Já disse Freud: "antes de se auto diagnosticar com depressão, certifique-se antes de que não está de fato, cercado por idiotas". Ou seja, talvez você não se sinta um lixo, ou triste, ou sem alegria, ou sem vontade, etc, mas sim, as pessoas a sua volta que estão mexendo com seu psicológico a tal ponto de te aprisionar em si mesmo(a).
Sou professora e não concordo com o sistema educacional. Meu Deus é um inferno. Não dá pra trabalhar sem tomar remédios. É uma loucura. Sempre fui sonhadora pra servir a sociedade e ajudar as pessoas a ter esperança, construir seu próprio caminho, sonhar, ter esperança...mas até eu já perdi a minha depois de 18 anos em sala de aula não sou mais a mesma pessoa. Vi muita coisa que não pude fazer nada pra melhorar. Sinto muito Brasil. Procuro fazer a minha parte é muito sofrido e difícil.
Forças pra vc guerreira, se perdeu as esperanças nisso tente se apaixonar por outras coisas, mas não deixa essa negatividade tomar conta de ti, Boas energias pra ti ❤️
Se você sonha com liberdade e realização isso não vai acontecer dentro do moedor de carne que é a instituição subserviente da burocracia. Já ouviu falar em trabalho voluntário? Tenho certeza que você poderia encontrar outras pessoas com os mesmos valores e vocês podem desenvolver um projeto juntos. Anestesiar não resolve.
Minha amiga sei o que está passando tbem sou professora, e sofro, só um exemplo, tive uma aluna que sempre tocava suas partes íntimas, achei estranho pra uma criança de 3 anos, informei a direção que prontamente chamou a psicóloga pra fazer uma entrevista com a criança, e realmente era abusada dentro de casa, qdo informamos a mãe e as autoridades ela disse que era mentira tirou a criança da escola e nunca mais a vimos, as vezes acordo a noite pensando onde está meu bebê, sofrendo nas mãos de pais doentes, choro muito, mas se eu não for forte entro em depressão.
Moça por mais que seja um inferno te aconselho a tentar ir batalhando sem os medicamentos. Isso só piora as coisas. Sei que é difícil, mas é possível. É possível encontrar o equilíbrio.
@@PedroHenrique-hu1md verdade. A indústria da idiotização é um investimento muito rentável. E o Twitter nos dá a dimensão disso.é só ver as pessoas que ficam nos trend topics .É só ex BBB,ex fazenda,imitador de foca,subselebridade e por aí vai
Po gente, cuidado na interpretação do video. De forma alguma, o convidado está falando que o uso de remédios é errado. Ele está questionando o uso abusivo na sociedade, de forma muito contundente por sinal. Porém, em diversos casos, o uso de medicações é sim necessário pra tratar diversos transtornos mentais. Eu tenho TOC, e passei por alguns momentos muito complicados devido a isso. Só com acompanhamento de terapeuta, psiquiatra e medicações que consegui começar a fazer um tratamento efetivo na minha situação.
Concordo, mas é justamente isso que está acontecendo. Pessoas adoecendo, por conta dessa sobrecarga de informações, inversões de valores, falta de clareza no próprio sentido da vida. Talvez se a sociedade não estivesse tomando o rumo que está, pessoas como você não teriam desenvolvido TOC. Jamais saberemos. Inclusive de antemão recomendo Ansiedade: Como enfrentar o mal do século de Augusto Cury. Já é um começo pra revermos alguns conceitos como por exemplo: O que realmente importa?
@@Fabio_de_Souza Ah, isso sem dúvida. É o que eu falei, acho a crítica bem contudente. O Yuval Harrari que escreveu Sapiens e Homo Deus fala uma coisa bem simples mas legal sobre isso: ninguém é especialista em tudo (sociologia, economia, psicologia, medicina, meio ambiente), por isso não tem como responsabilizar alguém por mudanças sociais que reestruturassem o sistema.Os próprios líderes políticos não tem como fazer isso, não só por falta de capacidade técnica mas pela visão egoísta que o cargo deles requer. O problema é fácil de disgnosticar, o foda é lidar com ele. Dentro desse âmbito, alguém como eu nada mais pode fazer do que aceitar e tratar os sintomas da sociedade atual que se manisfestam em mim hahaha talvez se eu fosse um caçador coletor no melhor estilo humano clássico, não teria esses problemas psicológicos, mas uma sociedade dessa, "mais primitiva", também tem diversos outros problemas e fragilidades que a nossa não tem
SIm, mas foi o que ele falou. Ele deixou bem claro a questão de estar falando da parte filosófica da coisa. Do mal da sociedade anestesiada sem resolver de fato os problemas!
Sou professora, trabalhava 40 horas e comecei a me medicar....percebi que o remédio estava me deixando pior e percebi que o excesso de trabalho que estava me adoecendo. Reduzi 20 horas e escolhi ficar sem as turmas que mais me adoeciam. Fiquei muito melhor do que antes. O que eu gastava em remédio e passagem para trabalhar um turno a mais era quase a diferença de salário que eu recebia. Hoje, bem melhor das minhas crises de ansiedade eu trabalho 30 horas e NUNCA MAIS aceito trabalhar mais que isso. A educação adoece os professores sim. Amo o que faço e por isso não faço mais que minha saúde suporta. Não deixo mais o meu trabalho me adoecer. Mas infelizmente aprendi isso na marra,....meu médio só dobrava meus comprimidos. Começou com 1 fluoxetina....aumentou para 2 e depois um clonazepamzinho para evitar a insônia que eu nunca tive antes da fluoxetina. Quando eu percebi que os remédios para tirar a ansiedade estavam me deixando pior me libertei, mudei minha rotina e melhorei. Tivesse assistido À Deriva anos atrás não teria passado por isso. Parabéns!!!
Fez certo, só medicar e medicar e não vê a real causa daquilo e evitar a medicação. Isso é se envenenar aos poucos!!! Sou mega ansiosa e o psiquiatra disse que tenho transtorno de ansiedade e me medicou qua do eu tinha 19 anos. Eu parecia uma zumbi, chegou ao ponto de ter ataque de Pânico. Coisa que eu nunca tinha tido na vida e ele disse que não era o remédio e sim algo que eu já tinha disposição e me receitou o mesmo. Peguei e não tomei mais por conta própria,não voltei mais lá e mudei meu estilo de vida. Comecei academia e mudei alimentação,melhorei 80%. Não vou dizer que foi 100% pq transtorno é algo que ao meu vê não tem cura. Mas tô controlando da melhor forma possível...
No meu caso, antes dos remédio eu tinha frequentemente crises de pânico, vivia igual um zumbi e não conseguia fazer nada por causa da ansiedade. Então o remédio é muita vezes a salvação pra algumas pessoas.
@@Sara-jg2om sim, quando tem necessidade sim mas quando não tem e só terapia ajuda então é um veneno. Acaba as vezes até aparecendo como no meu caso que eu nunca tinha tudo ataques de Pânico.
Colega, tô há um ano e meio na profissão, ensino fundamental, e já estou vendo sinais preocupantes na minha psiquê. Tenho 30 horas, 25 em sala. Mas, são tantas burocracias e e exigências que vou pra 40 horas ou mais. Tô tentando equilibrar minha vida profissional, pq ser professor no Brasil não é fácil...
Caralho meu, que cara incrível! Eu já passei por terríveis infernos emocionais, diariamente, durantes ANOS E ANOS; fobia social extrema, medo de tudo, depressão fodida... nem sei como sobrevivi a isso tudo. E, MESMO ASSIM, sempre me RECUSEI a tomar estas porcarias, por saber, intuitivamente, que ia ser uma merda, pois ia me anestesiar, e eu não precisava me anestesiar, precisava MUDAR! Muita gente já me aconselhou tomar "remedinhos", mas eu não quis. Legal ver alguém defendendo isso com tanta ênfase e propriedade. Show! E, pra variar, este conteúdo de qualidade provém do nosso grande Arthur Petry!!!
Mas não se pode generalizar mano, como ele bem explicou, existem casos e casos, o seu poderia ser o caso de depressão leve onde não teve necessidade de medicamento. Eu digo isso porque minha mãe teve depressão grave que chegou a tentar suicidio, e hoje graças aos medicamentos ela está no quadro de leve/mediano tendenciando a leve ainda sendo medicada. Os efeitos colaterais são ruins? São, porém a doença em seu estádio médio/grave é pior ainda.
Concordo com você, e vou um pouco mais além. As pessoas se anestesiam com álcool, Maconha, cocaína... As pessoas não querem enfrentar a vida como ela é, precisam de algo para sair com amigos? Trabalhar? Festejar? Encarar tristeza? Somos uma sociedade de zumbis
@@hugopsa8553 A triste realidade é que, não são todos que superam os seus infernos internos. Eu superei o meu, assim como o nosso colega acima. Mas não é o caso de todos, o que ele incentiva é que cada um vença o seu próprio inferno, mas a gente sabe que não é sempre assim.
