Na minha opinião, ela soa muito bem quando sabe usar ela (como nas músicas que o Marco mostrou no começo), mas quando usa ela "crua" dá um ar meio de "música chinesa"
Excelente vídeo! Parabéns ao canal, conteúdo absurdamente enriquecedor de um cara que sente a música como todos deveriam sentir, parabéns!! Agora sobre os Amigos que falaram sobre a penta ou a dificuldade de sair dela ou soar bem com ela. Eu toco guitarra/violão há muitos anos, tenho 40 e comecei na adolescência e minha escola de música foram os cds/fitas K7/vinis e VHS das bandas que me influenciaram, pq na época não tive grana pra pagar pra estudar guitarra com professor. Intuitivamente a pentatônica se fez presente a cada avanço meu, pois eu escutava muito iron maiden, metallica, Guns, Pink Floyd, steve ray vaughan e por aí vai. Deu pra entender com o tempo que a questão da sonoridade não vem só de reproduzir a escala ou um solo do jimi page por exemplo como o amigo citou mas a atenção a pegada, ao feling, a técnicas ligadas a isso como vibratos, bends, compreende? Jimi page, slash, vaughan, david gilmour, são Ícones da guitarra e não por tocar extremamente rápidos ou com variações absurdas de escalas, e sim pela maestria em fazer músicas atemporais com o simples, com as pentas, com feeling, com pegada, com paixão, é isso transmite pra quem ouve algo inexplicavelmente bom! Positivo!! eu sempre tentei explicar para as pessoas que a penta é a mesma coisa da escala diatonica com as mesmas infinitas possibilidades e versatilidade mas já percebi que muitos não conseguiam entender isso, e esse vídeo agora é o que eu vou pedir que assistam quando eu estiver falando sobre isso.
Grande Marco Antero. Parabéns por mais essa AULA DE MÚSICA. Curti e ainda Curto esses Maravilhosos Rifs do Rock and Pop Rock. Bobby McFerrin conquistou três Prêmios Grammys com essa Canção Don't Worry, Be Happy em 1989. Grande Abraço Querido
Mais um vídeo fantástico, Marco. Particularmente me emociona, pois de fato a pentatônica é algo universal e "acessível" para quem gosta de música e quer iniciar a prática. Lembro bem quando comecei a entendê-la e aplicá-la e como isso fez um sentido absurdo na minha existência, como se ali tivesse iniciado minha consciência musical. O vídeo foi construído de maneira que realmente me emociona. Grande abraço e novamente parabéns pelo conteúdo!
Marco, faz um vídeo sobre Pyramid Song do Radiohead, que possui um tempo um pouco curioso, visto que é facilmente contado 4/4, sem alterações, embora exista um método alternativo de contagem de 4 barras de 3/4 e uma barra de 4/4. O piano toca semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima, semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima, semínima pontilhada, semínima pontilhada (3+3+4+3+3+3+3+4+3 +3). É uma frase de 4 compassos de 4/4 ou, alternativamente, 4 compassos de 3/4 seguidos por um compasso 4/4, e de qualquer forma funciona para contá-lo. Uma correlação engraçada é que, na forma alternativa de contá-los, os números formam uma “pirâmide”, por assim dizer. Quatro barras de 3/4, que são as quatro faces triangulares, e uma barra de 4/4, que é a base quadrada. Fora que palíndromo rítmico possui origem na Bossa nova.
Cara adorei o vídeo. Como um baixista de penta e maior fiquei bastante impressionado com o video do Mac ferrinhos. Vou inclusive procurar ele inteiro. Obrigado
Não falei, mas já pensei a respeito! Com certeza um dia! É só mais um daqueles temas que têm tanta coisa pra falar que tem que organizar as idéias com cuidado! Abs
Se achar interessante ou aprender algo de novo? Isso sempre acontece quando assisto seus vídeos. Já dou like antes mesmo de assistir. Parabéns pelo seu canal, sucesso e forte abraço.
