Es verdad, el mexicano es muy orgulloso de su país, de sus calles, de todo lo que somos, por la mayoría cuida su cosas. Tengo 41 años y recuerdo que de niño la gente tiraba mucha basura y el gobierno inició una campaña de concienciación y desde hace 20 años se notan los resultados.
Os mexicanos se enxergam como gigantes, um povo fadado ao sucesso e a grandiosidade. Isso se nota nas cidades mexicanas, não apenas na CDMX, é uma ''vibe'' muito diferente do Brasil
As cidades mexicanas são em geral muito melhores cuidadas que as brasileiras, qualquer cidade mediana tem centros históricos do nível de Ouro Preto, igrejas, conventos, palacios totalmente preservados, fiação subterrânea, arborização e jardins impecáveis... que pena que no Brasil nossas cidades são tão maltratadas.
Sou arquiteto e urbanista na Prefeitura de Praia Grande na Baixada Santista. Tento fazer a minha parte incorporando nos meus projetos boas referências arquitetônicas e urbanísticas das viagens que faço pelo mundo. Acredito que a constante evolução é fundamental, tanto no desenvolvimento das minhas habilidades quanto na reflexão crítica sobre meu próprio trabalho. Contudo, no serviço público enfrentamos desafios diários onde a falta de alinhamento entre diferentes profissionais e Secretarias cria um cenário marcado por disputas de ego. Além disso, a realidade da remuneração, que ainda não condiz com o esforço e dedicação exigidos, é um obstáculo adicional que afeta a motivação de muitos de nós. Apesar de toda dificuldade, sigo tentando fazer a minha parte com muita dedicação e amor pela arquitetura e por nossa cidade.
Eu gostaria de saber ser hj em dia eu quiser fazer um prédio ou casa estilo colonial tem como fazer? Pelo q vejo a impressão q dar q os arquitetos formados ñ sabem fazer uma casa ou prédio arquitetura colonial.
@lucasfeioNF ter tem. Desde que se respeite as legislações locais quanto aos recuos, acessibilidade e código sanitário. Mas todo arquiteto urbanista deve entender o contexto onde a sua obra estará inserida. Outra coisa, com a mão de obra, em sua maioria desqualificada que temos no Brasil, a chance de seu projeto virar um Frankenstein é grande.
@@lucasfeioNF Acredito que nesse caso é mais questao de encontrar mão de obra especializada, já que esse tipo de construção exige muitos adornos e desenhos que remetem há um período antigo
@ No Brasil não existe mais trabalho artesanal, havia mas não há mais, ter um bom pedreiro já está de bom tamanho. Tudo que temos são lajotas em formatos e cores diferentes que precisam ser cuidadosamente contextualizadas caso contrário não sabemos o que é quarto, ou o que é banheiro, nem o que é pátio de churrasqueira. Janelinhas e grades em alumínio (geralmente cru ou branco) e muros altos com arame farpado por cima para não vermos o vizinho, nos proteger de crime e garantir nossa individualidade. Medo!! Precisamos tb lembrar dos custos. PS Tb tem um cãozinho no quintal latindo a cada moto que passa. Acho que poderíamos ser uma inspiração para Dante.
@@poliniquesrealmente! Como os latidos de tudo que passa em frente ao portão que os cães ficam abafam qualquer outro som mais saudável aos ouvidos e à alma. É bem possível que os donos desses animais nem saibam o barulho que fazem, pois saem cedo pro trabalho.
Raul seu canal é muito bom. Vc já pensou em aproveitar seu histórico de reporter pra criar uma série de entrevista, pelo menos uma vez por mes trazer um convidado pra falar do urbanismo. Seria muito bom ver quem pensa em arquitetura e vc podendo trazer seus conhecimentos de maneira mais casual numa conversa. Abraços e ótimo trabalho.
Descobri que gosto muito de arquitetura e urbanismo por causa do teu canal. Estou há um mês vendo teus vídeos sempre que posso, e estou admirado com tanto conhecimento e lucidez. Continue, Raul!
O chão da Cidade do México me pareceu bem limpo para os padrões da América Latina, porque em SP, kkkk, o que vejo de gente jogando lixo na rua em SP não é brincadeira. O povo com mochila ou bolsa joga lixo na rua, em vez de guardar na mochila, bolsa, bolso da calça ou segurar na mão até achar um local adequado. E quando falo de lixo, é até um papel de bala.
te falar que várias capitais da américa latina são muito bem organizadas. Buenos Aires, Santiago, Cidade do Mexico...até Medellin e Bogotá tem um padrão de limpeza e organização urbana melhor que a média brasileira
tenho uma conhecida que quase foi atingida por um papel higienico sujo de mer** lançado de um prédio ao lado do copan! kkkkk jogam de tudo daquele prédio, pensam que a cidade é um grande cesto de lixo. É um edifício ocupado ilegalmente por estrangeiros, dizem que até a máfia nigeriana está presente lá
Así es, los mexicanos nos guardamos la basura en las bolsas del pantalón o mochilas para tirarla en cestos de tiendas o lugares privados, o nos la llevamos a casa. La basura de casa se recoge 3 días por semana generalmente. Si vivimos en condominios, ponemos la basura todos en un solo lugar y en muchos casos la separamos por tipo. Nos obligan a gestionar desechos de tierra, escombro y plantas de manera especial o se paga extra para que se la lleven. La gente barre su casa y muchos recogen los excrementos de sus perros
Nesse aniversário de 471 anos de SP, não há o que comemorar. Mais uma vez, obrigado Raul por nos trazer novos horizontes e soluções. Que essa semente chegue cada vez mais longe. Conte com a nossa colaboração. Sucesso e sorte sempre.
Prezado Raul, primeiramente quero te dar parabens para esse canal maravilhoso. Sou italiano mas já morei muitos anos no Brasil (Rio de Janeiro) e outros paises, conheço muito bem a America Latina e adoro CDMX. Voce sempre faz muitas reflexoes muito inteligentes e bota a gente para refletir. Obrigado pelo seu lindo trabalho de divulgacao (p.s. sou engenheiro mas adoro a arquitectura)
Conheci o México em 2023, bem como Buenos Aires em 2017... e fiquei encantada com as oportunidades tão claras para nosso país que ou não saem do papel ou sequer chegam à eles... seu canal , suas observações, são altamente pertinentes e acendem uma luz de que é possível sim fazer melhorias pensando no todo. O que falta ainda é o bendito "querer"
Raul seu trabalho é emocionante e particularmente me traz esperanças de ainda ver nossas cidades melhores, sou de Goiânia uma capital ainda muito nova e com um crescimento notável nos últimos anos, nosso centro histórico envelheceu muito mal, perdeu moradores e comercio, tem um importante acervo art-decó que se encontra coberto por fachadas de algumas lojas que resistem bravamente e por outras que já fecharam suas portas, é uma região pequena fácil de cuidar e relativamente nova, mas que infelizmente caiu no esquecimento da população e do poder publico que optaram por priorizar outras regiões, soma se a isso a retirada da região de inúmeros prédios públicos inclusive a prefeitura municipal, recentemente soube de uma noticia ainda não confirmada que acendeu em um fio de esperanças que é o retrofit e adaptação para habitação popular de um prédio que está abandonado a anos e localizado no coração do centro, ainda é pouco más já é um começo, dito isso o seu trabalho deveria ser visto e apreciado por todos os gestores do nosso país, eles tem muito a aprender com você.
Muitíssimo obrigado! Sou otimista. Com informação e formação, e novos hábitos familiares e de trabalho, muita gente vai descobrir que a melhor qualidade de vida está nos centros. Encontros espontâneos e tudo por perto. Abração
Aquí en RUclips, busca ciudades Mexicanas más desconocidas por extranjeros. Leon, Taxco, Guanajuato, Durango, Zacatecas, Queretaro, Aguascalientes, Monterrey, Chihuahua, Hermosillo, Saltillo, Mazatlan, Morelia, San Luis Potosi. Ahí te dejo unas 14 para que investigues. También Wikipedia en Español
Aqui em Fortaleza foi reformada a Praça José de Alencar. Ao lado, colocaram um novo terminal de ônibus, positivo, porém, havia o plano de transferir a Câmara Municipal para o prédio de um antigo hotel que fica ao lado da praça. Fiquei muito feliz, mas anunciaram a desistência quando alegaram que era impossível reformar o prédio tão antigo. O prédio ainda está lá. A Câmara não e, assim, o centro de Fortaleza segue sendo uma cidade fantasma a noite e evitado por muita gente durante o dia. Há muito a se aprender com a Cidade do México.
Cientos de ciudades mexicanas tienen su centro histórico de la nueva España con su plaza de armas,( la llamada plaza mayor en España y otros países de hispanoámerica) en la cual se encuentra la iglesia y el palacio de gobierno, las casonas de los antiguos ricos y muchos soportales para mercados! Querétaro, Guanajuato, San Luis Potosí, Aguas Calientes, Leon, Zacatecas, la preciosa Morelia que recuerda a la Salamanca española. LAS GRANDIOSAS PUEBLA Y GUADALAJARA, OAXACA CAMPECHE, MÉRIDA TAXCO, CUERNAVACA VERACRUZ etc etc y todos los pueblos mágicos!! México es impresionantemente bello!! NO VENGAN SÓLO AL CARIBE!! MÉXICO ES CULTURALMENTE BELLÍSIMO
Parabéns pela visita à Cidade do México. Encantado com a revitalização do Centro. Já estive em Lima e lembro do quão movimentado é, também, seu Centro nos finais de semana. Não chega a ter a monumentalidade da capital mexicana, mas com certeza também tem mais vida que muitas áreas centrais das capitais brasileiras. Aqui no Rio tá rolando um projeto da Prefeitura chamado Reviver Centro. Vale a pena você acompanhá-lo. Apesar de muitos imóveis comerciais estarem sendo transformados em residenciais, o que é positivo, vejo que o grande problema é que a grande maioria vai sendo comprada por investidores para a criação de studios para aluguel por temporada. Resolve um problema, o esvaziamento, mas por outro se mantém a ausência de política voltada a habitação popular. Um abraço, Raul.
Ótimo video! O Bosque de Chapultepec teve uma grande mudanca com o projeto Chapultepec: Natureza e Cultura que tá prestes a ser terminado, so tá faltando a nova Cineteca Nacional. Espero que vc fale sobre Chapultepec na série.
@@irving.cisneros Lo único que no me gusta de la CDMX es que tiene demasiados ambulantes y demasiada venta de comida en la calle..hay zonas donde solo se ven carpas o sombrillas de colores de tantos que hay. Sé que es algo común de Perú para arriba en LatAm pero creo que en la CDMX está un poco fuera de control.
@@juantorres-dj3fnConcuerdo contigo. Pero lo bueno es que esto ya va cambiando. Busca el proyecto de desalojar ambulantes de centro de CDMX, especialmente al periférico de bellas artes.