Tbm tive essa intuição, e me salvei. Estava muito ansioso e desenvolvendo ataques de panico por causa do trabalho, trabalhava como Suporte Helpdesk, meus colegas e até o psicologo diziam que isso era normal do trabalho, que eu deveria tomar um ansiolítico e fazer terapia para controlar, mas não botei muita fé no tratamento, então decidi tentar trocar de profissão, quem sabe o problema fosse só o trabalho né? Acertei na mosca, quando eu larguei meu antigo emprego, eu já estava na faculdade, mas alem disso comecei a estudar ingles, espanhol e tirar um monte de certificações, e ainda negociava NFTs, trabalhava e estudava o dia todo, dormia 3~4 horas por dia, eu mesmo assim eu estava na maior paz, dia super produtivo e nada de ansiedade. E digasse de passagem eu tava ganhando mais $ tbm
Exatamente. Eu tive depressão foi muito difícil, mas percebi que lutando contra os pensamentos negativos,valorizando e me amando,perdoando e trazendo a memória coisas boas apesar das circunstâncias da vida. A fé em Jesus Cristo foi muito importante na minha cura. Parabens doutor pela reflexão filosófica.
Pra mim o mundo é cinza, e nada mais me surpreende. Talvez eu precise me apegar mais a fé espiritual pra mudar isso, acredito em Deus, mas...nada mais que isso. Eu me sinto "acordado" e não tenho vontade de procurar um jeito de mudar, pois acho e sinto que estou "fora da Matrix" por assim dizer, e vendo a verdade do que esse mundo podre é, e não pretendo me Anestesiar com falsas visões e sentimentos de felicidade pra me sentir melhor. Sei que há coisas boas por aí, mas não serão essas coisas que me cegarão novamente...
Penguin Eu tb pensava assim, mas é exatamente o que o demônio quer, que nós super valorizemos a negatividade e nos tornemos amargos e ingratos. Por isso é tão importante focarmos no positivo, no amor e na gratidão, não por causa desse mundo mas por fé e esperança em Jesus que Maravilhas já fez na minha vida!
@@DougMarv Amém por isso nós que estamos cansados devemos ir de encontro a ele. O mundo se torna cada vez mais pesado,sem Cristo não podemos e nem conseguimos suportar sem enlouquecer com tanto caos.
Enquanto outros podcasts brigam por se acharem donos um dos outros , tem esse com ótimas entrevistas excelentes explicações e lógico o melhor entrevistador.
MUITO OBRIGADA!!!! Forças do mundo colocaram esse vídeo na pagina inicial do youtube pra mim, fui chamada na escola hoje e depois de dois anos sem ir a escola, meu filho foi taxado com T.O.D pois ele acha a escola chata e não quer ficar sentado lá escrevendo e lendo por 5 horas. Ta errado em não sentar e fazer, precisa de limites e saber que pra tudo tem hora, e isso é minha responsabilidade e do pai também, mas taxar a criança e desistir dela é muito mais fácil. Estão sendo ensinados desde pequenos que desistir e passar para o próximo é mais fácil!
Minha irmã está com depressão grave, era bem gordinha hoje está super magra. Eu tenho depressão leve e todo dia é uma guerra que travo pra não chegar ao ponto da minha irmã. Faço academia, mudei minha alimentação e melhorei muito.
VIVI 20 ANOS de relacionamento abusivo, violência física, psicológica e patrimonial. As feridas demoram anos pra cicatrizar, mas algumas nunca fecham, nos tornamos pessoas desconfiadas e duras, não consigo me relacionar emocionalmente pra namorar ou casar. Na minha cabeça todos são iguais e vou sofrer o mesmo de novo. Já fiz terapia, tomei remédios, mas pra melhorar, é só o tempo e o estar "desperto" como ele diz. Que pessoa sensata pra falar!! Parabéns...
As pessoas só fazem com a gente,aquele que a gente permite,se vc acha que merece migalhas é isso que vc vai ter.Bom 🧠👊👊👊👊vira a mesa,quebra td,mostra a tua ira,da defesa.
@@luparralego4610 Somos filhos de Deus,com capacidade infinita,não romantizo o negativismo,penso positivo apesar das circunstâncias,essa sou Eu Sou?td que Eu gravar no Subconciente 95%.Pensar;sentir,e agir,na mesma frequência,Livre-arbítrio. 🙌
@@May.Marquez La fortaleza viene cuando el dolor termina. Mientras se está reprimiendo el dolor, se pierden fuerzas para reprimirlo. Cuando el dolor termina, vuelven las fuerzas. Nunca es bueno vivir dentro del dolor. Lo mejor es solucionar y terminarlo. Ni anestesiar ni reprimir. Pero vivir envuelto del dolor tampoco. Eso no deja nada positivo. Eso no enseña nada. Con dolor nadie despierta.
Sou professora, tenho doença autoimune e depressão. Tomei medicação somente nos períodos em que estive com problemas mais graves, pois são necessários. Minha pior crise foi em função do trabalho. Ao longo dos meses de tratamento, (ou anos) ao perceber que estava bem, segui com terapia e autocuidado, sempre observando a doença e os sintomas.
Puxa vida, que reflexão maravilhosa. E é isso mesmo. Estamos nos prendendo, todos os dias de nossas vidas em cadeias sem trancas. Nosso emocional abalado, faz com que nós busquemos os paleativos que conhecemos, só para "aliviar" aquele mero instante. A grande máxima de hoje em dia, por que resolver esta coisa, se na verdade eu posso simplismente conviver com ela?! Essa anestesia gera conforto e o certo era gerar confronto. Sábias palavras desse doutor. Muito Bom.
Sou musico esse video me fez pensar sobre muita coisa que eu nunca tinha notado. Estou até pensando em fazer uma canção com esse tema! Realmente muito esclarecedor.
Sensacional, até que enfim alguém teve a coragem de dizer isso e romper com o absurdo da corrupção da indústria dos remédios para depressão e afins. 👏👏👏
Sobre relacionamentos abusivos: vivi em um por 10 anos, só percebi o quanto me fazia mal porque comecei a fazer terapia... tinha uma angústia em mim muito grande mas não percebia que vinha do meu relacionamento... só fazendo terapia fui entender e com muita dificuldade consegui sair... se tivesse me medicado sem procurar a causa do problema com certeza estaria nesse relacionamento até hoje... amei esse podcast... parabéns aos envolvidos
Chocante, profissional sem papas na língua, destruir para reconstruir, é algo que toda a sociedade vai precisar, juntos, para mudar, sair da zona de conforto e mudar
O entrevistado falou algo tão profundo que pode ser tachado como louco. O caos é realmente o caminho para mudanças e melhor ordenamento social, econômico e político. Esses problemas individuais de anestesias que ele citou é de fato o freio para o amadurecimento coletivo.
Passei por um psiquiatra que era um terror de profissional. Eu me automutilava na época, ele me perguntou se eu fazia aquilo para chamar atenção, debochou. Eu já sabia que passaria por isso pois soube de caso dele culpabilizar uma mulher que foi vítima de abuso sexual. Imagino o quanto de pessoas saíram dali com a autoculpabilização mais acentuada. No final era certo conseguir os remédios. E infelizmente a mecânica é essa mesmo.
Já tive experiências muito parecidas com a sua. Muitos profissionais ironizam e debocham do que estamos falando, principalmente se somos mulheres. Não consigo entender como alguém que é médico pode ser tão despreparado para lidar com a MENTE de outro ser humano. A maioria mal olha na cara da paciente e já entrega a receitinha, criando um ciclo de medicação por anos e anos. É revoltante!
@@furundum pois saiba que há muitos psicopatas e narcisistas perversos nestas áreas, eles aprendem com a profissão ainda mais como prejudicar e manipular pessoas.
Será porq alguns profissionais entendem de linguagem corporal ? E sabem quando alguns pacientes não tem expressões genuinas ,quando falam de algumas situações? Ora, se o pisicológo for falar o que o paciente quer ouvir, seria sem nexo. Muitos profissionais entendem de linguagem corporal! Justamente para não serem enganados pelos seus pacientes! Só assim eles poderão ter um caminho para direcionar essa pessoa.
Ótima colocação o uso da medicação não deixa vc descobrir o quanto vc e forte e superar tudo isso... me separei numa situação traumática...com três filhos hj com muita terapia venci hj meus filhos são formados independentes e eu voltei pra sala de aula pra ajudar outras pessoas a superar e vencer...e não tomei remédio nenhum mas trabalhei e cuidei dos meus rebentos...🌹👏👏👏👏🙏
A grande questão é o acesso aos recursos como tempo e dinheiro para investir em psicoterapia? Hoje em dia vivemos em sofrimento por diversas frentes na sociedade e o que as pessoas buscam é minimizar suas dores, de forma rápida, para continuar seguindo.
Porém o remédio apenas varre a sujeira pra debaixo do tapete. Para se curar é preciso encarar o problema de frente, a raiz do problema. Condições financeiras é fator limitante sim, porém com a internet as coisas estão muito mais acessiveis. Tem muitos vídeos que ajudam demais, alguns até mais que alguns psicólogos. Fora isso tem muita literatura que ajuda demais a tratar a raiz do problema. Compreendo seu comentário, porém varrer a sujeira pra debaixo do tapete só piora as coisas.
PERFEITO!!!! PARABÉNS Á ESSE PROFISSIONAL EXTREMAMENTE QUALIFICADO!!! PASSEI POR DIVERSOS PSIQUIATRAS E PROFISSIONAIS DO RAMO , PORÉM EU SENTIA E NO FUNDO EU SABIA QUE EU NÃO ESTAVA TRATANDO A DOR E SIM ME ANESTESIANDO PRA PODER SUPORTÁ- LA !!!!
