O problema não são os ciclistas, pedestres, motociclistas. É a educação do brasileiro e o maldita mania de ganhar vantagem em tudo. Parabéns pelo vídeo.
Melhor vídeo falando sobre o tema. Sou pedestre, ciclista e motorista e odeio quando vejo ciclistas e pedestres se achando donos do mundo e atribuindo toda a responsabilidade pelas mazelas do trânsito aos motoristas. Trânsito é responsabilidade de todos! Parabéns pela abordagem!
Vocês estão de parabéns... literalmente o primeiro canal entre muitos sobre ciclismo que cita a responsabilidade do ciclista em respeitar as leis do trânsito em prol da harmonia nas ruas e, em principal, sua própria vida. Para mim a bicicleta faz parte SIM do trânsito mas discordo dos ciclistas que se auto proclamam isentos de respeitas as sinalizações que estão ali para proteção de todos. Deixo um pedido aos carros e veículos maiores/automotores: respeitem os ciclistas e deem a preferência. Parabéns, de verdade. Esse documentário/vídeo deveria ser exibido em rede nacional.
Ontem mesmo, logo cedo, eu estava saindo pra trabalhar e uma "bicicleteira" cruzou o sinal vermelho na minha frente. Como eu vinha devagar com o carro, deu pra parar, mas corri o risco de alguém "encher a minha traseira". Também ando de bike e respeito a sinalização, mas o pessoal acha que lei de trânsito não se aplica às bicicletas. Valeu Capivara! Canal nota 10, vídeos show! A parte técnica me atualiza sempre, e os erros são pra rachar! Grande abraço!
O problema é que as pessoas esquecem que, antes de qualquer coisa, somos todos pedestres. Ninguém nasceu ciclista, motociclista, motorista, enfim, todos nascemos pedestres. E ainda tem quem pedale olhando para o celular, o que fazer com esses tipos? Então todos temos que fazer a nossa parte, sem distinção, sempre com respeito, sempre, não importa o que for. Excelente vídeo, valeu Pedaleria.
treinar na ciclovia é bom só a partir das 3 horas da manhã kkkkkk porque aqui no meu bairro Vila Brasilândia fica sem nenhum movimento esse canal da Pedaleria é muito bom estou sempre assistindo os vídeo que tem uma baita qualidade parabéns
Parabéns, pessoal!!! Adorei o vídeo e acredito ter passado a mensagem com bastante tolerância e compreensão. Estes vídeos são de utilidade pública, um serviço a população! Obrigado!
Bom dia Edu. Eu passo bastante em frente ao parque Burle Max, uma subida fortíssima, sem ciclovia, e sempre está cheia de carros. Andar no meio dos carros é bem perigoso nela, pois estão todos disputando espaço entre eles e a bike está na marcha mais leve pra tentar encarar a subida. Acabo indo na calçada, porém sempre paro para os pedestres. Nada de pressionar eles, afinal eu que estou no lugar errado.
Muito bom mostrar os dois lados. O que discordo é isso de ocupar uma faixa, pois, vai contra o CTB que regulamenta o uso do bordo da pista no mesmo sentido dos veículos automotores. Vide art. 58 do CTB.
Sou muito consciente! inclusive aprendi aqui que tenho q descer da bike para atravessar na faixa! E também aprendi agora q o indicado é ocupar toda a faixa, pois na minha cidade não tem ciclovias. Valeu pelo conteúdo, um abraçooo.
Me considero um ciclista experiente e sempre ando no canto, pq ocupar a faixa inteira pra mim é utopia... Pq vai ter alguém abusado q n vai me respeitar, vai jogar o carro por cima e no caso de uma queda, quem vai se fo#*+ sou eu. Ocupo uma beiradinha q eu não caia na vala, mas ao mesmo tempo tenha espaço para manobrar uma manobra de precisão, mas ocupar uma faixa inteira, pelo menos em rodovia q é onde mais trafego, nem dá, tenho amor a minha integridade física, pq as vezes o pior n é nem morrer, mas ficar todo estribuchado e cheio de sequelas vitalícias, até pq, ferrar alguém atropelado aqui no Brasil não dá em nada. Homicídio por atropelamento é convertido em fiança, ou seja: Quem perde é quem morreu e seus entes queridos.
@@yasminnasser5306 eles acham que dessa forma obrigam o carro a te ultrapassar como se fosse ultrapassar um carro mais lento ocupando uma faixa, mas, ao meu ver é criar mais confusão ainda.
A regra é simples : seja visto e ouvido , ande na sua mão sempre respeitando a sinalização. As sinalizações deveriam ser ensinadas nas escolas , parece besteira mas tem muita gente que não sabe que aquele "triângulo " significa de a preferência.
Edu...muito pertinente esse assunto..eu sou motorista...motociclista...ciclista e pedestre...e confesso a você que os maiores apuros que eu passei no trânsito foi em cima da minha bike...
Tava falando isso pra dona da pensão ontem. Vc percebe que o cara dirige mal quando está de carro, muito mal quando está de moto e péssimo quando está de bike...
Ótimo vídeo Edu. O problema maior de tudo isso e o esperar. O carro espera o pior do ciclista e o ciclista esperar o pior do motorista. É falta o costume da gentileza de todas as partes. Saúde e sucesso a todos.
Muy buen video, gracias. Mi opinión es: nos falta EDUCACIÓN y cortesía EN LA VIDA!!!... Gracias por su aporte y saludos de Uruguay...Roberto🇺🇾.. soy un veteramo que sigue pedaleando.
