8:25 Exato, o luba fez a mesma afirmação que epicteto fazia, " Os homens não são perturbados pelas coisas, mas pela visão que têm delas", estou realmente gostando destes vídeos sobre filosofia do Luba, é um tema muito da hora.
Já tive esses questionamentos, a resposta que cheguei foi tanto filosófica quanto biológica, me guiei pela unidade mais básica que me torna único, e meu eu não é definido pelo meu trabalho, nome, sobrenome, RG, CPF, nacionalidade, nem pela família que vivo, nem pela minha aparência, pois todas as outras coisas são mutáveis, o meu eu de 3s atrás não é mais o mesmo, uma foto é apenas um registro de uma organização anterior de células, as mesmas morrem e se renovam constantemente, então fui mais a fundo, pensei: eu sou um cérebro controlando um corpo, que é minha extensão, mas pensando a fundo nem isso também responde a pergunta, pois o cérebro também sofre mudanças, células podem morrer, conexões neurais também, o registro de uma memoria de infância não está nem no neurônio original, na verdade é um registro do registro, então fui na unidade mais básica que um ser é: sinapse, energia, somos basicamente pulsos elétricos que atuam de maneira única sobre um amontoado de células a base de carbono que outrora pertenceu aos meus pais e das coisas que já comi, sou apenas impulsos elétricos atuando num amontoado de poeiras, quando eu morrer minha energia se dissipará, e isso terá sido eu.
@@omegablox5142 o padrão dos impulsos e as regiões que eles atuam, isso funciona de maneira tão individualizada como uma impressão digital, suas crenças, conhecimento, conduta e todas outras informações registradas moldam a sua personalidade de maneira única, partindo pra pratica é: imagine duas crianças gêmeas, mesmo vc vestindo-as com as mesmas roupas, dando a mesma educação, repetindo os mesmos padrões AINDA assim a maneira de interpretação de mundo de cada um é única
Eu acho que uma boa hipótese pra resolver ou chegar em algum outro ponto com esse paradoxo é a memória. Pq o que faz o navio continuar sendo ele ou vc continuar sendo vc é vc se lembrar que isso já mudou ao longo do caminho e que antes era outra coisa que n é a mesma de agora ou voltou a ser o que era. Então se ninguém lembrar que aquele navio já foi de Teseu e ele continuou o mesmo ou não, não teria diferença pq ninguém ia lembrar e iam dar um novo significado pra aquilo ou aquele que sua história foi esquecida
Eu genuinamente estou gostando de acompanhar esse canal do luba, tenho diagnóstico de tdah tardio e estou aprendendo a lidar comigo mesmo apenas depois de velho, e ver o luba tendo as mesmas reflexões e pensamentos que eu tenho, me traz um sentimento de "não, eu não tô sozinho, alguém me entende"
Já havia me deparado com esse paradoxo e a minha resposta foi a seguinte: Pra saber quem é o barco de Teseu, o que mais importa é a perspectiva e consciência. Exemplo: Se um dos barcos tivesse conciência, ele seria o barco de Teseu, se os dois tivessem ambos seriam. Mas como barcos não tem vida, a consciência daqueles ao redor é o que determina qual barco é o de Teseu. Alguém conservador e reservado ao passado, poderia dizer que o verdadeiro é o barco de pedaços desmontados, mas originais. Outra pessoa poderia dizer que o que importa é a história por trás e pensamento coletivo já imposto no atual barco e que os pedaços de madeira originais não importam. De um ponto de vista pessoal, eu penso que o Eu está em constante mudança e a única coisa que nos define como "Eu' É a nossa consciência, pois todo resto está fadado a mudança.
Eu adorei como eles implementaram isso em WandaVision, na cena em que o Visão criado pela Wanda e o White Vision se encontram. Ver ambos questionando qual deles é o "verdadeiro" foi algo que explodiu minha cabeça.
É Lubinha você matou a pau, na maioria das vezes a resposta esta na nossa frente mas nós ficamos procurando uma solução mais fácil, mágica, e nessas que a gente cai nos golpes da pseudociência, que te promete um resultado instantâneo sem nenhum esforço. Essa é a palavra chave esforço.
fisicamente falando (🤓👆) a parte q ele fala das dimensões tá totalmente certa, e acho que é a resposta pra esse paradoxo. Quando nós usamos um nome para se referir a algo, nós estamos nos referindo a um pedaço específico do espaço e do tempo, mas por conta da simplicidade da nossa forma de se comunicar é difícil saber onde exatamente estão os limites desse pedaço. Tipo: nós conseguimos diferenciar um feto de um ser humano, ao mesmo tempo a gnt não tem certeza de onde exatamente está a linha que separa os dois, eles podem ser feitos da mesma matéria, até mesmo se cada átomo que estava no feto está também no humano, ainda assim usamos nomes diferentes pra se referir à cada um, pois ambos existem em tempos diferentes
Eu sou a pessoa mais importante da minha vida (Ate pq sem mim, eu não experienciaria qualquer coisa que se poderia pensar como mais importante) . Mas não é pq eu me importo mto comigo que isso faz com que eu me importe o suficiente com a minha própria sobrevivência a ponto de prioriza-la. Por mais que sobreviver seja algo importante a se fazer, pois sem sobreviver não daria para fazer mais nada, sobreviver apenas por sobreviver não é algo que me remeta algum valor. Então claramente o valor de sobreviver vem da possibilidade de poder fazer alguma outra coisa. É essa coisa que eu busco saber o que é, saber quantas vezes eu precisaria fazer para me satisfazer, saber como eu posso fazer o máximo que eu consigo ou preciso, e saber se sacrificar a chance de fazer essa coisa para garantir a minha sobrevivência faria algum sentido em algum momento. As conclusões que eu estou chegando para essas indagações, respectivamente, é: 1. Experienciar a felicidade (o que pode significar algo diferente pra cada um, mas de uma forma generalista significa experienciar o que você gostaria de experienciar); 2. Na real eu já estou bem satisfeito, mas não me importaria de experenciar mais; 3. O que eu precisava eu já fiz, e pra experienciar o máximo que eu consigo, eu só preciso viver como der... e o que der deu; 4. Depende de vários fatores e, em cada combinação única de fatores, eu sempre estou incerto quanto a resposta. Atualmente, essa é a ultima coisa da lista que estou por descobrir. Será que, em algum caso, evitar experienciar a felicidade de imediato seria preciso para experienciar a felicidade mais vezes no futuro? Será que eu conseguirei identificar esses casos a tempo de escolher o melhor? Será que eu serei capaz de escolher o melhor? Será que essa incerteza não interfere no resultado de qual seria o melhor a se escolher? Será que existe algo que seria melhor não experienciar, mesmo a troco de qualquer coisa? ... acredito que seja no meio desse monte de pergunta que eu simplesmente decido seguir vivendo no fds e tentando dar o meu melhor (q atualmente significa buscar sempre o menor esforço, até chegar na quantidade mínima de esforço, a qual eu não me importo de fazer qualquer coisa).
