Até que fim alguém que explica tecnicamente funções e parâmetros do LIMITER de uma forma macro (e não como operar plugin sem nem saber direito o que tá fazendo, como 90% dos cursos ministrados por estes entusiastas ao assunto). Cara, parabéns pela sua didática e conteúdo. Um dos poucos canais de produção que passa credibilidade.
Muito obrigado pelas palavras, meu amigo! Não estou fazendo nada mais que meu dever em esclarecer estas informações de forma clara pra galera! Bora seguir os estudos!!! 🙏🙏🙏
+juliano motta Poxa, fico super feliz de saber que pude te ajudar aí, Juliano!!! A nossa mudança começa nestes pequenos passos. Aí sim, mudamos a direção do nosso som pra melhor por completo. Grande abraço!!!
Parece que quanto maior o seu vídeo mais rapido ele acaba, assuntos importantíssimos abordados da melhor forma possível... Cada video um aprendizado....
O mito do áudio se chama Nando Costa...um cara que sabe muuuuito,e se dispõe a ajudar quem não sabe tanto...por isso é mito, parabéns pelo belo trabalho na área de gravação de áudio.
Fico imensamente feliz com as palavras, Douglas!!! Espero ajudar muita gente com um pouquinho destas idéias que tenho exposto aqui no canal e nos meus cursos! Bora seguir na evolução!!!
Inscrição conformada com sucesso, realmente só aprendi usar um limiter com vc show,tem algum vídeo pra da mais volume na Master no seu canal? Me manda o link abço fica com Deus.
Muito obrigado, Junior! Fico feliz que tenha te esclarecido realmente!!! Fique ligado nos próximos que tem muita informação boa na área! Grande abraço!
hoje aconteceu algo mui bom, realmente sempre tinha uma dúvida de como usar o limiter e eu to com uma mix aq ja faz um tempo, deixei o som bem aveludado do jeito q eu queria... valeu continue com esse ótimo canal...
+Ricky Rodrigues Poxa, que legal, Ricky! Fico feliz de poder ter te dado estas dicas e feito o lance funcionar de verdade aí no seu trabalho!!! Fique sempre ligado! Grande abraço!!!
Muito boa sua dica de como usar o limiter, quando a explicação é boa não tem como não aprender, eu estava usando o nativo do ableton, sendo que tinha waves aqui, percebi que com o L1 e L2 temos muito mais possibilidades, além dos parametros serem mais fácil pra entender.
Legal demais, Jean! Valeu! Depois de entendida a idéia, experimente também nas ferramentas que já trabalhava. Vai utilizá-las da maneira correta também. Abração!!!
Baixei sua apostila e o seu conteúdo tem me ajudado muito. Nando, eu acho vc um cara bem técnico, didático e com uma gama de conhecimento bem pesado. Quando vejo seus vídeos eu aprendo muito. Em breve vou adquirir seu curso. Estou investindo em equipamentos e depois vou investir no seu curso.
Valeu demais, meu amigo! Cada limiter possui sua cor e irão dar um paladar no sim final. Alguns possuem recursos específicos para finalizar o seu arquivo e outros são mais simples. Gosto do L2 e do Pro-L também, são bem legais. Para masterização, o Ozone é super útil também. Qualquer dúvida, só chamar aí! Abração!!!
Boa tarde. Muito sutil a diferença com limiter ou sem limiter. Esforço hercúleo pra perceber algo na regulagem que vc deixou. Boa explicação. Parabéns.
Mais uma vez, muito bom! Parabéns! Só não entendi a diferença de uso entre o Compressor e o Limiter. Quando devo usar um e quando o ideal é usar o outro?
Entenda o compressor como uma ferramenta mais suave e o limiter como uma ferramenta mais agressiva. Ambas servem para reduzir a variação dinâmica do áudio. Se precisa comprimir de forma mais leve e controlada, o compressor é o ideal. Se precisar comprimir de forma bem agressiva (utilizamos comumente no áudio para reduzir os picos excessivos dos sinal), utilize o limiter. Esta seria a explicação mais básica sobre o assunto. Abração!!!
Top sua aula Nando! Agora me tire uma dúvida.....Como faço pra linka ai no l2 THRESHOLD E OUT CEILING? Outra coisa..... No caso de um spot com trilhas efeitos e etc.... O volume do audio ficará baixo, depois qual plugin me indica pra deixar esse audio em 0db? grato amigo!
Show, Daniel! Para linkar os parâmetros no L2, basta clicar na setinha no meio dos dois parâmetros. Seu áudio estará baixo apenas se a mix estiver baixa. Portanto, basta trabalhar o nível em RMS ou LUFS corretamente para não precisar de “dar ganho” em um plugin. Seu áudio não precisar chegar em 0dB. Dê uma olhada no vídeo “O que é loudness???” para entender melhor. Abração!!!
Valeu demais, meu amigo! Não me lembro exatamente agora, mas o propósito do vídeo é justamente sobre isso. L2 se precisar reduzir alguns picos. E assim ganhará um pouco de volume. Abração!
Valeu demais, Márcio! Aproveite imensamente o canal! O limiter é um compressor forte apenas. Em algumas situações substitui, mas na maioria será um trabalho em conjunção com o compressor, pois apenas o limiter, depende do de como utilizar pode soar muito agressivo. Grande abraço!
Cara muito aproveitador este video! Porem, gostaria de explorar um pouco mais sua experiencia. No caso do compressor, partimos desse mesmo princípio em relação à treshold e out? Obrigado!
+1Marco Souza2 Show de bola!!! Assista o meu vídeo Mindset de Compressão e terá uma nova visão sobre compressores. Lá falo sobre tudo isso. Abração e bons estudos!!!
Muito bom Nando, ótima dica. Aproveitando será que seria possível um vídeo sobre masterização? tipo como vc faz, toda cadeia de processamento e macetes. Desde já agradeço
+Márcio Menezes Valeu demais, Márcio!!! Nos vídeos de Análise de Mixagem, já venho apresentando gradativamente alguns conceitos e idéias que utilizo em masterização. O processo como um todo, metodologia, desenvolvimento de mindset e análise de Masterização serão cobertos no meu curso on-line de Masterização, que lançarei em breve. Fique ligado aí que vem muita informação legal na sequência! Abração!!!
