A parte de trocar "gordo" por "imenso" me lembrou de quando eu vi alguém no Reddit falando que uma pessoa era feia, mas o usuário não quis soar rude e falou "biologicamente incoerente"
Eu acho que obras antigas tem que ser preservadas, independente de serem racistas, machistas, etc, simplesmente pq é com os erros q aprendemos, e a cultura do cancelamento me mostrou q as pessoas esquecem de problemas e erros com muita facilidade e rapidez, além de que assim conseguimos ver a evolução que a sociedade teve com o tempo, e ver o que ainda pode estar errado.
@@moka8834 com o quão forte é a divulgação atual do quão nocivo é o racismo/sexismo/homofobia, não acho que um filme dos anos 70 que poucas pessoas vão realmente assistir (muitas que já assistiram no passado ou que pelo menos são maduras o suficiente para observar o absurdo nessas situações) hoje em dia que vai fazer alguém se tornar misógino ou racista Contanto que haja a consciência de que esses comportamentos não devem ser replicados e que estão presentes na obra por ser um produto de uma época aonde estes eram considerados aceitáveis, não vejo um motivo plausível para esconder essas obras que não seja apenas sinalização de virtude
@@BEBOP----00 Negativo, ainda aprendemos sobre nazismo, existem os campos de concentração até hoje. Não por conta dos alemães e sim pelos próprios judeus. Ninguém quer que o mundo esqueça o que a "opinião forte" de um simples artista frustrado fez com a humanidade.
@@moka8834que pensamento ignorante, alienado, raso, falacioso e sem sentido que acabaste de lançar! Como foi mostrado no vídeo, se seguir por essa lógica, toda a literatura deve ser censurada
Finalmente o linck ta ganhando reconhecimento o cara é um poço de questionamentos e conhecimentos, apesar de discordar dele em muitas coisas, ele é um dos canais de melhor qualidade no nicho dele e no RUclips br no geral. Muita gente pegou birra com ele por criticar umas panelinhas da esquerda, mas provavelmente nunca pararam pra ver o canal dele de verdade.
Concordo contigo, msm eu sendo de esquerda gosto mt do conteúdo dele, ele faz videos mt da hr de se ver, sem contar os shorts q aparece a mulher dele protagonizando. Divos
Meu testemunho como uma pessoa gorda: ter uma pessoa gorda na literatura e ela ser chamada de gorda é, de longe, a coisa mais respeitosa que podem fazer sobre os gordos. Romantizar é ruim, escrachar também. Em um paralelo mas com um peso histórico bem mais acentuado, é como uma pessoa negra se cansar de só ver negro no cinema como empregado ou escravo, ou, na tentativa de consertar tudo, ter um negro na história necessariamente significar discutir a exaustão a causa negra. Creio que precisamos de mais negros, mais gordos, mais minorias em geral só "sendo", não o núcleo da conversa, não ignorando as questões envolvidas, mas gostaria de ver minorias sendo foda, sendo filho da puta, sendo rico, pobre, bandido, mocinho, enfim, sendo no melhor sentido da palavra, normal. Falo isso porque importa muito mais ser representado e normalizado para a causa do que ser colocado como um bicho estranho que vem quebrar o status quo. Para quebrar a normatividade tóxica da grande mídia, precisamos pluralizá-la, mostrar que existem pessoas além das brancas, heteros, magras, etc existindo. Isso é minha opinião resumida, amenizar o gorda com (isso entrega minha idade): Popotinha, cada dia mais gordinha, que legal (banco bamerindus talvez) me foi muito mais nocivo do que ser chamada de gorda em toda minha vida, mesmo que as pessoas falem gorda para ofender, ser criança chamada de popotinha doeu muito mais (era um hipopótamo roxo, acho). Sobre a censura: não mudaria nada as obras consagradas e boas, prefiro aprender que monteiro lobato era um gênio filho da mãe do que maquiar as questões históricas que o permeiam, se apagarmos o racismo como mancha da nossa história, logo mais vão comecar a acreditar que foi tudo coisa da nossa cabeça, divulgando como exagero a luta pela causa. Deixem as obras como estão, use-as com parcimônia para aprender até o que não fazer, e vamos aprender a valorizar o novo que está sendo criado e é tão bom quanto, porém menos tóxico. Não dá pra aceitar como as coisas eram, mas não dá pra alisar tanto o couro assim, consciência sim, ignorância pode ser pior.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏 vou nem dizer nada, concordo com tudo que vc disse. Eu Tb sou gorda, e realmente eu me sinto to mto melhor sendo normalizado do que sendo vetado, vetar a palavra gorda é varrer o problema pra debaixo do tapete, e o eufemismo as vezes magoa mais mesmo. Naturalizar as questoes, como sendo apenas caracteristicas fisicas, é mais saudavel, psiquica e socialmente, para as gerações futuras, elas q vão colher o que quer que fazemos nos agora. Eu prefiro que meus netos colhem Consciência que ignorância sobre um assunto. Temos que debater, conversar, aprender a não ofender, insultar tb faz parte desse desenvolvimento.
Sobre ver minorias em papeis comuns, e não um estoriotipo ou algo do tipo, recomendo a série "3%", ela é uma produção netflix, brasileira, onde vemos as minorias em posições diversas, vemos uma diversidade de pessoas em todas as posições de poder, bem e mal, papéis relevantes e não tão relevantes, onde só são tratados como personagens normais, e é muito satisfatório e gostoso de assistir
Excluir trechos ou histórias inteiras e querer apagar o passado que, em minha opinião, NÃO PODEM SER ESQUECIDAS. Os livros e quadrinhos devem ser publicados integralmente, com a inclusão da informação de rodapé, sobre a realidade "vergonhosa" do tal período histórico. Tentar esquecer os horrores da história nos livros, não vai apagar os horrores da história.
O problema das informações de rodapé é que, por mais sensatas, são opiniões. Obviamente existem coisas erradas, mas erradas na visão de quem? Quem iria dizer que algo no livro é errado? Porque ele ia tá certo?
@@luizademiletoconcordo plenamente com seu ponto de vista, mas acho que ele se referiu a questões menos simples de se definir como hediondas. Tipo: "em tal história, a princesa apenas espera trancada, no alto de uma torre guardada por um dragão, pelo príncipe que virá salvá-la e blá blá blá... pq ela não pode se salvar sozinha? Oq estamos ensinando às meninas? Devemos destruir essas histórias!" Aqui o debate se torna mais longo justamente pq existe uma intersecção entre "certo e errado" e a política. É mais difícil definir como agir diante disso, e acho que foi a isso que ele se referiu
@@JuuzinSim, pois, teria ou não rodapé? É um ensinamento machista ou de cavalheirismo? Ou até mesmo: cavalheirismo é machismo? Eu acho que uma história dessa não é preconceituoso, mas existem discordâncias
Interessante que assim que eu vi que queriam apagar coisas do livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, eu imediatamente baixei um PDF pra ler. Até então não tinha lido o livro, realmente apresenta muitos problemas mesmo no texto. Mas a linguagem é tão simples que é possível que as próprias crianças consigam ler com os cuidados necessários.
Só digo uma coisa "Quem controla o presente, controla o passado. E quem controla o passado, controla o futuro". A "censura do bem" só interessa as Elites, Oligopólios e Governos.
sou apoiadora do quadrinhos na sarjeta, Linck é um cara mt inteligente e faz vídeos sempre interessantes e pertinentes, alem de nao ficar enrolando ninguém nem com medo do que os outros vao pensar
@@Macroburst acredite,nao temos, isso se da principalmente na educação,quer ver um explo? sabia da guerra da independência da bahia? ela foi histórica e extremamente importante para o Brasil mas fora da bahia ninguém fala dela,no máximo citam ou as outras revoltadas q rolaram aq,ou ate mesmo a história do Brasil como um todo, quando eu estudava eu tive 3 anos seguidos falando apenas sobre inconfidência mineira e a a corrida do ouro, sendo q so falaram por cima
@@MacroburstErrado. Cada desgraça que ocorre a sociedade tenta analisar e tentar prever as mesmas para que saibam se previnir melhor futuramente. Por exemplo, a ciência faz isso para avisar que explosões solares interrompa sinais na terra. Censurar obras por serem maléficas, como o do próprio livro de Hitler e o livro de Gentili (intelectual fascista) é prejudicial para que a própria sociedade saiba qual é o pensamento, linha de raciocínio desses caras! Você pode até usar o argumentos que tem professores e intelectuais para isso, porém nada supera você ler da fonte direta e a própria população comum debater sobre isso. Assim forma uma sociedade saudável no diálogo!
@@wilvic6683Tu fala sobre à Revolta do Malês? Este conflito é ensinado em qualquer ensino médio público e particular, vigente pela BNCC. A história é a maneira com a qual o presente lê o passado, a forma como é contada e ensinada representa mais o presente do que o pretérito propriamente dito. O passado é aquilo que significamos dele, ou seja, não necessariamente desemboca em noções de "evolução" ou não repetição.
@@Macrobursttemos mesmo? Passei todo o meu ensino médio lendo e ouvindo professores de esquerda advogando a favor de liberdade, contra todo tipo de censura, e hj, quem tomou esse papel foi a direita, e nessa época, era a própria direita a maior protagonista de censura contra comediantes e programações no país. Os papéis se inverterem e as pessoas se chamam de tolerantes por agir com intolerância.
Pra mim o verdadeiro problema da censura nesse caso é: Você apaga a mancha do autor O Autor é fdp, racista, xenofobico... E tudo isso é mudado pra algo lindo e progressista. A imagem do autor, muito em breve, vai mudar completamente, principalmente para os jovens
Verdade, a indústria limpa a obra do cara de tudo que é problemático na obra dele, faz o lance ficar bonitinho, até que o momento que as gerações futuras vão ler o cara e achar que ele era uma pessoa maneira. Mas na realidade o cara deixou de ser racista? Homofóbico? Não, isso é um tipo de revisionismo.
Problema vai ser se os governos se aproveitarem disso pra fazer essas edições em textos diversos independente de haver ou não algo ofensivo. De boas intenções o inferno está cheio.
@@VictorHugo-wb8eq Não tinha pensado nesse aspecto, mas faz sentido, afinal quem garante que as mesmas pessoas que querem higienizar esses textos de ficção, não vão higienizar documentos também, ou biografias de pessoas públicas do governo? Afinal já temos movimentos revisionistas, isso é problemático mesmo.
