Incrível essa história. Muita gente fala mal dos ingleses, mas sem dúvida alguma eles foram um dos povos que mais contribuíram para a humanidade nos últimos séculos.
Ubira, você poderia aproveitar o início da temporada da NBA esse ano e comentar um pouco sobre a disseminação do basquete pelo mundo. No Leste Europeu e na América do Sul, por exemplo.
Porque são países diferentes. Aliás, com essa saída da Inglaterra da união européia é bem provável que a Escócia se torne independente e a Irlanda do Norte se anexe à Irlanda.
Parabéns. Misturar comentários esportivos, comentários e história é muito bom, e TB sai da mesmice e bitolagem. Vc faz o jornalismo moderno que se espera.
O interessante dessa divisão entre futebol (esporte do povão) e rugby/críquete (esporte da elite) é que os primeiros campeões ingleses eram de cidades menores do interior (Manchester, Liverpool, Sunderland, Newcastle, Sheffield, ...) que tinham sua base econômica e social fortemente dependentes de indústrias ondem encontravam-se grandes presenças de operários. Londres (a capital rica, pujante e cultural do império) não tinha tanta força no futebol nesse período, exceto pelo Arsenal, clube formado por trabalhadores da indústria bélica.
Grande vídeo Ubira ( referência no RUclips ) repassei seu canal a vários alunos meus que já estão te seguindo. Qt ao tema nunca entendi o pq disso , especialmente na Índia, Paquistão e Bangladesh países que até 70 anos atrás eram colônias ... Vc tirou essa dúvida .Parabéns .
Interessante também a forma como no hóquei no gelo se tornou a paixão nacional no Canadá. Hóquei também era um esporte de elite nas colônias britânicas (menor em popularidade que o rugby e o críquete), esporte que foi adaptado ao gelo por causa das condições climáticas, já que no inverno era mais fácil encontrar um lago congelado do que uma grama sem neve.
É impressionante como eles criaram praticamente todos os esportes mais populares(futebol, Cricket, rugby) e os outros mais populares ( futebol americano, beisebol,hockey de gelo) muitas vezes são variações de esportes deles. E eles não são os maiores em nada disso
@@Alvinegro-rp9nd Eles são bons mas não os melhores nesses esportes (assim como no futebol), ganharam uma copa do mundo de rugby e uma copa do mundo de críquete (recentemente)
@@Alvinegro-rp9nda maior liga de futebol do mundo é a Premier league,o Liverpool é o 3 time a ter mais Champions junto com o Bayer,e eles tem copa do mundo,como eles são ruins ?
Bira, essa era uma das maiores dúvidas esportivas que eu tinha e que vc explicou brilhantemente, parabéns! Em resumo, o futebol era o esporte da peãozada, dos pobres, e o críquete, principalmente, das elites. Engraçado que no Brasil, o futebol começou como esporte de rico, e só depois se popularizou e virou um dos símbolos da nossa cultura. Se fôssemos colônia britânica, provavelmente poderíamos ter sido o país do críquete ou do rugby, que era o que a elite jogava e o Império estimulava, abraços e novamente parabéns!!!
O interessante dessa divisão entre futebol (esporte do povão) e rugby/críquete (esporte da elite) é que os primeiros campeões ingleses eram de cidades menores do interior (Manchester, Liverpool, Sunderland, Newcastle, Sheffield, ...) que tinham sua base econômica e social fortemente dependentes de indústrias ondem encontravam-se grandes presenças de operários. Londres (a capital rica, pujante e cultural do império) não tinha tanta força no futebol nesse período, exceto pelo Arsenal, clube formado por trabalhadores da indústria bélica.
Em 1904, ano de fundação da FIFA, era fundada também a Royal Navy Football Association, a associação de futebol da Marinha de Guerra britânica, à época, a mais poderosa força militar do mundo, cujos navios eram possuidores de várias equipes de futebol que sempre batiam uma bolinha nos lugares onde a frota de sua majestade ancorava, principalmente fora das colônias britânicas. É plausível dizer que fora a primeira federação de futebol a nível global que se tem conhecimento !
Xadrez Verbal é muito bom! O Império Britânico é de longe o império que mais desenvolveu estruturalmente suas colônias, muito à frente de França e do Império Alemão.