Excelente! O remédio realmente em alguns casos será apenas um anestésico. Esse homem ajudou de verdade a paciente dele. Muita consciência esse profissional...e muito amor para com seus pacientes.
Nossa...que reflexão tremenda. Me acordou. Mesmo sendo uma abordagem filosófica, ela responde muito da nossa incapacidade de superar nossas dores e desafios. Temos medo de enfrentar a vida e vivemos como zumbis, anestesiados para suportar o que devíamos mudar. Obrigada doutor.
Caralho mano, que trecho foda, esse episódio deve valer muito a pena, esse Arthur aos poucos está construindo um dos melhores podcast do Brasil, parabéns pelo trabalho
Caramba!!! Que forte esse relato, faz a gente enxergar nossos problemas psicólogicos de outra forma. O Dr. Tem toda razão, o desconforto pode ser a única forma da gente mudar padrões de pensamentos negativos, auto depreciativos e por aí vai..
SENSACIONAL !!!!!👏🏻👏🏻👏🏻 A lucidez e a clareza das colocações do entrevistado são perfeitas!! “O que confere sentido à vida é a morte”, O amadurecimento só se dá se vivenciarmos nossas dores e as elaborarmos . Sistema educacional falido, fonte de sofrimento e doenças mentais . Parabéns !!!
Durante a pandemia eu tive um caso leve de depressão (e quem não teve?) e dou graças que os remedinhos existiram. Sim, a minha situação se dava por uma condição externa, mas a minha raiva e o meu luto me deixaram cega demais para fazer uma auto-avaliação e criar boas estratégias de enfrentamento da crise. Eu precisava tirar uma carga emocional para ME AJUDAR a sair da lama (mesmo fazendo exercícios todos os dias, comendo bem e com terapia, não conseguia melhorar. depois eu vi que minha situação se tornou química, eu estava com serotonina baixíssima e falta de vitamina B e D). E quem fez isso foi o remédio. Eu me tirei da lama, o remédio só foi um ajudante pois psicoterapia não estava sendo o suficiente. Ele foi um mero contribuinte para baixar minha ansiedade em momentos de pico, ponto. Não fiquei entorpecida ou anestesiada, não foi "mais fácil", apenas menos difícil. Tive ainda que enfrentar o problema, amadurecer, e aprendi muito com essa trajetória.Agora posso até chegar num ponto de desmame, porque provavelmente não vou tomar o remédio para sempre, mas só vi a importância de tomar depois de usá-los, na real. Antes, eu também ficava fazendo descaso e dizia que quem usava era fraco. Quem diria... PS: Meus efeitos colaterais foram bem baixo, quase inexistentes. Ou seja, o remédio teve um efeito positivo. É pra isso que serve o psiquiatra, pra entender até que ponto o remédio está fazendo um efeito mais positivo que negativo na pessoa. Eu agora defendo isso: cada caso é um caso, e psiquiatra tem que tomar as atitudes mais responsáveis possíveis sem que essa discussão se torne uma "demonização" ou uma "romantização" dos remédio psiquiátricos.
Tenso... e eu quero não quero tomar remédio estou precisando. Tratar ansiedade e depressão é barra, que Jesus tenha misericórdia e cure quem está passando por essas lutas.
Sensacional...eu me curei de depressão moderada com terapia alternativa, óleos essencial e florais...mas orava muito. A fé me curou. Nunca usei medicamentos
Achei fantástico este médico! Ele falou tudo que eu vivo. Prefiro tomar remédio do que tomar uma atitude! Deus está abrindo as portas para a verdade! Deus abençoe á todos vocês que lutam em prol do bem estar geral! Abraços!
Eu passei 4 anos tomando remédio de depressão...lutei e tirei foi em 2017...ano passado voltei a fazer terapia e eu sei que não preciso de remédio só mesmo tentar me encontrar novamente como pessoas, e minha psicóloga disse que só ia continuar meu tratamento se eu fosse pra um psiquiatra e eu não fui pq não queria voltar a tomar remédio, acabei que parei com a terapia....agora estou buscando outra
Nunca fui a maior fã de podcasts, mas olha.. a cada dia que passa eu me apaixono mais pelo À Deriva. Um convidado mais genial que o outro, e o apresentador sabe mediar perfeitamente bem os argumentos. INCRÍVEL! Concordo plenamente com o Dr. Pablo. convivo com fibromialgia e Transtorno de Ansiedade Generalizada, e tomei antidepressivos controlados por um bom tempo, mas cheguei num ponto que comecei a perceber que minha situação era muito mais afetada por fatores externos, do que pelo neurológico em si. Hoje não preciso tomar medicamento algum.
Parabéns por trazer profissionais que mostram estas verdades...o mundo está se entupindo de remédios ,drogas e lá na frente terão consequências ...E muitas vezes a solução está no controle da mente ...do psicológico .E enfrentar a causa dos problemas.
É por esse motivo que eu agradeço ao meu psiquiatra por ter me passando um remédio que no tinha efeito nenhum quando eu tava com depressão. Eu continuei sofrendo e fui obrigada a ir na fonte do sofrimento pra que ele cessasse. Hoje não tenho depressão e minha vida mudou completamente. Eu não sou nem 50% igual ao que eu era. Provavelmente nem 20%. E sou muito mais feliz agora.🤷🏻♀️
@@g.hudson5116 não era placebo, era um remédio de depressão mesmo, mas não surtia efeito em mim. Outras pessoas que conheço tomam e tem efeito, mas em mim não tinha efeito nenhum, a não ser ficar grogue, mas eu sentia tudo, então tive que ir atrás de ajuda.
Não é filosófico, é puramente comportamental. toda vez que você evita certos problemas, e eu digo certos problemas pq tem alguns que é indicavel evita-los, seu mecanismo de lidar com as coisas se torna uma mera fuga constante. isso se alastra pra toda a vida. eventualmente a gente não quer mais sair do quarto com o medo do que não aconteceu.
Sai de um relacionamento tóxico faz 3 semanas, Era julgado, humilhando e desmerecido diáriamente, Vi que durante 7 meses a pessoa não mudou e resolvi terminar, Tô Sofrendo muito pq foi a única Mulher que eu amei de verdade até meus 22 anos, mas eu perdi minha saúde mental ao lado dela, e sei que essa escolha minha dói, mas se eu casa-se se ia pior, é eu iria ter danos mentais pro resto da vida, podendo passar isso pros meus futuros filhos, então resolvi dar um basta, Tá sendo uma Luta difícil, acordo de madrugada e já pensei em tirar minha vida várias vezes, ( Dependência emocinal ) mas hoje com vídeos desse vejo que eu posso me curar e voltar a ser feliz novamente !
Já tomei vários antidepressivos q me trouxeram inúmeros efeitos colaterais. Atualmente tomo um q ajuda mto a reduzir o excesso de sono q a depressão me traz. Consigo trabalhar e levar a vida a contento. Tristeza não acabou de forma alguma, mas esse medicamento me ajuda nessa questão da vontade de dormir. Enfim, cada caso é um caso....
2:20 foi sensacional ouvir isso, ha algum tempo tenho ansiedade e digo, não é só contras, tem prós tambem, é pessimo ver que tem algo de errado com voce mas saber suportar isso engrandece demais a gente
Esta entrevista foi até para minha playlist! Em palestras médicas, este depoimento deveria ser dado, independente da especialidade. O aspecto filosófico ao qual o Dr. se referiu, prá mim, foi o principal. Fez uma análise digna de um Oscar! Parabéns!!!
Está entrevista foi ótima. Este médico, eh realmente um médico de valor. Parabéns ....o mundo necessita de médicos assim e entrevistador bom com boas reportagens. Amei!!!!!!
Minha vizinha foi professora e mudou pra cá pq é mais silencioso ela pegou trauma por causa dos alunos as vezes parece que tá morta não ouço nada de lá
Se tivesse oportunidade de curtir mil vezes eu faria. Colocação perfeita de um profissional que de fato quer ajudar seus pacientes. Receitar tratamento farmacológico para os que de fato precisam. O desconforto emocional impulsiona as mudanças e crescimentos necessários no ser humano. Parabéns à Deriva pelo conteúdo de altissima qualidade!
Ele tem um ponto de vista muito forte em relação a mudanças entre outras coisas, e argumentos maravilhosos mas infelizmente não é todo mundo que iria conseguir seguir esse ponto de vista.. mais realmente é facinante!👏💞
Concordo mil por cento!!! Temos que refletir:a quem interessa deixar a população anestesiada sem buscar mudanças positivas para suas vidas e em decorrencia pra sociedade como um todo!!! Vamos abrir os olhos, já estamos atrasados nesse missão!!!
Tudo o que eu queria quando decidi buscar ajuda psicoterapêutica, era de fato ter auxílio para lidar com as minhas questões e conseguir viver a minha vida em paz. Hoje, 6 anos depois, eu não acredito que nenhum profissional vai conseguir me ajudar e a vontade de morrer só aumenta. Parece que você tem o prazo de 3 meses pra sair do "eu quero me matar" pro "estou cheia de sonhos e quero um emprego foda, e fazer faculdades e vários cursos" Desisti.
Triste ler palavras como essas, mas não desista. Deve ter alguém pra te ajudar a passar por essa fase difícil, seja um profissional realmente disposto a ajudar, ou mesmo pessoas que te incentivem pra não deixar a peteca cair.
