Quando NÃO equalizar e NÃO comprimir
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Quer receber conteúdo e promocoes no seu email? É só se inscrever na minha lista:
curso.emilshaye...
Contato comercial: (14) 981530242 (WhatsApp) / (14) 32453545
Produtor musical, membro votante Latin Grammy Awards, empresário e engenheiro de som.
INSTAGRAM: / emilshayeb
FACEBOOK: / emilshayeb
Conheça a Valetes Records: www.valetes.com.br
Sempre os grandes produtores e referencias nessa área dizem " GRAVE COM O QUE TEM MAS GRAVE O SOM MAIS PRONTO POSSIVEL" ou seja, grave o mais perto do som que vc quer ouvir no fim do trabalho pois assim mexerá o minimo possivel no som e mantendo o mais orignal e natural possivel .... essa video vai de encontro com isso use compressores e equalizadores só quando preciso e o minimo possivel ...o segredo tá na origem
Ganhei uns 5 anos de aprendizado em poucos minutos. Obrigado!
Você me salvou,,,rapaz,,estava lutando aqui,, mixagem magra,, comprimindo guitarras,,,putzzz,, desliguei tudo,,so. Deixei o equalizador,, mínimo possível,,foi tipo soltar um passarinho que estava em uma gaiola,,, triste...kkkk
Valeu mesmo,, show,,,novos horizontes me esperam,,,
Antes desse vídeo eu já ia colocando um equalizador e um compressor sem sequer ouvir a música, como se fosse uma receita de bolo.
Isso também vale pra samplers. As vezes um 808 tá batendo tão gostoso sem nada de processamento, mas aí o cara é tão "fissurado" em equalizar tudo que ver e esquece do som original. Como o amigo citou no vídeo, escuta antes pra ver se realmente precisa de equalizar ou comprimir, presta atenção no instrumento ainda "seco", sentiu falta dissou ou daquilo, inserta no mixer, se não, deixa o bixininho trabalhar em paz. Adote a regra "Menos é Mais" que você verá uma diferença absurda na suas mixagens!
Brother vou te falar uma coisa, se eu juntar tudo o que eu já vi de dicas na net sobre áudio, nem de longe superam a importância desse vídeo!
Concordo com você plenamente e sei o quanto sobre tudo, literalmente tudo que você falou, é de suma importância!
Afinal quando captamos uma voz e ou os instrumentos, acaso não estamos tentando captar à essência fiel da voz e os instrumentos e assim captar o mágico momento expressado na gravação?!
Os inserts artisticamente e ou corretivos são muitas das vezes nescessários, mas à alma do que se busca está na pureza da captação e o quanto mais fiel ela for, mais de essência você terá na mix!
Mano fantástico à lucidez desse seu vídeo, parabéns! Vou salva-lo aqui como algo precioso e fundamental pra o mundo do áudio!
Abração e sucesso pra você!
Top 👏👏👏👏👏
Assistindo ao video pela segunda vez. Agora posso comentar com mais propriedade. Eu não utilizava compressores na minhas mixagens ao vivo, porque meu mixer analógico era muito simples. Agora tendo um mixer digital, estou testando os recursos de compressão. E percebi na prática, que comprimir pode até dar uma segurada no som, mas prejudica muito o timbre do som, e muitas vezes aquelas sobras de frequências que tiramos no equalizador, terminamos enfatizando elas e outras novamente com o uso de threshold muito baixo e gain alto para compensar a redução de ganho. Daí vamos novamente ao equalizador, para retirar mais algumas frequência indesejáveis, que antes da compressão não eram percebidas, mas agora são. Enfim, cascateamos processamento, cascateamos efeitos colaterais.
Muito bom! A gente vê tanta receita pronta na internet que acaba ficando muito no automático, achando que o plugin só soma...
Eu vejo que saber mesmo sobre músicas, e tenho enterece de gravar uma músicas com voce.
Eu preciso de pessoais muito bom.
Abriu uma outra perspectiva pra mim, top!!!