Já á pensei muito nessa teoria do barco e se nós não somos mais as mesma células de 10 anos atrás por exemplo até aprender que nossos neurônios não são substituídos, eles podem até morrer e se eu não me engano também se replicar, mas normalmente nossos neurônios são os mesmos até o dia da nossa morte, então como eu posso dizer, nossa "casca" muda assim como a de um caracol, mas nosso "núcleo" continua o mesmo
Sim, continua sendo o mesmo Navio. É como diz o ditado: "Se tem 4 patas, anda, faz Au Au e tem pêlo é um cachorro" como é um debate filosófico o navio continua sendo o MESMO, não importa se mudou uma coisa ou outra o CONCEITO dele é igual.
Teve uma parte, enquanto o Luba explicava o significado do "obrigado pela comida", e como ele vai além da tradução literal, uma pessoa no chat dele comentou que seria bom que japoneses realmente levassem as coisas que falam pra vida. Praticamente dizendo que japonês fala muito mas não é daquele jeito. Porém, pra mim, isso é a mesma coisa que gringo falando que Brasil é só Carnaval e bund4. Todo país tem seus estereótipos carregados de muito preconceito e infelizmente, não tem como julgar um país sem realmente viver a experiência de vida do seu povo. E não tô falando de ir visitar e falar que conhece o país, estou falando de realmente viver a cultura, pq só pegar a gente de exemplo, quantos gringos que mudaram pra cá falaram que no começo estranhavam muita coisa sobre nós, mas que precisou conviver entre a gente pra entender?
1:00 Eu chamo de Teorema da Unicidade de Heráclito. É também uma possível solução ao paradoxo do navio de Teseu. Se quiser, eu dou mais explicações. Ajuda bastante a entender o que é um fluido e o conceito de fluidez.
Acredito que a existência das coisas não se define apenas pelo aspecto físico do q é... Ao exemplo de uma casa ... Vc pode reformar ela de diversas formas, fazer novos cômodos, pode modificar ela até nada mais ser como era no início... Mas isso não vai mudar a história dela, Sempre vai ser o passado de alguém... Alguém vai ter vivido ali vai ter passado a infância, amado, sofrido... Isso q faz a casa ser o q ela é...
Eu entendo o que você quis dizer Luba, e realmente atingir um certo nível de saúde mental requer esforço, seja mental que físico mas você também tem que entender que pra certas pessoas não é só difícil comer saudável e se exercitar, mas até comer em si, qualquer coisa que seja, pra uma pessoa com depressão severa é um esforço que muitos dias nós não temos forças pra fazer. Eu sei que eu preciso me alimentar, me mexer, fazer qualquer tipo de exercício, mas só o esforço mental pra levantar da cama as vezes é algo que me faz querer desistir de tudo, quem dirá comer ou me exercitar. Eu sei que sair da zona de conforto é o que te leva a ter mais disposição e mais força mental pra fazer as coisas, mas pra certas pessoas é impossível E eu sei, são casos a parte, e o que você disse é uma regra meio que geral, mas dizer pra uma pessoa com ansiedade, depressão, ou até mesmo para alguém com tdah ou autista que "é só comer bem e se exercitar" e praticamente dizer "ué mas todo mundo consegue, você que é preguiçoso/não ta se esforçando o bastante" sabe, a gente sabe que basta pouco pra melhorar, mas esse pouco pode ser algo impossível pra pessoas que estão com a saúde mental já tão debilitada.
