Uma vez eu ouvi uma frase que dizia mais ou menos o seguinte: As pessoas que falam de outras pessoas são idiotas. As pessoa que falam sobre coisas (futebol, filmes, etc) são inteligentes. Já as pessoas que falam sobre ideias são geniais. Te acho o cara mais inteligente e genial do RUclips, pois sempre traz conteúdos de forma acessível, com muito embasamento e sobretudo traz muitas ideias e soluções para diversos problemas. Parabéns pela trabalho. Saúde e sucesso sempre.
Origem do nome dos times da NHL: ruclips.net/video/evJBVr_YKh8/видео.html Raptors chegam à final, mas por que os times canadenses raramente vencem nas ligas americanas? : ruclips.net/video/J23u-kFXJSs/видео.html
Ubira, acho que uma questão a ser levada em conta, é o fato de o nosso país ser de dimensões continentais. Times do Nordeste e do Sul são prejudicados na questão logística, sendo desgastados em viagens longas e constantes para cumprir o nosso calendário cheio de jogos. Abç
Consistência de resultados diretos. Veja no futebol, o time faz 1x0 e da a sorte de fazer 2x0. Fecha a casinha e passa num mata a mata mais se defendendo do que propondo jogo. No basquete o cara pode estar mal num dia e perde a partida, mas pode se recuperar e jogar no seu pleno no restante da série. A série de 5 ou 7 diminui as chances de alguém passar "cagado" ou por "sorte"
@@sr_ryoadm Se você quer consistência é só fazer pontos corridos. A ocasião é justamente a base do mata mata. Não importa quem é melhor, importa quem ganha.
@@14viniciusms isso tudo que você disse vale no mata mata. O campeão de 7 partidas na copa do mundo também tem consistência, até mais do que o campeão de pontos corridos. A questão dos 5/7 jogos é a disputa direta entre os dois times. Praticamente impossível a alegação de que o time que ganhou uma melhor de 7 ser pior do que o derrotado, sem contar que pontos corridos muitas vezes é sobre quem tem mais dinheiro para comprar trocentos jogadores e montar um plantel que não se desfalque por lesão, e não necessariamente um time mais forte dentro dos 11 de campo.
@@sr_ryoadm sobre isso, um exemplo é Warriors x Mavericks em 2007. O Mavericks era muito favorito, Dirk MVP. Mas às vezes a partida não é favorável contra tal adversário. E aí o Warriors ganhou.
Sou favorável ao mata-mata, e também à uma certa regionalização (EUA tem basicamente o tamanho do Brasil). O ideal pra mim é ir pelo estaduais (dá uma maior relevância e importância). Usa mais ou menos o critério da Champions (podendo mudar pelo coeficiente), dá oportunidade pra times menores, para poder evoluir em todo país: 1 AC 1 AL 1 AM 1 AP 2 BA 2 CE 1 DF 1 ES 3 GO 2 MA 3 MG 1 MS 1 MT 2 PA 1 PB 3 PE 1 PI 3 PR 4 RJ 1 RN 1 RO 1 RR 3 RS 2 SC 1 SE 4 SP 1 TO São 48 times. Separado em 4 divisões: Norte, Nordeste, Centro e Sul. 12 times em cada divisão. Sul: RS, SC, PR e SP. Centro: RJ, MG, ES, GO, DF. Norte: AC, AM, AP, MA, MS, MT, PA, RO, RR, TO. Nordeste: AL, BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE. Os times jogam ida e volta contra a mesma divisão (22 jogos) e +12 jogos contra apenas 1 das divisões. Daria um total de 34 jogos. No mata-mata, ida e volta em todos os jogos, com a melhor campanha decidindo em casa. O melhor de cada divisão e os 4 melhores sem ser campeões da divisão são classificados (independente de ser segundo, terceiro, quarto ou quinto) pras quartas de final. A melhor campanha enfrenta a pior campanha, etc.
Então, na Argentina era comum um calendário semelhante ao nosso, com torneios regionais em um semestre e um nacional no outro. E com o tempo o torneio metropolitano passou a ter equipes de mais regiões e ganhou status de campeonato nacional. Então, lá ocorreu de forma gradativa. Aliás, por isso equipes como River têm tantos títulos reconhecidos como nacionais. Agora os outros países foram de embalo.😁
Era emocionante imagino. Mas era muito injusto. Liderar o ano inteiro, chegar em dois jogos ser desclassificado. A copa do Brasil já é um bom mata mata. Pra 2020 Até que vai.
Ter os dois formatos em paralelo é o ideal. Campeonato brasileiro e Copa do Brasil são bons formatos. Mas convenhamos que o mata mata é bem mais emocionante.
@@14viniciusmsrpz mata mata é justo tb primeiro pq só classitifacava as melhores equipes ngm obrigou o time a disparar na liderança da temporqda regular e geralmente essa equipe tem a vantagem de decidir o segundo jogo em casa ou se for igual 2001 que quartas e semi era jogo unico, decidir em casa em um jogo só
Ubira, poderia fazer um vídeo sobre a relação dos moradores da cidade com a franquia que a abandona? Ex: torcedores de Saint Louis torce ainda para os Rams? de Seattle para o OKC? de LA para os Chargers? Ou se sentem traídos e torcem contra??
Fala Ubira, surgiu uma dúvida, a US Open Cup (também chamada de Lamar Hunt US Open Cup , que reune equipes da MLS e das outras ligas (USL, etc) surgiu também com esse condão de tira teima entre ligas ou já era uma questão anterior ao sistema de ligas no 'soccer' nos EUA? Obrigado, parabéns pelo trabalho!
A US Open Cup existe desde 1914, bem antes do profissionalismo no futebol dos EUA. Aliás, a maioria das copas vieram antes das organizações profissionais de seus países, incluindo FA Cup, Coupe de France e até mesmo Emperor's Cup do Japão. O Brasil foi um dos países que introduziu a Copa de forma mais artificial no calendário, assim como Argentina e México.
@@MrRealwildchild Sim. Eu gosto muito do futebol de areia. É muito estranho , nas olimpíadas por exemplo ter vôlei de quadra e vôlei de praia , mas a Fifa não convencer o COI , nem promover mais. Aliás o nível do Futebol de Areia e futsal nas olimpíadas seria maior do que o nível do futebol olímpico masculino.
Eu acho até exagerado esse sistema da NASCAR, com essa fase eliminatórias. E ainda mais esse sistema de dividir as corridas por segmentos que matou as provas.