Olá, meu amigo! Acredito que tenha utilizado uma vez em versão plugin, mas não o hardware. É um equipamento bem legal! Não sei qual a sua dúvida, mas funciona como qualquer outro equalizador. Abração!!!
@@NandoCostaMusic obrigado Na verdade g8staria de saber a atuação ao colocar ou tirar as frequencias desejadas quando acionam os os dois Leds ao lado de cada parâmetro: fiquei confuso com a atuação simultâneas quando ambos estso selecionados
+Alessandro Arcangelo Olá, Alessandro! Todo o controle é feito na paleta de cores. Você precisa ajustar o brightness e o saturation das cores pra ver tudo mais definido. E você deve colorir os clips de áudio também. Basta selecionar e ajustar a cor, selecionando clips in tracks, na paleta de cores. Abração!!!
Olá, Donizete! Vamos voltar com a série Análise de Mixagem, onde vamos abordar vários detalhes sobre mixagem e masterização. Não sei se já assistiu algum vídeo desta sequência, mas falo varias coisas legais lá! Abração!!!
Nando Costa muito obrigado pelo retorno cara vou assistir a sequência toda e que como gravo áudio Book tenho muita dúvida no uso do limiter e compressores na voz
Obrigado Nando , sensacional , me ajudou muito , estava usando errado , me encaixei em todos os erros kkkkk , tá ganhando mais um fan.. parabéns pelo conteúdo , estou seguindo bem mais seu trabalho.. 🤘🤘🤘🤘🤘
Valeu demais pelas palavras, Rafael!!! Ótimo! As ferramentas de dinâmica são o coração do processamento do áudio. Dominando a dinâmica, você domina o jogo! Fique ligado que nos próximos dias lanço o mini-curso de Compressão Criativa, com uma metodologia completa para compressores e tudo de dinâmica! Abração!!!
Olá, Wellington! Não entendi bem o contexto da sua pergunta, mas na mixagem existe o que chamamos de processamento em paralelo sim. Abração e ótimos estudos!!!
blza professor, estou com um problema se puder me ajudar, quando coloco o limiter nos canais , mesmo que nao esteja clipando o som e nem nos canais, mas na master acende a luz vermelha ue esta clipando, isso 'e normal?
Olá, Bruno! Só pra te esclarecer, quando você clipa nos canais e só trabalha in-the-box, de fato não está clipando internamente. Se estiver vermelho no master fader, sim, está clipando e distorcendo. Se está clipando nos plugins nos canais, à princípio não está clipando, mas como boa prática, tento reduzir isso, pois trabalho com analógicos, e se clipa no canal e sai pro analógico, sai distorcido :) Quem comanda sua mix no computador é o master bus. Se não clipa lá, provavelmente nada estará clipando nos tracks individuais. Abração!
Boa tarde Nando, tudo bem? cara... eu tenho tentado fazer alguns videos usando o camtasia e o obs studio, eles capturam as imagens da tela porem o som do projeto na DAW eles não gravam, vc saberia me dizer onde eu acho informaçoes sobre essa configurações? obrigado!!
Olá, meu amigo! Eu trabalho aqui com o Screen Flow para Mac, ele já grava o som do desktop diretamente. Nunca usei estes dois, mas, no Windows, talvez você precise de um “virtual mixer” tipo o Voice Meeter Banana para poder direcionar o som do DAW para ser gravado no Camtasia. Pesquise aqui no RUclips, tem muitos vídeos sobre o assunto. Abração!!!
Para ter acesso ao dithering quando fizer o bounce, L2 pode ser mais recomendado. Mas para a ação de limitar simplesmente, ambos atendem bem a tarefa. Abração, Caio!!!
o Nando,muito legal o vídeo..mas eu percebi que a sua gravação já vem soando bem mesmo antes do uso do Limiter,algo que não acontece com as minhas ..você atribui isso a processo de gravação,equalização...etc?.tem algum vídeo seu falando sobre isso,em como chegar no som de cada instrumento?porque a pira é que tira agudo fica sem brilho,dá agudo fica estridente,dá grave embola,tira grave fica sem peso..rsrsrs..etc..valeu ,abraço!
Valeu demais, meu amigo! O lance da produção vir mais polida tem a ver com todo o processo antes da mixagem, que é realmente quando criamos o som. A mixagem não cria nada, apenas molda. Tenho alguns vídeos aqui no canal onde falo especificamente sobre produção, captação e todo o lance dentro do estúdio. Todo o lance acontece antes mesmo. Na mix, apenas manipulamos para criar o “todo”. Em relação às dificuldades de Equalização, posso te sugerir a conhecer o meu mini-curso de Equalização Criativa. Talvez você precise entender melhor as regiões de frequência e a relação do espectro dentro da mixagem. Dê uma olhada: www.nandocostamusic.com/cursosonline. Abração!!!
Olá, Luciano! Realmente não há regras. Depende dos instrumentos. Em alguns dias vou disponibilizar no meu site o meu novo curso de Compressão. Lá, apresento toda a metodologia pra você entender como utilizar os compressores, limiters e demais ferramentas de dinâmica. Basta acessar: www.nandocostamusic.com/cursosonline. Abração!!!
Muito massa a aula Nando! A minha dúvida é o seguinte....eu extraio o máximo do som para o timbre que eu quero apenas com a equalização gráfica para limpeza de frequências e o compressor em seguida para equilibrar o peso, depois que timbro todas as pistas, aí sim eu uso o limiter apenas na master, e acho o resultado bem bacana. Gostaria de saber se você faz constantemente o uso do limiter em cada canal ou isso vai depender do que vc quer atenuar. Um abraço!
