF36, SF38, UF5401, UF5402, UF5404, UF5406, UF5407, UF5408.
Fabulosa aula receba cada mérito que se possa dar a um professor de eletrônica.
Obrigado!!
Esse vídeo salvou a minha vida...
Meu problema era uma fonte chaveada que estava esquentando e explodindo o diodo retificador da saída do primário pro secundário da fonte!
Acabou que eu não identifiquei o defeito até assistir este vídeo e entender que eu precisava de um diodo de alta velocidade/frequância schottky.
Quando entendi isso, acabou o defeito, pois corri atrás dos datasheets dos diodos que ainda possuo aqui em estoque e aplicando um diodo de alta frequência na fonte, o mesmo conseguiu retificar sem aquecer e sem explodir.
Estava desconfiado disso, mas só tive a certeza ao assistir o vídeo e acumular mais esse conhecimento que é tão óbvio, mas que passa despercebido para um profissional menos experiente como eu, por exemplo.
Quero agradecer imensamente a aula, a boa vontade e o conhecimento que você nos dá de graça. Isso ajuda quem está num nível mais alto de conhecimento como eu, mas que não é um especialista tal qual você é. Também elevando em nós a auto-estima profissional e vontade de permanecer atuando na área, nos possibilitando obter sucesso em reparos, angariando renda e receita honestamente.
Muito obrigado e que o nosso SENHOR Jeová te abençoe enormemente!
Muito obrigado David! Fico feliz em ter ajudado! Seja sempre bem vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado eu... Assisto e "reassisto" seus videos e sempre tem ensinamento...
Excelente professor! O N4148 domina a eletrônica e hoje, depois de 20 anos na área fui entender melhor sua aplicação. Muito obrigado! Estou maratonando suas aulas!
Seja sempre bem-vindo Ariel!
Prezado. Sou da terceira idade, há muito tempo. Vasculho videos mais por curiosidade e com certeza para ter alguma aprendizagem que consiga encaixar no oco do cérebro. Posso afirmar que sua forma de apresentar é das melhores que já vi, não só pela QUALIDADE E CAPACIDADE TÉCNICA, como por uma coisa que chama a atenção, pois diferentemente do que a gente vê na mídia convencional, onde o apresentador parece ser mais IMPORTANTE que a notícia, basta analisar as caras e bocas que fazem, por exemplo, nos Jornais: Nacional, SBT, etc..., . Sua apresentação é exatamente o que tem que ser: TÉCNICA, COMPETENTE, DIDÁTICA e PROFISSIONAL. O SEU FOCO É O ASSUNTO e não o culto à imagem. Parabéns. Assisti esse seu vídeo uma única vez (ainda, mas vou repetir), e, mesmo sem ter conhecimento anterior, posso afirmar que entendi o que vem a ser o tal do DIODO., a dinâmica de funcionamento do dito cujo. Boa sorte.
Muito obrigado Carlos! Seja sempre bem vindo ao canal! Há muitos vídeos aqui sobre outros componentes também, onde poderá ampliar seu conhecimento na área!
Parabéns aula muito bem explicado muito didática um verdadeiro mestre 👍👍👍
Obrigado LZJ!
Gostei dessa parte de detector de áudio agora que eu entendi direto. Boa aula !
Obrigado Ballack!
A mais detalhada e fácil de entender aula sobre diodos que já assisti..parabéns!!!
Obrigado Adriano! Em breve novos videos no canal!
você é o melhor professor de eletrônica que eu conheço, o melhor canal! Excelente nos métodos e conteúdo de ensino, também como comunicador! parabéns! não dá tempo de ter dúvidas, você mesmo já responde!
Obrigado Rogerio! Seja sempre bem vindo ao canal!
Um diodo aguenta mais dê 1000 v e seu limite é de 1ampere .
É issaí, o beleza de aula! Show de 🥎, de didática, de imagem, de explanação desenhada pra não deixar 🤔 dúvida. Vale apena 👁️ d novo🥰 bora toma uma 🍺
Valeu Jps!
Ótimo trabalho didático. Obrigado por disponibilizar seus conhecimentos.
Obrigado Chacon!
Obrigado por responder
Muiiiito conhecimento no seu canal.