Fala Emil! Um gênio tão novo cm vc, Deus guarda meu chapa. Seu ponto de vista técnico e Conservador, mas é correlativamente original.
Eu trabalho há uns anos Com gravação profissional, Aprendi com um engenheiro das antiga que frequentava estúdios como o mosh, SP.
no meu studio em casa eu sabia o quão difícil seria adquirir um console bom e ou equipamentos de qualidade. então, Dai fiz o q eu pude com o que tinha mas Ainda frustrado Com os resultados, Diante de muita leitura com as Matérias sobre o áudio, Que não engloba a gravação em si, mas Foi onde descobri q trabalhei cego um tempo, Já que montamos um estúdio e logo logo já viramos escravo da profissão.
eu Fiz um RESET No conhecimento e Apostei Em melhores instrumentos, Microfones, e Investi no lado artístico de compor os arranjos e troquei O conversor pra um melhor .
também refiz O condicionamento acústico sala.
então descobri que o segredo pro que eu buscava estava bem Ali Como vc disse,
O processamento Pode salvar uma gravação ruim,
Mas o certo é gravar direito, Nem q gaste meses sei lá. Quanto mais natural O som Melhor .
Forte abraço! Eu vejo muitos vídeos seus e honestamente aprendo com eles demais.
Deus abençoe
Se comentário foi muito bom, mas sua pontuação... meu amigo, difícil entender.
@@giliardsartori me desculpe irmão , isso foi o celular que deve ter feito automaticamente, eu seria incapaz de por tanta pontuação.
tentei melhorar ai editando mas se atrapalhar eu apago o comentário vlw
Cara nunca vi uma explicação tão boa e ao mesmo simples a respeito de captação. Parabéns
A ideia de gravar tudo, buscando a melhor captação para manter a legitimidade do instrumento e da expressão é simplesmente foda. Sou apenas um músico amador, mas achei isso top demais !!!
Teve música minha que usei instrumentos virtuais, ah citar o ezdrumer por exemplo , antes eu separava canal por canal e colocava plugn em todas depois parei e não processava mais nada e nos outros instrumentos virtuais tbm, mas comecei achar a mix meia morta e voltei a a usar plugn na bateria deu outra vida pra música, agora como sempre o que me ferra e a voz sempre.
Brother só me resta aplaudir! 👏🏻👏🏻👏🏻
Sem bom senso e critério musical, não há boa música jamais!
Concordo completamente. A matéria prima precisa ser boa já desde o começo. O quanto mais natural a gente consegue jogar pro protools melhor. Pq quanto mais mexe mais fede. Ahaha abraço e parabéns.
Tem karas que não crescem com medo das outras pessoas se destacarem, ja você quanto mais deixa tudo explicado mais pessoas conhecem o seu trabalho que torna você uma referência Nacional, quero autorização de dizer que aprendi com você 😀👏👏grande Mestre
Foda. Assistindo novamente.
Este vídeo zerou bem quase as dúvidas do mundo da produção musical, de tudo que já cheguei a observar, este em si cobriu todos os pontos importantes que já havia visto, um vídeo enriquecedor, parabéns!!
cara estou nesse mesmo pensamento e meu som está saindo bem melhor tento resolver na gravação mesmo e quando escuto sem nenhum processamento ele já soa bem, dica valiosa valeuuuuuu
Dicas que valem ouro....
Que foda, bicho! Eu estou exatamente nesse estágio. De agora em diante vou me perguntar antes se realmente preciso do que estou inserindo.
Curto muito esse seu pensamento mais Purista do som que tu tira! Show
Nossa.... Só dicas de ouro!!! Parabéns!!
Cara,você me deu um norte!
muito obrigado!
parabéns pelo trabalho!
Cara muito massa seu toque, muitas vezes eu gravei e gostei do som mais limpo mas equalizava e comprimia porque eu achava que era regra enfim cada vez vejo que em muitos casos o menos é mais. obrigado pelo toque e fica com Deus.