@@joseromario92 Nem cito estes porque praticamente formaram suas colônias com ênfase na monocultura de exportação e na mineração, por isso não desenvolveram estruturalmente suas colônias. Os principais impérios do século XIX-XX foram o Império Britânico, Francês e Alemão.
Vídeo interessantíssimo, parabéns Livro!!! Creio que Austrália e EUA tenham hoje a maior prática e melhor estruturação no futebol das exs colônias britânicas, levando em conta os últimos 10 anos. A Austrália ainda tem uma melhor estruturação, ou menos confusa, do que os EUA no futebol, pois além da A-League, existe a National Premier League (NPL), que é o campeonato nacional disputado pelos campeões dos 8 territórios/estados australianos (como se fossem uma espécie de estaduais) e estes campeonatos territoriais/estaduais dão vagas para a FFA Cup, onde os times da A-League também jogam.
Esse tema ficou sensacional, Bira. Eu me considero um estudioso do futebol, mesmo que não profissionalmente. Mas nunca tinha parado pra pensar nisso. PARABÉNS.
O crícket morreu em Salvador logo nos primeiros de década de 1900, isso ocorreu devido a popularização do futebol e a necessidade de se usar um campo muito grande além da longa duração do jogo.
@@ricardosouzachurchill6483 Tem sentido, o fato de ter sido colônia não significa que o esporte vai ser popular lá, principalmente porque o esporte não existia quando eles já eram independentes faz tempo
Cara, você poderia trazer um pouco da história do futebol em nosso país, como chegou? Quais foram as principais dificuldade ao chegar? e porque no Brasil o futebol se popularizou tanto? Penso que seria um bom tema e com seu rico conhecimento poderia nos brindar com mais aprendizado. Sou teu fã e o Cruzeiro vai sair dessa kkk.
O primeiro campo de futebol do Brasil, foi aquele campo em Paranapiacaba. A vila dos ingleses que exploravam a linha ferroviária que ligava o Brasil ao mundo.
Aí você entende o por que na copa do mundo entre os homens não se vê com tanta força os canadenses, neozelandês,indianos, paquistaneses, sulafricanos( mesmo tendo sediados a copa de 2010) ,os estadunienses e os caribenhos. Só nas mulheres que é o contrário.
Cara, eu tava me fazendo essa mesma pergunta esses dias. Estou comentando sem ver o vídeo, minha teoria é que: 1o as ex-colônias em alguns casos tinham função primordial de servir aos interesses ingleses e uma certa segregação entre nativos, escravos e ingleses. Em outros casos haviam muitos ingleses (eua/Australia) e eventualmente esses ingleses gostavam de praticar outros tipos de futebol que ficaram mais popular, enquanto que nas não Colônias, iam apenas ingleses marinheiros ou trabalhadores comuns, que praticavam mais o nosso futebol. Agora vou ver o vídeo e provavelmente errei feio hahahaha
Não é popular na Argentina, só ver os posts do diario ole sobre esse mundial no Facebook e os poucos comentarios sobre os Pumas são de críticas como, "mais uma derrota digna" e os argentinos que defendem dizem que o resultado é bom demais pra um país que não acompanha o Rugby, só vê futebol e só reclama no mundial.
Man. O rugby não se desenvolveu pq o povo começou há si identificar com outros esportes. Man ele falou aqui nesse vídeo mesmo. O pq do rugby não crescer.
Mas em 2017. 2 empresários tentaram criar uma liga profissional de rugby aqui no Brasil. Só que nenhum empresário quis abrir uma franquia. Então só ficou no papel.
Além do futebol. No Brasil tem o basquete e o vôlei. O problema é que são amadores. Se chegasse alguém e criasse uma franquia e liga profissional de basquete ou vôlei. Ia bombar. Pq os dois esportes tem pessoas que gostam de assistir. O basquete tinha q ser igual dos EUA. O vôlei podia ter o mesmo sistema de campeonato da NFL ou qualquer outra liga dos EUA. Q tbm ia dar certo.
Pra jogar futebolso presisa de uma bola e quatro pedras ou paus independende do espaço Tirando o beisibol e o boxe os outros esportes presisam de muito equipamentos
Ubira, vc é a favor de uma possível mudança nas regras de contagem de tempo no futebol para dois tempos de 30 minutos, parando o cronômetro sempre que a bola estiver fora de jogo? Aprecio muito sua visão sobre o jogo e gostaria de saber sua opinião nesse assunto :) Forte abraço!