De todos que eu já vi, você é o melhor para dar explicações, parabéns pelo trabalho
Obrigado Gabriel! Seja sempre bem-vindo!
Excelente aula. 👏👏👏👏👏👏
Obrigado Julio!
Parabéns....aula muita clara e objetiva, você tem total domínio do assunto.
Obrigado Carlos!
Gostaria de lhe agradecer por suas aulas, aprendi muito com seus vídeos e outros, ainda mais porque eu consegui montar meu primeiro receptor VHF, tá funcionando perfeitamente, depois eu posto na rede.
Maravilha Ribeiro! Parabéns! Depois posta o link!
@@Electrolab-Eletronica posto sim, eu consegui captar 3 FM, depois quero testar com uma bobina menor, professor realmente circuito de RF e um desafio, mas o que me levou a entender foi o que cada componente faz no circuito, isso ajuda bastante na hr de um eventual problema, o que sempre acontece em RF.
Muita gente contribuiu para meu aprendizado, inclusive vc. Agradeço a Deus tbm.
Sou de São Luís e vc ?
Valeu Ribeiro, com certeza construções com RF são sempre críticas. Se reduzir um pouco a bobina poderá subir a frequência de sintonia e captar emissões de aeroportos e aviões próximos. Sou do Rio de Janeiro.
@@Electrolab-Eletronica ola professor Eloy, já está na rede o teste do receptor VHF, procure o canal ribeiroflyby.
Ficou muito bom Ribeiro! Comentei por lá!
Vou assistir todas suas aulas
Seja sempre bem vindo ao canal!
Parabéns pela didática e clareza na exposição! Fiquei realmente impressionado com seu conhecimento profundo no tema exposto.
Obrigado Jorge!
Parabéns! Me ajudou muito no meu curso de Eletrotécnica. Tive que recorrer aqui, e bem que poderia dar aula para gente kkkkk.
Valeu Hebim! Que bom que ajudou!
Excelente explicação! Obrigada 🙏🏻
Obrigado Maria!
Tua capacidade de didática é muito boa. Parabéns e obrigado pelo vídeo.
Se puder, e for interessante, por favor nos brinde com um circuito [se possível sem placa] para construirmos um inversor.
Obrigado Taxilunar! Anotada a sugestão para um video futuro!
Electolab, você é massa!..Eu gosto de tuas aulas; apesar de ser leigo. Obrigado!...
Obrigado Izaias!
melhor aula que já vi,sobre o assunto.
Obrigado Magno! Em breve novos videos no canal!
Aula excelente, didática bem explicativa.
+Luciano Oliveira Obrigado Luciano. Em breve mais videos no canal!
Obrigado!
Valeu Delson!
O melhor vídeo que vi até agora sobre diodos!!!! Parabéns!!!
Muito obrigado J Souza!
pROF, muito boa a aula,a sua explicação fica sucinta com material. Parabéns!
Obrigado Thiago! Em breve novos vídeos no canal!
Muito boa didatica ... teoria e prática juntas .. parabéns ..
Obrigado Carlos!
Muito bom esse seu tutorial. Valeu e boa sorte!!!!
Obrigado!
Muito bom, meu parabéns!
A didática e os exemplos que vocês apresenta são muito bons, com muitos detalhes.
Excelente Canal.
Obrigado Denis!!
muito boa aula. bem explicado. parabéns.
Obrigado Denilso!
Melhor aula sobre diodo.parabens continue com esse trabalho.thank!
Obrigado Francisco!
SÃO MEGAS AULAS. MUITO BOAS.
Obrigado José! Em breve novos videos no canal!
Que aula show!!!
Top das galáxias, parabéns.
Obrigado Michel!!
excelente!!!!!!!!! Por favor continue fazendo vídeos!!!!!! Eu estava procurando a muito tempo essa diferença entre os diodos retificadores!!!!
Obrigado Abner! Em breve novos videos no canal!
parabéns professor pela aula muito bem explicativa que bom a pessoa fazer o que gosta felicidade air amigão continua sempre assim.
Muito obrigado José!
Exatamente o que estava procurando, muito obrigado pelo conteúdo.