Gente as questões não são matemáticas assim, exatas assim... Eu vivia com uma mãe insuportável, não conheci meu pai, ouvia todo tipo de ameaça, ela fingia que ia se matar, quando eu recorria ao assistente social, ela ameaçava dizendo que eu seria morta e estuprada no abrigo. Tenho 1.70 e pesava 40kg, anorexia forte, queria me matar, doente o tempo todo, até que comecei a tomar medicação e foi o que me ajudou a aguentar a perturbação em casa até eu ter condições de ir embora. Eu poderia simplesmente "tirar" o elemento que me causava dor? Claro que não, eu era criança e morava com aquela pessoa, e os adultos que podiam me salvar sempre viraram a cara "pra não se meter". Eu precisei ficar anestesiada pra ter paz e me salvar.
É essa a questão que ele disse, você realmente precisava dos remédios, mas ele fala contra a medicação de pessoas que tem depressão leve ou que são saudáveis, apenas estressadas com o dia a dia.
Estou fora da sala de aula a 3 anos, trabalhei por 22 anos não cheguei tomar medicamentos mas, percebi que estava adoecendo no corpo e na alma, apesar de amar muito a minha profissão decidi deixa-la, hoje vivo com mais qualidade e menos paranoia!
Eu fico meio mal com relatos de pacientes que são obrigados a tomarem remédios psiquiatricos Mesmo se esperniando a não querer, Principalmente com esses pacientes relatando que se sentem muito mal, Existem remédios que podem mudar completamente a personalidade de uma pessoa, ja vi um caso que uma mãe negou o filho a seu estado normal porquê nao aguntava sua personalidade sem remédio, praticamente o obrigando a tomar e não o deixando participar de jantas em família, e o filho falava que se sentia muito mal tomando esse remédio, Eu ja tomei uma carga excessiva de um remédio que eu tomava e foi a pior experiência da minha vida, tudo que eu sentia eu não sentia como antes, nem tristeza eu sentia, tudo tinha virado uma apatia, eu sentia como se não tivesse personalidade e só tivesse existindo,
Muito interessante o que ele falou, já passei pelo caos emocional e existencial, mas não tomei remédios porque ficar anestesiado não resolve a raiz do problema. Sei que cada um é cada um, mas ficar totalmente dependente de substâncias químicas não é benéfico para a saúde, crescimento pessoal, etc. Tudo que é demais pode ser prejudicial.
6:03 eu tô no 2 ano do ensino médio, ufa, finalmente alguém que me entende e concorda que ficar numa aula que não gosta é um inferno,se vc falar isso provavelmente será chamado de preguiçoso ou vão ficar dando dica inútil pra vc ter mais foco
@@vidalokadorapnaciona Não me entenda mal, mas deveria haver pelo menos um sistema onde o que vc tem mais aptidão/ou se interessa seja levado em conta. A respeito do trabalho, sei e lamento que existam pessoas que tenham que trabalhar em coisas que não gostam para sobreviver, mas os que realmente querem devem buscar formas de consegui outro emprego e se realizarem.
@@KauandosSantos se ninguém pegar o lixo na frente da sua casa, como fica? Acontece que tá tudo errado, pois o cara faz um trabalho q ninguém quer fazer, é taxado como perdedor e ganha pouca grana.
@@vidalokadorapnaciona entendo, mas isso não justifica a imposição de algo no sistema educacional, tem que ser levado em conta as particularidades de casa indivíduo
Entendi o ponto de vista dele e até concordo que o sistema tá todo errado, o problema é que a o indivíduo singular é impotente na maioria das vezes pra mudar algo, então o caos que ele fala não vai começar com barraco não, vai começar com suicídios em massa! Tô falando isso pq tomo remédios, sei das causas junto com minha psiquiatria, mas não posso fazer nada do q já faço todos os dias pra tentar mudar algo e não adianta.
Eu estou fazendo o desmame depois de tomar dois anos de antidepressivos, os sintomas da abstinência são terríveis, está sendo uma luta cada dia, e não vou deixar a dor vencer
Força! Passei por isso e não é nada fácil, além de ter que lidar com o ceticismo dos psiquiatras. Acham que "é normal" sofrer e que é só esperar um pouco. Não escutam e não respeitam o inferno que o paciente atravessa durante o desmame. Fique firme que vc vai conseguir!
Também estou passando por esse processo. Sinceramente, se tivesse sido alertado disso eu nunca teria colocado um remédio desses no meu organismo, mas o desgraçado do psiquiatra nunca mencionou que esses medicamentos eram altamente viciantes.
@@leonardogodoy8395 Foda cara, o pior de tudo é que fiquei tão mal que não tive escolha a não ser tomar, mas seja forte cara que logo sua vida volta ao normal 💪🏻
*4:18** É A Dor Que Nos Impulsiona Pra Frente.💯💢💥 😲 PROFUNDO!😲* *VOU LEVAR PRA MINHA VIDA, SEMPRE QUANDO EU PENSAR EM SER FRACA, EU VOU LEMBRAR DESSA FRASE.👏❤🙌* *DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE, GLÓRIA A DEUS POR TAMANHA SABEDORIA COMPARTILHADA.* *DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE ESSE CANAL, QUE ABRE NOSSA MENTE.* *1:12*
Já disse Freud: "antes de se auto diagnosticar com depressão, certifique-se antes de que não está de fato, cercado por idiotas". Ou seja, talvez você não se sinta um lixo, ou triste, ou sem alegria, ou sem vontade, etc, mas sim, as pessoas a sua volta que estão mexendo com seu psicológico a tal ponto de te aprisionar em si mesmo(a).
Perfeito seu comentário 👏👏
Pois...
@@viviane44 obrigado 😄
É verdade, meu Deus,💞💞
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Cada dia que passa eu agradeço mais por esse podcast, incrível o grau de informação que vcs passam, merece ser o maior do Brasil!!
Compartilho da sua escrita amigo.
Concordo!
Concordo 💯
Senta logo no colo do cara
Esse éo melhor de todos
Sou professora e não concordo com o sistema educacional. Meu Deus é um inferno. Não dá pra trabalhar sem tomar remédios. É uma loucura. Sempre fui sonhadora pra servir a sociedade e ajudar as pessoas a ter esperança, construir seu próprio caminho, sonhar, ter esperança...mas até eu já perdi a minha depois de 18 anos em sala de aula não sou mais a mesma pessoa. Vi muita coisa que não pude fazer nada pra melhorar. Sinto muito Brasil. Procuro fazer a minha parte é muito sofrido e difícil.
Forças pra vc guerreira, se perdeu as esperanças nisso tente se apaixonar por outras coisas, mas não deixa essa negatividade tomar conta de ti, Boas energias pra ti ❤️
Se você sonha com liberdade e realização isso não vai acontecer dentro do moedor de carne que é a instituição subserviente da burocracia.
Já ouviu falar em trabalho voluntário?
Tenho certeza que você poderia encontrar outras pessoas com os mesmos valores e vocês podem desenvolver um projeto juntos.
Anestesiar não resolve.
nossa... sinto muito por vc se sentir assim...
Minha amiga sei o que está passando tbem sou professora, e sofro, só um exemplo, tive uma aluna que sempre tocava suas partes íntimas, achei estranho pra uma criança de 3 anos, informei a direção que prontamente chamou a psicóloga pra fazer uma entrevista com a criança, e realmente era abusada dentro de casa, qdo informamos a mãe e as autoridades ela disse que era mentira tirou a criança da escola e nunca mais a vimos, as vezes acordo a noite pensando onde está meu bebê, sofrendo nas mãos de pais doentes, choro muito, mas se eu não for forte entro em depressão.
Moça por mais que seja um inferno te aconselho a tentar ir batalhando sem os medicamentos. Isso só piora as coisas. Sei que é difícil, mas é possível. É possível encontrar o equilíbrio.
Se esse podcast continuar nessa pegada.
É sucesso absoluto.
Só assunto que agrega valores.
Parabéns..
sempre foi assim desde o início, o problema são as pessoas que não costumam dar o devido reconhecimento..
Acho que não.
A sociedade não busca podcast para conhecimento, e sim para entretenimento...
Por isso o podpah hoje é maior que o flow..
Muitooooo
@@PedroHenrique-hu1md verdade. A indústria da idiotização é um investimento muito rentável. E o Twitter nos dá a dimensão disso.é só ver as pessoas que ficam nos trend topics .É só ex BBB,ex fazenda,imitador de foca,subselebridade e por aí vai
Po gente, cuidado na interpretação do video. De forma alguma, o convidado está falando que o uso de remédios é errado. Ele está questionando o uso abusivo na sociedade, de forma muito contundente por sinal. Porém, em diversos casos, o uso de medicações é sim necessário pra tratar diversos transtornos mentais. Eu tenho TOC, e passei por alguns momentos muito complicados devido a isso. Só com acompanhamento de terapeuta, psiquiatra e medicações que consegui começar a fazer um tratamento efetivo na minha situação.
Concordo, mas é justamente isso que está acontecendo. Pessoas adoecendo, por conta dessa sobrecarga de informações, inversões de valores, falta de clareza no próprio sentido da vida. Talvez se a sociedade não estivesse tomando o rumo que está, pessoas como você não teriam desenvolvido TOC. Jamais saberemos. Inclusive de antemão recomendo Ansiedade: Como enfrentar o mal do século de Augusto Cury. Já é um começo pra revermos alguns conceitos como por exemplo: O que realmente importa?