Sou um baita fã do canal. Acompanho vocês há alguns anos e quase tudo do que aprendi sobre bicicleta devo ao Pedaleria. Há quase 04 anos uso a bike como principal meio de transporte no ABC Paulista, local praticamente sem ciclovias, por isso acho que é preciso tomar cuidado para não relativizar a "pisada na bola do ciclista". A condição explícita no vídeo de todo o trajeto com ciclovia dá, de fato, toda razão para criticarmos os ciclistas que desrespeitam as regras de trânsito, afinal ali se tem um espaço separado, teoricamente seguro e confortável para o deslocamento, aceleração, ultrapassagens e paradas. Respeitar as leis de trânsito em um ambiente assim, além de fácil, é "obrigatório" - como é e/ou deveria ser em qualquer ambiente. Porém, em um ambiente sem ciclovia essa realidade muda drasticamente. Aqui em São Bernardo eu não exito em sair no final do farol vermelho para abrir distância dos carros que estão parados atrás de mim, por ex. Se eu ligo para essa lei de trânsito? Jamais. Só quem anda todos os dias em locais sem ciclovia sabe o tanto que a sua vida corre perigo num trajeto simples de 15km. Isso em hipótese alguma interfere na vida do pedestre, pois colocá-lo em risco é o mesmo que os carros e motos fazem com nós, mas uma vez que não há pedestres por perto a prioridade será a minha segurança sempre até que um dia tenhamos um pouco mais de educação, empatia e delicadeza no trânsito.
Concordo, também faço isso, se não tem pedestre nem carro nem nada não vejo motivo algum para esperar no semáforo, já que quando eu for sair os carros vão vir com tudo, saio antes e abro uma vantagem para minha própria segurança
O problema é que pouquíssimas pessoas sabem sobre essas regras para bike, infelizmente arriscam sua própria segurança para ganhar um pouco mais de tempo. Esse tipo de video ajuda muito a esclarecer as regras
Verdade. Assim como muitos pedestres atravessam fora da faixa, não olha para os dois lados antes de atravessar, também muitos ciclistas não respeitam como por exemplo: passa pela faixa de pedestres sem descer da bike, não pedala no mesmo sentido dos demais veículos, não sinaliza com às mãos antes de fazer uma curva, pedala na calçada etc...
Aconteceu comigo: voltando para casa em horário de pico (17-18hs) na ciclovia Berrini sentido bairro, eu tive que deixar a bike bater com um poste para não atropelar um pedestre. Parabéns pelo tema abordado.
Edu eu moro no rj..gosto muito de pedalar do museu do amanha ate o leblon.. Aqui os pedestres nao respeita A ciclovia..igual em copacabana tem o calçadao. E mesmo assim o pedestre anda na ciclovia..nao sei se vc ja pedalou aqui no rj..
Super top esse vídeo. Uso a Bike para ir e voltar ao trabalho e realmente tem bicicleta que para sobre a faixa de pedestre, não respeita as direções, velocidade..... temos que assim como tudo respeitar para ser respeitado.
Pow cara, isso não é só em SP aqui em alagoinhas Bahia é a mesma coisa é desrespeito de ambos os lados, da pra ver que isso é uma doença crônica, desrespeito e falta de educação.
Eu trato o semáforo vermelho como uma placa de pare, eu deixo todo mundo passar, e depois se não tiver ninguém eu avanço. A última coisa que eu quero é motorista com pressa atrás. Já as outras regras de prioridade eu procuro seguir. Na contramão só pedalo alguns trechos curtos, tipo 10m, na calçada as vezes, por exemplo para evitar andar na contramão.
Mto ótimo o vídeo 👏👏👏👏👏👏 acho que falta é educação de ambas as partes. Eu pedalo há bastante tempo e está difícil hein. Mas é isso aí educação e tbm respeito 😉
Antes de mais muitos parabéns por este canal muito bem estruturado, com qualidade na informação e na apresentação. Já aprendi muito sobre bicicletas com a Pedaleria. Gostava de sugerir um assunto para um próximo vídeo: raios e niples para rodas de bicicleta, para incluir na série dos componentes. Muito obrigado e um forte abraço de Portugal.
Na minha cidade, tem partes em que a rua eh de paralelepípedo, e a ciclo eh de asfalto pq foi feita a pouco tempo....E muitas motos andam na ciclo para não tremer mt....Eles fazem isso pois não tem uma guia separando a rua da ciclo
Parabéns pela idéia. Sugiro fazerem vídeos da situação na periferia
5 лет назад+7
Cara, infelizmente eu ando (de vagar) na calçada onde não tem ciclovia, eu tenho amor a minha vida, quando fui tentar fazer o certo, por varias vezes fui apertado e jogado contra o meio fio andando na bera da rua, muito menos ocupar uma faixa, aí sim que sou atropelado, aqui na minha cidade não tem essa, e passam por cima mesmo se ocupar uma faixa, infelizmente cada cidade tem sua maneira de andar e tbm se chegar vivo em casa...rsrsrs Fora os sustos dos carros que furam o sinal vermelho, ja tomei muito susto no sinal de travessia para pedestre aberta e o carro fazer a curva a milhao e quase levando todo mundo na faixa aproveitando o tal do amarelo (vou acelerar que da tempo). Sem falar que mes passado fui atropelado na ciclovia, graças a agilidade e a Deus não sofri nenhum arranhão, porem a bike virou em um 8. Falta muita sinalização, muita ciclovia, muita educação no transito e gentileza,
Rapaz, também sou assim, perdi meu amigo dessa forma, agora so vou na calçada tbm onde nao tem ciclovia, sempre indo devagar, aqui onde eu moro nem tem tanto pedestre, da pra ir numa boa Como diz um conhecido meu "melhor estar errado e vivo do que morrer estando certo"
Fala Capi, to aprendendo muito com seus vídeos, aqui na minha cidade não tem ciclovia, e fica muito difícil de pedalar, mais a vida e o pedal segue, valeu Capi.