+Jonathan Garcia Que bom que o assunto foi de algum auxílio. Em breve novos videos sobre eletrônica no canal!!
Parabéns amigo, muito boa explicação.valeu
Obrigado Ailton!
Excelente vídeo.Conciso e preciso.Abraço
Obrigado Anísio!
Muito bom...Electrolab tem o meu respeito. Abraço!
Obrigado Gutemberg!
Excepcional...
Só faltou o Diodo TVS (supressor de picos de tensão).
Também se desse pra falar sobre configurar um circuito equivalente caso não encontremos o componente.. Seria bem interessante!
Obrigado Rubem. O TVS é um caso especial do zener. Fica para um próximo vídeo!
Opa Fábio!! Verdade!
Seus Vídeos são Supra-Sazonais!!! (^_^)
Espero ansioso!! Vlw Abraços.
Muito bom explicado, gostei muito do video...
Obrigado Joabe!
Maravilha de aula!!!
Obrigado Sérgio!
Muito bom. pode aprofundar!
Obrigado Marcos! Na sequencia temos a parte 2 desse video!
Mais uma vez muito obrigado. Entre lembranças e novas informações muito aprendizado. :)
+Samuel Dias Neto Obrigado Samuel! Sempre é bom revisitar a teoria de componentes que são a base da eletrônica em qualquer tempo!
EU ESTUDEI SOBRE SEMICONDUTORES
ASSISTIR A SUA VIDEO AULA, GOSTEI
MITO, O ULTIMO FOI O QUE EU TANTO
GOSTO, O RETIFICADOR DE RF
PARABÉNS PELO VIDEO,
+Ivanildo Albuquerque Obrigado Ivanildo! Em breve novos videos sobre semicondutores!
Electrolab EU FICO FELIZ EM VER VIDEOS IGUAL AOS SEUS. POIS VOCÊ EXPLICA DETALHADO. DESTE VIDEO EU TIREI UMA FOTO, PEÇO SUA AUTORIZAÇAO PARA QUE EU POSTE NO MEU BLOGGER. ABRAÇO PARA VOCÊ E BONS VIDEOS.
+Ivanildo Albuquerque Olá Ivanildo, fique a vontade para usar o material desse video no seu Blog! Obrigado.
DEI UM PRINT E SALVEI A IMAGEM. DO ESQUEMA DO DIODO DETETOR DE RF.
PARABENS PELO GRANDE CONHECIMENTO QUE VOCÊ TEM SOB SEMI CONDUTORES, ABRAÇO
caraca RSS tô de CARA COM ESSA AULA RS 👏👏👏👏💓💓...
NUCA QUE EU IMAGINAVA TUDO ISSO DE UM DIODO RS GRAÇA UM PROFESSOR DEDICADO RS👍😄👏👏
Valeu Serafim!
Excelente!
Obrigado!
Oi Boa noite..estou montando um inversor de tensãoplaca para 220 v qual diodo substitui o diodo HER 505?
Esse é um Ultra Fast, pode usar o HER 508, têm a venda no mercado livre.
mano suas aulas são as melhores , mano não deu nem 4 minutos de aula e eu ja escrivi 3 folhas jkkk muito interessante
Rrsrsr, obrigado!
Parabéns pelo vídeo muito didático e bem elucidativo. Tenho uma pergunta: eu liguei uma ponte retificadora em 127 AC e estava esperando uma tensão de saída próximo da metade de 127 V porém obtive 115 V. Por que isso aconteceu?
Obrigado João! Isso seria verdade para um diodo em série! A ponte retificadora em onda completa trabalha nos dois semi-ciclos e não é redução da tensão, pelo contrário, depois de colocar um capacitor na saída, a tensão, medida com multímetro em DC, ficará bem acima do valor da tomada. Mas lembre que depois da ponte, temos tensão DC e não AC.
Boa tarde amigo....tudo certo?....me tira uma dúvida por favor....Tenho um pack de bateria de litio com aprox. 9a a 16v....uso um stepdown pra regular nos 16v, porém quando eu desligo a alimentação o led do stepdown permanece acesso como se o pack de bateria mandasse tensão de volta. vi que usar um diodo seria uma opção....mas no meu exemplo o 10a10, seria viável por conta da amperagem 10a, mas e quanto a voltagem, qual deveria usar?...valeu
Olá Jorge, se for mesmo essa questão, não há problemas com o 10A10, pois ele suporta até 1000V.