Como mexicano, creo que el mantenimiento del centro histórico de la ciudad de México se debe principalmente a las costumbres de sus habitantes, es decir no se como sea en Brasil, pero acá en México, los centros históricos son por así decirlo la " cara " de las ciudades, no se mucho sobre el urbanismo de Brasil, pero según sé, en los años 50s hubo una arquitectura modernista y con tintes nacionalistas basada en promocionar una imagen moderna de las ciudades brasileñas al mundo a costa de la arquitectura antigua ; cosa que aquí en México jamás habría pasado ya que la gente jamás lo hubiera permitido, el modelo de ciudad mexicana " clásica " es básicamente una plaza central, una iglesia, unos Palacios de gobierno y casas de los adinerados de la época y una traza en cuadrícula ( razón por la cual es bastante difícil encontrar un pueblo mexicano sin al menos una iglesia y un palacio de gobierno ) ese es el modelo que forjó casi todas las ciudades y pueblos importantes en México ( la mayoría de ciudades importantes en México en la actualidad fueron fundadas en la época de Nueva España a excepción de ciudades como Torreón y Tijuana, pero son minorías ), el resto de ciudades importantes e industriales en México como cdmx,Guadalajara, puebla, Querétaro, san Luis, Aguascalientes, León, Mérida sólo por mencionar algunas, tienen centro histórico ( sin contar a otras ciudades importantes pero no tan industriales o a Monterrey; que también tiene centro histórico pero no es tan impresionante ), la conservación de la arquitectura en México se dio porque la gente no estaba dispuesta a derribar los antiguos centros históricos, ni gobernantes, ni civiles ( incluso después de la independencia de España, la gente siguió construyendo arquitectura española ), además las ciudades mexicanas no tienen muchos edificios departamentales ( las ciudades mexicanas fuera del de centro histórico siguen la misma urbanística que estados unidos y canada ), los edificios en México están en distritos especiales y son más parecidos a los distritos estadounidenses en cuanto usos se refiere, en el caso especial de cdmx a excepción de algunas casonas derribadas en el paseo de la reforma, el centro histórico está casi en su totalidad intacto, saludos hermanos brasileños, a pesar de todo lo derribado, creo que aún queda mucho por rescatar y conservar, 🇲🇽🇧🇷.
Seu canal faz um grande serviço! Espero que ele ajude às pessoas a terem mais consciência e a produzir cidades mais humanas! Espero que traga conteúdo da minha bela - e cheia de problemas - Fortaleza.
Raul, sou morador de João Pessoa. Aqui o centro histórico é absolutamente abandonado. Vez ou outra gestões municipais falam em revitalizá-lo, mas sem nenhuma preocupação urbanística ou mudanças que de fato o tornem atrativo para que as pessoas queiram voltar a morar no centro. Resultado: muitos prédios históricos abandonados e sensação de insegurança. Dá gosto ver o que os mexicanos conseguiram.
Alguém mais de João Pessoa que tenha vontade de participar de um grupo para fazer conversar sobre o urbanismo da cidade, propostas analisar projetos dos entes públicos?
Todos os programas são sensacionais. Trás muito conhecimento e auxília com que nós, e quem sabe os políticos abram os olhos. Fico muito triste por ter tão poucos inscritos. Infelizmente, as pessoas preferem ser alienadas e assistir vídeos "aleatórios" no RUclips. Raul, parabéns e obrigado pelas informações e abrir nossos olhos.
Raul sempre com conteúdo excepcional! Parabéns e obrigado! Torço muito para que Jundiaí pare de se espelhar em Orlando e comece a mirar em cidades que funcionam e são aconchegantes, quem sabe um dia, não é?!
O Raul é sempre excelente nos vídeos que faz! Parabéns Raul!!! Eu também moro em Jundiaí. Concordo com o Daniel, tomara que Jundiaí se espelhe mais em cidades que possuam um urbanismo e uma arquitetura mais inteligentes, como Barcelona, Madri, Buenos Aires, etc.
O Brasil pode aprender muito com o México, com o atual governo Mexicano... ela está fazendo um primoroso trabalho... Só passei passageiramente pelo México, mas muitos canadenses amam pra passar férias.
Aquí en RUclips, busca ciudades Mexicanas más desconocidas por extranjeros. Leon, Taxco, Guanajuato, Durango, Zacatecas, Queretaro, Aguascalientes, Monterrey, Chihuahua, Hermosillo, Saltillo, Mazatlan, Morelia, San Luis Potosi. Ahí te dejo unas 14 para que investigues. También Wikipedia en Español
Essa serie no Mexico ja esta magnifica! Espero que falem de Guadalajara, que desde a pandemia tem feito planos de resiliencia climatica e de mobilidade urbana que esta impactando positivamente na cidade, pois fizeram uma cooperação entre diferentes orgaos governamentais que é lindo de se ver. Futuramente tambem espero um Colombia nas Alturas!
Então o AMLO surpreendeu também como prefeito. Os povos mexicas (nome verdadeiro para o que é chamado normalmente de "astecas") eram uma sociedade muito urbanizada. Existia até apartamento.
Vejo lugares parecidos com o Brasil como nessa série no México, a outra na Argentina e até a de Portugal e não consigo entender de onde vem o fracasso generalizado das nossas cidades, mas cada vez mais acho que uma boa parte é pela AVERSÃO que muitas pessoas têm de se misturar com quem não é igualzinho a você. Se trancam em condomínios-clube pra não precisar sair, carro pra tudo porque supostamente é perigoso, metrô não porque vai vir gente diferenciada, eventos de rua em tom quase de caridade, calçadas que o poder público lavou as mãos de ter responsabilidade, etc.
Tendo a concordar com você. Até em cidades muito seguras do Brasil (Joinville, Goiânia, Valinhos, Vinhedo), as pessoas se escondem em condominios fechados e vivem em shoppings... Se voce nao usa jamais o espaço publico, a cobrança pra que melhore será escassa.
Sí..eso es cultural ya en Brasil. Aunque en México también hay esa segregación..solo que no entre blancos y negros, sino entre blancos y personas de ascendencia más indígena. La diferencia es que yo creo que la élite de México ama a su país y siente orgullo de su cultura y de su historia. La élite brasileña muchas veces siente vergúenza de su país porque todo el tiempo mira a EE.UU (por eso sus ciudades son poco caminables). Además, las élites brasileñas actualmente solo ''usan'' a Brasil para ganar dinero, pero cada vez más de ellos y sus hijos eligen vivir afuera. Eso no pasa tanto en México y menos aún en Argentina. Creo que la cultura actual prevalente en Brasil, que es la herencia más africana, les genera rechazo (sí..hay un sustrato racista). Por eso cada vez más brasileños ''blancos'' se van del país a vivir a Portugal, EE.UU. o Paraguay..y ahora también muchos a Buenos Aires. Yo vivo en BA y trabajo para una multinacional y gano un buen salario..no tengo auto y voy al trabajo caminando o de metro (y si llueve mucho o hace mucho calor) me tomo un taxi o un Uber. Mis colegas en la oficina de Sao Paulo no pueden creer que yo no tenga auto y me dicen que en Sao paulo sería imposible que yo tuviera ese puesto en la empresa si no tuviera un buen auto. Solo para entender las diferencias culturales..Brasil es un país pero todavía no es una nación. Necesitam crear una cultura que incluya a todos y de la que todos se sientan orgullosos: no tiene que ser europea ni africana, debe ser brasileña.
Surpreso com o centro histórico da Cidade do México. A experiência mexicana tem muito a nos ensinar. Resta saber se nossos gestores municipais estão dispostos a aprender com os exemplos urbanísticos exitosos.
Sou do interior do Paraná, já moro em três cidades do estado e frequento muito a capital. Na cidade onde nasci, Guarapuava, por muito tempo houve um cuidado especial com o centro histórico. O casarão do Visconde de Guarapuava, por exemplo, foi transformado em uma escola, onde estudei. A praça da catedral costumava receber feiras em datas comemorativas. No entanto, as últimas gestões, despreparadas em diversos aspectos, abandonaram o centro histórico. Em vez disso, realizamos um novo bairro distante, permitimos o isolamento de condomínios fechados, algo raro anteriormente, e transformamos as periferias em copias pobres de Orlando. Atualmente, faço graduação em Londrina, uma cidade que faz jus ao apelido de “mini São Paulo”. Todos os problemas da capital paulista se repetem, mas em uma cidade com menos de um milhão de habitantes. Moro perto da universidade, mas o acesso para pedestres é péssimo. Além disso, a universidade é completamente isolada do restante da cidade; os velhos do centro estão tentando acabar com as ruas de bares. E o novo prefeito não parece ir em outro sentido.
Londrina tem um centro interessante; residencial e comercial, praças e bons acessos da para fazer muita coisa a pé, porém como em toda cidade com mais de 300mil hab cresceu sendo pensada para carros e não pedestres… a Gleba Palhano, bairro lindo, com dois shoppings e comércio de rua, poderia ter mais fora da avenida principal Mas a é melhor cidade que conheci neste porte de 500~600mil habitantes aqui no Brasil
@@viniciusgarcia862 Londrina além disso nem no calçadão central consegue ter fiação aterrada, chocante pois aqui em Juiz de Fora enterraram os fios das ruas centrais há décadas!
Houve tempo em que pensei isso mas hoje entendo diferente. Vontade política vem no final. O Brasil é um pais economicamente rico mas financeiramente pobre e mal gerenciado. Por isso não conseguimos desenvolver escala, crescer. Os poucos recursos arrecadados são direcionados à manutenção do Estado (legitimamente ou não) e o que sobra vai para a comunidade. Nesse momento nosso homem público precisa ter talento, cultura e visão, só então surgira, ou não, a vontade política. Geralmente não surge porque falta cultura e tb porque isso implica em superar egos e trabalhar em grupo...No máximo a gente faz um puxadinho e "vamu-que-vamu".
Es verdad, el mexicano es muy orgulloso de su país, de sus calles, de todo lo que somos, por la mayoría cuida su cosas. Tengo 41 años y recuerdo que de niño la gente tiraba mucha basura y el gobierno inició una campaña de concienciación y desde hace 20 años se notan los resultados.
Raul, os programas do México estão ótimos, porém adoraria que você fizesse alguns sobre o Rio, em especial sobre o bairro sem ruas públicas e cheio de trânsito que é a Barra da Tijuca. Como pode a Barra que é maior em território, menos ocupada de gente e com menos carros por metro quadrado do que Copacabana ter muito mais trânsito? A meu ver pela falta de ruas públicas e de ruas com conexão entre si. É tudo fechado e um bairro de enormes condomínios feitos em áreas públicas com ruas sem pedestres.
