Não era nascido na época mas o Brasil tinha uma defesa fortíssima com Leão; Zé Maria, Waldomiro, Luís Pereira e Marinho Chagas. O ataque era muito fraco e dependia de lampejos do Rivelino e o Jairzinho. Adorei a música cornetando a seleção no início.
@@paulocordeirosilva1174 leão, zé maria, luiz pereira, ( na foto alfredo do palmeiras), marinho peres e marinho ; carpegiane, ademir da guia e rivelino ; valdomiro, jairzinho e dirceu.
leão, zé maria, luiz pereira, ( na foto alfredo do palmeiras), marinho peres e marinho ; carpegiane, ademir da guia e rivelino ; valdomiro, jairzinho e dirceu.
Esse gol de falta do Rivelino contra a Alemanha Oriental é simplesmente incrível, ele acertou em cheio na brecha pequena que Jairzinho abriu na barreira, mais uns cm pro lado e bateria na barreira. A mira foi algo fora do normal Só aquele gol de falta do Ronaldinho Gaúcho na copa de 2002 contra a Inglaterra talvez se compare.
Realmente. Mas na verdade acho que tem um gol que se compare sim: o de Branco em 1994. Se Romário não se enverga para frente, ele tomaria uma em cheio na barriga. Isso com uma bola a 120 km/h
Lembro dessa música do Luiz Américo que para mim foi uma crítica a seleção daquele ano.Luiz Pereira era um baita zagueiro que jogava pelo Palmeiras. Waldomiro, outro talento do Internacional de Porto Alegre, Marinho Chagas, falecido, entrou num processo de alcoolismo, mas era um craque. No gol da Polônia na disputa do terceiro lugar, Leão culpou o Marinho por ter adiantado demais e desguarnecido o setor por onde o lato penetrou e marcou o gol da Vitória. Tenho saudades dessa copa , apesar do malogro do Brasil, mas marcou o meu interesse pelo futebol.
@@sergiop746 para mim foi colega, respeito às opiniões contrárias. Waldomiro fói uma das estrelas do Internacional , e foi protagonista do tricampeonato brasileiro do time gaúcho, junto com Falcão, Batista, Escurinho, Lula, Mário Sérgio é outros craques.
Não sabia que nessa copa tinha sido a que o Brasil tinha enfrentado o primeiro dos quatro duelos em copas que o Brasil enfrentou eles e foi com vitória nossa.
Zagallo na copa de 1970 convocou os melhores e escalou os melhores. Montou o melhor time da historia do futebol e venceu a copa. Depois disso o Zagallo mudou sua "forma" de ver futebol, ficou arrogante e suas convocações eram de acordo com o seu critério de "merecimento". Não convocou os melhores (muita gente boa ficou de fora) e escalou o time de acordo com o seu esquema tático. Resultado foi essa bagunça de time na copa de 74. Na copa de 98 foi a mesma coisa, chegou na final da copa porque o Ronaldo, Rivaldo e Taffarel estavam iluminados, mas é só recordar que a seleção durante a copa não fez nenhum ótimo jogo na parte coletiva. O time era dependente das jogadas individuais dos seus melhores jogadores.
@@SashaCavalcante Vários jogadores da seleção já declararam que o Saldanha estragava o time com suas teorias furadas... Saldanha saiu porque estava barrando Pelé e tbm perdendo o comando com os demais jogadores. Saldanha era um tremendo de um imbecil.
Não sei a tua idade, mas tenho anos vou fazer 73 em julho e vivi a época Zagalo não escalou os melhores! Pois Felix não jogava como Ado, Brito era ruim, Baldoc do Palmeiras era 10 vzs melhor que ele, Moreira do bota fogo era o melhor lateral direito do mundo e por bronca com o Zagalo nem foi convocado Ademir D"aguia para a posição de Clodoaldo era a melhor opção, Tostão jogou travado por ordem de Pelé um idiota que mandava no time e queria ser o centro das atrações com João Saldanha Tostão jogou 10 X mais! Ganhou porque o time era composto por muitos craques, mais faltou os melhores em alguma posição!
@@pablosantos213 falei que o Saldanha era um imbecil, sem entrar no campo da politica. O Saldanha era um imbecil mesmo, e vários jogadores da seleção da época já declararam que ele não sabia nada de futebol. Teorias furadas que na pratica não funcionavam.
Para essa seleção de 1974 faltou algo mais, o time estava bem armado mas só tínhamos Roberto Rivelino para decidir, nessa época tínhamos muitos craques não sei quais foram injustiçados na convocação, mas dava pra montar outra seleção.
Só vou discordar de vc na armação e na escalação pois o Marinho Chagas vivia uma vida de alcoolismo naqueles tempos e não estava psicologicamente preparado p/jogar na seleção.
B J Naquele tempo Marinho não vivia vida de alcoólatra, isso foi tempos depois , Marinho se envolveu mais fortemente com o álcool já com mais de 28 anos de idade, em 74 ele era bem jovem ainda e já era disparado o melhor lateral do Brasil e, foi eleito o melhor do mundo na copa!
Poderia ter colocado o Ademir da Guia como meia armador de titular. Imagina ele lançando para o Rivelino e o Jairzinho. Infelizmente o Leivinha se machucou também. Ele estava voando pelo Palmeiras. Concordo com todos, a arrogância do Zagalo cegou o Brasil.
Pior que a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1974 só a da Copa do Mundo de 2014. Pelo menos esta de 1974 não chegou a perder de 7 à 1 para as Seleções da Holanda e da Polônia.
@@imson00b16 pior q não foi em um jogo não,vc esqueceu contra a Holanda tbm,que perdeu o terceiro lugar de forma humilhante tbm,sem contar contra o Chile nas oitavas que quase ,foi desclassificado nós pênaltis,o Chile no tempo normal quase virou o jogo naquela partida,se tivesse sido desclassificado pelo Chile acredito que seria menos humilhante, resumindo ,o Brasil nessa copa foi a pior seleção brasileira,em copas do mundo, totalmente uma desgraça só!!
Em uma seleção que tinha dificuldade de fazer gols, é totalmente injustificável a não convocação do Roberto Dinamite, que tinha acabado de ser campeão brasileiro pelo Vasco e sendo o artilheiro do campeonato.
@@alexispereira593 engano seu. Roberto fez o gol que classificou o Brasil para a segunda fase na Argentina em 1978 sendo o artilheiro da nossa seleção naquela copa. Zico sempre falou que gostava muito de jogar com ele na seleção. Coincidentemente eles nunca perderam quando jogaram juntos. No único título conquistado por aquela geração Zico e Roberto faziam parte da equipe titular.
@@mamaereact8270 para fazer o que fez chutar uma bola para fora quando o Zico estava mais bem colocado.Mas naquele ano o marginal do Serginho estava fazendo gols,e merecia ir mas não fez nada.
*se houve uma injustiça nessa copa foi a Holanda não ter sido a campeã..puta timaço esse:cruyff,neeskens,rezembrink,rep,os irmãos kerkof,brandts,haan..que timaço esse da holanda*
Desculpe discordar,mas não achei injustiçaa Holanda é sempre a sensação das copas mas não ganha nada,vale lembrar que em 74 Alemanha tinha quatro craques que jogariam em qualquer seleção do mundo Breitner,Bekembauer, Overath e o grande centro avante Müler.
Justiça no futebol chama-se competência, o que faltou a Holanda para ser campeã do mundo. Só se pode falar em injustiça quando a arbitragem interfere no resultado, o que não aconteceu nesse caso.
@@nortenaoecomm7535 Não existe Copa do Mundo por pontos corridos. Como o próprio nome diz, Copa tem caráter eliminatório. Sempre vencerá o mais competente.
Gosto da copa de 74 e assisto sempre o seu vídeo com os nomes dos jogadores e das músicas de fundo. Ah, esse vídeo está ótimo,pena que o Brasil não ganhou essa Copa.
@@webradiorecantodeminasgera3999 falou tudo perder pro carrocel holandês não é vergonha nenhuma agora tomar 7 da Alemanha em casa e perder pra Bélgica isso sim é humilhante aonde fomos parar
@@marceloferreiradasilva7002 Bélgica ganhou na pura sorte de um gol contra do Fernandinho e um contra ataque e só, fora isso o Brasil amassou, não ganhou porque não era o dia. Mas saudosista é isso, só sabe reclamar e nunca acha que a de hoje tá boa, ainda que ganhe de goleada
Sim...eu também tinha 10 anos em1974: assisti de férias, em Fortaleza, Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental (meu primeiro jogo de Copa)... Só a de 78, é que eu já vi colorida...
@@andrerodriguesrodrigues8984 OS JOGADORES DA COPA DE 74 (INCLUSIVE RIVELINO E JAIRZINHO) NÃO TINHA O PELÉ PARA SE ENCOSTAREM... E DEU NO QUE DEU..KKKK
Em 74, o Brasil já não tinha o Pelé.. E o Zagallo menosprezou o Cruyff , craque da Seleção Holandesa... Então, tivemos que contentar com a 4a colocação...
@@alexispereira593poderia mais a escolha era dele e tá certo, primeiro q o Brasil n ia ter sempre o Pelé e já surgia uma nova geração, e tbm Pelé resolveu sair por cima e sendo campeão
Não!! O time poderia ter sido muito melhor do que esse que jogou... porque o Zagalo deixou muitos bons jogadores fora desse time de 1974!! Zagalo era arrogante e teimoso e só convocou os mais chegados dele!! Começou tudo errado a partir dai!!