@@Fabio_de_Souza Ah, isso sem dúvida. É o que eu falei, acho a crítica bem contudente.
O Yuval Harrari que escreveu Sapiens e Homo Deus fala uma coisa bem simples mas legal sobre isso: ninguém é especialista em tudo (sociologia, economia, psicologia, medicina, meio ambiente), por isso não tem como responsabilizar alguém por mudanças sociais que reestruturassem o sistema.Os próprios líderes políticos não tem como fazer isso, não só por falta de capacidade técnica mas pela visão egoísta que o cargo deles requer.
O problema é fácil de disgnosticar, o foda é lidar com ele. Dentro desse âmbito, alguém como eu nada mais pode fazer do que aceitar e tratar os sintomas da sociedade atual que se manisfestam em mim hahaha talvez se eu fosse um caçador coletor no melhor estilo humano clássico, não teria esses problemas psicológicos, mas uma sociedade dessa, "mais primitiva", também tem diversos outros problemas e fragilidades que a nossa não tem
@@gildaEsfirrah Justo! Afinal de contas as adversidades fazem parte da existência!
exatamente isso...
SIm, mas foi o que ele falou. Ele deixou bem claro a questão de estar falando da parte filosófica da coisa. Do mal da sociedade anestesiada sem resolver de fato os problemas!
Sou professora, trabalhava 40 horas e comecei a me medicar....percebi que o remédio estava me deixando pior e percebi que o excesso de trabalho que estava me adoecendo. Reduzi 20 horas e escolhi ficar sem as turmas que mais me adoeciam. Fiquei muito melhor do que antes. O que eu gastava em remédio e passagem para trabalhar um turno a mais era quase a diferença de salário que eu recebia. Hoje, bem melhor das minhas crises de ansiedade eu trabalho 30 horas e NUNCA MAIS aceito trabalhar mais que isso. A educação adoece os professores sim. Amo o que faço e por isso não faço mais que minha saúde suporta. Não deixo mais o meu trabalho me adoecer. Mas infelizmente aprendi isso na marra,....meu médio só dobrava meus comprimidos. Começou com 1 fluoxetina....aumentou para 2 e depois um clonazepamzinho para evitar a insônia que eu nunca tive antes da fluoxetina. Quando eu percebi que os remédios para tirar a ansiedade estavam me deixando pior me libertei, mudei minha rotina e melhorei. Tivesse assistido À Deriva anos atrás não teria passado por isso. Parabéns!!!
Fez certo, só medicar e medicar e não vê a real causa daquilo e evitar a medicação. Isso é se envenenar aos poucos!!! Sou mega ansiosa e o psiquiatra disse que tenho transtorno de ansiedade e me medicou qua do eu tinha 19 anos. Eu parecia uma zumbi, chegou ao ponto de ter ataque de Pânico. Coisa que eu nunca tinha tido na vida e ele disse que não era o remédio e sim algo que eu já tinha disposição e me receitou o mesmo. Peguei e não tomei mais por conta própria,não voltei mais lá e mudei meu estilo de vida. Comecei academia e mudei alimentação,melhorei 80%. Não vou dizer que foi 100% pq transtorno é algo que ao meu vê não tem cura. Mas tô controlando da melhor forma possível...
No meu caso, antes dos remédio eu tinha frequentemente crises de pânico, vivia igual um zumbi e não conseguia fazer nada por causa da ansiedade. Então o remédio é muita vezes a salvação pra algumas pessoas.
@@Sara-jg2om sim, quando tem necessidade sim mas quando não tem e só terapia ajuda então é um veneno. Acaba as vezes até aparecendo como no meu caso que eu nunca tinha tudo ataques de Pânico.
Colega, tô há um ano e meio na profissão, ensino fundamental, e já estou vendo sinais preocupantes na minha psiquê. Tenho 30 horas, 25 em sala. Mas, são tantas burocracias e e exigências que vou pra 40 horas ou mais. Tô tentando equilibrar minha vida profissional, pq ser professor no Brasil não é fácil...
Profissionais de saúde também. É um ambiente que adoece a gente...
Reflexão foda. Entendi o que ele quer dizer. É o mesmo que por óleo numa máquina quebrada.
Quanta verdade….
Es un irresponsable. Con dolor no se puede pensar, ni avanzar ni resolver problemas.
não quebrada, mas muito desgastada
Caralho meu, que cara incrível! Eu já passei por terríveis infernos emocionais, diariamente, durantes ANOS E ANOS; fobia social extrema, medo de tudo, depressão fodida... nem sei como sobrevivi a isso tudo. E, MESMO ASSIM, sempre me RECUSEI a tomar estas porcarias, por saber, intuitivamente, que ia ser uma merda, pois ia me anestesiar, e eu não precisava me anestesiar, precisava MUDAR! Muita gente já me aconselhou tomar "remedinhos", mas eu não quis. Legal ver alguém defendendo isso com tanta ênfase e propriedade. Show! E, pra variar, este conteúdo de qualidade provém do nosso grande Arthur Petry!!!
Mas não se pode generalizar mano, como ele bem explicou, existem casos e casos, o seu poderia ser o caso de depressão leve onde não teve necessidade de medicamento. Eu digo isso porque minha mãe teve depressão grave que chegou a tentar suicidio, e hoje graças aos medicamentos ela está no quadro de leve/mediano tendenciando a leve ainda sendo medicada. Os efeitos colaterais são ruins? São, porém a doença em seu estádio médio/grave é pior ainda.
Me indentifico com esse teu texto, santiago. Passei pela a mesma coisa, e estou resolvendo assim!
Concordo com você, e vou um pouco mais além. As pessoas se anestesiam com álcool,
Maconha, cocaína... As pessoas não querem enfrentar a vida como ela é, precisam de algo para sair com amigos? Trabalhar? Festejar? Encarar tristeza? Somos uma sociedade de zumbis
@@hugopsa8553 A triste realidade é que, não são todos que superam os seus infernos internos. Eu superei o meu, assim como o nosso colega acima. Mas não é o caso de todos, o que ele incentiva é que cada um vença o seu próprio inferno, mas a gente sabe que não é sempre assim.
Tbm tive essa intuição, e me salvei. Estava muito ansioso e desenvolvendo ataques de panico por causa do trabalho, trabalhava como Suporte Helpdesk, meus colegas e até o psicologo diziam que isso era normal do trabalho, que eu deveria tomar um ansiolítico e fazer terapia para controlar, mas não botei muita fé no tratamento, então decidi tentar trocar de profissão, quem sabe o problema fosse só o trabalho né?
Acertei na mosca, quando eu larguei meu antigo emprego, eu já estava na faculdade, mas alem disso comecei a estudar ingles, espanhol e tirar um monte de certificações, e ainda negociava NFTs, trabalhava e estudava o dia todo, dormia 3~4 horas por dia, eu mesmo assim eu estava na maior paz, dia super produtivo e nada de ansiedade. E digasse de passagem eu tava ganhando mais $ tbm
Exatamente. Eu tive depressão foi muito difícil, mas percebi que lutando contra os pensamentos negativos,valorizando e me amando,perdoando e trazendo a memória coisas boas apesar das circunstâncias da vida. A fé em Jesus Cristo foi muito importante na minha cura. Parabens doutor pela reflexão filosófica.
A fé em Jesus foi o fator fundamental pra eu sair da depressão.
Tive que tomar medicamentos,mas por tempo determinado...
@@micaelenascimento8747
Ele é Maravilhoso e nos Ama. Nunca podemos duvidar disso. Parabéns e siga firme e em frente,Ele,Jesus cuida de nós.
Pra mim o mundo é cinza, e nada mais me surpreende. Talvez eu precise me apegar mais a fé espiritual pra mudar isso, acredito em Deus, mas...nada mais que isso. Eu me sinto "acordado" e não tenho vontade de procurar um jeito de mudar, pois acho e sinto que estou "fora da Matrix" por assim dizer, e vendo a verdade do que esse mundo podre é, e não pretendo me Anestesiar com falsas visões e sentimentos de felicidade pra me sentir melhor. Sei que há coisas boas por aí, mas não serão essas coisas que me cegarão novamente...
Penguin Eu tb pensava assim, mas é exatamente o que o demônio quer, que nós super valorizemos a negatividade e nos tornemos amargos e ingratos. Por isso é tão importante focarmos no positivo, no amor e na gratidão, não por causa desse mundo mas por fé e esperança em Jesus que Maravilhas já fez na minha vida!
@@DougMarv Amém por isso nós que estamos cansados devemos ir de encontro a ele.
O mundo se torna cada vez mais pesado,sem Cristo não podemos e nem conseguimos suportar sem enlouquecer com tanto caos.
Enquanto outros podcasts brigam por se acharem donos um dos outros , tem esse com ótimas entrevistas excelentes explicações e lógico o melhor entrevistador.
MUITO OBRIGADA!!!!
Forças do mundo colocaram esse vídeo na pagina inicial do youtube pra mim, fui chamada na escola hoje e depois de dois anos sem ir a escola, meu filho foi taxado com T.O.D pois ele acha a escola chata e não quer ficar sentado lá escrevendo e lendo por 5 horas. Ta errado em não sentar e fazer, precisa de limites e saber que pra tudo tem hora, e isso é minha responsabilidade e do pai também, mas taxar a criança e desistir dela é muito mais fácil.