É esse tipo de conteúdo que ele precisa reagir que tem só um pouco de humor, e também outros como a cronologia inteira de uma coisa, alguns raps e entre outros
@@gabrielrocha5673 não tô ligado, se puder explicar, mas tem um video da Jay com MUITA desinformação e o linck fez um vídeo com temática parecida porém com embasamento...
Essa frase no final foi muito boa kkkkkkk "muitas vezes que queremos fazer o bem, acabamos virando um babaca autoritário", era Vargas tá aí pra mostrar isso na prática
Esse é tipo a terceira vez que eu assisto esse vídeo, e eu amo como ele produz exatamente o mesmo efeito em todos, você começa achando que ele vai falar absurdo atrás de absurdo mas na vdd vc termina concordando e entendendo o ponto dele
O Luba falou do Lovecraft, agora queria que ele reajisse ao vídeo do Quadrinhos na Sarjeta sobre o Lovecraft e de como devemos ser saqueadores de sua obra.
Só pra comentar que "Os Sofrimentos do Jovem Werther" hoje em dia é publicado normalmente e é (sempre foi) considerado um dos maiores clássicos alemães. Ele não foi um livro feito para incentivar suicídio, foi um livro sensível e romântico, assim como outros vários. Não estou aqui descendo a lenha no Luba, apenas espalhando uma informação importante.
Achei meio extremista o viés que ele apresentou do livro kk claro que n foi proposital, nem sei se ele realmente leu o livro ou só ouviu falar sobre ele, mas n evitei de rir da forma como ele falou tão "assombrado" sobre o assunto. O livro foi antes de tudo o marco de uma época muito importante na literatura, não é um livro do mal nem nada do tipo.
@@mariev347 É, provável que essa tenha sido a única informação do livro que chegou a ele. Como a questão do aumento da taxa de suicídios é um fato, o resto da história deve ter se distorcido. O que é normal, ele não é obrigado a ler um livro de mais de três séculos atrás.
@@augustovieira1783 pois é, imagino que ele só tenha lido/assistido sobre msm, e n ele é não obrigado a ler (e n acho que ele teria qualquer problema em ler algo de séculos atrás, ele me soa alguém mente aberta e curioso), presumi q ele não tivesse lido por si ter citado essa parte específica do livro sem mais contexto msm. E nenhum problema com isso, claro. Como disse antes, só achei engraçado.
Ué? Não importa se foi ou é um dos maiores clássicos da literatura alemã. O Luba só está dizendo um fato: o livro incentivou suicidio, incentivou estudos sobre suicidio, e logo foi banido na Europa. Não sei o que tem de extremista em dizer isso.
@@sweetbnuy Não acho que ele tenha sido extremista por intenção, a questão é que o fato foi passado às tortas para o público. Muitos que não conhecem o livro poderiam pensar que ele seria um livro mal intencionado e evita-lo a partir de então. "Extremista" não seria o termo correto para descrever, de fato, visto que o próprio Luba não está dentro de extremo algum.
Eu como uma amante da história, se tiver filhos com certeza tentarei em casa abrir os olhos e tirar os "cabrestos" que talvez a sociedade coloque neles, pq sinceramente sozinha é muito difícil ter acesso a esses assuntos que muitas vezes são escondidos pra baixo do tapete, nessa onda de censura do bem, adorei o vídeo.
O livro que o Luba citou, Os Sofrimentos do Jovem Werther é, literalmente, um dos meus livros preferidos. Eu gosto muito de ler livros clássicos, principalmente pela época do século 19 e tal, e andei explorando autores de países diferentes daquilo que é mais conhecido pra gente (EUA ou Inglaterra), e escolhi ler Goethe pra conhecer a literatura alemã. Resumindo, eu nunca tinha visto uma sensibilidade tão grande e tão profunda com a depressão, inclusive chamar depressão de doença e de um problema sério e válido. Apesar do tabu criado com o sui**dio no final do livro, durante todo o trajeto de Werther desde o começo a gente começa a entender como ele se sente, como as pessoas viam a condição dele (ou não viam, porque ele não era de pedir ajuda e desabafava nas cartas que compõem o livro) e como os outros personagens entendiam a depressão. Ainda não davam o nome de depressão, mas entendiam que era um problema real. Entendo que pode sim ser um livro gatilho pra quem já tem essa tendência à repetição dos atos do Werther, mas acho que seria extremamente importante difundir a real imagem do que esse livro trata. Espero não ter me enrolado no comentário, só sei que fiquei eufórica quando o Luba falou desse livro que eu gosto tanto kkkkkkkkk
Pior que esse tipo de livro onde não tem o objetivo de fazer as pessoas cometerem atos contra si mesmos, mas ainda assim acabar fazendo isso acontecer, é bem comum. Lembro bem da minha amiga dizendo que sabia que o livro do Dazai Osamu ("O declínio de um Homem") ia gatilhar ela, mas que mesmo assim queria ler... e depois ficou tão mal pois já não tinha pensamentos tão bons de si mesma. A culpa não é do livro e nunca foi, e foi isso que eu entendi com a fala do Luba também. Basicamente ele só disse que esse evento de pessoas possivelmente imitando o acontecimento do livro fez com que alguns culpassem o livro e fez o assunto ser objeto de estudo. No mais, você me fez ter uma grande curiosidade sobre esse livro kkkkkkk eu só não vou ler porque sou sensível a esse tipo de história. Fujo de finais deprimentes, alugam um triplex na minha cabeça.
@@nyck2286 Eu super concordo com tua adição, acho que chega a ser parecido com O Morro dos Ventos Uivantes, que até hoje é vendido como um romance super lindo e romântico (parte disso um pouco influência de crepúsculo, não sei), mas que na essência é extremamente problemático. É como as pessoas viram a história, e não culpa da história em si. E sobre alugar um triplex na mente, digo que são essas partes que eu mais gosto kkkkkkk porque aquilo marcou de algum jeito, e espero um dia chegar no nível de autores assim que deixam um carimbo no cérebro das pessoas. Claro, também não vou forçar o livro em quem não se sente confortável com esse tipo de tema, mas super recomendo
Eu sendo parente de índio e de negro, vi os 2 lados da faceta, tenho a pele bem negra e cabelos lisos de índio, isso sempre gerou nomes e apelidos além de comentários, eu acho importante ter acesso a essas obras do jeito que elas são, pois hoje muita gente não tem noção das coisas como elas são, mas sim como elas acham que são, só quem passa por isso sabe o incomodo de um olhar ou uma frase solta no ar, ver como as coisas mudaram com certeza é algo que me deixa feliz e me ajuda a explicar essas coisas para minha irmã, censurar de certa forma é fingir que nunca aconteceu...
tu NUNCA vai mudar a mentalidade de todo mundo, independente do que voce ou qualquer um diga ou faça. uma coisa que meu pai fala pra mim o tempo todo é pra ignorar esse tipo de coisa, e eu faço isso, e cara, é muito melhor do que ficar me fazendo de vitima, não dizendo que racismo nao exista, mas ficar se doendo por isso nao vai te ajudar em nada, ignora e foca nos teus objetivos
@@borghot632 Realmente, ignorar ajuda bastante, o foda é quando tu ta passando mal no hospital e fica recebendo olhar na sala de espera, e fica recebendo comentários, etc, esse tipo de coisa é o foda que eu uso das coisas antigas para ensinar minha irmã que já foi muito pior. Pedir pra mim ignorar é entendível, agora pra uma criança não é tão fácil.
@@borghot632Ignorar não faz um problema sumir, só faz com que vc se recuse a lidar com ele de alguma forma. As vezes vc acha que alguém está se fazendo de vítima, quando a pessoa na verdade apenas chegou ao seu limite. A gente não tem como saber o que outra pessoa passou ou está passando, é meio condescendente tratar como um vitimismo.
@@alvimarc.4241 tu não entendeu o basico, ficar se doendo por algo nao te ajuda em nada, absolutamente nada, muito pelo contrario, atrapalha, ignorar não significa negar que aquilo existe, significa que VOCE não vai dar atenção pra isso, porque independente do que aconteça tu tem que trabalhar, cuidar da familia (caso seja voce que faz isso), etc. e estar triste não anula essas responsabilidades, o que eu to dizendo é, deixa isso de lado e foca nos OBJETIVOS, e tu vai ver o quanto isso te faria bem
cara isso me lembrou muito de 1984, quando a empresa estabelecia uma meta, divulgava e nao alcançava, eles apagavam as noticias e literalmente reescreviam a historia p fingir que sim alcançaram a meta. as empresas hj tao basicamente tentando limpar a propria barra
quem mais acertou ironicamente foi E O Vento Levou, nas plataformas de streaming tem um aviso antes do filme pontuando que é uma obra racista tanto hoje em dia quanto na época de lançamento, porém que será transmitido na íntegra pra que a gente possa ver os erros eu chamo isso de acerto pq 1- permite que a gente possa observar comportamentos pra não serem repetidos e 2- não passa pano pra obra e não permite que a gente esqueça da merda que o autor fez
Gostos das frases que o tio Linck me ensinou, em especial essa duas: "Esquecer o passado é fazer com que ele se repita" e "Todo documento de cultura é um documento de barbárie". Obs: não lembrava que ele falava a segunda frase nesse vídeo ksjsjsjs
Luba pelo amor de Deus reaja a mais quadrinhos na sarjeta!! Este canal é uma master piece e nao tem o reconehcimento que merece, ele tem videos filosoficos que mudam e mudaram a minha visao e a de outros. As obras que ele apresenta sao incriveis e interessantíssima, e mesmo obras serias ou fortes ele leva com seriedade e leveza, Por favor reaja mais 🙏
@@wheblinckluipasquiere po do nada o cara fala "a n mas o problema é o capitalismo" sendo q o real problema desse tipo de coisa acontecer é justamente do pessoal do bem q bateu palma qnd a disney apagou a tal da cena racista no longa fantasia dizendo "o amor venceu"
@@godpedrovisky4736 E em que momento do vídeo ele disse isso? A única coisa que vi ele dizendo é que as empresas visam o lucro, não uma "resolução do problema", por isso estão dispostas a mudar as histórias só para poder vender as mesmas besteira, mas agora tendo uma cara nova.
O Luba é um dos cara mais foda q já vi e exemplo qualquer um, change my mind. O homi sabe muito, é honesto, estuda, tem uma senso crítico bom, busca conhecimento antes de falar e chega numa resposta com o máximo de sensatez o possível. Se a sociedade tivesse esse pensamento estaria menos chato e bem mais evoluído. Ótimo vídeo.
