Sua primeira viagem de Moto ao Atacama
HTML-код
- Опубликовано: 1 дек 2024
- O objetivo desse vídeo é desmistificar a ideia de que uma viagem de moto pela cordilheira só pode ser feita com motos grandes e bagagens volumosas e caríssimas. Está ao alcance de todos nós.
realmente o primeiro video de viagem claro e objetivo , leva direto ao ponto . também acho que muitos videos criam muitos impecilhos causando medo e desconfiança em muitas pessoas, parabéns aos seus videos você é dos meus !!!! sucesso para você meu Brother !!!!
Obrigado amigo. Valeu por participar. Abraço
Já virei teu fã. No mundo das motos é difícil achar alguém que não foque em só falar de tipos de moto, acessórios carissimos. Parabéns pelo canal!! E obrigado pelas dicas.
Opa... eu que agradeço os elogios e a participação. Abraço
Muito bom o que você falou pois ando acompanhando vídeos no youtube sobre viagens para o Atacam ou outros lugares fora do Brasil e o que eu vejo é " se eu não tiver uma BMW não rola " ainda bem que tem pessoas como você que mostra o outro lado da historia !! Parabéns !!!
Vlw brother. Tem gente que vai de bike e a gente as vezes fica com medo. Grande abraço e obrigado por participar.
Meus Parabens! vc usou uma linguagem simples e direta, isso que falta em muitos brasileiros, Humildade sempre!!abraços!
Obrigado por participar Volmar. Grande abraço.
gostei das suas orientações, é muito legal podermos colher informações com pessoas que têm bagagens de estradas. Eu tenho uma gs 1200r, moro no estado do Rio de Janeiro, viajo nas férias São Paulo e Minas Gerais, ainda não tenho pretensões de saí do país. tenho vários amigos que costumam viajarem para Argentina e Chile. mas gosto muito de ouvir as orientações dos colegas motociclistas, fazem viagem Internacionais. parabéns pelo brilhante trabalho que você está fazendo. Abraços, Deus te abençoe juntamente com á sua família
OI Jailton, obrigado por participar e pela força. To sempre às ordens p/ ajudar. Quanto a "ainda não ter pretensões de sair do país" só posso dizer uma coisa: se não quer fazer isso, não saia a 1ª vez, pq vc não vai parar ... kk. Abraço amigo. e fiquem com Deus vcs tb.
Parabens! bela atitude Paulao..o importante nao é ter e sim ser......show de bola e incentivo a muitos que ainda nao foram e estao com medo de realizar esse sonho, em quanto olham a vida passar ...e a vida é breve......
Bem isso ai brother, Como dizia John Lennon: "Vida é aquilo que acontece
enquanto a gente fica fazendo planos". Grande abraço
Eu principalmente conhecer todos os Estados Brasileiros. mas fico feliz muito feliz com o seu trabalho
Eu não conheço todos ainda, faltam bem poucos, mas eu resolvi dar uma "investida" nos outros países antes de terminar o Brasil, pq não sou tão novo como gostaria de ser e de repente não terei pique p/ ir tão longe daqui um tempo. Até mesmo mulher, filha ficarão mais preocupadas. Mas eu concordo com vc completamente. o Brasil é lindíssimo e tem paisagens exuberantes que devem ser conhecidas. Uma coisa é certa meu amigo, não devemos ficar parados né? Grande abraço
Isso é verdade mesmo... gostei do vídeo... em setembro/16 eu e meu pai fomos... eu fui em um Tenere 97 e meu pai em uma XT600 98, sofremos um pouco por causa da carburação... mas foi uma viagem muito tranquila.. até mesmo pra motos carburadas como as nossas...
Legal. É o que eu sempre falo: "pessoas e motos atravessavam a cordilheira muito antes de inventarem Injeção eletrônica, gps, whatsapp ..." essas coisas não superam dificuldades, nós superamos. Elas somente facilitam. Abraço e obrigado por compartilhar.
Raony Cortes oi
Paulao , parabéns foi o vídeo mais simples que vi e posso dizer sem sombras de duvidas que é o melhor de todos , simples falado minha língua foi o que queria ouvir para a minha decisão , valeu....
Obrigado. A ideia era essa. Que bom que deu certo. Grande abraço.
Ótima explicação! Falando calmamente e com clareza!
Ganhou um inscrito!
Obrigado. Estou às ordens p qquer dúvida. Grande abraço
Nota 10, adorei, estava achando muito difícil fazer uma viagem como essa, depois desse vídeo ficou bem mas ao meu alcance. Obrigado
Eu que agradeço. Difícil meu amigo é parar depois de começar. Um grande abraço
Parabéns pelo vídeo. tenho uma XRE e fiquei bem animado!!!!!!!!Valeu!!!!!!!
Ela é um "motão". Abraço
Ice is The Cara.Inteligente; expert e principalmente...amigo verdadeiro.
E ai amigão, tudo bem? Saudades de acompanhar suas viagens pelos desertos e salares dos Andes. Grande abraço meu querido.
Muito bom o vídeo Paulão, bastante inspirador, reparei a presença do James e o Fralda, grandes figuras. Forte Abraço.
Figuraças esses dois ... entre tantos outros kkkkk Fizemos Estrada Real e Atacama juntos. Abraço e obrigado
Sensacional Paulão, obrigado por este vídeo, com certeza me encorajou mais ainda.
Opa, a ideia é essa. Abração e obrigado
inscrito agora ! gostei das dicas e do modo que dá as dicas,parabéns! valeu!
Obrigado. Abraço
Sensacional! Valeu por todas as informações.
Obrigado. Abraço
Essa foi a primeira que eu fiz,passei em todos esses lugares.Show,nao quero mais parar.rs
kkkk ... Nem eu ... Abraço
Paulão você é um cara foda e esta me incentivando a conquistar meu sonho de realizar uma grande viagem de moto, sou grato pelos seus videos vejo e revejos eles. Mas to com medo de ir por causa do frio e tempestades estarei de ferias em outubro e nao queria deixar passar essar oportunidade de ir.
Outubro e Novembro são meses ótimos p/ vc ir p/ aquela região. Não há tempestades no deserto, fica tranquilo. Talvez de areia. Só chove até Salta, ou seja, do lado de cá da cordilheira. Só tenha medo de não poder ir. Abraço
Ótimas dicas. Acho que com 100 dólares ao dia é possível fazer essa viagem com conforto. Sobre os motores de baixa cilindrada tive uma pequena dificuldade na altitude; minha XRE 300 não passava de 80 km/h. Mas não considero isso um limitador. Tem gente que vai de moto 150 cc! "O limite quem faz é você".
Fantastica a sua viagem meu amigo!
Lindas paisagens nem sei o que dizer!
+1 inscrito!
Faça a sua meu amigo. Conte comigo p/ te ajudar em qquer dúvida. Obrigado e abraço
Bacana sua atitude, amigo. Incentivar a galera a ser realizar seus sonhos...desmitificar o atacama. Valeu!
Obrigado por participar
Obrigado por dedicar seu tempo e experiência para educar seus irmãos de duas rodas. Além de muito informativo e objetivo, você “tira o mistério” com grande humildade.
Eu que agradeço por vc participar. Abraço
Legal. Gostei do seu vídeo.
Obrigado. Abraço
Excelente vídeo! Mais um inscrito!
Obrigado
Paulão, muito obrigado por esse vídeo! É objetivo e muito motivador! Obrigado. Bora pra estrada!!!
Valeu brother, grande abraço e bora pra estrada.
Bom dia mais um inscrito, muito bons seus vídeos! Continue postando mais vídeos.
A ideia é essa. Obrigado por participar
Olá, Paulão, gostaria de agradecer as suas dicas para viagem de moto ao Atacama.
Assisti todos os seus vídeos, que foram muito úteis para que a minha viagem se concretizasse.
Viajamos eu e minha esposa em uma BMW F800GS.