Boa pergunta, Saymon! A primeira coisa que deve entender é o que é um limiter exatamente. Assista meu vídeo sobre mindset de uso de limiter e também compressor. Vai te esclarecer bastante. A maior parte das mixes não precisa de limiter para “mixar”, nem no master bus. Talvez você utilize em tracks com mais dinâmica para “segurar as pontas”, mas pela minha experiência sinto pouca necessidade técnica, apenas mais estética. Não mixo “masterizando”, portanto o limiter fica para a fase de masterização. Se aprimorar o seu entendimento geral de um processo coeso de mixagem, irá ter os conceitos bem claros. Assista os vídeos aí que irão te dar uma boa visão sobre o assunto. Abração!!!
Utilize nos tracks que precisar. Não usamos em tudo. Muitas vezes nem no master da mix. Na masterização, certamente precisará para ganhar loudness. Abração!!!
+Lacerda Lopes Bom dia, Lacerda! Estou em fase de produção do meu curso completo de Mixagem e Teoria de Áudio. Acredito que estará disponível em algumas semanas. Será um dos cursos mais completos do mercado, estimo por volta de 40 horas de conteúdo, módulos práticos e módulos teóricos. Basta continuar ligado aqui, que vou divulgar em breve. Grande abraço!!!
Show !!!! pergunta... todo este processo pode ser utilizado em qualquer estilo musical? no caso de música eletrônica os mesmos processos de mix e master funcionam ?
Sim, Dega!!! O processo e metodologia de mixagem é igual para qualquer som, independente de estilo. O que mudam nos estilos é como você caracteriza cada elemento da mix e como cria a estética do balanço. Mas o processo é o mesmo!!!
muito bom, utilizo limiter mas nunca usei essa metodologia, ou seja, fazer o correto , quando puder, aproveitando o gancho do Limiter, fale sobre o L3,,, obrigado!
Legal demais, Vanderlei! Fique ligado nos próximos. Vou deixar na minha lista pra fazer um sobre L3 e incluir também o assunto de dithering, pois muita gente não sabe do que se trata e vários destes plugins tem a ferramenta de dithering embutida. Grande abraço!!!
Se precisar mais volume, você poderia simplesmente descer o threshold do limiter, mas como venho falando nos vídeos, você não consegue mais "volume" sem realmente trabalhar corretamente todos os elementos da música como equalização, compressão e etc. Tecnicamente você consegue mais volume se descer o threshold ou até colocar outro limiter em série. Mas nunca utilizaria isto. Você consegue volume se pensar em melhorar os aspectos da mix naturalmente, sem forçar nada. Abs!!!
Oi Nando. Estou escutando sua aula com um par de headphones da bose que nao sao para estudio( nao sela seus ouvidos ao som externo) e posso te dizer que as percepçoes de mudança de timbre sao quase inaudiveis. Minha pergunta eh seguinte. Eh possivel se mixar com headphones profissionais ou eh uma perda de dinheiro. Seria melhor uns monitores top de linha. O problema eh q como mixo em casa gosto muito de trabalhar a noite e o barulho iria incomodar. Se for possivel tenho q tomar alguma providencia e qual headphone vc recomenda q nao quebre o banco( algo em torno de 200 dolares )?
Olá! Muito legal o seu comentário! Este comentário pode ser desdobrar em várias coisas, mas vou tentar ser enxuto. Mixar com fones e realmente chegar em um som e balanço correto é possível teoricamente, mas na prática simplesmente não funciona. Uso fones apenas para "apreciar" a mixagem, não tomo decisões com fone. Com o tempo, você "ensina" o seu ouvido a ouvir e a criar o que eu chamo de audição "relativa", que é quando começa a analisar um elemento em relação ao resto da mix e não de forma "isolada" e "absoluta". Com o tempo e desenvolvimento deste tipo de percepção, é possível mixar com qualquer tipo de caixa, basta ensinar os caminhos pro seu ouvido. Talvez por este motivo você sinta estas diferenças muito sutis, porque elas realmente são e aí está a grande chave do trabalho de áudio. A soma de minúsculas alterações cria uma grande diferença e nisto que baseio a minha concepção de áudio. Portanto, é importante ter um bom par de fones (uso Beyer Dynamics DT 770 ou 880, que não são
tão baratos, mas também não tão absurdos e podem ser usados com confiança em mix e master) e um par de caixas que te ajude a entender a "foto" da sua mix sem muitos problemas. Cada par de monitores tem certas características (assim como cada par de headphones) e você deve "ensinar" aos seus ouvidos "como ouvir" através deles, que é o que eu forço sempre no lance de audição "relativa". Se suas caixas ou fones tem excesso de graves ou agudo, você deve ouvir muita música (de preferência sempre no mesmo volume - farei um vídeo sobre isso - e no volume que você trabalha diariamente) para ensinar e treinar os seus ouvidos para "abstrair" a coloração de cada equipamento. Só desta forma você vai conseguir perceber as nuances com mais facilidade e entender com mais clareza o processo do áudio, principalmente no âmbito de masterização. Tentei falar pouco, mas não consegui hehehe Mas vou fazer algum vídeo pra esclarecer esse lance melhor, pois é uma dúvida comum e entender este processo é chave.
Até que fim alguém que explica tecnicamente funções e parâmetros do LIMITER de uma forma macro (e não como operar plugin sem nem saber direito o que tá fazendo, como 90% dos cursos ministrados por estes entusiastas ao assunto). Cara, parabéns pela sua didática e conteúdo. Um dos poucos canais de produção que passa credibilidade.
Muito obrigado pelas palavras, meu amigo! Não estou fazendo nada mais que meu dever em esclarecer estas informações de forma clara pra galera! Bora seguir os estudos!!! 🙏🙏🙏
DICAS DE OURO, eu estava cometendo quase todos esses erros, minhas Produções mudaram muito, obrigado Nando e Parabéns pela iniciativa de nos ajudar
+juliano motta Poxa, fico super feliz de saber que pude te ajudar aí, Juliano!!! A nossa mudança começa nestes pequenos passos. Aí sim, mudamos a direção do nosso som pra melhor por completo. Grande abraço!!!
Show parabêns.
🙏🙏🙏
Parece que quanto maior o seu vídeo mais rapido ele acaba, assuntos importantíssimos abordados da melhor forma possível... Cada video um aprendizado....