Aqui em São Paulo é um show de terror protagonizado pela galera do ifood. Penso que eles tem uma certa parcela de culpa em não orientar com campanhas no app pra deixar a galera mais consciente de que esse tipo de conduta, pode ferir alguém ou ate ele mesmo. Parabéns mais uma vez a galera do PEDALERIA por falar sobre assuntos tão pertinentes e sociais que envolvem nossa amada magrela ;)
ciclovia aqui no RJ é o mesmo q uma calçada. pois tem pedestres ciclistas crianças e etc. o problema é falta de bom senso. pois pelo q vejo os ônibus atrapalha muito mais q carro. mas dizem q quando vc é habilitado vc até pra pedalar vc pedala mais consciente e com muito mais cautela
foi muito bom esse video para mostra como e q é a visão dos ciclistas e que n tem q so o ciclista ta certo eu so n sabia q ciclista n podia andar na calçada eu ando as vezes quando to num lugar aonde vem muito carro , mais eu ja fui derrubado da bicicleta por andar na rua se eu n me jogase na calçada ia ser pior
Adoro esses caras! Muito bom canal! Larguei o tabaco usando o pedal como incentivo. Quero folego pra ir mais longe. E nunca foi tão fácil deixar de fumar! Estou viciado agora mesmo é na minha Bike! Valeu Edu! Muito bom curtir seus videos!
parabéns pela segunda parte da matéria,tem ciclista muito errado também,fora que a capital tem bastante ciclofaixas e ciclorotas,o cruel é andar de bicicleta nas cidades aonde essas estruturas quase ou não existentes
Concordo com quase tudo, porém essa questão de ocupar uma faixa, sei não, tenho medo só de pensar na reação dos condutores da minha cidade, Aracaju, que já estão acostumado com os ciclistas no canto. Se vcs puderem façam o vídeo falando mais sobre isso, caso não tenha. Parabéns pelo trabalho!
Parabens pelos videos...deveria existir o respeito e a educacao de todas as partes...mas estamos evoluindo...aprendendo um dia de cada vez...um grande abraco
Ontem, aqui em Fortaleza, um ciclista vinha com a esposa e os dois filhos (um deles ainda bebê) e fez uma conversão desastrosa. Um motociclista colidiu com eles. Hoje pela manhã ainda não tinha notícias sobre o estado de saúde de nenhum. 😔😥
Aqui em Niterói não é diferente, acontece as mesmas infrações dos ciclistas no trânsito, como pedalar na contra-mão e ainda mexendo no celular! Pedalando na calçada, "fura" sinal em vermelho, pedala na ciclovia em sentido contrário. O vídeo é claro de se essas infrações acontecem é porque não existe fiscalização ou policiamento para coibir esses espertinhos infratores do pedal que queimam a classe. Gostei do vídeo.
Interior de SP também é assim Edu, a falta de educação é generalizada. E pode ter certeza que esses mesmo não respeitam as leis de transito quando na direção de um carro.
Recentemente foi construída uma ciclovia aqui perto de casa e fica em volta de um pequeno corego, de um lado ciclovia idá e volta e do outro uma calçada. Desde então não ando mais na calçada, porem mesmo tendo do outro lado uma calçada os pedestres não saem da ciclovia, enquanto nós ciclistas respeitamos a calçada deles, e se ainda reclamamos deles na ciclovia recebemos xingamento. Desde quanto a ciclovia ficou pronta nunca vi nenhum ciclista andando naquela calçada.
Os semáforos são um grande problema porque a cidade é pensada para os carros. Aqui em Porto Alegre tem uma ciclovia na Av. Ipiranga que tem MUITOS cruzamentos e em cada um deles, um semáforo. Porém, vários são aqueles de apertar o botão para fechar e o ciclista acaba ficando mais tempo parado do que pedalando na ciclovia!
Parabéns pelo seu trabalho, ótimos vídeos. Edu, tenho uma sugestão de vídeo, você poderia fazer um ensinando a trocar coroa única padrão Direct Mount, não encontrei nenhum vídeo a respeito! desde já obrigado!
Pois é, quando o CTB diz "veículo", isso inclui as bicicletas! Ou seja, a sinalização serve para elas também. A infração que eu mais vejo aqui em BH também é de ciclistas furando o sinal vermelho.
Galera, eu ando pra todos os lados de SP, e nós ciclista só precisamos ter RESPEITO por todos os outros, seja de carro, moto, patinete, pedestre... Tenham mais PACIENCIA, ( 2 segundos a mais não vale a sua segurança ) ESPERE- OLHE. SINALIZE - Vamos respeitar para sermos respeitados... Se vc agir como animal, vão te tratar como tal :D
Dhr!!! Gostei muito desse sou inscrito no canal a muito tempo, mas não assistia os vídeos, e esse me chamou a atenção, pois cometo todos os erros citados no vídeo...
O Edu mencionou de ocupar a faixa da direita em vez de ficar no canto, sempre foquei na dúvida se poderia ocupar a faixa da direita e se é seguro ocupar a faixa
Gostei do video! Não sei se é totalmente errado mas eu costumo pedalar na calçada onde não tem ciclovia e a rua é muito movimentada e de alta velocidade de fluxo, também pq perdi meu melhor amigo dessa forma e depois dessa, vou pra calçada em situacao de risco, nunca se sabe quem está atrás do volante, se é um bêbado por exemplo. Por outro lado, costumo pedalar devagar para nao machucar ninguém, pedalo por diversão e para curtir a paisagem, tanto q sou iniciante na bike! Como diz um conhecido meu: "melhor estar errado e vivo do q morrer estando certo"
Faço esse caminho todo dia de bicicleta, de manhã e a noite, eu sempre ando na rua, na mão certa. O maior risco aí de quem tem uma bike que chama um pouco mais de atenção são os assaltos que acontecem na ciclovia... Infelizmente troquei de bike e não ando mais por lá...
já tive discussão séria por aqui na ZL, com ciclista indo na contra-mão e querendo me agredir após uma discussão, foi necessária intervenção da PM pra acalmar os animos e explicar a ele o erro e o porque reclamei... o que sinto falta de verdade, é aquele curso da CET saindo ali da marques de são vicente e atingindo todas as regiões de sp, principalmente onde têm ciclo... eu fiz, e antes mesmo do curso já tinha uma exata noção do perigo. Outra coisa necessária pro ciclista urbana, é conhecer leis, tanto os deveres quanto os direitos e isso sim é mais importante que capacete, vestimenta ou acessórios pra "ficarmos caracterizados" como ciclistas
Parabéns Edu....aqui em Uberlândia também é assim...ou pior...aqui parece uma falta de educação generalizada....às vezes é uma disputa por espaço de ninguém....tá foda isso
É complicado... falta de educação total, de todas as partes: ciclistas, pedestres, motoristas. motociclistas... Nesse país a única forma de "educar" essa galera, seria multar os infratores. Como não tem fiscalização, fica difícil de acontecer uma melhora a curto prazo...