@@ubiraleal ouvi seu vídeo com o fone de ouvido deu a impressão que tinha algazarra bem no fundo kkkk e parabéns pelos seus vídeos comecei a acompanhar beisebol por sua causa.
Resumindo: porque os países que integravam o Império Britânico já tinham uma cultura poliesportiva herdada dos ingleses mais babação de ovo que os outros países faziam à época com o Império Britânico.
Mas a independência americana ocorreu no final do século XVIII (1774) bem antes do futebol, não entendi como o futebol chegou e não virou o maior esporte
Vitor Machado bonafé então o Bira até falou um pouco disso no vídeo, como os Estados Unidos declararam a independência antes de todos, então tiveram tempo de desenvolver uma cultura esportiva própria, mas mesmo assim, foi bastante influenciado pelos esportes britânicos...
Em países como Paquistão, Índia e Nova Zelândia, o futebol é muito popular mas por algum motivo não conseguem formar bons jogadores e por consequência suas seleções são fracas
Nada a ver, na Índia e no Paquistão o críquete é infinitamente mais popular que qualquer outro esporte e na Nova Zelândia tem pelo menos uns 4 esportes mais populares que futebol
@@mauk2009 Sim, o cricket é o esporte mais popular no subcontinente indiano, mas o futebol também é popular em algumas partes como na região de Bengala e Goa.
@@tiagor.369 Ainda assim não há uma cultura futebolística e muito intercambio de jogadores nesses países, sem contar que eles ainda estão engatinhando no futebol profissional em comparação aos europeus e sul americanos. Países como México e Rússia, que são populosos e onde o futebol é bem popular, é que acho estranho não formarem tantos grandes jogadores
@@tiagor.369 A Rússia tem um dos melhores times do mundo em futebol de areia (o que não faz sentido pra mim, considerando o clima do país) e futsal, talvez eles não tenham tantos campos de grama mesmo. Já o México tem um bom desempenho em competições sub-20 (ganhou algumas medalhas de ouro em olimpíada) mas não vinga na seleção principal, que pode ser devido a não terem tanto intercambio de jogadores de base com clubes europeus, o que parece ser a única forma que os times sul americanos estão encontrando para se manter competitivos contra os europeus, infelizmente.
Incrível essa história. Muita gente fala mal dos ingleses, mas sem dúvida alguma eles foram um dos povos que mais contribuíram para a humanidade nos últimos séculos.
Gratidão eterna aos britânicos, graças na eles temos o futebol e o Heavy Metal
Ubira, você poderia aproveitar o início da temporada da NBA esse ano e comentar um pouco sobre a disseminação do basquete pelo mundo. No Leste Europeu e na América do Sul, por exemplo.
Up
Up
Tirando a NBA, o basquete pelo Mundo é esdrúxulo.
@@thiagorodriguesdossantos743 não é, o nível na Espanha e no leste europeu é mt bom, no Brasil caiu bastante, ja foi mt melhor
poderia explicar depois o porque do futebol ser o único esporte em que os 4 países do Reino Unido jogam separados e não como Grã Bretanha.
Não é o único, Críquete e Rugby tbm é separado
@@edimarjake não sabia desses dois mais ainda fica a dúvida do pq dessa separação.
Porque são países diferentes. Aliás, com essa saída da Inglaterra da união européia é bem provável que a Escócia se torne independente e a Irlanda do Norte se anexe à Irlanda.
Jogam como Reino Unido nas Olimpíadas...
Irlanda do Norte não faz parte da Grã-Bretanha, apenas faz parte do Reino Unido.
A camisa da Inglaterra na Copa de 82, feita pela Admiral, é a mais bela de sua seleção.
Ainda hoje, há um ditado na Inglaterra: O sol nunca se põe no Império Britânico.
Parabéns. Misturar comentários esportivos, comentários e história é muito bom, e TB sai da mesmice e bitolagem.
Vc faz o jornalismo moderno que se espera.
verdade. uma lástima ter vários jornalistas medíocres e com conhecimento parco.
Informação sobre diferentes esportes, sempre é muito bom.
A Inglaterra vencer esse mundial de críquete foi muito surpreendente, a final contra a Nova Zelândia durou quase 10 horas. Kkkkk
Eu acompanhei com um brother meu neozelandês, ele ficou magoado, foi fd mt emocionante.