Raul, sugiro que você faça um vídeo ou série abordando a arquitetura bancária. Até as décadas de 80~90 alguns bancos buscavam produzir uma boa arquitetura em suas agências, depois foi só ladeira abaixo. Olha que coisa monótona e até desengonçada o novo prédio do Itaú no Jabaquara, os bancões vivem apelando pra palavrinhas da moda como ESG mas sequer pensam em contribuir com boa arquitetura para o tecido urbano. E pensar que na década de 50 o Banco Moreira Salles chamou a SOM pra projetar a sede deles na Praça do Patriarca junto com Jacques Pillon e Gian Carlo Gasperini. ESG pra gringo ver.
No centro das cidades pelo Brasil os bancões quase sempre ignoram prédios históricos preferindo prédios de vidro e pastilhas de banheiro. ESG de araque. Falta amor por São Paulo, falta amor pelo Brasil, é mais fácil ver amor pela cidade vindo de pequenas e médias empresas do que dessas gigantes.
Oi Raul, sou de Santos, sua cidade natal. Hoje, 26/01 é aniversário da cidade e fui até ao centro acompanhar algumas atividades devido ao aniversário do município e me assustei mais ainda com a grande decadência que o centro se encontra. Fazia algum tempo que não ia ao centro e hoje reparei com mais atenção como existem construções históricas caindo literalmente aos pedaços e ninguém faz nada. Grandes empresas de comércio exterior abandonaram o centro indo para bairros residenciais sem grandes preparos para receberem tanta gente como é o caso do Gonzaga, por exemplo. Não existe uma infra estrutura boa para aceitar empresas pequenas, médias e grandes. Não há opções de restaurantes, por exemplo. Não há bancos por perto. Correios também. A prefeitura passada (que se reelegeu esse ano) se agarrou na ampliação do VLT no centro mas eu sinto que foi tarde demais. Até lojas populares de roupas, calçados e restaurantes estão deixando o centro. Muito comum vc ver lojas fechadas com placas de ALUGA-SE ao lado de casarões históricos já sem teto ou somente com uma ou duas paredes de um tempo que os barões do café dominavam a cidade. O que ainda resiste são algumas “casas de entretenimento adulto”, se é que você me entende e mesmo assim, são lugares para os mais fortes de estômago e fracos de bolso. Uma lástima. Bom, parabéns pela matéria sobre a Cidade do México.
Eu tb sou de Santos e acho que o maior "problema" seja a praia. Ninguém vem a Santos para adquirir cultura, os visitantes vem para ir à praia que é facinha de entender e é de graça, sendo que a alimentação é comprada no supermercado para ser consumida em casa ou pede-se por entrega. O mesmo raciocínio se aplica aos locais. Seria interessante fazer uma pesquisa em Santos para saber quantas pessoas, visitantes ou locais, sabem o que é e onde fica o Panteão dos Andradas, ou o Convento do Carmo fundado em 1589, ou a Igreja de Santo Antonio do Valongo fundada em 1640. Semanas atrás li que o Mausoléu Pelé está às moscas, assim como o museu da mesma personalidade. A única coisa que salva Santos é a quantidade de escolas, de universidades, supermercados, os três shopping centers para as pessoas passearem com seus cãezinhos, e os coroas que se aposentaram em São Paulo mas vieram morar em Santos. Já me falaram que Santos é uma cidade de velhos mas até agora só me dei ao trabalho de contar a mim mesmo e minha família sendo que restam poucos de nós, a geração a seguir é culturalmente cega. Para concluir o raciocínio chego a conclusão que a praia não é o maior problema, mas a salvação, se não tivéssemos a praia não teríamos absolutamente nada que as pessoas pudessem entender. Arquiteturalmente falando Santos é uma cidade como todas as outras do Brasil: muros altos com arame farpado por cima, calcadas quebradas onde os postes tem os fios emaranhados e partidos, ruas fora de nível em relação à calcada, prédios genéricos com altura variável, algumas árvores atrofiadas aqui e ali. O resto é a luta do pedestre com os carros, motocicletas e bicicletas. Assim é uma cidade que tem potencial para ser como Barcelona e no entanto...só tem uma orla marítima ajardinada.
@@poliniques pensar em Santos como uma Barcelona talvez seja um pouco exagerado por conta da grande diferença populacional e também pela representatividade nacional de cada cidade. Mas uma Málaga não seria nada mal.
Seu canal é uma das melhores coisas que encontrei ultimamente. Sou do ABC paulista, mas moro na Espanha. Adoraria ver uma análise sua de alguma cidade da Grande São Paulo que tenha feito algo positivo em arquitetura e urbanismo. Imagino que seja difícil, mas acho que deve existir algum exemplo minimamente aceitável 😅 Um abraço e muito obrigada pelo seu grande trabalho ❤
Raul, parabéns por mais está excelente apresentação. Sua idoneidade e seriedade com que trata este tema tão importante para a melhor estruturação das grandes cidades, é extraordinária. Muito grato pela sua riquíssima experiência e conhecimentos aqui compartilhados. Um grande abraço.
Aqui em Manaus onde haviam e ainda hoje existem resquícios de verdadeira joias da arquitetura não há nenhuma política que assegure a sua preservação vários casarões já foram perdidos demolidos alguns poucos recebe um tratamento devido diria que até somente um que é o teatro Amazonas que também se não fosse devidamente cuidado Seria um desastre mas outros prédios não tem a mesma sorte um exemplo é o mercado Adolfo Lisboa uma joia da arquitetura que foi restaurado recentemente e que teve um episódio de fúria onde foi incendiado em uma parte e que já fazem alguns anos e ficou do mesmo jeito! Enfim são muitos aspectos que podem ser abordados na arquitetura da cidade que atualmente é um verdadeiro desastre!
Maravilhoso!!! Encantada com seus vídeos! Eu aqui em Macaé/RJ há mais de 70 anos. Essa cidade foi chamada ou é chamada de "a capital nacional do petróleo". Pequenas relíquias imobiliárias foram demolidas e sendo edificados bancos, grandes redes bancárias. Hoje em 2025, o prédio do CINE CLUBE (o único que resistiu até hoje, não foi demolido) está sendo destruído, acredito, por ato de vandalismo. Quero ver preservada esta pequena obra da Arquitetura! Preservada e conservada, que esse espaço seja lugar onde a cultura seja apresentada nas diversas modalidades. Quero que a Cultura prevaleça, desejo este legado para os meus netos... Gratidão!
Cresci em Ferraz de Vasconcelos, município da periferia da zona leste de São Paulo mas, depois de duas décadas em Marília, me encontro hoje em Porto Velho, capital de Rondônia. Tenho dentre outras , uma ligação afetiva com o canal… Frente ao desafio lançado, no caso de Porto Velho, um comitê multidisciplinar coordenado por arquitetos, engenheiros especialistas em saneamento, sanitaristas, geógrafos e pedagogas que pesquisem currículo ( como eu!!) poderia ter a chance de empreender um processo de pensar o espaço e sua ocupação que gradualmente mobilizasse a sociedade como um todo. A universidade fomentaria o comitê. …. Penso que a metodologia diálogo de saberes seria adequada para este comitê… O desafio lançado, provocador, me fez imaginar algo assim…
Olha o capricho dos pisos, chafaris bancos . Nossa aqui estamos longe disso . Para manter um fonte funcionado é quase impossivel . É doido ver que estamos em uma cidade que tem muito movimento mas pouca beleza e vida .
Acredito que os problemas de SP se repetem por diferentes capitais brasileiras. Sou de Belém e por aqui temos esse mesmo tratamento com o centro histórico. Mal cuidado, caindo aos pedaços, mal iluminado, perigoso, soturno, etc. E olha que já tivemos até prefeito arquiteto e urbanista por aqui! Infelizmente, a única solução que os governos enxergam para os prédios históricos é a utilização deles como repartição pública. Assim, depois das 17h, 18h, os prédios ficam vazios e, com isso, as ruas também se esvaziam, fazendo com que ninguém queira circular por elas, aumentando a sensação de insegurança. Por aqui precisamos fazer mudanças profundas na mentalidade das pessoas, tanto de proprietários, que veem imóveis históricos como um peso, quanto da própria prefeitura e população. Impedir a circulação de carros não pode ser medida isolada. Tem que ter transporte público de qualidade, tem que ter ciclovias e boas calçadas. Belém carece de mais investimento em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Precisamos de uma revolução na nossa cidade, principalmente no transporte público e mobilidade urbana e, é claro, na questão do lixo e gestão de resíduos sólidos. Resolvendo mobilidade urbana, resíduos sólidos e recuperando o patrimônio histórico, Belém seria um lugar muito melhor pra se viver
Mexicano aquí. Raul, Parabens pelo rigor da investigaçao. E uma visao excelente do que ta bem feito na Cidade do México. Muito certo que e um centro da identidade nacional, com a arquitetura como parte elemental. Acho que temos muito que aprender o uno do outro, Curitiba deu ao mundo o brt, CDMX adoptou o sistema com sucesso, e muitas outras experiencias compartilhadas poderiam desencadear a revoluçao urbana latinoamericana. Saudaçoes irmaos do Brasil.
eu gosto de escrever sobre cidades, e o que tento fazer é trazer os exemplos que vejo no seu canal e em outros lugares para a realidade da cidade que onde vivo. Quem sabe rola escrever um livro
Moro na Cidade do Mexico e estou gostando muito da serie. Gostaria que vc falasse de exemplos do que não deve ser feito como o caso de Santa Fe ou a região perto da torre Manacar.
@@elroroces Santa Fe es el Puerto Madero de ellos..pero en vez de estar a quince minutos a pie del Centro Histórico está a kilómetros y cuesta mucho llegar hasta en transporte público..es más algo que podría estar en San Pablo que en Buenos Aires
@juantorres-dj3fn De acuerdo, y con 3 entradas para miles de autos y fuera de la sección donde esta el parque practicamente ninguna vereda para caminar.
Pense na possibilidade de vir pras cidades médias do Brasil; sou de Londrina -PR, uma das mais verticalizadas do país e gostaria de ver um vídeo pelo menos da minha cidade e análise crítica , sob à sua ótica! Excelente conteúdo do seu canal, parabéns Raul!!! Desejo que cresça cada vez mais, vc tem uma linguagem acessível 👏🏻👊🏻
Mais um excelente vídeo! Parabéns Raul !!! Em termos de arquitetura a cidade de São Paulo está num retrocesso galopante, pelo menos é o que me parece. Uma quantidade enorme de prédios foram construídos, ou estão em construção, nos últimos 4 anos. Só no quarteirão onde moro são 5 novos prédios de apartamento. O pior são os desenhos, todos muito parecidos, só linhas retas, ângulos retos, quinas vivas, e as cores invariavelmente preto, cinza e marrom, com raríssimas exceções. Parece até que todas as construtoras compraram o mesmo plug-in do AutoCad e incumbiram os estagiários de projetá-los.