Esse final eu concordo DEMAIS, poha, eu acho o Luba uma pessoa reflexiva, saudável, e resiliente, ele conseguiu alcançar, porém não significa que os outros também conseguem Eu por exemplo tenho asma, rinite e dermatite, então minhas perna é mt fudida, quando as dobras das pernas não estão mal, eu jogo futebol, se tiver com rinite não da nem pra abrir o olho, asma não da pra respirar, os dois? Aí fudeu, também tenho dor de cabeça e de vez em quando enxaqueca todo dia depois das aulas, o povo grita muito pqp, eu gosto, mas não é muito opção, eu tenho que jogar no gol porque eu não sobrevivo nem ao aquecimento (eu consigo fazer todos exercícios certos, soq a asma fode com tudo) Mano, é chato fazer exercício, e eu ainda não tenho +18 e quem mora comigo não tem o hábito de caminhar (eu gosto de caminhar) Existem barreiras nos nossos objetivos, e elas não são as mesmas
@@Um-C4ra-Ai exato E de novo, eu sei que o Luba diz isso como alguém com uma boa saúde e nãofala por maldade, e vejo que ele está sempre tentando melhorar isso e ver as coisas do ponto de vista das outras pessoas ❤️
O navio de Teseu não é as tábuas antigas ou as novas ,ele é o processo de trocar as taboas,mesmo que sua forma ,sua personalidade mude , você é esse fluxo de informação,como esses eventos te mudam ,o processo de trocar cada taboa ,de viver cada experiência, nada é fixo, somos todos um fluxo mutável,essa metamorfose ambulante
pior que a ansiedade sem motivos (tipo, tu nao tem nenhum problema pra ter ansiedade) é de fato falta de uma boa alimentaçao, um bom sono, se cuidar mais. obviamente ela nao vai SUMIR (pessoas com problemas serios de ansiedade sabe do que estou falando) mas ajuda demais, e em alguns casos vc esquece ate que existe a ansiedade, transtornos mais graves, em casos que a ansiedade nao diminui com nada devem ser levados ao psicologo, mas vc nao deve excluir nunca a boa alimentaçao, os exercicios e o bom sono
" eu não sou eu, eu sou você, eu sou todo nós. Hoje eu mais nada faço, eu somente falo pela tua voz. Hoje durante um segundo eu fiquei a sós, S.O.O com o mundo. Hoje eu encontrei no fundo do poço o meu rosto e agora eu posso saber... Milhões de transatlânticos falidos, em pleno mar da tranquilidade" Sei lá pq me lembrei dessa musica
Pra mim esse questionamento é bem simples, eu sou um conjunto de memórias. Se eu me esquecer de absolutamente tudo seria o mesmo que não existir mais, eu seria uma pessoa diferente a partir daquele momento
Naverdade o passado pode mudar, ele pode baverdade ser tão incerto quanto o futuro, afinal nossa única forma de saber o passado é analisar de forma causal o presente, e isso também é algo aplicável ao futuro
As pessoas ainda não entenderam que se eles fizerem 15 minutos de atividade física no dia, já são 1h45 de exercício na semana, o que é melhor que ir 3 vzs na semana pra academia por 30min. As pessoas ainda acham que fazer atividade física significa que tem que ir pra academia ficar lá 1h. Eu tbm acho isso um saco. Mas correr 15 minutos no meu bairro è algo que eu consigo fazer no meu horário de almoço
Minuto 09:27 : se fosse levar ao pé da letra isso, se eu doasse um órgão meu pra outra pessoa, ela seria eu? Ou existiria 2 de mim? Pessoas não são como barcos, por mais q as coisas mudam, não significa q algo não vai mais ser a mesma coisa
11:24 Eu não diria que é demais, vou dar um exemplo Sabe aquela teoria (não científica) de que toda vez que você escolhe algo se cria um multiverso que tu escolheu o oposto? Vamos fingir que é verdade, em coisas como uma tabua, muda pouco você, mas em uma escolha significante ou 100 escolhas, não mudou 100% mas ainda é você? Mesmos pais, mesmo nome, mesma idade, escolhas diferentes Os 2 barcos, o das peças velhas e novas, não tem os mesmos criadores nem o mesmo tempo de existência, mas aí vem uma discussão (que é uma das minhas preferidas) sobre a existência do tempo como algo não apenas abstrato, pois não sabemos se ele existe ou é apenas uma criação pra ajudar na lógica (é foda, somos prisioneiros da nossa própria criação) e eu não vou a fundo pq to com mó preguiça '-' Edit: Coloquei uma continuação no comentário e a primeira parte da conclusão que eu cheguei é legal, meio que refleti só agora a fundo no barco de teseu, só pra comentar no vídeo
Um exemplo aqui, se tu tem duas cópias físicas de um jogo, as pessoas que criaram foram as mesmas, eles foram criados mais ou menos no mesmo dia e hora, tem o mesmo nome, material, conteúdo, idênticos, eles são o mesmo jogo, porém não são a mesma coisa, mas se eu pego o CD de um e coloco no outro, ele continua sendo idêntico, se as peças antigas e novas do barco tivessem na verdade o mesmo tempo de existência e mesmo material, criando dois barcos desses iguais, os dois seriam o barco de teseu? Não, pois um não tem a história, os dois CD's de jogos não tem o mesmo save quando você usa um, a embalagem continua igual, por fora o CD do jogo, ou o barco, são iguais quando se olha pra eles, mas por dentro, na história, não Eu poderia chegar mais longe e dizer que cada coisa é diferente pra cada um, tipo Hollow Knight pra quem nunca jogou e pra mim, eu choro com a música de abertura por nostalgia de quando jogava, tem um significado extremamente sentimental, o Barco de Teseu é nós que devemos dar o significado Se o Luba lê-se talvez ele falasse que falei, falei, mas não disse nada, só que desculpa, é meu jeito de escrever, dava pra resumir esses textos mas dboa
Só mais uma coisa Existe o paradoxo do "A frase de trás é verdadeira" "A frase da frente é falsa" Não existe só um sim e um não, porque não podemos dizer "o barco após mudar uma tabua está levemente diferente"? Eu sei, isso quebra o paradoxo de alguma forma mas é verdade
15:57 E ainda tem gente q sai do médico reclamando. "Ele não sabe de nada, isso q ele falou eu já sabia. Queria q me receitasse o remédio xyz q vi na internet q é ótimo"
Teve um vez eu me fez uma pegunta tipo imagina que vc perde a memória de tudo sua vida. Essa memória nunca mais volta aí vc conhecer novas pessoa eu tem outras memórias e uma vida nova vc ainda seria vc mesmo sei Nei uma memória da vida anterior ?
O rio é o mesmo rio, não é a água que passa mas sim onde a água passa, e toda a terra a volta, são as plantas e os animais que lá vivem e o que deixam para trás. Portanto é o mesmo navio porque é a história, tudo o que aconteceu e a imagem que as pessoas têm em mente sobre ele.
