Exposição ZERO na Pinacoteca - Espaço Húmus

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • Eles não queriam pincéis e tintas. Queriam era um parto de luz, o vácuo deixado pelo subir voraz do foguete. Na frase utópica de Otto Piene, a síntese do desejo do grupo Zero: Alcançar a estética e a arte através da luz.
    A luz cintilante alcança as paredes da Pinacoteca de São Paulo. Obras do grupo de vanguarda alemã Zero se espalham pelos salões do casarão na Luz e inspiram o movimento; que se movimente a obra, que se movimente também com ela o espectador. Foi esse caráter de imersão que mudou os rumos da arte alemã pós-guerra.
    Eram os melancólicos anos 1950, em uma Alemanha que reerguia seus muros após anos de guerra. Dois jovens pioneiros e apaixonados pelas inflexões da luz resolveram abrir as pernas e parir uma arte física e de transmutação. Otto Piene e Heinz Mack, e posteriormente Günther Uecker apossaram-se de um espaço chamado "Ateliê das Ruínas" e lançaram o convite: Vernissages noturnas, mas sem exposição a seguir.
    Nascia o grupo Zero, grávidos de luz e de ideias, proclamando o nascimento da nova arte alemã. Otto Piene e seus globos gloriosos de luz; Heinz Mack com suas estruturas metálicas refletoras e fotos de panos brilhantes varando o Saara; Günther Uecker e seus relevos. Criavam bailes de luz e movimentos. Os visitantes olhavam com tanta atenção quanto um gato olha uma luz que não conhece a dança cinética nas paredes das exposições. Não somente a luz, mas também pureza da cor única, o silêncio e o vazio, eram venerados pelo grupo vanguardista.
    A Pinacoteca de São Paulo resgata esse mestres da luz e do movimento. Venha então se perder. Este vídeo do Espaço Húmus é um gosto óptico e sensorial do que você pode ver na Pinacoteca.
    EXPOSIÇÃO ZERO:
    Pinacoteca. Praça da Luz, 2, Luz, 3324-1000.
    De 3ª a dom., das 10 h às 18 h (5ª, das 10 h às 22 h).
    R$ 6 (5ª, 17 h/22 h, e sáb., grátis). Até 15/6.
    CRÉDITOS:
    Realização: Espaço Húmus
    Video Maker: Amália Coccia
    Trilha: Hauschka

Комментарии • 1

  • @DOS3194
    @DOS3194 10 лет назад

    Ainda mais interessante devido ao espaço,gostei e recomendo visita à Pinacoteca