E eu fico brincado de produzir . E vc falou a verdade eu estava gravando e na hora fa mixsagens eu enventei de colocar o compressor em uma track que tinha um violao mais o resultado nao foi tao bom como eu esperava os meus ouvidos estava definindo que aquele som estava bom sem o compressor sem nada
um dos melhores videos que tive a honrra de ver me ajudou muito ainda mas para mim que estou iniciando no fantastico mundo da produção de audio muito obrigado cara pela sua exelente iniciativa de se dedicar a ajudar as pessoas a realizar sonhos
Puta video foda, é o que sempre achei, mas, niguém fala isso, como não manjo muito vou na onda!! ótimo vídeo
Sábias palavras muito bom vejo muitos videos mais tem algums que não sabe explicar direito.
Gracias!, excelente explicación, saludos desde Santa Cruz - Bolivia!
Excelente! Importante desmistificar conceitos equivocados. 👏
Fantástico o seu comentário. Prova que o natural sempre será melhor. Parabéns!
Emil Boa noite! Eu ainda não iniciei meu estúdio, e já pensava isso, trazer a mixagem pronta da mão do músico e mexer o mínimo dentro dos recursos.
Muito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Massa demais esse vídeo, assisti os videos do Al Schmitt , em que ele mixa 2 músicas da cantora Cyrille Aimée, e tem as tracks pra mixar, sendo que um deles até virou um Mix Challenge, eu baixei as tracks e mixei com esse pensamento de primeiro mexer nos volumes e eu acabei não equalizando tbem e mandei a faixa para o concurso, mas o legal foi o aprendizado sobre esse pensamento que nem tudo precisa equalizar ou comprimir, foi uma experiência muito legal, e você compartilhando essas ideias, me acrescenta mais um aprendizado, muito obrigado mesmo.
Muchos consejos bonicimos😁🙋🙋 abrazo fuerte 🤗
vídeo fundamental
n conhecia seu canal.. sou estudante e amante do áudio a qse 5 anos... me identifiquei mt nas coisas q vc disse e concordo plenamente.
já virei fã kkkkkk +1 inscrito.
Obrigado Sebastian!
Vídeo enriquecedor!
Obrigado pelo vídeo, muito bom o seu ponto de vista. É muito importante ouvir com e sem a modificação que estiver sendo feita pra ter essa análise do que se quer fazer. Muita gente coloca uns plugins por gostar do plugin ou por ser de uma marca top e acha que vai ter um resultado esplendido. O melhor resultado é aquele que obtemos com nosso próprio plugin, os ouvidos. Por isso temos dois deles pra ouvir melhor...
Muito bom, sempre é bom reforçar que esse é um trabalho que requer muito sensibilidade e cuidado!!
Eu penso que se usar os sends e mandadas da maneira correta não afeta o som original e tem um controle melhor da quantidade de insert.
Valeu mestre!
dicas sensacionais
Show de bola falou tudo!!
concordo total
Ótimas e ricas dicas Emil
Concordo. Obrigado pelas dicas
Fala Emil ,cara show de bola essas dicas,valeu Emil por mais essa aulaUm abraço e tamos juntos.
Muito obrigado
Grandíozissima e valiosa dica do grande mestre...top como sempre. Obg. Forte abç.
Valeu Emil! Eu cheguei essa ideia a alguns meses sozinho, tem coisa que se eu gosto do som do jeito que entrou, nem mexo nada mesmo, coloco só reverb.
muito bom
Muito toop! Pra acrescentar, se pegarmos um maravilhoso disco dos Beatles, por exemplo. O que tinha de recurso era Fazer de Volume, Equalizador, e Pan. Muitas vezes já resolve só trabalhando esses recursos.
Você é o cara Emil. Valeu mesmo pela informação. Só me responde uma coisa. Isso serve pra ao vivo também? Por que eu trabalho na igreja com o som ao vivo.
excelente! clareou tudo aq!
Excelente vídeo! O natural sempre soa melhor!