Defendo uma fórmula de campeonato brasileiro de pontos corridos com uma final. Ao final das 38 rodadas o primeiro colocado jogadoria em casa com a vantagem do empate contra k segundo (garantiria a final em jogo único, renda alta de bilheteria para o primeiro colocado é não prejudicaria tanto a justiça já que se o segundo vencesse o campeonato com toda essa desvantagem, o título seria justo)
Se fosse fazer com 20 ou 18 equipes, eu acharia mais interessante 3 finalistas como foi nas edições de 2015 e 2016 na J League, com o primeiro garantido na decisão aguardando o vencedor entre os outros 2.
Ou poderia fazer como o Campeonato Paulista de 1996, o campeão do primeiro turno enfrentaria o campeão do segundo turno. E, caso o campeão do primeiro segundo turno é o mesmo do primeiro, fica com o título como se fosse pontos corridos. Isso evitaria o campeão do primeiro turno ficar jogando 19 jogos no segundo "sem valer nada". Obs. O Palmeiras foi campeão em ambos os turnos, sendo campeão direto.
Só complementando, nos EUA as equipes disputam a US Open Cup, alguns disputam a Champions da Concacaf, mas mesmo assim não tentaram fazer a MLS em pontos corridos.
@@WedersonWinchester irracional por quê? Garante 34 jogos para todos e os playoffs não passam de 4 datas. Só acho que poderiam classificar menos equipes, mas o calendário em si é bom.
@@Arthur-ns7bt digo por todos os motivos que levaram as outras ligas a adotarem playoffs. Na MLS foi bem diferente, simplesmente já viram no modelo algo certo.
@@WedersonWinchester eu acompanho desde o início e concordo em partes. Com 12 times não fazia muito sentido o modelo de conferência, mas visavam expansão.🤔
Se me permite dar a minha opinião, acho muito difícil. Primeiro pela mentalidade europeia da categoria. A distribuição de dinheiro não é igualitária. As equipes são livres (até certo ponto) para produzir seus carros, e assim surgem novas ideias e tecnologias. Grandes empresas investem no esporte mas para diferentes objetivos. A F1 já teve regulamentos diferentes do atual, como um sistema de descarte de corridas, que tinha seus grandes problemas, mas era outra época também. Tem outras questões mas é papo pra conversas longas. Só minha humilde opinião como fã de F1.
Difícil, os playoffs são controversos na NASCAR até hoje. Embora seja o esporte mais distante de qualquer coisa europeia nos EUA, aquela coisa "sulista caipira", o fato de ser originalmente de pontos corridos e ter vários puristas entre seus fãs significa que muita gente até hoje não aceitou a adoção dos playoffs e muitos deixaram de assistir por achar artificial e considerar que tornou as corridas iniciais sem importância (ainda mais agora que vitória dá classificação automática, então o piloto pode ganhar a primeira corrida e não fazer nada no resto da temporada regular que ainda estará lá).
@@gustavomonteiro302 algumas mudanças importantes foram implementadas na NASCAR. Hoje o número de vitórias é mais importante que os pontos. E cada vitória garante pontos nos playoffs também, o que garante certa vantagem, já que no máximo 3 pilotos vencem em cada fase das finais. A tendência vai ser buscarem mais as vitórias. Vamos conferir.
Olá bira sou seu fã, queria que vc faça um vídeo pq nos esportes americanos os campeões recebem anéis 💍ao invés de medalhas e pq quem o dono da equipe levantam os troféus 🏆Obrigado
Ubira, você falou que por vezes eles fazem playoff devido ao inchaço das ligas. Mas e a ideia de segunda divisão poderia ser adotada nesses casos. Pq normalmente não há segunda divisão em esportes americanos?
@@TRX333 você está analisando errado. O campeonato mata mata tem mais tempo de classificação (pontos corridos) do que fase eliminatória. Um campeonato brasileiro no formato americano teria 1/2 meses de mata mata, mas 30 jogos ou mais de classificação. A transformação no campeonato em mata a mata (se presupormos uma liga com 18 times, isto é, 2 a menos do que hoje em dia) daria 38 jogos no fim do ano, sendo que quem não se classifica joga 34 jogos (só 4 a menos do que hoje, mas o mesmo número de jogos que campeonato alemão e o francês.)
Eu cresci nós anos 90 vendo mata mata e por mim, voltaria fácil! O campeonato brasileiro morreu quando começou os pontos corridos, praticamente acabaram com as chances de um time fora do Rio ou São Paulo ganhar o campeonato. Qual a chance de um Bahia, Coritiba, atlético-PR voltar a vencer? Era da nossa cultura, mas a pressão dos clube dos 13 foi maior.
Sera que a Fórmula 1 Daria certo com o Sistema de disputa igual ao da Nascar? Com sistema de pontos corridos e depois Playoffs eliminatórios por corridas igualzinho a nascar? Com a ultima corrida da temporada tendo 3 pilotos vivos na competiçao ai quem chegasse na frente seria o campeão mundial.
E o problema da F1 adotar esse sistema de mata mata é a corrida final ser definida em Abu Dhabi, uma pista que ninguém curte e favorece os carros da Mercedes.
Ainda prefiro a adoção do calendário europeu conforme apontado em outro vídeo seu, com o primeiro turno selecionando os participantes da Libertadores 21 e o segundo turno os participantes da Libertadores 22. Já temos mata mata com a Copa do Brasil e estaduais...
Acho precoce a discussão de mata-mata no campeonato brasileiro, deixa o Flamengo (ou outro pretenso hegemônico) ganhar umas 3 ou 4 seguidas e aí podemos discutir.
E por acaso é crime um time levar 3 ou 4 seguidas? O Santos foi 5 vezes campeão nacional e seguidas e não vi ninguém achando absurdo. Mas aqui parece que é proibido vencer sempre.
E mais uma pergunta, o Campeonato Canadense de futebol que tem poucas equipes. Mas se o Canadá já tem suas equipes inseridas nas ligas americanas, qual a necessidade de ter seu campeonato próprio?
@@raiderbelacasa Tem apenas 3 equipes na Mls. E os critérios para entrar na Mls não ajudam times em desenvolvimento Canadenses. Poderiam entrar na USL, mas essas equipes não teriam tantas condições de fazer tantas viagens para os Eua assim além de não precisar ficar presos às regras americanas da Mls, ter um estilo mais próximo ao futebol europeu ... Então a melhor forma é equipes que já existem como Edmonton FC e outras é jogar localmente, desenvolver dentro do país, menos viagens, mais fomentação do futebol dentro do país com regras mais variáveis. Creio que a idéia dos organizadores é aumentar o número de times aos poucos, e quem sabe no futuro os times canadenses saírem da Mls....