Brigadão pelas palavras, Fábio! Continue sempre acompanhando os vídeos aí! Ótimos estudos!!!
O mito do áudio se chama Nando Costa...um cara que sabe muuuuito,e se dispõe a ajudar quem não sabe tanto...por isso é mito, parabéns pelo belo trabalho na área de gravação de áudio.
Fico imensamente feliz com as palavras, Douglas!!! Espero ajudar muita gente com um pouquinho destas idéias que tenho exposto aqui no canal e nos meus cursos! Bora seguir na evolução!!!
Cara, muito massa sua vídeo aula, muito obrigado 👏👏
Valeu demais, meu amigo! Siga explorando o canal aí! Grande abraço e muito som!!!
Primeiro vídeo que eu vejo falando sobre o limiter de forma tão clara e precisa. Direto ao ponto com exemplos claros. Me ajudou de mais. Obrigado
Valeu demais, David! Aproveite imensamente o conteúdo aí do canal! Muito som sempre!!!
Melhor explicação que já obtive
Parabéns!
🙏🙏🔥
até nos dias de hoje vejo essa essa video aula por causa da musica é muito linda 😊🎤🎵
Inscrição conformada com sucesso, realmente só aprendi usar um limiter com vc show,tem algum vídeo pra da mais volume na Master no seu canal? Me manda o link abço fica com Deus.
Finalmente entendi como usar esse troço. Ja tinha visto varios videos sobre o assunto que enrolava muito. Parabens e obrigado amigo!
Muito obrigado, Junior! Fico feliz que tenha te esclarecido realmente!!! Fique ligado nos próximos que tem muita informação boa na área! Grande abraço!
hoje aconteceu algo mui bom, realmente sempre tinha uma dúvida de como usar o limiter e eu to com uma mix aq ja faz um tempo, deixei o som bem aveludado do jeito q eu queria... valeu continue com esse ótimo canal...
+Ricky Rodrigues Poxa, que legal, Ricky! Fico feliz de poder ter te dado estas dicas e feito o lance funcionar de verdade aí no seu trabalho!!! Fique sempre ligado! Grande abraço!!!
Muito boa sua dica de como usar o limiter, quando a explicação é boa não tem como não aprender, eu estava usando o nativo do ableton, sendo que tinha waves aqui, percebi que com o L1 e L2 temos muito mais possibilidades, além dos parametros serem mais fácil pra entender.
Legal demais, Jean! Valeu! Depois de entendida a idéia, experimente também nas ferramentas que já trabalhava. Vai utilizá-las da maneira correta também. Abração!!!
Aula incrível! Obg Nando 👏❤️
Nando, vc merece um prêmio Nobel do audio. Top demais
Obrigado pelo carinho, Paulo! Felicíssimo em ajudar a galera e trocar esta idéia sobre áudio aqui!!! Grande abraço!!!
top Nando meus parabéns... Você esta ajudando muito cara você não tem idéia!!
Valeu demais, David! Espero que siga firme nos estudos aí! Aproveite o canal! Grande abraço!!!
Valeu demais, David! Espero que siga firme nos estudos aí! Aproveite o canal! Grande abraço!!!
Cara, continue sempre com esse trabalho lindo. MUITO BOM DEMAIS! PARABÉNS.
+Carlos Dias Valeu demais, Carlos!!! Vamos seguir no gás!!! Grande abraço!!!
+Carlos Dias Valeu demais, Carlos!!! Vamos seguir no gás!!! Grande abraço!!!
Baixei sua apostila e o seu conteúdo tem me ajudado muito. Nando, eu acho vc um cara bem técnico, didático e com uma gama de conhecimento bem pesado. Quando vejo seus vídeos eu aprendo muito. Em breve vou adquirir seu curso. Estou investindo em equipamentos e depois vou investir no seu curso.
Demais, Joe! Fico imensamente feliz com as palavras! Espero que continue sempre firme aí no som! Grande abraço!!!
Excelente explicação ..Deus continue te esclarecendo e abençoando seu trabalho
Valeu demais, Carlos! Bora seguir firmes sempre nos estudos aí! Grande abraço!!!
obrigado sempre, mestre! vc é mestre DEMAIS!
atualmente o L2 da waves é comparável com o limiter da fabfilter por exemplo?
valeu nando!
Valeu demais, meu amigo! Cada limiter possui sua cor e irão dar um paladar no sim final. Alguns possuem recursos específicos para finalizar o seu arquivo e outros são mais simples. Gosto do L2 e do Pro-L também, são bem legais. Para masterização, o Ozone é super útil também. Qualquer dúvida, só chamar aí! Abração!!!
Excelente explicação. Muito obrigado!!!
Valeu demais, Felipe! Aproveite bem aí!!
Obrigado! Pra mim foi muito esclarecedor sobre o uso do Limiter.
Valeu, Bruno! Siga sempre firme nos estudos aí!!! Grande abraço!!!
Parabéns Nando, ate agora a melhor explicação sobre Limiter L2 associando também a pegada do compressor... Valeu nota 1.000.000.000.0000.....
Muito obrigado pelas palavras, Rhuben!!! Continue sempre antenado aí no canal! Abração!!!
Obrigado pela aula! Ficou muito claro sua explicação, vc manda muito bem,
Abraço!
Valeu demais, meu amigo! Muito som sempre aí!!!
Boa tarde. Muito sutil a diferença com limiter ou sem limiter. Esforço hercúleo pra perceber algo na regulagem que vc deixou. Boa explicação. Parabéns.
🙏🙏🙏
Sensacional Nando, parabéns pelo seu trabalho !!!!!
Muitíssimo obrigado, Clayton! Siga sempre ligado aí no canal!!!
Ótimas explicações. Passei a entender melhor essa ferramenta. Um grande abraço
+Pjota Serramarfm Fico super feliz de ter te dado este direcionamento aí, PJota!!! Continue ligado nos próximos vídeos!!! Grande abraço!!!
cara muito obrigado por sua paciencia e humildade, de sempre responder as perguntas.
Sem problemas! Tendo tempo, respondo com o maior prazer!
Vc é fera demais Nando, obrigado pelas dicas.