Tem os caras que querem treinar na ciclofaixa, O que é errado, mas tem também os motoristas que não respeitam e ficam mandando você ir ir treinar na ciclofaixa sendo que você está a 40 km por hora na via. Capivara, faça um vídeo trafegando na direita no centro da faixa e registre o que acontece. Grande abraço
Infelizmente a educação do Brasileiro não está entre as maiores qualidades do nosso povo.....um dia aprendemos. Edu, grava um vídeo falando sobre as gravel, e transformações possíveis partindo de uma road e de uma xc. Abraço, parabéns pelo canal
Boa tarde amigos da pedaleria,,,Vcs sabe a onde eu posso encontrar esse guidão retro e esse canote retro,,, dessa bike que vcs fizeram a gravação,,ou alguma loja que vende aí,,,, fico grato si puder me ajudar é pra umas bikes que eu restauro
É isso aí. O que acho triste é ver os entregadores trabalhando sem capacete. O risco que correm é enorme. As empresas de aplicativo deveriam entregar um capacete ou pelo menos vender com um bom desconto
@@JoPaSantos quanto mais se tem mais se quer. Infelizmente o ifood explora a galera com péssimo pagamento , e não há suporte pois não há relação trabalhista . As leis são favoráveis há quem detém o poder em nossas terras canarinhas.
@@40771118 vdd, e infelizmente tudo isso escancarado durante essa pandemia. Mas grana pra torrar na tv e redes sociais com musiquinha, fala mansa, uns trocados de doação, aí não falta.
Importante a matéria, assunto "chato" mas necessário, tenho certeza que os pedestres que circulam pela Berrini não aprovam o comportamento dos ciclistas, é muito comum estar "verde" para o pedestre e o ciclista não respeitar, fora outros casos que vocês também relataram na reportagem.
Na minha cidade só existem 2 ciclovias, as duas no mesmo sentido e q se encontram, ou seja, ou vc anda na rua ou n anda. Só que, ao andar no meio da rua (para evitar ultrapassagens perigosas ou mostrar q somos veículos), parece até q é um desfile de tanta buzina que vc vai ouvir, eu mesmo pra desviar de carros estacionados levei uma buzinada hoje e ontem (ontem foi um susto q se eu n tivesse consertado o freio da bike um dia antes, eu teria entrado no carro q eu ia desviar). Aqui a bicicleta é comum, mas os motoristas acham q são os donos de tudo
O problema não são os ciclistas, pedestres, motociclistas. É a educação do brasileiro e o maldita mania de ganhar vantagem em tudo. Parabéns pelo vídeo.
Falou tudo... É caminhoneiro é motoqueiro... tudo. O problema do Brasil é o brasileiro... Sem educação o dito espertalhão...
Sim,e o brasileiro acha tudo isso lindo.
@@EdsonOGoes
Acho que o pior de todos é os motoqueiros.
@@geilluisolianooliano6893 são os carros para em lugar errado, fica no celular, diriji bêbado, os caras de carro acha que são donos das ruas
Qual a sua nacionalidade ? A culpa é sempre do "brasileiro" todos os outros são educados, civilizados, cortezes, blá, blá, blá.
Melhor canal isso é um curso grátis no RUclips
Verdade kkkk
Melhor vídeo falando sobre o tema. Sou pedestre, ciclista e motorista e odeio quando vejo ciclistas e pedestres se achando donos do mundo e atribuindo toda a responsabilidade pelas mazelas do trânsito aos motoristas. Trânsito é responsabilidade de todos! Parabéns pela abordagem!
"Galera vamos respeitar para ser respeitado ." Ótimo vídeo, parabéns !!!!!
Vocês estão de parabéns... literalmente o primeiro canal entre muitos sobre ciclismo que cita a responsabilidade do ciclista em respeitar as leis do trânsito em prol da harmonia nas ruas e, em principal, sua própria vida.
Para mim a bicicleta faz parte SIM do trânsito mas discordo dos ciclistas que se auto proclamam isentos de respeitas as sinalizações que estão ali para proteção de todos.
Deixo um pedido aos carros e veículos maiores/automotores: respeitem os ciclistas e deem a preferência.
Parabéns, de verdade. Esse documentário/vídeo deveria ser exibido em rede nacional.
Ontem mesmo, logo cedo, eu estava saindo pra trabalhar e uma "bicicleteira" cruzou o sinal vermelho na minha frente. Como eu vinha devagar com o carro, deu pra parar, mas corri o risco de alguém "encher a minha traseira". Também ando de bike e respeito a sinalização, mas o pessoal acha que lei de trânsito não se aplica às bicicletas. Valeu Capivara! Canal nota 10, vídeos show! A parte técnica me atualiza sempre, e os erros são pra rachar! Grande abraço!
Único erro que eu cometo sksks, eu pulo o sinal 😂😂, mas só quando da pra passar , óbvio
O problema é que as pessoas esquecem que, antes de qualquer coisa, somos todos pedestres.
Ninguém nasceu ciclista, motociclista, motorista, enfim, todos nascemos pedestres.
E ainda tem quem pedale olhando para o celular, o que fazer com esses tipos?
Então todos temos que fazer a nossa parte, sem distinção, sempre com respeito, sempre, não importa o que for.
Excelente vídeo, valeu Pedaleria.
treinar na ciclovia é bom só a partir das 3 horas da manhã kkkkkk porque aqui no meu bairro Vila Brasilândia fica sem nenhum movimento esse canal da Pedaleria é muito bom estou sempre assistindo os vídeo que tem uma baita qualidade parabéns
Parabéns, pessoal!!! Adorei o vídeo e acredito ter passado a mensagem com bastante tolerância e compreensão. Estes vídeos são de utilidade pública, um serviço a população! Obrigado!
Bom dia Edu.