@@Electrolab-Eletronica valeu. Obrigado
Muito boa a aula !!!!!
Obrigado Phillip!
Gostei obrigado
Obrigado Miguel!
Boa explicação !! Ótimo canal 👍
Obrigado Valdinar!
Por favor preciso de diodos que substituem o HER 505 e diodo de alguns projetos de inversores de tensao
Ítalo, segundo o fabricante, o SF56 e SF58 seriam equivalentes na maioria dos casos.
Muito bom.
Obrigado Milton!
Obrigado por me responder....na verdade esse diodo her 505 trabalha com tensão até 400 v x 5 A...vou ver aqui
o SF56 é 400V e 5A.
Olá, Como saber qual diodo para um soprador térmico ( Gamma 1500w 127v)? Ele queimou e partil no meio. Obrigado e grande abraço!!!
Olá Ivan, não é possível saber ser analisar o circuito. E precisa confirmar se é mesmo um diodo ou outro componente similar, como um fusível térmico.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado. Valeu muito pela atenção!!!
Excelente explicação. Na etapa de retificação de uma fonte linear, é correto usar diodos em paralelo para dividir a corrente ou devemos priorizar por diodos (ou pontes retificadoras) que suportem mais corrente?
Obrigado Sergio, os diodos maiores seriam mais indicados do que a conexão em paralelo, pois mesmo sendo do mesmo modelo, quando colocamos em paralelo as pequenas diferenças entre os dispositivos podem gerar um fluxo de corrente diferente em cada diodo, causando possíveis problemas de aquecimento, entre outros.
Parabéns, que aula foda!
Obrigado Lucas! Em breve novos videos no canal!
Bom dia....por gentileza qual o diodo substituto do diodo sf 34...por que aqui na minha cidade do encontro ...o( ss 34)
Olá Italo, esse é um diodo Super Fast de 3A, 200V. Tente os da série FR303, FR304.
Obrigado
Tchê pode me ajudar em uma duvida? Se eu quiser instalar uma bateria auxiliar de 12v 5ah em um carro e quero que o proprio alternador carregue ela eu poderia estar pegando um fio positivo direto da bateriaalternador do proprio carro e ligar na minha bateria auxiliar e colocar um diodo de 10a na entrada dela para que a corrente só flua por um sentido (Bat Carroalternador x Bat Auxiliar) para se caso a bateria 12v 60ah venha a descarregar a bateria pequena n tente carregar ela e acabar esvaziando Abraços
Ola Jefferson, sim, você pode ligar com essa configuração, usando o diodo. É interessante colocar um fusível só para essa bateria também.
@@Electrolab-Eletronica Na questão do fusivel ira ter um sim. Mas amigo como dimensionar um diodo? Quanto de "folga" se deve deixar, exemplo uma bateria de 5ah se coloca um diodo 100% maior tipo 10ah? Um consumidor de 10ah se coloca um diodo de 20ah?
A corrente do diodo é sempre em A, Ah é unidade da capacidade de carga da bateria. Para dimensionar o diodo, precisamos saber a corrente máxima de consumo, lembrando que ele irá introduzir uma queda de 0,7V na tensão de carregamento da bateria. Conforme essa corrente da carga, use um diodo pelo menos 20 a 30% acima dessa corrente.
@@Electrolab-Eletronica ok obrigado pelas informações amigo. Abração
Ótima aula!!
valeu amigo
Obrigado Tony, Em breve novos videos no canal!
Eloy, testei há pouco minutos um componente na placa que parecia ser um diodo SMD pois tinha inscrito na placa D27. No entanto havia condução em ambos os lados no teste de diodos no multímetro digital. Retirei ele da placa e continuou tendo condução em ambos os lados. Coloquei um outro diodo que tinha condução em um só lado mesmo estando numa outra placa, e continuou assim na outra placa. O que acha disso Eloy?