A viagem ao Atacama se deu entre dezembro/2019 a janeiro/2020. Entramos na Argentina por Foz, seguimos até Corrientes e prosseguimos por Termas de Rio Hondo, Tafí del Valle, Cafayate, Salta, Purmamarca e San Pedro de Atacama.
Tudo transcorreu sem problemas e pretendemos retornar outras vezes.
Os seus vídeos são os melhores da internet nesse quesito de informação sobre viagem de moto.
Gostaria de deixar o nosso agradecimento e que você possa incentivar muito mais motociclistas a fazerem suas viagens.
Como você mesmo diz "na dúvida acelera" e é assim mesmo, é só apontar a moto para um destino e acelerar.
Sandro e Márcia
Curitiba-PR.
Sandro e Márcia, parabéns pelo feito. Que maravilha ter dado tudo certo e ter aberto essa porta enorme de aventuras e passeios. Só de ler as cidades por qual vcs passaram, já bateu uma saudade aqui no peito. Fico muito agradecido pelo retorno e os elogios. Fiquem com Deus e Bora pra Estrada amigos. Abraços
Parabéns! Excelente vídeo...muito bem colocada as palavras.
Valeu brother,. Abraço
cara sensacional seu vídeo!...vc anima todos nois!
Opa, obrigado brother ... baita elogio ... abração
Paulão! Parabéns e obrigado pelo tempo que você se coloca à disposição para auxiliar os irmãos da estrada, assim como também a paciência e dedicação que você responde os questionamentos.
Acompanho todos os seus vídeos e leio os comentários e suas respostas, pois muitos deles estão me ajudando no planejamento da minha viagem.
Sou de Tubarão/SC e acompanhado de minha esposa pretendemos sair daqui ir à São Borja, Presidencia Roque, Salta, Purmamarca, San Pedro de Atacama, Antofagasta, Mano del Desierto, Tal Tal, La Serena, Valparaíso, Santiago, Mendoza, Santa Fé, Alegrete, Tubarão.
Já passei por várias motos esportivas, custons e agora estou com uma Vstrom. Com ela ("Branca de Neve" - carinhosamente nominada), já rodei no Uruguai, Argentina, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Antes de conhecer o teu canal, até cogitei fazer algo semelhante, mas depois que vi seus vídeos e a clareza/riqueza nas explicações, percebi que não havia necessidade, pois um "amigo" experiente e espirituoso já se colocara a tal disposição.
Que Deus continue te abençoando com muita saúde, paciência e muitas viagens. Digo paciência, porque lendo os comentários observo muitas pessoas questionarem a mesma coisa e você educadamente as responde, como se fosse a primeira vez.
Com todo respeito aos demais amigos motociclistas, mas falta bom senso e leitura antes de tecer algum questionamento.
No mais, um abraço e novamente obrigado por sua atenção e dedicação aos irmãos motociclistas.
Agradeço imensamente suas palavras brother. Tantos elogios, aumentam minha responsabilidade. Faço isso com carinho, pois sou apaixonado por isso e adoro tudo que se relaciona a moto. Qto ao seu roteiro, ele está show. Faça uma boa trip e que Deus te leve e traga em suas mãos. Grande abraço Adriano
Direto ao assunto, excelente........abçs Paulão
Abraços e obrigado
Olá Paulão! Recentemente eu e alguns amigos (4 pessoas e 3 motos - 1 Teneré 250 e duas XRE 300), fizemos o seguinte trajeto: Venâncio Aires (RS) / Uruguaiana / Santa Fé (Arg) / Mendoza / Santiago (Chile) / Antofagasta / San Pedro de Atacama / Paso de Jama (arg) / Corrientes / Bagé (BR) - VAires (RS). Ao todo foram 18 dias >>> 02/11 - 20/11/18 (alguns dias ficamos mais tempo curtindo algumas determinadas cidades maiores), mas o que aqui quero dizer é o seguinte! MUITO OBRIGADO! Assistimos a todos os seus vídeos antes da nossa viagem, foram de grande valia as suas dicas para nosso planejamento. Somos muito gratos por isso. Excelente o seu trabalho com esses vídeos. Foi muito importante para termos uma viagem tranquila do começo ao fim. Essencial para nos encorajarmos e estimularmos a realizar essa bela e inesquecível trip. Mais uma vez, valeu Paulão! Grande abraço e continue com esse seu ótimo trabalho de esclarecimento e dicas.
Que legal meu amigo. Parabéns pela Trip. O roteiro foi bem top. Abraço.
Paulão parabéns pelo seu canal e a moral que está dando .
Opa, valeu mesmo. Grande abraço
Seus videos sao muito bons, tenho eles como guia de instrução e aprendizado. Como sugestao e pedido, faca um guia completo da viagem ao Atacama, passando por todos os preparativos e macetes, conhecimento você tem. Obrigado.
Obrigado Odecio, legal isso de vc sugerir, a gente precisa mesmo de orientações e sugestões. Eu to cuidando p/ não fazer videos muito longos p/ não desmotivar a galera de ver. A ideia é fazer pequenos videos tentando abranger o máximo possível. Agora, independente disso, eu estou às ordens p/ qquer pergunta ou dúvida que vc tenha ok? Mesmo que não saiba, procurarei me informar, se for o caso. Obrigado por participar e grande abraço
Suas dicas SERÃO muito válidas para eu planejar minha viagem. Bons ventos.
Legal. Vc falou a palavra certa: planejamento. Se puder te ajudar em algo, só falar. Abraço
Obrigado pela prestatividade. Sem planejamento, até uma ida a padaria da equina pode se tornar um desastre.
Isso ai. Se não incluiu "levar dinheiro" no projeto da padaria, vai chegar lá e quebrar a cara ... abraço amigo
Parabéns amigo vídeo ficou bacana com essas suas explicações 👍🏍️🤛
Obrigado brother
Salve salve meu brother! Vc acabou de ganhar um admirador muito bom as esplicacoes e conceitos , San Pedro está nos projetos ...obrigado
Obrigado. Seja bem vindo e bora p/ estrada que esse mundão é pequeno p/ quem tem vontade de viajar. Abraço
Muito bom vídeo parabéns.
Muito bom esse tipo de informação afinal para quem deseja ir como eu que quero ir de biz 125
Legal Marcos. Muito legal mesmo. Esse é um projeto que eu tenho tb e não é de hoje que estou no planejamento dessa trip. Um grande abraço
Ótimo vídeo. Adorei suas dicas e comentários. Abraços
Obrigado. Abraço
Muito bom. Estou planejando uma viagem ao Chile a mais de um ano... Mês passado estive de férias do trabalho e iria então realizar este sonho mas devido a tantas particularidades, relatos e experiências que vi aqui no RUclips e em blogs acabei ficando com medo e rodei 8000km dentro do Brasil. Foi ótimo mas não era meu objetivo. Ano que vem vou se Deus abençoar. estou muito interessado em seu vídeo sobre bagagens. parabéns. direto ao ponto
Opa, que pena que não deu certo p vc fazer a viagem que queria, mas o Brasil é lindo demais também. Já fiz viagens maravilhosas aqui. O importante foi que vc não perdeu tempo kkkk. Abraço
olá paulão parabéns pelo video, de forma simples mas com bastante conteudo ganhou mais um escrito.
Obrigado pela participação. Abração
Gostaria de agradecer pelos excelentes vídeos. Estou planejando uma viagem e seus vídeos tem sido de muita utilidade. Abraços!
Legal brother, qquer coisa estou às ordens. Abraço
muito bom,mais um inscrito!
obrigado por participar. Abraço
OLÁ AMIGO MOTOCICLISTA.. ESTOU SAINDO DE GUAÍRA PARANÁ E VOU ATÉ FORTALEZA CEARÁ.. TENHO UMA CB600 HORNET. MAS VOU COM UMA XRE300 POR CAUSA DO CUSTO BENEFÍCIO... ABRAÇO.. TO INSCRITO .. GOSTEI DOS VÍDEOS
Obrigado brother, Então, motão cara, adoro essa moto tb. Faz uma boa manutenção pré viagem e bora p/ estrada. Boa viagem.