Nao te conhecia e achei o video simplesmente sensacional meus parabéns pela didatica. Um feedback achei a thumb pouco chamativa por mais que são os astros do rock a forma de montagem e a combinação com as cores de fundo nao foram tao favoraveis. Novamente video sensacional em conteudo
Haha essa gibson é muiiito mais antiga que o meu baixo da HB. Era um sonho de criança que eu tive a chance de realizar quando morei nos EUA por uns anos
Marco, parabéns pelo canal! Os seus vídeos são ótimos! Queria deixar um comentário para promover debate a respeito do conteúdo do vídeo, que me deixou confuso. Estou olhando o livro Teoria da Música, do autor Bohumil Med, 5a Edição e lá na página 230 ele faz um comentário: "1) Escala pentatônica ou pentáfona é escala do tipo Maior". Quando você apresenta uma escala pentatônica baseada em uma escala menor, ela não seria considerada maior por definição? Ou ela não seria considerada uma escala pentatônica e sim uma escala adaptada? Aproveitando o gancho do livro, na página seguinte nos comentários 8 e 9 ele fala de escalas pentatônica anhemitônica (sem semi-tons) e hemitônica (com semitons) e creio que neste ponto ele faria a diferenciação entre uma escala pentatônica que veio de um tom maior e outra de um tom menor. Se puder, solta um comentário esclarecendo ou um adendo ao vídeo. Abraços!
Oi Alexandre, você pode refazer essa pergunta: "Quando você apresenta uma escala pentatônica baseada em uma escala menor, ela não seria considerada maior por definição? " eu naõ sei se entendi. A Pentatônica menor que estamos acostumados é um modo da pentatônica maior. Mas existem diversos outros tipos de pentatônicas menores. Hemitônica ou Anhemitônica como você mencionou. Qualquer escala de 5 notas que contém uma terça menor pode ser considerada uma pentatônica menor. Mas o termo é meio que "reservado" para a pentatônica menor que estamos habituados.
Na verdade música deve ser ensinada na escola na aula de artes, mas quando se tem algum tipo de conteúdo de música na escola, é apenas sobre gêneros músicas e mais nada. Isso no contexto do Brasil. A verdade é que música deveria ter uma disciplina separada na escola msm, e em vários países a música faz parte do currículo.
Com Certeza!! Temos a escala maior e os seus modos, a escala menor harmonica e os seus modos, a escala menor melodica e os seus modos, escalas alteradas, hungaras e por ai vai... o que não falta é escala na música. Posso te afirmar que eu não conheço a maior parte delas e domino ainda menos!
Mas tem algum solo de guitarra famoso que não usa a pentatônica? Ficou claro para quem entende já de música mas que nem, a pentatônica é boa para melodia mas a harmonia é na maior parte das vezes diatônica... Vai ter um vídeo só falando de harmonia? Forte abraço 👍
Marco, gosto muito de acompanhar os vídeos do seu canal. Mas confesso que fiquei bastante desapontado com este aqui... Por acaso você tem um convênio com o canal David Bennett Piano ou isto daqui é "só" mesmo um plágio do vídeo "Songs that use the Pentatonic scales" (ruclips.net/video/MGpUscFY9RA/видео.htmlsi=2TJ-hpZr5HFnzIM1)? Acho que seria intelectualmente honesto dar, no mínimo, os devidos créditos à fonte de onde você extraiu o conteúdo (e também a forma de apresentação) inteiro deste vídeo... (já tinha me ocorrido isso em outros vídeos, como o de "Yesterday", dos Beatles, mas desta vez não teve nem disfarce)
Fala, Dudu! Desculpe a demora em responder! Os Créditos foram dados na descrição do vídeo, estão lá sim! E mais, David e eu já trocamos alguns emails e ele concordou que eu use alguns trechos dos vídeos dele, contanto que eu dê os devidos créditos, e também que eu adcione mais informação e construa em cima dos vídeos dele. Algo que ele mesmo reconheceu e me parabenizou! Já troquei algumas palavras com ele e ele é um cara super simpático e eu jamais terei qualquer inteção de diminuir ou roubar o trabalho dele. Abs!
Está certo, @MarcoAnteroMusic! Agradeço pelo retorno e fico feliz com sua atitude (me torno ainda mais seu fã e aumenta a minha admiração pelo seu trabalho)! Da minha parte, peço desculpas pelo meu equívoco. Abraço, parabéns pelo ótimo canal e sucesso em seus projetos!
Se você quiser atingir mais inscritos considere eliminar a partitura. A MAIORIA não sabe ler partitura. Cifra seria bem melhor. Assim seu alcance será maior e conseguirá mais inscritos.
Me ajudem a chegar a 70k inscritos? Se você gostou do vídeo e não for inscrito por favor considere virar! ❤
Eu nunca entendi esse preconceito com a penta, ela soa tão agradável pra mim, meu sonho é um dia dominá-la.