Although Brazil were over physical here it was something of an aberration and I have a little sympathy for Mario Zagallo. With a lack of raw talent at his disposal, especially up front he realised that he had to update his tactics. The defence was much better than in 1970 with Leao a decent keeper, Francisco Marinho and the great Luis Pereira. I have always thought that the team could have been transformed and lifted the trophy IF Clodoaldo and Tostao had been fit to play and Paulo Cesar Lima had produced the goods. Remember in the first 20 minutes of the crucial second round match against Holland, Brazil outplayed the Dutch and could have gone in a half time 2-0 up having missed several good chances.
Convenhamos, as cores da nossa seleção não combinam muito. Deviam fazer um uniforme todo verdade como titular, mas duvido que façam, já que a camisa amarela com calções azuis já se tornaram icônicos. Mas assim, se o Maracanaço foi um trauma grande o suficiente pra deixar de usar aquele uniforme todo branco (que devia ser lindo), o Mineiraço podia servir como um divisor de águas tb.
A arrogância de Zagalo em sua estratégia e não querer ouvir. E, principalmente ignorar adversários acabou dando um quarto colocado. Que no final das contas foi um excelente posição Em vista de uma seleção,em sua época pouco confiável. Posição final excelente! Em 1982, uma seleção muito melhor,nem conseguiu se posicionar melhor na copa do mundo. Seria o máximo que aquela podia chegar!
Nessa copa o grupo estava dividido.....o pessoal de São Paulo, pessoal do Rio de Janeiro, de Minas....... Leivinha quebrou o joelho no primeiro jogo......Zé Maria não conseguia dominar a bola......Zagallo não quis dar uma chance a Ademir da Guia....nem a César...... Até poderia ter vencido a Holanda....no primeiro tempo Jairzinho perdeu um gol inacreditável.
Paulo Cezar Caju, Rivelino, Luis Pereira, Leão, Marinho Chagas, Marinho Perez, Dirceu, Carpegiani, Edu, Ademir da Guia etc, comparem com o que temos hoje, ou mesmo compare com as seleções medíocres que o Brasil disputou as copas de 2014 e 2018 e vai disputar a de 2022. Na copa de 1974 só tinha monstro, apesar de não ter ganho, pois houve muita desunião, muitas brigas, as famosas panelinhas.
Decepcionante o Brasil foi dominado por seleções fracas como a antiga Iugoslávia e Escócia e passou sofrendo por Argentina e a fraca Alemanha Oriental, faltou um atacante de qualidade prá jogar com Jairzinho e um meia de qualidade prá jogar com Rivelino, porquê a defesa era boa.
Pelé vacilou em não ir para essa Copa. O Brasil chegou até a semifinal sem ele, imagina se ele estivesse lá. Hoje ele poderia ter 4 copas e fazendo desse recorde ainda mais difícil de ser batido, e o Brasil já seria hexa. Mas uma coisa que é nítido é que essa seleção de 74 jogou um futebol bem abaixo do que tinha potencial pra jogar, então esse lance de se seriam ou não campeões com o Pelé no elenco ainda é uma dúvida. Mas eu acredito que seriam sim.
Não sei não..... acho que o Pelé parou na hora certa. Na verdade ele continuou jogando até 77 nos EUA, mas na seleção, parou na hora certa, em glória! Penso que mesmo se ele estivesse em 74, não ganharia.
Eu tinha 09 anos em 1974, lembro direitinho dessa copa porque foi a partir desse mundial que passei acompanhar o futebol é compreender um pouco suas nuances.Não sei o motivo do Pelé não ter jogado essa copa, uma vez que ele ainda jogava no Brasil pelo Santos. Lembro que depois da derrota do Brasil para a Holanda, os brasileiros torceram como nunca para a Alemanha ocidental na final contra os holandeses, cuja partida foi bem disputada, um duelo de titãs com os craques Beckenbauer pela Alemanha e o saudoso e talentoso Cruyff. O Brasil amargou o quarto lugar após a derrota para a Polônia de 1 x 0, gol do artilheiro da copa, o carequinha Gregori Lato. A Polônia fez uma bela campanha naquela copa.
@@oseiasverissimo1983 obrigado colega pela informação, não sabia disso, então a história se repete com o Neimar, com a diferença que o Neimar se acha um vedete, um artista de Hollywood, o dinheiro muda o comportamento de algumas pessoas que têm mudança de status na vida.
@@oseiasverissimo1983 Acho que Pelé não queria passar vergonha. Era muita desorganização e não dava para ganhar só com nome. O futebol apresentado foi muito ruim, chegamos longe demais.
Por que Telê Santana não simpatizava com ele, o achava muito arrogante e desagregador, mas ele foi um dos 3 melhores goleiros do mundo por 10 anos e não era nacionalismo barato não, era a imprensa estrangeira que o elegia sempre, o cara é um gigante do nosso futebol mas como era um cara focado como atleta e nem sempre era idolatrado, um pouco parecido com o que ocorre com o Rogério Ceni.
A seleção de 70 foi montada e preparada por João Saldanha, alguns dias antes do embarque os militares tiraram João Saldanha do comando técnico da seleção, simplesmente porquê João Saldanha não quis almoçar com o presidente Medici. Então Zagalo foi colocado no comando, mas entrou mudo e saiu calado, quem comandou foi os próprios jogadores, já em 74 a seleção foi o seu estilo, retranqueira e sem ação.
Marinho Chagas era um monstro no apoio. Cracaço de bola. Mas na defesa... Era horrível. O primeiro gol da Holanda foi falha dele, que parou e não cortou a bola enfiada da direita pro meio da área. Contra a Polônia também lembro da avenida Marinho Chagas, com o Lato toda hora chegando no nosso gol.
O time não tinha Treinador? Ele sabia que Marinho era craque, quase um meia, era só treinar uma cobertura pras subidas dele, mais culpa do treineiro do que do Atleta!
Luiz Américo, te admiro cantor. Mas o Pelé, do seu Santos F.C., foi covarde, correu do pau. Poderia ter jogado a Copa aos 33 anos. Nilton Santos foi campeão do mundo, na Suécia, em 1958, aos 33 anos ( mesma idade que Pelé tinha em 1974) e bicampeão do mundo, no Chile, em 1962, aos 37 anos.
Sacanagem isso com o Pelé também. O cara fez a parte dele muito bem feita, venceu 3 copas para o Brasil junto de outros craques como em 74 poderiam é deveriam ter vencido mesmo sem o Pelé. Agora o Pelé como referência no meio campo assim como 70, na copa de 74 séria maravilhoso.
Se recusar a jogar uma copa por sua própria seleção é uma pilantragem do caramba, o cara tava jovem e ainda estava jogando muito, em vez disso foi jogar na Alemanha pro time de uma marca de refrigerantes kkkkk palhaçada
O Brasil foi bem fraquinho nessa copa, escapou de perder para Iugoslávia e Escócia e quase ficou fora já na primeira fase. Depois, foi literalmente amassado pelo carrossel holandês. Quarto lugar foi muito para essa seleção!
A seleção de 74 não era ruim, mas deu dois sustos grandes na 1a fase, naqueles 2 empates contra a Iugoslávia e Escócia. O 2o tempo contra a Iugoslávia escapamos de perder. Se classificou com um gol espírita do Valdomiro contra o Zaire, no final do jogo. A seleção holandesa e alemã ocidental eram melhores que a nossa, a gente nunca ganharia aquela copa.
Como o Toninho Cerezo em 82, o Marinho falhou é permitiu a arrancanda do artilheiro da copa de 74, o carequinha Lato , conquistando a Polônia o terceiro lugar. Não é atoa que o Luiz Américo compôs a musiquinha com enredo crítico ao fraco desempenho da seleção que não tinha mais o Pelé e algumas estrelas do tricampeonato no México em 1970. Saudades de uma época que dava gosto ver futebol.
Toninho Cerezo foi considerado o culpado por duas falhas na defesa que geraram dois gols de Paolo Rossi e por isso não foi convocado para as duas copas seguintes! Mas se redimiu com os dois títulos mundiais interclubes do São Paulo!
No segundo gol, o jogador que marcou estava atrás da linha da bola, quando esta foi cruzada: 5:40. Gol legal, portanto, ao contrário do que muitos da mídia vociferaram à época.
Brasil de 74 não chegava aos pés do de 70. A Holanda realmente passou por cima do Brasil na segunda fase, foi 2x0 fora o baile. Outro ponto é que o futebol naquela época permitia entradas mais violentas mesmo, de modo que a Holanda sabia jogar e sabia bater pra fazer o Carrossel funcionar. Do Brasil, Rivelino era o mais diferenciado dentre os titulares, o restante não estava no auge ou simplesmente não era tão bom.
Foi um 2x0 normal. Se Jairzinho e Paulo César não tivessem perdidos gols feitos que perderam, o resultado poderia ter sido outro. A Alemanha Ocidental nunca se preocupou com a tal "laranja mecânica", jogou seu jogo habitual na final da Copa, venceu e mandou o tal carrocel para o espaço.