@@premiumfamilia Primeiramente vamos entender que a MLS não é oficialmente uma liga nacional e a USL é. Então, o Ottawa Fury precisou de autorização das federações de EUA, Canadá e da Concacaf, para disputar a USL nas edições em que esteve presente após o fim da NASL, que é a liga que inicialmente faziam parte assim como o Edmonton. E o Ottawa Fury nessa ficou sem poder jogar porque perdeu a licença para jogar fora de seu país. Então, fora da MLS não é tão fácil assim um time canadense ter onde jogar, por isso ainda é mais vantajoso para times de menor expressão ter a liga canadense. Porém o Ottawa Fury preferiu se licenciar que aceitar o convite da liga local, abrindo espaço para o Atlético Ottawa, dos mesmos donos do time de Madrid.
@@MrRealwildchild Eu sei que Mls não é uma liga nacional. Nela jogam times estadounidenses e canadenses. E sou a favor da Liga Canadense. Com o sucesso dela é possível que os times canadenses que hoje jogam a Mls joguem apenas a Liga Canadense, e a Mls fique apenas com os times americanos.Mas num futuro. (hoje não ) Só não sabia da USL, (e foi interessante a informação) mas isso nem interfere em nada na minha opinião é em todo o resto do 1o comentário, que é achar mais vantajoso fundar uma liga canadense se desenvolver, jogar apenas localmente, menos viagens, regras mais variáveis , equipes vão aumentar muito melhor a longo prazo do que jogar uma USL(se pudesse)
@@premiumfamilia então temos a mesma opinião, só não creio que as equipes da MLS um dia a integrarão. Porém, o Canadian Championship só tem a ganhar, tanto com equipes da MLS, quanto com uma liga local forte para gerar competição, até porque é hoje o torneio que dá vaga para o Canadá na Champions da Concacaf.
Mesmo com toda estrutura possível, a questão de viagens ainda é um peso grande no orçamento e planejamento das equipes americanas, já que o território americano é enorme (o do Brasil tbm é, mas com partes das ligas mais centralizadas entre sul-sudeste). Então, qualquer tentativa de redução de tempo e custos é importante.
Qdo ouvia um amigo falar dos playoffs americanos e a organização dos esportes americanos, eu achei que encontraria uma história linear, mas não! Essas ligas faliam direto, tinham dezenas de problemas de deslocamento, entre outros que o futebol resolveu de forma diferente. Esse amigo fala que futebol é esporte amador e sem público, pq bom mesmo é nos EUA. Esse vídeo mostra que não é nada disso.
Mais voltado para negócios que parte técnica. Permitir que um time com campanha negativa possa vencer um invicto é apenas criar esperanças. Ou seja, forçar uma emoção!!!!
@@fabianoolegario195 Vc está falando de dinheiro. Eu falo de competição desportiva. Colocar os times pra jogar n jogos e mais playoffs visam o lucro. Simples assim. Isso não tem a ver com mérito esportivo. Colocar o primeiro para jogar com o oitavo em quase igualdade de condições, principalmente num campeonato longo, nada mais é que marketig.
Eu sou favoravel a volta do mata-mata no futebol brasileiro, só com essas condições: desde que aumentem o número de times na fase classificatória (22 a 24 clubes) e que façam ou só turno ou caso façam turno e returno, poderiam dividir em 2 grupos e fazer com que joguem turno e returno dentro do grupo e só turno fora do grupo, os seis primeiros fariam os mata-mata
É forte por um motivo bem simples, DA MAIS AUDIÊNCIA, é oq o público quer, lógica simples de mercado Aqui no Brasil eles querem imitar a Europa pq acham bonitinho, mesmo o público q consome o produto (campeonato brasileiro) n gostando de pontos corridos
Wellerson Fillipe assim como a média da copa do Brasil, o prêmio e audiência da copa do Brasil ser maior q o do brasileirao é a prova q o público prefere mata-mata, deve ser o único país do mundo onde isso ocorre
Pontos corridos além de ser uma fórmula justa, garante calendário pra todos os participantes, podendo assim arrecadar bilheteria, patrocínio e cotas de tv melhores. Todos os outros torneios já são mata mata pra enxugar calendário, o principal torneio do país tem que premiar o time mais competente
@@wellersonfillipe6899 Se vc analisar, os estádios na época do mata-mata aqui no Brasil eram verdadeiros lixos e a porrada comia solta, não que hoje em dia seja uma maravilha, mas tem muito estádio bom e a segurança aumentou. Sem falar que a renda média do brasileiro cresceu, possibilitando mais gente de ir ao estádio. Ainda assim, média de público e audiência na TV são coisas distintas.
Eu acho que a temporada no brasil deve ser disputada ao longo do ano como é agora mas entre março e dezembro. deveria haver um campeonato apenas (na elite) o campeonato brasileiro, claro fora os canpeonatos internacionais. o brasileirão seria jogado aos finais de semana, em 38 rodadas, como é agora, após isso os 4 primeiros iriam a um quadrangular final, onde o primeiro colocado na primeira fase jogaria contra o segundo, terceiro e quarto em casa, o segundo contra o terceiro e quarto em casa, o terceiro contra o quarto em casa e o quarto jogaria contra todos estes fora de casa, se acabasse empatado em pontos, seria criterio de desempate a classificação na primeira fase. os dois primeiros neste quadrangular jogariam uma final em jogo unico no estadio do melhor colocado na primeira fase, com vantagem de empate para esse. no rebaixamento os quatro ultimos da 1 divisão e os 4 primeiros da 2 jogariam assim - campeão da b contra lanterna da A em jogo unico com mando do campeão da b e vantagem de empate deste, vice da b contra penultimo da A, mando do time da serie A, vantagem de empate para o time da B. Terceiro da B contra antipenultimo da A, mando sorteado e disputa de penaltis em caso de empate; e 17 da A contra 4 da B, mando sorteado penalti em caso de empate. estes play offs pela permanencia na A seriam disputados antes da final do campeonato para criar um clima para ela. Essa é a minha ideia kkkkk
Acho que play-offs no campeonato brasileiro ajudaria muito a valorizar o torneio e as equipes. Principalmente se houvessem grupos regionais - todos jogam contra todos 1x e jogam mais 1x com os times do seu grupo. Infelizmente, a copa do Brasil, que e o modelo usado no mundo todo, não atraí muita atenção. Se o Brasil tivesse coragem de inovar, talvez pudesse chamar a atenção do resto do mundo e se tornar uma referência (quem sabe?)....