Na minha opinião, ela soa muito bem quando sabe usar ela (como nas músicas que o Marco mostrou no começo), mas quando usa ela "crua" dá um ar meio de "música chinesa"
@@joaquimvictor1884MANO ISSO ACONTECE DIRETO COMIGO, eu sou iniciante na guitarra, nunca sai como o solo do jimi page
Excelente vídeo! Parabéns ao canal, conteúdo absurdamente enriquecedor de um cara que sente a música como todos deveriam sentir, parabéns!! Agora sobre os
Amigos que falaram sobre a penta ou a dificuldade de sair dela ou soar bem com ela. Eu toco guitarra/violão há muitos anos, tenho 40 e comecei na adolescência e minha escola de música foram os cds/fitas K7/vinis e VHS das bandas que me influenciaram, pq na época não tive grana pra pagar pra estudar guitarra com professor. Intuitivamente a pentatônica se fez presente a cada avanço meu, pois eu escutava muito iron maiden, metallica, Guns, Pink Floyd, steve ray vaughan e por aí vai. Deu pra entender com o tempo que a questão da sonoridade não vem só de reproduzir a escala ou um solo do jimi page por exemplo como o amigo citou mas a atenção a pegada, ao feling, a técnicas ligadas a isso como vibratos, bends, compreende? Jimi page, slash, vaughan, david gilmour, são Ícones da guitarra e não por tocar extremamente rápidos ou com variações absurdas de escalas, e sim pela maestria em fazer músicas atemporais com o simples, com as pentas, com feeling, com pegada, com paixão, é isso transmite pra quem ouve algo inexplicavelmente bom! Positivo!! eu sempre tentei explicar para as pessoas que a penta é a mesma coisa da escala diatonica com as mesmas infinitas possibilidades e versatilidade mas já percebi que muitos não conseguiam entender isso, e esse vídeo agora é o que eu vou pedir que assistam quando eu estiver falando sobre isso.
Eu tbm meu sonho dominar mas primeiro cadê minha guitarra?
Mais um vídeo que deveria ser exibido em horário nobre, em rede nacional!!!
Haha valeu Hamilton!
Boa essa !
Grande Marco Antero. Parabéns por mais essa AULA DE MÚSICA. Curti e ainda Curto esses Maravilhosos Rifs do Rock and Pop Rock. Bobby McFerrin conquistou três Prêmios Grammys com essa Canção Don't Worry, Be Happy em 1989. Grande Abraço Querido
Valeu, miguel!
Eu gosto das pentatônicas, mas depois dessa, gosto mais ainda 🎸
Absurdamente didático.
Incrível como o maneira de ensinar facilita a coisa.
Obrigado
Mais um vídeo fantástico, Marco. Particularmente me emociona, pois de fato a pentatônica é algo universal e "acessível" para quem gosta de música e quer iniciar a prática. Lembro bem quando comecei a entendê-la e aplicá-la e como isso fez um sentido absurdo na minha existência, como se ali tivesse iniciado minha consciência musical. O vídeo foi construído de maneira que realmente me emociona. Grande abraço e novamente parabéns pelo conteúdo!
Que bom que você se sentiu assim! Fico feliz! Abraços!
Como aliar conhecimento profundo, didática perfeita e escolha de temas e exemplos irados? Marco Antero Music
Assistindo a esse e outros vídeos do canal, fico fascinado pela didática e facilidade com que o conteúdo é passado. Parabéns!!!👏👏👏
Muito bom seus video...Recomendo como musico Profissional.😊
Conteudo explicativo exelente...!(como sugestao aborde outras escalas e Modos)abraco.
Marco, faz um vídeo sobre Pyramid Song do Radiohead, que possui um tempo um pouco curioso, visto que é facilmente contado 4/4, sem alterações, embora exista um método alternativo de contagem de 4 barras de 3/4 e uma barra de 4/4.
O piano toca semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima, semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima pontilhada, semínima, semínima pontilhada, semínima pontilhada (3+3+4+3+3+3+3+4+3 +3). É uma frase de 4 compassos de 4/4 ou, alternativamente, 4 compassos de 3/4 seguidos por um compasso 4/4, e de qualquer forma funciona para contá-lo.
Uma correlação engraçada é que, na forma alternativa de contá-los, os números formam uma “pirâmide”, por assim dizer. Quatro barras de 3/4, que são as quatro faces triangulares, e uma barra de 4/4, que é a base quadrada.
Fora que palíndromo rítmico possui origem na Bossa nova.