Mas Paulo, o jogo BRASIL x HOLANDA não teve essa diferença toda a favor da Holanda não, o Brasil partiu pra cima, há de se dizer que foi um jogo até certo ponto violento dos dois lados, mas a nossa Seleção poderia sim ter saído com a vitória, destaco ainda que a Holanda marcou um gol em completo impedimento e o PC Cajú, perdeu um gol feito no 1º tempo, gol este que poderia ter mudado a história do jogo. Outra coisa, o Rivellino, craque daquele time, apanhou feito gente grande. A história desse jogo e do Brasil na copa, poderia ter sido outra, infelizmente!
@@tomzetex vc tem razão , disse aí que Brasil não era ruim como muitos falaram não , podia ter melhor sorte sim , como em 78tambem por outros motivos e principalmente em 82 , alguns ou muito reclaman daquelas épocas ,enquanto eu o que posso dizer de dias de hoje . Horroroso perto destas faladas aí .
@@PauloRoberto-iu2rj infelizmente é verdade Paulo. Tínhamos a seleção mais temida do mundo, qualquer um tremia quando via a amarelinha, já hoje, não colocamos mais medo em ninguém, qualquer um vem pra cima da gente sem medo de ser feliz, porque sabe que somos um time de um jogador só e que temos um técnico medroso, que segura os nossos poucos talentos impedindo o time de jogar pra frente e fazer gols. Triste isso!
@@tomzetex ainda falo mais , nessa copa de 74 tem aí no RUclips uma partida da Holanda contra o Uruguai que e uma coisa incrível , Uruguai não consegue jogar , e 4anos depois na Argentina com mais idade ainda foram a prorrogação na final da copa , e ao que vc falou do Brasil nada a acrecentar principalmente 82 , estas duas copas 78 e 82 me marcou com muita tristeza , hoje confesso que nen ligo para a seleção , naqueles tempos era fanático . Tudo passa só o Fluzão não pode passar jamais .
O futebol nessa geração ,era muito simples . Não se compara , jamais , ao futebol atual .Atualmente os jogos profissionais de europeus e até mesmo aqui das américas são clássicos .Por isso Pelé foi considerado o rei do futebol ... Romário , Ronaldinho Gaúcho põe Pelé no bolso ...
@@athon_10 e era um time que tinha boas opções no meio campo e ataque jairzinho leivinha césar maluco rivelino ademir da guia paulo césar caju mirandinha edu dirceu tinha marinho chagas e ze maria nas laterais
@@paulo.henrique.1969 Bom pra tosse? Foi um 2x0 normal. Foi um jogo em que o Brasil perdeu dois gols feitos com Jairzinho e Paulo César. A Holanda foi superestimada, não era isso tudo. A Alemanha, na final, nem tomou conhecimento da tal "laranja mecânica", jogou o jogo dela, venceu e foi campeã do mundo em 1974.
Esta seleção de 74 éra boa, mas muito mal escalada e organizada em campo. Marinho chagas não éra o lateral esquerdo daquele momento. Na época grandes craques não eram titulares por causa do regionalismo que existia em Rio e São Paulo, mais por parte dos cariocas mesmo. Então muitos bons jogadores paulistas ficavam na reserva como Ademir da Guia por exemplo.🇧🇷
Antes da copa havia uma quebra de braço entre a imprensa carioca e a paulistana, sempre sugerindo jogadores, sempre cornetando quem não gostavam, sempre dizendo quem só tinha mídia e quem merecia uma oportunidade; no fundo era uma briga para escalar o time. Foi um jogo sujo de ambas as partes, mas quem no fundo venceu foi a imprensa paulistana: os convocados foram todos os jogadores que ela elogiava. A imprensa carioca amava o Ademir da Guia, provavelmente por ter sido da base do Botafogo e do Bangu - clube onde estreou profissionalmente e onde jogava antes de ir para o Palmeiras -, o carinho também pode ter sido motivado pelo fato dele ser carioca da gema. A imprensa paulistana sempre estava há lhe fazer críticas, talvez por medo do Zagallo colocar Rivellino (o queridinho da imprensa paulistana) no banco para deixar Ademir da Guia com mais liberdade em campo.
Fiasco por culpa do Zagalo escalou errado o time. Deveria ter jogado com Rivelino armando na esquerda e o Ademir da Guia pela direita. Com certeza o time seria mais ofensivo e criativo no meio de campo. Um quarto lugar por culpa do Zagalo. Na própria música do Luiz Américo a critica é em cima do Zagalo...E o camisa 10 na seleção foi por não ter escalado o Ademir da Guia que muitos se confundiram achando que fosse o Pelé. Mas não o camisa 10 era o Ademir da Guia. Que o próprio Luis Americo disse depois da copa de 74. Tenho uma bronca com o Zagalo até hoje por causa disso.
I still remember what jarzinhio said when they asked him what went wrong with brazil ! He said that brazil was playing old school which football today had evolved . Remember holland was twice finalist so they where very strong team . But i remember the game with Poland which Brazil had dominated the game all the time , in fact brazil hit the post 3 times in that game . But Poland defend with all the team because they knew what potential Brazil have . Lato had escape with a goal score . That is called strategy or luck .
Tanto que criticamos a Brasil del 74 pero si quiera llego a la Semifinal fue mejor que Brasil del 82 y Brasil del 2006 que no fueron ni cuartos eliminados a mitad de camino.
Primeiro q a seĺecao de 1974 no papel n era tao ruim ,tinham ótimos valores mas pra ganhar uma copa vai além de ter um bom plantel.Tem q estar bem treinado,bem postado taticamente,fisicamente bem,conhecer os adversários e ter espírito de luta com vontade de ganhar.Alguns desses fatores faltaram em todas nossas derrotas nas copas e n adianta botar a culpa na ausência do Pelé pois fizemos partidas pífias na primeira fase ,conseguindo a duras penas o placar q precisávamos contra o Zaire e na segunda fase perdemos pra Holanda q foi vice campeã. A Alemanha ainda Ocidental venceu pois estudou a equipe holandesa e sabia como parar o carrossel holandês q era bom mas n imbatível, fato q quando enfrentou a seleção brasileira venceu por falhas de posicionamento nos gols e n aproveitamento das chances q tivemos .Fora q o Zagallo ,sempre motivador do primeiro para o segundo tempo nos intervalos parece q engessou o time pois os gols foram na segunda etapa e ele n mexia na equipe.
Concordo com tudo isso. O Brasil perdeu da Holanda na semifinal daquela copa por ter a subestimando, sendo que Zagalo não a temia, dizendo que a Holanda era ruim de ataque. Essa sua entrevista ficou imortalizada no canal 100.
Havia muita esperança porque Zagallo tinha vencido em 70, mas a base de 70 era trabalho de João Saldanha e Zagallo mexeu pouco naquele time, até por que não tinha muito o que mexer. Em 74 tínhamos grandes jogadores mas não tínhamos conjunto, pois em 4 anos não foi definido um time base e adquirir conjunto nessa circunstância fica difícil, e tenho a impressão que Zagallo acatou muito a CBD e ouviu pouco seus jogadores, quando vemos os jogos nesta Copa fica claro que parece que cada um joga para si e não para o time mas ainda assim ficamos em quarto lugar mas acho que se não tivéssemos um goleiro como o Leão e uma zaga de respeito poderia ter sido pior.
@@ominimalglayson9054 Respeito seu ponto de vista, mas o que sei é que tinha jogadores ali jogando para si e não para o time. Zagallo é um grande técnico sem dúvida mas pelo que li de relatos dos próprios jogadores é que ele "rachou" o elenco.
@@airtoncosta9450 olha realmente em relação a elenco o Zagallo nunca foi o cara tanto que teve problema com o Romário mas ele era um grande estratégista!
Concordo, no primeiro tempo aproveitando a linha burra quase que a Holanda tomou dois gols do Brasil, se uma das bolas entrasse ,quem sabe o resultado não fosse diferente...
2 pontas, Paulo caju e Valdomiro, que não voltavam para ajudar na marcação. A defesa estava sempre exposta ao ataque adversário. Carpegiani não era um Gerson nos lançamentos, também, nao havia para quem lançar.
Junta com dois laterais avenidas... Deu no que deu. Pior que eu já vi gente falando que o Marinho Chagas sabia muito bem defender... Jogos da Copa de 74 refutam todos eles.
Esses jogadores da copa de 1974, sentiram na Pelé a mudança radical no futebol, o time da Polônia era composto por jogadores amadores que trabalhavam em fábricas, será que Pelé teria sido bola de ouro nessa nova geração?
Waldomiro era uma atraso...era jogar com um a menos...péssimo dos péssimos...mas tinha que tinha que ter um gaúcho e um mineiro no time titular pra agradar a imprensa e os estados . Igual 70 com Everaldo e Piazza . .. Igual a Batista e Reinaldo em 78.....O Brasil era assim naquele tempo
@@joaobatistadosanjos777 Não só eles mas Cerezo, Dirceu Lopes, Falcão (que não foi em 1978...) eram excepcionais. . Waldomiro é que era o péssimo dos péssimos. Mas havia essa política de90% de Rio e SP, e 10% de RS e MG em partes iguais.
@@nikolatesla7983 Sim, mas hoje tá pior, os convocados são a grande maioria que joga na Europa. E aquele futebol da seleção brasileira desapareceu, nem dá vontade de assistir mais. Lembro que antigamente as pessoas ficavam esperando ansiosamente pra ver a seleção brasileira jogar. Hoje, depois daquele 7 a 1, muitos nem assistem mais...
Na primeira fase se atrapalhou com os pequenos. Na segunda fase ganhou da Alemanha e Argentina. Esse critério de classificação era muito complicado. Creio que a Holanda venceu todos os jogos da segunda fase.