Palavras sabias 👏👏👏👏👏👏
Obrigado amigo, grande abraço
Grande Paulão Ice, obrigado pela generosidade de compartilhar informações tão valiosas para quem quer se aventurar. Fim do ano vou com a namorada pro Atacama de CB500X, vamos sair de Santos dia 20 de dezembro. Estamos estudando todos os seus vídeos e fazendo várias anotações, pois várias sacadas legais que você tem a gente nem imaginava. Um grande abraço e BORA PRA ESTRADA!
Valeu brother. Me envie um email solicitando umas dicas que preparei p/ quem vai a primeira vez. Pode ajudar no seu planejamento. Abraço paulao.ice@hotmail.com
show Paulão, ótimas dicas, vai me ajudar muito, estou começando a me organizar para essa viagem, e vou usar suas dicas como ponto de partida, só queria tirar uma dúvida contigo, qual a melhor época pra essa viagem??? abraço e continue com seus vídeos, são de grande valia, parabéns 👏👏👏
Se organize sim, vale muito a pena. Então meu amigo, no alto da Cordilheira dos Andes sempre é frio, devido a altitude. Isso não muda, mas como estamos todos no Hemisfério Sul, os meses mais frios são os mesmos do inverno aqui no Brasil. Logo, no inverno as temperaturas tendem a cair muito, chegando a níveis quase insuportáveis para nós. Muitos Pasos Fronteiriços chegam a fechar o inverno todo sistematicamente e alguns chegam a fechar alguns dias por acúmulo de neve, por exemplo. Há 1 mês + - (junho/2016) o Paso de Jama ficou fechado por mais de 10 dias e olha que ele é um dos mais tranquilos. Eu considero os melhores meses de Outubro a Março, onde geralmente as condições são mais amenas. Abração e obrigado pelo elogio, fico contente.
Muito bom.Sem misterio,falando a realidade!
Abraço
Obrigado pelas dicas Paulão!!
Abraço meu amigo.
Parabéns pelo canal,tô terminando um triciclo motor VW 1600 e quem sabe um dia....
Vai sim. Abraço e obrigado
sensacional!!
tks
Paulão, seus vídeos são bastantes instrutivos e esclarecedores, ajudando muito aqueles que vão fazer sua primeira viagem ao atacama e como também serve para outras viagens, o que eu tenho muita duvida é em como se portar nas aduanas, "não o que precisa, carta verde, id, etc", mas sim lá dentro o que se faz, o que se preenche, formulários são em espanhou? onde se faz um pente fino na moto? são 24 horas, pode-se fazer os tramites em um dia e entrar no outro?, o que nos dão para apresentar na próxima aduana? etc, gostaria que se possível o amigo fizesse um vídeo falando apenas sobre as aduanas e a troca de reais pela moeda local, casas de cambio, etc, creio que são duvidas de muitos, e existe pouco material sobre o assunto ,abração.
Então, tá "no forno" um vídeo tipo assim: "a moto tá pronta, a bagagem tá pronta, to com tempo e dinheiro ... e agora?" ... Quero discriminar a "minha rotina" em viagens, tipo que horas saio, como me porto nas estradas, como chego nas aduanas, como e qdo paro nos postos ... claro, visando sempre essa viagem a San Pedro de Atacama, que na verdade não difere de muitas outras da mesma categoria ... vc me falou do cambio agora e eu não tinha colocado isso na pauta ... vou colocar como faço ... O lance é que são muitos detalhes e vou ter que dividir em algumas partes p/ não ficar muito extenso, pq muita gente nem abre vídeo grande. Mas pode ter certeza que isso vai entrar. Agradeço demais a participação, foi bem legal a sugestão, e estou às ordens p/ qquer dúvida. Grande abraço.
Paulão parabéns pelo seu canal, sou seu fã. Moro em Recife/PE, e o meu sonho de vida é viajar de moto ao Atacama, tirar uma foto na Mão do Deserto é o meu sonho. Geograficamente estou bastante distante, mas não desanimo não. Pretendo ir em Janeiro de 2019. Suas dicas são muitos válidas pra realização do meu sonho e me incentiva cada vez mais. Um abraço meu amigo, fica com Deus.
Ainda bem que vc falou: "geograficamente" e não "praticamente". Só fica um pouco mais longe do que p/ mim, mas só isso. Só p/ vc ter uma ideia de que tudo é possível, tem uma galera de Salvador que tá partindo agora p/ o Ushuaia. São meus amigos e acreditaram no sonho de viajar, independente da distância. Não desista do seu sonho. Independente da maioria dos meus videos serem voltadas exatamente p/ essa Trip, se eu puder ajudar a tirar algumas dúvidas conte comigo. Grande abraço
Paulo, tenho uma tenere250 e nao me vejo fazendo grandes viagens com outra moto, ainda sou meio inexperiente, a viagem mais longa que fiz foi 1000km em 2 dias ou 890km em um dia, ainda estou adquirindo o equipamento necessário e assim que possivel vou me aventurar pelo Uruguai como primeira experiencia, saindo aqui do Oeste Catarinense. Suas videos estão sendo otimos, valeu!
Legal brother, vá mesmo. O troço é bão e a moto é excelente. Tem tudo p/ dar certo. Abraço
Já me inscrevi no canal
Obrigado
isso show de bola, eu vou de pcx 150 honda atacama chile sou deficiente fisico viu. show de bola video parabéns. abraço
Brother, por acaso vc é amigo do Sampaio, daqui de Foz?
sou euzinho mesmo, sampaio ja me recebeu na casa dele varias vezes, sampaio grande amigo meu sim.
kkkk esse mundo é pequeno demais, ou a amizade entre motociclistas é grande demais ... sei de vc ... ele é meu amigo ... sou BR tb ... legal, vai sim de pcx ... ele disse que vc é muito minucioso no seu planejamento e de repente tem muito a me ensinar, mas já fui p/ lá algumas vezes e conheço até que bem esse trecho, além de ter grandes amigos pela rota, que poderão te ajudar, ou a qquer amigo, caso precisem. Se precisar de algo estou às ordens.
nossa nunca poderia imagina que vc e amigo do sampaio legal, sampaio recebeu mim na casa dele foz muito legal sua familia. inclusive sampaio ate ficou de ir comigo nesta viagem para chile. ele ate pegou pcx modelo novo. eu vou agora fevereiro 2018 acredito que dia 2 fevereiro ja estou em foz iguaçu, moro em betim minas gerais. se vc pode deixa seu contato te adicionar no zap por gentileza, ou me passar email. muito obrigado viu abraço
paulao.ice@hotmail.com .... pergunta p/ ele se me conhece ... kkkk ... aguardo e-mail ... abraço
Tanto bagagem como manutenção serão 2 temas bem interessantes!
A ideia é essa Leonardo. Vlw brother
Poxa Paulão, vou esperar sua Expedição .... TOP TOP TOP
Abraços amigo. Obrigado
Amigo muito show seu canal, me identifiquei demais com suas ideias, pena que eu moro em Fortaleza no Ceará, bem mais caminho pra percorrer até este maravilhoso destino que é o Atacama, precisaria em torno de um mês pra ir e voltar, mas um dia vai dar certo. + 1 inscrito no canal.
Obrigado. Passaram uns amigos aqui de Recife. Um pouco mais perto do que vc, mas mesmo assim longe. Mas com planejamento deu p/ fazer. Abração
Legal deve ter sido o casal do canal Rosa e Lu na Estrada, eles estão voltando dessa viagem do Chile, acompanho eles também. No momento pra mim ainda não rola, pois dependo de férias do trabalho para realizar minhas viagens e normalmente me dão apenas 15 dias. Em 15 dias mau consigo sair do Nordeste hahaha, forte abraço
Uma hora dá certo
Além de inscrito, tornei-me seu fã.
Que honra. Abração
Muito bom!!!! Valeu mesmo!!!!!!!!