Não sei quem sou nem oque sou, pois oque eu pensava que eu era não é oque eu sou, estou me desintoxicando do que eu era pra ser quem sou, não compreendo ainda quem sou mas estou a procura de mim
Pra mim, nenhum dos dois é o barco de Tezeu, porém, o barco, mesmo com todas as peças trocadas, é o mesmo barco, pois a essência é a mesma, enquanto o outro barco feito com peças velhas, é apenas um barco feito de peças velhas.
Isso pode ser usado na proposta de uma maquina de teletransposte, é proposto que uma maquina dessas scaneia todas as suas células, destroem elas no ponto de partida e usam o scan para recriar no ponto de chegada, mas usando o paradoxo de teseu, "você" é o indivíduo destruído no ponto de partida ou o indivíduo recriado no ponto de chegada?
Minha mente é tão simples que na minha cabeça, se você faz restauração em uma casa tombada por ex ela continua a mesma, se vc derruba ela toda e reconstruí outra, mesmo que seja com o mesmo projeto da antiga você está fazendo uma cópia
Eu sou eu pois cada célula que se divide é um clone perfeito da anterior, porém um pouco mais machucada. As células não são realmente trocadas, a não ser que ocorra um transplante 😋 A propósito, as células do coração e do cérebro não são "trocadas" ao decorrer da vida, ou seja, refutado 😎
eu acho que não faz sentido o navio se tornar outro por trocar de peças. por exemplo: um carro se quebra, os faróis são substituídos, assim como outras peças. o carro continua sendo seu carro denominado pela mesma placa, etc. até pq o navio está em constante mudança o tempo todo. a diferença é que a retirada da tábua é visível e o resto não. se a ação de retirar uma tábua torne o navio outro, ele está se tornando outro navio a cada milissegundo, visto que ele está mudando toda hora. as moléculas não ficam paradas em momento algum. nós respiramos o tempo todo e nossas células se modificam pois absorvem diferentes moléculas de h2o, sendo assim, se cada mudança nos torne outro conceito, nós seríamos uma pessoa diferente a cada segundo.
Acho que nunca foi sobre as tábuas e sim sobre a identidade, o corpo humano é parecido com o navio, com exceção do coração. Quase todas as celulas do corpo morrem e são substituídas, o que se mantém é a identidade.
8:25 Exato, o luba fez a mesma afirmação que epicteto fazia, " Os homens não são perturbados pelas coisas, mas pela visão que têm delas", estou realmente gostando destes vídeos sobre filosofia do Luba, é um tema muito da hora.
Eu gosto do jeito q o jackan respondeu a questão “biscoito ou bolacha”:
-cala a boca e come
😂 aprecia o navio, poxa
eu li jackie chan
@@alce3666 kkkk pior q eu quase escrevi isso
jantar assistindo o luba é uma experiência que todo ser humano deveria ter pelo menos uma vez na vida
SIM! A melhor coisa é pedir um hambúrguer e comer enquanto assiste luba 🫶🏻
Nunca farei isto, JAMAIS! Até porque eu como olhando pro quintal, pegando uma brisa, o que não há preço!
SIM MANO bem isso
Nb no 😊
Já tive esses questionamentos, a resposta que cheguei foi tanto filosófica quanto biológica, me guiei pela unidade mais básica que me torna único, e meu eu não é definido pelo meu trabalho, nome, sobrenome, RG, CPF, nacionalidade, nem pela família que vivo, nem pela minha aparência, pois todas as outras coisas são mutáveis, o meu eu de 3s atrás não é mais o mesmo, uma foto é apenas um registro de uma organização anterior de células, as mesmas morrem e se renovam constantemente, então fui mais a fundo, pensei: eu sou um cérebro controlando um corpo, que é minha extensão, mas pensando a fundo nem isso também responde a pergunta, pois o cérebro também sofre mudanças, células podem morrer, conexões neurais também, o registro de uma memoria de infância não está nem no neurônio original, na verdade é um registro do registro, então fui na unidade mais básica que um ser é: sinapse, energia, somos basicamente pulsos elétricos que atuam de maneira única sobre um amontoado de células a base de carbono que outrora pertenceu aos meus pais e das coisas que já comi, sou apenas impulsos elétricos atuando num amontoado de poeiras, quando eu morrer minha energia se dissipará, e isso terá sido eu.
E, então, voltaremos às estrelas.
e como posso diferenciar os seus pulsos elétricos dos pulsos elétricos de outra pessoa, falando nessa lógica?
@@omegablox5142 o padrão dos impulsos e as regiões que eles atuam, isso funciona de maneira tão individualizada como uma impressão digital, suas crenças, conhecimento, conduta e todas outras informações registradas moldam a sua personalidade de maneira única, partindo pra pratica é: imagine duas crianças gêmeas, mesmo vc vestindo-as com as mesmas roupas, dando a mesma educação, repetindo os mesmos padrões AINDA assim a maneira de interpretação de mundo de cada um é única
boa@@essevitor
@@stephanierachel5641 então somos estrelas kkkkk
Eu acho que uma boa hipótese pra resolver ou chegar em algum outro ponto com esse paradoxo é a memória. Pq o que faz o navio continuar sendo ele ou vc continuar sendo vc é vc se lembrar que isso já mudou ao longo do caminho e que antes era outra coisa que n é a mesma de agora ou voltou a ser o que era. Então se ninguém lembrar que aquele navio já foi de Teseu e ele continuou o mesmo ou não, não teria diferença pq ninguém ia lembrar e iam dar um novo significado pra aquilo ou aquele que sua história foi esquecida
0:52
Quem ja assistiu Hora de Aventura conhece a famosa frase: "Tudo permanece, mas ainda muda.."
hora de aventura é muito bom👍
"Bem levemente de dia e de noite, o sutil acontecesse quando tudo permanece..."