Esse vídeo deu a volta no mundo inteiro!! Música e cultura andando juntas
Meus sinceros parabens, a cada video e uma lição que vou levar pra vida toda.
Cara adorei o vídeo. Como um baixista de penta e maior fiquei bastante impressionado com o video do Mac ferrinhos. Vou inclusive procurar ele inteiro. Obrigado
Melhor explicação que encontrei! Parabéns!
Valeu Gabriel, que bom que ajudou!
Cara eu tava pesquisando sobre isso hoje, o vídeo veio na hora certa!
Excelente vídeo mano! Sempre aprendo coisa nova nos seus vídeos, abraço!
Excelente vídeo. Mais didático, impossível. Abs
Cara, muito top saber a história da pentatonica e suas aplicações! Obrigado!
Parabéns! Muito bacana!
Muito bom o conteudo!!👏👏 Voce ja falou sobre harmonia negativa? se nao, seria uma otimo assunto para abordar
Não falei, mas já pensei a respeito! Com certeza um dia! É só mais um daqueles temas que têm tanta coisa pra falar que tem que organizar as idéias com cuidado! Abs
Fantástico seu vídeo (mais uma vez). Parabéns e obg pelo trabalho.
Valeu, Digo!
Baita aula!!! Parabéns!!!
Vídeo excelente!!
Seu canal deveria ser um dos maiores do Brasil, parabéns pelo conteúdo e didática.
Valeu Caio, quem sabe um dia a gente chega lá! A ajuda de vocês é o que torna isso possível! Abração!
Excelente aula 👏👏
Valeu!
Caramba esse canal é uma faculdade
Valeu, Hamilton!
Se achar interessante ou aprender algo de novo? Isso sempre acontece quando assisto seus vídeos.
Já dou like antes mesmo de assistir.
Parabéns pelo seu canal, sucesso e forte abraço.
Valeu demais o apoio!! Tmj!
Amo essas música
Muito interessante o vídeo...
Mais um vídeo de qualidade. Parabéns.
Muito bom o vídeo! Muito didático!
9:54 Antero Mark's Band
Quando você vai tocar no Rock 'n Rio ?
...
2028!!
Sempre muito interessante o conteúdo do canal, parabéns!
Sempre ótimos conteúdos com qualidade e explicação maravilhosas! Parabéns, espero que vc cresça muito cara.
Obrigado pelo desejo! Tamo junto!
Valeu, muito obrigado pelo vídeo. 🤘🏻
Valeu, Guilherme!
Cara, tu é muito didático!
Bela aula mestre!Conteúdo diferenciado.
Obrigado, Américo!
adorei o video professor. 👏👏👏
que bom, Marcelo!
Que show!
Não entendi nada, mas adorei! Bravo!
Sugestão de vídeo : escala hirashoji
Entendi tudo!
Mto bom 🤙🏽🎶
👏👏👏👏👏
Excelente aula! Ótimas referências 👏👏👏👏👏
Obrigado 😃
Caraca
Edu conheço todos esses rifs e nunca me liguei nisso
Nao te conhecia e achei o video simplesmente sensacional meus parabéns pela didatica. Um feedback achei a thumb pouco chamativa por mais que são os astros do rock a forma de montagem e a combinação com as cores de fundo nao foram tao favoraveis. Novamente video sensacional em conteudo
Obrigado, Regis! De fato fazer thumbs chamativas ajudam! Nem sempre eu consigo! Abs
o youtube tá indo bem, hein.... trocou a Harley Benton por uma Gibson! Show.... Sucesso!!!
Haha essa gibson é muiiito mais antiga que o meu baixo da HB. Era um sonho de criança que eu tive a chance de realizar quando morei nos EUA por uns anos
Gostei! 😝
Marco pfv faça mais vídeos de trilhas sonoras e MPB
Opa, ouçam nossa autorais, obrigado! 🤘🤘🤘
Marco, parabéns pelo canal! Os seus vídeos são ótimos! Queria deixar um comentário para promover debate a respeito do conteúdo do vídeo, que me deixou confuso. Estou olhando o livro Teoria da Música, do autor Bohumil Med, 5a Edição e lá na página 230 ele faz um comentário: "1) Escala pentatônica ou pentáfona é escala do tipo Maior". Quando você apresenta uma escala pentatônica baseada em uma escala menor, ela não seria considerada maior por definição? Ou ela não seria considerada uma escala pentatônica e sim uma escala adaptada? Aproveitando o gancho do livro, na página seguinte nos comentários 8 e 9 ele fala de escalas pentatônica anhemitônica (sem semi-tons) e hemitônica (com semitons) e creio que neste ponto ele faria a diferenciação entre uma escala pentatônica que veio de um tom maior e outra de um tom menor. Se puder, solta um comentário esclarecendo ou um adendo ao vídeo. Abraços!