Hoje em dia a educação não é voltada para o senso crítico, o valor de pensar por si mesmo para tentar chegar numa resposta com diálogo e argumentos bem fundamentados num debate com visões diferentes sobre o tema são pouco(praticamente inexistente) reproduzidos nas escolas, o que se é valorizado é a quantidade de conhecimento(facilidade em memorizar o conteúdo sobre os temas) e um pouco de resolução de problemas.
Luba, acho válido dizer que não existe um ponto de vista do mundo que não possua ideologia. Todos temos! A vida é baseada em ideologia. O que muda é como lidamos com isso, e sermos abertos a ouvir as outras pessoas e suas idéias.
Acho q ele quis levantar que mais vale priorizar as causas pelo oq a sua ideologia supostamente luta do que os proprios ideais diretos da ideologia em si, tipo, ter senso critico tlgd?
O quadrinhos na sarjeta é um ótimo canal, o cara não se apega e gosta de mexer com pautas sensível, e por mais q as vezes eu não concorde, acho válido saber conversar as coisas de maneira fria e argumentativa
Cara que incrível saber que este canal tá tendo o reconhecimento que precisa e ver o quanto o luba realmente estava interessado no vídeo, isso me deixou extremamente feliz! Seria muito bom ver mais reacts do luba do quadrinho na sarjeta❤
Eu gosto de vc Luba, vc é uma pessoa cm senso crítico real, vc sabe a vdd por de trás das mentiras, a realidade é que certos caminhos vão levar a paradoxos, pq nem tudo tem solução, e principalmente, pra muita gente, se a solução do problema é algo que alguém não concorda, a opinião dela faz parte do problema tmb, e eu amo cm vc percebe isso tmb
Assim como não tem ninguém que fale a partir de apenas uma ou duas ideologias, todas possuem centenas e até milhares a medida que vão crescendo. Mas insistem em afunilar tudo por uma necessidade de pertencimento e organização. Tanto que muitas vezes duas pessoas de esquerda e duas pessoas de direita nem estão falando da mesma coisa, só gostam de algumas palavras chaves que associaram ao respectivo espectro político. É a velha mania idiota e superficial de ver a humanidade sem nuances, pessoas achando que tem certeza de que lado estão. Pessoas que afirmam que não tem ideologia e pessoas que afirmam ter certeza de sua ideologia são dois lados da mesma moeda, uma moeda chamada ignorância e prepotência Pesso
@@johntitor1103tem q lembrar q certas ideologias como direita e esquerda como vc citou q tem n so ideias de coisas boas, mais de ruins tbm. Uma pessoa q se identifica como liberal nunca vai concordar com o ponto de vista socialista do mundo e vise versa, n da pra falar q esses dois extremos de pessoas pensam parecido. Mesmo q eu concorde com algumas coisas do socialismo tipo tentar construir casa pra td mundo, eu n consigo concordar com a forma q eles querem fazer isso. Ent n, n é sempre sobre 2 pessoas de 2 extremos concordarem em algo, e mais sobre discordar doq concordar. Vi uns outros comentarios seus ent isso q disse e pra tds, se for usar so pra esse aqui vai ficar meio sem sentido
@@sabadaso Primeiramente, essa questão um não concordar cai no ponto de fanatismo político que eu falei antes, segundo que socialismo não busca construir casas pra todo mundo. Como eu disse, política é muito mais complexa do que as pessoas fazem parecer quando tão por aí defendendo seus candidatos insignificantes, não é preto e branco
@@johntitor1103 na vdd n, eu n concordar com mt coisa de um lado politico n e fanatismo politico, e a minha opinião politica, e em nenhum momento eu disse q socialismo busca construir casa pra todo mundo, eu disse uma coisa em comun entre socialistas e liberais q é achar q todo mundo merece uma casa pra morar, ta chapando. Sim, politica e mt mais complexa mas ainda existem tipos de pessoas q se sentem melhores representadas por pensamentos específicos, seja esses pensamentos de esquerda, centro ou direita.
como ouvi um dia: o estado não fornece livre conhecimento em instituições de ensino e nem para todos, porque isso gera questionamento, noção e revolta.
Essa é a coosa que eu sempre falo em debates assim. Conhecer essas obras problemáticas nos ajuda a entender como a sociedade da época em que a obra foi produzida pensavam, e assim conseguimos tambem compreender porquê esse pensamento é errado, esse é o jeito mais eficiente para educar uma nação que carece tanto de senso crítico e pensamento filosófico
O luba fala com sabedoria, ele entende a sociedade de uma forma em que ele compreende tudo que está ao redor da sociedade, e imprecionante, não se importando com os ideais que querem que ele tenha, mas tendo plena noção dos ideias de cada um 👏👏👏👏👏
40:00 na minha escola fazem isso!! tenho um professor de história que felizmente ama seu trabalho, ele sempre fala de produções audiovisuais ao falar das matérias durante as aulas
Ver o Luba reagindo ao Quadrinhos na Sarjeta me deu uma felicidade genuína. O Quadrinhos na Sarjeta merece todo esse reconhecimento! Esse canal é incrível.
O livro que o Luba fala no minuto 5:30 foi banido na altura do seu lançamento no século 18, mas hoje em dia faz parte de currículos escolares pela importancia de Goethe, o autor, na literatura alemã.
De fato concordo seriamente, não tem como esquecer da escravidão é fingir q nunca aconteceu, mais tem como sim preservá a história para aprendermos como ñ mais agir e nem repetir atos covardes e desumano.
gosto demais desse canal, nem consumo quadrinhos mas assisto todos os vídeos pois amo as análises que o Linck faz kkkkkk recomendo que veja outros vídeos!
O mano literalmente falou o que o monark quis dizer só que de forma coerente e responsável, Vídeo Ótimo, reações e comentários do Luba impressionantes!!
O que eu amo no Linck é que ele solta umas provocações e procura incomodar com embasamento e conteúdo, te conduzindo a pensar. Ao contrário de um monte de gente que só gosta de polêmicas pra causar, viralizar e gerar view, pagar de culto. Inclusive odeia essa coisa de idealizarem ele como dono da verdade, mestre, etc... Melhor canal de cultura pop hoje por essas bandas. E o incomodar te causa desconforto, o que não é pra quem não tá preparado pra ser confrontado, fazendo com que direto seja mal interpretado muitas vezes por preguiça mesmo (COMO ASSIM EU POSSO ESTAR ERRADO? QUEM ESSE CARECA PENSA QUE É? rss).
luba e quadrinhos na sarjeta, COMBO PERFEITO!! adoro o linck mesmo discordando de muita coisa que ele diz, o cara é foda e traz reflexões não muito convencionais
Teve um problema enorme em pokémon por conta da censura, chegou no fim do anime e eu nem sabia pq o Ash tinha um monte de Tauros, aí vi q foi censurado daquele episódio q tem armas de fogo, além de ser um episódio de peso apresentando o dratini, e a captura dos Tauros
@@Lucs-ku5cb em resumo a equipe Rocket queria um dratini, e o Ash queria capturar pokémons numa espécie de safari zone, aí toda vez q o Ash tentava capturar um pokémon uma manada de Tauros passava e acabou q ele capturou todos ksksksk tbm não vi o episódio mas vi o resumo, acho q é o episódio 22 ou 23, eu sei q o 18 é o da praia com o James turbinado
Os caras são geniais: fazem uma nova versão que vai vender, e fazem com que as versões antigas virem artigos de luxo, que tbm serão vendidas. E a discussão gera hype
Caro Luba, o nome do livro em questão é do Goethe e chama-se "Os sofrimentos do jovem Werther". Ele é um conhecido romancista que marcou bastante a segunda fase do Romantismo, em que muitos deles cometeram suicídios e tinham como enredo o amor impossível pela mulher idealizada, o que fazia com que eles caíssem na amargura da solidão e então recorriam ao suicide. Eu comecei a ler a obra anos atrás, mas acabei não terminando por preguiça. A obra em si parece bem campestre e simplista. Até a própria igreja desaprovava as obras do Goethe.
Na minha opinião a censura é importante para públicos sensíveis(como crianças, por exemplo), mas não podemos ignorar as obras originais, visto que elas nos mostram a cultura e realidade da época.
Usando o mesmo exemplo do Luba, "O Sofrimento do Jovem Werter" é alvo de estudos para a filosofia e sociologia até na atualidade, uma censura da obra impedirá sua utilização no estudo filosófico e sociológico, mas acho que essa obra simplesmente não deveria cair nas mãos de jovens e crianças.
Caraa, aquela hora que ele falou "se a gente nao sabe nosso passado, a gente vai repetir no futuro" me fez lembrar de uma série chamada See, que se passa num futuro em que todo nosso conhecimento de agora nao existia mais, então tudo que tinha acontecido no nosso passado, voltou acontecer, é como se eles tivessem regredido
Eu vou explicar a situação sobre o livro Mein Kampf (minha luta) daquele ditador austríaco frustrado. Esse livro foi um best-seller antes e durante da 2a guerra mundial e era uma propaganda n4z15t4. Com o final da ww2 o livro foi proibido, pq quem passou a ter os direitos sobre o livro não permitia a produção, distribuição, compra e venda do livro. Estudiosos, jornalista, escritores, etc podiam ter acesso ao livro. No final de 2015 ia fazem 70 anos que o "autor" do livro morreu e pelas leis da Alemanha, o livro se tornaria domínio público e é por isso que existe essa versão comentada do livro. Especialistas tinham medo de que começassem a surgir versões tendenciosas e que o livro se espalhasse muito rápido pela Internet. Essa versão comenta aponta todas as merdas e mentiras que o autor escreveu.