Com 12 times em cada região, dao 34 rodadas E a copa do Brasil poderia ser: 5 datas estaduais 5 datas nacionais (tudo em jogo único, 32 times: os 27 campeões estaduais, o atual campeão e os campeões das séries Á a D)
A Copa do Brasil não tem a tradição das taças européias, aliás nem da Emperor's Cup do Japão tem. Foi introduzida de forma artificial no calendário por conta da perda da relevância dos estaduais para o Brasileiro. Eu prefiro também um campeonato forte e com finais do que um campeonato arrastado, normalmente definido no primeiro turno, e uma copa que é vendida como caminho para Libertadores.
rodrigo mendonca o Brasileirão sempre foi mata-mata e sempre teve copa do Brasil, são fórmulas diferentes, copa do Brasil é mata-mata puro, Brasileirão seria temporada regular + mata mata como acontece nos EUA, uma fórmula comprovadamente vencedora
@@felipelyra3871 nos EUA não existem clubes, e sim franquias. Ah, e não tem rebaixamento também, porque eles acham o sistema piramidal extremamente insustentável financeiramente. E aí?
Wellerson Fillipe e aí oq? Oq uma coisa tem a ver com a outra? O fato de aqui n serem franquias e n ter rebaixamento n tem relação de impedimento da fórmula de playoffs
São coisas independentes O campeonato brasileiro surgiu de uma cronologia ligada ao Rio São Paulo que tinha cono objetivo confrontar os principais times do país. Conforme o campeonato virou robertao e foi se expandindo, ele foi tomando um caráter nacional, com representantes de quase todas as federações Em paralelo a isso, a taça Brasil foi criada pra ser um torneio com times de todas as federações estaduais... O que a cbd fez: assumiu o robertao e logo depois criou o campeonato Nacional, sendo uma continuação do robertao, uma série B, pra para encaixar quem ficava de fora e as equipes de cenário secundário, e começaria um processo de acesso e rebaixamento com uma série C que seria classificada pelos estaduais Só que as influências políticas (tanto do mundo do futebol qt da política extra esporte) não permitiram isso acontecer. Iam inchando o torneio o que culminou em 86-87-copa União. O que a copa União fez: resgatou o formato de "campeonato entre melhorws times, resolvendo uma infinidade de problemas do modelo vigente, porém sem olhar o impacto na base da pirâmide. A cbf interveio e fez a construção da base (muito se atribui a estabilidade das competições aos pontos corridos, mas um ponto de ruptura muito mais importante foi o processo da copa União), mas as federações menores e as forças esquecidas no processo da copa União chiaram, pois a mudança tornava mais difícil a aparição de surpresas e ascensões relâmpagos na primeira divisão. Então o que foi feito? Se criou uma copa nacional, inspirado na Europa, com liga + copa, porém com característica inspiradas na antiga taça Brasil, onde se tinha representação estadual Ou seja, resumindo a historia das competições no Brasil: - campeonato brasileiro = campeonato entre os melhores times do país (INDEPENDENTE DO FORMATO) - copa do Brasil = campeonato com intuito de trazer representatividade equiparada nos Estados (e não uma open Cup como as europeias)
Gosto muuto mais de mata mata. Odeio pontos corridos. Cobtra muitas opinioes e argumentos, nao consigo ver nenhuma emoção. Mas ent endo perfeiramente a questao financeira envolvida. Hoje em dia pedir a volta do mata mata eh uma batalha perdida.
Uma vez eu ouvi uma frase que dizia mais ou menos o seguinte: As pessoas que falam de outras pessoas são idiotas. As pessoa que falam sobre coisas (futebol, filmes, etc) são inteligentes. Já as pessoas que falam sobre ideias são geniais. Te acho o cara mais inteligente e genial do RUclips, pois sempre traz conteúdos de forma acessível, com muito embasamento e sobretudo traz muitas ideias e soluções para diversos problemas. Parabéns pela trabalho. Saúde e sucesso sempre.
Escrevi aqui por ser um dos primeiros a comentar e talvez tenha a possibilidade de ser lido kkkkk
ruclips.net/video/Jqj_R_xaH0o/видео.html
Ubira , você poderia falar sobre a série The english game e os primórdios da FA cup e como o futebol moldava a sociedade inglesa naquela época.
Top!
Opa! Onde se pode assistir essa série?
@@fernandocesar5254 É uma série da Netflix, amigo
@@arthurdeoliveira2045 valeu!
Pela primeira vez vejo o Ubira falando da NHL. Parabéns Ubiratan, é extremamente difícil ver algo da NHL no Brasil ou em português.
Origem do nome dos times da NHL: ruclips.net/video/evJBVr_YKh8/видео.html
Raptors chegam à final, mas por que os times canadenses raramente vencem nas ligas americanas? : ruclips.net/video/J23u-kFXJSs/видео.html
@@jailsoncarvalhoguerra1740 sou fã de hockey a mais de 10 anos. E todos esse vídeos eu já vi
Ubiratã, gosto dos seus comentários na ESPN, Parabéns!
Ubira, acho que uma questão a ser levada em conta, é o fato de o nosso país ser de dimensões continentais. Times do Nordeste e do Sul são prejudicados na questão logística, sendo desgastados em viagens longas e constantes para cumprir o nosso calendário cheio de jogos.
Abç
Ubira, eu te adoro! Acompanho o campeonato brasileiro e a Nba, sou colorado e no basquete nao tenho time definido. Se cuide e fique de quarentena!
Se tu eh colorado tem q torcer pro Miami Heat aquele time de 2006 dele jogava demais
Faltou uma coisa. Porque tanto jogo? Hahaha
De onde surgiu a ideia de fazer melhor de 5 ou melhor de 7?
boa dúvida, seria interessante esse complemento mesmo
Consistência de resultados diretos. Veja no futebol, o time faz 1x0 e da a sorte de fazer 2x0. Fecha a casinha e passa num mata a mata mais se defendendo do que propondo jogo.
No basquete o cara pode estar mal num dia e perde a partida, mas pode se recuperar e jogar no seu pleno no restante da série. A série de 5 ou 7 diminui as chances de alguém passar "cagado" ou por "sorte"
@@sr_ryoadm Se você quer consistência é só fazer pontos corridos. A ocasião é justamente a base do mata mata. Não importa quem é melhor, importa quem ganha.
@@14viniciusms isso tudo que você disse vale no mata mata. O campeão de 7 partidas na copa do mundo também tem consistência, até mais do que o campeão de pontos corridos. A questão dos 5/7 jogos é a disputa direta entre os dois times. Praticamente impossível a alegação de que o time que ganhou uma melhor de 7 ser pior do que o derrotado, sem contar que pontos corridos muitas vezes é sobre quem tem mais dinheiro para comprar trocentos jogadores e montar um plantel que não se desfalque por lesão, e não necessariamente um time mais forte dentro dos 11 de campo.
@@sr_ryoadm sobre isso, um exemplo é Warriors x Mavericks em 2007. O Mavericks era muito favorito, Dirk MVP. Mas às vezes a partida não é favorável contra tal adversário. E aí o Warriors ganhou.