Sou fã do seu trabalho. Moro em uma região administrativa do Distrito Federal, a Samambaia. A cidade fica a mais de 40; minutos do centro de Brasília. Os patrimônios culturais e arquitetônicos recebem poucos cuidados e a questão da mobilidade urbana para as regiões periféricas é um empecilho ao desenvolvimento do DF.
Aquí en RUclips, busca ciudades Mexicanas más desconocidas por extranjeros. Leon, Taxco, Guanajuato, Durango, Zacatecas, Queretaro, Aguascalientes, Monterrey, Chihuahua, Hermosillo, Saltillo, Mazatlan, Morelia, San Luis Potosi. Ahí te dejo unas 14 para que investigues. También Wikipedia en Español
Ô vontade de ver esta revitalização acontecer no centro histórico de Fortaleza. Infelizmente por aqui, por conta de uma mudança na legislação, começou a Dubaização da orla. Assim como você mostrou em BC aqui também super prédios com arquitetura de gosto duvidoso estão sendo erguidos para os que estão dispostos a pagar a partir de R$10M em um apartamento.
Seu trabalho é genuíno e necessário. Melhor, diria urgente. O centro histórico de Fortaleza a cada ano vai sumindo do mapa. Há décadas deixou de ser espaço para novos investimentos, resistindo ainda no balão de oxigênio. Vale muito mais colocar um prédio abaixo e fazer um estacionamento do que restaurá-lo. Nossa realidade é bem parecida com a de São Paulo, guardada as devidas proporções. Crescemos com uma cultura "vira lata" em transformar Fortaleza em um centro cosmopolita. Assim sendo, o bairrismo só encontra sentido nas memórias dos mais antigos, enquanto os mais novos, sequer querem saber do passado de sua história. Há um movimento da "renovação", em que tudo se torna obsoleto a cada ano. Muito comum ver jovens de 20 anos de idade que nunca pisaram no centro de Fortaleza, a não ser guiados por um Uber na calada da noite a algum espaço de festa aos arredores desse centro. Prédios abandonados, comércio apagado, insegurança, ruas fétidas, calçadas sem manutenção.
Nossa elite política nao é educada, por tanto não há como se esperar um entendimento sobre temas mais elevados, por mais importantes que sejam. Pesquisem onde eles moram e verá que a estética deles é cafona. E sim, parabéns pelo canal. Sou apaixonado pelos seus videos.
Excelente vídeo. Como é bom ver que com mínimo de vontade política da pra senfazer muita coisa na cidade. É uma pena SP estar tão atrasada em relação às grandes capitais da América Latina.
En México la zona corporativa está en Santa Fe entre montañas y es un pasaje de grandes edificios, autopistas y el tren que lleva hasta la zona industrial de Toluca y conecta con el aeropuerto de esa ciudad. De hecho en algunos años esa zona estará totalmente desarrollada ya que esta conectada también con zonas recreativas como restaurantes, parques y demás turismo.
Sao Paulo ya ni agua tiene y también tiene todas las calles grafiteadas con mucha basura; hasta tienen a "crackolandia" el paraíso de los adictos. Sao Paulo ni ejemplo de metropoli es!
Raúl, ja que está na onda de viajar por cidades fora do Brasil, deveria ir ao centro histórico mais parecido ao de São Paulo, por arquitectura, potencial e problemas compartidos: Bogotá, Colômbia. Seja muito bem vindo para um Bogotá nas alturas
Moro em uma cidade média na Região Metropolitana de Porto Alegre e, infelizmente, minha cidade está crescendo no modelo Orlando... Só condomínios fechados de alto padrão. Só que a população, principalmente a população com grana, não está crescendo no mesmo ritmo... Vem aí o estouro da bolha. Sem contar que não há preservação de áreas sensíveis para as enchentes e falta de água. Ai, ai... A lógica do mercado imobiliário superando os interesses públicos.
Oi Raul, parabéns pelo seu conteúdo, ele é rico e reflexivo! Sou arquiteta e moro em Curitiba. Aqui até temos uma política acima da média, acredito eu, sobre o restauro e Conservaçãodo centro histórico. O problema é o mesmo, que até discuti no linkedin esses dias, a falta da habitação no centro, a falta de multiplicidade nos usos dos edifícios históricos no centro, e as vezes até a identificação desses edifícios porque muitas vezes essa valorização se limita a um ou outro estilo arquitetônico. Torço para que seus vídeos tragam luz às políticas brasileiras!
Muito obrigado!! Morei em Curitiba há vários anos e notei essa falta de moradia. Tinha um hotel antigo enorme que ia ser retrofitado, mas não saiu do papel, perto da Catedral, não?
@@SaoPauloNasAlturas Até hoje 😅 Infelizmente um prédio tão grande e com tanto potencial, parado. Tem um atrás do prédio histórico da UTFPR que está sendo retrofitado, o Ed. Roberto Schiebler, finalmente!
Raul quando puder por favor faça um especial ou visite (caso ainda não tenha) São Francisco do Sul. É a terceira cidade mais antiga do Brasil, tem um centro histórico de colonização e arquitetura portuguesa, tem os balneários de praias lindas e um Porto igualmente ao lado do centro. Infelizmente, os casarões antigos estão longe de ser tão bem cuidados quanto os de Ouro Preto e há um embate entre parte da população que quer proteger uma área de praia e fauna (Sumidouro) e empresas que querem construir outro porto. Além disso, é uma das poucas praias de SC que não sofreu o efeito BC de prédios e mais prédios em cima da praia. Dizem que esse ano algumas mudanças em relação as construções vem por aí… 🫢Gostaria muito que você como especialista trouxesse LUZ sobre essa hidden gem que temos no nosso país. Porque é muito fácil “to take for granted” tudo que há de melhor aqui e deixar por omissão, legislações e/ou projetos danosos ao urbanismo (e por consequência a população) tomarem forma. Tudo o que precisamos é de menos BC e mais racionalidade e políticas públicas baseadas em fatos para melhorar a vida em nossas cidades. Espero que você leia esse poste. Obrigado por nos inspirar a cuidar e amar mais nossas cidades. 🙌🏾🙏🏾✨
Raul, esse é meu canal favorito. Seu trabalho é incrível. Infelizmente arquitetura e urbanismo não são os temas favoritos da minha cidade, o Rio de Janeiro. Ainda mais se tratando das zonas pra alem de zona sul e centro. Espero que seu trabalho siga iluminando o debate público e possivelmente os futuros debates políticos.
Os espanhóis eram mestres no planejamento urbano. Os portugueses começaram a se preocupar minimamente com isso pós terremoto de Lisboa, em 1755. Até chegar aqui...
Cara eu tava em Cairu na Bahia viajando, tinha uma casa histórica de mais de 100 anos e bolinhas que estava caindo aos pedaços. Aquele velho papo: casa tombada, nem a prefeitura nem a iniciativa privada cuida, e a casa é um charme. Se alguém fizesse um retrofit na casa e a transformasse em um bar (por exemplo) mantendo a estrutura original, daria vida àquela casa esquecida que tinha uma placa dizendo que era tombada, vida àquela rua e aquecia a economia da cidade. Ainda planejo voltar lá, conversar com a prefeitura e abrir esse negócio. É do lado de Morro de Sp e está num lugar paradisíaco, não tem como desperdiçar uma oportunidade dessa.
Es verdad, el mexicano es muy orgulloso de su país, de sus calles, de todo lo que somos, por la mayoría cuida su cosas. Tengo 41 años y recuerdo que de niño la gente tiraba mucha basura y el gobierno inició una campaña de concienciación y desde hace 20 años se notan los resultados.
Os mexicanos se enxergam como gigantes, um povo fadado ao sucesso e a grandiosidade. Isso se nota nas cidades mexicanas, não apenas na CDMX, é uma ''vibe'' muito diferente do Brasil
As cidades mexicanas são em geral muito melhores cuidadas que as brasileiras, qualquer cidade mediana tem centros históricos do nível de Ouro Preto, igrejas, conventos, palacios totalmente preservados, fiação subterrânea, arborização e jardins impecáveis... que pena que no Brasil nossas cidades são tão maltratadas.
Amigos BRASILEIROS SEAN BIENVENIDOS SIEMPRE !! MEXICO ❤ BRASIL !!!
Sou arquiteto e urbanista na Prefeitura de Praia Grande na Baixada Santista. Tento fazer a minha parte incorporando nos meus projetos boas referências arquitetônicas e urbanísticas das viagens que faço pelo mundo. Acredito que a constante evolução é fundamental, tanto no desenvolvimento das minhas habilidades quanto na reflexão crítica sobre meu próprio trabalho. Contudo, no serviço público enfrentamos desafios diários onde a falta de alinhamento entre diferentes profissionais e Secretarias cria um cenário marcado por disputas de ego. Além disso, a realidade da remuneração, que ainda não condiz com o esforço e dedicação exigidos, é um obstáculo adicional que afeta a motivação de muitos de nós. Apesar de toda dificuldade, sigo tentando fazer a minha parte com muita dedicação e amor pela arquitetura e por nossa cidade.
Eu gostaria de saber ser hj em dia eu quiser fazer um prédio ou casa estilo colonial tem como fazer? Pelo q vejo a impressão q dar q os arquitetos formados ñ sabem fazer uma casa ou prédio arquitetura colonial.
@lucasfeioNF ter tem. Desde que se respeite as legislações locais quanto aos recuos, acessibilidade e código sanitário. Mas todo arquiteto urbanista deve entender o contexto onde a sua obra estará inserida. Outra coisa, com a mão de obra, em sua maioria desqualificada que temos no Brasil, a chance de seu projeto virar um Frankenstein é grande.
@@lucasfeioNF Acredito que nesse caso é mais questao de encontrar mão de obra especializada, já que esse tipo de construção exige muitos adornos e desenhos que remetem há um período antigo
@ No Brasil não existe mais trabalho artesanal, havia mas não há mais, ter um bom pedreiro já está de bom tamanho. Tudo que temos são lajotas em formatos e cores diferentes que precisam ser cuidadosamente contextualizadas caso contrário não sabemos o que é quarto, ou o que é banheiro, nem o que é pátio de churrasqueira. Janelinhas e grades em alumínio (geralmente cru ou branco) e muros altos com arame farpado por cima para não vermos o vizinho, nos proteger de crime e garantir nossa individualidade. Medo!! Precisamos tb lembrar dos custos. PS Tb tem um cãozinho no quintal latindo a cada moto que passa. Acho que poderíamos ser uma inspiração para Dante.
@@poliniquesrealmente! Como os latidos de tudo que passa em frente ao portão que os cães ficam abafam qualquer outro som mais saudável aos ouvidos e à alma. É bem possível que os donos desses animais nem saibam o barulho que fazem, pois saem cedo pro trabalho.
Raul seu canal é muito bom. Vc já pensou em aproveitar seu histórico de reporter pra criar uma série de entrevista, pelo menos uma vez por mes trazer um convidado pra falar do urbanismo. Seria muito bom ver quem pensa em arquitetura e vc podendo trazer seus conhecimentos de maneira mais casual numa conversa.