"É melhor seguir em frente com o fardo do conhecimento do que percorrer um caminho cheio de perigos com otimismo cego" Assim como a frase de um personagem de um jogo diz, o acesso ao conhecimento deve existir independentemente do seu perigo, porém explicações podem ser adicionadas desde que não exageradas
Uma vez fui assistir um filme no app da disney, acho q era a dama e o vagabundo, antes do filme começar tinha um aviso sobre falas “erradas” e que hoje a disney n concorda com essas falas do filme. Achei genial e n foi preciso mudar o filme
Vê como isso não faz sentido algum? Se a Disney quisesse mesmo se redimir dos tais "erros" simplesmente baniria a obra ou obras e publicaria: " essa obra não será mais disponibilizada de qualquer forma, pois não representa as opiniões vigentes da empresa e/ou de seus associados." Ponto final. Mas se ainda a disponibiliza é porque dá lucro de algum modo. Então tudo não passa de hipocrisia e sim, mi mi mi dessa galerinha woke
@@rogeriooliveira3980 você sabe que a opinião apresentada no vídeo é justamente uma discussão sobre a moralidade de censura né? É literalmente muito bem descrito o quanto que banir ou censurar obras inteiras é um dos pilares do fascismo e que nao existe censura do bem Ficar falando sobre "mimimi da cultura woke" beira a estupidez, o linck deu vários pontos de vista pra no final você mandar uma dessa
Eu acho que as obras deviam det deixadas nas suas versões originais. Escrevam novas histórias que não sejam racistas ou homofóbicas. Muitas histórias perdem completamente o sentido quando voce 'moderniza' elas. Tudo é escrito em contexto, e se a obra explora a cultura geral da época, claro que vai ter coisas que não concordamos. Isso é que nem pegar uma estátua grega e esculpir diferente pra fazer uma 'nova edição'. Obviamente as empresas fazendo isso só querem continuar lucrando pelo maior tempo possivel, por isso continuam adaptando
Eu gosto de ler bastante, algumas vezes há coisas que eu compreendo e outras que não, meus pais sempre foram a favor de me deixar ler livros, seja quais fossem. Então eu li ainda criança bastante coisa de diversos conteúdos, há coisas que concordei e concordo, outras que achei estranho e não aprovo. Já li obras que são mais cultas, tem claramente aquela coisa meio, sabe, errada, dá pra notar. Porém, uma vez na escola, isso no médio, aprendi sobre o desenvolvimento da forma de pensar, começando primeiramente no núcleo familiar e então se expandindo (amigos, sociedade, etc), menciono isso, porque o senso que eu desenvolvi por conta (no caso, ambiente ao qual que preferi optar e seguir a ideia) me permitiu e me permite opinar o que é errado ou não atualmente, eu não cresci num ambiente familiar livre de preconceitos ou ideias mais "antigas" (antigas, para ainda manter o respeito), mas também não foi algo ruim, eu desenvolvi valores de honestidade, mas valores de respeito a todos (gênero no caso) devo dizer que fui desenvolvendo com o passar do tempo e convivência externa, ou seja, fora do ambiente familiar, então mesmo que livros contenham ali preso neles o senso do autor/escritor parados no tempo, é algo que foi daquela época, e você hoje sentir que mudou ou que sua mente funciona diferente daquela pessoa não é de todo ruim. É ótimo ler algo que o bigodinho no meio escreveu e pensar quanta porcaria ele pensava e que isso não devia ocorrer novamente, mas privar esse conteúdo é mais nocivo do que não privar, porque pode dar brecha a se repetir, mesmo que falando também dê brecha, porém a vitória vem quando mais ficam contra do que a favor e esse é o ponto. O mundo só vai girar quando um lado se opor ao que já ocorreu, se não soubermos o que já ocorreu, temos chances de voltar e refazer algo ruim de novo sem mesmo saber que já aconteceu (por isso o Brasil não anda pra frente, falta ler os livros de história sobre o nosso governo... Não estou brincando, falo sério, já repetimos a mesma coisa umas 3x), enquanto sabermos dos erros e formos contra eles iremos para um novo jeito de pensar, porque evoluir é mudar a forma de pensar, é repensar, se num mundo de guerra ou caos uma pessoa não tivesse largado as armas e desejado paz, jamais estaríamos vivendo em uma sociedade como hoje. O passado é importante para moldar o presente, mas o presente altera o futuro e o futuro é sempre parte do que já foi o passado, porque sem o passado não temos como continuar indo para a frente, vivemos pouco tempo para não nos permitimos deixar nossos conhecimentos para aqueles que ainda virão. Uma obra que hoje deve ser censurada não deve ser censurada, ela pode receber uma alteração para os mais jovens, para que eles sejam mais abertos desde novos, mas é importante compreendermos o porque ela foi censurada, sem esse pensamento não temos como continuar questionando o certo e o errado, e eu digo que compreender é colocar nossos cérebros sozinhos para pensar (sem texto explicativo de uma pessoa que escreveu e que por se escrito não pode responder de volta e vai ser só aquilo ali) e se ainda assim estivermos confusos, então finalmente fazermos aquilo que até hoje a humanidade não sabe fazer direito: debater.
Concordo com o Juuzin em parte Acho que de fato é impossível enxergar o mundo de forma completamente imparcial, mas isso não significa que essa capacidade nao seja algo que as pessoas devam cultivar dentro de si diariamente
Igual ao video que ele está reagindo Fala de queima de arquivos dos EUA e Europa Mas fica mamando a esquerda e n cita Russia, China, Coreia... Enfim, é assim mesmo, n tem muito oq fazer...
A solução é muito simples, se você não gosta do que foi produzido no passado, não assista e se você não gosta das produções novas, também simplesmente não assista. O problema é quando a indústria recebe crédito governamental para desfigurar obras do passado, agora o desenvolvimento de novas obras quase sempre é bem vindo.
Aconteceu essa semana comigo, eu coloquei as meninas super poderosas pra minha filha assistir, um desenho que eu amava quando criança, ela assistiu 3 ep e pediu pra tirar chorando pq ela estava assustada. Eu coloquei pra assistir depois, e realmente, o desenho nao é tão infantil quando eu lembrava, e sim, achei problemático em alguns ep. Foi um choque pra mim e pra minha lembrança infantil. E fiquei pensando muito sobre tudo o que eu assisti como criança.
luba reagindo a nerdologia e agora a quadrinhos na sarjeta, n sei se ele ta entrando em canais nerds agora ou se só to descobrindo esse lado dele, de qql forma, aproveita a onda nerd e reage a musica geek
Esconder a história, é esconder também nossa própria evolução. Certíssimo mesmo! Agora me sinto com sorte inclusive de ter tido muitos professores na área de história, sociologia, filosofia que incentivaram ao debate e o pensamento crítico. É triste ver que aos poucos querem tirar isso...
A parte de trocar "gordo" por "imenso" me lembrou de quando eu vi alguém no Reddit falando que uma pessoa era feia, mas o usuário não quis soar rude e falou "biologicamente incoerente"
Iria preferir ser chamado de feio, sinceramente
"biologicamente incoerente" é tenso
Kkkkkkkkkkkkk vou começa a usar “biologicamente incoerente”
Pior do que isso é falar que a pessoa é um erro genético
porra, falar biologicamente incoerente é não só tão ofensivo quanto feio mas também é eugenista
Trocar o "gordo" por "imenso" é tipo naquele filme q a mulher diz q tem q trocar "anão" por "pessoa verticalmente prejudicada" TwT
Se "anão" é "uma pessoa verticalmente prejudica" um obeso é uma pessoa horizontalmente amplificada?
Kkkkkkkkk
Gosto do Luba pq ele é uma das poucas pessoas famosas de internet que ainda busca agir com sensatez
né, adoro como ele reconhece a própria ignorância e por isso busca conhecer, tem mente aberta dms
Sim
Infelizmente tem muitos que o julgam como ignorante e “chato”
fingir *
Luba é mó genérico e politicamente correto demais
Eu acho que obras antigas tem que ser preservadas, independente de serem racistas, machistas, etc, simplesmente pq é com os erros q aprendemos, e a cultura do cancelamento me mostrou q as pessoas esquecem de problemas e erros com muita facilidade e rapidez, além de que assim conseguimos ver a evolução que a sociedade teve com o tempo, e ver o que ainda pode estar errado.
Exato
@@moka8834 é literalmente o contrario kkkkk. nós temos que estudar e ver provas do que a humanidade já fez de ruim >justamente pra q n se repita
@@moka8834 com o quão forte é a divulgação atual do quão nocivo é o racismo/sexismo/homofobia, não acho que um filme dos anos 70 que poucas pessoas vão realmente assistir (muitas que já assistiram no passado ou que pelo menos são maduras o suficiente para observar o absurdo nessas situações) hoje em dia que vai fazer alguém se tornar misógino ou racista
Contanto que haja a consciência de que esses comportamentos não devem ser replicados e que estão presentes na obra por ser um produto de uma época aonde estes eram considerados aceitáveis, não vejo um motivo plausível para esconder essas obras que não seja apenas sinalização de virtude
@@BEBOP----00 Negativo, ainda aprendemos sobre nazismo, existem os campos de concentração até hoje. Não por conta dos alemães e sim pelos próprios judeus. Ninguém quer que o mundo esqueça o que a "opinião forte" de um simples artista frustrado fez com a humanidade.
@@moka8834que pensamento ignorante, alienado, raso, falacioso e sem sentido que acabaste de lançar! Como foi mostrado no vídeo, se seguir por essa lógica, toda a literatura deve ser censurada
Finalmente o linck ta ganhando reconhecimento o cara é um poço de questionamentos e conhecimentos, apesar de discordar dele em muitas coisas, ele é um dos canais de melhor qualidade no nicho dele e no RUclips br no geral. Muita gente pegou birra com ele por criticar umas panelinhas da esquerda, mas provavelmente nunca pararam pra ver o canal dele de verdade.
Rapaz, amo os vídeos dele
Concordo e muito com seu comentário
Concordo contigo, msm eu sendo de esquerda gosto mt do conteúdo dele, ele faz videos mt da hr de se ver, sem contar os shorts q aparece a mulher dele protagonizando. Divos
Espero esse momento a meses
na hora lembrei dele falando
"estão sendo muito legais comigo, acho que vão me comer"ksksksksksks
Meu testemunho como uma pessoa gorda: ter uma pessoa gorda na literatura e ela ser chamada de gorda é, de longe, a coisa mais respeitosa que podem fazer sobre os gordos. Romantizar é ruim, escrachar também. Em um paralelo mas com um peso histórico bem mais acentuado, é como uma pessoa negra se cansar de só ver negro no cinema como empregado ou escravo, ou, na tentativa de consertar tudo, ter um negro na história necessariamente significar discutir a exaustão a causa negra. Creio que precisamos de mais negros, mais gordos, mais minorias em geral só "sendo", não o núcleo da conversa, não ignorando as questões envolvidas, mas gostaria de ver minorias sendo foda, sendo filho da puta, sendo rico, pobre, bandido, mocinho, enfim, sendo no melhor sentido da palavra, normal. Falo isso porque importa muito mais ser representado e normalizado para a causa do que ser colocado como um bicho estranho que vem quebrar o status quo. Para quebrar a normatividade tóxica da grande mídia, precisamos pluralizá-la, mostrar que existem pessoas além das brancas, heteros, magras, etc existindo. Isso é minha opinião resumida, amenizar o gorda com (isso entrega minha idade): Popotinha, cada dia mais gordinha, que legal (banco bamerindus talvez) me foi muito mais nocivo do que ser chamada de gorda em toda minha vida, mesmo que as pessoas falem gorda para ofender, ser criança chamada de popotinha doeu muito mais (era um hipopótamo roxo, acho).