Jogão! Mesmo eu q não entendo nada de Críquete vi q foi um jogo emocionante.
10 horas de jogo ???
Nem sabia
O interessante dessa divisão entre futebol (esporte do povão) e rugby/críquete (esporte da elite) é que os primeiros campeões ingleses eram de cidades menores do interior (Manchester, Liverpool, Sunderland, Newcastle, Sheffield, ...) que tinham sua base econômica e social fortemente dependentes de indústrias ondem encontravam-se grandes presenças de operários. Londres (a capital rica, pujante e cultural do império) não tinha tanta força no futebol nesse período, exceto pelo Arsenal, clube formado por trabalhadores da indústria bélica.
@King Soccer cara, mas o críquete e o Rugby também necessitam de muito espaço físico !
Grande vídeo Ubira ( referência no RUclips ) repassei seu canal a vários alunos meus que já estão te seguindo. Qt ao tema nunca entendi o pq disso , especialmente na Índia, Paquistão e Bangladesh países que até 70 anos atrás eram colônias ... Vc tirou essa dúvida .Parabéns .
Interessante também a forma como no hóquei no gelo se tornou a paixão nacional no Canadá. Hóquei também era um esporte de elite nas colônias britânicas (menor em popularidade que o rugby e o críquete), esporte que foi adaptado ao gelo por causa das condições climáticas, já que no inverno era mais fácil encontrar um lago congelado do que uma grama sem neve.
Emerson Costa não vejo como incrível. É o que eles tinham...
É como você se dissesse " incrível o brasileiro não gostar de hockey", ué, nem neva aqui.
@@Rukhasu não disse incrível, disse interessante.
É impressionante como eles criaram praticamente todos os esportes mais populares(futebol, Cricket, rugby) e os outros mais populares ( futebol americano, beisebol,hockey de gelo) muitas vezes são variações de esportes deles. E eles não são os maiores em nada disso
A Inglaterra é boa no rugby e no críquete. Só no futebol eles são ruins kkkkkk
@@Alvinegro-rp9nd Eles são bons mas não os melhores nesses esportes (assim como no futebol), ganharam uma copa do mundo de rugby e uma copa do mundo de críquete (recentemente)
@@Alvinegro-rp9nd como são ruins? Ganharam uma Copa do mundo e hoje são uma da seleções mais fortes do mundo
@@Alvinegro-rp9nd a maior e melhor liga do mundo (PREMIER LEAGUE) Riu do seu comentário
@@Alvinegro-rp9nda maior liga de futebol do mundo é a Premier league,o Liverpool é o 3 time a ter mais Champions junto com o Bayer,e eles tem copa do mundo,como eles são ruins ?
Charles Miller trouxe depois de Thomas Donahoe, que, escocês, organizou a primeira partida de futebol no Brasil, no quintal da Fábrica Bangu (RJ).
A papua nova guiné domina no rugby league. O Hóquei na grama é muito popular nos países britânicos.
Bira, essa era uma das maiores dúvidas esportivas que eu tinha e que vc explicou brilhantemente, parabéns!
Em resumo, o futebol era o esporte da peãozada, dos pobres, e o críquete, principalmente, das elites. Engraçado que no Brasil, o futebol começou como esporte de rico, e só depois se popularizou e virou um dos símbolos da nossa cultura.
Se fôssemos colônia britânica, provavelmente poderíamos ter sido o país do críquete ou do rugby, que era o que a elite jogava e o Império estimulava, abraços e novamente parabéns!!!
O interessante dessa divisão entre futebol (esporte do povão) e rugby/críquete (esporte da elite) é que os primeiros campeões ingleses eram de cidades menores do interior (Manchester, Liverpool, Sunderland, Newcastle, Sheffield, ...) que tinham sua base econômica e social fortemente dependentes de indústrias ondem encontravam-se grandes presenças de operários. Londres (a capital rica, pujante e cultural do império) não tinha tanta força no futebol nesse período, exceto pelo Arsenal, clube formado por trabalhadores da indústria bélica.
E complementando tb, que a maciça imigração indiana no Caribe britânico e na Guiana ajudou a popularizar o críquete nesses lugares!!!