Eu genuinamente estou gostando de acompanhar esse canal do luba, tenho diagnóstico de tdah tardio e estou aprendendo a lidar comigo mesmo apenas depois de velho, e ver o luba tendo as mesmas reflexões e pensamentos que eu tenho, me traz um sentimento de "não, eu não tô sozinho, alguém me entende"
Toda ves que eu vejo esse paradoxo, eu me lembro da relacao dele com o teletransporte
Eu tenho certeza que daq 5 seculos o luba vai ser considerado o filosofo mais sabio
kkkk
Discordo, mas, se ele for lembrando daqui a tanto tempo, vai ser lembrando como um grande disseminador de filosofia, com certeza
@@kaynchris3103vdd
@@kaynchris3103kkkk não mesmo o luba é quase um canal de curiosidade
Discordo, mas é interessante imaginar isso kkkk
Já havia me deparado com esse paradoxo e a minha resposta foi a seguinte: Pra saber quem é o barco de Teseu, o que mais importa é a perspectiva e consciência. Exemplo: Se um dos barcos tivesse conciência, ele seria o barco de Teseu, se os dois tivessem ambos seriam. Mas como barcos não tem vida, a consciência daqueles ao redor é o que determina qual barco é o de Teseu. Alguém conservador e reservado ao passado, poderia dizer que o verdadeiro é o barco de pedaços desmontados, mas originais. Outra pessoa poderia dizer que o que importa é a história por trás e pensamento coletivo já imposto no atual barco e que os pedaços de madeira originais não importam. De um ponto de vista pessoal, eu penso que o Eu está em constante mudança e a única coisa que nos define como "Eu' É a nossa consciência, pois todo resto está fadado a mudança.
Eu adorei como eles implementaram isso em WandaVision, na cena em que o Visão criado pela Wanda e o White Vision se encontram. Ver ambos questionando qual deles é o "verdadeiro" foi algo que explodiu minha cabeça.
Luba maravilhoso , estamos sempre mudando e evoluindo da nossa própria maneira
Se todo dia tivesse react de vídeo assim, eu assistiria todos os dias
Nos morrermos com o tempo aos poucos, há cada dia nós perdemos algo nós já fomos....
O Luba sumindo no final no mar de stickers, enquanto reflete sobre o assunto kkkkkk
É Lubinha você matou a pau, na maioria das vezes a resposta esta na nossa frente mas nós ficamos procurando uma solução mais fácil, mágica, e nessas que a gente cai nos golpes da pseudociência, que te promete um resultado instantâneo sem nenhum esforço.
Essa é a palavra chave esforço.
O final desse vídeo é maravilhosa skskskkskskskskskks.
luba sumindo no video kdkdsksksksksk
fisicamente falando (🤓👆) a parte q ele fala das dimensões tá totalmente certa, e acho que é a resposta pra esse paradoxo. Quando nós usamos um nome para se referir a algo, nós estamos nos referindo a um pedaço específico do espaço e do tempo, mas por conta da simplicidade da nossa forma de se comunicar é difícil saber onde exatamente estão os limites desse pedaço. Tipo: nós conseguimos diferenciar um feto de um ser humano, ao mesmo tempo a gnt não tem certeza de onde exatamente está a linha que separa os dois, eles podem ser feitos da mesma matéria, até mesmo se cada átomo que estava no feto está também no humano, ainda assim usamos nomes diferentes pra se referir à cada um, pois ambos existem em tempos diferentes
31:44 momento midnight gospel
Lubinha, é muito bom vc reagindo a esses vídeos inteligentes, FAZ MAIIIS!!!!
Eu sou a pessoa mais importante da minha vida (Ate pq sem mim, eu não experienciaria qualquer coisa que se poderia pensar como mais importante) . Mas não é pq eu me importo mto comigo que isso faz com que eu me importe o suficiente com a minha própria sobrevivência a ponto de prioriza-la. Por mais que sobreviver seja algo importante a se fazer, pois sem sobreviver não daria para fazer mais nada, sobreviver apenas por sobreviver não é algo que me remeta algum valor. Então claramente o valor de sobreviver vem da possibilidade de poder fazer alguma outra coisa. É essa coisa que eu busco saber o que é, saber quantas vezes eu precisaria fazer para me satisfazer, saber como eu posso fazer o máximo que eu consigo ou preciso, e saber se sacrificar a chance de fazer essa coisa para garantir a minha sobrevivência faria algum sentido em algum momento.
As conclusões que eu estou chegando para essas indagações, respectivamente, é:
1. Experienciar a felicidade (o que pode significar algo diferente pra cada um, mas de uma forma generalista significa experienciar o que você gostaria de experienciar);
2. Na real eu já estou bem satisfeito, mas não me importaria de experenciar mais;
3. O que eu precisava eu já fiz, e pra experienciar o máximo que eu consigo, eu só preciso viver como der... e o que der deu;
4. Depende de vários fatores e, em cada combinação única de fatores, eu sempre estou incerto quanto a resposta.
Atualmente, essa é a ultima coisa da lista que estou por descobrir. Será que, em algum caso, evitar experienciar a felicidade de imediato seria preciso para experienciar a felicidade mais vezes no futuro? Será que eu conseguirei identificar esses casos a tempo de escolher o melhor? Será que eu serei capaz de escolher o melhor? Será que essa incerteza não interfere no resultado de qual seria o melhor a se escolher? Será que existe algo que seria melhor não experienciar, mesmo a troco de qualquer coisa?
... acredito que seja no meio desse monte de pergunta que eu simplesmente decido seguir vivendo no fds e tentando dar o meu melhor (q atualmente significa buscar sempre o menor esforço, até chegar na quantidade mínima de esforço, a qual eu não me importo de fazer qualquer coisa).