Sou favorável ao mata-mata, e também à uma certa regionalização (EUA tem basicamente o tamanho do Brasil).
O ideal pra mim é ir pelo estaduais (dá uma maior relevância e importância). Usa mais ou menos o critério da Champions (podendo mudar pelo coeficiente), dá oportunidade pra times menores, para poder evoluir em todo país:
1 AC
1 AL
1 AM
1 AP
2 BA
2 CE
1 DF
1 ES
3 GO
2 MA
3 MG
1 MS
1 MT
2 PA
1 PB
3 PE
1 PI
3 PR
4 RJ
1 RN
1 RO
1 RR
3 RS
2 SC
1 SE
4 SP
1 TO
São 48 times. Separado em 4 divisões: Norte, Nordeste, Centro e Sul. 12 times em cada divisão.
Sul: RS, SC, PR e SP.
Centro: RJ, MG, ES, GO, DF.
Norte: AC, AM, AP, MA, MS, MT, PA, RO, RR, TO.
Nordeste: AL, BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE.
Os times jogam ida e volta contra a mesma divisão (22 jogos) e +12 jogos contra apenas 1 das divisões. Daria um total de 34 jogos.
No mata-mata, ida e volta em todos os jogos, com a melhor campanha decidindo em casa.
O melhor de cada divisão e os 4 melhores sem ser campeões da divisão são classificados (independente de ser segundo, terceiro, quarto ou quinto) pras quartas de final.
A melhor campanha enfrenta a pior campanha, etc.
Ubira, sabe dizer o porquê de alguns países, principalmente sul-americanos adotarem (pelo menos por muito tempo) Apertura e Clausura?
Então, na Argentina era comum um calendário semelhante ao nosso, com torneios regionais em um semestre e um nacional no outro. E com o tempo o torneio metropolitano passou a ter equipes de mais regiões e ganhou status de campeonato nacional. Então, lá ocorreu de forma gradativa. Aliás, por isso equipes como River têm tantos títulos reconhecidos como nacionais. Agora os outros países foram de embalo.😁
Ubiratan é foda.
Era emocionante imagino. Mas era muito injusto. Liderar o ano inteiro, chegar em dois jogos ser desclassificado. A copa do Brasil já é um bom mata mata. Pra 2020 Até que vai.
Ter os dois formatos em paralelo é o ideal. Campeonato brasileiro e Copa do Brasil são bons formatos. Mas convenhamos que o mata mata é bem mais emocionante.
@@14viniciusmsrpz
mata mata é justo tb
primeiro pq só classitifacava as melhores equipes
ngm obrigou o time a disparar na liderança da temporqda regular
e geralmente essa equipe tem a vantagem de decidir o segundo jogo em casa
ou se for igual 2001 que quartas e semi era jogo unico, decidir em casa em um jogo só
Poderia falar sobre o acesso para a premier league , onde tem um mini playoff
Ubira, poderia fazer um vídeo sobre a relação dos moradores da cidade com a franquia que a abandona? Ex: torcedores de Saint Louis torce ainda para os Rams? de Seattle para o OKC? de LA para os Chargers? Ou se sentem traídos e torcem contra??
@@Arthur-ns7bt 1000000000000000000000000
00
00
0000
Fala Ubira, surgiu uma dúvida, a US Open Cup (também chamada de Lamar Hunt US Open Cup , que reune equipes da MLS e das outras ligas (USL, etc) surgiu também com esse condão de tira teima entre ligas ou já era uma questão anterior ao sistema de ligas no 'soccer' nos EUA?
Obrigado, parabéns pelo trabalho!
A US Open Cup existe desde 1914, bem antes do profissionalismo no futebol dos EUA. Aliás, a maioria das copas vieram antes das organizações profissionais de seus países, incluindo FA Cup, Coupe de France e até mesmo Emperor's Cup do Japão. O Brasil foi um dos países que introduziu a Copa de forma mais artificial no calendário, assim como Argentina e México.
Ubiratan, se puder, um dia faz um vídeo do que a Fifa pode fazer para tornar o Futebol de Areia e Futsal popular em mais países....
Na verdade iam bem até a FIFA por a mão. Os caráter mais de atração que diferenciava do futebol de campo foi se perdendo.
@@MrRealwildchild Sim. Eu gosto muito do futebol de areia. É muito estranho , nas olimpíadas por exemplo ter vôlei de quadra e vôlei de praia , mas a Fifa não convencer o COI , nem promover mais. Aliás o nível do Futebol de Areia e futsal nas olimpíadas seria maior do que o nível do futebol olímpico masculino.
No video anterior ele falou da piadinha do "MATA MATA" na Nascar,e nesse ele outra essa outra.Nunca mais vou ouvir esse termo do mesmo jeito kkk
Eu acho até exagerado esse sistema da NASCAR, com essa fase eliminatórias. E ainda mais esse sistema de dividir as corridas por segmentos que matou as provas.
Defendo uma fórmula de campeonato brasileiro de pontos corridos com uma final.
Ao final das 38 rodadas o primeiro colocado jogadoria em casa com a vantagem do empate contra k segundo (garantiria a final em jogo único, renda alta de bilheteria para o primeiro colocado é não prejudicaria tanto a justiça já que se o segundo vencesse o campeonato com toda essa desvantagem, o título seria justo)
Nao faz nenhum sentido
Se fosse fazer com 20 ou 18 equipes, eu acharia mais interessante 3 finalistas como foi nas edições de 2015 e 2016 na J League, com o primeiro garantido na decisão aguardando o vencedor entre os outros 2.
Ou poderia fazer como o Campeonato Paulista de 1996, o campeão do primeiro turno enfrentaria o campeão do segundo turno. E, caso o campeão do primeiro segundo turno é o mesmo do primeiro, fica com o título como se fosse pontos corridos. Isso evitaria o campeão do primeiro turno ficar jogando 19 jogos no segundo "sem valer nada".
Obs. O Palmeiras foi campeão em ambos os turnos, sendo campeão direto.
Rapaz, sempre tive exatamente essa ideia hahaha
@B C a vantagem do empate eu daria máximo na prorrogação. 🤔
Ainda nem ouvir mas já sei que vai ser uma esplicação top
Só complementando, nos EUA as equipes disputam a US Open Cup, alguns disputam a Champions da Concacaf, mas mesmo assim não tentaram fazer a MLS em pontos corridos.
A MLS tem um formato completamente irracional.
@@WedersonWinchester irracional por quê? Garante 34 jogos para todos e os playoffs não passam de 4 datas. Só acho que poderiam classificar menos equipes, mas o calendário em si é bom.
@@MrRealwildchild veja como ela era desde o começo.