Abraços e ótimo trabalho.
Recomendo buscar pelo podcast q ele produziu, com o mesmo título do canal! Tem no spotify
Descobri que gosto muito de arquitetura e urbanismo por causa do teu canal. Estou há um mês vendo teus vídeos sempre que posso, e estou admirado com tanto conhecimento e lucidez. Continue, Raul!
Muito obrigado! Se puder, apresenta o canal pros amigos!
Visitei o México há 4 anos e fiquei impressionada com o centro ! Me senti segura e fui muitas vezes ao centro ! Que cidade fantástica !
O chão da Cidade do México me pareceu bem limpo para os padrões da América Latina, porque em SP, kkkk, o que vejo de gente jogando lixo na rua em SP não é brincadeira. O povo com mochila ou bolsa joga lixo na rua, em vez de guardar na mochila, bolsa, bolso da calça ou segurar na mão até achar um local adequado. E quando falo de lixo, é até um papel de bala.
te falar que várias capitais da américa latina são muito bem organizadas. Buenos Aires, Santiago, Cidade do Mexico...até Medellin e Bogotá tem um padrão de limpeza e organização urbana melhor que a média brasileira
Morei em CDMX por mto tempo, realmente é mais limpo. mas dá pra melhorar muito mais.
Depois não sabem por que dá enchentes, né?
tenho uma conhecida que quase foi atingida por um papel higienico sujo de mer** lançado de um prédio ao lado do copan! kkkkk jogam de tudo daquele prédio, pensam que a cidade é um grande cesto de lixo. É um edifício ocupado ilegalmente por estrangeiros, dizem que até a máfia nigeriana está presente lá
Así es, los mexicanos nos guardamos la basura en las bolsas del pantalón o mochilas para tirarla en cestos de tiendas o lugares privados, o nos la llevamos a casa. La basura de casa se recoge 3 días por semana generalmente. Si vivimos en condominios, ponemos la basura todos en un solo lugar y en muchos casos la separamos por tipo. Nos obligan a gestionar desechos de tierra, escombro y plantas de manera especial o se paga extra para que se la lleven. La gente barre su casa y muchos recogen los excrementos de sus perros
Sonhando com esta revolucao arquitetonica mexicana no Centro de SP
ela vem junto com uma revolução brasileira.🚩
Com esse prefeito e esse governador nem pensar. É o contrário. Vão destruir tudo.
@@UM.999 os entusiastas de revolução no Brasil são tão atrasados no quesito urbanismo quanto os conservadores
Vai ficar sonhando. Principalmente com o péssimo senso estético e falta de educação da sociedade paulaitana.
Adorei o vídeo, Raul. Fiquei até com vontade de visitar a CDMX!
Nesse aniversário de 471 anos de SP, não há o que comemorar.
Mais uma vez, obrigado Raul por nos trazer novos horizontes e soluções.
Que essa semente chegue cada vez mais longe. Conte com a nossa colaboração.
Sucesso e sorte sempre.
Só a Dona Rede Globo comemora o aniversário de São Paulo, como algo esplendoroso.
@@fabriciom1315 A Final da Copa São Paulo foi em um pacaembu que teve que fazer um avara provisorio sem condições de jogo, e a cara da são paulo atual
Prezado Raul, primeiramente quero te dar parabens para esse canal maravilhoso. Sou italiano mas já morei muitos anos no Brasil (Rio de Janeiro) e outros paises, conheço muito bem a America Latina e adoro CDMX. Voce sempre faz muitas reflexoes muito inteligentes e bota a gente para refletir. Obrigado pelo seu lindo trabalho de divulgacao (p.s. sou engenheiro mas adoro a arquitectura)
Muito obrigado, que ótimo! Se puder, manda o vídeo pros amigos no Rio! Ainda pretendo fazer um Rio nas Alturas em breve
@@SaoPauloNasAlturas que bom, avise antes de ir que convido voce a tomar um chope se eu tivar por lá tambem
A CDMX assim como o México em geral valem muito a visita. Em 2023, fiquei lá por quase um mês. Um sonho realizado e uma baita saudade. Indico!
Essa série sobre o México está excelente, imperdível. Parabéns, Raul e toda equipe!
Conheci o México em 2023, bem como Buenos Aires em 2017... e fiquei encantada com as oportunidades tão claras para nosso país que ou não saem do papel ou sequer chegam à eles... seu canal , suas observações, são altamente pertinentes e acendem uma luz de que é possível sim fazer melhorias pensando no todo. O que falta ainda é o bendito "querer"
Raul essa série me desperta várias emoções, vontade de conhecer México e um desgosto muito grande de ver SP abandonada
Tienes que hacer un programa de Santa Fé, también es un gran caso de arquitectura. Saludos amigo, gracias por tu trabajo.
Raul seu trabalho é emocionante e particularmente me traz esperanças de ainda ver nossas cidades melhores, sou de Goiânia uma capital ainda muito nova e com um crescimento notável nos últimos anos, nosso centro histórico envelheceu muito mal, perdeu moradores e comercio, tem um importante acervo art-decó que se encontra coberto por fachadas de algumas lojas que resistem bravamente e por outras que já fecharam suas portas, é uma região pequena fácil de cuidar e relativamente nova, mas que infelizmente caiu no esquecimento da população e do poder publico que optaram por priorizar outras regiões, soma se a isso a retirada da região de inúmeros prédios públicos inclusive a prefeitura municipal, recentemente soube de uma noticia ainda não confirmada que acendeu em um fio de esperanças que é o retrofit e adaptação para habitação popular de um prédio que está abandonado a anos e localizado no coração do centro, ainda é pouco más já é um começo, dito isso o seu trabalho deveria ser visto e apreciado por todos os gestores do nosso país, eles tem muito a aprender com você.
Muitíssimo obrigado! Sou otimista. Com informação e formação, e novos hábitos familiares e de trabalho, muita gente vai descobrir que a melhor qualidade de vida está nos centros. Encontros espontâneos e tudo por perto. Abração
Que diferença absurda com SP, Cidade do México tá em outro patamar. Confesso que eu não tinha ideia, me surpreendeu
Aquí en RUclips, busca ciudades Mexicanas más desconocidas por extranjeros. Leon, Taxco, Guanajuato, Durango, Zacatecas, Queretaro, Aguascalientes, Monterrey, Chihuahua, Hermosillo, Saltillo, Mazatlan, Morelia, San Luis Potosi. Ahí te dejo unas 14 para que investigues. También Wikipedia en Español
Tem um canal de arquitetura mexicano "Cotaparedes" que é muito top.. hj mostrou o retrofit de um hotel. Eles são muito bons....
Aqui em Fortaleza foi reformada a Praça José de Alencar. Ao lado, colocaram um novo terminal de ônibus, positivo, porém, havia o plano de transferir a Câmara Municipal para o prédio de um antigo hotel que fica ao lado da praça. Fiquei muito feliz, mas anunciaram a desistência quando alegaram que era impossível reformar o prédio tão antigo. O prédio ainda está lá. A Câmara não e, assim, o centro de Fortaleza segue sendo uma cidade fantasma a noite e evitado por muita gente durante o dia. Há muito a se aprender com a Cidade do México.
que tragedia! Nao da pra fazer barulho? Predios "antigos" de 300 anos sao restaurados no Mexico, na Espanha, na Austria...
Cientos de ciudades mexicanas tienen su centro histórico de la nueva España con su plaza de armas,( la llamada plaza mayor en España y otros países de hispanoámerica) en la cual se encuentra la iglesia y el palacio de gobierno, las casonas de los antiguos ricos y muchos soportales para mercados! Querétaro, Guanajuato, San Luis Potosí, Aguas Calientes, Leon, Zacatecas, la preciosa Morelia que recuerda a la Salamanca española. LAS GRANDIOSAS PUEBLA Y GUADALAJARA, OAXACA CAMPECHE, MÉRIDA TAXCO, CUERNAVACA VERACRUZ etc etc y todos los pueblos mágicos!! México es impresionantemente bello!! NO VENGAN SÓLO AL CARIBE!! MÉXICO ES CULTURALMENTE BELLÍSIMO
Exactamente! Para mi, hay muchísimas ciudades en México que valen la pena. Todos se enfocan demasiado en solamente CDMX y Cancun
Parabéns pela visita à Cidade do México. Encantado com a revitalização do Centro. Já estive em Lima e lembro do quão movimentado é, também, seu Centro nos finais de semana. Não chega a ter a monumentalidade da capital mexicana, mas com certeza também tem mais vida que muitas áreas centrais das capitais brasileiras.
Aqui no Rio tá rolando um projeto da Prefeitura chamado Reviver Centro. Vale a pena você acompanhá-lo. Apesar de muitos imóveis comerciais estarem sendo transformados em residenciais, o que é positivo, vejo que o grande problema é que a grande maioria vai sendo comprada por investidores para a criação de studios para aluguel por temporada. Resolve um problema, o esvaziamento, mas por outro se mantém a ausência de política voltada a habitação popular. Um abraço, Raul.
Ótimo video! O Bosque de Chapultepec teve uma grande mudanca com o projeto Chapultepec: Natureza e Cultura que tá prestes a ser terminado, so tá faltando a nova Cineteca Nacional. Espero que vc fale sobre Chapultepec na série.
@@irving.cisneros Lo único que no me gusta de la CDMX es que tiene demasiados ambulantes y demasiada venta de comida en la calle..hay zonas donde solo se ven carpas o sombrillas de colores de tantos que hay. Sé que es algo común de Perú para arriba en LatAm pero creo que en la CDMX está un poco fuera de control.
@@juantorres-dj3fnConcuerdo contigo. Pero lo bueno es que esto ya va cambiando. Busca el proyecto de desalojar ambulantes de centro de CDMX, especialmente al periférico de bellas artes.