Luba dando sermão sobre exercícios e aí minha mãe aparece na sala e começa a me dar sermão pra fazer exercícios 😢
Já á pensei muito nessa teoria do barco e se nós não somos mais as mesma células de 10 anos atrás por exemplo até aprender que nossos neurônios não são substituídos, eles podem até morrer e se eu não me engano também se replicar, mas normalmente nossos neurônios são os mesmos até o dia da nossa morte, então como eu posso dizer, nossa "casca" muda assim como a de um caracol, mas nosso "núcleo" continua o mesmo
Mais um video do luba pra alegrar o meu dia
Fun fact: não existe um unico atomo no seu corpo que estava no seu corpo quandk bebê, vc literalmente foi substituído por si mesmo
Sim, continua sendo o mesmo Navio. É como diz o ditado: "Se tem 4 patas, anda, faz Au Au e tem pêlo é um cachorro" como é um debate filosófico o navio continua sendo o MESMO, não importa se mudou uma coisa ou outra o CONCEITO dele é igual.
Teve uma parte, enquanto o Luba explicava o significado do "obrigado pela comida", e como ele vai além da tradução literal, uma pessoa no chat dele comentou que seria bom que japoneses realmente levassem as coisas que falam pra vida. Praticamente dizendo que japonês fala muito mas não é daquele jeito.
Porém, pra mim, isso é a mesma coisa que gringo falando que Brasil é só Carnaval e bund4.
Todo país tem seus estereótipos carregados de muito preconceito e infelizmente, não tem como julgar um país sem realmente viver a experiência de vida do seu povo. E não tô falando de ir visitar e falar que conhece o país, estou falando de realmente viver a cultura, pq só pegar a gente de exemplo, quantos gringos que mudaram pra cá falaram que no começo estranhavam muita coisa sobre nós, mas que precisou conviver entre a gente pra entender?
7:47 "A única constante no universo é a mudança"
~ Raiden, Mortal Kombat 1
Por que ninguém tá falando do visão discutindo com o visão branco em Wanda Vision esse paradoxo? A cena é muito boaa
Eu ri muito no final mas foi com muito respeito 😅😅😅😅
Tô amando essa era filósofa do Luba❤
Eu sou eu.
“Não existe nada como eu, exceto à mim”
-Racoon, Rocket
A chuva de Sticker no final
Eu entendo o paradoxo, e é isso o que torna ele um paradoxo 🤷🏻♂️🤣
1:00 Eu chamo de Teorema da Unicidade de Heráclito. É também uma possível solução ao paradoxo do navio de Teseu. Se quiser, eu dou mais explicações. Ajuda bastante a entender o que é um fluido e o conceito de fluidez.
Acredito que a existência das coisas não se define apenas pelo aspecto físico do q é...
Ao exemplo de uma casa ... Vc pode reformar ela de diversas formas, fazer novos cômodos, pode modificar ela até nada mais ser como era no início... Mas isso não vai mudar a história dela,
Sempre vai ser o passado de alguém... Alguém vai ter vivido ali vai ter passado a infância, amado, sofrido... Isso q faz a casa ser o q ela é...
8:24 daqui a 5s o passado já não será mais o mesmo, ele já terá mais informação do que tinha antes.
muito bom mano esse final kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
11:39 o lubisco basicamente falando que discussão filosófica é falta de louça pra lavar 😂😂😂😂😂 mano
Eu entendo o que você quis dizer Luba, e realmente atingir um certo nível de saúde mental requer esforço, seja mental que físico
mas você também tem que entender que pra certas pessoas não é só difícil comer saudável e se exercitar, mas até comer em si, qualquer coisa que seja, pra uma pessoa com depressão severa é um esforço que muitos dias nós não temos forças pra fazer. Eu sei que eu preciso me alimentar, me mexer, fazer qualquer tipo de exercício, mas só o esforço mental pra levantar da cama as vezes é algo que me faz querer desistir de tudo, quem dirá comer ou me exercitar. Eu sei que sair da zona de conforto é o que te leva a ter mais disposição e mais força mental pra fazer as coisas, mas pra certas pessoas é impossível
E eu sei, são casos a parte, e o que você disse é uma regra meio que geral, mas dizer pra uma pessoa com ansiedade, depressão, ou até mesmo para alguém com tdah ou autista que "é só comer bem e se exercitar" e praticamente dizer "ué mas todo mundo consegue, você que é preguiçoso/não ta se esforçando o bastante" sabe, a gente sabe que basta pouco pra melhorar, mas esse pouco pode ser algo impossível pra pessoas que estão com a saúde mental já tão debilitada.
Esse final eu concordo DEMAIS, poha, eu acho o Luba uma pessoa reflexiva, saudável, e resiliente, ele conseguiu alcançar, porém não significa que os outros também conseguem
Eu por exemplo tenho asma, rinite e dermatite, então minhas perna é mt fudida, quando as dobras das pernas não estão mal, eu jogo futebol, se tiver com rinite não da nem pra abrir o olho, asma não da pra respirar, os dois? Aí fudeu, também tenho dor de cabeça e de vez em quando enxaqueca todo dia depois das aulas, o povo grita muito pqp, eu gosto, mas não é muito opção, eu tenho que jogar no gol porque eu não sobrevivo nem ao aquecimento (eu consigo fazer todos exercícios certos, soq a asma fode com tudo)
Mano, é chato fazer exercício, e eu ainda não tenho +18 e quem mora comigo não tem o hábito de caminhar (eu gosto de caminhar)
Existem barreiras nos nossos objetivos, e elas não são as mesmas
@@Um-C4ra-Ai exato
E de novo, eu sei que o Luba diz isso como alguém com uma boa saúde e nãofala por maldade, e vejo que ele está sempre tentando melhorar isso e ver as coisas do ponto de vista das outras pessoas ❤️
O navio de Teseu não é as tábuas antigas ou as novas ,ele é o processo de trocar as taboas,mesmo que sua forma ,sua personalidade mude , você é esse fluxo de informação,como esses eventos te mudam ,o processo de trocar cada taboa ,de viver cada experiência, nada é fixo, somos todos um fluxo mutável,essa metamorfose ambulante
Deus é imutável luba você foi refutado. Próxima.