@@Arthur-ns7bt digo por todos os motivos que levaram as outras ligas a adotarem playoffs. Na MLS foi bem diferente, simplesmente já viram no modelo algo certo.
@@WedersonWinchester eu acompanho desde o início e concordo em partes. Com 12 times não fazia muito sentido o modelo de conferência, mas visavam expansão.🤔
Você poderia falar de algum tema envolvendo a Seleção. Seria muito interessante.
Assisti a serie English Game, muito boa! Ubira fala pra nos sobre o futebol naquela época (1870), na Inglaterra! O que é verdade na serie ou não?
Vídeo perfeito
Ubiratan, como vc comentou da Nascar ter "playoffs", uma fase final, acha que seria interessante para a F1?
Se me permite dar a minha opinião, acho muito difícil. Primeiro pela mentalidade europeia da categoria. A distribuição de dinheiro não é igualitária. As equipes são livres (até certo ponto) para produzir seus carros, e assim surgem novas ideias e tecnologias. Grandes empresas investem no esporte mas para diferentes objetivos. A F1 já teve regulamentos diferentes do atual, como um sistema de descarte de corridas, que tinha seus grandes problemas, mas era outra época também. Tem outras questões mas é papo pra conversas longas. Só minha humilde opinião como fã de F1.
Difícil, os playoffs são controversos na NASCAR até hoje. Embora seja o esporte mais distante de qualquer coisa europeia nos EUA, aquela coisa "sulista caipira", o fato de ser originalmente de pontos corridos e ter vários puristas entre seus fãs significa que muita gente até hoje não aceitou a adoção dos playoffs e muitos deixaram de assistir por achar artificial e considerar que tornou as corridas iniciais sem importância (ainda mais agora que vitória dá classificação automática, então o piloto pode ganhar a primeira corrida e não fazer nada no resto da temporada regular que ainda estará lá).
@@gustavomonteiro302 algumas mudanças importantes foram implementadas na NASCAR. Hoje o número de vitórias é mais importante que os pontos. E cada vitória garante pontos nos playoffs também, o que garante certa vantagem, já que no máximo 3 pilotos vencem em cada fase das finais. A tendência vai ser buscarem mais as vitórias. Vamos conferir.
Q aulaaaaaaa ! ! !
No baseball era mais divertido com apenas duas divisões por liga. Espero que não aumente mais a pós temporada.
Pts corrido é aceitável...mas nem de longe tem a emoção dos mata-mata
Com certeza. Não é a toa que os melhores torneios do futebol são em Mata-Mata... Copa do Mundo, Champions, Libertadores etc
No golfe (PGA Tour) tb tem playoffs bira
Olá bira sou seu fã, queria que vc faça um vídeo pq nos esportes americanos os campeões recebem anéis 💍ao invés de medalhas e pq quem o dono da equipe levantam os troféus 🏆Obrigado
Ubira, você falou que por vezes eles fazem playoff devido ao inchaço das ligas. Mas e a ideia de segunda divisão poderia ser adotada nesses casos. Pq normalmente não há segunda divisão em esportes americanos?
Ele já explicou isso em outro vídeo ...
Já explicou isso em outro vídeo.
Respondendo com outra pergunta: você pagaria meio bilhão para seu time entrar em uma liga e disputar a segunda divisão?
Americano olha audiência ... Estão certos... quem paga a conta e a Tv e o público que apoia em peso .
Bom deixar os times que não passaram sem jogar nesse tempo, não é?
@@TRX333 Os Esportes Americanos são mata-mata e as ligas são mais ricas do que as ligas de futebol que são pontos corridos.
@@TRX333 você está analisando errado. O campeonato mata mata tem mais tempo de classificação (pontos corridos) do que fase eliminatória. Um campeonato brasileiro no formato americano teria 1/2 meses de mata mata, mas 30 jogos ou mais de classificação. A transformação no campeonato em mata a mata (se presupormos uma liga com 18 times, isto é, 2 a menos do que hoje em dia) daria 38 jogos no fim do ano, sendo que quem não se classifica joga 34 jogos (só 4 a menos do que hoje, mas o mesmo número de jogos que campeonato alemão e o francês.)
@@sr_ryoadmcampeonato definido em mata mata só faz sentido com um turno na temporada regular
Faz um vídeo de como as olimpíadas trouxeram um legado negativo para os países que o sediaram.
Eu cresci nós anos 90 vendo mata mata e por mim, voltaria fácil! O campeonato brasileiro morreu quando começou os pontos corridos, praticamente acabaram com as chances de um time fora do Rio ou São Paulo ganhar o campeonato. Qual a chance de um Bahia, Coritiba, atlético-PR voltar a vencer?
Era da nossa cultura, mas a pressão dos clube dos 13 foi maior.
Salve ubira
Eu prefiro muito mais os mata mata do que os pontos corridos
Sera que a Fórmula 1 Daria certo com o Sistema de disputa igual ao da Nascar? Com sistema de pontos corridos e depois Playoffs eliminatórios por corridas igualzinho a nascar? Com a ultima corrida da temporada tendo 3 pilotos vivos na competiçao ai quem chegasse na frente seria o campeão mundial.
A NASCAR tem bem mais pilotos. Na F1 teria ter no máximo um top 8. Mas acho que daria sim.🤔
E o problema da F1 adotar esse sistema de mata mata é a corrida final ser definida em Abu Dhabi, uma pista que ninguém curte e favorece os carros da Mercedes.
Ainda prefiro a adoção do calendário europeu conforme apontado em outro vídeo seu, com o primeiro turno selecionando os participantes da Libertadores 21 e o segundo turno os participantes da Libertadores 22. Já temos mata mata com a Copa do Brasil e estaduais...
Ter campeonatoa mata-mata não impede o brasileirão ser mata-mata.
A liga Mx é mata-mata e a Copa MX também.
@@fabianoolegario195 sim, Fabiano. De fato nada impede, mas como eu disse, esta só não é a minha preferência por já haver em outros torneios... 😉
Acho precoce a discussão de mata-mata no campeonato brasileiro, deixa o Flamengo (ou outro pretenso hegemônico) ganhar umas 3 ou 4 seguidas e aí podemos discutir.
E por acaso é crime um time levar 3 ou 4 seguidas?
O Santos foi 5 vezes campeão nacional e seguidas e não vi ninguém achando absurdo. Mas aqui parece que é proibido vencer sempre.
Nego se magoa por nada
Ubira, por que o Canadá tem menos times na Nhl do que os Eua? Sendo que o Canadá tem no hóquei o seu esporte mais popular....
E mais uma pergunta, o Campeonato Canadense de futebol que tem poucas equipes. Mas se o Canadá já tem suas equipes inseridas nas ligas americanas, qual a necessidade de ter seu campeonato próprio?