@@fabriciomilanivieira3137 Birmingham tinha o Aston Villa
@@joaomonteiro1983 moro aqui do lado da Guiana e já constatei essa realidade. A cultura indiana é muito evidente
Fala sobre a treta entre a China e NBA e se só o mercado dos EUA consegue sustentar a liga
Em 1904, ano de fundação da FIFA, era fundada também a Royal Navy Football Association, a associação de futebol da Marinha de Guerra britânica, à época, a mais poderosa força militar do mundo, cujos navios eram possuidores de várias equipes de futebol que sempre batiam uma bolinha nos lugares onde a frota de sua majestade ancorava, principalmente fora das colônias britânicas. É plausível dizer que fora a primeira federação de futebol a nível global que se tem conhecimento !
Xadrez Verbal é muito bom! O Império Britânico é de longe o império que mais desenvolveu estruturalmente suas colônias, muito à frente de França e do Império Alemão.
E do Português e espanhol
@@joseromario92 Nem cito estes porque praticamente formaram suas colônias com ênfase na monocultura de exportação e na mineração, por isso não desenvolveram estruturalmente suas colônias. Os principais impérios do século XIX-XX foram o Império Britânico, Francês e Alemão.
@@andrediego1142 A única exceção foi a Austrália que mesmo sendo colônia de exploração se desenvolveu.
Davi Silva não, Austrália era uma ilha na qual servia de prisão.
André Diego Errado, há mais exemplos negativos do que positivos.
Belo vídeo, Ubira.
Mano, não sabia que você fazia parte do Fronteiras invisíveis! Combinação perfeita com o Filipe e a equipe do Xadrez Verbal!! ♥️♥️♥️
Vídeo interessantíssimo, parabéns Livro!!!
Creio que Austrália e EUA tenham hoje a maior prática e melhor estruturação no futebol das exs colônias britânicas, levando em conta os últimos 10 anos.
A Austrália ainda tem uma melhor estruturação, ou menos confusa, do que os EUA no futebol, pois além da A-League, existe a National Premier League (NPL), que é o campeonato nacional disputado pelos campeões dos 8 territórios/estados australianos (como se fossem uma espécie de estaduais) e estes campeonatos territoriais/estaduais dão vagas para a FFA Cup, onde os times da A-League também jogam.
Excelente explicação. Faz muito sentido. Parabéns Ubira leal.
Simplesmente excelente. Uma aula.
melhor canal sobre esportes 👍🏻
Esse tema ficou sensacional, Bira. Eu me considero um estudioso do futebol, mesmo que não profissionalmente. Mas nunca tinha parado pra pensar nisso. PARABÉNS.
Vou começar a ouvir esse podcast, vc é demais bira!
Todo vídeo seu me desperta interesse. Só temão.
GRANDE FÃ do Fronteiras Invisíveis. Matias, Felipe e agora o mítico Livro, estão de parabéns demais!!!
Uma aula como sempre Ubira,Vlw vc é 10!!!
TU É O CARA!
boa livro
Cara, você nunca pensou na hipótese de fazer um podcast para o spotify? Penso que seria muito bom, curto demais esses conteúdos em podcasts.
Diego Viana baixa o vídeo e converte em mp3
Ubira, melhora o áudio. Mas o canal é muito bom!
poderiam estar no amazon prime music
Suas participações lá no xadrez verbal e no fronteiras são excelentes.
O crícket morreu em Salvador logo nos primeiros de década de 1900, isso ocorreu devido a popularização do futebol e a necessidade de se usar um campo muito grande além da longa duração do jogo.
Bira, ouvi hoje o podcast do fronteiras da Common wealth . Show de bola a sua história, tanto nesse episódio quanto no outro do Haiti
Muito bom o tema!!
Comecei a ouvir o Fronteiras há um bom tempo. Antes até de conhecer o teu canal. Juntar Matias, Felipe e vc no mesmo programa é massa!
Sempre eu achei estranho que nos eua o futebol não muito popular sendo que os seus colonizadores foram o que inventaram o futebol
Porque eles já eram independentes muito antes do futebol ser inventado oras kkk
@@emanueljorgebandeira6141 nada a ver sua teoria.
@@ricardosouzachurchill6483 Tem sentido, o fato de ter sido colônia não significa que o esporte vai ser popular lá, principalmente porque o esporte não existia quando eles já eram independentes faz tempo
Cara, você poderia trazer um pouco da história do futebol em nosso país, como chegou? Quais foram as principais dificuldade ao chegar? e porque no Brasil o futebol se popularizou tanto? Penso que seria um bom tema e com seu rico conhecimento poderia nos brindar com mais aprendizado. Sou teu fã e o Cruzeiro vai sair dessa kkk.