pior que a ansiedade sem motivos (tipo, tu nao tem nenhum problema pra ter ansiedade) é de fato falta de uma boa alimentaçao, um bom sono, se cuidar mais. obviamente ela nao vai SUMIR (pessoas com problemas serios de ansiedade sabe do que estou falando) mas ajuda demais, e em alguns casos vc esquece ate que existe a ansiedade, transtornos mais graves, em casos que a ansiedade nao diminui com nada devem ser levados ao psicologo, mas vc nao deve excluir nunca a boa alimentaçao, os exercicios e o bom sono
Lavar louça assistindo o Luba = ❤
" eu não sou eu, eu sou você, eu sou todo nós.
Hoje eu mais nada faço, eu somente falo pela tua voz.
Hoje durante um segundo eu fiquei a sós, S.O.O com o mundo.
Hoje eu encontrei no fundo do poço o meu rosto e agora eu posso saber...
Milhões de transatlânticos falidos, em pleno mar da tranquilidade"
Sei lá pq me lembrei dessa musica
Nossa mermão, você pode me falar o nome? Achei foi massa
Fala o nome da música, na moral. A letra é daora.
@@anaovelho6228 Falido Transatlântico. Zé Ramalho
@@anaovelho6228 Falido Transatlântico. Zé Ramalho
@@danilomoralhes valeu, irmão 👍👍
6:50 acho que meu mano heraclito tem afinidade com energia
Ah sim, o paradoxo de Tesão 🙏
O FINAL AKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKA
adoro luba filosofias
acho que a partir do momento em que a primeira tábua foi trocada, acredito que o navio já deixou de ser o mesmo
Luba podia ver esses paradoxos com o Pedro Loos falando
Eu sempre digo que a pergunta certa não é ''quem É você'' e sim ''quem ESTA você'', faz muito mais sentido com o ciclo da vida.
Com esse português paleozóico preciso de um historiador para decifrar sua fala
Pra mim esse questionamento é bem simples, eu sou um conjunto de memórias. Se eu me esquecer de absolutamente tudo seria o mesmo que não existir mais, eu seria uma pessoa diferente a partir daquele momento
E se te implementamos uma memória nova? (se não me engano é possível)
Você continua sendo
@@Um-C4ra-Ai Eu ainda teria as minhas memórias, então seria necessário apagá-las, daí sim eu seria outra pessoa
Tem um vídeo do ludoviajante sobre essa teoria que é bem mais fácil de entender o nome é "Enigma do Anderson Gaveta Você é dois?"
Naverdade o passado pode mudar, ele pode baverdade ser tão incerto quanto o futuro, afinal nossa única forma de saber o passado é analisar de forma causal o presente, e isso também é algo aplicável ao futuro
As pessoas ainda não entenderam que se eles fizerem 15 minutos de atividade física no dia, já são 1h45 de exercício na semana, o que é melhor que ir 3 vzs na semana pra academia por 30min. As pessoas ainda acham que fazer atividade física significa que tem que ir pra academia ficar lá 1h. Eu tbm acho isso um saco.
Mas correr 15 minutos no meu bairro è algo que eu consigo fazer no meu horário de almoço
Eu sou aquele q observa o navio, em silêncio, com foco, sem julgamento nem suposições
"Odoggo: que alex? "
2:28 aquele que colou o ------ meu dedo no like 👍
finalmente um canal que eu assisto aparece aqui
q chat bom o da live kkkkkk
3:09 eu aqui tentando entender a parada do alex
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o chat atacado na live
Minuto 09:27 : se fosse levar ao pé da letra isso, se eu doasse um órgão meu pra outra pessoa, ela seria eu? Ou existiria 2 de mim? Pessoas não são como barcos, por mais q as coisas mudam, não significa q algo não vai mais ser a mesma coisa
11:24 Eu não diria que é demais, vou dar um exemplo
Sabe aquela teoria (não científica) de que toda vez que você escolhe algo se cria um multiverso que tu escolheu o oposto?
Vamos fingir que é verdade, em coisas como uma tabua, muda pouco você, mas em uma escolha significante ou 100 escolhas, não mudou 100% mas ainda é você? Mesmos pais, mesmo nome, mesma idade, escolhas diferentes
Os 2 barcos, o das peças velhas e novas, não tem os mesmos criadores nem o mesmo tempo de existência, mas aí vem uma discussão (que é uma das minhas preferidas) sobre a existência do tempo como algo não apenas abstrato, pois não sabemos se ele existe ou é apenas uma criação pra ajudar na lógica (é foda, somos prisioneiros da nossa própria criação) e eu não vou a fundo pq to com mó preguiça '-'
Edit: Coloquei uma continuação no comentário e a primeira parte da conclusão que eu cheguei é legal, meio que refleti só agora a fundo no barco de teseu, só pra comentar no vídeo
Um exemplo aqui, se tu tem duas cópias físicas de um jogo, as pessoas que criaram foram as mesmas, eles foram criados mais ou menos no mesmo dia e hora, tem o mesmo nome, material, conteúdo, idênticos, eles são o mesmo jogo, porém não são a mesma coisa, mas se eu pego o CD de um e coloco no outro, ele continua sendo idêntico, se as peças antigas e novas do barco tivessem na verdade o mesmo tempo de existência e mesmo material, criando dois barcos desses iguais, os dois seriam o barco de teseu? Não, pois um não tem a história, os dois CD's de jogos não tem o mesmo save quando você usa um, a embalagem continua igual, por fora o CD do jogo, ou o barco, são iguais quando se olha pra eles, mas por dentro, na história, não
Eu poderia chegar mais longe e dizer que cada coisa é diferente pra cada um, tipo Hollow Knight pra quem nunca jogou e pra mim, eu choro com a música de abertura por nostalgia de quando jogava, tem um significado extremamente sentimental, o Barco de Teseu é nós que devemos dar o significado
Se o Luba lê-se talvez ele falasse que falei, falei, mas não disse nada, só que desculpa, é meu jeito de escrever, dava pra resumir esses textos mas dboa
Só mais uma coisa
Existe o paradoxo do
"A frase de trás é verdadeira"
"A frase da frente é falsa"
Não existe só um sim e um não, porque não podemos dizer "o barco após mudar uma tabua está levemente diferente"? Eu sei, isso quebra o paradoxo de alguma forma mas é verdade
Tudo muda exceto a mudança
EU VENDO O VÍDEO AS 4HRS DA MANHÃ KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Filosoficamente falando(se vc quiser, literalmente tbm), o presente não existe, pois o "agora" ja está no passado.