Esse foi o critério utilizado nas Copas de 74, 78 e 82. Eram dois grupos de três times onde os líderes se classificavam para a final e os vice disputavam a terceira colocação. Esse sistema acabou quando aumentaram o número de seleções para as copas de 86 em diante.
Tirando o Cruyff que por injustiça não foi o melhor jogador da Copa do mundo de 1974.mas esse polonês Lato jogava muito e goleador e habilidoso. Lewandowski não chega aos pés de Lato.
Até hoje não entendo a birra do Zagallo com o Ademir da Guia. Faltou ele como titular nessa seleção. Aliás o Zagallo tem esse histórico de ter birra com alguns jogadores, tais como Romário e Giovanni também. Por essas e outras que perdeu duas Copas, além é claro da soberba de sempre se achar o melhor do mundo e de não buscar se atualizar, se modernizar.
Era até um bom time, mas nessa época a Holanda era considerada o "bicho papão", e muito embora não tenha vencido a Copa, meteu 2x0 nesse time brasileiro aí... eles tinham o Cruyff... timaço, realmente.
@@mutiny63 não vi jogar, mas Gerson o conhotinha de ouro disse que Ademir da Guia nunca foi lento. Ele disse que ele tinha talento. Ademir nunca se expôs com marketing pessoal. Sempre foi introvertido, educado e respeitoso com os colegas de trabalho. Rivellino também sempre elogiou o Ademir. Não era muito chegado aí ataque, aliás nem precisava, pois na primeira academia tinha craques que finalizavam bem como Ademar Pantera, Tupanzinho e Chineizinho. Depois vieram Edu Bala, César Maluco e Leivinha. Ademir só armava, mas também decidiu muitos jogos e títulos. Esse negócio de chamá-lo de lento é falta de respeito. Jornalistas da época que elogiaram o Ademir: Oswaldo Pascoal, Armando Nogueira, Fiori Gigliotti, Juca Kifouri, Milton Neves, José Trajano, Mauro beting, dentre outros. Jogadores como Sócrates, Zico, Falcão e Careca elogiam o estilo clássico do Ademir da Guia. Tem um chavão famoso criado pelo Armando nogueira: Ademir tinha nome, sobrenome e futebol de craque. Uma referência ao Ademir de Meneses, ao pai do Ademir; Domingos da Guia, e ao próprio futebol praticado pelos três craques. Ademir foi fundamental na conquista de cinco títulos brasileiros do Palmeiras: 67/67/69/72 e 73. Paulistas: 63/66/72/74 e 76. Três troféu Ramon de Carranza: 69/74 e 75. Torneio Rio - SP 1965. Contra fatos não há argumentos.
Não era nascido na época mas o Brasil tinha uma defesa fortíssima com Leão; Zé Maria, Waldomiro, Luís Pereira e Marinho Chagas. O ataque era muito fraco e dependia de lampejos do Rivelino e o Jairzinho. Adorei a música cornetando a seleção no início.
Waldomiro era ponta direita e não zagueiro
@@paulocordeirosilva1174 leão, zé maria, luiz pereira, ( na foto alfredo do palmeiras), marinho peres e marinho ; carpegiane, ademir da guia e rivelino ; valdomiro, jairzinho e dirceu.
leão, zé maria, luiz pereira, ( na foto alfredo do palmeiras), marinho peres e marinho ; carpegiane, ademir da guia e rivelino ; valdomiro, jairzinho e dirceu.
ALEM NÃO LEVAR
ZAGUEIRO ABEL BRAGA
O LATERAL JUNIOR ABINESTO
OS MEIAS MARIO SERGIO E ZICO
ATACANTE ROBERTO DINAMITE
@@diegosilva3816 Valdomiro era ponta direita. O outro zagueiro foi marinho peres.
Esse gol de falta do Rivelino contra a Alemanha Oriental é simplesmente incrível, ele acertou em cheio na brecha pequena que Jairzinho abriu na barreira, mais uns cm pro lado e bateria na barreira. A mira foi algo fora do normal
Só aquele gol de falta do Ronaldinho Gaúcho na copa de 2002 contra a Inglaterra talvez se compare.
Realmente. Mas na verdade acho que tem um gol que se compare sim: o de Branco em 1994. Se Romário não se enverga para frente, ele tomaria uma em cheio na barriga. Isso com uma bola a 120 km/h
Этот гол 💯% действительно БОМБА!!!
Romário saiu pra não tomar o torpedo, já o Jairzinho fez o furo na barreira de propósito@@dieeid7626
Tinha três garotos que infelizmente não tinham ainda experiência mas já jogavam por seus clubes: Falcão, Zico e R. Dinamite.
Já comentou merda dms, pode sair KKKKKKK seleção perdeu por causa da zaga horrível cara
Que futuramente seria eliminados por Paolo Rossi e Michel Platini.
Dinamite tinha acabado de ser campeão brasileiro com o Vasco e o artilheiro do campeonato. Injustificada a sua não convocação.
Três garotos que nunca ganharam um Copa sequer. A seleção de 1974 tinha campeões do mundo.
E que nunca seriam campeões de nada na seleção rsrsrsrs
Lembro dessa música do Luiz Américo que para mim foi uma crítica a seleção daquele ano.Luiz Pereira era um baita zagueiro que jogava pelo Palmeiras. Waldomiro, outro talento do Internacional de Porto Alegre, Marinho Chagas, falecido, entrou num processo de alcoolismo, mas era um craque. No gol da Polônia na disputa do terceiro lugar, Leão culpou o Marinho por ter adiantado demais e desguarnecido o setor por onde o lato penetrou e marcou o gol da Vitória. Tenho saudades dessa copa , apesar do malogro do Brasil, mas marcou o meu interesse pelo futebol.
Waldomiro craque?????
@@sergiop746 para mim foi colega, respeito às opiniões contrárias. Waldomiro fói uma das estrelas do Internacional , e foi protagonista do tricampeonato brasileiro do time gaúcho, junto com Falcão, Batista, Escurinho, Lula, Mário Sérgio é outros craques.
MARADONA ERA FÃ E ADMIRAVA O FUTEBOL JOGADO POR RIVELINO
4:10 Primeiro Clássico Entre Brasil X Argentina Numa Copa Do Mundo
Não sabia que nessa copa tinha sido a que o Brasil tinha enfrentado o primeiro dos quatro duelos em copas que o Brasil enfrentou eles e foi com vitória nossa.
Zagallo na copa de 1970 convocou os melhores e escalou os melhores. Montou o melhor time da historia do futebol e venceu a copa. Depois disso o Zagallo mudou sua "forma" de ver futebol, ficou arrogante e suas convocações eram de acordo com o seu critério de "merecimento". Não convocou os melhores (muita gente boa ficou de fora) e escalou o time de acordo com o seu esquema tático. Resultado foi essa bagunça de time na copa de 74. Na copa de 98 foi a mesma coisa, chegou na final da copa porque o Ronaldo, Rivaldo e Taffarel estavam iluminados, mas é só recordar que a seleção durante a copa não fez nenhum ótimo jogo na parte coletiva. O time era dependente das jogadas individuais dos seus melhores jogadores.
Em 1970, Zagallo pegou o time pronto do João Saldanha e acrescentou o Dadá Maravilha para agradar o ditador Médici
@@SashaCavalcante Vários jogadores da seleção já declararam que o Saldanha estragava o time com suas teorias furadas... Saldanha saiu porque estava barrando Pelé e tbm perdendo o comando com os demais jogadores. Saldanha era um tremendo de um imbecil.
Não sei a tua idade, mas tenho anos vou fazer 73 em julho e vivi a época Zagalo não escalou os melhores!
Pois Felix não jogava como Ado, Brito era ruim, Baldoc do Palmeiras era 10 vzs melhor que ele, Moreira do bota fogo era o melhor lateral direito do mundo e por bronca com o Zagalo nem foi convocado Ademir D"aguia para a posição de Clodoaldo era a melhor opção, Tostão jogou travado por ordem de Pelé um idiota que mandava no time e queria ser o centro das atrações com João Saldanha Tostão jogou 10 X mais!
Ganhou porque o time era composto por muitos craques, mais faltou os melhores em alguma posição!
@@sorkran Tabom cara, da pra ver que sua posição política interferiu no seu comentário.
@@pablosantos213 falei que o Saldanha era um imbecil, sem entrar no campo da politica. O Saldanha era um imbecil mesmo, e vários jogadores da seleção da época já declararam que ele não sabia nada de futebol. Teorias furadas que na pratica não funcionavam.
Para essa seleção de 1974 faltou algo mais, o time estava bem armado mas só tínhamos Roberto Rivelino para decidir, nessa época tínhamos muitos craques não sei quais foram injustiçados na convocação, mas dava pra montar outra seleção.
Só vou discordar de vc na armação e na escalação pois o Marinho Chagas vivia uma vida de alcoolismo naqueles tempos e não estava psicologicamente preparado p/jogar na seleção.
B J Naquele tempo Marinho não vivia vida de alcoólatra, isso foi tempos depois , Marinho se envolveu mais fortemente com o álcool já com mais de 28 anos de idade, em 74 ele era bem jovem ainda e já era disparado o melhor lateral do Brasil e, foi eleito o melhor do mundo na copa!
Una de las magistrales selecciones du Brasil, grandes estrellas.