O primeiro campo de futebol do Brasil, foi aquele campo em Paranapiacaba. A vila dos ingleses que exploravam a linha ferroviária que ligava o Brasil ao mundo.
Aí você entende o por que na copa do mundo entre os homens não se vê com tanta força os canadenses, neozelandês,indianos, paquistaneses, sulafricanos( mesmo tendo sediados a copa de 2010) ,os estadunienses e os caribenhos. Só nas mulheres que é o contrário.
Sempre muito competente Ubira, parabéns e obd..
Interessante
Interessante essa explicação realmente faz sentido
Parabéns, seu trabalho é incrível!
Faz um vídeo contando como surgiu o basquete e a nba é como eles se popularizaram
Pediram pra um cara criar um esporte que não tem contatos físicos. Então um cara lá criou. Ai foi se popularizando aos poucos através dos negros.
Park nada a ver cara... Só pesquisar o podcast so Na Era do Garrafão, que lá tem um podcast sobre
Cara, eu tava me fazendo essa mesma pergunta esses dias. Estou comentando sem ver o vídeo, minha teoria é que: 1o as ex-colônias em alguns casos tinham função primordial de servir aos interesses ingleses e uma certa segregação entre nativos, escravos e ingleses. Em outros casos haviam muitos ingleses (eua/Australia) e eventualmente esses ingleses gostavam de praticar outros tipos de futebol que ficaram mais popular, enquanto que nas não Colônias, iam apenas ingleses marinheiros ou trabalhadores comuns, que praticavam mais o nosso futebol. Agora vou ver o vídeo e provavelmente errei feio hahahaha
Excelente Ubira Leal !!!
A primeira partida de futebol no território brasileiro aconteceu na antiga fábrica de tecidos de Bangu
E aí pessoal tudo bem
Como sempre, ótimo video, super interessante, parabens!!!
Aula!
Bira, explica pq o Rugby cresceu e é popular na Argentina e no Brasil não.
Não é popular na Argentina, só ver os posts do diario ole sobre esse mundial no Facebook e os poucos comentarios sobre os Pumas são de críticas como, "mais uma derrota digna" e os argentinos que defendem dizem que o resultado é bom demais pra um país que não acompanha o Rugby, só vê futebol e só reclama no mundial.
@@neblinasp não to falando desse mundial, meu caro... to falando historicamente.
Man. O rugby não se desenvolveu pq o povo começou há si identificar com outros esportes. Man ele falou aqui nesse vídeo mesmo. O pq do rugby não crescer.
Mas em 2017. 2 empresários tentaram criar uma liga profissional de rugby aqui no Brasil. Só que nenhum empresário quis abrir uma franquia. Então só ficou no papel.
Além do futebol. No Brasil tem o basquete e o vôlei. O problema é que são amadores. Se chegasse alguém e criasse uma franquia e liga profissional de basquete ou vôlei. Ia bombar. Pq os dois esportes tem pessoas que gostam de assistir. O basquete tinha q ser igual dos EUA. O vôlei podia ter o mesmo sistema de campeonato da NFL ou qualquer outra liga dos EUA. Q tbm ia dar certo.
Esportes ingleses basicamente são o Rugby, Futebol, Criquete e hóquei na grama.
Ubira faz um video sobre a unificação dos titulos brasileiros
Bira fala um pouco sobre o porque do baseball ser o esporte preferido dos latinos da america central.
Ele já falou isso, mas não lembro o nome do vídeo. Acho que é "Como os EUA popularizaram o baseball no Extremo Oriente e na América Central"
Historiador do esporte, kkkk.
Ótimo video.
Fala um pouco de handebol Ubira!
Pra jogar futebolso presisa de uma bola e quatro pedras ou paus independende do espaço
Tirando o beisibol e o boxe os outros esportes presisam de muito equipamentos
E a bola a gente improvisa com qualquer objeto que amassando fique redondo.
Cara, o Rugby só precisa da bola kkk
Ubira, vc é a favor de uma possível mudança nas regras de contagem de tempo no futebol para dois tempos de 30 minutos, parando o cronômetro sempre que a bola estiver fora de jogo?