15:57 E ainda tem gente q sai do médico reclamando. "Ele não sabe de nada, isso q ele falou eu já sabia. Queria q me receitasse o remédio xyz q vi na internet q é ótimo"
Falei sobre isso na aula de filosofia
Que vídeo perfeito
A primeira vez que ouvi falar nisso foi em wanda vision.....
Amo assistir o luba e ver suas opiniões sobre coisas diversas ele é muito inteligente
Povo mal educado esse do chat, pqp, lubba tem uma paciência de santo
Paradoxo do Faustão de Teseu
a galerinha dos stickers kkkkkkk
quando vc sente vergonha de si proprio e so vergonha mesmo Luba
Teve um vez eu me fez uma pegunta tipo imagina que vc perde a memória de tudo sua vida. Essa memória nunca mais volta aí vc conhecer novas pessoa eu tem outras memórias e uma vida nova vc ainda seria vc mesmo sei Nei uma memória da vida anterior ?
1:56 sei como é.
O rio é o mesmo rio, não é a água que passa mas sim onde a água passa, e toda a terra a volta, são as plantas e os animais que lá vivem e o que deixam para trás. Portanto é o mesmo navio porque é a história, tudo o que aconteceu e a imagem que as pessoas têm em mente sobre ele.
16:10 eu acho que eu que eu vou escolher o curso e piada polícia 😅
deu sono aos 2:50 q droga, nao vou conseguir ver esse video do luba
Achei a saída do labirinto kkkkkk
o Luba se prendeu no Japão e não quer mais sair
Só passando em mais um vídeo pedindo pro luba reagir à "Campeões,Chrono"
Undertale me disse que sim. Tudo o que aconteceu comigo, seja bom ou ruim, faz parte do que eu sou. "Apesar de tudo, ainda é você".
Não sei quem sou nem oque sou, pois oque eu pensava que eu era não é oque eu sou, estou me desintoxicando do que eu era pra ser quem sou, não compreendo ainda quem sou mas estou a procura de mim
Pra mim, nenhum dos dois é o barco de Tezeu, porém, o barco, mesmo com todas as peças trocadas, é o mesmo barco, pois a essência é a mesma, enquanto o outro barco feito com peças velhas, é apenas um barco feito de peças velhas.
E se tivessem trocado o barco de uma vez? Ainda seria o mesmo? Pq fazer isso gradualmente mantém a identidade e trocando de uma vez não?
Como assim luba nunca ouviu fala sobre o navio de Teseu, ele não viu wandavision ? Hahaha
Isso pode ser usado na proposta de uma maquina de teletransposte, é proposto que uma maquina dessas scaneia todas as suas células, destroem elas no ponto de partida e usam o scan para recriar no ponto de chegada, mas usando o paradoxo de teseu, "você" é o indivíduo destruído no ponto de partida ou o indivíduo recriado no ponto de chegada?
Minha mente é tão simples que na minha cabeça, se você faz restauração em uma casa tombada por ex ela continua a mesma, se vc derruba ela toda e reconstruí outra, mesmo que seja com o mesmo projeto da antiga você está fazendo uma cópia
te amo, seu lindo
Eu sou eu pois cada célula que se divide é um clone perfeito da anterior, porém um pouco mais machucada. As células não são realmente trocadas, a não ser que ocorra um transplante 😋
A propósito, as células do coração e do cérebro não são "trocadas" ao decorrer da vida, ou seja, refutado 😎
A exatamente a cada 7 anos TODAS as celulas do corpo humano se renovam ou seja a cada 7 anos um novo eu surge!
Errado
Os neurônios, que são os mais importantes, não
@@andrei-vx6pe pesquisei rapidamente sobre esse tema e esta foi a resposta do Google.
@@Crobiis achei esse resultado usando o google nao sou um entendido no assunto.
lubinhaa reage a mais vídeos sobre pokémon
O labirinto n da pra resolver
eu acho que não faz sentido o navio se tornar outro por trocar de peças. por exemplo: um carro se quebra, os faróis são substituídos, assim como outras peças. o carro continua sendo seu carro denominado pela mesma placa, etc. até pq o navio está em constante mudança o tempo todo. a diferença é que a retirada da tábua é visível e o resto não. se a ação de retirar uma tábua torne o navio outro, ele está se tornando outro navio a cada milissegundo, visto que ele está mudando toda hora. as moléculas não ficam paradas em momento algum. nós respiramos o tempo todo e nossas células se modificam pois absorvem diferentes moléculas de h2o, sendo assim, se cada mudança nos torne outro conceito, nós seríamos uma pessoa diferente a cada segundo.
Acho que nunca foi sobre as tábuas e sim sobre a identidade, o corpo humano é parecido com o navio, com exceção do coração. Quase todas as celulas do corpo morrem e são substituídas, o que se mantém é a identidade.
Não vi o video todo antes de comentar kkkkk
Acho que somos nossas ideias e memorias.