Eu passo bastante em frente ao parque Burle Max, uma subida fortíssima, sem ciclovia, e sempre está cheia de carros.
Andar no meio dos carros é bem perigoso nela, pois estão todos disputando espaço entre eles e a bike está na marcha mais leve pra tentar encarar a subida.
Acabo indo na calçada, porém sempre paro para os pedestres. Nada de pressionar eles, afinal eu que estou no lugar errado.
Muito bom mostrar os dois lados. O que discordo é isso de ocupar uma faixa, pois, vai contra o CTB que regulamenta o uso do bordo da pista no mesmo sentido dos veículos automotores. Vide art. 58 do CTB.
Sou muito consciente! inclusive aprendi aqui que tenho q descer da bike para atravessar na faixa! E também aprendi agora q o indicado é ocupar toda a faixa, pois na minha cidade não tem ciclovias. Valeu pelo conteúdo, um abraçooo.
Me considero um ciclista experiente e sempre ando no canto, pq ocupar a faixa inteira pra mim é utopia... Pq vai ter alguém abusado q n vai me respeitar, vai jogar o carro por cima e no caso de uma queda, quem vai se fo#*+ sou eu.
Ocupo uma beiradinha q eu não caia na vala, mas ao mesmo tempo tenha espaço para manobrar uma manobra de precisão, mas ocupar uma faixa inteira, pelo menos em rodovia q é onde mais trafego, nem dá, tenho amor a minha integridade física, pq as vezes o pior n é nem morrer, mas ficar todo estribuchado e cheio de sequelas vitalícias, até pq, ferrar alguém atropelado aqui no Brasil não dá em nada.
Homicídio por atropelamento é convertido em fiança, ou seja: Quem perde é quem morreu e seus entes queridos.
Isso de ocupar uma faixa vai contra o CTB que regulamenta o uso do bordo da pista no mesmo sentido dos veículos. Vide art. 58 do CTB.
Postei duplicado.
@@AndreMaurell E porque todos os ciclistas experientes orientam a ocupar a faixa? Pra mim é complicado porque ando devagar.
@@yasminnasser5306 eles acham que dessa forma obrigam o carro a te ultrapassar como se fosse ultrapassar um carro mais lento ocupando uma faixa, mas, ao meu ver é criar mais confusão ainda.
A regra é simples : seja visto e ouvido , ande na sua mão sempre respeitando a sinalização. As sinalizações deveriam ser ensinadas nas escolas , parece besteira mas tem muita gente que não sabe que aquele "triângulo " significa de a preferência.
Triângulo para baixo, dê a preferência. Triângulo p cima siga, via preferêncial!
@@claudiosouza1720 amigo, não existem 2 placas com triângulo, somente a R-2, dê a preferência!
@@PabloHenrique-cg8bv certeza?
Já vi várias.
Edu...muito pertinente esse assunto..eu sou motorista...motociclista...ciclista e pedestre...e confesso a você que os maiores apuros que eu passei no trânsito foi em cima da minha bike...
Tava falando isso pra dona da pensão ontem. Vc percebe que o cara dirige mal quando está de carro, muito mal quando está de moto e péssimo quando está de bike...
Ótimo vídeo Edu.
O problema maior de tudo isso e o esperar. O carro espera o pior do ciclista e o ciclista esperar o pior do motorista. É falta o costume da gentileza de todas as partes. Saúde e sucesso a todos.
Muy buen video, gracias. Mi opinión es: nos falta EDUCACIÓN y cortesía EN LA VIDA!!!... Gracias por su aporte y saludos de Uruguay...Roberto🇺🇾.. soy un veteramo que sigue pedaleando.
Sou um baita fã do canal. Acompanho vocês há alguns anos e quase tudo do que aprendi sobre bicicleta devo ao Pedaleria.
Há quase 04 anos uso a bike como principal meio de transporte no ABC Paulista, local praticamente sem ciclovias, por isso acho que é preciso tomar cuidado para não relativizar a "pisada na bola do ciclista".
A condição explícita no vídeo de todo o trajeto com ciclovia dá, de fato, toda razão para criticarmos os ciclistas que desrespeitam as regras de trânsito, afinal ali se tem um espaço separado, teoricamente seguro e confortável para o deslocamento, aceleração, ultrapassagens e paradas. Respeitar as leis de trânsito em um ambiente assim, além de fácil, é "obrigatório" - como é e/ou deveria ser em qualquer ambiente. Porém, em um ambiente sem ciclovia essa realidade muda drasticamente.
Aqui em São Bernardo eu não exito em sair no final do farol vermelho para abrir distância dos carros que estão parados atrás de mim, por ex. Se eu ligo para essa lei de trânsito? Jamais. Só quem anda todos os dias em locais sem ciclovia sabe o tanto que a sua vida corre perigo num trajeto simples de 15km. Isso em hipótese alguma interfere na vida do pedestre, pois colocá-lo em risco é o mesmo que os carros e motos fazem com nós, mas uma vez que não há pedestres por perto a prioridade será a minha segurança sempre até que um dia tenhamos um pouco mais de educação, empatia e delicadeza no trânsito.
Concordo, também faço isso, se não tem pedestre nem carro nem nada não vejo motivo algum para esperar no semáforo, já que quando eu for sair os carros vão vir com tudo, saio antes e abro uma vantagem para minha própria segurança
Ótimo vídeo! Parabéns pela consciência de mostrar que todos precisamos melhorar para ter uma sociedade melhor!
O problema é que pouquíssimas pessoas sabem sobre essas regras para bike, infelizmente arriscam sua própria segurança para ganhar um pouco mais de tempo. Esse tipo de video ajuda muito a esclarecer as regras
Ótimo vídeo muito instrutivo e para nós ciclistas ajuda e muito a cada dia melhorar e aprender cada vez mais. Parabéns 👏👏👏👏
Verdade. Assim como muitos pedestres atravessam fora da faixa, não olha para os dois lados antes de atravessar, também muitos ciclistas não respeitam como por exemplo: passa pela faixa de pedestres sem descer da bike, não pedala no mesmo sentido dos demais veículos, não sinaliza com às mãos antes de fazer uma curva, pedala na calçada etc...