Brigadão demais, Rodolfo!!! Tamo junto! Abração!!!
Mais uma vez, muito bom! Parabéns! Só não entendi a diferença de uso entre o Compressor e o Limiter. Quando devo usar um e quando o ideal é usar o outro?
Entenda o compressor como uma ferramenta mais suave e o limiter como uma ferramenta mais agressiva. Ambas servem para reduzir a variação dinâmica do áudio. Se precisa comprimir de forma mais leve e controlada, o compressor é o ideal. Se precisar comprimir de forma bem agressiva (utilizamos comumente no áudio para reduzir os picos excessivos dos sinal), utilize o limiter. Esta seria a explicação mais básica sobre o assunto. Abração!!!
Melhor vídeo de limiter, valeu pelas informações!
Valeu demais, Matheus! Espero que continue aproveitando bem o canal! Grande abraço!!!
Maravilhoso..Ganhou mais um escrito,tenho hom studio a uns 4 anos..vc me fez levar mais a serio
Parabéns
Valeu demais, Anderson!!! Fico super feliz em ter te influenciado aí!!! Massa demais!!! Grande abraço!!!
Vídeo excelente! Vc explica mto bem!! Obrigado por essa aula.
Valeu demais, meu amigo!!! Tire bastante proveito aqui do canal! Um grande abraço e muito som aí!!!
Velhoooooooo Du Céu Ajudou bastante muito Obrigado por sua ajuda (O melhor video mais bem explicado que vi) obrigado
+silva marques 🙏🙏🙏 Valeu demais, Silva!!! Fico feliz em ajudar! Confira os outros vídeos do canal. Muita informação aí!!!
muito obrigado a vc por sua ajuda!
+silva marques Valeu!!! 🙏🙏🙏 Grande prazer em ajudar!!!
O cara é fera....já inscrito...!!!!
+Joselito Santos Valeu demais, Joselito!!! Grande abraço!
MUITO BOM MESMO
FAZ A DIFERENÇA
Valeu, Saroba! Grande abraço e continue ligado aí!!!
obrigado muito legal o seu video sobre a limitaçao do som.!
+silva marques Valeu demais, Silva! Espero que tenha te ajudado aí! Continue ligado no canal!!!
Simplesmente salvou minha vida...
Tava fazendo tudo tudo errado,valeu aí professor
Valeu demais, meu amigo! Fico sempre feliz em ajudar! Continue ligado aí no canal! Abração!!!
show de bola Nando Costa!genial
Ótimos estudos aí!!! Muito som!!!
Muito bem nando, obg por passar o conhecimento cara. Precisamos de pessoas como você no ramo da produção musica. Parabéns!
Valeu demais, Itallo!!! É um prazer poder divulgar e compartilhar com a galera um pouquinho da minha vivência! Continue ligadão aí! Abração!!!
Nando Costa isso cara, só assim aparecem novos artistas. Tem que ajudar de coração aberto, sempre na humilde. Boa sorte e que Deus te abençoe mano.
Agradeço as palavras, Itallo!!! Grande abraço!!! 🙏🙏🙏
yeah voce e mesmo bom, eu estava mesmo a procura disso.
🙏🙏🙏
Top sua aula Nando! Agora me tire uma dúvida.....Como faço pra linka ai no l2 THRESHOLD E OUT CEILING? Outra coisa..... No caso de um spot com trilhas efeitos e etc.... O volume do audio ficará baixo, depois qual plugin me indica pra deixar esse audio em 0db?
grato amigo!
Show, Daniel! Para linkar os parâmetros no L2, basta clicar na setinha no meio dos dois parâmetros. Seu áudio estará baixo apenas se a mix estiver baixa. Portanto, basta trabalhar o nível em RMS ou LUFS corretamente para não precisar de “dar ganho” em um plugin. Seu áudio não precisar chegar em 0dB. Dê uma olhada no vídeo “O que é loudness???” para entender melhor. Abração!!!
Cara que belo vídeo explicativo parabéns, uma dúvida para um leigo como eu kkkkk na hora de render você render essa master que vc aplicou o l2?
Valeu demais, meu amigo! Não me lembro exatamente agora, mas o propósito do vídeo é justamente sobre isso. L2 se precisar reduzir alguns picos. E assim ganhará um pouco de volume. Abração!
Parabéns pela aula! Ganhou um escrito! No caso de uma cx de bateria por ex, o limiter subistitui o compressor?
Valeu demais, Márcio! Aproveite imensamente o canal! O limiter é um compressor forte apenas. Em algumas situações substitui, mas na maioria será um trabalho em conjunção com o compressor, pois apenas o limiter, depende do de como utilizar pode soar muito agressivo. Grande abraço!
@@NandoCostaMusic valeu Nando
Aula Top !!
Nando Estar com os ouvidos Muito treinados.
+Águas de Restauração Teresina Valeu, meu amigo! Vamos seguindo para aprimorar cada dia mais!!! Grande abraço e continue ligado aí!
Muito boas explicações. Tá de parabéns Nando. Muito raro.
+Emanuel Silva Muito obrigado, Emanuel!!! Espero que continue acompanhando! Grande abraço!!!
Finalmente uma video aula bem explicada sobre o assunto parabéns, ja me cadastrei
Muito obrigado, Edson!!! Fique ligado nos próximos que tem muita coisa por vindo. Grande abraço!!!
Esses vídeos com assuntos mais específicos são ótimos. Foi muito esclarecedor. Valeu Nando!
+Júlio Assunção Legal demais, Júlio!!! Muito assunto legal vindo aí! Abs!!!
Cara muito aproveitador este video! Porem, gostaria de explorar um pouco mais sua experiencia. No caso do compressor, partimos desse mesmo princípio em relação à treshold e out? Obrigado!
+1Marco Souza2 Show de bola!!! Assista o meu vídeo Mindset de Compressão e terá uma nova visão sobre compressores. Lá falo sobre tudo isso. Abração e bons estudos!!!