Estão sendo ensinados desde pequenos que desistir e passar para o próximo é mais fácil!
Minha irmã está com depressão grave, era bem gordinha hoje está super magra. Eu tenho depressão leve e todo dia é uma guerra que travo pra não chegar ao ponto da minha irmã. Faço academia, mudei minha alimentação e melhorei muito.
VIVI 20 ANOS de relacionamento abusivo, violência física, psicológica e patrimonial. As feridas demoram anos pra cicatrizar, mas algumas nunca fecham, nos tornamos pessoas desconfiadas e duras, não consigo me relacionar emocionalmente pra namorar ou casar. Na minha cabeça todos são iguais e vou sofrer o mesmo de novo. Já fiz terapia, tomei remédios, mas pra melhorar, é só o tempo e o estar "desperto" como ele diz.
Que pessoa sensata pra falar!! Parabéns...
As pessoas só fazem com a gente,aquele que a gente permite,se vc acha que merece migalhas é isso que vc vai ter.Bom 🧠👊👊👊👊vira a mesa,quebra td,mostra a tua ira,da defesa.
Ninguém é igual a ninguém,Deus não repetiu.
@@magnoliafreitas8935 que comentário ridículo. Vc não sabe o que fala!
Eu te entendo!!!!! Força!!!!
@@luparralego4610 Somos filhos de Deus,com capacidade infinita,não romantizo o negativismo,penso positivo apesar das circunstâncias,essa sou Eu Sou?td que Eu gravar no Subconciente 95%.Pensar;sentir,e agir,na mesma frequência,Livre-arbítrio. 🙌
Nunca concordei tanto com uma afirmação. É isso mesmo, anestesia emocional, impede o ser humano de despertar.
Lo que impide despertar es el dolor. El dolor paraliza.
Negar a dor e reprimir sentimentos
Pior coisa, fiz isso pra me afirmar ser forte me fudi depois
@@May.Marquez La fortaleza viene cuando el dolor termina. Mientras se está reprimiendo el dolor, se pierden fuerzas para reprimirlo. Cuando el dolor termina, vuelven las fuerzas. Nunca es bueno vivir dentro del dolor. Lo mejor es solucionar y terminarlo. Ni anestesiar ni reprimir. Pero vivir envuelto del dolor tampoco. Eso no deja nada positivo. Eso no enseña nada. Con dolor nadie despierta.
Sou professora, tenho doença autoimune e depressão. Tomei medicação somente nos períodos em que estive com problemas mais graves, pois são necessários. Minha pior crise foi em função do trabalho. Ao longo dos meses de tratamento, (ou anos) ao perceber que estava bem, segui com terapia e autocuidado, sempre observando a doença e os sintomas.
Simplesmente perfeito em todas as palavras. Esse corte deveria atingir milhoes de pessoas.
Puxa vida, que reflexão maravilhosa. E é isso mesmo. Estamos nos prendendo, todos os dias de nossas vidas em cadeias sem trancas. Nosso emocional abalado, faz com que nós busquemos os paleativos que conhecemos, só para "aliviar" aquele mero instante. A grande máxima de hoje em dia, por que resolver esta coisa, se na verdade eu posso simplismente conviver com ela?! Essa anestesia gera conforto e o certo era gerar confronto. Sábias palavras desse doutor. Muito Bom.
Sou musico esse video me fez pensar sobre muita coisa que eu nunca tinha notado. Estou até pensando em fazer uma canção com esse tema! Realmente muito esclarecedor.
Sensacional, até que enfim alguém teve a coragem de dizer isso e romper com o absurdo da corrupção da indústria dos remédios para depressão e afins. 👏👏👏
Sobre relacionamentos abusivos: vivi em um por 10 anos, só percebi o quanto me fazia mal porque comecei a fazer terapia... tinha uma angústia em mim muito grande mas não percebia que vinha do meu relacionamento... só fazendo terapia fui entender e com muita dificuldade consegui sair... se tivesse me medicado sem procurar a causa do problema com certeza estaria nesse relacionamento até hoje... amei esse podcast... parabéns aos envolvidos
Chocante, profissional sem papas na língua, destruir para reconstruir, é algo que toda a sociedade vai precisar, juntos, para mudar, sair da zona de conforto e mudar
O entrevistado falou algo tão profundo que pode ser tachado como louco. O caos é realmente o caminho para mudanças e melhor ordenamento social, econômico e político. Esses problemas individuais de anestesias que ele citou é de fato o freio para o amadurecimento coletivo.
Muito profundo!
Enquanto estava internada no hospital psiquiatrico eu me sentia anestesiada. Tentei suicídio. Somente após a separação eu me libertei.
Esse podcast é SEN-SA-CIO-NAL. Como eu queria ter tempo de assistir a todos os episódios integralmente... Obrigada, Petry e produção!!
Passei por um psiquiatra que era um terror de profissional.
Eu me automutilava na época, ele me perguntou se eu fazia aquilo para chamar atenção, debochou. Eu já sabia que passaria por isso pois soube de caso dele culpabilizar uma mulher que foi vítima de abuso sexual.
Imagino o quanto de pessoas saíram dali com a autoculpabilização mais acentuada.
No final era certo conseguir os remédios. E infelizmente a mecânica é essa mesmo.
Já tive experiências muito parecidas com a sua. Muitos profissionais ironizam e debocham do que estamos falando, principalmente se somos mulheres. Não consigo entender como alguém que é médico pode ser tão despreparado para lidar com a MENTE de outro ser humano. A maioria mal olha na cara da paciente e já entrega a receitinha, criando um ciclo de medicação por anos e anos. É revoltante!
@@furundum pois saiba que há muitos psicopatas e narcisistas perversos nestas áreas, eles aprendem com a profissão ainda mais como prejudicar e manipular pessoas.
@@cestasjacarepagua1980 não sabia! Que assustador.
@@furundum pois é, eles aprendem ainda mais com as experiências dos outros. Complicado.
Será porq alguns profissionais entendem de linguagem corporal ? E sabem quando alguns pacientes não tem expressões genuinas ,quando falam de algumas situações?
Ora, se o pisicológo for falar o que o paciente quer ouvir, seria sem nexo.
Muitos profissionais entendem de linguagem corporal! Justamente para não serem enganados pelos seus pacientes! Só assim eles poderão ter um caminho para direcionar essa pessoa.
Disse tudo. Sábias palavras quando não crescemos pelo amor crescemos pela dor... E geralmente esperamos a dor chegar para poder crescer. Parabéns Dr.
Ótima colocação o uso da medicação não deixa vc descobrir o quanto vc e forte e superar tudo isso... me separei numa situação traumática...com três filhos hj com muita terapia venci hj meus filhos são formados independentes e eu voltei pra sala de aula pra ajudar outras pessoas a superar e vencer...e não tomei remédio nenhum mas trabalhei e cuidei dos meus rebentos...🌹👏👏👏👏🙏
A grande questão é o acesso aos recursos como tempo e dinheiro para investir em psicoterapia?
Hoje em dia vivemos em sofrimento por diversas frentes na sociedade e o que as pessoas buscam é minimizar suas dores, de forma rápida, para continuar seguindo.
Porém o remédio apenas varre a sujeira pra debaixo do tapete. Para se curar é preciso encarar o problema de frente, a raiz do problema. Condições financeiras é fator limitante sim, porém com a internet as coisas estão muito mais acessiveis. Tem muitos vídeos que ajudam demais, alguns até mais que alguns psicólogos. Fora isso tem muita literatura que ajuda demais a tratar a raiz do problema. Compreendo seu comentário, porém varrer a sujeira pra debaixo do tapete só piora as coisas.
Falou tudo, eu mesma não consegui investir em psicoterapia, tive que tomar réditos, foi um período difícil mas sinto que a medicação me ajudou muito.
iiiiiiisso
E nem por isso, temos que adoçar esse papo de tomar remédio pq não tenho tempo e dinheiro pra psiquiatra
@@daniloazevedo122 Como assim?
Mano esse podcast tá mundando minha forma de pensar e ver o mundo.... O trabalho de vocês é incrível
PERFEITO!!!! PARABÉNS Á ESSE PROFISSIONAL EXTREMAMENTE QUALIFICADO!!! PASSEI POR DIVERSOS PSIQUIATRAS E PROFISSIONAIS DO RAMO , PORÉM EU SENTIA E NO FUNDO EU SABIA QUE EU NÃO ESTAVA TRATANDO A DOR E SIM ME ANESTESIANDO PRA PODER SUPORTÁ- LA !!!!
Excelente! O remédio realmente em alguns casos será apenas um anestésico. Esse homem ajudou de verdade a paciente dele. Muita consciência esse profissional...e muito amor para com seus pacientes.
Esse médico falou tudo...Eu amadureci quando passei encarar a vida como ela é, eu cresço a cada enfrentamento.
Fiquei impressionada com a condução dessa reflexão!
Nossa...que reflexão tremenda. Me acordou. Mesmo sendo uma abordagem filosófica, ela responde muito da nossa incapacidade de superar nossas dores e desafios. Temos medo de enfrentar a vida e vivemos como zumbis, anestesiados para suportar o que devíamos mudar. Obrigada doutor.