Bele Edu e Fernando,já fiz algumas besteiras desta às vezes fasso ainda😎😅forte abraço! (Paulo F Souza Campinas)!
Muito obrigado pelo vídeo, excelente trabalho.
Parabéns! Esse tema é de suma importância!
Importante pra nós fazermos uma auto análise também. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Aconteceu comigo: voltando para casa em horário de pico (17-18hs) na ciclovia Berrini sentido bairro, eu tive que deixar a bike bater com um poste para não atropelar um pedestre.
Parabéns pelo tema abordado.
Edu eu moro no rj..gosto muito de pedalar do museu do amanha ate o leblon.. Aqui os pedestres nao respeita A ciclovia..igual em copacabana tem o calçadao. E mesmo assim o pedestre anda na ciclovia..nao sei se vc ja pedalou aqui no rj..
Super top esse vídeo. Uso a Bike para ir e voltar ao trabalho e realmente tem bicicleta que para sobre a faixa de pedestre, não respeita as direções, velocidade..... temos que assim como tudo respeitar para ser respeitado.
Muito bom, aprendi , eu não sabia que ciclistas não pode andar na contramão, qui na minha cidade ando várias vezes na contramão. 🤔🤔🤔👍👍👍
Vocês são nota 1000 brothers
Pow cara, isso não é só em SP aqui em alagoinhas Bahia é a mesma coisa é desrespeito de ambos os lados, da pra ver que isso é uma doença crônica, desrespeito e falta de educação.
Cada vez os vídeos são melhores amei
É um aprendizado para todos que começam a enfrentar o trânsito com as magrelas!
Eu trato o semáforo vermelho como uma placa de pare, eu deixo todo mundo passar, e depois se não tiver ninguém eu avanço. A última coisa que eu quero é motorista com pressa atrás. Já as outras regras de prioridade eu procuro seguir. Na contramão só pedalo alguns trechos curtos, tipo 10m, na calçada as vezes, por exemplo para evitar andar na contramão.
Mto ótimo o vídeo 👏👏👏👏👏👏 acho que falta é educação de ambas as partes. Eu pedalo há bastante tempo e está difícil hein. Mas é isso aí educação e tbm respeito 😉
Antes de mais muitos parabéns por este canal muito bem estruturado, com qualidade na informação e na apresentação. Já aprendi muito sobre bicicletas com a Pedaleria. Gostava de sugerir um assunto para um próximo vídeo: raios e niples para rodas de bicicleta, para incluir na série dos componentes. Muito obrigado e um forte abraço de Portugal.
Na minha cidade, tem partes em que a rua eh de paralelepípedo, e a ciclo eh de asfalto pq foi feita a pouco tempo....E muitas motos andam na ciclo para não tremer mt....Eles fazem isso pois não tem uma guia separando a rua da ciclo
Parabéns pela idéia. Sugiro fazerem vídeos da situação na periferia
Cara, infelizmente eu ando (de vagar) na calçada onde não tem ciclovia, eu tenho amor a minha vida, quando fui tentar fazer o certo, por varias vezes fui apertado e jogado contra o meio fio andando na bera da rua, muito menos ocupar uma faixa, aí sim que sou atropelado, aqui na minha cidade não tem essa, e passam por cima mesmo se ocupar uma faixa, infelizmente cada cidade tem sua maneira de andar e tbm se chegar vivo em casa...rsrsrs Fora os sustos dos carros que furam o sinal vermelho, ja tomei muito susto no sinal de travessia para pedestre aberta e o carro fazer a curva a milhao e quase levando todo mundo na faixa aproveitando o tal do amarelo (vou acelerar que da tempo). Sem falar que mes passado fui atropelado na ciclovia, graças a agilidade e a Deus não sofri nenhum arranhão, porem a bike virou em um 8. Falta muita sinalização, muita ciclovia, muita educação no transito e gentileza,
Rapaz, também sou assim, perdi meu amigo dessa forma, agora so vou na calçada tbm onde nao tem ciclovia, sempre indo devagar, aqui onde eu moro nem tem tanto pedestre, da pra ir numa boa
Como diz um conhecido meu "melhor estar errado e vivo do que morrer estando certo"
melhor canal, no brasil falto bom senso e fiscalização obg
Fala Capi, to aprendendo muito com seus vídeos, aqui na minha cidade não tem ciclovia, e fica muito difícil de pedalar, mais a vida e o pedal segue, valeu Capi.
Quando morava em Curitiba, mesmo com as vias compartilhadas a grande maioria utilizava os corredores centrais dos ônibus.
Aqui em São Paulo é um show de terror protagonizado pela galera do ifood. Penso que eles tem uma certa parcela de culpa em não orientar com campanhas no app pra deixar a galera mais consciente de que esse tipo de conduta, pode ferir alguém ou ate ele mesmo. Parabéns mais uma vez a galera do PEDALERIA por falar sobre assuntos tão pertinentes e sociais que envolvem nossa amada magrela ;)
Já pedalei na contramão e vi que não tem vantagem nenhuma a não ser o risco de ser atropelado. Valeu Edu e Fernando ótimas informações 🚴🏽♂️✌🏾
Excelente!
Se tivéssemos mais educação, teríamos muito menos problemas. Isso também é cultural e aqui no Brasil é lamentável!
ciclovia aqui no RJ é o mesmo q uma calçada. pois tem pedestres ciclistas crianças e etc.
o problema é falta de bom senso. pois pelo q vejo os ônibus atrapalha muito mais q carro. mas dizem q quando vc é habilitado vc até pra pedalar vc pedala mais consciente e com muito mais cautela
foi muito bom esse video para mostra como e q é a visão dos ciclistas e que n tem q so o ciclista ta certo
eu so n sabia q ciclista n podia andar na calçada eu ando as vezes quando to num lugar aonde vem muito carro , mais eu ja fui derrubado da bicicleta por andar na rua se eu n me jogase na calçada ia ser pior
a lem de que se for virar numa esquina eu sempre estico meu braço para esquerda ou direita
Adoro esses caras! Muito bom canal! Larguei o tabaco usando o pedal como incentivo. Quero folego pra ir mais longe. E nunca foi tão fácil deixar de fumar! Estou viciado agora mesmo é na minha Bike! Valeu Edu! Muito bom curtir seus videos!
parabéns pela segunda parte da matéria,tem ciclista muito errado também,fora que a capital tem bastante ciclofaixas e ciclorotas,o cruel é andar de bicicleta nas cidades aonde essas estruturas quase ou não existentes
Ótimas dicas!!