Sobre a censura: não mudaria nada as obras consagradas e boas, prefiro aprender que monteiro lobato era um gênio filho da mãe do que maquiar as questões históricas que o permeiam, se apagarmos o racismo como mancha da nossa história, logo mais vão comecar a acreditar que foi tudo coisa da nossa cabeça, divulgando como exagero a luta pela causa. Deixem as obras como estão, use-as com parcimônia para aprender até o que não fazer, e vamos aprender a valorizar o novo que está sendo criado e é tão bom quanto, porém menos tóxico. Não dá pra aceitar como as coisas eram, mas não dá pra alisar tanto o couro assim, consciência sim, ignorância pode ser pior.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏 vou nem dizer nada, concordo com tudo que vc disse. Eu Tb sou gorda, e realmente eu me sinto to mto melhor sendo normalizado do que sendo vetado, vetar a palavra gorda é varrer o problema pra debaixo do tapete, e o eufemismo as vezes magoa mais mesmo. Naturalizar as questoes, como sendo apenas caracteristicas fisicas, é mais saudavel, psiquica e socialmente, para as gerações futuras, elas q vão colher o que quer que fazemos nos agora. Eu prefiro que meus netos colhem Consciência que ignorância sobre um assunto. Temos que debater, conversar, aprender a não ofender, insultar tb faz parte desse desenvolvimento.
Sobre ver minorias em papeis comuns, e não um estoriotipo ou algo do tipo, recomendo a série "3%", ela é uma produção netflix, brasileira, onde vemos as minorias em posições diversas, vemos uma diversidade de pessoas em todas as posições de poder, bem e mal, papéis relevantes e não tão relevantes, onde só são tratados como personagens normais, e é muito satisfatório e gostoso de assistir
Excluir trechos ou histórias inteiras e querer apagar o passado que, em minha opinião, NÃO PODEM SER ESQUECIDAS.
Os livros e quadrinhos devem ser publicados integralmente, com a inclusão da informação de rodapé, sobre a realidade "vergonhosa" do tal período histórico.
Tentar esquecer os horrores da história nos livros, não vai apagar os horrores da história.
O problema das informações de rodapé é que, por mais sensatas, são opiniões.
Obviamente existem coisas erradas, mas erradas na visão de quem? Quem iria dizer que algo no livro é errado? Porque ele ia tá certo?
@@luizademiletoconcordo plenamente com seu ponto de vista, mas acho que ele se referiu a questões menos simples de se definir como hediondas. Tipo: "em tal história, a princesa apenas espera trancada, no alto de uma torre guardada por um dragão, pelo príncipe que virá salvá-la e blá blá blá... pq ela não pode se salvar sozinha? Oq estamos ensinando às meninas? Devemos destruir essas histórias!"
Aqui o debate se torna mais longo justamente pq existe uma intersecção entre "certo e errado" e a política. É mais difícil definir como agir diante disso, e acho que foi a isso que ele se referiu
@@JuuzinSim, pois, teria ou não rodapé? É um ensinamento machista ou de cavalheirismo? Ou até mesmo: cavalheirismo é machismo? Eu acho que uma história dessa não é preconceituoso, mas existem discordâncias
Exatamente a minha opinião
Interessante que assim que eu vi que queriam apagar coisas do livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, eu imediatamente baixei um PDF pra ler. Até então não tinha lido o livro, realmente apresenta muitos problemas mesmo no texto. Mas a linguagem é tão simples que é possível que as próprias crianças consigam ler com os cuidados necessários.
Só digo uma coisa "Um povo que não conhece sua história, está fadado a repeti-la."
verdade , se continuarem fazendo isso eu duvida possa acontece segundo holocausto no futuro .
Um povo que não entende luta de classe, está fadado a perpetuá-la
Só digo uma coisa "Quem controla o presente, controla o passado. E quem controla o passado, controla o futuro".
A "censura do bem" só interessa as Elites, Oligopólios e Governos.
como diria meu amigo marquinhos
"a historia surpreende quem dela nada entende"
o inverso também é verdade: "um povo que conhece sua história, está fadado a repeti-la"
sou apoiadora do quadrinhos na sarjeta, Linck é um cara mt inteligente e faz vídeos sempre interessantes e pertinentes, alem de nao ficar enrolando ninguém nem com medo do que os outros vao pensar
A proibição de qualquer coisa que você odeia, pode se virar para alguma coisa que você ama.
"saber do passado é a única arma q temos contra o futuro"
Pode ter certeza que temos informações mais que suficientes para entender o passado, censurar xenofobia e racismo não vai mudar isso
@@Macroburst acredite,nao temos, isso se da principalmente na educação,quer ver um explo? sabia da guerra da independência da bahia? ela foi histórica e extremamente importante para o Brasil mas fora da bahia ninguém fala dela,no máximo citam
ou as outras revoltadas q rolaram aq,ou ate mesmo a história do Brasil como um todo, quando eu estudava eu tive 3 anos seguidos falando apenas sobre inconfidência mineira e a a corrida do ouro, sendo q so falaram por cima
@@MacroburstErrado. Cada desgraça que ocorre a sociedade tenta analisar e tentar prever as mesmas para que saibam se previnir melhor futuramente. Por exemplo, a ciência faz isso para avisar que explosões solares interrompa sinais na terra.
Censurar obras por serem maléficas, como o do próprio livro de Hitler e o livro de Gentili (intelectual fascista) é prejudicial para que a própria sociedade saiba qual é o pensamento, linha de raciocínio desses caras!
Você pode até usar o argumentos que tem professores e intelectuais para isso, porém nada supera você ler da fonte direta e a própria população comum debater sobre isso. Assim forma uma sociedade saudável no diálogo!
@@wilvic6683Tu fala sobre à Revolta do Malês? Este conflito é ensinado em qualquer ensino médio público e particular, vigente pela BNCC. A história é a maneira com a qual o presente lê o passado, a forma como é contada e ensinada representa mais o presente do que o pretérito propriamente dito. O passado é aquilo que significamos dele, ou seja, não necessariamente desemboca em noções de "evolução" ou não repetição.
@@Macrobursttemos mesmo? Passei todo o meu ensino médio lendo e ouvindo professores de esquerda advogando a favor de liberdade, contra todo tipo de censura, e hj, quem tomou esse papel foi a direita, e nessa época, era a própria direita a maior protagonista de censura contra comediantes e programações no país. Os papéis se inverterem e as pessoas se chamam de tolerantes por agir com intolerância.
Pra mim o verdadeiro problema da censura nesse caso é: Você apaga a mancha do autor
O Autor é fdp, racista, xenofobico... E tudo isso é mudado pra algo lindo e progressista. A imagem do autor, muito em breve, vai mudar completamente, principalmente para os jovens
Verdade, a indústria limpa a obra do cara de tudo que é problemático na obra dele, faz o lance ficar bonitinho, até que o momento que as gerações futuras vão ler o cara e achar que ele era uma pessoa maneira. Mas na realidade o cara deixou de ser racista? Homofóbico? Não, isso é um tipo de revisionismo.
Siiiiim, se a pessoa é uma fdp, eu quero saber
Real.
Problema vai ser se os governos se aproveitarem disso pra fazer essas edições em textos diversos independente de haver ou não algo ofensivo. De boas intenções o inferno está cheio.
@@VictorHugo-wb8eq Não tinha pensado nesse aspecto, mas faz sentido, afinal quem garante que as mesmas pessoas que querem higienizar esses textos de ficção, não vão higienizar documentos também, ou biografias de pessoas públicas do governo? Afinal já temos movimentos revisionistas, isso é problemático mesmo.
Não acredito que o luba tá reagindo a quadrinhos na sargeta ✨
Ele faz react da Jay. Já tava a um grau de separação, pra quem tá ligado
É esse tipo de conteúdo que ele precisa reagir que tem só um pouco de humor, e também outros como a cronologia inteira de uma coisa, alguns raps e entre outros
Eu amo esse canal 😁
descobriram meu calvo favorito
@@gabrielrocha5673 não tô ligado, se puder explicar, mas tem um video da Jay com MUITA desinformação e o linck fez um vídeo com temática parecida porém com embasamento...
Cara o luba é um cara que realmente reage e ativamente interage com o vídeo e com o público, melhor react do yt com toda ctz
Esse tipo de censura é fingir que o mundo é belo e ngm sofre
Essa frase no final foi muito boa kkkkkkk "muitas vezes que queremos fazer o bem, acabamos virando um babaca autoritário", era Vargas tá aí pra mostrar isso na prática
O dom do Luba de duplicar o tempo de um vídeo sempre me surpreende kakakakaka
Esse é tipo a terceira vez que eu assisto esse vídeo, e eu amo como ele produz exatamente o mesmo efeito em todos, você começa achando que ele vai falar absurdo atrás de absurdo mas na vdd vc termina concordando e entendendo o ponto dele
O Luba falou do Lovecraft, agora queria que ele reajisse ao vídeo do Quadrinhos na Sarjeta sobre o Lovecraft e de como devemos ser saqueadores de sua obra.
luba como você é querido e sensato, muito orgulho em acompanhar alguém assim num tempo tão extremista
Nunca achei que o Luba iria conhecer e assistir o Quadrinhos na Sargeta em live
Não imaginava esse crossover
nem eu kkkk
adorei
Só pra comentar que "Os Sofrimentos do Jovem Werther" hoje em dia é publicado normalmente e é (sempre foi) considerado um dos maiores clássicos alemães. Ele não foi um livro feito para incentivar suicídio, foi um livro sensível e romântico, assim como outros vários. Não estou aqui descendo a lenha no Luba, apenas espalhando uma informação importante.