Se puder deixar o link, fica mais facil encontrar! Grato
+1Marco Souza2 Aí vai, Marco! Abraão!!! ruclips.net/video/yaak7lrKZII/видео.html
DICAS SUPER VALIOSAS TOP
Valeu demais, meu amigo! Continue sempre acompanhando aí!!! Abração!
tá de parabéns! ótimo conteúdo! deu pra clarear minha mente kkk
+Josefsson Fragogiannis Legal Demais!!! Fico feliz de ter passado essas dicas aí, Josefsson! Fico ligado nos próximos vídeos!!! Abração!!!
Muito bom Nando, ótima dica. Aproveitando será que seria possível um vídeo sobre masterização? tipo como vc faz, toda cadeia de processamento e macetes. Desde já agradeço
+Márcio Menezes Valeu demais, Márcio!!! Nos vídeos de Análise de Mixagem, já venho apresentando gradativamente alguns conceitos e idéias que utilizo em masterização. O processo como um todo, metodologia, desenvolvimento de mindset e análise de Masterização serão cobertos no meu curso on-line de Masterização, que lançarei em breve. Fique ligado aí que vem muita informação legal na sequência! Abração!!!
aula show
eu mesmo num.sabia usar o limiter corretamente
é vivendo e aprendendo com qm.sabe mininu
valew nando
+dede sensacao Show, Dedé! Siga sempre ligado nos vídeos aí! Abração!!!
Boa noite ! Obrigado ! Ótimo tutorial
Vc já usou o ELYSYA Equalizer master? Saberia dar um alô como utilizar?
Olá, meu amigo! Acredito que tenha utilizado uma vez em versão plugin, mas não o hardware. É um equipamento bem legal! Não sei qual a sua dúvida, mas funciona como qualquer outro equalizador. Abração!!!
@@NandoCostaMusic obrigado
Na verdade g8staria de saber a atuação ao colocar ou tirar as frequencias desejadas quando acionam os os dois Leds ao lado de cada parâmetro: fiquei confuso com a atuação simultâneas quando ambos estso selecionados
Basta baixar o manual do equipamento. Terá os detalhes lá! Abração!!!
O limiter tu aplicou num canal bus, ou tu aplicou no canal da caixa ?
Pelo que me lembro do exemplo (há anos não assisto), foi no bus de soma das caixas. Abração!
Irmao! Uma pergunta totalmente fora desse contexto. Como vc faz pra deixar os tracks coloridos ?
Consigo fazer so no mixer mas não na timeline
+Alessandro Arcangelo Olá, Alessandro! Todo o controle é feito na paleta de cores. Você precisa ajustar o brightness e o saturation das cores pra ver tudo mais definido. E você deve colorir os clips de áudio também. Basta selecionar e ajustar a cor, selecionando clips in tracks, na paleta de cores. Abração!!!
Olá amigo, onde eu consigo baixar esse programa? Uso o Samplitude, mas gostei desse aí. Obrigado.
Olá, Valdocir! O Pro Tools você consegue no site www.avid.com. Abração!!!
Muito foda Nando salvou o Bauermann
Valeu demais, Bauermann! Continue sempre ligado e aprendendo aí no canal!!! 🙏
Nando Costa pode deixar irmão, estou sempre ligado 🚀 gratidão 🙏🏻
🙏🙏🙏
e uma boa colocar a vox nesse insert ? ou fazer um separado para as vozes ?
Olá, Pedro! Não entendi muito bem sua pergunta. Se puder esclarecer, te explico aí. Abs!!!
Nando obrigado pelas dicas, gostaria de saber se você tem mais toques para uso limiter ou mesmo masterização de voz, te agradeço
Olá, Donizete! Vamos voltar com a série Análise de Mixagem, onde vamos abordar vários detalhes sobre mixagem e masterização. Não sei se já assistiu algum vídeo desta sequência, mas falo varias coisas legais lá! Abração!!!
Nando Costa muito obrigado pelo retorno cara vou assistir a sequência toda e que como gravo áudio Book tenho muita dúvida no uso do limiter e compressores na voz
Legal demais! Bons estudos aí então!!! Fique ligado no canal!!!
Obrigado Nando , sensacional , me ajudou muito , estava usando errado , me encaixei em todos os erros kkkkk , tá ganhando mais um fan.. parabéns pelo conteúdo , estou seguindo bem mais seu trabalho.. 🤘🤘🤘🤘🤘
Valeu demais pelas palavras, Rafael!!! Ótimo! As ferramentas de dinâmica são o coração do processamento do áudio. Dominando a dinâmica, você domina o jogo! Fique ligado que nos próximos dias lanço o mini-curso de Compressão Criativa, com uma metodologia completa para compressores e tudo de dinâmica! Abração!!!
Ola vc tem mixagem paralelo?
Olá, Wellington! Não entendi bem o contexto da sua pergunta, mas na mixagem existe o que chamamos de processamento em paralelo sim. Abração e ótimos estudos!!!
dica top cara bem clara
Valeu demais, meu amigo!!! Continue sempre acompanhando o canal aí! Abração!!!
Parabéns ótima explicação! Parabéns Nando!
+Sérgio Domingues Muitíssimo obrigado, Sérgio!!! Continue sempre ligado nos vídeos aí!!! Abração!!!
Parabéns.....dica valiosa. Abs.
Valeu, Luiz! Continue sempre ligado e acompanhando o canal aí! Abração!!!
blza professor, estou com um problema se puder me ajudar, quando coloco o limiter nos canais , mesmo que nao esteja clipando o som e nem nos canais, mas na master acende a luz vermelha ue esta clipando, isso 'e normal?
Olá, Bruno! Só pra te esclarecer, quando você clipa nos canais e só trabalha in-the-box, de fato não está clipando internamente. Se estiver vermelho no master fader, sim, está clipando e distorcendo. Se está clipando nos plugins nos canais, à princípio não está clipando, mas como boa prática, tento reduzir isso, pois trabalho com analógicos, e se clipa no canal e sai pro analógico, sai distorcido :) Quem comanda sua mix no computador é o master bus. Se não clipa lá, provavelmente nada estará clipando nos tracks individuais. Abração!
excelente explicação mano... parabéns...