Estou aprendendo muito no seu canal. Parabéns por estas dicas valiosas.
top demais essa informação !grava um video falando das suas guitar ai Shayeb!!!!
Parabéns pelo belíssimo trabalho
Ótima informação Emil! Mais um vídeo excelente!
Opa emil... nao some nao prof... rs.. tudo começa na captação como vc ja deixou bem claro em outros vídeos mas mesmo assim temos um defeitp de dar a quela mexida ne. Rsrs
Obrigado pois isso e uma coisa que devemos priorizar em toda capitacao e na mix (detalhes simples mas importantíssimo )
👏🏽👏🏽👏🏽
Valeu por estar sempe acompanhando Maxwell!
muito legal seu trabalho sua mesa ja e ligada ou integrada a interface quem tem home studio nao tem esse recurso como voce faria a volta para fazer a mix
Emil Shayeb, vc é minha inspiração cara, to estudando pelos seus vídeos!
Opa! Feliz em poder ajudar :)
Perfeito.
muito bom video, onde menos é mais perfect!!!!
mt bom!!
Baita aula!!!
Ótimas dicas!!! Vlw!!!
Top
Perfeito, cara! Dicas muito valiosas. Ótimo trabalho!
Show de bola!!
estou acompanhando esse video maravilhoso!!! valeu amigo.
produtor Huggo Leonardo.
Muito bom brother!!!
Ótimas dicas!
excelente dica! Deus t'abençoe sempre
valeu Emil, ótima dica. abraços
Pior q eu nem sabia disso mas ja fazia. Na musica eletronica ja resolvo tudo no synth e talz. Nas frequencias misturando e pah. Tem frequencia q soma cm a outra e tira o grave e pah. Nos drums eu smp preservo o transiente do kick. Seto a bolinha em 200 hz e abaixo tudo apartir dali hshsususs parece um morrinho aonde ta o pico e qnd abaixo fica um planalto no eq ate nos agudos. Hshshsyshshshs
Na minha humilde opinião. Gravar processando. equalizador e compressor com bons equipamentos é onde eu encontrei os melhores resultados. Tipo tudo pronto sem muito processamento na Mixer. Na Mixer muito processamento causa perdas.
Boa tarde Emil! Primeiramente parabéns pelo seu canal! Excelente Conteúdo!, Gostaria de fazer um comentário e se possível, obter algum ponto de vista seu ou de quem puder contribuir...
Tenho feito gravações captando o som passando pela mesa de som, e na saída da mesa tenho utilizado o MMP-2 Roland, (são 2 canais da mesa da Roland em formato compacto - strip channel stereo - com entrada e saída analógica) utilizando somente o compressor dele, onde tenho notado que ele traz um enorme ganho no volume do sinal e consigo aplicar isso sem clipar, trazendo bem pra frente as guitarras, baixo, voz... etc...
Que me diz desse tipo de aplicação? pra rock tem funcionado bem... mas possivelmente para outros estilos poderia afetar a dinâmica né
Home Studio que já grava em coisas precárias, tem que dar um up
Infelizmente ainda nao é uma realidade acessivel pra todo mundo mesmo. Mas é algo que eu sempre noto que quase ninguem fala. Bons trabalhos!
Você usa Cubase para Sincronizar tudo?
Massa massa!
gostei
O quanto disso se aplica a voz tbm ?
Emil. Essa necessidade da utilização principalmente do compressor pode ser demonstrada pela wave form? Eu costumo me besear muito pela wave form. Vc acha correto?
pqp falou tudo.....
poxa me identifiquei pois eu evito o maximo de compressão nas minhas gravações isso depende da performance do musico
Existe alguma exceção, que de fato deve ser usado equalizadores, por exemplo: Posso utiliza-lo sempre para retirar frequências de sujeira, tal como grave abaixo de "X-hertz" ou agudo acima de "Y-hertz? o mesmo para compressores?