Achei meio extremista o viés que ele apresentou do livro kk claro que n foi proposital, nem sei se ele realmente leu o livro ou só ouviu falar sobre ele, mas n evitei de rir da forma como ele falou tão "assombrado" sobre o assunto. O livro foi antes de tudo o marco de uma época muito importante na literatura, não é um livro do mal nem nada do tipo.
@@mariev347 É, provável que essa tenha sido a única informação do livro que chegou a ele. Como a questão do aumento da taxa de suicídios é um fato, o resto da história deve ter se distorcido. O que é normal, ele não é obrigado a ler um livro de mais de três séculos atrás.
@@augustovieira1783 pois é, imagino que ele só tenha lido/assistido sobre msm, e n ele é não obrigado a ler (e n acho que ele teria qualquer problema em ler algo de séculos atrás, ele me soa alguém mente aberta e curioso), presumi q ele não tivesse lido por si ter citado essa parte específica do livro sem mais contexto msm. E nenhum problema com isso, claro. Como disse antes, só achei engraçado.
Ué? Não importa se foi ou é um dos maiores clássicos da literatura alemã. O Luba só está dizendo um fato: o livro incentivou suicidio, incentivou estudos sobre suicidio, e logo foi banido na Europa. Não sei o que tem de extremista em dizer isso.
@@sweetbnuy Não acho que ele tenha sido extremista por intenção, a questão é que o fato foi passado às tortas para o público. Muitos que não conhecem o livro poderiam pensar que ele seria um livro mal intencionado e evita-lo a partir de então. "Extremista" não seria o termo correto para descrever, de fato, visto que o próprio Luba não está dentro de extremo algum.
Eu como uma amante da história, se tiver filhos com certeza tentarei em casa abrir os olhos e tirar os "cabrestos" que talvez a sociedade coloque neles, pq sinceramente sozinha é muito difícil ter acesso a esses assuntos que muitas vezes são escondidos pra baixo do tapete, nessa onda de censura do bem, adorei o vídeo.
Não tô acreditando, tudo o que é canal que eu adoro ultimamente o Luba reage. 😊
Será isso um sonho realizado??????? Que tenha mais reacts do QnS!
30:00 O Luba acidentalmente citando Caetano no "é proibido proibir" 😄
"E eu digo "sim".
E eu digo não ao "não".
E eu digo: é proibido proibir."
O livro que o Luba citou, Os Sofrimentos do Jovem Werther é, literalmente, um dos meus livros preferidos. Eu gosto muito de ler livros clássicos, principalmente pela época do século 19 e tal, e andei explorando autores de países diferentes daquilo que é mais conhecido pra gente (EUA ou Inglaterra), e escolhi ler Goethe pra conhecer a literatura alemã. Resumindo, eu nunca tinha visto uma sensibilidade tão grande e tão profunda com a depressão, inclusive chamar depressão de doença e de um problema sério e válido. Apesar do tabu criado com o sui**dio no final do livro, durante todo o trajeto de Werther desde o começo a gente começa a entender como ele se sente, como as pessoas viam a condição dele (ou não viam, porque ele não era de pedir ajuda e desabafava nas cartas que compõem o livro) e como os outros personagens entendiam a depressão. Ainda não davam o nome de depressão, mas entendiam que era um problema real. Entendo que pode sim ser um livro gatilho pra quem já tem essa tendência à repetição dos atos do Werther, mas acho que seria extremamente importante difundir a real imagem do que esse livro trata. Espero não ter me enrolado no comentário, só sei que fiquei eufórica quando o Luba falou desse livro que eu gosto tanto kkkkkkkkk
Pior que esse tipo de livro onde não tem o objetivo de fazer as pessoas cometerem atos contra si mesmos, mas ainda assim acabar fazendo isso acontecer, é bem comum. Lembro bem da minha amiga dizendo que sabia que o livro do Dazai Osamu ("O declínio de um Homem") ia gatilhar ela, mas que mesmo assim queria ler... e depois ficou tão mal pois já não tinha pensamentos tão bons de si mesma. A culpa não é do livro e nunca foi, e foi isso que eu entendi com a fala do Luba também. Basicamente ele só disse que esse evento de pessoas possivelmente imitando o acontecimento do livro fez com que alguns culpassem o livro e fez o assunto ser objeto de estudo. No mais, você me fez ter uma grande curiosidade sobre esse livro kkkkkkk eu só não vou ler porque sou sensível a esse tipo de história. Fujo de finais deprimentes, alugam um triplex na minha cabeça.
@@nyck2286 Eu super concordo com tua adição, acho que chega a ser parecido com O Morro dos Ventos Uivantes, que até hoje é vendido como um romance super lindo e romântico (parte disso um pouco influência de crepúsculo, não sei), mas que na essência é extremamente problemático. É como as pessoas viram a história, e não culpa da história em si. E sobre alugar um triplex na mente, digo que são essas partes que eu mais gosto kkkkkkk porque aquilo marcou de algum jeito, e espero um dia chegar no nível de autores assim que deixam um carimbo no cérebro das pessoas. Claro, também não vou forçar o livro em quem não se sente confortável com esse tipo de tema, mas super recomendo
Eu sendo parente de índio e de negro, vi os 2 lados da faceta, tenho a pele bem negra e cabelos lisos de índio, isso sempre gerou nomes e apelidos além de comentários, eu acho importante ter acesso a essas obras do jeito que elas são, pois hoje muita gente não tem noção das coisas como elas são, mas sim como elas acham que são, só quem passa por isso sabe o incomodo de um olhar ou uma frase solta no ar, ver como as coisas mudaram com certeza é algo que me deixa feliz e me ajuda a explicar essas coisas para minha irmã, censurar de certa forma é fingir que nunca aconteceu...
tu NUNCA vai mudar a mentalidade de todo mundo, independente do que voce ou qualquer um diga ou faça.
uma coisa que meu pai fala pra mim o tempo todo é pra ignorar esse tipo de coisa, e eu faço isso, e cara, é muito melhor do que ficar me fazendo de vitima, não dizendo que racismo nao exista, mas ficar se doendo por isso nao vai te ajudar em nada, ignora e foca nos teus objetivos
@@borghot632 Realmente, ignorar ajuda bastante, o foda é quando tu ta passando mal no hospital e fica recebendo olhar na sala de espera, e fica recebendo comentários, etc, esse tipo de coisa é o foda que eu uso das coisas antigas para ensinar minha irmã que já foi muito pior. Pedir pra mim ignorar é entendível, agora pra uma criança não é tão fácil.
@@Piroco334 claro, mas ai tu vai ensinando tua irmã, tem tempo de sobra
@@borghot632Ignorar não faz um problema sumir, só faz com que vc se recuse a lidar com ele de alguma forma.
As vezes vc acha que alguém está se fazendo de vítima, quando a pessoa na verdade apenas chegou ao seu limite.
A gente não tem como saber o que outra pessoa passou ou está passando, é meio condescendente tratar como um vitimismo.
@@alvimarc.4241 tu não entendeu o basico, ficar se doendo por algo nao te ajuda em nada, absolutamente nada, muito pelo contrario, atrapalha, ignorar não significa negar que aquilo existe, significa que VOCE não vai dar atenção pra isso, porque independente do que aconteça tu tem que trabalhar, cuidar da familia (caso seja voce que faz isso), etc. e estar triste não anula essas responsabilidades, o que eu to dizendo é, deixa isso de lado e foca nos OBJETIVOS, e tu vai ver o quanto isso te faria bem
cara isso me lembrou muito de 1984, quando a empresa estabelecia uma meta, divulgava e nao alcançava, eles apagavam as noticias e literalmente reescreviam a historia p fingir que sim alcançaram a meta. as empresas hj tao basicamente tentando limpar a propria barra
Esse livro é MT bom.
E tbm tem aquelas histórias das guerras q sempre reescrevem com qm esta em guerra (lestasia e Oceania se eu n me engano)
quem mais acertou ironicamente foi E O Vento Levou, nas plataformas de streaming tem um aviso antes do filme pontuando que é uma obra racista tanto hoje em dia quanto na época de lançamento, porém que será transmitido na íntegra pra que a gente possa ver os erros
eu chamo isso de acerto pq 1- permite que a gente possa observar comportamentos pra não serem repetidos e 2- não passa pano pra obra e não permite que a gente esqueça da merda que o autor fez
que zica! tem em quais plataformas isso?
Parece que todo o canal que aparece na minha home do nada o Luba reage
Comigo também
Essa ligação é das mais fáceis pra algoritmo
Gostos das frases que o tio Linck me ensinou, em especial essa duas: "Esquecer o passado é fazer com que ele se repita" e "Todo documento de cultura é um documento de barbárie".
Obs: não lembrava que ele falava a segunda frase nesse vídeo ksjsjsjs
Luba pelo amor de Deus reaja a mais quadrinhos na sarjeta!! Este canal é uma master piece e nao tem o reconehcimento que merece, ele tem videos filosoficos que mudam e mudaram a minha visao e a de outros. As obras que ele apresenta sao incriveis e interessantíssima, e mesmo obras serias ou fortes ele leva com seriedade e leveza, Por favor reaja mais 🙏
Muitos vídeos do Quadrinhos na Sarjeta são mto bons, Obrigado por dar atenção a esse canal Luba!
Unica coisa q n gostei nele é q ele da um jeitinho de puxar pro ladinho dele o assunto, tipo nesse a opinião dele ta certa msm
@@godpedrovisky4736e que ser humano não faz isso? É impossível ser completamente imparcial.
@@wheblinckluipasquiere po do nada o cara fala "a n mas o problema é o capitalismo" sendo q o real problema desse tipo de coisa acontecer é justamente do pessoal do bem q bateu palma qnd a disney apagou a tal da cena racista no longa fantasia dizendo "o amor venceu"
@@godpedrovisky4736 E em que momento do vídeo ele disse isso?
A única coisa que vi ele dizendo é que as empresas visam o lucro, não uma "resolução do problema", por isso estão dispostas a mudar as histórias só para poder vender as mesmas besteira, mas agora tendo uma cara nova.
@@hirosz o cara diz indiretamente no vídeo pra justamente n ficar explicito q ele quis dizer isso
O Luba é um dos cara mais foda q já vi e exemplo qualquer um, change my mind. O homi sabe muito, é honesto, estuda, tem uma senso crítico bom, busca conhecimento antes de falar e chega numa resposta com o máximo de sensatez o possível. Se a sociedade tivesse esse pensamento estaria menos chato e bem mais evoluído. Ótimo vídeo.