Qualquer medida na placa com um multímetro pode dar resultado errado por conta dos outros componentes ligados ao que está em teste. Os testes de componentes ,para darem certeza, precisam ser feitos fora da placa.
@@Electrolab-Eletronica Como já tinha dito, o teste foi feito com o "diodo" na placa e fora dela, e deu o mesmo resultado, conduziu em ambos os lados! O maior problema é que nesse tipo de "diodo" SMD não tem a indicação no corpo do "diodo" qual o lado que é o anodo e nem o catodo! E como se faz agora, claro com exceção do teste do diodo no multímetro e também na escala de resistência e tirando também a pesquisa do dataschetes para descobrir o anodo e catodo desse "diodo"?
Eletrônica é uma ciência exata. Se é de fato um diodo, não importa onde é o catodo ou anodo, ele deve conduzir num sentido e não conduzir no outro, sempre fora da placa! Não confie em medidas na placa. Se conduz nos dois sentidos, ou não é diodo ou está queimado.
@@Electrolab-EletronicaOntem a noite, depois de assistir os vídeos seus: "Tiristores, parte 1" e Tiristores - DIAC e TRIAC, parte 2" fiquei imaginando que esse componente SMD D27 duma placa, que parece ser um diodo, na verdade seja um DIAC! O que acha?
Pode ser, nesse caso não tem como testar com um multímetro.
É seguro usar um diodo zener de 5v em uma tenção de 12v para carregar celular ou alimentar um equipamento de 5v ou se existe alguma proteção pra que não danifique o equipamento se o circuito falhar?
Sendo só o zener, não deve ser usado, pois não suportaria a corrente no caso de carga de bateria de celular. Precisaria usar um transistor driver no circuito regulador de tensão com o zener.
@@Electrolab-Eletronica obrigado!
Parabéns
muito bom, obrigado!
Obrigado Bismarque!
Muito bom!
Obrigado Sergio! Em breve novos videos no canal!
nossa muito boa mesmo não sabia disso,grande abraço.,só faltou o varicap.kkkkk
Olá Augustinho! Obrigado! O Varicap está na parte dois!!
ótimos videos explica muito bem, obrigado por compartilhar o conhecimento.
saberia me indicar um diodo que seria bom para gerador de energia?
Olá Amigo, obrigado! Para indicar o diodo, é importante sabermos a tensão e corrente máximas envolvidas.
o gerador vai ser de tensão estabilizada, vai demorar para eu conseguir , mas por enquanto fiz um gerador eólico a tensão vai ser de 24v e a corrente quero tentar deixar com 30A.
bom quero fazer um gerador com a tensao de 24v 30A.
Se o objetivo for a retificação, recomendo uma ponte retificadora de 50A, como a KBPC3510 por exemplo.
ontem eu retirei uns diodos de uma placa de tv acho que é 1n5061, vou pesquisar esse que vc me indicou .
obrigado.
Muito bom gostei
Obrigado Oziel!
@@Electrolab-Eletronica valeu não entendo nada de recepção de rádio mais vou fazer essas experiências eu gosto.
Suponho (apenas suponho) que os resistores da ventilação interna do carro (são quatro contatos, sendo uma entrada de alimentação e três saídas com valores distintos; circuito divisor de tensão) possuam um diodo retificador para evitar o surto de tensão reversa quando a energia é cortada.
O suposto diodo é vermelho, tem uma listra preta e é relativamente parrudo. Medi nos dois sentido e conduziu, então está ruim se for um diodo. Também medi as resistências, porém, como não sei os valores (fabricantes de componentes automotivos adoram esconder informações), não posso afirmar que estão boas. De todo modo, o ventilador funciona nas quatro velocidades (a última é direta e não passa por nenhum resistor).
Se de fato for um diodo, eu troco e economizo por baixo uns R$ 80,00. E digo mais: se as resistências estiverem alteradas, eu corto-as fora e soldo três unidades, refazendo a peça.
Às vezes, uma gambiarra bem feita resulta em algo superior ao da fábrica e ainda sai mais barato.
É verdade Manoel! Boa sorte no reparo!