Sempre que tentei usar plugins deesser, senti uma "aniquilação " do som. Aí voltei e mexi no equalizador lá no começo.
Fantástica explanação. Parabéns! De grande valia para os meus estudo e aplicações. Uma pergunta? Num projeto violão, voz e percussão você seguiria a mesma metodologia do vídeo acima?
Cada projeto é diferente. Mas, por cima, sim
Massa o vídeo Emil, é interessante pensar que tantos automatismos de tantas pessoas acabam muitas vezes estragando mixes que eram pra ser "fáceis" na realidade.
Só um ponto, quando vc fala sobre distorção de fase ao manusear o EQ, como isso interfere na profundidade e a imagem stereo? Tecnicamente a taxa de amostragem não seria o único fator que influencia na profundidade? Não entendi como a distorção de fase pode afetar a profundidade e a imagem stereo.
Boa pergunta Pedro. É o que soa pros meus ouvidos, não tem embasamento técnico. Porém, equalizador digital (ou qualquer outro processamento digital) é sempre cálculo e o resultado nem sempre é um número redondo. E é aí que pra mim mora o problema
Ah sim, entendi agora que o EQ em questão é exclusivamente digital. Faz sentido, a conversão/reconversão nunca é perfeita. Valeu!
Mas o analógico também soa assim pra mim, muito menos, mas ainda sim
Muito obrigado, como sempre educando as crianças! Canal tá crescendo heim! Parabéns!
Uma coisa que eu adoraria tirar é o limiter, porém tenho notado que em estilos como sertanejo (pop romântico), forró, axé, rock e muitos outros estilos ninguém parece respeitar a “lei dos volumes” atual e isso me deixa em uma “sinuca de bico” porque ou fico do lado do som natural e mais artístico (que eu prefiro) mas parecendo amador em meio a outras produções altamente comprimidas ou vou a favor da maré torcendo meu pâncreas de raiva. O padrão do RUclips é - 13 LUFS mas o que menos vejo são conteúdos respeitando esse padrão. O que me diz a respeito? Obrigado.
Penso que estamos passando por uma fase de adaptacao. O youtube ja esta normalizando e muita musica comprimida ja esta soando pequena, mais algum tempo nao vai ter saida a nao ser nao comprimir tanto :) Na minha opiniao, claro.
Emil Shayeb Não vejo a hora. He he he
Oi Emil, isso vale também pra simuladores de fita certo? Acabei de gravar uma dupla de violão e voz e não senti a mínima necessidade em equalizar tanto voz qto instrumento, fiz todo o nivelamento na automação e gostei muito, estava aqui na maior dúvida se precisava equalizar ou não, é a velha história de procurar cabelo em ovo, esse vídeo veio na hora certa rsrs. Um grande abraço.
Sim Marcelo, pra simuladores tbm. Parabens!
Obrigado Emil. Tenho certeza que o cliente vai pedir pra alterar alguma coisa, só pra dizer que fez algo na mix rsrs, mas vamos em frente. Abs
Cara o Albert Harry "Al" Schmitt é um gênio!!!
O que seria achar a mix no fader? Desculpa se essa pergunta soa amadora, eu realmente estou começando e tentando sanar qualquer dúvida, por mais tosca que seja.
Creio que seria ajustando os volumes de cada instrumentos e ajustando os panoramas de ambos até soar legal e depois acrescentar efeitos
Muito bom o vídeo, cara. Você indica esse tipo de mix pra home studio? Gravação em linha em simuladores essas coisas mais simples? Tu acha que as vezes tbm pode ser desnecessário equalizar e comprimir?
com certeza! Abss
Muito obrigado, acabei de fazer um mix usando bem menos processamento. Usei mais no mix buss e achei que ficou bem melhor
Boa!
aquela ideia, muitas vezes menos é mais !!
Emil, qual a medida de LUFS você usa para o youtube. Vi informação com -13, -14. Nada Efetivo com fonte do google.
Eu costumo usar -14 lufs com -1TP. Pra mim funciona sempre