Obrigado. Abraço
Muito obrigando amigo vc foi diretivo !!
Obrigado. Abraço
Poxa obrigado por responder .tenho mtas perguntas pois sou novo no motociclismo, apesar de ter um pouco de idade já kkkk.
Tranquilo brother. Sempre digo que a idade da carcaça não tem nada a ver com a idade do recheio. Qquer coisa "Tamu Junto". Abraço
Paulão seus videos são excelentes e a forma que você se expressa é muito verdadeiro. Estou planejanando minha primeira viagem até Machu Picchu com a esposa em setembro, temos 30 dias de férias, estávamos pensando em fazer o roteiro saindo de Santos e ir pelo Chui até Montevideo/Buenos Aires e depois Mendoza, na sequencia estou em dúvida se vou a Santiago ou se sigo até Salta para depois ir subindo até Cusco, gostaria da sua opinião nesse trecho entre BAires até Mendoza e na travessia dos andes pelo paso los libertadores nesta época.
Lindo roteiro hein brother, vai ser uma viagem magnífica, tanto indo por Salta quanto subindo pelo Chile. Creio que se vc tiver em Mendonza vale a pena vc passar pelo LIbertadores e dar um pulo em Viñas del Mar e Valparaizo, mesmo que suba por Salta, que é muito mais bonito, quer dizer, tem paisagens mais variadas do que as do Chile. Não conheço a região de Buenos Aires a Mendoza p/ te dar informações sobre pontos turísticos ou rotas mais agradáveis. Só andei por ali de passagem a outros lugares. Quanto a situação dos Pasos na época é bem difícil dizer com precisão, pois o clima está muito variável, mas em Setembro vc deve pegar alguns resquícios de frio ainda. Começa a melhorar a partir de Outubro/Novembro. Vá acompanhando a situação dos Pasos nesse link: www.gendarmeria.gob.ar/pasos-fronterizos/
Vc volta pelo Brasil depois de Machu Picchu?
obrigado pelo retorno e dicas, minha intenção é voltar pela Argentina mesmo, pelo que andei pesquisando é o roteiro mais interessante. Abraços!
Infelizmente tenho que concordar com vc sobre a volta. Apesar da exuberância da Floresta Amazônica e do Pantanal, a conservação da pista é terrível. Qdo voltei pelo Brasil, na 1ª manhã rodando no Acre, pegamos mais buracos na pista do que em todo Peru, Chile e Argentina juntos ... abandono geral ... lastimável ... Abraço
Olá Paulão. Bacana seus vídeos. Pretendo me organizar para fazer uma viagem a San Pedro de Atacama na minha Tènèrè 250. Andei vendo alguns vídeos de pessoas e grupos de pessoas que foram de motos. Uma questão que vem me assustando é com relação ao frio de granizo que pega em regiões de altas cordilheiras antes de chegar ao destino. Segundo relatos, tem casos de pessoas que sofreram hipotermia (congelamento dos olhos, mãos e articulações do corpo) que precisaram ser resgatado - isso quando tem socorro disponível. Esses relatos tem me assustado bastante, ainda mais porque faço minhas viagens sozinho. Perante toda essa adversidade da natureza hostil ao logo do caminho, o que você me recomenda para conseguir superar essa questão do frio extremo? Abraços.
Obrigado brother, fico muito contente que tenha gostado dos vídeos. Então, eu sempre salientei nos meus vídeos que o mais importante da viagem é o planejamento. Não sei se assistiu todos, procurei passar todos os detalhes, mas em várias partes. Eu recomendo que sua primeira viagem (ou todas kkk) seja feita no verão. Vc terá um momento bem frio sobre a cordilheira (sempre vai ter), mas é mais fácil de vc suportar. Durante o dia muito provavelmente vc não pegará temperatura negativa. Mesmo no verão vc vê gelo às margens da estrada pela manhã, resquícios do frio da noite, imagina no inverno. Como eu disse: fui 3 vezes e todas as vezes deu tudo certo, mas não vou no inverno. P/ mim é um passeio p/ aproveitar, não uma competição. Não precisamos provar nada a ninguém. Faça o certo e vc não terá problema. Veja esse vídeo:
ruclips.net/video/gLd6TwUBqLA/видео.html
ai eu explico bem essa parte de bagagem. Abração
Vc é o mestre... rsrrs
kkk imagina ... Abração e obrigado brother
acabei de vir de lá fiz de Harley airon 883 de boa cordilheira vinha del mar lá serena antofagasta dormi no meio do deserto loz pampas ajentina foz Brasil 9 dias 2500 reais é bem isso viajem cada uma tem seu valor
Lindos lugares. Parabéns pela trip e obrigado por compartilhar experiências. Abração
Olá, Paulão blz? Show os vídeos! 👏🏻
Aqui em SP andamos pela sombra com nossas motos, medo de roubo, de vagabundo quer levá-la e o pior de levar um tiro, acredito q em Foz não deve ser diferente, em SP / SP está o caos! Como e no PY, AR, CL e BO? Não consigo ver relatos disso, parece q tudo e muito tranquilo, exceto na BO! E isso mesmo? Em breve pretendo fazer minha primeira solo para o Atacama e subir até Cusco.
Brother, acompanho muitas notícias sobre esses fatos no Rio e em São Paulo e realmente são chocantes, a ponto de me fazer desviar dessas cidades em qualquer trip que eu faça. Aqui em Foz não chega a ser tanto e nem tão explícitos assim. Há casos claro, apesar da fronteira, mas ainda continuamos andando com muita tranquilidade. Quanto aos outros países, não tenho nada de mal a dizer sobre isso. Em todas, isso mesmo, em todas as viagens que fizemos não houve nenhum incidente desse tipo. Nem mesmo roubo de pertences, quanto mais de moto. Tive amigos que viajaram e foram roubados, mas infelizmente isso aconteceu ainda no Brasil e foi em uma ocasião que entraram em uma capital de estado e estavam dispersos. Os vagabundos pegaram o último. Esse trecho que vc pretende fazer, fiz em 2015 e foi bem tranquilo. Somente me alertaram sobre Puno, no Peru, disseram p/ ter muito cuidado a noite, mas mesmo assim, nada de ruim aconteceu (mas claro, tomamos o cuidado de não sair a noite). Creio que não será nada comparado ao que vc vivencia por ai. Sorte amigo.
Paulão, suas dicas estão sendo a base pra minha primeira viagem ao Atacama, adquiri minha moto agora e farei algumas viagens curtas para me adaptar com a mesma. Questão ao Atacama, saindo de Curitiba, por que algumas pessoas preferem entrar na Argentina pelo Rio Grande do Sul ao invés de ir for Foz do Iguaçu?
Obrigado por compartilhar suas experiências, e ajudar quem esta iniciando nesse mundo de expedições.
Creio que seja p/ encurtar o caminho que preferem ir pelo RS. A criação de um roteiro é segundo seus gostos. Se vc quer ver as Cataratas do Iguaçu ou Itaipu provavelmente vai incluir Foz no seu roteiro, se vc deseja incluir a Serra do Rio do Rastro, já é outro trajeto e fica mais perto sair pelo RS mesmo. Pelo menos é assim que eu faço qdo quero viajar, escolho o maior número de atrações pelo trajeto e vou tentando ajeitar todas. Não há regras nisso, escolha o que mais lhe agrada. Não desista da viagem ao Atacama. É show. Abraço
Paulão, parabéns pelo vídeo, me inscrevi no seu canal, poderia mas por email os seus dois roteiros para o Atacama?
Brother, vc poderia me solicitar isso por email? Te envio sem problema. paulao.ice@hotmail.com
Gostei de um vídeo que vc mostrou uma foto, rapidão, que colocou duas mochilas no lugar dos baús laterais. Adorei a ideia! Quantos litros eram as mochilas, poderia mostrar melhor como amarrou na moto?