Aprecio muito sua visão sobre o jogo e gostaria de saber sua opinião nesse assunto :)
Forte abraço!
Isso seria bacana. Os jogos do campeonato brasileiro durariam, em média , 15 horas. hehehe
Uma surra de informação
nunca vi nada de criquete...so sei que usam um bastão achatado e parece baseball...depois vc poderia fazer um video sobre este esporte
Bira posta algumas fontes pra gente como eu que curte ler e pesquisar sobre ir atras
Sou licenciado em geografia e me amarro nestes vídeos.
Vc mora do lado de uma escola?
Tem várias perto da.minha casa, nenhuma ao lado. pq?
@@ubiraleal ouvi seu vídeo com o fone de ouvido deu a impressão que tinha algazarra bem no fundo kkkk e parabéns pelos seus vídeos comecei a acompanhar beisebol por sua causa.
Não cara foi nos brasileiros que deixamos o futebol popular
Kkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkk
Resumindo: porque os países que integravam o Império Britânico já tinham uma cultura poliesportiva herdada dos ingleses mais babação de ovo que os outros países faziam à época com o Império Britânico.
Mas a independência americana ocorreu no final do século XVIII (1774) bem antes do futebol, não entendi como o futebol chegou e não virou o maior esporte
Vitor Machado bonafé então o Bira até falou um pouco disso no vídeo, como os Estados Unidos declararam a independência antes de todos, então tiveram tempo de desenvolver uma cultura esportiva própria, mas mesmo assim, foi bastante influenciado pelos esportes britânicos...
Britânicos continuaran indo e voltando para os EUA mesmo assim
Ubira, vc sabe explicar porque na Argentina, além do futebol que veio com ferroviários e marinheiros, o polo e o rugby pegaram tanto?
Ubira, onde acho material que justifique o rugby ser tão elitizado?
Rugby era amador até os anos 90
Logo, não dava retorno financeiro pro atleta. Então o atleta que visa viver do esporte opta por oitras modalidades
O mundo da geopolítica eo mundo das mentiras
Vocês viram? ruclips.net/video/FGsHcQdSEKs/видео.html
Inglês é um povo curioso
Eles que inventaram a parada e não sabem fazer
Só tem o melhor campeonato nacional do planeta
@@ricardosouzachurchill6483 é mas só uma copa do mundo nos anos 60 kkk
Em países como Paquistão, Índia e Nova Zelândia, o futebol é muito popular mas por algum motivo não conseguem formar bons jogadores e por consequência suas seleções são fracas
Nada a ver, na Índia e no Paquistão o críquete é infinitamente mais popular que qualquer outro esporte e na Nova Zelândia tem pelo menos uns 4 esportes mais populares que futebol
@@mauk2009 Sim, o cricket é o esporte mais popular no subcontinente indiano, mas o futebol também é popular em algumas partes como na região de Bengala e Goa.
@@tiagor.369 Ainda assim não há uma cultura futebolística e muito intercambio de jogadores nesses países, sem contar que eles ainda estão engatinhando no futebol profissional em comparação aos europeus e sul americanos. Países como México e Rússia, que são populosos e onde o futebol é bem popular, é que acho estranho não formarem tantos grandes jogadores
@@mauk2009 Verdade, México e Rússia poderiam ter seleções mais fortes, são populosos e tem clubes com boa estrutura.
@@tiagor.369 A Rússia tem um dos melhores times do mundo em futebol de areia (o que não faz sentido pra mim, considerando o clima do país) e futsal, talvez eles não tenham tantos campos de grama mesmo. Já o México tem um bom desempenho em competições sub-20 (ganhou algumas medalhas de ouro em olimpíada) mas não vinga na seleção principal, que pode ser devido a não terem tanto intercambio de jogadores de base com clubes europeus, o que parece ser a única forma que os times sul americanos estão encontrando para se manter competitivos contra os europeus, infelizmente.
*Inglaterra:* mão inglesa
*EUA:* mão francesa
*Inglaterra:* Libra
*EUA:* Dólar
*Inglaterra:* monarquia
*EUA:* república
*Inglaterra:* futebol
*EUA:* basquete
EUA: Futebol americano*
Basquete e o segundo esporte nos estados unidos
@@felpsop5532
Sei disso, citei o basquete mais por gosto pessoal, já que na Inglaterra o basquete não tem destaque em relação aos EUA.
@@ziel6626 ata