Hoje em dia a educação não é voltada para o senso crítico, o valor de pensar por si mesmo para tentar chegar numa resposta com diálogo e argumentos bem fundamentados num debate com visões diferentes sobre o tema são pouco(praticamente inexistente) reproduzidos nas escolas, o que se é valorizado é a quantidade de conhecimento(facilidade em memorizar o conteúdo sobre os temas) e um pouco de resolução de problemas.
Luba, acho válido dizer que não existe um ponto de vista do mundo que não possua ideologia. Todos temos! A vida é baseada em ideologia. O que muda é como lidamos com isso, e sermos abertos a ouvir as outras pessoas e suas idéias.
Isso é Marx, inclusive
@@cheiradordesorine8784 Yesss, Marx maravilhoso 💖
Q alívio esse comentário 😅
Marx é um lixo
Acho q ele quis levantar que mais vale priorizar as causas pelo oq a sua ideologia supostamente luta do que os proprios ideais diretos da ideologia em si, tipo, ter senso critico tlgd?
Luba tá maratonando só canal de qualidade mano
Gostaria de dar meus parabéns a todos os envolvidos nas sugestões e a equipe de seleção
MT poggers
Os vídeos do linck são bem dinâmicos, é otimo de assitir vc nem vê o tempo passar
O Luba esperando ele terminar a propaganda pra ser ético fingindo q ele não pula todas as propagandas dos vídeos q ele assiste 😂😂
O quadrinhos na sarjeta é um ótimo canal, o cara não se apega e gosta de mexer com pautas sensível, e por mais q as vezes eu não concorde, acho válido saber conversar as coisas de maneira fria e argumentativa
Cara que incrível saber que este canal tá tendo o reconhecimento que precisa e ver o quanto o luba realmente estava interessado no vídeo, isso me deixou extremamente feliz! Seria muito bom ver mais reacts do luba do quadrinho na sarjeta❤
Eu gosto de vc Luba, vc é uma pessoa cm senso crítico real, vc sabe a vdd por de trás das mentiras, a realidade é que certos caminhos vão levar a paradoxos, pq nem tudo tem solução, e principalmente, pra muita gente, se a solução do problema é algo que alguém não concorda, a opinião dela faz parte do problema tmb, e eu amo cm vc percebe isso tmb
Não tem ninguém que não fale a partir de uma ideologia. Existem pessoas que só não sabem qual ideologia tem kkkk
Assim como não tem ninguém que fale a partir de apenas uma ou duas ideologias, todas possuem centenas e até milhares a medida que vão crescendo. Mas insistem em afunilar tudo por uma necessidade de pertencimento e organização. Tanto que muitas vezes duas pessoas de esquerda e duas pessoas de direita nem estão falando da mesma coisa, só gostam de algumas palavras chaves que associaram ao respectivo espectro político. É a velha mania idiota e superficial de ver a humanidade sem nuances, pessoas achando que tem certeza de que lado estão.
Pessoas que afirmam que não tem ideologia e pessoas que afirmam ter certeza de sua ideologia são dois lados da mesma moeda, uma moeda chamada ignorância e prepotência
Pesso
@@johntitor1103tem q lembrar q certas ideologias como direita e esquerda como vc citou q tem n so ideias de coisas boas, mais de ruins tbm. Uma pessoa q se identifica como liberal nunca vai concordar com o ponto de vista socialista do mundo e vise versa, n da pra falar q esses dois extremos de pessoas pensam parecido. Mesmo q eu concorde com algumas coisas do socialismo tipo tentar construir casa pra td mundo, eu n consigo concordar com a forma q eles querem fazer isso. Ent n, n é sempre sobre 2 pessoas de 2 extremos concordarem em algo, e mais sobre discordar doq concordar. Vi uns outros comentarios seus ent isso q disse e pra tds, se for usar so pra esse aqui vai ficar meio sem sentido
@@sabadaso Primeiramente, essa questão um não concordar cai no ponto de fanatismo político que eu falei antes, segundo que socialismo não busca construir casas pra todo mundo.
Como eu disse, política é muito mais complexa do que as pessoas fazem parecer quando tão por aí defendendo seus candidatos insignificantes, não é preto e branco
Eu sou conservadora, liberal de esquerda e marxista. Várias em uma.
@@johntitor1103 na vdd n, eu n concordar com mt coisa de um lado politico n e fanatismo politico, e a minha opinião politica, e em nenhum momento eu disse q socialismo busca construir casa pra todo mundo, eu disse uma coisa em comun entre socialistas e liberais q é achar q todo mundo merece uma casa pra morar, ta chapando.
Sim, politica e mt mais complexa mas ainda existem tipos de pessoas q se sentem melhores representadas por pensamentos específicos, seja esses pensamentos de esquerda, centro ou direita.
como ouvi um dia: o estado não fornece livre conhecimento em instituições de ensino e nem para todos, porque isso gera questionamento, noção e revolta.
Esse vídeo tá ótimo e esse debate é extremamente necessário
9:58
Eu tinha esse quadrinho quando era criança. Essa história é emocionante e fantástico. Lembro de mim com 10 anos chorando no final
Que bacana, QnS é um excelente canal de críticas e análises de quadrinhos
Essa é a coosa que eu sempre falo em debates assim. Conhecer essas obras problemáticas nos ajuda a entender como a sociedade da época em que a obra foi produzida pensavam, e assim conseguimos tambem compreender porquê esse pensamento é errado, esse é o jeito mais eficiente para educar uma nação que carece tanto de senso crítico e pensamento filosófico
Nossa, com certeza uma das pessoas que eu menos esperava que fosse reagir ao meu mano Quadrinhos kkkk
o sofrimento do jovem werther, é o livro que fez vários jovens irem jogar no Vasco.
A verdade é que conhecendo seus inimigos fica mais fácil vence-los.
eu acho muito bonito como os comentários desse tipo de vidros do luba viram um debate que (em sua maioria) não desrespeitam um ao outro
O luba fala com sabedoria, ele entende a sociedade de uma forma em que ele compreende tudo que está ao redor da sociedade, e imprecionante, não se importando com os ideais que querem que ele tenha, mas tendo plena noção dos ideias de cada um 👏👏👏👏👏
40:00
na minha escola fazem isso!! tenho um professor de história que felizmente ama seu trabalho, ele sempre fala de produções audiovisuais ao falar das matérias durante as aulas
Ver o Luba reagindo ao Quadrinhos na Sarjeta me deu uma felicidade genuína. O Quadrinhos na Sarjeta merece todo esse reconhecimento! Esse canal é incrível.
O livro que o Luba fala no minuto 5:30 foi banido na altura do seu lançamento no século 18, mas hoje em dia faz parte de currículos escolares pela importancia de Goethe, o autor, na literatura alemã.
Eu adoro as opiniões de mente aberta do Luba.
De fato concordo seriamente, não tem como esquecer da escravidão é fingir q nunca aconteceu, mais tem como sim preservá a história para aprendermos como ñ mais agir e nem repetir atos covardes e desumano.
gosto demais desse canal, nem consumo quadrinhos mas assisto todos os vídeos pois amo as análises que o Linck faz kkkkkk recomendo que veja outros vídeos!
Luba tu falou de uma realidade de *80* anos atrás como se fosse a mesma coisas. Pessoas e situações sempre mudam em pouco tempo que diria 80 anos.
Preciso que o luba assista mais vídeos do quadrinhos na sargeta
"pouco importa o que tá sendo dito, é mais sobre quem está dizendo."
Exatamente isso.
ele reagindo ao quadrinho da sarjeta foi o melhor momento do meu DIA😍😍😍😍
Quadrinhos da sarjeta, um canal que eu gosto, legal o Luba reagindo
O mano literalmente falou o que o monark quis dizer só que de forma coerente e responsável, Vídeo Ótimo, reações e comentários do Luba impressionantes!!
INCRÍVEL LUBA VENDO QUADRINHOS NA SARJETA
Apagar o passado torna impossível aprender com ele, e isso torna mais fácil repetir o passado
o novem barbudo vendo o velho barbudo, coisa maravilhosa
O velho barbudo vendo o velho barbudo* kkkkk
Barbudo cabeludo vendo barbudo calvo
O que eu amo no Linck é que ele solta umas provocações e procura incomodar com embasamento e conteúdo, te conduzindo a pensar. Ao contrário de um monte de gente que só gosta de polêmicas pra causar, viralizar e gerar view, pagar de culto. Inclusive odeia essa coisa de idealizarem ele como dono da verdade, mestre, etc... Melhor canal de cultura pop hoje por essas bandas. E o incomodar te causa desconforto, o que não é pra quem não tá preparado pra ser confrontado, fazendo com que direto seja mal interpretado muitas vezes por preguiça mesmo (COMO ASSIM EU POSSO ESTAR ERRADO? QUEM ESSE CARECA PENSA QUE É? rss).
caramba não esperava ver o luba fazendo react do Linck, seria bem legal se vc ver alguns das histórias de quadrinhos, são mt interessantes
luba e quadrinhos na sarjeta, COMBO PERFEITO!! adoro o linck mesmo discordando de muita coisa que ele diz, o cara é foda e traz reflexões não muito convencionais
Teve um problema enorme em pokémon por conta da censura, chegou no fim do anime e eu nem sabia pq o Ash tinha um monte de Tauros, aí vi q foi censurado daquele episódio q tem armas de fogo, além de ser um episódio de peso apresentando o dratini, e a captura dos Tauros
Nem sei como agradecer esse comentário
Só agora depois de véi estou sabendo disso
O Ash ter vários Taurus não fazia sentido pra mim até agora
@@Lucs-ku5cb em resumo a equipe Rocket queria um dratini, e o Ash queria capturar pokémons numa espécie de safari zone, aí toda vez q o Ash tentava capturar um pokémon uma manada de Tauros passava e acabou q ele capturou todos ksksksk tbm não vi o episódio mas vi o resumo, acho q é o episódio 22 ou 23, eu sei q o 18 é o da praia com o James turbinado
Os caras são geniais: fazem uma nova versão que vai vender, e fazem com que as versões antigas virem artigos de luxo, que tbm serão vendidas. E a discussão gera hype
O crossover inesperado !
Caro Luba, o nome do livro em questão é do Goethe e chama-se "Os sofrimentos do jovem Werther".
Ele é um conhecido romancista que marcou bastante a segunda fase do Romantismo, em que muitos deles cometeram suicídios e tinham como enredo o amor impossível pela mulher idealizada, o que fazia com que eles caíssem na amargura da solidão e então recorriam ao suicide.