+Logan Brito Valeu demais, Logan! Continue ligado nos próximos! Abração!!!
Muito grato pelas dicas
Valeu demais, Junor! Siga sempre ligado aí no canal!!!
@@NandoCostaMusic ok amigo Deus abençoe
🙏🙏🙏
Boa tarde Nando, tudo bem? cara... eu tenho tentado fazer alguns videos usando o camtasia e o obs studio, eles capturam as imagens da tela porem o som do projeto na DAW eles não gravam, vc saberia me dizer onde eu acho informaçoes sobre essa configurações? obrigado!!
Olá, meu amigo! Eu trabalho aqui com o Screen Flow para Mac, ele já grava o som do desktop diretamente. Nunca usei estes dois, mas, no Windows, talvez você precise de um “virtual mixer” tipo o Voice Meeter Banana para poder direcionar o som do DAW para ser gravado no Camtasia. Pesquise aqui no RUclips, tem muitos vídeos sobre o assunto. Abração!!!
Muito bom seus vídeos. Aprendo muito com eles
Valeu demais, Luciano! Espero que continue aproveitando demais aí! Abração e muito som!!!
Qual usar na master l1 ou l2?
Para ter acesso ao dithering quando fizer o bounce, L2 pode ser mais recomendado. Mas para a ação de limitar simplesmente, ambos atendem bem a tarefa. Abração, Caio!!!
muito boa as aulas, e vai ter um ouvido apurado assim lá longe... rsrs
Muito obrigado :) Quero cada vez mais passar essa forma de pensar para as pessoas. Grande abraço!!!
excepcional explicação, altamente didático o vídeo! *****
Muitíssimo obrigado, Leonardo! Espero que aproveite bem o canal aí! Grande abraço e ótimos estudos!
excelente conteúdo!
Valeu demais, Dayves! Muito som aí!!!
o Nando,muito legal o vídeo..mas eu percebi que a sua gravação já vem soando bem mesmo antes do uso do Limiter,algo que não acontece com as minhas ..você atribui isso a processo de gravação,equalização...etc?.tem algum vídeo seu falando sobre isso,em como chegar no som de cada instrumento?porque a pira é que tira agudo fica sem brilho,dá agudo fica estridente,dá grave embola,tira grave fica sem peso..rsrsrs..etc..valeu ,abraço!
Valeu demais, meu amigo! O lance da produção vir mais polida tem a ver com todo o processo antes da mixagem, que é realmente quando criamos o som. A mixagem não cria nada, apenas molda. Tenho alguns vídeos aqui no canal onde falo especificamente sobre produção, captação e todo o lance dentro do estúdio. Todo o lance acontece antes mesmo. Na mix, apenas manipulamos para criar o “todo”. Em relação às dificuldades de Equalização, posso te sugerir a conhecer o meu mini-curso de Equalização Criativa. Talvez você precise entender melhor as regiões de frequência e a relação do espectro dentro da mixagem. Dê uma olhada: www.nandocostamusic.com/cursosonline. Abração!!!
Opa..vou conferir..valeu por responder..abraço!
Valeu! Abração!!!
dá pra curtir mil vezes esse vídeo? rs
Muito obrigado, Rafael!!! Bora seguir no som!!! 🙏
Mano, que aula velho ! Conteúdo raro ! 🙌🏻
Valeu demais, meu amigo! Continue aproveitando o canal aí! Compartilhe com os amigos! Abração!!!
Achei sensacional!
Brigadão, Raul! Continue sempre estudando e aprendendo aí no canal!!!
@@NandoCostaMusic manda um email p contato
Contact@nandocostamusic.com. Te aguardo lá, Raul! Abração!!!
me fale uma dica aí,se é preciso usar o limiter em instrumentos separados,,eu uso só um filtro,equalizador e compressor
Olá, Luciano! Realmente não há regras. Depende dos instrumentos. Em alguns dias vou disponibilizar no meu site o meu novo curso de Compressão. Lá, apresento toda a metodologia pra você entender como utilizar os compressores, limiters e demais ferramentas de dinâmica. Basta acessar: www.nandocostamusic.com/cursosonline. Abração!!!
vllw
vllw
Nando que top .explicaçao pratica top.....bom de mais
Valeu demais, Jorge! Continue sempre ligado aí! Abração!!!
Cara ótimas dicas, parabéns
+Márcio Menezes Valeu demais!!!
show mano
Ótima aula, obrigado
Valeu, Tiago! Ótimos estudos aí! Abração!
MUITO BOM MESMO PARABÉNS !!!! simples rápido e muito informativo !
Muito obrigado, Caio!!! Continue seguindo os vídeos!!! Um grande abraço!!!
Muito massa a aula Nando! A minha dúvida é o seguinte....eu extraio o máximo do som para o timbre que eu quero apenas com a equalização gráfica para limpeza de frequências e o compressor em seguida para equilibrar o peso, depois que timbro todas as pistas, aí sim eu uso o limiter apenas na master, e acho o resultado bem bacana. Gostaria de saber se você faz constantemente o uso do limiter em cada canal ou isso vai depender do que vc quer atenuar. Um abraço!
Boa pergunta, Saymon! A primeira coisa que deve entender é o que é um limiter exatamente. Assista meu vídeo sobre mindset de uso de limiter e também compressor. Vai te esclarecer bastante. A maior parte das mixes não precisa de limiter para “mixar”, nem no master bus. Talvez você utilize em tracks com mais dinâmica para “segurar as pontas”, mas pela minha experiência sinto pouca necessidade técnica, apenas mais estética. Não mixo “masterizando”, portanto o limiter fica para a fase de masterização. Se aprimorar o seu entendimento geral de um processo coeso de mixagem, irá ter os conceitos bem claros. Assista os vídeos aí que irão te dar uma boa visão sobre o assunto. Abração!!!
é bom por esse plugin em todas as track ? ... ja usava ele pra master ...
Utilize nos tracks que precisar. Não usamos em tudo. Muitas vezes nem no master da mix. Na masterização, certamente precisará para ganhar loudness. Abração!!!