Ganaste un suscriptor más, gracias por tu documentación. 👽
Como mexicano, creo que el mantenimiento del centro histórico de la ciudad de México se debe principalmente a las costumbres de sus habitantes, es decir no se como sea en Brasil, pero acá en México, los centros históricos son por así decirlo la " cara " de las ciudades, no se mucho sobre el urbanismo de Brasil, pero según sé, en los años 50s hubo una arquitectura modernista y con tintes nacionalistas basada en promocionar una imagen moderna de las ciudades brasileñas al mundo a costa de la arquitectura antigua ; cosa que aquí en México jamás habría pasado ya que la gente jamás lo hubiera permitido, el modelo de ciudad mexicana " clásica " es básicamente una plaza central, una iglesia, unos Palacios de gobierno y casas de los adinerados de la época y una traza en cuadrícula ( razón por la cual es bastante difícil encontrar un pueblo mexicano sin al menos una iglesia y un palacio de gobierno ) ese es el modelo que forjó casi todas las ciudades y pueblos importantes en México ( la mayoría de ciudades importantes en México en la actualidad fueron fundadas en la época de Nueva España a excepción de ciudades como Torreón y Tijuana, pero son minorías ), el resto de ciudades importantes e industriales en México como cdmx,Guadalajara, puebla, Querétaro, san Luis, Aguascalientes, León, Mérida sólo por mencionar algunas, tienen centro histórico ( sin contar a otras ciudades importantes pero no tan industriales o a Monterrey; que también tiene centro histórico pero no es tan impresionante ), la conservación de la arquitectura en México se dio porque la gente no estaba dispuesta a derribar los antiguos centros históricos, ni gobernantes, ni civiles ( incluso después de la independencia de España, la gente siguió construyendo arquitectura española ), además las ciudades mexicanas no tienen muchos edificios departamentales ( las ciudades mexicanas fuera del de centro histórico siguen la misma urbanística que estados unidos y canada ), los edificios en México están en distritos especiales y son más parecidos a los distritos estadounidenses en cuanto usos se refiere, en el caso especial de cdmx a excepción de algunas casonas derribadas en el paseo de la reforma, el centro histórico está casi en su totalidad intacto, saludos hermanos brasileños, a pesar de todo lo derribado, creo que aún queda mucho por rescatar y conservar, 🇲🇽🇧🇷.
Seu trabalho é espetacular. Quem dera os políticos pernambucanos vissem isso. O centro histórico do Recife esta desmoronando aos poucos.
Seu canal faz um grande serviço! Espero que ele ajude às pessoas a terem mais consciência e a produzir cidades mais humanas!
Espero que traga conteúdo da minha bela - e cheia de problemas - Fortaleza.
Raul, sou morador de João Pessoa. Aqui o centro histórico é absolutamente abandonado. Vez ou outra gestões municipais falam em revitalizá-lo, mas sem nenhuma preocupação urbanística ou mudanças que de fato o tornem atrativo para que as pessoas queiram voltar a morar no centro. Resultado: muitos prédios históricos abandonados e sensação de insegurança. Dá gosto ver o que os mexicanos conseguiram.
Isso é no Brasil todo! A Unica exceção seja o Rio de Janeiro por causa das olimpiadas
Alguém mais de João Pessoa que tenha vontade de participar de um grupo para fazer conversar sobre o urbanismo da cidade, propostas analisar projetos dos entes públicos?
Todos os programas são sensacionais. Trás muito conhecimento e auxília com que nós, e quem sabe os políticos abram os olhos.
Fico muito triste por ter tão poucos inscritos.
Infelizmente, as pessoas preferem ser alienadas e assistir vídeos "aleatórios" no RUclips.
Raul, parabéns e obrigado pelas informações e abrir nossos olhos.
Voltarei quantas vezes puder ao México! Mais um episódio incrível! Sempre traduzindo com maestria as urbanidade e os caminhos.
Que não faltem bons exemplos aqui! Sem desculpas pra apatia
Maravilhoso 🫶👏👏👏
Conheci o canal por acaso, sou de Fortaleza. Excelente trabalho, muito obrigado.
Raul sempre com conteúdo excepcional! Parabéns e obrigado!
Torço muito para que Jundiaí pare de se espelhar em Orlando e comece a mirar em cidades que funcionam e são aconchegantes, quem sabe um dia, não é?!
O Raul é sempre excelente nos vídeos que faz! Parabéns Raul!!! Eu também moro em Jundiaí. Concordo com o Daniel, tomara que Jundiaí se espelhe mais em cidades que possuam um urbanismo e uma arquitetura mais inteligentes, como Barcelona, Madri, Buenos Aires, etc.
O Brasil pode aprender muito com o México, com o atual governo Mexicano... ela está fazendo um primoroso trabalho...
Só passei passageiramente pelo México, mas muitos canadenses amam pra passar férias.
Aquí en RUclips, busca ciudades Mexicanas más desconocidas por extranjeros. Leon, Taxco, Guanajuato, Durango, Zacatecas, Queretaro, Aguascalientes, Monterrey, Chihuahua, Hermosillo, Saltillo, Mazatlan, Morelia, San Luis Potosi. Ahí te dejo unas 14 para que investigues. También Wikipedia en Español
Essa serie no Mexico ja esta magnifica! Espero que falem de Guadalajara, que desde a pandemia tem feito planos de resiliencia climatica e de mobilidade urbana que esta impactando positivamente na cidade, pois fizeram uma cooperação entre diferentes orgaos governamentais que é lindo de se ver. Futuramente tambem espero um Colombia nas Alturas!
Conteúdo de nível superior. Parabéns.
Amando essa série sobre a CDMX.
Então o AMLO surpreendeu também como prefeito.
Os povos mexicas (nome verdadeiro para o que é chamado normalmente de "astecas") eram uma sociedade muito urbanizada. Existia até apartamento.
Ótimo video mais uma vez! Raul, agora queremos um video sobre LIMA ou LUANDA!!! Por favor! Nunca te pedimos nadaaaaa
Vejo lugares parecidos com o Brasil como nessa série no México, a outra na Argentina e até a de Portugal e não consigo entender de onde vem o fracasso generalizado das nossas cidades, mas cada vez mais acho que uma boa parte é pela AVERSÃO que muitas pessoas têm de se misturar com quem não é igualzinho a você. Se trancam em condomínios-clube pra não precisar sair, carro pra tudo porque supostamente é perigoso, metrô não porque vai vir gente diferenciada, eventos de rua em tom quase de caridade, calçadas que o poder público lavou as mãos de ter responsabilidade, etc.
Tendo a concordar com você. Até em cidades muito seguras do Brasil (Joinville, Goiânia, Valinhos, Vinhedo), as pessoas se escondem em condominios fechados e vivem em shoppings... Se voce nao usa jamais o espaço publico, a cobrança pra que melhore será escassa.
E um problema cultural
Sí..eso es cultural ya en Brasil. Aunque en México también hay esa segregación..solo que no entre blancos y negros, sino entre blancos y personas de ascendencia más indígena. La diferencia es que yo creo que la élite de México ama a su país y siente orgullo de su cultura y de su historia. La élite brasileña muchas veces siente vergúenza de su país porque todo el tiempo mira a EE.UU (por eso sus ciudades son poco caminables). Además, las élites brasileñas actualmente solo ''usan'' a Brasil para ganar dinero, pero cada vez más de ellos y sus hijos eligen vivir afuera. Eso no pasa tanto en México y menos aún en Argentina. Creo que la cultura actual prevalente en Brasil, que es la herencia más africana, les genera rechazo (sí..hay un sustrato racista). Por eso cada vez más brasileños ''blancos'' se van del país a vivir a Portugal, EE.UU. o Paraguay..y ahora también muchos a Buenos Aires. Yo vivo en BA y trabajo para una multinacional y gano un buen salario..no tengo auto y voy al trabajo caminando o de metro (y si llueve mucho o hace mucho calor) me tomo un taxi o un Uber. Mis colegas en la oficina de Sao Paulo no pueden creer que yo no tenga auto y me dicen que en Sao paulo sería imposible que yo tuviera ese puesto en la empresa si no tuviera un buen auto. Solo para entender las diferencias culturales..Brasil es un país pero todavía no es una nación. Necesitam crear una cultura que incluya a todos y de la que todos se sientan orgullosos: no tiene que ser europea ni africana, debe ser brasileña.
@@juantorres-dj3fn infelizmente há muitas verdades no seu comentário
@@juantorres-dj3fn PERFECTO!
Faz um Rio nas Alturas, por favor 😍😍
Surpreso com o centro histórico da Cidade do México. A experiência mexicana tem muito a nos ensinar. Resta saber se nossos gestores municipais estão dispostos a aprender com os exemplos urbanísticos exitosos.
Sou do interior do Paraná, já moro em três cidades do estado e frequento muito a capital. Na cidade onde nasci, Guarapuava, por muito tempo houve um cuidado especial com o centro histórico. O casarão do Visconde de Guarapuava, por exemplo, foi transformado em uma escola, onde estudei. A praça da catedral costumava receber feiras em datas comemorativas. No entanto, as últimas gestões, despreparadas em diversos aspectos, abandonaram o centro histórico. Em vez disso, realizamos um novo bairro distante, permitimos o isolamento de condomínios fechados, algo raro anteriormente, e transformamos as periferias em copias pobres de Orlando. Atualmente, faço graduação em Londrina, uma cidade que faz jus ao apelido de “mini São Paulo”. Todos os problemas da capital paulista se repetem, mas em uma cidade com menos de um milhão de habitantes. Moro perto da universidade, mas o acesso para pedestres é péssimo. Além disso, a universidade é completamente isolada do restante da cidade; os velhos do centro estão tentando acabar com as ruas de bares. E o novo prefeito não parece ir em outro sentido.
Londrina tem um centro interessante; residencial e comercial, praças e bons acessos da para fazer muita coisa a pé, porém como em toda cidade com mais de 300mil hab cresceu sendo pensada para carros e não pedestres… a Gleba Palhano, bairro lindo, com dois shoppings e comércio de rua, poderia ter mais fora da avenida principal
Mas a é melhor cidade que conheci neste porte de 500~600mil habitantes aqui no Brasil
@@viniciusgarcia862 Exageram na propaganda, Londrina tem IDH igual ao de minha cidade em Minas Juiz de Fora, 0778.
@@viniciusgarcia862 Londrina além disso nem no calçadão central consegue ter fiação aterrada, chocante pois aqui em Juiz de Fora enterraram os fios das ruas centrais há décadas!
@@niniasemira2269 engano seu amigo, IDH de Londrina é 0,824 e isso você pode conferir no site oficial da prefeitura
@@viniciusgarcia862 Falso, o IDH é esse mesmo 0778 segundo o IBGE que é a fonte mais confiável.
Adorei!! Um sonho ter um administrador em SP q se importe de verdade com o Centro Histórico de SP e as pessoas q precisam tanto de habitação!
Que diferença Raul. Exemplos não faltam só vontade política. Parabéns pelo canal.
Houve tempo em que pensei isso mas hoje entendo diferente. Vontade política vem no final. O Brasil é um pais economicamente rico mas financeiramente pobre e mal gerenciado. Por isso não conseguimos desenvolver escala, crescer. Os poucos recursos arrecadados são direcionados à manutenção do Estado (legitimamente ou não) e o que sobra vai para a comunidade. Nesse momento nosso homem público precisa ter talento, cultura e visão, só então surgira, ou não, a vontade política. Geralmente não surge porque falta cultura e tb porque isso implica em superar egos e trabalhar em grupo...No máximo a gente faz um puxadinho e "vamu-que-vamu".
Es verdad, el mexicano es muy orgulloso de su país, de sus calles, de todo lo que somos, por la mayoría cuida su cosas. Tengo 41 años y recuerdo que de niño la gente tiraba mucha basura y el gobierno inició una campaña de concienciación y desde hace 20 años se notan los resultados.