Posso sim, me mande um email pedindo isso (para que eu não confunda) que te mando em detalhes. paulao.ice@hotmail.com
Outra coisa, como disse, sairemos dia 17 e deveremos retornar lá pelo dia 5 de dezembro, saindo do Chile pois teremos de estar de volta aqui em Brasília dia 8 de dezembro.
boa noite ! gosto muito das suas orientações . estou pensando em ir sozinho , só que eu tenho uma vulcan 650 2018 com 1600km . só que estou recioso por ser uma moto custon.
Nao tem problema nenhum vc ir com uma custon dessa, ainda mais novinha assim. O caminho eh todinho asfaltado, onde uma custon " esta em casa". Vc so vai pegar ripio se vc quiser. Se mudar o caminho ou quiser ir a algum passeio. Fica tranquilo.
Paulão Ice estou vendo alguns detalhes dos mapas . vc teria algum roteiro para me orientar tendo em vista a minha moto ser uma custon? meu zap é 21 964720212.
Me chame no e-mail: paulao.ice@hotmail.com . Te mando por la
Vlw Paulão, muito obrigado. Vou montar o percurso de acordo com sua indicação. Essa época que estou querendo ir é um clima menos frio? Outras dúvidas que surgirem vou lhe incomodar mais kkk
Novembro é muito bom p/ ir p/ aquela região. Estou às ordens. Abraço
Ae Paulão mano dá pra vc fazer um vídeo trocando os cabos do acelerador da xre 300 ainda não tem mano... No RUclips por favor urgente por gentileza
Pietro, não sou o cross na manutenção assim. Eu acabo fazendo as coisas, mas infelizmente nunca fiz nenhum curso de mecânica de motos apesar de estar sempre pensando em fazer. Não sei se eu seria a pessoa indicada p/ te ensinar isso. Muitas vezes, demoro mais do que o normal até resolver um problema ou trocar uma peça. Com certeza vc vai encontrar alguém mais especializado nesse lance do que eu. Desculpe não te atender brother. Abraço
Blz Paulão?! Gostaria de receber sugestões sua. Estou indo dia 17 de novembro desse ano, saindo daqui de Brasília, em torno de 20 dias, pra ir ao Atacama e litoral do pacífico. Ainda não fechei o percurso e quais os pontos principais para visitação. Iremos numa V Strom 1000, ano 16/17. Rodamos agora em dezembro, em 10 dias, 4.500 Km, saindo de Brasília e passando pelo Parque Estadual Carlos Botelho em SP, Estrada da Graciosa, Morretes, Guaratuba, Urubici, SRR, Florianópolis, Curitiba etc e volta pra Brasília. Não gostaria de pegar estrada de chão, rípio, pois minha esposa não quer kkk levamos um pequeno tombo indo pra Serra do Corvo Branco e ela ficou traumatizada kkk
Gostaríamos de trechos com belos visuais e cidades bacanas de conhecer. O que vc pode nos sugerir?
Coloque esse roteiro no Google Maps: FOZ DO IGUAÇU - PRESIDENCIA ROQUE SAENZ PENA - SANTIAGO DEL ESTERO - TERMAS DE RIO HONDO - TAFI DEL VALLE - CAFAYATE - SALTA - PURMAMARCA - SUSQUES - SAN PEDRO DE ATACAMA - ANTOFAGASTA - MAO DO DESERTO - SAN PEDRO DE ATACAMA - SALTA - PRESIDENCIA ROQUE SAENZ PENA - FOZ DO IGUAÇU. Nada de rípio (só alguns passeios), só asfalto, sua esposa vai adorar. Qquer coisa só perguntar. Abraço
Paulão, boa tarde, eu gostaria de fazer uma pergunta, aproveitando a sua experiência no Atacama, que eu não vi ninguém fazendo, tenho uma deficiência física e sou cadeirante, tenho um veículo adaptado e consigo dirigir tranquilamente, o que eu gostaria de saber, se durante o trajeto da viagem, vou ter dificuldade para me hospedar quanto à acessibilidade e também, quanto aos passeios no Atacama, porque assistindo aos vários vídeos que as pessoas postam na internet, parece que as atrações, não tem acessibilidade alguma, inclusive nas vans que fazem os passeios ou estou enganado. Obrigado pela atenção e parabéns pelo canal.
Gilberto, infelizmente você terá problemas sim. Até poderá ter algum conforto nas locomoções, mas mesmo assim eu não vi nenhum veículo adaptado com essa finalidade. Agora nas atrações que será pior. Os passeios são rústico, no meio da natureza e, portanto você terá que se deslocar em pisos de areia, pedras soltas e afins. Não será fácil. Até no centro de San Pedro, com o objetivo de "preservar a originalidade " do lugar, muitas ruas não são calçadas. Antes de contratar algum passeio, sempre é bom conversar antes com o Guia. Na época que você for, me chame no email (paulao.ice@hotmail.com) que te darei maiores informações. Tenho uma amiga em SPA que tem um Hotel e uma agência de turismo. Ela é muito humana e com um grande coração. Te coloco em contato e você já sai daqui sabendo o que esperar lá. Agradeço o elogio. Abração
Olá Paulão.. Estamos indo para o ATACAMA início de Outubro via Paso Sico.Estamos em 7 GS 800 todos amigos ...equipados com pneu mitas 07.Deveremos levar oxigênio?
Brother, tudo bem? Fica tranquilo, as altitudes que vcs irão enfrentar no Paso de Sico são equivalentes as que vcs irão enfrentar no Paso de Jama. Eu fiz o Sico de XRE, com 55 anos e sobrevivi kkk. Creio que minhas condições eram piores que as suas. Eu sofro muito com o "soroche", o mal da montanha e mesmo assim não precisei de oxigênio. Como vcs vão em 7 pessoas, sugiro que mantenham contato visual para, caso aconteça alguma coisa, como uma queda p.ex., que sempre tenham ajuda p/ levantar a moto. Não sei o sentido que vc vai passar pelo Sico (AR p/ CH ou CH p/AR). Caso vcs vão da Argentina p/ o Chile, tomem cuidado com uma coisa: Assim que vc passar o Posto de Controle Chileno (não é a Aduana, é depois dela), tomem muito cuidado com uma curva a + - uns 10 km desse posto. Ela é muito perigosa se vcs estiverem rápido. Não sei se arrumaram, mas havia uma placa avisando, só que o vento derrubou. Se vc pega o sol de frente, pode te cegar e vc não vê que ela é tão fechada assim e cai no barranco. Tinham algumas carcaças de carro lá. De resto é tranquilo. O lado Argentino é menos conservado, mas o chileno é bom de andar. Procure se informar onde fica um lugar chamado Piedras Rojas. É bonito. Fica do lado chileno. Qto ao pneu, tá perfeito p/ lá, mas não sei como o Mitas 07 se comporta no asfalto molhado (nunca passei em Salta e não peguei chuva), mas Outubro é um bom mês p/ ir p/ aquelas bandas. Abraço.
Paulão Ice -Obrigado irmão...Sairemos de Blumenau SC,dia 4/10.Sao Borja/ Rio Hondo/Cafayate/Cachi/San Antônio de Los Cobres/ Paso Sico/San Pedro/Paso Jama/Pumamarca-
É no sentido que falei p/ tomar cuidado. Fica esperto, principalmente se for a tarde e vc pegar o sol de frente. Abraço
Paulão Ice Obrígado pelas Dicas..Venho assistindo seus vídeos desde que marcamos a viagem...muito bons,parabéns!
Obrigado. Abração
bem comentadas as palavras
obrigado e abraço
Grande Paulão. Sobre capas de chuva, elas são eficientes nestas viagens? Indica alguma marca e modelo?
"Sao eficientes, importantíssimas e fundamentais. Nunca vou sem. alem de te protegerem da chuva (logico), sao uma excelente barreira para o frio. Eu a coloco por cima de toda a roupa e ela impede que o vento frio entre em contato com a roupa, evitando que ela esfrie. As minhas sao das bem simples. Tem o mesmo efeito das "caras". A minha eh Delta, mas tem Pantaneiro e outras marcas que nao me recordo agora. O importante eh que seja eficiente e forte. Abraco
@@paulaoice9214 obrigado meu amigo.