Muito bom esses vídeos dicas muito boa
Valeu demais, Felipe! Continue ligadão aí no canal! Abração!!!
Bom dia Nando Costa !Vc tem algum curso online disponível??
+Lacerda Lopes Bom dia, Lacerda! Estou em fase de produção do meu curso completo de Mixagem e Teoria de Áudio. Acredito que estará disponível em algumas semanas. Será um dos cursos mais completos do mercado, estimo por volta de 40 horas de conteúdo, módulos práticos e módulos teóricos. Basta continuar ligado aqui, que vou divulgar em breve. Grande abraço!!!
Nando Costa. Vou aguardar obrigado!!
+Lacerda Lopes Show! Grande abraço!!! Valeu!!!
Show !!!! pergunta... todo este processo pode ser utilizado em qualquer estilo musical? no caso de música eletrônica os mesmos processos de mix e master funcionam ?
Sim, Dega!!! O processo e metodologia de mixagem é igual para qualquer som, independente de estilo. O que mudam nos estilos é como você caracteriza cada elemento da mix e como cria a estética do balanço. Mas o processo é o mesmo!!!
muito bom, utilizo limiter mas nunca usei essa metodologia, ou seja, fazer o correto , quando puder, aproveitando o gancho do Limiter, fale sobre o L3,,, obrigado!
Legal demais, Vanderlei! Fique ligado nos próximos. Vou deixar na minha lista pra fazer um sobre L3 e incluir também o assunto de dithering, pois muita gente não sabe do que se trata e vários destes plugins tem a ferramenta de dithering embutida. Grande abraço!!!
fico no aguardo!! o
+vanderlei sperandio Legal!!!
Obrigada :)
Valeu demais, Betânia! Muito som e muitos estudos!!!
Que aula hein!!!
Obrigado!!!
+Dj Wnew Valeu demais, rapaz!!! Continue sempre ligado aí!!! Abração!!!
Que vídeo aula toop
Muito obrigado, meu amigo! Continue aproveitando bem o canal aí! Muito som!!!
esse vídeo ai sensacional
Muito obrigado, meu amigo! Continue sempre ligado e acompanhando aí!!!
Ótimo vídeo
Muito obrigado! Siga sempre nos estudos aí!
se caso quisesse aumentar mas o audio colocaria mais limiter em cadeia ou e errado?
Se precisar mais volume, você poderia simplesmente descer o threshold do limiter, mas como venho falando nos vídeos, você não consegue mais "volume" sem realmente trabalhar corretamente todos os elementos da música como equalização, compressão e etc. Tecnicamente você consegue mais volume se descer o threshold ou até colocar outro limiter em série. Mas nunca utilizaria isto. Você consegue volume se pensar em melhorar os aspectos da mix naturalmente, sem forçar nada. Abs!!!
Que aula!!! Mestre!
Muitíssimo obrigado, Guto! Ótimos estudos sempre aí!!!
Oi Nando. Estou escutando sua aula com um par de headphones da bose que nao sao para estudio( nao sela seus ouvidos ao som externo) e posso te dizer que as percepçoes de mudança de timbre sao quase inaudiveis. Minha pergunta eh seguinte. Eh possivel se mixar com headphones profissionais ou eh uma perda de dinheiro. Seria melhor uns monitores top de linha. O problema eh q como mixo em casa gosto muito de trabalhar a noite e o barulho iria incomodar. Se for possivel tenho q tomar alguma providencia e qual headphone vc recomenda q nao quebre o banco( algo em torno de 200 dolares )?
Olá! Muito legal o seu comentário! Este comentário pode ser desdobrar em várias coisas, mas vou tentar ser enxuto. Mixar com fones e realmente chegar em um som e balanço correto é possível teoricamente, mas na prática simplesmente não funciona. Uso fones apenas para "apreciar" a mixagem, não tomo decisões com fone. Com o tempo, você "ensina" o seu ouvido a ouvir e a criar o que eu chamo de audição "relativa", que é quando começa a analisar um elemento em relação ao resto da mix e não de forma "isolada" e "absoluta". Com o tempo e desenvolvimento deste tipo de percepção, é possível mixar com qualquer tipo de caixa, basta ensinar os caminhos pro seu ouvido. Talvez por este motivo você sinta estas diferenças muito sutis, porque elas realmente são e aí está a grande chave do trabalho de áudio. A soma de minúsculas alterações cria uma grande diferença e nisto que baseio a minha concepção de áudio. Portanto, é importante ter um bom par de fones (uso Beyer Dynamics DT 770 ou 880, que não são
tão baratos, mas também não tão absurdos e podem ser usados com confiança em mix e master) e um par de caixas que te ajude a entender a "foto" da sua mix sem muitos problemas. Cada par de monitores tem certas características (assim como cada par de headphones) e você deve "ensinar" aos seus ouvidos "como ouvir" através deles, que é o que eu forço sempre no lance de audição "relativa". Se suas caixas ou fones tem excesso de graves ou agudo, você deve ouvir muita música (de preferência sempre no mesmo volume - farei um vídeo sobre isso - e no volume que você trabalha diariamente) para ensinar e treinar os seus ouvidos para "abstrair" a coloração de cada equipamento. Só desta forma você vai conseguir perceber as nuances com mais facilidade e entender com mais clareza o processo do áudio, principalmente no âmbito de masterização. Tentei falar pouco, mas não consegui hehehe Mas vou fazer algum vídeo pra esclarecer esse lance melhor, pois é uma dúvida comum e entender este processo é chave.
Muito boa a as dicas
Valeu demais, Lobo!
Siga sempre ligado aí!!!
Muito Bom Mano Gostei Muito Desse Video Vc Er Hum Milagre
Valeu demais pelas palavras, Dony!!! Siga sempre ligado aí!!! Abração!!!
Tamo Junto Nando , Nando Vc Tem Algum Video Aula Falando Sobre O Melodayne !!
Olá, Dony! Ainda não fiz não. Em breve vou dar umas dicas específicas! Abração!!!
Muito bom. Obrigado pelas dicas
+João Pedro Frasseto Cardoso Muito obrigado, João! Continue ligado aí!!! Abração!!!