É SOMENTE O KIT. QUE POSSA SER UTILIZADO EM QUALQUER TIPO DE BIKE! MUITO GRATO, SOU MUITO FÃ DO CANAL!! @
Vcs são uma amor!
8:46 baixou o espírito do Peter Sagan hahahahahahahha 😂😂😂😂😂😂
As vezes baixa o espírito do André Greipel em mim kkk
Concordo com quase tudo, porém essa questão de ocupar uma faixa, sei não, tenho medo só de pensar na reação dos condutores da minha cidade, Aracaju, que já estão acostumado com os ciclistas no canto. Se vcs puderem façam o vídeo falando mais sobre isso, caso não tenha. Parabéns pelo trabalho!
Parabens pelos videos...deveria existir o respeito e a educacao de todas as partes...mas estamos evoluindo...aprendendo um dia de cada vez...um grande abraco
Aqui no Rio , dependendo do lugar se vc para no semáforo, vc fica sem a baike , é complicado 🤔
BOAS DICA DE COMO PEDALAR !
+ 1 INSCRITO
ABRAÇO AQUI DE CANOAS RS
Bem vindo Pauloooooo
Ontem, aqui em Fortaleza, um ciclista vinha com a esposa e os dois filhos (um deles ainda bebê) e fez uma conversão desastrosa. Um motociclista colidiu com eles. Hoje pela manhã ainda não tinha notícias sobre o estado de saúde de nenhum. 😔😥
Aqui em Niterói não é diferente, acontece as mesmas infrações dos ciclistas no trânsito, como pedalar na contra-mão e ainda mexendo no celular! Pedalando na calçada, "fura" sinal em vermelho, pedala na ciclovia em sentido contrário. O vídeo é claro de se essas infrações acontecem é porque não existe fiscalização ou policiamento para coibir esses espertinhos infratores do pedal que queimam a classe. Gostei do vídeo.
Interior de SP também é assim Edu, a falta de educação é generalizada.
E pode ter certeza que esses mesmo não respeitam as leis de transito quando na direção de um carro.
obrigado! muito educativo.
Parabéns pedaleria
3:38 um problema a sinalização... outra duvida: placas para veículos ou para ciclistas... diferenciar facilitaria
Já tive vários problemas em ciclovias. Não é fácil!
Ótimo vídeo do mestre Edu!🚲🇧🇷🔝
Recentemente foi construída uma ciclovia aqui perto de casa e fica em volta de um pequeno corego, de um lado ciclovia idá e volta e do outro uma calçada.
Desde então não ando mais na calçada, porem mesmo tendo do outro lado uma calçada os pedestres não saem da ciclovia, enquanto nós ciclistas respeitamos a calçada deles, e se ainda reclamamos deles na ciclovia recebemos xingamento.
Desde quanto a ciclovia ficou pronta nunca vi nenhum ciclista andando naquela calçada.
Os semáforos são um grande problema porque a cidade é pensada para os carros. Aqui em Porto Alegre tem uma ciclovia na Av. Ipiranga que tem MUITOS cruzamentos e em cada um deles, um semáforo. Porém, vários são aqueles de apertar o botão para fechar e o ciclista acaba ficando mais tempo parado do que pedalando na ciclovia!
Parabéns pelo seu trabalho, ótimos vídeos. Edu, tenho uma sugestão de vídeo, você poderia fazer um ensinando a trocar coroa única padrão Direct Mount, não encontrei nenhum vídeo a respeito! desde já obrigado!
Vlw pelas dicas!
12:29 quem precisa de buzina sabendo essa técnica
Pois é, quando o CTB diz "veículo", isso inclui as bicicletas! Ou seja, a sinalização serve para elas também. A infração que eu mais vejo aqui em BH também é de ciclistas furando o sinal vermelho.
Galera, eu ando pra todos os lados de SP, e nós ciclista só precisamos ter RESPEITO por todos os outros, seja de carro, moto, patinete, pedestre... Tenham mais PACIENCIA, ( 2 segundos a mais não vale a sua segurança ) ESPERE- OLHE. SINALIZE - Vamos respeitar para sermos respeitados... Se vc agir como animal, vão te tratar como tal :D
Dhr!!! Gostei muito desse sou inscrito no canal a muito tempo, mas não assistia os vídeos, e esse me chamou a atenção, pois cometo todos os erros citados no vídeo...
aqui em Campinas tem uma ciclovia na Av. Theodureto de Almeida Camargo, que o pessoal resolve fazer caminhada nela e o ciclista que se lasque
O Edu mencionou de ocupar a faixa da direita em vez de ficar no canto, sempre foquei na dúvida se poderia ocupar a faixa da direita e se é seguro ocupar a faixa
Edu parabéns acompanho seus vídeo deste 2015.
Gostei do video! Não sei se é totalmente errado mas eu costumo pedalar na calçada onde não tem ciclovia e a rua é muito movimentada e de alta velocidade de fluxo, também pq perdi meu melhor amigo dessa forma e depois dessa, vou pra calçada em situacao de risco, nunca se sabe quem está atrás do volante, se é um bêbado por exemplo.
Por outro lado, costumo pedalar devagar para nao machucar ninguém, pedalo por diversão e para curtir a paisagem, tanto q sou iniciante na bike! Como diz um conhecido meu: "melhor estar errado e vivo do q morrer estando certo"
Faço esse caminho todo dia de bicicleta, de manhã e a noite, eu sempre ando na rua, na mão certa. O maior risco aí de quem tem uma bike que chama um pouco mais de atenção são os assaltos que acontecem na ciclovia... Infelizmente troquei de bike e não ando mais por lá...