Poderia ter colocado o Ademir da Guia como meia armador de titular. Imagina ele lançando para o Rivelino e o Jairzinho. Infelizmente o Leivinha se machucou também. Ele estava voando pelo Palmeiras.
Concordo com todos, a arrogância do Zagalo cegou o Brasil.
Concordo plenamente com você...Zagalo se acorvadou e deu nisso.
Uma coisa eu posso dizer: essa seleção de 1974,foi mil vezes melhor do que a seleção brasileira medíocre de 2014!!!
A de 2014 foi a pior da história...
Pior que a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1974 só a da Copa do Mundo de 2014. Pelo menos esta de 1974 não chegou a perder de 7 à 1 para as Seleções da Holanda e da Polônia.
A Seleção de 2014 foi infinitamente pior que a de 1974. Esta de 1974 era muito ruim, mas a de 2014 era horrível e ridícula.
Vcs amam resumir o Brasil de 2014 em apenas um jogo, incrível!!!
O Brasil desse ano não foi o pior em Copa nunca.
@@imson00b16 pior q não foi em um jogo não,vc esqueceu contra a Holanda tbm,que perdeu o terceiro lugar de forma humilhante tbm,sem contar contra o Chile nas oitavas que quase ,foi desclassificado nós pênaltis,o Chile no tempo normal quase virou o jogo naquela partida,se tivesse sido desclassificado pelo Chile acredito que seria menos humilhante, resumindo ,o Brasil nessa copa foi a pior seleção brasileira,em copas do mundo, totalmente uma desgraça só!!
Em uma seleção que tinha dificuldade de fazer gols, é totalmente injustificável a não convocação do Roberto Dinamite, que tinha acabado de ser campeão brasileiro pelo Vasco e sendo o artilheiro do campeonato.
Roberto Dinamite sempre foi jogador de clube e não de seleção.
O vasco foi campeão em agosto depois da copa
@@alexispereira593 engano seu. Roberto fez o gol que classificou o Brasil para a segunda fase na Argentina em 1978 sendo o artilheiro da nossa seleção naquela copa. Zico sempre falou que gostava muito de jogar com ele na seleção. Coincidentemente eles nunca perderam quando jogaram juntos. No único título conquistado por aquela geração Zico e Roberto faziam parte da equipe titular.
Em 82 de novo ele foi injustiçado, colocaram o Serginho
@@mamaereact8270 para fazer o que fez chutar uma bola para fora quando o Zico estava mais bem colocado.Mas naquele ano o marginal do Serginho estava fazendo gols,e merecia ir mas não fez nada.
Eita maravilha de jogos..
5:41 Que Golaço 🤯🤯
*se houve uma injustiça nessa copa foi a Holanda não ter sido a campeã..puta timaço esse:cruyff,neeskens,rezembrink,rep,os irmãos kerkof,brandts,haan..que timaço esse da holanda*
Mas esse modelo de competição é pra premiar a injustiça mesmo se fosse pra ser justo seria pontos corridos
Desculpe discordar,mas não achei injustiçaa Holanda é sempre a sensação das copas mas não ganha nada,vale lembrar que em 74 Alemanha tinha quatro craques que jogariam em qualquer seleção do mundo Breitner,Bekembauer, Overath e o grande centro avante Müler.
Justiça no futebol chama-se competência, o que faltou a Holanda para ser campeã do mundo. Só se pode falar em injustiça quando a arbitragem interfere no resultado, o que não aconteceu nesse caso.
@@nortenaoecomm7535 Não existe Copa do Mundo por pontos corridos. Como o próprio nome diz, Copa tem caráter eliminatório. Sempre vencerá o mais competente.
@@alexispereira593 Concordo,é isso aí!
O futebol arte era vencido pelo preparo físico e organização tática. Foi a revolução do carrossel holandês e a tática da Alemanha.
com a primeira fase ridicula que fez poderia ser tudo menos futebol arte
Deixa de falar bobagens cara nessa Copa depois da campeã o melhor time foi a Polônia
A Alemanha foi a Campeã; Holanda Vice e a Polônia ficou em terceiro com o Brasil em quarto.
Bom fim de semana Marcelo!!!
Abraço!!
8)
Paulo Cesar, Marinho, o que faziam nesse time? Ademir da Guia foi injustiçado.
Gosto da copa de 74 e assisto sempre o seu vídeo com os nomes dos jogadores e das músicas de fundo. Ah, esse vídeo está ótimo,pena que o Brasil não ganhou essa Copa.
sim, mas mesmo que falem mal, não foi ou é a vergonha das atuais seleções
@@webradiorecantodeminasgera3999 falou tudo perder pro carrocel holandês não é vergonha nenhuma agora tomar 7 da Alemanha em casa e perder pra Bélgica isso sim é humilhante aonde fomos parar
@@marceloferreiradasilva7002
Bélgica ganhou na pura sorte de um gol contra do Fernandinho e um contra ataque e só, fora isso o Brasil amassou, não ganhou porque não era o dia.
Mas saudosista é isso, só sabe reclamar e nunca acha que a de hoje tá boa, ainda que ganhe de goleada
@@seltoncamillo6398 Concordo com tudo que você falou meu amigo!
Leao,junior ,amaral,maringo peres,nelinho,falcoe,sicrates,rivilinio zico jairzinho .dario
Eu tinha 10 anos. Foi a primeira Copa onde a TV brasileira passou alguns jogos sem ser do Brasil.
Sim...eu também tinha 10 anos em1974: assisti de férias, em Fortaleza, Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental (meu primeiro jogo de Copa)... Só a de 78, é que eu já vi colorida...
@@andrerodriguesrodrigues8984 quem narrou esta partida?
@@andrerodriguesrodrigues8984 OS JOGADORES DA COPA DE 74 (INCLUSIVE RIVELINO E JAIRZINHO) NÃO TINHA O PELÉ PARA SE ENCOSTAREM... E DEU NO QUE DEU..KKKK
Esse Cruyff era imparável
O cigarro parou ele.
@@alvarosantiago4285 Kkkkk maldade
@@alvarosantiago4285 Caraca.
Em 74, o Brasil já não tinha o Pelé.. E o Zagallo menosprezou o Cruyff , craque da Seleção Holandesa... Então, tivemos que contentar com a 4a colocação...
Pelé se acovardou porque poderia ter disputado a Copa. 1974 foi melhor que 1982 que nem o quarto lugar conseguiu.
@@alexispereira593 No Ranking sim, mas no futebol jogado? Nem se compara.
@@alexispereira593poderia mais a escolha era dele e tá certo, primeiro q o Brasil n ia ter sempre o Pelé e já surgia uma nova geração, e tbm Pelé resolveu sair por cima e sendo campeão
Isso foi o que sobrou daquela Fabulosa Seleção de 70! Era pegar ou largar!...
Não!! O time poderia ter sido muito melhor do que esse que jogou... porque o Zagalo deixou muitos bons jogadores fora desse time de 1974!! Zagalo era arrogante e teimoso e só convocou os mais chegados dele!! Começou tudo errado a partir dai!!
@@ademirladislau5924 ...estranho ele pensar assim, já que vinha de um Tricampeonato 4 anos antes, não acha?...
@@valmiropeonorio5760 Zagalo pegou o time pronto e bem treinado, além de a pressão do elenco ser muito forte.
@@AndreAquinoaxe ...muito forte?...
@@ademirladislau5924 Brasil tava sem carlos Alberto torres, clodoado e tostão, aí ferrou pro brasil!
Although Brazil were over physical here it was something of an aberration and I have a little sympathy for Mario Zagallo. With a lack of raw talent at his disposal, especially up front he realised that he had to update his tactics. The defence was much better than in 1970 with Leao a decent keeper, Francisco Marinho and the great Luis Pereira. I have always thought that the team could have been transformed and lifted the trophy IF Clodoaldo and Tostao had been fit to play and Paulo Cesar Lima had produced the goods. Remember in the first 20 minutes of the crucial second round match against Holland, Brazil outplayed the Dutch and could have gone in a half time 2-0 up having missed several good chances.
They were fortunate not to lose against Scotland in the group stage. Had that happened, they would have been eliminated in the first round.
5:12 Jornal hoje
5:56 Vídeo Show
Esse Rivelino era monstro em copas..
O Brasil de azul fica tão bonito!
Acho o uniforme amarelo com azul feio demais.
Claro o Lucas gosta de ver o mundo azul
Convenhamos, as cores da nossa seleção não combinam muito. Deviam fazer um uniforme todo verdade como titular, mas duvido que façam, já que a camisa amarela com calções azuis já se tornaram icônicos. Mas assim, se o Maracanaço foi um trauma grande o suficiente pra deixar de usar aquele uniforme todo branco (que devia ser lindo), o Mineiraço podia servir como um divisor de águas tb.
Concordo, mas na partida contra a Argentina não tinha a necessidade de camisa reserva.
A arrogância de Zagalo em sua estratégia e não querer ouvir.
E, principalmente ignorar adversários acabou dando um quarto colocado.
Que no final das contas foi um excelente posição
Em vista de uma seleção,em sua época pouco confiável.
Posição final excelente!
Em 1982, uma seleção muito melhor,nem conseguiu se posicionar melhor na copa do mundo.
Seria o máximo que aquela podia chegar!
Nessa copa o grupo estava dividido.....o pessoal de São Paulo, pessoal do Rio de Janeiro, de Minas.......