Análise excelente dos momentos nebulosos que vivemos. Obrigada, doutor.
Que é isso. Supimpa desabafo e profissional. Realidade pura. Gratidão por esta oportunidade de ouvir essa realidade.
Caralho mano, que trecho foda, esse episódio deve valer muito a pena, esse Arthur aos poucos está construindo um dos melhores podcast do Brasil, parabéns pelo trabalho
Caramba!!! Que forte esse relato, faz a gente enxergar nossos problemas psicólogicos de outra forma. O Dr. Tem toda razão, o desconforto pode ser a única forma da gente mudar padrões de pensamentos negativos, auto depreciativos e por aí vai..
SENSACIONAL !!!!!👏🏻👏🏻👏🏻
A lucidez e a clareza das colocações do entrevistado são perfeitas!!
“O que confere sentido à vida é a morte”,
O amadurecimento só se dá se vivenciarmos nossas dores e as elaborarmos .
Sistema educacional falido, fonte de sofrimento e doenças mentais .
Parabéns !!!
Durante a pandemia eu tive um caso leve de depressão (e quem não teve?) e dou graças que os remedinhos existiram. Sim, a minha situação se dava por uma condição externa, mas a minha raiva e o meu luto me deixaram cega demais para fazer uma auto-avaliação e criar boas estratégias de enfrentamento da crise. Eu precisava tirar uma carga emocional para ME AJUDAR a sair da lama (mesmo fazendo exercícios todos os dias, comendo bem e com terapia, não conseguia melhorar. depois eu vi que minha situação se tornou química, eu estava com serotonina baixíssima e falta de vitamina B e D). E quem fez isso foi o remédio. Eu me tirei da lama, o remédio só foi um ajudante pois psicoterapia não estava sendo o suficiente. Ele foi um mero contribuinte para baixar minha ansiedade em momentos de pico, ponto. Não fiquei entorpecida ou anestesiada, não foi "mais fácil", apenas menos difícil. Tive ainda que enfrentar o problema, amadurecer, e aprendi muito com essa trajetória.Agora posso até chegar num ponto de desmame, porque provavelmente não vou tomar o remédio para sempre, mas só vi a importância de tomar depois de usá-los, na real. Antes, eu também ficava fazendo descaso e dizia que quem usava era fraco. Quem diria...
PS: Meus efeitos colaterais foram bem baixo, quase inexistentes. Ou seja, o remédio teve um efeito positivo. É pra isso que serve o psiquiatra, pra entender até que ponto o remédio está fazendo um efeito mais positivo que negativo na pessoa. Eu agora defendo isso: cada caso é um caso, e psiquiatra tem que tomar as atitudes mais responsáveis possíveis sem que essa discussão se torne uma "demonização" ou uma "romantização" dos remédio psiquiátricos.
Aulas!! Uma aula de autoconhecimento dessas e de graça. Que profissional incrível. Esse é o melhor podcast, sem dúvidas
Tenso... e eu quero não quero tomar remédio estou precisando. Tratar ansiedade e depressão é barra, que Jesus tenha misericórdia e cure quem está passando por essas lutas.
Sensacional...eu me curei de depressão moderada com terapia alternativa, óleos essencial e florais...mas orava muito. A fé me curou. Nunca usei medicamentos
Esse podcast definiu exatamente a minha mãe e o que ela passa, a mesma situação, os mesmos detalhes, até a consulta.
Li em algum lugar que: " O caos é uma ordem que ainda não foi decifrada. ".
Achei fantástico este médico! Ele falou tudo que eu vivo. Prefiro tomar remédio do que tomar uma atitude! Deus está abrindo as portas para a verdade! Deus abençoe á todos vocês que lutam em prol do bem estar geral! Abraços!
Eu passei 4 anos tomando remédio de depressão...lutei e tirei foi em 2017...ano passado voltei a fazer terapia e eu sei que não preciso de remédio só mesmo tentar me encontrar novamente como pessoas, e minha psicóloga disse que só ia continuar meu tratamento se eu fosse pra um psiquiatra e eu não fui pq não queria voltar a tomar remédio, acabei que parei com a terapia....agora estou buscando outra
Nunca fui a maior fã de podcasts, mas olha.. a cada dia que passa eu me apaixono mais pelo À Deriva. Um convidado mais genial que o outro, e o apresentador sabe mediar perfeitamente bem os argumentos. INCRÍVEL!
Concordo plenamente com o Dr. Pablo. convivo com fibromialgia e Transtorno de Ansiedade Generalizada, e tomei antidepressivos controlados por um bom tempo, mas cheguei num ponto que comecei a perceber que minha situação era muito mais afetada por fatores externos, do que pelo neurológico em si. Hoje não preciso tomar medicamento algum.
Parabéns por trazer profissionais que mostram estas verdades...o mundo está se entupindo de remédios ,drogas e lá na frente terão consequências ...E muitas vezes a solução está no controle da mente ...do psicológico .E enfrentar a causa dos problemas.
Como o que esse homem falou o que realmente e ajuda.Jesus obrigada por ter ouvido.Eu precisava
É por esse motivo que eu agradeço ao meu psiquiatra por ter me passando um remédio que no tinha efeito nenhum quando eu tava com depressão. Eu continuei sofrendo e fui obrigada a ir na fonte do sofrimento pra que ele cessasse. Hoje não tenho depressão e minha vida mudou completamente. Eu não sou nem 50% igual ao que eu era. Provavelmente nem 20%. E sou muito mais feliz agora.🤷🏻♀️
O placebo funcionou mesmo?
@@g.hudson5116 não era placebo, era um remédio de depressão mesmo, mas não surtia efeito em mim. Outras pessoas que conheço tomam e tem efeito, mas em mim não tinha efeito nenhum, a não ser ficar grogue, mas eu sentia tudo, então tive que ir atrás de ajuda.
Excelente entrevista . Sou professora e me fez acordar e realmente perceber o CAOS que estou vivendo.
Não é filosófico, é puramente comportamental. toda vez que você evita certos problemas, e eu digo certos problemas pq tem alguns que é indicavel evita-los, seu mecanismo de lidar com as coisas se torna uma mera fuga constante. isso se alastra pra toda a vida. eventualmente a gente não quer mais sair do quarto com o medo do que não aconteceu.
Sensacional, ele salvou essa mulher. Que bom que conseguiu identificar o que ela estava passando
Amei!Penso exatamente assim.Precisamos sentir,viver,não nos anestesiar.
Nossa total verdade eu também não tomei remédio e hoje venci a depressão e evolui através da dor que sentia algo me mudou para melhor !
Caramba, que entrevista maravilhosa, nunca tinha pensado por esse ponto de vista e agora eu abri minha visão....
Sai de um relacionamento tóxico faz 3 semanas, Era julgado, humilhando e desmerecido diáriamente, Vi que durante 7 meses a pessoa não mudou e resolvi terminar, Tô Sofrendo muito pq foi a única Mulher que eu amei de verdade até meus 22 anos, mas eu perdi minha saúde mental ao lado dela, e sei que essa escolha minha dói, mas se eu casa-se se ia pior, é eu iria ter danos mentais pro resto da vida, podendo passar isso pros meus futuros filhos, então resolvi dar um basta, Tá sendo uma Luta difícil, acordo de madrugada e já pensei em tirar minha vida várias vezes, ( Dependência emocinal ) mas hoje com vídeos desse vejo que eu posso me curar e voltar a ser feliz novamente !
Já tomei vários antidepressivos q me trouxeram inúmeros efeitos colaterais. Atualmente tomo um q ajuda mto a reduzir o excesso de sono q a depressão me traz. Consigo trabalhar e levar a vida a contento. Tristeza não acabou de forma alguma, mas esse medicamento me ajuda nessa questão da vontade de dormir. Enfim, cada caso é um caso....
Nossa, um soco na cara da sociedade 👏👏👏 precisamos da dor pra saber o que está de errado.
2:20 foi sensacional ouvir isso, ha algum tempo tenho ansiedade e digo, não é só contras, tem prós tambem, é pessimo ver que tem algo de errado com voce mas saber suportar isso engrandece demais a gente
Esta entrevista foi até para minha playlist! Em palestras médicas, este depoimento deveria ser dado, independente da especialidade. O aspecto filosófico ao qual o Dr. se referiu, prá mim, foi o principal. Fez uma análise digna de um Oscar! Parabéns!!!
Caralho, muito bom, esse cara tinha que ser ouvindo no país inteiro
Está entrevista foi ótima. Este médico, eh realmente um médico de valor. Parabéns ....o mundo necessita de médicos assim e entrevistador bom com boas reportagens. Amei!!!!!!
Sou professora e mesmo nunca tendo usado remédio antidepressivo, eu concordo com este psicólogo.
ue
Ele e psiquiatra.
Minha vizinha foi professora e mudou pra cá pq é mais silencioso ela pegou trauma por causa dos alunos as vezes parece que tá morta não ouço nada de lá
@@rejainerodrigues8190 Ele é Neurocientista, não Psquiatra ou Psicólogo.
@@laxuskof3881 ele é neurocientista e psiquiatra
Se tivesse oportunidade de curtir mil vezes eu faria. Colocação perfeita de um profissional que de fato quer ajudar seus pacientes. Receitar tratamento farmacológico para os que de fato precisam. O desconforto emocional impulsiona as mudanças e crescimentos necessários no ser humano. Parabéns à Deriva pelo conteúdo de altissima qualidade!