Eu comecei a ler a obra anos atrás, mas acabei não terminando por preguiça. A obra em si parece bem campestre e simplista.
Até a própria igreja desaprovava as obras do Goethe.
Na minha opinião a censura é importante para públicos sensíveis(como crianças, por exemplo), mas não podemos ignorar as obras originais, visto que elas nos mostram a cultura e realidade da época.
Usando o mesmo exemplo do Luba, "O Sofrimento do Jovem Werter" é alvo de estudos para a filosofia e sociologia até na atualidade, uma censura da obra impedirá sua utilização no estudo filosófico e sociológico, mas acho que essa obra simplesmente não deveria cair nas mãos de jovens e crianças.
top
Por isso as classificações de faixa etária foram criadas, mas aparentemente ninguém se importa.
Eu li essa obra na escola.. e uma ótima obra , aí o jovem Werther...
Linck é maravilhoso e esse vídeo é uma preciosidade, que maravilha o Luba reagindo!!
Esse calvo dos quadrinhos é muito bom, seria bom ter mais reações dele
Caraa, aquela hora que ele falou "se a gente nao sabe nosso passado, a gente vai repetir no futuro" me fez lembrar de uma série chamada See, que se passa num futuro em que todo nosso conhecimento de agora nao existia mais, então tudo que tinha acontecido no nosso passado, voltou acontecer, é como se eles tivessem regredido
Eu vou explicar a situação sobre o livro Mein Kampf (minha luta) daquele ditador austríaco frustrado. Esse livro foi um best-seller antes e durante da 2a guerra mundial e era uma propaganda n4z15t4. Com o final da ww2 o livro foi proibido, pq quem passou a ter os direitos sobre o livro não permitia a produção, distribuição, compra e venda do livro. Estudiosos, jornalista, escritores, etc podiam ter acesso ao livro. No final de 2015 ia fazem 70 anos que o "autor" do livro morreu e pelas leis da Alemanha, o livro se tornaria domínio público e é por isso que existe essa versão comentada do livro. Especialistas tinham medo de que começassem a surgir versões tendenciosas e que o livro se espalhasse muito rápido pela Internet. Essa versão comenta aponta todas as merdas e mentiras que o autor escreveu.
"É melhor seguir em frente com o fardo do conhecimento do que percorrer um caminho cheio de perigos com otimismo cego" Assim como a frase de um personagem de um jogo diz, o acesso ao conhecimento deve existir independentemente do seu perigo, porém explicações podem ser adicionadas desde que não exageradas
Uma vez fui assistir um filme no app da disney, acho q era a dama e o vagabundo, antes do filme começar tinha um aviso sobre falas “erradas” e que hoje a disney n concorda com essas falas do filme. Achei genial e n foi preciso mudar o filme
Vê como isso não faz sentido algum?
Se a Disney quisesse mesmo se redimir dos tais "erros" simplesmente baniria a obra ou obras e publicaria: " essa obra não será mais disponibilizada de qualquer forma, pois não representa as opiniões vigentes da empresa e/ou de seus associados." Ponto final.
Mas se ainda a disponibiliza é porque dá lucro de algum modo.
Então tudo não passa de hipocrisia e sim, mi mi mi dessa galerinha woke
@@rogeriooliveira3980vc assistiu o vídeo?
@@rogeriooliveira3980 você sabe que a opinião apresentada no vídeo é justamente uma discussão sobre a moralidade de censura né? É literalmente muito bem descrito o quanto que banir ou censurar obras inteiras é um dos pilares do fascismo e que nao existe censura do bem
Ficar falando sobre "mimimi da cultura woke" beira a estupidez, o linck deu vários pontos de vista pra no final você mandar uma dessa
Isso que falou é também importante e verdadeiro: devemos CONHECER a nossa História para não repetirmos OS MESMOS ERROS do passado.
Eu acho que as obras deviam det deixadas nas suas versões originais. Escrevam novas histórias que não sejam racistas ou homofóbicas. Muitas histórias perdem completamente o sentido quando voce 'moderniza' elas.
Tudo é escrito em contexto, e se a obra explora a cultura geral da época, claro que vai ter coisas que não concordamos. Isso é que nem pegar uma estátua grega e esculpir diferente pra fazer uma 'nova edição'. Obviamente as empresas fazendo isso só querem continuar lucrando pelo maior tempo possivel, por isso continuam adaptando
Caramba, que massa. Linck merece muito reconhecimento pelo trabalho incrível que ele faz
Eu gosto de ler bastante, algumas vezes há coisas que eu compreendo e outras que não, meus pais sempre foram a favor de me deixar ler livros, seja quais fossem. Então eu li ainda criança bastante coisa de diversos conteúdos, há coisas que concordei e concordo, outras que achei estranho e não aprovo. Já li obras que são mais cultas, tem claramente aquela coisa meio, sabe, errada, dá pra notar. Porém, uma vez na escola, isso no médio, aprendi sobre o desenvolvimento da forma de pensar, começando primeiramente no núcleo familiar e então se expandindo (amigos, sociedade, etc), menciono isso, porque o senso que eu desenvolvi por conta (no caso, ambiente ao qual que preferi optar e seguir a ideia) me permitiu e me permite opinar o que é errado ou não atualmente, eu não cresci num ambiente familiar livre de preconceitos ou ideias mais "antigas" (antigas, para ainda manter o respeito), mas também não foi algo ruim, eu desenvolvi valores de honestidade, mas valores de respeito a todos (gênero no caso) devo dizer que fui desenvolvendo com o passar do tempo e convivência externa, ou seja, fora do ambiente familiar, então mesmo que livros contenham ali preso neles o senso do autor/escritor parados no tempo, é algo que foi daquela época, e você hoje sentir que mudou ou que sua mente funciona diferente daquela pessoa não é de todo ruim. É ótimo ler algo que o bigodinho no meio escreveu e pensar quanta porcaria ele pensava e que isso não devia ocorrer novamente, mas privar esse conteúdo é mais nocivo do que não privar, porque pode dar brecha a se repetir, mesmo que falando também dê brecha, porém a vitória vem quando mais ficam contra do que a favor e esse é o ponto. O mundo só vai girar quando um lado se opor ao que já ocorreu, se não soubermos o que já ocorreu, temos chances de voltar e refazer algo ruim de novo sem mesmo saber que já aconteceu (por isso o Brasil não anda pra frente, falta ler os livros de história sobre o nosso governo... Não estou brincando, falo sério, já repetimos a mesma coisa umas 3x), enquanto sabermos dos erros e formos contra eles iremos para um novo jeito de pensar, porque evoluir é mudar a forma de pensar, é repensar, se num mundo de guerra ou caos uma pessoa não tivesse largado as armas e desejado paz, jamais estaríamos vivendo em uma sociedade como hoje. O passado é importante para moldar o presente, mas o presente altera o futuro e o futuro é sempre parte do que já foi o passado, porque sem o passado não temos como continuar indo para a frente, vivemos pouco tempo para não nos permitimos deixar nossos conhecimentos para aqueles que ainda virão. Uma obra que hoje deve ser censurada não deve ser censurada, ela pode receber uma alteração para os mais jovens, para que eles sejam mais abertos desde novos, mas é importante compreendermos o porque ela foi censurada, sem esse pensamento não temos como continuar questionando o certo e o errado, e eu digo que compreender é colocar nossos cérebros sozinhos para pensar (sem texto explicativo de uma pessoa que escreveu e que por se escrito não pode responder de volta e vai ser só aquilo ali) e se ainda assim estivermos confusos, então finalmente fazermos aquilo que até hoje a humanidade não sabe fazer direito: debater.
Os sofrimentos do jovem Werther, do Goethe. E discordo de que deva ser banida esse tipo de obra. É uma obra prima do Goethe esse livro.
"Se você não conhece a história está fadado a repeti-la"
Eu adoro o trabalho do Don Rosa, não só do traço como das histórias, são muito bem feitas .
Luba todo mundo tem ideologia “por trás de você”. É impossível enxergar o mundo com imparcialidade. Mesmo que nos esforcemos ao máximo pra isso
A questão não é enxergar o mundo com imparcialidade, mas impedir que sua parcialidade intervenha na sua compreensão do assunto. E é sim possível
Concordo com o Juuzin em parte
Acho que de fato é impossível enxergar o mundo de forma completamente imparcial, mas isso não significa que essa capacidade nao seja algo que as pessoas devam cultivar dentro de si diariamente
Igual ao video que ele está reagindo
Fala de queima de arquivos dos EUA e Europa
Mas fica mamando a esquerda e n cita Russia, China, Coreia...
Enfim, é assim mesmo, n tem muito oq fazer...
de fato, não é possivel absorver o mundo sem uma ideologia, não "ter" uma ideologia, é ter a ideologia vigente da sua cultura...
@@JuuzinÉ impossivel
A solução é muito simples, se você não gosta do que foi produzido no passado, não assista e se você não gosta das produções novas, também simplesmente não assista.
O problema é quando a indústria recebe crédito governamental para desfigurar obras do passado, agora o desenvolvimento de novas obras quase sempre é bem vindo.
Aconteceu essa semana comigo, eu coloquei as meninas super poderosas pra minha filha assistir, um desenho que eu amava quando criança, ela assistiu 3 ep e pediu pra tirar chorando pq ela estava assustada. Eu coloquei pra assistir depois, e realmente, o desenho nao é tão infantil quando eu lembrava, e sim, achei problemático em alguns ep. Foi um choque pra mim e pra minha lembrança infantil. E fiquei pensando muito sobre tudo o que eu assisti como criança.
Luba, eu te amooooooo. OBRIGADA, QNS é uma das melhores coisas atualmente na internet, vai além de quadrinhos, ensina a a ter senso crítico.
Eu voltei assistir luba depois de ver os vídeos q ele traz
Melhor junção é impossível
luba reagindo a nerdologia e agora a quadrinhos na sarjeta, n sei se ele ta entrando em canais nerds agora ou se só to descobrindo esse lado dele, de qql forma, aproveita a onda nerd e reage a musica geek
As vezes eu esqueço o quanto eu gosto do Luba, e dos conteúdos que ele trás
Esconder a história, é esconder também nossa própria evolução. Certíssimo mesmo! Agora me sinto com sorte inclusive de ter tido muitos professores na área de história, sociologia, filosofia que incentivaram ao debate e o pensamento crítico. É triste ver que aos poucos querem tirar isso...