Você faz o caminho e não anda mais, não entendi..
Também evito de usar as ciclovias por receio de assalto. Prefiro ir no acostamento do que perder a magrela.
Como dito, faço pela Rua e não pela ciclofaixa... Os caras ficam na ciclofaixa esperando... Fora que ficam aquelas filas monstruosas de ciclistas...
@@lgustavogentil1 Horário de pico?
@@nacionaldobrasil principalmente nesses horários, já vi roubo de celular, mochila, bike....
Parabéns pedaleria !!! Sempre bons vídeos!!!
aqui em PAULISTA PE ta uma desgraçaaaaaa muitos ciclistas na contra mão...
já tive discussão séria por aqui na ZL, com ciclista indo na contra-mão e querendo me agredir após uma discussão, foi necessária intervenção da PM pra acalmar os animos e explicar a ele o erro e o porque reclamei... o que sinto falta de verdade, é aquele curso da CET saindo ali da marques de são vicente e atingindo todas as regiões de sp, principalmente onde têm ciclo... eu fiz, e antes mesmo do curso já tinha uma exata noção do perigo. Outra coisa necessária pro ciclista urbana, é conhecer leis, tanto os deveres quanto os direitos e isso sim é mais importante que capacete, vestimenta ou acessórios pra "ficarmos caracterizados" como ciclistas
Muito bom esse vídeo!
Parabéns Edu....aqui em Uberlândia também é assim...ou pior...aqui parece uma falta de educação generalizada....às vezes é uma disputa por espaço de ninguém....tá foda isso
Em Uberlândia não tem a menor estrutura para o ciclista. Aquela ciclovia da Rondon é uma aberração de mau planejamento. Aqui é a lei da selva
Verdade aqui em Belém é uma chuva de vacilão na bike.galera anda doido na bike acaba mal.
É complicado... falta de educação total, de todas as partes: ciclistas, pedestres, motoristas. motociclistas...
Nesse país a única forma de "educar" essa galera, seria multar os infratores. Como não tem fiscalização, fica difícil de acontecer uma melhora a curto prazo...
Boa noite Edu, o que vc me diz to voltando mtb pés ali sozinho pra pega o ritimo ou em grupo
Tem os caras que querem treinar na ciclofaixa, O que é errado, mas tem também os motoristas que não respeitam e ficam mandando você ir ir treinar na ciclofaixa sendo que você está a 40 km por hora na via. Capivara, faça um vídeo trafegando na direita no centro da faixa e registre o que acontece. Grande abraço
Infelizmente a educação do Brasileiro não está entre as maiores qualidades do nosso povo.....um dia aprendemos. Edu, grava um vídeo falando sobre as gravel, e transformações possíveis partindo de uma road e de uma xc. Abraço, parabéns pelo canal
EMG, acho que esse dia nunca vai chegar. 99% dos brasileiros já vem do berço com falta de educação.
Temos que fazer a nossa parte, ....pena que a bike é o elo fraco dessa corrente.
Boa tarde amigos da pedaleria,,,Vcs sabe a onde eu posso encontrar esse guidão retro e esse canote retro,,, dessa bike que vcs fizeram a gravação,,ou alguma loja que vende aí,,,, fico grato si puder me ajudar é pra umas bikes que eu restauro
Ótimo vídeo, bastante educativo, vocês podiam fazer um vídeo, que morre também a falta de educação, dos motoristas, para com os ciclistas!
Rapaz.. Esses carros estacionados na ciclovia seria perfeito pro Edu praticar um belo biketrial hein rsrs.
As vezes eu piso na bola também, mas eu tento aprender todos os dias.. sou ciclista entregador por aplicativo. É foda!!!
É isso aí. O que acho triste é ver os entregadores trabalhando sem capacete. O risco que correm é enorme. As empresas de aplicativo deveriam entregar um capacete ou pelo menos vender com um bom desconto
Essas empresas de aplicativo de entrega por bike não precisam esperar o jornal noticiar a morte de um entregador para tomar um atitude
@@fernandojosedossantosfilho483e o dono do iFood é bilionário.
@@JoPaSantos quanto mais se tem mais se quer. Infelizmente o ifood explora a galera com péssimo pagamento , e não há suporte pois não há relação trabalhista . As leis são favoráveis há quem detém o poder em nossas terras canarinhas.
@@40771118 vdd, e infelizmente tudo isso escancarado durante essa pandemia. Mas grana pra torrar na tv e redes sociais com musiquinha, fala mansa, uns trocados de doação, aí não falta.
O Edu tentando imitar a gente que é da BA é tão engraçado skskskksk
Aqui na minha cidade não tem ciclovia, Contagem - MG. Pra pedalar tenho que dividir espaço com ônibus, se deixar eles passam por cima, é fria.
Importante a matéria, assunto "chato" mas necessário, tenho certeza que os pedestres que circulam pela Berrini não aprovam o comportamento dos ciclistas, é muito comum estar "verde" para o pedestre e o ciclista não respeitar, fora outros casos que vocês também relataram na reportagem.
Aqui em juazeiro ba não tem pista apropriada para ciclista.
Voces São 10! Parabens pelo video!
Eu era guri e já acompanhava o Capivara praticando biketrail
Infelizmente muitos desconhecem dos seus deveres e direitos como ciclista 😔
Parabéns pelo vídeo! 👏👏👏👏
Na minha cidade só existem 2 ciclovias, as duas no mesmo sentido e q se encontram, ou seja, ou vc anda na rua ou n anda. Só que, ao andar no meio da rua (para evitar ultrapassagens perigosas ou mostrar q somos veículos), parece até q é um desfile de tanta buzina que vc vai ouvir, eu mesmo pra desviar de carros estacionados levei uma buzinada hoje e ontem (ontem foi um susto q se eu n tivesse consertado o freio da bike um dia antes, eu teria entrado no carro q eu ia desviar). Aqui a bicicleta é comum, mas os motoristas acham q são os donos de tudo