Melhor impossível, o entrevistado como sempre o melhor possível, só assunto relevante , e o entrevistador SABE OUVIR ,.
EXCELENTE!!!! Se eu tiro sua dor , tiro a única oportunidade de vc crescer!! É sobre isso
As pessoas tem o poder de adoecer as outras ! Que podcast incrivel !
Ele tem um ponto de vista muito forte em relação a mudanças entre outras coisas, e argumentos maravilhosos mas infelizmente não é todo mundo que iria conseguir seguir esse ponto de vista.. mais realmente é facinante!👏💞
Concordo mil por cento!!! Temos que refletir:a quem interessa deixar a população anestesiada sem buscar mudanças positivas para suas vidas e em decorrencia pra sociedade como um todo!!! Vamos abrir os olhos, já estamos atrasados nesse missão!!!
Dr Pablo deveria ir no congresso nacional falar sobre nossa educação para nossos nobres congressistas. Parabéns Dr. Pablo.
Parece o livro ''Admirável mundo novo''. Nesse livro existe uma pilula chamada Soma. É o Soma quem mantem o equilíbrio de toda sociedade.
As palavras são boas mas nem sempre consegue vencer a dor!
Quanta inteligência!!!!! Mas infelizmente poucos entenderam o que ele disse.
Sensacional! Finalmente ouvi algo fora do senso comum e super bem argumentado! ADOREI!
É pra refletir muito... Resolver a causa do problema, excelentes informações para povo.
Cara que visão é essa , parabéns , precisamos mudar , pesado , mas necessário.
Tudo o que eu queria quando decidi buscar ajuda psicoterapêutica, era de fato ter auxílio para lidar com as minhas questões e conseguir viver a minha vida em paz. Hoje, 6 anos depois, eu não acredito que nenhum profissional vai conseguir me ajudar e a vontade de morrer só aumenta. Parece que você tem o prazo de 3 meses pra sair do "eu quero me matar" pro "estou cheia de sonhos e quero um emprego foda, e fazer faculdades e vários cursos"
Desisti.
Triste ler palavras como essas, mas não desista. Deve ter alguém pra te ajudar a passar por essa fase difícil, seja um profissional realmente disposto a ajudar, ou mesmo pessoas que te incentivem pra não deixar a peteca cair.
O melhor desse podcast é convidar pessoas que, para uma maioria da população, são anônimas, mas trazem contribuições fantásticas para nossa vida.
Gente as questões não são matemáticas assim, exatas assim... Eu vivia com uma mãe insuportável, não conheci meu pai, ouvia todo tipo de ameaça, ela fingia que ia se matar, quando eu recorria ao assistente social, ela ameaçava dizendo que eu seria morta e estuprada no abrigo. Tenho 1.70 e pesava 40kg, anorexia forte, queria me matar, doente o tempo todo, até que comecei a tomar medicação e foi o que me ajudou a aguentar a perturbação em casa até eu ter condições de ir embora. Eu poderia simplesmente "tirar" o elemento que me causava dor? Claro que não, eu era criança e morava com aquela pessoa, e os adultos que podiam me salvar sempre viraram a cara "pra não se meter". Eu precisei ficar anestesiada pra ter paz e me salvar.
Entendo mana, passei pelo mesmo.
Espero que esteja melhor e livre de sua mãe
É essa a questão que ele disse, você realmente precisava dos remédios, mas ele fala contra a medicação de pessoas que tem depressão leve ou que são saudáveis, apenas estressadas com o dia a dia.
Foi isso que ele falou no vídeo. Vc tinha depressão em um grau avançado, então precisava mesmo do medicamento
Falou e disse Dr.Pablo, 👏👏👏👏 sabedoria sempre é o que falta na humanidade 😉
Cara...que perfeito esse pensamento!!!
Concordo total!
Máximo respeito .... Para esse Dr Pablo Vinícius ...!!!!! 🔥🔥🔥🔥🔥🔥✊✊✊✊✊✊💯💯💯💯💯💯
Fantástica análise. Para pensar...
Uauuu......q descrição perfeita👏👏👏vou guardar esse vídeo pra ver sempre q eu precisar enfrentar um caos.amei
As entrevistas desse podcast são muito acima das outras em questão de informação
Estou fora da sala de aula a 3 anos, trabalhei por 22 anos não cheguei tomar medicamentos mas, percebi que estava adoecendo no corpo e na alma, apesar de amar muito a minha profissão decidi deixa-la, hoje vivo com mais qualidade e menos paranoia!
Eu fico meio mal com relatos de pacientes que são obrigados a tomarem remédios psiquiatricos
Mesmo se esperniando a não querer,
Principalmente com esses pacientes relatando que se sentem muito mal,
Existem remédios que podem mudar completamente a personalidade de uma pessoa,
ja vi um caso que uma mãe negou o filho a seu estado normal porquê nao aguntava sua personalidade sem remédio, praticamente o obrigando a tomar e não o deixando participar de jantas em família, e o filho falava que se sentia muito mal tomando esse remédio,
Eu ja tomei uma carga excessiva de um remédio que eu tomava e foi a pior experiência da minha vida, tudo que eu sentia eu não sentia como antes, nem tristeza eu sentia, tudo tinha virado uma apatia, eu sentia como se não tivesse personalidade e só tivesse existindo,
Estou verdadeiramente encantada com Dr. Pablo. Obrigada! Seus vídeos vão me ajudar a conscientizar minha família!
Muito interessante o que ele falou, já passei pelo caos emocional e existencial, mas não tomei remédios porque ficar anestesiado não resolve a raiz do problema.
Sei que cada um é cada um, mas ficar totalmente dependente de substâncias químicas não é benéfico para a saúde, crescimento pessoal, etc. Tudo que é demais pode ser prejudicial.
Nossa quanta sensatez ! Excelente médico !
Concordo plenamente com argumentação dele. Respeito.
Maravilhoso!!! As pessoas não querem passar por nada. Tudo toma um remédio e dorme…
6:03 eu tô no 2 ano do ensino médio, ufa, finalmente alguém que me entende e concorda que ficar numa aula que não gosta é um inferno,se vc falar isso provavelmente será chamado de preguiçoso ou vão ficar dando dica inútil pra vc ter mais foco
Nada como falar a realidade.
Vc acha que um trabalhador gosta de correr 7 horas 6 dias da semana atrás de um caminhão de lixo fedorento?
@@vidalokadorapnaciona Não me entenda mal, mas deveria haver pelo menos um sistema onde o que vc tem mais aptidão/ou se interessa seja levado em conta. A respeito do trabalho, sei e lamento que existam pessoas que tenham que trabalhar em coisas que não gostam para sobreviver, mas os que realmente querem devem buscar formas de consegui outro emprego e se realizarem.
@@KauandosSantos se ninguém pegar o lixo na frente da sua casa, como fica?
Acontece que tá tudo errado, pois o cara faz um trabalho q ninguém quer fazer, é taxado como perdedor e ganha pouca grana.
@@vidalokadorapnaciona entendo, mas isso não justifica a imposição de algo no sistema educacional, tem que ser levado em conta as particularidades de casa indivíduo
Que maravilhoso!!!
Dr Pablo Vinícius é sensacional!
Entendi o ponto de vista dele e até concordo que o sistema tá todo errado, o problema é que a o indivíduo singular é impotente na maioria das vezes pra mudar algo, então o caos que ele fala não vai começar com barraco não, vai começar com suicídios em massa! Tô falando isso pq tomo remédios, sei das causas junto com minha psiquiatria, mas não posso fazer nada do q já faço todos os dias pra tentar mudar algo e não adianta.
Maravilhoso!!!!!!!!!! Meu Deus que entrevista maravilhosa!!! Salvará muitas pessoas!!!! Acordemmmmmmmmm
Eu estou fazendo o desmame depois de tomar dois anos de antidepressivos, os sintomas da abstinência são terríveis, está sendo uma luta cada dia, e não vou deixar a dor vencer
Força! Passei por isso e não é nada fácil, além de ter que lidar com o ceticismo dos psiquiatras. Acham que "é normal" sofrer e que é só esperar um pouco. Não escutam e não respeitam o inferno que o paciente atravessa durante o desmame. Fique firme que vc vai conseguir!
Também estou passando por esse processo. Sinceramente, se tivesse sido alertado disso eu nunca teria colocado um remédio desses no meu organismo, mas o desgraçado do psiquiatra nunca mencionou que esses medicamentos eram altamente viciantes.
@@leonardogodoy8395 Foda cara, o pior de tudo é que fiquei tão mal que não tive escolha a não ser tomar, mas seja forte cara que logo sua vida volta ao normal 💪🏻
*4:18** É A Dor Que Nos Impulsiona Pra Frente.💯💢💥 😲 PROFUNDO!😲*
*VOU LEVAR PRA MINHA VIDA, SEMPRE QUANDO EU PENSAR EM SER FRACA, EU VOU LEMBRAR DESSA FRASE.👏❤🙌*
*DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE, GLÓRIA A DEUS POR TAMANHA SABEDORIA COMPARTILHADA.*
*DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE ESSE CANAL, QUE ABRE NOSSA MENTE.*
*1:12*