Gostaria que o Sr. explicasse. O diodo 805 da sanssung 21 pol. Ta polarizando [ dando bipe) do catodo p o anodo. Ex. Ponta de prova vermelha no catodo e ponta de prova preta no anodo ele bipa
Pq? Obrigado por favor ajude-me.
Marcos, para ter certeza o diodo precisa ser testado fora da placa. Ou então solte um dos terminais para fazer o teste. Ele deve conduzir num sentido das pontas de prova e não conduzir no outro, usando o multímetro na escala de diodos e não na de continuidade. Quando conduzir, não pode ir a zero, pois estaria em curto.
voltei hoje 13-12-2019. e meu like tinha sumido. assisti essa aula alguns meses depois de postada.
Que estranho Anselmo! Vai entender esse RUclips! Obrigado por voltar!
@@Electrolab-Eletronica estou re-assistindo o video 2, e a mesma coisa. ike sumiu.
são as sabotagens das midias em geral p/ q conteudos relevantes ñ sejam difundidos. assim poderão manter o povo na ignorancia.
Boa Noite. Estou fazendo um pequeno projeto usando um motor 12V. Pretendo ligar um diodo para bloquear a corrente em um sentido. Estou usando uma fonte de 12V de 1.5A. Qual tipo de diodo vc me recomenda? Obrigado e parabéns pelo vídeo
Olá André, você pode usar um diodo retificador comum para 3A, por exemplo o 1n5404, mas lembre-se que haverá uma queda de 0.7V nele, portanto a tensão na saída (considerando 12V na entrada), será de 11.3V.
Eloy, medindo com um multímetro a tensão RMS antes do diodo retificador numa placa, a leitura deu 214 VAC, e após esse diodo deu 246 VDC. Após a retificação sempre multiplicamos a tensão RMS por √2, ou seja, 214 . √2 = 303 Volts! E na leitura no multímetro digital deu foi 246! Por quê Eloy?
A medida deve ser feita após a retificação em onda completa, ou seja depois de uma ponte retificadora ou na saída de 4 diodos e com capacitor filtro adequado na saída, para atingir o valor máximo (Vrms.√2). Do contrário os valores serão menores.
@@Electrolab-Eletronica Então essa regra de multiplicar a tensão RMS por √2 só vale para 4 diodos...Hummm! Show Eloy! Obrigado pelas informações! Você é nota 10!
Fabricio, a regra independe da retificação, ela apenas converte a tensão RMS senoidal em tensão de pico (ou máxima), que no caso da retificação em onda completa com capacitor de filtro, gera na saída uma tensão DC aproximadamente igual à tensão de pico da senoide.
@@Electrolab-Eletronica Não entendi Eloy você dizer: "... a regra independe da retificação..." Como assim? Você tem algum vídeo que fala mais detalhes sobre isso?
Sim, veja o vídeo sobre tensão RMS e verá que essa fórmula não está associada à retificação, é apenas uma conversão de unidade.
Muito bom. Parabéns!
Obrigado Waldemilson! Em breve novos videos no canal!
Qual o equipamento que você usa para variar a frequência neste vídeo? Qual a especificação do seu osciloscópio?
Olá Roclan, uso um gerador de funções, que gera os sinais para a experiência. O Osciloscópio é um duplo traço digital 100Mhz, 1GS/s.
Excelente vídeo...
Obrigado José Maria!
ganhou mais um inscrito
Seja muito bem vindo ao canal Osvaldo!
Professor,no caso o diodo utilizado para retificação meia onda e onda completa, não consigo entender como senóide no semi ciclo negativo,consegue ficar positivo no caso da onda completa. Grato
Olá João, ela não fica positiva, na verdade ela sai do transformador com uma fase numa saída e com fase invertida na outra, então o retificador pega o semi-ciclo positivo da primeira saída e a seguir pega o outro semi-ciclo, também positivo (mas defasado de 180 graus, na segunda saída, ao final são todos positivos e um ao lado do outro. O melhor seria ver graficamente para entender.
Professor, onde consigo ver esse gráfico? Pra que possa ter uma melhor compreensão! Muito obrigado por sua atenção! Seus vídeos e conhecimentos divulgados neste Canal é de grande relevância,onde o Senhor demonstra competência e forma de explicações diferenciadas! Parabéns!