Oi Alexandre, você pode refazer essa pergunta: "Quando você apresenta uma escala pentatônica baseada em uma escala menor, ela não seria considerada maior por definição? " eu naõ sei se entendi. A Pentatônica menor que estamos acostumados é um modo da pentatônica maior. Mas existem diversos outros tipos de pentatônicas menores. Hemitônica ou Anhemitônica como você mencionou. Qualquer escala de 5 notas que contém uma terça menor pode ser considerada uma pentatônica menor. Mas o termo é meio que "reservado" para a pentatônica menor que estamos habituados.
Por que música não é matéria obrigatória nas escolas, assim como português, história e matemática?
Na verdade música deve ser ensinada na escola na aula de artes, mas quando se tem algum tipo de conteúdo de música na escola, é apenas sobre gêneros músicas e mais nada. Isso no contexto do Brasil. A verdade é que música deveria ter uma disciplina separada na escola msm, e em vários países a música faz parte do currículo.
@@danilobazilio a "música" que existe nas escolas é pura enganação e enchimento de linguiça
Fica a pergunta, tem alguma coisa boa fora da pentatônica? Existe exemplos?
Com Certeza!! Temos a escala maior e os seus modos, a escala menor harmonica e os seus modos, a escala menor melodica e os seus modos, escalas alteradas, hungaras e por ai vai... o que não falta é escala na música. Posso te afirmar que eu não conheço a maior parte delas e domino ainda menos!
Mas tem algum solo de guitarra famoso que não usa a pentatônica? Ficou claro para quem entende já de música mas que nem, a pentatônica é boa para melodia mas a harmonia é na maior parte das vezes diatônica... Vai ter um vídeo só falando de harmonia? Forte abraço 👍
👏🎸👏🎸👏🎸👏🎸👏🎸👏
Eu que sou um leigo musical aprendo demais por aqui 👏🏻
Não entendo nada do que ele fala! Mas acho bem legal
É muito engraçado roqueiro e escala pentatônica 😂
As notas foram feitas e descobertas para serem usadas , tá ok. Ou não?
Marco, gosto muito de acompanhar os vídeos do seu canal. Mas confesso que fiquei bastante desapontado com este aqui... Por acaso você tem um convênio com o canal David Bennett Piano ou isto daqui é "só" mesmo um plágio do vídeo "Songs that use the Pentatonic scales" (ruclips.net/video/MGpUscFY9RA/видео.htmlsi=2TJ-hpZr5HFnzIM1)?
Acho que seria intelectualmente honesto dar, no mínimo, os devidos créditos à fonte de onde você extraiu o conteúdo (e também a forma de apresentação) inteiro deste vídeo... (já tinha me ocorrido isso em outros vídeos, como o de "Yesterday", dos Beatles, mas desta vez não teve nem disfarce)
Fala, Dudu! Desculpe a demora em responder! Os Créditos foram dados na descrição do vídeo, estão lá sim! E mais, David e eu já trocamos alguns emails e ele concordou que eu use alguns trechos dos vídeos dele, contanto que eu dê os devidos créditos, e também que eu adcione mais informação e construa em cima dos vídeos dele. Algo que ele mesmo reconheceu e me parabenizou! Já troquei algumas palavras com ele e ele é um cara super simpático e eu jamais terei qualquer inteção de diminuir ou roubar o trabalho dele. Abs!
Está certo, @MarcoAnteroMusic!
Agradeço pelo retorno e fico feliz com sua atitude (me torno ainda mais seu fã e aumenta a minha admiração pelo seu trabalho)!
Da minha parte, peço desculpas pelo meu equívoco.
Abraço, parabéns pelo ótimo canal e sucesso em seus projetos!
E possível tocar musica japonesa tocando as teclas pretas do piano. Um cara que não sabia tocar piano me mostrou isso😂
Se você quiser atingir mais inscritos considere eliminar a partitura. A MAIORIA não sabe ler partitura. Cifra seria bem melhor. Assim seu alcance será maior e conseguirá mais inscritos.
ruclips.net/video/ai1umqChrFE/видео.htmlsi=xy0K182l_kAGM8aT
É o segundo vídeo teu a que assisti, acabei me inscrevendo !
Parabéns !