Leivinha quebrou o joelho no primeiro jogo......Zé Maria não conseguia dominar a bola......Zagallo não quis dar uma chance a Ademir da Guia....nem a César......
Até poderia ter vencido a Holanda....no primeiro tempo Jairzinho perdeu um gol inacreditável.
Paulo Cezar Caju, Rivelino, Luis Pereira, Leão, Marinho Chagas, Marinho Perez, Dirceu, Carpegiani, Edu, Ademir da Guia etc, comparem com o que temos hoje, ou mesmo compare com as seleções medíocres que o Brasil disputou as copas de 2014 e 2018 e vai disputar a de 2022. Na copa de 1974 só tinha monstro, apesar de não ter ganho, pois houve muita desunião, muitas brigas, as famosas panelinhas.
Vdd
Decepcionante o Brasil foi dominado por seleções fracas como a antiga Iugoslávia e Escócia e passou sofrendo por Argentina e a fraca Alemanha Oriental, faltou um atacante de qualidade prá jogar com Jairzinho e um meia de qualidade prá jogar com Rivelino, porquê a defesa era boa.
Parabéns pelo conteúdo
O que a seleção de 70 tinha de positivo esta teve de negativo. Preparação fisica e tática ultrapassadas
ZAGALO ERA ULTRAPASSADO DESDE 1970. O PELÉ QUE SALVOU A SELEÇÃO
Pelé vacilou em não ir para essa Copa. O Brasil chegou até a semifinal sem ele, imagina se ele estivesse lá. Hoje ele poderia ter 4 copas e fazendo desse recorde ainda mais difícil de ser batido, e o Brasil já seria hexa. Mas uma coisa que é nítido é que essa seleção de 74 jogou um futebol bem abaixo do que tinha potencial pra jogar, então esse lance de se seriam ou não campeões com o Pelé no elenco ainda é uma dúvida. Mas eu acredito que seriam sim.
Pelé foi gênio até na hora de parar... Saiu por cima e virou lenda.
O "se" não joga...é 50%, não 100%.
Não sei não..... acho que o Pelé parou na hora certa. Na verdade ele continuou jogando até 77 nos EUA, mas na seleção, parou na hora certa, em glória! Penso que mesmo se ele estivesse em 74, não ganharia.
Essa copa foi justamente no ano que ele encerrou a carreira aos 34 anos.
@@leooficial1 Agora isso que você falou foi meio sem sentido não entendi muito bem.
Dó craques....que saudades....de tudo...........
OS JOGADORES DA COPA DE 74 (INCLUSIVE RIVELINO E JAIRZINHO) NÃO TINHA O PELÉ PARA SE ENCOSTAREM... E DEU NO QUE DEU..KKKK
Cada técnico tem suas escolhas por jogadores. Nem sempre os melhores são chamados e sim os queridinhos dos técnicos.
COMO CANTOU LUIZ AMÉRICO, E SE NAO FORCA DESSE TAL PEREIRA, IRIA SER UMA GOLEADA DE ALGUNS TIMES ADVERSÁRIOS DA SELEÇÃO.
Eu tinha 09 anos em 1974, lembro direitinho dessa copa porque foi a partir desse mundial que passei acompanhar o futebol é compreender um pouco suas nuances.Não sei o motivo do Pelé não ter jogado essa copa, uma vez que ele ainda jogava no Brasil pelo Santos. Lembro que depois da derrota do Brasil para a Holanda, os brasileiros torceram como nunca para a Alemanha ocidental na final contra os holandeses, cuja partida foi bem disputada, um duelo de titãs com os craques Beckenbauer pela Alemanha e o saudoso e talentoso Cruyff. O Brasil amargou o quarto lugar após a derrota para a Polônia de 1 x 0, gol do artilheiro da copa, o carequinha Gregori Lato. A Polônia fez uma bela campanha naquela copa.
Pelé não foi porque quis ganhar dinheiro com propagandas.
@@oseiasverissimo1983 obrigado colega pela informação, não sabia disso, então a história se repete com o Neimar, com a diferença que o Neimar se acha um vedete, um artista de Hollywood, o dinheiro muda o comportamento de algumas pessoas que têm mudança de status na vida.
@@oseiasverissimo1983 Acho que Pelé não queria passar vergonha. Era muita desorganização e não dava para ganhar só com nome. O futebol apresentado foi muito ruim, chegamos longe demais.
Leão pegava muito,foi um grande goleiro não entendo porque não disputou a Copa de 82
Pegava muito,mas em compensação falhava muito também, soltava bolas fáceis e geralmente saia muito atabalhoado do gol.
Porque o Telê ,não gostava dêle simples assim, quando um treinador cisma com um jogador não tem jeito.
@@allanschneider6771 pior que o frangueiro do valdir perez, que fez aquela fiasquera contra a urss, em 1982. o leão não era.
@@ruitergallart7380 tele santana era um babaca.
Por que Telê Santana não simpatizava com ele, o achava muito arrogante e desagregador, mas ele foi um dos 3 melhores goleiros do mundo por 10 anos e não era nacionalismo barato não, era a imprensa estrangeira que o elegia sempre, o cara é um gigante do nosso futebol mas como era um cara focado como atleta e nem sempre era idolatrado, um pouco parecido com o que ocorre com o Rogério Ceni.
O time de 70 quem montou foi João Saldanha mais zagallo improvisou deu o jeito dele a seleção brasileira deu liga e ganhou.
A seleção de 70 foi montada e preparada por João Saldanha, alguns dias antes do embarque os militares tiraram João Saldanha do comando técnico da seleção, simplesmente porquê João Saldanha não quis almoçar com o presidente Medici. Então Zagalo foi colocado no comando, mas entrou mudo e saiu calado, quem comandou foi os próprios jogadores, já em 74 a seleção foi o seu estilo, retranqueira e sem ação.
Marinho Chagas era um monstro no apoio. Cracaço de bola. Mas na defesa... Era horrível. O primeiro gol da Holanda foi falha dele, que parou e não cortou a bola enfiada da direita pro meio da área. Contra a Polônia também lembro da avenida Marinho Chagas, com o Lato toda hora chegando no nosso gol.
O time não tinha Treinador? Ele sabia que Marinho era craque, quase um meia, era só treinar uma cobertura pras subidas dele, mais culpa do treineiro do que do Atleta!
Luiz Américo, te admiro cantor. Mas o Pelé, do seu Santos F.C., foi covarde, correu do pau. Poderia ter jogado a Copa aos 33 anos. Nilton Santos foi campeão do mundo, na Suécia, em 1958, aos 33 anos ( mesma idade que Pelé tinha em 1974) e bicampeão do mundo, no Chile, em 1962, aos 37 anos.
Sacanagem isso com o Pelé também. O cara fez a parte dele muito bem feita, venceu 3 copas para o Brasil junto de outros craques como em 74 poderiam é deveriam ter vencido mesmo sem o Pelé. Agora o Pelé como referência no meio campo assim como 70, na copa de 74 séria maravilhoso.
@@LeonardoRodriguez-ux4rc Pelé machucou no segundo jogo na Copa de 1962. Não dá pra dizer que ele disputou a Copa de 1962.
Pelé foi inteligentíssimo... Largou a seleção no auge da carreira...Se fizesse parte de 74 iriam colocar toda culpa nas costas dele...
Se recusar a jogar uma copa por sua própria seleção é uma pilantragem do caramba, o cara tava jovem e ainda estava jogando muito, em vez disso foi jogar na Alemanha pro time de uma marca de refrigerantes kkkkk palhaçada
@@-semn0me-185 Ele foi para os Estados Unidos, jogar pelo New York Cosmos
Leão, Nelinho (Zé Maria), Luis Pereira, Marinho Peres e Marinho. Carpegeani, Rivelino e Paulo César. Valdomiro, Jairzinho e Dirceu.
Infelizmente o nosso futebol acabou. Copa do mundo nunca mais.
O Brasil foi bem fraquinho nessa copa, escapou de perder para Iugoslávia e Escócia e quase ficou fora já na primeira fase. Depois, foi literalmente amassado pelo carrossel holandês. Quarto lugar foi muito para essa seleção!
A seleção de 74 não era ruim, mas deu dois sustos grandes na 1a fase, naqueles 2 empates contra a Iugoslávia e Escócia. O 2o tempo contra a Iugoslávia escapamos de perder. Se classificou com um gol espírita do Valdomiro contra o Zaire, no final do jogo. A seleção holandesa e alemã ocidental eram melhores que a nossa, a gente nunca ganharia aquela copa.
Como o Toninho Cerezo em 82, o Marinho falhou é permitiu a arrancanda do artilheiro da copa de 74, o carequinha Lato , conquistando a Polônia o terceiro lugar. Não é atoa que o Luiz Américo compôs a musiquinha com enredo crítico ao fraco desempenho da seleção que não tinha mais o Pelé e algumas estrelas do tricampeonato no México em 1970. Saudades de uma época que dava gosto ver futebol.
Toninho Cerezo foi considerado o culpado por duas falhas na defesa que geraram dois gols de Paolo Rossi e por isso não foi convocado para as duas copas seguintes! Mas se redimiu com os dois títulos mundiais interclubes do São Paulo!
No segundo gol, o jogador que marcou estava atrás da linha da bola, quando esta foi cruzada: 5:40. Gol legal, portanto, ao contrário do que muitos da mídia vociferaram à época.