Raul, os programas do México estão ótimos, porém adoraria que você fizesse alguns sobre o Rio, em especial sobre o bairro sem ruas públicas e cheio de trânsito que é a Barra da Tijuca. Como pode a Barra que é maior em território, menos ocupada de gente e com menos carros por metro quadrado do que Copacabana ter muito mais trânsito? A meu ver pela falta de ruas públicas e de ruas com conexão entre si. É tudo fechado e um bairro de enormes condomínios feitos em áreas públicas com ruas sem pedestres.
Raul, sugiro que você faça um vídeo ou série abordando a arquitetura bancária. Até as décadas de 80~90 alguns bancos buscavam produzir uma boa arquitetura em suas agências, depois foi só ladeira abaixo. Olha que coisa monótona e até desengonçada o novo prédio do Itaú no Jabaquara, os bancões vivem apelando pra palavrinhas da moda como ESG mas sequer pensam em contribuir com boa arquitetura para o tecido urbano. E pensar que na década de 50 o Banco Moreira Salles chamou a SOM pra projetar a sede deles na Praça do Patriarca junto com Jacques Pillon e Gian Carlo Gasperini. ESG pra gringo ver.
No centro das cidades pelo Brasil os bancões quase sempre ignoram prédios históricos preferindo prédios de vidro e pastilhas de banheiro. ESG de araque. Falta amor por São Paulo, falta amor pelo Brasil, é mais fácil ver amor pela cidade vindo de pequenas e médias empresas do que dessas gigantes.
Vamos comecar enviar seus videos para empresarios , arquitetos e principalmente para a prefeitura. Urgenteeeeeeeeeeeee
Mais um ótimo vídeo do Raul, parabéns!
Raul, que tal falar sobre o urbanismo e afins de Santos, São Paulo?
Melhor não, vai dar muita depressão....
Oi Raul, sou de Santos, sua cidade natal. Hoje, 26/01 é aniversário da cidade e fui até ao centro acompanhar algumas atividades devido ao aniversário do município e me assustei mais ainda com a grande decadência que o centro se encontra. Fazia algum tempo que não ia ao centro e hoje reparei com mais atenção como existem construções históricas caindo literalmente aos pedaços e ninguém faz nada. Grandes empresas de comércio exterior abandonaram o centro indo para bairros residenciais sem grandes preparos para receberem tanta gente como é o caso do Gonzaga, por exemplo. Não existe uma infra estrutura boa para aceitar empresas pequenas, médias e grandes. Não há opções de restaurantes, por exemplo. Não há bancos por perto. Correios também.
A prefeitura passada (que se reelegeu esse ano) se agarrou na ampliação do VLT no centro mas eu sinto que foi tarde demais. Até lojas populares de roupas, calçados e restaurantes estão deixando o centro. Muito comum vc ver lojas fechadas com placas de ALUGA-SE ao lado de casarões históricos já sem teto ou somente com uma ou duas paredes de um tempo que os barões do café dominavam a cidade. O que ainda resiste são algumas “casas de entretenimento adulto”, se é que você me entende e mesmo assim, são lugares para os mais fortes de estômago e fracos de bolso. Uma lástima. Bom, parabéns pela matéria sobre a Cidade do México.
Eu vi gente dizendo que o centro de Santos é perigoso. Isso é verdade?
Eu tb sou de Santos e acho que o maior "problema" seja a praia. Ninguém vem a Santos para adquirir cultura, os visitantes vem para ir à praia que é facinha de entender e é de graça, sendo que a alimentação é comprada no supermercado para ser consumida em casa ou pede-se por entrega. O mesmo raciocínio se aplica aos locais. Seria interessante fazer uma pesquisa em Santos para saber quantas pessoas, visitantes ou locais, sabem o que é e onde fica o Panteão dos Andradas, ou o Convento do Carmo fundado em 1589, ou a Igreja de Santo Antonio do Valongo fundada em 1640. Semanas atrás li que o Mausoléu Pelé está às moscas, assim como o museu da mesma personalidade. A única coisa que salva Santos é a quantidade de escolas, de universidades, supermercados, os três shopping centers para as pessoas passearem com seus cãezinhos, e os coroas que se aposentaram em São Paulo mas vieram morar em Santos. Já me falaram que Santos é uma cidade de velhos mas até agora só me dei ao trabalho de contar a mim mesmo e minha família sendo que restam poucos de nós, a geração a seguir é culturalmente cega. Para concluir o raciocínio chego a conclusão que a praia não é o maior problema, mas a salvação, se não tivéssemos a praia não teríamos absolutamente nada que as pessoas pudessem entender. Arquiteturalmente falando Santos é uma cidade como todas as outras do Brasil: muros altos com arame farpado por cima, calcadas quebradas onde os postes tem os fios emaranhados e partidos, ruas fora de nível em relação à calcada, prédios genéricos com altura variável, algumas árvores atrofiadas aqui e ali. O resto é a luta do pedestre com os carros, motocicletas e bicicletas. Assim é uma cidade que tem potencial para ser como Barcelona e no entanto...só tem uma orla marítima ajardinada.
@@poliniques mas isso é um problema nacional e não apenas de Santos. Nem os próprios gestores se importam com preservação do patrimônio histórico.
@ Foi exatamente isso que eu disse: o mesmo de sempre e o mesmo do restante.
@@poliniques pensar em Santos como uma Barcelona talvez seja um pouco exagerado por conta da grande diferença populacional e também pela representatividade nacional de cada cidade. Mas uma Málaga não seria nada mal.
Seu canal é uma das melhores coisas que encontrei ultimamente. Sou do ABC paulista, mas moro na Espanha. Adoraria ver uma análise sua de alguma cidade da Grande São Paulo que tenha feito algo positivo em arquitetura e urbanismo. Imagino que seja difícil, mas acho que deve existir algum exemplo minimamente aceitável 😅 Um abraço e muito obrigada pelo seu grande trabalho ❤
Raul, parabéns por mais está excelente apresentação. Sua idoneidade e seriedade com que trata este tema tão importante para a melhor estruturação das grandes cidades, é extraordinária. Muito grato pela sua riquíssima experiência e conhecimentos aqui compartilhados. Um grande abraço.
Aqui em Manaus onde haviam e ainda hoje existem resquícios de verdadeira joias da arquitetura não há nenhuma política que assegure a sua preservação vários casarões já foram perdidos demolidos alguns poucos recebe um tratamento devido diria que até somente um que é o teatro Amazonas que também se não fosse devidamente cuidado Seria um desastre mas outros prédios não tem a mesma sorte um exemplo é o mercado Adolfo Lisboa uma joia da arquitetura que foi restaurado recentemente e que teve um episódio de fúria onde foi incendiado em uma parte e que já fazem alguns anos e ficou do mesmo jeito! Enfim são muitos aspectos que podem ser abordados na arquitetura da cidade que atualmente é um verdadeiro desastre!
Maravilhoso!!!
Encantada com seus vídeos!
Eu aqui em Macaé/RJ há mais de 70 anos. Essa cidade foi chamada ou é chamada de "a capital nacional do petróleo". Pequenas relíquias imobiliárias foram demolidas e sendo edificados bancos, grandes redes bancárias. Hoje em 2025, o prédio do CINE CLUBE (o único que resistiu até hoje, não foi demolido) está sendo destruído, acredito, por ato de vandalismo. Quero ver preservada esta pequena obra da Arquitetura! Preservada e conservada, que esse espaço seja lugar onde a cultura seja apresentada nas diversas modalidades. Quero que a Cultura prevaleça, desejo este legado para os meus netos... Gratidão!
Ohhhhwww Q inveja..... cidade do México é linda! Obrigada Raul, vc educa nosso olhar 🏢⛪🏠🏘️
Cresci em Ferraz de Vasconcelos, município da periferia da zona leste de São Paulo mas, depois de duas décadas em Marília, me encontro hoje em Porto Velho, capital de Rondônia. Tenho dentre outras , uma ligação afetiva com o canal… Frente ao desafio lançado, no caso de Porto Velho, um comitê multidisciplinar coordenado por arquitetos, engenheiros especialistas em saneamento, sanitaristas, geógrafos e pedagogas que pesquisem currículo ( como eu!!) poderia ter a chance de empreender um processo de pensar o espaço e sua ocupação que gradualmente mobilizasse a sociedade como um todo. A universidade fomentaria o comitê. …. Penso que a metodologia diálogo de saberes seria adequada para este comitê… O desafio lançado, provocador, me fez imaginar algo assim…
Poner subtitulos en Español! Saludos desde CDMX!
Olha o capricho dos pisos, chafaris bancos . Nossa aqui estamos longe disso . Para manter um fonte funcionado é quase impossivel . É doido ver que estamos em uma cidade que tem muito movimento mas pouca beleza e vida .
Acredito que os problemas de SP se repetem por diferentes capitais brasileiras. Sou de Belém e por aqui temos esse mesmo tratamento com o centro histórico. Mal cuidado, caindo aos pedaços, mal iluminado, perigoso, soturno, etc. E olha que já tivemos até prefeito arquiteto e urbanista por aqui!
Infelizmente, a única solução que os governos enxergam para os prédios históricos é a utilização deles como repartição pública. Assim, depois das 17h, 18h, os prédios ficam vazios e, com isso, as ruas também se esvaziam, fazendo com que ninguém queira circular por elas, aumentando a sensação de insegurança.
Por aqui precisamos fazer mudanças profundas na mentalidade das pessoas, tanto de proprietários, que veem imóveis históricos como um peso, quanto da própria prefeitura e população. Impedir a circulação de carros não pode ser medida isolada. Tem que ter transporte público de qualidade, tem que ter ciclovias e boas calçadas. Belém carece de mais investimento em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Precisamos de uma revolução na nossa cidade, principalmente no transporte público e mobilidade urbana e, é claro, na questão do lixo e gestão de resíduos sólidos. Resolvendo mobilidade urbana, resíduos sólidos e recuperando o patrimônio histórico, Belém seria um lugar muito melhor pra se viver
Mexicano aquí. Raul, Parabens pelo rigor da investigaçao. E uma visao excelente do que ta bem feito na Cidade do México. Muito certo que e um centro da identidade nacional, com a arquitetura como parte elemental. Acho que temos muito que aprender o uno do outro, Curitiba deu ao mundo o brt, CDMX adoptou o sistema com sucesso, e muitas outras experiencias compartilhadas poderiam desencadear a revoluçao urbana latinoamericana. Saudaçoes irmaos do Brasil.
Trabalho importantíssimo, parabéns!
Muito bacana o vídeo. Bom ver que, embora não seja perfeito, a esquerda tem um olhar mais sensível a cidade. Um beijo de Serra, ES.