Olá João, obrigado! Veja nessa apostila o detalhamento e os gráficos: professorpetry.com.br/Ensino/Repositorio/Docencia_CEFET/Retificadores/2007_1/Aula_37.pdf
A única diferença do diodo 1N4007 e do 1N4148 e só na questão da velocidade de frequência que ele suporta? Ou muda mais alguma coisa?
Olá Leandro, muda também a tensão reversa que ele suporta, o 4007 tem um valor muito maior que o 4148. Entre outros fatores menores.
Electrolab entendi. Mas no geral então são bem parecidos. Obrigado por ter respondido. Isso é muito bom para o canal. Tem muitos aí que os donos nem respondem. Parabéns!!! E sucesso
@@leinvest2385 Obrigado Leandro! Seja sempre bem vindo!
Muito bom
Obrigado Eudálio! Em breve novos videos no canal!
Qual a impedância do auto falante ?
Depende do alto-falante a maioria deles pode variar de 2 a 16 ohms.
Pronto.... me apaixonei pelo seu canal....
Obrigado C.H.!
gostei bom
Obrigado Fabio! Não perca a parte 2 sobre diodos!
Olá. eu tô com uma grande dúvida aqui. Eu tenho um transformador de 27 v e quando eu ligo minha ponte retificadora a tensão sobe para 39 v, sendo que eu nem coloquei capacitor nenhum somente a ponte.
Sim Francisco, está correto, você mede o valor RMS depois da retificação, que é em torno de Vp/0.707. Veja o vídeo sobre valor RMS, que detalha o assunto: ruclips.net/video/Jwz7rM9AM4A/видео.html
@@Electrolab-Eletronica obrigado
ESse rádio não tem alimentação ?
O de galena não tem!
OLA PROFESSOR .QUE TIPO DE DIODO SERIA ESTE DIODO Díodo 1n5060 Axial 5060 QUE SÂO AQUELES DIODOS REDONDOS TIPO BOLINHA .NÂO ENCONTREI NADA A RESPEITO DELE .
Olá Fernando, segue o datasheet dele, é um diodo retificador do tipo avalanche: www.vishay.com/docs/86000/1n5059.pdf
Primeira vez que eu vi um diodo de germanio na vida.
São menos comuns hoje em dia.
A FUNÇÃO DE UM DIODO COMUM EM PARALELO , QUAL SERIA MESTRE ?
Olá! Depende, em paralelo com o que?
@@Electrolab-Eletronica COM UM CAPACITOR OU RESISTOR .
É muito relativo, pode ter inúmeras funções, em casos mais simples ele atua em paralelo como proteção de picos reversos de tensão o que é bem provável nesse caso mesmo ser ver o esquema completo. Mas pode também ser um limitador de tensão (0,7V) dependendo de como foi polarizado.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado amigão, Deus abençoe sempre
poderia me ajudar peguei um diodo com o nome fr152 e nao acho pra subestitir poderia me falar se posso subestitir por outros
html.alldatasheet.com/html-pdf/947573/JUXING/FR152/214/1/FR152.html
Esse é um diodo do tipo Fast Recovery, não pode ser substituído por retificadores comuns tipo 1N. Com uma pesquisa, retornaram a seguinte lista de possíveis equivalentes dele. Mas recomendo confirmar no datasheet, se escolher algum desses: HER308, HER307, HER306, HER305, HER304, HER303, HER302, HER208, HER207, HER206, HER205, HER204, HER203, HER202, HER158, HER157, HER156, HER155, HER154, HER153, HER152, FR304, FR303, FR302, FR204, FR203, FR202, FR154, FR153, SF22, SF23, SF24, SF25, SF26, SF28, SF32, SF33, SF34, SF35, SF36, SF38, UF5401, UF5402, UF5404, UF5406, UF5407, UF5408.
SUPRESSORES
]
Sim, os TVSs são assunto para outro vídeo.
Ótimo.....parabéns....bem didático. Mas a música de fundo atrapalha um pouco.
Obrigado Rogério! O nível de fundo foi corrigido nos videos mais recentes, os antigos, como esse, estavam muito altos.
Boa explicação !! Ótimo canal 👍
Obrigado Marquinhos!