Na primeira fase quase fomos eliminados nos salvamos por termos feito um gol a mais no medíocre Zaire
Que virou a República Democrática do Congo
@@thiagonevesfodao6693 Exatamente.
@@thiagonevesfodao6693 sim
el gol de rivelino de tiro libre , que potencia !
Brasil de 74 não chegava aos pés do de 70. A Holanda realmente passou por cima do Brasil na segunda fase, foi 2x0 fora o baile. Outro ponto é que o futebol naquela época permitia entradas mais violentas mesmo, de modo que a Holanda sabia jogar e sabia bater pra fazer o Carrossel funcionar. Do Brasil, Rivelino era o mais diferenciado dentre os titulares, o restante não estava no auge ou simplesmente não era tão bom.
Foi um 2x0 normal. Se Jairzinho e Paulo César não tivessem perdidos gols feitos que perderam, o resultado poderia ter sido outro. A Alemanha Ocidental nunca se preocupou com a tal "laranja mecânica", jogou seu jogo habitual na final da Copa, venceu e mandou o tal carrocel para o espaço.
ESSA SELEÇÃO FOI UM FIASCO!
OS JOGADORES DA COPA DE 74 (INCLUSIVE RIVELINO E JAIRZINHO) NÃO TINHAM O PELÉ PARA SE ENCOSTAREM... E DEU NO QUE DEU..KKKK
@@OmierDuraes
NÃO TINHA
DADA MARAVILHA
ZICO
MARIO SERGIO
ROBERTO DINAMITE
ABEL BRAGA
Lateral marinho bruxa eleito melhor lateral da copa , Brasil não foi isso tudo de ruim não , parou na Holanda que a época foi fenômeno .
Mas Paulo, o jogo BRASIL x HOLANDA não teve essa diferença toda a favor da Holanda não, o Brasil partiu pra cima, há de se dizer que foi um jogo até certo ponto violento dos dois lados, mas a nossa Seleção poderia sim ter saído com a vitória, destaco ainda que a Holanda marcou um gol em completo impedimento e o PC Cajú, perdeu um gol feito no 1º tempo, gol este que poderia ter mudado a história do jogo. Outra coisa, o Rivellino, craque daquele time, apanhou feito gente grande. A história desse jogo e do Brasil na copa, poderia ter sido outra, infelizmente!
@@tomzetex vc tem razão , disse aí que Brasil não era ruim como muitos falaram não , podia ter melhor sorte sim , como em 78tambem por outros motivos e principalmente em 82 , alguns ou muito reclaman daquelas épocas ,enquanto eu o que posso dizer de dias de hoje . Horroroso perto destas faladas aí .
@@PauloRoberto-iu2rj infelizmente é verdade Paulo. Tínhamos a seleção mais temida do mundo, qualquer um tremia quando via a amarelinha, já hoje, não colocamos mais medo em ninguém, qualquer um vem pra cima da gente sem medo de ser feliz, porque sabe que somos um time de um jogador só e que temos um técnico medroso, que segura os nossos poucos talentos impedindo o time de jogar pra frente e fazer gols. Triste isso!
@@tomzetex ainda falo mais , nessa copa de 74 tem aí no RUclips uma partida da Holanda contra o Uruguai que e uma coisa incrível , Uruguai não consegue jogar , e 4anos depois na Argentina com mais idade ainda foram a prorrogação na final da copa , e ao que vc falou do Brasil nada a acrecentar principalmente 82 , estas duas copas 78 e 82 me marcou com muita tristeza , hoje confesso que nen ligo para a seleção , naqueles tempos era fanático . Tudo passa só o Fluzão não pode passar jamais .
O futebol nessa geração ,era muito simples . Não se compara , jamais , ao futebol atual .Atualmente os jogos profissionais de europeus e até mesmo aqui das américas são clássicos .Por isso Pelé foi considerado o rei do futebol ... Romário , Ronaldinho Gaúcho põe Pelé no bolso ...
Romário e Ronaldinho ganhou nem a metade que Pelé ganhou na época dele meu amigo.
paulo cesar cajú.... gran jugador.
Por muito pouco, o Brasil não passou da primeira fase
Brasile -Scozia finì 0-0, ma fu la partita piuintensa di quel Mondiale! Andrebbe vista integralmente!
O 4 Lugar Saiu No Lucro Pra Essa Seleção O Brasil Na Copa Do Mundo 1974 Jogou Um Futebol Muito Abaixo Pelo Time Que Tinha
@@athon_10 e era um time que tinha boas opções no meio campo e ataque jairzinho leivinha césar maluco rivelino ademir da guia paulo césar caju mirandinha edu dirceu tinha marinho chagas e ze maria nas laterais
*uma seleção arrogante,zagalo menosprezava os adversarios:escocia,alemanha oriental,e Holanda,nessa última ele viu o que era bom pra tosse*
@@paulo.henrique.1969 Bom pra tosse? Foi um 2x0 normal. Foi um jogo em que o Brasil perdeu dois gols feitos com Jairzinho e Paulo César. A Holanda foi superestimada, não era isso tudo. A Alemanha, na final, nem tomou conhecimento da tal "laranja mecânica", jogou o jogo dela, venceu e foi campeã do mundo em 1974.
Saiu no lucro? A midiática seleção de 1982 não teve competência nem pra ser a quarta colocada.
Nessa copa aí , vejam Holanda e Uruguai onde a celeste não consegue sair pro jogo , Holanda não era superestimada não era um supertime sim .
01:24 Onde os fracos não tem vez
Kkkkkkkkkkkkk igualzinho
Kkkkkkkkkkkk boa
Great team..Indonesia here
Uma seleção apática, uma seleção mal convocada, mal treinada, vi todos jogos só vexames
Boa noite,os tempos bons que a selesao valia
A Holanda era disparada a melhor seleção
Esta seleção de 74 éra boa, mas muito mal escalada e organizada em campo. Marinho chagas não éra o lateral esquerdo daquele momento. Na época grandes craques não eram titulares por causa do regionalismo que existia em Rio e São Paulo, mais por parte dos cariocas mesmo. Então muitos bons jogadores paulistas ficavam na reserva como Ademir da Guia por exemplo.🇧🇷
Antes da copa havia uma quebra de braço entre a imprensa carioca e a paulistana, sempre sugerindo jogadores, sempre cornetando quem não gostavam, sempre dizendo quem só tinha mídia e quem merecia uma oportunidade; no fundo era uma briga para escalar o time. Foi um jogo sujo de ambas as partes, mas quem no fundo venceu foi a imprensa paulistana: os convocados foram todos os jogadores que ela elogiava.
A imprensa carioca amava o Ademir da Guia, provavelmente por ter sido da base do Botafogo e do Bangu - clube onde estreou profissionalmente e onde jogava antes de ir para o Palmeiras -, o carinho também pode ter sido motivado pelo fato dele ser carioca da gema. A imprensa paulistana sempre estava há lhe fazer críticas, talvez por medo do Zagallo colocar Rivellino (o queridinho da imprensa paulistana) no banco para deixar Ademir da Guia com mais liberdade em campo.
Uma verdadeira Seleção Brasileira, apesar de ter jogado mal a Copa-74. A de hoje é só o ridículo "time da CBF", que de seleção não tem nada.
Fiasco por culpa do Zagalo escalou errado o time. Deveria ter jogado com Rivelino armando na esquerda e o Ademir da Guia pela direita.
Com certeza o time seria mais ofensivo e criativo no meio de campo.
Um quarto lugar por culpa do Zagalo.
Na própria música do Luiz Américo a critica é em cima do Zagalo...E o camisa 10 na seleção foi por não ter escalado o Ademir da Guia que muitos se confundiram achando que fosse o Pelé.
Mas não o camisa 10 era o Ademir da Guia. Que o próprio Luis Americo disse depois da copa de 74.
Tenho uma bronca com o Zagalo até hoje por causa disso.
O Rivellino foi o melhor jogador dessa copa
De Brasil si
I still remember what jarzinhio said when they asked him what went wrong with brazil ! He said that brazil was playing old school which football today had evolved . Remember holland was twice finalist so they where very strong team . But i remember the game with Poland which Brazil had dominated the game all the time , in fact brazil hit the post 3 times in that game . But Poland defend with all the team because they knew what potential Brazil have . Lato had escape with a goal score . That is called strategy or luck .
strange how the 1974 poland squad members never played for any top european clubs
Tanto que criticamos a Brasil del 74 pero si quiera llego a la Semifinal fue mejor que Brasil del 82 y Brasil del 2006 que no fueron ni cuartos eliminados a mitad de camino.
Primeiro q a seĺecao de 1974 no papel n era tao ruim ,tinham ótimos valores mas pra ganhar uma copa vai além de ter um bom plantel.Tem q estar bem treinado,bem postado taticamente,fisicamente bem,conhecer os adversários e ter espírito de luta com vontade de ganhar.Alguns desses fatores faltaram em todas nossas derrotas nas copas e n adianta botar a culpa na ausência do Pelé pois fizemos partidas pífias na primeira fase ,conseguindo a duras penas o placar q precisávamos contra o Zaire e na segunda fase perdemos pra Holanda q foi vice campeã. A Alemanha ainda Ocidental venceu pois estudou a equipe holandesa e sabia como parar o carrossel holandês q era bom mas n imbatível, fato q quando enfrentou a seleção brasileira venceu por falhas de posicionamento nos gols e n aproveitamento das chances q tivemos .Fora q o Zagallo ,sempre motivador do primeiro para o segundo tempo nos intervalos parece q engessou o time pois os gols foram na segunda etapa e ele n mexia na equipe.