@@paulaoice9214 apesar de quente. do volume e peso, acabei comprando da Alba com polaina de PVC. Por ser eficiente. Dia 24/04 vamos ao Uruguai. Melo. Tiro curto e rápido. E planos de ir a santo Expedito do sul. Na festa do santo neste final do mesmo. Mas pra este. Eu dependo da previsão do tempo. Valeu
blz? estou de ferias em outubro e penso em ir ao atacama. tenho uma twister 250c 2016 nova com pneu diablo rosso 2, fico na duvida se essa moto/pneu é adequado para essa viagen? e como faço p pagar a carta verde e o soapex?
Fica tranquilo, tanto a moto quanto o pneu irão e voltarão tranquilos. Creio que sua rota seja pelo Paso de Jama né? Ali é tudo asfaltado. Vc só pegará rípio nos passeios, se fizer de moto, é claro. E são trechos tranquilos. Se vc fizer uma boa manutenção na moto, não terá problemas. O Carta Verde vc paga aqui no Brasil mesmo, no local da contratação e o SOAPEX, vc paga com o cartão de crédito, pelo site mesmo. Nesse vídeo eu dou os links: ruclips.net/video/ZK622tQ6H2s/видео.html . Qualquer coisa to às ordens. Abração
Olá Paulão, ótimos videos parabéns. Pretendo fazer uma viagem de para de minas MG onde moro, Passando por Corrientes ate San Pedro do Atacama, de la pra Machu Picchu. na volta pretendo passar por Puno as margens do titicaca e adentrar pele Bolívia ate entrar no Brasil por Corumbá. O que você acha dessa rota? tem alguma dica para me dar? sera de grande valor, desde já agradeço.
Eu fiz isso, exceto o lance da Bolívia. Passei por Puno na ida, antes de Machu Picchu, e voltei pelo Acre. Sempre é bom vc passar a Cordilheira pela manhã e ficar atento aos sinais, p.ex., se alguém disser que tá chovendo "lá em cima", entenda "está caindo neve e tá frio bagarai lá em cima". Não há trechos grandes sem abastecimento, de repente, se vc for passar por Iquique vai ter que sair da rota um trechinho p/ abastecer, mas é tranquilo. Qual sua moto e qual a época que vc pretende ir?
XRE 300, Pretendo ir entre Janeiro e março. Qual melhor época você acha?
A subida da cordilheira se inicia em susques? A partir de Monte Quemado, voce indica qual caminho? passando por purmamarca?
Em Janeiro a probabilidade de pegar chuva é menor. No caso então de vc ir com a XRE, seria interessante pensar em levar um galãozinho p/ gasolina no trecho entre Iquique e Arica e tb na Bolívia
Monte Queimado é um lugarzinho muito pequeno e com pouquíssimos recursos. Espero que vc não tenha colocado ali como ponto de parada, mas então, depois dali vc vai a Salta, Jujuy, Purmamarca, Susques e San Pedro de Atacama. Essa é a rota asfaltada e mais tranquila. Entre Salta e Jujuy tem 2 caminhos, pela RN34, caso vc não queira conhecer Salta ou pela RN9, passando por El Carmen, que é uma estradinha de interior bem sinuosa, mas bonitinha. A cordilheira se inicia em Purmamarca.
Parabéns e obrigado pelos vídeos! Vamos ir em dez/19, vamos pela Argentina e a volta pelo Paraguay. Sabe me informar se pelo Paraguay é tranquilo?
Tranquilo sim. Fiz até um vídeo sobre isso. Abraço
Blz Paulão? Vi o roteiro que vc sugeriu mas gostaria de de passar por Santiago, Bahia Inglesa e Mendoza e de preferência fazer um percurso diferente na ida e na volta. O que vc sugere e conhece das rodovias, lembrando que não quero passar por rípio, grato
Os únicos Pasos que não tem rípio, são o de Jama e Los Libertadores. Os outros todos tem pelo menos um trecho. Se vc passar por Libertadores, pode voltar por Jama. É um bom passeio.
Já me inscrevi quero saber sobre as bagagens!
Valeu brother, bem vindo. Entao, nao sei quais suas duvidas, mas fiz alguns videos sobre isso, inclusive sobre bagagem de garupa. Veja meus videos 05,06 e 18. La falo praticamente tudo que se precisa saber, mas qquer coisa estou as ordens. abraco
Ótimo vídeo, Paulão! Está me ajudando muito!
Uma dúvida, no caso se eu for para o Chile no mês de julho, disseram que costumam paralisar algumas rodovias devido a neve. Nesse roteiro que vc passou, as rodovias também são fechadas, ou só são fechadas estradas de rípel, por exemplo.
Obs: Meu projeto de viagem é saindo de Florianópolis, indo para San Pedro de Atacama, depois Santiago e depois retornar pra Florianópolis, indo em uma Teneré 250cc com minha esposa.
Desde já, muito obrigado!
Oi Junior, então brother, todos os "Pasos", asfaltados ou não, podem fechar caso haja uma precipitação muito forte de neve. Alguns são sistematicamente fechados no inverno, geralmente os de ripio. O Paso de Jama não fecha em condições normais, mas em 2012 eu tive que esperar em Susques até abrir a pista, pois uma chuva inesperada literalmente "cortou" a estrada. A época que vc vai é complicada por ser muito fria e deve pegar neve. Não sei por onde vc vai voltar, mas se vai até Santiago imagino que deva voltar pelo Paso Cristo Redentor. Apesar de lindíssimo, creio que deve ser muito complicado passar os caracoles com gelo na pista.
Esse site te dá uma boa informação sobre os "pasos fronterizos": www.gendarmeria.gob.ar/pasos-fronterizos/
Quanto a sua moto, é show de bola. Faça uma boa manutenção pré-viagem que ela os leva e trás numa boa.
Um grande abraço, obrigado por participar e estou às ordens p/ qquer dúvida.
Muito obrigado pela atenção, Paulão!
Estou gostando demais de seus vídeos, dicas de quem entende do assunto ajudam muito!
Sobre eu ir em julho, infelizmente meu serviço só me libera pra tirar férias em julho ou em janeiro. Aí como eu queria ver a neve (e parece que o visual é mais bonito lá no inverno), estou pensando em ir em julho msm. Tenho que reservar uns dias a mais pra se casa fecharem a rodovia, não atrapalhe o cronograma.
Vc tem facebook? Seria muito legal se eu pudesse te adicionar pra te acompanhar por lá tbm.
Grande abraço!
Paulão, mais uma dúvida: nesse trajeto que eu citei (Florianópolis / Santiago / San Pedro de Atacama / Florianópolis, é preciso levar combustível extra em um galão? A Tenere 250cc tem autonomia de uns 400km.
Com certeza não. Vc vai em trechos muito habitados. O trecho mais complicado é antes de chegar em Antofagasta, ai vc pode percorrer uns 300 km sem postos. Meu único conselho é que se vc andou 150 km, já procure e pare no 1º posto disponível. Já faz um tempo que não falta gasolina nos postos da Argentina (Chile é tranquilo), de um modo geral, mas de repente acabe hoje e chega amanhã e vc perde 1 dia, ou então se estão descarregando gasolina e vc perde algumas horas (na Argentina, qdo descarregam eles fecham os postos). Qto a consumo, as motos pequenas tendem a gastar um pouco mais na altitude ok? Espero que tenha ajudado. Obrigado por participar.
SENSACIONAL! Algumas dúvidas para um iniciante como eu: para sair do Brasil, qual a melhor rota/fronteira? Como funciona a entrada na Argentina e Chile? É burocrático o lance de aduana? Já ouvi falar que no Chile não basta ter o seguro Carta Verde, procede? Não precisa de passaporte? Abração brother!!!