@@raiderbelacasa Tem apenas 3 equipes na Mls. E os critérios para entrar na Mls não ajudam times em desenvolvimento Canadenses. Poderiam entrar na USL, mas essas equipes não teriam tantas condições de fazer tantas viagens para os Eua assim além de não precisar ficar presos às regras americanas da Mls, ter um estilo mais próximo ao futebol europeu ... Então a melhor forma é equipes que já existem como Edmonton FC e outras é jogar localmente, desenvolver dentro do país, menos viagens, mais fomentação do futebol dentro do país com regras mais variáveis. Creio que a idéia dos organizadores é aumentar o número de times aos poucos, e quem sabe no futuro os times canadenses saírem da Mls....
@@premiumfamilia Primeiramente vamos entender que a MLS não é oficialmente uma liga nacional e a USL é. Então, o Ottawa Fury precisou de autorização das federações de EUA, Canadá e da Concacaf, para disputar a USL nas edições em que esteve presente após o fim da NASL, que é a liga que inicialmente faziam parte assim como o Edmonton. E o Ottawa Fury nessa ficou sem poder jogar porque perdeu a licença para jogar fora de seu país. Então, fora da MLS não é tão fácil assim um time canadense ter onde jogar, por isso ainda é mais vantajoso para times de menor expressão ter a liga canadense. Porém o Ottawa Fury preferiu se licenciar que aceitar o convite da liga local, abrindo espaço para o Atlético Ottawa, dos mesmos donos do time de Madrid.
@@MrRealwildchild Eu sei que Mls não é uma liga nacional. Nela jogam times estadounidenses e canadenses. E sou a favor da Liga Canadense. Com o sucesso dela é possível que os times canadenses que hoje jogam a Mls joguem apenas a Liga Canadense, e a Mls fique apenas com os times americanos.Mas num futuro. (hoje não )
Só não sabia da USL, (e foi interessante a informação) mas isso nem interfere em nada na minha opinião é em todo o resto do 1o comentário, que é achar mais vantajoso fundar uma liga canadense se desenvolver, jogar apenas localmente, menos viagens, regras mais variáveis , equipes vão aumentar muito melhor a longo prazo do que jogar uma USL(se pudesse)
@@premiumfamilia então temos a mesma opinião, só não creio que as equipes da MLS um dia a integrarão. Porém, o Canadian Championship só tem a ganhar, tanto com equipes da MLS, quanto com uma liga local forte para gerar competição, até porque é hoje o torneio que dá vaga para o Canadá na Champions da Concacaf.
Mas aí a gente vê a MLS começar com conferências sem necessidade nenhuma.
Questão cultural. Assim como nós (no geral) olhamos pra todos os outros esportes do mundo e queremos medir com a régua do futebol.
Mesmo com toda estrutura possível, a questão de viagens ainda é um peso grande no orçamento e planejamento das equipes americanas, já que o território americano é enorme (o do Brasil tbm é, mas com partes das ligas mais centralizadas entre sul-sudeste). Então, qualquer tentativa de redução de tempo e custos é importante.
Deveria ser assim: pontos corridos, mas a tabela seriam só back 2 back. Quem vencesse a série levaria 6 pontos. Empate daria 3 pra cada.
👏🏾👏🏾
Qdo ouvia um amigo falar dos playoffs americanos e a organização dos esportes americanos, eu achei que encontraria uma história linear, mas não! Essas ligas faliam direto, tinham dezenas de problemas de deslocamento, entre outros que o futebol resolveu de forma diferente. Esse amigo fala que futebol é esporte amador e sem público, pq bom mesmo é nos EUA. Esse vídeo mostra que não é nada disso.
Campeonato tem que ter final. Mata-mata tem que voltar!
@@Arthur-ns7bt Aí a principal competição nacional fica sem? Todo torneio tem que ter final
Concordo com os pontos corridos. Mas acho que deveria ter a final entre as duas melhores campanhas.
Tomara que volte o mata mata no brasileirão
Tá pedindo pros clubes falirem ?
@@Arthur-cs4yt não exagera.
@@Arthur-cs4yt Em que você se baseia para afirmar que os clubes faliriam? São clubes centenários que existiam antes do sistema de pontos corridos.
Os americanos como mais uma vez fazem o óbvio e obtém o sucesso merecido.
Na MLS vale um título na fase regular e outro nos playoffs
Supporters' Shield Supporters Shield o título da fase regular MLS Cup Título dos Playoffs
ruclips.net/video/Jqj_R_xaH0o/видео.html meu canal
Na NHL tem a President's Trophy como prêmio da temporada regular.
@@MrRealwildchild seria legal uma uma final entre os dois campeões
torço pro flamengo... com o time que o mengo tem agora, é melhor pontos corridos, mas prefiro mata-mata. pontos corridos nao tem emoção
Mais voltado para negócios que parte técnica.
Permitir que um time com campanha negativa possa vencer um invicto é apenas criar esperanças. Ou seja, forçar uma emoção!!!!
Os Esportes americanos são fortes e ricas.
A equipe que fica em oitavo tem uma equipe que venceria qualquer campeoanto do mundo.
@@fabianoolegario195 Vc está falando de dinheiro. Eu falo de competição desportiva. Colocar os times pra jogar n jogos e mais playoffs visam o lucro. Simples assim. Isso não tem a ver com mérito esportivo.
Colocar o primeiro para jogar com o oitavo em quase igualdade de condições, principalmente num campeonato longo, nada mais é que marketig.
Até você!? A CBF já disse que não haverá mata-mata. Quer mata-mata? Jogue a Copa do Brasil.
Qual a dificuldade em só comentar o vídeo depois de assistir?🤔
O cara nem viu o vídeo
Semianalfabet0
Demora um século para responder uma pergunta simples.
Eu sou favoravel a volta do mata-mata no futebol brasileiro, só com essas condições: desde que aumentem o número de times na fase classificatória (22 a 24 clubes) e que façam ou só turno ou caso façam turno e returno, poderiam dividir em 2 grupos e fazer com que joguem turno e returno dentro do grupo e só turno fora do grupo, os seis primeiros fariam os mata-mata
É forte por um motivo bem simples, DA MAIS AUDIÊNCIA, é oq o público quer, lógica simples de mercado
Aqui no Brasil eles querem imitar a Europa pq acham bonitinho, mesmo o público q consome o produto (campeonato brasileiro) n gostando de pontos corridos
Então por que a média de público do campeonato brasileiro aumentou nos últimos anos?