Concordo com tudo isso. O Brasil perdeu da Holanda na semifinal daquela copa por ter a subestimando, sendo que Zagalo não a temia, dizendo que a Holanda era ruim de ataque. Essa sua entrevista ficou imortalizada no canal 100.
O Brasil tem tantos bons jogadores que mesmo jogando mal faz campanha de semifinalista. E nesse jogo contra a holanda teve chance de ganhar o jogo
OS JOGADORES DA COPA DE 74 (INCLUSIVE RIVELINO E JAIRZINHO) NÃO TINHA O PELÉ PARA SE ENCOSTAREM... E DEU NO QUE DEU..KKKK
@@OmierDuraesse escostaram?
Rivellino e Jairzinho carregaram várias vezes a seleção nas costas
Cruyff e Riveĺino craques
Havia muita esperança porque Zagallo tinha vencido em 70, mas a base de 70 era trabalho de João Saldanha e Zagallo mexeu pouco naquele time, até por que não tinha muito o que mexer. Em 74 tínhamos grandes jogadores mas não tínhamos conjunto, pois em 4 anos não foi definido um time base e adquirir conjunto nessa circunstância fica difícil, e tenho a impressão que Zagallo acatou muito a CBD e ouviu pouco seus jogadores, quando vemos os jogos nesta Copa fica claro que parece que cada um joga para si e não para o time mas ainda assim ficamos em quarto lugar mas acho que se não tivéssemos um goleiro como o Leão e uma zaga de respeito poderia ter sido pior.
Kkkk!Os jogadores de 70 já falaram que Zagallo que era o estratégista !E não Saldanha!Essa seleção de 74 tbm foi revolucionária!
@@ominimalglayson9054 Pois é, mas aquele time não tinha conjunto mas tinha grandes craques.
@@airtoncosta9450 tinha conjunto sim!
@@ominimalglayson9054 Respeito seu ponto de vista, mas o que sei é que tinha jogadores ali jogando para si e não para o time. Zagallo é um grande técnico sem dúvida mas pelo que li de relatos dos próprios jogadores é que ele "rachou" o elenco.
@@airtoncosta9450 olha realmente em relação a elenco o Zagallo nunca foi o cara tanto que teve problema com o Romário mas ele era um grande estratégista!
Pelo que comentam, Leivinha estava machucado na época da copa, seria uma ótima opção já que estava arrebentando pelo Palmeiras.
Fácil falar agora...mas ninguém viu os jogos da Holanda? Era fácil acabar com a linha burra q eles faziam.
A Alemanha acabou com ela.
Concordo, no primeiro tempo aproveitando a linha burra quase que a Holanda tomou dois gols do Brasil, se uma das bolas entrasse ,quem sabe o resultado não fosse diferente...
Brasil | Campanha na Copa do Mundo 1974 - Rodrigo Produções
Última copa que o Brasil passou em 2° lugar no grupo foi 1978.
Sempre passa em primeiro desde então
... Mas também meus amigos, um seleção que tinha Luís Pereira na zaga ! e ainda mais de titular, aí é pra se lasckar mesmo.
2 pontas, Paulo caju e Valdomiro, que não voltavam para ajudar na marcação. A defesa estava sempre exposta ao ataque adversário. Carpegiani não era um Gerson nos lançamentos, também, nao havia para quem lançar.
Junta com dois laterais avenidas... Deu no que deu. Pior que eu já vi gente falando que o Marinho Chagas sabia muito bem defender... Jogos da Copa de 74 refutam todos eles.
Nessa época Dirceu Lopes tava voando não foi convocado
temos que tinha orgulho da seleção brasileira
OS JOGADORES DA COPA DE 74 (INCLUSIVE RIVELINO E JAIRZINHO) NÃO TINHA O PELÉ PARA SE ENCOSTAREM... E DEU NO QUE DEU..KKKK
Qual era a escalação dos 11 titulares dessa seleção?
Esses jogadores da copa de 1974, sentiram na Pelé a mudança radical no futebol, o time da Polônia era composto por jogadores amadores que trabalhavam em fábricas, será que Pelé teria sido bola de ouro nessa nova geração?
Waldomiro era uma atraso...era jogar com um a menos...péssimo dos péssimos...mas tinha que tinha que ter um gaúcho e um mineiro no time titular pra agradar a imprensa e os estados . Igual 70 com Everaldo e Piazza . .. Igual a Batista e Reinaldo em 78.....O Brasil era assim naquele tempo
Batista e Reinaldo jogavam muito. Deixa de falar coisas sem sentido.
@@joaobatistadosanjos777 Não só eles mas Cerezo, Dirceu Lopes, Falcão (que não foi em 1978...) eram excepcionais. . Waldomiro é que era o péssimo dos péssimos. Mas havia essa política de90% de Rio e SP, e 10% de RS e MG em partes iguais.
@@nikolatesla7983 Sim, mas hoje tá pior, os convocados são a grande maioria que joga na Europa. E aquele futebol da seleção brasileira desapareceu, nem dá vontade de assistir mais. Lembro que antigamente as pessoas ficavam esperando ansiosamente pra ver a seleção brasileira jogar. Hoje, depois daquele 7 a 1, muitos nem assistem mais...
Pls write down the names of brazilian footballers
Na primeira fase se atrapalhou com os pequenos. Na segunda fase ganhou da Alemanha e Argentina. Esse critério de classificação era muito complicado. Creio que a Holanda venceu todos os jogos da segunda fase.
Esse foi o critério utilizado nas Copas de 74, 78 e 82. Eram dois grupos de três times onde os líderes se classificavam para a final e os vice disputavam a terceira colocação. Esse sistema acabou quando aumentaram o número de seleções para as copas de 86 em diante.
ME LEMBRO DO LATO CAMISA 7 E DO CAMISA 20 DA POLONIA. BONIEK. O CRAK DO TIME.
Essa música no começo muito boa
Tirando o Cruyff que por injustiça não foi o melhor jogador da Copa do mundo de 1974.mas esse polonês Lato jogava muito e goleador e habilidoso. Lewandowski não chega aos pés de Lato.
O Cruyff foi sim o melhor jogador daquela copa animal
6:20 o bandeirinha marcando impedimento num lance de jogada individual. 😂
Marinho Chagas jogava muito
Jogava demais
jogava demais.Já faleceu, infelizmente..
Primeira Copa Do Mundo Pós Era Pelé
Estávamos MAL acostumados.... hahaha!
Quem tinha um narrador igual a esse Léo Batista ranzinza, não precisava de adversários, só podia ser da Globo.
Ademir da Guia no banco...
O Brasil tomar gol do Beetlejuice na decisão do terceiro lugar é soda kkkkkk
Kkkkkkkkk.
Até hoje não entendo a birra do Zagallo com o Ademir da Guia. Faltou ele como titular nessa seleção. Aliás o Zagallo tem esse histórico de ter birra com alguns jogadores, tais como Romário e Giovanni também. Por essas e outras que perdeu duas Copas, além é claro da soberba de sempre se achar o melhor do mundo e de não buscar se atualizar, se modernizar.
Zagallo não foi um bom técnico e viveu da fama de grande jogador que foi. Basta ver que nunca fez um bom trabalho em clube algum.
maravilha
Bom lembrar que o jogo contra a Holanda o.sarrafo comeu solto
Fez falta o Rei nesta copa, teríamos vencido...
Era até um bom time, mas nessa época a Holanda era considerada o "bicho papão", e muito embora não tenha vencido a Copa, meteu 2x0 nesse time brasileiro aí... eles tinham o Cruyff... timaço, realmente.
Ademir da Guia, Grande craque e pouca escalação na seleção. que pena.
Era molto lento….
@@mutiny63 não vi jogar, mas Gerson o conhotinha de ouro disse que Ademir da Guia nunca foi lento. Ele disse que ele tinha talento. Ademir nunca se expôs com marketing pessoal. Sempre foi introvertido, educado e respeitoso com os colegas de trabalho. Rivellino também sempre elogiou o Ademir. Não era muito chegado aí ataque, aliás nem precisava, pois na primeira academia tinha craques que finalizavam bem como Ademar Pantera, Tupanzinho e Chineizinho. Depois vieram Edu Bala, César Maluco e Leivinha. Ademir só armava, mas também decidiu muitos jogos e títulos. Esse negócio de chamá-lo de lento é falta de respeito.
Jornalistas da época que elogiaram o Ademir: Oswaldo Pascoal, Armando Nogueira, Fiori Gigliotti, Juca Kifouri, Milton Neves, José Trajano, Mauro beting, dentre outros.
Jogadores como Sócrates, Zico, Falcão e Careca elogiam o estilo clássico do Ademir da Guia.
Tem um chavão famoso criado pelo Armando nogueira: Ademir tinha nome, sobrenome e futebol de craque.
Uma referência ao Ademir de Meneses, ao pai do Ademir; Domingos da Guia, e ao próprio futebol praticado pelos três craques. Ademir foi fundamental na conquista de cinco títulos brasileiros do Palmeiras: 67/67/69/72 e 73.
Paulistas: 63/66/72/74 e 76.
Três troféu Ramon de Carranza: 69/74 e 75.
Torneio Rio - SP 1965.
Contra fatos não há argumentos.