Roger, to às ordens p/ qquer dúvida. Caso eu não saiba na hora, posso me informar e te digo. Qto ao que perguntou, vamos lá:
- Na Arg e no Chile, vc entra com o passaporte ou mesmo a identidade. os processos são simples. Habilitação e moto no nome tb são necessárias. Uma autorização registrada em Cartório qdo a moto não está no seu nome.
- Carta Verde só é válido no Mercosul. No Chile não vale, lá vc tem que fazer o SOAPEX, (não há mais obrigatoriedade, mas eu sempre faço) que é bem simples de fazer (pela net). p/ uns 10 dias deve ser algo próximo a 20 dólares e vc paga no Cartão de Crédito. Te enviam a apólice por email, vc imprime e boa. Mas veja bem, tanto um qto o outro são só p exigências internas. P/ te socorrer mesmo vc tem que contratar um daqui do Brasil, que é válido no Mercosul e p/ que te cubra no Chile, tem que fazer a Extensão de Perímetro. Pode parecer complicado, mas tenha certeza que é ... Isso tem que ver bem antes de ir. Abraço
Perfeito! Valeu pelos esclarecimentos!
Para sair do Brasil, melhor por Foz e entrar pela Argentina?
Esse caminho é o que sempre faço. Até pq Foz é um lugar lindo tb e vc pode passar uns dias aqui
Paulão Ice Será um prazer passar por Foz, além das belezas naturais, não posso deixar de passar na sua casa kkkkk. Parada obrigatória!
Boa tarde Paulo, adoro assistir seus videos, são excelentes!!! Pretendo fazer uma viagem ao Atacama em janeiro de 2020 e quero fazer o caminho que você fez passando por Termas do Rio Hondo. A minha duvida é sobre o trecho restante Rio Hondo ate o Atacama, você poderia me informar como você se programou para transpor essa distancia ? ( Cordilheira, Aduana chilena e loca onde pernoitou)
Desde já agradeço o compartilhamento de suas experiencias.
Wender Paixão
Agradeço as palavras de incentivo Wender. Me mande um e-mail (paulao.ice@hotmail.com) e escreva esse mesmo texto, p/ que eu não me confunda, que te mando umas dicas que tenho sobre esse roteiro. Abraço
Bom dia sr Paulão , vídeo show top liiiikeeee parabéns papo dez , tiro o chapéu p/ SR + um inscrito no seu canal e SR poder inscrever no meu fico muito agradecido , bom fim de semana liiiikeeee !
Opa, obrigado ... claro que sim, mas primeiro me chame de Paulão só ... nada de Sr ... kkkk ... ok brother? Abração
Paulão fala um pouco de um exemplo de quem quer viajar para o Atacama mais que mora em João Pessoa qual e a meilho rota para quem tá no Nordeste do Brasil existe uma rota favorável para essa viagem cará
Brother, tenho amigos de Recife que fizeram uma viagem top. Olha o canal da "Rosa e Lu na Estrada". Pergunte a eles sobre isso que podem te dizer muito mais do que eu. Abraço
excelente vídeo, vc rodava quantos kms por dia quando vc foi com a XRE?
Opa, Valeu, então, fui com uma XRE. A distância variava a cada dia. Não adianta fixar isso, pois depende muito do tipo de caminho e das cidades onde vc pode ou não ficar. Tinha dia que a gente só fazia turismo ... Mas deixa eu te dar alguns números p/ vc ter noção: no 1º dia, fomos de Foz do Iguaçu a Saenz Peña,: 830 km. Essa foi a maior distância que percorremos em 1 dia. Não foi a mais difícil. Acho que ai foi o trecho de 350 km do Paso Sico (120 de asfalto e 230 de rípio). A motinha foi guerreira ...
Paulão Ice agradeço pela retorno quero fazer essa viagem saíndo de Manaus, pela 319 fui até Porto velho ano passado sozinho para ver como seria depois do que falou no vídeo penso que Atacama eh uma viagem "realizável" .
Eu passei por Porto Velho quando vim de Machu Picchu ... é um caminho bonito p/ vc fazer tb. Ir ao Acre e seguir em direção a Puerto Maldonado no Peru. A estrada é linda; Tem muita região de Cordilheira e bem alta, tem que tomar cuidado e planejar, mas se vc passou pela 319 já tá apto a ir p/ Marte ou além .... Abração
Paulão Ice kkkk vc tá certo 319 eh pedreira
Eu ia pescar todo ano em Balbina. Faz uns 5 anos que não vou, mas fiz grandes amigos lá. To com uma viagem de moto prevista p/ lá. Mas isso ainda está só nos planos. Se der certo vou pedir umas dicas p/ vc ok? Abraço
Paulão como foi o comportamento da xre na viagem?
Cesar, foi perfeita. Faltou um pouco de potência na altitude, cheguei a "bater" 2ª em uma serrinha a 4800 m, mas nada que eu não esperasse. O único contratempo foi uma corrente que quebrou 1 lado da emenda. Vi antes de arrebentar. P/ mim foi defeito de fabricação da corrente, pois tinha só 6 mil km. Eu tinha levado uma de reserva, troquei e fiz o restante da viagem tranquilo. No restante ela foi perfeita. Faria tudo de novo com a mesma moto. E olha que ela é 2009/10, das primeiras, as consideradas problemáticas, e qdo sai p viagem, tinha 31 mil km. Faça uma boa manutenção pré viagem e bora p/ estrada meu amigo. Obrigado por participar. Abração
Olá Paulão td bem?
Suas dicas são muito importantes ao meu planejamento para o Atacama, principalmente sobre como encontrar e marcar aduanas e postos de combustíveis no mapa com ajuda de sites argentinos e chilenos. Isso ninguém explicou até aparecer seu vídeo. Gostaria de saber se você pode me passar um roteiro que você já fez com sugestões de pernoites até o Atacama a partir de Foz do Iguaçu, que é o local por onde pretendo sair do Brasil rumo ao Atacama. Em um de seus vídeos você comentou que a partir de Susques começa a subida da cordilheira e mesmo sendo um trecho com pouca distância (perto de 290km) até o Atacama, leva-se muito tempo por conta de aduanas e porque o trecho é bastante sinuoso e também muito propício a várias paradas para fotos e filmagens. Estou ciente que cada um tem um gosto diferente ao programar viagens, mas sua experiência seria muito importante para uma viagem tranquila, pois pretendo ir sozinho. Pretendo fazer um roteiro que já deu certo e fazer minhas pequenas adaptações caso seja necessário. Minha prioridade é por terreno asfaltado, pois vou de scooter. O meu limite é não fazer percursos noturnos haja vista as particularidades da região. Parabéns pelos seus vídeos, são muito bons e simples.
Legal Luiz Afonso, muito bom. Estou com uma viagem ao Atacama de Biz "no forno" também. Creio que conversar sobre isso seja meio extenso, caso façamos uma troca de informações com muita riqueza de detalhes como o assunto pede. Vc não gostaria de conversar pelo email? Caso prefira tb, meu email é paulao.ice@hotmail.com . Sobre o que me perguntou é o seguinte: Eu tenho alguns roteiros com os locais onde dormir, inclusive o nome dos hotéis, mas só p/ motos com maior desempenho que uma scooter. Quer dizer, os trechos são maiores. Não sei qual a sua ideia de "tamanho" de trecho. Já fiz 430 km de Biz no mesmo dia e levei 7 horas. Creio que algo entre 500 e 600 km seria possível, desde que vc vá sozinho mesmo ou com alguém com o mesmo objetivo (turmas maiores tem a tendência de demorar mais em lojas de conveniência e abastecimento). Claro, não sendo um trecho de cordilheira, onde acho que metade disso seria o indicado. Nesse mesmo vídeo, coloco 2 opções de trajeto, pelo Chaco ou por Termas do Rio Hondo. Basta definir as cidades em função do "tamanho" do trecho diário. Qto a Susques, a gente começa a subir antes. Purmamarca está a uns 2200 m de altitude. A gente sobe a Cuesta de Lipan e chega a perto de 4200 m. Desce até Salinas Grandes (acho que uns 2400 m) e sobe de novo até Susques (3400 m). De Susques seguimos rumo a Aduana Arg/Chi (Paso de Jama - 4200 m) e subimos até perto do Licancabur (4800 m) e depois desce a San Pedro a uns 2400 m. Os 2 trechos Purmamarca - Susques (390 km) e Susques - San Pedro de Atacama (290 km) são muito bonitos com atrações diferenciadas o que faz com que paremos muito. Isso causa demora, além de um motor pequeno "sofrer" muito na altitude (aconteceu com a XRE, imagina como serão nossas scooter´s). Vc está certíssimo em não rodar a noite, aquela região é perigosa e pode ser fatal no caso de um acidente a noite sem socorro em tempo hábil. Todo esse roteiro que coloquei no vídeo, como exemplo, é asfaltado. Espero ter ajudado um pouco. Abraço e estou às ordens.