Mexico ama o brasil benvindos sempre❤
eu gosto de escrever sobre cidades, e o que tento fazer é trazer os exemplos que vejo no seu canal e em outros lugares para a realidade da cidade que onde vivo. Quem sabe rola escrever um livro
Moro na Cidade do Mexico e estou gostando muito da serie. Gostaria que vc falasse de exemplos do que não deve ser feito como o caso de Santa Fe ou a região perto da torre Manacar.
@@elroroces Santa Fe es el Puerto Madero de ellos..pero en vez de estar a quince minutos a pie del Centro Histórico está a kilómetros y cuesta mucho llegar hasta en transporte público..es más algo que podría estar en San Pablo que en Buenos Aires
@juantorres-dj3fn De acuerdo, y con 3 entradas para miles de autos y fuera de la sección donde esta el parque practicamente ninguna vereda para caminar.
Muito bom de assistir e as falas são muito precisas.
Parabéns pela qualidade do vídeo, muito boa a comparação, ja que se trata de um país emergente tambem assim como o nosso!
Assistindo de Ribeirão Preto SP, vemos que temos muito a melhorar com certeza 🙏🏻
Parabéns Raul! Excelente trabalho vc tem feito! Continue assim... abs! (y)
É isso aí, faltam apenas querer, iniciativa de poder fazer e muita COMPETÊNCIA! Parabéns Raul, adoro seus vídeos! Um abraço!
Muito obrigado!
Pense na possibilidade de vir pras cidades médias do Brasil; sou de Londrina -PR, uma das mais verticalizadas do país e gostaria de ver um vídeo pelo menos da minha cidade e análise crítica , sob à sua ótica! Excelente conteúdo do seu canal, parabéns Raul!!! Desejo que cresça cada vez mais, vc tem uma linguagem acessível 👏🏻👊🏻
Esse canal é fantástico. Raul é extremamente ponderada nas suas opiniões e colocações.
Mais um excelente vídeo! Parabéns Raul !!!
Em termos de arquitetura a cidade de São Paulo está num retrocesso galopante, pelo menos é o que me parece. Uma quantidade enorme de prédios foram construídos, ou estão em construção, nos últimos 4 anos. Só no quarteirão onde moro são 5 novos prédios de apartamento. O pior são os desenhos, todos muito parecidos, só linhas retas, ângulos retos, quinas vivas, e as cores invariavelmente preto, cinza e marrom, com raríssimas exceções. Parece até que todas as construtoras compraram o mesmo plug-in do AutoCad e incumbiram os estagiários de projetá-los.
Sou fã do seu trabalho. Moro em uma região administrativa do Distrito Federal, a Samambaia. A cidade fica a mais de 40; minutos do centro de Brasília. Os patrimônios culturais e arquitetônicos recebem poucos cuidados e a questão da mobilidade urbana para as regiões periféricas é um empecilho ao desenvolvimento do DF.
Aquí en RUclips, busca ciudades Mexicanas más desconocidas por extranjeros. Leon, Taxco, Guanajuato, Durango, Zacatecas, Queretaro, Aguascalientes, Monterrey, Chihuahua, Hermosillo, Saltillo, Mazatlan, Morelia, San Luis Potosi. Ahí te dejo unas 14 para que investigues. También Wikipedia en Español
PERFEITO
Ô vontade de ver esta revitalização acontecer no centro histórico de Fortaleza. Infelizmente por aqui, por conta de uma mudança na legislação, começou a Dubaização da orla. Assim como você mostrou em BC aqui também super prédios com arquitetura de gosto duvidoso estão sendo erguidos para os que estão dispostos a pagar a partir de R$10M em um apartamento.
Seu trabalho é genuíno e necessário. Melhor, diria urgente. O centro histórico de Fortaleza a cada ano vai sumindo do mapa. Há décadas deixou de ser espaço para novos investimentos, resistindo ainda no balão de oxigênio. Vale muito mais colocar um prédio abaixo e fazer um estacionamento do que restaurá-lo. Nossa realidade é bem parecida com a de São Paulo, guardada as devidas proporções. Crescemos com uma cultura "vira lata" em transformar Fortaleza em um centro cosmopolita. Assim sendo, o bairrismo só encontra sentido nas memórias dos mais antigos, enquanto os mais novos, sequer querem saber do passado de sua história. Há um movimento da "renovação", em que tudo se torna obsoleto a cada ano. Muito comum ver jovens de 20 anos de idade que nunca pisaram no centro de Fortaleza, a não ser guiados por um Uber na calada da noite a algum espaço de festa aos arredores desse centro. Prédios abandonados, comércio apagado, insegurança, ruas fétidas, calçadas sem manutenção.
Você que é de Santos, poderia fazer um vídeo da sua cidade Natal, um bom exemplo para o Brasil. Mostrando o que está sendo feito em Santos
Nossa elite política nao é educada, por tanto não há como se esperar um entendimento sobre temas mais elevados, por mais importantes que sejam. Pesquisem onde eles moram e verá que a estética deles é cafona.
E sim, parabéns pelo canal. Sou apaixonado pelos seus videos.
Excelente vídeo. Como é bom ver que com mínimo de vontade política da pra senfazer muita coisa na cidade. É uma pena SP estar tão atrasada em relação às grandes capitais da América Latina.
O conteúdo mais esperado da semana.
En México la zona corporativa está en Santa Fe entre montañas y es un pasaje de grandes edificios, autopistas y el tren que lleva hasta la zona industrial de Toluca y conecta con el aeropuerto de esa ciudad.
De hecho en algunos años esa zona estará totalmente desarrollada ya que esta conectada también con zonas recreativas como restaurantes, parques y demás turismo.
Santa Fe es un desastre urbanístico, una Dubai con graves problemas de estrés hídrico. Pésimo ejemplo. Lo peor del DF.
Sao Paulo ya ni agua tiene y también tiene todas las calles grafiteadas con mucha basura; hasta tienen a "crackolandia" el paraíso de los adictos.
Sao Paulo ni ejemplo de metropoli es!
Raúl, ja que está na onda de viajar por cidades fora do Brasil, deveria ir ao centro histórico mais parecido ao de São Paulo, por arquitectura, potencial e problemas compartidos: Bogotá, Colômbia. Seja muito bem vindo para um Bogotá nas alturas
Moro em uma cidade média na Região Metropolitana de Porto Alegre e, infelizmente, minha cidade está crescendo no modelo Orlando... Só condomínios fechados de alto padrão. Só que a população, principalmente a população com grana, não está crescendo no mesmo ritmo... Vem aí o estouro da bolha. Sem contar que não há preservação de áreas sensíveis para as enchentes e falta de água. Ai, ai... A lógica do mercado imobiliário superando os interesses públicos.
Oi Raul, parabéns pelo seu conteúdo, ele é rico e reflexivo! Sou arquiteta e moro em Curitiba. Aqui até temos uma política acima da média, acredito eu, sobre o restauro e Conservaçãodo centro histórico. O problema é o mesmo, que até discuti no linkedin esses dias, a falta da habitação no centro, a falta de multiplicidade nos usos dos edifícios históricos no centro, e as vezes até a identificação desses edifícios porque muitas vezes essa valorização se limita a um ou outro estilo arquitetônico. Torço para que seus vídeos tragam luz às políticas brasileiras!
Muito obrigado!! Morei em Curitiba há vários anos e notei essa falta de moradia. Tinha um hotel antigo enorme que ia ser retrofitado, mas não saiu do papel, perto da Catedral, não?
@@SaoPauloNasAlturas Até hoje 😅 Infelizmente um prédio tão grande e com tanto potencial, parado. Tem um atrás do prédio histórico da UTFPR que está sendo retrofitado, o Ed. Roberto Schiebler, finalmente!
Sou de Brasília e adoro esse canal!
Raul quando puder por favor faça um especial ou visite (caso ainda não tenha) São Francisco do Sul. É a terceira cidade mais antiga do Brasil, tem um centro histórico de colonização e arquitetura portuguesa, tem os balneários de praias lindas e um Porto igualmente ao lado do centro. Infelizmente, os casarões antigos estão longe de ser tão bem cuidados quanto os de Ouro Preto e há um embate entre parte da população que quer proteger uma área de praia e fauna (Sumidouro) e empresas que querem construir outro porto. Além disso, é uma das poucas praias de SC que não sofreu o efeito BC de prédios e mais prédios em cima da praia. Dizem que esse ano algumas mudanças em relação as construções vem por aí… 🫢Gostaria muito que você como especialista trouxesse LUZ sobre essa hidden gem que temos no nosso país. Porque é muito fácil “to take for granted” tudo que há de melhor aqui e deixar por omissão, legislações e/ou projetos danosos ao urbanismo (e por consequência a população) tomarem forma. Tudo o que precisamos é de menos BC e mais racionalidade e políticas públicas baseadas em fatos para melhorar a vida em nossas cidades. Espero que você leia esse poste. Obrigado por nos inspirar a cuidar e amar mais nossas cidades. 🙌🏾🙏🏾✨
Duvido que seja a terceira cidade mais antiga do Brasil, a colonização começou pelo nordeste bem longe de Santa Catarina!
Excelente, Raulzito !
Seu trabalho é fantástico meu amigo!! Minha decisão de me mudar para São Paulo, teve sua influência. Obrigado
Vendo o canal dele, dá vontade de se mudar DE São Paulo!
Raul, esse é meu canal favorito. Seu trabalho é incrível. Infelizmente arquitetura e urbanismo não são os temas favoritos da minha cidade, o Rio de Janeiro. Ainda mais se tratando das zonas pra alem de zona sul e centro. Espero que seu trabalho siga iluminando o debate público e possivelmente os futuros debates políticos.
Os espanhóis eram mestres no planejamento urbano. Os portugueses começaram a se preocupar minimamente com isso pós terremoto de Lisboa, em 1755. Até chegar aqui...
esse canal é uma joia
Olá sou Araraquara SP , seu vídeo são muito bons .
Venha pra Brasília, para fazer uma análise do "ONTEM & HOJE", adoro seus apontamentos ! Abraços. 💚
Quando teremos tal visão😢
Cara eu tava em Cairu na Bahia viajando, tinha uma casa histórica de mais de 100 anos e bolinhas que estava caindo aos pedaços. Aquele velho papo: casa tombada, nem a prefeitura nem a iniciativa privada cuida, e a casa é um charme.
Se alguém fizesse um retrofit na casa e a transformasse em um bar (por exemplo) mantendo a estrutura original, daria vida àquela casa esquecida que tinha uma placa dizendo que era tombada, vida àquela rua e aquecia a economia da cidade. Ainda planejo voltar lá, conversar com a prefeitura e abrir esse negócio. É do lado de Morro de Sp e está num lugar paradisíaco, não tem como desperdiçar uma oportunidade dessa.
Que bom que goste a cidade de mexico , muito.bonita e cheia de museus , igrejas , e a comida a melhor do mundo😅
Excelente trabalho o Brasil rever a forma como construimos as cidades e como administramos elas.