Wellerson Fillipe assim como a média da copa do Brasil, o prêmio e audiência da copa do Brasil ser maior q o do brasileirao é a prova q o público prefere mata-mata, deve ser o único país do mundo onde isso ocorre
Pontos corridos além de ser uma fórmula justa, garante calendário pra todos os participantes, podendo assim arrecadar bilheteria, patrocínio e cotas de tv melhores. Todos os outros torneios já são mata mata pra enxugar calendário, o principal torneio do país tem que premiar o time mais competente
@@wellersonfillipe6899 Se vc analisar, os estádios na época do mata-mata aqui no Brasil eram verdadeiros lixos e a porrada comia solta, não que hoje em dia seja uma maravilha, mas tem muito estádio bom e a segurança aumentou. Sem falar que a renda média do brasileiro cresceu, possibilitando mais gente de ir ao estádio.
Ainda assim, média de público e audiência na TV são coisas distintas.
@@felipelyra3871 mas isso é normal em qualquer lugar do mundo. A questão é a cultura do país.
Eu acho que a temporada no brasil deve ser disputada ao longo do ano como é agora mas entre março e dezembro. deveria haver um campeonato apenas (na elite) o campeonato brasileiro, claro fora os canpeonatos internacionais. o brasileirão seria jogado aos finais de semana, em 38 rodadas, como é agora, após isso os 4 primeiros iriam a um quadrangular final, onde o primeiro colocado na primeira fase jogaria contra o segundo, terceiro e quarto em casa, o segundo contra o terceiro e quarto em casa, o terceiro contra o quarto em casa e o quarto jogaria contra todos estes fora de casa, se acabasse empatado em pontos, seria criterio de desempate a classificação na primeira fase. os dois primeiros neste quadrangular jogariam uma final em jogo unico no estadio do melhor colocado na primeira fase, com vantagem de empate para esse. no rebaixamento os quatro ultimos da 1 divisão e os 4 primeiros da 2 jogariam assim - campeão da b contra lanterna da A em jogo unico com mando do campeão da b e vantagem de empate deste, vice da b contra penultimo da A, mando do time da serie A, vantagem de empate para o time da B. Terceiro da B contra antipenultimo da A, mando sorteado e disputa de penaltis em caso de empate; e 17 da A contra 4 da B, mando sorteado penalti em caso de empate. estes play offs pela permanencia na A seriam disputados antes da final do campeonato para criar um clima para ela. Essa é a minha ideia kkkkk
*Está faltando mata mata no campeonato brasileiro*
Copa do Brasil?
Tá não
@@wellersonfillipe6899 👎 Não
@@leticiademarialima2457 Mas é mata-mata puro, melhor que ter uma fase de classificação chata e enfadonha
Wellerson Fillipe vc tá com uma foto do giants e vem falar isso, a temporada regular é chata e enfadonha?
Acho que play-offs no campeonato brasileiro ajudaria muito a valorizar o torneio e as equipes. Principalmente se houvessem grupos regionais - todos jogam contra todos 1x e jogam mais 1x com os times do seu grupo.
Infelizmente, a copa do Brasil, que e o modelo usado no mundo todo, não atraí muita atenção. Se o Brasil tivesse coragem de inovar, talvez pudesse chamar a atenção do resto do mundo e se tornar uma referência (quem sabe?)....
Com 12 times em cada região, dao 34 rodadas
E a copa do Brasil poderia ser:
5 datas estaduais
5 datas nacionais (tudo em jogo único, 32 times: os 27 campeões estaduais, o atual campeão e os campeões das séries Á a D)
A Copa do Brasil não tem a tradição das taças européias, aliás nem da Emperor's Cup do Japão tem. Foi introduzida de forma artificial no calendário por conta da perda da relevância dos estaduais para o Brasileiro. Eu prefiro também um campeonato forte e com finais do que um campeonato arrastado, normalmente definido no primeiro turno, e uma copa que é vendida como caminho para Libertadores.
A pergunta é, se tiver mata mata a Copa do Brasil vai acabar?
rodrigo mendonca o Brasileirão sempre foi mata-mata e sempre teve copa do Brasil, são fórmulas diferentes, copa do Brasil é mata-mata puro, Brasileirão seria temporada regular + mata mata como acontece nos EUA, uma fórmula comprovadamente vencedora
@@felipelyra3871 nos EUA não existem clubes, e sim franquias. Ah, e não tem rebaixamento também, porque eles acham o sistema piramidal extremamente insustentável financeiramente. E aí?
Wellerson Fillipe e aí oq? Oq uma coisa tem a ver com a outra? O fato de aqui n serem franquias e n ter rebaixamento n tem relação de impedimento da fórmula de playoffs
Não necessariamente, mas pode acabar. 😅😅😅
São coisas independentes
O campeonato brasileiro surgiu de uma cronologia ligada ao Rio São Paulo que tinha cono objetivo confrontar os principais times do país.
Conforme o campeonato virou robertao e foi se expandindo, ele foi tomando um caráter nacional, com representantes de quase todas as federações
Em paralelo a isso, a taça Brasil foi criada pra ser um torneio com times de todas as federações estaduais...
O que a cbd fez: assumiu o robertao e logo depois criou o campeonato Nacional, sendo uma continuação do robertao, uma série B, pra para encaixar quem ficava de fora e as equipes de cenário secundário, e começaria um processo de acesso e rebaixamento com uma série C que seria classificada pelos estaduais
Só que as influências políticas (tanto do mundo do futebol qt da política extra esporte) não permitiram isso acontecer. Iam inchando o torneio o que culminou em 86-87-copa União.
O que a copa União fez: resgatou o formato de "campeonato entre melhorws times, resolvendo uma infinidade de problemas do modelo vigente, porém sem olhar o impacto na base da pirâmide. A cbf interveio e fez a construção da base (muito se atribui a estabilidade das competições aos pontos corridos, mas um ponto de ruptura muito mais importante foi o processo da copa União), mas as federações menores e as forças esquecidas no processo da copa União chiaram, pois a mudança tornava mais difícil a aparição de surpresas e ascensões relâmpagos na primeira divisão. Então o que foi feito? Se criou uma copa nacional, inspirado na Europa, com liga + copa, porém com característica inspiradas na antiga taça Brasil, onde se tinha representação estadual
Ou seja, resumindo a historia das competições no Brasil:
- campeonato brasileiro = campeonato entre os melhores times do país (INDEPENDENTE DO FORMATO)
- copa do Brasil = campeonato com intuito de trazer representatividade equiparada nos Estados (e não uma open Cup como as europeias)
Gosto muuto mais de mata mata. Odeio pontos corridos. Cobtra muitas opinioes e argumentos, nao consigo ver nenhuma emoção. Mas ent endo perfeiramente a questao financeira envolvida. Hoje em dia pedir a volta do mata mata eh uma batalha perdida.