Sim amigo, mais tarde lhe enviarei um e-mail para conversarmos melhor. Minha scooter é um pouco grande, é uma Yamaha T-Max 530. Já fiz percursos no Brasil de 1.350km no mesmo dia, mas já conhecia a estrada onde passei a parte noturna. A velocidade de cruzeiro que costumo manter é de 120 a 130 km/h, onde ela é mais econômica.Sua aventura de biz parece ser muito legal, mas vc está bem perto da fronteira. No meu caso partirei do RJ. Tenho uma nmax tb para uma aventura de menor cilindrada.
Ahhhh amigo, com esse motão vc vai a a qualquer lugar, não precisa se preocupar. Fiz uma viagem super tranquila com uma XRE 300, andando a 105 - 115 km/hr e não passei nenhum momento estressante e nem precisei rodar a noite. Abraço
Paulão Ice mandei um email pra vc ontem. Abc amigo.
Paulão Ice costumo viajar na velocidadr da via e pela velocidade vc tb faz isso. O importante e chegar tranqüilo e sem correrias.
Boa tarde, muito legal os teus vídeos, estou pesquisando para fazer uma viagem para o Atacama, e teus videos estão sendo bem interessantes. Estou montando o roteiro básico das cidades para dormir, e posteriormente abrir os detalhes de cada dia, e cheguei nas cidades abaixo, mas vi que você parou em cidades diferentes, o que você indica ? Forte abraço: Canoas, RS/São Borja/Sáenz Peña, Chaco, Argentina/San Miguel de Tucumán/Salta/Susques, Jujuy/San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile/Hand of the Desert, Antofagasta, Región de Antofagasta, Chile.
Tudo bem amigo? Obrigado pela força e por participar. Então, vamos lá qto ao roteiro. Primeiro vc tá no caminho certo só de desejar ir ... isso já é mais de 90% de chance da viagem sair. Não sei qto tempo vc tem p/ viajar, de repente esse pode ser um limitador, mas eu teria como sugestão, se é que vc me permite, de Santiago del Estero vc seguir em direção a Termas do Rio Hondo, Tafí del Valle, Cafayate e depois a Salta. Provavelmente leve 1 dia a mais do que ir direto a Salta. A região é bem mais bonita. A Quebrada de Cafayate é lindíssima. Depois da Mão do Deserto vc pretende voltar por Jama mesmo?
Dei uma olhada, dá sim para fazer esta passagem por Cafayete. Eu dei a ideia, e estamos decidindo ainda o caminho da volta, a minha sugestão é descer pela costa do pacífico até Viña Del Mar, passar por Mendoza, Santa Fé e Uruguaiana, tenho 20 dias, mas não sei se todos também vão ter esta disponibilidade, ou teremos que voltar pelo mesmo caminho. Fechando o roteiro, vai demorar um tempinho, eu passo os detalhes pra ti e se tu puder ajudar com mais dicas de alguma região, algum lugar pra não perder de ver... agradeço. Forte abraço.
Cara, show vai ficar hein? Dá até coceira de vontade de fazer isso tb. Viu, vá acompanhando bem a situação dos Pasos nos sites que eu dei no vídeo "Você na Estrada - ...". Exatamente o Paso Cristo Redentor, onde vc pretende passar sentido a Mendoza, acabou de abrir agora meio precariamente. A estrada havia sido cortada pelas chuvas e desbarrancamento. Não precisa se assustar, isso é meio que normal naquela região. Só falo p/ vc ficar esperto um pouco mais próximo da viagem.
Estou coletando o máximo de informações, vamos ver até aonde os brothers irão encarar. E depois eu mostro pros "experts" pra ver se é isso mesmo, e ajusto o que for necessário. Sabendo que por mais que seja programado, na estrada temos que nos adaptar a situação.
Ah.. sobre troca de óleo, é aconselhável, é preciso levar ?? pois são uns 4 litros... peso e espaço.
meu irmão,olha eu mais uma vez aqui rs, viu,onde eu compro os 3 baus pra colocar na moto ? tem algum suporte que encaixa ?
Tem muitos fabricantes. Não me lembro se vc falou qual o modelo da sua moto p/ mim. Se falou, desculpe, acabo confundindo. Geralmente o Bau superior vem com um adaptador específico p/ cada moto. Nas laterais vc vai ter que comprar um Afastador de Alforge, que tb é específico p/ cada moto. No meu caso foi assim: na XRE, eu comprei um bauleto Givi e para as laterais comprei 2 mochilas mesmos, no lugar dos alforges. Instalei um afastador de alforge e boa ... funcionaram perfeitamente e saiu bem barato. P/ a BMW já não deu. Comprei os baus laterais originais mesmo e o superior foi presente de um amigo que fez de alumínio. Ficou muito legal e reforçado. Dá uma buscada no ML. Sempre tem alguma coisa anunciada lá p/ vc tomar como base. Abraço
abraço,você tem facebook ?
Sim: "Paulao Ice" tb
você é de foz ?
Sou
Grande Paulão... Pra pegar neve. Mas com segurança, se consegue em maio? Ou só em outubro? Um amigo ia em maio. Mas devido a greve dos caminhoneiros no ano passado. Eles foram em junho, e estava quase intransponível. Chegou num ponto que não sabiam se continuavam ou voltavam. Mas seguiram. Vimos vídeos. Incríveis!! Mas perigoso demais.
Neve com segurança de moto? Não combina bem isso né brother? Gelo na pista é um dos Bicho Papões p/ moto. A Cordilheira é meio imprevisível. Esse ano houve nevasca em Janeiro e Jama, por exemplo, ficou fechado uns dias. Nos meses de inverno a chance de pegar neve é muito maior e a possibilidade de ter o Paso fechado por uns dias é grande. Abraço
@@paulaoice9214 obrigado Paulão.. absorvendo conhecimento kkk
Paulão, poderia disponibilizar esse roteiro?
Claro, me solicite no email paulao.ice@hotmail.com que te envio. Abraço
Outra dúvida que estou tendo é com relação a dinheiro. Comecei a adquirir os dólares, hj mesmo comprei U$ 300,00 e pretendo comprar uns U$150,00 por mês até novembro, o que vai dar uns U$ 1.500,00 em espécie. O que vc sugere: Levar mais em dólar ou em Pesos Argentinos e Chilenos? Vou levar o Cartão mas só vou usar em caso de necessidade. Serei eu e minha esposa, qual a base de valores, aproximado, devo levar em cada moeda pra esses 20 dias?
Veja o vídeo que falei sobre isso: ruclips.net/video/ZK622tQ6H2s/видео.html ... sempre faço como falo no vídeo. Os valores que vc vai gastar por dia, dependerá de vc. Eu sozinho, em modo econômico, gasto perto de 70 dólares por dia, Agora eu e minha esposa gastamos sempre perto de 160 dólares por dia, mas veja bem, com ela eu acabo pegando hotéis melhores, comendo melhor ... etc (nessas estimativas estão inclusos tudo, combustível, hospedagem, jantares, passeios, lembranças ...). Depois do vídeo, se tiver mais alguma dúvida, volte a me chamar. Abraço